Gabriela Andrade Adão

Doutoranda em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva no PPGBIOS da parceria ENSP, UFRJ, UFF e UERJ. Mestre em Enfermagem pela UFRJ, possui graduação em Enfermagem pela Pontificia Universidade Católica de Campinas (1999). Experiência na área de Saúde Coletiva especialmente em Programas de Tuberculose e HIV/AIDS. Experiência internacional na coordenação de programas de saúde no contexto humanitário, junto a organização Médicos Sem Fronteiras nos seguintes países: Moçambique, Malawi, Sudão, Libéria, Indonésia e Índia. Supervisora em saúde na área indígena Yanomami nos Estados de Roraima e Amazonas pela FUNASA. Consultora em Saúde Publica.

Informações coletadas do Lattes em 21/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Enfermagem

2012 - 2014

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: As representaçoes sociais da sociedade civil ligada a problametica da TB sobre a equidade nas politicas e programas da tuberculose.,Ano de Obtenção: 2014
Elisabete Pimenta Paz.

Graduação em Enfermagem

1996 - 1999

Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Título: Participação estudantil na avaliação curricular da graduação em enfermagem
Orientador: Mara Regina Lemes de Sordi

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2007 - 2007

Bioestatística e Epidemiologia. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Elisabete Pimenta Araújo Paz

Paz, Elisabete Pimenta AraujoSILVA, G. A.; ARAUJO, E. F. S.; FARIA, S. N. P.; FARIA, Fabiana de Souza. Representações Sociais sobre Equidade nas Ações de Controle da Tuberculose: a Visão da Sociedade Civil. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Escola de Enfermagem Anna Nery.

Sheila Nascimento Pereira de Farias

FARIAS, S. N. P.. Representações Sociais sobre Equidade nas Ações de Controle da Tuberculose: a Visão da Sociedade Civil. 2014. Dissertação (Mestrado em mestrado em enfermagem) - Escola de Enfermagem Anna Nery - UFRJ.

Sheila Nascimento Pereira de Farias

PAZ, E. P. A.; SILVA, G. A.; ARAUJO, E. F. S.; ASSUMPCAO, F.;FARIAS, S. N. P.. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE EQUIDADE NAS AÇÕES DE CONTROLE DA TUBERCULOSE:A VISÃO DA SOCIEDADE CIVIL. 2014. Dissertação (Mestrado em mestrado em enfermagem) - Escola de Enfermagem Anna Nery - UFRJ.

Maria Catarina Salvador da Motta

Motta, Maria Catarina salvador da. Representações Sociais Sobre a Equidade nas Políticas de Tuberculose: a visão da sociedade civil?,. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Anna Nery.

Maria Catarina Salvador da Motta

Motta, Maria Catarina salvador da. A Equidade no Controle de Tuberculose: a visão da sociedade civil.. 2013 - Escola de Enfermagem Anna Nery.

Girlene Alves da Silva

PAZ, Elisabete Pimenta AraújoSilva, Girlene Alves; ARAUJO, E. F. S.. Representações sociais sobre equidade nas ações de controle da tuberculose: a visão da sociedade civil. 2014. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Girlene Alves da Silva

PAZ, E. P. A.;SILVA, Girlene Alves da; Araújo, E.F.dos S.; FARIAS, S. N. P.; SOUSA, F. B. A.. Representações sociais sobre equidade nas ações de controle da tuberculose; a visão da sociedade civil. 2014. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Fabiana Barbosa Assumpção de Souza

PAZ, E. P. A.;SOUZA, F. B. A.; MOTTA, M. C. S.; ARAUJO, E. F. S.; SILVA, G. A.. Representações Sociais sobre Equidade nas políticas de Tuberculose: a Visão da Sociedade Civil. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Carlos Dimas Martins Ribeiro

Saúde global, globalizacão e equidade; Início: 2014; Tese (Doutorado em Doutorado em Bioética) - Programa de Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva; (Orientador);

Carlos Dimas Martins Ribeiro

Representações sociais sobre equidade nas ações de controle da tuberculose: a visão da sociedade civil; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Coorientador: Carlos Dimas Martins Ribeiro;

Elisabete Pimenta Araújo Paz

EQUIDADE NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE E AS DOENÇAS NEGLIGENCIADAS: A VISÃO DA SOCIEDADE SOBRE A TUBERCULOSE; Início: 2012; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado) - Escola de Enfermagem Anna Nery; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ADÃO, G. A. ; Sordi, Mara Regina Lemes ; Alves, Flavia Packer . A mudança da prática docente como determinante de um novo conceito de qualidade de ensino em enfermagem.. Texto & Contexto Enfermagem (UFSC. Impresso) , v. 8, p. 243-256, 1999.

  • Sordi, Mara Regina Lemes ; ADÃO, G. A. . Relação cidadania, ser universitário e compromisso social para o calouro em Enfermagem. In: 9º SENPE - Seminário Nacional de Pesquisas em Enfermagem, 1997, Campinas. Necessidade da profissão e da sociedade: diretrizes para a pesquisa em enfermagem, 1997. v. 1. p. 163-163.. In: 9 SENPE, 1997, Vitoria. Relação cidadania, ser universitário e compromisso social para o calouro em Enfermagem. In: 9º SENPE - Seminário Nacional de Pesquisas em Enfermagem, 1997, Campinas. Necessidade da profissão e da sociedade: diretrizes para a, 1997.

  • ADÃO, G. A. ; Participação Comunitária no SUS no contexto da Tuberculose. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ADÃO, G. A. ; Relação cidadania, ser universitário e compromisso social para o calouro em Enfermagem. In: 9º SENPE - Seminário Nacional de Pesquisas em Enfermagem, 1997, Campinas. Necessidade da profissão e da sociedade: diretrizes para a pesquisa em enfermagem, 1997. v. 1. p. 163-163.. 1997. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - Atual

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Saude Coletiva, Carga horária: 20

  • 2013 - Atual

    Governo da Bélgica

    Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Contrato de consultora em saúde junto ao Governo da Bélgica, departamento de Regularização de Imigrantes, setor médico. Pesquisas desenvolvidas na área de acesso a saúde no contexto brasileiro para doenças crônicas e infecciosas.

  • 2002 - 2011

    Médicos sem Fronteiras

    Vínculo: expatriada, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Projeto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    -Coordenadora do Projeto MSF (Médicos Sem Fronteiras) no Brasil, na comunidade do Complexo do Alemão, Rio de Janeiro. Atividades desenvolvidas durante a fase final do projeto (3 meses entre 2009 e 2010), que tinha como foco o atendimento clínico-psicológico, com o objetvo de intervir na saúde mental em um contexto de violência, e atendimento médico de Emergência. Pólo localizado dentro do Complexo do Alemão - Fazendinha. -Coordenadora de Projeto e responsável pelo estudo de viabilidade, design, discussão, implantação e monitoramento do Programa de Prevenção da Transmissão Vertical do HIV. Outras atividades: responsável pela Biosegurança e grupos de apoio para os portadores do HIV. Atividades realizadas nos projetos MSF em Moçambique, com parceria dos projetos de HIV - Médicos Sem Fronteiras situados no Malawi e Africa do Sul. -Coordenadora de Projeto e responsável pela implantação do Programa de Tuberculose Infantil para o Hospital Pediátrico MSF-Island em Monrovia - Líbéria. -Responsável pela implantação do aconselhamento como principal abordagem para aderência ao tratamento de pacientes com Tuberculose, Projeto de Tuberculose-MSF na cidade de Ambon, Indonésia. -Responsável pelo desenvolvimento de manual MSF de aconselhamento para aderência ao tratamento de Tuberculose, importando as bases da estratégia de aconselhamento dos projetos de HIV/AIDS para os projetos verticais de Tuberculose, atividades desenvolvidas na India, Rio de Janeiro e Bélgica. -Missões Exploratórias com o objetivo de avaliar a necessidade de intervenção da Médicos Sem Fronteiras em contextos humanitários, e viabilidade de um possível projeto. Atividade realizada no Sudão. -Coordenadora da Associação de Médicos Sem Fronteiras-Brasil, responsável pela gerencia de banco de dados dos associados MSF, coordenação de Assembleias Gerais, reuniões técnico-associativas e suporte ao Conselho de Administração.

  • 2000 - 2002

    Fundação Nacional de Saúde - Presidência

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Supervisora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2000 - 2002

    Fundação Nacional de Saúde - Presidência

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Supervisora de saúde, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Supervisora Fundação Nacional de Saúde (FUNASA). Supervisão de equipe multiprofissional, monitoramento e análise de dados epidemiológicos, avaliação do desenvolvimento dos programas de saúde pública, treinamento. Suporte na formação de agentes indígenas de saúde.

  • 2011 - Atual

    Secretaria de Saúde Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: contrato de trabalho, Enquadramento Funcional: Enfermeiro, Carga horária: 20