Paulo Sergio Rodrigues da Silva

Possui graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília (1995), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ciências, Educação e Teologia do Norte do Brasil (2011), especialização em Filosofia Clínica (Instituto Packter/Faculdades Integradas Espírita - 2002), especialização em Educação Especial (Faculdades Integradas de Tangará da Serra 2005), especialização em Tecnologias na Educação (Pontifício Universidade Católica do Rio de Janeiro 2007), especialização em História Regional (Universidade Federal de Roraima 2007), especialização em Gestão Pública (Universidade Federal de Santa Catariana 2012), especialização em Educação a Distância ( SENAC 2012) e mestrado em Sociedade e Fronteiras pela Universidade Federal de Roraima (2014). Foi Coordenador Pedagógico na Escola Tereza Teodoro de Oliveira (2000 a 2003); foi professor multiplicador do Núcleo de Tecnologias Educacionais da Secretaria Educação do Estado de Roraima (2004 a 2007); foi assessor pedagógico na Fundação Univirr Coordenação do Curso Mídias na Educação (2007 a 2014); foi professor multiplicador do Núcleo de Tecnologias Educacionais da Secretaria Municipal de Educação de Boa Vista (2010 a 2012); foi professor de Filosofia na Faculdade de Teologia de Boa Vista FATEBOV (2004 a 2006), foi professor de Filosofia na FACETEN nos anos de 2008 a 2014, foi Coordenador de Tutoria no Curso de Letras-Espanhol Literatura Hispânica, no IFRR (2011 a 2014). Atualmente é: é professor da Educação Básica na Rede Municipal de Educação de Boa Vista (julho 2013); Professor da Educação Profissional da Rede Pública do Estado de Roraima no Centro de Educação Profissional Prof. Antônio de Pinho Lima (março de 2014), é Professor de Filosofia no Curso de Pedagogia na FARES (2014)m atualmente Instituto de Educação e Inovação IEDI (2022) e e bolsista CAPES/UAB exercendo a função de Designer Instrucional, no IRFF, de outubro de 2014 a 13 de julho de 2016. Professor bolsista em cursos de Pedagogia, Biologia e Letras em EAD no IFRR no Curso de Licenciatura e Biologia. Tutor do curso de Letras, Literatura Espanhola e Portuguesa (2024), IFRR.

Informações coletadas do Lattes em 21/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Sociedade e Fronteiras

2012 - 2014

Universidade Federal de Roraima
Título: A VIOLÊNCIA CONTRA OS POVOS INDÍGENAS EM RORAIMA ? uma análise histórica a partir do jornal folha de boa vista (1996 a 2005), Ano de Obtenção: 2014
Orientador: Jaci Guilherme Vieira
Palavras-chave: Violência; Ideologia; Folha de Boa Vista.

Especialização em EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

2018 - 2019

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
Título: EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NOS CURSOS SUBSEQUENTES ? UM ESTUDO DE CASO NO CENTRO TECNOLÓGICO PROFISSIONAL DE RORAIMA
Orientador: Ana Patrícia Lima Sampaio

Especialização em Design Instrucional para EaD

2015 - 2016

Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras
Título: Design Instrucional do curso Filosofia para acadêmicos do curso de Letras-Espanhol e Literatura Hispânica
Orientador: Sílvia Mara dos Santos

Especialização em Coordenação Pedagógica

2014 - 2015

Universidade Federal de Roraima
Título: Os espaços de comunicação escolar e atuação da coordenação pedagógica: uma experiência vivenciada na Escola Municipal Emílio Rousseau
Orientador: Msc. Suellen da Silva Chaves

Especialização em Segurança e Saúde no Trabalho

2014 - 2015

Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT
Título: A norma reguladora 07 e os desafios da medicina preventiva no contexto do trabalho
Orientador: Ms. Carlos Alberto Marinheiro

Especialização em Educação a Distância

2011 - 2012

Serviço Nacional de aprendizagem Comercial-RR
Título: Os impactos das atividades desenvolvidas pela UNIVIRR nos municípios de João da Baliza, Uiramutã, Caroebe e Rorainópolis
Orientador: Josimara Passos Panero

Especialização em Controle da Gestão Pública

2010 - 2012

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Improbabilidade administrativa e corrupção, o "Escândalo dos Gafanhotos" no Governo de Roraima, período de 1998 a 2002
Orientador: Dr. José Alonso

Especialização em História Regional

2005 - 2007

Universidade Federal de Roraima
Título: A VIOLÊNCIA CONTRA OS POVOS INDÍGENAS NO FOCO DO JORNAL FOLHA DE BOA VISTA-RR - PERÍODO DE 1996 A 2003
Orientador: Dr. Jaci Guilherme Vieira

Especialização em Tecnologias em Educação

2005 - 2007

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Educação e Mídias: uma reflexão sobre a prática do professor e o usp das mídias nas escolas de Roraima
Orientador: Profª. Valéria Cristina Ribeiro Pereira

Especialização em Educação Especial

2003 - 2005

FACULDADES INTEGRADAS DE TANGARA DA SERRA
Título: Da Inclusão a Integração Social dos Portadores de Necessidades Especiais, suas possibilidades no município de Caroebe-RR
Orientador: Profa. Esp. Ariane Oaigen

Especialização em Filosofia Clinica

1999 - 2002

Instituto Pacter e Faculdades Integradas Espírita
Título: Filosofia Clinica
Orientador: Lucio Packter

Especialização em Filosofia Clínica

1997 - 1998

Instituto Packter
Título: Estágio supervisionado

Graduação em Letras

2021 - 2023

Universidade Estadual de Roraima
Título: LEITURA E A ESCRITA COMO INSTRUMENTOS PARA A INCLUSÃO SOCIAL DE ESTUDANTES BRASILEIROS E ESTANGEIROS
Orientador: Prof.ª Ma. Vivian de Aparecida Oliveira Carreiro

Graduação em Licenciatura Plena em Filosofia

1991 - 1995

Universidade Católica de Brasília
Título: O conceito de Liberdade em Jean-Paul Sartre
Orientador: Mássimo Cenci

Formação complementar

2021 - 2021

Extensão universitária em Filosofia Oriental: os desafios da Espiritualidade no século XXI. (Carga horária: 120h). , Universidade Estadual de Roraima, UERR, Brasil.

2021 - 2021

Artes Integradas + Educação + Acessibilidade. (Carga horária: 48h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2020 - 2020

Desenvolvimento infantil: O que desenvolve. (Carga horária: 100h). , INSTITUTO ALFA E BETO, IAB, Brasil.

2013 - 2014

Extensão universitária em Princípios, Tecnologias e Docência em Cursos EaD. (Carga horária: 210h). , Instituto Federal de Roraima, IFRR, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Produção de Material Didático para EaD. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal de Roraima, UFRR, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Contador de História. (Carga horária: 160h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial-RR, SENAC, Brasil.

2013 - 2013

Etnologia Sul-Americana. , Universidade Federal de Roraima, UFRR, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Educação do Campo. (Carga horária: 180h). , Instituto Federal de Roraima, IFRR, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Produção de Material Didático para a Diversidade. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal de Roraima, UFRR, Brasil.

2011 - 2012

Capacitação a Distância para Gestores Escolares. (Carga horária: 300h). , Secretaria de Estado de Educação e Desportos, SECD, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Capacitação Educação a Distância Capacit EAD. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal de Roraima, UFRR, Brasil.

2009 - 2009

Gestão da Educação Online. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Formação de tutores. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Roraima, UFRR, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Interação de Mídias na Educação. (Carga horária: 45h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2004 - 2004

Extensão universitária em Elaboração de Projeto de Pesquisa. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Roraima, UFRR, Brasil.

2001 - 2001

Estudos em Iniciação à Educação Cientifica. (Carga horária: 44h). , Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.

1999 - 1999

Extensão universitária em Ciência e Tecnologia explorando novas dimensões. (Carga horária: 18h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

1999 - 1999

Extensão universitária em A Antropoética de Lévi-Strauss. (Carga horária: 40h). , Museu Antropológico do Rio Grande do Sul, MA/RS, Brasil.

1999 - 1999

Os Estruturalismos. (Carga horária: 21h). , Museu Antropológico do Rio Grande do Sul, MA/RS, Brasil.

1999 - 1999

Epistemologia. (Carga horária: 15h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

1999 - 1999

Clássicos da Filosofia Alemã. (Carga horária: 20h). , Instituto Cultural Brasileiro-Alemão - Matriz, ICBA/RS, Brasil.

1997 - 1997

Extensão universitária em Filosofia para crianças. (Carga horária: 40h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Lógica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Lógica/Especialidade: Antropologia Filosófica.

Organização de eventos

SILVA, P. S. R. . III Ciclo de Debates Interdisciplinares. 2019. (Outro).

SANTOS, S. M. ; SILVA, P. S. R. . Colóquio Interdisciplinar: História da Saúde em Roraima e Antropologia do Cuidado. 2018. (Outro).

SILVA, P. S. R. . I Seminário de Pesquisa em Enfermagem. 2018. (Outro).

SILVA, P. S. R. . I Colóquio de Filosofia e Saúde. 2017. (Outro).

SILVA, P. S. R. . I Col[oqio de Antropologia e Saúde. 2017. (Outro).

SILVA, P. S. R. . 1º Seminário Internacional Sociedade e Fronteiras. 2012. (Outro).

SILVA, P. S. R. . Santo Agostinho da Idade Média à Contemporaneidade: um olhar histórico e filosófico. 2008. (Outro).

SILVA, P. S. R. . Tomás de Aquino: Da Idade Média a Contemporaneidade - Um olharhistórico e filosófico. 2008. (Outro).

Participação em eventos

Capacitação Pedagógica 2023 IEDI. 2023. (Encontro).

8ª Semana Pedagógica. 2021. (Outra).

8ª Semana Pedagógica: Atenção e cuidados ao educador no contexto da Pandemia. 2021. (Outra).

8ª Semana Pedagógica: Educação no Contexto Migratório; Ciências e Tecnologias no Ensino Fundamental. 2021. (Outra).

Educação no Contexto Migratório; Ciências e Tecnologias no Ensino Fundamental. 2021. (Outra).

IV Café Filosófico de 2021. 2021. (Outra).

Jornada Pedagógica: Pensando o fazer educativo. 2021. (Outra).

Palestra "Um olhar histórico sobre a atual Pandemia". 2021. (Outra).

Seminário A Educação no tempo de Pandemia e a importância da disciplina de filosofia nos tempos atuais,. 2021. (Seminário).

XXII Encontro Nacional de Filosofia Clínica. 2021. (Congresso).

Literatura Indígena. 2019. (Outra).

IV SIMPÓSIO EM SEGURANÇA DO TRABALHO.Saúde e Segurança. 2018. (Simpósio).

V Feira de Educação Profissional CEEP - 10 Anos Formando Profissionais. V Feira de Educação Profissional. 2018. (Feira).

I Colóquio Sociedade e Fronteiras: migrações e fronteiras.A história da imprensa em Roraima: do jornal Caniço ao Folha de Boa Vista. 2016. (Outra).

Congresso de Filosofia da UERR. Curso de Letras-Espanhol na modalidade a distância. Uma análise de experiência no IFRR - da produção de conteúdo ao ambiente virtual. 2013. (Congresso).

II Simpósio Internacional de Estudos de Linguagem e Cultura Regional: problematizando fronteiradas.Questões indígenas de Roraima na literatura regional: uma análise das obras de José Villela. 2013. (Simpósio).

1º Seminário Internacional Sociedade e Fronteiras.As fronteiras problemáticas do Brasil com a Colômbia e os pronunciamentos dos políticos da Amazônia brasileira. 2012. (Seminário).

1º Seminário Internacional Sociedade e Fronteiras.'Familiares de assassinados pedem justiça. Nossos parentes nos deixaram, mais (sic) a luta continua'. Conflitos violentos no cenário da Amazônia brasileira - questões específicas de Roraima.. 2012. (Seminário).

1º Seminário Internacional Sociedade e Fronteiras. 2012. (Seminário).

3º Encontro Norte da Sociedade Brasileira de Sociologia.Violência contra etnias indígenas de Roraima em luta pela terra - uma análise do julgamento da morte do índio Aldo da Silva Mota. 2012. (Encontro).

3º Encontro Norte da Sociedade Brasileira de Sociologia. 2012. (Encontro).

II Colóquio Internacional de Práticas Pedagógicas e Integração. 2012. (Outra).

II Colóquio Internacional de Práticas Pedagógicas e Integração.Tecnologias educacionais nas escolas indígenas do município de Boa Vista: o desafio dos recursos didáticos no Laboratório de Informática. 2012. (Outra).

II Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde.Cuidados básicos com a saúde Yanomami: relatos das experiências de missionários da Missão Catrimani. 2012. (Simpósio).

I Seminário de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia.Fronteiras e territórios na Amazônia - uma visão a partir dos pronunciamentos dos políticos roraimenses. 2012. (Seminário).

I Seminário de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia. 2012. (Seminário).

I Seminário de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia. 2012. (Seminário).

I Seminário Sócio-Jurídico sobre questões indígenas no Estado de Roraima. 2012. (Seminário).

VII Seminário Municipal de Educação e Cultura; práticas pedagógicas: interação e contextualização. 2012. (Seminário).

X Semana de Letras.As peripécias de Nero Hitler e as artimanhas do pistoleiro Búfalo Bala - o discurso metafórico sobre a questão indígena em Roraima na obra Xununu Tamu de José Vilela. 2012. (Outra).

Curso de Língua Inglesa Intermediário a distância. 2011. (Outra).

Seminário de Educação a Distância "Cenários e Tendências em Educação a Distância no Mercosul". 2011. (Seminário).

XIII Encontro Nacional de Filosofia Clínica. 2011. (Encontro).

62 Reunião Anual da SBPC. A esfera pública nos filmes brasileiros de longa metragem - uma leitura filosófica a partir de Jurgen Habermas. 2010. (Congresso).

Construindo o sistema nacional articulado de educação:O Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação. 2010. (Outra).

Educação para o Consumo Sustentável. 2010. (Outra).

Formação docente: teoria e prática, frente aos novos desafios da educação. 2010. (Outra).

I Colóquio Internacional de Práticas Pedagógicas e Integração; III Seminário de Integração de Práticas Docentes.Mídias Educacionais: possibilidades de ensino-aprendizagem. 2010. (Seminário).

I Seminário de Educação a Distância - uma possbilidade para o ensino no Instituto Federal de Roraima. 2010. (Seminário).

I Seminário de Filosofia: Filosofia para Todos.Ensino de Filosofia> vivenciando a Filosofia. 2010. (Seminário).

Jornada de Software Livre na Educação. 2010. (Outra).

Minnicurso A História Oral como Metodologia na Construção de Fontes de Pesquisa. 2010. (Outra).

Reunião Regional da SBPC.O uso da charge como análise da Conjuntura Histórico-Social de Roraima. 2010. (Outra).

Reunião Regional da SBPC. 2010. (Outra).

VI Seminário Municipal de Educação "Leitura e escrita: da alfabetização ao letramento". 2010. (Seminário).

VI Seminário Municipal de Educação "Leitura e escrita: da alfabetização ao letramento". 2010. (Seminário).

V Simpósio Nacional de História Cultural Brasília 50 anos: Ler e Ver - Paisagens Subjetivas, Paisagens Sociais.O discurso anti-indígena através das charges no Jornal Folha de Boa Vista. 2010. (Simpósio).

61ª Reunião Anual da SBPC. O mito da convivência pacífica entre índios e não-índios em Roraima, no período de 1996 a 2003, visto pelo jornal Folha de Boa Vista. 2009. (Congresso).

61ª Reunião Anual da SBPC. 2009. (Encontro).

61ª Reunião Anual da SBPC.O processo da homologação da Raposa Serra do Sol e a violência gerada a partir da organização indígena. 2009. (Encontro).

Ação de Integração Pedagógica.Integração de Tecnologias na Prática Pedagógica. 2009. (Outra).

Construindo o Sistema Nacional articulado de Educação - O Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação. 2009. (Congresso).

Filosofia Natural do espaço e do tempo um percurso pela História de algumas noções fundamentais da Ciência. 2009. (Outra).

II Seminário de Integração de Práticas Docentes.A charge numa perspectiva pedagógica como elemento do discurso: irônico, debochado e discriminatório. 2009. (Seminário).

II Seminário de Integração de Práticas Docentes. 2009. (Seminário).

II Seminário de Integração de Práticas Docentes.Mediações Pedagógicas para o ensino de Filosofia. 2009. (Seminário).

II Seminário de Integração de Práticas Docentes.Mediações Pedagógicas para o ensino da Filosofia. 2009. (Seminário).

I Seminário de Ensino e Filosofia: Filosofia para todos. 2009. (Seminário).

Semana de Ciências Sociais.A manipulação da opinião pública em Roraima - O caso da greve dos professores estaduais. 2009. (Outra).

Seminário da Diversidade Cultural. 2009. (Seminário).

Seminário de Socialização e Divulgação do Anuário do Sistema Público, Trabalho e Renda. 2009. (Seminário).

VIII Congresso Norte-Nordeste de Educação, Ciências e Matemática. Tecnologias Educacionais: desafios para o ensino de Filosofia. 2009. (Congresso).

V Semana de História: Memórias do Rio Branco.A violência contra os povos indígenas na ótica do jornal Folha de Boa Vista. 2009. (Encontro).

XI Encontro Nacional de Filosofia Clínica. 2009. (Encontro).

I Colóquio do curso de Filosofia em Rorainópolis - UERR.Um olhar filosófico - contribuição do pensamento de Tomás de Aquino na contemporaneidade. 2008. (Outra).

I Congresso de Educação a Distância de Roraima. 2008. (Congresso).

I Encontro de Filosofia e de Sociologia da UERR: O ensino de Filosofia e de Sociologia em Roraima. 2008. (Encontro).

I Encontro de Filosofia e Sociologia da UERR: O Ensino da Filosofia e de Sociologia em Roraima.Filosofia para crianças: algumas perspectivas. 2008. (Encontro).

Introdução a Filosofia e Cinema.Filosofia e Cinema. 2008. (Outra).

I Semana de Área de Ciências Humanas, Linguagens e Artes.Novos e velhos desafios para os professores de Filosofia no ensino médio. 2008. (Outra).

I Seminário de Integração de Práticas Docentes.Filosofia no Ensino Médio: e agora, professor?. 2008. (Seminário).

1º Congresso Internacional de Pesquisa Educacional do Mercosul. 2007. (Congresso).

1º Congresso Internacional de Pesquisa Educacional do Mercosul em Roraima. Uma reflexão sobre a prática do professor e o uso das mídias nas escolas de Roraima. 2007. (Congresso).

II Seminário Municipal de Informática na Educação Software Livre: Novas Perspectivas Tecnológicas na Educação. 2007. (Seminário).

IV Semana de História.A violência indígena no foco do jornal Folha de Boa Vista. 2007. (Outra).

Curso Metodologia e Pesquisa. 2004. (Outra).

I Congresso Ibero-Amazônico de Tecnologia Educacional e Educação a Distância. 2004. (Congresso).

II Encontro Amazônico de Filosofia Clinica. 2004. (Encontro).

I Seminário de Educação do Campo. 2004. (Seminário).

I Seminário Estadual de Educação. 2003. (Seminário).

Construindo o Projeto Político Pedagógico da nossa Escola. 2002. (Outra).

De Escola para Escola - Fórum Regional de Experiências no Ensino Médio. 2002. (Outra).

II Teleconferência Internacional de Educação de Jovens e Adultos. 2002. (Congresso).

Imagens de Leitura. 2002. (Oficina).

V Encontro de Formação Continuada. 2002. (Encontro).

Educação para o Novo Milênio. 2001. (Seminário).

III Semana de Estudos e Debates em Iniciação Científica. 2001. (Outra).

I Seminário Científico Internacional de Educação do Estado de Roraima. 2001. (Seminário).

Seminário Científico Pedagógico da Amazônia. 2000. (Seminário).

Ciência e Tecnologia Explorando Novas Dimensões Conceituais - Projeto "Fim de Século/Novo Milênio". 1999. (Simpósio).

Clássicos da Filosofia Alemã. 1999. (Outra).

Curso: Dos Estruturalismos. 1999. (Outra).

Encontro Nacional de Filosofia Clínica. 1999. (Encontro).

Epistemologia Contemporânea. 1999. (Seminário).

III Seminário Internacional: A crise do capitalismo na virada do milênio. 1999. (Seminário).

La Globalización: Un Desafío a la Educación. 1999. (Encontro).

Simnário a Antropoetica de Lévi-Strauss. 1999. (Seminário).

A crise do sujeito no pensamento contemporâneo. 1997. (Outra).

Diálogos entre Filosofia e História. 1997. (Outra).

Filosofia para crianças. 1997. (Outra).

A mão invisível do mercado. 1996. (Seminário).

Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde. 1996. (Congresso).

VI Ciclo de Debates Sobre Sexualidade Humana. 1996. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Ilma de Lourdes Macedo de Farias

SOUZA, A. H. C.SILVA, P. S. R.. O conceito de autonomia no pensamento de Paulo Freire numa perspectiva filosófica ao conceito Kantiano. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia) - Universidade Estadual de Roraima.

Aluno: Clemildo Silva Souza

SOUZA, A. H. C.SILVA, P. S. R.. Alienação em Karl Marx como um arranjo social do homem sobre a natureza. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia) - Universidade Estadual de Roraima.

Aluno: Izabel Paulo

SILVA, P. S. R.SOUZA, A. H. C.Elialdo Rodrigues de Oliveira. O perfil democrático na gestão escolar. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Sistema de Gestão Escolar) - Universidade Estadual de Roraima.

Aluno: Rosângela Aleixo Firino

SILVA, P. S. R.SOUZA, A. H. C.Elialdo Rodrigues de Oliveira. Gestão democrática e o projeto pedagógico no contexto escolar. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Sistema de Gestão Escolar) - Universidade Estadual de Roraima.

Aluno: Fernanda Soares de Carvalho, Girlene Rodrigues Pereira e Yag

CHACON, S. F.; SARMENTO, E.;SILVA, Paulo Sérgio Rodrigues da.. O LÚDICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS, NAS AULAS REMOTAS NO 6° ANO DA ESCOLA ESTADUAL VEREADOR FRANCISCO PEREIRA LIMA NO MUNICÍPIO DE MUCAJAÍ-RR. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Roraima.

Aluno: Daiana Aparecida da Costa Machado, Silmara da Silva Alves

SILVA, P. S. R.; CHACON, S. F.; SARMENTO, E.. "O ENSINO CIÊNCIA NATURAIS EM TEMPOS PANDÊMICOS NO MUNICÍPIO DE SÃO LUIZ. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Roraima.

Aluno: Maylla Jakelinne Vinhort Alves de Melo e Alanna Melo Lea

SILVA, P. S. R.; SOUSA, D. D.;CASAL, A. M.. "ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO NO ENSINO MÉDIO EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO SOBRE AS METODOLOGIAS UTILIZADAS PELO PROFESSOR DE BIOLOGIA DE UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE CARACARAÍ - RR. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Roraima.

Aluno: Alana Rodrigues de Oliveira

SILVA, P. S. R.; FARIAS, D. C.; SOUSA, D. D.. ESTÁGIO SUPERVISIONADO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO CURSO DE EXTENSÃO NO MUNICÍPIO DE CARACARAÍ-RR. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Roraima.

Aluno: Elissandra da Silva Pinheiro

FARIAS, D. C.;SILVA, P. S. R.; VIEIRA, M. I. S.. UM RELATO DE EXPERIENCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO REMOTO: METODOLOGIAS UTILIZADAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Roraima.

Aluno: Vivian Floriano Pereira, Vivi Kelry Floriano Pereira

SILVA, P. S. R.; CHACON, S. F.; SOUSA, D. D.. A IMPORTÂNCIA DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS, NA ESCOLA ESTADUAL FRANCISCO RICARDO MACEDO NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DA BALIZA-RR. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Roraima.

Aluno: Daniele Vieira da Silva e Raiza Rodrigues da Silva

SILVA, P. S. R.; SOUSA, D. D.; PRIMEIRO, L. J. O. G.. A IMPORTÂNCIA DE AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA NA SEGUNDA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL PADRE JOSÉ MONTICONE NO MUNICÍPIO DE MUCAJAÍ-RR. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Roraima.

Aluno: Érica da Cruz Gonçalves; Kleciane Rodrigues da Silva

SILVA, Paulo Sérgio Rodrigues da.; Núbia Paulo da Costa Andrade; Sônia Muniz Gonçalves. A política de atenção a mulher vítima de violência em Boa Vista: uma revisão de literatura. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Roraimense de Ensino Superior FARES.

Aluno: Grabriciele da Silva Silveira; Rafaelly C

SILVA, Paulo Sérgio Rodrigues da.; Sônia Muniz Gonçalves; Núbia Paulo da Costa Andrade. Costa Bacelar.Relato de caso clínico e revisão de literatura sobre os cuidados realizados pela enfermagem - uma participante portadora de Lúpus eritematoso sistêmico em unidade hospitalar de Boa Vista. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Roraimense de Ensino Superior FARES.

Aluno: Jucilene Gomes de Lima; Jucilene Moreira

SILVA, Paulo Sérgio Rodrigues da.; Sônia Muniz Gonçalves; Núbia Paulo da Costa Andrade. Fibrose cística-relato de um caso clínico. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Roraimense de Ensino Superior FARES.

Aluno: Lindalva da Conceição Sousa; Thalia Karollayne Silva Santos

SILVA, Paulo Sérgio Rodrigues da.; Sônia Muniz Gonçalves; Núbia Paulo da Costa Andrade. A importância do Pré-Natal e assistência de enfermagem. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Roraimense de Ensino Superior FARES.

Aluno: Pâmela Sena Ferreira Lima; Dyana Stejanny Ferreira da Silva

SILVA, Paulo Sérgio Rodrigues da.; SILVA, F. F.; FERREIRA, L. G.. Assistência de enfermagem no Câncer do Colo de Útero. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Roraimense de Ensino Superior FARES.

Aluno: Maria José Soares Alves; Alice Cristina da Silva Chagas

SILVA, Paulo Sérgio Rodrigues da.; Fabiola Fernanda da Silva Barros; MARTINS, R. T. G.. Descrição do serviço de enfermagem em puericultura. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Roraimense de Ensino Superior FARES.

Aluno: Maria Adélia de Souza Araújo; Fernando Sena Alves

SILVA, P. S. R.; MARTINS, R. T. G.; REBELO, E. G. M.. Educação e saúde: a importância do processo de informação sobre triagem neonatal na rede de atenção básica num município de fronteira. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Roraimense de Ensino Superior FARES.

Aluno: Wiliames Andrade da Cunha; Weslany Fernanda Andrade da Cunha

SILVA, Paulo Sérgio Rodrigues da.; COSTA, E. S.; PAIVA, C. F. M.. Assistência de enfermagem na prevenção de lesão por pressão em paciente de UTI. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Roraimense de Ensino Superior FARES.

Aluno: Mauristela Araújo Costa

SILVA, Paulo Sérgio Rodrigues da.; PAIVA, C. F. M.; COSTA, E. S.. Distinção entre alergia à proteína de leite de vaca e intolerância à lactose: uma revisão. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Roraimense de Ensino Superior FARES.

Aluno: Bruna Kalline Rodrigues Martins; Maíde da Silva Santos

SILVA, Paulo Sérgio Rodrigues da.; COSTA, E. S.; PAIVA, C. F. M.. Patologias placentárias: uma revisão de literatura. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Roraimense de Ensino Superior FARES.

Aluno: Ândria Milena Nascimento Moura; Jadna de Souza Melo

SILVA, Paulo Sérgio Rodrigues da.; COSTA, E. S.; PAIVA, C. F. M.. As atribuições do profissional de enfermagem no combate ao covid-19. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Roraimense de Ensino Superior FARES.

Aluno: Adriana Almeida Martins

SILVA, P. S. R.; Francisco da Silva Sousa; Cristiane Filgueira Marques Paiva. Notificações de erros assistenciais em unidades de terapia intensiva. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Roraimense de Ensino Superior FARES.

Aluno: Isla Cristina Brito Silva e Kethlen Nadine Moraes da Silva

SILVA, P. S. R.; Fabiola Fernanda da Silva Barros;Anderson dos Santos Barros. Aleitamento materno na adolescência: revisão literária. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Roraimense de Ensino Superior FARES.

Aluno: Tatiane Pantoja de Brito

VIEIRA, J. G.SILVA, P. S. R.. Ditadura e Igreja Católica no Território Federal de Roraima. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Cícero da Conceição Silva e Dancleide Morais Lima

MARTINS, S. M. G.; PIZANO, J. C.;SILVA, P. S. R.. Utilizando el Arte Moderna en el processo de enseñanza y aprendizaje de Lengua Española. 2016.

Aluno: Ana Lúcia Silva Barros e Antonia Brito da Silva

SILVA, P. S. R.; PEREIRA, M. A. C.; OLIVEIRA, J. F.. A importância da brinquedoteca na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Roraimense de Ensino Superior FARES.

Aluno: Edilene Pimentel de Moura

Elialdo Rodrigues de OliveiraFERREIRA, A. S.SILVA, P. S. R.. A imnportância da filosofia na formação do docente. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual de Roraima.

Aluno: José Domingos A

SILVA, P. S. R.Elialdo Rodrigues de OliveiraREGO, M. B.. Santos.As contribuições de Michel Foucault para a epistemologia da educação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual de Roraima.

Aluno: Filomeno de Sousa Filho

SILVA, Paulo Sérgio Rodrigues da.; GHEDIN, Luiz Evandro;REGO, M. B.. Habermas e análise crítica da ciência positiva de Augusto Comte no âmbito da teoria do conhecimento. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual de Roraima.

Aluno: José Antônio Francisco

Elialdo Rodrigues de Oliveira; PEREIRA, E. G.;SILVA, P. S. R.. Etnodesenvolvimento instrumentalismo do homem contemporâneo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual de Roraima.

Aluno: Ada Jaqueline Rodrigues da Costa

Yana Silva;SILVA, P. S. R.. A participação dos migrantes maranhenses no desenvolvimento de Boa Vista. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Norte do Paraná.

Aluno: Edilberta de Lima Pereira

SILVA, P. S. R.. Música como metodologia no ensino da História. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Norte do Paraná.

Aluno: Estevão Aurélio Ribeiro Borges

SILVA, P. S. R.. Linguagem: seu valor na difusão do conhecimento histórico. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Norte do Paraná.

Aluno: Ilene Pinheiro Raposo

SILVA, P. S. R.. Identidade local: semelhanças e diferenças. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Norte do Paraná.

Aluno: Maria Hilda Dutra dos Santos

SILVA, P. S. R.. A expansão marítima e sua relação com a História de Roraima. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Norte do Paraná.

Aluno: Maria Sandra Santos Silva

SILVA, P. S. R.MEDEIROS, A.M.Elialdo Rodrigues de Oliveira. A Descaracterização da Piedade em Rousseua. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual de Roraima.

Aluno: Maria Edna Neres Silva

SILVA, P. S. R.Elialdo Rodrigues de OliveiraSANTOS, M. S.. Filosofia para criança na abordagem de Mattheew Lipman. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual de Roraima.

Aluno: Carlos Educardo Silva Reis

SILVA, P. S. R.Luis Fernando de LimaMEDEIROS, Adriano Melo. A origem da corrupção nos governos segundo Nicolau Maquiavel. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual de Roraima.

Aluno: Sebastião Silva

SILVA, P. S. R.MEDEIROS, Adriano MeloLuis Fernando de Lima. Deus: a razão inicial de todas as coisas em Spinoza. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual de Roraima.

Aluno: Luis Gonzaga da Silva

SILVA, P. S. R.Elialdo Rodrigues de Oliveira; Almeida, Edson Maia. Educação, trabalho e alienação da consciência. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual de Roraima.

Aluno: Edleuza da Silva Oliveira

SILVA, P. S. R.Luis Fernando de Lima; Pereira, Ednaldo Gomes. O bem e o mal na origem de todas as religiões critãs na teoria de Immanuel Kant. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual de Roraima.

Aluno: Hélida Tiana Parintins Sussuarana

SILVA, P. S. R.; Pereira, Ednaldo Gomes; Almeida, Edson Maia. O ensino de Filosofia no Ensino Médio. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual de Roraima.

Aluno: Antonia Cristiane de Araújo da Silva

SILVA, P. S. R.; Pereira, Ednaldo Gomes;Luis Fernando de Lima. A finalidade do Sumo Bem segundo Aristóteles. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual de Roraima.

Aluno: José Maria dos Santos Araújo

SILVA, P. S. R.Elialdo Rodrigues de OliveiraSANTOS, M. S.. A situação ideal de fala em Habermas a partir do Agir Comunicativo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual de Roraima.

Aluno: Jiane Vivian

SILVA, P. S. R.. A Ditadura Militar X Reforma Agrária. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Norte do Paraná.

Aluno: Laly de Oliveira Lira Filho

SILVA, P. S. R.. Demarcação das Terras Indígenas em Roraima. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Norte do Paraná.

Aluno: Edmar Carneiro de Araújo

SILVA, P. S. R.. Reforma Protestante e Contra Reforma. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Norte do Paraná.

Aluno: Helon do Vale Moura

SILVA, P. S. R.. Novas Tecnologias na didática do ensino de ensino em História. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Norte do Paraná.

Aluno: Alexandre Nogueira Bezerra

SILVA, P. S. R.. O despertar para o movimento indígena em Roraima. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Norte do Paraná.

Aluno: Vangela Fernandes de Sousa

SILVA, P. S. R.. A utilização dos meios de tecnológicos proporcionados pela Globalização como ferramenta metodológica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Norte do Paraná.

Aluno: José Alves da Silva Filho

SILVA, P. S. R.; Yana Silva. Populismo e paternalismo: a politica do governo Otomar Pinto na década de 1980 e o incentivo a migração em Roraima. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Norte do Paraná.

Aluno: Sara Sobral de Souza

SILVA, P. S. R.; Yana Silva. O garimpo em Roraima: Garimpo e ciclos migratórios em Roraima na década de 1980. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Norte do Paraná.

Aluno: iraci Schmitt Felipetto

SILVA, P. S. R.; Yana Silva. Mulheres gaúchas: migrantes gaúchas que escolheram Roraima para ser seu lar na década de 1980. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Norte do Paraná.

Aluno: Francinete Lima Chaves

SILVA, P. S. R.; Yana Silva. O papel político e pedagógico e do curriculo na construção no ensino de qualidade das escolas indígenas em Roraima. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Norte do Paraná.

Elialdo Rodrigues de OliveiraSILVA, P. S. R.SANTOS, M. S.; REGO, M.B.; ANDRADE, E.M.. Comissão Interna para revisar e atualizar o projeto pedagógico do curso de Filosofia da UERR. 2007. Universidade Estadual de Roraima.

SILVA, P. S. R.. Comissão de Avaliação dos Títulos e Digitação de DadosA SECRETÁRIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DESPORTO DE RORAIMA. 2022. A SECRETÁRIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DESPORTO DE RORAIMA.

ALBUQUERQUE, T. K. A.; MELO, N. G. P.;SILVA, P. S. R.. Comissão Examinadora do Curso Mídias na Educação. 2010. Universidade Federal de Roraima.

SILVA, P. S. R.; ARAUJO, F.L.. Comissão Organizadora do Processo Seletivo Pré-Vestibular Solidário. 2010. Fundação Universidade Virtual de Roraima.

Elialdo Rodrigues de OliveiraLuis Fernando de LimaSILVA, P. S. R.. Banca de Avaliação no Programa de Segunda Licenciatura - Curso de Filosofia. 2010. Universidade Estadual de Roraima.

AMORIN, José Américo;SILVA, P. S. R.. Comissão de verificação in loco do curso de Filosofia. 2010. Conselho Estadual de Educação do Estado de Roraima.

SILVA, P. S. R.SANTOS, M. S.BATISTA, A. N.. Banca Examinadora para prova Didática Selação Simplificada de Professor de Filosofia. 2009. Universidade Estadual de Roraima.

SILVA, P. S. R.SANTOS, M. S.Elialdo Rodrigues de OliveiraMEDEIROS, A.M.. Comissão para elaboração de Resolução de Estágio do curso de Filosofia. 2009. Universidade Estadual de Roraima.

SILVA, P. S. R.. Comissão de Ensino Médio para atualização da proposta curricular. 2009. Secretaria de Educação, Cultura e Desportos.

SILVA, P. S. R.. Comissão de Ensino Médio para revisão do Curriculo na área de Ciências Humanas e suas Tecnologias. 2009. Secretaria de Educação, Cultura e Desportos de Roraima.

ONOFRE, T. C.; Marly Cardoso de Oliveira;SILVA, P. S. R.. Banca Examinadora para seleção de professores do Pré-Vestibular. 2009. Universidade Virtual de Roraima.

SILVA, P. S. R.SANTOS, M. S.Elialdo Rodrigues de Oliveira. Comissão para elaboração do Projeto de Complementação Pedagógica do curso de Filosofia. 2008. Universidade Estadual de Roraima.

SILVA, P. S. R.; Soraya Magalhães Gomes; SOUZA, M.S.;LEITAO, A. S.. Comissão para seleção dos professores para o curso Mídias na Educação. 2007. Universidade Virtual de Roraima.

Orientou

Thais Almeida Sousa

A atuação de enfermagem no transplante de medula óssea; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Roraimense de Ensino Superior FARES; Orientador: Paulo Sergio Rodrigues da Silva;

Carlene Silva e Silva

A humanização da saúde da pessoa idosa em tempos de pandemia; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Roraimense de Ensino Superior FARES; Orientador: Paulo Sergio Rodrigues da Silva;

Ezivan Pereira Araújo

O Sentido da Linguagem no Tractatus Lógico - Filosófico de Ludwig Wittgenstein; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual de Roraima; Orientador: Paulo Sergio Rodrigues da Silva;

José Maria dos Santos Arruda

Situação ideal de fala em Habermas a partir do agir comunicativo; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual de Roraima; Orientador: Paulo Sergio Rodrigues da Silva;

Enoquio Souza do Nascimento

O papel do eterno retorno na crítica da cultura ocidental europeia; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual de Roraima; Orientador: Paulo Sergio Rodrigues da Silva;

Leandra Souza de Amorin

Paulo Freire: Pedagogia do Diálogo e a Crítica à Educação Bancária; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teologia) - Faculdade de Teologia de Boa Vista; Orientador: Paulo Sergio Rodrigues da Silva;

Eloana Kimak

O Lúdico na Educação Infantil; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Teologia de Boa Vista; Orientador: Paulo Sergio Rodrigues da Silva;

Marizinha da Silva Vasconcelos

Relação escola e família: estudo de um caso; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Teologia de Boa Vista; Orientador: Paulo Sergio Rodrigues da Silva;

Graciete Avelino Diniz

A resolução de problemas matemáticos por alunos do Ensino Fundamental; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Teologia de Boa Vista; Orientador: Paulo Sergio Rodrigues da Silva;

Ivair Blank

Avaliação da aprendizagem na Escola Pública: sucesso e fracasso; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Teologia de Boa Vista; Orientador: Paulo Sergio Rodrigues da Silva;

lilian ribeiro costa

Avaliação da aprendizagem na prática pedagógica no ensino fundamental, da Escola Estadual 13 de Setembro; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Teologia de Boa Vista; Orientador: Paulo Sergio Rodrigues da Silva;

Marluce Martins da Silva

Processo de alfabetização na 1ª série do ensino fundamental; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Teologia de Boa Vista; Orientador: Paulo Sergio Rodrigues da Silva;

Maria Marlene Martins da Costa

A importância do planejamento escolar com foco nos professores do ensino fundamental; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Teologia de Boa Vista; Orientador: Paulo Sergio Rodrigues da Silva;

Raimunda Oliveira dos Santos

Planejamento participativo escolar; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Teologia de Boa Vista; Orientador: Paulo Sergio Rodrigues da Silva;

Jose Soares Filho

Dificuldades na inclusão educacional no Ensino Fundamental; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Teologia de Boa Vista; Orientador: Paulo Sergio Rodrigues da Silva;

Iracema Silva E Silva

Ensinar e aprender: mediações pedagógicas no ensino fundamental; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Teologia de Boa Vista; Orientador: Paulo Sergio Rodrigues da Silva;

José Maria dos Santos Arruda

Desenvolvimento em Educação Infantil; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Teologia de Boa Vista; Orientador: Paulo Sergio Rodrigues da Silva;

Produções bibliográficas

  • VIEIRA, J. G. ; SILVA, P. S. R. ; MATTIONI, J. V. D. . Violência contra os povos indígenas em Roraima e luta pela homologação da Reserva 'Raposa Serra do Sol'. Canoa do Tempo (UFAM) , v. 5/6, p. 113-135, 2015.

  • SILVA, Paulo Sérgio Rodrigues da. . SILVA, Vandeilton Francisco da. A festa de N. S. do Carmo em Boa Vista /Roraima: conflitos e disputas de poder ? 1892-1927. Campina Grande, EDUFCG, 2012.. Em tempo de História (digital) , v. 27, p. 165-170, 2015.

  • VIEIRA, J. G. ; SILVA, P. S. R. . As estratégias de apropriações indevidas de verbas públicas federais no governo de Roraima: um estudo do escândalo dos gafanhotos. Textos e Debates (UFRR) , v. 1, p. 105-120, 2012.

  • SILVA, P. S. R. ; SIMOES, S. O. . Violência contra os povos indígenas em Roraima: uma questão de Direitos Humanos. Em tempo de História , v. 21, p. 162-178, 2012.

  • VIEIRA, Jaci Guilherme ; SILVA, P. S. R. . As Estratégias de Apropriações Indevidas de Verbas Públicas Federais no Governo de Roraima: Um Estudo do Escândalo dos Gafanhotos. Textos e Debates (UFRR) , v. 1, p. 2012, 2012.

  • SILVA, P. S. R. ; VIEIRA, J. G. . Uma breve análise histórica do jornal Folha de Boa Vista e suas influências política e ideológicas. Periódico Anual Técnico-Científico do IFRR , v. 5, p. 143-159, 2011.

  • VIEIRA, J. G. ; SILVA, P. S. R. ; RAMALHO, C. O. . Roraima: a luta pela homologação da Raposa Serra do Sol e a violência gerada contra os índios entre 1970 e 2009. Universidade e Sociedade (Brasília) , v. 46, p. 142-151, 2010.

  • SILVA, P. S. R. ; Francisco Marcos Mendes Nogueira . Falácias e ironias: as várias faces dos discursos na História recente de Roraima. Períódico Anual Técnico-Científico do IFRR , v. 5, p. 128-142, 2010.

  • SILVA, P. S. R. ; VIEIRA, J. G. . A cobertura da morte do índio Aldo Mota na ótica do jornal do jornal Folha de Boa Vista. Revista do Núcleo Histórico Socioambiental (UFRR) , v. 1, p. 63-79, 2008.

  • SILVA, P. S. R. ; VIEIRA, J. G. . A violência indígena na ótica do Jornal Folha de Boa Vista. Textos e Debates (UFRR) , v. 1, p. 130-151, 2007.

  • SILVA, P. S. R. ; VIEIRA, J. G. . Perspectivas sobre direitos humanos. 1. ed. Cruz Alta: Ilustração, 2023. v. 1. 454p .

  • SILVA, Paulo Sérgio Rodrigues da. ; VIEIRA, Jaci Guilherme . A história da imprensa em Roraima: do Jornal Caniço ao Folha de Boa Vista. In: Francilene dos Santos Rodrigues; Maria Luiza Fernandes. (Org.). Fronteiras e Interdisciplinaridade: limites e desafios. 1ed.Boa Vista: Editora da UFRR, 2016, v. 1, p. 281-306.

  • VIEIRA, J. G. ; SILVA, P. S. R. . Primeira Assembléia dos Povos Indígenas de Roraima: Surumu, janeiro de 1977. In: Jaci Guilherme Vieira. (Org.). Rio Branco se enche de história 2.ed. rev. ampl.. 2ed.Boa Vista: Editora UFRR, 2016, v. , p. 327-342.

  • SILVA, P. S. R. . Uma experiência de tutoria no curso de Letras Espanhol Línguas-Hispânicas ? entre desafios e perspectivas. Construção da educação a distância no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima: possibilidades, caminhos e expansão. 1ed.Curitiba: CRV, 2013, v. , p. 67-77.

  • VIEIRA, J. G. ; SILVA, P. S. R. ; RAMALHO, C. O. . HOMOLOGAÇÃO DA RAPOSA SERRA DO SOL EM RORAIMA: VIOLÊNCIA GERADA CONTRA OS ÍNDIOS ENTRE 1970 a 2009. In: XXVI Simpósio Nacional de História ? ANPUH, 2011, São Paulo. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História. São Paulo: ANPUH-SP, 2011. p. 01-21.

  • SILVA, P. S. R. ; PEREIRA, L. A. ; ROSS, S. M. M. ; SANTOS, W. P. ; VANDERLEI, M. M. C. . Uma reflexão sobre a prática do professor e o uso das mídias em 10 escolas públicas estaduais de Roraima. In: 1º Congresso Internacional de Pesquisa Educacional do Mercosul em Roraima, 2007, Boa Vista. Revista Eletrônica. Boa Vista: UERR, 2007. v. 1.

  • SILVA, P. S. R. . Curso de Letras-Espanhol na Modalidade a Distância - uma análise de experiência no IFRR - da produção de conteúdo ao ambiene virtual de aprendizagem. In: I Congresso de Filosofia, 2014, Boa Vista. I Congresso de Filosofia da UERR: conteúdos e metodologia do ensino de filosofia: livro de resumos. Boa Vista: UERR, 2013. v. 1. p. 31-31.

  • SILVA, P. S. R. . Fronteiras e territórios na Amazônia ? uma visão a partir dos pronunciamentos dos políticos roraimenses. In: I Seminário de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia da Universidade Federal de Roraima, 2012, Boa Vista. Anais do I Seminário de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia/UFRR. Boa Vista: UFRR, 2012. v. 01.

  • SILVA, P. S. R. . FILOSOFIA, POLITICA E CINEMA: A "ESFERA PÚBLICA" NOS FILMES BRASILEIROS DE LONGA METRAGEM - UMA LEITURA FILOSÓFICA A PARTIR DE JÜRGEN HABERMAS. In: 62ª Reunião Anual da SBPC, 2010, Natal. Anais/Resumos da 62ª Reunião Anual da SBPC, 2010.

  • SILVA, P. S. R. ; VIEIRA, J. G. ; RAMALHO, C. O. . O PROCESSO DA HOMOLOGAÇÃO DA RAPOSA SERRA DO SOL E A VIOLÊNCIA GERADA A PARTIR DA. In: 61ª Reunião da SBPC, 2009, Manaus. Anais/Resumos da 62ª Reunião Anual da SBPC. Manaus: SBPC, 2009.

  • SILVA, P. S. R. . O MITO DA CONVIVÊNCIA PACÍFICA ENTRE ÍNDIOS E NÃO-ÍNDIOS EM RORAIMA, NO PERÍODO DE. In: 61ª Reunião Anual da SBPC, 2009, Manaus. Anais/Resumos da 62ª Reunião Anual da SBPC, 2009.

  • SILVA, P. S. R. . Violência contra etnias indígenas de Roraima em luta pela terra - uma análise do julgamento da morte do índio Aldo da Silva Mota. In: 3º Encontro Norte da Sociedade Brasileira de Sociologia, 2012, Manaus. Amazônia e Sociologia: fronteiras do século XXI. Manaus: Ed. UFAM, 2012. v. 01. p. 94-94.

  • SILVA, P. S. R. ; LYRA JÚNIOR, Américo Alves de . As fronteiras problemáticas do Brasil com a Colômbia e os pronunciamentos dos políticos da Amazônia Brasileira. In: Iº Seminário Internacional, sociedade e fronteiras, 2012, Boa Vista. Seminário Internacional Sociedade e Fronteiras: as fronteiras da interdisciplinaridade e a interdisciplinaridade das fronteiras. Boa Vista: EDUFRR, 2012. v. 1. p. 62-63.

  • SILVA, P. S. R. . 'Familiares de assassinados pedem justiça. Nossos parentes nos deixaram, mais(sic) a luta continua'. In: 1º Seminário Internacional Sociedade e Fronteiras, 2012, Boa Vista. Seminário Internacional Sociedade e Fronteiras: as fronteiras da interdisciplinaridade e a interdisciplinaridade das fronteiras. Boa Vista: EDUFRR, 2012. v. 1. p. 43-43.

  • SILVA, P. S. R. . Violência contra povos indígenas e os principais conflitos no século XX em Roraima: uma questão de Direitos Humanos. Em Tempo de Histórias , 2012.

  • SILVA, P. S. R. ; VIEIRA, J. G. . As estratégias de apropriações Indevidas de verbas públicasfederais no governo de Roraima: um Estudo do Escândalo dos Gafanhotos. Textos e Debates (UFRR) , 2012.

  • SILVA, P. S. R. ; Francisco Marcos Mendes Nogueira . O discurso anti-indigenista através das charges no jornal Folha de Boa Vista. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, P. S. R. . O mito da convivência pacífica entre índios e não-índios em Roraima, no período de 1996 a 2003, visto pelo jornal Folha de Boa Vista. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VIEIRA, J. G. ; SILVA, P. S. R. ; RAMALHO, C. O. . O processo da homologação da Raposa Serra do Sol e a violência gerada a partir da organização indígena. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, P. S. R. . A violência indígena no foco do jornal Folha de Boa Vista. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

SILVA, P. S. R. . Subcomissão de Conferência de Documentos. 2019. (SEED - Processo Seletivo).

VIEIRA, J. G. ; SILVA, P. S. R. . Violência e mídias: os povos indígenas e a Igreja Católica, entre a ditadura e a democracia em Roraima. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, P. S. R. . Relações Interpessoais no Trabalho. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SILVA, P. S. R. . Excelência no atendimento ao cliente. 2015. .

SILVA, P. S. R. . Elaboração biográfica Prof. Antonio Pinho de Lima. 2015. (Evento CEEP).

SILVA, P. S. R. . Fundamentos de Filosofia. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de vídeo aula).

SILVA, P. S. R. . Fundamentos da Filosofia - Educação a Distância. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

SILVA, P. S. R. . Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC. 2011. .

SILVA, P. S. R. . Educação Ambiental e Sanitária. 2011. (Oficina de Multiplicadores).

SILVA, P. S. R. . Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, P. S. R. . Elaboração de Projetos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SILVA, P. S. R. . Midias Educacionais: possibilidades de ensino e aprendizagem. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SILVA, P. S. R. . Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC. 2010. .

SILVA, P. S. R. . Introdução a Filosofia e Cinema. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVA, P. S. R. ; MEC SEED . Mídias na Educação. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SILVA, P. S. R. . Mídias Educacionais e Desenvolvimento de Competências Pedagógicas. 2007. .

SILVA, P. S. R. . Projetos de Aprendizagem em Ambiente Colaboativo. 2004. .

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Secretaria de Estado de Educação e Desportos, Centro de Educação Profissional Professor Antônio de Pinho Lima. , Avenida Chile, Caranã, 69313632 - Boa Vista, RR - Brasil, Telefone: (95) 991420358

Experiência profissional

2016 - 2016

Secretaria de Educação e Desporto

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2012 - 2012

Instituto de Educação e Pesquisa

Vínculo: Hora-aula, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

  • 08/2012 - 12/2013

    Ensino, Licenciatura em História, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Geohistória e História Regional, História Moderna, História da América

2002 - 2004

Secretaria de Educação, Cultura e Desportos

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Quadro Efetivo, Carga horária: 25

Atividades

  • 01/2010 - 03/2010

    Ensino,Disciplinas ministradas, Filosofia

  • 01/2010 - 03/2010

    Ensino,Disciplinas ministradas, Filosofia

  • 08/2007 - 06/2009

    Direção e administração, Universidade Virtual de Roraima.Cargo ou função, Coordenador do Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação.

  • 08/2002 - 01/2004

    Ensino,Disciplinas ministradas, História, Filosofia

  • 02/1995 - 12/1995

    Ensino,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

2011 - Atual

Fundação Universidade Virtual de Roraima

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Interinamente da UAB, Carga horária: 25

2010 - Atual

Faculdade de Ciências, Educação e Teologia do Norte do Brasil

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Atividades

  • 02/2013 - 06/2013

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Filosofia da Educação; Pedagogia em Instituições não Escolares; Sociologia da Educação

  • 02/2013 - 06/2013

    Ensino, Teologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Filosofia da Educação

  • 07/2012 - 12/2012

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Antropologia da Educação, Princípios e Métodos em Gestão Educacional: administração e supervisão, Literatura Infantil: a arte de ler e contar história

  • 07/2012 - 12/2012

    Ensino, Teologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Antropologia Filosófica, Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, Antropologia Cultural, História da Filosofia Antiga

  • 03/2012 - 06/2012

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Currículo e Avaliação da Aprendizagem, Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de História, Filosofia da Educação, Literatura Infantil: arte de contar história

  • 02/2012 - 06/2012

    Ensino, Teologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Filosofia da Religião

  • 07/2011 - 12/2011

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Filosofia e Educação

  • 07/2011 - 12/2011

    Ensino, Teologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Lógica, Antropologia Filosófica

  • 02/2011 - 06/2011

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Filosofia e Educação

  • 02/2011 - 06/2011

    Ensino, Teologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Filosofia e Educação, Introdução a Filosofia

  • 06/2010 - 12/2010

    Ensino, Teologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Heresiologia, Apologética, Antropologia Filosófica

2007 - 2009

Universidade Estadual de Roraima

Vínculo: Quadro temporário, Enquadramento Funcional: Substituto, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Coordenação de Filosofia.Cargo ou função, Membro da Comissão para a elaboração do Projeto de Complementação Pedagógica do Curso de Filosofia.

  • 02/2008

    Ensino, Comercio Exterior, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Sociologia das Organizações

  • 01/2008

    Ensino, Filosofia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, História da Filosofia II

  • 07/2010 - 01/2011

    Ensino, Filosofia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Filosofia Moderna I, Tecnologia e Natureza, Epistemologia da Ciência, Teoria do Conhecimento

  • 02/2009 - 06/2009

    Ensino, Filosofia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Lógica

  • 02/2009 - 06/2009

    Ensino, Filosofia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Lógica

  • 02/2009 - 06/2009

    Ensino, Filosofia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Prática Profissional I

  • 08/2007 - 08/2008

    Outras atividades técnico-científicas , Coordenação de Filosofia, Coordenação de Filosofia.Atividade realizada, Parecer Processo de Aproveitamento de Disciplina do requerente Carlos Antônio Pereira da Silva.

  • 08/2007 - 12/2007

    Ensino, Ciências Contábeis, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Humanidades I

  • 08/2007 - 12/2007

    Ensino, Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Humanidades I

  • 08/2007 - 12/2007

    Ensino, Sociologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Humanidades I

  • 08/2007 - 11/2007

    Outras atividades técnico-científicas , Coordenação de Filosofia, Coordenação de Filosofia.Atividade realizada, Participação na elaboração do Projeto Pedagógico do Curso de Filosofia.

  • 08/2007 - 08/2007

    Outras atividades técnico-científicas , Coordenação de Filosofia, Coordenação de Filosofia.Atividade realizada, Parecer Processo de Aproveitamento de Disciplina do requerente José Maria Rodrigues Neto.

  • 08/2007 - 08/2007

    Outras atividades técnico-científicas , Coordenação de Filosofia, Coordenação de Filosofia.Atividade realizada, Parecer Processo de Aproveitamento de Disciplina do requerente Ana Cristina Ferrari Avila.

  • 08/2007 - 08/2007

    Outras atividades técnico-científicas , Coordenação de Filosofia, Coordenação de Filosofia.Atividade realizada, Parecer Processo de Aproveitamento de Disciplina do requerente Janaina Silva Barbosa.

  • 08/2007 - 08/2007

    Outras atividades técnico-científicas , Coordenação de Filosofia, Coordenação de Filosofia.Atividade realizada, Parecer Processo de Aproveitamento de Disciplina do requerente Olívia Havilland Leite Barros.

  • 08/2007 - 08/2007

    Outras atividades técnico-científicas , Coordenação de Filosofia, Coordenação de Filosofia.Atividade realizada, Parecer Processo de Aproveitamento de Disciplina do requerente Meriam Carlos dos Santos Borges.

2004 - 2009

Faculdade de Teologia de Boa Vista

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

  • 08/2004 - 07/2009

    Ensino, Bacharelado em Teologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Filosofia da Religião, Antropologia Filosófica, Filosofia da Natureza, Introdução a Filosofia, Lógica

2011 - 2011

Faculdades Montenegro

Vínculo: Hora-aula, Enquadramento Funcional: Professor hora-aula, Carga horária: 20

2009 - 2009

Faculdades Montenegro

Vínculo: Hora aula, Enquadramento Funcional: Professor Hora-aula, Carga horária: 36

Atividades

  • 11/2011 - 12/2011

    Ensino, Docência do Ensino Superior, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia de Pesquisa II

  • 10/2011 - 11/2011

    Ensino, Educação Física Escolar e Atividade Física, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Didática do Ensino Superior

  • 12/2009 - 12/2009

    Ensino, Bioquímica Aplicada, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Bioética, Metodologia da Pesquisa Científica

2011 - Atual

INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Tutoria, Carga horária: 10

Atividades

  • 11/2011

    Outras atividades técnico-científicas , Diretoria de Politicas Públicas de Educação a Distãncia, Diretoria de Politicas Públicas de Educação a Distãncia.Atividade realizada, Coordednação de Tutoria.

  • 11/2011 - 12/2011

    Ensino, Licenciatura em Espanhol e Literatura Hispânica, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundamentos de Filosofia

1998 - 1999

Instituto Packter

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Hora-aula, Carga horária: 10

Atividades

  • 05/1998 - 11/1999

    Ensino, Filosofia Clínica, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Filosofia Clínica

2013 - Atual

Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista Educacional - Efetivo, Carga horária: 25

2010 - 2012

Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 25

2008 - 2009

Universidade Federal de Roraima

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista UAB, Carga horária: 20