Luciana Uchôa Barbosa

Possui graduação em Enfermagem pela Fundação de Ensino Superior de Olinda União de Escolas Superiores da FUNESO. Doutorado e Mestrado em Educação em Ciências pelo Programa de Pós Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Especialização em Educação Profissional na área de Enfermagem e Especialização em Saúde Pública. Atuou como professora efetiva no curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade do Belo Jardim ( 2008m- 2018). Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Belo Jardim, atuando no curso de Técnico em Enfermagem e Especialização em Enfermagem em Saúde da Família e Comunidade. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem e Saúde Coletiva - GEPESC. Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde Pública, Saúde da Mulher; Saúde da Criança e Adolescente; Educação em Saúde;Educação Sexual no contexto escolar e familiar; Metodologia da Problematização e Formação docente. E-mail: luciana.uchoa@belojardim.ifpe.edu.br

Informações coletadas do Lattes em 04/12/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Programa de Pós graduação Educação em ciência: Qu~ímica da Vida e Saúde

2016 - 2020

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: A Metodologia da Problematização como Estratégia Pedagógica para o Desenvolvimento Profissional Docente em Educação para a Sexualidade
, Ano de obtenção: 2020. Vanderlei Folmer.

Mestrado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)

2014 - 2015

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Concepções de Adolescentes Acerca da Sexualidade
, Ano de Obtenção: 2015.Vanderlei Folmer.

Especialização em Especialização em Educação Profissional na Área de

2004 - 2005

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca
Título: Avaliação da Aprendizagem como processo construtivo de um novo fazer
Orientador: Maria Aparecida Bezerra

Especialização em SAÚDE PÚBLICA

2001 - 2002

Centro Educacional São Camilo
Título: Diagnóstico Situacional da População da Área de Abrangência do Programa Saúde da Família do Distrito de Xucuru.
Orientador: Zelyta Pinheiro de Faro

Formação complementar

2020 - 2020

Formação Básica no Moodle para Professores. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal de Pernambuco, IFPE, Brasil.

2020 - 2020

Jornada Pedagógica do IFPE Campus Belo Jardim. (Carga horária: 8h). , IFPE Campus Belo Jardim, IFPE, Brasil.

2012 - 2012

Pré Natal de Baixo Risco. (Carga horária: 20h). , Secretaria de Saúde do estado de Pernambuco, SES, Brasil.

2010 - 2010

Avaliação do Processo Ensino - Aprendizagem: conce. (Carga horária: 8h). , Associação Brasileira de Enfermagem, ABEN, Brasil.

2009 - 2009

Programa de Atenção à Saúde da Mulher. (Carga horária: 20h). , Secretaria de Saúde do estado de Pernambuco, SES, Brasil.

2006 - 2006

Capacitação Pedagógica para Instrutor/Supervisor n. (Carga horária: 88h). , ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE PÚBLICA DE PERNAMBUCO, ETESPPE, Brasil.

2002 - 2002

Controle de Tuberculose e Hanseníase. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Saúde do estado de Pernambuco, SES, Brasil.

2001 - 2001

Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infânc. (Carga horária: 80h). , Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, IMIP, Brasil.

2001 - 2001

Treinamento Introdutório para o Programa Saúde da. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Saúde do estado de Pernambuco, SES, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Fala Pouco, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Organização de eventos

BARBOSA, L. U. ; SA, G. G. M. . II Café com Pesquisa do IFPE Campus Belo Jardim. 2023. (Outro).

BARBOSA, L. U. ; PEREIRA, J. C. N. ; SOUSA, A. B. B. ; SÁ, GUILHERME GUARINO DE MOURA ; SILVA, S. S. . 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2023. (Outro).

PEREIRA, J. C. N. ; BARBOSA, L. U. ; MEDEIROS, S. E. G. . Semana de Enfermagem do IFPE Campus Belo Jardim. 2023. (Outro).

BARBOSA, LUCIANA UCHÔA ; SA, G. G. M. . Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFPE campus Belo Jardim. 2022. (Outro).

BARBOSA, L. U. ; SA, G. G. M. . I Café com Pesquisa do IFPE Campus Belo Jardim. 2022. (Outro).

BARBOSA, L. U. ; SA, G. G. M. . Semana Nacional de Ciência e Tecnológica do IFPE Campus Belo Jardim. 2022. (Outro).

BARBOSA, LUCIANA UCHÔA . Semana Nacional de Ciência e Tecnoclogia - IFPE CAMPUS BELO JARDIM. 2021. (Outro).

BARBOSA, LUCIANA UCHÔA . Encontro de Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu. 2021. (Outro).

SA, G. G. M. ; BARBOSA, L. U. . II Semana de Enfermagem Integrada do IFPE. 2020. (Outro).

BARBOSA, LUCIANA UCHÔA . II Semana de Enfermagem Integrada do IFPE. 2020. (Outro).

BARBOSA, LUCIANA UCHÔA . Semana Nacional de Ciência e Tecnoclogia - IFPE CAMPUS BELO JARDIM. 2020. (Outro).

BARBOSA, LUCIANA UCHÔA ; PEREIRA, J. C. N. . XII Semana de Enfermagem: Os desafios da enfermagem para a prática com equidade. 2019. (Outro).

PEREIRA, J. C. N. ; BARBOSA, LUCIANA UCHÔA . VII Semana de Enfermagem do IFPE - Campus Belo Jardim. 2016. (Outro).

BARBOSA, L. U. . 11ª Semana de Enfermagem da Faculdade do Belo Jardim. 2015. (Outro).

SILVA, I. M. ; BARBOSA, L. U. . II Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2015. (Outro).

BARBOSA, L. U. . 10ª Semana de Enfermagem da Faculdade do Belo Jardim. 2014. (Outro).

BARBOSA, L. U. . I Simpósio Estadual de Ensino, Pesquisa e Extensão da Autaquia Educacional do Belo Jardim. 2014. (Outro).

BARBOSA, L. U. . IV Semana de Enfermagem do IFPE campus Belo Jardim. 2013. (Outro).

BARBOSA, L. U. . Semana de Enfermagem: Protagonismo da Enfermagem no processo do cuidar. 2013. (Outro).

BARBOSA, L. U. . VI Caravana de Extensão - Campus Belo Jardim. 2013. (Outro).

Participação em eventos

XVI Congresso de Iniciação Científica do IFPE. SOCIAIS APLICADAS. 2021. (Congresso).

Encontro de Pesquisadores do IFPE. 2020. (Encontro).

Ciclo de Seminário de Educação e Ensino das Ciências. 2018. (Seminário).

Educação, Saúde e Solidariedade.Sexualidade na adolescencência e Infecção Sexualmente Transmissível. 2018. (Oficina).

III Ciclo de Debates do NEGED e II Ciclo de Debates do NEABI: juntos somos mais fortes.Educação Sexual para combate do assédio sexual no contexto escolar. 2018. (Outra).

II Ciclo de Debates Gênero, Sexualidade e Diferença.A saúde a partir da Perspectiva das questões de gênero e dos direitos humanos. 2017. (Outra).

IV MOSTRA DE EXTENSÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO.Atuação em Grupo de Gestantes: promoção da saúde no ciclo gravídico-puerperal. 2016. (Outra).

IV MOSTRA DE EXTENSÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO.EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM JOVENS ESCOLARES: SEXUALIDADE, IST'S, HIV/ AIDS. 2016. (Outra).

Semana de Pedagogia.Sexualidade no contexto escolar. 2016. (Outra).

III Forum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica.A Educação Sexual no Contexto Escolar. 2015. (Outra).

11º Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem (SINADEn). 2013. (Simpósio).

I ENCONTRO DOS PÓS - GRADUADOS DO IFPE: Educação e Formação Humana.A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO PROCESSO CONSTRUTIVO DE UM NOVO FAZER. 2013. (Encontro).

IV Semana de Enfermagem do IFPE campus Belo Jardim.Consciência Profissional e Enfermagem no cuidado com a vida. 2013. (Outra).

13º Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem.ENFERMEIRO PROFESSOR: UM OLHAR SOBRE SEU PROCESSO DE FORMAÇÃO. 2012. (Seminário).

Seminário Educação Profissional Técnica de nNvel Médio para a Saúde. 2011. (Seminário).

12º SENADEn - Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem. 2010. (Seminário).

Conferência do Projeto Político Pedagógico do IFPE. 2010. (Outra).

5º Congresso Pan - Americano de Esterilização. PRECONCEITOS REFERENTES AO CENTRO DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO: oO CAMINHO HISTÓRICO. 2008. (Congresso).

I Seminário Nacional de Diretrizes de Enfermagem na Atenção Básica em Saúde.A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA. 2007. (Seminário).

58º CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM. 2006. (Congresso).

VIII SIMPÓSIO NACIONAL DE DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM - SINADEN.DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM A UM PACIENTE PORTADOR DE DIABETES MELLITUS TIPO II SUBMETIDO A AMPUTAÇÃO DOS MEMBROS INFERIORES. 2006. (Simpósio).

II Congresso IMIP de Saúde da Mulher e da Criança. 2002. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Ana Maria Gomes dos Santos

SOUSA, B. A.; BARBOSA, V. F. B.; LIMA, A. M.;BARBOSA, L. U.; PAIVA, S. O. C.. A TEMÁTICA DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER IDOSA NUM CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM: O QUE REVELAM OS DOCUMENTOS E A PRÁXIS PEDAGÓGICA?. 2024. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO ? Campus.

Aluno: GERÔNIMO VICENTE DOS SANTOS

MEIRELLES, N. V. S.; CASTILHO, F. F. A.;BARBOSA, L. U.. CAMPI CENTENÁRIOS DO IFAL COMO LUGARES DE MEMÓRIA E DE IDENTIDADE: DOCUMENTÁRIO COMO INSTRUMENTO DE PRESERVAÇÃO INSTITUCIONAL. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Alagoas Campus Benedito Bentes.

Aluno: Débora Lopes Viçosa

BARBOSA, L. U.; ROEHRS, R.. "INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: COMPREENSÃO DOS DOCENTES ATUANTES NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO". 2021. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Pampa.

Aluno: Rhenan Ferraz de Jesus

VILANOVA ILHA, P.;BARBOSA, L. U.; COPETTI, J.. ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS QUE EFETIVAM O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2021. Tese (Doutorado em Programa de Pós graduação Educação em ciência: Qu~ímica da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Cátia Silene Carrazoni Lopes Viçosa

BARBOSA, L. U.; ROEHRS, R.. Investigação acerca de ações Transversais em escolas da Argentina, Brasil e Uruguai. 2021. Tese (Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Pampa.

Aluno: Rhenan Ferraz de Jesus

BARBOSA, LUCIANA UCHÔA; VILANOVA ILHA, P.; GONCALVES, J. F.. METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: em busca de estratégias pedagógicas que permitem visualizar o seu uso no ensino. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós graduação Educação em ciência: Qu~ímica da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Mario Olavo da Silva Lopes

BARBOSA, L. U.; DINARDI, A. J.; NICOLETTI, E. R.; LEAO, A. S. G.. RETENÇÃO E EVASÃO: UMA AVALIAÇÃO DO IMPACTO SOCIAL DESTA POLÍTICA PÚBLICA ENTRE ESTUDANTES COTISTAS E NÃO COTISTAS, EM CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em PPG em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Pampa.

Aluno: Damiana Teixeira Gomes e Viviane Tamires Germano

HENRIQUES, A. H.; BARBOSA, V. B.;BARBOSA, L. U.. Relatório Final das Experi^rncias Práticas Vivenciadas pelos alunos da Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho) - IFPE Campus Belo Jardim.

Aluno: Kyse Stefanine Maciel Correia e Maria Solidade dos Santos

HENRIQUES, A. H.; BARBOSA, V. B.;BARBOSA, L. U.. Relatório Final das Experi^rncias Práticas Vivenciadas pelos alunos da Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho) - IFPE Campus Belo Jardim.

Aluno: Maria Jakeline Souza Inô

BARBOSA, L. U.. Atuação da Enfermagem na Assistência as gestantes com Sindrome Hipertensiva da Gestação. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade do Belo Jardim.

Aluno: Elaine Soares de Oliveira

BARBOSA, L. U.. Motivos que influenciam a baixa adesão ao exame citopatológico segundo a percepção das mulheres atendidas na unidade básica de saúde Sebastião José da Silva - Água fria. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade do Belo Jardim.

Aluno: Roberta de Almeida Macêdo

BARBOSA, L. U.. SATISFAÇÃO PROFISSIONAL DO ENFERMEIRO NA ASSISTÊNCIA HOSPITALAR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade do Belo Jardim.

Aluno: Ana Paula Teles Pereira e Joelma Karine de Araújo Tenório Fe

BARBOSA, L. U.. Assistência de Enfermagem ao Paciente com Sepse em Unidade de Terapia Intensiva. 2017 - Faculdade do Belo Jardim.

Aluno: Cleomarcos Gomes Lima e July Polyana de Souza Simões

BARBOSA, L. U.. InterfacesEducação, Saúde e Cidadania: caminhos para a inclusão social dos usuários de um centro de atenção psicossocial. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Enfermagem) - IFPE campus Pesqueira.

Aluno: Alexsandro Martins e Magaly Magalhães Castanha

BARBOSA, L. U.; GARCIA, S. M. S.; ARAUJO, P. M. O. A.. SEXUALIDADE MASCULINA:mitos e preconceitos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Faculdade de Enfermagem do Belo Jardim.

Aluno: Fernando de Farias Silva Filho

BARBOSA, L. U.; GARCIA, S. M. S.; AGUIAR, A. W. O.. O ENFERMEIRO COMO MOBILIZADOR SOCIAL NA PROMOÇÃO DA SAÚDE MASCULINA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Faculdade de Enfermagem do Belo Jardim.

Aluno: Fabiana Maria do Carmo Lima e Helainefrance de Freitas Ferre

BARBOSA, L. U.; GARCIA, S. M. S.; ARAUJO, P. M. O. A.. EDUCAÇÃO EM SAÚDE AO CLIENTE PROSTATETOMIZADO:o desempenho do enfermeiro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Faculdade de Enfermagem do Belo Jardim.

Aluno: Djanira Leite Torres Tenorio

BARBOSA, L. U.; ARAÚJO,Evanisia Assis Goes; ARAUJO, P. M. O. A.. Atribuições da Equipe de Enfermagem na Central de Material e Esterilização: Revisão de Literatura. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Faculdade de Enfermagem do Belo Jardim.

Aluno: Ademar da Silva

BARBOSA, L. U.; NASCIMENTO, M. C.; J.S. Luciano Gomes. Principais danos à saude relacionados ao consumo excessivo do álcool.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Faculdade de Enfermagem do Belo Jardim.

Aluno: Lilia Souza Vaz

BARBOSA, L. U.; ARAUJO, P. M. O. A.; AGUIAR, A. W. O.. Gravidez:sua repercussão na vida de adolescentes e as estratégias utilizadas pelos serviços de saúde na prevenção. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Faculdade de Enfermagem do Belo Jardim.

Aluno: Fábio Cavalcanti Tavares e João Paulo Vieira Gomes

BARBOSA, L. U.; NASCIMENTO, M. C.; AGUIAR, A. W. O.. Assistência de Enfermagem na prevenção da úlcera por pressão em pacientes hospitalizados nas unidades de terapia intensiva.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Faculdade de Enfermagem do Belo Jardim.

Aluno: Andrea Lunara C

BARBOSA, L. U.; ARAUJO, P. M. O. A.; AGUIAR, A. W. O.. de Azevedo.Atuação de Enfermagem na assistência à mulher no puerpério imediato:prevenção da complicação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Faculdade de Enfermagem do Belo Jardim.

Aluno: Ana Karolina Lima e Silva e Dáffia Kamila

BARBOSA, L. U.; SOUZA, J. P.. ABORTO INDUZIDO NA ADOLESCÊNCIA: revisão de literatura.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Faculdade de Enfermagem do Belo Jardim.

Aluno: Sonia da Silva Pereira

BARBOSA, L. U.; ARAUJO, R. P. S.; SILVA, I. M.. CLIMATÉRIO: a saúde da mulher e indicações para o processo de enfermagem na orientações dos riscos e benefícios da terapia de reposição.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Faculdade de Enfermagem do Belo Jardim.

Aluno: Edinatania Diniz Vieira

BARBOSA, L. U.. Acreditação Hospitalar: Conhecimento dos (as) Enfermeiros (as) de um hospital do agreste de Pernambuco. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENFERMAGEM) - Faculdade de Enfermagem do Belo Jardim.

Aluno: FABÍOLA SILVA ALVES E LUCICLEIDE ODÍLIA DO N

BARBOSA, L. U.. NUNES.PROSPOSTA DE PROTOCOLO PARA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA. 2008 - Faculdade de Enfermagem do Belo Jardim.

Aluno: MARIA ANTONIELLE ALVES DE ALMEIDA

BARBOSA, L. U.. A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO(A) NO PRÉ NATAL DE BAIXO RISCO. 2008 - Faculdade de Enfermagem do Belo Jardim.

GALINDO NETO, N. M.; PEREIRA, J. C. N.;BARBOSA, L. U.. Concurso público para professor efetivo do magistério superior da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - campus Arapiraca. Edital 08/2023.. 2023. Universidade Federal de Alagoas.

BARBOSA, LUCIANA UCHOA; ROCHA, L. S.; OLIVEIRA, M. M. B.. Processo de Seleção para Professor Substituto na área de Enfermagem - Edital Nº 23/2022. 2022. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco.

BARBOSA, LUCIANA UCHOA; NASCIMENTO, M. C.; SOUSA, B. A.. Processo de Seleção para Professor Substituto na área de Enfermagem - Edital Nº 32/2021. 2021. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco.

ARAÚJO,Evanisia Assis Goes;BARBOSA, L. U.. Membro examinador da banca de desempenho da prova de conhecimentos práticos específicos - opção 128. 2017. Instituto Federal de Pernambuco.

ARAÚJO,Evanisia Assis Goes;BARBOSA, L. U.. Processo de Seleção para Professor Substituto na área de Enfermagem. 2017. Instituto Federal de Pernambuco.

PEREIRA, J. C. N.;BARBOSA, L. U.. CONSTRUÇÃO EDITAL E ANALISE CURRICULAR PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE PROFESSOR SUBSTITUTO. 2016. IFPE Campus Belo Jardim.

BARBOSA, L. U.. Membro elaborador da banca elaboradora de questões para prova escrita - opção 128. 2016. Instituto Federal de Pernambuco.

BARBOSA, L. U.. Banca Examinadora da prova prática do Concurso para Servidores Técnico em Enfermagem. 2013. Instituto Federal de Pernambuco.

GARCIA, S. M. S.;BARBOSA, L. U.; GALINDO, J. T.. Comissão de concurso público. 2008. Escola Agrotécnica Federal de Belo Jardim.

BARBOSA, LUCIANA UCHOA. IX Mostra de Extensão do IFPE. 2021. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco.

BARBOSA, LUCIANA UCHOA. Avaliadora CONIC - Jovens usuários de álcool e drogas e suas consequências na vida psicológica e social. 2021.

BARBOSA, LUCIANA UCHOA. Avaliadora CONIC- O cuidado a mulher vítima de violencia por parceiro intimo na rede de atenção psicossocial. 2021.

BARBOSA, LUCIANA UCHOA. Avaliadora CONIC - Educação em saúde para profissionais de uma clínica de reabilitação frente às intercorrência de saúde da criança com deficiente. 2021.

BARBOSA, LUCIANA UCHOA. Avaliadora CONIC - Acolhimento pré e pós teste: Uma análise através da percepção do usuário em situação de vulnerabilidade. 2021. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco.

BARBOSA, LUCIANA UCHOA. Avaliadora CONIC - Caracterização da epidemia de sífilis no interior de Pernambuco. 2021. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco.

BARBOSA, L. U.. Comissão Científica da II Semana de Enfermagem Integrada do IFPE. 2020. Instituto Federal de Pernambuco.

BARBOSA, L. U.. AVALIADOR, do evento II Semana de Enfermagem Integrada do IFPE Vídeo e Área(s) Temática(s) Extensão, Pesquisa e Monitoria. 2020. Instituto Federal de Pernambuco.

Orientou

Camila Pereira Burchard

Educação sexual: potencialidades de uma rede de apoio como estratégia para aproximação dos adultos de referência; Início: 2021; Tese (Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Pampa; (Coorientador);

Juliana Clementino Pimentel

PERCEPÇÃO DE ENFERMEIROS DA ATENÇÃO BÁSICA SOBRE O USO DA PREP PARA MULHERES PROFISSIONAIS DO SEXO; Início: 2024; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM EM SAÚDE DA FAMÍLIA E COMUNIDADE) - IFPE Campus Belo Jardim; (Orientador);

Alcione Santana da Silva

USO DO ALCOOL E SEU ESTIGMA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade do Belo Jardim; Orientador: Luciana Uchôa Barbosa;

Daniele Paulino da Silva e Débora Lamonny da Silva Panta

Ações de Enfermagem frente ao Protocolo de Cirurgia Segura; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade do Belo Jardim; Orientador: Luciana Uchôa Barbosa;

Cintia Gomes Farias e José Edilson dos Santos

Proposta de implantação de protocolo de cirurgia segura para o centro cirúrgico HRA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade do Belo Jardim; Orientador: Luciana Uchôa Barbosa;

EMANUELA CORDEIRO VIEIRA e NADJA RODRIGUES DE LIMA

MITOS E DESAFIOS QUE INFLUENCIAM NO ALEITAMENTO MATERNO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Faculdade de Enfermagem do Belo Jardim; Orientador: Luciana Uchôa Barbosa;

JOYCE MARIA COELHO COSTA SILVA e WELLINGTON JOSUÉ DA SILVA

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO DO PARTO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Faculdade de Enfermagem do Belo Jardim; Orientador: Luciana Uchôa Barbosa;

Marta Regina M

Virginio e Tathyana Semirámys Albuquerque Si; PRINCIPAIS DESAFIOS NO PROCESSO DE TRABALHO DO ENFERMEIRO NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA - ESF; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Faculdade de Enfermagem do Belo Jardim; Orientador: Luciana Uchôa Barbosa;

Olivia Suzanna da SIlva Andrade e Wanderley Laureano Barbosa

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM ÀS MULHERES EM PRÉ-OPERATÓRIO DE CÂNCER DE MAMA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Faculdade de Enfermagem do Belo Jardim; Orientador: Luciana Uchôa Barbosa;

LILIANE GOMES DA SILVA

OS PRINCIPAIS FATORES DO DESMAME PRECOCE NAS MÃES ASSISTIDAS NO PROGRAMA DO MÃE CORUJA DO MUNICÍPIO DE TACAIMBÓ - PE; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Faculdade de Enfermagem do Belo Jardim; Orientador: Luciana Uchôa Barbosa;

Inês de Fátima Lima Cavalcanti

O conhecimento das adolescentes sobre os métodos contraceptivos e a relação com a gravidez precoce; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Faculdade de Enfermagem do Belo Jardim; Orientador: Luciana Uchôa Barbosa;

LÍVIA SANTOS CARNEIRO ALVES NASCIMENTO

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE REALIZADA PELO ENFERMEIRO DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Faculdade de Enfermagem do Belo Jardim; Orientador: Luciana Uchôa Barbosa;

FLÁVIO JOSÉ CINTRA DE ALMEIDA e LÍVIA LIMA ALVES

SISTEMATIZAÇAO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PÓS-OPERATÓRIO IMEDIATO DE LAPAROTOMIA EXPLORADORA EM PACIENTES POLITRAUMATIZADOS NO HOSPITAL REGIONAL DO AGRESTE EM CARUARU ? PE; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Faculdade de Enfermagem do Belo Jardim; Orientador: Luciana Uchôa Barbosa;

CLÁUDIA MONTEIRO RAMOS e MARA SIMONE BARBOSA SILVA SOARES

ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL NO CENTRO DE PESQUISA E ATENÇÃO À MULHER: percepção das gestantes; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Faculdade de Enfermagem do Belo Jardim; Orientador: Luciana Uchôa Barbosa;

Maria Antonielle Alves de Almeida

A ATUAÇÃO DE ENFERMEIRO (A) NO PRÉ NATAL DE BAIXO RISCO; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Faculdade de Enfermagem do Belo Jardim; Orientador: Luciana Uchôa Barbosa;

Lucicleide Odília Nunes e Fabíola Silva Alves

PROPOSTA DE PROTOCOLO PARA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM ÀS MULHERES COM DESCONFORTOS GESTACIONAIS NO CEPAM; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - Faculdade de Enfermagem do Belo Jardim; Orientador: Luciana Uchôa Barbosa;

MARÍLIA GRAZIELLE SANTOS CAVALCANTE

Sofrimento psíquico em servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco na perspectiva de gênero; ; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Curso Técnico em Enfermagem) - IFPE Campus Belo Jardim; Orientador: Luciana Uchôa Barbosa;

MARÍLIA GRAZIELLE SANTOS CAVALCANTE

SOFRIMENTO PSÍQUICO DE SERVIDORES PÚBLICOS DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL EM TEMPOS DE PANDEMIA PELO COVID-19; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Curso Técnico em Enfermagem) - IFPE Campus Belo Jardim; Orientador: Luciana Uchôa Barbosa;

Ingrid Thayná Feitosa dos Santos

Ensino da sexualidade na adolescência no curso de Enfermagem: um olhar a partir dos estudantes; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Faculdade do Belo Jardim; Orientador: Luciana Uchôa Barbosa;

Paloma Karolina da Silva Santos

Educação sexual: um olhar sobre a realidade no contexto escolar; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Faculdade do Belo Jardim; Orientador: Luciana Uchôa Barbosa;

Produções bibliográficas

  • GALINDO NETO, NELSON MIGUEL ; SÁ, GUILHERME GUARINO DE MOURA ; PEREIRA, JULIANA DE CASTRO NUNES ; BARBOSA, LUCIANA UCHÔA ; BARROS, LÍVIA MOREIRA ; CAETANO, JOSELANY ÁFIO . Information about COVID-19 for deaf people: an analysis of Youtube videos in Brazilian sign language. REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM , v. 74, p. 1-7, 2021.

  • BARBOSA, LUCIANA UCHÔA ; LIMA, A. G. T. ; NASCIMENTO, I. M. A. L. ; NASCIMENTO, M. A. R. . Monitoria de Educação em Saúde no ensino remoto: um relato de experiência. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 10, p. 1-8, 2021.

  • BARBOSA, LUCIANA UCHÔA ; PEREIRA, JULIANA DE CASTRO NUNES ; LIMA, ANGÉLICA DE GODOY TORRES ; COSTA, SUZANA SANTOS DA ; MACHADO, RAYLANE DA SILVA ; HENRIQUES, AMANDA HAISSA BARROS ; FOLMER, VANDERLEI . Dúvidas e medos de adolescentes acerca da sexualidade e a importância da educação sexual na escola. REVISTA ELETRÔNICA ACERVO EM SAÚDE , v. 12, p. e2921, 2020.

  • BURCHARD, C. P. ; BARBOSA, LUCIANA UCHÔA ; COPETTI, J. . Prática docente acerca do tema sexualidade: uma revisão sistemática. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 9, p. 1-19, 2020.

  • GALINDO NETO, N. M. ; SA, G. G. M. ; BARBOSA, L. U. ; PEREIRA, J. C. N. ; HENRIQUES, A. H. ; BARROS, L. M. . COVID-19 AND DIGITAL TECHNOLOGY: MOBILE APPLICATIONS AVAILABLE FOR DOWNLOAD IN SMARTPHONES. TEXTO & CONTEXTO ENFERMAGEM , v. 29, p. 1, 2020.

  • BARBOSA, L. U. ; COPETTI, J. ; FOLMER, V. . Contribuições da metodologia da problematização para o desenvolvimento profissional docente em educação para a sexualidade. ENSINO & PESQUISA , v. 18, p. 98-120, 2020.

  • BARROS, LÍVIA MOREIRA ; GALINDO, NELSON MIGUEL ; SÁ, GUILHERME GUARINO DE MOURA ; PEREIRA, JULIANA DE CASTRO NUNES ; BARBOSA, LUCIANA UCHÔA ; OLIVEIRA, JOAQUIM GUERRA DE ; HENRIQUES, AMANDA HAISSA BARROS ; CAETANO, JOSELANY ÁFIO . Estudos experimentais sobre COVID-19: panorama da produção científica mundial. Acta Paulista de Enfermagem , v. 33, p. 1-9, 2020.

  • BARBOSA, LUCIANA UCHÔA ; VIÇOSA, CÁTIA SILENE CARRAZONI LOPES ; FOLMER, VANDERLEI . A educação sexual nos documentos das políticas de educação e suas ressignificações. REVISTA ELETRÔNICA ACERVO EM SAÚDE , v. 11, p. e772, 2019.

  • PEREIRA, JULIANA DE CASTRO NUNES ; BARBOSA, LUCIANA UCHÔA ; HENRIQUES, AMANDA HAISSA BARROS ; ARAÚJO, PATRÍCIA MARIA DE OLIVEIRA ANDRADE ; MUNIZ, MARCELA LOURENE CORREIA ; MELO, EDJA CLÉBYA DOS SANTOS ; PRIORI, ANDREZZA RENATA ARAUJO DE FIGUERÊDO . Educação em saúde com adolescentes escolares acerca da sexualidade e infecções sexualmente transmissíveis: um relato de experiência. REVISTA ELETRÔNICA ACERVO EM SAÚDE , v. 29, p. e1130, 2019.

  • BARBOSA, LUCIANA UCHÔA ; FOLMER, V. . FACILIDADES E DIFICULDADES DA EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. REVASF - REVISTA DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO , v. 9, p. 221, 2019.

  • BARBOSA, L. U. ; FOLMER, VANDERLEI ; Machado R.S ; LIMA, A. G. T. ; PEREIRA, J. C. N. ; COSTA, S. S. . Percepção de adolescentes sobre sexualidade e saúde reprodutiva: a escola como espaço para a educação sexual.. CULTURA DE LOS CUIDADOS , v. 2019, p. 25-34, 2019.

  • BARBOSA, L. U. ; VIÇOSA, CÁTIA SILENE CARRAZONI LOPES ; SOUSA, B. A. ; FOLMER, VANDERLEI . O Silêncio da Família e da Escola frente ao Desafio da Sexualidade na Adolescência. REVISTA ELETRÔNICA ENSINO, SAÚDE E AMBIENTE , v. 12, p. 31-49, 2019.

  • LIMA, E. R. ; HENRIQUES, A. H. ; BATISTA, S. S. S. ; PEREIRA, J. C. N. ; BARBOSA, LUCIANA UCHÔA ; MUNIZ, MARCELA LOURENE CORREIA . Atuação e Apoio de Familiares no Ciclo gravídico- puerperal: vivência prática em um grupo de gestantes. REVISTA SAÚDE (UNG. ONLINE) , v. 11, p. 54, 2017.

  • BARBOSA, L. U. . EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM JOVENS ESCOLARES ABORDANDO GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. REVISTA SAÚDE (UNG. ONLINE) , v. 11, p. 64, 2017.

  • SILVA, JAIRA SANTOS ; GOES DE ARAUJO, EVANISIA ASSIS ; BEZERRA RAMOS, JORGE ROSEMBERG ; TORRES LIMA, ANGÉLICA GODOY ; BARBOSA, LUCIANA UCHOA ; DIAS TORRES, CYNTHIA ROBERTA . (Des)understanding of the laundryworkerson the preventionof occupational accidents / (Des)Conhecimento dos trabalhadores de lavanderias sobre prevenção de acidentes de trabalho / (Des)la comprensión de lostrabajadores de la lavanderíaen.... Revista de Enfermagem da UFPI (REUFPI) , v. 4, p. 35-40, 2016.

  • BARBOSA, LUCIANA UCHÔA ; FRANCA, M. S. ; FETTERMAN, F. A. . Mulheres na Ciência: o rompimento de Paradigmas na Enfermagem. Attico Chassot 60 anos Fazendo Educação. 1ed.Ijuí: Unijuí, 2021, v. 1, p. 9-279.

  • BARBOSA, LUCIANA UCHÔA ; VICOSA, C. S. C. L. ; BURCHARD, C. P. ; VICOSA, D. L. ; SOARES, R. G. . MULHER,MÃE E CIENTISTA: os Caminhos e Desafios na Ciência. In: Vanderlei Folmer;Raquel Ruppenthal; Mara R. Bonini Marzari. (Org.). Attico Chassot 60 anos Fazendo Educação. 1ed.Ijuí: Unijuí, 2021, v. 1, p. 9-279.

  • BARBOSA, L. U. ; FOLMER, V. ; VICOSA, C. S. C. L. ; SOUSA, B. A. . O silêncio da família e da escola frente ao desafio da sexualidade na adolescência. In: Jaqueline Copetti;Renata Soares;Vanderlei Folmer. (Org.). Educação e saúde no contexto Escolar: compartilhando vivências, explorando possibilidades. 2ªed.: , 2018, v. 1, p. 136-143.

  • BARBOSA, L. U. ; SANTOS, P. K. S. ; SOUSA, B. A. ; FOLMER, V. ; SANTOS, M. E. T. . Educação sexual: diálogos com as práticas docentes no contexto escolar. In: Jaqueline Copetti;Renata Soares;Vanderlei Folmer. (Org.). Educação e saúde no contexto Escolar: compartilhando vivências, explorando possibilidades. 2ªed.: , 2018, v. 1, p. 157-162.

  • GARCIA, S. M. S. ; BARBOSA, L. U. ; ARAUJO, P. M. O. A. ; ARAÚJO,Evanisia Assis Goes . Enfermagem: divergências entre ensino e mercado de trabalho. In: 13º Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem, 2012, Belém - PA. 13º Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem, 2012.

  • BARBOSA, L. U. ; GARCIA, S. M. S. ; ARAUJO, P. M. O. A. ; ARAÚJO,Evanisia Assis Goes . ENFERMEIRO PROFESSOR: um olhar sobre seu processo de formação.. In: 13º Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem, 2012, Belém - PA. 13º Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem, 2012.

  • GARCIA, S. M. S. ; BARBOSA, L. U. ; ARAUJO, P. M. O. A. ; ARAUJO, R. P. S. . O Alcoolismo e suas repercussões no trabalho. In: I Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, 2012, Florianópolis. I Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, 2012.

  • ARAÚJO,Evanisia Assis Goes ; GARCIA, S. M. S. ; BARBOSA, L. U. ; ARAUJO, P. M. O. A. ; ARAUJO, R. P. S. . Assistência de Enfermagem em Dor pós-operatória. In: 10º Congresso Brasileiro de Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização, 2011, São Paulo. 10º Congresso Brasileiro de Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização, 2011.

  • ARAUJO, P. M. O. A. ; BARBOSA, L. U. . DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM EM PORTADOR DE HIPERTENSÃO ARTERIAL: estudo de caso. In: VIII SINADEN, 2006, João Pessoa. VIII Sinaden, 2006. p. 01-04.

  • ARAUJO, P. M. O. A. ; BARBOSA, L. U. . Diagnóstico de Enfermagem a um paciente portador de diabetes mellitus tipo II submetido à amputação dos membros inferiores. In: VII SINADEN, 2006, joão Pessoa. VII Sinaden, 2006.

  • BARBOSA, L. U. ; GARCIA, S. M. S. ; ARAUJO, P. M. O. A. ; ARAUJO, R. P. S. . CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS ENTRE DISCENTES DO ENSINO MÉDIO E UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE BELO JARDIM. In: XXII CONGRESSO BRASILEIRO DA ABEAD, 2013, BÚZIOS. XXII CONGRESSO BRASILEIRO DA ABEAD, 2013.

  • BARBOSA, L. U. ; GARCIA, S. M. S. ; ARAÚJO,Evanisia Assis Goes ; da S.M. Judicleia . CONSUMO DO TABACO ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: FATO OU INVERDADE?. In: XXII CONGRESSO BRASILEIRO DA ABEAD, 2013, BÚZIOS. XXII CONGRESSO BRASILEIRO DA ABEAD, 2013.

  • ARAÚJO,Evanisia Assis Goes ; BARBOSA, L. U. ; GARCIA, S. M. S. ; ARAUJO, P. M. O. A. . A importância da assistência de enfermagem no controle da infecção hospitalar em cesarianas. In: 8º Simpósio Internacional de Esterilização e Controle de Infecção Hospitala, 2012, São Paulo. 8º Simpósio Internacional de Esterilização e Controle de Infecção Hospitalar, 2012.

  • ARAÚJO,Evanisia Assis Goes ; BARBOSA, L. U. ; ARAUJO, P. M. O. A. ; GARCIA, S. M. S. . Fatores Motivacionais do Trabalho de Enfermagem no CME. In: 8º Simpósio Internacional de Esterilização e Controle de Infecção Hospitalar, 2012, São Paulo. 8º Simpósio Internacional de Esterilização e Controle de Infecção Hospitalar, 2012.

  • GONCALVES, C. F. G. ; BARBOSA, L. U. ; GARCIA, S. M. S. ; ARAUJO, P. M. O. A. ; ARAUJO, R. P. S. ; CARVALHO, V. P. S. . Prevenção das doenças sexualmente transmissíveis no IFPE Campus Belo Jardim. In: VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2011, São Paulo. VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2011.

  • GARCIA, S. M. S. ; BARBOSA, L. U. . A QUALIDADE DE VIDA DO PACIENTE ASMÁTICO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARBOSA, L. U. . Consciência Profissional e Enfermagem no Cuidado com a Vida.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BARBOSA, L. U. . A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COMO PROCESSO CONSTRUTIVO DE UM NOVO FAZER. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BARBOSA, L. U. . Palestra: Recomendações para prevenção da infecção de sítio cirúrgico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BARBOSA, L. U. . Assistência de Enfermagem em Dor Pós - Operatória. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARAÚJO,Evanisia Assis Goes ; BARBOSA, L. U. . Sistematização da Assistência de Enfermagem no Pós - Operatório Imediato de Laparotomia Exploratória em Pacientes Politraumatizados no Hospital Regional do Agreste em Caruaru - PE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARBOSA, L. U. . Proposta da Implantação do Banco de Leite humaizando no no município de Belo Jardim - PE: Enfatizando a importância do Aleitamento Materno. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARBOSA, L. U. . Assistência Pré - Natal no Centro de Pesquisa e Atenção á mulher - CEPAM. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARBOSA, L. U. . PRECONCEITOS REFERENTES AO CENTRO DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO: oO CAMINHO HISTÓRICO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARBOSA, L. U. . A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BARBOSA, L. U. . DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM A UM PACIENTE PORTADOR DE DIABETES MELLITUS TIPO II SUBMETIDO A AMPUTAÇÃO DOS MEMBROS INFERIORES. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BARBOSA, L. U. . DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM EM PORTADOR DE HIPERTENSÃO ARTERIAL: ESTUDO DE CASO. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LIMA, A. G. T. ; BARBOSA, LUCIANA UCHÔA . Abordagem Téorico- Prática de Enfermagem em saúde do Trabalhador, 2021. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

Outras produções

SA, G. G. M. ; BARBOSA, LUCIANA UCHÔA . E-book Ciência e Transformação Social: Contribuições do IFPE Campus Belo Jardim?. 2022.

NASCIMENTO, M. A. R. ; NASCIMENTO, I. M. A. L. ; BARBOSA, L. U. ; BATISTA, S. S. S. . Projeto Pedagógico do Curso de Qualificação Profissional em Cuidador Infantil. 2021.

BARBOSA, L. U. . XV Congresso de Iniciação Científica do IFPE - CONIC: Jovens usuários de álcool e drogas e suas consequências na vida psicológica e social. 2020.

BARBOSA, L. U. . XV Congresso de Iniciação Científica do IFPE: O cuidado a mulher vítima de violencia por parceiro intimo na rede de atenção psicossocial. 2020.

BARBOSA, L. U. . XV Congresso de Iniciação Científica do IFPE: Educação em saúde para profissionais de uma clínica de reabilitação frente às intercorrência de saúde da criança com deficiente. 2020.

BARBOSA, L. U. . XV Congresso de Iniciação Científica do IFPE:Caracterização da epidemia de sífilis no interior de Pernambuco. 2020.

BARBOSA, L. U. . XV Congresso de Iniciação Científica do IFPE:Acolhimento pré e pós teste: Uma análise através da percepção do usuário em situação de vulnerabilidade. 2020.

da S.M. Judicleia ; ARAUJO, R. P. S. ; PEREIRA, J. C. N. ; HENRIQUES, A. H. ; ARAUJO, P. M. O. A. ; BARBOSA, L. U. . Prevenção de DSTs no IFPE campus Belo Jardim - 2017. 2017.

BARBOSA, L. U. . Pós Graduação Lato Sensu Enfermagem em Obstetricia e Neonatal. 2015.

BARBOSA, L. U. ; MACIEL, M. A. C. . Reestruturação do Projeto Político Pedagógico do curso Bacharelado em Enfermagem. 2015.

BARBOSA, L. U. . I Encontro de Enfermagem do IFPE. 2014.

BARBOSA, L. U. . Curso Cuidador de Idoso para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). 2013.

BARBOSA, L. U. . Curso Agente Comunitário de Saúde para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). 2013.

BARBOSA, L. U. . Projeto do curso Cuidador Infantil para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). 2012.

BARBOSA, L. U. ; ARAÚJO,Evanisia Assis Goes ; GARCIA, S. M. S. . Curso de Especialização em Enfermagem do Trabalho. 2010.

BARBOSA, L. U. . II Simpósio em Saúde da FAEB. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BARBOSA, LUCIANA UCHÔA ; PEREIRA, J. C. N. . Noções de Anatomia e Fisiologia Humana. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BARBOSA, LUCIANA UCHÔA . Sexualidade no contexto escolar. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BARBOSA, L. U. . HPV: da Causa a cura. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BARBOSA, L. U. . Aleitamento Materno. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BARBOSA, L. U. . Tutor de Estágio Probatório. 2010. (Comissão).

BARBOSA, L. U. ; ARAÚJO,Evanisia Assis Goes ; GARCIA, S. M. S. . Reestruturação da Matriz Curricular do Curso Técnico em Enfermagem. 2009. (Comissão).

BARBOSA, L. U. ; ARAUJO, P. M. O. A. ; ARAÚJO,Evanisia Assis Goes ; GARCIA, S. M. S. . Comissão Própria de Avaliação - CPA/FAEB. 2008. (Comissão).

Projetos de pesquisa

  • 2022 - Atual

    Sofrimento psíquico em servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco na perspectiva de gênero., Descrição: Trata-se de uma pesquisa descritivo de corte transversal com abordagem quantitativa. Tem como objetivo geral analisar o sofrimento psíquico em servidores públicos a partir da perspectiva de gênero. estudo será desenvolvido no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). A população do estudo será composta por docentes e técnicos administrativos do IFPE. O Instituto conta com um quantitativo de 1227 docentes e 1024 técnicos-administrativos educacionais, perfazendo um quantitativo de 2251 servidores federais, conforme a Direção de Gestão de Pessoas do IFPE. A investigação acerca dos possíveis casos de TMC será realizada por um instrumento desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde, denominado Self Reporting Questionnare (SRQ ? 20). A presente pesquisa tem caráter inédito na literatura científica, tendo em vista que esse campo nunca foi explorado na instituição. Tem como resultado esperado Dimensionar o sofrimento psíquico, na perspectiva de gênero e fomentar a discussão para desenvolvimento de estratégias de proteção da saúde mental dos servidores.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luciana Uchôa Barbosa - Coordenador / MARÍLIA GRAZIELLE SANTOS CAVALCANTE - Integrante.

  • 2021 - 2022

    SOFRIMENTO PSÍQUICO DE SERVIDORES PÚBLICOS DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL EM TEMPOS DE PANDEMIA PELO COVID-19, Descrição: A pandemia de COVID-19 impactou a vida dos indivíduos, causando adoecimento, sofrimento psíquico e morte de milhares de pessoas (SOUZA; ANDRADE; CARVALHO, 2021). Conforme as autoras, situações como risco de ser infectado e infectar outras pessoas, medo da morte, falta de tratamento eficaz para a doença, imposição do trabalho em domicílio ou remoto, impedimento de trabalhar, suspensão de aulas presenciais e alteração dos fluxos de locomoção e deslocamento social tem sido consequências diretas da pandemia pelo COVID-19 na vida das pessoas, com implicações no bem estar e na saúde mental. A pesquisa trata-se de um projeto de iniciação científica e tem como objetivo Avaliar o sofrimento psíquico dos servidores de uma instituição federal em tempos de pandemia pelo COVID-19.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luciana Uchôa Barbosa - Coordenador / MARÍLIA GRAZIELLE SANTOS CAVALCANTE - Integrante.

  • 2021 - Atual

    Demandas assistenciais e práticas inovadoras de enfermagem no cuidado integral em saúde., Descrição: A integralidade é orientadora da organização do cuidado, da rede de atenção e políticas, de forma que sua operacionalização é norteada pelas demandas individuais e coletivas, que implicam na adoção de práticas inovadoras de enfermagem. Trata-se de macroprojeto que engloba estudos sobre demandas assistenciais e práticas inovadoras no cuidado integral em saúde nas diferentes fases do ciclo vital, considerando dimensões individuais e coletivas. Objetiva-se desenvolver conhecimentos que contribuam para a elaboração de estratégias inovadoras frente as demandas emergentes na formação e prática de enfermagem voltadas para o cuidado integral em saúde; desenvolver práticas inovadoras, tecnologias, técnicas, processos e produtos para o cuidado integral de enfermagem. Para tanto, serão realizados estudos de abordagens quantitativa, qualitativa, mista e com diferentes delineamentos, com ênfase em estudos metodológicos, descritivos, analíticos, quase-experimentais e experimentais, a partir de 2021. Os participantes dos estudos incluirão pessoas na comunidade e/ou em serviços de saúde públicos ou privados no Brasil e/ou no exterior, enfermeiros e demais profissionais da rede de atenção à saúde. Os estudos respeitarão os preceitos éticos e legais que envolvem as pesquisas com seres humanos e os subprojetos de pesquisa serão apreciados por Comitê de Ética em Pesquisa. Este macroprojeto abriga subprojetos de pesquisas que possuem financiamento interno do IFPE e externo da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) e CNPQ.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luciana Uchôa Barbosa - Coordenador / Sílvia Elizabeth Gomes de Medeiros - Integrante / Ana Luiza Paula de Aguiar Lélis - Integrante / Ivanise Brito da Silva - Integrante / Michelline Santos de França - Integrante / Wendell Soares Carneiro - Integrante.

  • 2021 - Atual

    Transtornos Mentais Comuns e fatores associados em servidores públicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco na perspectiva de gênero, Descrição: pretende-se analisar a prevalência dos Transtornos Mentais Comuns e fatores associados, traçando o perfil socioprofissional do servidor, caracterizando os servidores que estiverem afastados para tratamento de saúde, conhecendo os estressores ocupacionais, avaliando o sofrimento psíquico e investigando a associação entre os Transtornos Mentais Comuns, estresse laboral, fatores socioprofissionais, condições de saúde e trabalho na perspectiva de gênero. A pesquisa tem abordagem descritiva, quantitativa de corte transversal e será realizada com uma amostra de 310 servidores públicos do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco nas categorias de técnico administrativo educacional e docente. Estarão incluídos docentes que estejam trabalhando em salas de aula e realizando atividades administrativas; técnicos administrativos e docentes vinculados a atividades gerenciais e demais funções.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luciana Uchôa Barbosa - Integrante / Romina Pessoa Silva de Araújo - Integrante / Marilene Cordeiro do Nascimento - Integrante / Sílvia Elizabeth Gomes de Medeiros - Coordenador.

  • 2020 - Atual

    GERONTECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA PREVENÇÃO DE QUEDAS EM IDOSOS NA COMUNIDADE: MODELO TRIDIMENSIONAL FÍSICO DE CASA SEGURA, Descrição: Trata-se de estudo com objetivo de construir e avaliar modelo tridimensional físico de maquete de casa segura para prevenção de quedas em idosos na comunidade. O estudo contribuirá com o avanço científico e tecnológico na área da saúde, ao disponibilizar tecnologia educacional para idosos na comunidade com vistas a prevenção desse grave acidente, além de fornecer evidência da avaliação da maquete por especialistas e idosos, para análise de sua implementação na rotina dos serviços de saúde. A maquete poderá se tornar instrumento inovador na prática da Estratégia Saúde da Família, visto que atualmente não existe esse tipo de tecnologia educacional disponível para ser incorporada no serviço. Cabe destacar, ainda, que a utilização dessa ferramenta pela população idosa contribuirá com a ruptura do paradigma da exclusão tecnológica dessa população. Ademais, a contribuição social e econômica da pesquisa ancora-se na ampliação do potencial de prevenção de quedas em idosos na comunidade por meio de estratégia não farmacológica e que poderá ser utilizada de forma coletiva, o que levará, em longo prazo, à diminuição do número de atendimentos e internações e consequente redução de gastos públicos oriundos dessas causas. Dessa forma, realizar-se-á estudo metodológico em duas etapas. A primeira para construção da maquete e a segunda para avaliação da tecnologia por especialistas das áreas de gerontologia e arquitetura e idosos, representantes do público-alvo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luciana Uchôa Barbosa - Integrante / Guilherme Guarino de Moura Sá - Coordenador / Hitalo Oliveira da Silva - Integrante / João Almeida e Silva - Integrante.

  • 2016 - 2016

    LER/DORT: Um problema de saúde que acomete profissionais de enfermagem de centro cirúrgico, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luciana Uchôa Barbosa - Coordenador / Evanisia Assis Goes de Araújo - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Ensino da sexualidade na adolescência no curso de Enfermagem: um olhar a partir dos estudantes, Descrição: Projeto de pesquisa de iniciação científica- PIBIC. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Luciana Uchôa Barbosa - Coordenador / Ingrid Thayná Feitosa dos Santos - Integrante.

  • 2014 - 2015

    Educação sexual: um olhar sobre a realidade no contexto escolar, Descrição: Projeto de pesquisa de iniciação científica- PIBIC.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Luciana Uchôa Barbosa - Coordenador / Paloma Karolina da Silva Santos - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Drogas entre jovens: um olhar sobre os discentes do ensino médio, Descrição: OBJETIVOS DO ESTUDO 1 Geral Conhecer a prevalência do consumo de drogas na população estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco campus Belo Jardim. 2 Específicos Realizar um perfil sociodemográficos da população estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco campus Belo Jardim; Identificar a prevalência de consumo do cigarro, álcool e seu respectivo padrão de consumo (freqüência, idade de início);  Identificar a prevalência de consumo de medicamentos psicotrópicos e seu respectivo padrão de consumo (freqüência, idade de início);  Identificar a prevalência de consumo de drogas ilícitas e seu respectivo padrão de consumo (freqüência, idade de início); .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luciana Uchôa Barbosa - Integrante / ARAÚJO,Evanisia Assis Goes - Integrante / Patricia Maria de Oliveira Andrade Araújo - Integrante / Sonia Maria da Silva Garcia - Coordenador.

Prêmios

2015

Professora homenageada, Turma de Bacharelado em Enfermagem 2015.1 da Faculdade do Belo Jardim.

2014

Muheres que transformam, Secretaria da Mulher do Municipio do Belo Jardim.

2013

Título Honorífico Cidadã Belo Jardinense, Câmara Municipal do Belo Jardim.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • IFPE Campus Belo Jardim. , Rua Sebastião Rodrigues da Costa, São Pedro, 55155730 - Belo Jardim, PE - Brasil, Telefone: (81) 34113200

Experiência profissional

2014 - 2015

Faculdade de Enfermagem do Belo Jardim

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Diretora da Faculdade de Ciências da Saúde do

2014 - 2014

Faculdade de Enfermagem do Belo Jardim

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Vice- diretora da Faculdade de Ciências da Sa, Carga horária: 20

2006 - Atual

Instituto Federal de Pernambuco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROF DO ENSINO BASICO TEC E TECNOLOGICO, Carga horária: 40

2009 - 2018

Instituto Federal de Pernambuco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora do curso Técnico em Enfermagem, Carga horária: 40

2013 - 2014

Instituto Federal de Pernambuco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Substituta da Coordenação Geral de Ensino

2001 - 2012

Secretaria Municipal de Saúde do Belo Jardim

Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Enfermeira da Estratégia Saúde da Família

2002 - 2003

Escola Agrotécnica Federal de Belo Jardim

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora curso Técnico em Enfermagem, Carga horária: 8

2001 - 2002

Escola Agrotécnica Federal de Belo Jardim

Vínculo: professor contrado, Enquadramento Funcional: professor curso Técnico em Enfermagem, Carga horária: 40

2008 - 2018

AUTARQUIA EDUCACIONAL DE BELO JARDIM

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora da Faculdade do Belo Jardim, Carga horária: 20

2020 - 2023

IFPE CAMPUS BELO JARDIM

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Pesquisa, Pós-graduação e Ino, Carga horária: 16