Juliano Rossato da Silva
Diretor de Tecnologia da Informação no Instituto Federral Farroupilha. Cargo de Analista de Tecnologia da Informação. Graduado em Sistemas de Informação - UNIFRA. Especialista em Tecnologias para Aplicações WEB - UNOPAR. Mestre em Tecnologias Educacionais em Rede - PPGTER - UFSM. Possuí experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Desenvolvimento de Sistemas.
Informações coletadas do Lattes em 05/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em Tecnologias Educacionais em Rede
2018 - 2021
Universidade Federal de Santa Maria
Título: SCHOOLGAMIFY: UMA PROPOSTA DE APLICATIVO MOBILE PARA IMPLEMENTAR A GAMIFICAÇÃO E A SALA DE AULA INVERTIDA NO CONTEXTO ESCOLAR, Ano de Obtenção: 2021
Orientador: Susana Cristina dos Reis
Especialização em Especialização em Tecnologias para Aplicações WEB
2015 - 2016
Universidade Norte do Parana
Título: BUSCAQUADRAS: DESENVOLVIMENTO DE UM PORTAL PARA AGENDAMENTO DE HORÁRIOS ONLINE NASQUADRAS QUE UTILIZAM O SISTEMA SAQES
Orientador: Não informado
Formação complementar
2017 - 2017
Java na Prática. (Carga horária: 120h). , Associação Brasileira de Educação Online, ABELINE, Brasil.
2015 - 2015
HTML 5 completo. (Carga horária: 100h). , Associação Brasileira de Educação Online, ABELINE, Brasil.
2015 - 2015
Phonegap - Apache Cordova Mobile Framework Completo. (Carga horária: 32h). , TreinaWeb Tecnologia, TREINAWEB, Brasil.
2014 - 2014
Curso de JAVA. (Carga horária: 20h). , Instituto Politécnico de Ensino a Distância, IPED, Brasil.
2014 - 2014
Segurança da Informação. (Carga horária: 20h). , Diálogo TI - INTEL, DTI, Brasil.
2014 - 2014
Curso de HTML 5. (Carga horária: 20h). , Instituto Politécnico de Ensino a Distância, IPED, Brasil.
2014 - 2014
SQL Completo. (Carga horária: 20h). , SoftBlue, SB, Brasil.
2006 - 2006
Curso de Montagem e Manutenção de Computadores. (Carga horária: 120h). , Exattus Informática, EXATTUS, Brasil.
2006 - 2006
Curso de Web Design e Computação Gráfica. (Carga horária: 120h). , Exattus Informática, EXATTUS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Desenvolvimento de Sistemas.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas de Computação.
Organização de eventos
SILVA, J. R. . BUGCUP/2017 - III Torneio de Educação Profissional do Instituto Federal Farroupilha. 2017. (Outro).
SILVA, J. R. . 3ª Semana Acadêmica das Licenciaturas: (Re)Construindo saberes e compartilhando experiências. 2017. (Outro).
SILVA, J. R. . VI Jornada de Estudos Afro-Brasileiros e indígenas. 2016. (Outro).
SILVA, J. R. . VII Mostra Acadêmica Integrada do IFFarroupilha - Campus Júlio de Castilhos. 2016. (Exposição).
Participação em eventos
3ª Mostra Integrada de Profissões, Tecnologias, Cultura e Relações Comunitárias da UFSM.Vestibular UFSM 2013. 2013. (Outra).
MINICURSO - Especificando Ontologias para a Semantic Web. 2013. (Outra).
SIRC 2013 - XI Simpósio de Informática da UNIFRA. 2013. (Simpósio).
Treinamento para Utilização do Sistema de Gestão de Questões para Processos Seletivos.Treinamento para Utilização do Sistema de Gestão de Questões para Processos Seletivos. 2013. (Seminário).
SIRC 2012 - XI Simpósio de Informática da UNIFRA. 2012. (Simpósio).
GUMA - Grupo de Usuários de Métodos Ágeis. 2010. (Encontro).
Outras produções
SILVA, J. R. . SAQES - Software para Automação de Quadras Esportivas. 2012.
SILVA, J. R. . Portal Moda Sul. 2011.
SILVA, J. R. ; REIS, S. C. . Guia de Instalação do protótipo SchoolGamify: uma proposta de aplicativo para fomentar a gamificação e a abordagem sala de aula invertida no contexto escolar. 2021. (Relatório de pesquisa).
SILVA, J. R. . Empreendedorismo digital: Ideias que deram certo e tornaram-se empresas. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, J. R. . Programação Web: Uma abordagem sobre o HTML 5, CSS e JQuery. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, J. R. . Empreendedorismo digital: Ideias que se tornam empresas. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, J. R. . Treinamento para utilização do Sistema de Gestão de Questões para Processos Seletivos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, J. R. . Vestibular 2013 - Guia de Cursos. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual Técnico).
SILVA, J. R. . Vestibular 2013 - Manual da Candidato. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual Técnico).
SILVA, J. R. . PEIES 2011 - Manual do Candidato. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual Técnico).
SILVA, J. R. . Educação a Distância da UFSM - Vestibular 2011 - Manual do Candidato. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual Técnico).
SILVA, J. R. . Vestibular Dezembro 2011 - Processo Seletivo Único e Seriado. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual Técnico).
SILVA, J. R. . PEIES 2010 - Manual do Coordenador de Escola. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual Técnico).
SILVA, J. R. . Vestibular UFSM 2011 - Manual da Comissão Fiscal. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual Técnico).
SILVA, J. R. . Vestibular UFSM 2011 - Manual do Assessor de Prédio - Santa Maria. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual Técnico).
SILVA, J. R. . Vestibular UFSM 2011 - Manual do Coordenador. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual Técnico).
SILVA, J. R. . PEIES 2010 - Manual de Fiscalização. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual Técnico).
SILVA, J. R. . PEIES 2010 - Manual do Assessor de Infraestrutura. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual Técnico).
SILVA, J. R. . Vestibular UFSM 2011 - Manual do Assessor de Prédio - Outras Cidades. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual Técnico).
Projetos de pesquisa
-
2018 - 2021
Desenvolvimento de aplicativo mobile para a escola:uma proposta para implementar a gamificação e sala de aula invertida nos processos de ensino e aprendizagem, Descrição: Registro GAP/CAL 050775 -Do mesmo modo que tecnologias estão inseridas em nosso cotidiano e avançam rapidamente, metodologias e técnicas de ensino e aprendizagem sofrem constantes evoluções quando aliadas as TIC, trazendo consigo um enriquecimento das práticas didático-pedagógicas. Agregar as TIC às novas metodologias potencializa o grau de engajamento, tanto de docentes quanto de discentes, referindo-se ao comprometimento de ambos aos processos de ensino e aprendizagem, fomentando assim, a expansão de práticas didático-pedagógicas inovadoras e o desenvolvimento de novas tecnologias educacionais em rede. O objetivo geral deste projeto é por meio da integração de práticas da metodologia de Sala de Aula Invertida e Gamificação, juntamente com a TIC, desenvolver um aplicativo (App) híbrido Mobile, que venha colaborar com processos de ensino aprendizagem dentro da sala de aula, possibilitando um amplo leque de recursos didático-pedagógicos. Metodologicamente, a pesquisa utilizar-se-á de procedimentos baseados em um Estudo de Caso, juntamente a uma Pesquisa Bibliográfica, de natureza aplicada, com uma abordagem qualitativa. Caracterizar-se-á por uma pesquisa exploratória, do ponto de vista de seus objetivos. Este trabalho será desenvolvido em quatro etapas distintas. A primeira etapa trata-se do estudo sobre qual tecnologia e linguagem de programação melhor se adequa ao desenvolvimento do App. Posteriormente, na segunda etapa, será feito o levantamento de requisitos por meio de entrevistas com professores e alunos. Após, na terceira etapa, será desenvolvido o App e seu ambiente de gerenciamento. A quarta e última etapa, consiste em apresentações do sistema para os usuários envolvidos e criação de manuais e vídeos tutoriais do sistema e App.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliano Rossato da Silva - Coordenador / susana cristina dos reis - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Federal Farroupilha, Campus Júlio de Castilhos. , RS 527 - Estrada de acesso secundário para Tupanciretã, SB, 97105900 - Júlio de Castilhos, RS - Brasil, Telefone: (55) 32719500, URL da Homepage:
Experiência profissional
2015 - Atual
Instituto Federal Farroupilha, IF-FarroupilhaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista de Tecnologia da Informação, Carga horária: 40
2010 - 2015
Fundação de Apoio à Tecnologia e CiênciaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 40
Outras informações:
Atuando na COPERVES através do PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO DO CONCURSO VESTIBULAR DA UFSM, fornecendo soluções em Tecnologia da Informação para a aplicação de concursos (Vestibular, Peies e Concursos Públicos), realização de inscrições, processamento e impressão de folhas resposta, elaborando sistemas para a gestão das questões e correção de redações e gerando estatísticas para as Escolas cadastradas. Tecnologias open-source e linguagens de programação PHP e Python.
2010 - 2010
Elevata Tecnologia de ProjetosVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor Front-End, Carga horária: 40
Outras informações:
Principais atividades: Desenvolvimento de Layouts para Web Sites, implantação de sistemas de EAD com ferramentas como: Flash(Action Script), suporte e manutenção de sistemas web, cadastro de informações em Bancos de Dados, participação em reuniões para propor idéias e soluções para problemas com clientes, trabalhando com linguagens de programação: C, PHP, DELPHI, HTML, Action Script, CSS. Conhecimento técnico com Photoshop, Corel Draw, Dreamweaver, HomeSite, Ilustrator, FireWorks. PHP e Bando de Dados MySQL, na construção de páginas web interativas, onde o usuário pode editar, deletar e acrescentar dados as suas páginas. Criação de Sistemas de notícias e galerias de fotos. Trabalhos com módulos de cobrança online através da emissão de boletos bancários e gerenciamento de todos os dados de contas de usuários. Planejamentos e estruturação de páginas web que atendem o público alvo.
Conhecimentos intermediários em C# e SqlServer.
2008 - 2009
Elevata Tecnologia de ProjetosVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor Front-End, Carga horária: 30
Outras informações:
Principais atividades: Desenvolvimento de Layouts para Web Sites, implantação de sistemas de EAD com ferramentas como: Flash(Action Script), suporte e manutenção de sistemas web, cadastro de informações em Bancos de Dados, participação em reuniões para propor idéias e soluções para problemas com clientes, trabalhando com linguagens de programação: C, PHP, DELPHI, HTML, Action Script, CSS. Conhecimento técnico com Photoshop, Corel Draw, Dreamweaver, HomeSite, Ilustrator, FireWorks. PHP e Bando de Dados MySQL, na construção de páginas web interativas, onde o usuário pode editar, deletar e acrescentar dados as suas páginas. Criação de Sistemas de notícias e galerias de fotos. Trabalhos com módulos de cobrança online através da emissão de boletos bancários e gerenciamento de todos os dados de contas de usuários. Planejamentos e estruturação de páginas web que atendem o público alvo.
Conhecimentos intermediários em C# e SqlServer.
2009 - 2010
BRASCRED ADMINISTRADORA DE CARTOES LTDA,Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor Front-End, Carga horária: 30
Outras informações:
Atividades: conhecer a unidade concedente de estagio; identificar principais procedimentos realizados na unidade concedente de
estagio;auxiliar nas atividades relacionadas a web designer; desenvolver websites; auxiliar na aprendizagem na linguagem de
programacao e banco de dados sql server; auxiliar no suporte a hardware.
2007 - 2008
Sem Limites Web MarketingVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor Web, Carga horária: 20
Outras informações:
Principais atividades: Manutenção, controle e ajustes de Web Sites em geral. Reformulação de layout.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Juliano Rossato da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?