João Emmanuel Mendes do Nascimento

Graduado em Medicina (2008) e em Direito (2015) pela Universidade Federal de Pernambuco. Possui Título de Especialista em Medicina do Trabalho pela Associação Nacional de Medicina do Trabalho (2014) e em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria (2017). Aluno do mestrado em Perícias Forenses da Universidade de Pernambuco. Atualmente é Médico Legista - Polícia Civil de Pernambuco e Perito Médico Federal do Ministério da Economia. Tem experiência na área médico-legal, com ênfase em Medicina do Trabalho, Psiquiatria e perícias médicas.

Informações coletadas do Lattes em 08/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em PERICIAS FORENSES

2019 - Atual

Universidade de Pernambuco
Orientador:Adriana Conrado.

Especialização em Medicina do Trabalho

2011 - 2013

Universidade Estácio de Sá
Título: Absenteísmo em bancários: fatores relacionados às doenças ocupacionais

Especialização em Psiquiatria

2011 - 2013

Universidade Estácio de Sá
Título: Absenteísmo sob a ótica da Psiquiatria frente os transtornos mentais e simulação

Graduação em Direito

2009 - 2014

Universidade Federal de Pernambuco
Título: A responsabilização subsidiária da administração pública como tomadora de serviços: implicações da nova redação da súmula 331 do TST sobre as garantias trabalhistas
Orientador: Sérgio Torres Teixeira

Graduação em Medicina

2003 - 2008

Universidade Federal de Pernambuco

Formação complementar

2017 - 2018

Curso de formação de médicos legistas. , Academia de Polícia Civil de Pernambuco, ACADEPOL, Brasil.

2014 - 2014

Medicina Baseada em Evidências para o Médico do Tr. (Carga horária: 8h). , Sociedade Gaúcha de Medicina do Trabalho, SOGAMT, Brasil.

2014 - 2014

A Participação e Ações do Médico do Trabalho frent. (Carga horária: 8h). , Sociedade Gaúcha de Medicina do Trabalho, SOGAMT, Brasil.

2014 - 2014

Polissonografia. (Carga horária: 54h). , Clínica Feres Diniz, FERES DINIZ, Brasil.

2014 - 2014

EEG. (Carga horária: 60h). , Clínica Feres Diniz, FERES DINIZ, Brasil.

2013 - 2013

SIMULAÇÃO REALÍSTICA EM URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS P. (Carga horária: 12h). , Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina.

Participação em eventos

21ª Jornada Gaúcha de Medicina do Trabalho. 2014. (Outra).

Fórum Presença ANAMT 2014. 2014. (Outra).

II Simpósio Manejo da Depressão e Demência no Idoso. 2014. (Simpósio).

II Simpósio - MANEJO DA DEPRESSÃO E DEMÊNCIA NO IDOSO: DESAFIOS DA PRÁTICA CLÍNICA. 2014. (Simpósio).

Reunião Científica: "A internacionalização das empresas brasileiras e a expatriação de trabalhadores: quais as repercussões sobre as práticas da Medicina do Trabalho?". 2014. (Outra).

Reunião Científica: "As interfaces entre a Medicina do Trabalho e a medicina assistencial na perspectiva da atenção integral à saúde". 2014. (Outra).

Reunião Científica: "Envelhecimento, Trabalho e Medicina do Trabalho: um olhar para o envelhecimento das populações e as suas repercussões no mundo do trabalho". 2014. (Outra).

Reunião Científica: "O agronegócio no Brasil: impactos sobre a saúde e segurança dos trabalhadores e sobre o meio ambiente, como desafio e oportunidade para a Medicina do Trabalho". 2014. (Outra).

Reunião Científica: "O desafio do retorno ao trabalho pós-afastamento previdenciário: compartilhamento de práticas bem sucedidas". 2014. (Outra).

Temas de Psiquiatria 2014: transtornos mentais de difícil manejo: novos alvos terapêuticos. 2014. (Outra).

XI Jornada CELPCYRO sobre saúde mental - Psiquiatria contemporânea - avanços e desafios. 2014. (Outra).

XXXII Congresso Brasileiro de Psiquiatria. 2014. (Congresso).

XV Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pernambuco. Efeitos do Alendronato Sódico associado à estrogenioterapia na incidência de fraturas em mulheres com osteoporose na pós-menopausa. 2007. (Congresso).

XXXII Jornada Pernambucana de Ginecologia e Obstetrícia.XXXII Jornada Pernambucana de Ginecologia e Obstetrícia. 2006. (Outra).

I Congresso Medrecife de Emergências Médicas. I Congresso Medrecife de Emergências Médicas. 2004. (Congresso).

II Jornada de Revisão Acadêmica.II Jornada de Revisão Acadêmica. 2004. (Outra).

IV Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPE. IV Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPE. 2004. (Congresso).

XLI Congresso Brasileiro de Educação Médica. XLI Congresso Brasileiro de Educação Médica. 2003. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • NASCIMENTO, J. E. M. . Efeitos do Alendronato Sódico associado à estrogenioterapia na incidência de fraturas em mulheres com osteoporose na pós-menopausa. In: XV Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pernambuco, 2007, Recife-PE. XV COIC, 2007.

  • NASCIMENTO, J. E. M. . cursinho Pré-vestibular Portal: comunicação, inclusão e aprendizado. In: VI Enext, 2004, Recife. IV congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2004.

  • NASCIMENTO, J. E. M. . cursinho Pré-vestibular Portal: comunicação, inclusão e aprendizado. In: V Enext, 2003, Recife. III congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2003.

  • NASCIMENTO, J. E. M. . Efeitos do Alendronato Sódico associado à estrogenioterapia na incidência de fraturas em mulheres com osteoporose na pós-menopausa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NASCIMENTO, J. E. M. . Cursinho Pré-vestibular Portal: comunicação, inclusão e aprendizado. 2004 (Pôster para o III Fórum Mundial de Educação) .

Prêmios

2017

Título de Especialista em Psiquiatria, ABP/AMB/CFM.

2014

Título de Especialista em Medicina do Trabalho, ANAMT/AMB/CFM.

2011

Medalha de mérito pela dedicação ao serviço público, Ministério da Previdência Social.

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - 2018

Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médico Psiquiatra, Carga horária: 24

2012 - 2013

Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Médico, Carga horária: 24

2006 - 2007

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de Perinatologia, Carga horária: 10

2010 - Atual

Instituto Nacional do Seguro Social

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Perito Médico Federal, Carga horária: 40

2015 - Atual

Portal F Cursos

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado

Outras informações:
Professor dos cursos de pós-graduação em Medicina do Trabalho e Perícias Médicas da Universidade Estácio de Sá.

2018 - Atual

Polícia Civil de Pernambuco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médico Legista, Carga horária: 40