Ana Cristina Petry

Sou licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, com Mestrado e Doutorado em Ciências Ambientais, pelo programa Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais, da Universidade Estadual de Maringá. Desde 2006, sou professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócioambiental de Macaé. Meus interesses são voltados para a Ecologia, com ênfase em peixes de rios, reservatórios e ambientes costeiros. Atualmente, venho investigando com meus alunos as variações de atributos da história de vida em função da fatores ambientais como a salinidade da água e de interações bióticas, e para isto temos utilizado peixes da ordem Cyprinodontiformes. O impacto de invasões biológicas é outro tema de interesse, no qual tenho a possibilidade de avançar colaborando com Doutorandas que investigam a introdução de tucunarés no estuário do rio São João e em represas do Sudeste, e a dinâmica de ocupação de gramíneas e peixes invasores no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. Estou credenciada como docente nos programas de pós-graduação em Ecologia (PPGE/UFRJ campus do Fundão) e Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC/UFRJ campus Macaé) e sou filiada à Associação Brasileira de Ciência Ecológica e Conservação (ABECO), à Associação Brasileira de Limnologia (ABLimno) e à Sociedade Brasileira de Ictiologia (SBI).

Informações coletadas do Lattes em 31/05/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais

2001 - 2005

Universidade Estadual de Maringá
Título: A traíra Hoplias aff. malabaricus (Bloch, 1794) na planície de inundação do alto rio Paraná: influência sobre as assembléias de peixes e aspectos da auto-ecologia
Orientador: Angelo Antonio Agostinho
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Hoplias malabaricus; estrutura de assembléias; predação; espécie-chave; crescimento; modelagem. Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas / Especialidade: Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais. Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas / Especialidade: Ecologia de Peixes. Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado; Pesca, Aqüicultura e Maricultura.

Mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais

2000 - 2001

Universidade Estadual de Maringá
Título: Variação espaço-temporal da estrutura das comunidades de peixes da planície de inundação do alto rio Paraná,Ano de Obtenção: 2001
Orientador: Angelo Antonio Agostinho
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: comunidades de peixes; planície de inundação; Rio Paraná; estrutura de comunidades; variação espaço-temporal.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas / Especialidade: Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais. Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado; Pesca, Aqüicultura e Maricultura.

Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena Habilitação

1987 - 1999

Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Título: Distribuição longitudinal da ictiofauna do rio dos Sinos, RS
Orientador: Uwe Horst Schulz
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2003 - 2003

Extensão universitária em Fundamentos da Ecologia Aquática. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em Ecologia e Conservação. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

2000 - 2003

Língua Inglesa. (Carga horária: 462h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

2001 - 2001

Extensão universitária. , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

2001 - 2001

Extensão universitária. , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

2001 - 2001

Ecologia Teórica. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2000 - 2000

Extensão universitária. , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

2000 - 2000

Extensão universitária. , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

2000 - 2000

Extensão universitária. , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

1999 - 1999

Extensão universitária em Ecologia de Populações de Peixes. (Carga horária: 40h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

1999 - 1999

Curso de Curta Duração. , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

1998 - 1998

Extensão universitária em Técnicas Para Estudos Ecológicos e Comportamentais. (Carga horária: 20h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

1998 - 1998

Curso de Curta Duração. , Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.

1997 - 1997

Curso de Curta Duração. , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Alemão

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas/Especialidade: Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas/Especialidade: Ecologia de Peixes.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas/Especialidade: Ecologia de Comunidades.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Populações.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Trófica.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Teórica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PETRY, A. C. ; MARTINS, R. L. ; Gonçalves, P.R. . Concurso Público para Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé. 2015. (Concurso).

DARIO, F. ; Petry, A. C. ; RAMOS, Alexandre . Nupem de portas abertas. 2009. (Exposição).

DARIO, F. ; PETRY, A. C. . Ciclo de Palestras em Diversidade, Ambiente & Sociedade - Módulo II. 2008. (Outro).

DARIO, F. ; PETRY, A. C. . Ciclo de Palestras em Diversidade, Ambiente & Sociedade - Módulo III. 2008. (Outro).

RUTA, C. ; Esteves, F. A. ; FARJALLA, V. F. ; GESTINARI, L. M. S. ; PETRY, A. C. . 10º Aniversário do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba - Um Panorama Científico do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. 2008. (Outro).

COELHO, R. P. ; Esteves, F. A. ; FARJALLA, V. F. ; PETRY, A. C. . XI Congresso Brasileiro de Limnologia. 2007. (Congresso).

DARIO, F. ; PETRY, A. C. . Ciclo de Palestras em Diversidade, Ambiente & Sociedade - Módulo I. 2007. (Outro).

PETRY, A. C. . III Encontro de pós-graduandos de Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais. 2000. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VII Jornada de Pesquisa e Extensão do Campus UFRJ-Macaé Professor Aloísio Teixeira.Influência da Sinalização química na relação presa-predador entre os peixes Poecilia vivipara e Hoplias aff. malabaricus. 2016. (Encontro).

VII Jornada de Pesquisa e Extensão do Campus UFRJ-Macaé Professor Aloísio Teixeira.Influência da slinalização química na relação presa-predador entre os peixes Poecilia vivipara e Hoplias aff. malabaricus. 2015. (Encontro).

XV Congresso Brasileiro de Limnologia. Lagoas costeiras: os desafios da limnologia na fronteira das águas continentais. 2015. (Congresso).

XXI Encontro Brasileiro de Ictiologia. A área como preditor da riqueza de espécies de peixes (Teleostei) em lagoas costeiras do leste da América do Sul. 2015. (Congresso).

II Simpósio de Pós-Graduação e Pesquisa UFRJ - Campus Macaé.Avaliação das apresentações orais do II Simpósio de Pós Graduação e Pesquisa UFRJ-Campus Macaé. 2013. (Simpósio).

Modelos espaciais para a análise de distribuição de espécies. 2013. (Oficina).

XIV Congresso Brasileiro de Limnologia. Conectividade hidrológica e a variação nas táticas reprodutivas do peixe Poecilia vivipara Bloch & Schneider 1801: um estudo de caso no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. 2013. (Congresso).

XX Encontro Brasileiro de Ictiologia. 2013. (Congresso).

I Oficina de Imersão do Plano de Recursos Hídricos das Bacias Hidrográficas dos Rios Macaé e das Ostras.A experiência das pesquisas no baixo trecho do Rio Macaé. 2012. (Oficina).

IV Jornada de Pesquisa e Extensão da UFRJ-Macaé.Avaliador dos trabalhos inscritos na IV Jornada de Pesquisa e Extensão da UFRJ Macaé. 2012. (Encontro).

III Semana de Integração Acadêmica da UFRJ-Macaé.Avaliador dos trabalhos inscritos na III Jornada de Pesquisa e Extensão da UFRJ-Macaé. 2011. (Encontro).

XIII Congresso Brasileiro de Limnologia. Ambientes temporários versus permanentes: as táticas reprodutivas de Poecilia vivipara (Pisces, Poeciliidae) em ambientes costeiros do Norte Fluminense. 2011. (Congresso).

XIX Encontro Brasileiro de Ictiologia. O efeito da conectividade hidrológica na diversidade de peixes em ecossistemas costeiros do Norte Fluminense. 2011. (Congresso).

2º Encontro de Integração Científica.História da Ciência. 2010. (Encontro).

II Jornada de Pesquisa e Extensão UFRJ - Macaé.Atividades em ictiologia no Programa de Biota e Limnologia para a Ampliação do Terminal de Cabiúnas (TECAB). 2010. (Encontro).

Nupem de portas abertas.Palestra de boas vindas aos visitantes do Nupem. 2009. (Outra).

XII Congresso Brasileiro de Limnologia. Clupeiformes (Teleostei) em lagoas costeiras do Norte Fluminense (RJ): padrões de distribuição e abundância. 2009. (Congresso).

I Workshop do Grupo de Pesquisa em Biotecnologia e Meio Ambiente do CESUMAR.Ecologia e Biotecnologia no Século XXI: Estratégias e Implicações na Conservação dos Recursos Naturais.. 2007. (Oficina).

XVIII Encontro Brasileiro de Ictiologia.XVIII Encontro Brasileiro de Ictiologia. 2007. (Encontro).

XVI Encontro Brasileiro de Ictiologia. XVI Encontro Brasileiro de Ictiologia. 2005. (Congresso).

XV Econtro Brasileiro de Ictiologia. XV Encontro Brasileiro de Ictiologia. 2003. (Congresso).

II Workshop PELD - A planície alagável do alto rio Paraná. 2002. (Encontro).

V Encontro de Pós-Graduandos em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais. 2002. (Encontro).

V Congresso de Ecologia do Brasil. V Congresso de Ecologia do Brasil. 2001. (Congresso).

II Encontro de Pós-Graduandos em Ecologia de Ambientes Aquáticos.II Encontro de Pós-Graduandos em Ecologia de Ambientes Aquáticos. 2000. (Encontro).

II Encontro Maringaense de Biologia. 2000. (Encontro).

III Encontro de Pós-Graduandos de Ecologia de Ambientes Aquáticos Conitnentais. 2000. (Encontro).

Workshop Ecologia e Manejo de Macrófitas Aquáticas. 2000. (Outra).

XV Ciclo de Debates em Ecologia de Água Doce. 2000. (Outra).

50º Congresso Nacional de Botânica. 50º Congresso Nacional de Botânica. 1999. (Congresso).

VII Congresso Brasileiro de Limnologia. VII Congresso Brasileiro de Limnologia. 1999. (Congresso).

VII Reunião Acadêmica da Biologia da Unisinos.VII Reunião Acadêmica da Biologia da Unisinos. 1999. (Outra).

Biodiversidade, manipulação genética e ética. 1998. (Simpósio).

Fórum Internacional sobre Ecologia e Gestão de Ecossistemas Aquáticos. 1998. (Outra).

IV Congresso de Ecologia do Brasil. IV Congresso de Ecologia do Brasil. 1998. (Congresso).

IV Semana Interamericana da Água. 1997. (Oficina).

VI Reunião Acadêmica de Biologia da Unisinos. 1997. (Outra).

Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental. 1996. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Mateus Oliveira de Paula

PETRY, A. C.; Buchas, R. M.; VIANNA, M.. Estratégias reprodutivas distintas moldadas pela história de vida de três espécies de peixes teleósteos no trecho médio inferior do rio Paraíba do Sul (RJ). 2017. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Fábio de Mello Patiu

GONÇALVES, P. R.; Vecchi, M. B.;PETRY, A. C.. Biologia reprodutiva de Tamnophilus ambiguus (Aves: Thamnophilidae). 2017. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Bruno Barros Althoff

MAZZONI, R.; CARAMASCHI, E. M. P.;Petry, A. C.. Estratégia reprodutiva de três espécies de Lebiasinidae (Characiformes) na bacia do rio Unini (AM). 2015. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Lais Correia Ventura

Petry, A. C.; MAZZONI, R.; CARAMASCHI, E. M. P.. O efeito da salinidade em Poecilia vivipara Bloch & Schneider 1801 (Poeciliidae): explorando as variações no provisionamento materno e outras táticas reprodutivas. 2015. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Nathalia Carolina López Rodríguez

Petry, A. C.; CARAMASCHI, E. M. P.; Mai, A. C. G.. FECUNDIDADE DE JENYNSIA MULTIDENTATA (CYPRINODONTIFORMES: ANABLEPIDAE): EXPLORANDO O INVESTIMENTO MATERNO EM MULTIPLAS ESCALAS. 2015. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Bruna Pagliani Simonato di Dario

Petry, A. C.; Conceição M. B.. Ocorrência e sazonalidade de baleia-de-Bryde Balaenoptera edeni Anderson, 1879 (Cetacea, Mysticeti): contribuições para conservação no Estado do Rio de Janeiro. 2014. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Elise Amador Rocha

Petry, A. C.; VIEIRA SOBRINHO, J. P.; DUARTE, L. S.. Diversidade funcional em comunidades de peixes lagunares no sul do Brasil. 2014. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Gisela Lefrebvre Lopes Cabral

PIANA, P. A.; CARAMASCHI, E. M. P.;Petry, A. C.. Efeitos de eventos climáticos globais, regionais e antrópicos sobre a taxocenose de peixes de um lago amazônico. 2014. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Bruno Cortat Felice

BOZELLI, R. L.; Fernandes, R.; PEREIRA, F. M.;DARIO, F.PETRY, ANA C.. Dinâmica de metacomunidades de peixes em ecossistemas costeiros: uma abordagem com lagoas e poças do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. 2014. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Gabriela Guerra Araújo Abrantes de Figueiredo

Garcia, A.M.; Loebmann, D.;PETRY, A. C.. Variações na estrutura trófica e no uso de recursos alimentares da ictiofauna ao longo de zonas rasas de um gradiente estuarino-limnico. 2014. Dissertação (Mestrado em Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: Alana dos Santos Leitão

RUTA, C.; Omena, E. P.;Petry, A. C.. Taxonomia, estrutura populacional e distribuição espaço-temporal de Polychaeta na lagoa Visgueiro do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, RJ, Brasil. 2014. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Nathalia Carina dos Santos Silva

CARAMASCHI, E. M. P.; Montag, L.F. de A.;PETRY, A. C.. Organização trófico-funcional da comunidade de peixes em igarapés de 1a. a 3a. ordem na Floresta Nacional Saracá-Taquera (PA). 2013. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Paula Araujo Catelani

Petry, A. C.; Garcia, A.M.; CARAMASCHI, E. M. P.. A influência do gradiente ambiental do estuário do Rio Macaé, RJ, na composição da ictiofauna: uma abordagem das guildas ecológicas. 2013. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Luisa Resende Manna

MAZZONI, R.;PETRY, A. C.; Rocha, C. F. D.; Meurer, B. C.. Ecologia de Astyanax taeniatus na bacia do Rio Mato Grosso, Saquarema - RJ: dieta, uso do micro-hábitat e uma breve análise comporttamental. 2011. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Evolução) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ercília de Sena Araújo

PELICICE, Fernando Maier;PETRY, A. C.; AGOSTINHO, C. S.. Efeitos de uma grande barragem sobre a distribuição espacial da ictiofauna: gradientes de diversidade e zonação biótica em um grande rio Amazônico. 2011. Dissertação (Mestrado em Ecologia de Ecótonos) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Juliana Rego Pereira

CARAMASCHI, E. M. P.; L. Casatti;PETRY, A. C.. Caracterização das conexões tróficas da ictiofauna no curso longitudinal do rio Macaé, RJ. 2010. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ellen Martins Camara

Petry, A. C.; Garcia, A.M.;BOZELLI, R. L.. Gradientes ambientais e a ictiofauna litorânea de ecossistemas costeiros: os efeitos de aberturas da barra arenosa em lagoas do sudeste brasileiro, RJ. 2010. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Cristina Aparecida Benelle

PIANA, P. A.PETRY, A. C.; GUBIANI, E. A.. Efeitos de sistemas de operação e condições ambientais na abundância de um piscívoro em reservatórios neotropicais. 2010. Dissertação (Mestrado em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Maralina Torres da Silva

Petry, A. C.Vieira, L. J. S.. Efeitos do pulso de inundação sobre a estrutura da comunidade de peixes de um lago de meandro abandonado na Amazônia. 2010. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais) - Universidade Federal do Acre.

Aluno: Nataly Manrique Rocha

RODRIGUES, D.J.; Lúcia Mateus;PETRY, A. C.. A variação espaço-temporal da estrutura da comundade de peixes em zonas litorâneas vegetadas de lagoas da planície de inundação do Rio Cuiabá, Pantanal Matogrossense, Brasil. 2009. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Victor Trivério Cardoso

OKUN, N.; COSTA, P. A. S.;PETRY, A. C.. Distribuição e biologia reprodutiva do peixe-rei Atherinella brasiliensis (Quoy & Gaymard, 1825) (Teleostei, Atherinpsidae) na lagoa costeira Imboassica, Macaé, RJ. 2007. Dissertação (Mestrado em Biologia (Biociências Nucleares)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Geuza Castanhede da Silva

HAHN, N. S.;PETRY, A. C.AGOSTINHO, Angelo Antonio. Comportamento de forrageamento de Acestrohynchus pantaneiro Menezes, 1992 no reservatório de Manso/MT. 2006. Dissertação (Mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Henrique Lazarotto de Almeida

CARAMASCHI, Erica Pellegrini; TABATA, Yara Aiko; FERNANDEZ, Fernando;PETRY, A. C.; IGLESIASRIOS, Ricardo. Introdução da truta arco-íris Oncorhynchus mykiss (Walbum, 1792) no Rio Macaé, Nova Friburgo (RS): histórico, estrutura poplacional, reprodução e dieta.. 2006. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rafael Pereira Leitão

PETRY, A. C.CARAMASCHI, Erica Pellegrini. Distribuição longitudinal, seleção de microhábitat e segregação espacial por cascudinhos Hypoptopomatinae em um riacho de Mata Atlântica. 2006. Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rosa Maria Dias

AGOSTINHO, Angelo AntonioPETRY, A. C.HAHN, N. S.. Atributos de assembléias e disponibilidade alimentar: relação com a conectividade e efeitos sobre a seleção alimentar e a sobreposição de dieta.. 2005. Dissertação (Mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Gabriel Ennes Teixeira

CARAMASCHI, E. M. P.; BIALETZKI, A.; de Brito, M. F. G.; VIANNA, M.;PETRY, A. C.. Secas intensas no Sudeste brasileiro afetam a estrutura da comunidade e a reprodução dos peixes fluviais? Um estudo de caso no rio Muriaé (RJ), importante afluente do rio Paraíba do Sul. 2018. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Paula Araujo Catelani

Magalhães, A.L.B.; Santos, L. N.; CARAMASCHI, E. M. P.; FISCHER, L. G.;PETRY, A. C.. Biologia da espécie não nativa Cichla kelberi Kullander & Ferreira 2006 (Teleostei, Ciochlidae) em um rio costeiro e sua interação com a ictiofauna nativa. 2018. Tese (Doutorado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Andressa da Silva Reis

ALBRECHT, M. P.; Amado, A. M.;FARJALLA, V. F.; MOULTON, T. P.;PETRY, A. C.. Estrutura e dinâmica trófica das comunidades aquáticas em riachos de mata atlântica: influência do gradiente de impactos em escala local e de microbacia. 2017. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Carlos Tonhatti

Reis, S. F.; Freitas, A. V. L.; Zucchi, M. I.; Santos, M. H.;PETRY, A. C.. Diversidade e estrutura genética de populações de Poecilia vivipara (Cyprinodontiformes: Poeciliidae) do norte do estado do Rio de Janeiro. 2017. Tese (Doutorado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Régis Vinicius Souza Santos

Petry, A. C.; CARAMASCHI, E. M. P.; Bonecker, S.; Castro, M. S.; Serejo, C. S.. Assembléia de larvas de peixes de estuários do Rio de Janeiro: estrutura, ecologia e efeito da qualidade ambiental. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Zoologia (Museu Nacional) UFRJ) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ellen Martins Camara

CARAMASCHI, E. M. P.; Becker, F. G.; Teresa, F.; Buchas, R. M.;Petry, Ana Cristina. Escalas espaciais e comunidades de peixes de riachos em bacias hidrográficas que compartilham o divisor de águas, Região Serrana, RJ. 2015. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Lúcia Fernandes Sanches

Esteves, F. A.; Fonseca, R. N.; SUHETT, A. L.; Barbosa, F.;PETRY, A. C.. Efeito do aporte de materia orgânica dissolvida para o estoque de carbono: testando a ocorrência do "Priming effect". 2015. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Guilherme Fernandes Moreira Alfenas

RUTA, C.;PETRY, A. C.. Macroinvertebrados aquáticos com igarapés amazônicos. 2014. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Clarissa Brasil Souza

CARAMASCHI, E. M. P.; Márcio Silva Araújo; ALBRECHT, M. P.;Petry, A. C.. Especialização individual em peixes tropicais: mecanismos e implicações. 2014. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Paulo José Leitão de Almeida

Vieira, M.V.; Godoy, W.; Iskin, M.; VALENTIN, J. L.;Petry, A. C.. Estratégias de movimento e interação predador-presa: Teoria dos jogos na estabilidade de teias. 2013. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Paloma Marinho Lopes

BOZELLI, R. L.; Castelo Branco, C. W.; Padial, A.; Grelle, C. E.;Petry, A. C.. Contribuição relativa dos fatores ambientais e espaciais na estruturação de comunidades zooplanctônicas de ambientes permanentes e temporários. 2013. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rafael Dettogni Guariento

Esteves, F. A.;CARAMASCHI, E. M. P.PETRY, A. C.; Barbosa, F. A. R.; Attayde, J. L.. Consequências ecológicas do trade-off entre forrageamento e risco: de indivíduos a ecossistemas. 2012. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Julio Daniel do Vale

PETRY, A. C.; MAGNUSSON, W. E.; ZUANON, J. A. S.. Aspectos ecológicos da limnologia e da ictiofauna em planícies alagáveis distantes de grandes rios. 2011. Tese (Doutorado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Almir Manoel Cunico

AGOSTINHO, Angelo AntonioGOMES, Luiz Carlos; GUBIANI, E. A.; HAHN, N. S.;PETRY, A. C.. Efeitos da urbanização sobre a estrutura das assembléias de peixes em córregos do município de Maringá, Paraná, Brasil. 2010. Tese (Doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Rodrigo Fernandes

PETRY, A. C.; GUBIANI, E. A.;Agostinho, A. A.Gomes, L. C.. Efeitos da regulação do nível hidrométrico sobre a dinâmica temporal de espectros de tamanho de peixes de um reservatório netoreopical. 2009. Tese (Doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Maria de Fatima Moraes Valentim

VIANNA, M.; PEREZ, J. A. A.; COSTA, P. A. S.;PETRY, A. C.; VALENTIN, J. L.. Características da reprodução, alimentação e pesca do peixe-sapo, Lophius gastrophysus (Teleostei, Lophiidae), desembarcado no Estado do Rio de Janeiro. 2008. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Alejandra Filippo Gonzalez Neves dos Santos

HAYASHI, C.; O. Moreira Filho;GOMES, Luiz Carlos; R. Fugi;PETRY, A. C.. Uso de juvenis de peixes carnívoros nativos no controle da ictiofauna invasora na Bacia do Rio Paraná. 2008. Tese (Doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Luciana Silva Carneiro

BOZELLI, R. L.; THOMAZ, S. M.; O. Rocha;CARAMASCHI, E. M. P.PETRY, A. C.. Efeito de peixes onívoros sobre a estrutura e estabilidade de cadeias tróficas aquáticas. 2008. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Fernando Mayer Pelicice

JÚLIO JR, Horácio Ferreira; THOMAZ, S. M.; Bini, L. M.;PETRY, A. C.. A introdução de Cichla kelberi Kullander & Ferreira determinando a destruição de assembléias de peixes associadas a bancos de Egeria de Rosana, rio Paranapanema. 2007. Tese (Doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Macelo Fulgêncio Guedes de Brito

BIALETZKI, A.;CARAMASCHI, E. M. P.; BRITTO, M. R.; MAZZONI, R.;PETRY, A. C.. Atividade reprodutiva dos peixes do rio Macaé (RJ) em função do gradiente longitudinal. 2007. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Elaine Antoniassi Luiz

GOMES, Luiz Carlos; SILVA, V. F. B.;PETRY, A. C.AGOSTINHO, Angelo Antonio. Influência da construção da Hidrelétrica do Rio Jordão sobre a ictiofauna: imapctos e colonização. 2006. Tese (Doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Hudson de Macedo Lemos

Gonçalves, P.R.; CONCEICAO, L. I. W.;Petry, A. C.. Ecologia molecular de pequenos mamíferos para avaliação da fragmentação na Mata Atlântica. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Gustavo Mattos Silva e Souza

MOURA, R. L.;PETRY, A. C.. Padrões de diversidade da macrofauna bentônica de praias arenosas ao longo da costa Neotropical. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Alexandre Ferreira Lopes

Bonecker, S.;PETRY, A. C.. A contribuição da Ecologia para a compreensão das consequências das aberturas de barra em lagoas costeiras. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria de Fatima Moraes Valentim

PETRY, A. C.. Biologia e ecologia de peixes do gênero Lophius (Lophiidae, Lophiiformes), com ênfase em Lophius gastrophysus Miranda-Ribeiro, 1915: Status Atual. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Carla Ferreira Rezende

ALBRECHT, M. P.;PETRY, A. C.. Aplicação de medidas de energia a comunidades aquáticas, com ênfase em ecossistemas lóticos. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Stephane Gomes Batista de Paula

Henry, M. D.; MARTINS, R. L.;PETRY, A. C.. Respostas populacionais de Cerradomys goytaca Tavares, Pessôa & Gonçalves, 2011 (Rodentia: Cricetidae) à fenologia de plantas da formação aberta do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba,. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Laíla Fadul Viana

DUARTE, H. M.;Petry, A. C.; GESTINARI, L. M. S.. Cargas polínicas transportadas por abelhas (Apoidea) em um cordão arenoso e eventos fenológicos de plantas associadas, no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, Carapebus, Rio de Janeiro.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Renato G

Baptista, D. F.;Petry, A. C.. Rieboldt Oliveira. Redes tróficas. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Claudinéia Lizieri dos Santos

BORGES, L. M. K.;SILVA, C. J.PETRY, A. C.. Macrófitas aquáticas como habitat da ictiofauna: caracterizaçõ da estrutura trófica das comunidades de peixes na baía Caiçara, pantanal Mato-grossense, Cáceres, MT. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Hugmar Pains da Silva

MUNIZ, C. C.;PETRY, A. C.SILVA, C. J.. Estrutura das comunidades de peixes associados aos bancos de macrófitas aquáticas da Baía Caiçara Cáceres - Brasil. 2005 - Universidade do Estado de Mato Grosso.

PETRY, A. C.. Avaliador de Projeto de Pesquisa do Programa de Bolsas de IC. 2014. Universidade Federal do Paraná.

PETRY, A. C.. Prêmiação da Neotropical Ichthyological Association no XX Encontro Brasileiro de Ictiologia. 2013. Sociedade Brasileira de Ictiologia.

PETRY, A. C.; BIALETZKI, A.. Parecerista dos trabalhos apresentados no XX Encontro Brasileiro de Ictiologia. 2013. Sociedade Brasileira de Ictiologia.

ALBRECHT, M. P.; MOULTON, T. P.;PETRY, A. C.. Seleção de professor temporário do Departamento de Ecologia da UFRJ. 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

RUTA, C.; Esteves, F. A.; DE ABREU, T. B.;PETRY, A. C.. 2ª Jornada de Pesquisa e Extensão da UFRJ/Campus Macaé. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

PETRY, A. C.. Programa de Incentivo à Produção Científica, Técnica e Artística - Prociência 2009. 2009. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

PETRY, A. C.; VERANI, Nelsi; OLIVEIRA, Edson Fontes de. IX EPGPEA - Encontro de Pós Graduandos em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais. 2006. Universidade Estadual de Maringá.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

JOSE ROBERTO VERANI

AGOSTINHO, Angelo AntonioVERANI, J. R.; GOMES, L.C.. Assembléias de peixes da planície de inundação do alto rio Paraná, Brasil:variação espacial na estrutura e influência de fatores bióticos e abióticos. 2001. Dissertação (Mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.

JOSE ROBERTO VERANI

AGOSTINHO, Angelo AntonioVERANI, J. R.; GOMES, L.C.. Assembléias de peixes da planície de inundação do alto rio Paraná, Brasil:variação espacial na estrutura e influência de fatores bióticos e abióticos. 2001. Dissertação (Mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.

Carlos Sérgio Agostinho

AGOSTINHO, C. S.AGOSTINHO, Angelo Antonio; BINI, Luís Maurício; GOMES, Luiz Carlos; OKADA, Edson Kiyoshi. A traíra Hoplias aff. malabaricus (Bloch, 1794) na planície de inundação do alto rio Paraná: influência sobre as assembléias de peixes e aspectos da auto-ecologia.. 2005. Tese (Doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.

Elineide Eugênio Marques

AGOSTINHO, Angelo AntonioAGOSTINHO, Carlos Sérgio; BINI, Luis Mauricio; GOMES, Luis Carlos; OKADA, Edson Kiyoshi; HAHN, Norma Segati;MARQUES, E. E.. A traíra Hoplias aff. malabaricus (Bloch, 1794) na planície de inundação do alto rio Paraná: influência sobre as assembléias de peixes e aspectos da auto-ecologia.. 2005. Dissertação (Mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.

Sidinei Magela Thomaz

THOMAZ, S. M.. Biologia da conservação e o arcabouço teórico da ecologia: o conceito de espécie-chave como estudo de caso. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.

Luiz Carlos Gomes

AGOSTINHO, Angelo AntonioGOMES, L. C.; Agostinho, C.S.;BINI, Luis MaurícioOKADA, E. K.. A traíra hoplias aff. malabaricus (Bloch, 1794) na planície de inundação do alto rio Paraná: influência sobre as assembléias de peixes e aspectos da autoecologia. 2005. Tese (Doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.

Luiz Carlos Gomes

GOMES, L. C.AGOSTINHO, Angelo Antonio; THOMAZ, S. M.. Biologia da Conservação e o arcabouço teórico da Ecologia: o conceito de espécie-chave como estudo de caso. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.

Luiz Carlos Gomes

AGOSTINHO, Angelo AntonioGOMES, L. C.; THOMAZ, S. M.. Conectividade e processos ecológicos em sistemas rio - planície de inundação.. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.

Angelo Antonio Agostinho

AGOSTINHO, A. A.THOMAZ, Sidinei MagelaGOMES, Luiz Carlos. Biologia da Conservação e o arcabouço teórico da Ecologia: o conceito de espécie-chave como estudo de caso. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.

Luis Mauricio Bini

AGOSTINHO, Angelo Antonio;BINI, Luis MauricioAGOSTINHO, C. S.GOMES, L. C.; OKADA, Edson Kiyoshi. A traíra Hoplias aff. malabaricus (Bloch, 1794) na planície de inundação do Alto rio Paraná: influência sobre as assembléias de peixes e aspectos da autoecologia. 2005. Tese (Doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Thiago Fonseca de Barros

A influência de fatores ambientais e intrínsecos na preditabilidade da variação polimórfica em peixes; Início: 2017; Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Mônica Pacheco de Araújo

Suscetibilidade dos ambientes de restinga e lagoa costeira à invasão por espécies nativas e exóticas e a percepção de risco pelas comunidades adjacentes: um estudo de caso no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba; Início: 2016; Tese (Doutorado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Tais de Fátima Ramos Guimarães

Diversidade da ictiofauna em lagoas costeiras na costa atlântica da américa do Sul: padrões macroecológicos, conservação e mudanças climáticas; Início: 2015; Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

Ana Clara Sampaio Franco

ECOLOGIA DE POPULAÇÕES INVASORAS DE TUCUNARÉS Cichla spp; : O EFEITO DA COMPLEXIDADE ESTRUTURAL EM RESERVATÓRIOS FLUMINENSES; Início: 2015; Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Patrícia Luciano Mancini

Início: 2017; Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos;

Luiz Rodolfo Nascimento Araujo

COMPOSIÇÃO E ESTRUTURA DE GRAMÍNEAS E LAGOAS COSTEIRAS: EXPLORANDO AS RELAÇÕES NO PARNA RESTINGA DE JURUBATIBA; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Ketma Nunes Vaz

Estrutura populacional e dinâmica reprodutiva de Scartella cristata (Teleostei, Blenniidae) em poças de marés; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos; (Orientador);

Gabriella Assumpção Franco de Souza

ARELAÇÕES ALOMÉTRICAS ENTRE O TRATO DIGESTIVO E O TAMANHO DO CORPO DE Hoplias aff; malabaricus (TELEOSTEI); Início: 2016; Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Júlia de Araújo Cardoso

Crescer sob o risco da predação: respostas do peixe Poecilia vivipara à traíra Hoplias aff; malabaricus; Início: 2013; Iniciação científica (Graduando em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; (Orientador);

Mateus Oliveira de Paula

Estratégias reprodutivas distintas moldadas pela história de vida de três espécies de peixes teleósteos no trecho médio inferior do rio Paraíba do Sul (RJ); 2015; Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ana Cristina Petry;

Nathalya Carolina López Rodríguez

FECUNDIDADE DE JENYNSIA MULTIDENTATA (TELEOSTEI: ANABLEPIDAE): EXPLORANDO O INVESTIMENTO MATERNO EM MÚLTIPLAS ESCALAS; 2013; Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ana Cristina Petry;

Laís Ventura Correia

O efeito da salinidade em Poecilia vivipara Bloch & Schneider 1801 (Poeciliidae): explorando as variações no provisionamento materno e outras táticas reprodutivas; 2013; Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Cristina Petry;

Bruna Pagliani Simonato di Dario

Ocorrência e sazonalidade de baleia-de-Bryde Balaenoptera edeni Anderson, 1878 (Cetacea, Mysticeti): contribuições para conservação no Estado do Rio de Janeiro; 2012; Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Ana Cristina Petry;

Bruno Cortat Felice

Dinâmica de metacomunidades de peixes em ecossistemas costeiros: uma abordagem com lagoas e poças do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba; 2012; Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Ana Cristina Petry;

Rayane Matos dos Santos

O efeito da fração solúvel do petróleo na traíra Hoplias aff; malabaricus (Osteichthyes: Erythrinidae): avaliando experimentalmente danos moleculares, taxas de consumo e de crescimento corporal; 2011; Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Cristina Petry;

Paula Araujo Catelani

A influência do gradiente ambiental do estuário do rio Macaé, RJ, na composição da ictiofauna: uma abordagem das guildas ecológicas; 2011; Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Ana Cristina Petry;

Ellen Martins Camara

GRADIENTES AMBIENTAIS E A ICTIOFAUNA LITORÂNEA DE ECOSSISTEMAS COSTEIROS: OS EFEITOS DE ABERTURAS DA BARRA ARENOSA EM LAGOAS DO SUDESTE BRASILEIRO, RJ; 2010; Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ana Cristina Petry;

Hugmar Pains da Silva

O papel do pulso de inundação e da conectividade hidrológica na estrutura de comunidades de peixes associados aos bancos de macrófitas aquáticas na baía Caiçara, Cáceres - MT; 2008; Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Ana Cristina Petry;

Paula Araujo Catelani

Biologia da espécies não-nativa Cichla kelberi Kullander & Ferreira 2006 (Teleostei, Cichlidae) em um rio costeiro e sua interação com a ictiofauna nativa; 2014; Tese (Doutorado em Curso de Doutorado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ana Cristina Petry;

Igor David da Costa

Estrutura das assembleias de peixes de igarapés de terra firme da bacia do rio Machado/RO; 2011; Tese (Doutorado em Ecologia e Evolução) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Coorientador: Ana Cristina Petry;

Mayara Castiçal Guimarães

COMPOSIÇÃO E ESTRUTURA DE GRAMÍNEAS E LAGOAS COSTEIRAS: EXPLORANDO AS RELAÇÕES NO PARNA RESTINGA DE JURUBATIBA; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Cristina Petry;

Nathany da Silva Nogueira

COMPOSIÇÃO E ESTRUTURA DE GRAMÍNEAS E LAGOAS COSTEIRAS: EXPLORANDO AS RELAÇÕES NO PARNA RESTINGA DE JURUBATIBA; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Ana Cristina Petry;

Andressa Cirilo Silva Nascimento

O EFEITO DO AMBIENTE SOBRE O CRESCIMENTO E A DIFERENCIAÇÃO SEXUAL DO PEIXE POECILIA VIVIPARA; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Cristina Petry;

Claulimara Lopes Moreira

Explorando a variação no tamanho do gonopódio de machos no peixe Poecilia vivipara Bloch & Schneider 1801 em lagoas costeiras do Norte Fluminense; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Ana Cristina Petry;

Eduarda Rezende Caillava Gomes

Metacomunidades de peixes em ambientes costeiros: o efeito da conectividade hidrológica e das estratégias de vida das espécies; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Ana Cristina Petry;

Lua Neumann

Pesquisas ecológicas de longa duração com a ictiofauna da Restinga de Jurubatiba; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Cristina Petry;

Amanda Ferreira Pinto

O papel das plantas aquáticas na diversidade ictíica de peixes em área diretamente e indiretamente influenciadas por um empreendimento industrial; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Cristina Petry;

Carolina Siqueira Safra Terra

Peixes anuais em ambientes temporários da Região dos Lagos e do Norte Fluminense, RJ; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Cristina Petry;

Laís Ventura Correia

Autoecologia de Cyprinodontiformes do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba: o efeito da sazonalidade ambiental sobre a reprodução; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Ana Cristina Petry;

Bruno Cortat Felice

Efeito da salinidade e da eutrofização sobre a ictiofauna da lagoa Imboassica, Norte Fluminense; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Cristina Petry;

Rayane Matos dos Santos

Efeito da salinidade sobre a ictiofauna em ambientes costeiros: um estudo de caso da lagoa Carapebus, Norte Fluminense; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Ana Cristina Petry;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Angelo Antonio Agostinho

Assembléias de peixes da planície de inundação do alto rio Paraná, Brasil:variação espacial na estrutura e influência de fatores bióticos e abióticos; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Angelo Antonio Agostinho;

Angelo Antonio Agostinho

A traíra Hoplias aff; malabaricus (Bloch, 1794) na planície de inundação do alto rio Paraná: influência sobre as atividades de peixes e aspectos da auto-ecologia; 2005; 69 f; Tese (Doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Angelo Antonio Agostinho;

Uwe Horst Schulz

Distribuição longitudinal da ictiofauna do Rio do Sinos, RS; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Conselho Nacional de Pesquisa; Orientador: Uwe Horst Schulz;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CAMARA, E. M. ; CARAMASCHI, E. M. P. ; DI DARIO, F. ; PETRY, A. C. . Short-Term Changes in Two Tropical Coastal Lagoons: Effects of Sandbar Openings on Fish Assemblages. JOURNAL OF COASTAL RESEARCH , v. 34, p. 90-105, 2017.

  • Diamante, N. A. ; Oliveira, A. V. ; PETRY, A. C. ; Catelani, P.A. ; PELICICE, Fernando Maier ; Prioli, S. M. A. P. ; Prioli, J. A. . Molecular analysis of invasive Cichla (Perciformes: Cichlidae) populations from neotropical ecosystems. Biochemical Systematics and Ecology , v. 72, p. 15-22, 2017.

  • Catelani, P.A. ; BAUER, A. B. ; Di Dario, F. ; Pelicice, F. M. ; PETRY, A. C. . First record of pughead deformity in Cichla kelberi (Teleostei: Cichlidae), an invasive species in an estuarine system in south-eastern Brazil. JOURNAL OF FISH BIOLOGY , v. 90, p. 2496-2503, 2017.

  • BOLASINA, SERGIO NÉSTOR ; DE AZEVEDO, ALEXANDRE ; Petry, Ana Cristina . Comparative efficacy of benzocaine, tricaine methanesulfonate and eugenol as anesthetic agents in the guppy Poecilia vivipara. AQUACULTURE REPORTS , v. 6, p. 56-60, 2017.

  • Sommer-Trembo, C. ; PETRY, A. C. ; Silva, G. G. ; Vurusic, S. M. ; Gismann, J. ; Baier, J. ; Krause, S. ; Iorio, J. A. C. ; Riesch, R. ; Plath, M. . Predation risk and abiotic habitat parameters affect personality traits in extremophile populations of a neotropical fish ( ). Ecology and Evolution , p. 1-12, 2017.

  • Catelani, P. A. ; Bauer, A. B. ; Petry, A. C. . Length-weight relationships of fishes from the estuary of the Macaé River, Southeastern Brazil. JOURNAL OF APPLIED ICHTHYOLOGY , v. 2017, p. 1-3, 2017.

  • López Rodríguez, N. C. ; BARROS, C. M. ; Petry, A. C. . A macroscopic classification of the embryonic development of the one-sided livebearer Jenynsia multidentata (Teleostei: Anablepidae). Neotropical Ichthyology , v. 15, p. e160170, 2017.

  • FRANCO, ANA CLARA SAMPAIO ; DOS SANTOS, LUCIANO NEVES ; Petry, Ana Cristina ; GARCÍA-BERTHOU, EMILI . Abundance of invasive peacock bass increases with water residence time of reservoirs in southeastern Brazil. HYDROBIOLOGIA , v. 817, p. 155-166, 2017.

  • COSTA, IGOR DAVID DA ; Petry, Ana Cristina ; MAZZONI, ROSANA . Responses of fish assemblages to subtle elevations in headwater streams in southwestern Amazonia. HYDROBIOLOGIA , p. 175-184, 2017.

  • SANTOS, R. M. ; L. I. Weber ; V. L. de Souza ; SOARES, A. R. ; PETRY, ANA C. . Water-soluble fraction of petroleum affects somatic growth but not consumption rates in juveniles of Hoplias aff. malabaricus (Osteichthyes: Erythrinidae). Brazilian Journal of Biology (Impresso) , v. 76, p. 10-17, 2016.

  • Setubal, R. B. ; BOZELLI, R. L. ; Araújo, L. R. ; Nascimento, M. O. ; Petry, A. C. ; Di Dario, F. ; Martins, T. ; FELICE, B. C. ; KONNO, T. U. P. ; Mormul, R. P. . Uma poça de diversidade. Ciência Hoje , v. 333, p. 34-37, 2016.

  • Bauer, A. B. ; Di Dario, F. ; Fischer, L. G. ; Mincarone, M. M. ; Petry, A. C. ; Catelani, P. A. ; GONÇALVES, P. ; CAMPOS, N. V. ; Silva, E. R. ; Agostinho, L. S. ; POZZOBON, A. P. S. . Coleção de Peixes do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé, Universidade Federal do Rio de Janeiro (NPM-NUPEM/UFRJ): reflexões sobre o papel de coleções zoológicas regionais na estrutura universitária brasileira. Boletim, Sociedade Brasileira de Ictiologia , v. 117, p. 2-8, 2016.

  • PETRY, A. C. ; Guimarães, T. F. ; Vasconcellos, F. M. ; Hartz, S. M. ; Becker, F. G. ; Rosa, R. S. ; Goyenola, G. ; CARAMASCHI, Erica Pellegrini ; Astarloa, J. D. ; Sarmento-Soares, L. M. ; VIEIRA SOBRINHO, J. P. ; Garcia, A.M. ; Mello, F. T. ; Melo, F. ; Meerhoff, M. ; Attayde, J. ; Menezes, R. ; Mazzeo, N. ; Di Dario, F. . Fish composition and species richness in eastern South American coastal lagoons: additional support for the freshwater ecoregions of the world. Journal of Fish Biology , v. 89, p. 280-314, 2016.

  • DI DARIO, F. ALMADA, D. S. Araujo, M. P. Azevedo, A. FIGUEIREDO DE BARROS, M. P. BARROS, C. M. BAUER, A. B. Beraldini, N. BOZELLI, R. L. CATELANI, P. A. Camargo, G. A. Nocchi, N. P. DUARTE, H. M. Farias, R. N. Feitosa, N. FISCHER, L.G. Fonseca, R. N. GESTINARI, L. M. S. Gonçalves, P.R. KONNO, T. U. P. Leal, G. F. Lemos, H. M. MARTINS, R. L. MINCARONE, M. M. Miranda, L. G. , et al. SILVA, J. L. N. PAGLIANI, B. PETRY, A. C. RUTA, C. Santos, V.L.M. SILVA, E. R. Silva, R. N. SOARES, A. R. Vargas, R. A. Vieira, T. W. M. Xavier, M. S. L. I. Weber Esteves, F. A. ; Contribuições do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação na geração de conhecimento científico promotor do desenvolvimento regional e conservação dos ecossistemas costeiros do norte do estado do Rio de Janeiro. RBPG. Revista Brasileira de Pós-Graduação , v. 13, p. 917-954, 2016.

  • ORTEGA, JEAN C. G. ; DIAS, ROSA M. ; PETRY, ANA C. ; OLIVEIRA, EDSON F. ; AGOSTINHO, ANGELO A. . Spatio-temporal organization patterns in the fish assemblages of a Neotropical floodplain. Hydrobiologia , v. 745, p. 31-41, 2015.

  • Catelani, P. A. ; Petry, A. C. ; DARIO, F. ; dos Santos, V. L. M. ; Mincarone, M. M. . Fish composition (Teleostei) of the estuarine region of the Macaé River, Southeastern Brazil. Check List (São Paulo. Online) , v. 10, p. 927-935, 2014.

  • ARAÚJO, MÁRCIO S ; PEREZ, S ; MAGAZONI, MARIA ; PETRY, ANA C . Body size and allometric shape variation in the molly Poecilia vivipara along a gradient of salinity and predation. BMC Evolutionary Biology (Online) , v. 14, p. 251, 2014.

  • Torres da Silva, M. ; PEREIRA, J. O. ; Vieira, L. J. S. ; PETRY, A. C. . Hydrological seasonality of the river affecting fish community structure of oxbow lakes: A limnological approach on the Amapá Lake, southwestern Amazon. Limnologica (Jena) , v. 43, p. 79-90, 2013.

  • Araújo, L. R. ; Lopes, P. M. ; Santangelo, J. M. ; Petry, A. C. ; BOZELLI, R. L. . Zooplankton resting egg banks in permanent and temporary tropical aquatic systems. Acta Limnologica Brasiliensia (Online) , v. 25, p. 235-245, 2013.

  • Di Dario, F. ; Petry, A. C. ; Pereira, M. M. S. ; Mincarone, M. M. ; Agostinho, L. S. ; CAMARA, E. M. ; CARAMASCHI, Erica Pellegrini ; Britto M. R. . An update on the fish composition (Teleostei) of the coastal lagoons of the Restinga de Jurubatiba National Park and the Imboassica Lagoon, northern Rio de Janeiro State. ACTA LIMNOLOGICA BRASILIENSIA (ONLINE) , v. 25, p. 257-278, 2013.

  • PETRY, A. C. ; ABUJANRA, Fabiane ; AGOSTINHO, A. A. ; GOMES, Luiz Carlos ; JULIO JR., HORACIO FERREIRA ; AGOSTINHO, ANGELO ANTONIO . Effects of the interannual variations in the flood pulse mediated by hypoxia tolerance: the case of the fish assemblages in the upper Parana River floodplain. Neotropical Ichthyology (Impresso) , v. 11, p. 413-424, 2013.

  • DARIO, F. ; PETRY, A. C. ; MINCARONI, M. ; Pereira, M. M. S. ; SANTOS, R. M. . New records of coastal fishes in the northern Rio de Janeiro State, Brazil, with comments on the biogeography of the south-western Atlantic Ocean. Journal of Fish Biology , v. 79, p. 546-555, 2011.

  • CAMARA, E. M. ; CARAMASCHI, E. M. P. ; PETRY, A. C. . Fator de condição: bases conceituais, aplicações e perspectivas de uso em pesquisas ecológicas com peixes. Oecologia Brasiliensis (Impresso) , v. 15, p. 249-274, 2011.

  • de Macedo-Soares, PHM ; PETRY, A. C. ; FARJALLA, V. F. ; CARAMASCHI, E. M. P. . Hydrological connectivity in coastal inland systems: Lessons from a Neotropical fish metacommunity. Ecology of Freshwater Fish , v. 19, p. 7-18, 2010.

  • H. Pains da Silva ; PETRY, A. C. ; SILVA, C. J. . Fish communities of the Pantanal wetland in Brazil: evaluating the effects of the upper Paraguay River flood pulse on baía Caiçara fish fauna. Aquatic Ecology (Dordrecht. Online) , v. 44, p. 275-288, 2010.

  • PETRY, A. C. ; GOMES, Luiz Carlos ; PIANA, P. A. ; Agostinho, A. A. . The role of the predatory trahira (Pisces: Erythrinidae) in structuring fish assemblages in lakes of a Neotropical floodplain. Hydrobiologia (The Hague. Print) , v. 651, p. 115-126, 2010.

  • CORRÊA, C. E. ; PETRY, A. C. ; HAHN, N. S. . A influência do ciclo hidrológico na dieta e estrutura trófica da ictiofauna do rio Cuiabá, Pantanal Mato-Grossense, Brasil. Iheringia. Série Zoologia (Impresso) , v. 99, p. 456-463, 2009.

  • PETRY, A. C. ; Agostinho, A. A. ; PIANA, P. A. ; Gomes, L. C. . Effects of temperature on prey consumption and growth in mass of juvenile trahira Hoplias aff. malabaricus (Bloch, 1794). JOURNAL OF FISH BIOLOGY , Escócia, v. 70, p. 1855-1864, 2007.

  • Agostinho, A. A. ; Pelicice, F. M. ; Petry, A. C. ; Gomes, L. C. ; Júlio, H. F. . Fish diversity in the upper Paraná River basin: habitats, fisheries, management and conservation. Aquatic Ecosystem Health & Management , Londres, v. 10, n.2, p. 174-186, 2007.

  • Petry, A. C. ; Schulz, U. H. . Longitudinal changes and indicator species of the fish fauna in the subtropical Sinos River, Brazil. Journal of Fish Biology , v. 69, p. 272-290, 2006.

  • PETRY, A. C. ; AGOSTINHO, Angelo Antonio ; GOMES, Luiz Carlos . Spatial variation of the fish assemblage structure from the upper Rio Paraná floodplain, Brazil, in a dry year. Acta Limnologica Brasiliensia , Botucatu, v. 15, n.1, p. 1-13, 2003.

  • PETRY, A. C. ; AGOSTINHO, Angelo Antonio ; GOMES, Luiz Carlos . Fish assemblages of tropical floodplain lagoons: exploring the role of connectivity in a dry year. Neotropical Ichthyology , Porto Alegre, v. 1, n.2, p. 111-119, 2003.

  • PETRY, A. C. ; SCHULZ, Uwe Horst . Levantamento da comunidade de peixes do rio dos Sinos, RS. Acta Biologica Leopoldensia , São Leopoldo, v. 23, n.1, p. 49-58, 2001.

  • PETRY, A. C. ; SCHULZ, Uwe Horst . Ritmo de alimentação de juvenis de Loricariichthys anus (Siluriformes, Loricariidae) da lagoa dos Quadros, RS, Brasil. Iheringia. Série Zoologia , Porto Alegre, n.89, p. 171-176, 2000.

  • Mincarone, M. M. ; DE ABREU, T. B. ; ALMADA, D. S. ; BAUER, A. B. ; Blanchette, T. G. ; Camargo, G. A. ; CARDOSO, M. W. ; Costa, G. N. ; DI DARIO, F. ; DIAS, F. C. ; Da Silva, D. F. ; FISCHER, L.G. ; FREITAS, R. R. ; GESTINARI, L. M. S. ; GONÇALVES, P. ; KONNO, T. U. P. ; Leal, G. F. ; Mancini, P. L. ; PAGLIANI, B. ; PETRY, A. C. ; Rajão, H. B. ; RUTA, C. ; Esteves, F. A. . Atlas de Sensibilidade Ambiental ao Óleo de Bacia Marítima de Campos. 1. ed. Brasília: Arteg Bureau de Artes, Gráfica e Editora, 2016. v. 1. 84p .

  • Petry, A. C. ; Pelicice, F. M. (Org.) ; BELLINI, L. M. (Org.) . Ecólogos e suas histórias : um olhar sobre a construção das ideias ecológicas. 1. ed. Maringá: EDUEM, 2010. v. 1. 262p .

  • PETRY, A. C. ; THOMAZ, S. M. ; Esteves, F. A. . Comunidade de Peixes. In: Francisco de Assis Esteves. (Org.). Fundamentos de Limnologia. 3ed.Rio de Janeiro: Interciência, 2011, v. 1, p. 609-624.

  • PETRY, A. C. . Charles Sutherland Elton: arcabouço teórico da ecologia animal. In: PETRY, A. C.; PELICICE, F. M.; BELLINI, L.M.. (Org.). Ecólogos e suas histórias: um olhar sobre a construção das ideias ecológicas.. 1ed.Maringá: EDUEM, 2010, v. 1, p. 103-124.

  • LUIZ, Elaine Antoniassi ; PETRY, A. C. ; PAVANELLI, Carla Simone ; JÚLIO JÚNIOR, Horácio Ferreira ; LATINI, João Dirço ; DOMINGUES, Vladimir Marques . As assembléias de peixes em reservatórios hidrelétricos do Estado do Paraná e Bacias Limítrofes. In: Rodrigues, L.; Thomaz, S.M.; Agostinho, A.A.; Gomes, L.C.. (Org.). Biocenoses em Reservatórios: padrões espaciais e temporais. São Carlos: Rima, 2005, v. 1, p. 169-184.

  • LUZ, K. D. G. ; OLIVEIRA, Edson Fontes de ; PETRY, A. C. ; JÚLIO JÚNIOR, Horácio Ferreira ; PAVANELLI, Carla Simone ; GOMES, Luiz Carlos . Fish assemblages in the upper Paraná river floodplain. In: Angelo Antonio Agostinho; Liliana Rodrigues; Luiz Carlos Gomes; Sidinei Magela Thomaz; Leandro Esteban Miranda. (Org.). Structure and functioning of the Paraná River and its floodplain. Maringá: EDUEM, 2004, v. 1, p. 107-115.

  • KINAS, Marco Aurélio ; AVELINO, Alexandre Santos ; MACEDO, Michele de Oliveira ; URIBE, M.C.A. ; PETRY, A. C. . Seletividade de tamanho de caramujos predados pelo gavião caramujeiro (Rosthramus sociabilis, Accipitridae) em uma área de paratudal do pantanal sul.. In: Corrêa, C.E.; Rodrigues, L.C.; Cavallaro, M.R.; Raizer, J.; Marques, M.R.. (Org.). Ecologia do Pantanal: curso de campo, 2003.. Campo Grande: UFMS, 2004, v. 1, p. 26-28.

  • URIBE, M.C.A. ; MACEDO, Michele de Oliveira ; AVELINO, Alexandre Santos ; KINAS, Marco Aurélio ; PETRY, A. C. . Atividade das aves de dossel e sub-bosque de um trecho de mata ciliar do Rio Miranda.. In: Corrêa, C.E.; Rodrigues, L.C.; Cavallaro, M.R.; Raizer, J.; Marques, M.R.. (Org.). Ecologia do Pantanal: curso de campo, 2003.. Campo Grande: UFMS, 2004, v. 1, p. 32-35.

  • MACEDO, Michele de Oliveira ; URIBE, M.C.A. ; AVELINO, Alexandre Santos ; KINAS, Marco Aurélio ; PETRY, A. C. . Estrutura quantitativa da comunidade vegetal de cerradão em uma cordilheira do pantanal da Nhecolândia, Mato Grosso do Sul.. In: Corrêa, C.E.; Rodrigues, L.C.; Cavallaro, M.R.; Raizer, J.; Marques, M.R.. (Org.). Ecologia do Pantanal: curso de campo, 2003.. Campo Grande: UFMS, 2004, v. 1, p. 68-70.

  • URIBE, M.C.A. ; CAMPOS, A.L.C. ; SILVA, L.A.M. ; BOTERO, R. ; PETRY, A. C. . Epifitismo em palmeiras em uma cordilheira do pantanal da Nhecolândia.. In: Corrêa, C.E.; Rodrigues, L.C.; Cavallaro, M.R.; Raizer, J.; Marques, M.R.. (Org.). Ecologia do Pantanal: curso de campo, 2003.. Campo Grande: UFMS, 2004, v. 1, p. 90-93.

  • CAMPOS, A.L.C. ; SILVA, L.A.M. ; URIBE, M.C.A. ; BOTERO, R. ; PETRY, A. C. . Efeito de borda na riqueza da comunidade de formigas granívoras em um campo sujo do pantanal da Nhecolândia.. In: Corrêa, C.E.; Rodrigues, L.C.; Cavallaro, M.R.; Raizer, J.; Marques, M.R.. (Org.). Ecologia do Pantanal: curso de campo, 2003.. Campo Grande: UFMS, 2004, v. 1, p. 100-103.

  • SILVA, L.A.M. ; PETRY, A. C. ; CAMPOS, A.L.C. ; URIBE, M.C.A. ; BOTERO, R. . Ectoparasitos em Pecari tajacu e Tayassu pecari (Tayassuidae) no pantanal do Rio Negro.. In: Corrêa, C.E.; Rodrigues, L.C.; Cavallaro, M.R.; Raizer, J.; Marques, M.R.. (Org.). Ecologia do Pantanal: curso de campo, 2003.. Campo Grande: UFMS, 2004, v. 1, p. 111-113.

  • BOTERO, R. ; PETRY, A. C. ; CAMPOS, A.L.C. ; URIBE, M.C.A. ; SILVA, L.A.M. . Predación de semillas y regeneración de plántulas en capões del pantanal de Nhecolândia, Mato Grosso do Sul.. In: Corrêa, C.E.; Rodrigues, L.C.; Cavallaro, M.R.; Raizer, J.; Marques, M.R.. (Org.). Ecologia do Pantanal: curso de campo, 2003.. Campo Grande: UFMS, 2004, v. 1, p. 127-131.

  • PRADO, M.U. ; PETRY, A. C. ; LIRA, P.K. . Biogeografia de ilhas artificiais: efeito do tamanho da ilha sobre a riqueza e a abundância de artrópodes no gramado da base de estudos do pantanal, pantanal do Miranda-Abrobral.. In: Corrêa, C.E.; Rodrigues, L.C.; Cavallaro, M.R.; Raizer, J.; Marques, M.R.. (Org.). Ecologia do Pantanal: curso de campo, 2003.. Campo Grande: UFMS, 2004, v. 1, p. 146-149.

  • PETRY, A. C. ; CIANCARUSO, M.V. ; LIRA, P.K. . Distância de vizinhos mais próximos em Copernicia Alba e Orbignya oleifera no pantanal da Nhecolândia, Mato Grosso do Sul.. In: Corrêa, C.E.; Rodrigues, L.C.; Cavallaro, M.R.; Raizer, J.; Marques, M.R.. (Org.). Ecologia do Pantanal: curso de campo, 2003.. Campo Grande: UFMS, 2004, v. 1, p. 178-180.

  • PETRY, A. C. ; ABUJANRA, F. ; PIANA, P. A. ; JÚLIO JÚNIOR, Horácio Ferreira ; AGOSTINHO, Angelo Antonio . Fish assemblages of the seasonally isolated lagoons of the upper Paraná river floodplain. In: Angelo Antonio Agostinho; Liliana Rodrigues; Luiz Carlos Gomes; Sidinei Magela Thomaz; Leandro Esteban Miranda. (Org.). Structure and functioning of the Paraná river and its floodplain. Maringá: EDUEM, 2004, v. 1, p. 131-137.

  • GESTINARI, L. M. S. ; Cavalheiro Filho, S. L. ; SANTOS, T. S. ; Almeida, S. ; SILVA, D. G. R. ; Mancini, P. L. ; PETRY, A. C. ; FISCHER, L. G. . Projeto Costões Rochosos: Ecologia, impactos e conservação na Região dos Lagos e Norte Fluminense. Revista Visão Socioambiental, Macaé, 20 jul. 2017.

  • Batista, S. ; Paula, M. ; Xavier, M. S. ; Araujo, M. P. ; Pinto, A. F. ; Fuentes, N. ; Gonçalves, P.R. ; PETRY, A. C. . Pesquisas ecológicas de longa duração na Bacia de Campos: desvendando ecossistemas costeiros e potencialidades locais. Revista Visão Socioambiental, Macaé, 20 jul. 2017.

  • Batista, S. ; Paula, M. ; PETRY, A. C. ; Souza, R. ; Caillava, E. ; Xavier, M. ; Araujo, M. P. ; GONÇALVES, P. R. . Jurubatiba: um Parque Nacional imerso em centros urbanos em expansão. Revista Visão Socioambiental, Macaé, p. 34 - 36, 30 set. 2016.

  • Petry, Ana Cristina ; Esteves, F. A. ; FIGUEIREDO DE BARROS, M. P. ; MOLISANI, M. M. . Limnologia e ecologia aquática. Cadernos do Nupem, Macaé, p. 10 - 21, 23 dez. 2014.

  • Petry, Ana Cristina ; RUTA, C. ; DARIO, F. ; Mincarone, M. M. ; GONÇALVES, P. . Zoologia, biologia evolutiva e sistemática. Cadernos do Nupem, Macaé, p. 43 - 45, 23 dez. 2014.

  • Esteves, F. A. ; Petry, A. C. . A experiência nas lagoas costeiras do Norte Fluminense (Peld-Sitio 5). Boletim da Sociedade Brasileira de Limnologia, Mossoró, p. 1 - 12, 05 maio 2010.

  • PETRY, A. C. . Coluna Verdes Idéias. Jornal Três Coroas, Três Coroas, p. 2 - 2, 02 maio 1997.

  • PETRY, A. C. . Coluna Verdes Idéias. Jornal Três Coroas, Três Coroas, p. 2 - 2, 04 abr. 1997.

  • PETRY, A. C. . Coluna Verdes Idéias. Jornal Três Coroas, Três Coroas, p. 2 - 2, 21 mar. 1997.

  • PETRY, A. C. . Coluna Verdes Idéias. Jornal Três Coroas, Três Coroas, p. 2 - 2, 07 mar. 1997.

  • PETRY, A. C. . Coluna Verdes Idéias. Jornal Três Coroas, Três Coroas, p. 2 - 2, 21 fev. 1997.

  • PETRY, A. C. . Coluna Verdes Idéias. Jornal Três Coroas, Três Coroas, p. 2 - 2, 07 fev. 1997.

  • PETRY, A. C. . Coluna Verdes Idéias. Jornal Três Coroas, Três Coroas, p. 5 - 5, 24 jan. 1997.

  • PETRY, A. C. . Coluna Verdes Idéias. Jornal Três Coroas, Três Coroas, p. 2 - 2, 20 dez. 1996.

  • PETRY, A. C. . Coluna Verdes Idéias. Jornal Três Coroas, Três Coroas, p. 4 - 4, 13 dez. 1996.

  • PETRY, A. C. . Coluna Verdes Idéias. Jornal Três Coroas, Três Coroas, p. 2 - 2, 06 dez. 1996.

  • PETRY, A. C. . Coluna Verdes Idéias. Jornal Três Coroas, Três Coroas, p. 2 - 2, 22 nov. 1996.

  • Nascimento, A. C. S. ; Silva, C. A. O. ; Gonçalves, P.R. ; Fischer, L. G. ; Petry, A. C. . Novo cariótipo de Poecilia vivipara Bloch & Schneider 1801 (Osteichthyes: Poeciliidae) para o Norte Fluminense. In: XXI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2015, Olinda. Livro de resumos do XXI EBI, 2015.

  • Cardoso, J. A. ; Nascimento, A. C. S. ; Márcio Silva Araújo ; Petry, Ana Cristina . O risco de predação antecipa a maturidade sexual em Poecilia vivipara Bloch & Schneider 1801 via plasticidade fenotípica. In: XXI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2015, Olinda. Anais do XXI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2015. v. 1. p. 844-844.

  • López Rodríguez, N. C. ; Goyenola, G. ; Mazzeo, N. ; Garcia, A.M. ; Petry, A. C. . Variação espacial da fecundidade de Jenynsia multidentata (Anablepidae) em lagoas costeiras ao longo do gradiente latitudinal de sua distribuição. In: XXI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2015, Olinda. Anais do XXI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2015. v. 1. p. 125-125.

  • López Rodríguez, N. C. ; Petry, Ana Cristina . Fecundidade similar e dinâmica reprodutiva diferenciada de Jenynsia multidentata no limite setentrional de sua distribuição natural. In: XXI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2015, Olinda. Anais do XXI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2015. v. 1. p. 601-601.

  • Petry, A. C. ; Guimarães, T. F. ; Menezes, R. F. ; VIEIRA SOBRINHO, J. P. ; Goyenola, G. ; Hartz, S. M. . A área como preditor da riqueza de espécies de peixes (Teleostei) em lagoas costeiras do leste da América do Sul. In: XXI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2015, Olinda. Anais do XXI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2015. v. 1. p. 20-20.

  • Di Dario, B. ; Blanchette, T. G. ; Petry, A. C. . Atualização das informaçÕes sobre encalhes de baleia-de-bryde, Balaenoptera edeni Anderson 1879, na costa Sudeste do Brasil. In: 16 Reunión de expertos en mamíferos acuáticos de América del sur (RT)/X Congreso de la sociedad latinoamericana de especialistas en mamíferos acuáticos (SOLAMAC), 2014, Cartagena. 16 Reunión de expertos en mamíferos acuáticos de América del sur (RT)/X Congreso de la sociedad latinoamericana de especialistas en mamíferos acuáticos (SOLAMAC), 2014.

  • SANTOS, R. M. ; L. I. Weber ; V. L. de Souza ; Petry, Ana Cristina . Avaliação da genotoxicidade da fração solúvel de petróleo em Hoplias aff. malabaricus através do ensaio do cometa.. In: XX Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2013, Maringá. Anais do XX Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2013.

  • Petry, A. C. ; FELICE, B. C. ; Araújo, L. R. ; FARIAS, M. ; MACHADO, N. C. ; PEREIRA, F. M. ; FIGUEIREDO DE BARROS, M. P. ; KONNO, T. U. P. ; BOZELLI, R. L. . Variações da diversidade relacionadas ao tamanho do corpo e conectividade hidrológica: uma abordagem de metacomunidades em ecossistemas costeiros do Norte Fluminense. In: XIV Congresso Brasileiro de Limnologia, 2013, Bonito. XIV Congresso Brasileiro de Limnologia.

  • Correia, L. V. ; López Rodríguez, N. C. ; Petry, Ana Cristina . Conectividade hidrológica e a variação nas táticas reprodutivas do peixe Poecilia vivipara Bloch & Schneider 1801: um estudo de caso no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. In: XIV Congresso Brasileiro de Limnologia, 2013, Bonito. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Limnologia, 2013.

  • SANTOS, R. M. ; Petry, Ana Cristina ; L. I. Weber ; V. L. de Souza . Genotoxicidade da fração solúvel de petróleo em Hoplias malabaricus (Osteichthyes: Erythrinidae). In: IV Jornada de Pesquisa e Extensão da UFRJ - Macaé, 2012, Macaé. Anais da IV Jornada de Pesquisa e Extensão da UFRJ - Macaé, 2012.

  • V. L. de Souza ; Souza, H. O. ; SANTOS, R. M. ; Petry, Ana Cristina ; L. I. Weber . Análise histopatológica em fígados de Hoplias malabaricus submetidos a diferentes concentrações de fração solúvel de petróleo. In: XII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2012, Ipojuca. Anais do XII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2012.

  • Correia, L. V. ; Gomes, A. S. ; FIGUEIREDO DE BARROS, M. P. ; PETRY, ANA C . Ambientes temporários versus permanentes: as táticas reprodutivas de Poecilia vivipara (Pisces, Poeciliidae) em ambientes costeiros do Norte Fluminense. In: XIII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2011, Natal. XIII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2011.

  • Petry, Ana Cristina ; Pinto, A. F. ; Terra, C. S. ; FELICE, B. C. ; Gomes, A. S. . O efeito da conectividade hidrológica na diversidade de peixes em ecossistemas costeiros do Norte Fluminense. In: XIX Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2011, Manaus. XIX Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2011.

  • Correia, L. V. ; SUHETT, A. L. ; FARJALLA, V. F. ; Petry, A. C. . Substâncias húmicas e Poecilia vivipara do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba em uma abordagem experimental. In: XIX Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2011, Manaus. Anais do XIX Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2011.

  • CAMARA, E. M. ; CARAMASCHI, E. M. P. ; Petry, Ana Cristina . Zonação da ictiofauna em função dos efeitos de aberturas artificiais da barra arenosa em duas lagoas costeiras do Rio de Janeiro. In: XIX Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2011, Manaus. Anais do XIX Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2011.

  • Pereira, M. M. S. ; SCHARFY, C. M. ; Correia, L. V. ; OLIVEIRA, A. V. ; Pinto, A. F. ; Terra, C. S. ; FELICE, B. C. ; SANTOS, R. M. ; DARIO, F. ; Petry, Ana Cristina ; BRITTO, M. R. ; Mincarone, M. M. . Atividades em ictiologia no Programa de Monitoramento de Biota e Limnologia para a Ampliação do Terminal de Cabiúnas (TECAB). In: II Jornada de Pesquisa e Extensão da UFRJ - Macaé, 2010, Macaé. Anais da II Jornada de Pesquisa e Extensão da UFRJ - Macaé, 2010.

  • V. L. de Souza ; L. I. Weber ; Petry, Ana Cristina ; da Silva, J. N. ; Azevedo, A. . Avaliação do perfil histológico do fígado de Poecilia vivipara Bloch & Schneider, 1801 submetida a frações solúveis de petróleo. In: II Jornada de Pesquisa e Extensão da UFRJ - Macaé, 2010, Macaé. Anais da II Jornada de Pesquisa e Extensão da UFRJ - Macaé, 2010.

  • FELICE, B. C. ; Correia, L. V. ; CAMARA, E. M. ; Petry, Ana Cristina . Influência da abertura da barra arenosa de lagoas costeiras na distribuição e abundância dos robalos (Centropomidae, Teleostei): um estudo de caso na lagoa Imboassica, RJ. In: XII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2009, Gramado. Anais do XII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2009.

  • SANTOS, R. M. ; Machado, V. C. ; CAMARA, E. M. ; DARIO, F. ; Petry, Ana Cristina . Clupeiformes (Teleostei) em lagoas costeiras do Norte Fluminense (RJ): padrões de distribuição e abundância. In: XII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2009, Gramado. Anais do XII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2009.

  • Silva, R. N. ; Petry, Ana Cristina . Aberturas artificiais da barra arenosa e a compartimentalização do ecossistema: o que nos ensinam as lagoas costeiras do Norte Fluminense?. In: XII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2009, Gramado. Anais do XII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2009.

  • PETRY, A. C. ; AGOSTINHO, Angelo Antonio ; PIANA, Pitagoras Augusto ; GOMES, Luiz Carlos . A traíra Hoplias aff. malabaricus (Bloch, 1794) como espécie-chave em assembléias de peixes: um estudo em lagoas isoladas de uma pkanície de inundação tropical.. In: XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2007, Itajaí, 2007.

  • PETRY, A. C. ; PIANA, P. A. ; AGOSTINHO, Angelo Antonio . O efeito da temperatura no consumo e na performance de crescimento da traíra Hoplias aff. malabaricus (Bloch, 1794). In: XVI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2005, João Pessoa. Resumos do XVI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2005. v. 1. p. 23-23.

  • ABUJANRA, F. ; PETRY, A. C. ; JÚLIO JÚNIOR, Horácio Ferreira ; AGOSTINHO, Angelo Antonio . A influência do oxigênio dissolvido sobre a ictiofauna: um estudo de caso na planície de inundação do alto rio Paraná. In: XVI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2005, João Pessoa. XVI Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2005. v. 1. p. 118-118.

  • LUZ, K. D. G. ; OLIVEIRA, Edson Fontes de ; PETRY, A. C. ; JÚLIO JR, Horácio Ferreira ; PAVANELLI, Carla Simone ; GOMES, Luiz Carlos . Composição e índice de espécies indicadoras da ictiofauna da planície de inundação do alto rio Paraná. In: XV Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2003, São Paulo, 2003.

  • PETRY, A. C. ; AGOSTINHO, Angelo Antonio ; GOMES, Luiz Carlos . Conectividade hidrológica e padrões estruturais das assembléias de peixes de ambientes lênticos da planície de inundação do alto rio Paraná, PR/MS. In: XV Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2003, São Paulo, 2003.

  • JÚLIO JR, Horácio Ferreira ; PETRY, A. C. ; PIANA, Pitagoras Augusto ; ABUJANRA, F. ; PIANA, P. A. ; AGOSTINHO, Angelo Antonio . Assembléia de peixes das lagoas sazonalmente isoladas da planície de inundação do alto rio Paraná. In: XV Econtro Brasileiro de Ictiologia, 2003, São Paulo. Resumos do XV Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2003.

  • PETRY, A. C. ; SCHULZ, Uwe Horst . Diversidade ictiofaunística do Rio dos Sinos, RS. In: XIV Econtro Brasileiro de Ictiologia, 2001, São Leopoldo. XIV Econtro Brasileiro de Ictiologia, 2001.

  • PETRY, A. C. ; RUSSO, M. R. ; AGOSTINHO, Angelo Antonio . Estrutura e dinâmica das comunidades de peixes de seis lagoas na área de influência da planície de inundação do alto Rio Paraná, PR, Brasil. In: XIV Econtro Brasileiro de Ictiologia, 2001, São Leopoldo. XIV Econtro Brasileiro de Ictiologia, 2001.

  • PETRY, A. C. . Estratégias de vida da ictiofauna como indicadores das condições ambientais de sistemas de rio-planície de inundação. In: VIII Reunão Acadêmica da Biologia da Unisinos, 2001, São Leopoldo. VIII Reunão Acadêmica da Biologia da Unisinos, 2001.

  • PETRY, A. C. ; RUSSO, M. R. ; AGOSTINHO, Angelo Antonio . Estrutura populacional do curimba P. lineatus (Valenciennes, 1836) em diferentes biótopos da planície de inundação do alto rio Paraná: relações com a conectividade. In: V Congresso de Ecologia do Brasil, 2001, Porto Alegre. V Congresso de Ecologia do Brasil, 2001. p. 101.

  • PETRY, A. C. ; SCHULZ, Uwe Horst . Distribuição longitudinal da ictiofauna do Rio dos Sinos, RS. In: XXIII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2000, Cuiabá. XXIII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2000.

  • PETRY, A. C. . Projeto de Mestrado: Variação espacial na estrutura das comnidades de peixes da planície de inundação do Alto rio Paraná. In: II Encontro de Pós-Graduandos em Ecologia de Ambientes Aquáticos, 2000, Maringá. II Encontro de Pós Graduandos em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais, 2000.

  • SCHULZ, Uwe Horst ; PETRY, A. C. . Gerenciamento flexível e pesca sustentável da Lagoa dos Quadros, RS: avaliação preliminar. In: XIII Encontro Brasileiro de Ictiologia e 1º Encontro Brasileiro de Grupos de Pesquisas de Peixes em Estuário, 1999, São Carlos. XIII Encontro Brasileiro de Ictiologia e 1º Encontro Brasileiro de Grupos de Pesquisas de Peixes em Estuário, 1999. p. 579.

  • PETRY, A. C. ; CASTILHOS, S. R. ; GUADAGNIN, D. L. . Estrutura populacional de Cupania vernalis Camb. numa mata em diferentes estágios de sucessão, no município de Três Coroas, RS. In: 50º Congresso Nacional de Botânica, 1999, Blumenau. 50º Congresso Nacional de Botânica, 1999.

  • PETRY, A. C. ; SILVA, C. F. ; SCHULZ, Uwe Horst . Avaliação do impacto causado pela hidrelétrica de Canastra sobre o macrozoobentos do Rio Paranhana, Canela, RS. In: VII Congresso Brasileiro de Limnologia, 1999, Florianópolis. VII Congresso Brasileiro de Limnologia, 1999. v. I.

  • COSTA, R. S. ; MARTINS JÚNIOR, Heitor ; PETRY, A. C. ; SCHULZ, Uwe Horst . Considerações sobre a pesca sustentável da Lagoa dos Quadros, RS. In: VII Reunião Acadêmica da Biologia da Unisinos, 1999, São Leopoldo. VII Reunião Acadêmica da Biologia da Unisinos, 1999.

  • MARTINS JÚNIOR, Heitor ; PETRY, A. C. ; COSTA, R. S. ; SCHULZ, Uwe Horst . Relação peso-comprimento das quatro espécies de biomassa mais expressiva da Lagoa dos Quadros, RS. In: VII Reunião Acadêmica da Biologia da Unisinos, 1999, São Leopoldo. VII Reunião Acadêmica da Biologia da Unisinos, 1999.

  • PETRY, A. C. ; COSTA, Rodrigo Silva da ; MARTINS JÚNIOR, Heitor ; SCHULZ, Uwe Horst . Redes de espera x pesca elétrica no rio dos Sinos, RS: avaliação da riqueza de peixes amostrada. In: VII Reunião Acadêmica da Biologia da Unisinos, 1999, São Leopoldo. VII Reunião Acadêmica da Biologia da Unisinos, 1999.

  • PETRY, A. C. ; MARTINS JÚNIOR, Heitor ; COSTA, Rodrigo Silva da ; SCHULZ, Uwe Horst . Distribuição longitudinal da ictiofauna do rio dos Sinos. In: VII Reunião Acadêmica da Biologia da Unisinos, 1999, São Leopoldo. VII Reunião Acadêmica da Biologia da Unisinos, 1999.

  • PETRY, A. C. . Ritmo de alimentação do cascudo viola Loricariichthys anus (Pisces, Loricariidae) da Lagoa dos Quadros, RS, Brasil. In: X Salão de Iniciação Científica, 1998, Porto Alegre. X Salão de Iniciação Científica, 1998.

  • PETRY, A. C. . Ritmo de alimentação do cascudo viola (Loricariichthys anus) (Pisces, Loricariidae) da lagoa dos Quadros - RS, Brasil. In: X Salão de Iniciação Científica, 1998, Porto Alegre, 1998.

  • PETRY, A. C. ; SCHULZ, Uwe Horst . Ritmo de alimentação do cascudo viola (Loricariichthys anus) (Pisces, Loricariidae) da lagoa dos Quadros, RS, Brasil. In: IV Congresso de Ecologia do Brasil, 1998, Belém. Livro de Resumos do IV Congresso de Ecologia do Brasil, 1998.

  • PETRY, A. C. . Vivendo no limite: uma década de estudos ecologicos com a fauna de peixes continentais do Norte Fluminense. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Araujo, M. P. ; CATELANI, P. A. ; NOGUEIRA, N. S. ; GUIMARAES, M. C. ; VAZ, K. N. ; PETRY, A. C. . Invasões biológicas em ecossistemas costeiros das regiões Norte Fluminense e dos Lagos: as pesquisas com gramíneas e peixes.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • FISCHER, L.G. ; PETRY, ANA C ; GESTINARI, L. M. S. ; Mancini, P. L. ; Mincarone, M. M. ; Almeida, S. ; Batista, L. L. ; BAUER, A. B. ; Cardoso, J. A. ; CARVALHAES, M. O. ; CAVALHEIRO, S. L. ; FERREYRO, R. C. K. ; LOPES, S. M. ; MELO, P. L. ; ROSA, J. C. L. ; SANTOS, T. F. S. ; SILVA, F. R. ; SZEPANIUK, A. W. . Costões Rochosos: Ecologia, Impactos e Conservação em duas UCs Municipais de Rio das Ostras, ␣␣. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Nascimento, A. C. S. ; Silva, C. A. O. ; Gonçalves, P.R. ; Fischer, L. G. ; PETRY, A. C. . Novo Cariótipo de Poecilia vivipara Bloch & Schneider 1801 (Osteichthyes: Poeciliidae) para o Norte Fluminense). 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PETRY, A. C. ; Palma-Silva, C. ; Petrucio, M. . Padrões e processos ecológico em lagoas costeiras revelados pela fauna de peixes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PETRY, A. C. ; MUELBERT, J. H. ; Coutinho, R. ; Ferreira, C. . Simetrias e convergências dos sítios do PELD marinhos e costeiros. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Freitas, J. T. ; Cardoso, J. A. ; PETRY, A. C. . Influência da sinalização química na relação presa-predador entre os peixes Poecilia vivipara e Hoplias aff. malabaricus. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Di Dario, B. ; Blanchette, T. G. ; PETRY, A. C. . Atualização das informações sobre encalhes de baleia-de-Bryde, Balaenoptera Edeni Anderson 1879, na costa sudeste do Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, R. M. ; L. I. Weber ; V. L. de Souza ; Petry, A. C. . Avaliação da genotoxicidade da fração solúvel de petróleo em Hoplias aff. malabaricus através do ensaio do cometa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Petry, A. C. ; FELICE, B. C. ; Araújo, L. R. ; FARIAS, M. ; MACHADO, N. C. ; PEREIRA, F. M. ; FIGUEIREDO DE BARROS, M. P. ; KONNO, T. U. P. ; BOZELLI, R. L. . Variações da diversidade relacionadas ao tamanho do corpo e conectividade hidrológica: uma abordagem de metacomunidades em ecossistemas costeiros do Norte Fluminense. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Correia, L. V. ; Petry, A. C. ; López Rodríguez, N. C. . XIV Congresso Brasileiro de Limnologia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Petry, A. C. . Mudanças climáticas globais e as comunidades de peixes do PARNA Restinga de Jurubatiba. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • V. L. de Souza ; Souza, H. O. ; SANTOS, R. M. ; Petry, A. C. ; L. I. Weber ; Azevedo, A. . Análise histopatológica em fígados de Aoplias malabaricus submetidos a diferentes concentrações de fração solúvel de petróleo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, R. M. ; Petry, A. C. ; L. I. Weber ; V. L. de Souza . Genotoxicidade da fração solúvel de petróleo em Hoplias malabaricus (Osteichthyes: Erythrinidae). 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PETRY, A. C. . Estudos ecológicos de peixes no Norte Fluminense: o que populações e comunidades podem informar acerca do funcionamento do ecossistema?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Petry, A. C. ; Pinto, A. F. ; Terra, C. S. ; FELICE, B. C. ; Gomes, A. S. . O efeito da conectividade hidrológica na diversidade de peixes em ecossistemas costeiros do Norte Fluminense. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CAMARA, E. M. ; CARAMASCHI, E. M. P. ; PETRY, A. C. . Zonação da ictiofauna em função dos efeitos de aberturas artificiais da barra arenosa em duas lagas costeiras do Rio de Janeiro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Correia, L. V. ; SUHETT, A. L. ; FARJALLA, V. F. ; PETRY, A. C. . Substâncias húmicas e Poecilia vivipara do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba em uma abordagem experimental. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Correia, L. V. ; Gomes, A. S. ; FIGUEIREDO DE BARROS, M. P. ; PETRY, A. C. . Ambientes temporários versus permanentes: as táticas reprodutivas de Poecilia vivipara (Pisces, Poeciliidae) em ambientes costeiros do Norte Fluminense. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • V. L. de Souza ; L. I. Weber ; PETRY, A. C. ; da Silva, J. N. ; Azevedo, A. . Avaliação do perfil histológico do fígado de Poecilia vivipara Bloch & Schneider, 1801 submetida a frações solúveis de petróleo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Pereira, M. M. S. ; SCHARFY, C. M. ; Correia, L. V. ; OLIVEIRA, A. V. ; Pinto, A. F. ; Terra, C. S. ; FELICE, B. C. ; SANTOS, R. M. ; DARIO, F. ; Petry, A. C. ; BRITTO, M. R. ; MINCARONI, M. . Atividades em ictiologia no Programa de Monitoramento de Biota e Limnologia para a Ampliação do Terminal de Cabiúnas (TECAB). 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PETRY, A. C. . Ecologia de Peixes. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, R. M. ; Machado, V. C. ; CAMARA, E. M. ; DARIO, F. ; PETRY, A. C. . Clupeiformes (Teleostei) em lagoas costeiras do Norte Fluminense (RJ): padrões de distribuição e abundância. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Silva, R. N. ; PETRY, A. C. . Aberturas artificiais da barra arenosa e a compartimentalização do ecossistema: o que nos ensinam as lagoas costeiras do Norte Fluminense?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FELICE, B. C. ; Correia, L. V. ; CAMARA, E. M. ; PETRY, A. C. . Influência da abertura da barra arenosa de lagoas costeiras na distribuição e abundância dos robalos (Centropomidae, Teleostei): um estudo de caso na lagoa Imboassica, RJ. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PETRY, A. C. . Charles Sutherland Elton e o arcabouço dda Ecologia Animal. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PETRY, A. C. . Conectividade e processos ecológicos em sistemas de rio-planície de inundação. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

DARIO, F. ; KONNO, T. U. P. ; PETRY, A. C. ; Esteves, F. A. . Programa de Monitoramento de Biota e Limnologia para a Ampliação do Terminal de Cabiúnas ‐ TECAB (PLANGAS) - Relatório 1.. 2009.

DARIO, F. ; PETRY, A. C. ; KONNO, T. U. P. . Programa de monitoramento da fauna do projeto de ampliação do Terminal Cabiúnas (PLANGAS/TECAB). 2008.

JÚLIO JÚNIOR, Horácio Ferreira ; PETRY, A. C. ; RUSSO, M. R. ; GOMES, Luiz Carlos . Ictiofauna. 2000.

SOUZA FILHO, E. ; COMUNELLO, E. ; PETRY, A. C. ; RUSSO, M. R. ; SANTOS, A. M. ; ROCHA, R. R. A. ; LEIMIG, R. A. . Descrição dos locais de amostragem. 2000.

PETRY, A. C. ; MAZZONI, R. ; Barletta, M. ; Petersen, T. ; Castello, L. ; Reis, R. . América aquática: degradação de hábitats pode ameaçar estabilidade da maior diversidade de peixes do mundo. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Petry, A. C. ; Sardenberg, G. ; Coimbra, R. ; Talom, N. . Lagoa de Imboassica: patrimônio ambiental de Macaé e de Rio das Ostras. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

DARIO, F. ; Gonçalves, P.R. ; Mincarone, M. M. ; Petry, A. C. . Coleções Biológicas do NUPEM/UFRJ representadas em artigo da Science que discute a importância de Coletas Científicas. 2014; Tema: Conservação de espécies e coleções biológicas. (Site).

Petry, A. C. ; Tavares, D. C. ; Esteves, F. A. ; MARTINS, R. L. . Pela defesa das lagoas. 2015. (Extensão comunitária).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Projeto COSTÕES ROCHOSOS: Ecologia, Impactos e Conservação nas Regiões dos Lagos e Norte Fluminense, Descrição: O projeto "Costões Rochosos: Ecologia, Impactos e Conservação nas Regiões dos Lagos e Norte Fluminense" atende ao Tema 4 desta chamada (Caracterização ecológica dos ambientes costeiros e marinhos) e visa realizar pesquisa científica voltada aos ecossistemas de costão rochoso durante 30 meses em duas regiões fluminenses no norte do Estado. Integrando diversos especialistas de forma complementar e interdisciplinar, faremos estudos sobre biodiversidade, ecologia e impactos dos costões rochosos, um ecossistema pouco estudado no Brasil. Os objetivos principais são: 1) Avaliar a biodiversidade dos principais grupos (macroalgas, zooplâncton, invertebrados, peixes e aves) presentes nos costões de Macaé, Rio das Ostras e Armação dos Búzios; 2) Descrever os padrões de variação na abundância, riqueza de espécies e estrutura de comunidades, correlacionadas com parâmetros ambientais; 3) Estudar a dinâmica populacional, reprodutiva e ecologia trófica das principais espécies de peixes das poças de maré; 4) Descrever as relações tróficas de forma integrada, desenvolvendo um modelo trófico deste ecossistema; 5) Analisar os impactos antrópicos; e 6) Desenvolver atividades de divulgação e educação ambiental integrando população e comunidade cientifica na promoção da conservação dos costões rochosos. Este é um projeto pioneiro, contemplando diferentes aspectos neste ecossistema, com aplicação de novas metodologias que visa aumentar significativamente o conhecimento e a produção técnico-científica relacionada aos costões rochosos do norte do Rio de Janeiro, além de contribuir para a formação de pessoal em biodiversidade marinha. Em longo prazo, desejamos que o "Projeto Costões Rochosos? tenha continuidade e sustentabilidade, tornando-se um projeto de monitoramento de longa-duração. Os resultados deste projeto possuem grande potencial na indução de políticas públicas para conservação e sustentabilidade da biodiversidade nos ambientes costeiros e marinhos no Estado do Rio de Janeiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ana Cristina Petry - Integrante / Lísia Mônica de Souza Gestinari - Coordenador / Fabio Di Dario - Integrante / Luciano Gomes Fischer - Integrante / Júlia de Araujo Cardoso - Integrante / Cristiana Silveira Serejo - Integrante / Arthur de Barros Bauer - Integrante / Michael Maia Mincarone - Integrante / Patricia Luciano Mancini - Integrante / Cristina Nassar - Integrante / Lucas Lemos Batista - Integrante / Fabio Ribeiro da Silva - Integrante / Aldrey Wanderley Szepaniuc - Integrante / Stella Almeida - Integrante / Irene Azevedo Cardoso - Integrante / Paula Stoporno de Oliveira - Integrante / Roseane Rangel da Rocha - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Biologia de peixes não-nativos do gênero Cichla no Rio São João e sua interação com a ictiofauna nativa, Descrição: A autoecologia e o efeito da introdução de peixes amazônicos do gênero Cichla será avaliada no reservatório de Juturnaíba (município de Silva Jardim) e no trecho inferior do rio São João até sua a foz, no distrito de Barra de São João (município de Casimiro de Abreu). Desde agosto de 2014, são realizadas amostragens mensais em 15 localidades nesses dois sistemas para a coleta do tucunaré e dos demais peixes piscívoros, empregando pesca de anzol. As amostragens trimestrais para caracterização da estrutura da comunidade de peixes nessas mesmas localidades, empregando além da pesca de anzol, redes de espera, arrastos marginais e de fundo, está programada para ser realizada entre outubro de 2015 e setembro de 2016. Parâmetros ambientais serão registrados por ocasião das amostragens dos peixes com a finalidade de compreender se a intrusão marinha funciona como um limitante na dispersão do tucunaré. Amostras de músculo dos tucunarés serão analisadas para determinação do teor calorimétrico dos indivíduos e da variabilidade genética dos estoques do invasor. A biometria e a análise estomacal de todos os peixes piscívoros possibilitará caracterizar a dieta e avaliar o grau de sobreposição alimentar entre os nativos e o invasor. A estrutura de comunidades de peixes no reservatório e nos trechos do baixo rio São João e o gradiente ambiental formado pelo estuário será avaliada através de técnicas multivariadas, considerando um possível impacto do invasor na estrutura populacional de suas presas. A presente proposta possibilitará implementar a Biologia da Invasão como uma linha de pesquisa inovadora na UFRJ Macaé, e contribuirá com informações essenciais ao manejo desses ecossistemas costeiros, representados pelo reservatório e estuário do rio São João, altamente estratégicos para o abastecimento hídrico da região dos Lagos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Ana Cristina Petry - Coordenador / Fernando Maier Pelicice - Integrante / Érica Maria Pelegrini Caramaschi - Integrante / Paula Araujo Catelani - Integrante / Vagner Leonardo Macedo dos Santos - Integrante / Alessandra Valeria de Oliveira - Integrante / José Alberto Prioli - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2012 - 2016

    Mapeamento da sensibilidade ambiental ao óleo na Bacia Marítima de Campos, Descrição: O objetivo geral deste trabalho compreende a determinação do índice de sensibilidade ambiental ao óleo (ISL) e a elaboração das cartas de sensibilidade ambiental para derramamento de óleo (Cartas SAO) da zona costeira marinha pertencente a Bacia Marítima de Campos (BMC). Os resultados e produtos diretos serão: uma carta SAO estratégica (escala aproximada de 1:500.000); três cartas SAO táticas (escala 1:150.000); três cartas SAO operacionais (escala 1:50.000); produção de um Atlas de Sensibilidade Ambiental ao Óleo para a Bacia de Campos em papel e em meio digital; criação de um Banco de Dados Geográficos para a Bacia de Campos em ambiente ArcGIS e de um álbum digital contendo as fotografias de campo organizadas. O projeto será executado por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental UFRJ/NUPEM (proponente), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais INPE (participante), e da Fugro Brasil (colaboradora).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ana Cristina Petry - Integrante / Francisco de Assis Esteves - Coordenador / Angélica Ribeiro Soares - Integrante / Tatiana Ungaretti Paleo Konno - Integrante / Lísia Mônica de Souza Gestinari - Integrante / Christine Ruta - Integrante / Fabio Di Dario - Integrante / Marcos Paulo Figueiredo de Barros - Integrante / Maurício Mussi Molisani - Integrante / Pablo Gonçalves - Integrante / Teo Bueno de Abreu - Integrante / Daniel Fernandes da Silva - Integrante / Henrique Bastos Rajão - Integrante / Paulo Ricardo Nucci - Integrante / Dieter Carl Ernst Heino Muehe - Integrante / Rafael Nogueira Costa - Integrante / Michael Maia Mincarone - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2014

    Conectividade Hidrológica e a Regulação da Biodiversidade Testando Paradigmas em Ecossistemas Costeiros do Norte Fluminense, Descrição: A influência da conectividade hidrológica sobre as comunidades vegetais, planctônicas e ictíicas será avaliada em ambientes aquáticos do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, Norte Fluminense. Amostragens mensais da limnologia e trimestrais da biota serão realizadas durante 12 meses em três lagoas costeiras e 15 poças adjacentes, com o objetivo de testar a hipótese de que o estabelecimento da conectividade hidrológica promove a homogeneização das propriedades físico-químicas dos ambientes aquáticos da restinga, permitindo a colonização de novas áreas e a montagem das comunidades biológicas. Técnicas univariadas (ANOVA) e multivariadas (CA, CCA) serão empregadas, respectivamente, para avaliar o efeito de fatores regionais (conectividade hidrológica) e locais (cada lagoa) sobre os atributos das comunidades e as relações entre a composição e densidade numérica das metacomunidades e as variáveis ambientais. Adicionalmente, a diversidade beta será aplicada para avaliar a relação entre o turnover de espécies de cada metacomunidade e a conectividade hidrológica. A presente proposta contribui no conhecimento da dinâmica sazonal das comunidades aquáticas em sistemas costeiros, implementando uma linha de pesquisa inovadora no Norte Fluminense.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ana Cristina Petry - Coordenador / Tatiana Ungaretti Paleo Konno - Integrante / Reinaldo Luiz Bozelli - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2

  • 2009 - 2014

    Conectividade hidrológica e biodiversidade em ecossistemas costeiros: testando paradigmas de bactérias planctônicas a peixes, Descrição: A influência da conectividade hidrológica sobre as comunidades microbianas, zooplanctônicas e ictíicas será avaliada em ambientes aquáticos do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, Norte Fluminense. Amostragens trimestrais da biota e limnologia serão realizadas durante 24 meses em cerca de 25 localidades distribuídas em três lagoas costeiras e seus ambientes adjacentes com o objetivo de testar a hipótese de que o estabelecimento da conectividade hidrológica promove a homogeneização das propriedades físico-químicas dos ambientes aquáticos da restinga e que as comunidades biológicas respondem de forma previsível a essas alterações. Técnicas univariadas (ANOVA) e multivariadas (CA, CCA) serão empregadas, respectivamente, para avaliar o efeito de fatores regionais (conectividade hidrológica) e locais (cada lagoa) sobre os atributos das comunidades e as relações entre a composição e densidade numérica das metacomunidades e as variáveis ambientais. Adicionalmente, a diversidade beta será aplicada para avaliar a relação entre o turnover de espécies de cada metacomunidade e a conectividade hidrológica. De forma inédita e inovadora, a presente proposta contribui no conhecimento da dinâmica sazonal das comunidades aquáticas em sistemas fortemente impactados, como aqueles do Norte Fluminense, implementa a linha de pesquisa e fixação da proponente e contribui na formação de pessoal qualificado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ana Cristina Petry - Coordenador / Vinícius Fortes Farjalla - Integrante / Reinaldo Luiz Bozelli - Integrante / Diane Scheila Srivastava - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 3

  • 2009 - 2011

    Integrando Biodiversidade, Espaço e Tempo: diversidade, endemismo e biogeografia histórica como ferramentas para a compreensão e conservação de ecossistemas do Norte Fluminense, Descrição: A região norte do estado do Rio de Janeiro ainda constitui uma importante lacuna de conhecimento biológico, especialmente no que diz respeito à fauna. A persistência desta lacuna se deve, em parte, à ausência de coleções zoológicas e núcleos de pesquisa em sistemática biológica sediados nesta região. A presente proposta visa consolidar o NUPEM/UFRJ como pólo de excelência na pesquisa e ensino de ciências biológicas e ambientais no estado do Rio de Janeiro. Esta consolidação será possível com aquisição de novos equipamentos de coleta e análise de dados em biodiversidade, garantindo as condições mínimas para o desenvolvimento de uma série de linhas de pesquisa integradas. Estas linhas de pesquisa encontram-se centradas em torno de duas questões biogeográficas fundamentais: como a diversidade biológica está distribuída ao longo do espaço e como ela se originou ao longo do tempo. Como resultados esperados deste projeto estão (i) o preenchimento de lacunas de informações taxonômicas e biogeográficas básicas sobre a biotas regional (peixes marinhos, poliquetas, anfípodos, mamíferos e aracnídeos) do Norte Fluminense, e (ii) o reconhecimento de padrões biogeográficos e possíveis barreiras geográficas ou históricas que tenham estruturado as biotas marinha, lacustre e terrestre no Norte Fluminense.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ana Cristina Petry - Integrante / Laura Isabel Weber da Conceição - Integrante / Christine Ruta - Integrante / Fabio Di Dario - Integrante / Abel Pérez González - Integrante / Pablo Rodrigues Gonçalves - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2009 - Atual

    Mudanças climáticas globais e o funcionamento dos ecossistemas costeiros da bacia de Campos: uma perspectiva espaço-temporal, Descrição: O objetivo do PELD Sítio 5 é avaliar de forma inédita o histórico da influência das mudanças ambientais globais na ciclagem do carbono e na diversidade biológica em ecossistemas costeiros, e as interferências antrópicas atuais e locais nesta relação, utilizando o ecossistema de restinga e as lagoas do PARNA Restinga de Jurubatiba como modelo. A hipótese de trabalho a ser testada é de que variações ambientais determinam mudanças na estrutura e dinâmica do ciclo do carbono e na diversidade biológica nos ecossistemas de restinga e lagoa costeiras na Bacia de Campos. A pluviosidade, que reconhecidamente é a característica sazonal mais conspícua na região, afeta o ciclo do carbono no ambiente de lagoa e a dinâmica dos organismos na restinga e nas lagoas de forma diferenciada em anos marcados por diferentes regimes pluviométricos. Espera-se que, independentemente do grupo taxonômico considerado, menores riquezas de espécies sejam detectadas em anos mais secos, quando a composição e biomassa dos organismos refletiriam a tolerância diferencial das espécies aos fatores limitantes em escala local (i.e., variáveis ambientais, dinâmica genética). Adicionalmente, e além de possíveis extinções locais, espera-se que o turnover temporal das espécies responda de forma positiva ao incremento das oscilações climáticas. Particularmente, esta linha de investigação visa fornecer subsídios para a modelagem e predição das conseqüências ecológicas das aceleradas variações ambientais na biota de ecossistemas fortemente dependentes do regime pluviométrico. Parte desses frágeis ecossistemas aquáticos costeiros e de restinga está protegida pelo PARNA Restinga de Jurubatiba e tem sido alvo das pesquisas ecológicas iniciadas na região pelo proponente e seu grupo de pesquisa há cerca de 20 anos, especialmente por conta da área se encontrar sob forte efeito da exploração imobiliária decorrente do desenvolvimento da indústria petrolífera offshore na Bacia de Campos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ana Cristina Petry - Integrante / Angelo Antonio Agostinho - Integrante / Sidinei Magela Thomaz - Integrante / Francisco de Assis Esteves - Coordenador / Vinícius Fortes Farjalla - Integrante / Angélica Ribeiro Soares - Integrante / Tatiana Ungaretti Paleo Konno - Integrante / Heitor Monteiro Duarte - Integrante / Laura Isabel Weber da Conceição - Integrante / Christine Ruta - Integrante / Fabio Di Dario - Integrante / Reinaldo Luiz Bozelli - Integrante / Abel Pérez González - Integrante / Claudia Gutterres Vilela - Integrante / Érica Maria Pelegrini Caramaschi - Integrante / Felipe Vasconcellos - Integrante / Leonardo Gomes da Silva - Integrante / Leonardo Fonseca Borghi de Almeida - Integrante / Marcos Paulo Figueiredo de Barros - Integrante / Maria Alice S. Alves - Integrante / Maurício Mussi Molisani - Integrante / Michael Mincaroni - Integrante / Pablo Gonçalves - Integrante / Rodrigo Lemes Martins - Integrante / Teo Bueno de Abreu - Integrante / Paulina Maia Barbosa - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2011

    Programa de Monitoramento de Biota e Limnologia para a Ampliação do Terminal de Cabiúnas - TECAB (PLANGAS), Descrição: O Programa de Monitoramento de Biota e Limnologia visa acompanhar a dinâmica dos parâmetros ecológicos associados aos recursos faunísticos e florísticos na área de ampliação do Terminal de Cabiúnas (PLANGÁS/TECAB). Sua implantação justifica-se para fins de licenciamento ambiental, como uma medida para minimizar os efeitos dos impactos sobre o meio biótico, em especial sobre o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. O objetivo principal do Programa é identificar os parâmetros biológicos atuais e avaliar suas possíveis variações ao longo de um período de dois anos. A estratégia mais usual para o acompanhamento da evolução das modificações ambientais preconiza o compartilhamento de metodologias para a coleta dos dados e o desenvolvimento de análises de bioindicação de forma integrada. Nesse sentido, as comunidades de vertebrados terrestres e aquáticos (mamíferos, aves, anfíbios, répteis e peixes), artrópodes, plantas vasculares e macroalgas bentônicas serão caracterizadas, e os parâmetros limnológicos serão medidos, na área diretamente afetada e de influência direta do empreendimento. A variação da riqueza e abundância das espécies mais significativas nas comunidades, a ocorrência de espécies ameaçadas, endêmicas, estenóicas ou biodindicadoras, as variações na cadeia trófica, a interferência no comportamento reprodutivo e padrão de recrutamento, e a variação na ocorrência de espécies exóticas, especialistas, colonizadoras ou potencialmente daninhas às populações locais, serão consideradas como indicadores ambientais do Programa. A equipe do Projeto inclui 41 pesquisadores do NUPEM/UFRJ, Instituto de Biologia/UFRJ e Museu Nacional, UFRJ.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (17) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ana Cristina Petry - Integrante / Francisco de Assis Esteves - Coordenador / Tatiana Ungaretti Paleo Konno - Integrante / Lísia Mônica de Souza Gestinari - Integrante / Fabio Di Dario - Integrante / Abel Pérez González - Integrante / Pablo Rodrigues Gonçalves - Integrante / Daniel Fernandes da Silva - Integrante / Henrique Wogel Tavares - Integrante / Henrique Bastos Rajão - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Rio de Janeiro - Cooperação / Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1

  • 2007 - 2011

    Tecnologias para Avaliação de Impactos e Recuperação Ambiental em Áreas de Atividade Petrolífera na Bacia de Campos, RJ, Descrição: A magnitude dos impactos ambientais decorrentes de acidentes petrolíferos sobre as comunidades biológicas são investigadas sob um enfoque multidisciplinar nos ambientes costeiros do Norte Fluminense. Especificamente, o sub projeto "Espécies indicadoras de peixes em ambientes costeiros no Norte Fluminense: influência dos fatores ambientais sobre crescimento, alimentação e reprodução" avalia experimentalmente as espécies de peixes que possivelmente desempenham papéis-chave em suas assembléias de forma a predizer os reflexos sobre a estrutura das populações e assembléias de peixes e na economia regional. As avaliações servirão de subsídio no manejo e recuperação dos ambientes aquáticos e da biota atingida.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Ana Cristina Petry - Integrante / Francisco de Assis Esteves - Coordenador / Vinícius Fortes Farjalla - Integrante / Angélica Ribeiro Soares - Integrante / Tatiana Ungaretti Paleo Konno - Integrante / Lísia Mônica de Souza Gestinari - Integrante / Heitor Monteiro Duarte - Integrante / Mariza Azevedo - Integrante / Alexandre de Azevedo - Integrante / José Luciano Nepomuceno da Silva - Integrante / Laura Isabel Weber da Conceição - Integrante / Christine Ruta - Integrante / André Carrara Morandini - Integrante / Fabio Di Dario - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2

  • 2007 - 2009

    Respostas da ictiofauna ao gradiente húmico das lagoas costeiras do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, RJ, Descrição: Num complexo de lagoas costeiras do norte fluminense as concentrações naturais de COD e frações de SH excedem em mais de três vezes àquelas registradas nos afluentes da margem esquerda do Amazonas. Além das fontes internas, as porções mais planas recebem um grande aporte de matéria orgânica alóctone, em especial detrito da vegetação de restinga, que é carreado no período das chuvas para o ambiente aquático. Apesar de caracterizados por uma baixa riqueza de espécies de peixes, estes ambientes compartilham espécies dulcícolas, marinhas e estuarino-residentes, com dominância daquelas com curto ciclo de vida, pequeno porte, e algumas, inclusive, com estratégias reprodutivas elaboradas, como a viviparidade. Considerando que tanto fatores ambientais como condições intrínsecas dos organismos determinam os padrões de distribuição e abundância da ictiofauna o objetivo da presente proposta de pesquisa é investigar os efeitos das SH sobre a história de vida de vertebrados aquáticos. Para isto, serão utilizadas como organismos modelo de experimentos controlados, manipulando as concentrações de SH, espécies de peixes que diferem em suas estratégias de vida, habitantes típicas das regiões litorâneas das lagoas e outros ambientes aquáticos rasos do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba). Dotado de um gradiente polihúmico, ambientes aquáticos de elevado grau de conservação e importância ecológica, o PARNA Jurubatiba contempla as características necessárias para a investigação ora proposta e constitui-se num cenário único para o teste das predições de que atributos da história de vida das espécies de peixes são afetados pelas concentrações naturais de SH do ambiente aquático.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ana Cristina Petry - Coordenador / Vinícius Fortes Farjalla - Integrante / Christian Steinberg - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2009

    Diversidade Funcional e Restauração de Ecossistemas Costeiros do Estado do Rio de Janeiro, Descrição: Essa proposta contempla um conjunto interligado de pesquisas nas áreas da biologia e ecologia marinhas visando um melhor entendimento da estrutura e do funcionamento dos ecossistemas costeiros do Estado do Rio de Janeiro, com ênfase na sua diversidade funcional e suas relações tróficas. A análise dos processos trofodinâmicos, bem como o registro, a preservação e a restauração da diversidade específica constituem metas em conexão com o uso sustentado dos recursos biológicos. A Baía de Guanabara e particularmente o complexo lagunar da região de Macaé (RJ) foram escolhidos como modelos de ambientes sujeitos à influência antrópica, pelo aumento de salinidade e eutrofização de suas águas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ana Cristina Petry - Integrante / Francisco de Assis Esteves - Integrante / Lísia Mônica de Souza Gestinari - Integrante / André Carrara Morandini - Integrante / Jean Louis Valentin - Coordenador / Rayane Matos dos Santos - Integrante / Bruno Cortat Felice - Integrante / ellen Martins Câmara - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.Número de orientações: 3

  • 2007 - 2007

    Variação espaço-temporal na condição da traíra Hoplias malabaricus na Lagoa Carapebus, Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, Descrição: A ictiofauna de lagoas costeiras do norte Fluminense tem sido sistematicamente monitorada pelo Laboratório de ecologia de Peixes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Amostragens mensais de Hoplias malabaricus (Bloch, 1794), espécie dulcícola e de importância comercial na Lagoa Carapebus permitirão uma análise comparativa da relação peso-comprimento e condição entre indivíduos antes e após o evento de abertura da barra da lagoa, ocorrida em dezembro de 2005. As informações obtidas servirão de subsídios para a avaliação do grau do impacto causado pelas aberturas artificiais da barra de lagoas costeiras em populações de peixes dulcícolas primários no Norte Fluminense.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Cristina Petry - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2009

    Avaliação do papel do pulso de inundação sobre a riqueza e biodiversidade de peixes em ambiente inundável na porção norte do Rio Paraguai (Baía do Caiçara), Descrição: Avaliar papel do pulso de inundação sobre a biodiversidade e produção pesqueira na baía Caiçara no Rio Paraguai, em Mato Grosso.Determinar riqueza e diversidade dos peixes, a dieta alimentar,a estrutura trófica das assembléias, estratégias de ocupação da baía quanto à reprodução e alimentação, caracterizar limnológicamente os ambientes inundáveis quanto a temperatura, oxigênio dissolvido, pH, condutividade e transparência e caracterizar/avaliar a diversidade da vegetação terrestre inundável e das macrófitas aquáticas como fonte de alimento para os peixes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ana Cristina Petry - Integrante / Claumir César Muniz - Integrante / Carolina Joana da Silva - Coordenador., Financiador(es): Centro de Pesquisas do Pantanal - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2006

    Influência do pulso de inundação e da conectividade hidrológica sobre as assembléias de peixes no Pantanal, alto rio Paraguai, Descrição: O objetivo geral do projeto é avaliar o papel do pulso de inundação e a influência do gradiente transversal de conectividade hidrológica sobre a estrutura das assembléias de peixes do alto rio Paraguai, no trecho entre Cáceres e a Estação Ecológica de Taiamã. A amostragem da ictiofauna e o registro de variáveis ambientais serão efetuados trimestralmente, durante 12 meses, de forma a contemplar as fases diferenciadas do regime hidrológico. Serão investigadas três categorias de biótopos (3 réplicas) que diferem quanto ao grau de conectividade mantida com o sistema, especialmente durante o período de estiagem: lagoas desconectadas, conectadas e a calha do rio. A ocorrência de padrões espaço-temporais (biótopos e fases do regime hidrológico, respectivamente) nas variáveis ambientais e na estrutura das assembléias será explorada através de técnicas de ordenação e teste de médias. O estabelecimento de relações entre os descritores da estrutura das assembléias e as variáveis ambientais será determinado através de correlações e regressão.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ana Cristina Petry - Coordenador / Claumir César Muniz - Integrante / Carolina Joana da Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 1999 - 2008

    Restingas e lagoas costeiras do Norte Fluminense, Descrição: Projeto Ecológico de Longa Duração (PELD)/CNPq, site 5, que vem sendo desenvolvido desde 1999, coordenado por Reinaldo Bozelli. O componente Ictiofauna estava sob a coordenação da Dra. Érica P. Caramaschi até 2007 e envolve inventário da ictiofauna, descrição da estrutura da comunidade e estudos de avaliação de resiliência pós distúrbios. Em 2006, iniciou-se o enfoque dos efeitos da conectividade das lagoas com outros corpos d´'água da restinga na distribuição espaço-temporal da ictiofauna.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Cristina Petry - Integrante / Érica Maria Pellegrini Caramaschi - Integrante / Reinaldo Luiz Bozelli - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

Professora homenageada dos formandos em Ciências Biológicas da UFRJ Campus Macaé, Universidade Federal do Rio de Janeiro campus Macaé.

2017

Professora homenageada dos formandos em Ciências Biológicas da UFRJ Campus Macaé, Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé.

2016

Paraninfa dos formandos em Ciências Biológicas da UFRJ Campus Macaé, Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé.

2013

Honra ao Mérito, Guarda Ambiental de Macaé.

2005

Menção Honrosa, Sociedade Brasileira de Ictiologia.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro, Núcleo de Pesquisas Em Ecologia e Desenvolvimento Sócio Ambiental de Macaé. , Avenida São José do Barreto, São José do Barreto, 27965045 - Macaé, RJ - Brasil - Caixa-postal: 119331, Telefone: (22) 21413942, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - Atual

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2006 - 2017

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 09/2014

      Conselhos, Comissões e Consultoria, UFRJ - Campus Macaé, Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais e Conservação.,Cargo ou função, Vice-Coordenadora do Programa.

    • 10/2013

      Conselhos, Comissões e Consultoria, UFRJ - Campus Macaé, .,Cargo ou função, Representante na Comissão de Ética no Uso de Animais do Campus UFRJ-Macaé.

    • 04/2011

      Ensino, CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Desenho Experimental e Análise de Dados em Ciências Ambientais, Dinâmica Ambiental e Sistemas Naturais

    • 11/2008

      Ensino, Ecologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Técnicas de Ordenação em Comunidades

    • 08/2007

      Extensão universitária , Núcleo de Pesquisas Em Ecologia e Desenvolvimento Sócio Ambiental de Macaé, .,Atividade de extensão realizada, Ciclo de Palestras em Diversidade, Ambiente & Sociedade.

    • 04/2006

      Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia Básica, Elementos de Ecologia

    • 12/2007 - 03/2008

      Serviços técnicos especializados , Núcleo de Pesquisas Em Ecologia e Desenvolvimento Sócio Ambiental de Macaé, .,Serviço realizado, Programa de Monitoramento de Fauna do Projeto de Ampliação do Terminal Cabiúnas (PLANGAS/TECAB).

    • 01/2007 - 12/2007

      Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Pesquisas Em Ecologia e Desenvolvimento Sócio Ambiental de Macaé, .,Linhas de pesquisa

  • 2005 - 2006

    Universidade do Estado de Mato Grosso

    Vínculo: Bolsista DCR, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2005 - 2006

    Universidade do Estado de Mato Grosso

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0

    Outras informações:
    Colaboradora no projeto Avaliação do papel do pulso de inundação sobre a riqueza e biodiversidade de peixes em ambiente inundável na porção norte do Rio Paraguai (Baía do Caiçara), sob a coordenação da Dra. Carolina Joana da Silva, financiado pelo Centro de Pesquisas do Pantanal

    Atividades

    • 09/2005 - 04/2006

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Naturais e Tecnológicas, .,Linhas de pesquisa

    • 09/2005 - 04/2006

      Treinamentos ministrados , Instituto de Ciências Naturais e Tecnológicas, .,Treinamentos ministrados, Amostragem de peixes, Biometria de peixes

  • 2000 - 2005

    Universidade Estadual de Maringá

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0

    Outras informações:
    Participação nas coletas de material biológico do projeto PELD Site 6 A planície de inundação do alto rio Paraná: estrutura e funcionamento

  • 2004 - 2004

    Universidade Estadual de Maringá

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Aulas de Ecologia de Populações, da disciplina Ecologia, ministradas para os alunos do curso de Ciências Biológicas, Universidade Estadual de Maringá

  • 1999 - 1999

    Universidade Estadual de Maringá

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: estagiária, Carga horária: 20

    Atividades

    • 06/2005 - 06/2005

      Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia

    • 01/1999 - 02/1999

      Estágios , Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular e Genética.,Estágio realizado, Ecologia de Comunidades sob orientação da Ms. Carolina Viviana Minte-Vera.

  • 1997 - 1999

    Universidade do Vale do Rio dos Sinos

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: bolsista PIBIC, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Bolsista do projeto Investigação da Ictiocenose do rio dos Sinos e a interação entre as regiões, sob a orientação do Dr. Uwe Horst Schulz

    Atividades

    • 08/1997 - 07/1998

      Estágios , Centro de Ciências da Saúde, Laboratório de Ictiologia.,Estágio realizado, Projeto Gerenciamento flexível e pesca sustentável da lagoa dos Quadros.