Vera Maria de BArba
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria(1999) e mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria(2002). Atualmente é Professora de graduação da Faculdade de São Marcos e Horista do Universitário - Escola Técnica. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia. Atuando principalmente nos seguintes temas:Kant, Filosofia Transcendental, princípio de razão suficiente, Princípio de Causalidade.
Informações coletadas do Lattes em 26/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Filosofia
2000 - 2002
Universidade Federal de Santa Maria
Título: DOS USOS DO PRINCÍPIO DE RAZÃO SUFICIENTE EM KANT, Ano de Obtenção: 2002
Orientador: ABEL LASSALLE CASANAVE
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Kant; Filosofia Transcendental; princípio de razão suficiente; Princípio de Causalidade.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia / Especialidade: Filosofia Kantiana. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia / Especialidade: Filosofia Transcendental.
Graduação em Filosofia
1994 - 1999
Universidade Federal de Santa Maria
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, FAPERGS, Brasil.
Formação complementar
1997 - 1998
Monitoria Em Filosofia do Ser I e II. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
, Lê Razoavelmente.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Filosofia da Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: metodologia da pesquisa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Ciências Contábeis.
Participação em eventos
I Encontro do Cone Sul - Filosofia e Historia das Ciências. 1998. (Encontro).
Lógica, matemática e teoria do conhecimento. 1998. (Outra).
Racionalismo, empirismo e criticismo: a importância do ceticismo no pensamento filosófico moderno.. 1998. (Seminário).
Colóquio sobre Ensino de Filosofia. 1997. (Outra).
Seminário de Filosofia Hermenêutica. 1997. (Seminário).
Ciência e Sociedade: A filosofia e as controvérsias da racionalidade científica. 1996. (Seminário).
Participação em bancas
BARBA, V. M.. Desigualdade e discriminação salarial entre gêneros: um estudo de caso no município de São Marcos/RS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em administração) - Faculdade de São Marcos.
BARBA, V. M.. Sistema de franquias: um estudo sobre as características de um franqueado. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em administração) - Faculdade de São Marcos.
BARBA, V. M.. Projeto de implantação de um MEI: estudo de viabilidade de implantação de um projeto de indústria alimentícia para pessoas com intolerância alimentar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em administração) - Faculdade de São Marcos.
BARBA, V. M.. Comunicação empresarial: comunicação interna. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em administração) - Faculdade de São Marcos.
BARBA, V. M.. Avaliação de projetos de pesquisa da Unochapecó. 2003. Universidade Comunitária Regional de Chapeco.
BARBA, V. M.. Comprovação de Experiência Extra-escolar nas disciplina Filosofia e Ética na Administração e Metodologia da Pesquisa II. 2003. Universidade Comunitária Regional de Chapeco.
BARBA, V. M.. Banca de Comprovação de Experiência extra curricular em Teoria do Conhecimento, curso de Filosofia. 2003. Universidade Comunitária Regional de Chapeco.
BARBA, V. M.. Mesa de debate do Ciclo de Palestras Projeto Popular para o Brasil. 2003. Universidade Comunitária Regional de Chapeco.
BARBA, V. M.. Avaliação de propostas de pesquisa de Iniciação Científica, modalidade artigo 170. 2003. Universidade Comunitária Regional de Chapeco.
BARBA, V. M.. Membro discente de colegiado do Curso de Filosofia.. 1998. Universidade Federal de Santa Maria.
Orientou
A relação entre representação e teoria do conhecimento: uma aproximação a Leibniz e Hume; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Comunitária Regional de Chapeco; Orientador: Vera Maria de Barba;
Educação, experiência e vida: a superação do dualismo teoria-prática em Dewey; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Comunitária Regional de Chapeco; Orientador: Vera Maria de Barba;
A contribuição da filosofia na promoção da autonomia intelectual; 2002; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade do Oeste de Santa Catarina, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina; Orientador: Vera Maria de Barba;
Produções bibliográficas
-
BARBA, V. M. . Juízo problemático, proposição assertórica e princípio de razão suficiente em Kant. Grifos (Chapecó) , Chapecó - Santa Catarina, p. 47-58, 2002.
-
BARBA, V. M. . Considerações introdutória acerca do uso lógico do princípio de razão suficiente em Kant. Atlas do Colóquio: intuição, conceito e idéia, Santa Maria - RS, p. 119-124, 2001.
-
BARBA, V. M. . Xuxa ou Jim Morrison?. A folha do povo, Santa Rosa, p. 2 - 2, 05 ago. 2005.
-
BARBA, V. M. . Humpty Dumpty, Foucault e o discurso. Ano Zero, Chapecó/ Santa Catarina, p. 05 - 05, 15 abr. 2003.
-
BARBA, V. M. . A Dedução Transcendental na Crítica da Razão Pura de Immanuel Kant. In: Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria, 1999, Santa Maria. XIV Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria: Ufsm, 1999.
-
BARBA, V. M. . A natureza do Conhecimento Transcendental na Crítica da Razão Pura, de Immanuel Kant. In: Jornada acadêmica integrada da Universidade Federal de Santa Maria - Ufsm, 1998, Santa Maria. XIII Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria: Ufsm, 1998.
-
BARBA, V. M. . Do Uso Lógico do Princípio de Razão Suficiente em Kant. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BARBA, V. M. . Do Princípio Lógico de Razão Suficiente em Kant. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
BARBA, V. M. . Introdução à metodologia científica. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BARBA, V. M. ; GALENO, Alex ; Antonin Artaud: a revolta de um anjo terrível. 2005. (Editoração/Livro).
BARBA, V. M. . As noções de Princípio de Razão Suficiente em Immanuel Kant.. 2002 (Apresentação de comunicação) .
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Faculdade de São Marcos. , R. Dr. Aristóteles da Rosa, 550, centro, 95190000 - São Marcos, RS - Brasil, Telefone: (54) 32911710
Experiência profissional
2002 - 2018
Universidade Comunitária Regional de ChapecóVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 30
Atividades
-
02/2003 - 05/2018
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Filosófica/ Curso de Filosofia, Filosofia da Linguagem/ Curso de Filosofia, Filosofia da Linguagem/ Curso de Letras/Inglês, Filosofia Geral/ Curso de Direito, Filosofia geral e jurídica/ Curso de Direito, Metafísica/ Curso de Filosofia, Metodologia da pesquisa em Letras/ Curso de Letras/Inglês, Prática de Ensino em Filosofia II - Curso de Filosofia
-
02/2003 - 12/2004
Extensão universitária , Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Filosofia.,Atividade de extensão realizada, Programa de extensão "café filosófico".
-
02/2003 - 12/2003
Direção e administração, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Pós Graduação Em Ética e Filosofia Política.,Cargo ou função, Coordenador de P. Graduação.
-
08/2002 - 09/2002
Direção e administração, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Filosofia.,Cargo ou função, Coordenadora de Semana Acadêmica do Curso de Filosofia.
2002 - 2002
Universidade do Oeste de Santa CatarinaVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro (especifique) horista, Carga horária: 30
Atividades
-
02/2002 - 09/2002
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Filosofia (Curso de letras/Português, Introdução à Filosofia (Curso de letras/Espanhol, Filosofia da Linguagem (Curso de Letras/Inglês), Antropologia Filosófica (Curso de Filosofia), Metafísica 2 (Curso de Filosofia), Pesquisa em Letras (Curso de Letras), Filosofia Geral e Jurídica (Curso de Direito), Filosofia da Comunicação (Curso de Comunicação Social), Filosofia moderna II (Curso de Filosofia), Filosofia Medieval (curso de Filosofia)
2019 - Atual
Faculdade de São MarcosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de graduação, Carga horária: 4
Outras informações:
Docente das disciplinas de: Trabalho de Conclusão de Curso I; Português instrumental, Metodologia científica e ciências sociais
Atividades
-
02/2019
Direção e administração, coordenação.,Cargo ou função, Coordenação de ensino.
-
02/2019
Ensino, Bacharelado em administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Traballho de conclusão de curso I
2019 - Atual
Universitário - Escola TécnicaVínculo: horista, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 4
Atividades
-
03/2019
Ensino, Curso técnico em enfermagem, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Relações humanas e ética profissional
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Vera Maria de BArba e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?