Marcelo Brito da Silva
Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Amazonas (2004), mestrado (2010) e doutorado (2013) em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com pesquisa em Física Estatística, especialmente em Transições de Fase, Fenômenos Críticos, Sistemas Complexos e Redes Complexas. Foi Professor Associado da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) de 2006 a 2022, período em que coordenou o PIBID (2016-2017, vice em 2018-2019) e as Olimpíadas de Física (OBF e OBFEP) no Amazonas (2015-2019). Foi professor do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) de 2014 a 2015. Colaborou em importantes projetos de extensão como a Casa da Física, participou da fundação do Clube de Astronomia da UFAM (CAUFAM) e da institucionalização do Projeto COSMOS. Em outubro de 2022 pediu exoneração do cargo de professor associado da UFAM, e retornou à educação básica como professor de ensino médio. Desde 2023, vem trabalhando em diversos itinerários formativos focados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como Biodiversidade e produção de alimentos, matriz energética, Energia Renovável e Bioeconomia. Neste período, desenvolveu e implementou o Projeto Escola ESG, uma tecnologia social inovadora que integra os ODS ao ensino médio por meio de parcerias com empresas. O projeto oferece aos estudantes a oportunidade de aprenderem sobre práticas de sustentabilidade "in loco", aumentando o potencial de aprendizagem significativa e promovendo a educação para o desenvolvimento sustentável.
Informações coletadas do Lattes em 31/03/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Física
2010 - 2013
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Propriedades Críticas de Sistemas Fora do Equilíbrio via Simulação Monte Carlo
, Ano de obtenção: 2013. Umberto Laino Fulco. Coorientador: Antonio de Macedo Filho. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Processo Epidêmico Difusivo; Processo de Contato; Transição de Fase para Estado Absorvente; Método Monte Carlo.Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Mestrado em Física
2008 - 2010
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Propriedades Críticas do Processo Epidêmico Difusivo com interação de Lévy
, Ano de Obtenção: 2010.Umberto Laino Fulco.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Processo Epidêmico Difusivo; Interação de Lévy; Transição de Fase para Estado Absorvente.Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Graduação em Licenciatura em Física
1999 - 2004
Universidade Federal do Amazonas
Título: Formalismos Integrais da Mecânica
Orientador: Debora Coimbra
Formação complementar
2019 - 2019
Metodologia do Ensino Superior. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
2007 - 2007
Publicação Científica. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
2006 - 2006
Capacitação em Didática do Ensino Superior. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
2003 - 2004
Extensão universitária em Física. , Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Ensino de Física.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Organização de eventos
DA SILVA, M.B. . Olimpíada Brasileira de Física. 2019. .
DA SILVA, M.B. . Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas. 2019. .
DA SILVA, M.B. . Olimpíada Brasileira de Física. 2018. .
DA SILVA, M.B. . Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas. 2018. .
DA SILVA, M.B. . Olimpíada Brasileira de Física. 2017. .
DA SILVA, M.B. . Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas. 2017. .
DA SILVA, M.B. . Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas. 2016. .
DA SILVA, M.B. ; CHAUDHURI, P. . XX Semana da Física. 2016. (Outro).
COSTA, V. P. A. ; NOBRE, G. H. S. ; MEDEIROS, P. R. B. ; Walter Esteves de Castro Junior ; DA SILVA, M. B. . Clube de astronomia da UFAM e OARU Manaus realizam World Space Week. 2016. (Outro).
DA SILVA, M.B. . Olimpíada Brasileira de Física. 2016. .
Participação em eventos
V Semana de Ensino de Ciências: Matemática e Física.Um Itinerário Formativo do Novo Ensino Médio e o Surgimento do Projeto Escola ESG. 2023. (Seminário).
I Encontro de Gestores de Olimpíadas Científicas do Amazonas.Olimpíada Brasileira de Física (OBF) e Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP). 2019. (Encontro).
I EXPOCREATI - EXPOSIÇÃO DE CIÊNCIAS, ROBÓTICA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO. EXPOSIÇÃO DE CIÊNCIAS, ROBÓTICA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO. 2019. (Exposição).
IV Circuito de Experimentos de Baixo Custo de Ciências. IV Circuito de Experimentos de Baixo Custo de Ciências da Natureza das Escolas Estaduais do Amazonas. 2019. (Feira).
III Circuito de Experimento de Baixo Custo. III Circuito de Experimentos de Baixo Custo de Ciências da Natureza das Escolas Estaduais do Amazonas. 2018. (Feira).
IV Socialização de Práticas Formativas.Como a Ciência Física Pode Ajudar com a Segurança e à Paz no Trânsito?. 2018. (Oficina).
10ª Mostra Brasileira de Foguetes. 10ª Mostra Brasileira de Foguetes. 2016. (Olimpíada).
19ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. XIX Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. 2016. (Olimpíada).
XIX Semana de Física da III Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto de de Ciências Exatas da UFAM.Ensinar é Sinônimo de Estímulo à Aprendizagem?. 2015. (Seminário).
XIX Semana de Física da III Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto de de Ciências Exatas da UFAM.Projeção no Ensino da Física, uma Luz no Fim do Túnel. 2015. (Oficina).
First IBRO´s Visiting Lecture Team workshop in Neuroscience in Manaus, Amazon. 2007. (Simpósio).
I Workshop de Física da Região Norte.Encontro de Físicos do Amazonas, Roraima e Mato Grosso.. 2003. (Oficina).
XI congresso de iniciação científica. Determinação dos perfis verticais de velocidade do vento acima e dentro da copa da floresta Amazônica de terra firme. 2002. (Congresso).
Participação em bancas
OLIVEIRA, I. M.;DA SILVA, M. B.. Os conceitos de ciência e as reformas educacionais do ensino médio. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas.
GALICEANU, M. D.; NOGUEIRA, I. C.;DA SILVA, M.B.. Dinâmica de redes poliméricas semiflexíveis de tipo livre de escala. 2019. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do Amazonas.
NICOT, Y. E.; FARIAS, S. A.;DA SILVA, M.B.. METODOLOGIA DE PROJETOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas.
OLIVEIRA, I. M.; Souza, K. S.;DA SILVA, M. B.. A relação da Inteligência emocional com o desempenho dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem de Física. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós- Graduaçãoem Ensino de Ciências e Matématica) - Universidade Federal do Amazonas.
GALICEANU, M. D.;DA SILVA, M.B.. DINÂMICA DE REDES POLIMÉRICAS SEMIFLEXÍVEIS DE TIPO LIVRE DE ESCALA. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Física) - Universidade Federal do Amazonas.
GIL, A. X.; NETTO, J. F. M.;DA SILVA, M.B.. Simulações e Modelagem como Estratégia para a Melhora do Processo de Ensino Aprendizagem com Física.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas.
NICOT, Y. E.; GIL, A. X.;DA SILVA, M. B.. O ENSINO DO EFEITO FOTOELÉTRICO ATRAVÉS DO SIMULADOR PHET COLORADO BASEADO NAS QUATRO ETAPAS METODOLÓGICA DE GÉRARD E ROEGIERS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal do Amazonas.
NICOT, Y. E.;DA SILVA, M. B.; OLIVEIRA, N. A. L.. A realidade aumentada, uma abordagem metodológica no ensino de Física. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Amazonas.
NICOT, Y. E.; CAVALCANTE, M. A.;DA SILVA, M. B.. Desenvolvimento de experimentação remota e simuladores 3D para o ensino e aprendizagem em Física. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Amazonas.
SANTOS, E. M. F.; CAVALCANTE, M. A.;DA SILVA, M. B.. AS SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM: Um Auxílio no Ensino de Conceitos Básicos do Eletromagnetismo no Ensino Médio. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Amazonas.
GIL, A. X.;DA SILVA, M. B.; Walter Esteves de Castro Junior. Atividade Avaliativa: Uma estratégia baseada em teste de neolinguística de forma a contribuir no processo de ensino-aprendizagem de óptica aplicada ao olho humano. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Amazonas.
Walter Esteves de Castro Junior; GIL, A. X.;DA SILVA, M. B.. O giro da luz como exemplo de transposição didática para o ensino de Física. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Amazonas.
SOUZA, S. M.;DA SILVA, M. B.; Walter Esteves de Castro Junior. Caracterização estrutural de amostras de ferro tratadas termicamente. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Amazonas.
CAVALCANTE, M. A.; TRICHES, D. M.;DA SILVA, M. B.. Física na Música em espaços não formais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Amazonas.
CAVALCANTE, M. A.;DA SILVA, M. B.; TRICHES, D. M.. Uma proposta de sequencia didatica para o ensino do tema cores em Tisica atraves do uso do Scratch. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Amazonas.
TRICHES, D. M.; SANTOS, E. M. F.;DA SILVA, M. B.. Física Moderna no Ensino Médio: O Estudo da Radiação do Corpo Negro com Experimento de Baixo Custo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Amazonas.
Walter Esteves de Castro Junior; GIL, A. X.;DA SILVA, M. B.. O azul do céu e o vermelho do pôr-do-sol: a interação da radiação solar com a atmosfera terrestre. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Amazonas.
GALICEANU, M. D.;DA SILVA, M. B.; Walter Esteves de Castro Junior. Tratamento estatístico aplicado ao sistema de caldeiras. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Amazonas.
GIL, A. X.; NICOT, Y. E.;DA SILVA, M. B.. Metodologia com animações: Estratégia de Melhoria da Dinamicidade dos Modelos para o Ensino de Física. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Amazonas.
GIL, A. X.; TRICHES, D. M.;DA SILVA, M. B.. Uma Estratégia de Ensino de Física Moderna Inclusiva para o Ensino Médio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Amazonas.
CASTRO JUNIOR, W. E.; SILVA, C. G.;DA SILVA, M. B.. Material didático para a compreensão das fases da Lua. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Amazonas.
CASTRO JUNIOR, W. E.; SILVA, C. G.;DA SILVA, M. B.. O conceito de Calor Específico para os Alunos do Ensino Médio. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Amazonas.
Walter Esteves de Castro Junior; GIL, A. X.;DA SILVA, M. B.. O LASER como instrumento de abordagem da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Amazonas.
SANCHES, E. A.; NICOT, Y. E.;DA SILVA, M. B.. A exposição à água contaminada na cidade de Manaus. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Amazonas.
SANCHES, E. A.; NICOT, Y. E.;DA SILVA, M. B.. Plásticos Inteligentes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Amazonas.
SANCHES, E. A.; NICOT, Y. E.;DA SILVA, M. B.. Reciclagem e utilização de garrafas PET. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Amazonas.
SANCHES, E. A.; NICOT, Y. E.;DA SILVA, M. B.. Introdução aos Nanomateriais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Amazonas.
SANCHES, E. A.; NICOT, Y. E.;DA SILVA, M. B.. Aspectos gerais dos óleos essenciais brasileiros. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Amazonas.
SANCHES, E. A.; NICOT, Y. E.;DA SILVA, M. B.. Óleos essenciais: uma abordagem sobre o Puxuri. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Amazonas.
NICOT, Y. E.; SANCHES, E. A.;DA SILVA, M. B.. Sensação Térmica, Calor e Temperatura: Critérios dos alunos do Ensino Médio para identificar conceitos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Amazonas.
NICOT, Y. E.; SANCHES, E. A.;DA SILVA, M. B.. Concepções Acerca do Conceito de Atrito dos Alunos de Ensino Médio da Escola Danilo de Mattos Areosa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Amazonas.
NICOT, Y. E.; SANCHES, E. A.;DA SILVA, M. B.. Termodinâmica no ensino de Física: um estudo com estudantes de ensino médio. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Amazonas.
NICOT, Y. E.; SANCHES, E. A.;DA SILVA, M. B.. O pêndulo de múltiplas esferas adjacentes e o estudo das Leis de conservação da quantidade de Movimento e da Energia Cinética. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Amazonas.
NICOT, Y. E.; SANCHES, E. A.;DA SILVA, M. B.. Luz e cor. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Amazonas.
NICOT, Y. E.; SANCHES, E. A.;DA SILVA, M. B.. Leis de Conservação da Quantidade de Movimento e da Energia a través do jogo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Amazonas.
NICOT, Y. E.; SANCHES, E. A.;DA SILVA, M. B.. A dinâmica dos fluidos: proposta de experimentação para o estudo da física no ensino médio. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Amazonas.
NICOT, Y. E.;DA SILVA, M. B.; CASTRO JUNIOR, W. E.. O movimento relativo e o paradoxo de Galileu Galilei, uma nova proposta para o Ensino Médio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Amazonas.
DA SILVA, M.B.; GUERREIRO, H. A.; MOTA, D. S.. Comissão de seleção para professor substituto edital 081/2019. 2020. Universidade Federal do Amazonas.
GIL, A. X.; RODRIGUES, C. F.;DA SILVA, M.B.. Concurso Público para a Carreira do Magistério Superior Edital 0839/2017. 2017. Universidade Federal do Amazonas.
DA SILVA, M. B.; BRAGA, I. T. B. J.; NASCIMENTO, M. S.. Comissão de Seleção de Professor Substituto. 2007. Universidade Federal do Amazonas.
Orientou
FERRAMENTAS COGNITIVAS APRESENTAM RESULTADOS POSITIVOS NO AUXÍLIO DO ENSINO - APRENDIZAGEM EM FÍSICA?; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Marcelo Brito da Silva;
INCLUSÃO DE AULAS EXPERIMENTAIS DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM CONSONÂNCIA COM ÀS NORMAS DA BNCC; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Marcelo Brito da Silva;
A contextualização no ensino de Física como facilitadora do processo de ensino-aprendizagem na EJA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Marcelo Brito da Silva;
A utilização da educação CTS dentro da formação integral proposta pela BNCC; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Marcelo Brito da Silva;
Abordagem do fenômeno de radiação do Corpo Negro com experimento de baixo custo; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Marcelo Brito da Silva;
ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: UMA ABORDAGEM MOTIVACIONAL PARA O ENSINO DE FÍSICA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Marcelo Brito da Silva;
Experimentos de baixo custo no Ensino de Física para o Ensino Médio: Prática desenvolvidas no âmbito do Pibid; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Marcelo Brito da Silva;
O ESTUDO DA ELETRODINÂMICA NO ENSINO MÉDIO COM AUXÍLIO DA TEORIA DE CAMPOS CONCEITUAIS DE VERGNAUD; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Marcelo Brito da Silva;
Uma análise da importância das aulas experimentais através de uma prática com circuitos elétricos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Marcelo Brito da Silva;
ENSINANDO LANÇAMENTO OBLÍQUO NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DE FOGUETES DE GARRAFAS PET; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Marcelo Brito da Silva;
Produções bibliográficas
-
DA SILVA, M.B. ; DA SILVA, P.C. ; MACEDO-FILHO, A. ; LYRA, M.L. ; SERVA, M. ; ALBUQUERQUE, E.L. ; FULCO, U.L. . Non-universality of the absorbing-state phase-transition in a linear chain with power-law diluted long-range connections. Physica. A (Print) , v. 404, p. 271-278, 2014.
-
DA SILVA, M. B. ; MACEDO-FILHO, A. ; ALBUQUERQUE, E. L. ; SERVA, M. ; LYRA, M. L. ; FULCO, U. L. . Critical properties of a superdiffusive epidemic process. Physical Review. E, Statistical, Nonlinear, and Soft Matter Physics (Print) , v. 87, p. 062108-1-062108-6, 2013.
-
SOUZA, E. S. ; DA SILVA, M. B. . Formação continuada de professores de ciências: práticas pedagógicas no contexto do ensino de física nos anos finais do ensino fundamental. In: Paula Almeida de Castro, Karyne Soares Duarte Silveira. (Org.). Formação continuada de professores de ciências: práticas pedagógicas no contexto do ensino de física nos anos finais do ensino fundamental. 8ed.Campina Grande/PB: Editora Realize, 2022, v. GT01, p. 846-864.
-
DA SILVA, M. B. ; FULCO, U. L. . Criticalidade do Processo Epidêmico Difusivo com voos de Lévy. In: 62° Reunião Anual da SBPC, 2010, Natal. Ciências do Mar: herança para o futuro, 2010.
-
DA SILVA, M. B. ; MACEDO FILHO, A. ; SILVA, P. C. ; SERVA, M. ; LYRA, M. L. ; ALBUQUERQUE, E. L. ; FULCO, . Não Universalidade do Processo de Contato em uma Cadeia Linear com Conexões de Longo Alcance. In: XXXI encontro de Físicos do Norte e Nordeste, 2013, Campina Grande. EST - Física Estatísitca e Nanomateriais, 2013.
-
SILVA, P. C. ; MACEDO FILHO, A. ; DA SILVA, M. B. ; FULCO, U. L. . Critical properties of diffusive epidemic process on the Apollonian Networks. In: XXX Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, 2012, Salvador. Critical properties of diffusive epidemic process on the Apollonian Networks, 2012.
-
DA SILVA, M. B. ; FULCO, U. L. . Análise Crítica de Processos de Reação-Difusão com Interação de Lévy. In: XXVIII Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, 2010, Teresina. Análise Crítica de Processos de Reação-Difusão com Interação de Lévy, 2010.
-
DA SILVA, M. B. ; FULCO, U. L. ; VISWANATHAN, G M ; LYRA, M. L. . Critical Behavior of Diffusive Epidemic Process with Lévy flights. In: XXXII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 2009, Águas de Lindóia. XXXII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 2009.
-
DA SILVA, M. B. ; Walter Esteves de Castro Junior . Determinação dos perfis verticais de velocidade do vento acima e dentro da copa da floresta Amazônica de terra firme. In: PIBIC, 2002, Manaus. XI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTIFÍCA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS. Manaus: EDUA, 2002. v. XI. p. 135-136.
-
LIMA, E. M. ; MACEDO FILHO, A. ; LUZ, E. M. S. ; SILVA, P. C. ; DA SILVA, M.B. ; FULCO, U. L. . Contact Process Delayed by Immunization Periods on the Apollonian Network. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
DA SILVA, M. B. . Amazônia News. 2023.
DA SILVA, M. B. . Bom Dia Amazonas. 2023.
DA SILVA, M. B. ; NASCIMENTO, G. . Science Talk - Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
CANALLE, J. ; SASAKI, N. M. S. A. ; CASTRO JUNIOR, W. E. ; GIL, A. X. ; DA SILVA, M. B. . 76º Encontro Regional de Ensino de Astronomia (EREA). 2019.
MARINHO, C. B. ; MOREIRA, T. F. ; GIL, A. X. ; Walter Esteves de Castro Junior ; DA SILVA, M. B. . II Semana de Astronomia Indígena. 2019. (Programa de rádio ou TV/Outra).
TRICHES, D. M. ; Walter Esteves de Castro Junior ; GIL, A. X. ; DA SILVA, M. B. . Dia do Orgulho Nerd. 2019. (Programa de rádio ou TV/Outra).
GIL, A. X. ; DA SILVA, M. B. . Projeto em Manaus oferece curso preparatório gratuito para a Olimpíada Brasileira de Astronomia. 2019. (Programa de rádio ou TV/Outra).
GIL, A. X. ; DA SILVA, M. B. . Estudante da UFAM, idealizadora do Projeto COSMOS, é embaixadora do Brasil em conferência de Havard e MIT nos EUA. 2019. (Programa de rádio ou TV/Outra).
MARINHO, C. B. ; MOREIRA, T. F. ; Walter Esteves de Castro Junior ; DA SILVA, M. B. . I Semana de Astronomia Indígena. 2018.
OLIVEIRA, A. R. L. ; DA SILVA, M. B. . Ajude o Projeto Cosmos a ir para o Simpósio na HUNGRIA!. 2018. (Programa de rádio ou TV/Outra).
CANDOTTI, E. ; Walter Esteves de Castro Junior ; DA SILVA, M. B. . Eclipse Solar. 2017.
CANDOTTI, E. ; Walter Esteves de Castro Junior ; DA SILVA, M. B. . Eclipse Solar. 2017. (Programa de rádio ou TV/Outra).
Walter Esteves de Castro Junior ; DA SILVA, M. B. . Clube de Astronomia da UFAM na Tv Globo. 2017.
Walter Esteves de Castro Junior ; DA SILVA, M. B. . O Clube de Astronomia da UFAM no seu início. 2016.
Walter Esteves de Castro Junior ; DA SILVA, M. B. . Clube de Astronomia da UFAM observando a superlua de 14/11/2016. 2016.
DA SILVA, M. B. . Projeto Escola ESG. 2023. (Site).
DA SILVA, M. B. . Projeto Escola ESG. 2023. (Site).
DA SILVA, M. B. . Referencial Curricular Amazonense: Ensino Fundamental Anos Finais. 2019. (Documento que complementa a BNCC no estado do Amazonas).
Projetos de desenvolvimento
-
2023 - Atual
Projeto Escola ESG, Descrição: Tecnologia social voltada para a promoção dos ODS através de uma abordagem teórica e prática em escolas públicas, com parceria de empresas para a imersão dos alunos em espaços de educação não-formal.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Marcelo Brito da Silva - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Escola Estadual Profa. Eliana de Freitas Morais. , Rua Rio Caquetá (Res V Melhor), Lago Azul, 69018582 - Manaus, AM - Brasil, Telefone: (92) 33032750, URL da Homepage:
Experiência profissional
2022 - Atual
Escola Estadual Profa. Eliana de Freitas MoraisVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Atividades
-
10/2022
Ensino,Disciplinas ministradas, Física, Itinerário Formativo - Unidade Curricular de Aprofundamento
2013 - 2022
Universidade Federal do AmazonasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Instituto de Ciências Exatas (ICE)
2006 - 2022
Universidade Federal do AmazonasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2006 - 2008
Universidade Federal do AmazonasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Instituto Natureza e Cultura (INC)
Atividades
-
07/2013 - 10/2022
Ensino, Física, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Física I, II e III, Física Moderna, Laboratórios de Física, Práticas de Ensino de Física I, II, III, IV e Moderna, Universo
-
12/2015 - 12/2019
Direção e administração, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Física.Cargo ou função, Vice Coordenador do Curso de Licenciatura em Física - Noturno.
-
04/2017 - 11/2017
Direção e administração, Instituto de Ciências Exatas.Cargo ou função, Chefe do Departamento de Física.
-
11/2006 - 03/2008
Ensino, Física, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Cálculo Aplicado à Química e à Biologia, Física Aplicada, Física Aplicada à Biologia e à Química, Fundamentos da Matemática, Fundamentos de Matemática e Estatística, Matemática
-
04/2007 - 09/2007
Extensão universitária , Reitoria, Pró-Reitoria de Extensão.Atividade de extensão realizada, Dias de Cinema e Vídeo na UFAM.
-
11/2006 - 04/2007
Extensão universitária , Reitoria, Pró-Reitoria de Extensão.Atividade de extensão realizada, Dias de Cinema e Vídeo na UFAM.
2001 - 2002
Escola Estadual Cacilda Braule PintoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor da Educação Básica, Carga horária: 20
2002 - 2002
escola estadual osmar pedrosaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor da Educação Básica, Carga horária: 20
2003 - 2005
Escola Estadual Manuel Rodrigues de SouzaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor da Educação Básica, Carga horária: 40
2005 - 2006
Escola Estadual João Bosco Ramos de LimaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor da Educação Básica, Carga horária: 40
2023 - Atual
Escola Estadual Professor Óctavio MourãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marcelo Brito da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?