PATRIK LUAN COSTA BARBOSA

Graduação em História pela Universidade Estadual de Goiás (2015) e graduação em Pedagogia pela Faculdade Única (2020). Especialização em Linguagens e Educação Escolar pela Universidade Estadual de Goiás (2017) e especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (conclusão em 2023). Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias (Conceito CAPES 4) pela Universidade Estadual de Goiás. Atualmente, atuo como professor pedagogo na Prefeitura de Senador Canedo e na Secretaria Estadual de Educação de Goiás, lecionando a disciplina de História. Áreas de pesquisa: metodologia do ensino de história e processos neuropsicopedagógicos de ensino e aprendizagem.

Informações coletadas do Lattes em 27/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias

2018 - 2020

Universidade Estadual de Goiás
Título: O USO DE FONTES HISTÓRICAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: práticas e desafios
, Ano de Obtenção: 2020.Sandra Elaine Aires de Abreu.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Humanas

Especialização em NEUROPSICOPEDAGOGIA

2022 - 2023

Faculdade Monte Pascoal
Título: O MITO DAS REDES: Efeitos da exposição às mídias digitais no neurodesenvolvimento
Orientador: BRUNO CÉSAR DOS REIS RODRIGUES

Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica

2021 - 2022

FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE
Título: OS PROCESSOS PSICOPEDAGÓGICOS NA UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS TECNOLÓGICAS COMO DISPOSITIVOS MEDIADORES EM SALA DE AULA

Especialização em Linguagens e Educação Escolar

2016 - 2017

Universidade Estadual de Goiás
Título: OS LIVROS DIDÁTICOS DA COLEÇÃO INTEGRALIS E A ABORDAGEM METODOLÓGICA: HÁ A MOBILIZAÇÃO DE GÊNEROS DISCURSIVOS PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA DISCENTE?
Orientador: Luana Alves Luterman

Graduação em PEDAGOGIA

2018 - 2020

Faculdade Única de Ipatinga
Título: O uso de celulares como dispositivos mediadores nas salas de aula

Graduação em História

2012 - 2015

Universidade Estadual de Goiás
Título: RIO MEIA PONTE: DE SUA IMPORTÂNCIA NO DISCURSO MUDANCISTA DA CAPITAL DE GOIÁS AO ABANDONO NA ATUALIDADE
Orientador: Maria de Fátima Oliveira
Bolsista do(a): Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2011

COLEGIO ESTADUAL ROQUE ROMEL RAMOS

Formação complementar

2021 - 2021

Extensão universitária em PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA: CIÊNCIA, CURRÍCULO E DIDÁTICA. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em Certificação em Liderança, Capacidade de Aprender e Resiliência. (Carga horária: 4h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em Didática. (Carga horária: 60h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2019 - 2019

EDUCAÇÃO ESPECIAL. (Carga horária: 8h). , Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.

2019 - 2019

CURSO COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA. (Carga horária: 40h). , Cursos Online SP do Brasil, CURSOS ONLINE SP, Brasil.

2019 - 2019

CURSO CONTADOR DE HISTÓRIAS. (Carga horária: 40h). , Cursos Online SP do Brasil, CURSOS ONLINE SP, Brasil.

2019 - 2019

CURSO EDUCAÇÃO JOVENS E ADULTOS. (Carga horária: 55h). , Cursos Online SP do Brasil, CURSOS ONLINE SP, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Estudos sobre a Violência nas Escolas de Anápolis. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.

2012 - 2012

INFORMÁTICA AVANÇADA. (Carga horária: 48h). , Secretaria de Educação e Cultura de Ouro Verde de Goiás, SECOVG, Brasil.

2011 - 2011

Informática Básica. (Carga horária: 80h). , Secretaria de Educação e Cultura de Ouro Verde de Goiás, SECOVG, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Organização de eventos

BARBOSA, P. L. C. . III Colóquio de Artes de Anápolis. 2012. (Outro).

Participação em eventos

V EHECO - ENCONTRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CENTRO-OESTE. O USO DE FONTES NO ENSINO DE HISTÓRIA: PRÁTICAS E DESAFIOS. 2019. (Congresso).

Audiência Pública Luta Camponesa de Trombas e Formoso (GO). 2014. (Outra).

III Encontro ABREM Centro-Oeste e I Seminário Internacional de História Medieval-História, Política e Poder (UFG/UEG/PUC-GO).As Cartas de Américo Vespúcio: Representações do mundo no limiar da modernidade.. 2014. (Seminário).

I Colóquio Educação para as Relações Etnicorraciais "Políticas Públicas, Reflexões e Novos Panoramas". 2013. (Outra).

I Encontro do Pibid UEG.Formação inicial e valorização dos profissionais da Educação Básica. 2013. (Encontro).

II Colóquio Internacional de Estudos Medievais - Práticas discursivas e literárias: as maneiras de se escrever a história no mundo antigo e medieval.A ORIGEM DO LIVRO DOS MORTOS DO ANTIGO EGITO. 2013. (Outra).

III Simpósio Nacional de História da UEG I Fórum de Ensino de História.. 2013. (Simpósio).

III Simpósio Nacional de História da UEG I Fórum de Ensino de História..O PATRIMÔNIO CULTURAL COMO FONTE DO CONHECIMENTO HISTÓRICO: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA PARA CONSCIENTIZAÇÃO DA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA. 2013. (Simpósio).

A GUERRA NOS QUADRINHOS. 2012. (Oficina).

ANÁPOLIS FESTIVAL DE CINEMA. 2012. (Oficina).

IColóquio Internacional LEME/ Vivarium/ CEEO. 2012. (Outra).

I CONGRESSO NACIONAL DO CURSO DE HISTÓRIA PUC GOIÁS. A descoberta do Serapeum de Mênfis. 2012. (Congresso).

II Encontro Internacional PEM-UFG e II Encontro ABREM Centro Oeste intitulado Fontes Medievais. 2012. (Congresso).

VII Seminário de Pesquisa dos Professores & VIII Jornada de Iniciação Científica. 2012. (Seminário).

X ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA ANPHU-GO. A descoberta do Serapeum de Mênfis. 2012. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Jéssica Mendonça Ribeiro

BARBOSA, P. L. C.; ABREU, S. E. A.. O ENSINO DE HISTÓRIA ENQUANTO ELEMENTO DE FORMAÇÃO PARA ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Lilian Dias de Jesus

BARBOSA, P. L. C.; ABREU, S. E. A.. O ENSINO HISTÓRIA LOCAL E DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Evangélica de Goiás.

Aluno: Juliana Aparecida de Carvalho

BARBOSA, P. L. C.; ABREU, S. E. A.. A FINALIDADE DO ENSINO DE HISTÓRIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Evangélica de Goiás.

Aluno: Aline Silva de Andrade

BARBOSA, P. L. C.; ABREU, S. E. A.. O ensino da cidadania nos anos iniciais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Evangélica de Goiás.

Aluno: Bruna Karolaine Rodrigues Sena

BARBOSA, P. L. C.; ABREU, S. E. A.. Sistema Mackenzie de Ensino e a formação cristã reformada. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Evangélica de Goiás.

Produções bibliográficas

  • BARBOSA, P. L. C. . OS GÊNEROS TEXTUAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: HÁ FORMAÇÃO CRÍTICA DISCENTE?. ANAIS - Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação, Ensino e Extensão do CCSEH â013 IV SEPE , v. I, p. 687, 2019.

  • BARBOSA, P. L. C. ; OLIVEIRA, Maria de Fátima. . RIO MEIA PONTE: DE SUA IMPORTÂNCIA NO DISCURSO MUDANCISTA DA CAPITAL DE GOIÁS AO ABANDONO NA ATUALIDADE. Revista Plurais - Virtual , v. 5, p. 81-106, 2015.

  • BARBOSA, P. L. C. . A ASSOCIAÇÃO ENTRE MUSEU E O ENSINO DE HISTÓRIA. Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG (CEPE) , v. 01, p. 01, 2014.

  • BARBOSA, P. L. C. . O ENSINO DE HISTÓRIA E AS NOVAS LINGUAGENS E METODOLOGIAS.. Anais do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG (CEPE) , v. 01, p. 01, 2014.

  • BARBOSA, P. L. C. . O USO DE FONTES NO ENSINO DE HISTÓRIA: práticas e desafios.. In: V ENCONTRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CENTRO-OESTE, 2019. V EHECO - ENCONTRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CENTRO-OESTE., 2019. v. 1. p. 01-01.

  • BARBOSA, P. L. C. . A UTILIZAÇÃO DE FONTES HISTÓRICAS NAS AULAS DE HISTÓRIA EM UM COLÉGIO ESTADUAL LOCALIZADO NA CIDADE DE OURO VERDE DE GOIÁS: um relato de experiências.. In: V Seminário de Educação, Linguagem e Tecnologias (SELT), 2019, Anápolis. Anais do Seminário de Educação, Linguagem e Tecnologias (SELT), 2019. v. 05. p. 460-470.

  • BARBOSA, P. L. C. . OS DIÁRIOS DE CRISTOVÃO COLOMBO: O IMAGINÁRIO MEDIEVAL EM UM PERÍODO DE TRANSIÇÃO. In: Congresso Internacional de História., 2014, Goiânia. ENTRE EUROPA, ÁFRICA E AMÉRICA: O IMPÉRIO PORTUGUÊS NO ATLÂNTICO-SUL, 2014. v. 1.

  • BARBOSA, P. L. C. . A Descoberta do Serapeum de Mênfis. In: X ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA ANPUH-GO ?Didática da história: pesquisar, explicar, ensinar ?, 2012, Goiânia-GO. Anais da exposição de painéis de iniciação cientifica, 2012.

  • BARBOSA, P. L. C. . O USO DE FONTES NO ENSINO DE HISTÓRIA: práticas e desafios.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BARBOSA, P. L. C. . OS GÊNEROS DISCURSIVOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: há formação crítica docente?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BARBOSA, P. L. C. . As Cartas de Américo Vespúcio: Representações do mundo no limiar da modernidade.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ARAÚJO, J. F. P. ; BARBOSA, P. L. C. . O PATRIMÔNIO CULTURAL COMO FONTE DO CONHECIMENTO HISTÓRICO: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA PARA CONSCIENTIZAÇÃO DA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BARBOSA, P. L. C. . A ORIGEM DO LIVRO DOS MORTOS DO ANTIGO EGITO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BARBOSA, P. L. C. . Relato de Experiência. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BARBOSA, P. L. C. . A Descoberta do Serapeum de Mênfis (1851). 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARBOSA, P. L. C. . A Descoberta do Serapeum de Mênfis. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM GOIÁS: DO IMPÉRIO À REPÚBLICA, Descrição: A investigação proposta neste projeto tem como pano de fundo, as políticas públicas educacionais estabelecidas pelo poder público ao longo do período imperial e republicano tomando como objeto de estudo as instituições educativas, que constituem um amplo universo diferenciado, composto por unidades de ensino da rede pública (federal, estadual e municipal), da rede privada, que por sua vez se distribuem em diferentes níveis de ensino (da educação básica à superior) em diferentes modalidades no cenário goiano e anapolino, que por sua vez está circunscrito no cenário brasileiro. Nesse amplo universo que se institui as instituições educativas a proposta desta pesquisa prevê recortes temporais e temáticos diversos articulados em três eixos problematizadores, uma espécie de subtemas que sem estabelecer delimitações temporais rígidas, especificam diferencialmente questões relativas ao processo de institucionalização da educação no Brasil imperial e republicano. Para o desenvolvimento desses eixos estabelecemos os seguintes objetivos: analisar os processos de criação, expansão, institucionalização e extinção das instituições educativas tendo por base as políticas públicas educacionais brasileiras; analisar a formação e a profissão docentes considerando as instituições de formação, as práticas e os conhecimentos profissionais, a partir das políticas públicas educacionais brasileiras; analisar as disciplinas escolares a partir de seus conteúdos, métodos de ensino, práticas pedagógicas, sistemas de avaliação, material didático levando em consideração as orientações legais nacionais. E como metodologia utilizaremos a abordagem qualitativa e a pesquisa bibliográfica e a pesquisa e análise documental bem como outras formas de coleta de dados. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Patrik Luan Costa Barbosa - Integrante / Sandra Elaine Aires de Abreu - Coordenador.

  • 2019 - Atual

    A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM GOIÁS: DO IMPÉRIO À REPÚBLICA, Descrição: A investigação proposta neste projeto tem como pano de fundo, as políticas públicas educacionais estabelecidas pelo poder público ao longo do período imperial e republicano tomando como objeto de estudo as instituições educativas, que constituem um amplo universo diferenciado, composto por unidades de ensino da rede pública (federal, estadual e municipal), da rede privada, que por sua vez se distribuem em diferentes níveis de ensino (da educação básica à superior) em diferentes modalidades no cenário goiano e anapolino, que por sua vez está circunscrito no cenário brasileiro. Nesse amplo universo que se institui as instituições educativas a proposta desta pesquisa prevê recortes temporais e temáticos diversos articulados em três eixos problematizadores, uma espécie de subtemas que sem estabelecer delimitações temporais rígidas, especificam diferencialmente questões relativas ao processo de institucionalização da educação no Brasil imperial e republicano. Para o desenvolvimento desses eixos estabelecemos os seguintes objetivos: analisar os processos de criação, expansão, institucionalização e extinção das instituições educativas tendo por base as políticas públicas educacionais brasileiras; analisar a formação e a profissão docentes considerando as instituições de formação, as práticas e os conhecimentos profissionais, a partir das políticas públicas educacionais brasileiras; analisar as disciplinas escolares a partir de seus conteúdos, métodos de ensino, práticas pedagógicas, sistemas de avaliação, material didático levando em consideração as orientações legais nacionais. E como metodologia utilizaremos a abordagem qualitativa e a pesquisa bibliográfica e a pesquisa e análise documental bem como outras formas de coleta de dados. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Patrik Luan Costa Barbosa - Integrante / Sandra Elaine Aires de Abreu - Coordenador.

  • 2015 - 2015

    Caminhos Fluviais do Cerrado: imagens dos rios do Século XVIII ao XXI, Descrição: Este projeto visa investigar o importante papel que os rios desempenharam como caminhos fluviais no processo de conquista e ocupação do interior do Brasil do século XVIII ao XXI. Pretende ainda, analisar as imagens - dos rios e populações ribeirinhas - que foram construídas e passadas ao longo dos séculos, as práticas culturais locais, o patrimônio histórico e os impactos ambientais decorrentes da interferência humana no meio ambiente, principalmente com a construção de barragens e desmatamentos. A investigação se pautará no estudo de diversos documentos históricos como ofícios, relatórios técnicos, relatos de viajantes, diários de viagens, correspondências, artigos de periódicos, bem como por meio de entrevistas, fotografias e filmagens. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Patrik Luan Costa Barbosa - Integrante / Maria de Fátima Oliveira - Coordenador.

  • 2015 - 2015

    NARRATIVAS E LITERATURA DE VIAGENS NA IDADE MÉDIA, Descrição: As narrativas representam uma fonte riquíssima para a compreensão do imaginário ocidental. A produção de textos sobre o mundo extra- europeu nos remete à própria necessidade do homem medieval em buscar no outro as representações de si mesmo, revelando um mundo almejado, exótico e perigoso. A literatura de viagens na Idade Média estava repleta das ?mirabilia? que revelam a dicotomia entre o real/imaginado produzindo um conjunto de representações sobre o Oriente e a África, sendo produtos da construção coletiva. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Patrik Luan Costa Barbosa - Integrante / Renata Cristina de Sousa Nascimento - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - 2015

Universidade Estadual de Goiás

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2019 - 2019

Colegio Estadual Roque Romeu Ramos

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor responsável pelas disciplinas de História, Geografia, Filosofia, Sociologia e Língua Portuguesa.

2017 - 2018

Colegio Estadual Roque Romeu Ramos

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

2017 - 2017

Colegio Estadual Roque Romeu Ramos

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor do Atendimento Educacional Especializado

2016 - 2016

Colegio Estadual Roque Romeu Ramos

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor responsável pelas disciplinas de História, Filosofia, Sociologia e Geografia.

2020 - Atual

Secretaria Municipal de Educação de Senador Canedo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

Outras informações:
Professor do Ensino Fundamental

2021 - Atual

Projeto Polícia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor das disciplinas de História, Geografia e Atualidades de Goiás.