Heron Lisboa de Oliveira

Possui Graduação em Licenciatura em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1988); Mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (2000), Doctorado en Educación pela Universidad del Norte (2006); Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2014). Atualmente é Professor Titular da carreira EBTT do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS Campus Sertão/RS. Ainda possui Especialização em Cooperativismo (Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 1991) e Administração Rural ( Universidade Federal de Lavras, 2004). Tem experiência na área de Educação com ênfase na educação agrícola, estudos de gênero e comunidades quilombolas. Desenvolve pesquisa em comunidades quilombolas no planalto riograndense (Arvinha e Mormaça) com orientação da Profª Drª Edla Eggert. É coordenador de projeto de ensino "Empreendedor Associado", registrado no Sigproj - Atua desde 2016, como coordenador do curso Licenciatura em Ciências Agrícolas - Campus Sertão do IFRS.

Informações coletadas do Lattes em 21/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2010 - 2014

Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Título: COMUNIDADES REMANESCENTES DOS QUILOMBOS DE ARVINHA E MORMAÇA- processos educativos na manutenção e recuperação do território
Orientador: Edla Eggert
Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Doutorado em Doctorado en Ciencias de la Educación

2004 - 2006

UNIVERSIDAD DEL NORTE
Título: Educação Sexista: uma questão de gênero na instituição de ensino agrícola
Orientador: Prof. Dr. Carlos Ibañez Morino
Palavras-chave: educação; direitos humanos; relações de gênero; sexismo.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: História da Educação. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em Extensão Rural

1998 - 2000

Universidade Federal de Santa Maria
Título: Evolução e Perspectivas do Cooperatiivismo Escolar,Ano de Obtenção: 2000
Orientador: Prof. Dr. Mário Riedhl
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em Administração Rural

2003 - 2004

Universidade Federal de Lavras
Título: O Papel do Cooperativismo Escolar na Formação Profissional do Aluno Associado
Orientador: Prof. Lucimar Leão

Especialização em Cooperativismo

1989 - 1991

Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Título: A constituição de Cooperativas-escola

Aperfeiçoamento em Formação Emprendedora na Educação Profissional

2001 - 2002

Fundação do Ensino da Engenharia em Santa Catarina
Título: Empreendendorismo na atividade rural. Ano de finalização: 2002

Graduação em licenciatura plena em ciências agrícolas - LICA

1984 - 1988

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VIII Colóquio Nacional de Direitos Humanos - DH e Resistência. 2019. (Outra).

I Fórum de Ensino em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), IV Encontro de Avaliação Institucional, II Fórum das Licenciaturas, II Fórum do PROEJA - Ensino e Avaliação na EPT: Desafios para a promoção da aprendizagem e da qualidade nos cursos do IFRS,. 2017. (Outra).

IX SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO PEDAGÓGICA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA e VII ENCONTRO DE PROFESSORES E ESTAGIÁRIOS DAS LICENCIATURAS,. 2017. (Seminário).

Ciclo de palestras sobre o Proeja, Edital PROEN/IFRS nº 001/2016 - Fluxo Contínuo 2016.Ciclo de palestras sobre o Proeja, Edital PROEN/IFRS nº 001/2016 - Fluxo Contínuo 2016. 2016. (Outra).

III Fórum Internacional da Educação Profissional e Tecnológica - diversidade.... d. Processos educativos não escolarizados ? condicionantes na manutenção e retomada dos territórios quilombolas de Arvinha e Mormaça, RS.. 2015. (Congresso).

II Seminário Internacional de Educação do Rio Grande do Sul. 2014. (Seminário).

IX ANPED SUL - Seminário de pesquisa em educ. da reg. Sul.Quilombo da Mormaça - em busca do território: uma luta das mulheres negras?. 2012. (Seminário).

VII Congresso Internacional de Educação - Profissão Docnte. A percepção das relações de gênero na ocupação dos espaços de jovens estudantes no Campus Ibirubá, RS.. 2011. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Danilo Romeu Streck

EGGERT, Edla; NUNES, Gorgina Helena Lima; ANJOS, J. C. G.;STRECK, DANILO R.ADAMS, T.. Comunidade Remanescentes Quilombolas de Arvinha e Mormaça. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Danilo Romeu Streck

STRECK, Danilo R.ADAMS, T.EGGERT, Edla; NUNES, Gorgina Helena Lima; ANJOS, J. C. G.. Território e Territorialidade - o parentesco e as alianças do compadrio, as relações de gênero e processos educativos não escolarizados como estratégias para a manutenção e busca do espaço quilombola. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Georgina Helena Lima Nunes

ANJOS, J. C. G.;NUNES, G. H. L.; STRECK, D.; ADAMS, T.. Comunidade Remanescente Quilombolas de Arvinha e Mormaça- processos educativos na manutenção e ampliação do território. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Georgina Helena Lima Nunes

EGGERT; ANJOS, J. C. G.;NUNES, G. H. L.; ADAMS, T.; STRECK, D.. Território e Territorialidade: o parentesco e as alianças do compadrio, as relações de gênero e processos educativos nào escolarizados como estratégias para a manutenção e busca do espaço quilombola. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Telmo Adams

ADAMS, TelmoEGGERT, E.; NUNES, Georgina H.; ANJOS, José C. G.;STRECK, Danilo R.. Comunidade Remanescentes Quilombolas de Arvinha e Mormaça - processos educativos na manutenção e ampliação do território. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Telmo Adams

EGGERT, E.ADAMS, Telmo; NUNES, Georgina H.;STRECK, Danilo R.; ANJOS, José C. G.. Território e Territorialidade - O Parentesco e as Alianças do Compadrio, as Relações de Gênero e Processos Educativos não Escolarizados como Estratégias para a Manutenção e Busca do Espaço Quilombola. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

João Armando Dessimon Machado

MACHADO, J. A. D.; RIEDL, M.; SCHNEIDER, J. O.; MORTARI, A. C.. Evolução e Perspectiva do Cooperativismo Escolar. 2001. Dissertação (Mestrado em Extensão Rural) - Universidade Federal de Santa Maria.

Mario Riedl

RIEDL, M.. Evolução e Perspectivas do Cooperativismo Escolar. 2000. Dissertação (Mestrado em Extensão Rural) - Universidade Federal de Santa Maria.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Telmo Adams

Comunidade remanescentes quilombolas de Arvinha e Mormaça - processos educativos na manutenção e ampliação do território; 2014; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos,; Orientador: Telmo Adams;

Mario Riedl

Evolução e pesrpectivas do cooperativismo escolar; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Extensão Rural) - Universidade Federal de Santa Maria,; Orientador: Mario Riedl;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Heron Lisboa de ; EGGERT, E. . Dádiva e reciprocidade: dimensões simbólicas na manutençao e reconfigiração dos territórios quilombolas de Arvinha e Mormaça. Movimentos e Lutas Sociais pela terra no sul do Brasil: questões contemporâneas , v. 1, p. 223-247, 2018.

  • OLIVEIRA ; TEDESCO, J. C. . Comunidades quilombolas da Arvinha e Mormaça: cultura camponesa, processos educativos e luta social - norte do RS.. ISSN 9788-5958X - Territórios em Conflito: Quilombolas, Indígenas, Faxinalenses, Geraizeiros e Atingidos por Barragens - História, Cultura e Resistência , v. 1, p. 23-55, 2018.

  • OLIVEIRA . O Papel do Cooperativismo Escolar na Formação do Aluno/Associado em sua Atividade Profissional. Teoria e Evidência Econômica , v. 8, p. 147-164, 2000.

  • OLIVEIRA . Evolução e Perspectivas do Cooperativismo Escolar. PERSPECTIVA ECONÔMICA (UNISINOS. IMPRESSO) , v. 35, p. 05-46, 2000.

  • OLIVEIRA ; PANISSON, Ângelo . Diferenças. Tribuna Sertanense, Sertão, RS, p. 02 - 02, 26 abr. 2007.

  • OLIVEIRA . Já Ouviu Falar em Burnout. Tribuna Getuliense, Getúlio Vargas, RS, p. 05 - 05, 04 nov. 2005.

  • OLIVEIRA . A Família: Pilar do Desenvolvimento. Tribuna Sertanense, Sertão, RS, p. 02 - 02, 31 mar. 2005.

  • OLIVEIRA . Estratégias de Comercialização. Tribuna Sertanense, Sertão, RS, p. 02 - 02, 29 abr. 2004.

  • OLIVEIRA . Estratégias de Comercialização. O Leitor, São José do Ouro, RS, p. 02 - 02, 12 abr. 2004.

  • OLIVEIRA . Cooperativa como instituição de mercado para produtos agroindustrializados. Tribuna Sertanense, Sertão, RS, , v. 63, p. 03 - 03, 21 ago. 2003.

  • OLIVEIRA . Cooperação e Cooperativismo. Tribuna Sertanense, Sertão, RS, p. 02 - 02, 30 maio 2002.

  • OLIVEIRA . Comunidades Remanescentes Quilombolas da Arvinha e da Mormaça: buscando reconhecimentos. In: IX Seminário Racismo e Educação & VIII Seminário Gênero, Raça e Etnia, 2013, Uberlândia/MG. IX Seminário Racismo e Educação & VIII Seminário Gênero, Raça e Etnia. Uberlânda?MG: Ed. Universitária - UFU, 2013.

  • OLIVEIRA . Quilombo da Mormaça - Em busca do território: uma luta das mulheres negras?. In: IX ANPED SUL- Seminário de pesquisa em educação da região sul, 2012, Caxias do Sul. A Pós-Graduação e suas interlocuções com a Educação Básica. Caxias do Sul/RS: Editora UCS, 2012.

  • OLIVEIRA . Percepção das relações de gênero na ocupação dos espaços de jovens estudantes no Campus Ibirubá/RS. In: VIII Congresso Internacional de Educação - 'Profissão docente: há futuro para esse ofício', 2011, São Leopoldo /RS. Profissão Docente: Há futuro para esse oficio?. São Leopoldo /RS: Editora Unisinos, 2011. p. 1466.

  • OLIVEIRA ; EGGERT, E. ; CECCONELLO, Eleane. B. . Processos educativos não escolarizados ? condicionantes na manutenção e retomada dos territórios quilombolas de Arvinha e Mormaça, RS.. In: III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica - diversidade, tecnologia e inovação, 2015, Recife/PE. III Fórum mundial de educação profissional e tecnológica - diversidade, tecnologia e inovação/ Posteres, 2015.

  • OLIVEIRA . Processos Educativos não escolarizados como estratégias de manutenção e retomada de territórios quilombolas de Arvinha e Mormaça. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Heron Lisboa de ; EGGERT, E. ; CECCONELLO, Eleane. B. . Processos educativos não escolarizados ? condicionantes na manutenção e retomada dos territórios quilombolas de Arvinha e Mormaça, RS.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA . A percepção das relações de gênero na ocupação dos espaços de jovens estudantes no campus Ibirubá - RS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

OLIVEIRA . Processos Educativos de Viver e Produzir em Comunidade - o modo de buscar recursos de sobrevivência naquele lugar. 2013. (Relatório de pesquisa).

OLIVEIRA . Processos Educativos de Viver e Produzir em Comunidade - o modo de buscar recursos de sobrevivência naquele lugar. 2012. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2008 - Atual

    A Comunidade Remanescente do Quilombo Mormaça, Descrição: Uma vez por semana desloca-se até a comunidade do quilombo Mormaça, para trabalhar com membros da mesma, através de aulas teórico-práticas abordado temas nas áreas de agricultura, pecuária e agroindústria tendo por objetivo a melhoria de seus conhecimentos, possibilitando que ao prestarem exame nos processos seletivos da EAFS tenham melhor êxito em aprovação, além disso, conhecimentos que possam desenvolver atividades de geração de renda naquela comunidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Heron Lisboa de Oliveira - Coordenador.

  • 2008 - Atual

    A Comunidade Remanescente do Quilombo Mormaça, Descrição: Uma vez por semana desloca-se até a comunidade do quilombo Mormaça, para trabalhar com membros da mesma, através de aulas teórico-práticas abordado temas nas áreas de agricultura, pecuária e agroindústria tendo por objetivo a melhoria de seus conhecimentos, possibilitando que ao prestarem exame nos processos seletivos da EAFS tenham melhor êxito em aprovação, além disso, conhecimentos que possam desenvolver atividades de geração de renda naquela comunidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Heron Lisboa de Oliveira - Coordenador.

  • 2008 - Atual

    A Comunidade Remanescente do Quilombo Mormaça, Descrição: Uma vez por semana desloca-se até a comunidade do quilombo Mormaça, para trabalhar com membros da mesma, através de aulas teórico-práticas abordado temas nas áreas de agricultura, pecuária e agroindústria tendo por objetivo a melhoria de seus conhecimentos, possibilitando que ao prestarem exame nos processos seletivos da EAFS tenham melhor êxito em aprovação, além disso, conhecimentos que possam desenvolver atividades de geração de renda naquela comunidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Heron Lisboa de Oliveira - Coordenador.

  • 2008 - Atual

    A Comunidade Remanescente do Quilombo Mormaça, Descrição: Uma vez por semana desloca-se até a comunidade do quilombo Mormaça, para trabalhar com membros da mesma, através de aulas teórico-práticas abordado temas nas áreas de agricultura, pecuária e agroindústria tendo por objetivo a melhoria de seus conhecimentos, possibilitando que ao prestarem exame nos processos seletivos da EAFS tenham melhor êxito em aprovação, além disso, conhecimentos que possam desenvolver atividades de geração de renda naquela comunidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Heron Lisboa de Oliveira - Coordenador.

  • 2008 - Atual

    A Comunidade Remanescente do Quilombo Mormaça, Descrição: Uma vez por semana desloca-se até a comunidade do quilombo Mormaça, para trabalhar com membros da mesma, através de aulas teórico-práticas abordado temas nas áreas de agricultura, pecuária e agroindústria tendo por objetivo a melhoria de seus conhecimentos, possibilitando que ao prestarem exame nos processos seletivos da EAFS tenham melhor êxito em aprovação, além disso, conhecimentos que possam desenvolver atividades de geração de renda naquela comunidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Heron Lisboa de Oliveira - Coordenador.

  • 2008 - Atual

    A Comunidade Remanescente do Quilombo Mormaça, Descrição: Uma vez por semana desloca-se até a comunidade do quilombo Mormaça, para trabalhar com membros da mesma, através de aulas teórico-práticas abordado temas nas áreas de agricultura, pecuária e agroindústria tendo por objetivo a melhoria de seus conhecimentos, possibilitando que ao prestarem exame nos processos seletivos da EAFS tenham melhor êxito em aprovação, além disso, conhecimentos que possam desenvolver atividades de geração de renda naquela comunidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Heron Lisboa de Oliveira - Coordenador.

  • 2008 - Atual

    A Comunidade Remanescente do Quilombo Mormaça, Descrição: Uma vez por semana desloca-se até a comunidade do quilombo Mormaça, para trabalhar com membros da mesma, através de aulas teórico-práticas abordado temas nas áreas de agricultura, pecuária e agroindústria tendo por objetivo a melhoria de seus conhecimentos, possibilitando que ao prestarem exame nos processos seletivos da EAFS tenham melhor êxito em aprovação, além disso, conhecimentos que possam desenvolver atividades de geração de renda naquela comunidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Heron Lisboa de Oliveira - Coordenador.

  • 2008 - Atual

    A Comunidade Remanescente do Quilombo Mormaça, Descrição: Uma vez por semana desloca-se até a comunidade do quilombo Mormaça, para trabalhar com membros da mesma, através de aulas teórico-práticas abordado temas nas áreas de agricultura, pecuária e agroindústria tendo por objetivo a melhoria de seus conhecimentos, possibilitando que ao prestarem exame nos processos seletivos da EAFS tenham melhor êxito em aprovação, além disso, conhecimentos que possam desenvolver atividades de geração de renda naquela comunidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Heron Lisboa de Oliveira - Coordenador.

  • 2008 - Atual

    A Comunidade Remanescente do Quilombo Mormaça, Descrição: Uma vez por semana desloca-se até a comunidade do quilombo Mormaça, para trabalhar com membros da mesma, através de aulas teórico-práticas abordado temas nas áreas de agricultura, pecuária e agroindústria tendo por objetivo a melhoria de seus conhecimentos, possibilitando que ao prestarem exame nos processos seletivos da EAFS tenham melhor êxito em aprovação, além disso, conhecimentos que possam desenvolver atividades de geração de renda naquela comunidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Heron Lisboa de Oliveira - Coordenador.

  • 2008 - Atual

    A Comunidade Remanescente do Quilombo Mormaça, Descrição: Uma vez por semana desloca-se até a comunidade do quilombo Mormaça, para trabalhar com membros da mesma, através de aulas teórico-práticas abordado temas nas áreas de agricultura, pecuária e agroindústria tendo por objetivo a melhoria de seus conhecimentos, possibilitando que ao prestarem exame nos processos seletivos da EAFS tenham melhor êxito em aprovação, além disso, conhecimentos que possam desenvolver atividades de geração de renda naquela comunidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Heron Lisboa de Oliveira - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS - Campus Sertão. , Distrito Engº Luiz Englert, interior, 99170000 - Sertão, RS - Brasil, Telefone: (54) 33458000, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2010 - 2011

    IFRS - Campus Ibirubá

    Vínculo: Direção Geral, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino bás.técnico e tecnológico, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1991 - Atual

    Escola Agrotécnica Federal de Sertão

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino de 1º e 2º Graus, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    - Ministrou/ministra as disciplinas de Irrigação e Drenagem, Zootecnia III, Cooperativismo, Planejamento e Projetos, Gestão Rural, Sociologia Rural, Sociologia Geral;

  • 1990 - 1991

    Governo do Estado do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Médio, Carga horária: 44

    Outras informações:
    - Dísciplinas de Irrigação e Drenagem e Topografia

  • 1988 - 1990

    Prefeitura municipal de Farroupilha/RS

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    - Orientação na formação de Cooperativas-escolares - Orientação em atividades artísticas-culturais - Danças Riograndenses - Aulas de Cooperativismo - cinco escolas municipais

  • 1991 - Atual

    IFRS - Campus Sertão

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do ensino básico, técnico e tecnol., Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Essa instituição foi criada em 2008. Porém englobou as Escolas Agrotécnicas Federais que por sua vez se originaram a partir de Colégios Agrícolas.