Mario Sergio Mangabeira Junior
Licenciado em Letras - Português e Inglês (UCB) , Especialista em Língua Portuguesa (UERJ) e Mestre em Letras pelo programa PROFLETRAS (UFRRJ), sendo bolsista CAPES, na área de concentração "Teorias da Linguagem e Ensino." Possui segunda licenciatura em Pedagogia pela UNIFASCVEST , com habilitação para Orientação, Gestão e Supervisão Escolar. É Professor de Ensino Fundamental de Língua Portuguesa e Inglês na SME/RJ. Participa como avaliador de Banca de Correção de redação de processos seletivos de larga escala e de Banca Avaliadora de Concurso Público de Prova Práticas de aula. Atuou como Assistente da Gerência de Educação da 8 e 9 Coordenadorias Regionais de Educação - SME/RJ, coordenando a Formação Continuada de Professores dos Anos Finais , através do projeto "Diálogos" e Professores dos Projetos de Correção de Fluxo, a Formação Continuada de Coordenadores Pedagógicos dos Anos Finais e Gestores Escolares. É formador na área de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Coordenação/ Orientação Pedagógica. Atuou como professor da Pós- Graduação do CEPOPE ( FEUC) nos cursos de Língua Portuguesa, Inglês, MBA em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica/Supervisão Escolar. Atualmente, é Coordenador de Gestão para Resultados de Aprendizagem (SME-RJ). É elaborador do Material Didático Rioeduca de Língua Portuguesa e Revisor de Integração do Material Didático Rioeduca de Língua Inglesa dos Anos Iniciais.
Informações coletadas do Lattes em 24/05/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em Letras
2013 - 2015
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: Consciência Metassintática e relações lógico-discursivas de adversidade , causa, conclusão e finalidade: proposta para o 6º ano do Ensino Fundamental, Ano de Obtenção: 2015
Orientador: Roza Maria Palomanes Ribeiro
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Especialização em Língua Portuguesa
2009 - 2010
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Prova Brasil e Livros Didáticos: consonância ou descompasso?
Orientador: Maria Teresa Tedesco Vilardo Abreu
Graduação em Letras - Português e Inglês
2005 - 2008
Universidade Castelo Branco
Título: Prática de Ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental
Orientador: Antonio Carlos Siqueira de Andrade
Formação complementar
2016 -
Extensão universitária em Curso Conversas sobre práticas nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Alfabetização de Letramento.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Ensino de Língua Inglesa.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação Docente.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Gestão Pedagógica.
Organização de eventos
MANGABEIRA JUNIOR, M. S. . II Painel : Variação Linguística - Pesquisas e Ensino. 2021. (Outro).
MANGABEIRA JUNIOR, M. S. . Tertúlia Literária Dialógica para professores de Projetos de Correção de Fluxo. 2020. (Outro).
MANGABEIRA JUNIOR, M. S. . I FÓRUM PROJETOS , PESQUISAS E ENSINO - 8ª CRE. 2019. (Outro).
MANGABEIRA JUNIOR, M. S. . I Painel : Variação Linguística - Pesquisas e Ensino. 2019. (Outro).
MANGABEIRA JUNIOR, M. S. . I Painel : Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas. 2019. (Outro).
MANGABEIRA JUNIOR, M. S. . II Semana Pedagógica da 9ª CRE. 2017. (Outro).
MANGABEIRA JUNIOR, M. S. . I SEMANA PEDAGÓGICA DA 9ª CRE. 2016. (Outro).
MANGABEIRA JUNIOR, M. S. . Seminário Integrado do 6º Ano Experimental. 2015. (Outro).
MANGABEIRA JUNIOR, M. S. . IX Fórum da Pós-Graduação - A Ética na Pesquisa. 2014. (Outro).
MANGABEIRA JUNIOR, M. S. . I FÓRUM PROJETOS , PESQUISAS E ENSINO - 8ª CRE. 2019. (Outro).
Participação em eventos
Disciplina do Mestrado Profissional de Práticas da Educação Básica do Colégio Pedro II - "Análise do Livro Didático para a Educação Básica".Materiais de apoio pedagógico: do planejamento à implementação?. 2023. (Encontro).
Formação para Professores de LP.Roda de Conversa com Professores do 9º Ano de LP - Reflexões sobre habilidades em LP. 2023. (Oficina).
Formação Pedagógica - Creche Escola Fura Bolo.Diálogos sobre Avaliação da Aprendizagem. 2021. (Encontro).
Live PIBID TEXTO.Produção Textual e Transição Curricular no Ensino Fundamental. 2021. (Outra).
Sala Virtual Paulo Freire.Liveando eu vou!. 2021. (Outra).
Simpósio IDEHP 2021.1.Processos de Ensino e Aprendizagem na Hipermodernidade. 2021. (Simpósio).
Ensino de Língua Materna I e II (LETRAS UFRRJ).Ensino de Línguas na Pandemia. 2020. (Encontro).
III Encontro anual da Pós- Graduação da FEUC.Ensino em tempos de Pandemia e Pós-Pandemia. 2020. (Encontro).
Palestra IDEHP.A pós -pandemia no cenário educacional - temas em debate. 2020. (Encontro).
Práticas de análise linguística /semiótica: reflexões a partir da BNCC. 2020. (Encontro).
Seminário de Diretores _8ª CRE.AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. 2020. (Seminário).
SimEducação Digiral.Ensino de Inglês como Língua Adicional na Educação Básica : atividades educacionais remotas.. 2020. (Simpósio).
XI SAPUERJ LETRAS.Ensino de Português como língua materna. 2020. (Seminário).
Evento acadêmico - Pós -Graduação FEUC.I Encontro para Análises Discursivas : identidades, ideologias e intencionalidades. 2019. (Encontro).
Semana de Pedagogia FEUC.Ferramentas digitais para aprender e ensinar. 2019. (Seminário).
V Jornada de Estudios Hispánicos -100 anos do ensino de espanhol do Colégio Pedrp II em um cenário multilíngue:desafios e propostas.8ª CRE em Diálogos: uma perspectiva dialógica para formação continuada de professores de Espanhol. 2019. (Outra).
Aula Inaugural _ Disciplina do Mestrado PROFLETRAS - Aspectos Sociossimbólicos da Linguagem.CRITÉRIOS DO PNLD EM ANÁLISE: PLURILINGUISMO E MULTICULTURALISMO NAS OBRAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2018. (Oficina).
Formação de Diretores - 8ª CRE.ORGANIZANDO A GESTÃO PEDAGÓGICA NO EF I E EF II. 2018. (Encontro).
II CONELP. 2018. (Congresso).
II Seminário do Grupo de Pesquisa Conectivos e Conexão de Orações.CONECTIVOS DE ADVSERSIDADE CAUSA, CONCLUSÃO E FINALIDADE: METASSINTASSE E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA. 2018. (Seminário).
I Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras na Infância e Adolescência.Os GTs em Língua Inglesa da 9ª CRE - First Steps. 2018. (Seminário).
Revisão das Orientações Curriculares de Língua Portuguesa da Prefeitura do Rio de Janeiro.Revisão das Orientações Curriculares de Língua Portuguesa. 2018. (Encontro).
I Jornada do Laboratório de Estudo de Práticas Educativas em Língua Portuguesa e Literatur (LEPELL). 2017. (Seminário).
III Fórum Interdisciplinar de Educação, Sociedade e Tecnologia: Desafios e Possibilidades da Educação no Século XXI.Escrita: Didatização e Avaliação no Ensino Fundamental. 2015. (Oficina).
III Jornada Acadêmica Integrada (Mesa-redonda de Estudos Gramaticais).Consciência metassintática e relações lógico-discursivas de adversidade, causa, conclusão e finalidade:uma proposta para o 6º ano do Ensino Fundamental. 2015. (Outra).
Conversas para quem gosta de Literatura. 2014. (Encontro).
Formación en actuaciones educativas de éxito y comunidades de aprendizaje. 2014. (Outra).
Minicurso 15 - A gramática do Português revelada em textos - XVII Congresso Internacional da ALFAL. 2014. (Outra).
Minicurso 16 - Neurociência aplicada à alfabetização e à leitura - XVII Congresso Internacional da ALFAL. 2014. (Outra).
XVII Congresso Internacional da ALFAL. 2014. (Congresso).
II SELP UERJ. 2013. (Seminário).
Workshop "Alfabetização e Consciência Fonológica". 2013. (Encontro).
Capacitação Inicial - Projeto Fórmula da Vitória- Instituto Ayrton Senna. 2012. (Oficina).
Workshop de Capacitação de Professores " A literatura poética de Vinícius e Drummond". 2012. (Oficina).
XI Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa - FEUSP. 2012. (Seminário).
1° Simpósio de Metalinguagem e Alfabetização. 2011. (Simpósio).
Capacitação Inicial - Projeto Realfabetização- Instituto Ayrton Senna. 2011. (Encontro).
Congresso Brasileiro de Alfabetização , Letramento, Leitura e Produção de texto. 2011. (Congresso).
I SELP UERJ. 2011. (Seminário).
Treinamento em Metodologia e Técnicas para o Ensino de Língua Estrangeira para o E F I. 2011. (Oficina).
Linguagem e formação da criança para a cidadania com William Roberto Cereja. 2009. (Encontro).
Curso de Formação - Projeto Crescendo - Um projeto de vida- FNDE. 2008. (Outra).
IV Seminário Municipal de Promoção da Saúde - Saúde na Escola e na creche. 2008. (Seminário).
Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro. Professor Participante em regência de turma - 5° ano. 2008. (Olimpíada).
Capacitação do Programa Escrevendo o Futuro. 2007. (Oficina).
Programa Educacional de Resistência às drogas - PROERD/PMERHRJ.Parceira durante o desenvolvimento do programa na turma de regência- 5° ano. 2007. (Outra).
Seminário Construindo valores a partir da escola. 2007. (Seminário).
Formação continuada - Interdisciplinaridade e Projetos. 2006. (Oficina).
Oficina Pedagógica. 2005. (Oficina).
Participação em bancas
MANGABEIRA JUNIOR, M. S.. A inserção das TICs nas aulas de Língua Portuguesa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Castelo Branco.
MANGABEIRA JUNIOR, M. S.. Uma análise do Preconceito Linguístico nas frases e conversações da rede social Facebook. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Castelo Branco.
MANGABEIRA JUNIOR, M. S.. Gramática Tradicional ou Análise Línguística : uma escolha necessária. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Castelo Branco.
MANGABEIRA JUNIOR, M. S.. Ambiguidade: uma análise em Gênero Textual Propaganda. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Castelo Branco.
MANGABEIRA JUNIOR, M. S.. Analfabetismo e letramento no Brasil: definições e suas consequências em diversas áreas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Castelo Branco.
MANGABEIRA JUNIOR, M. S.. Ressocioalização na escola prisional pela língua portuguesa: um desafio da prática docente. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Castelo Branco.
MANGABEIRA JUNIOR, M. S.. A influência da oralidade na escrita na produção de textos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Castelo Branco.
MANGABEIRA JUNIOR, M. S.. Estrangeirismo na seção Hot hot da revista Glamour Brasil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Castelo Branco.
MANGABEIRA JUNIOR, M. S.. O.S. Nunes.Sujeito sintatico: revisitando e diiscutindo o assunto.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Castelo Branco.
MANGABEIRA JUNIOR, M. S.. Manchetes do Jornal Meia Hora: Analisando a ambiguidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Castelo Branco.
MANGABEIRA JUNIOR, M. S.. Bezerra.O Professor de Inglês na Educação Pública do Rio de Janeiro e a sua valorização. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Castelo Branco.
MANGABEIRA JUNIOR, M. S.. Sylvia Plath e a influência da figura paterna e o holocausto em suas obras.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Castelo Branco.
MANGABEIRA JUNIOR, M. S.. Manifestação do grotesco: um estranho na literatura. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Castelo Branco.
MANGABEIRA JUNIOR, M. S.. A importância da Literatura infanto-juvenil na formação do leitor de Ensino Fundamental II. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Castelo Branco.
MANGABEIRA JUNIOR, M. S.. A escolha do léxico e a persuasão: uma análise em anúncios publicitários de automóveis. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Castelo Branco.
MANGABEIRA JUNIOR, M. S.. A presença de identidades culturais na tradução de "A Cor Púrpura" de Alice Walker: interpretando o gênero epistolar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Castelo Branco.
MANGABEIRA JUNIOR, M. S.. A contribuição das mídias tecnológicas no ensino de Língua Inglesa nas escolas públicas.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Castelo Branco.
MANGABEIRA JUNIOR, M. S.. A existência do preconceito linguístico tendo como base a heterogeneidade da língua no ambiente escolar.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Castelo Branco.
MANGABEIRA JUNIOR, M. S.. Banca Examinadora da Prova de Aula - Concurso Público para Professor de Ensino Fundamental - ANOS INICIAIS. 2017. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
MANGABEIRA JUNIOR, M. S.. Prova Prática de Aula- PEF Anos Iniciais. 2016. Secretaria Municipal de Administração do Rio de Janieiro.
MANGABEIRA JUNIOR, M. S.. Prova Prática de Aula- Professor de Educação Infantil. 2016. Secretaria Municipal de Administração do Rio de Janeiro.
MANGABEIRA JUNIOR, M. S.. Prova Prática de Aula - PEF Língua Portuguesa. 2015. Secretaria Municipal de Administração do Rio de Janieiro.
MANGABEIRA JUNIOR, M. S.. Avaliador Cespe. 2014. Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Event.
MANGABEIRA JUNIOR, M. S.. Banca de vacância para Diretor de Espaço de Desenvolvimento Infantil. 2015. Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.
Orientou
ALFABETIZAÇÃO EM CONTEXTO REMOTO: UMA ANÁLISE CRÍTICA; Início: 2021; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E SUPERVISÃO ESCOLAR) - Fundação Educacional Unificada Campograndense; (Orientador);
GESTÃO ESCOLAR EM CONTEXTO DE ENSINO REMOTO; Início: 2021; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E SUPERVISÃO ESCOLAR) - Fundação Educacional Unificada Campograndense; (Orientador);
BRINQUEDOTECAS ? COORDENAÇÃO E GESTÃO PEDAGÓGICA; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Fundação Educacional Unificada Campograndense; Orientador: Mario Sergio Mangabeira Junior;
PEI - DOCUMENTO PARA GESTÃO DE SALA DE AULA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Fundação Educacional Unificada Campograndense; Orientador: Mario Sergio Mangabeira Junior;
O ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL: TRADIÇÃO E CONTEMPORANEIDADE; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Fundação Educacional Unificada Campograndense; Orientador: Mario Sergio Mangabeira Junior;
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA INCLUSÃO; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E SUPERVISÃO ESCOLAR) - Fundação Educacional Unificada Campograndense; Orientador: Mario Sergio Mangabeira Junior;
O ENSINO REMOTO - INTERFACES DIGITAIS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE LÍNGUA INGLESA; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em LÍNGUA INGLESA) - Fundação Educacional Unificada Campograndense; Orientador: Mario Sergio Mangabeira Junior;
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E ENSINO REMOTO; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E SUPERVISÃO ESCOLAR) - Fundação Educacional Unificada Campograndense; Orientador: Mario Sergio Mangabeira Junior;
GESTÃO POSITIVA ? HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NA LIDERANÇA DE ESPAÇOS ESCOLARES; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Fundação Educacional Unificada Campograndense; Orientador: Mario Sergio Mangabeira Junior;
GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS: UM ESTUDO DE CASO; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Fundação Educacional Unificada Campograndense; Orientador: Mario Sergio Mangabeira Junior;
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: A GESTÃO PARA A APRENDIZAGEM; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E SUPERVISÃO ESCOLAR) - Fundação Educacional Unificada Campograndense; Orientador: Mario Sergio Mangabeira Junior;
FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E SUPERVISÃO ESCOLAR) - Fundação Educacional Unificada Campograndense; Orientador: Mario Sergio Mangabeira Junior;
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E SEUS PRINCÍPIOS: A PREMÊNCIA DA ABORDAGEM INTEGRADORA; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E SUPERVISÃO ESCOLAR) - Fundação Educacional Unificada Campograndense; Orientador: Mario Sergio Mangabeira Junior;
ENSINO MÉDIO BRASILEIRO ESTADUAL E FEDERAL: A IMPORTÂNCIA DO ALUNO NA SOCIEDADE; ; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Fundação Educacional Unificada Campograndense; Orientador: Mario Sergio Mangabeira Junior;
A INTER-RELAÇÃO ENTRE O SUPERVISOR PEDAGÓGICO E O CORPO DOCENTE; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E SUPERVISÃO ESCOLAR) - Fundação Educacional Unificada Campograndense; Orientador: Mario Sergio Mangabeira Junior;
ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO FEITO PELA MÍDIA PARA INFLUENCIAR A POPULAÇÃO; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Fundação Educacional Unificada Campograndense; Orientador: Mario Sergio Mangabeira Junior;
DESEMPENHO ORTOGRÁFICO: INVESTIGAÇÕES E PROPOSIÇÕES PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Fundação Educacional Unificada Campograndense; Orientador: Mario Sergio Mangabeira Junior;
?LÍNGUA? ? DE CAETANO VELOSO À HISTÓRIA DA LP: UM BREVE PERCURSO DIACRÔNICO; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Fundação Educacional Unificada Campograndense; Orientador: Mario Sergio Mangabeira Junior;
A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM DE CRIANÇAS DE ATÉ TRÊS ANOS DE IDADE EM UMA ABORDAGEM PSICOLINGUÍSTICA; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Fundação Educacional Unificada Campograndense; Orientador: Mario Sergio Mangabeira Junior;
O PORTUGUÊS CHEGOU À AMÉRICA: A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE LINGUÍSTICA BRASILEIRA; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Fundação Educacional Unificada Campograndense; Orientador: Mario Sergio Mangabeira Junior;
A VARIAÇÃO E O PRECONCEITO LINGUÍSTICO NO ENSINO DO PORTUGUÊS ATRAVÉS DA ANÁLISE DO FENÔMENO DA CONCORDÂNCIA VERBAL; ; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Fundação Educacional Unificada Campograndense; Orientador: Mario Sergio Mangabeira Junior;
ASPECTOS FONÉTICO-FONOLÓGICOS DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA ESCRITA ORTOGRÁFICA; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Portuguesa) - Fundação Educacional Unificada Campograndense; Orientador: Mario Sergio Mangabeira Junior;
Produções bibliográficas
-
MANGABEIRA JUNIOR, M. S. ; RIBEIRO, R. P. . Habilidades metassintáticas no estabelecimento de relações de adversidade, causa, conclusão e finalidade: uma proposta de mediação pedagógica. Revista de Letras da Rural/ RJ , v. 2, p. 74-92, 2017.
-
MANGABEIRA JUNIOR, M. S. . Consciência Metassintática e relações lógico-discursivas : uma proposta de intervenção. SEDA , v. 1, p. 105, 2016.
-
MANGABEIRA JUNIOR, M. S. ; BRITO, R. S. . Educopédia Produção Textual: Escrita e Práticas Comunicativas no Ensino Fundamental. Revista do Seminário Mídias & Educaçãp , v. 2, p. 673, 2016.
-
MANGABEIRA JUNIOR, M. S. . LITERATURA NO ENSINO FUNDAMENTAL: AULAS DIGITAIS ?EDUCOPÉDIA? COMO RECURSO DIDÁTICO.. Revista do Seminário Mídias & Educação , v. 1, p. 447, 2015.
-
MANGABEIRA JUNIOR, M. S. . A Leitura e a Produção Textual no currículo do 9º ano fundamental da Secretaria Municipal de Educação do Município do Rio de Janeiro. Revista Philologus , v. 20, p. 1, 2014.
-
MANGABEIRA JUNIOR, M. S. ; BRAGA, J. F. T. ; CUNHA, V. M. . Coerência e coesão sob a ótica da metacognição. Revista Philologus , v. 60, p. 876-889, 2014.
-
MANGABEIRA JUNIOR, M. S. ; BRAGA, J. F. T. . DESVIOS ORTOGRÁFICOS NA ALFABETIZAÇÃO: MOTIVAÇÕES FONÉTICO-FONOLÓGICAS. Ciências Humanas e Sociais em Revista , v. 36, p. 23-35, 2014.
-
MANGABEIRA JUNIOR, M. S. ; FONSECA, A. M. T. . Pesquisa em Língua Portuguesa: diálogos possíveis. Revista Philologus , v. 16, p. 1, 2010.
-
MANGABEIRA JUNIOR, M. S. . A mediação pedagógica como prática docente: propostas de atividades de leitura e escrita. 1. ed. Campos dos Goytacases: Encontrografia, 2021. v. 1. 122p .
-
MANGABEIRA JUNIOR, M. S. . Diálogos e Produções Acadêmicas. 1. ed. Rio de Janeiro: Ascensão, 2021. v. 1. 297p .
-
MANGABEIRA JUNIOR, M. S. . O Ensino de Língua Portuguesa e suas múltiplas funções. 1. ed. Rio de Janeiro: Autografia, 2021. v. 1. 218p .
-
MANGABEIRA JUNIOR, M. S. . @parasemprealunos - reposicionamento pedagógico digital em contexto remoto. In: Lucineia Alves. (Org.). Professores Inovadores IV. 1ed.Rio de Janeiro: Autografia, 2022, v. 1, p. 7-260.
-
MANGABEIRA JUNIOR, M. S. ; SOUZA, U. M. . "Diálogos" - uma experiência de Formação Continuada em interlocução. In: LUCINEIA ALVES. (Org.). TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO. 1ed.RIO DE JANEIRO: AUTOGRAFIA, 2020, v. 1, p. 7-.
-
MANGABEIRA JUNIOR, M. S. . Pé de Vento: práticas pedagógicas em alfabetização e novas tecnologias.. Pé de Vento: práticas pedagógicas em alfabetização e novas tecnologias.. 3ed.RIO DE JANEIRO: Multrio, 2013, v. , p. 01-120.
-
MANGABEIRA JUNIOR, M. S. . Ensino de Língua Portuguesa , multiletramentos e hipermodernidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MANGABEIRA JUNIOR, M. S. . Consciência metassintática e relações lógico-discursivas de adversidade, causa, conclusão e finalidade:uma proposta para o 6º ano do Ensino Fundamental. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MANGABEIRA JUNIOR, M. S. . Consciência metassintática e relações lógico-discursivas de adversidade, causa, conclusão e finalidade:uma proposta para o 6º ano do Ensino Fundamental. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MANGABEIRA JUNIOR, M. S. . Práticas Pedagógicas em Língua Portuguesa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MANGABEIRA JUNIOR, M. S. . Oficina - Escrita: Didatização e Avaliação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MANGABEIRA JUNIOR, M. S. . Consciência metassintática e relações lógico-discursivas de adversidade, causa, conclusão e finalidade:uma proposta para o 6º ano do Ensino Fundamental. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MANGABEIRA JUNIOR, M. S. . Literatura no Ensino Fundamental: aulas digitais da 'Educopédia' como recurso didático. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MANGABEIRA JUNIOR, M. S. . A Tecnologia a serviço da escrita. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MANGABEIRA JUNIOR, M. S. . Coerência e Coesão sob a ótica da metacognição: um estudo de caso.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MANGABEIRA JUNIOR, M. S. . Educopédia e Rioeduca: redimensionando o processo de ensino-aprendizagem: novas tecnologias aplicadas à educação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MANGABEIRA JUNIOR, M. S. . Gramática ou Análise Linguística? A prática de ensino de Língua Portuguesa em debate. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MANGABEIRA JUNIOR, M. S. . Projeto de Intervenção Educacional: 'As relações lógico-discursivas presentes no texto: os conectivos e a produção textual.'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MANGABEIRA JUNIOR, M. S. . A relação professor-aluno e as novas tecnologias. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MANGABEIRA JUNIOR, M. S. . As relações lógico-discursivas presentes no texto: os conectivos e a produção textual. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MANGABEIRA JUNIOR, M. S. . Grmática ou Análise Linguística? A prática de Ensino de Língua Portuguesa em debate. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MANGABEIRA JUNIOR, M. S. . Ensino de Gramática ou Análise Linguística? O Ensino de Língua Portuguesa em debate. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MANGABEIRA JUNIOR, M. S. . Ensino de GramáticaX Prática de Análise Linguística. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MANGABEIRA JUNIOR, M. S. . Ensino de GramáticaX Prática de Análise Linguística. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MANGABEIRA JUNIOR, M. S. . Gêneros e Tipos Textuais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MANGABEIRA JUNIOR, M. S. . Prática de Análise Linguística. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MANGABEIRA JUNIOR, M. S. . Produção de Textos e Cadernos Pedagógicos de Língua Portuguesa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MANGABEIRA JUNIOR, M. S. . Repensando o Ensino de Língua Portuguesa no Primário e Ginásios Cariocas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MANGABEIRA JUNIOR, M. S. . Alfabetização e o Projeto Pé de Vento. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MANGABEIRA JUNIOR, M. S. . Educopédia Inglês: Oralidade e Tecnologia em sala de aula.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MANGABEIRA JUNIOR, M. S. . Prova Brasil e Livros Didáticos : consonância ou descompasso?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MANGABEIRA JUNIOR, M. S. . A Educopédia Inglês e o Ensino de LE.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MANGABEIRA JUNIOR, M. S. . Pesquisa em Língua Portuguesa: diálogos possíveis. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MANGABEIRA JUNIOR, M. S. ; FONSECA, A. M. T. . Pesquisa em Língua Portuguesa: diálogos possíveis. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
MANGABEIRA JUNIOR, M. S. . Conselho Científico - IDEHP. 2021.
MANGABEIRA JUNIOR, M. S. . Comunidade de Aprendizagem - Sonhando com uma escola nova. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
MANGABEIRA JUNIOR, M. S. ; BRITO, R. S. . Live - Bate-papo sobre o Mestrado Profissional do CAp UERJ. 2020; Tema: Mestrado Profissional e Educação. (Rede social).
MANGABEIRA JUNIOR, M. S. . Material RIOEDUCA _PEJA II_Volume 1. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidáticodigital).
MANGABEIRA JUNIOR, M. S. . MATERIAL RIOEDUCA _5º ANO_VOLUME 3 ( LÍNGUA PORTUGUESA). 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).
MANGABEIRA JUNIOR, M. S. . Metodologias ativas , interfaces digitais e ensino de línguas. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MANGABEIRA JUNIOR, M. S. . MCE - CARIOCA I (Língua Portuguesa). 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidáticodigital).
MANGABEIRA JUNIOR, M. S. . MCE - CARIOCA II (Língua Portuguesa). 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Materialdidáticodigital).
MANGABEIRA JUNIOR, M. S. . MINICURSO _PLURILINGUISMO , MULTICULTURALISMO E O PNLD. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MANGABEIRA JUNIOR, M. S. ; FARIAS, V. S. . Comunicação Oral e Escrita na Administração Pública. 2018. .
MANGABEIRA JUNIOR, M. S. . Gramática ou Análise Linguística? O ensino de Língua Portuguesa em debate.. 2014. .
MANGABEIRA JUNIOR, M. S. ; CORDEIRO, G. C. . A Escola do século XXI: reflexões sobre educação e contemporaneidade. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso Online em Ambiente Virtual de Aprendizagem).
MANGABEIRA JUNIOR, M. S. . Máquina de Testes (SME/RJ). 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de Itens de Provas).
MANGABEIRA JUNIOR, M. S. . Aulas Digitais - Educopédia Inglês -6° ao 9° anos. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático digital).
Prêmios
2009
Certificate of Proficiency in English, The University of Michigan.
Histórico profissional
Experiência profissional
2007 - 2013
Centro de Cultura Anglo AmericanoVínculo: , Enquadramento Funcional: Instrutor de Ensino, Carga horária: 6
2021 - Atual
Secretaria Municipal de Educação do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente I - CAGE, Carga horária: 40
2020 - Atual
Secretaria Municipal de Educação do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Fundamental - LP, Carga horária: 40
2020 - Atual
Secretaria Municipal de Educação do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Orientador Pedagógico, Carga horária: 16
2018 - 2020
Secretaria Municipal de Educação do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente de Educação II da E/8ªCRE/GED, Carga horária: 40
2010 - 2020
Secretaria Municipal de Educação do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor I - Língua Portuguesa, Carga horária: 16
2016 - 2018
Secretaria Municipal de Educação do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente de Educação I da E/9ªCRE/GED, Carga horária: 40
2015 - 2016
Secretaria Municipal de Educação do Rio de JaneiroVínculo: , Enquadramento Funcional: Assistente II da E/SUBE/9ªCRE/GED, Carga horária: 40
2014 - 2015
Secretaria Municipal de Educação do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Elemento da E/SUBE/CED/EDUCOPÉDIA/RIOEDUCA, Carga horária: 25
2010 - 2013
Secretaria Municipal de Educação do Rio de JaneiroVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor I de Inglês, Carga horária: 16
2007 - 2010
Secretaria Municipal de Educação do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor II - Séries Iniciais, Carga horária: 22
2005 - 2008
Secretaria Municipal de Educação de JaperiVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de 1° ao 5° ano, Carga horária: 20
2006 - 2007
Centro Educacional Professora MarianaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Inglês, Carga horária: 8
2005 - 2005
Centro Educacional Professora MarianaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Séries Iniciais, Carga horária: 20
2019 - Atual
Fundação Educacional Unificada CampograndenseVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 5
2018 - Atual
Fundação Educacional Unificada CampograndenseVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 5
Atividades
-
03/2019
Ensino, Gestão Educacional, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, DIMENSÕES E INDICADORES DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, FUNDAMENTOS DA COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO PEDAGÓGICA, GESTÃO DEMOCRÁTICA, LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL, AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
-
08/2018
Ensino, Língua Portuguesa, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, EVOLUÇÃO DIACRÔNICA DA LÍNGUA PORTUGUESA, FONÉTICA E FONOLOGIA SEGMENTAL E PROSÓDICA DO PORTUGUÊS, VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS NA LÍNGUA PORTUGUESA
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Mario Sergio Mangabeira Junior e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?