Claudia Milanez Sachet

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense (PPGE/UNESC), na linha de pesquisa: Educação, Linguagem e Memória. É bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Possui Mestrado em Educação (2017) e é licenciada em Pedagogia (2013) pela mesma Universidade. Durante sua formação inicial participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Trabalhou como auxiliar de classe na Educação Infantil (2010 a 1013) e como professora dos anos do Ensino Fundamental (2014 a 2021). Atualmente é professora horista do curso de Pedagogia da UNESC e ministra formações continuadas externas para a rede municipal de ensino, abordando temas como planejamento, avaliação, leitura e alfabetização. É integrante do Grupo de Pesquisa Políticas, Saberes e Práticas de Formação de Professores. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: leitura, alfabetização, livros didáticos.

Informações coletadas do Lattes em 05/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

2021 - Atual

Universidade do Extremo Sul Catarinense
ANGELA CRISTINA DI PALMA BACK. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, FAPESC, Brasil.

Mestrado em Educação

2015 - 2017

Universidade do Extremo Sul Catarinense
Título: Concepções de leitura de professores alfabetizadores no contexto de um município do extremo sul catarinense
, Ano de Obtenção: 2017.Professora Dra, Angela Cristina Di Palma Back.Palavras-chave: Alfabetização.; Leitura.; Letramento; Professores.; Escola..

Graduação em Pedagogia

2010 - 2013

Universidade do Extremo Sul Catarinense
Título: Letramento: O livro didático em questão
Orientador: Samira Casagrande

Ensino Médio (2º grau)

2007 - 2009

Colégio Energia - Criciúma

Formação complementar

2021 - 2021

PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA 2021. (Carga horária: 20h). , Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.

2019 - 2019

Jornada Minecraft. (Carga horária: 16h). , CASA DE FORMAÇÃO L´HERMITAGE, L´HERMITAGE, Brasil.

2019 - 2019

PLANO DE ENSINO DE HUMANIDADES E NATUREZA. (Carga horária: 25h). , CASA DE FORMAÇÃO L´HERMITAGE, L´HERMITAGE, Brasil.

2019 - 2019

(EF1) Álgebra nos anos iniciais: Como começar? - Módulo 1. (Carga horária: 10h). , Mathema Online, MATHEMA, Brasil.

2019 - 2019

Propriedades das operações e a proporcionalidade, qual a relação com a álge. (Carga horária: 10h). , Mathema Online, MATHEMA, Brasil.

2018 - 2018

ALFABETIZAÇÃO PARA FORMAR LEITORES COMPETENTES. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2014 - 2016

ESCOLA DIOCESANA DE CATEQUESE: "CAMINHO DE EMAÚS". (Carga horária: 208h). , Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: ..

Organização de eventos

SACHET, C. M. . XIII Semana de Ciência e Tecnologia. 2022. (Outro).

SACHET, C. M. . IV Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação: Desafios Contemporâneos das Sociedades Íbero-Americanas. 2021. (Congresso).

SACHET, C. M. . XII Semana de Ciência e Tecnologia. 2021. (Outro).

Participação em eventos

10ª JORNADA INTERNACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO. 2024. (Outra).

JORNADA INTEGRADA DE EDUCAÇÃO DO PPGE: PESQUISAS EM PROCESSO E III ENCONTRO. 2024. (Outra).

Programa de Formação Permanente de Docentes - UNESC.Relatos de Práticas Pedagógicas Significativas em Movimento. 2024. (Outra).

Programa de Formação Permanente de Docentes - UNESC. 2024. (Outra).

V CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE HUMANIDADES, CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO. Uma análise acerca do ensino de leitura e escrita em língua adicional a partir do filme "Como estrelas na terra, toda a criança é especial".. 2024. (Congresso).

V CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE HUMANIDADES, CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO. O Curso Alfabetização Baseado na Ciência-ABC: Subjetivação e Governamentalidade como Estratégias. 2024. (Congresso).

XV SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - UNESC.Diálogos entre Alfabetização em Língua Materna e Língua Estrangeira: Práticas e Desafios. 2024. (Outra).

VIII Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão da Acafe.TRABALHOS. 2023. (Outra).

XIV SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA.AVALIAÇÃO DE TRABALHOS. 2023. (Outra).

XIV SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA.Oficina de alfabetização e letramento: processos pedagógicos para o Ensino Fundamental. 2023. (Outra).

XIV SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. 2023. (Outra).

7ª Jornada Internacional de alfabetização, 9ª Jornada Nacional de alfabetização e 17ª Jornada da Alfabetização.BNCC e suas implicações para uma alfabetização significativa. 2021. (Outra).

IV Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação. "O analfabetismo representado na obra "O leitor": questões sociais, afetivas e dialógicas inerentes ao ato de ler. 2021. (Congresso).

8º SEMINÁRIO EDUCAÇÃO E LEITURA. 2018. (Seminário).

III Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação. Estratégias de leitura: leitor, texto e construção de sentido. 2018. (Congresso).

III Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação: Produção e Democratização do Conhecimento na Ibero-América. 2018. (Congresso).

Seminário, Educação e Leitura: formar leitores, formando-se..Guia Nacional do Livro Didático e a formação do leitor autônomo: qual o papel do professor?. 2018. (Seminário).

Seminário, Educação e Leitura: formar leitores, formando-se..Guia Nacional do Livro Didático e a formação do leitor autônomo: qual o papel do professor?. 2018. (Seminário).

II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, CONHECIMENTO E PROCESSOS EDUCATIVOS,. Leitura em etapa de alfabetização. 2017. (Congresso).

V SELEP - Seminário de Leitura e Produção Textual. Ação e reflexão: a alfabetização além do óbvio;. 2017. (Congresso).

XVIII Congresso Internacional de la Alfal. Ensino de leitura em etapa de alfabetização. 2017. (Congresso).

5º Congresso Internacional Marista de Educação. LETRAMENTO: UM OLHAR PESQUISADOR NOS LIVROS DIDÁTICOS. 2016. (Congresso).

5º Congresso Internacional Marista de Educação. 2016. (Congresso).

5º Congresso Internacional Marista de Educação. Leitura em etapa de alfabetização. 2016. (Congresso).

II Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação: Políticas de Formação nos Países Ibero Americanos. Alfabetização e Leitura: as contribuições do método fônico para a alfabetização das crianças. 2016. (Congresso).

II Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação: Políticas de Formação nos países Ibero-Americanos. Leitura à luz da perspectiva histórico cultural. 2016. (Congresso).

II CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE HUMANIDADES, CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO: Políticas de Formação nos Países Ibero-Americanos.. 2016. (Congresso).

EDUCERE. DISCURSO E PRÁTICA DE LEITURA EM LIVROS DIDÁTICOS. 2015. (Congresso).

EDUCERE. 2015. (Congresso).

ELEMENTOS INCULTADORES - SOLIDARIEDADE SOCIOAMBIENTAL E EDUCAÇÃO EMANCIPADORA. 2015. (Oficina).

I JORNADA PEDAGÓGICA. 2015. (Seminário).

SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, CONHECIMENTO E PROCESSOS EDUCATIVOS. 2015. (Seminário).

TRANSFORMANDO AMBIENTES DE APRENDIZAGEM. 2015. (Seminário).

1ª jornada pedagógica 2014: Tema 1: Neurociência e aprendizagem. Tema 2: Eliminação e prevenção de conflitos na escola. 2014. (Seminário).

Déficit de Atenção. 2011. (Congresso).

Escola da Ponte. 2011. (Seminário).

III Colóquio de História da Educação: Cultura, Patrimônio Escolar, Cidadania e Desenvolvimento. 2011. (Seminário).

X Maio Negro: O Ensino e a pesquisa sobre as populações Afro-Brasileiras em Santa Catarina. 2011. (Seminário).

X Seminário de Integração curricular: Saberes e Fazeres pedagógicos na Educação Infantil. 2011. (Seminário).

Educação, Memória e Linguagem. 2010. (Seminário).

VIII Seminário de Integração curricular do curso de Pedagogia. 2010. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Lara de Souza

CANDIDO, T. S.; CAMARGO, G.;SACHET, CLAUDIA MILANEZ. A atuação da orientadora educacional no contexto escolar: percepções de alunos e equipe gestora. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Maria Eduarda Machado Serafim

CAMARGO, G.; CARVALHO, R. S.;SACHET, CLAUDIA MILANEZ. Contar e ler histórias na educação infantil: aprendizagem e desenvolvimento. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Vanessa David Rosseti

CAMARGO, G.; Paim, Fernanda.;SACHET, C. M.. A atuação do pedagogo nas organizações não escolares: Um olhar psicopedagógico para a aprendizagem dos idosos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Talita Neves de Souza

MARCELINO, A. R.;SACHET, C. M.; Paim, Fernanda.. Documentação pedagógica: dizeres e ações pedagógicas de professoras de Educação Infantil e uma ree municipal do extremo sul catarinense. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Davi Brígido Custódio

CAMARGO, G.;SACHET, C. M.; CARVALHO, R. S.. Quero atuar na Educação Infantil, meu nome é Davi: a acolhida e os desafios do professor de gênero masculino no centro de Educação Infantil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Edilaine Rilo Fernandes

OSTETTO, L. C.; CANDIDO, T. S.;SACHET, C. M.. A escuta na Educação Infantil: diálogos com a BNCC. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Mônica Baldin

CASAGRANDE, Samira.;SACHET, C. M.; SILVA, M. G.. Atuação do professor de ensino fundamental frente aos desafios do período pós pandêmico. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Laís Alves de Messias

MARCELINO, A. R.;SACHET, C. M.; ANTUNES, T.. O estágio supervisionado e as dificuldades de aprendizagens dos estudantes da EJA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Larissa Giacomelli

CAMARGO, G.; BITTENCOURT, R. L.;SACHET, C. M.. Pedagogia Hospitalar: as contribuições do pedagogo junto à equipe multidisciplinar no desenvolvimento integral da criança hospitalizada. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Fernanda Cardoso Rocha

MARCELINO, A. R.;SACHET, C. M.; VOLPATO, G.. A criança e o movimento: a importância do movimento, jogos e brincadeiras na educação infantil. 2022.

Aluno: Vitória Silveira Caetano

CASAGRANDE, Samira.;SACHET, C. M.; TOSCAN, T. S.. Educação Infantil: a linguagem oral e escrita e as suas dimensões na alfabetização segundo os documentos que regem a educação no Brasil.. 2022.

Aluno: Maria Eduarda Waterkemper Fernandes

CASAGRANDE, Samira.; Paim, Fernanda.;SACHET, C. M.. .Alfabetização e letramento enquanto processo do exercício de cidadania: como os autores vêm discutindo essa temática.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aluno: Ingrid Hipolito Barbosa de Melo

Cardoso, Ana Isabel Pereira;SACHET, C. M.; HANOFF, M. I. V.. .PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS PARA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM BAIXA VISÃO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE IÇARA ? SC. 2021.

Aluno: Fernanda Lubavi Mazzuchelli

DE BEM; HONORATO, A. R. S.;SACHET, C. M.. Arte em movimento: uma análise da dança presente nos livros didáticos de Arte no Ensino Médio em escolas públicas do Brasil.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Orientou

Kamilli Comicioli Sorato

Afetividade na Educação Infantil: uma análise comparativa entre o RCNEI e a BNCC; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Claudia Milanez Sachet;

Lara Melo Brehm Justo

Disciplina positiva/ Educação Respeitosa na Educação Infantil: relatos de professoras; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Claudia Milanez Sachet;

Juliana Aparecida Storck Pacheco

O letramento literário na educação infantil como instrumento de contribuição para o processo de alfabetização; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense; Orientador: Claudia Milanez Sachet;

Produções bibliográficas

  • SACHET, C. M. ; JESUS, T. D. ; CAROLA, C. R. . Infância, educação e aprendizagem: reflexões a partir da obra Como Estrelas na Terra: toda criança é especial. TEIAS (RIO DE JANEIRO. IMPRESSO) , v. 24, p. 154, 2023.

  • PACHECO, JULIANA APARECIDA STORCK ; SACHET, CLAUDIA MILANEZ . O LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO INSTRUMENTO DE CONTRIBUIÇÃO PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. Revista Saberes Pedagógicos , v. 7, p. 84-108, 2023.

  • BACK, A. C. P. ; JESUS, T. D. ; SACHET, C. M. . Leitura junto ao PNLD (2016): professor enquanto agente promotor do ato de ler.. Revista Interfaces , v. 9, p. 38-50, 2018.

  • LIMA, A. ; NEINAS, J. ; SACHET, C. M. . A proposta do curso alfabetização baseada na ciência-ABC e as estratégias de subjetivação e governamentalidade dos sujeitos. In: Ricardo Luiz de Bittencourt; Gislene Camargo.. (Org.). Currículo e formação de professores: intersecções entre formação e profissão docente. 1ed.Criciúma: Ediunesc, 2024, v. 1, p. 253-.

  • JESUS, T. D. ; SACHET, C. M. ; BACK, A. C. P. . Do acesso ao código à compreensão: a obra O Leitor como espaço de reflexão. In: ANGELA CRISTINA DI PALMA BACK; ANDRÉ CECHINEL; TALITA DUARTE DE JESUS. (Org.). Língua e ensino: outras histórias. 1ed.CRICIÚMA: Editora da UNESC., 2021, v. , p. 171-187.

  • SACHET, C. M. ; BACK, A. C. P. . Discurso e prática de leitura em livros didáticos. In: Poisson. (Org.). Educação no século XXI. 1ed.Belo Horizonte: Poisson, 2019, v. 43, p. 100-110.

  • SACHET, C. M. ; BACK, A. C. P. . Leitura em etapa inicial de aprendizagem. In: Carlos Arcângelo Schlickmann; Jéferson Luís de Azeredo; Richarles Souza de Carvalho.. (Org.). Linguagem e construção de identidades. 22ed.Criciúma: ediunesc, 2018, v. , p. 99-117.

  • SACHET, C. M. . O ensino da leitura no processo de alfabetização. Jornal Preliminar.

  • SACHET, C. M. . Estratégias facilitadoras para o ensino da leitura. Campo grande news.

  • SACHET, C. M. ; BACK, A. C. P. . Ensino de leitura em etapa de alfabetização. In: XVIII Congresso Internacional de la Alfal, 2017, Bogotá - Colombia. Alfal. Bogotá, 2017.

  • SACHET, C. M. ; ROSSO, M. G. ; MARTINS, I. R. F. ; OLIVEIRA, M. M. ; PELLEGRIN, T. P. . LETRAMENTO: UM OLHAR PESQUISADOR NOS LIVROS DIDÁTICOS. In: 5º Congresso Internacional Marista de Educação, 2016, Recife. Congresso Internacional Marista de Educação e Congresso Marista de Educandos e Famílias. Brasília: União Marista do Brasil ? UMBRASIL, 2016. p. 1-17.

  • SACHET, C. M. ; BACK, A. C. P. . Leitura em etapa de alfabetização. In: 5º Congresso Internacional Marista de Educação, 2016, Recife. Congresso Internacional Marista de Educação e Congresso Marista de Educandos e Famílias. Brasília: União Marista do Brasil ? UMBRASIL, 2017. p. 1-11.

  • PELLEGRIN, T. P. ; MARTINS, I. R. F. ; OLIVEIRA, M. M. ; SACHET, C. M. ; ROSSO, M. G. . A contextualização enquanto elemento mediador na apropriação do conhecimento científico a partir do cotidiano.. In: 5º Congresso Internacional Marista de Educação, 2016, Recife. Congresso Internacional Marista de Educação e Congresso Marista de Educandos e Famílias. Brasilia: União Marista do Brasil - UMBRASIL, 2016. p. 1-16.

  • SACHET, C. M. ; BACK, A. C. P. . Leitura em etapa de alfabetização. In: 5º Congresso Marista de Educação, 2016, Recife. Marista, 2016.

  • SACHET, C. M. ; BACK, A. C. P. . DISCURSO E PRÁTICA DE LEITURA EM LIVROS DIDÁTICOS. In: EDUCERE, 2015, CURITIBA. Tema: Formação de professores, complexidade e trabalho docente. III Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação.V Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente.. CURITIBA: Pontifícia Universidade católica do Paraná - PUCPR, 2015. p. 38686-38701.

  • OLIVEIRA, M. M. ; SACHET, C. M. . REFLEXÕES SOBRE A PESQUISA TIC EDUCAÇÃO 2019. In: IV SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, CONHECIMENTO E PROCESSOS EDUCATIVOS, 2022, Criciúma. ANAIS DO IV SEMINÁRIO DE EDUÇÃO, CONHECIMENTO E PROCESSOS EDUCATIVOS. CRICIÚMA: EDIUNESC, 2022. p. 203-207.

  • SACHET, C. M. ; JESUS, T. D. . INFÂNCIA, EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM? REFLEXÕES A PARTIR DA OBRA COMO ESTRELAS NA TERRA: TODA CRIANÇA É ESPECIAL. In: IV SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, CONHECIMENTO E PROCESSOS EDUCATIVOS, 2022, Criciúma. ANAIS DO IV SEMINÁRIO DE EDUÇÃO, CONHECIMENTO E PROCESSOS EDUCATIVOS. CRICIÚMA: EDIUNESC, 2022. p. 317-321.

  • SACHET, C. M. ; BACK, A. C. P. . LEITURA: INDÍCIOS DE PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO. In: III SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, CONHECIMENTO E PROCESSOS EDUCATIVOS: FORMAÇÃO HUMANA E I ENCONTRO DE EGRESSOS DO PPGE-UNESC,, 2019, Criciúma. III SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, CONHECIMENTO E PROCESSOS EDUCATIVOS: FORMAÇÃO HUMANA E I ENCONTRO DE EGRESSOS DO PPGE-UNESC,, 2019.

  • SACHET, C. M. ; BACK, A. C. P. . ENSINO DE LEITURA EM ETAPA DE ALFABETIZAÇÃO. In: II Seminário de Educação, Conhecimentos e Processos Educativos: Universidade, Educação e Sociedade, 2017, Criciúma. Anais do Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos, 2017. v. 2.

  • SACHET, CLAUDIA MILANEZ . Ler e escrever: um compromisso de todas as áreas. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SACHET, CLAUDIA MILANEZ . O PERCURSO DE UMA PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO INICIAL DE ALFABETIZADORES: REFLEXÕES E DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE.. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, A. ; NEINAS, J. ; SACHET, CLAUDIA MILANEZ . O Curso Alfabetização Baseado na Ciência-ABC: Subjetivação e Governamentalidade como Estratégias. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SACHET, CLAUDIA MILANEZ ; JESUS, T. D. . Uma análise acerca do ensino de leitura e escrita em língua adicional a partir do filme 'Como estrelas na terra, toda a criança é especial'.. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SACHET, CLAUDIA MILANEZ . DE QUE CURSO DE PEDAGOGIA PRECISAMOS? E QUE CURSO TEMOS? - CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DO PROFESSOR ALFABETIZADOR. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, M. M. ; SACHET, C. M. . REFLEXÕES SOBRE A PESQUISA TIC EDUCAÇÃO 2019. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SACHET, C. M. ; JESUS, T. D. . 'INFÂNCIA, EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM?: REFLEXÕES A PARTIR DA OBRA COMO ESTRELAS NA TERRA: TODA CRIANÇA É ESPECIAL. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SACHET, C. M. ; JESUS, T. D. . Do acesso ao código à compreensão: um diálogo a partir da obra 'O leitor'.. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SACHET, C. M. . LEITURA: INDÍCIOS DE PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • JESUS, T. D. ; SACHET, C. M. . Guia Nacional do Livro Didático e a formação do leitor autônomo: qual o papel do professor?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SACHET, C. M. ; BACK, A. C. P. . 'PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: A DISTÂNCIA ENTRE O REAL E O IDEAL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Paim, Fernanda. ; SACHET, C. M. ; BACK, A. C. P. . AÇÃO E REFLEXÃO: a alfabetização além do óbvio.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SACHET, C. M. ; BACK, A. C. P. . Leitura: etapa de alfabetização.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SACHET, C. M. . Leitura à luz da perspectiva histórico cultural. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SACHET, C. M. ; ROSSO, M. G. ; MARTINS, I. R. F. ; OLIVEIRA, M. M. ; PELLEGRIN, T. P. . Letramento: um olhar pesquisador nos livros didáticos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SACHET, C. M. ; BACK, A. C. P. . Leitura em etapa de alfabetização. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Paim, Fernanda. ; SACHET, C. M. . Alfabetização e Leitura: as contribuições do método fônico para a alfabetização das crianças. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SACHET, C. M. . Discurso e prática de leitura em livros didáticos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SACHET, C. M. . Avaliação. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • SACHET, C. M. . Rotina de aula e atividades para professores itinerantes e de área. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • SACHET, C. M. . O Projeto Político Pedagógico alinhado à BNCC - Ensino Fundamental. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • SACHET, C. M. . Processos Pedagógicos na BNCC - Ensino Fundamental. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • SACHET, C. M. . PPP como eixo organizador da prática educativa. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • SACHET, C. M. . Processos Pedagógicos do Ensino da Alfabetização e do Letramento. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • SACHET, C. M. . Avaliação na Educação Básica. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • SACHET, C. M. . Avaliação na Educação Básica. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • SACHET, C. M. . Avaliação na Educação Básica. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • SACHET, C. M. . Documentação pedagógica: observação, registro na educação infantil. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • SACHET, C. M. . Alfabetização e Letramento: Estratégias de alfabetização para alunos com plena defasagem.. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • SACHET, C. M. ; JESUS, T. D. . Formação teóricoprática para o ensino da compreensão leitora. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • SACHET, C. M. ; BACK, A. C. P. . Alfabetização na BNCC. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • SACHET, C. M. . Avaliação na Educação Básica. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • SACHET, C. M. ; JESUS, T. D. ; BACK, A. C. P. . Ensino-aprendizagem de estratégias de leitura. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • SACHET, C. M. ; JESUS, T. D. ; BACK, A. C. P. . Estratégias de leitura: leitor, texto e construção de sentido'. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • SACHET, C. M. ; JESUS, T. D. ; BACK, A. C. P. . A leitura-estudo e as estratégias envolvidas no processo. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2010 - 2011

Colégio Energia - Criciúma

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Auxiliar de classe, Carga horária: 30

2012 - 2013

Colégio Madre Teresa Michel

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Auxiliar de classe, Carga horária: 30

2014 - 2014

Centro Educacional Bem Me Quer

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

2015 - 2021

Colegio Marista

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora - ensino fundamental, Carga horária: 25

2024 - Atual

Universidade do Extremo Sul Catarinense

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 4

Outras informações:
Professora do curso de Pedagogia - lecionando a disciplina "PROCESSOS PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL II"

2023 - Atual

Universidade do Extremo Sul Catarinense

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 4

Outras informações:
Professora do curso de Pedagogia - lecionando a disciplina "PEDAGOGIA E PROFISSÃO DOCENTE".

2021 - Atual

Universidade do Extremo Sul Catarinense

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsa de estudo - Discente, Carga horária: 0

Outras informações:
Bolsa integral da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

2021 - Atual

Universidade do Extremo Sul Catarinense

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 4

Outras informações:
Professora do curso de Pedagogia - lecionando a disciplina "AVALIAÇÃO NOS PROCESSOS EDUCATIVOS".

2022 - 2022

Universidade do Extremo Sul Catarinense

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 4

Outras informações:
Professora do curso de Pedagogia - lecionando a disciplina "PCC - PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR"

2022 - 2022

Universidade do Extremo Sul Catarinense

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 4

Outras informações:
Professora dos cursos de História, Letras e Matemática - lecionando a disciplina "DIDÁTICA".

2022 - 2022

Universidade do Extremo Sul Catarinense

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 4

Outras informações:
Professora do curso de Pedagogia - lecionando a disciplina "PEDAGOGIA E PROFISSÃO DOCENTE".

2012 - 2013

Universidade do Extremo Sul Catarinense

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsa de estudo - PIBID, Carga horária: 0

Atividades

  • 07/2021

    Pesquisa e desenvolvimento, PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÁO EM EDUCAÇAO.,Linhas de pesquisa