Paula Pessini

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018), sendo dois semestres realizados na Universidade de Melbourne, Austrália, como bolsista do Programa Ciência Sem Fronteiras. Durante o intercâmbio, realizou três meses de estágio na CETEC Professional Scientific Solutions, empresa australiana de consultoria ambiental. Foi bolsista de iniciação científica no Laboratório de Polímeros Avançados da UFRGS, onde adquiriu conhecimento em processamento e caracterização de polímeros e desenvolveu o trabalho de conclusão de curso na área de materiais biodegradáveis. Em 2021 foi contemplada com uma bolsa da Fundación Carolina para realizar o mestrado na Universidade de Saragoça, Espanha, e desenvolveu o projeto na área de engenharia de tecidos.

Informações coletadas do Lattes em 23/05/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Materiais Nanoestruturados

2021 - 2022

Universidad de Zaragoza
Título: Desenvolvimento de scaffolds poliméricos para regeneração de cartilagem e osso, Ano de Obtenção: 2022
Orientador: Silvia Irusta
Coorientador: Gracia Mendoza. Bolsista do(a): Fundación Carolina, FC, Espanha.

Graduação em Química Industrial

2012 - 2018

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Blendas poliméricas biodegradáveis de PLA/PHB compatibilizadas com argilas organofílicas
Orientador: Raquel Santos Mauler

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

COLÉGIO MARISTA NOSSA SENHORA DE NAZARÉ

Formação complementar

2014 - 2015

Chemistry. , The University of Melbourne, UNIMELB, Austrália.

2014 - 2014

University of Melbourne English Language Bridging Program (UMELBP). , Hawthorn Melbourne, HAWTHORN, Austrália.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Materiais Não-Metálicos/Especialidade: Polímeros, Aplicações.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Biomédica / Subárea: Engenharia Médica/Especialidade: Biomateriais e Materiais Biocompatíveis.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Ciência de Materiais.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.

Participação em eventos

Salão UFRGS 2017: SIC - XXIX SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.OBTENÇÃO DE BLENDAS POLIMÉRICAS BIOCOMPATÍVEIS A BASE DE PLA/PHB PARA APLICAÇÃO EM ENGENHARIA DE TECIDOS. 2017. (Outra).

Salão UFRGS 2016: SIC - XXVIII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE NANOCOMPÓSITOS POLIMÉRICOS BIODEGRADÁVEIS A BASE DE POLI(HIDROXIBUTIRATO-CO-HIDROVALERATO). 2016. (Outra).

Produções bibliográficas

  • PESSINI, PAULA ; DAITX, TALES S. ; FERREIRA, CREUSA I. ; MAULER, RAQUEL S. . Selective localization of organophilic clay Cloisite 30B in biodegradable poly(lactic acid)/poly(3-hydroxybutyrate) blends. JOURNAL OF APPLIED POLYMER SCIENCE (ONLINE) , v. X, p. 51175, 2021.

Outras produções

PESSINI, P. . Blendas poliméricas biodegradáveis de PLA/PHB compatibilizadas com argilas organofílicas. 2018. (Trabalho de Conclusão de Curso).

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2015

CETEC - Professional Scientific Solutions

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária

2015 - 2017

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Projeto: Blendas poliméricas biodegradáveis de pla/phb compatibilizadas com argila organofílica | Orientadora: Raquel Santos Mauler | Agência de fomento: FAPERGS

2019 - 2020

Arvut Sinergia em Meio Ambiente

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista Ambiental, Carga horária: 44

Outras informações:
Implementação, coordenação e gerenciamento de projetos de monitoramento ambiental, estudo de impactos ambientais e licenciamento | Interpretação de análises físico-químicas de amostras de água e sedimentos | Elaboração de orçamentos, planilhas, relatórios gerenciais e técnicos.

2018 - 2019

Arvut Sinergia em Meio Ambiente

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnica Ambiental, Carga horária: 44

Outras informações:
Sistematização de dados de nível de ruído e de resultados analíticos | Elaboração de relatórios técnicos | Implementação e acompanhamento de projeto de supervisão ambiental