Lilian Raquel Hickert

Graduada em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre em Microbiologia Agrícola e do Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Doutora em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuando principalmente na hidrólise química e enzimática de resíduos, como casca de soja e de arroz; na fermentação de resíduos agroindustriais lignocelulósicos para a produção de bioetanol, xilitol e outros subprodutos, visando a otimização do processo. Tem experiência em fermentação (células imobilizadas e livres), utilização de enzimas e cinética, biotecnologia e uso de biorreatores (estado submerso, bateladas, diferentes condições), análise de biomassa e produtos (cromatografia). Foi pesquisadora de Pós Doutorado do programa de Pós Graduação em Engenharia Química da UFRGS na área de Termodinâmica e Reologia de materiais. Atualmente, atua como professora adjunta nos cursos de Engenharia de Energia e de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). É orientadora no programa de mestrado profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos da UERGS.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia Química

2010 - 2014

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Bioconversão de hidrolisados de casca de arroz e soja a etanol e xilitol por leveduras
Marco Antonio Záchia Ayub. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: bioetanol; xilitol; residuos ligninocelulósicos.Grande área: Engenharias

Mestrado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente

2009 - 2010

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Otimização da hidrólise ácida diluída da casca de arroz e fermentação deste hidrolisado em etanol e xilitol por leveduras,Ano de Obtenção: 2010
Priscila Brasil de Souza Cruz.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: residuos ligninocelulósicos; bioetanol; xilitol; fermentação biotecnológica.Grande área: Ciências Biológicas

Graduação interrompida em 2008 em Administração

2006 - Atual

Universidade Federal de Santa Maria
Ano de interrupção: 2008

Graduação em Quimica Industrial

2004 - 2008

Universidade Federal de Santa Maria
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2015 - 2016

Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Engenharias

2014 - 2015

Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

Método Lógico Redação Científica Internacional. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Microscopia Eletrônica de Varredura. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2011 - 2011

Curso Teórico e Prático de Cromatografia Líquida. (Carga horária: 8h). , SENAI - Departamento Regional do Rio Grande do Sul, SENAI/DR/RS, Brasil.

2011 - 2011

Operação de HPLC. , Scientific instruments co., SINC, Brasil.

2005 - 2008

Administração de Empresas. , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

2006 - 2006

Química Analítica. (Carga horária: 8h). , Seção Sindical dos Docentes da UFSM, ANDES-SEDUFSM, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biotecnologia.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

HICKERT, LILIAN R. . IX Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da UERGS. 2019. (Outro).

HICKERT, Lílian Raquel . Simposio de Microbiologia Aplicada. 2009. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

?Extração e apropriação de conhecimento em bases de patentes para inovação e ferramentas de busca em bases de PI e associadas a pesquisas de mercado?.?Extração e apropriação de conhecimento em bases de patentes para inovação e ferramentas de busca em bases de PI e associadas a pesquisas de mercado. 2017. (Outra).

Encontro dos NITS do Rio Grande do Sul e da Rede Gaúcha de Propriedade Intelectual?.Encontro dos NITS do Rio Grande do Sul e da Rede Gaúcha de Propriedade Intelectual. 2017. (Encontro).

XIX SIMPÓSIO NACIONAL DE BIOPROCESSOS e X SIMPÓSIO DE HIDRÓLISE ENZIMÁTICA DE BIOMASSAS.A. Hidrólise ácida enzimática de casca de soja. 2013. (Congresso).

Simposio de Hidrolise Enzimatica e Biomassas.Otimização da Hidrólise Acida diluida da Casca de Arroz. 2009. (Simpósio).

Simposio de Microbiologia. 2009. (Simpósio).

Eread Sul. 2007. (Congresso).

Ciclo de palestras de Administração. 2006. (Congresso).

Profissional de Quimica. 2006. (Outra).

Seminario Internacional de Quimica Analitica. 2006. (Congresso).

Simposio Internacional de Tratamento de Residuos. 2004. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Ana Paula Klaus Damasceno

DAMASCENO, A. P. K.;Ayub, Marco Antônio ZáchiaHICKERT, LILIAN RAQUEL; ROSSI, D. M.. CONVERSÃO DE GLICEROL EM 1,3-PROPANODIOL E 2,3 BUTANODIOL POR Klebsiella pneumoniae BLh-1 IMOBILIZADA EM PVA, EM BIORREATORES CONTÍNUOS. 2019. Dissertação (Mestrado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Gabriela Feix Pereira

Ayub Zachia Marco Antonio; HERTZ, P.; SOUZA, C. F. V.;HICKERT, Lílian Raquel. Aproveitamento do resíduo fibra de soja na produção de enzimas lignocelulósicas por Aspergillus nidulans recombinante e aplicação na produção de xilo-oligossacarídeos.. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Gabriele Zanotta Castiglioni

HICKERT, LILIAN RAQUEL; Ayub Zachia Marco Antonio; FLORES, S. H.; VALENTE, P.. Produção de gama-decalactona por linhagens de Geotrichum silvicola, Geotrichum klebanii e Galactomyces geotrichum usando óleo de semente de uva hidrolisado por lipases imobilizadas. 2017. Dissertação (Mestrado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Lenon Medeiros Bauer

RECH, R.; BAUER, L. M.;HICKERT, LILIAN RAQUEL. Cultivos de microalgas com ênfase na produção de compostos bioativos: influência de radiação UVB e do nitrogênio em células imobilizadas. 2019. Tese (Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Juliana Tolfo da Fontoura

HICKERT, LILIAN RAQUEL; GUTTEREZ, M.; FONTOURA, J. T.; COLLA, L. M.. Crescimento de microalgas em efluente de curtume: remoção de nutrientes, viabilidade de produção de combustíveis e utilização da biomassa residual. 2017. Tese (Doutorado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Lenon Medeiros Bauer

HICKERT, LILIAN R.; BAUER, L. M.; RECH, R.. Cultivo de microalgas com ênfase na produção de compostos ativos: influência da radiação UVB e do nitrogênio em cultivos de células imobilizadas". 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Juliana Tolfo da Fontoura

HICKERT, Lílian Raquel; PRIEBE, G. P. S.; COLLA, L. M.; FONTOURA, J. T.; GUTTEREZ, M.. Crescimento de microalgas em efluente de curtume: remoção de nutrientes, viabilidade de produção de biocombustíveis e utilização da biomassa residual. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Bruna Menezes

HICKERT, Lílian Raquel; Ayub Zachia Marco Antonio; HERTZ, P.; BOTELHO, S.. Produção de Xilooligossacarídeos a partir de resíduos lignocelulósicos e fungos filamentosos. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rafaella Ruiz do Couto

HICKERT, LILIAN R.; COUTO, R. R.; ENDT, D. V.. DEGRADAÇÃO DE PETRÓLEO POR LIPASE DE Thermomyces lanuginosus IMOBILIZADA EM NANOFIBRAS DE POLIAMIDA-6: Uma alternativa para descontaminação de ambientes aquosos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luiza Aleixo

HICKERT, LILIAN R.; ALEIXO, L.; KERN, A. L.; BOEIRA, J.. ISOLAMENTO DE BACTÉRIAS BIOTRANSFORMADORAS DE GLICERINA ORIUNDA DA INDÚSTRIA DE BIODIESEL. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Aluno: STÉFANO RAHMEIER MARQUETTO

HICKERT, LILIAN RAQUEL; ROSSI, D. M.. Produção biotecnológica de intermediários químicos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marcelo Leal Dellinghausen

HICKERT, LILIAN RAQUEL. Aproveitamento energético dos resíduos sólidos urbanos da cidade de Esteio - RS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia em Energia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Aluno: Guilherme Moraes Dornemann

HICKERT, Lílian Raquel; LUVIZETTO, D. J. Comparação de métodos para determinação de açúcares redutores e não redutores. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luciano Kircher Fraga

MEDEIROS, N. S. C.; LUVIZETTO, D. J;HICKERT, Lílian Raquel. CARACTERIZAÇÃO DE AMOSTRAS DE COLA BASEADAS EM POLIÉSTER SINTETIZADAS A PARTIR DE GLICEROL (TRIGLICEROL) E ÁC. ISOFTÁLICO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Laura Jensen Ourique

LUVIZETTO, D. J; Trierweiler, L. F.;HICKERT, Lílian Raquel. Avaliação dos métodos de pré tratamento da casca e palha de arroz: uma revisão bibliográfica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Cristiano Salah Mussoi

HICKERT, Lílian Raquel. Determinação de isotermas de sorção d'água a partir da composição química de alimentos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Fernanda Both dos Santos

SANTOS, F. B.; MEDEIROS, N. S. C.;HICKERT, Lílian Raquel. Avaliação do uso de reologia rotacional na caracterização estrutural de copolímeros de eteno. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Mariana Oliveira Engel

ENGEL, M. O.;HICKERT, Lílian Raquel; DA CUNHA-PEREIRA, FERNANDA. DESENVOLVIMENTO DE EMBALAGENS BIODEGRADÁVEIS DE AMIDO DE BATATA REFORÇADAS COM CASCA DE SOJA. 2014.

Aluno: Lúcia Torres Vidales

HICKERT, Lílian Raquel. Design para reciclagem de óculos de sol. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em engenharia quimica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luce Helena Kochem

HICKERT, Lílian Raquel. Caracterização de Fotobiorreatores Air Lift. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em engenharia quimica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

HICKERT, LILIAN R.. Avaliador Siepex. 2019.

HICKERT, LILIAN R.. Avaliador UFSCar. 2019. Universidade Federal de São Carlos.

HICKERT, Lílian Raquel. Professor substituto área de Automação e Controle. 2017. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

HICKERT, Lílian Raquel. Professor substituto área de Engenharia de Automação. 2017. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

HICKERT, Lílian Raquel. Professor substituto área de Engenharia Química. 2017. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

HICKERT, Lílian Raquel. Degradação de compostos orgânicos voláteis por fotocatálise heterogênea. 2015. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

HICKERT, Lílian Raquel. Desenvolvimento de Reatores de Perfusão para Engenharia de Tecidos. 2014. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

HICKERT, Lílian Raquel. Modelagem Fenomenológica da Proliferação de Células-Tronco Mesenquimais e do Transporte de Nutrientes em Suportes Porosos para Engenharia de Tecidos. 2014. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

HICKERT, Lílian Raquel. 29ª Mostratec. 2014. Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha.

HICKERT, Lílian Raquel. Avaliação de diferentes métodos de pré-processamento para produção de etanol a partir de batata-doce. 2014. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

HICKERT, Lílian Raquel. Mostratec. 2013. Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

José Carlos Germani

GERMANI, J. C.; RECH, R.; Matos, G. S. de. Otimização da hidrólise da casca de arroz (Oryza sativa) e avaliação da capacidade de bioconversão deste hidrolisado a etanol e xilitol por leveduras. 2010. Dissertação (Mestrado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aline Schilling Cassini

CASSINI, A.S.; Faccin, D. J. L.; Camassola, M.. Avaliação da capacidade de bioconversão de hidrolisados de casca de arroz e soja a etanol e xilitol por leveduras. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Debora Jung Luvizetto Faccin

FACCIN, D.J.L.; CASSINI, A. S.; CAMASSOLA, M.;AYUB, MAZ. Avaliação da capacidade de bioconversão de hidrolisados de casca de arroz e soja a etanol e xilitol por leveduras. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química ( PPGEQ / UFRGS )) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Rosane Rech

Rech, R.. Otimização da Hidrólise de Casca de Arroz (Oryza sativa) e Avaliação da Capacidade de Bioconversão deste Hidrolisado a Etanol e Xilitol por Leveduras. 2010. Dissertação (Mestrado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Liliana Amaral Feris

Feris, L.A.; HECK, J.; CAMASSOLA, M.. Bioconversão de hidrolisados de casca de arroz e soja à etanol e xilitol por leveduras. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química ( PPGEQ / UFRGS )) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Andressa Cattani

ACOMPANHAMENTO DA CINÉTICA FERMENTATIVA E ANÁLISE SENSORIAL: COMPARAÇÃO ENTRE LEVEDURAS DO GÊNERO NÃO SACCHAROMYCES E SACCHAROMYCES; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; (Orientador);

PAULO ROBERTO DALLCORTIVO

OTIMIZAÇAÇÃO DA BIOCONVERSAO DE HIDROLISADOS DE BIOMASSAS LIGNOCELULOSICAS EM ETANOL POR LEVEDURAS RECOMBINATES EM SISTEMAS DE BIORREATORES IMOBILIZADOS; Início: 2017; Tese (Doutorado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

Fernanda Benedetto Gazulha

Utilização de linhagens de Saccharomyces cerevisiae industrial recombinante contendo a via metabólica e os genes transportadores de xilose em hidrolisados lignocelulósicos para a produção de etanol de segunda geração; 2019; Dissertação (Mestrado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Coorientador: Lílian Raquel Hickert;

Paulo Roberto Dall cortivo

Bioprocesso para a produção de etanol a partir de resíduos agro-industriais e leveduras recombinantes; ; 2015; Dissertação (Mestrado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Lílian Raquel Hickert;

Vanessa Schwarsthaupt Gamboa

Emprego da casca de arroz e da cinza da casca de arroz como adsorventes para remoção de cromo hexavalente; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Lílian Raquel Hickert;

Vanessa Kristine de Oliveira Schmidt

PRODUÇÃO DE [P(3HB)] POR Bacillus megaterium UTILIZANDO COMO FONTE DE CARBONO HIDROLISADO DE CASCA DE ARROZ E GLICEROL RESIDUAL; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Lílian Raquel Hickert;

Jonas Machado

Produção biotecnológica de 2,3-butanodiol a partir de hidrolisados de casca de soja; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Lílian Raquel Hickert;

Henrique Alves de Brito

Analise da viabilidade celular e do consumo de açúcar por leveduras na produção de cervejas artesanais; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Lílian Raquel Hickert;

Natana Binotto

Seleção de potenciais microrganismos produtores de 2,3-butanodiol utilizando diferentes meios sintéticos; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Lílian Raquel Hickert;

Ana Cláudia Cristofoli Glanert

Conversão de resíduos agroindustriais a P(3HB) por Bacillus megaterium; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Lílian Raquel Hickert;

Paola Cunha Bandinelli

Estudo de caso de melhoria no Proc esso de Mosturação de uma cer vejaria no RS; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Lílian Raquel Hickert;

Marcelo Merten Cruz

Engenharia evolutiva aplicada à adaptação da bactéria Klebsiella pneumoniae ao aumento da concentração de glicerol e etanol em meios de cultivo; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biotecnologia Molecular) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Lílian Raquel Hickert;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Marco Antônio Záchia Ayub

OTIMIZAÇÃO DA BIOCONVERSÃO DE AÇÚCARES PROVENIENTES DA HIDRÓLISE DE CASCA DE SOJA A ETANOL EM BIORREATORES IMOBILIZADOS; 2014; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química ( PPGEQ / UFRGS )) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marco Antonio Zachia Ayub;

Nilo Sérgio Medeiros Cardozo

2016; Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Nilo Sérgio Medeiros Cardozo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • AYUB, MARCO A. Z. ; CORTIVO, PAULO R. D. ; HICKERT, Lílian Raquel ; Rosa, Carlos Augusto . Conversion of fermentable sugars from hydrolysates of soybean and oathulls into ethanol and xylitol bySpathaspora hagerdaliaeUFMG-CM-Y303. INDUSTRIAL CROPS AND PRODUCTS , v. 146, p. 1/112218, 2020.

  • CORTIVO, PAULO R. D. ; MACHADO, JONAS ; HICKERT, LILIAN R. ; ROSSI, DANIELE M. ; AYUB, MARCO A. Z. . Production of 2,3-butanediol by Klebsiella pneumoniae BLh-1 and Pantoea agglomerans BL1 cultivated in acid and enzymatic hydrolysates of soybean hull. BIOTECHNOLOGY PROGRESS , v. 1, p. e2793, 2019.

  • CORTIVO, PAULO ROBERTO DALL ; HICKERT, LILIAN RAQUEL ; HECTOR, RONALD ; Ayub, Marco Antônio Záchia . Fermentation of oat and soybean hull hydrolysates into ethanol and xylitol by recombinant industrial strains of Saccharomyces cerevisiae under diverse oxygen environments. INDUSTRIAL CROPS AND PRODUCTS , v. 113, p. 10-18, 2018.

  • Sehnem, Nicole Teixeira ; HICKERT, LILIAN RAQUEL ; DA CUNHA-PEREIRA, FERNANDA ; DE MORAIS, MARCOS ANTONIO ; Ayub, Marco Antônio Záchia . Bioconversion of soybean and rice hull hydrolysates into ethanol and xylitol by furaldehyde-tolerant strains of Saccharomyces cerevisiae, Wickerhamomyces anomalus, and their cofermentations. Biomass Conversion and Biorefinery , v. 6, p. 1-8, 2016.

  • HICKERT, LILIAN RAQUEL ; CRUZ, MARCELO MERTEN ; DILLON, ALDO JOSE PINHEIRO ; FONTANA, ROSELEI CLAUDETE ; Rosa, Carlos Augusto ; Ayub, Marco Antônio Záchia . Fermentation kinetics of acid-enzymatic soybean hull hydrolysate in immobilized-cell bioreactors of Saccharomyces cerevisiae, Candida shehatae, Spathaspora arborariae, and their co-cultivations. Biochemical Engineering Journal , v. 144, p. 5924, 2014.

  • HICKERT, LILIAN RAQUEL ; SOUZA-CRUZ, PRISCILA BRASIL DE ; Rosa, Carlos Augusto ; Ayub, Marco Antônio Záchia . Simultaneous saccharification and co-fermentation of un-detoxified rice hull hydrolysate by Saccharomyces cerevisiae ICV D254 and Spathaspora arborariae NRRL Y-48658 for the production of ethanol and xylitol. Bioresource Technology , v. 143, p. 112-116, 2013.

  • HICKERT, LILIAN RAQUEL ; DA CUNHA-PEREIRA, FERNANDA ; de Souza-Cruz, Priscila Brasil ; Rosa, Carlos Augusto ; Ayub, Marco Antônio Záchia . Ethanogenic fermentation of co-cultures of Candida shehatae HM 52.2 and Saccharomyces cerevisiae ICV D254 in synthetic medium and rice hull hydrolysate. Bioresource Technology , v. 131, p. 508-514, 2013.

  • da Cunha-Pereira, Fernanda ; Hickert, Lilian Raquel ; Sehnem, Nicole Teixeira ; de Souza-Cruz, Priscila Brasil ; Rosa, Carlos Augusto ; Ayub, Marco Antônio Záchia . Conversion of sugars present in rice hull hydrolysates into ethanol by Spathaspora arborariae, Saccharomyces cerevisiae, and their co-fermentations. Bioresource Technology , v. 102, p. 4218-4225, 2011.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Hickert, Lilian Raquel ; HICKERT, Lílian Raquel . Química Analítica. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto Educacional - Modalidade a Distância).

HICKERT, Lílian Raquel . Química Analítica. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto Educacional - Modalidade a Distância).

HICKERT, Lílian Raquel . Semana Acadêmica da Engenharia de Alimentos. 2010. (Palestra).

HICKERT, Lílian Raquel . sintese de sistemas polifuncionais utilizando enaminos compostos carbonilicos. 2006. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    ACOMPANHAMENTO DA CINÉTICA FERMENTATIVA E ANÁLISE SENSORIAL: COMPARAÇÃO ENTRE LEVEDURAS DO GÊNERO NÃO SACCHAROMYCES E SACCHAROMYCES, Descrição: Esse trabalho visa acompanhar a cinética de fermentação de um mosto da variedade Chardonnay com inoculação de levedura não-Saccharomyces, e após o período indicado, dividir o mosto em duas partes, inoculando em cada parcela uma marca comercial diferente de levedura Saccharomyces cereviase para completarem o processo. Para validar o ganho aromático proporcionado pelas leveduras não-Saccharomyces, será realizada uma análise sensorial entre os vinhos provenientes do experimento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Lílian Raquel Hickert - Coordenador / Andressa Cattani - Integrante / Luciano Manfroi - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Produção de P(3HB) por Bacillus megaterium utilizando como fonte de carbono casca de arroz e glicerol residual, Descrição: O devido trabalho baseia-se em produzir P(3HB) por fermentação submersa da bactéria Bacillus megaterium utilizando diferentes fontes de carbono, como: hidrolisado de casca de arroz e glicerol residual para sucessivamente extrai-lo, sendo os seus resultados estudados e comparados aos resultados obtidos em meio sintético suplementado com glicose (como fonte de carbono padrão).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lílian Raquel Hickert - Coordenador / Evelise Fonseca dos Santos - Integrante / Vanessa Kristine de Oliveira Schmidt - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Bioconversão de resíduos agroindustriais (casca de arroz, casca de soja e casca de aveia) à bioetanol, Descrição: Neste projeto visa-se estudar a otimização da hidrólise de resíduos agroindustriais problemáticos para o RS, como a casca de arroz, a casca de aveia e a casca de soja. Estes resíduos são potenciais problemas ambientais na região, e podem ser bioconvertidos após hidrólise ácida, alcalina e enzimática. Para tanto, utiliza-se a biotecnologia em processos fermentativos com leveduras - com condições específicas de temperatura, agitação e pH- visando o aumento do rendimento à produtos como o bioetanol.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Lílian Raquel Hickert - Coordenador / Lucia Ries Allembrandt - Integrante / Cristiane Cassales Pibernat - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Bolsa.

  • 2015 - Atual

    Produção biotecnológica de 2,3-butanodiol utilizando resíduo agroindustrial, Descrição: Os materiais lignocelulósicos, tais como os resíduos agrícolas, são uma abundante e renovável fonte de celulose e hemicelulose que podem servir como fonte de substratos para produção de diversos compostos químicos por processo fermentativo. Os materiais lignocelulósicos contêm açúcares polimerizados que podem ser liberados por hidrólise, e subsequentemente, fermentados por diversos microrganismos. O emprego desses materiais para a produção de 2,3-butanodiol (2,3-BD) tem sido considerado de interesse na área de conversão de biomassa em combustíveis líquidos e substâncias químicas de interesse para a indústria. A maioria das substâncias nas quais o 2,3-BD pode ser convertido, atualmente são obtidas a partir do petróleo. Porém, a atividade industrial baseada nessa matéria-prima encontra-se permanentemente ameaçada por problemas de esgotamento ou mesmo políticos. Assim, o desenvolvimento de uma tecnologia para produção de 2,3-BD por fermentação, resultando num custo mais baixo para sua obtenção, constitui uma alternativa estratégica para a obtenção dos compostos mencionados. O presente trabalho visa estudar a produção fermentativa de 2,3-BD utilizando como matéria-prima a casca do grão soja, o qual representa o maior subproduto das indústrias processadoras dessa semente e constitui por volta de 8 % de todo o grão. Especificamente, pretende-se obter um hidrolisado da casca de soja com elevada concentração de açúcares e baixa concentração de inibidores através do processo de hidrólise ácida; otimizar o melhor meio de cultivo para a produção de 2,3-BD, utilizar estratégias de operação em biorreatores. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Lílian Raquel Hickert - Integrante / Ayub, Marco Antônio Záchia - Integrante / Daniele Misturini Rossi - Coordenador.

  • 2010 - 2014

    Tratamento de resíduos lignocelulósicos agroindustriais: Estudo da eficiência da conversão de biomassa através da hidrólise enzimática e química para obtenção de açúcares fermentescíveis utilizados na produção de bioetanol, Descrição: A transição para a produção de etanol a partir de biomassa celulósica e o uso de resíduos agroindustriais não utilizados e não-utilizáveis para alimentação é uma das mais promissoras opções para evitar a competição Alimentos vs. Combustíveis . As tecnologias para bioconversão de materiais lignocelulósicos estão, entretanto ainda em fases de desenvolvimento e em franca necessidade de avanços para a redução de custos para tornar-se competitiva. A produção de etanol a partir de hidrolisados celulósicos e hemicelulósicos tem sido tema de grande interesse científico. Isso porque, a utilização de celulose e hemicelulose, que atinge cerca de 60 % da composição dos materiais lignocelulósicos, para a produção de etanol, torna o processo muito mais econômico. O presente projeto visa ampliar os conhecimentos sobre bioprocessos para a produção de etanol mediante o cultivo de leveduras sobre hidrolisados de resíduos agroindustriais, tais como as casca e de fibras de soja e arroz. São estudadas as hidrólises químicas e enzimáticas destes materiais. A fermentabilidade e possibilidade de produção de etanol são estudadas a partir de experimentos cultivando-se linhagens de leveduras osmofílicas selecionadas pelo grupo e outras leveduras adquiridas de coleções de cultura. Além disso, são estudados parâmetros de otimização de processo, tais como a influência do coeficiente volumétrico de transferência de oxigênio na formação de etanol e biomassa nestes cultivos. Este projeto, portanto, apresenta uma alternativa para a degradação de resíduos agroindustriais, gerando produtos com valor econômico, com isto tornando o processamento de alimentos mais rentável e menos danoso ao ambiente e que poderá ser estendida a outros resíduos agroindustriais ricos em fibras vegetais. Objetivo: Desenvolver a tecnologia para a utilização de resíduos agroindustriais lignocelulósicos como matéria-prima.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lílian Raquel Hickert - Integrante / Marco Antonio Zachia Ayub - Coordenador / de Souza-Cruz, Priscila Brasil - Integrante.

  • 2010 - Atual

    Predição de propriedades termodinâmicas e equilíbrio de fases de sistemas complexos: soluções poliméricas, biodiesel e alimentos, Descrição: O objetivo geral deste projeto é o desenvolvimento de ferramentas para predição de propriedades termodinâmicas e equilíbrio de fases de soluções poliméricas, biodiesel e alimentos, com sua aplicação a diferentes sistemas que vem sendo estudados pelos grupos de pesquisa do PPGEQ que participam deste projeto.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lílian Raquel Hickert - Integrante / Nilo Sérgio Medeiros Cardozo - Coordenador / Lígia Damasceno Ferreira Marczak - Integrante / Isabel Cristina Tessaro - Integrante / Paula Bettio Staudt - Integrante / Rafael de Pelegrini Soares - Integrante / Debora Jung Luvizetto Faccin - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2016

Bioconversão de pentoses e hexoses por leveduras recombinantes em etanol - melhor trabalho área Biotecnologia, IX Simposio de Microbiologia Aplicada- UFRGS.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. , Avenida Bento Gonçalves - de 4594/4595 ao fim, São José, 91540000 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (51) 32281731

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2019 - Atual

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professora do Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos (UERGS - Encantado)

2016 - Atual

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 01/2019

    Direção e administração, UERGS, .,Cargo ou função, Comissão de Concursos.

  • 01/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, UERGS, .,Cargo ou função, Comissão Permanente de Laboratórios.

  • 01/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, UERGS, .,Cargo ou função, Membro do Núcleo de Inovação Tecnologica (NIT).

  • 11/2016

    Ensino, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Enzimologia, Fundamentos de Orgânica, Química Geral, Química Geral Experimental, Química Orgânica

  • 06/2019 - 12/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, UERGS, .,Cargo ou função, Comissão Central de Pesquisa e Pós Graduação.

  • 01/2019 - 12/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, UERGS, .,Cargo ou função, Comissão Central de Ensino.

  • 01/2019 - 12/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, UERGS, .,Cargo ou função, Comissão de Revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional.

2016 - 2016

Souza Cruz

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista, Carga horária: 40

2014 - 2016

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora de Pós Doutorado, Carga horária: 40

Outras informações:
Aulas de Bioengenharia (15h) no curso de Engenharia Química da UFRGS.

2010 - 2014

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Doutoranda

2008 - 2008

Schincariol

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Qualidade, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2007 - 2007

Conservas Oderich

Vínculo: Estagiaria, Enquadramento Funcional: estagio, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2013 - 2013

Curso Técnico Universitário

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5

Outras informações:
Disciplina de Química Geral Ambiental.