Rosevan Marcolino de Andrade
É graduado em Letras - Licenciatura em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduado em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Bacharel em Teologia pela FAEPI. Mestre em Literatura e Interculturalidade pela Universidade Estadual da Paraíba. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, atuando na linha de pesquisa de Representações de Gênero, Identidade e de Sexualidades. Especialista em Educação Inclusiva pela FAVENI. Neuropsicopedagogo Clínico e Institucional. Atualmente é Pedagogo na Prefeitura Municipal de Soledade - PB na E.M.E.F. Juvina de Oliveira Monteiro. Professor de Educação Básica 1 na Prefeitura Municipal de Juarez Távora- PB.
Informações coletadas do Lattes em 23/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Literatura e Interculturalidade
2010 - 2012
Universidade Estadual da Paraíba
Título: LIRISMO E HOMOEROTISMO N'AS CANÇÕES DE ANTÓNIO BOTTO
, Ano de Obtenção: 2012.ANTONIO DE PÁDUA DIAS DA SILVA.Palavras-chave: Homoerotismo; Lirismo; António Botto; Literatura Homoerótica.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.
Especialização em Orientação Educacional
2024 - 2025
Faculdade Book Play
Título: Orientação Educacional
Especialização em EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: AÇÃO DOCENTE ESPECIALIZADA
2019 - 2020
FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE
Título: PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DO NOVO CORONA VÍRUS
Orientador: Dr. Ana Paula Rodrigues
Graduação em Teologia
2019 - 2021
Faculdade Evangélica do Piauí
Título: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO E DO ENSINO CRISTÃO PARA A IGREJA NA ATUALIDADE
Orientador: Dárley Gouveia
Graduação em Geografia
2017 - 2021
Universidade Estadual da Paraíba
Título: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: desafios do ensino remoto em uma escola da zona rural de Campina Grande
Orientador: Juliana Nóbrega de Almeida
Graduação em Pedagogia
2011 - 2016
Universidade Federal da Paraíba
Título: Vivências e experiências com a Educação Infantil no Município de Campina Grande
Orientador: Iranete de Araújo Meira
Graduação em Licenciatura em Letras
2000 - 2007
Universidade Federal de Campina Grande
Título: Lirismo, Platonismo,Homoerotismo: Três faces do amor na obra de Jorge Vercilo
Orientador: Rosângela de Melo Rodrigues
Formação complementar
2013 - 2013
Utilização de Recursos da Web Conferência. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2013 - 2013
Jovem Consumidor. (Carga horária: 60h). , Escola Nacional de Defesa do Consumidor do Departamento de Proteção e Def, ENDC, Brasil.
2013 - 2013
Construindo Objetos de Aprendizagem para EaD. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2013 - 2013
Formação Teórica Metodológica Tutores à Distância. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2013 - 2013
Uso Pedagógico do tablet em sala de aula. (Carga horária: 20h). , Governo do Estado da Paraíba, GOVERNO/PB, Brasil.
2011 - 2012
Educação para as relações etnicorraciais. (Carga horária: 180h). , SEE - PB - Gerência Operacional de Integração Escola Comunidade (GOIESC), SEE/PB - GOIESC, Brasil.
2011 - 2011
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL. (Carga horária: 40h). , NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL/CG/PB, NTE/CG/PB, Brasil.
2010 - 2011
Extensão universitária em Curso de Prevenção ao Uso de Drogas. (Carga horária: 180h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2010 - 2011
Operador Básico de Microcomputador. (Carga horária: 120h). , Talentos Informática, TI, Brasil.
2010 - 2010
LÍNGUA GREGA CLÁSSICA - PROPEDÊUTICA. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2010 - 2010
Literatura Negra. (Carga horária: 6h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2010 - 2010
O REPENSAR DOS SABERES E FAZERES. (Carga horária: 20h). , SECRETARIA DE EDUCAÇÃO/PMCG, SEEDUC/CG/PB, Brasil.
2007 - 2007
CAPACITAÇÃO DE PROFS DO PROG. DE ACELERAÇÃO DA APR. (Carga horária: 80h). , Governo do Estado da Paraíba, GOVERNO/PB, Brasil.
2006 - 2006
FORMAÇÃO CONTINUADA DE EJA 2º SEGMENTO. (Carga horária: 32h). , Governo do Estado da Paraíba, GOVERNO/PB, Brasil.
2006 - 2006
AVALIAÇÃO CONHECIMENTOS LINGÜÍSTICOS NO E. MÉDIO. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em LITERATURA INFANTIL NA SALA DE AULA. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2001 - 2001
UMA LEITURA DE A HORA DA ESTRELA - CLARICE LISPECT. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
1995 - 1995
OPERADOR BÁSICO DE MICROCOMPUTADOR. (Carga horária: 72h). , PROBYTE INFORMÁTICA, PI, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Participação em eventos
I FÓRUM INTERNACIONAL DE LÍDERES EM EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA. 2014. (Congresso).
I Congresso Nacional de Educação para as Relações Étnico-Raciais: Identidades e Alteridades. Educação de valores e práticas culturais: literatura, relações etnicorraciais e políticas públicas. 2013. (Congresso).
VIII Selimel e I SIEL - Seminário Internacional de Estudos em Linguagens.A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA FORMAÇÃO DE LEITORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2013. (Simpósio).
VIII Selimel e I SIEL - Seminário Internacional de Estudos em Linguagens.AS VANGUARDAS EUROPEIAS E TELEJORNALISMO: UMA EXPERIÊNCIA COM GÊNEROS ORAIS NO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO. 2013. (Simpósio).
II Seminário Discente do PPGLI e II Mostra do DLA.Lirismo e Homoerotismo nas canções de António Botto. 2011. (Seminário).
VII COLÓQUIO NACIONAL REPRESENTAÇÃO DE GÉNERO DE SEXUALIDADES.De volta à Grécia antiga: a beleza masculina em António Botto. 2011. (Outra).
III NEAB-Í - Seminário Nacional de Estudos de História e Culturas Afro-Brasileiras e Indígenas.A condição da mulher negra no conto machadiano O caso da vara. 2010. (Seminário).
II Simpósio Nacional de Psicologia e Crítica da Cultura - UEPB.A representação do corpo juvenil nas canções de António Botto. 2010. (Simpósio).
Seminário Discente do Mestrado em Literatura e Interculturalidade - UEPB. 2010. (Seminário).
VI Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades - UEPB. A representação do corpo juvenil nas canções de António Botto. 2010. (Congresso).
XI SEPE - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão - UFCG.Resquícios de preconceito e dominação na Literatura. 2010. (Encontro).
XV Semana de Letras - Nas tessituras do texto.Configurações das relações homoafetivas nas Canções de António Botto. 2010. (Seminário).
VII SEPE - Semana de Ensino Pesquisa e Extensão - UFCG. 2006. (Outra).
VI Semana de Letras - UFCG. 2001. (Outra).
Participação em bancas
ANDRADE, R. M.. A POESIA BRASILEIRA DA PRIMEIRA GERAÇÃO ROMÂNTICA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba.
ANDRADE, R. M.. LITERATURA BRASILEIRA E AS PRÁTICAS ADOTADAS NO ENSINO MÉDIO. 2017.
ANDRADE, R. M.. USO DO COMPUTADOR COMO FERRAMENTA DE APOIO NAS ATIVIDADES ENSINO DA LÍNGUA MATERNA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba.
ANDRADE, R. M.. O uso das ferramentas digitais em sala de aula na disciplina de Língua Portuguesa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba.
ANDRADE, R. M.. TECNOLOGIAS NO ESPAÇO ESCOLAR: o ensino de Língua Portuguesa mediada pelo uso do computador/smartphone/tablet.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba.
ANDRADE, R. M.. TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: O SMARTPHONE COMO RECURSO PARA O ENSINO DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba.
ANDRADE, R. M.. LITERATURA INFANTOJUVENIL: COMO É TRABALHADA ESSA LITERATURA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba.
ANDRADE, R. M.. O BATEL: UMA REVISTA LITERÁRIA NO INÍCIO DO SÉCULO XX EM ALAGOA GRANDE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba.
ANDRADE, R. M.. O PROTAGONISMO DO NEGRO NO CENÁRIO DA LITERATURA BRASILEIRA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba.
ANDRADE, R. M.. A REPRESENTAÇÃO DA MULHER EM ÉPOCAS E ARTES DISTINTAS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba.
ANDRADE, R. M.. CONSTRUINDO NOVAS LEITURAS A PARTIR DA INTERTEXTUALIDADE EM CONTOS DE MACHADO DE ASSIS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.
ANDRADE, R. M.. A SEDUÇÃO E O INTERESSE NAS MULHERES MACHADIANAS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.
ANDRADE, R. M.. GREGÓRIO DE MATOS, UM POETA ALÉM DE SEU TEMPO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.
ANDRADE, R. M.. LITERATURA AFRICANA DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.
ANDRADE, R. M.. A LITERATURA DE CORDEL COMO FONTE DE INCETIVO À LEITURA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.
ANDRADE, R. M.. A INSERÇÃO DA LITERATURA AFRICANA NOS LIVROS DIDÁTICOS SEGUNDO A LEI FEDERAL Nº 10.639 E DESAFIO DE PRATICÁ-LA.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.
ANDRADE, R. M.. TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: DE QUE FORMA OS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA ESTIMULAM A LEITURA INTEGRANDO O COMPUTADOR DA ESCOLA?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.
ANDRADE, R. M.. O Ensino da Literatura no Ensino Médio. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.
ANDRADE, R. M.. NEM TUDO QUE RELUZ É OURO: REFLETINDO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES EM QUESTÕES OBJETIVAS DO ENEM. 2015.
ANDRADE, R. M.. A POESIA POPULAR E MATUTA DE JESSIER QUIRINO NO ESPAÇO ESCOLAR. 2015.
ANDRADE, R. M.. O REAL E O IMAGINÁRIO NA FÁBULA "O PEQUENO PRÍNCIPE" DE ANTOINE DE SAINT-EXUPERY. 2015.
ANDRADE, R. M.. O USO DOS CONTOS COMO FATOR MOTIVADOR PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO NAS TURMAS DE EJA ? ENSINO MÉDIO NOTURNO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.
ANDRADE, R. M.. A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTOJUVENIL PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR PROFICIENTE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.
ANDRADE, R. M.. A INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS OU DE APLICATIVOS NO DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE LEITORA E ESCRITORA DE ALUNOS DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.
ANDRADE, R. M.. SMARTPHONES, INTERNET E REDES SOCIAIS: uma análise do estudo dos gêneros textuais utilizando as novas tecnologias. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.
ANDRADE, R. M.. A INTERNET COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA AUXILIADORA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.
ANDRADE, R. M.. O uso de novas tecnologias no ensino de língua portuguesa: a realidade de uma escola na cidade de Taperoá -PB. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.
ANDRADE, R. M.. O USO DO COMPUTADOR E DA INTERNET NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.
ANDRADE, R. M.. O ENSINO DA LINGUA PORTUGUESA POR MEIO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.
ANDRADE, R. M.. Querido John de Nicholas Sparks: um estudo analítico estre a personagem literária e a personagem fílmica. 2014 - Universidade Federal da Paraíba.
ANDRADE, R. M.. A REPRESENTAÇÃO DA SECA NO CORDEL: A SECA DO CEARÁ, DE LEANDRO GOMES DE BARROS. 2014.
ANDRADE, R. M.. A LITERATURA INOVADORA DE OSWALD DE ANDRADE. 2014.
ANDRADE, R. M.. A REPRESENTAÇÃO DO MUNDO MÁGICO EM O SÍTIO DO PICA PAU AMARELO. 2014.
ANDRADE, R. M.. LITERATURA DE CORDEL: INTERDISCIPLINARIDADE E POPULARIZAÇÃO DO GÊNERO EM SALA DE AULA. 2014.
ANDRADE, R. M.. A RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA EJA. 2014.
ANDRADE, R. M.; NOBREGA, M. B.. A LITERATURA INFANTIL COMO FORMAÇÃO DO CIDADÃO: DESENVOLVENDO O CONTO INFANTIL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.
ANDRADE, R. M.; NOBREGA, M. B.. A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL NA FORMAÇÃO DO LEITOR: POSSIBILIDADES DE MEDIAÇÃO DO PROFESSOR. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.
ANDRADE, R. M.; NOBREGA, M. B.. A FUNÇÃO DA LITERATURA INFANTOJUVENIL NO CONTEXTO ESCOLAR. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.
ANDRADE, R. M.; TAVARES, T.. O ENSINO DE LITERATURA INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO DA ESCOLA CELSO CIRNE NO MUNICÍPIO DE SOLÂNEA/PB. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.
ANDRADE, R. M.; BORA, Z. M.. A DEPRECIAÇÃO DA MULHER NAS LETRAS DE FORRÓ CONTEMPORANEO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.
ANDRADE, R. M.; BORA, Z. M.. RECONSTRUINDO HISTÓRIAS NO IMAGINÁRIO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA LÚDICA COM A OBRA O PEQUENO PRÍNCIPE. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.
ANDRADE, R. M.; TAVARES, T.. VARIANTES DA LINGUAGEM ORAL POR PATATIVA DO ASSARÉ EM A TRISTE PARTIDA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.
ANDRADE, R. M.; MARQUES, R. A.. AS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS NO ENSINO DE LITERATURA: POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E MULTICULTURAL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.
ANDRADE, R. M.; MARQUES, R. A.. ADENTRANDO O UNIVERSO DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: ALGUMAS REFLEXÕES PARA O ENSINO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.
ANDRADE, R. M.; BORA, Z. M.. UMA VIVÊNCIA DO CONTO ?FELICIDADE CLANDESTINA? DE CLARICE LISPECTOR EM SALA DE AULA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.
ANDRADE, R. M.; BORA, Z. M.. O CORDEL NA FORMAÇÃO DE NOVOS LEITORES DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.
ANDRADE, R. M.; BORA, Z. M.. LITERATURA INFANTOJUVENIL E O LIVRO O QUARTO PATO EM SALA DE AULA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.
Orientou
A importância da Literatura de Cordel para o Ensino Fundamental II; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal da Paraíba; (Orientador);
Uma análise da abordagem da poesia infantil em livros didáticos do 4º ano do Ensino Fundamental; Início: 2013; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal da Paraíba; (Orientador);
UMA REFLEXÃO ACERCA DO USO DAS METODOLOGIAS APLICADAS NA SALA DE AULA, NO PROCESSO DE LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Rosevan Marcolino de Andrade;
A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTOJUVENIL NO DESPERTAR DO GOSTO PELA LEITURA; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Rosevan Marcolino de Andrade;
LETRAMENTO LITERÁRIO: UTILIZANDO NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Rosevan Marcolino de Andrade;
A INFLUÊNCIA DA POÉTICA DE MÁRIO QUINTANA PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Rosevan Marcolino de Andrade;
A LITERATURA INFANTOJUVENIL E A SUA IMPORTÂNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Rosevan Marcolino de Andrade;
DESAFIOS DA LEITURA E CONTAÇÃO DE CONTOS DE TRADIÇÃO ORAL NA FORMAÇÃO DE UM ALUNO CRÍTICO E ATUANTE; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Rosevan Marcolino de Andrade;
LITERATURA INFANTOJUVENIL NA FORMAÇÃO DE LEITORES DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Rosevan Marcolino de Andrade;
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: A VISÃO DOS ALUNOS E PROFESSORES DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO ADALGISA TEÓDULO DA FONSÊCA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Rosevan Marcolino de Andrade;
O COTIDIANO E A EXPERIÊNCIA: A CRUA POESIA DE MIRÓ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Rosevan Marcolino de Andrade;
O ENSINO DE LITERATURA EM SALA DE AULA: PERSPECTIVA DE PRÁTICA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Rosevan Marcolino de Andrade;
A importância da Literatura no ensino de Língua Portuguesa; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Rosevan Marcolino de Andrade;
LEITURA DE LITERATURA NAS AULAS DE L; P; NO 6º ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DO INTERIOR DA BAHIA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Rosevan Marcolino de Andrade;
Literatura Infantojuvenil: A importância da Leitura no Processo do Ensino e Aprendizagem; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Rosevan Marcolino de Andrade;
LITERATURA INFANTOJUVENIL NA FORMAÇÃO DE LEITORES DO ENSINO FUNDAMENTAL II; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Rosevan Marcolino de Andrade;
A utilização de charges como recurso didático-pedagógico mobilizador no processo de ensino-aprendizagem da leitura crítica; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Rosevan Marcolino de Andrade;
O DISCURSO INTERTEXTUAL DO TEXTO LITERÁRIO E O ENSINO: AS NARRATIVAS DE BENTINHO E CAPITU; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Rosevan Marcolino de Andrade;
O ENSINO DOS CONTOS LITERÁRIOS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Rosevan Marcolino de Andrade;
Diálogos sobre o ensino de literatura: a visão de alunos do ensino médio acerca da função da literatura; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Rosevan Marcolino de Andrade;
Ensino de Literatura no Ensino Médio; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Rosevan Marcolino de Andrade;
A importância da Literatura de Cordel em sala de aula; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Rosevan Marcolino de Andrade;
ENSINO DE LITERATURA, POSSIBILIDADES DIDÁTICAS: O CONTO EM SALA DE AULA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Rosevan Marcolino de Andrade;
AS CONTRIBUIÇÕES DE MÁRIO DE ANDRADE PARA A SEMANA DE ARTE MODERNA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Rosevan Marcolino de Andrade;
SENHORA, JOSÉ DE ALENCAR, AMOR E AMBIÇÃO: A SUPERAÇÃO DA MULHER, ´PERSONAGEM DE FICÇÃO VOLTADA PARA AS CONQUISTAS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Rosevan Marcolino de Andrade;
A LITERATURA COMO INSTRUMENTO DE INCENTIVO À LEITURA NO ENSINO MÉDIO; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Rosevan Marcolino de Andrade;
DIVERSIDADE E INCLUSÃO:UMA REFLEXÃO SOBRE OS PROCESSOS EDUCATIVOS DE LINGUAGEM EM UMA SALA DE AULA DE AEE EM IBIARA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Rosevan Marcolino de Andrade;
INTERNET: ALIADA OU INIMIGA NO ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Rosevan Marcolino de Andrade;
O USO DA INTERNET COMO INCENTIVADORA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Rosevan Marcolino de Andrade;
?É só o começo?: uma experiência com a leitura do clássico adaptado Romeu e Julieta na turma de 7º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Carlos Luiz de Araújo - Coremas - PB; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Rosevan Marcolino de Andrade;
A contribuição das TICs para o ensino de Língua Portuguesa: O uso das redes sociais em sala de aula; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Rosevan Marcolino de Andrade;
A Importância do ensino da Literatura no Ensino Médio através da Literatura Clássica; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Rosevan Marcolino de Andrade;
A importância da Literatura Infantil para o desenvolvimento do gosto pela leitura; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Rosevan Marcolino de Andrade;
Literatura e leitura em sala de aula: uma reflexão sobre o processo de ensino da Escola João Vinagre no Conde ? PB; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Rosevan Marcolino de Andrade;
Produções bibliográficas
-
ANDRADE, R. M. . Vivências e experiências com a educação infantil: Experiências em uma escola em Campina Grande - PB. 01. ed. , 2019. v. ÚNICO. 52p .
-
ANDRADE, R. M. . Inclusão Digital: Superando Barreiras na Educação.. In: Cristiana Barcelos da Silva; Deivid Alex dos Santos; Patrícia Gonçalves de Freitas.. (Org.). Tecnologia, inovação e inclusão: desafios e possibilidades para a educação.. T25ed.Rio de Janeiro: Editora e-Publicar, 2024, v. 1, p. 165-172.
-
ANDRADE, R. M. . Caminhos Cruzados: Integração de saberes na Educação.. In: Adilson Tadeu Basquerote Silva; Glaucio Martins da Silva Bandeira; Patrícia Gonçalves de Freitas.. (Org.). Diálogos em Educação: Olhares Multidisciplinares Sobre a Aprendizagem.. 1ed.Rio de Janeiro: Editora e-Publicar, 2024, v. 3, p. 260-268.
-
ANDRADE, R. M. . A Função Social da Escola. In: Deivid Alex dos Santos; Glaucio Martins da Silva Bandeira; Patrícia Gonçalves de Freitas.. (Org.). Educação em Foco: Diálogos Sobre o Papel Político & Social da Escola.. E24ed.Rio de Janeiro: Editora e-Publicar, 2023, v. 4, p. 179-185.
-
ANDRADE, R. M. . DE VOLTA À GRÉCIA ANTIGA: a beleza masculina em António Botto. In: Antonio de Pádua Dias da Silva. (Org.). LITERATURA CONTEMPORÂNEA E HOMOAFETIVIDADE. 1ed.João Pessoa: Realize Editora - UFPB, 2011, v. 1, p. 207-218.
-
ANDRADE, R. M. . De volta à Grécia antiga: a beleza masculina em António Botto. In: VII Colóquio Nacional Representações de Género e de Sexualidades, 2011, Campina Grande. Colóquio Nacional Representações de Gêneros e de Sexualidades. Campina Grande: Realize Edtora, 2011. v. 02. p. 43-52.
-
ANDRADE, R. M. . A CONDIÇÃO DA MULHER NEGRA NO CONTO MACHADIANO O CASO DA VARA. In: III NEAB-Í - Seminário Nacional de Estudos de História e Culturas Afro-Brasileiras e Indígenas, 2010. III Seminário Nacional de estudos de história e culturas afro-brasileiras e indígenas. CAMPINA GRANDE - PB: REALIZE EDITORA, 2010. v. 05. p. 1-12.
-
ANDRADE, R. M. . Resquícios de preconceito e dominação na literatura. In: XI SEPE - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão - UFCG, 2010. Anais XI SEPE - UFCG. Campina Grande: Universidade Federal de Campina Grande, 2010. v. 0. p. 0-0.
-
ANDRADE, R. M. . Configurações das relações homoafetivas nas Canções de António Botto. In: XV Semana de Letras - Nas tessituras do texto, 2010, Campina Grande. Anais da XV SEMANA DE LETRAS: nas tessituras do texto - Desafios para o ensino. Campina Grande: Editora EDUEP, 2010. v. 1. p. 1-12.
-
ANDRADE, R. M. . A representação do corpo juvenil nas canções de António Botto. In: VI Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades, 2010, Campina Grande - PB. Colóquio Nacional Representações de Gêneros e de Sexualidades. Campina Grande: Realize, 2010. v. 1. p. 1032-1039.
-
ANDRADE, R. M. . A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTRATÉGIAS PARA A PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E EDUCACIONAIS. In: I Congresso Nacional de Educação e Produção Científica-CONAPEC, 2024, Fortaleza - CE. REVISTA - CONAPEC.
-
ANDRADE, R. M. . De volta à Grécia antiga: a beleza masculina em António Botto. In: VII COLÓQUIO NACIONAL REPRESENTAÇÃO DE GÉNERO DE SEXUALIDADES, 2011, Campina Grande. Colóquio Nacional Representações de Gêneros e de Sexualidades. Campina Grande: Realize Editora, 2011. v. 02. p. 09-10.
-
ANDRADE, R. M. . Lirismo e Homoerotismo nas Canções de António Botto. In: II Seminário Discente do PPGLI e II Mostra do DLA, 2011, Campina Grande. Caderno de Resumos do II Seminário Discente e II Mostra de Pesquisa do Departamento de Letras e Artes, promovido pelo PPGLI/UEPB - 2011, 2011.
-
ANDRADE, R. M. . Configurações das relações homoafetivas nas Canções de António Botto. In: XV Semana de Letras - Nas tessituras do texto: Desafios para o ensino, 2010, Campina Grande - PB. Nas tessituras do Texto - Desafios para o ensino de língua e literatura, 2010. v. único. p. 101-101.
-
ANDRADE, R. M. . A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTRATÉGIAS PARA A PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E EDUCACIONAIS. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ANDRADE, R. M. ; ANDRADE, R. M. . Vanguardas Europeias e telejornalismo: uma experiência com gêneros orais no 3º ano do Ensino Médio. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ANDRADE, R. M. ; ANDRADE, R. M. . A importância da contação de histórias na formação de leitores na educação infantil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ANDRADE, R. M. . De volta à Grécia antiga: a beleza masculina em António Botto. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ANDRADE, R. M. . A representação do corpo juvenil nas canções de António Botto. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ANDRADE, R. M. . A condição da mulher negra no conto machadiano O caso da vara. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ANDRADE, R. M. . Resquicios de preconceito e dominação na literatura: uma leitura de Essa negra fulô. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ANDRADE, R. M. . Configurações das relações homoafetivas nas Canções de António Botto. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ANDRADE, R. M. . Análise Literária: Poesia - Teoria e Prática. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
ANDRADE, R. M. . Análise Literária: Poesia - Teoria e Prática. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
GUIMARAES, A. ; ANDRADE, R. M. . Coesão e Coerência: Reflexões acerca da escrita em sala de aula. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
ANDRADE, R. M. ; SILVA, M. D. P. . Educação de valores e práticas culturais: literatura, relações etnicorraciais e políticas públicas. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
ANDRADE, R. M. . Curso Pré-vestibular Solidário - PVS/UFCG - Língua Portuguesa, Produção Textual e Literatura. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
ANDRADE, R. M. . Curso Pré-vestibular Solidário - PVS/UFCG - Língua Portuguesa, Produção Textual e Literatura. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Prêmios
2016
Mestres da Educação, Governo do Estado da Paraíba.
2015
Prêmio Mestres da Educação, Governo do Estado da Paraíba.
2014
Prêmio Mestres da Educação, Governo do Estado da Paraíba.
2013
Prêmio Mestres da Educação, Governo do Estado da Paraíba.
2012
Prêmio Mestres da Educação, Governo do Estado da Paraíba.
2011
Educação Exemplar - Subcategoria: Professor Exemplar, Governo do Estado da Paraíba.
Histórico profissional
Experiência profissional
2018 - 2018
Universidade Federal da ParaíbaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador II do Curso de Letras, Carga horária: 20
2017 - 2017
Universidade Federal da ParaíbaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador II do Curso de Letras, Carga horária: 20
2016 - 2016
Universidade Federal da ParaíbaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor pesquisador II do Curso de Letras, Carga horária: 20
Outras informações:
Atua na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) - Orientador de TCC na Universidade Federal da Paraíba - UFPB.
2015 - 2015
Universidade Federal da ParaíbaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor pesquisador II do Curso de Letras, Carga horária: 20
Outras informações:
Atua na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) - Orientador de TCC na Universidade Federal da Paraíba - UFPB.
2014 - 2014
Universidade Federal da ParaíbaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador II do Curso de Letras, Carga horária: 20
Outras informações:
Atua na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) - Orientador de TCC na Universidade Federal da Paraíba - UFPB.
2013 - 2013
Universidade Federal da ParaíbaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor do Curso de Letras à Distância, Carga horária: 20
2013 - 2013
Escola Municipal Lions PrataVínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 10
2013 - 2013
Escola Municipal Dr. Francisco BrasileiroVínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 10
2008 - 2018
E. E. E. F. M. RUBENS DUTRA SEGUNDOVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 24
2006 - 2008
E.E.E.F.M. Dom Luíz Gonzaga FernandesVínculo: PROFESSOR SUBSTITUTO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 20
Atividades
-
02/2006 - 12/2008
Ensino,Disciplinas ministradas, Arte, Ensino Religioso, Língua Portuguesa
2006 - 2006
E.E.E.F.M. Walnyza Borborema Cunha LimaVínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 20
Outras informações:
Durante esse ano, ministrei aulas de Língua Portuguesa em turmas do Ensino Fundamental, Ensino Médio, bem como em turmas do programa Supletivo do Ensino Fundamental.
Atividades
-
02/2006 - 12/2006
Ensino,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa
2015 - 2018
Governo do Estado da ParaíbaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Orientador PRONATEC, Carga horária: 20
Outras informações:
Orientador do PRONATEC na E.E.E.F.M. Dr. Hortêncio de Sousa Ribeiro
2017 - Atual
Prefeitura Municipal de SoledadeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pedagogo URBANA, Carga horária: 25
Outras informações:
Professor do 4º Ano do Ensino Fundamental da E.M.E.F. Juvina de Oliveira Monteiro.
2018 - 2019
prefeitura municipal de RemigioVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Fundamental I, Carga horária: 40
2020 - Atual
Prefeitura Municipal de Juarez TávoraVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA 1, Carga horária: 30
2022 - 2022
Universidade do Estado do Rio Grande do NorteVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor à Distância - Teoria da Literatura I e, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Rosevan Marcolino de Andrade e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?