Rafael da Ponta Vicente

Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho de Presidente Prudente, com financiamento do CNPq. Licenciado e bacharel em Geografia pela mesma instituição. Professor do ensino médio e superior. Dedica-se especialmente à área de Geografia Urbana, principalmente nos temas de planejamento urbano e mobilidade. Contato: rafaelponta@yahoo.com.br

Informações coletadas do Lattes em 21/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Geografia

2008 - 2011

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: MOBILIDADE: A ORDEM ESPACIAL DOS DESLOCAMENTOS URBANOS NUMA SOCIEDADE DESIGUAL,Ano de Obtenção: 2011
Everaldo Santos Melazzo.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Mobilidade; Espaço urbano; Exclusão social.

Graduação em andamento em Arquitetura e Urbanismo

2017 - Atual

Universidade Paulista

Graduação em Geografia Presidente Prudente

2000 - 2005

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: A CIDADE E O AUTOMÓVEL
Orientador: José Roberto Fernandes Castilho

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2010 - 2010

Geografia e Anarquismo. (Carga horária: 4h). , Associação dos Geógrafos Brasileiros, AGB, Brasil.

2010 - 2010

Cartografia Temática - MapInfo. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2009 - 2009

Software EVOC e pesquisas em representação social. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em Educação ambiental: a luta pela água e a promoção. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Urbana.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Fundamentos do Planejamento Urbano e Regional/Especialidade: Teoria do Planejamento Urbano e Regional.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Regional/Especialidade: Teoria do Desenvolvimento Regional.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XIII Simpósio Nacional de Geografia Urbana.Representações sociais da (i)mobilidade: uma proposta de análise de Álvares Machado. 2013. (Simpósio).

XI Semana de Geografia. 2010. (Outra).

XVI Encontro Nacional de Geógrafos.Mobilidade e exclusão social: perspectiva metodológica da construção de um banco de dados. 2010. (Encontro).

VIII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia.A mobilidade para o trabalho e a mobilidade para o consumo do espaço urbano entre Álvares Machado e Presidente Prudente. 2009. (Encontro).

XII Encuentro de Geógrafos de América Latina.Análise preliminar da circulação da força d trabalho em Álvares Machado e Presidente Prudente. 2009. (Encontro).

XI Simpósio Nacional de Geografia Urbana.O papel do automóvel na produção do espaço urbano. 2009. (Simpósio).

XX Semana da Educação e Pedagogia. 2009. (Outra).

11º simpósio internacional de iniciação científica. 2003. (Simpósio).

Educação ambiental: a luta pela água e a promoção da vida. 2003. (Outra).

4ª Semana de Geografia da FCT.Reestruturação produtiva e perfil econômico das cidades médias frente às tramas econômicas globais: o caso de Presidente Prudente. 2002. (Outra).

4º Congresso nacional de educação. 2002. (Congresso).

I Encontro de Geografia da Unesp. 2002. (Encontro).

3ª Semana de Geografia. 2001. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Fernanda da Silva Oshiro; Kleber José da Silveira

MELAZZO, Everaldo dos Santos;VICENTE, Rafael da Ponta; CASTILHO, J. R. F.. Avenida Paulista: sua história, seu traçado e sua função na circulação da cidade de São Paulo. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia Presidente Prudente) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

VICENTE, Rafael da Ponta. Perfil e dinâmica econômica de cidades médias paulistas. Banca de colóquio de apresentação de projeto de monografia, do curso de Bacharelado em Geografia. Autor: Luis Fernando Rosalino.. 2004. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

VICENTE, Rafael da Ponta. O município de Dracena-SP e o planejamento urbano. Banca de colóquio de apresentação de projeto de monografia, do curso de Bacharelado em Geografia. Autora: Elisabete Mitiko Kawashi.. 2004. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

José Roberto Fernandes Castilho

CASTILHO, J. R. F.; WHITAKER, A. M.; MINO, O. A. S.. A cidade e o automóvel. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Geografia) - Fundação de Ciência, Tecnologia e Ensino.

Arthur Magon Whitacker

MELAZZO, Everaldo Santos;WHITACKER, A. M.GUIMARÃES, Raul Borges. Exame de Qualificação - Mobilidade: a ordem espacial dos deslocamentos urbanos e a Geografia Política da cidade numa sociedade desigual. 2010. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Arthur Magon Whitacker

WHITACKER, A. M.; CASTILHO, J. R. F.; MIÑO, Oscar Alfredo Sobarzo. A cidade e o automóvel: a influência do carro no traçado da malha urbana. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia - Bacharelado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Raul Borges Guimarães

MELAZZO, Everaldo SantosGUIMARÃES, R. B.WHITACKER, Arthur Magon. Mobilidade: a ordem espacial dos deslocamentos urbanos e a geografia política da cidade numa sociedade desigual. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Oscar Alfredo Sobarzo Miño

CASTILHO, J. R. F.; WHITACKER, A. M.;SOBARZO, Oscar. A cidade e o automóvel. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Naiara Anhasco Sotano

As influências da Sociedade de Geografia do Rio de Janeiro na organização do espaço e na formação da identidade nacional no início do século XX; ; Início: 2014; Iniciação científica (Graduando em Geografia) - Faculdade Sumaré; (Orientador);

Augusto Henrique Alves Santos

Contribuições anarquistas para a consolidação de uma Geografia Libertária: O uso dessa nova ferramenta intelectual na educação e o potencial impactante sobre a sociedade; Início: 2014; Iniciação científica (Graduando em Geografia) - Faculdade Sumaré; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

José Roberto Fernandes Castilho

Sistema de circulação urbana; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Bacharelado Em Geografia) - Fundação de Ciência, Tecnologia e Ensino; Orientador: Jose Roberto Fernandes Castilho;

Everaldo Santos Melazzo

Mobilidade: A ordem espacial dos deslocamentos urbanos em uma sociedade desigual; 2011; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Everaldo Santos Melazzo;

Margarete Cristiane de Costa Trindade Amorim

Atualização do relatório de situação dos recursos hídricos na unidade de gerenciamento de recursos hídricos do Pontal do Paranapanema; 2000; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Margarete Cristiane de Costa Trindade Amorim;

Antônio Cezar Leal

Atualização do relatório de situação dos recursos hídricos na unidade de gerenciamento de recursos hídricos do Pontal do Paranapanema; 2000; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Antonio Cezar Leal;

Antonio Thomaz Junior

Atualização do relatório de situação dos recursos hídricos na unidade de gerenciamento de recursos hídricos no Pontal do Paranapanema; 2001; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Antonio Thomaz Júnior;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • VICENTE, Rafael da Ponta . Leitura da mobilidade, apreensão da cidade. Caderno Prudentino de Geografia , v. 2, p. 28-45, 2013.

  • VICENTE, Rafael da Ponta . Mobilidade e exclusão social. Caderno Prudentino de Geografia , v. 1, p. 84-105, 2011.

  • VICENTE, Rafael da Ponta . A leitura de Dupuy. Caderno do Departamento de Planejamento (Presidente Prudente) , Presidente Prudente, FCT, v. 1, n.4, p. 83-85, 2003.

  • VICENTE, Rafael da Ponta . Representações sociais da (i)mobilidade: uma proposta de análise de Álvares Machado. In: XIII Simpósio Nacional de Geografia Urbana SIMPURB 2013, 2013, Rio de Janeiro. Anais do XIII Simpósio Nacional de Geografia Urbana, 2013.

  • VICENTE, Rafael da Ponta . Mobilidade e exclusão social: perspectiva metodológica da construção de um banco de dados. In: XVI Encontro Nacional de Geógrafos, 2010, Porto Alegre. XVI ENG, 2010.

  • VICENTE, Rafael da Ponta . Análise preliminar da circulação da força de trabalho em Álvares Machado e Presidente Prudente. In: XII Encuentro de Geógrafos de América Latina, 2009, Montevideo. CDROM XII Encuentro de Geógrafos de America Latina, 2009.

  • OSHIRO, F. S. ; SILVEIRA, K. J. ; VICENTE, Rafael da Ponta . A circulação na cidade de São Paulo: planejamento ou improvio?. In: XII Encuentro de Geógrafos de América Latina, 2009, Motevideo. CDROM XII Encuentro de Geógrafos de América Latina, 2009.

  • VICENTE, Rafael da Ponta . O papel do automóvel na produção do espaço urbano. In: XI Simpósio Nacional de Geografia Urbana, 2009, Brasília. CD-ROM XI Simpurb, 2009.

  • VICENTE, Rafael da Ponta . A mobilidade para o trabalho e a mobilidade para o consumo do espaço urbano entre Álvares Machado e Presidente Prudente. In: VIII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia, 2009, Curitiba. Encontro Nacional da ANPEGE. Curitiba, 2009.

  • OSHIRO, F. S. ; SILVEIRA, K. J. ; VICENTE, Rafael da Ponta . O planejamento da circulação na cidade e na região metropolitana de São Paulo: mudanças e permanências. In: XV Encontro Nacional de Geógrafos, 2008, São Paulo. Caderno de resumos. São Paulo: Associação de Geógrafos Brasleiros, 2008.

  • SILVA, Marcelo Queiroz da ; VICENTE, Rafael da Ponta . O caminho dos pedestres: um breve estudo sobre as calçadas do bairro Santa Helena.. In: VI Congresso brasileiro de geógrafos, 2004, Goiânia. Caderno de Resumos. Goiânia: Associação dos geógrafos brasileiros, 2004. v. 1. p. 200-200.

  • ROSALINO, Luis Fernando ; VICENTE, Rafael da Ponta . Entre o discurso e a realidade: problematizando a dinâmica econômica local - o caso de Presidente Prudente.. In: 11º Simpósio internacional de iniciação científica da USP/CNPq, 2003, São Paulo. 11º Simpósio internacional de iniciação científica da USP/CNPq - Área de Humanas e Humanidades. São Paulo: Caderno de resumos, 2003. v. 1. p. 43.

  • VICENTE, Rafael da Ponta ; ROSALINO, Luis Fernando ; MELAZZO, Everaldo dos Santos . Reestruturação produtiva e perfil econômico das cidades médias frente às tramas econômicas globais: o caso de Presidente Prudente. In: IV Semana de Geografia da FCT UNESP, 2002, Presidente Prudente. IV semana de geografia da FCT UNESP, 2002. p. 87.

  • VICENTE, Rafael da Ponta . Representações sociais da (i)mobilidade: uma proposta de análise de Álvares Machado. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • VICENTE, Rafael da Ponta . Mobilidade e exclusão social: perspectiva metodológica da construção de um banco de dados. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VICENTE, Rafael da Ponta . Análise preliminar da circulação da força de trabalho em Álvares Machado e Presidente Prudente. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VICENTE, Rafael da Ponta . A mobilidade para o trabalho e a mobilidade para o consumo do espaço urbano entre Álvares Machado e Presidente Prudente. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OSHIRO, F. S. ; SILVEIRA, K. J. ; VICENTE, Rafael da Ponta . A circulação na cidade de São Paulo: planejamento ou improvio?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VICENTE, Rafael da Ponta . O papel do automóvel na produção do espaço urbano. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • VICENTE, Rafael da Ponta ; ROSALINO, Luis Fernando ; MELAZZO, Everaldo dos Santos . Reestruturação produtiva e perfil econômico das cidades médias frente às tramas econômicas globais: o caso de Presidente Prudente. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VICENTE, Rafael da Ponta . Água e exclusão social. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

VICENTE, Rafael da Ponta . Geografia 3 - vol. 1. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

VICENTE, Rafael da Ponta . Geografia 3 - vol. 2. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

VICENTE, Rafael da Ponta . Geografia 3 - vol. 4. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

VICENTE, Rafael da Ponta . Geografia 3 - vol. 3. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

VICENTE, Rafael da Ponta . Confecção de gráficos e tabelas para o livro "Exclusão Social em Cidades Brasileiras: Um desafio para as políticas públicas". 2010. (Colaborador).

VICENTE, Rafael da Ponta . Atualização do relatório de situação dos recursos hídricos na unidade de gerenciamento de recursos hídricos do Pontal do Paranapanema. 2000. (Estágio não-obrigatório).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2008 - 2011

    Acessibilidade e mobilidade entre Presidente Prudente e Álvares Machado: dinâmica regional e organização territorial urbana, Descrição: Propõe-se um estudo da circulação na área das cidades de Presidente Prudente, Álvares Machado e Rancharia, apoiado na análise teórica e conceitual a partir das discussões já realizadas sobre a formação de continuidades/descontinuidades espaciais e territoriais, no projeto de políticas públicas FAPESP desenvolvido pelo CEMESPP e ainda em andamento e nos estudos das funções da cidade a partir do ato de circular. O tema proposto ganha ainda mais importância quando se observa o contexto de outros espaços urbanos que, amparados por políticas de transporte no mínimo omissas e colaboradoras da ?trava? urbana, privilegiam o transporte individual e que se mostraram, até aqui, incapazes de solucionar a questão de fato, o que cria uma lógica de segregados e excluídos no consumo do espaço urbano ? como o caso da metrópole paulistana. Como pano de fundo, surge a questão de saber se fenômeno semelhante se (re)produz em outras realidades não-metropolitanas. Para responder a estes questionamentos, estudar-se-á, de início, a malha de transporte público coletivo dentro e entre as cidades da região, além da evolução de sua frota de veículos privados. Numa segunda etapa, é preciso descobrir quais os principais eixos viários que servem como suporte ao deslocamento de pessoas, diferenciando aí dois tipos: deslocamento da força de trabalho ? mercadoria ? e deslocamento para lazer, compras, estudos etc. no cotidiano ? consumo do espaço. A avaliação ocorrerá tanto em quantidade como em qualidade, em uma terceira etapa, de maneira que se possa categorizar os perfis de população no consumo dos espaços. Mapear os resultados sobre tal realidade permitiria o uso das informações obtidas tanto como instrumento de apreensão do fenômeno como produto para interferência em políticas públicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Faculdade Sumaré. , Rua Capote Valente, 1121, Pinheiros, 03012050 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 30677999

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - 2014

    Colégio Piaget

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Médio, Carga horária: 10

  • 2014 - Atual

    Faculdade SUMARÉ

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Superior - Tempo Parcial, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Disciplina de História do Pensamento Geográfico, Geografia Econômica e Geografia Urbana.

  • 2014 - 2014

    Faculdade SUMARÉ

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Superior, Carga horária: 15

    Outras informações:
    Disciplinas de Cartografia e Geografia Econômica.

  • 2013 - 2014

    Faculdade SUMARÉ

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Superior, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Disciplina de Cartografia e História do Pensamento Geográfico.

  • 2013 - 2013

    Faculdade SUMARÉ

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Superior, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Disciplina de Cartografia

  • 2015 - 2016

    Colégio Van Gogh

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de ensino médio, Carga horária: 18

  • 2014 - 2015

    Colégio Van Gogh

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Médio, Carga horária: 20

  • 2013 - 2014

    Colégio Van Gogh

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Médio, Carga horária: 15

  • 2012 - 2013

    Colégio Van Gogh

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Médio, Carga horária: 12

  • 2008 - 2011

    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Discente

  • 2013 - 2014

    Governo do Estado de São Paulo

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Fundamental e Médio, Carga horária: 12

  • 2011 - 2013

    Governo do Estado de São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Fundamental e Médio, Carga horária: 40

  • 2006 - 2008

    Governo do Estado de São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de ensino fundamental e médio, Carga horária: 40

  • 2004 - 2005

    Governo do Estado de São Paulo

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de ensino fundamental e médio, Carga horária: 20

    Atividades

    • 11/2004

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Geografia