Jully Fortunato Buendgens
Possui graduação em Psicologia pela Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE (2011). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2014), vinculada à Linha de Pesquisa Educação e Infância. Membro dos Grupos: Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infância, Educação e Escola (GEPIEE-UFSC) e Grupo Desenvolvimento Humano (UNIDAVI). Especialista em Gestalt-terapia pelo Comunidade Gestáltica de Florianópolis (2018). Especialista em EMDR - Reprocessamento e Dessensibilização de Traumas por Movimentos Oculares pelo EMDR Institute - USA (2020). Atuação clínica: Gestalt-terapia e EMDR com atendimento de adultos e adolescentes. Atualmente participa do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Psicologia da UNIDAVI (2024). Atuação universitária: Professora do curso de Psicologia, Orientadora de Trabalho de Conclusão de Curso e Supervisora de Estágio Clínico em Gestalt-terapia na Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI).
Informações coletadas do Lattes em 09/06/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Curso de Formação Plena em Gestalt Terapia
2015 - 2018
Comunidade Gestáltica
Título: SEXUALIDADE E GESTALT: proposta de um método de pesquisa bibliográfica a partir de fundamentos gestálticos
Orientador: Angela Schillings
Mestrado em Educação
2012 - 2014
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: PRECONCEITO E DIFERENÇAS NA LITERATURA INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO COM BASE NA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL
, Ano de Obtenção: 2014.Diana Carvalho de Carvalho.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Preconceito,; Diferenças; Programa Nacional do Livro Didático; Infância; Educação.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia. Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Graduação em Psicologia
2007 - 2011
Universidade da Região de Joinville
Título: DOCÊNCIA NO ENSINO TÉCNICO: CONCEPÇÕES SOBRE A ADOLESCÊNCIA E SUAS INFLUÊNCIAS NAS RELAÇÕES E PRÁTICAS EM SALA DE AULA
Orientador: Aliciene Fusca Machado Cordeiro
Formação complementar
2021 - 2021
Os animais e as histórias que nos contam - Protocolo EMDR. (Carga horária: 2h). , TraumaClinic, TC, Brasil.
2020 - 2020
Aprimoramento do manejo clínico em terapia EMDR. (Carga horária: 3h). , TraumaClinic, TC, Brasil.
2020 - 2020
Protocolo Intrauterino. (Carga horária: 2h). , TraumaClinic, TC, Brasil.
2020 - 2020
Protocolo EMDR dos sonhos. (Carga horária: 3h). , TraumaClinic, TC, Brasil.
2019 - 2020
Basic Training - EMDR - Eye Movement Desensitizatio. (Carga horária: 50h). , EMDR Institute, EMDR, Estados Unidos.
2018 - 2018
Psicoterapia Fenomenológico Existencial. (Carga horária: 9h). , Casa Lavor, CL, Brasil.
2018 - 2018
Prevenção ao suicídio e manejo do comportamento suicida. (Carga horária: 12h). , Comunidade Gestáltica, CG, Brasil.
2017 - 2017
Formação Permanente 2017. (Carga horária: 9h). , Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí, UNIDAVI, Brasil.
2017 - 2017
Mundo das Oportunidades - Google Classroom. (Carga horária: 4h). , Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí, UNIDAVI, Brasil.
2017 - 2017
Gênero e Diversidade. (Carga horária: 2h). , Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí, UNIDAVI, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Participação em eventos
XIV Congresso Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão. CUIDADOS PALIATIVOS EM IDOSOS: UM OLHAR ATENCIOSO SOBRE AQUELES QUE CUIDAM. 2024. (Congresso).
XIV Congresso Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão. RELATO DE EXPERIÊNCIA: ESTÁGIO CLÍNICO EM GESTALT-TERAPIA COM OBSERVAÇÃO. 2024. (Congresso).
XIV Congresso Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unidavi. Moderação de Trabalhos. 2024. (Congresso).
XII Congresso Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão. UMA REFLEXÃO SOBRE A LOGOTERAPIA E O LIVRO "A BAILARINA DE AUSCHWITZ" na SALA TEMÁTICA DE PSICOLOGIA. 2022. (Congresso).
XII Congresso Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão. O LUTO NA DOENÇA: VIVÊNCIAS DE LUTO DO PACIENTE ONCOLÓGICO. 2022. (Congresso).
XI Congresso Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão. o A MEDITAÇÃO COMO RECURSO NA VIVÊNCIA DA ANSIEDADE: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO COM ACADÊMICOS(AS) DO ÚLTIMO ANO DO CURSO DE PSICOLOGIA. 2021. (Congresso).
XI Congresso Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão. o A PERCEPÇÃO DA ANSIEDADE E SUA RELAÇÃO COM A ATIVIDADE FÍSICA. 2021. (Congresso).
XI Congresso Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão. o O PAPEL DA MASTURBAÇÃO NA SATISFAÇÃO DA MULHER: UMA PESQUISA QUALITATIVA FENOMENOLÓGICA. 2021. (Congresso).
X Congresso Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão Da Unidavi. Moderadora de Sala Temática. 2020. (Congresso).
CIEPE 2017 CONGRESSO INTEGRADO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIDAVI. O ABANDONO AFETIVO DE CRIANÇAS INSTITUCIONALIZADAS. 2017. (Congresso).
CIEPE 2017 CONGRESSO INTEGRADO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIDAVI. ANJOS DA LEITURA: A LITERATURA JUVENIL NO DESENVOLVIMENTO PESSOAL DE ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI A PARTIR DA PERSPECTIVA GESTÁLTICA. 2017. (Congresso).
CIEPE 2017 CONGRESSO INTEGRADO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIDAVI. PROJETO DE ESTÁGIO ESPECÍFICO EM PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL. 2017. (Congresso).
VII CIEPE - Congresso Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão. AJUSTAMENTOS CRIATIVOS DOS FILHOS FRENTE À SEPARAÇÃO CONJUGAL DOS PAIS: UM OLHAR GESTÁLTICO. 2017. (Congresso).
VII CIEPE - Congresso Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão. PROJETO DE EXTENSÃO ANJOS DA LEITURA - CASEP: RESULTADOS DO ANO DE 2016. 2017. (Congresso).
VII Congresso Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIDAVI. Moderação de Sala Temática. 2017. (Congresso).
VI Congresso Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão. Moderação de Sala Temática. 2016. (Congresso).
V Congresso Integrado de Pesquisa Ensino e Extensão. Moderação de sala temática. 2015. (Congresso).
6 Seminário de Literatura Infantil e Juvenil 1 Seminário Internacional de Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária.O Preconceito e as Diferenças na Literatura Infantil. 2014. (Seminário).
Ecoliteracia e Literatura Infantil e Juvenil em Portugal. 2013. (Seminário).
Ecoliteracia e Literatura Infantil e Juvenil em Portugal. 2013. (Seminário).
III Seminário Antonieta de Barros: Literatura e Ensino na Educação Básica. 2013. (Seminário).
16 Seminário de Iniciação Científica.TRABALHO DO PROFESSOR FORMADOR: A INFLUÊNCIA DA DIMENSÃO RELACIONAL NA CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE. 2011. (Seminário).
X CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. TRABALHO DO PROFESSOR FORMADOR: A DIMENSÃO RELACIONAL NA CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE. 2011. (Congresso).
II ENCONTRO DOS SERVIÇOS DE PSICOLOGIA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE SANTA CATARINA.ESTUDO SOBRE OS AGENTES ESTRESSORES PRÉ-AVC EM PACIENTES ATENDIDOS NO AMBULATÓRIO DE AVC DA UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE. 2010. (Encontro).
II Encontro Estadual dos Serviços de Psicologia das IES de SC.Interações sociais e preconceitos na escola: sentidos e significados atribuídos pelos adolescentes no ensino médio. 2010. (Encontro).
II Encontro Joinvillense de cirurgia bariátrica. 2010. (Encontro).
14 Seminário de Iniciação Científica.INTERAÇÕES SOCIAIS E PRECONCEITOS NA ESCOLA: SENTIDOS E SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS PELOS ADOLESCENTES NO ENSINO MÉDIO. 2009. (Seminário).
Congresso Estadual do ano da Psicologia na Educação. 2008. (Congresso).
III Encontro Regional da ABEP/SC. 2008. (Encontro).
I Seminário de Educação Inclusiva. 2008. (Seminário).
Semana da Comunidade/2008.OFICINA DE ORIENTAÇÃO E INFORMAÇÃO PROFISSIONAL. 2008. (Oficina).
Seminário de Amor em Freud e Lacan. 2007. (Seminário).
VI Congresso Cérebro Vascular Brasileiro. 2007. (Congresso).
Participação em bancas
MULLER, F. G.; HELENA, S.;BUENDGENS, J. F.. O impacto da maternidade na saúde mental da mulher. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí.
SANTOS, K. G.; MATSUDA, J. B.;BUENDGENS, J. F.. Os benefícios psicológicos da prática de equoterapia e as atribuições do profissional da psicologia. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí.
WEBER, F. M.;BUENDGENS, J. F.; BATISTA, A. P. L.. Estudos sobre práticas educativas parentais com adolescentes. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí.
BATISTA, A. P. L.;BUENDGENS, J. F.; IOP, M. R.. O desenvolvimento infantil na primeira infância: aspectos relacionais mãe e bebê. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí.
MARANGONI, F. J.; IOP, M. R.;BUENDGENS, J. F.. Entre o prazer e o sofrimento no trabalho: um estudo com professores do ensino fundamental. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí.
MARCOS, F.;BUENDGENS, J. F.; IOP, M. R.. A percepção dos pais acerca da influência na vida escolar dos filhos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí.
BUENDGENS, J. F.; IOP, M. R.; ZANELLA, Michele. Transtornos alimentares e sua relação com a sexualidade: uma visão gestáltica. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí.
WEBER, F. M.; HOFFMANN, M. S.;BUENDGENS, J. F.. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: um estudo sobre a atuação dos professores. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí.
IOP, M. R.; BLOGOSLAWSKI, R. M.;Buendgens, Jully Fortunato. IMPACTOS PSICOSSOCIAIS DA ADESÃO DA ECONOMIA SOLIDÁRIA PARA AS FAMÍLIAS DO BAIRRO BARRA DO TROMBUDO EM RIO DO SUL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí.
BAUMANN, L.; MARCOS, F.;BUENDGENS, J. F.. Escala de Avaliação do Bullyng Escolar: identificando a violência na escola. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí.
SEVEGNANI, K.; PEREIRA, D. A.; MARCOS, F.;BUENDGENS, J. F.. Adoção à moda brasileira: um estudo com os adotantes. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí.
VIEIRA, A. C.; COELHO, P.;BUENDGENS, J. F.. A relação com adolescentes e o uso do facebook na contemporaneidade: uma revisão de literatura. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí.
WIESE, I. F.; MULLER, F. G.;BUENDGENS, J. F.; BATISTA, A. P. L.. A importância da verdade na adoção. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí.
OLIVEIRA, Amabile da Silva; DEBUS, Eliane Santana Dias;BUENDGENS, J. F.; MACHADO, Rafaella; GIRALDELLO, Gilka Elvira Ponzi. Livros literários na biblioteca da escola: mapeando o acervo do PNBE para os anos iniciais do Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Catarina.
Orientou
PARA ALÉM DO CORPO: A SEXUALIDADE DE MULHERES CISGÊNERO HETEROSSEXUAIS E A BUSCA PELO ORGASMO; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí; Orientador: Jully Fortunato Buendgens;
O REFLEXO DA GESTAÇÃO NA SAÚDE MENTAL: PERSPECTIVA DE GESTANTES ATENDIDAS EM UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí; Orientador: Jully Fortunato Buendgens;
CUIDADOS PALIATIVOS EM IDOSOS: UM OLHAR ATENCIOSO SOBRE AQUELES QUE CUIDAM; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí; Orientador: Jully Fortunato Buendgens;
CULPA EM MÃES ENLUTADAS A PARTIR DA PANDEMIA DE COVID-19: UM ESTUDO FENOMENOLÓGICO; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí; Orientador: Jully Fortunato Buendgens;
APOIADAS PARA GERAR: UM ESTUDO SOBRE MULHERES QUE VIVENCIARAM A MATERNIDADE DESAMPARADA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí; Orientador: Jully Fortunato Buendgens;
A NATUREZA COMO GESTORA DE EMOÇÕES; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí; Orientador: Jully Fortunato Buendgens;
UM ESTUDO FENOMENOLÓGICO SOBRE O PAPEL DA MASTURBAÇÃO NA SEXUALIDADE FEMININA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí; Orientador: Jully Fortunato Buendgens;
MEDITAÇÃO COMO RECURSO NA VIVÊNCIA DA ANSIEDADE: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO COM ACADÊMICAS/OS DO ÚLTIMO ANO DO CURSO DE PSICOLOGIA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí; Orientador: Jully Fortunato Buendgens;
A ATIVIDADE FÍSICA COMO PREVENÇÃO DA ANSIEDADE E PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL: UM ESTUDO FENOMENOLÓGICO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE JOVENS ADULTOS; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí; Orientador: Jully Fortunato Buendgens;
Abandono/Ausência paterna e sua repercussão na vida dos filhos; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí; Orientador: Jully Fortunato Buendgens;
Zimmermann; Fatores geracionais e motivacionais da escolha pela graduação de Psicologia: Um estudo bibliográfico; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí; Orientador: Jully Fortunato Buendgens;
A brincadeira no contexto escolar da educação infantil ao ensino fundamental 1; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí; Orientador: Jully Fortunato Buendgens;
Sexualidade e transtorno alimentar: uma perspectiva gestáltica; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí; Orientador: Jully Fortunato Buendgens;
A agressividade na adolescência como forma de contato: um olhar gestáltico; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí; Orientador: Jully Fortunato Buendgens;
Adolescentes, autenticidade e redes sociais: uma visão gestáltica; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí; Orientador: Jully Fortunato Buendgens;
A infidelidade a partir da perspectiva gestáltica: os dois lados da moeda; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí; Orientador: Jully Fortunato Buendgens;
A AUTONOMIA DA MULHER SOBRE O PRÓPRIO CORPO NO PROCESSO DE ABORTAMENTO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí; Orientador: Jully Fortunato Buendgens;
ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE MENTAL; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí; Orientador: Jully Fortunato Buendgens;
Ajustamentos criativos dos filhos frente a separação conjugal dos pais: um olhar gestáltico; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí; Orientador: Jully Fortunato Buendgens;
O abandono afetivo de crianças institucionalizadas; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí; Orientador: Jully Fortunato Buendgens;
APRENDIZAGEM, DIFICULDADE/TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM DO PONTO DE VISTA DOS GESTORES EDUCACIONAIS NAS SÉRIES INICIAIS DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE RIO DO SUL; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí; Orientador: Jully Fortunato Buendgens;
Saúde e doença sob uma visão integrada do ser humano; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí; Orientador: Jully Fortunato Buendgens;
Psicossomática: um conceito definido?; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí; Orientador: Jully Fortunato Buendgens;
Produções bibliográficas
-
VIEIRA, T. O. ; BUENDGENS, J. F. ; VISENTAINER, J. . O incentivo à leitura e a autorregulação de um grupo de adolescentes: relato de experiência. IGT na rede , v. 17, p. 197-210, 2021.
-
VIEIRA, T. O. ; BUENDGENS, J. F. ; VISENTAINER, J. . O incentivo à leitura e a autorregulação de um grupo de adolescentes: relato de experiência. IGT na rede , v. 17, p. 197-210, 2021.
-
BUENDGENS, J. F. ; VISENTAINE, J. ; FERREIRA, L. G. . MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS: UMA REFLEXÃO EM RELAÇÃO ÀS CONSEQUÊNCIAS QUE PODEM GERAR AO FUTURO DO ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI. CAMINHOS: Revista on-line , v. 8, p. 102-115, 2017.
-
BUENDGENS, J. F. ; VIEIRA, T. O. ; WIESE, I. F. . O PRECONCEITO E A LITERATURA INFANTIL NA FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. EXTENSÃO EM FOCO , v. 1, p. 96-114, 2017.
-
BUENDGENS, J. F. ; HOBOLD, M. S. . TRABALHO DO PROFESSOR FORMADOR: A INFLUÊNCIA DA DIMENSÃO RELACIONAL NA CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE. Reflexão e Ação (Online) , v. 23, p. 198-219, 2015.
-
Buendgens, Jully Fortunato ; CARVALHO, DIANA CARVALHO DE . O Preconceito e as Diferenças na Literatura Infantil. EDucação e Realidade Edição eletrônica , v. 41, p. 591-612, 2015.
-
Cordeiro, Aliciene Fusca Machado ; Buendgens, Jully Fortunato . Preconceitos na escola: sentidos e significados atribuídos pelos adolescentes no ensino médio. Psicologia Escolar e Educacional (Impresso) , v. 16, p. 45-54, 2012.
-
BUENDGENS, J. F. . O PRECONCEITO E AS DIFERENÇAS NA LITERATURA INFANTIL. In: 6º. Seminário de Literatura Infantil e Juvenil [de Santa Catarina], 2014, Florianópolis. Seminário de Literatura Infantil e Juvenil [de Santa Catarina] ? SLIJ. Florianopolis: UFSC - UNISUL, 2014. p. 412-421.
-
BUENDGENS, J. F. ; HOBOLD, M. S. . TRABALHO DO PROFESSOR FORMADOR: A DIMENSÃO RELACIONAL NA CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE. In: X Congresso Nacional de Educação - EDUCERE I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2011, Curitiba. Anais do ... Congresso Nacional de Educação. Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2011. p. 15216-15230.
-
Buendgens, Jully Fortunato ; OLIVEIRA, A. P. . O PODER DA MULHER SOBRE O PRÓPRIO CORPO NO PROCESSO DE ABORTAMENTO. In: VIII Congresso Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIDAVI, 2018, Rio do Sul. Anais - Congresso Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIDAVI. Rio do Sul: Editora Unidavi, 2018. v. 1. p. 564-564.
-
VISENTAINER, J. ; BUENDGENS, J. F. ; TIEDEMANN, L. A. . AFETIVIDADE NA INSERÇÃO SOCIAL DE ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI: RESULTADOS DO PROJETO DE EXTENSÃO UNIDAVI. In: VIII Congresso Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão promovido pelo Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí, 2018, Rio do Sul. Anais - VIII Congresso Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão promovido pelo Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí 2018. Rio do Sul: Editora UNIDAVI, 2018. v. 1. p. 519-519.
-
BUENDGENS, J. F. ; MACHADO, G. F. . A BRINCADEIRA NO CONTEXTO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO FUNDAMENTAL 1. In: VIII Congresso Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão promovido pelo Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí, 2018, Rio do Sul. Anais - VIII Congresso Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão promovido pelo Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí 2018. Rio do Sul: Editora UNIDAVI, 2018. v. 1. p. 505-505.
-
BUENDGENS, J. F. ; VIEIRA, T. O. . O PRECONCEITO E A LITERATURA INFANTIL NA FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: VI CIEPE - Congresso Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016, Rio do Sul. Resumos - VI CIEPE - Congresso Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão. Rio do Sul: Editora Unidavi, 2016. p. 386-386.
-
BUENDGENS, J. F. . O preconceito e as diferenças na literatura infantil. In: 6 º. Seminário de Literatura Infantil e Juvenil - 1o Seminário Internacional de Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária, 2014, Florianópolis. Caderno de Resumos [do] 6 º. Seminário de Literatura Infantil e Juvenil [de Santa Catarina]. Florianópolis: UFSC; UNISUL, 2014. p. 78-78.
-
BUENDGENS, J. F. . O preconceito e as Diferenças na Literatuta Infantil do Plano Nacional do Livro Didático - PNLD. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PLACCO, V. M. N. S. ; ALMEIDA, L. R. ; SOUZA, V. L. T. ; HOBOLD, M. S. ; BUENDGENS, J. F. . O COORDENADOR PEDAGÓGICO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: INTENÇÕES, TENSÕES E CONTRADIÇÕES. São Paulo: Fundação Victor Civita, 2011 (RELATÓRIO).
Projetos de pesquisa
-
2011 - 2011
DOCÊNCIA E ADOLESCÊNCIA: CONCEPÇÕES SOBRE A ADOLESCÊNCIA E SUAS INFLUENCIAS NAS RELAÇOES E PRÁTICAS EM SALA DE AULA, Descrição: Esta pesquisa busca compreender as concepções que professores do ensino médio e técnico tem de adolescência, bem como as influências dessas concepções nas relações e práticas em sala de aula.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jully Fortunato Buendgens - Integrante / Aliciene Fusca Machado Cordeiro - Coordenador.
-
2010 - 2011
TRABALHO DO PROFESSOR FORMADOR: A INFLUÊNCIA DA DIMENSÃO RELACIONAL NA CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE, Descrição: Esta é uma pesquisa realizada com egressos de cursos de licenciatura, que tem como objetivo conhecer a influência da dimensão relacional, no processo de ensino e aprendizagem nos cursos de licenciatura, para a constituição da profissionalidade dos professores.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jully Fortunato Buendgens - Integrante / Marcia Hobold - Coordenador.
-
2010 - 2011
O Coordenador Pedagógico e seu papel na Formação Continuada de Professores no Brasil, Descrição: O projeto busca compreender como se estruturam e se articulam as atribuições de Coordenação Pedagógica, em escolas de ensino fundamental, analisando as características do perfil delineado em pesquisa anterior, bem como as percepções dos educadores envolvidos, quanto a: adesão / rejeição às atribuições feitas por órgãos superiores ou chefias, dificuldades decorrentes da cultura escolar, da formação do profissional e dos demais envolvidos no processo educativo, das relações com a comunidade, tendo em vista as propostas e objetivos da escola e partindo do pressuposto de que o papel central do CP é o de formador de seus professores.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (8) . , Integrantes: Jully Fortunato Buendgens - Coordenador / Marcia de Souza Hobold - Integrante / Vera Maria Nigro de Souza Placco - Integrante / Laurinda Ramalho de Almeida - Integrante / Cláudia Davis - Integrante.
-
2010 - 2010
CONSONÂNCIAS E DISSONÂNCIAS NO COTIDIANO DE ACADÊMICOS (NÃO) BOLSISTAS, Descrição: Este projeto teve como objetivo conhecer as consonâncias e dissonâncias existentes no cotidiano de estudantes universitários (não) bolsistas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) . , Integrantes: Jully Fortunato Buendgens - Coordenador / Karine Gomes Wöhlke - Integrante / Mariana Mannes - Integrante / Adelaide Graeser Kassulke - Integrante.
-
2010 - 2010
FIGURA COMPLEXA DE REY: DESEMPENHO DE PACIENTES QUE SOFRERAM AVC EM HEMISFÉRIO DIREITO E HEMISFÉRIO ESQUERDO NA TAREFA DE ORGANIZAÇÃO VISUO-ESPACIAL, Descrição: O objetivo deste estudo foi verificar se o tratamento através de trombólise resulta em melhor desempenho cognitivo, maior capacidade funcional e melhor status do humor para o paciente sobrevivente de AVC, no período de seis a dez meses após o evento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Jully Fortunato Buendgens - Integrante / Karine Gomes Wöhlke - Integrante / Maria Gabriela Ramos Ferreira - Coordenador.
-
2009 - 2009
MATURIDADE PARA A ESCOLHA PROFISSIONAL: ASPECTOS QUALITATIVOS E QUANTITATIVOS DE UM PROCESSO DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL COM ESTUDANTES DO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO, Descrição: Investigar os aspectos qualitativos e quantitativos relacionados à maturidade para escolha profissional em um processo de orientação profissional com estudantes do 3° ano do ensino médio de uma escola privada no município de Joinville.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jully Fortunato Buendgens - Integrante / Karine Gomes Wöhlke - Integrante / Marcia Regina Nunes - Coordenador.
-
2009 - 2009
Interações sociais e preconceitos na escola: sentidos e significados atribuídos pelos adolescentes no ensino médio, Descrição: O objetivo deste estudo é conhecer os significados e os sentidos que os adolescentes atribuem às situações de preconceito. Pois entendemos que cada pessoa possa dar um significado diferente das outras para uma mesma situação, por isso escutar os adolescentes, pode vir a enriquecer nosso conhecimento a respeito dessas suas vivências.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jully Fortunato Buendgens - Integrante / Aliciene Fusca Machado Cordeiro - Coordenador.
-
2008 - 2009
ESTUDO SOBRE OS AGENTES ESTRESSORES PRÉ-AVC EM PACIENTES ATENDIDOS NO AMBULATÓRIO DE AVC DA UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE, Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo principal identificar quais são os agentes estressores que precedem o AVCI. Realiza-se no ambulatoria de AVC da UNIVILLE, sendo a Dra. Carla Moro neurologista responsavel.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jully Fortunato Buendgens - Integrante / Karine Gomes Wöhlke - Integrante / Luiz Arthur Rangel Cyrino - Coordenador / Maria Gabriela Ramos Ferreira - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. , UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, Trindade, 88040900 - Florianópolis, SC - Brasil, URL da Homepage:
Experiência profissional
2015 - Atual
Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do ItajaíVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Atividades
-
02/2015
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Ensino e Extensão.,Atividade de extensão realizada, Projeto Anjos da Leitura - CASEP.
2012 - 2014
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pós graduanda, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
2007 - 2009
Universidade da Região de JoinvilleVínculo: Projeto de Pesquisa, Enquadramento Funcional: voluntária, Carga horária: 5
Outras informações:
Estágio voluntário realizado no ambulatório de AVC da UNIVILLE. Início: 26/09/2007. Período: em andamento. Participação no estudo: Depressão, qualidade de vida e fatores de risco em pacientes com doença cerebrovascular em seguimento ambulatorial. Supervisão: Professora Maria Gabriela Ramos Ferreira.
2008 - 2008
Universidade da Região de JoinvilleVínculo: Projeto de Pesquisa, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 10
Outras informações:
Estágio no Projeto de Extensão: ORIENTAÇÃO E INFORMAÇÃO PROFISSIONAL- OI (2008). Público alvo: adolescentes do 3° ano do ensino médio. Realizado na Univille com duração de 1 ano (10 horas semanais). Supervisão da Professor Alexandre Cidral.
2007 - 2008
Universidade da Região de JoinvilleVínculo: Projeto de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Voluntária, Carga horária: 10
Outras informações:
Estágio voluntário no ?Grupo de Gestantes?, realizado pelo Projeto de Extensão: Masculinidades e paternidades nos estudos de gênero em saúde reprodutiva. Com sede no posto de saúde Saguaçu, duração de 1 ano (10 horas semanais). Supervisão da Professora Ângela Maria Hoepfner.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Jully Fortunato Buendgens e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?