Karina Mayara Leite Vieira

Mestra em Educação (2011-2013) pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP), Instituto de Biociências, câmpus de Rio Claro-SP, com dissertação sobre o ensino da escrita na escola, a formação de alunos escritores e a formação de professores de língua materna. Licenciada em Letras - Português/Francês (2006-2009) também pela UNESP (Faculdade de Ciências e Letras de Assis-SP). Desde 2012, é professora titular de cargo de Língua Portuguesa da rede pública municipal de Campinas-SP, atuando no Ensino Fundamental (Anos finais) e na Educação de Jovens e Adultos (Fundamental II). Atualmente trabalha na EMEF "Maria Pavanatti Fávaro". Iniciou a carreira docente como professora da rede pública estadual (2010-2012), ministrando as disciplinas de Língua Portuguesa e Língua Portuguesa e Literatura. Foi professora contratada da Faculdade Fleming/UNIESP, câmpus de Campinas-SP, de Teoria Literária (curso de Letras) e Comunicação e Expressão (Pedagogia). Suas áreas de interesse de pesquisa são: ensino de língua materna, ensino da leitura e da escrita, currículo de língua portuguesa, formação de leitores e escritores, cultura escrita, cultura digital, culturas juvenis e formação continuada de professores.

Informações coletadas do Lattes em 16/06/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Educação

2022 - Atual

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Do ensino da escrita à produção de textos multimodais: tecnologias digitais nas aulas de Língua Portuguesa,
Orientador: Laura Noemi Chaluh
Palavras-chave: tecnologias digitais; letramentos; ensino de língua materna.Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Educação

2011 - 2013

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Escrever na escola: o trabalho pedagógico e a formação de alunos escritores,Ano de Obtenção: 2013
Laura Noemi Chaluh.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Letras/Licenciatura

2006 - 2009

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Pelos caminhos da memórias: a Angola do pós-independência revisitada por Ondjaki
Orientador: Rubens Pereira dos Santos
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Formação complementar

2017 - 2017

Grupo de Trabalho: Educação de Jovens e Adultos - uma proposta de trabalho. (Carga horária: 72h). , Secretaria Municipal de Educação de Campinas-SP, SME-CAMPINAS, Brasil.

2016 - 2016

Lei 10639/2003: desafios e possibilidades. (Carga horária: 4h). , Pró-Reitoria de Educação da UNESP, UNESP, Brasil.

2016 - 2016

Grupo de Estudo da EJA. (Carga horária: 120h). , Secretaria Municipal de Educação de Campinas-SP, SME-CAMPINAS, Brasil.

2015 - 2015

3º Treinamento de corretores - correção on-line. (Carga horária: 23h). , Fundação para o vestibular da Universidade Estadual Paulista, VUNESP, Brasil.

2015 - 2015

3º Treinamento de Coordenadores e Supervisores - correção on-line. (Carga horária: 23h). , Fundação para o vestibular da Universidade Estadual Paulista, VUNESP, Brasil.

2015 - 2015

Grupo de Formação de EJA. (Carga horária: 120h). , Secretaria Municipal de Educação de Campinas-SP, SME-CAMPINAS, Brasil.

2014 - 2014

2º Treinamento de corretores - Correção on-line. (Carga horária: 40h). , Fundação para o vestibular da Universidade Estadual Paulista, VUNESP, Brasil.

2013 - 2013

1º Treinamento de Corretores - Correção on-line. (Carga horária: 24h). , Fundação para o vestibular da Universidade Estadual Paulista, VUNESP, Brasil.

2013 - 2013

Grupo de Formação Diretrizes Curriculares da EJA - Metodologia e Formação. (Carga horária: 76h). , Secretaria Municipal de Educação de Campinas-SP, SME-CAMPINAS, Brasil.

2012 - 2012

Curso Básico para Ingressantes: estrutura, funcionamento e legislação. (Carga horária: 16h). , Secretaria Municipal de Educação de Campinas-SP, SME-CAMPINAS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino da leitura e da escrita.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de leitores e escritores.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de língua materna.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.

Organização de eventos

CAMARGO, M. R. R. M. ; VIEIRA, KARINA M. L. ; CHALUH, LAURA N. ; LEITE, C. D. P. . VII Seminário sobre Linguagens, Políticas de Subjetivação e Educação "Cultura e formação: imagens e encontros" e I Seminário do Imago - Imagens para desfocar. 2011. (Outro).

Participação em eventos

I Ciclo de Diálogos com a BNCC.BNCC e o Campo Jornalístico Midiático. 2020. (Outra).

II Seminário Novos caminhos do convívio: práticas restaurativas na escola. 2019. (Seminário).

IX Seminário Fala Outra Escola: Co-lecionar práticas de humanização com e para a liberdade.Projeto Vivaética. 2019. (Seminário).

Seminário Curricular: "Diálogos entre a BNCC e as Diretrizes Curriculares do EF/EJA da RMC: pontos e contrapontos. 2019. (Seminário).

Fórum Municipal de EJA Anos finais: Juventude(s) e diversidade.Projeto Vida Nova - histórias de vida e perspectivas de futuro. 2017. (Outra).

Fórum Municipal de EJA Anos Finais: novas organizações. 2017. (Outra).

I Encontro Internacional da Rede Escola Pública e Universidade.Educação pública em disputa: resistências à imposição da gestão empresarial na Rede Municipal de Ensino de Campinas. 2017. (Encontro).

20 Congresso de Leitura do Brasil (COLE): nas dobras do impossível. Sarau na Educação de Jovens e Adultos e os desdobramentos dos sentidos da leitura na escola. 2016. (Congresso).

III Congresso Nacional de Formação de Professores e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de educadores - Profissão de Professor: cenários, tensões e perspectivas. III Congresso Nacional de Formação de Professores e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de educadores - Profissão de Professor: cenários, tensões e perspectivas. 2016. (Congresso).

III Seminário de Medidas Socioeducativas.Cenas da experiência de um trabalho com adolescentes na EJA. 2016. (Seminário).

I Seminário de Abertura do Ano Letivo FUMEC/SME 2016. 2016. (Seminário).

Seminário de Formação "A Gestão democrática como ferramenta para a construção de uma escola pública de qualidade. 2016. (Seminário).

"Projetos educacionais em disputa na atualidade: desafios da ação política em defesa da escola pública. 2015. (Outra).

5 Encontro para a Capacitação do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania. 2015. (Encontro).

8 Fórum Internacional de Educação da Região Metropolitana de Campi as. 2015. (Outra).

VII Seminário Fala Outra Escola.Retalhos de narrativa, escrita e oralidade na educação de jovens e adultos. 2015. (Seminário).

V Seminário Nacional sobre Formação de Educadores de Jovens e Adultos.A narrativa na formação de professores de EJA ou as histórias que professores e alunos da EJA contam. 2015. (Seminário).

4 Seminário de Formação Continuada de Multiplicadores do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC). 2014. (Seminário).

Fórum "Gestão pública da educação". 2014. (Outra).

IX Seminário Linguagem, Políticas de Subjetivação e Educação - III Seminário do IMAGO.As histórias que contamos: possibilidades para o ensino da escrita na escola. 2014. (Seminário).

Seminário "Desafios da Educação de Jovens e Adultos". 2014. (Seminário).

V Simpósio do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e adultos - GEPEJA.Desafios de ensinar a escrever na Educação de Jovens e Adultos. 2014. (Simpósio).

II Seminário de Integração FUMEC/CEPROCAMP/SME. 2013. (Outra).

I Seminário Curricular de Educação de Jovens e Adultos 2013 - Trabalho, conhecimento e a educação do trabalhador: tecendo o currículo EJA - Profissões. 2013. (Seminário).

I Seminário de Integração Equipes Gestoras da Educação de Jovens e Adultos e Equipes Gestoras da FUMEC. 2013. (Seminário).

Roda de conversa com a professora Cláudia Borges Costa. 2013. (Outra).

Seminário Curricular - Ensino Fundamental 2013. 2013. (Seminário).

VI Seminário Fala Outra Escola - Diálogo e conflito: por uma escuta alteritária.O ensino da escrita na escola como espaço de interação e alteridade. 2013. (Seminário).

18 Congresso de Leitura do Brasil (COLE). O ensino de língua portuguesa e seus atravessamentos políticos. 2012. (Congresso).

II Congresso de Educação de Jovens e Adultos, VIII Seminário Linguagem, Políticas de Subjetivação e Educação e II Seminário IMAGO. Tangenciando a escrita acadêmica: escrever, mostrar-se, inventar-se?. 2012. (Congresso).

IV Círculo - Rodas de Conversa Bakhtiniana.Ensino de língua materna no contexto neoliberal: um desafio político. 2012. (Outra).

VII Seminário Nacional do Centro de Memória-UNICAMP: Memória, Cidade e Educação das Sensibiilidades.Diário de uma professora: experiência, narrativa, reflexão e (trans)formação. 2012. (Seminário).

Colóquio. 2011. (Outra).

I EEBA - Encontro de Estudos Bakhtinianos.Problemas do uso dos gêneros discursivos da escola ou estamos falando a mesma língua?. 2011. (Encontro).

VII Seminário sobre Linguagens, Políticas de Subjetivação e Educação - I Seminário do Imago.O uso do diário pessoal na escola: possibilidades e limitações. 2011. (Seminário).

XI Congresso Estadual sobre Formação de Professores e I Congresso Nacional de Formação de Professores da UNESP. Contribuições de um projeto didático para a formação do professor pesquisador. 2011. (Congresso).

Colóquio Artur Azevedo. 2009. (Outra).

Elaboração de Resumos. 2009. (Oficina).

I Simpósio de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.Bom dia Camaradas: a Angola do pós-independência na voz de um menino narrador. 2009. (Simpósio).

XIX Seminário do CELLIP.Diálogos entre Brasil e Angola: a recriação literária da infância em obras autobiográficas. 2009. (Seminário).

XXI CIC (Congresso de Iniciação Científica/ UNESP). Bom dia Camaradas: as memórias do menino/narrador. 2009. (Congresso).

Encontro dos Núcleos de Ensino da UNESP - 21 anos - PROGRAD.Leitura e Produção de Texto Oral e Escrito no Ensino Fundamental. 2008. (Encontro).

Seminário: Leituras da Modernidade. 2008. (Seminário).

Seminário Brasileiro de Literatura Contemporânea - Caio Fernando de Abreu, 60 anos. 2008. (Seminário).

XVIII Seminário do CELLIP.A construção do gênero memórias na obra Infância de Graciliano Ramos: um estudo dos tempos verbais. 2007. (Seminário).

II Ciclo Internacional de Estudos Antigos e Medievais. 2006. (Outra).

II Colóquio Internacional do CILBELC - Formas de narratividade. 2006. (Outra).

Simpósio Cyro dos Anjos: 100 anos. 2006. (Simpósio).

Produções bibliográficas

  • VIEIRA, K. M. L. . Sarau na Educação de Jovens e Adultos e os desdobramentos dos sentidos da leitura na escola. Linha Mestra , v. 30, p. 1562-1565, 2016.

  • VIEIRA, KARINA M. L. ; CHALUH, LAURA N. . A escrita como espaço de formação: Da formação do aluno à formação do professor. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos) , v. 8, p. 175-187, 2014.

  • VIEIRA, K. M. L. . O ensino de língua portuguesa e seus atravessamentos políticos. Leitura. Teoria & Prática , v. 1, p. 2913-2921, 2012.

  • VIEIRA, K. M. L. . Pelos caminhos da memórias: a Angola do pós-independência revisitada por Ondjaki. Revista África e Africanidades , v. 10, p. 1-15, 2010.

  • VIEIRA, K. M. L. . Problemas do uso dos gêneros discursos na escola ou estamos falando a mesma língua?. In: FREITAS, Maria Teresa de Assunção. (Org.). A responsividade bakhtiniana: na educação, na estética e na política. 1ed.Juiz de Fora: Editora UFJF, 2011, v. 1, p. 200-204.

  • VIEIRA, K. M. L. . Versos e rimas: uma experiência com poesias e saraus na Educação de Jovens e Adultos. In: III Congresso Nacional de Formação de Professores e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de educadores - Profissão de Professor: cenários, tensões e perspectivas, 2016, Águas de Lindoia. Anais do Congresso Nacional de Formação de Professores e Congresso Estadual Paulista sobre Formação de educadores. SP: UNESP, 2016. v. 3. p. 7965-7976.

  • VIEIRA, K. M. L. . Retalhos de narrativa, escrita e oralidade na educação de jovens e adultos. In: VII Seminário Fala Outra Escola, 2015, Campinas. Teu olhar transforma o meu? 9788577131877. Campinas: FE-UNICAMP, 2015. v. 1. p. 1195-1202.

  • VIEIRA, K. M. L. . Interação e alteridade na formação de professores. In: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual sobre Formação de Professores, 2014, Águas de Lindóia-SP. Anais do II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual sobre Formação de Professores. São Paulo-SP: UNESP, 2014. v. 1. p. 7875-7883.

  • VIEIRA, K. M. L. . Desafios de ensinar a escrever na Educação de Jovens e Adultos. In: V Simpósio do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e adultos - GEPEJA, 2014, Campinas. Anais do V Simpósio do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos. Campinas: FE-UNICAMP, 2014. v. 1. p. 697-707.

  • VIEIRA, K. M. L. ; JOAQUIM, F. F. . Tangenciando a escrita acadêmica: escrever, mostrar-se, inventar-se?. In: II Congresso de Educação de Jovens e Adultos; VIII Seminário Linguagem, Políticas de Subjetivação e Educação; II Seminário Imago, 2012, Rio Claro-SP. Anais do II Congresso de Educação de Jovens e Adultos; VIII Seminário Linguagem, Políticas de Subjetivação e Educação; II Seminário Imago. Rio Claro-SP: UNESP, 2012. v. 1. p. 1-9.

  • BRAGA, J. T. ; BRANDT, C. A. ; VIEIRA, K. M. L. ; RECCO, K. V. ; MARQUES, M. ; CARBONEZI, C. C. N. . Em torno de um 'tempo-aula'. In: II Congresso de Educação de Jovens e Adultos; VIII Seminário Linguagem, Políticas de Subjetivação e Educação; II Seminário Imago, 2012, Rio Claro-SP. Anais do II Congresso de Educação de Jovens e Adultos; VIII Seminário Linguagem, Políticas de Subjetivação e Educação; II Seminário Imago. Rio Claro-SP: UNESP, 2012. v. 1. p. 1-9.

  • VIEIRA, K. M. L. . Ensino de língua materna no contexto neoliberal: um desafio político. In: IV Círculo Rodas de conversas bakhtinianas, 2012, São Carlos-SP. Nosso ato responsável: Círculo - rodas de conversa bakhtiniana. São Carlos-SP: Pedro e João Editores, 2012. v. I. p. 326-328.

  • VIEIRA, K. M. L. . Diário de uma professora: experiência, narrativa, reflexão e (trans)formação. In: VII Seminário Nacional do Centro de Memória da Unicamp: 'Memória, Cidade e Educação das Sensibilidades, 2012, Campinas-SP. Anais do VII Seminário Nacional do Centro de Memória da Unicamp: 'Memória, Cidade e Educação das Sensibilidades. Campinas-SP: Unicamp/CMU, 2012. v. 1. p. 1-12.

  • VIEIRA, K. M. L. . Contribuições de um projeto didático para a formação do professor pesquisador. In: XI Congresso Estadual de Formação sobre Professores e I Congresso Nacional de Formação de Professores da UNESP, 2011, Águas de Lindóia. Anais do XI Congresso Estadual de Formação sobre Professores e I Congresso Nacional de Formação de Professores da UNESPXI Congresso Estadual de Formação sobre Professores e I Congresso Nacional de Formação de Professores da UNESP. São Paulo-SP: UNESP, 2011. v. 1. p. 2119-2131.

  • VIEIRA, K. M. L. ; CHALUH, Laura Noemi . O uso do diário pessoal na escola: possibilidades e limitações. In: VII Seminário sobre Linguagens, Políticas de Subjetivação e Educação - I Seminário do Imago, 2011, Rio Claro. Anais do VII Seminário sobre Linguagens, Políticas de Subjetivação e Educação, 2011. v. 1.

  • VIEIRA, K. M. L. ; SANTOS, R. P. . Diálogos entre Brasil e Angola: a recriação literária da infância em obras autobiográficas. In: XIX Seminário do CELLIP (Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná), 2009, Cascavel-PR. Anais do XIX Seminário do CELLIP (Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná). Cascavel-PR: Unioeste, 2009. v. 1.

  • VIEIRA, K. M. L. . O ensino da escrita na escola como espaço de interação e alteridade. In: VI Fala outra escola: diálogo e conflito: por uma escuta alteritária, 2013, Campinas-SP. Cadernos de resumo do VI Fala outra escola: diálogo e conflito: por uma escuta alteritária. Campinas-SP: Unicamp/GEPEC, 2013. v. 1. p. 106-107.

  • VIEIRA, K. M. L. . Bom dia Camaradas: as memórias de um menino/narrador. In: XXI Congresso de Iniciação Científica da UNESP (CIC), 2009, São José do Rio Preto-SP. Anais do XXI Congresso de Iniciação Científica da UNESP (CIC). São Paulo-SP: Unesp, 2009. v. 1.

  • VIEIRA, K. M. L. . A experiência das Assembleias e Rodas de Conversa no cotidiano da EMEF Maria Pavanatti Fávaro. In: IX Seminário Fala Outra Escola ? ?Co-lecionar: práticas de humanização com e para a liberdade?, 2019, Campinas - SP. Anais do IX Fala Outra Escola ? ?Co-lecionar: práticas de humanização com e para a liberdade?. Campinas - SP: FE-UNICAMP, 2019. v. -. p. ---.

  • VIEIRA, K. M. L. . Escola de madeira, alunos de ferro: movimentos de re-existência na Educação de Jovens e Adultos. In: VIII Seminário Fala Outra Escola: 'Re-existir nas pluralidades do cotidiano', 2017, Campinas - SP. Anais do VIII Seminário Fala Outra Escola: re-existir nas pluralidades do cotidiano. Campinas - SP: FE-UNICAMP, 2017. v. -. p. ---.

  • VIEIRA, K. M. L. . Diário de uma professora: experiência, narrativa, reflexão e (trans)formação. In: VII Seminário Nacional do Centro de Memória da Unicamp: 'Memória, Cidade e Educação das Sensibilidades', 2012, Campinas-SP. Caderno de Resumos do VII Seminário Nacional do Centro de Memória da Unicamp: 'Memória, Cidade e Educação das Sensibilidades'. Campinas-SP: Unicamp/CMU, 2012. v. 1. p. 175-176.

  • VIEIRA, K. M. L. . Contribuições de um projeto didático para a formação do professor pesquisador. In: XI Congresso Estadual sobre formação de professores e I Congresso Nacional de Formação de Professores, 2011, Águas de Lindóia-SP. Livro de Resumos do XI XI Congresso Estadual sobre formação de professores e I Congresso Nacional de Formação de Professores. São Paulo-SP: Unesp, 2011. v. 1. p. 119-119.

  • VIEIRA, K. M. L. ; SANTOS, R. P. . Diálogos entre Brasil e Angola: a recriação literária da infância em obras autobiográficas. In: XIX Seminário do CELLIP (Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná), 2009, Cascavel-PR. Anais do XIX Seminário do CELLIP (Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná). Cascavel-PR: Unioeste, 2009. v. 1. p. 99-99.

  • MORAES, R. A. ; VIEIRA, KARINA M. L. ; VINHA, T. ; SILVA, L. M. F. . Projeto Vivaética - A experiência das Assembleias e Rodas de Conversa no cotidiano da EMEF Maria Pavanatti Fávaro. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIEIRA, K. M. L. ; OLIVEIRA, J. A. ; LEME, M. D. F. . Projeto Vida Nova - histórias de vida e perspectivas de futuro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIEIRA, K. M. L. . Escola de madeira, alunos de ferro: movimentos de re-existência na Educação de Jovens e Adultos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIEIRA, K. M. L. ; OLIVEIRA, J. A. . III Seminário de Medidas Socioeducativas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VIEIRA, K. M. L. . Sarau na Educação de Jovens e Adultos e os desdobramentos dos sentidos da leitura na escola. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIEIRA, K. M. L. . A narrativa na formação de professores de EJA ou as histórias que professores e alunos da EJA contam. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIEIRA, K. M. L. . Retalhos de narrativa, escrita e oralidade na educação de jovens e adultos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIEIRA, K. M. L. . As histórias que contamos: possibilidades para o ensino da escrita na escola. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIEIRA, K. M. L. . Desafios de ensinar a escrever na Educação de Jovens e Adultos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIEIRA, K. M. L. . O ensino da escrita na escola como espaço de interação e alteridade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIEIRA, K. M. L. . O ensino da escria. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIEIRA, K. M. L. . Diário de uma professora: experiência, narrativa, reflexão e (trans)formação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIEIRA, K. M. L. . O ensino de língua portuguesa e seus atravessamentos políticos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIEIRA, K. M. L. . Ensinar a língua materna no contexto neoliberal: um desafio político. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIEIRA, K. M. L. ; JOAQUIM, F. F. . Tangenciando a escrita acadêmica: escrever, mostrar-se, inventar-se?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIEIRA, K. M. L. . Contribuições de um projeto didático para a formação do professor pesquisador. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIEIRA, K. M. L. ; CHALUH, Laura Noemi . O uso do diário pessoal na escola: possibilidades e limitações. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIEIRA, K. M. L. . Problemas do uso dos gêneros discursivos na escola ou estamos falando a mesma língua?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIEIRA, K. M. L. . Bom dia Camaradas: a Angola do pós-independência na voz de um menino/narrador. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIEIRA, K. M. L. . Bom dia Camaradas: as memórias de um menino/narrador. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIEIRA, K. M. L. . Diálogos entre Brasil e Angola: a recriação literária da infância em obras autobiográficas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIEIRA, K. M. L. ; SGARBI, E.A. ; MENEZES, E.G.R. . Leitura e Produção de Texto Oral e Escrito no Ensino Fundamental. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VIEIRA, K. M. L. . A construção do gênero memórias na obra Infância de Graciliano Ramos: um estudo dos tempos verbais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

CAMARA, A. G. T. ; VIEIRA, K. M. L. . Volta às aulas presenciais: e agora?. 2021. (Programa de rádio ou TV/Outra).

QUINTANS, S. ; VIEIRA, K. M. L. ; PAGNOSSA, T. P. ; BAGLINI, R. ; TEIXEIRA, P. M. M. . Educação formadora: a educação como espaço de aprendizagem e exercício da cidadania. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).

BARBOSA, J. P. ; VIEIRA, K. M. L. ; MORAES, R. A. ; VIEIRA, P. F. L. . Ciclo de Diálogos sobre a BNCC - campo jornalismo midiático. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).

VIEIRA, K. M. L. . Blog da Professora Karina - Língua Portuguesa. 2011; Tema: História de Língua Portuguesa, Gramática e Redação. (Blog).

MIGUEL, J. C. ; CAMARGO, M. R. R. M. ; VIEIRA, K. M. L. . Revisão do livro A educação de jovens e adultos em capítulos. 2012. (Revisão de texto).

CAMARGO, M. R. R. M. ; JOAQUIM, F. F. ; VIEIRA, K. M. L. . Revisão do livro PEJA-Rio Claro como espaço de formação: nossas práticas, nossas histórias. 2012. (Revisão de texto).

CHALUH, Laura Noemi ; VIEIRA, K. M. L. . Revisão do livro Escola-Universidade: olhares e encontros na formação de professores. 2012. (Revisão de texto).

VIEIRA, K. M. L. ; MORAES, R. A. ; OUTROS, E. . Tudo Ok - Versão Vacina (paródia). 2021 (Videoclipe).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Prefeitura Municipal de Campinas, EMEF/EJA Maria Pavanatti Fávaro. , Avenida José Oliveira Carneiro - s/n, Jardim São Cristóvão, 13056270 - Campinas, SP - Brasil, Telefone: (19) 32256043

Experiência profissional

2018 - Atual

EMEF Maria Pavanatti Favaro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Básica III, Carga horária: 32, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 02/2018

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

  • 02/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Escola da EMEF Maria Pavanatti Fávaro.,Cargo ou função, Membro titular do Conselho de Escola.

2012 - Atual

Prefeitura Municipal de Campinas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Básica III, Carga horária: 32

Atividades

  • 02/2016 - 12/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho das Escolas Municipais de Campinas-SP.,Cargo ou função, membro titular.

2014 - 2014

Faculdade Fleming (Uniesp) - Câmpus de Campinas-SP

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora celetista, Carga horária: 8

Atividades

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação e expressão

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Literária

2011 - 2012

Secretária de Educação do Estado de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Efetiva de Língua Portuguesa, Carga horária: 33

2010 - 2010

Secretária de Educação do Estado de São Paulo

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora contratada de Língua Portuguesa, Carga horária: 30

Atividades

  • 02/2010 - 08/2012

    Ensino,,Disciplinas ministradas, LÍNGUA PORTUGUESA

  • 02/2010 - 08/2012

    Ensino,,Disciplinas ministradas, LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA