Fabiano Guimarães da Rocha
Mestre em Educação pela Universidade Estácio de Sá, na linha de pesquisa Tecnologia da Informação e Comunicação em Processos Educacionais (Área de Concentração: Educação e Cultura Contemporânea), dissertação sobre o uso de imagem em materiais didáticos na educação de surdos (2017). Especialização em Linguística e Produção Textual pela Universidade Estácio de Sá (2008) e Graduação em Letras - Português/Espanhol pela Universidade Veiga de Almeida (2006). Professor, Consultou e palestrante nas área de Educação Inclusiva, Tradução, Interpretação e de disciplinas de Letras (Sintaxe, Morfologia, Análise de Discurso, etc). Professor de Libras na Universidade Estácio de Sá nas modalidades EaD e Presencial desde 2009, do Instituto Federal do Rio de Janeiro desde 2011, da Univeritas em 2018, da faculdade de Licenciatura em Teatro da CAL (2014-2015), UNIG (2009), professor tutor presencial e virtual do primeiro curso Letras Libras de bacharelado em Tradução e Interpretação Libras/Português a distância da UFSC (todas as disciplinas), professor de Libras do Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras, no curso de Normalistas. Trabalhei como intérprete do quadro efetivo da prefeitura de Angra dos Reis, da prefeitura de Belford Roxo, na FENEIS, na APADA. Coordenador de cursos comunitários de Libras para ouvinte e de língua portuguesa para surdos na Igreja de Nova Vida em Belford Roxo desde 2000. Formado em Teologia pela escola SETENV (2003) e também fui professor no mesmo curso, lecionei as disciplinas Hamartiologia, Libras e Metodologia Científica (2012-2015). Professor conteudista da disciplina Libras, do minicurso Educação e inclusão: a pessoa surda e a prática teológica, do curso Formação docente e instrumentalização em Libras no Programa de Qualificação Docente da Educare (UNESA). Idealizador, criador do curso de graduação de Licenciatura em Letras Libras-Língua Portuguesa da UNESA, do curso de Especialização emTradução e Interpretação de Libras-Língua Portuguesa e do curso de Especialização em Educação de Surdos em Espaços Não-Formais (2019). Ex-coordenador do curso de Licenciatura em Letras Libras/Língua Portuguesa da Universidade Estácio de Sá (2019). Primeiro e ex-Intérprete de Libras oficial da Presidência da República.
Informações coletadas do Lattes em 16/06/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Educação
2015 - 2017
Universidade Estácio de Sá
Título: Concepções pedagógicas dos professores surdos na produção de materiais didáticos digitais com uso de imagem
, Ano de Obtenção: 2017.Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa.Coorientador: Luiz Alexandre da Silva Rosado. Bolsista do(a): Universidade Corporativa da Estácio, EDUCARE, Brasil. Palavras-chave: Educação de surdos; Professores surdos; Tecnologia da Informação e Comunicação; Imagem; Concepção Pedagógica; Materiais Didáticos Digitais. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia. Setores de atividade: Atividades dos serviços de tecnologia da informação; Educação; Impressão e reprodução de gravações.
Especialização em Língua Portuguesa, Linguística e Produção de Texto
2007 - 2008
Universidade Estácio de Sá
Título: Conectivos interfrásticos da libras: um estudo de conjunções nos gêneros discursivos
Orientador: Kátia Emmerick Andrade
Graduação em Letras - Português/Espanhol
2004 - 2006
Universidade Veiga de Almeida
Título: A construção da educação dos surdos na perspectiva do letramento
Orientador: Luzia Cristina Nogueira de Araújo
Formação complementar
2022 - 2022
Extensão universitária em Sociologia da Acessibilidade. (Carga horária: 180h). , Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo, FAMEESP, Brasil.
2009 - 2009
III Encontro de Formação de Tutores e Intérpretes. (Carga horária: 25h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2008 - 2008
Introdução aos Estudos da Tradução. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Arte e técnica da tradução: origens, tendências. (Carga horária: 25h). , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
2003 - 2004
Curso de Espanhol. (Carga horária: 80h). , Instituto Cultural Norte Americano, CNA, Brasil.
2003 - 2003
Capacitação do Projeto de Oficineiros da Inclusão. (Carga horária: 80h). , Escola de Gente - Comunicação em Inclusão, EG, Brasil.
2002 - 2003
SOS Computadores. (Carga horária: 170h). , SOS Computadores Cursos de Computação, SOS COMPUTADORES, Brasil.
2002 - 2002
Curso de LIBRAS - Avançado. (Carga horária: 14h). , Federação Nacional de Educação de Surdos, FENEIS, Brasil.
2001 - 2001
Dinâmica de grupo, liderança e chefia. (Carga horária: 20h). , Faculdades Integradas Simonsen, FIS, Brasil.
1999 - 2000
Capacitação profissional de intérprete de LIBRAS. (Carga horária: 260h). , Federação Nacional de Educação de Surdos, FENEIS, Brasil.
1998 - 2000
Curso de LIBRAS. (Carga horária: 180h). , Federação Nacional de Educação de Surdos, FENEIS, Brasil.
1999 - 1999
Curso de LIBRAS - Intermediário. (Carga horária: 40h). , Federação Nacional de Educação de Surdos, FENEIS, Brasil.
1999 - 1999
Curso de LIBRAS - Básico. (Carga horária: 65h). , Federação Nacional de Educação de Surdos, FENEIS, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Outros
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Libras
Compreende Bem, Fala Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Libras.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: TRADUÇÃO.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Organização de eventos
SANTOS, B. V. ; PINTO, G. M. F. ; ROCHA, F. G. . Seminário Educação, Inclusão e Comunidade Surda: formação bilíngue e políticas inclusivas nas licenciaturas. 2018. (Outro).
ROCHA, F. G. ; MACIEL, R. C. . Curso de Português para surdos.. 2017. (Outro).
ROCHA, F. G. . Formação e instrumentalização de professores sobre a escrita dos surdos. 2015. (Outro).
Ramos, Bruno. ; ROCHA, F. G. . Seminário de LIBRAS. 2014. (Congresso).
ROCHA, F. G. . Primeiro Seiminário de Estudos Surdos no IFRJ. 2013. (Congresso).
ROCHA, F. G. . Primeiro Curso de LIBRAS. 2006. (Outro).
ROCHA, F. G. . Primeiro Seminário de Educação de Surdo. 2005. (Congresso).
ROCHA, F. G. . II Encontro Carioca de Intérpretes Profissionais do Rio de Janeiro: Intérpretes, em busca da profissionalização. 2003. (Congresso).
ROCHA, F. G. ; GUIMARAES, F. ; ROCHA, F. G. . Curso comunitário de Libras para ouvintes. 1998. (Outro).
Participação em eventos
Encontro de Profissionais de Línguas do IFRJ - EPlin.Libras, Currículo e Políticas Linguísticas. 2018. (Encontro).
FOMIS.O desafio dos TILSP na versão voz. 2018. (Oficina).
Fortalecendo os ministérios com surdos.Os desafios dos TILSP na versão voz. 2018. (Oficina).
Curso de Extensão: LIBRAS Básico.Professor avaliador do glossário criado pelos alunos do curso de Extensão do IFRJ. 2016. (Outra).
Fórum Bilíngue do INES: Pensando a pessoa surda e a sociedade em Libras.CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES SURDOS NA PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS COM USO DE IMAGEM.. 2016. (Encontro).
I FÓRUM SOBRE INCLUSÃO EM CENTROS E MUSEUS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA.O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS E MÓVEIS POR PROFESSORES E ALUNOS SURDOS NO COTIDIANO ESCOLAR. 2016. (Seminário).
O INES de portas abertas - XV Congresso Internacional e XXI Seminário Nacional do INES. Da história impressa ao vídeo: a produção de materiais didáticos na surdez. 2016. (Congresso).
XV Congresso Internacional e XXI Seminário Nacional do INES. Leitura de fotografias: uma proposta de uso de tecnologias digitais e móveis por professores e alunos surdos em contexto de ensino aprendizagem. 2016. (Congresso).
ELATILS.Alguns desafios da interpretação da versão voz da LIBRAS para o português. 2013. (Encontro).
Palestra sobre PCD.Cultura e Identidade Surda. 2013. (Seminário).
4 Encontro dos profissionais Tradutores/Intérpretes de Libras do Rio de Janeiro.Tradução de metáforas. 2012. (Oficina).
Capacitação de Profissionais que atuam como tradutor/intérprete da UFRJ.Funções Comunicativas e Funções Pedagógicas. 2010. (Encontro).
Fórum Permanente de Educação, Linguagem e Surdez.Profissionais de LIBRAS: conhecendo as diferenças II - INES. 2010. (Seminário).
III Encontro de Formação de Coordenadores, Tutores e Intérpretes do Curso de Licenciatura e Bacharelado em Letras Libras. 2010. (Encontro).
Noções básicas da tradução e interpretação da LIBRAS - UFRJ.Paletra sobre Funções Comunicativas e Funções Pedagógicas. 2010. (Oficina).
Disciplina Educação Inclusiva e Cotidiano escolar do Curso de Pedagogia da UERJ.Relação professor e intérpete de LIBRAS. 2009. (Encontro).
Jornada de Educação.Vivência na Sociedade Inclusiva. 2009. (Oficina).
I Encontro de Formação de Coordenadores, Tutores e Intérpretes do Curso de Licenciatura e Bacharelado em Letras Libras. 2008. (Encontro).
II Encontro de Formação de Coordenadores, Tutores e Intérpretes do curso de Licenciatura e Bacharelado em Letras Libras. 2008. (Encontro).
II Semana de Pós-Graduação de Bioquímica Médica - UFRJ.Acessibilidade na educação superior:inclusão de alunos com deficiência. 2008. (Simpósio).
Seminário sobre Educação e Surdez. 2008. (Seminário).
I Seminário de Educação Inclusiva. 2007. (Seminário).
XIII Semana de Educação e Letras da Universidade de Nova Iguaçu.LIBRAS - Experiência de vida do surdo na Baixada Fluminense. 2007. (Seminário).
Curso de Pedagogia da UFF.A construção da Educação de Surdos na perspectiva do Letramento. 2006. (Seminário).
Curso de Pedagogia - Programa de Educação Especial da UFF.Vivência na sociedade inclusiva e na LIBRAS. 2006. (Oficina).
Curso de Tópicos em Educação Especial da UFF.Estudo comparativo entre Língua Portuguesa e LIBRAS. 2006. (Encontro).
Educação de Surdos.Linguística Aplicada à LIBRAS. 2006. (Encontro).
Fórum Mundial de Educação.No mundo das diferenças, somos inigualáveis.. 2006. (Oficina).
Curso de Pedagogia - Programa de Educação Especial da UFF.Linguística Aplicada à LIBRAS. 2005. (Encontro).
Curso de Tópicos em Educação Especial da UFF.Educação de Surdos. 2005. (Encontro).
Primeiro Seminário de Educação de Surdos.Vivência na sociedade inclusiva e na LIBRAS. 2005. (Oficina).
Curso de formação continuada da Secretaria Estadual de Educação Especial em parceria com a FENEIS.Educação de Surdos e Educação Inclusiva. 2004. (Encontro).
Curso de Formação Continuada em LIBRAS pela Secretaria Estadual de Educação Especial do Rio de Janeiro com parceiria com a FENEIS.Educação de Surdos e Educação Inclusiva. 2004. (Encontro).
Curso de Formação Continuada em LIBRAS pela Secretaria Estadual de Educação Especial do Rio de Janeiro com parceiria com a FENEIS.Educação de Surdos e Educação Inclusiva. 2004. (Encontro).
Curso de Formação Continuada em LIBRAS pela Secretaria Estadual de Educação Especial do Rio de Janeiro com parceiria com a FENEIS.Educação de Surdos e Educação Inclusiva. 2004. (Encontro).
I Jornada científica sobre surdez de São Gonçalo.Intérprete Educacional. 2004. (Seminário).
I Seminário de Inclusão Educacional: Vencenod os desafios de uma escola aberta à diversidade. 2004. (Seminário).
II Encontro carioca de intérpretes profissionais: Intérpretes, em busca da profissionalização.O intérprete e a ética profissional. 2003. (Encontro).
Segundo Encontro da Mídia Legal.Intérprete de LIBRAS do tema Universitários pela Educação. 2003. (Encontro).
Terceiro Telecongresso Internacional de Educação de Jovens e Adultos. Terceiro Telecongresso Internacional de Educação de Jovens e Adultos. 2003. (Congresso).
I Fórum de debates de políticas públicas para pessoas portadoras de deficiência. 2002. (Simpósio).
I Seminário de Educação do Município de Belford Roxo: Dificuldade de aprendizagem, rompendo barreiras. 2001. (Seminário).
Implantação da Norma ISO 9000.Implantação da Norma ISO 9000. 2000. (Outra).
IV Seminário Nacional do INES - Educação, Trabalho e Surdez. 1999. (Seminário).
Participação em bancas
Ismarcia Gonçalves Silva;ROCHA, F. G.. Emissões atmosféricas: uma abordagem para o ensino técnico em Química. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
ROCHA, F. G.; Lúcio Lugão Macedo; Ismarcia Gonçalves Silva. AS DIFICULDADES DO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ALUNOS SURDOS DA ESCOLA MUNICIPAL POETA CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE NO MUNICÍPIO DE NILÓPOLIS - RJ. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal do Rio de Janeiro.
ROCHA, F. G.; Lúcio Lugão Macedo; Ismarcia Gonçalves Silva. UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DO ALUNO SURDO NO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE NILÓPOLIS.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal do Rio de Janeiro.
ROCHA, F. G.; Emeli Marques Costa Leite; GOMES, R. S. M.. TRADUÇÃO COMENTADA: ?MECANISMOS DE COESÃO TEXTUAL VISUAL EM UMA NARRATIVA SINALIZADA: LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA EM FOCO? ? GISELE ANATER e GABRIELA PASSOS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras LIBRAS) - Universidade Federal de Santa Catarina.
ROCHA, F. G.; Emeli Marques Costa Leite; QUADROS, P. D. R. M.. TRADUÇÃO COMENTADA: TRADUÇÃO COMENTADA: CODAS BRASILEIROS: LIBRAS E PORTUGUÊS EM ZONAS DE CONTATO AUTORAS: RONICE MÜLLER DE QUADROS E MARA MASSUTTI. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras LIBRAS) - Universidade Federal de Santa Catarina.
ROCHA, F. G.; STUMPF, M. R.. TRADUÇÃO COMENTADA DO TEXTO ?DO PATOLÓGICO AO CULTURAL NA SURDEZ: PARA ALÉM DE UM E DE OUTRO OU PARA UMA REFLEXÃO CRÍTICA DOS PARADIGMAS? ? AUDREI GESSER. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras LIBRAS) - Universidade Federal de Santa Catarina.
ROCHA, F. G.. Concurso simplificado para provimento de professor de Libras. 2017. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
ROCHA, F. G.; SILVA, D. F.; ROSA, K. F.. Banca Examinadora de processo simplificado para contratação de professor de Libras do IFRJ - campus Paracambi. 2017. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
ROCHA, F. G.. Banca da prova prática para o cargo de tradutor e intérprete de Libras do Concurso Público do IBC.. 2013. Assessoria de Organização de Concursos Públicos.
ROCHA, F. G.. Banca da prova prática para o cargo de tradutor e intérprete de Libras do Concurso Público do INES. 2013. Assessoria de Organização de Concursos Públicos.
Comissão julgadora das bancas
PEDROSA, S. M. P. A.ROSADO, L. A. S.FERREIRA, GiselleCOUTO, R. M. S.. As concepções pedagógicas dos professores surdos na produção de materiais didáticos digitais com uso de imagens. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estácio de Sá.
PEDROSA, S.;FERREIRA, G. M. S.; COUTO, R. M. S.. As concepções pedagógicas dos professores surdos na produção de materiais didáticos digitais com uso de imagem. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estácio de Sá.
PEDROSA, S. M. P. A.ROSADO, LUIZ ALEXANDRE DA SILVA; FERREIRA, Giselle; COUTO, R. M. S.. As concepções pedagógicas dos professores surdos na produção de materiais didáticos digitais com uso de imagens. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estácio de Sá.
Orientou
A AUSÊNCIA DE TERMOS NO PROCESSO DE CONVERSÃO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA PARA LIBRAS: DESAFIOS E SOLUÇÕES ADOTADOS PELOS INTÉRPRETES DE LIBRAS; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; (Orientador);
A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS SURDOS SOBRE A DISCIPLINA E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; (Orientador);
A AUSÊNCIA DE TERMINOLOGIA NO PROCESSO DE CONVERSÃO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA PARA LIBRAS ? DESAFIOS E SOLUÇÕES ADOTADOS PELOS TILSP; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Fabiano Guimarães da Rocha;
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA AULA DE MATEMÁTICA POR ALUNOS SURDOS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Fabiano Guimarães da Rocha;
Um olhar dos ex-alunos da disciplina Libras dos cursos de Licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Nilópolis; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Fabiano Guimarães da Rocha;
O ensino de matemática para surdos através de imagens; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Fabiano Guimarães da Rocha;
O DESAFIO DE ENSINAR QUÍMICA ATRAVÉS DA LIBRAS; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Fabiano Guimarães da Rocha;
COMO A PRODUÇÃO DE EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO PARA O ENSINO DE FÍSICA MELHORA O APRENDIZADO DOS ALUNOS SURDOS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Fabiano Guimarães da Rocha;
AS DIFICULDADES DO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ALUNOS SURDOS DA ESCOLA MUNICIPAL POETA CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE NO MUNICÍPIO DE NILÓPOLIS - RJ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Fabiano Guimarães da Rocha;
UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DO ALUNO SURDO NO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE NILÓPOLIS; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Fabiano Guimarães da Rocha;
Foi orientado por
As Representações Sociais da aula de Matemática por Alunos Surdos; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - IFRJ - Campus Nilópolis; Orientador: Bruno Viviani dos Santos;
A AUSÊNCIA DE TERMOS NO PROCESSO DE CONVERSÃO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA PARA LIBRAS: DESAFIOS E SOLUÇÕES ADOTADOS PELOS INTÉRPRETES DE LIBRAS; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; (Orientador);
A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS SURDOS SOBRE A DISCIPLINA E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; (Orientador);
A AUSÊNCIA DE TERMINOLOGIA NO PROCESSO DE CONVERSÃO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA PARA LIBRAS ? DESAFIOS E SOLUÇÕES ADOTADOS PELOS TILSP; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Fabiano Guimarães da Rocha;
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA AULA DE MATEMÁTICA POR ALUNOS SURDOS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Fabiano Guimarães da Rocha;
Um olhar dos ex-alunos da disciplina Libras dos cursos de Licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Nilópolis; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Fabiano Guimarães da Rocha;
COMO A PRODUÇÃO DE EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO PARA O ENSINO DE FÍSICA MELHORA O APRENDIZADO DOS ALUNOS SURDOS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro; Orientador: Fabiano Guimarães da Rocha;
As concepções pedagógicas dos professores surdos na produção de materiais didáticos digitais com uso de imagens; 2017; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estácio de Sá,; Orientador: Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa;
A constrção da construção da identidade surda na perspectiva do letramento; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Veiga de ALmeida; Orientador: Luzia Cristina Nogueira de Araújo;
A produção e o uso de imagens em materiais didáticos digitais por professores surdos; 2015; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estácio de Sá, ; Coorientador: Luiz Alexandre da Silva Rosado;
Produções bibliográficas
-
ROCHA, F. G. . Conectivos Interfrásticos da LIBRAS: um estudo das conjunções nos gêneros discursivos. Revista Virtual de Cultura Surda e Diversidade , v. 1, p. 1-42, 2009.
-
ROCHA, F. G. . A construção da Educação de surdos na perspectiva do Letramento. Revista Virtual de Cultura Surda e Diversidade , v. 1, p. 01-55, 2007.
-
ROCHA, F. G. . Funções Comunicativas e Funções Pedagógicas. Revista da FENEIS , v. 5.000, p. 23-24, 2004.
-
ROCHA, F. G. . CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES SURDOS.. 01. ed. Alemanha: NEO - Novas Edições Acadêmicas, 2018. v. 01. 129p .
-
ROCHA, F. G. . Oficineiros da Inclusão. In: Cláudia Werneck. (Org.). Livro de Atividades Oficineiros (as) de Inclusão um projeto da Escola de Gente - Jovens que querem muar o mundo. Rio de Janeiro: WVA Editora, 2009, v. , p. -.
-
ROCHA, F. G. . Funções Comunicativas e Funções Pedagógicas. Revista da FENEIS, Rio de Janeiro, p. 23 - 24, 01 jul. 2001.
-
ROCHA, F. G. . A Epidemia da Libras. Que vírus é esse?. Revista da FENEIS, Rio de Janeiro, p. 10 - 10, 01 jul. 2001.
-
ROCHA, F. G. . Profissionais da LIBRAS: Conhecendo as diferenças II. Fórum (Rio de Janeiro) , 2011.
-
ROCHA, F. G. . Alguns desafios na interpretação versão voz da LIBRAS para o Português. Terminometro (Ed. Multilingue) , 2011.
-
ROCHA, F. G. ; GUIMARAES, E. M. S. . O ensino de interpretação e a formação de intérpretes de Libras-Português sob uma abordagem comunicativa discursiva.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ROCHA, F. G. ; PEDROSA, S. M. A. . O pesquisador como tradutor/intérprete de sua própria investigação ? desafios, possibilidades e técnicas na tradução: das glosas à paralinguística.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ROCHA, F. G. ; BATISTA, T. S. . Dificuldades de interpretação Libras-português, uma análise por meio de protocolos verbais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ROCHA, F. G. . Seminário Empresarial Brasil x EUA na Florida (Miami), 2020. (Tradução/Outra).
-
ROCHA, F. G. . Encontro comunitário do Presidente Jair Bolsonaro com os brasileiros que vivem em Miami, 2020. (Tradução/Outra).
-
VERISSIMO, G. S. ; GUIMARAES, E. M. S. ; ROCHA, F. G. . XVII COINES - Congresso Internacional do INES. Rio de Janeiro: INES, 2018. (Tradução/Outra).
-
VERISSIMO, G. S. ; ROCHA, F. G. . GAME XP 2018. Rio de Janeiro: Game XP, 2018. (Tradução/Outra).
-
ROCHA, F. G. . Vídeo de apresentação sobre Como estudar A Distância da UNESA. Rio de Janeiro: Tutoria da UNESA, 2016. (Tradução/Outra).
-
ROCHA, F. G. . VII Seminário de Pesquisa da Estácio e III Jornada de Iniciação Científica da UNESA. Rio de Janeiro: UNESA, 2015. (Tradução/Outra).
-
ROCHA, F. G. . Web Aula de LIBRAS, 2009. (Tradução/Outra).
-
ROCHA, F. G. . Oficineiros da Inclusão, 2004. (Tradução/Outra).
Outras produções
ROCHA, F. G. . Graduação em Letras Libras-Português. 2018.
MATTOS, M. ; CARRERA, E. ; ROCHA, F. G. ; SOUZA, L. C. S. ; ROCHA, F. G. . Intérprete de Libras do Palácio do Planalto. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
ROCHA, F. G. ; SURITA, E. . Fabiano Guimarães, ex-intérprete de Libras do Presidente. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
ROCHA, F. G. ; FERREIRA, J. . Fabiano Guimarães: A trajetória de um vencedor.. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
ROCHA, F. G. ; MATIAS, A. L. . Entrevista exclusiva com Fabiano Guimarães, ex-intérprete de Libras da Presidência. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
ROCHA, F. G. ; FRANCE-PRESS, A. . Jair Bolsonaro sign-language interpreter launches own campaign in Brazil. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
ROCHA, F. G. ; FRANCE-PRESS, A. . Brésil: Fabiano, l'interprète en langue des signes de Bolsonaro, se lance en politique. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
ROCHA, F. G. ; FRANCE-PRESS, A. . El intérprete de seas de Bolsonaro, un candidato 'sin nombre' a diputado. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
ROCHA, F. G. ; BUSS, G. . Fabiano Guimaraes, interprete de Libras do presidente Bolsonaro. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
ROCHA, F. G. ; MATTOS, M. . As saias-justas do intérprete de libras de Bolsonaro. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
ROCHA, F. G. . Web Aula de LIBRAS. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
ROSA, K. F. ; GIACOMO, A. S. ; ROCHA, F. G. . Inclusão da Pessoa com Deficiência: a evangelização da pessoa surda. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
AMARO, A. C. C. M. ; LEMOS, R. O. ; ROCHA, F. G. . Libras Básico. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ROCHA, F. G. ; GUIMARAES, F. ; ROCHA, F. G. . Algumas dificuldades de interpretação versão voz da LIBRAS para o português. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ROCHA, F. G. . Oficina de interpretação e técnica em LIBRAS. 2009. .
ROCHA, F. G. . Processo de Interlíngua na Educação de Surdos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ROCHA, F. G. . Oficina: Vivência na sociedade inclusiva. 2009. .
Prêmios
2008
Prolibras - Proficiência em Língua Brasileira de Sinais - Uso e Ensino no nível Ensino Superior, MEC/UFSC.
2007
Prolibras - Proficiência em Língua Brasileira de Sinais - Intérprete de Ensino Superior, MEC/UFSC.
2007
Certificado como intérprete de LIBRAS do Worksshopp sobre a Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho, Associação Fluminense de Reabilitação.
2007
Carta de Agradecimento do Programa de Acolhimento estudantil, da Universidade Federal Fluminense, pela atuação como intérprete de LIBRAS, UFF.
2005
Certificado como intérprete de LIBRAS da oficina Tradução de Textos Literários do Português para a LIBRAS, Editora ARARA Azul.
2005
Certificado como intérpete de LIBRAS do XXII Simpósio Barsileiro de Política e administração da Educação, ANPAE.
2004
Certificado como intérprete de LIBRAS da palestra Educação Bilingue, do curso de Pisicologia, Universidade Veiga de Almeida.
2004
Certificado como intérprete de LIBRAS do seminário I SinalizaAids - Projeto ISV, APADA.
2004
Certificado como intérprete de LIBRAS na Jornada de Aplicação de Estudos Linguísticos à Surdez, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2004
Declaração como intérprete de LIBRAS na Oficina Inclusiva para Jovens Judaicos, escola de Gente.
2004
Declaração como intérprete de LIBRAS na Oficina Inclusiva na Unidade Sesi de Jacarepaguá, escola de Gente.
2003
Certificado como intérprete de LIBRAS no curso de Capacitação do Projeto Oficineiros da Inclusão, Escola de Gente.
2003
Certificado como intérprete de LIBRAs do XIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE 2003, universidade Federal do Rio de Janeiro.
2003
Cetifiado como intérprete de LIBRAS da Oficina Educação Inclusiva no Brasil -Diagnóstico atual e desafios para o Futuro, Isntituto Helena Antipoff.
2002
Certificado de intérprete de LIBRAS do Primeiro Encontro da Mídia Legal - Universitários pela Inclusão, realizado no período de agosto a outubro de 2002, Escola de Gente.
2002
Certificado como intérprete de LIBRAS do curso de extensão universitária Educação Bilingue para surdos em uma perspectiva de inclusão social, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2002
Certificado como intérprete de LIBRAS do curso Técnicas de Microfilmagem, DATAPREV.
2002
Certificado como intérprete de LIBRAS do curso Windows NT 4.0 - Backup e Restauração, DATAPREV.
2002
Declaração como intérprete de LIBRAS do curso Excel para deficientes auditivos, DATAPREV.
2002
Declaração como intérpete de LIBRAS do Projeto Circo Baixada, Escola de Gente.
2001
Certificado como intérprete de LIBRAS do curso Legislação Trabalhista, Delegacia Regional do Trabalho no Estado do Rio de Janeiro.
2000
Carta de Agradecimento pela atuação como intérprete de LIBRAS no Encontro com professores da Rede Pública, no CEFETEQ de Nilópolis, SME de Nilópolis.
2000
Carta de Agradecimento da Comissão Organizadora do XIX Congresso Mundial de Rehabilitation pela atuação como intérprete de LIBRAS, XIX Congresso Mundial de Rehabilitation.
Histórico profissional
Experiência profissional
2014 - 2015
Instituto de Artes CenicasVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de LIBRAS, Carga horária: 4
Outras informações:
Aula de LIBRAS para alunos do curso de Teatro.
2011 - Atual
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor titular da disciplina Libras - Língua Brasileira de Sinais nos cursos de Licenciatura de Química, Matemática e Física e dos curso de Bacharelado em Produção Cultural.
Atividades
-
05/2011
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto Federal de Ciência a Tecnologia do Rio de Janeiro.,Linhas de pesquisa
-
05/2011
Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Libras - Língua Brasileira de Sinais
-
05/2011 - 02/2017
Outras atividades técnico-científicas , Instituto Federal de Ciência a Tecnologia do Rio de Janeiro, Instituto Federal de Ciência a Tecnologia do Rio de Janeiro.,Atividade realizada, Exposição: O Uso da fotografia para a Inclusão: Foco na acessibilidade.
2010 - 2011
Prefeitura Municipal de Rio das OstrasVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor II de LIBRAS, Carga horária: 25
Outras informações:
Lecionar aulas de LIBRAS (teoria e prática) no curso de formação de professores (normalistas) para as cinco turmas atuais. Ensinar a LIBRAS para professores da rede municipal de Rio das Ostras.
2009 - 2019
Universidade Estácio de SáVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 30
Outras informações:
Ministrar as aulas da disciplina LIBRAS, na modalidade de Educação a Distância, como disciplina comum a todas as faculdades de Licenciatura e como eletiva a outras cadeiras.
Mediar as discussões dos conteúdos de todas os módulos da disciplina; corrigir provas e trabalhos realizados pelos discentes; participar como professor on-line nos chat's; no ambiente virtual, fazer interferência e mediação pedagógicas dos temas debatidos nos fóruns.
2009 - 2010
Faculdades São JoséVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 13
Outras informações:
Ministrar a disciplina LIBRAS como professor titular nos cursos de Pedagogia, na modalidade presencial. Autor da ementa do curso.
2008 - 2011
Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e TecnológicoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Orientador educacional, Carga horária: 20
Outras informações:
Trabalhar como tutor do curso universitário Letras/LIBRAS, na modalidade de Educação a Distância. Ministrar discussões dos conteúdos de todas as disciplinas oferecidas na Faculdade; corrigir provas e trabalhos realizados pelos discentes; participar como tutor presencial e virtual; no ambiente virtual, fazer interferência e mediação pedagógica dos temas debatidos nos fóruns.
2008 - 2010
Prefeitura Municipal de Angra dos ReisVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Intérprete de LIBRAS/ Língua Portuguesa, Carga horária: 25
Outras informações:
Atuar como intérprete na Escola Municipal de Educação de Surdos do Município de Angra dos Reis em salas de aulas, palestras, reuniões e demais eventos. Atender as demandas sociais dos surdos.
2008 - 2009
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto na qualidade de ILS, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuar como intérprete de LIBRAS/Língua Portuguesa na faculdade de Educação de Belas Artes, acompanhando uma aluna surda em salas de aulas, palestras, reuniões; traduzir textos acadêmico para LIBRAS.
2004 - 2007
Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos/RJVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Intérprete de LIBRAS e Língua Portuguesa, Carga horária: 20
Outras informações:
Trabalhar como intérprete de LIBRAS/Língua Portuguesa nas demandas internas da Associação, tais como: cursos de libras, seminários de educação, reuniões pedagógicas, reuniões multidisciplinares, reuniões com as autoridades públicas da cidade de NIterói.
2000 - 2004
Federação Nacional de Educação de SurdosVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Intérprete de LIBRAS e Língua Portuguesa, Carga horária: 30
Outras informações:
Atuar como intérprete de LIBRAS/Língua Portuguesa em congressos, cursos, seminários, palestras, vídeoconferências, reuniões internas e nas empresas conveniadas; atender as demandas sociais dos surdos, a saber: atendimentos bancários, jurídicos, médicos, familiares.
2015 - 2015
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial RJVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Prestador de serviços educacionais, Carga horária: 4
Outras informações:
Ensino de Libras no Senac Madureira, Ensino de Libras para o Senac Flamengo, na prestação de serviços terceirizado do Senac ao Ministério do Trabalho.
2018 - 2019
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVERSUS VERITASVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Libras, Carga horária: 4
Outras informações:
Professor de Libras no curso presencial de Pedagogia.
2012 - 2015
Seminário Teológico Nova Vida - Belford RoxoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Serviço comunitário., Carga horária: 3
Outras informações:
Lecionei no curso de Teologia Básico as disciplinas Metodologia Científica, Libras e Hamartiologia.
2009 - 2009
Associação de Ensino Superior de Nova IguaçuVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
2019 - Atual
SECOM da Secretaria de Governo da Presidência da RepúblicaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Exerço a atividade de intérprete de Libras oficial do Presidente da República o sr. Jair Messias Bolsonaro.
2019 - 2022
Presidência da RepúblicaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: DAS 104.2, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Interpretar os discursos oficiais do Presidente da República e de outras autoridades políticas, e demais; traduzir os vídeos institucionais do governo federal.
Você é Fabiano Guimarães da Rocha?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Fabiano Guimarães da Rocha e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?