Flávio Roberto dos Santos Coutinho

Possui graduação em graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009) com intercâmbio de um semestre cursando Computer Information Systems em University of the Incarnate Word (San Antonio, TX) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Atualmente é Professor efetivo do ensino básico, técnico e tecnológico no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Desenvolvimento de Jogos, atuando principalmente nos seguintes temas: acessibilidade, jogos, surdez, comunicabilidade e ensino.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

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Formação acadêmica

Mestrado em Ciências da Computação

2010 - 2012

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Revisitando a Acessibilidade de Jogos para Jogadores Surdos ou com Deficiência Auditiva,Ano de Obtenção: 2012
Raquel Oliveira Prates.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Jogos; Acessibilidade.Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Graduação em Sistemas de Informação

2005 - 2009

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Desenvolvendo um jogo portável em JavaME
Orientador: Luiz Chaimowicz

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Formação complementar

2019 - 2019

Extensão universitária em Computer Information Systems. (Carga horária: 0h). , University of the Incarnate Word, UIWTX, Estados Unidos.

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Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

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Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Desenvolvimento de Jogos.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.

    Grande área: Outros / Área: Tecnologia da Informação e Comunicação.

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Participação em eventos

XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.O design de um jogo que expõe uma crítica bem-humorada à carga de trabalhos acadêmicos: Tá chovendo TP!. 2017. (Simpósio).

XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.Game Accessibility Guidelines for People with Sequelae from Macular Chorioretinitis. 2017. (Simpósio).

Simpósio Mineiro de Sistemas de Informação. 2016. (Simpósio).

Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática. 2015. (Congresso).

XIV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.Developing an Accessible One-Switch Game for Motor Impaired Players. 2015. (Simpósio).

X Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital.An analysis of information conveyed through audio in an FPS game and its impact on deaf players experience. 2011. (Simpósio).

X Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital.A Survey on Game Accessibility. 2011. (Simpósio).

Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames).Belesminha: Um jogo educacional para apoio ao aprendizado de recursividade. 2008. (Simpósio).

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Participação em bancas

Aluno: Lincoln Gonçalves da silva Pires

SARUBBI, J. F. M.COUTINHO, F.SILVA, E. M.. Desenvolvimento prático de um Data Warehouse sobre Filmes através de dados coletados na Web. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Bancos de Dados) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Flávio Borges de Pinho Tavares

SILVA, E. M.COUTINHO, F.SARUBBI, J. F. M.. Otimização de uma Aplicação Desenvolvida em Access com a Migração da Base de Dados para SQL Server. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Bancos de Dados) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Samuel Morais

BARROS, E. G.COUTINHO, F.SILVA, E. M.. Persistência de Dados Georreferenciados em Bancos de Dados Relacionais e NoSQL. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Bancos de Dados) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Gabriel Campos Lages

ZAIDAN, F.COUTINHO, F.SILVA, I. S.. Inteligência Competitiva e Business Intelligence: Instrumentos de Coleta, Transformação e Análise Estratégica dos Dados. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Bancos de Dados) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Vinícius Mendes Pinto

KUPSCH, D.FERREIRA, K. A. M.COUTINHO, FLÁVIO R.S.. Green Software Engineering: proposta de avaliação de sustentabilidade de aplicativos móveis com o sistema operacional Android. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Rafael Barbosa Macedo

BARBOSA, G. A. R.COUTINHO, FLÁVIO R.S.; DALIP, D. H.;SILVA, I. S.. Uma proposta para a inspeção automática de usabilidade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Amanda Fernandes Pereira

COUTINHO, FLÁVIO R.S.BARBOSA, G. A. R.SILVA, I. S.. Acessibilidade em jogos para pessoas com deficiência visual com sequelas da coriorretinite macular. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Arley dos Santos Ribeiro

SILVA, I. S.BARBOSA, G. A. R.; COELHO, M. C. S.;COUTINHO, FLÁVIO R.S.. Text Review System - um sistema colaborativo para revisão de texto. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Luís Fernando de Quadros Guadagnin

SILVA, I. S.BARBOSA, G. A. R.COUTINHO, FLÁVIO R.S.. Avaliação da aplicabilidade da mineração de dados para o auxílio na detecção de indícios de fraudes em compras licitadas pelo governo de MG. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Cassiano de Brito Andrade

COUTINHO, FLÁVIO R.S.SILVA, I. S.; JESUS, T. A.;BARBOSA, G. A. R.. Detecção de movimentos no Android para a plataforma Move2Play: o algoritmo Castor e uma ferramenta para análise de algoritmos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Thiago Alexandre de Souza Silva

BARBOSA, G. A. R.COUTINHO, FLÁVIO R.S.SILVA, I. S.. Avaliação da interação social mediada por plataformas de narrativas efêmeras: um estudo de caso do Instagram Stories. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Lucas Batista Magalhães Carvalhais

COUTINHO, FLÁVIO R.S.BARBOSA, G. A. R.SILVA, I. S.. Em Busca do Livro Perdido: um jogo com acessibilidade para deficientes visuais-auditivos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Ana Cláudia Gomes de Mendonça

COUTINHO, FLÁVIO R.S.BARBOSA, G. A. R.; SANTOS, N. S.;SILVA, I. S.. Proposta de um modelo de gamificação para o Play(code). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Laura de Bella Oliveira Ribeiro

BARBOSA, G. A. R.SILVA, I. S.FERREIRA, K. A. M.COUTINHO, FLÁVIO R.S.. Portal El@s na Computação: um portal para visualização de informação sobre a atuação da mulher brasileira na Computação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Loraine Oliveira Duarte

BARBOSA, G. A. R.SILVA, I. S.COUTINHO, FLÁVIO R.S.; SANTOS, N. S.. Análise comparativa de heurísticas de visualização de informação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Guilherme Henrique Galdino LAra

SILVA, I. S.BARBOSA, G. A. R.COUTINHO, FLÁVIO R.S.. Gestão de metadados para o WikiOLAP. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Marco Antonio do Espírito Santo

ALVARES, A. R.; DALIP, D. H.;COUTINHO, FLÁVIO R.S.. Sistema para o gerenciamento e recomendação de jogos digitais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Bruno Marques Maciel

BARBOSA, G. A. R.SILVA, I. S.; CARVALHO, A. P.;COUTINHO, FLÁVIO R.S.. Proposta de um modelo de questões para o estudo de lógica de programação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Pedro Felipe Froes Silva

COUTINHO, FLÁVIO R.S.BARBOSA, G. A. R.SILVA, I. S.ALVARES, A. R.. Ferramenta para o desenvolvimento de design systems por meio de uma linguagem de domínio específico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Luis Gustavo Diniz de Carvalho

COUTINHO, FLÁVIO R.S.SILVA, I. S.CRUZ, A. R.; ALBUQUERQUE, S. C.;BARBOSA, G. A. R.. Console virtual para execução de exergames multijogador para a plataforma Move2Play. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Matheus Rodrigues Borges

BARRIENTOS, A. Y. M.; ALBUQUERQUE, S. C.;COUTINHO, FLÁVIO R.S.; DIAS, S. R.. Uma arquitetura orientada a segurança da informação para um sistema de automação predial de baixo custo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Pedro Henrique Brandão Nogueira Prado

COUTINHO, FLÁVIO R.S.BARBOSA, G. A. R.SILVA, I. S.. Filantrópico: um aplicativo híbrido de apoio a caridade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Felipe Ribeiro Magalhães

COUTINHO, FLÁVIO R.S.SILVA, I. S.BARBOSA, G. A. R.BARROS, E. G.. WikiOLAP Android: um aplicativo Android para visualização de dados abertos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Leonardo Dias Miranda

COUTINHO, FLÁVIO R.S.SILVA, I. S.CRUZ, A. R.ALVARES, A. R.BARBOSA, G. A. R.. Um portal para a visualização dos dados do HTTP Archive. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Luiz Antonio Chagas Junior

SILVA, I. S.BARBOSA, G. A. R.COUTINHO, FLÁVIO R.S.; DALIP, D. H.. Plataforma colaborativa e gamificada para classificação de sentimento. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Gustavo Pacheco

KUPSCH, D.FERREIRA, K. A. M.COUTINHO, FLÁVIO R.S.. DroidPolicy: uma ferramenta para detecção de violação em aplicativos Android baseada em políticas de privacidade. 2017.

Aluno: Sylvia Moss Martinez

FERREIRA, K. A. M.SILVA, I. S.ALVARES, A. R.COUTINHO, FLÁVIO R.S.. Ferramenta de comunicação entre desenvolvedores utilizando repositório Git. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Natália Moreira Pena de Paula

BARBOSA, G. A. R.COUTINHO, FLÁVIO R.S.SILVA, I. S.. Avaliação da sociabilidade de softwares sociais na perspectiva de idosos: um estudo de caso no Facebook. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Lucas Martins Felipe

FERREIRA, K. A. M.COUTINHO, F.BARBOSA, G. A. R.. Framework para aplicações MES na Plataforma Android. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Carlos Augusto Guerra Carneiro

PADUA, F. L. C.; SOUZA E LIMA, V. L.;COUTINHO, F.BATISTA, N. C.. Desenvolvimento de um Agente Virtual 3D para Sinalização de Termos em Línguas de Sinais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Acacio Fernando de Oliveira

COUTINHO, F.SILVA, I. S.ALVARES, A. R.. Caracterização de Desempenho de Técnicas para Troca de Conteúdo na Web. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Thais Coelho

BARBOSA, G. A. R.COUTINHO, F.SILVA, I. S.. Panorama da Acessibilidade Digital no Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Lipie Souza

SILVA, I. S.BARBOSA, G. A. R.COUTINHO, F.OLIVEIRA, P. A. C.. Sistema de Apoio à Decisão Baseado em Modelagem Multidimensional e Processamento Analítico de Dados. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Giovander Barrozo Marsaglia

ANDRADE, F. V.COUTINHO, F.; MAIA, L.. Sistema de Segurança de Baixo Custo Contra Perda de Animais de Estimação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Talita Santana Orfanó

FERREIRA, K. A. M.COUTINHO, F.KUPSCH, D.. Conhecimento de Software e o Modelo Little House: Uma Análise Experimental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Pedro Magalhães Bernardo

SILVA, I. S.BARBOSA, G. A. R.COUTINHO, F.BARROS, E. G.SARUBBI, J. F. M.. Ferramenta para Processamento e Integração de Dados Governamentais Abertos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: RAFAEL SALES

BARBOSA, G. A. R.; ANDRADE, C.;COUTINHO, F.SILVA, I. S.. Aplicabilidade dos principios de afetividade para identificar opressão em softwares sociais: Um estudo de caso do Facebook. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Francis Henrique de Oliveira Santos

SILVA, I. S.BARBOSA, G. A. R.COUTINHO, F.OLIVEIRA, P. A. C.. Ferramenta para suporte a aplicação e análise de avaliações por inspeção: Um estudo de caso com a Avaliação Heurística. 2016.

Aluno: Hian Neiva

BARBOSA, G. A. R.COUTINHO, F.SILVA, I. S.. Diretrizes para o Projeto e Avaliação de Aplicativos Móveis com Foco na Melhoria da Experiência do Usuário. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Silas Tolentino de Campos

KUPSCH, D.SILVA, I. S.COUTINHO, F.. Modelo de Avaliação de Jogos Educacionais Multiusuários. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Diego Fonseca Silva

BARBOSA, G. A. R.COUTINHO, F.SANTANA, I.. Como as Interfaces das Redes Sociais Online Impactam na Inclusão Social dos Usuários Surdos do Brasil: Um Estudo de Caso no Facebook. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Deborah D'carlo Rodrigues De Oliveira

BARBOSA, G. A. R.SILVA, I. S.COUTINHO, F.. Arcabouço de Heurísticas para Avaliação de Usabilidade de Aplicativos Móveis. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: LUCAS CARDOSO MEDEIROS

COUTINHO, F.BARBOSA, G. A. R.ALVARES, A. R.. Desenvolvimento de um Jogo Digital com Versão Acessível para Pessoas com Deficiência Motora. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

COUTINHO, F.KUPSCH, D.BARBOSA, G. A. R.. Desenvolvimento de uma Aplicação para Compartilhamento de Promoções Georreferenciadas com Técnicas de Gamificação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Lorena Tomagnini

BARBOSA, G. A. R.COUTINHO, F.SILVA, I. S.. Identificação de Estratégicas Motivacionas para Uso Continuo de Aplicativos Móveis: Um Estudo de Caso dos Apps de GPS. 2015.

Aluno: PHILLIPE CAIXETA RODRIGUES

SILVA, I. S.BARBOSA, G. A. R.COUTINHO, F.LACERDA, A. M.. Apreciação da Aplicabilidade da Análise de Sentimento para Avaliação da Experiência do Usuário em Aplicativos Móveis. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Leonardo Burkovski

BARBOSA, G. A. R.COUTINHO, F.SILVA, I. S.. Adequação do Processo de Desenvolvimento de Sotfware para atender as exigências do Mps.Br Nível F. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Pedro Colen Cardoso

COUTINHO, F.BARBOSA, G. A. R.SILVA, I. S.. Revisitando a Otimização de Desempenho de Front-End de Websites para HTTP/2. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Rafael Starling Pessim Silva

COUTINHO, F.SILVA, I. S.BARRIENTOS, A. Y. M.. AInfect: Desenvolvimento e Avaliação de um Jogo Multijogador Utilizando Unity 3D. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: VICTOR CARNEIRO SALVADOR

COUTINHO, F.BARBOSA, G. A. R.SILVA, I. S.. Em Direção a uma Métrica de Manutenibilidade de Código CSS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

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Comissão julgadora das bancas

Luiz Chaimowicz

PRATES, R. O.CHAIMOWICZ, L.; PADUA, C. I. P. S.; SILVEIRA, M. S.. Revisitando a acessibilidade de jogos para jogadores surdos ou com deficiência auditiva. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Raquel Oliveira Prates

Chaimowicz, L.PRATES, R. O.. Desenvolvendo Jogos para Celular com Java ME ? Como criar um jogo completo e portável. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

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Orientou

Adriel Augusto Germano Silva

UtopicSense: uma ferramenta de fomento ao uso de sinestesia como recurso assistivo em jogos 2D; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Flávio Roberto dos Santos Coutinho;

Augusto Monteiro de Castro Silva Costa

Aplicativo Android para Gerenciamento de Roteiros de Viagem; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Flávio Roberto dos Santos Coutinho;

Henrique Hideki Sampaio

Gamificação empresarial aplicada no setor imobiliário; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Flávio Roberto dos Santos Coutinho;

João Pedro Silva Pereira

Move2Control - um aplicativo para controle de exergames na plataforma Move2Play; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Flávio Roberto dos Santos Coutinho;

Pedro Henrique Silva

Aplicativo para suporte à busca de animais de estimação perdidos; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Flávio Roberto dos Santos Coutinho;

Vinícius Magalhães D'Assunção

Geração procedural de texturas baseada em programação genética; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Flávio Roberto dos Santos Coutinho;

Amanda Fernandes Pereira

Acessibilidade em jogos para pessoas com deficiência visual com sequelas da coriorretinite macular; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Flávio Roberto dos Santos Coutinho;

Ana Cláudia Gomes de Mendonça

Proposta de um Modelo de Gamificação para o Play(code); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Flávio Roberto dos Santos Coutinho;

Cassiano de Brito Andrade

Detecção de Movimentos no Android para a Plataforma Move2Play: o algoritmo Castor e uma ferramenta para análise de algoritmos; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Flávio Roberto dos Santos Coutinho;

Lucas Batista Magalhães Carvalhais

Em Busca do Livro Perdido: um jogo com acessibilidade para deficientes visuais-auditivos; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Flávio Roberto dos Santos Coutinho;

Felipe Ribeiro Rodrigues Magalhães

WikiOLAP Android: Um Aplicativo para Visualização de Dados Abertos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Flávio Roberto dos Santos Coutinho;

Pedro Henrique Brandão Nogueira Prado

Filantrópico: Um Aplicativo Híbrido de Apoio à Caridade; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Flávio Roberto dos Santos Coutinho;

Leonardo Dias Miranda

Um Portal para Visualização dos Dados do HTTP Archive; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Flávio Roberto dos Santos Coutinho;

Pedro Felipe Froes Silva

Ferramenta para o Desenvolvimento de Design Systems por meio de uma Linguagem de Domínio Específico; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Flávio Roberto dos Santos Coutinho;

Luis Gustavo Diniz de Carvalho

Console virtual para execução de exergames multijogador para a plataforma Move2Play; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Flávio Roberto dos Santos Coutinho;

Acacio Fernando de Oliveira

Caracterização do Desempenho de Técnicas para Troca de Conteúdo na Web; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Flávio Roberto dos Santos Coutinho;

Pedro Magalhães Bernardo

Plataforma para Processamento e Integração de Dados Abertos; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Flávio Roberto dos Santos Coutinho;

LUCAS CARDOSO MEDEIROS

Desenvolvimento de um Jogo Digital com Versão Acessível para Pessoas Com Deficiência Motora; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Flávio Roberto dos Santos Coutinho;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Desenvolvimento de uma Aplicação para Compartilhamento de Promoções Georreferenciadas com Técnicas de Gamificação; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Flávio Roberto dos Santos Coutinho;

Rafael Starling Pessim Silva

AInfect: Desenvolvimento e Avaliação de um Jogo Multijogador Utilizando Unity3D; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Flávio Roberto dos Santos Coutinho;

Pedro Colen Cardoso

Revisitando a Otimização de Desempenho Front-End em Websites para HTTP/2; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Flávio Roberto dos Santos Coutinho;

VICTOR CARNEIRO SALVADOR

Em Direção a uma Métrica de Manutenibilidade de Código CSS; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Flávio Roberto dos Santos Coutinho;

Jonathan Henrique Silva

Move2Play: Uma Plataforma para Exergames; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Flávio Roberto dos Santos Coutinho;

Henrique Hideki Sampaio

Move2Play: Uma Plataforma para Exergames; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Flávio Roberto dos Santos Coutinho;

Thiago Figueiredo Costa

Move2Play: Uma Plataforma para Jogos Fitness; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Flávio Roberto dos Santos Coutinho;

Pedro Henrique Cordeiro de Jesus

Move2Play: Uma Plataforma para Jogos Fitness; 2017; Iniciação Científica - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Flávio Roberto dos Santos Coutinho;

Matheus Quintão Santiago

Move2Play: Uma Plataforma para Jogos Fitness; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Informática) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Flávio Roberto dos Santos Coutinho;

Paula Mara Ribeiro

Play(code): Uma Plataforma Gamificada para o Aprendizado Interativo de Lógica de Programação; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Informática) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Flávio Roberto dos Santos Coutinho;

João Pedro Rosa e Silva Renan

Play(code): Uma Plataforma Gamificada para o Aprendizado Interativo de Lógica de Programação; 2017; Iniciação Científica - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Flávio Roberto dos Santos Coutinho;

Fernando Antônio Martins Vieira Júnior

Play(code): Uma Plataforma Gamificada para o Aprendizado Interativo de Lógica de Programação; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Flávio Roberto dos Santos Coutinho;

André Luís Borges de Oliveira

WikiOLAP: Plataforma Colaborativa para Análise de Dados Abertos; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Computação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Flávio Roberto dos Santos Coutinho;

Amanda Fernandes Pereira

WikiOLAP: Plataforma Colaborativa para Análise de Dados Abertos; 2017; Iniciação Científica - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Flávio Roberto dos Santos Coutinho;

Fabrício Fraga

WikiOLAP: Plataforma Colaborativa para Análise de Dados Abertos; 2017; Iniciação Científica - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Flávio Roberto dos Santos Coutinho;

Felipe Santos Alves de Freitas

Play(code): Uma Plataforma Gamificada para o Aprendizado Interativo de Lógica de Programação; 2017; Iniciação Científica - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Flávio Roberto dos Santos Coutinho;

Reynaldo Silva Guedes Pinto

Move2Play: Uma Plataforma para Exergames; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Informática) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Flávio Roberto dos Santos Coutinho;

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Foi orientado por

Júlio César Dias Lopes

Construção e publicação na internet de banco de dados de estruturas moleculares; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Julio Cesar Dias Lopes;

Luiz Chaimowicz

Procedural Content Generation for games with mixed-initiative based on Machine Learning; Início: 2020; Tese (Doutorado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Luiz Chaimowicz

Revisitando a acessibilidade de jogos para jogadores surdos ou com deficiência auditiva; 2012; Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Luiz Chaimowicz;

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Produções bibliográficas

  • PEREIRA, AMANDA F. ; SILVA, JONATHAN ; HIDEKI, HENRIQUE ; RODRIGUES, MIGUEL ; SOUZA, LUIZA ; MARTINS, MICHEL ; SILVAMICHEL, ISMAEL S. ; BARBOSA, GLÍVIA A.R. ; COUTINHO, FLÁVIO R.S. . Game accessibility guidelines for people with sequelae from macular chorioretinitis. ENTERTAINMENT COMPUTING , v. 28, p. 49-58, 2018.

  • DE SOUZA SILVA, THIAGO ALEXANDRE ; RODRIGUES BARBOSA, GLÍVIA ANGÉLICA ; SANTANA SILVA, ISMAEL ; DOS SANTOS COUTINHO, FLAVIO ROBERTO . EPHEMERAL NARRATIVE SYSTEMS' SOCIABILITY MEDIATED BY USER EXPERIENCE: A CASE STUDY OF INSTAGRAM STORIES. IADIS International Journal on WWWInternet , v. 16, p. 34-49, 2018.

  • RIBEIRO, L. B. ; BARBOSA, G. A. R. ; SILVA, I. S. ; COUTINHO, F. ; SANTOS, N. S. . Um Panorama da Atuação da Mulher na Computação. In: XXXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2019, Belem, PA. Anais do XXXIX CSBC, 2019.

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  • CHAGAS, L. ; SILVA, I. S. ; BARBOSA, G. A. R. ; COUTINHO, FLÁVIO R.S. . Sentionário: uma ferramenta colaborativa para criação de dicionário de sentimento. In: XV Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC), 2019, Rio de Janeiro, RJ. Anais do Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, 2019.

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  • MAGALHÃES, P. ; SILVA, I. S. ; BARBOSA, G. A. R. ; COUTINHO, F. ; BARROS, E. G. . WikiOlapBase: A collaborative tool for open data processing and integration. In: Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, 2017, São Paulo, SP. Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, 2017.

  • SALES, R. ; BARBOSA, G. A. R. ; ANDRADE, C. ; SILVA, I. S. ; COUTINHO, F. . Caracterização de Opressão de Gênero em Redes Sociais a partir de Violações dos Princípios de Afetibilidade: Um estudo de caso no Facebook. In: Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, 2017, São Paulo, SP. Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, 2017.

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  • PEREIRA, A. F. ; COUTINHO, F. . Game Accessibility Guidelines for People with Sequelae from Macular Chorioretinitis. In: XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2017, Curitiba, PR. XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2017.

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  • CAPELAO, L. ; COUTINHO, F. ; FREITAS, L. ; PEREIRA, K. ; PRATES, R. O. . Uma avaliação da qualidade de uso do Moodle na UFMG. In: Moodle Moot, 2011, São Paulo. Anais do Moodle Moot, 2011. p. 209-220.

  • SALES, R. ; BARBOSA, G. A. R. ; SILVA, I. S. ; COUTINHO, FLÁVIO R.S. ; SILVA, T. A. S. . Caracterização das Estratégias de Afetibilidade em Redes Sociais Online: um estado de caso do Facebook. In: 8th Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining, 2019, Pará. BraSNAM: Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining, 2019.

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  • BARBOSA, G. A. R. ; SILVA, I. S. ; COUTINHO, F. ; FROES, P. F. ; BARBOSA, R. M. ; FREITAS, F. S. A. ; NASCIMENTO, V. M. P. ; BULGARELLI, M. ; MARQUES, G. H. ; RENAN, J. P. R. E. S. ; RIBEIRO, P. M. ; SENNA, J. ; FRANCO, D. . Play(code): uma proposta para estimular o aprendizado de Lógica de Programação. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2018), 2018, Fortaleza. XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2018), 2018.

  • ASSUNÇÃO, V. M. ; BACELAR, T. ; COUTINHO, F. ; CRUZ, A. R. . O design de um jogo que expõe uma crítica bem-humorada à carga de trabalhos acadêmicos: Tá chovendo TP!. In: XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2017, Curitiba, PR. XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2017.

  • MEDEIROS, L. C. ; COUTINHO, F. . Desenvolvendo um Jogo de Tecla Única Acessível para Jogadores com Deficiência Motora. In: XIV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2015, Teresina. Proceedings of XIV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2015.

  • SILVA, M. ; COUTINHO, F. ; OLIVEIRA, A. P. . Marketing Communication Strategies for the Corporate Website of Promenade Champagnat: Using Mis at Tourism. In: Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, 2014, Foz do Iguaçu. Anais do XIII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, 2014.

  • COUTINHO, F. ; SILVA, M. ; PRATES, R. O. ; CHAIMOWICZ, L. . A Survey on Game Accessibility. In: X Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, 2011, Salvador. Anais do X Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2011.

  • COUTINHO, F. . Acessibilidade em Jogos Digitais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • COUTINHO, F. ; PRATES, R. O. ; CHAIMOWICZ, L. . Avaliando e Investigando Acessibilidade em Jogos para Jogadores Surdos com o Método de Inspeção Semiótica. Austin, TX: CHI Game User Interface Workshop, 2012 (Workshop).

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Outras produções

COUTINHO, F. ; CASTRO, I. H. L. ; BERNARDES, A. ; RICELLI, F. ; SA, E. ; LANA, F. ; ABREU, P. ; REZENDE, T. . Ranch Wars. 2010.

COUTINHO, F. ; ALMEIDA, J. M. ; PRATES, R. O. ; CHAIMOWICZ, L. . A Belesminha. 2008.

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Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Move2Play: Uma Plataforma para Jogos Fitness, Descrição: A prática regular de atividades físicas proporciona benefícios à saúde e ao bem estar das pessoas. Todavia, uma grande parcela da população leva um estilo de vida sedentário ? no Brasil, essa parcela é de 45,9%, segundo o IBGE. Hoje em dia, é possível encontrar nas academias de ginástica diferentes opções para se exercitar, entretanto, mesmo com as opções flexíveis de horários e com a variedade de atividades, ainda há bastante resistência e desistência por parte das pessoas. Elas justificam esse comportamento com fatores como falta de motivação e monotonia dos exercícios. Uma forma de reduzir a desistência, aumentando o interesse e o engajamento das pessoas com as atividades físicas, é por meio de jogos fitness, que são jogos que envolvem a interação por meio de movimentação do corpo como em um exercício físico. Com o objetivo de aumentar o engajamento das pessoas nessas atividades e, potencialmente, atrair pessoas que não se sentem motivadas a sequer começar a praticar exercícios, este projeto visa a criação e a disponibilização da Move2Play: uma plataforma eletrônica para jogos fitness que seja economicamente viável para academias e também para usuários individuais. Para que a Move2Play seja uma opção praticável, a plataforma fará uso de hardware de propósito geral como computadores pessoais e smartphones. Além da plataforma, alguns jogos fitness também serão desenvolvidos, fazendo uso de estratégias de colaboração como a competição e a cooperação em jogos. Outros jogos poderão ser incorporados à plataforma futuramente, uma vevz que ela será aberta e extensível.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . , Integrantes: Flávio Roberto dos Santos Coutinho - Coordenador / Glívia Angélica Rodrigues Barbosa - Integrante / Ismael Santana Silva - Integrante / Thiago Figueiredo Costa - Integrante / Pedro Henrique Cordeiro de Jesus - Integrante / Matheus Quintao Santiago - Integrante., Financiador(es): Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Bolsa.

  • 2017 - Atual

    WikiOLAP: Plataforma Colaborativa para Análise de Dados Abertos, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Evandrino Gomes Barros em 04/04/2017., Descrição: Descrição: Os avanços tecnológicos têm favorecido o compartilhamento de dados e a geração de conhecimento em diversas áreas como, por exemplo, na economia, política, sociologia entre outras. Com o intuito de favorecer a extração de informação e a geração do conhecimento, diversos conjuntos de dados têm sido disponibilizados publicamente, dando origem ao conceito de dados abertos. Contudo, embora esses dados estejam disponíveis, o processamento, a visualização e análise dos mesmos, por parte da população em geral, podem ser considerados tarefas difíceis. Isso porque, os dados estão disponibilizados em grande volume, em arquivos distintos e em formatos diferentes, dificultando o cruzamento e análise para obtenção de informações relevantes sem o apoio de ferramentas adequadas. Motivado por esse cenário, este projeto visa propor o WikiOLAP, uma plataforma colaborativa capaz de processar, integrar e permitir a análise de dados abertos. O objetivo dessa ferramenta é prover uma infraestrutura base e técnicas de análise de dados, de modo a viabilizar o processamento, a visualização e o estudo de grandes volumes de dados, mesmo por pessoas sem conhecimento técnico na área de Computação. A plataforma proposta contribuirá para que os usuários, de diferentes áreas de conhecimento, possam explorar dados abertos de interesse. Além disso, o WikiOLAP poderá contribuir com a expansão da análise dos dados abertos, uma vez que permite um maior compartilhamento de informação e disseminação de conhecimento... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Flávio Roberto dos Santos Coutinho - Integrante / Glívia Angélica Rodrigues Barbosa - Integrante / Ismael Santana Silva - Integrante / Evandrino Gomes Barros - Coordenador / André Luís Borges de Oliveira - Integrante / Amanda Fernandes Pereira - Integrante., Financiador(es): Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Bolsa.

  • 2016 - Atual

    Play(code): Uma Plataforma Gamificada para o Aprendizado Interativo de Lógica de Programação, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Glivia Angélica Rodrigues Barbosa em 01/04/2017., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) . , Integrantes: Flávio Roberto dos Santos Coutinho - Integrante / Glívia Angélica Rodrigues Barbosa - Coordenador / Ismael Santana Silva - Integrante / Paula Mara Ribeiro - Integrante / Joao Pedro Rosa e Silva Renan - Integrante / Fernando Antonio Martins Vieira Junior - Integrante / Pedro Felipe Froes - Integrante / Pedro Henrique Lopes de Castro - Integrante / Felipe Santos Alves de Freitas - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa / Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Bolsa.

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Prêmios

2011

Melhor artigo completo:, SBGames 2011 - Trilha de Computação, Sociedade Brasileira de Computação.

2009

Melhor aluno do curso de Sistemas de Informação da turma de 2005/02, Universidade Federal de Minas Gerais.

2008

Melhor Artigo Resumido: "Belesminha: Um jogo educacional para apoio ao aprendizado de recursividade", SBGames 2008 - Trilha de Jogos e Cultura, Sociedade Brasileira de Computação.

Histórico profissional

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Endereço profissional

  • Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Diretor Geral, Departamento de Computação. , Avenida Amazonas - de 5701/5702 a 8999/9000, Gameleira, 30510000 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 3319-6870, URL da Homepage:

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Experiência profissional

  • 2014 - Atual

    Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 08/2015

      Ensino, Especialização em Bancos de Dados, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, NoSQL

    • 08/2014

      Pesquisa e desenvolvimento , Diretor Geral, Departamento de Computação.,Linhas de pesquisa

    • 08/2014

      Ensino, Engenharia de Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Computação Gráfica, Desenvolvimento de Jogos, Programação para Web

    • 08/2014

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Laboratório de Fundamentos de Informática