Manuel Antonio Meireles da Costa

Coordenador, pesquisador e professor dos programas de doutorado e de mestrado profissional em administração da UniFaccamp e professor conteudista da UNIP. Atua como administrador e consultor de empresas nos campos: competitividade, estratégia competitiva, instrumentos de gestão e indicadores. Graduado em Administração, com ênfase curricular em Análise de Sistemas pela FASP-Faculdade de Administração de São Paulo (1982), mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Paulista (2000), doutorado em Ciências, na área de Gestão em Saúde pela Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina (2005), doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (2006) e pós-doutorado pelo Centro de Estudos Avançados (CEA) da Universidade de Córdoba (Arg.). E-mail: meireles@faccamp.br

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia de Produção

2000 - 2006

Universidade de São Paulo
Título: Proposta de Modelo de Tomada de Decisão por meio de Indicadores definidos segundo a distribuição Beta
Orientador: Antonio R. N. Muscat
Palavras-chave: Gestão da Produção; indicadores gerenciais.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Atividades de Assessoria e Consultoria Às Empresas.

Doutorado em Ciências

2003 - 2005

Universidade Federal de São Paulo
Título: Aprendizagem Individual: um estudo do impacto do curso MBA gestão em saúde, do Instituto da Visão, na potencial modernidade organizacional de clínicas oftalmológicas
Orientador: Marinho Jorge Scarpi
Palavras-chave: cultura organizacional; competência.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Atividades de Assessoria e Consultoria Às Empresas.

Mestrado em Administração de Empresas

1998 - 2000

Universidade Paulista
Título: Armas e Campos da Competição,Ano de Obtenção: 2000
Orientador: José Celso Contador
Palavras-chave: estratégia; Vantagem competitiva; Competitividade industrial; campos e armas da competição.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Atividades de Assessoria e Consultoria Às Empresas.

Especialização em Administração e Planejamento em EaD

2006 - 2006

Universidade do Sul de Santa Catarina
Título: Programa Interamericano de Educação a Distância

Especialização em Ciencias Políticas

1989 - 1990

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Aperfeiçoamento em PROGRAMA MULTIDICIPLINÁRIO DE FORMACIÓN CONTINUA

2014 - 2014

Universidad Nacional de Córdoba - Argentina
Título: Ciudades y Megalópolis. Ano de finalização: 2014
Orientador: Francisco Delich

Aperfeiçoamento em Prática Arbitral

2009 - 2010

UNIVAR - Forum de Mediação Arbitra
Título: Direito Arbitral. Ano de finalização: 2010
Orientador: Sebastião Ribeiro de Mendonça

Aperfeiçoamento em Controle da Qualidade para Gerentes - Serviços

1994 - 1994

Fundação Christiano Ottoni
Ano de finalização: 1994;

Aperfeiçoamento em Introdução ao Pensamento Plítico Brasileiro

1986 - 1986

Universidade de Brasília, UnB
Ano de finalização: 1986;

Aperfeiçoamento em Relações Internacionais

1986 - 1986

Universidade de Brasília, UnB
Ano de finalização: 1986;

Aperfeiçoamento em Introdução a Ciência Pólítica

1985 - 1986

Universidade de Brasília, UnB
Ano de finalização: 1986;

Aperfeiçoamento em Contabilidade e Demonstrações Financeiras

1985 - 1985

IOB - Informações Objetivas
Ano de finalização: 1985;

Aperfeiçoamento em Extensão Universitária

1983 - 1983

Universidade de Brasília, UnB
Ano de finalização: 1983;

Aperfeiçoamento em Curso de Cálculos Financeiros e Investimentos

1981 - 1981

Centro de Estudos de Extensão Universitária
Ano de finalização: 1981;

Graduação em Administração, com Ênfase Curricular em Análise de

1978 - 1982

Faculdade de Administração de São Paulo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2014 - 2014

Pós-Doutorado. , IFEC Conicet Universidade Nacional de Córdoba, IFEC, Argentina. , Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2003 - 2003

SPSS for windows base: conceito e recursos. , SPSS TRAINING, SPSS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Lê Bem.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Pesquisa em Administração.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração Financeira.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração da Produção.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Metodologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Enangrad.Mapas Cognitivos. 2017. (Oficina).

8th Iberoamerican Academy Conference. Proposta de Modelo Para Obter Relação Funcional Entre Causas e Efeitos. 2013. (Congresso).

8th Iberoamerican Academy Conference. Modelos e Práticas de Gestão: uma Discussão Sobre Seus Pressupostos. 2013. (Congresso).

II SINGEP - Simpósio Internacional de Gestão de Projetos.Práxis de Gestão de Responsabilidade Socioambiental: Proposta de Questionário Validado Por Meio da Lógica Paraconsistente. 2013. (Simpósio).

X SEGeT - Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia.Criação de Capacitações Tecnológicas: O Caso da Comtec na Indústria Aeronáltica. 2013. (Simpósio).

7th Iberoamerican Academy of Management International Conference. Ensaio sobre a Pertinência e o Superficial Vínculo Atual entre as Teorias Motivacionais e a Gestão por Processos. 2011. (Congresso).

Academy of Management Annual Meeting. STRATEGY AS PRACTICE: A DISCUSSION OF THE EPISTEMOLOGICAL APPROPRIATION OF HISTORICAL-CULTURAL ACTIVITY THEORY BY THE ACTIVITY-BASED VIEW TOWARD AN ONTOLOGY OF PRACTICE OF STRATEGY IN ORGANIZATIONS. 2011. (Congresso).

EnEPQ - III Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade. Análise Qualitativa Por Meio da Lógica Paraconsistente: Método de Interpretação e Síntese de Informação obtida Por Escalas Likert. 2011. (Congresso).

SIMPOI 2011 - XIV Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais. Produtividade e incorporação tecnológica no Brasil: Evidências empíricas. 2011. (Congresso).

SIMPOI - XIV Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais. DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE QUESTIONÁRIOMULTIDIMENSIONAL, POR MEIO DE LÓGICA PARACONSISTENTE, PARA MEDIR A PRÁXIS DE GESTÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL. 2011. (Congresso).

CISCI - Conferencia Iberoamericana em Sistemas, Cibernética e Informática.Incorporação Tecnológica por \empresas no Brasil. 2010. (Simpósio).

EnANPAD. Design Science: Uma Abordagem Inexplorada por pesquisadores Brasileiros em Gestão de Sistemas de informação. 2010. (Congresso).

EnANPAD. Incorporação Tecnológica pelas Organizações: um estudo de seu impacto no trabalho e no lucro. 2010. (Congresso).

EnANPAD. New Technologies, Old Habits: Automation Without Innovation. 2010. (Congresso).

EnANPAD. Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração.XXXV Encontro da ANPAD. Dimensões de Qualidade da Informação como Elemento Classificatório para Localidades com Concentração de Atividades da Cadeia Produtiva. 2010. (Congresso).

SEMEAD - Seminários em Administração - FEAUSP. A obtenção de Vantagem Competitiva Medida pela Análise de GAP da Qualidade de Serviços: o Estudo de Caso de uma Farmácia de Manipulação. 2010. (Congresso).

SIMPOI. Percepção e Aproveitamento de Oportunidade de Inovação por Empreendedor: Um Estudo de Caso. 2010. (Congresso).

SIMPOI. Incorporação Tecnológica pelas Empresas Brasileiras: Um Estudo da Variação em Dez Anos (1998 a 2008). 2010. (Congresso).

3Es - IV Encontro de Estudos em Estratégia da ANPAD.Estratégia, Competência e Aprendizagem: o Caso de um Supermercado de Sorocaba. 2009. (Encontro).

EnADI - II Encontro de Administração da Informação da ANPAD. Melhorias da Qualidade da Informação Organizacional pela Agregação de Resumo: Análise de Softwares Gerenciadores de Resumo (Summarizers). 2009. (Congresso).

EnEPQ - II Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade. Proposta de Método Para Quantificar Grau de Aderência Plena a um Tipo Sub-ideal. 2009. (Congresso).

Iberoamerican Academy of Management. Categorias Estratégicas de Análise no Marketing de Relacionamento em Indústrias Brasileiras e Espanholas: Case no Setor Cosmético. 2009. (Congresso).

13th WSEAS International Conference on APPLIED MATHEMATICS. Five Steps Primality Test. 2008. (Congresso).

13th WSEAS International Conference on APPLIED MATHEMATICS. On Goldbach Conjecture. 2008. (Congresso).

CBC_XV Congresso Brasileiro de Custos. Avaliação da Relação Custo/Benefício de um Programa de Desenvolvimento de Competências por meio de Lógica Paraconsistente Anotada. 2008. (Congresso).

CONTECSI - 5TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON INFORMATUION SYSTEMS AND TECNOLOGY MANAGEMENT. Sistema de Informações Relevantes: validação do uso de beta-indicadores por meio de lógica paraconsistente. 2008. (Congresso).

EMA_ENCONTRO DE MARKETING DA ANPAD. Identificação de Preferência dos Clientes de um Supermercado de Pequeno Porte a partie da Matriz Trade-Off. 2008. (Congresso).

IV Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática. Estratificação de números e a conjuntura de Goldbach. 2008. (Congresso).

SEGET - V SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA.INFLUÊNCIA DAS REGULAMENTAÇÕES AMBIENTAIS NA ADOÇÃO DE MEDIDAS PREVENTIVAS PELAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. 2008. (Simpósio).

V EGEPE. Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas. ESTRESSE NA ROTINA DO TRABALHO: UM ESTUDO DOS ESTRESSORES NA ROTINA DO TRABALHO. 2008. (Congresso).

V EGEPE Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas.. TECNOLOGIAS LIMPAS NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. 2008. (Congresso).

XXV Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica.Inovação Tecnológica: Proposta de Indicador. 2008. (Simpósio).

5th International Conference of the Iberoamerican Academy of Management. Configuração do sistema de informação: um estudo de validação de sofwares simuladores voltados ao apoio do processo de aprendizagem de estudantes de ensino superior. 2007. (Congresso).

CONTECSI - Congresso Internacional de Gestão da Tecnologia de Sistema de Informação. Configuração de Sistema de Informação em Sala de Aula. 2007. (Congresso).

ENAMPAD. Configuração de Sistema de Informação: um Estudo de Validação de Softwares Simuladores Voltados ao Apoio do Processo de Aprendizagem de Estudantes de Ensino Superior. 2007. (Congresso).

IAM - International Conference of the Iberoamerican Academy of Managemente. Configuration of Infomation Systems: Validation of Software Based Simulators Supporting Learning Processes in Higher Education. 2007. (Congresso).

B.A.L.A.S. - Business Association of Latin American Studies. Fields and Weapons of the Competition: a model to formulate strategy of production. 2006. (Congresso).

CONVIBRA - Congresso Virtual Brasileiro de Administração. Estratétia. 2006. (Congresso).

EnANPAD 2006. Teoria do Caos: uma contribui'vão para a formação de estratégias. 2006. (Congresso).

EnAPG 2006. Proposta de Utilização de Beta-Indicador como Modelo para Gestão de Projetos e Processos Sociais. 2006. (Congresso).

SIMPOI 2006.Uso de Beta-Indicadores para estabelecer metas para desempenho competitivo. 2006. (Simpósio).

SIMPOI - XI Simpósio de Administração da Produção, logistica e Operações Internacionais 2006.Estratégia de Operações. 2006. (Simpósio).

XIII Congresso Brasileiro de Custos. Proposta de utilização de Beta-indicador como modelo determinístico para gestão de custos estimados. 2006. (Congresso).

XXIV - SGIT - Simpósio de Gestão da Inovação tecnológica.A regulação ambiental como vetor indutor de inovações tecnológicas nas MPE's. 2006. (Simpósio).

XXIV SGIT - Simpósio de Gestão de Inovação Tecnilógica.Sistema Métrico Para Estabelecer e Avaliar Desempenho e Selecionar Informações. 2006. (Simpósio).

XXIX Simpósio de Oftalmologia da UNIFESP - SOU.Finaças Pessoais. 2006. (Simpósio).

XXIX - Simpósio de Oftalmologia da UNIFESP - SOU.Instrumento de Gestão de Pessoas. 2006. (Simpósio).

XXVI ENEGEP. A engenharia de produção nas instituições hospitalares: Elementos para a identificação de fontes de desperdício.. 2006. (Congresso).

COBENGE 2005. O Papel da Engenharia da Produção. 2005. (Congresso).

COBENGE 2005. Engenheiro Administrador. 2005. (Congresso).

EnANPAD 2005. Gestão Ambiental Portuária: o problema da poluição atmosférica no porto de Santos. 2005. (Congresso).

SEGeT- II Simposio de Excelencia em Gestão e Tecnologia.Convergência e Concordência. 2005. (Simpósio).

XXVII SIMASP - Simposio Internacional Moacyr Álvaro.Habilitar em Gestão faz diferença!. 2005. (Simpósio).

CATI 2004. Sistema de Informações Relevantes com Beta-Indicadores. 2004. (Congresso).

Congresso de Gestão dos Serviços Médicos. Medical Management. 2004. (Congresso).

EnANPAD 2004. Outplacement: um estudo do seu impacto nas gestões estratégicas da imagem corporativa e do passivo trabalhista. 2004. (Congresso).

I Medical Management - Gestão dos Serviços Médicos. Instrumentos de Gestão. 2004. (Congresso).

XI SIMPEP - Simpósio de Engenharia de Produção. Determinação de preços de serviços de processamento eletrônico de cartões de crédito. 2004. (Congresso).

XXIV ENEGEP. Modelo de campos e armas da competição. 2004. (Congresso).

XXVII SIMASP 2004. Instrumentos de Gestão. 2004. (Congresso).

ALTEC. Estrutura tríplice: proposta de modelo de estrutura organizacional com base no pensamento complexo. 2003. (Congresso).

Ciclo CIEE de Palestras sobre RH.Ética Organizacional. 2003. (Simpósio).

IV International Workshop Human Resources Management in the New Economy. Cultura Organizacional: Una investigación de la mudanza cultural en una empresa de telecomunicaciones, bajo los presupuestos teóricos de Sashkin & Kiser y Pascale.. 2003. (Congresso).

XVII International Congress of Mechanical Engineering. Production Management System Implementation in a Brazilian Industry. 2003. (Congresso).

XXVI ENANPAD. Questionário de opiniões e atitudes: metodologia de coleta de dados em questionários extensos. 2002. (Congresso).

ENANPAD 2001. Análise da Competitividade por campos e armas da competição. 2001. (Congresso).

I Encontro Científico de Todos os Programas de Pós-Graduação da UNIP.Armas e Campos da Competição. 2000. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Roseli Aparecida Soligo

PAULO, W. L.;MEIRELES, M.; CARVALHO, M. F. H.. Modelo de otimização do Mix de Procedimentos Diagnósticos em MPEs de Ultrassonografia. 2018. Dissertação (Mestrado em Profissional de Administração) - Faculdade Campo Limpo Paulista - Pesquisa.

Aluno: Adriana Suigh Carlos Duarte

Cida SanchesMEIRELES, M.; ONUSIC, L. M.. Enfermeiro e suas competências organizacionais. 2018. Dissertação (Mestrado em Profissional de Administração) - Faculdade Campo Limpo Paulista - Pesquisa.

Aluno: Camila Nathalia Padula de Godoy

PAULO, W. L.; ROCCO, C. D.;MEIRELES, M.. Método de otimização de fatores competitivos fundamentado na análise de importância e desempenho em uma micro empresa. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração) - Centro Universitário Campo Limpo Paulista.

Aluno: Adriana Suigh Carlos Duarte

Cida SanchesMeireles, Manuel; ONUSIC, L. M.. Enfermeiro e suas competências empreendedoras. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração) - Centro Universitário Campo Limpo Paulista.

Aluno: Claudia Aparecida Azevedo

Cida SanchesMEIRELES, M.; BUENO, R. L. P.. Processo de empreender: um estudo das principais lacunas dos empreendedores da terceira idade em relação ao processo de construir empreendimentos. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração) - Faculdade Campo Limpo Paulista - Pesquisa.

Aluno: Mário Pincelli Neto

SCARPI, M. J.; BELFORT JR., R.;MEIRELES, M.. Proposta para criação de Software educativo: Diagrama de Ishikawa para edema macular cistóide. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado / Doutorado) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Hellen Rodrigues

DE SORDI, J.O.; STAL, E.;MEIRELES, M.. Exportação da e pequena empresa: análise da atuação dos Bancos. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional) - Centro Universitário Campo Limpo Paulista.

Aluno: Ana Paula Donofrio

PAULO, W. L.; CAMPOS, A. L. S.;MEIRELES, M.. Análise de Risco de Crédito de micro e pequenas empresas fundamentada no método multicritério T-ODA. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional) - Centro Universitário Campo Limpo Paulista.

Aluno: Cláudio Raimundo

SANCHES, C.MEIRELES, M.SILVA, O. R.. Indicadores para Gestão Educacional. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional) - Centro Universitário Campo Limpo Paulista.

Aluno: Robson Fernando da Costa

Cida SanchesMEIRELES, M.; OLIVA, E. C.. Funcionários High Potential: um estudo dos principais fatores deretenção em empresas de pequeno e médio porte no nicho de serviços de telecomunicações e tecnologia de informação. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional) - Centro Universitário Campo Limpo Paulista.

Aluno: Roselaine Aparecida de Faria Teodoro Pozo

MEIRELES, M.Cida Sanches; AKABANE, G. K.. Gestão Estratégica do Tempo: uma investigação da eficácia e eficiência do Sistema GUT na utilização do tempo gerencial de gestores de Micro e Pequenas Empresas. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional) - Centro Universitário Campo Limpo Paulista.

Aluno: Cassio Bardi da Fonseca

MEIRELES, M.Cida Sanches; PESSOA, L. C.. Estatuto das Micro e Pequenas Empresas: do estímulo à inovação.. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional) - Centro Universitário Campo Limpo Paulista.

Aluno: Felipe de Souza Pacheco

CONEJERO, M. A.;MEIRELES, M.; MANTOVANI, D. M. N.. Proposição de um artefato para formação de preço de projetos em ambiente de concorrência monopolística com uso de abordagem Design Science. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional) - Centro Universitário Campo Limpo Paulista.

Aluno: Samuel Ferreira Júnior

MEIRELES, M.Cida SanchesSILVA, O. R.. Determinante Causal: uma investigação da eficácia da ferramenta determinante causal em pequenas e micro empresas. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional) - Centro Universitário Campo Limpo Paulista.

Aluno: Jair Sbaraini

SANCHES, C.; Costa Neto;MEIRELES, Manuel. Inovação em Processos - Proposta de como gerar um funil de inovação adequado para projetos de inovação em processos. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional) - Instituto de Ensino Campo Limpo Paulista S/C Ltda..

Aluno: Odair Santos da Silva

SANCHES, C.; NASSIF, V. M. J.;MEIRELES, Manuel. Processo Empreendedor: um estudo do grau de aderência das práticas dos recem-empreendedores ao processo de empreendedorismo. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional) - Instituto de Ensino Campo Limpo Paulista S/C Ltda..

Aluno: Pedro Regis Dias Aguirre

Costa Neto; CONTADOR, J.;MEIRELES, Manuel. Artefato para a formulação da estratégia competitiva de empresas de pequeno porte do setor de Usinagem Mecânica. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional) - Instituto de Ensino Campo Limpo Paulista S/C Ltda..

Aluno: Pedro Regis Dias Aguirre

CONTADOR, J.;MEIRELES, Manuel; Costa Neto. Estratégia Competitiva das Empresas: Artefato para sua formulação com base no Modelo de Campos e Armas da Competição. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional) - Instituto de Ensino Campo Limpo Paulista S/C Ltda..

Aluno: Renata Pereira Longo

MEIRELES, M.Cida Sanches; FERREIRA, L. C. M.. RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL: Um estudo do nível da práxis da Gestão da Responsabilidade Socioambiental pelas pequenas e médias Usinas Sucroalcooleiras. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional) - Centro Universitário Campo Limpo Paulista.

Aluno: Alessandra Lomazini

MEIRELES, M.Cida Sanches; CORREA, H. L.. MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL: Projeto de pesquisa com abordagem design science para incentivar a formalização, capacitação e promoção da visibilidade de microempreendedores da Aglomeração Urbana de Jundiaí. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional) - Centro Universitário Campo Limpo Paulista.

Aluno: Givaldo Guilherme dos Santos

MEIRELES, M.; CONEJERO, M. A.; MELO, P. L. R.. CUSTO OCUPACIONAL: Uma pesquisa com abordagem Design Science referente ao artefato de diagnóstico de custo ocupacional e ambiente mercadológico de lojas em centros comerciais. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional) - Centro Universitário Campo Limpo Paulista.

Aluno: Gilson Fernandes Lopes

PICCHIAI, D.; URDAN, A. T.;MEIRELES, Manuel. Ivestimento e Criação de Valor nas Micro e Pequenas Empresas na Região de Campinas: um estudo sobre a correlação entre fatores gerenciais, técnicos e emocionaissob a perspectiva do EVA. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional) - Instituto de Ensino Campo Limpo Paulista S/C Ltda..

Aluno: Claudio Silva Palmuti

PICCHIAI, D.; OLIVEIRA, T. M. V.;MEIRELES, Manuel. Mensuração do Risco de Crédito por meio de Análise Estatística Multivariada. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional) - Instituto de Ensino Campo Limpo Paulista S/C Ltda..

Aluno: Cláudio Farias Rossoni

Rossoni, C.F.;MEIRELES, Manuel. Decisão Multicritério: uma pesquisa experiemental para avaliação da percepção dos gestores de MPE acerca do modelo de tomada de decisão multicritério T-ODA quanto à sua aplicabilidade. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional) - Instituto de Ensino Campo Limpo Paulista S/C Ltda..

Aluno: Miriane de Almeida Fernandes

FERNANDES, M. A.;MEIRELES, Manuel. Sustentabilidade Financeira: proposta de indicador de sustentabilidade financeira aplicável as micro e pequenas empresas. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional) - Instituto de Ensino Campo Limpo Paulista S/C Ltda..

Aluno: Dimas Ozanam Calheiros

CALHEIROS,D.O.;DE.SORDI, J. O.MEIRELES, Manuel. Localidades com Concentração de Atividades da Cadeia Produtivas: Reflexão sobre Categorias de Análise, Indicadores e Variáveis. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional) - Centro Universitário Campo Limpo Paulista.

Aluno: Ricardo Paulo Brzozowski

BRZOZOWSKI, R. P.;SANCHES, C.MEIRELES, Manuel. Tipo Psicológico do Indivíduo Empreendedor: um estudo do perfil psicológico predominante nos empreendedores, segundo o MBTI. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional) - Centro Universitário Campo Limpo Paulista.

Aluno: Marcelo Dourado Sales

SALES, M.D.;SANCHES, C.MEIRELES, Manuel. Tipologia de Cultura Organizacional: proposta de processo de taxionomia da cultura organizacional de uma empresa com base na orientação empreendedora dos lideres. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional) - Centro Universitário Campo Limpo Paulista.

Aluno: Márcio Luiz Marietto

MARIETTO,M.SANCHES, C.MEIRELES, Manuel. Estratégia como Prática: Um estudo das práticas da ação estratégica nas MPEs situadas em clusters comerciais competitivos. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional) - Centro Universitário Campo Limpo Paulista.

Aluno: Alberto Peres

MEIRELES, ManuelSORDI, J. O.; AKABANE, G. K.. Oportunidades e desafios na implementação de centro de serviços financeiros internacional: uma análise da implementação na Union Carbide Corporation. 2006. Dissertação (Mestrado em Gestão de Negócios) - Universidade Católica de Santos.

Aluno: Andréa Azevedo Costa

MEIRELES, Manuel; FARIA, M. A. R.; PORTELLINHA, W. M.. Analise comparativa de custo da técnica cirúrgica Lasik em dois serviços diferentes. 2006. Dissertação (Mestrado em Administração da Prática Oftalmológica (Profissionalizante)) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Alberto Peres

MEIRELES, Manuel; DE-SORDI, O.; AKABANE, G. K.. Oportunidades e Desafios na Implementação de Centro de Serviços Financeiros Internacional: uma análise da implementação na Union Carbide Corporation. 2006. Dissertação (Mestrado em Gestão de Negócios) - Universidade Católica de Santos.

Aluno: Andréa Azevedo Costa

MEIRELES, Manuel; FARIA, M. A. R.; PORTELLINHA, W. M.. Análise Comparativa do Custo da Técnica Cirúrgica Lasik em Dois Serviços Diferentes. 2005. Dissertação (Mestrado em Administração da Prática Oftalmológica (Profissionalizante)) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Andréa Azevedo Costa

MEIRELES, Manuel; FARIA, M. A. R.; PORTELLINHA, W. M.. Análise comparativa do custo da técnica cirúrgica lasik em dois serviços diferentes.. 2005. Dissertação (Mestrado em Administração da Prática Oftalmológica (Profissionalizante)) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Ademir Miguel

MEIRELES, Manuel; FERREIRA, U. R.; Costa Neto; WEHR, S. J.. O nível de satisfação dos clientes com os serviços públicos de saúde na região oeste de São Paulo. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Administração) - Faculdades Tancredo Neves.

Aluno: Antonio Murilo Lemos Ramalho

MEIRELES, Manuel; MANDIA JUNIOR, C.; GIOVEDI FILHO, R.. Gestão de qualidade e análise de custos no diagnóstico da miastenia grave. 2004. Dissertação (Mestrado em Administração da Prática Oftalmológica (Profissionalizante)) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Ana Azussa Yamanouchi

MEIRELES, Manuel; SERRACARBASSA, P. D.. Avaliação dos custos na cirurgia de Pterígio. 2004. Dissertação (Mestrado em Administração da Prática Oftalmológica (Profissionalizante)) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Celso Teixeira Mendes

MEIRELES, Manuel; CARVALHO, M. F.;SORDI, J. O.; Costa Neto. Novas Tecnologias - estudo sobre o impacto na gestão dos processos de negócios. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Administração) - Faculdades Tancredo Neves.

Aluno: MARCELO RAMOS

MEIRELES, Manuel; LICHT, R. H. G.; ABID, F. C.. Planejamento estratégico em uma clínica oftalmológica. 2004. Dissertação (Mestrado em Administração da Prática Oftalmológica (Profissionalizante)) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Sheila de Souza Lima

MEIRELES, Manuel; Costa Neto;SORDI, J. O.; Ferreira. Sistema de Apoio à decisão em instituições de ensino superior direcionado às bibliotecas tradicionais e virtuais - públicas e particulares. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Administração) - Faculdades Tancredo Neves.

Aluno: Sheila de Souza Lima

MEIRELES, ManuelDe Sordi. Sistema de Apoio à Decisão em Instituições de Ensino Superior direcionado às Bibliotecas Virtuais Públicas e Particulares. 2002. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Administração) - Faculdades Tancredo Neves.

Aluno: Roberto Rodrigues Prado

MEIRELES, Manuel; Pacheco; Zaccarelli. Contabilidade Estratégica. 2002. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Administração) - Faculdades Tancredo Neves.

Aluno: Emílio Vieira Neto

MEIRELES, Manuel; Pacheco; Silva. Determinação de Preços de Serviços. 2002. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Administração) - Faculdades Tancredo Neves.

Aluno: Hercule Coelho

MEIRELES, Manuel. Perfil Competitivo Bogitex Ltda.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade Paulista.

Aluno: Estevão José Nicola

MEIRELES, Manuel. Perfil Competitivo Moldec Ltda.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade Paulista.

Aluno: Bruno Carmona

MEIRELES, Manuel. Selo Verde: Um estudo do grau de aplicação dos quesitos de Selo Verde nas empresas de celulose , no Brasil.. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade Paulista.

Aluno: Marcelo Matheus

MEIRELES, Manuel. CRM - Customer Relationship Management. Um estudo dos motivos que levam as organizações a dotar o CRM: ferramenta ou filosofia?. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade Paulista.

Aluno: Lilian Neves de Souza

MEIRELES, Manuel. Cultura Organizacional. Pesquisa, Teoria e Aplicação. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade Paulista.

Aluno: Alejandro E

MEIRELES, Manuel. A. Rodrigues.Tratamento de Anomalias. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade Paulista.

Aluno: Maria Helena Sica Hanriot

MEIRELES, Manuel. Tratamentos de Anomalias. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade Paulista.

Aluno: Camila Carolina da Mota

MEIRELES, Manuel. Perfil Competitivo Vela Santa Rita Ltda.. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade Paulista.

Aluno: Wagner Duarte

MEIRELES, Manuel. Perfil Competitivo da Prefeitura Municipal de Votorantim - SP.. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade Paulista.

Aluno: Fabiana Martins de Souza

MEIRELES, Manuel. Relatório de Gestão e Diagnóstico Organizacional. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade Paulista.

Aluno: João Paulo Tarora

MEIRELES, Manuel. Plano de Melhoria junto a Organização. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade Paulista.

Aluno: Fabrício Sandrini Baptista

MEIRELES, Manuel. Plano de Melhoria Empresarial da Verzani & Sandrini Ltda. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade Paulista.

Aluno: Roberta Carvalho

MEIRELES, Manuel. Tratamento de Anomalias em Empresa de propaganda.. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade Paulista.

Aluno: João Batista A

MEIRELES, Manuel. de Oliveira.Tratamento de Anomalias em Laboratório de Informática. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade Paulista.

Aluno: Daniela Jantalia

MEIRELES, Manuel. Gestão de RH na área de treinamento.. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade Paulista.

Aluno: Karina Paschoal Papa

MEIRELES, Manuel. Planos de Negócios da Fundação Cultural Arte de Viver.. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade Paulista.

Aluno: Danilo Roberto Giusti

MEIRELES, Manuel. Caracterização Estrutural e Organizacional da Empresa. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade Paulista.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

PAULO AUGUSTO DE ARRUDA MELLO

MELLO, P. A. A.. Aprendizagem individual: um estudo do impacto do Curso Master Busness Administration, gestão em saúde do Instituto da Visão, na potencial modernidade organizacional de clínicas oftalmológicas. 2005. Tese (Doutorado em Pós Graduação em Oftalmologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Roberto Antonio Martins

MUSCAT, Antonio Rafael Namur; COSTA NETO, Pedro L O; SHIMIZU, Tamio;MARTINS, Roberto A.; SORDI, José Osvaldo de. Modelo de Tomada de Decisão por meio de Indicadores Definidos Segundo a Distribuição Beta. 2006. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade de São Paulo.

José Celso Contador

CONTADOR, J. C.. Armas e campos da competição - Uma contribuição à gestão da vantagem competitiva. 2000. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Em Administração) - Universidade Paulista.

Pedro Luiz de Oliveira Costa Neto

COSTA NETO, P. L. O.. Campos e Armas da Competição. 2000. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Paulista.

Marinho Jorge Scarpi

SCARPI, M. J.. Aprendizado individual: um estudo do impacto do curso Master Business Administration Gestão em Saúde, do Instituto da Visão, na potencial modernidade organizacional de clínicas oftalmológicas. 2004. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de São Paulo.

Orlando Roque da Silva

SILVA, O. R.; SCARPI, Marinho Jorge; SCHOR, Paulo; PEREIRA, Giancarlo Silva Rego;SORDI, José Osvaldo; ALBERTONI, Walter Manna; SUSLIK, Carlos Alberto. Aprendizagem Individual: Um estudo do impacto do curso Master Business Administration Gestão em Saúde, do Instituto da Visão, na potencial modernidade organizacional de clínicas oftalmológicas. 2005. Tese (Doutorado em Medicina (Oftalmologia)) - Universidade Federal de São Paulo.

José Osvaldo De Sordi

MUSCAT, A. R. N.;DE SORDI, J.O.; COSTA NETO, P. L. O.; SHIMIZU, T.; MARTINS, R. A.. Modelo de tomada de decisão po meio de indicadores definidos segundo a distribuição beta. 2006. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade de São Paulo.

José Osvaldo De Sordi

SCARPI, M. J.;DE SORDI, J.O.; SCHOR, P.; PEREIRA, G. S. R.; ALBERTONI, W. M.. Aprendizagem individual: um estudo do impacto do curso Master Business Administration Gestão da Saúde, do Instituto da Visão, na potencial modernidade organizacional de clínicas oftalmológicas. 2005. Tese (Doutorado em Ciências Visuais) - Universidade Federal de São Paulo.

Antonio Rafael Namur Muscat

MUSCAT, A. R. N.; COSTA NETO, P. L. O.; SHIMIZU, T.; SORDI, J. O.; MARTINS, R. A.. Modelo de tomada de decisão por meio de indicadores definidos segundo a distribuição beta. 2006. Tese (Doutorado em Doutorado) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Bruno Aparecido Bathazar Volpe

Ferramentas Administrativas; Início: 2017 - Centro Universitário Campo Limpo Paulista; (Orientador);

Nelson Antonio Rogeri

Proposta de Artefato para medir o grau de arrojo dos micro e pequenos empresários; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração) - Centro Universitário Campo Limpo Paulista,; Orientador: Manuel Antonio Meireles da Costa;

Ludymila Caetano Ribeiro

Gargalos Administrativos: um estudo da sua gestão por meio do artefato ManagerialGUT; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração) - Centro Universitário Campo Limpo Paulista,; Orientador: Manuel Antonio Meireles da Costa;

Jonas de Souza

Eficiência Geral de Equipamento (OEE): um estudo da associação entre OEE e outros indicadores da atividade produtiva; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração) - Faculdade Campo Limpo Paulista - Pesquisa,; Orientador: Manuel Antonio Meireles da Costa;

Marcelo Cardoso de Azevedo

Fluxo de Caixa Simplificado: uma pesquisa com abordagem Design Science de software para elaborar relatórios simplificados de informações financeiras para as micro e pequenas empresas; 2015; Dissertação (Mestrado em Profissional de Administração) - Faculdade Campo Limpo Paulista - Pesquisa,; Orientador: Manuel Antonio Meireles da Costa;

Antonio Marcos de Oliveira Brito

Artefato para avaliação do nível de moralidade de profissionais no processo de seleção; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração) - Faculdade Campo Limpo Paulista - Pesquisa,; Orientador: Manuel Antonio Meireles da Costa;

Roselaine Aparecida de Faria Teodoro Pozo

Gestão Estratégica do Tempo: uma investigação da eficácia e eficiência do Sistema GUT na utilização do tempo gerencial de gestores de Micro e Pequenas Empresas; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional) - Centro Universitário Campo Limpo Paulista,; Orientador: Manuel Antonio Meireles da Costa;

Cassio Bardi da Fonseca

Estatuto das Micro e Pequenas Empresas: do estímulo à inovação; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional) - Centro Universitário Campo Limpo Paulista,; Orientador: Manuel Antonio Meireles da Costa;

Samuel Ferreira Júnior

Determinante Causal: uma investigação da eficácia da ferramenta determinante causal em pequenas e micro empresas; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional) - Centro Universitário Campo Limpo Paulista,; Orientador: Manuel Antonio Meireles da Costa;

Renata Pereira Longo

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL: Um estudo do nível da práxis da Gestão da Responsabilidade Socioambiental pelas pequenas e médias Usinas Sucroalcooleiras; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional) - Centro Universitário Campo Limpo Paulista,; Orientador: Manuel Antonio Meireles da Costa;

Givaldo Guilherme dos Santos

CUSTO OCUPACIONAL: Uma pesquisa com abordagem Design Science referente ao artefato de diagnóstico de custo ocupacional e ambiente mercadológico de lojas em centros comerciais; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional) - Centro Universitário Campo Limpo Paulista,; Orientador: Manuel Antonio Meireles da Costa;

Alessandra Lomazini

MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL: Projeto de pesquisa com abordagem design science para incentivar a formalização, capacitação e promoção da visibilidade de microempreendedores da Aglomeração Urbana de Jundiaí; 2013; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional) - Centro Universitário Campo Limpo Paulista,; Orientador: Manuel Antonio Meireles da Costa;

Katia Duarte Magalhaes

Cenário Competitivo - Utilização do Método de Grumbach para Elaboração do Cenário Prospectivo no qual as Micro e Pequenas Empresas Competirão em 2020; ; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional) - Instituto de Ensino Campo Limpo Paulista S/C Ltda; ,; Orientador: Manuel Antonio Meireles da Costa;

Miriane de Almeida Fernandes

Sustentabilidade Financeira: proposta de indicador de sustentabilidade financeira aplicável às micro e pequenas empresas; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional) - Instituto de Ensino Campo Limpo Paulista S/C Ltda; ,; Orientador: Manuel Antonio Meireles da Costa;

Cláudio Farias Rossoni

Decisão Multicritério: uma pesquisa experimental para avaliação da percepção dos gestores de MPE acerca do modelo de tomada de decisão multicritério T_ODA quanto à sua aplicabilidade; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional) - Instituto de Ensino Campo Limpo Paulista S/C Ltda; ,; Orientador: Manuel Antonio Meireles da Costa;

Rubens Cukier

Disfunsão Competitiva: análise do nível das lacunas (GAPs) pelo modelo SERVQUAL, em farmácias de manipulação em municípios do Estados de São Paulo; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional) - Centro Universitário Campo Limpo Paulista,; Orientador: Manuel Antonio Meireles da Costa;

Ana Carolina Marion Santos

Resiliência: um estudo da associação da resilência do gestor e o sucesso do empreendimento no contexto das micro e pequenas empresas; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional) - Centro Universitário Campo Limpo Paulista,; Orientador: Manuel Antonio Meireles da Costa;

Filemon Pereira de Lima

Um estudo de poder de negociação na cadeia produtiva da construção civil; 2006; Dissertação (Mestrado em Administração) - Faculdades Tancredo Neves,; Orientador: Manuel Antonio Meireles da Costa;

Maria Laura de Souza Gomes

Estressores organizacionais: um estudo dos principais stressores apontados por funcionários de agências bancárias na cidade de São Paulo; 2006; Dissertação (Mestrado em Administração) - Faculdades Tancredo Neves,; Orientador: Manuel Antonio Meireles da Costa;

Macus Vinicius Walert da Silva

Processos de Terceirização: um estudo dos processos de terceirização em áreas de Recursos Humano; 2006; Dissertação (Mestrado em Administração) - Faculdades Tancredo Neves,; Orientador: Manuel Antonio Meireles da Costa;

Rogerio Donizeti Marques

Programa de Qualidade em Pequenas Empresas Fornecedoras da Indústria Automobilística; 2005; Dissertação (Mestrado em Administração) - Faculdades Tancredo Neves,; Orientador: Manuel Antonio Meireles da Costa;

Alexandre Santos Baciarello Zappelloni

Recursos Humanos e o Segmento Cooperativista; 2005; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Administração) - Faculdades Tancredo Neves,; Orientador: Manuel Antonio Meireles da Costa;

Emilio Augusto Vieira Neto

Determinação de Preços em Serviços: um estudo da formação de preços em empresas de prestação de serviços de processamento eletrônico de cartões de crédito; 2004; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Administração) - Faculdades Tancredo Neves,; Orientador: Manuel Antonio Meireles da Costa;

Roberto Rodrigues Prado

Contabilidade Estratégica; 2004; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Administração) - Faculdades Tancredo Neves,; Orientador: Manuel Antonio Meireles da Costa;

Paulo Roberto Alves

Teoria das restrições; 2004; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Administração) - Faculdades Tancredo Neves,; Orientador: Manuel Antonio Meireles da Costa;

Roberto Rodrigues Prado

Contabilidade estratégica: um estudo do papel estratégico do Controller em empresas sitiadas no Brasil; 2003; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Administração) - Faculdades Tancredo Neves,; Orientador: Manuel Antonio Meireles da Costa;

Márcio Luiz Marietto

A aplicação das teorias da Administração no Setor Público de Saúde da Grã-Bretanha - O NHS (National Health Service); 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Saúde) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Manuel Antonio Meireles da Costa;

Hercule Coelho

Perfil Competitivo da Bogitex; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade Paulista; Orientador: Manuel Antonio Meireles da Costa;

Estevão José Nicola

Perfil Competitivo da empresa Moldec; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade Paulista; Orientador: Manuel Antonio Meireles da Costa;

Lilian Neves de Souza

Cultura Organizacional: Pesquisa, Teoria e Aplicação; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade Paulista; Orientador: Manuel Antonio Meireles da Costa;

Marcelo Matheus

CRM - Customer Relationship Management- Um estudo dos motivos que levam as organizações a adotar o CRM: ferramenta ou filosofia; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade Paulista; Orientador: Manuel Antonio Meireles da Costa;

Bruno Carmona

Selo Verde: um estudo do grau de aplicação dos quesitos do Selo Verde nas empresas de celulose de mercado, no Brasil; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade Paulista; Orientador: Manuel Antonio Meireles da Costa;

Eduardo D'Elia

Tratamento de Anomalias; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade Paulista; Orientador: Manuel Antonio Meireles da Costa;

Maria Helena Sica Hanriot

Tratamento de não conformidades; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade Paulista; Orientador: Manuel Antonio Meireles da Costa;

Camila Carolina da Mota

Perfil Competitivo - Velas Santa Rita; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade Paulista; Orientador: Manuel Antonio Meireles da Costa;

Wagner Duarte

Perfil Competitivo da Prefeitura Municipal de Votorantim - SP; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade Paulista; Orientador: Manuel Antonio Meireles da Costa;

Fabrício Sandrini Baptista

Plano de Melhoria Empresarial; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade Paulista; Orientador: Manuel Antonio Meireles da Costa;

Fabiana Martins de Souza

Plano de melhoria junto a organização - Itautec-Philco; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade Paulista; Orientador: Manuel Antonio Meireles da Costa;

Marcio Freitas Dias dos Santos

Relatório de Gestão e Diagnóstico Organizacional; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade Paulista; Orientador: Manuel Antonio Meireles da Costa;

Roberto Carvalho

Solução de Problemas Administrativos; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade Paulista; Orientador: Manuel Antonio Meireles da Costa;

João Batista A

de Oliveira; Tratamento de Anomalias; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade Paulista; Orientador: Manuel Antonio Meireles da Costa;

Danilo Roberto Giusti

Caracterização Estrutural e Organizacional da Empresa; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração de Empresas) - Universidade Paulista; Orientador: Manuel Antonio Meireles da Costa;

Fabiano Cassio Perini

TQC - Total Quality Control; 1996; Iniciação Científica; (Graduando em Administração de Empresas) - Universidade Paulista; Orientador: Manuel Antonio Meireles da Costa;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

José Celso Contador

Armas e campos da competição: uma contribuição à gestão de vantagem competitiva; 2000; Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Em Administração) - Universidade Paulista,; Orientador: José Celso Contador;

Marinho Jorge Scarpi

Aprendizagem individual: um estudo do impacto do curso Master Business Administration Gestão em Saúde, do Instituto da Visão, na potencial modernidade organizacional de clínicas oftalmológicas; 2004; Tese (Doutorado em Pós-graduação em Ciências Visuais) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Marinho Jorge Scarpi;

Antonio Rafael Namur Muscat

Modelo de tomada de decisão por meio de indicadores definidos segundo a distribuição beta; 2005; Tese (Doutorado em Doutorado) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo,; Orientador: Antonio Rafael Namur Muscat;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SANCHES, CIDA ; FERREIRA JR, SAMUEL ; SANTOS, GIVALDO ; PAIXÃO, MARISA REGINA ; Meireles, Manuel . TODA. INTERNATIONAL JOURNAL OF DECISION SUPPORT SYSTEM TECHNOLOGY , v. 10, p. 1-20, 2018.

  • De Sordi, José Osvaldo ; Meireles, Manuel ; RIGATO, CARLOS ; CHAGAS, MILTON . Exaptação da gestão de citações na emissão de parecer: discussão de barreiras sociais pelo policy delphi. CADERNOS DE GESTÃO PÚBLICA , v. 23, p. 3-27, 2018.

  • Meireles, Manuel ; SANCHES, CIDA . Atributos que caracterizan una megalópolis. URBE. REVISTA BRASILEIRA DE GESTÃO URBANA , v. 2, p. 1-19, 2018.

  • BIANCHI, ELIANE MARIA PIRES GIAVINA ; Meireles, Manuel ; De Sordi, José Osvaldo ; AZEVEDO, MARCIA CARVALHO DE . Multifuncionalidade: Contribuições da Literatura Científica para sua Compreensão e Implementação nas Organizações. Revista Eletrônica Gestão e Sociedade , v. 12, p. 2423-2454, 2018.

  • De Sordi, José Osvaldo ; NELSON, REED ; Meireles, Manuel ; HASHIMOTO, MARCO ; RIGATO, CARLOS . Exaptation in management: beyond technological innovations. EUROPEAN BUSINESS REVIEW , v. 31, p. 00-00, 2018.

  • Meireles, Manuel . Partitions of even numbers. New Trends in Mathematical Science , v. 1, p. 83-106, 2017.

  • De Sordi, José Osvaldo ; DE PAULO, WANDERLEI LIMA ; Meireles, Manuel Antonio ; DE AZEVEDO, MARCIA CARVALHO ; PINOCHET, LUIS HERNAN CONTRERAS . Proposal of indicators for the structural analysis of scientific articles. Journal of Informetrics , v. 11, p. 483-497, 2017.

  • MEIRELES, Manuel . Partitions of even numbers and some applications. Research and Communications in Mathematics and Mathematical Sciences , v. 8, p. 115-131, 2017.

  • De Sordi, José Osvaldo ; CONEJERO, MARCO ANTONIO ; Meireles, Manuel . Bibliometric indicators in the context of regional repositories: proposing the D-index. Scientometrics (Online) , v. 107, p. 1-24, 2016.

  • DE SORDI, J.O. ; NELSON, REED, ELLIOT ; MEIRELES, Manuel ; DA SILVEIRA, MARCO ANTONIO . Development of digital products and services: Proposal of a framework to analyze versioning actions. European Management Journal , v. 34, p. 39, 2016.

  • De Sordi, José Osvaldo ; Meireles, Manuel ; DE OLIVEIRA, OSVALDO LUIZ . The Text Matrix as a tool to increase the cohesion of extensive texts. Journal of the Association for Information Science and Technology , v. 1, p. n/a-n/a, 2015.

  • De Sordi ; AZEVEDO, M. C. ; MEIRELES, M. . A PESQUISA DESIGN SCIENCE NO BRASIL SEGUNDO AS PUBLICAÇÕES EM ADMINISTRAÇÃO DA INFORMAÇÃO. Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação (Online) , v. 12, p. 165-186, 2015.

  • Meireles, Manuel ; SANCHES, CIDA ; FERREIRA, SAMUEL ; De Sordi, José Osvaldo ; SANTOS, GIVALDO . Social Efficiency of For-profit Organizations in Brazil: An Empirical Analysis. Social Indicators Research , v. 123, p. 1-32, 2015.

  • SANCHES, CIDA ; De Sordi, José Osvaldo ; JUNIOR, SAMUEL FERREIRA ; Meireles, Manuel ; DA SILVA, ORLANDO ROQUE . Comparative study of the Causal Matrix and Causal Determinant. Total Quality Management and Business Excellence (Online) , v. 26, p. 1-18, 2015.

  • DE.SORDI, J. O. ; JENOINO, G. R. ; MEIRELES, M. . Inovação em Processo de Análise e Seleção de Acervos Digitais. RAI : Revista de Administração e Inovação , v. 12, p. 254-276, 2015.

  • SORDI, J. O. ; AZEVEDO, M. C. ; MEIRELES, M. . Análise Crítica da Pesquisa em Comportamento Informacional Segundo as Demandas da Empresa Intensiva em Conhecimento. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação , v. 13, p. 504-525, 2015.

  • DE.SORDI, J. O. ; MEIRELES, Manuel ; NELSON, R. . Análise de variações lógicas da teoria da contingência estrutural. Revista de administração da Unimep , v. 12, p. 1-23, 2014.

  • SANCHES, CIDA ; Meireles, Manuel ; DA SILVA, ORLANDO ROQUE . Framework for the generic process of diagnosis in quality problem solving. TOTAL QUALITY MANAGEMENT & BUSINESS EXCELLENCE , v. s/n, p. 1-15, 2014.

  • DE SORDI, J.O. ; MEIRELES, M. ; AZEVEDO, MÁRCIA CARVALHO DE . Information selection by managers: priorities and values attributed to the dimensions of information. Online Information Review (Print) , v. 38, p. 63-80, 2014.

  • LONGO, R. ; MEIRELES, M. . Análise do Grau da Praxis da Gestão da Responsabilidade Ambiental praticada por Usinas Sucroalcooleiras. Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável (RBAS) , v. 4, p. 645-656, 2014.

  • CUKIER, R. ; MEIRELES, Manuel . Disfunção Competitiva: Análise do Nível das Lacunas (GAPS), pelo Modelo Servqual, em Farmácias de Manipulação em Municípios do Estado de São Paulo.. Revista Científica Hermes , v. 8, p. 70-91, 2013.

  • FERNANDES, MIRIANE DE ALMEIDA ; Meireles, Manuel . Justificativa e proposta de indicador de sustentabilidade financeira. Revista Contemporânea de Contabilidade , v. 10, p. 75-96, 2013.

  • De Sordi, José Osvaldo ; Meireles, Manuel ; CIRANI, CLÁUDIA BRITO SILVA ; AZEVEDO, MÁRCIA CARVALHO DE . Declaration of input sources in scientific research: should this practice be incorporated to organizational information management?. Perspectivas em Ciência da Informação (Impresso) , v. 18, p. 17-38, 2013.

  • MEIRELES, M. ; SANCHES, C. ; DE.SORDI, J. O. . Indicator for Measuring the Degree of Market Concentration. European Journal Of Economics, Finance and Administrative Sciences , v. 61, p. 170-184, 2013.

  • MEIRELES, Manuel ; De Sordi, José Osvaldo ; Valentim, Marta Lígia Pomim . New technologies, old habits: automation without innovation. BAR. Brazilian Administration Review , v. 9, p. 110-126, 2012.

  • De Sordi, José Osvaldo ; Meireles, Manuel . Arranjo produtivo local ou aglomerado de empresas? Distinção por atributos associados à temática transferência de informação. Revista de Administração Pública (Impresso) , v. 46, p. 775-794, 2012.

  • DE SORDI, J.O. ; MEIRELES, Manuel . Classification of business clusters based on information transfer events. Information Development , v. jcr, p. 74, 2012.

  • MARIETO, M. ; SANCHES, C. ; MEIRELES, Manuel ; FERNANDES, B.H.R. ; PAIXÃO, M.R. . Estratégia, Competência e Aprendizagem: o caso de um Supermercado na Cidade de Sorocaba. REGE. Revista de Gestão USP , v. 19, p. 73-85, 2012.

  • MARIETTO,M. ; Cida Sanches ; MEIRELES, Manuel . Strategy as practice: a discussion of the epistemological appropriation of historical-cultural activity theory by the activity-based view. Faces: Revista de Administração (Belo Horizonte. Online) , v. 2, p. 93-107, 2012.

  • De Sordi ; MEIRELES, Manuel ; SANCHES, C. . Design Science Aplicada às Pesquisas em Administração: Reflexões a Partir do Recente Histórico de Publicações Internacionais. RAI : Revista de Administração e Inovação , v. 28, p. 10-36, 2011.

  • MARIETO, M. ; SANCHES, C. ; MEIRELES, Manuel . Teoria do Caos: Uma Contribuição para a Formação de Estratégias. Revista Iberoamericana de Estratégia , v. 10, p. 66-93, 2011.

  • DE.SORDI, J. O. ; MEIRELES, Manuel . Processo de Gestão da Informação em Localidade com Concentração de Atividades da Cadeia Produtiva: Extrapolando Benefícios para o Contexto do Órgão Gestor. Perspectivas em Ciência da Informação (Impresso) , v. 16, p. 119-148, 2011.

  • MEIRELES, Manuel ; Cida Sanches ; DE.SORDI, J. O. . Um estudo do impacto da incorporação tecnológica no trabalho e no lucro das empresas. Reuna (Belo Horizonte) , v. 16, p. 139-158, 2011.

  • DE.SORDI, J. O. ; MEIRELES, Manuel . Análise da Estratégia de Pesquisa declarada como pesquisa-ação por pesquisadores brasileiros da área de administração. eGesta (UNISANTOS) , v. 6, p. 1-20, 2010.

  • DE.SORDI, J. O. ; MEIRELES, Manuel . Extração do Maior Valor dos Sistemas de Informação Voltados para Redes: importância do domínio semântico dos protocolos de comunicação pelos autores. Perspectivas em Ciência da Informação (Impresso) , v. 15, p. 198-219, 2010.

  • MEIRELES, Manuel . Incorporação Tecnológica pelas Organizações: Um Estudo do Impacto no Trabalho e no Lucro. Revista Gestão & Tecnologia , v. 10, p. 1-26, 2010.

  • SANCHES, C. ; MEIRELES, Manuel ; MARIETTO,M. ; SILVA, O. R. ; DE SORDI, J.O. . Utilização da Lógica Paraconsistente em Processo de Tomada de Decisão: um caso prático. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração (UFF) , v. 10, p. 88-107, 2010.

  • DE.SORDI, J. O. ; MEIRELES, Manuel . Identificação de Atores do Conhecimento e suas Atividades no Contexto de Arranjos Produtivos locais. Gestão & Regionalidade , v. 26, p. 88-98, 2010.

  • DE.SORDI, J. O. ; MEIRELES, Manuel . Melhoria da qualidade da informação organizacional pela agregação de resumo:análise de softwares geradores de resumo (summarizers). Ciência da Informação , v. 38, p. 109-123, 2009.

  • MEIRELES, Manuel ; DE.SORDI, J. O. ; SANCHES, C. ; MARIETTO,M. . USO DA MATRIZ TRADE-OFF PARA IDENTIFICAÇÃO DE PREFERÊNCIAS. eGesta (UNISANTOS) , v. 5, p. 94-125, 2009.

  • DE.SORDI, J. O. ; PICCHIAI, D. ; MEIRELES, Manuel ; SANCHES, C. . Competências críticas ao desenvolvimento de mapas cognitivos de redes interorganizacionais. Revista de Administração Pública (Impresso) , v. 43, p. 1181-1206, 2009.

  • DE.SORDI, J. O. ; MEIRELES, Manuel ; GRIJO, R. N. . Gestão da Qualidade da Informação no Contexto das Organizações: Percepções a partir do Experimento de Análise da Confiabilidade dos Jornais Eletrônicos.. Perspectivas em Ciência da Informação , v. 13, p. 168-195, 2008.

  • MEIRELES, Manuel ; MARIETO, M. ; SANCHES, C. ; SILVA, O. R. . Proposta de Utilização de Beta-Indicador como Modelo Determinístico para Gestão de Custos Estimados nas Pequenas e Médias Empresas. Contabilidade Vista & Revista , v. 18, p. 1-15, 2007.

  • MEIRELES, Manuel ; SANCHES, C. ; MARIETO, M. ; SILVA, O. R. . CAMPOS E ARMAS DA COMPETIÇÃO: UM MODELO PARA FORMULAR ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO NAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS. RAI : Revista de Administração e Inovação , v. v.4, p. 1-15, 2007.

  • DE.SORDI, J. O. ; MEIRELES, Manuel . Abordando o Tema Configuração de Sistema de Informação em sala de Aula. REGE. Revista de Gestão USP , v. 14, p. 35-48, 2007.

  • DE-SORDI, O. ; MEIRELES, Manuel ; BOEHE, D.M. . Configurações de Sistema de Informação: um estudo de validação de software simuladores voltados ao apoio do processo de aprendizagem de estudantes de ensino superior. Revista ANGRAD , v. 8, p. 429-450, 2007.

  • Luiz Gomes ; CONTADOR, J. ; MEIRELES, Manuel ; Cida Sanches . Mudanza organizacional: una investigación de las opiniones, actitudes y expectativas de empleados que viven momentos de transición organizacional. RAI. Revista de Administração e Inovação , v. 3, p. 23-46, 2006.

  • MEIRELES, Manuel ; SCARPI, M. J. . Estudo do Impacto de um curso MBA Gestão em Saúde na modernidade organizacional de clínicas oftalmológicas. Arquivos Brasileiros de Oftalmologia , São Paulo, v. 68, p. 757-767, 2005.

  • ICS, E. ; MEIRELES, M. . He speaks English now. 1. ed. Guarujá: Kaizentools, 2016. v. 50. 80p .

  • MEIRELES, M. ; TIOSSI, L. L. . Introdução à programação linear: o método Simplex. 1. ed. Guarujá: Kaizentools, 2016. v. 1. 281p .

  • MEIRELES, M. . Sistema de numeração decimal. 1. ed. Guarujá: Kaizentools, 2016. v. 42. 153p .

  • MEIRELES, M. . Gestão das Informações Organizacionais: Quesitos de excelência dos sistemas de informações operativos e estratégicos. 1. ed. Lisboa: Novas Edições Acadêmicas, 2016. v. 1. 483p .

  • LAPO, W. D. ; MEIRELES, Manuel . Processos Gerenciais: Gerenciamento de Sistema de Informação. 1. ed. São Paulo: Editora Sol, 2012. v. 1. 228p .

  • DE.SORDI, J. O. ; MEIRELES, Manuel . Administração de Sistemas de Informação: Uma abordagem interativa. São Paulo: Saraiva, 2010. v. 1. 209p .

  • MEIRELES, Manuel ; SANCHES, C. . ST-ODA Estrategic Trade-Off Decision Analysis. 1. ed. Campo Limpo Paulista: FACCAMP, 2009. v. 1. 154p .

  • DE.SORDI, J. O. ; MEIRELES, Manuel . Administração de Sistema de Informação: uma abordagem interativa. Joinville: Datasul, 2007. v. 1000. 224p .

  • MEIRELES, Manuel . Teorias da Administração: Clássicas e Modernas. 1. ed. São Paulo: Futura, 2003. v. 1. 487p .

  • MEIRELES, Manuel . Ferramentas administrativas para indicar, observar e analisar problemas. 1. ed. São Paulo: Arte & Ciência, 2001. v. 2. 144p .

  • MEIRELES, Manuel . Sistema de Informação. 1. ed. São Paulo: Arte & Ciência, 2001. v. 1. 148p .

  • MEIRELES, Manuel . Sistemas Administrativo Clicentristas: organizações com foco no cliente. 1. ed. São Paulo: Arte & Ciência, 2001. v. 1. 164p .

  • MEIRELES, Manuel . A arte de operar na Bolsa. 1. ed. São Paulo: Arte e Ciência, 2000. v. 1. 252p .

  • MEIRELES, Manuel . O Lucro: esboço para uma teoria do lucro como fruto da alavancagem tecnológica do capital. 1. ed. São Paulo: Arte & Ciência, 2000. v. 1. 252p .

  • MEIRELES, M. ; SANCHES, C. ; M.R.Paixão . Incorporação Tecnológica versus inovação tecnológica. In: Marco António Silveira; Giovanna Garrido. (Org.). Gestão da Inovação e Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas. 1ed.Campinas: CTI Renato Archer, 2016, v. 1, p. 83-104.

  • MEIRELES, M. . Priorização dos atributos valorizados pelos clientes. In: Fábio Gomes da Silva; Marcelo Socorro Zambon. (Org.). Gestão do Relacionamento com o Cliente. 3ed.São Paulo: Cengage, 2015, v. 1, p. 55-79.

  • MEIRELES, M. . Satisfação e insatisfação de clientes. In: Fábio Gomes da Silva; Marcelo Socorro Zambon. (Org.). Gestão do Relacionamento com o cliente. 3ed.São Paulo: Cengage, 2015, v. 1, p. 207-224.

  • MEIRELES, M. . Modelo de Kano para identificação de atributos. Gestão do relacionamento com o cliente. 3ed.São Paulo: Cengage, 2015, v. 1, p. 225-236.

  • MEIRELES, Manuel . Avaliação da Satisfação dos Clientes. In: Fábio Gomes da Silva;Marcelo Socorreo Zambon. (Org.). Gestão do Relacionamento com o Cliente. 2ed.São Paulo: CENGAGE, 2011, v. , p. 261-304.

  • MEIRELES, Manuel . Introdução aos Instrumentos de Gestão. In: Marinho Jorge Scarp. (Org.). Administração em Saúde - autogestão de consultórios e clínicas. São Paulo: Editora DOC, 2010, v. 2, p. 495-501.

  • MEIRELES, Manuel . Reuniões Eficazes e Produtivas. In: Marinho Jorge Scarpi. (Org.). Administração em Saúde - Autogestão de consultórios e clínicas. 2ed.São Paulo: Editora DOC, 2010, v. , p. 503-514.

  • MEIRELES, Manuel . Técnicas para Priorização. In: Marinho Jorge Scarpi. (Org.). Administração em Saúde - Autogestão de consultórios e clínicas. 2ed.São Paulo: Editora DOC, 2010, v. , p. 515-550.

  • MEIRELES, Manuel . Instrumentos e Técnicas para Observação. In: Marinho Jorge Scarp. (Org.). Administração em Saúde - Autogestão de consultórios e clínicas. 2ed.São Paulo: Editora DOC, 2010, v. , p. 551-597.

  • MEIRELES, Manuel . Técnicas de Análise de Problemas Gerenciais. In: Marinho Jorge Scarpi. (Org.). Administração em Saúde - Autogestão de consultórios e clínicas. 2ed.São Paulo: Editora DOC, 2010, v. , p. 599-617.

  • MEIRELES, Manuel . Técnicas para Elaborar um Plano de Ação. In: Marinho Jorge Scarpi. (Org.). Administração em Saúde - Autogestão de consultórios e clínicas. 2ed.São Paulo: Editora DOC, 2010, v. , p. 619-667.

  • MEIRELES, Manuel . Técnicas para Padronização de Processos. In: Marinho Jorge Scarpi. (Org.). Administração em Saúde - Autogestão de consultórios e clínicas. 2ed.São Paulo: Editora DOC, 2010, v. , p. 669-681.

  • MEIRELES, Manuel . Gráficos para Comunicação Visual. In: Marinho Jorge Scarpi. (Org.). Administração em Saúde - Autogestão de consultórios e clínicas. 2ed.São Paulo: Editora DOC, 2010, v. , p. 683-692.

  • MEIRELES, Manuel . Técnicas para Controlar Planos. In: Marinho Jorge Scarpi. (Org.). Administração em Saúde - Autogestão de consultórios e clínicas. 2ed.São Paulo: Editora DOC, 2010, v. , p. 693-698.

  • MEIRELES, Manuel . Ações Corretivas por meio do MASP. In: Marinho Jorge Scarpi. (Org.). Administração em Saúde - Autogestão de consultórios e clínicas. 2ed.São Paulo: Editora DOC, 2010, v. , p. 699-736.

  • MEIRELES, Manuel . Aplicação do modelo ao estudo da competitividade de um grupo de empresas. Campos e Armas da Competição. 1ed.São Paulo: SAINT PAUL, 2008, v. , p. 651-698.

  • MEIRELES, Manuel . Priorização dos Atributos Valorizados pelos Clientes. In: Fabio Gomes da Silva; Marcelo Socorro Zambon. (Org.). Gestão do Relacionamento com Cliente. São Paulo: Thamson, 2006, v. 1, p. 1-189.

  • MEIRELES, Manuel . Introdução aos Instrumentos de Gestão. In: Marinho Jorge Scarpi. (Org.). Gestão de Clínicas Médicas. São Paulo: Futura, 2004, v. 1, p. 609-616.

  • MEIRELES, Manuel . Instrumentos de Gestão de Liderança. In: Marinho Jorge Scarpi. (Org.). Gestão de Clínicas Médicas. São Paulo: Futura, 2004, v. 1, p. 617-633.

  • MEIRELES, Manuel . Instrumentos de Gestão de Planejamento Estratégico. In: Marinho Jorge Scarpi. (Org.). Gestão de Clínicas Médicas. São Paulo: Futura, 2004, v. 1, p. 635-670.

  • MEIRELES, Manuel . Instrumentos de Gestão de Clientes. In: Marinho Jorge Scarpi. (Org.). Gestão de Clínicas Médicas. São Paulo: Futura, 2004, v. 1, p. 671-682.

  • MEIRELES, Manuel . Instrumentos de Gestão de Conhecimento de Mercado. In: Marinho Jorge Scarpi. (Org.). Gestão de Clínicas Médicas. São Paulo: Futura, 2004, v. 1, p. 683-694.

  • MEIRELES, Manuel . Instrumentos de Gestão de Mercado. In: Marinho Jorge Scarpi. (Org.). Gestão de Clínicas Médicas. São Paulo: Futura, 2004, v. 1, p. 695-709.

  • MEIRELES, Manuel . Instrumentos de Gestão de Informação. In: Marinho Jorge Scarpi. (Org.). Gestão de Clínicas Médicas. São Paulo: Futura, 2004, v. 1, p. 711-742.

  • MEIRELES, Manuel . Instrumentos de Gestão do Conhecimento. In: Marinho Jorge Scarpi. (Org.). Gestão de Clínicas Médicas. São Paulo: Futura, 2004, v. 1, p. 743-767.

  • MEIRELES, Manuel ; M.R.Paixão . Instrumentos de Gestão de Pessoas. In: Marinho Jorge Scarpi. (Org.). Gestão de Clínicas Médicas. São Paulo: Futura, 2004, v. 1, p. 769-780.

  • MEIRELES, Manuel . Instrumentos de Gestão de Processos. In: Marinho Jorge Scarpi. (Org.). Gestão de Clínicas Médicas. São Pulo: Futura, 2004, v. 1, p. 781-795.

  • MEIRELES, Manuel . Desenvolvimento de Competências. Jornal da Economia, São Roque, 06 mar. 2005.

  • MEIRELES, Manuel . Postura do Educador como Gestor de Pessoas. Jornal da Economia, São Roque, 03 mar. 2005.

  • SANTOS, G. G. ; MEIRELES, M. ; SILVA, E. E. . APLICAÇÃO DE ARTEFATO COM ABORDAGEM DESIGN SCIENCE NA ANÁLISE DE CUSTOS EM OPERAÇÃO DE VAREJO. In: XXI SEMEAD, 2018, São Paulo. Anais do XXI Seminários em Administração da Universidade de SãoPaulo. São Paulo: USP, 2018. v. 21. p. 1-13.

  • SANTOS, G. G. ; SILVA, C. E. ; MEIRELES, M. . APLICAÇÃO DE ARTEFATO COM ABORDAGEM DESIGN SCIENCE NA ANÁLISE DE CUSTOS EM OPERAÇÃO DE VAREJO. In: 6º ENCONTRO SENAC DE CONHECIMENTO INTEGRADO, 2017, São Paulo. Anais do 6º ENCONTRO SENAC DE CONHECIMENTO INTEGRADO. São Paulo: Senac, 2017. v. 1. p. 398-412.

  • TURQUETTO, V. O. ; MEIRELES, M. . Newtons Method to Find Roots and Graphing Parabolas in the Complex Plane. In: 4th International Conference on Mathematics & Information Science (ICMIS 2015), 2015, Cairo- Zewail City of Science. Procedures of 4th International Conference on Mathematics & Information Science (ICMIS 2015), 2015.

  • DE SORDI, J. O. ; MEIRELES, M. ; AZEVEDO, M. ; OLIVEIRA, O. L. . Information Selection by Managers: Priorities and Values Attributed to Information Quality Dimensions. In: 74th Annual Meeting of the Academy of Management, 2014, Filadelfia. Academy of Management, 2014, 2014.

  • SANCHES, C. ; DE.SORDI, J. O. ; FERREIRA Jr, S. ; MEIRELES, M. ; SILVA, O. R. . Comparative study of the Casual Matrix and Casual Determinant. In: Quality Management and Organisational Development Conference (17 ; 2014 ; Prague), 2014, Prague. Proceedings / 17th QMOD-ICQSS, Quality Management and Organizational. Prague: Lund University Library Pres, 2014. p. 17-34.

  • SORDI, O. ; MEIRELES, M. . Qualidade de Textos Extensos: Text Matrix como Artefato para Análise da Dimensão Coesão. In: XXXVIII ENANPAD, 2014, Rio de Janeiro. Anais do XXXVIII ENANPAD. Brasilia: ANPAD, 2014. p. 1-16.

  • SANTOS, G. G. ; MEIRELES, M. . Efeito do custo ocupacional em Shopping Center: Estudo de caso em Franquia de Fast Food no primeiro ano de operação. In: XXV ENANGRAD, 2014. Anais do XXV ENANGRAD. Brasília: ANGRAD. p. 1-16.

  • MEIRELES, Manuel . Primalidade e espaço primal. In: II Colóquio de Matemática da Região Norte, 2013, Santarém- PA. Anais do II Colóquio de Matemática da Região Norte, 2013.

  • Borgatti Neto ; MEIRELES, Manuel . Modelos e Práticas de Gestão: uma Discussão Sobre Seus Pressupostos. In: 8th Iberoamerican Academy Conference, 2013, São Paulo. Anais do 8th Iberoamerican Academy Conference, 2013.

  • SANCHES, C. ; MEIRELES, Manuel . Proposta de Modelo Para Obter Relação Funcional Entre Causas e Efeitos. In: 8th Iberoamerican Academy Conference, 2013, São Paulo. Anais do 8th Iberoamerican Academy Conference. São Paulo: Fundação Getulio Vargas - FGV, 2013.

  • SANCHES, C. ; MEIRELES, Manuel ; M.R.Paixão . Práxis de Gestão de Responsabilidade Socioambiental: Proposta de Questionário Validado Por Meio da Lógica Paraconsistente. In: II Simpósio Internacional de Gestão de Projetos - Singep, 2013, São Paulo. Anais do II SINGEP Simpósio Internacional de Gestão de Projetos. São Paulo: Universidade Nove de Julho - UNINOVE, 2013.

  • MEIRELES, Manuel ; SANCHES, C. ; SORDI, J. O. . Proposta de Indicador para Medir o Grau de Concentração de Mercados. In: SIMPOI, 2012, São Paulo. Anais do XV Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais SIMPOI 2012. São Paulo: FGV, 2012.

  • MEIRELES, Manuel ; SANCHES, C. ; DE.SORDI, J. O. . Produtividade e incorporação tecnológica no Brasil: Evidências empíricas. In: SIMPOI 2011 - XIV Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais, 2011, São Paulo. XIV Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais. São Paulo: FGV, 2011.

  • Rossoni, C.F. ; MEIRELES, Manuel . Decisão Multicritério: uma análise dso resultados obtidos pelos métodos T-ODA e AHP. In: SIMPOI 2011 - XIV Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais, 2011, São Paulo. XIV Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais. São Paulo: FGV, 2011.

  • MARIETO, M. ; SANCHES, C. ; MEIRELES, Manuel . STRATEGY AS PRACTICE: A DISCUSSION OF THE EPISTEMOLOGICAL APPROPRIATION OF HISTORICAL-CULTURAL ACTIVITY THEORY BY THE ACTIVITY-BASED VIEW TOWARD AN ONTOLOGY OF PRACTICE OF STRATEGY IN ORGANIZATIONS... In: Academy of Management Annual Meeting, 2011, Sant Antonio - Texas. Academy of Management Annual Meeting. Sant Antonio: West Meets East, 2011.

  • MEIRELES, Manuel ; SANCHES, C. ; DE.SORDI, J. O. . Incorporação Tecnológica pelas Organizações: um estudo de seu impacto no trabalho e no lucro. In: EnANPAD, 2010, Rio de Janeiro. EnANPAD. Rio de Janeiro: anpad, 2010.

  • SORDI, J. O. ; MEIRELES, Manuel ; VALENTIN, M. . New Technologies, Old Habits: Automation Without Innovation. In: EnANPAD, 2010, Rio de Janeiro. New Technologies, Old Habits: Automation Without Innovation, 2010.

  • DE.SORDI, J. O. ; MEIRELES, Manuel ; SANCHES, C. . Design Science: Uma Abordagem Inexplorada por pesquisadores Brasileiros em Gestão de Sistemas de informação. In: EnANPAD, 2010, Rio de Janeiro. Design Science: Uma Abordagem Inexplorada por pesquisadores Brasileiros em Gestão de Sistemas de informação. Rio de Janeiro: Anpad, 2010.

  • MEIRELES, Manuel ; SANCHES, C. ; DE.SORDI, J. O. . Incorporação Tecnológica pelas Empresas Brasileiras: Um estudo da Variação em Dez Anos (1998 a 2008). In: SIMPOI, 2010, São Paulo. SIMPOI. São Paulo: Fundação Getulio Vargas, 2010.

  • CUKIER,R. ; OLIVEIRA, F.C. ; MEIRELES, Manuel . Percepção e Aproveitamento de Oportunidade de Inovação por Empreendedor: Um Estudo de Caso. In: SIMPOI, 2010, São Paulo. SIMPOI. São Paulo: Fundação Getulio Vargas, 2010.

  • CUKIER,R. ; MEIRELES, Manuel ; CUKIER,A.N.S. . A obtenção de Vantagem Competitiva Medida pela Análise de GAP da Qualidade de Serviços: o Estudo de Caso de uma Farmácia de Manipulação. In: SEMEAD - Seminários em Administração - FEAUSP, 2010, Sao Paulo. SEMEAD. São Paulo: Fundação de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, 2010.

  • MEIRELES, Manuel ; SANCHES, C. ; MARIETTO,M. ; DE.SORDI, J. O. . Incorporação Tecnológica por Empresas no Brasil. In: CISCI - Conferencia Iberoamericana em Sistemas, Cibernética e Informática, 2010, Flórida. International Institute of Informatcs and Sistemics. Flórida: CISCI-2010, 2010. v. 7. p. 199-204.

  • De Sordi ; MEIRELES, Manuel . Melhoria da Qualidade da Informação Organizacional pela Agregação de Resumo: Análise de Softwares Geradores de Resumo (Summarizers). In: ENADI - II Encontro de Administração da Informação, 2009, Recife. Anais do II Encontro de Administração da Informação. Recife: ANPAD, 2009.

  • MARIETTO,M. ; MEIRELES, Manuel ; FERNANDES, B.H.R. ; SANCHES, C. ; PAIXÃO, M.R. . Estratégia, Competência e Aprendizagem: o Caso de um Supermercado de Sorocaba. In: 3Es - IV Encontro de Estudos em Estratégia da ANPAD, 2009, Recife. Anais do IV Encontro de Estudos em estratégia. Recife: ANPAD, 2009.

  • RIGONI, J. ; MARIETTO,M. ; BLASCO,O. ; SANCHES, C. ; MEIRELES, Manuel . Categorias Estratégicas de Análise no Marketing de Relacionamento em Indústrias Brasileiras e Espanholas: Case no Setor Cosmético. In: Iberoamerican Academy of Management, 2009, Bueno Aires. International Meeting of the Iberoamerican Academy of Management, 2009.

  • MEIRELES, Manuel ; SANCHES, C. ; SORDI, J. O. ; RIGONI, J. . Proposta de Método Para Quantificar Grau de Aderência Plena a um Tipo Sub-ideal. In: EnEPQ - II Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade, 2009, Curitiba. II Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade, 2009.

  • SANCHES, C. ; MARIETO, M. ; SILVA, O. R. ; MEIRELES, Manuel ; M.R.Paixão . ESTRESSE NA ROTINA DO TRABALHO: UM ESTUDO DOS ESTRESSORES NA ROTINA DO TRABALHO. In: EGEPE. Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 2008, São Paulo. V EGEPE Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas. São Paulo: Instituto Presbiteriano Mackenzie, 2008.

  • SILVA, O. R. ; MEIRELES, Manuel ; SANCHES, C. . TECNOLOGIAS LIMPAS NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. In: V EGEPE Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas., 2008, São Paulo. V Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas.. São Paulo: Instituto Presbiteriano Mackenzie, 2008.

  • MEIRELES, Manuel ; MARIETTO,M. ; SANCHES, C. ; PAIXÃO, M.R. . Sistema de Informações Relevantes: validação do uso de Beta-Indicadores por meio de lógica paraconsistente. In: CONTECSI - 5TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON INFORMATUION SYSTEMS AND TECNOLOGY MANAGEMENT, 2008, São Paulo. CONTECSI - 5TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON INFORMATUION SYSTEMS AND TECNOLOGY MANAGEMENT. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2008.

  • MEIRELES, Manuel ; DE-SORDI, O. ; SANCHES, C. ; MARIETTO,M. . Identificação de Preferência dos Clientes de um Supermercado de Pequeno Porte a partie da Matriz Trade-Off. In: EMA_ENCONTRO DE MARKETING DA ANPAD, 2008, Curitiba. EMA_ENCONTRO DE MARKETING DA ANPAD, 2008.

  • MEIRELES, Manuel ; SANCHES, C. ; SILVA, O. R. ; BENEVIDES, G. ; MARIETTO,M. . Avaliação da Relação Custo/Benefício de um Programa de Desenvolvimento de Competências por meio de Lógica Paraconsistente Anotada. In: CBC_XV Congresso Brasileiro de Custos, 2008, Curitiba. Anais do XV CBC, 2008.

  • SILVA, O. R. ; SANCHES, C. ; MARIETTO,M. ; MEIRELES, Manuel . INFLUÊNCIA DAS REGULAMENTAÇÕES AMBIENTAIS NA ADOÇÃO DE MEDIDAS PREVENTIVAS PELAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. In: SEGET - V SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 2008, Rio de Janeiro. Anais do V SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA. Rio de Janeiro: Instituição de Ensino Superior do Sul do Estado do Rio de Janeiro, 2008.

  • MEIRELES, Manuel ; SANCHES, C. ; MARIETTO,M. ; De Sordi . Inovação Tecnológica: Proposta de Indicador. In: XXV Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica, 2008, Brasília. Anais do XXV Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica, 2008.

  • MEIRELES, Manuel . Five Steps Primality Test. In: Asian Tecnology Conference in Mathematics, 2008, Bangkok. Abstracts of the Thirteenth. Bangkok: Suan Sunandha Rajabhat University, 2008.

  • MEIRELES, Manuel . Hexagonal Stratification of Numbers. In: 13th WSEAS International Conference on APPLIED MATHEMATICS, 2008, Puerto De La Cruz. Proceedings of the 13th WSEAS International Conference on APPLIED MATHEMATICS. Puerto de La Crus: Published by WSEAS Press, 2008. v. 1. p. 87-92.

  • MEIRELES, Manuel . On Goldbach Conjecture. In: 13th WSEAS International Conference on APPLIED MATHEMATICS, 2008, Puerto de La Cruz. Proceedings of the 13th WSEAS International Conference on APPLIED MATHEMATICS. Puerto De La Cruz: Published by WSEAS Press, 2008. v. 1. p. 93-97.

  • MEIRELES, Manuel . On Sophie Germain Primes. In: 13th WSEAS International Conference on APPLIED MATHEMATICS, 2008, Puerto de La Cruz. Proceedings of the 13th WSEAS International Conference on APPLIED MATHEMATICS. Puerto De La Cruz: Published by WSEAS Press, 2008. p. 370-373.

  • DE-SORDI, O. ; MEIRELES, Manuel . Configuração de Sistema de Informação em Sala de Aula. In: CONTECSI - Congresso Internacional de Gestão da Tecnologia de Sistema de Informação, 2007, São Paulo. International Conference on Information Systems and Technology Management, 2007.

  • De Sordi ; MEIRELES, Manuel ; BOEHE, D.M. . Configuração de Sistema de Informação: um Estudo de Validação de Softwares Simuladores Voltados ao Apoio do Processo de Aprendizagem de Estudantes de Ensino Superior. In: ENAMPAD, 2007, Rio de Janeiro. Anais do XXXI EnANPAD, 2007.

  • MEIRELES, Manuel ; MARIETO, M. ; SANCHES, C. . Fields and Weapons of the Competiton: a Models to Formulate Strategy of Production. In: 5th International Conference of the Iberoamerican Academy of Management, 2007, Santo Domingo. 5th International Conference of the Iberoamerican Academy of Management, 2007.

  • DE-SORDI, O. ; BOEHE, D.M. ; MEIRELES, Manuel ; POZO, H. . Configuration of Information Systems: Validation of Software Based Simulators Supporting Learning Processes in Higher Education. In: IAM - International Conference of the Iberoamerican Academy of Managemente, 2007, Santo Domingo. 5th International Conference of the Iberoamerican Academy of Managemente, 2007.

  • MEIRELES, Manuel ; Contador ; MARIETO, M. ; SILVA, O. R. . Fields and Weapons of the Competition: a model to formulate strategy of production. In: B.A.L.A.S. Business Association of Latin American Studies, 2006, Lima. Proceedings of the Balas - Annual Conference 2006. Lima: Universidad San Ignacio de Loyola, 2006.

  • MEIRELES, Manuel ; MARIETO, M. ; SILVA, O. R. ; Cida Sanches . Stress na rotina de trabalho. In: VI Congresso de Stress da ISMA-BRASIL, 2006, Porto Alegre. Internacional Stress Management Association. Porto Alegre: ISMA-BR, 2006.

  • MEIRELES, Manuel ; M.R.Paixão ; SANCHES, C. . O stress em Centros Cirúrgicos. In: VI Congresso de Stress da ISMA_BR, 2006, Porto Alegre. International Stress Management Association. Porto Alegre: ISMA-BR, 2006.

  • MEIRELES, Manuel ; R.N.MUSCAT, A. ; SANCHES, C. . Uso de Beta-Indicadores para estabelecer metas para desempenho competitivo. In: SIMPOI 2006, 2006, São Paulo. Simpósio de Administração da Produção, Logistica e Operações Internacionais. São Paulo: Fundação Getulio vargas, 2006.

  • Contador ; SILVA, O. R. ; MEIRELES, Manuel ; SANCHES, C. . A regulação ambiental como vetor indutor de inovações tecnológicas nas MPE's. In: XXIV Simpósio de Gestão da Inovação tecnológica, 2006, Gramado. XXIV Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica. Rio de Janeiro: SGIT, 2006.

  • MARIETO, M. ; MEIRELES, Manuel ; SANCHES, C. ; SILVA, O. R. . Teoria do Caos: uma contribuição para a formação de estratégias. In: EnANPAD 2006, 2006, Salvador. EnANPAD. Rio de Janeiro: Associação Nacional dos Programas de Pós Graduação em Administração, 2006.

  • MEIRELES, Manuel ; SANCHES, C. ; MARIETO, M. ; SILVA, O. R. . Proposta de Utilização de Beta-Indicador como Modelo para Gestão de Projetos e Processos Sociais. In: EnAPG 2006, 2006, São Paulo. EnAPG 2006 - gestão de Organização Pública. Rio de janeiro: ENANPAD, 2006.

  • MEIRELES, Manuel ; R.N.MUSCAT, A. ; SANCHES, C. . Sistema Métrico Para Estabelecer e Avaliar Desempenho e Selecionar Informações. In: XXIV SGIT - Simpósio de Gestão de Inovação Tecnilógica, 2006, Porto Alegre. SGIT. São Paulo: ANPAD, 2006.

  • MEIRELES, Manuel ; MARIETO, M. ; SANCHES, C. ; SILVA, O. R. . Proposta de utilização de Beta-indicador como modelo determinístico para gestão de custos estimados. In: XIII Congresso Brasileiro de Custos, 2006, Belo Horizonte. Congresso Brasileiro de Custos. Belo Horizonte: Organização ABC, 2006.

  • SILVA, O. R. ; MEIRELES, Manuel ; SACRAMENTO, f. . A engenharia de produção nas instituições hospitalares: Elementos para a identificação de fontes de desperdício.. In: XXVI ENEGEP, 2006, Fortaleza. Anais do XXVI ENEGEP, 2006.

  • MEIRELES, Manuel . Gestão Ambiental Portuária: O Problema da Poluição Atmosférica no Porto de Santos. In: XXIX EnANPAD 2005, 2005, Brasília. Anais do XXIX Congresso EnANPAD. Rio de Janeiro: Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração, 2005.

  • MEIRELES, Manuel ; MARQUES, R. ; MARIETO, M. ; YAMAMOTO, E. . Proposta de uso de beta-indicadores para uma maior eficiência na tomada de decisão. In: II Simpósio de Excelência em gestão e Tecnologia, 2005, Resende. Anais do II Seget. Resende - RJ: Dom Bosco, 2005.

  • MEIRELES, Manuel ; YAMAMOTO, E. ; ENOKI, C. ; MARIETO, M. . Convergência e concordância. In: II Simpósio de Excelencia em Gestão e Tecnologia, 2005, Resende - RJ. Anais do II Seget. Resende - RJ: Dom Bosco, 2005.

  • MEIRELES, Manuel ; YAMAMOTO, E. ; SCARPI, M. J. ; MARQUES, R. . Modernidade organizacional: estudo do impacto de um curso MBA em clínicas médicas. In: II Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2005, Resende- RJ. Anais do II Seget. Resende - RJ: Dom Bosco, 2005.

  • MEIRELES, Manuel ; SILVA, O. R. ; M.R.Paixão ; MARIETO, M. . O Papel da Engenharia da Produção. In: COBENGE 2005, 2005, Campina Grande. Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia, 2005.

  • MEIRELES, Manuel ; SANCHES, C. ; YAMAMOTO, E. . Engenheiro Administrador. In: COBENGE 2005, 2005, Campina Grande. Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia. Campina Grande, 2005.

  • MEIRELES, Manuel ; Contador ; CONTADOR, J. ; CARVALHO, M. F. . Modelo de Campos e Armas da Competição. In: XXIV ENEGEP - Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2004, Florianópolis. Anais do XXIV Enegep, 2004.

  • MEIRELES, Manuel ; PITICO, E. ; PRADO, R. . Determinação de Preços de Serviços e Processamento Eletrônico de Cartões de Crédito. In: XI SIMPEP - Simpósio de Engenharia de Produção, 2004, Bauru. Anais do XI Simep, 2004.

  • MEIRELES, Manuel . Development of Capacities of the egressed students from the MBA administration in Health of the vision Institute. In: Research Days 2004, 2004, São Paulo. Research Days, 2004. v. 1.

  • MEIRELES, Manuel ; MEIRELES, A. ; CAVALIERI, R. ; SANCHES, C. . Outplacement: um estudo do seu impacto nas gestões estratégicas da imagem corporativa e do passivo trabalhista. In: EnANPAD 2004, 2004, Curitiba. Anais do XXVIII EnANPAD. Rio de Janeiro: Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração, 2004.

  • MEIRELES, Manuel ; R.N.MUSCAT, A. . Sistema de Informações Relevantes com Beta-Indicadores. In: CATI 2004, 2004, São Paulo. Congresso de Tecnologia de Informação FGV. São Paulo, 2004.

  • MEIRELES, Manuel ; Borgatti Neto ; Cida Sanches ; F.V.Matos . Gestión de Personas Bajo la Perspectiva de Competencias. In: IV International Workshop Human Resources Manegement in the New Economy, 2003, Cadiz. Proceedings of IV International Workshop Human Resources Management, 2003.

  • MEIRELES, Manuel ; Borgatti Neto ; Cida Sanches ; M.R.Paixão . Estrutura Tríplice: proposta de modelo de estrutura organizacional com base no pensamento complexo. In: X Seminário Latino Iberoamericano de Gestión Tecnológica (ALTEC), 2003, México. Memórias del X Semonário Latino Iberoamericano de Gestión Tecnologica, 2003.

  • MEIRELES, Manuel ; Borgatti Neto ; SILVA, O. R. ; M.R.Paixão . Productivity: a case study of production management system implement a Brazilian Industry. In: XVII International Congress of Mechanical Engineering, 2003, São Paulo. Proceeding of the XVII International Congress of Mechanical Engineering, 2003.

  • MEIRELES, Manuel ; CONTADOR, J. ; CARVALHO, M. F. ; CONTADOR, J. . Modelo e Campos e Armas da Competição. In: X SIMPEP - Simpósio de Engenharia de Produção (UNESP), 2003, Bauru. Anais do X SIMPEP, 2003.

  • MEIRELES, Manuel ; CONTADOR, J. ; CONTADOR, J. ; LOPES, M. A. . Modelo de Campos e Armas da Competição: caso de aplicação à indústria e a serviços.. In: X SIMPEP - Simpósio de Engenharia de Produção (UNESP), 2003, Bauru. Anais do X SIMPEP, 2003.

  • MEIRELES, Manuel ; CONTADOR, J. ; CONTADOR, J. ; CARVALHO, M. F. ; LOPES, M. A. . A tese do modelo de campos e armas da competição. In: III EPAC - Encontro de Pesquisa em Administração e Contabilidade, 2003, São Paulo. Anais do III EPAC, 2003.

  • Borgatti Neto ; MEIRELES, Manuel ; SANCHES, C. ; Matos . Cultura Organizacional: Una investigación de la mudanza cultural en una empresa de telecomunicaciones, bajo los presupuestos teóricos de Sashkin & Kiser y Pascale.. In: IV International Workshop Human Resources Management in the New Economy, 2003, Cadiz. IV International Workshop Human Resources Management in the New Economy. Cadiz, 2003.

  • Borgatti Neto ; SANCHES, C. ; MEIRELES, Manuel ; M.R.Paixão . Estrutura tríplice: proposta de modelo de estrutura organizacional com base no pensamento complexo. In: ALTEC, 2003, México. X Seminário ALTEC 2003. México, 2003.

  • Borgatti Neto ; MEIRELES, Manuel ; M.R.Paixão . Production Management System Implementation in a Brazilian Industry. In: XVII International Congress of Mechanical Engineering, 2003, São Paulo. Abstracts - XVII International Congress Mechanical Engineering. São Paulo, 2003. p. 94-94.

  • MEIRELES, Manuel ; ENOKI, C. . Questionário de opiniões e atitudes: metodologia de coleta de dados em questionários extensos. In: Questionário de opiniões e atitudes: metodologia de coleta de dados em questionários extensos, 2002, Salvador. XXVI Enanpad. Rio de janeiro, 2002. p. 71-71.

  • MEIRELES, Manuel ; CONTADOR, J. . Armas e Campos da Competição: um estudo da importância do foco das armas para a competitividade. In: Second International Conference Management in the New Millenium, 2001, México. Memories of the Second International Conference Management in the New Millenium, 2001.

  • MEIRELES, Manuel ; CONTADOR, J. . Analise da Competitividade por Campos e Armas da Competição. In: XXV ENANPAD, 2001, Campinas. Anais do XXV ENANPAD 2001. Rio de Janeiro: Anpad, 2001.

  • Meireles, Manuel . Instrumentos de Gestão. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Meireles, Manuel . Métodos de Pesquisa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MEIRELES, M. . Instrumentos de Gestão. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MEIRELES, Manuel . Primalidade e Espaço Primal. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DE.SORDI, J. O. ; MEIRELES, Manuel ; AZEVEDO, M. . Declaração das Fontes de Informação na Comunicação Científica: uma prática a ser incorporada à Gestão da Informação Organizacional?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MEIRELES, Manuel ; SANCHES, C. . Proposta de Indicador para medir o grau de concentração de mercado. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MEIRELES, Manuel ; SANCHES, C. ; DE.SORDI, J. O. . Produtividade e incorporação tecnológica no Brasil: Evidências empíricas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANCHES, C. ; MEIRELES, Manuel ; DE.SORDI, J. O. . Análise Qualitativa Por Meio da Lógica Paraconsistente: Método de Interpretação e Síntese de Informação obtida Por Escalas Likert. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MEIRELES, Manuel . Gestão em Saúde. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MEIRELES, Manuel ; SANCHES, C. ; DE SORDI, J.O. . Incorporação Tecnológica pelas Empresas Brasileiras: um estudo da variação de dez anos (1998 à 2008). 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • De Sordi ; MEIRELES, Manuel . Melhoria da Qualidade da Informação Organizacional pela Agregação de Resumo: Análise de Softwares Geradores de Resumo (Summarizers). 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARIETTO,M. ; MEIRELES, Manuel ; FERNANDES, B.H.R. ; SANCHES, C. ; PAIXÃO, M.R. . Estratégia, Competência e Aprendizagem: o Caso de um Supermercado de Sorocaba. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MEIRELES, Manuel . Estratificação de números e a conjectura de Goldbach. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MEIRELES, Manuel . Five Steps Primality Test. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MEIRELES, Manuel . Hexagonal Stratification of Numbers. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MEIRELES, Manuel . On Goldbach Conjecture. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MEIRELES, Manuel . On Sophie Germain Primes. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MEIRELES, Manuel . Modelo de Tomada de Decisão por meio de Indicadores definidos segundo a distribuição beta. São Paulo: USP/ Escola Politécnica, 2006 (Tese de Doutorado).

  • MEIRELES, Manuel . Aprendizagem Individual: um estudo do impacto do curso do MBA Gestão em Saúde, do Instituto da Visão, na potencial modernidade organizacional de clínicas oftalmológicas. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP?EMP, 2005 (Tese de Doutorado).

  • MEIRELES, Manuel ; MARQUES, R. . Programa de Qualidade em pequenas Empresas Fornecedoras de Indústrias Automobilisticas. São Paulo: Faculdades Tacredo Neves, 2005 (Dissertação de Mestrado (orientação)).

  • MEIRELES, Manuel ; PRADO, R. . Contabilidade Estratégica: um estudo do papel estratégico do controller em empresas sediadas no Brasil. São Paulo: Facildades Tancredo Neves, 2004 (Dissertação de Mestrado (orientação)).

  • MEIRELES, Manuel ; ALVES, P. R. . Teoria das Restrições: um estudo da aplicabilidade da Teoria das Restrições aos serviços bancários. São Paulo: Faculdades Tancredo Neves, 2004 (Dissertação de Mestrado (orientação)).

  • MEIRELES, Manuel ; PITICO, E. . Determinação de Preços e Serviços: um estudo da formação de preços em empresas de pretação de serviços de processamento eletônico de cartões de crédito. São Paulo: Faculdades Tancredo Neves, 2004 (Dissertação de Mestrado (orientação)).

  • MEIRELES, Manuel . Armas e Campos da Competição. São Paulo: Universidade Paulista - UNIP, 2000 (Dissertação de Mestrado).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SANTOS, G. G. ; MEIRELES, M. ; FERREIRA JR, S. ; Cida Sanches . Pesquisa de Mercado no Varejo. 2018.

SANTOS, G. G. ; MEIRELES, M. ; FERREIRA Jr, S. ; SANCHES, C. . Relatório Econômico Financeiro. 2018.

SANTOS, G. G. ; MEIRELES, M. ; SANCHES, C. ; FERREIRA Jr, S. . Relatório Econômico Financeiro. 2018.

MEIRELES, M. ; FERREIRA Jr, S. . Política estratégica. 2016.

Cida Sanches ; MEIRELES, M. ; SANTOS, G. G. ; FERREIRA Jr, S. . Estudo de viabilidade Financeira. 2016.

SANTOS, G. G. ; SANCHES, C. ; MEIRELES, M. ; FERREIRA Jr, S. . Planejamento orçamentário condominial. 2016.

SANCHES, C. ; SANTOS, G. G. ; MEIRELES, M. ; FERREIRA Jr, S. . Capacitação profissional. 2016.

SANCHES, C. ; MEIRELES, M. ; SANTOS, G. G. ; FERREIRA Jr, S. . Seleção, Recrutamento e capacitação de recursos humanos. 2016.

SANTOS, G. G. ; FERREIRA Jr, S. ; SANCHES, C. ; MEIRELES, M. . Reestruturação administrativa e operacional de Malls. 2016.

SANTOS, G. G. ; FERREIRA Jr, S. ; SANCHES, C. ; MEIRELES, M. . Diagnóstico de franqueabilidade. 2016.

SANTOS, G. G. ; MEIRELES, M. ; FERREIRA Jr, S. ; SANCHES, C. . Planejamento integrado de marketing. 2016.

MEIRELES, M. ; SANTOS, G. G. ; FERREIRA Jr, S. . Estudo de viabilidade financeira. 2015.

MEIRELES, M. ; SANTOS, G. G. ; FERREIRA Jr, S. . Diagnóstico de custos. 2015.

MEIRELES, M. ; SANTOS, G. G. ; FERREIRA Jr, S. . Planilha financeira. 2015.

MEIRELES, M. . Enplatec Projetos de Engenharia. 2014.

MEIRELES, M. . Engeplot Engenharia e Serviços. 2014.

MEIRELES, M. ; SANTOS, G. G. . Custo ocupacional. 2013.

MEIRELES, Manuel . MPV - Engenharia Ltda. 2012.

MEIRELES, Manuel . MPV Engenharia Ltda. 2011.

MEIRELES, Manuel . MVector Construções Ltda. 2010.

MEIRELES, Manuel . UC-CIS - Planejamento Estratégico. 2009.

MEIRELES, M. ; SANCHES, C. ; FERREIRA Jr, S. ; SANTOS, G. G. . Análise Estrutural de Negócio. 2017.

MEIRELES, M. ; SANCHES, C. ; FERREIRA Jr, S. . ManagerialGUT. 2016.

SANCHES, C. ; Rossoni, C.F. ; FERREIRA Jr, S. . TODA. 2015.

FERREIRA Jr, S. ; MEIRELES, M. ; SANCHES, CIDA . Gestão de Lojas de Material de Construção. 2015.

SANCHES, C. ; MEIRELES, M. . Determinante Causal. 2014.

FERREIRA Jr, S. ; SANCHES, C. . GERATA- Gerador de Ata de Reunião Sociocrática. 2013.

MEIRELES, M. ; SANTOS, G. G. . Custo Ocupacional em Shopping Center. 2013.

MEIRELES, Manuel . Five Steps Primality Test. 2008.

MEIRELES, Manuel . CAC: Alinhamento de estrutura produtiva á vantagem competitiva. 2007.

MEIRELES, Manuel . Beta-indicador. 2005.

MEIRELES, Manuel . Logistica Matemática com Tabuleiro Numérico. 2009.

MEIRELES, Manuel . Trilha matemática. 1993.

MEIRELES, Manuel . Mecanismo de transmissão sem escalonamento de velocidade.. 1991.

MEIRELES, Manuel . Parquimetro portátil. 1991.

MEIRELES, Manuel . Cokpit. 1991.

MEIRELES, Manuel . Processo construtivo para tubo contínuo. 1990.

MEIRELES, Manuel . Turfinho. 1989.

MEIRELES, Manuel . Playgol. 1987.

MEIRELES, Manuel . Tacobol. 1987.

MEIRELES, Manuel . Motor a energia radiante. 1974.

MEIRELES, Manuel . Reator centrífugo. 1971.

MEIRELES, Manuel . Avaliação de Artigos Científicos - CONVIBRA - Congresso Virtual Brasileiro de Administração. 2012.

MEIRELES, Manuel . Avaliação de Artigos Científicos - XXXVI EnANPAD. 2012.

MEIRELES, Manuel . Avaliação de Artigos Científicos - SIMPOI 2012 - XV Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais. 2012.

MEIRELES, Manuel . Avaliação de Artigos Científicos - SIMPOI 2011 - XIV Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais. 2011.

MEIRELES, Manuel . Avaliação de Artigos Científicos - CONVIBRA - Congresso Virtual Brasileiro de Administração. 2011.

MEIRELES, Manuel . Avaliação de Artigos Científicos - AnPAD /EnEPQ - III Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade. 2011.

MEIRELES, Manuel . Avaliação de Artigos Científicos - XXXV EnANPAD. 2011.

MEIRELES, Manuel . Coordenador de Sessão - " Estudos sobre Inivãção" - SIMPOI - Simposio de Administração da Produção, Logistica e Operações Internacionais. 2010.

MEIRELES, Manuel . Coordenador de Sessão - "Empreendedorismo - SIMPOI - Simpósio de Administração da Produção, logística e Operações Internacionais. 2010.

MEIRELES, Manuel . Avaliador de Trabalhos do XXXIV EnANPAD. 2010.

SANTOS, GIVALDO ; MEIRELES, Manuel . Custo ocupacional. 2017. (Consultoria).

SANTOS, GIVALDO ; MEIRELES, M. ; SANCHES, CIDA . Revitalização e Expansão de Empresa. 2017. (Consultoria).

MEIRELES, M. ; ENOKI, C. ; TIOSSI , L. L. ; PIELLUSCH, M. ; GALVAO, P. R. ; SILVEIRA, F. C. ; PAULA, L. M. . Revista de Tecnologia Aplicada v.5, n.2. 2016. (Editoração/Periódico).

AIRES, R. F. F. ; SALGADO, C. C. R. ; SANTOS, D. F. ; PAULA, L. M. ; ROSELLI, K. ; PEREIRA, D. J. ; MEIRELES, M. . Revista de Tecnologia Aplicada v.5, n.3. 2016. (Editoração/Periódico).

MEIRELES, Manuel ; SANTOS, G. G. ; FERREIRA Jr, S. ; MARION-SANTOS, A. C. ; M.R.Paixão ; SALES, M.D. ; SANCHES, C. ; SORANZZO-MOTA , S. A. . Revista de Tecnologia Aplicada v.2 n.1. 2013. (Editoração/Periódico).

MEIRELES, Manuel . Gestão em Saúde: ferramentas administrativas. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MEIRELES, Manuel ; Contador . Normas e Recomendações para elaboração de dissertações.. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostiula).

MEIRELES, Manuel . Como fazer uma pesquisa passo-a-passo. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostiula).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Práxis gerencial das MPE, Descrição: Um método administrativo é um modo como a ação administrativa se desenrola. É a forma como se passa do projeto para o concreto. É o meio de fazer. É arte gerencial que, com um conjunto articulado de técnicas e ferramentas, busca alcançar as metas. As ferramentas administrativas são técnicas da gestão, geralmente utilizadas individualmente por um operador, com vistas a elevar a produtividade das práticas operacionais. Elas concorrem para o bom desempenho das indústrias e surpreende o fato de seu uso não ser frequente e incorporado à práxis administrativa. Nas micro e pequenas empresas (MPE) esta constatação é mais evidente e não são evidentes as causas da não aplicabilidade intensiva das ferramentas administrativas. Quais as principais causas disto? E o que pode ser feito para debelar ou anular isso? Estas são as duas questões que estão subjacentes à presente pesquisa. O objetivo da pesquisa é dar respostas a estas questões e verificar se é possível modelar ferramentas de forma a torná-las mais facilmente incorporadas à práxis gerencial das MPE.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Manuel Antonio Meireles da Costa - Coordenador / José Osvaldo De Dordi - Integrante / Orlando Roque da Silva - Integrante / Cida Sanches - Integrante / PAIXÃO, Marisa Regina - Integrante / Samuel Ferreira Júnior - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Ferramentas da Qualidade: análise do uso e impacto nas micro e pequenas empresas, Descrição: No campo da Administração, muitas ferramentas gerenciais são conhecidas para auxiliar os gestores a implantar, manter e ampliar programas de Qualidade com vistas a uma maior competitividade. Dentre essas ferramentas podem ser citadas: Análise da Causa Raiz, Árvore de Realidade Corrente, Diagrama de Ishikawa, Diagrama de Inter-relação e Controle Estatístico do processo. Este projeto de pesquisa tem por objetivo investigar o uso de tais ferramentas pelas micro e pequenas empresas e seus desdobramentos da aplicação, em especial: a) quanto à melhoria da qualidade dos processos e produtos; b) quanto ao aumento da produtividade; c) quanto à competitividade da empresa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (3) . , Integrantes: Manuel Antonio Meireles da Costa - Coordenador / José Osvaldo De Dordi - Integrante / Orlando Roque da Silva - Integrante / Cida Sanches - Integrante / Samuel Ferreira Júnior - Integrante / Givaldo Guilherme dos Santos - Integrante / Roberto Argelio Frías Jiménez - Integrante / Marcel Oda - Integrante., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 2

  • 2011 - 2016

    Constructos e Técnicas Gerenciais, Descrição: O presente projeto de pesquisa investiga a aplicação de novas ferramentas e técnicas administrativas nas micro e pequenas empresas (MPE). A pesquisa busca desenvolver e averiguar a aplicação de novos constructos ou técnicas administrativas com vistas a elevar a efetividade da organização. Tais ferramentas administrativas podem estar relacionadas às diversas funções da organização. Os resultados potencialmente interessam aos teóricos e aos gestores de empresas de qualquer porte.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (3) . , Integrantes: Manuel Antonio Meireles da Costa - Coordenador / Cida Sanches - Integrante / MARIETTO, Marcio - Integrante / José Osvaldo De.Sordi - Integrante / Cláudio Farias Rossoni - Integrante / Miriane de Almeida Fernandes - Integrante / Katia Duarte Magalhães - Integrante., Número de produções C, T & A: 12

  • 2010 - 2016

    Incorporação Tenológica e Produtividade, Descrição: O presente projeto de pesquisa investiga a associação entre incorporação tecnológica e produtividade em MPE. As análises são realizadas segundo dois constructos: incorporação tecnológica e inovação tecnológica. O trabalho parte da hipótese substantiva de que a produtividade de uma empresa ou de um setor econômico aumenta via incorporação tecnológica. Entretanto, é fundamental ficar estabelecido que incorporação tecnológica difere da inovação tecnológica. Carvalho e Feijó (2000) apresentaram uma discussão detalhada sobre as possíveis causas do aumento da produtividade constatando uma associação mais forte desse crescimento com o aumento da produção, relativamente à redução do emprego. A importância de se buscar evidências empíricas que corroborem a hipótese firmada é que se mostra a relação existente, sob um novo ângulo, entre a incorporação tecnológica e a produtividade. Os resultados potencialmente interessam não só aos teóricos que estudam a inovação tecnológica e seus efeitos sobre o nível de emprego, mas também, aos gestores de empresas de qualquer porte.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Manuel Antonio Meireles da Costa - Coordenador / Maria Aparecida Sanches - Integrante / MARIETTO, Marcio - Integrante / DE SORDI, JOSÉ OSVALDO - Integrante., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 1

  • 2009 - 2013

    Estratégia e Decisão na MPE, Descrição: A pesquisa tem como objetivo investigar a forma como os gestores das Micro e Pequenas Empresas (MPE) tomam decisões nas suas diversas funções. A pesquisa é descritiva com análise quantiqualitativa. A população é composta dos gestores de MPE industriais que fazem decisões do tipo multicritério. A pesquisa está associada, portanto, ao campo de apoio à decisão multicritério (ADM). O AMD pode ser definido como um conjunto de técnicas de apoio à tomada de decisão, que têm a finalidade de investigar um número de alternativas, considerando múltiplos critérios e objetivos em conflito. Se testará também o grau de receptividade à técnica TODA-Trade-off Decision Analysis que é um modelo de decisão multicritério básico. Em relação aos modelos concorrentes, e em especial ao modelo AHP, o T-ODA destaca-se pelo fato de prescindir os trabalhosos e complexos cálculos para mostrar que há ou não consistência nas avaliações dos decisores. No modelo T-ODA a consistência é obtida automaticamente. Com base no modelo T-ODA, com algumas alterações se obtém dois outros importantes modelos:T-ODAG (Trade-off Decision Analysis in Group) que é o modelo que é recomendado para o processo de tomada de decisão multicritério em grupo; e ST-ODA (Strategic Trade-Off Decision Analysis) que é o modelo que serve ao processo de tomada de decisões gerenciais multicritério subordinadas à vantagem competitiva. Este modelo é aplicável a decisões táticas e estratégicas, isto é, decisões de nível acima do operacional. É aplicável a todas as empresas mesmo as micro e pequenas. A pesquisa contemplará diversos tipos de MPE.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Manuel Antonio Meireles da Costa - Integrante / Cida Sanches - Coordenador / MARIETTO, Marcio - Integrante / José Osvaldo De.Sordi - Integrante., Número de produções C, T & A: 17 / Número de orientações: 1

  • 2007 - 2011

    Turnos de trabalho rotativos: um estudo dos motivos que levam as Micro e Pequenas Empresas a adotar turnos rotativos e, Descrição: A pesquisa tem como objetivo investigar os motivos que levam as Micro e Pequenas Empresas (MPE) a adotar turnos de trabalho rotativos e os efeitos dos turnos rotativos (nas áreas da saúde, psicologia e socioeconômica) nos funcionários. A pesquisa é descritiva com análise quantiqualitativa. A população é composta dos funcionários e responsáveis de MPE industriais, que adotam e não adotam a prática de turnos rotativos. Para investigar as razões que levam as empresas a adotar turnos rotativos serão investigados dez responsáveis que adotam a prática de turnos rotativos. Para investigar os problemas, nas áreas da saúde, da psicologia e socioeconômicos, que os funcionários de Micro e Pequenas Empresas do interior de São Paulo apontam, serão pesquisados 30 funcionários de MPE que adotam a prática de turnos rotativos e 30 funcionários de MPE que não adotam a prática de turnos rotativos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Manuel Antonio Meireles da Costa - Integrante / Cida Sanches - Coordenador / Soraia Maria do Socorro Carlos Vidal - Integrante., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1

  • 2006 - 2011

    Sistemas de Custeio em MPEs, Descrição: O presente projeto refere-se à pesquisa que pretende averiguar as tipologias de sistemas de custeio em micro e pequenas empresas (MPE) do município de Campo Limpo Paulista. Especificamente pretende investigar quais os sistemas de custeio usados por tais empresas, especialmente os processos, os indicadores e os relatórios referentes à gestão de custos. A pesquisa parte da hipótese substantiva que as empresas com maior desempenho estão num estágio maior de sistema de custeio. Considera-se Kaplan e Cooper (1998) como referencial teórico para a definição dos 4 estágios de custeio considerados. Kaplan e Cooper (1998:22) apresentam um modelo de quatro estágios de sistemas de gerenciamento de custos e desempenho. Para tais autores, de uma forma geral, os sistemas de custeio podem ser considerados segundo os aspectos: processos, indicadores e relatórios. Para cada uma dos estágios os autores apresentam um conjunto de características. O estágio K1 é inadequado para relatórios financeiros; o II é voltado para a geração de relatórios financeiros; o III é personalizado e relevante para a gerência, e, por fim, o estágio K4 voltado para a integração do gerenciamento de custos e dos relatórios financeiros. A pesquisa é descritiva, na medida em que descreve as características dos sistemas de custeio utilizados pelas MPEs, e faz uso do método survey: Serão pesquisadas 60 MPEs de diversos setores industriais do município de Campo Limpo, com mais de 7 anos de exist~encia, escolhidas aleatoriamente. A pesquisa se centrará no estágio de custeio da empresa e em dados associados ao seu desempenho, tais como: incremento na força de trabalho, variação da área da planta e incremento do volume de vendas nos últimos cinco anos. A coleta de dados será feita por meio de questionário estruturado, tipo Escala Likert (1-5) dirigido aos responsáveis pelo departamento de custos / contabilidade. Um pré-teste será realizado em 15 MPEs não pertencentes ao município.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Manuel Antonio Meireles da Costa - Coordenador / J.Luiz Contador - Integrante / Djair Picchiai - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2005 - 2013

    Empreendedorismo e competitividade nas MPE, Descrição: Esta pesquisa investigará o empreendedorismo sob a ótica das funções do empreendedor e gestor empresarial na integração dos diferentes fatores de produção e a capacidade de assumir riscos nas operações das micro e pequenas empresas (MPE). As diferentes formas da sua adoção pelos empreendedores em seus negócios decretam o seu êxito ou fracasso nos primeiros anos de sua implementação. O projeto de pesquisa analisará as causas da mortalidade das MPE e identificar os pré-requisitos indispensáveis a serem adotados na criação do negócio. Está associada ao conceito de inovação, apontando-o como o elemento que sustenta e explica o seu desenvolvimento econômico. Procurará assim, tratar o empreendedorismo essencialmente pelas suas realizações no campo empresarial que, não são geralmente, efetivadas em vias normais nas rotinas consagradas do empreendimento (negócio. Trata-se, essencialmente, de um fenômeno que vem sob o aspecto maior da liderança, cujo trabalho específico é fazer os negócios se transformarem em um negócio diferente no futuro, criando, desenvolvendo e efetivando as estratégias de negócios. Esta pesquisa avaliará os diferentes tipos de micro e pequenas empresas visando estabelecer uma tipologia básica a partir da qual diferentes enfoques gerenciais poderão ser adotados pelo empreendedor na busca da sobrevivência de seu negócio. Constitui , ainda, em encontrar energia pessoal do empreendedor para iniciar e construir uma empresa ou organização mais do que simplesmente assistir, analisar ou descrever, ou seja, fundamentalmente é uma tarefa humana e criativa. Os fatores habilidades e talentos serão trabalhos na pesquisa como atributos inerentes ao empreendedor e gestor empresarial. Questões como identificar e pesquisar as habilidades de ver e avaliar negócios, prover recursos necessários para pô-los em vantagens; e a ação apropriada para assegurar sucesso. Conjunto de ações orientadoras, as suas motivações; os riscos inerentes para atingirem seus objetivos. Procurar. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Manuel Antonio Meireles da Costa - Coordenador / Cida Sanches - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2005 - 2011

    Alinhamento da estrutura produtiva das MPEs industriais, Descrição: A pesquisa pretende averiguar o alinhamento da estrutura produtiva das MPEs industriais localizadas no município de Campo Limpo Paulista, com base na teoria de Campos e Armas da Competição (CAC) de Contador (1996). Basicamente a pesquisa investigará se o enforcement nos fatores produtivos é compatível com a vantagem competitiva desejada. O enforcement em armas é um indicador derivado ou construído com base em dois outros: foco e difusão em armas da competição. Este indicador foi construído tendo por referência Contador (1996) que apresenta um rol de armas da competição para distintos campos da competição. O foco pode ser entendido como uma representação da concentração de esforços nas armas adequadas ao CAMPO da competição, e é definido pela relação entre grau de excelência das ARMAS usadas pela empresa e o grau de excelência máximo possível de ser obtido em tais ARMAS. O foco será tanto maior quanto maior for a excelência das armas necessárias à conquista da vantagem competitiva. A difusão é a representação da relação entre o grau de excelência das ARMAS usadas pela empresa, pertencentes ao conjunto de ARMAS não-adequadas ao CAMPO da competição e o grau máximo possível de ser obtido em tais armas; é o oposto de foco, na medida em que indica dispersão de esforços. A difusão será tanto maior quanto maior for a excelência em armas desnecessárias à conquista da vantagem competitiva. Método. Será testada a hipótese de que as estruturas produtivas das MPEs de forma geral não são as mais adequadas ao campo da competição pretendido. O método da presente pesquisa é quantitativo e estatístico. As ferramentas estatísticas a usar são predominantemente nãoparamétricas incluindo o uso de contradomínio, índice de Nihans e Q de Yule. O projeto será operacionalizado sobre 60 MPEs industriais selecionadas aleatoriamente. Serão pesquisados aleatoriamente também clientes de cada uma das empresas que representem mais de 80% das vendas para determinar, por meio de questionário Trade. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Manuel Antonio Meireles da Costa - Coordenador / J.Luiz Contador - Integrante., Número de produções C, T & A: 11

  • 2005 - 2007

    Stressores ocupacionais: um estudo dos principais stressores apontados por funcionários de MPEs industriais, Descrição: A pesquisa aborda o tema da Qualidade de Vida no Trabalho, tema este que tem sido objeto de interesse crescente pelos pesquisadores. São objetivos específicos da pesquisa investigar os elementos stressores de funcionários de MPEs industriais localizadas no município de Campo Limpo Paulista, estratificados por: sexo, faixa etária, cargo, tempo de atividade, nível hierárquico.A avaliação do nível de stress será feita conforme o modelo quadrifásico de Lipp (2000) que, de certa forma amplia e complementa o modelo trifásico de Selye (1952). A presente pesquisa caracteriza-se como descritiva adotando-se uma análise quanti-qualitativa. Após a coleta, os dados quantitativos serão tabulados e analisados. As técnicas estatísticas a utilizar serão não-paramétricas. O software estatística GraphPad InStat 3 será utilizado para fazer as análises quantitativas. Para a análise dos dados qualitativos, será utilizado o Método Categorial de Conteúdo (Bardin, 1977; Freitas & Janissek, 2000) utilizando-se o Sphinx 4.0. A estratificação dos elementos stressores será feita com base em Cida Sanches (2005). A população é composta dos funcionários de MPEs industriais localizadas no município de Campo Limpo Paulista donde serão extraídas 6 amostras aleatórias, cada uma com 10 elementos. A coleta de dados será feita por meio de três questionários: Questionário Q1, que é o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp; Questionário Q2 que é uma Régua de Stress; e Questionário Q3: Identificação de elementos stressores na rotina do trabalho do dia-a-dia, de Cida Sanches (2005). O questionário Q1 é o ISSL?? Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp. De acordo com Lipp (2004) o ISSL foi validado em 1994 por Lipp e Guevara e padronizado por Lipp (2000). Este questionário pode ser administrado em cerca de dez minutos e tem sido utilizado em dezenas de trabalhos clínicos e de pesquisas na área do stress. Este questionário permite avaliar a fase do stress em que se encontram os. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Manuel Antonio Meireles da Costa - Integrante / Orlando Roque da Silva - Integrante / Cida Sanches - Coordenador., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 1

  • 2001 - 2007

    Desenvolvimento de um modelo de referência para medição do desempenho logístico das MPE industriais, Descrição: O projeto de pesquisa propõe um modelo de referência para a medição do desempenho logístico das micro e pequenas empresas industriais, de forma que se identifique os principais problemas limitantes à logística, além de criar as bases ao estabelecimento de indicadores de benchmarking logístico que contribua para o aumento da competitividade das empresas de uma dada região, fornecerá também elementos para subsidiar a criação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento socioeconômico da região.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Manuel Antonio Meireles da Costa - Integrante / Orlando Roque da Silva - Coordenador / Hamilton Pozo - Integrante., Número de produções C, T & A: 3

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2014

Best Paper Awards, 17th Quality Management and Organisational Development Conference.

2011

Menção honrosa por trabalho acadêmico apresentado no Simpósio de Administração Produção, Logística e Operações Internacionais (SIMPOI): Produtividade e Incorporação Tecnológica no Brasil, FGV-EAESP..

2008

Melhor artigo da divisão acadêmica Administração da Informação do EnANPAD, EnANPAD, Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD)..

2008

Hexagonal Stratification of Numbers: Belongs to the 36 best papers, 13th WSEAS Int. Conf. on APPLIED MATHEMATICS.

2008

On Goldbach Conjecture: belongs to the 36 best papers, 13th WSEAS Int. Conf. on APPLIED MATHEMATICS.

2008

On Sophie Germain primes: belongs to the 36 best papers, 13th WSEAS Int. Conf. on APPLIED MATHEMATICS.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto de Ensino Campo Limpo Paulista S/C Ltda., Mestrado Profissional. , Rua Guatemala, Jardim América, 13231230 - Campo Limpo Paulista, SP - Brasil, Telefone: (11) 48129400

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - Atual

    CENTRO UNIVERSITÁRIO CAMPO LIMPO PAULISTA

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2011 - Atual

    Academy of Management

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro e Revisor Cientifico, Carga horária: 1

    Outras informações:
    Reviwer of AOM Annual Meetings in Business Policy & Strategy (BPS), Organization and Management Theory (OMT) and Research Methods (RM) Division Domains

  • 2006 - Atual

    Universidade Paulista

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Conteudista, Carga horária: 4

  • 2014 - Atual

    Instituto de Ensino Campo Limpo Paulista S/C Ltda.

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2005 - Atual

    Instituto de Ensino Campo Limpo Paulista S/C Ltda.

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: docente pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Disciplinas: Modelos Organizacionais e Sistemas de Informação Aplicados às Micro e Pequenas Empresas.

    Atividades

    • 03/2006

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ensino Campo Limpo Paulista, .,Linhas de pesquisa

    • 03/2006

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ensino Campo Limpo Paulista, .,Linhas de pesquisa

    • 01/2006

      Ensino, Administração Geral, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

    • 08/2005

      Ensino, Mestrado Profissional, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Modelos Organizacionais, Sistemas de Informação Aplicados às Micro e Pequenas Empresas

  • 2002 - 2005

    Faculdades Tancredo Neves

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor (Pós Graduação)

    Atividades

    • 04/2002 - 05/2005

      Pesquisa e desenvolvimento , Faculdades Tancredo Neves, .,Linhas de pesquisa

  • 1997 - 1999

    Faculdade de Administração e Coências Contábeis de São Roque

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor e Coordenador Pedagógico, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Coordenador Pedagógico de 04-1998 a 06-1999

    Atividades

    • 06/1997 - 06/1999

      Direção e administração, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis de São Roque, .,Cargo ou função, Coordenador Pedagógica.

    • 06/1977 - 06/1999

      Ensino, Adminstração de Empresas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração Financeira, Netodologia, TGA -Teoria Geral da Administração

  • 1995 - 1996

    Cia Évora

    Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Consultor Administrativo, Carga horária: 10

    Atividades

    • 06/1992 - 11/1996

      Direção e administração, Cia Évora, .,Cargo ou função, Consultor Administrativo.

  • 1985 - 1996

    Credibrás S/A

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretor Financeiro e Diretor Presidente, Carga horária: 40

    Atividades

    • 04/1985 - 01/1992

      Direção e administração, Credibrás S/A, .,Cargo ou função, Diretor Financeiro.

Propriedade Intelectual

Patentes (2)

Tipo Título Data depósito
INVENTOR e DEPOSITANTE Logística matemática com tabuleiro numérico 11/12/2009
INVENTOR e DEPOSITANTE Simulador de jogo futebolístico em tabuleiro e o respectivo método 04/12/2009