Luiz Celso Pinho

Títulos obtidos: Bacharel em Psicologia (1989) e Grau de Psicólogo (1990) pela UERJ; Bacharel (1994), Mestre (1995) e Doutor (2003) em Filosofia pela UFRJ; Pós-Doutorado em Ética e Filosofia Política (2012) pela PUC-PR. Pesquisador Associado da UERJ/FAPERJ no Departamento de Filosofia (2003-2005). Professor Associado I da UFRRJ (admissão ocorrida em fevereiro de 2006) no Departamento de Filosofia. Pesquisador APQ-1 da FAPERJ (2009-2011). Pesquisador do CNPq (2013-2015). Líder do Laboratório de Investigações Histórico-Filosóficas Michel Foucault (LAIMFO) da UFRRJ, cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Integrante dos GTs da ANPOF "Pensamento Contemporâneo" e "Filosofia Contemporânea de Expressão Francesa". Integrante do grupo "Filosofia Francesa Contemporânea" da PUC-PR. Experiência na área de Filosofia, com ênfase nas obras de Michel Foucault e Friedrich Nietzsche. Temas de interesse: Arqueogenealogia das Ciências Humanas, Ética, Filosofia Contemporânea e Filosofia Política.

Informações coletadas do Lattes em 30/12/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Filosofia

1996 - 2003

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Foucault: uma experiência nietzschiana
, Ano de obtenção: 2003. Roberto Cabral de Melo Machado. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Foucault; Nietzsche; Ciências humanas; Relações de poder; Ética.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética.

Mestrado em Filosofia

1992 - 1995

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: O sono antropológico: a arqueologia de Michel Foucault e a crítica nietzschiana da racionalidade, Ano de Obtenção: 1995
Roberto Cabral de Melo Machado.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Foucault; Nietzsche; Arqueologia; Razão.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Filosofia

1988 - 1994

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: A utilização do projeto nietzschiano de crítica da racionalidade na arqueologia de Michel Foucault
Orientador: Roberto Cabral de Melo Machado

Graduação em Grau de Psicólogo

1990 - 1990

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduação em Bacharelado em Psicologia

1985 - 1989

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Pós-doutorado

2012 - 2012

Pós-Doutorado. , Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia Contemporânea/Especialidade: Foucault e Nietzsche.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Genealogia das Ciências Humanas e Sociais.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia Política.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia da História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia Contemporânea.

Organização de eventos

PINHO, L. C. . VI Colóquio Internacional de Filosofia Política - Confrontos. 2019. (Congresso).

Participação em eventos

I Seminário Internacional Foucault e os Antigos do Programa de Pós-Graduação Lógica e Metafísica da UFRJ.Foucault e o cinismo: em busca da transformação de si, dos outros e do mundo. 2023. (Seminário).

VII Colóquio Internacional de Filosofia Política '20 Anos do Laboratório de Filosofia Contemporânea'.A militância política dos cínicos: uma leitura foucaultiana. 2023. (Seminário).

XIX Encontro Nacional ANPOF.Diógenes, o quínico, pedindo esmola à estátua: uma leitura foucaultiana. 2022. (Encontro).

1 Colóquio Nacional de Filosofia Michel Foucault. Parresia-Filosofia-Vida. 2016. (Congresso).

Caixa Cultural - Ciclo de palestras - Foucault.O jardim das espécies sexuais. 2016. (Outra).

Colóquio Michel Foucault: Ditos, Escritos e Cursos (1984-2014). UNIRIO.O imperativo do discurso corajoso: a parresia no último curso de Foucault. 2014. (Encontro).

Estado da Violência ou Violência de Estado?.Violência de Estado: Brasil enfoca o ano 2014. 2014. (Encontro).

I Encontro Internúcleos Michel Foucault ? rastros de Foucault na Orla de Recife. UFPE.O conceito de parresia em Foucault. 2014. (Encontro).

III Colóquio de Estudos Foucaultianos ? Ressonâncias Contemporâneas de Michel Foucault. UECE.Foucault, a parresia e o uso corajoso da palavra [relação entre verdade, ética e coragem]. 2014. (Encontro).

XVI ANPOF. Foucault, a parresia e o uso corajoso da palavra [a arte de saber falar e calar]. 2014. (Congresso).

Encontro GT ANPOF - Filosofia Contemporânea de Expressão Francesa.O que podemos fazer com nós mesmos? Vida e verdade para o Foucault parresiasta. 2013. (Encontro).

III Colóquio Nacional Michel Foucault: Política - Pensamento e Ação. Michel Foucault e a coragem de falar a verdade. 2013. (Congresso).

Apresentação Pública dos Resultados da Pesquisa de Estágio Pós-Doutoral no PPGF da PUC-PR.A parresia em Michel Foucault: verdade, coragem e ética. 2012. (Outra).

Luta Antimanicomial: 51 anos de História da loucura (Universidade Veiga de Almeida - Campus Tijuca)..A função estruturante do pensamento trágico na arqueologia foucaultiana da loucura. 2012. (Outra).

Palestra no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu de Filosofia da PUC-PR.Coragem, liberdade e franqueza na noção foucaultiana de parresia. 2012. (Outra).

Palestra no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu de Filosofia da PUC-PR.Foucault e a arte de governar: uma análise ético-política. 2012. (Outra).

Palestra no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu de Filosofia da PUC-PR.Foucault e o imperativo de falar a verdade. 2012. (Outra).

Colóquio ?Ontologia e Ética? - PRODOCÊNCIA/CAPES/UFRRJ.O Ser ou a Vida: a História da Filosofia na perspectiva de Michel Foucault. 2011. (Encontro).

Colóquio Internacional Kant-Foucault. Do bom uso da liberdade em Kant e Foucault. 2011. (Congresso).

Encontro do Conhecimento - Universidade Petrobras.Marx, Freud e Nietzsche: três lições sobre a arte da suspeita. 2011. (Outra).

Encontro do GT da ANPOF Filosofia Contemporânea de Expressão Francesa (UERJ).Foucault e a apologia do modo de vida dos cínicos. 2011. (Encontro).

XXVII Encontro Nacional dos Estudantes de Filosofia.Foucault e a filosofia como caixa de ferramentas. 2011. (Encontro).

Colóquio "Ética e Alteridade".A vida como uma obra de arte: esboço de uma ética foucaultiana. 2010. (Encontro).

Colóquio "Filosofia e prazer: diálogos com a tradição hedonista".A noção de epicurismo na perspectiva foucaultiana do "cuidado de si". 2010. (Encontro).

I Encontro Foucaultiano de Pós-graduação - "Pensar Foucault".O nascimento da noção de Biopoder: aspectos conceituais, metodológicos e programáticos. 2010. (Encontro).

Kairós 2010 - "Jung & Filosofia: reflexões sobre o ser do humano". O Zaratustra de Nietzsche: um estudo a partir da leitura de Carl Gustav Jung. 2010. (Congresso).

XIV Encontro de Filosofia da ANPOF.Foucault, Nietzsche e a busca de uma existência artística. 2010. (Encontro).

VI Colóquio Internacional Michel Foucault - Filosofia e Política. Foucault leitor de Sócrates. 2009. (Congresso).

Semana Acadêmica de Licenciatura em Educação Física da UFRRJ.Sujeitos da corporeidade (mesa redonda). 2008. (Encontro).

XIII Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF.O desafio de falar francamente: ética e verdade em Foucault. 2008. (Encontro).

I Seminário Interfaces da Psicologia.A era dos corpos disciplinados. 2007. (Seminário).

Seminário de Filosofia Moderna e Contemporânea - UFRJ/SpiN.Da genealogia nietzschiana à genealogia foucaultiana. 2006. (Seminário).

Um diálogo entre Foucault e Nietzsche acerca da história.Primeiro Colóquio Regional de Filosofia e Teoria da História. 2006. (Encontro).

XII Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF.GT Filosofia Contemporânea de Expressão Francesa. 2006. (Encontro).

Educação e Ética.Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2005. (Encontro).

I Encontro do GT de Filosofia Contemporânea de Expressão Francesa da ANPOF.Foucault e Nietzsche: um debate filosófico. 2005. (Encontro).

O pensamento médico no século XIX.Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ. 2005. (Encontro).

Atualidade de Foucault.É preciso fazer Nietzsche ranger. 2004. (Encontro).

V Simpósio Internacional de Filosofia Assim Falou Nietzsche - para uma filosofia do futuro.Zaratustra, o mestre da virtude dadivosa. 2004. (Simpósio).

XV Encontros Nietzsche - Colóquio Nietzsche: caminhos percorridos e terras incógnitas.Nietzsche e a virtude dadivosa. 2003. (Encontro).

III Simpósio Internacional de Filosofia Assim Falou Nietzsche - para uma filosofia do futuro.A ética de Zaratustra. 2000. (Simpósio).

Colóquio Michel Foucault.Foucault e a estética da existência. 1999. (Encontro).

Seminário Michel Foucault.As tramas do discurso. 1998. (Seminário).

VI Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.Foucault: uma problematização da verdade. 1997. (Seminário).

V Seminário dos Alunos da Pós-Graduação em Filosofia da Ufrj.A distinção entre conhecimento verdadeiro e conhecimento falso em Michel Foucault. 1997. (Seminário).

VII Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF.A crítica arqueológica da racionalidade: um retorno a Nietzsche. 1996. (Encontro).

III Seminário dos Alunos da Pós-Graduação em Filosofia da Ufrj.A crítica ao humanismo na arqueologia de Michel Foucault. 1995. (Seminário).

II Seminário dos Alunos da Pós-Graduação em Filosofia da Ufrj.A 'morte do homem' na filosofia. 1994. (Seminário).

I Jornada de Pesquisadores em Ciências Humanas.Sobre a utilização da crítica nietzschiana da racionalidade na arqueologia de Michel Foucault. 1994. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Thatiana Victoria dos Santos Machado Ferreira de Moraes

CASTELO BRANCO, G.; HADDOCK-LOBO, R.;PINHO, L. C.. Limen político: traçando as fronteiras da violência e da exceção no interior do biopoder. 2017. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

CASTELO BRANCO, G.; Hadock Lobo, R.;PINHO, L. C.. A ética do cuidado de si na questão do sujeito em Michel Foucault. 2016. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Roberta Cristina Guedes Michelli

ROCHA, S. P. V.; SALÉH AMADO, L. A.;PINHO, L. C.. A escola e os modos de subjetivação contemporâneos: entre os corpos dóceis e as subjetividades midiáticas. 2014. Dissertação (Mestrado em PPG em Educação, Cultura e Comunicação em Periferi) - UERJ/Faculdade de Educação da Baixada Fluminense.

Aluno: Roberta Jardim Coube

MONTEIRO, A. J. de J.; KAUSS, V. L. T.;PINHO, L. C.. A corporeidade na educação escolar indígena. 2012. Dissertação (Mestrado em PPG Educ., Contex. Contemporân. e Deman. Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Luiz Vitor A

VASCONCELLOS, J. L. R.; JULIÃO, J. N.;PINHO, L. C.; ROCHA, S. P. V.. Góes. O niilismo da "morte do Deus" como pressuposto à emergência do super-homem. 2008. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: Fernando Ribeiro Andrade

VASCONCELLOS, J. L. R.; ROCHA, S. P. V.; ONETO, P. D.;PINHO, L. C.. As formas do niilismo na Genealogia da Moral de Nietzsche. 2008. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Gama Filho.

Aluno: José Eduardo Pimentel Filho

CASTELO BRANCO, G.; HADDOCK-LOBO, R.; HADDAD, S.; YAZBEK, A. C.;PINHO, L. C.. Economia das relações de poder, um conceito de inspiração foucaultiana. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rommel Luz Figueira Barbosa

PORTOCARRERO, V. M.; CALOMENI, T. C. B.; BERTEN, A. J. L. A.; LEITE ARAÚJO, L. B;PINHO, L. C.. Ação e conduta: uma investigação a partir de Foucault. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Rafael Estrela Canto

FARIA, F. C. C. E.; HADDOCK-LOBO, R.; RIBEIRO, F. J. F.; MERCON, J.;PINHO, L. C.. A caminho do bem supremo. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Wandeílson Silva de Miranda

CASTELO BRANCO, G.; CRAIA, E.; CERQUEIRA, L. A.; VASCONCELLOS, J.;PINHO, L. C.. Deleuze-Foucault: sociedade de controle e biopolítica. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rogério Luis da Rocha Seixas

CASTELO BRANCO, G.; PORTOCARRERO, V. M.; CANDIOTTO, C.; HADDOCK-LOBO, R.;PINHO, L. C.. A questão do governo: qual a relação entre éthos crítico e éthos parresiástico no último Foucault?. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rômulo Ballestê Marques dos Santos

PORTUGAL, F. T.; MELO, D. A. S.;PINHO, L. C.. O olhar e os dispositivos de poder: entre a estética e a política. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rommel Luz Figueira Barbosa

PORTOCARRERO, V. M.; LEITE ARAÚJO, L. B; BERTEN, A. J. L. A.; FONSECA, M. A.;PINHO, L. C.. Governo e conduta: uma investigação a respeito do agir, a partir de conceitos foucaultianos. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Felipe Figueiredo de Campos Ribeiro

CASTELO BRANCO, G.;PINHO, L. C.. Uma genealogia da genealogia a partir do presente como problema histórico. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: José Eduardo Pimentel Filho

CASTELO BRANCO, G.; HADDOCK-LOBO, R.;PINHO, L. C.. Uma ontologia econômica - um conceito de inspiração foucaultiana. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Felipe da Silva Hautequestt

FERREIRA, A. A. L.; VAZ, P. R. G.;PINHO, L. C.. Um diálogo crítico com a arqueologia de Foucault à luz do flerte estruturalista. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

FARIA, F. C. C. E.;PINHO, L. C.. A questão do sujeito em Foucault. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Roberta Cristina Guedes Michelli

ROCHA, S. P. V.; SALÉH AMADO, L. A.;PINHO, L. C.. A escola e os modos de subjetivação contemporâneos: entre os corpos dóceis e as subjetividades midiáticas. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urba) - UERJ/Faculdade de Educação da Baixada Fluminense.

Aluno: Claudete Francisco de Sousa

MONTEIRO, R. C.; SILVA, N. S. da;PINHO, L. C.. A atuação do psicólogo na escola e os processos de produção de subjetividade. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia Educacional) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Cristiane Moreira Samuel

MONTEIRO, A. J. de J.; SILVA, N. S. da;PINHO, L. C.. Vigiar, punir e não educar: uma discussão sobre ética e sexualidade no Município de Nova Iguaçu. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia Educacional) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Hebio Ribeiro Lopes Junior

PEIXOTO, A. C. A.; MONTEIRO, R. C.;PINHO, L. C.. A parresia no último Foucault: elementos para uma educação ética na atualidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Patricia Sodre Magalhaes

COSTA, A. H. V.; RIBEIRO, F. F. C.;PINHO, L. C.. As relações de poder na escola numa perspectiva foucaultiana. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Renata Fabiane de França Veloso

COSTA, A. H. V.; RIBEIRO, F. F. C.;PINHO, L. C.. Cuidado de si e autotransformação a partir de Michel Foucault. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Naide Ventura Martins

RESENDE FILHO, E. P.; RAMOS, P. H. VAN V.;PINHO, L. C.. Os novos desafios do ensino de filosofia no Ensino Médio. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Carla Larissa Almeida Dias

RESENDE FILHO, E. P.; RIBEIRO, F. F. C.;PINHO, L. C.. Michel Foucault e o estatuto da loucura no discurso filosófico ocidental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Pedro Araujo Nápoles

SIQUEIRA, E. G.; RESENDE FILHO, E. P.;PINHO, L. C.. O estatuto do enunciado de Leis Científicas das Ciências Naturais no Tractatus de Wittgenstein. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Nathália de Paula Bernardo Vianna

ONETO, P. G. D.; HADDAD, A. B.;PINHO, L. C.. Nietzsche e a importância da arte trágica para a vida. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Rafhaeli Cunha de Carvalho

NASCIMENTO, V.; CRUZ, I.;PINHO, L. C.. Displinamento de corpos na escola. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Priscila Rangel Carneiro

CUPOLILLO, A. V.; Pires, V. N. L.;PINHO, L. C.. O mito do corpo perfeito: uma crítica foucaultiana. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Roberta Jardim Coube

NASCIMENTO, V.; CUPOLILLO, A. V.;PINHO, L. C.. O corpo do trabalhador: da disciplina à mercadoria. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Gláucio Oliveira da Gama

ATHAYDE, F. M. P. de A;PINHO, L. C.. As disciplinas e a produção de sujeitos: o poder-saber e suas armadilhas na educação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Cláudio Oliveira da Gama

ATHAYDE, F. M. P. de A;PINHO, L. C.. A formação dos corpos na modernidade: uma compreensão dos mecanismos de poder numa perspectiva foucaultiana. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: André Bentes

DIAS, R.; MACEDO, I. M.;PINHO, L. C.. A individuação por uma ótica estética: um estudo sobre aparência e vida em O nascimento da tragédia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

PINHO, L. C.; RAMOS, P. H. VAN V.; LEITE ARAÚJO, L. B; ARAÚJO, C. M. B.; DUQUE ESTRADA. P. C.. Presidente da Comissão Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos, para Professor Adjunto, na área de Ética, Filosofia Política e Filosofia Geral (DLCS/ICHS/UFRRJ). 2009. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

RAMOS, P. H. VAN V.; ASSY, B. de A.; ARAÚJO, M. de; ROGRIGUES, F. A. da R.;PINHO, L. C.. Presidente da Comissão Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos, para Professor Adjunto, na área de Ética e Filosofia do Direito (DLCS/ICHS/UFRRJ). 2009. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 2009.

Orientou

Talita Antunes de Souza

Foucault e a problematização ético-filosófica da noção grega de parresia; Início: 2022; Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; (Orientador);

Roberta Jardim Coube

A corporeidade na educação escolar indígena; 2010; Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Luiz Celso Pinho;

Cristiane Moreira Samuel

Vigiar, punir e não educar: ética e sexualidade no Município de Nova Iguaçu; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia Educacional) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Luiz Celso Pinho;

Claudete Francisco de Sousa

A atuação do psicólogo na escola e os processos de produção de subjetividade; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia Educacional) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Luiz Celso Pinho;

Patricia Sodre Magalhaes

As relações de poder na escola numa perspectiva foucaultiana; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Segunda LIcenciatura em Filosofia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Luiz Celso Pinho;

Renata Fabiane de França Veloso

"Cuidado de si? e autotransformação a partir de Michel Foucault; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Segunda LIcenciatura em Filosofia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Luiz Celso Pinho;

André Luiz de Assis

A questão do nascimento do sujeito em Nietzsche; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Luiz Celso Pinho;

Hebio Ribeiro Lopes Junior

A parresia no último Foucault: elementos para uma educação ética na atualidade; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Luiz Celso Pinho;

Carla Larissa Almeida Dias

Michel Foucault e o estatuto da loucura no discurso filosófico ocidental; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Luiz Celso Pinho;

Nathália de Paula Bernardo Vianna

Nietzsche e a importância da arte trágica para a vida; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Filosofia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Luiz Celso Pinho;

Rafhaeli Cunha de Carvalho

Disciplinamento de corpos na escola; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Luiz Celso Pinho;

Priscila Rangel Carneiro

O mito do corpo perfeito: uma crítica foucaultiana; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Luiz Celso Pinho;

Roberta Jardim Coube

O corpo do trabalhador: da disciplina à mercadoria; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Luiz Celso Pinho;

Gláucio Oliveira da Gama

As disciplinas e a produção de sujeitos: o poder-saber e suas armadilhas na educação; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Luiz Celso Pinho;

Cláudio Oliveira da Gama

A formação dos corpos na modernidade: uma compreensão dos mecanismos de poder numa perspectiva foucaultiana; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Luiz Celso Pinho;

Yasmin Leal Maron

Michel Foucault e a problematização ético-filosófica da noção grega de parresia; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Relações Internacionais) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Luiz Celso Pinho;

Suellen Cristina dos Santos Souza

Uma genealogia das Ciências Sociais; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Luiz Celso Pinho;

Laisce Sousa Pereira

Michel Foucault e o nascimento da ?Razão de Estado? na Era Moderna; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Luiz Celso Pinho;

Hebio Ribeiro Lopes Junior

Educação e ética a partir da noção foucaultiana de parresia; ; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Celso Pinho;

Thiago da Silva Paiva

Foucault e o discurso parresiástico numa perspectiva ética; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Celso Pinho;

Mariana Torres Pereira

Foucault e a genealogia do sujeito moderno; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Graduação em Psicologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Celso Pinho;

Fernanda da Silva Ferreira

O nascimento do Estado Moderno na concepção Biopolítica de Michel Foucault; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Luiz Celso Pinho;

Priscila Rangel Carneiro

Foucault e o investimento político dos corpos na modernidade; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Luiz Celso Pinho;

Natália do Carmo Rocha

As relações de poder no contexto escolar; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Celso Pinho;

Rafael José Galozi Soares

A história genealógica de Foucault: aspectos metodológicos; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Luiz Celso Pinho;

Natália do Carmo Rocha

O conceito de poder nas análises genealógicas de Foucault; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Celso Pinho;

Renato Celestino Guedes

Foucault e a escrita da história numa perspectiva genealógica; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Luiz Celso Pinho;

Gláucio Oliveira da Gama

Verdade e poder: o conhecimento como uma forma de controle e dominação; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Luiz Celso Pinho;

Cláudio Oliveira da Gama

Em busca do corpo ideal: modelando gestos, atitudes e pensamentos; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Luiz Celso Pinho;

Roberta Jardim Coube

O corpo em Foucault e Marx: uma análise comparativa; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Programa Interno de Bolsas de IC do Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação; Orientador: Luiz Celso Pinho;

Bruno de Oliveira Costa

As práticas de controle do corpo nas sociedades disciplinares; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Programa Interno de Bolsas de IC do Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação; Orientador: Luiz Celso Pinho;

Suellen Cristina dos Santos Souza

Monitoria da disciplina Introdução à Filosofia; 2021; Orientação de outra natureza; (Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Luiz Celso Pinho;

Márcia Cristina de Oliveira Dias

Colaboração nas atividades docentes da disciplina Introdução à Filosofia (Bolsa de Alimentação); 2011; Orientação de outra natureza; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis; Orientador: Luiz Celso Pinho;

Sandro Guimarães Marques

Monitor da Disciplina Metodologia da Ciência; 2008; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Química) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Decanato de Ensino de Graduação; Orientador: Luiz Celso Pinho;

Cláudio Oliveira da Gama

Monitoria em caráter voluntário da disciplina "Metodologia da Ciência"; 2008; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Luiz Celso Pinho;

Gláucio Oliveira da Gama

Monitoria em caráter voluntário da disciplina "Metodologia da Ciència"; 2008; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Luiz Celso Pinho;

Produções bibliográficas

  • PINHO, L. C. . A soberania das palavras. Zumé: Boletim Eletrônico do Núcleo de Pesquisa e Extensão em História, Filosofia e Patrimônio (NATIMA), Juazeiro do Norte , v. 1, p. 9-21, 2019.

  • PINHO, L. C. . Foucault e o diagnóstico histórico-filosófico da modernidade. GAVAGAI: REVISTA INTERDISCIPLINAR DE HUMANIDADES , v. 1, p. 18-25, 2016.

  • PINHO, L. C. . Foucault e a conferência 'La parrêsia' - um ponto de inflexão. Ensaios Filosóficos , v. XIV, p. 77-87, 2016.

  • PINHO, L. C. . Michel Foucault e o conceito grego de parresia. Poiesis (Unimontes) , v. 12, p. 34-43, 2015.

  • PINHO, L. C. . O imperativo do discurso corajoso: a parresia no último curso de Foucault. QUADRANTI - RIVISTA INTERNAZIONALE DI FILOSOFIA CONTEMPORANEA , v. II, p. 206-215, 2014.

  • PINHO, L. C. . É preciso fazer Nietzsche ranger. Paralaje , v. 1, p. 40-56, 2014.

  • PINHO, L. C. . A trajetória do conceito de genealogia em Foucault (1971-1984). Revista Philósophos , v. 19, p. 171-190, 2014.

  • PINHO, L. C. . Por uma existência artísitica: ética e estética em Nietzsche e Foucault. Griot , v. 8, p. 108-117, 2013.

  • PINHO, L. C. . A problematização ético-política no último Foucault. Kalagatos - revista de filosofia (versão on-line) , v. 9, p. 111-127, 2012.

  • PINHO, L. C. . Nietzsche e a nobreza dos instintos corporais. Boletim Interfaces da Psicologia da UFRuralRJ , v. 3, p. 37-47, 2010.

  • PINHO, L. C. . Notas sobre a presença do Zaratrusta de Nietzsche nos escritos de Jung. Boletim Interfaces da Psicologia da UFRuralRJ , v. 3, p. 99-106, 2010.

  • PINHO, L. C. . A presença de Nietzsche na obra de Foucault: mais do que uma afinidade filosófica. Princípios (UFRN. Impresso) , v. 16, p. 167-187, 2009.

  • PINHO, L. C. . A era dos corpos disciplinados. Boletim Interfaces da Psicologia da UFRuralRJ , v. 1, p. 52-56, 2008.

  • PINHO, L. C. . Foucault e Nietzsche: um diálogo. Reflexão (PUCCAMP) , v. 31, p. 51-58, 2007.

  • PINHO, L. C. . Foucault e o uso instrumental do pensamento nietzschiano. Revista Universidade Rural. Serie Ciencias Humanas , v. 28, p. 25-37, 2006.

  • PINHO, L. C. . Zaratustra, mestre da virtude dadivosa. Morpheus (UNIRIO. Online) , v. ., p. on line, 2005.

  • PINHO, L. C. . A metáfora da águia com a serpente em Assim falou Zaratustra: um desafio ao pensar e ao viver. Ethica (UGF) , v. 11, n.1 e 2, p. 169-179, 2004.

  • PINHO, L. C. . Dossiê Filosofia. 1. ed. Seropédica: Editora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2006. v. 1. 0p .

  • PINHO, L. C. . A parresia ética. In: BUTTURI JR, A.; SEVERO, C. G.. (Org.). Foucault e as linguagens. 1ed.Campinas: Pontes, 2018, v. , p. 105-125.

  • PINHO, L. C. . Aspectos epicuristas da noção de 'cuidado de si' em Foucault. In: Costa, A. A.; Haddad, A. B.; Azar Filho, C. M.. (Org.). Filosofia e prazer: diálogos com a tradição hedonista. 1ed.Seropédica: Editora da UFRRJ, 2012, v. 1, p. 1-6.

  • PINHO, L. C. . O Sócrates do último curso de Foucault no Colégio de França. In: CASTELO BRANCO, Guilherme; VEIGA-NETO, Alfredo. (Org.). Foucault: Filosofia e Política (ISBN: 978-85-7526-574-1). 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2011, v. , p. 213-223.

  • PINHO, L. C. . A vida como uma obra de arte: esboço de uma ética foucaultiana. In: HUSSAK v. V. RAMOS, P.; MEDEIROS, N.; AZAR FILHO, C. M.. (Org.). Ética e Alteridade. 1ed.Seropédica: Editora da UFRRJ, 2010, v. , p. 1-13.

  • DENAT, C. ; PINHO, L. C. . A crítica nietzschiana da finalidade: a anti-teleologia spinozista "com uma diferença"? (tradução). In: Martins, A.. (Org.). O mais potente dos afetos: Spinoza e Nietzsche. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009, v. , p. 146-169.

  • PINHO, L. C. . Foucault e Nietzsche: um diálogo filosófico. In: BULCÃO, M.; CESAR, C. M.. (Org.). Perspectivas filosóficas de expressão francesa. 1ed.Rio de Janeiro: Booklink, 2007, v. , p. 186-201.

  • PINHO, L. C. . A ética de Zaratustra. In: Feitosa, C.; Casanova, M. A.; Barrenechea, M. A.; Dias, R.. (Org.). Assim falou Nietzsche III. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2001, v. , p. 273-279.

  • PINHO, L. C. . As tramas do discurso. In: Castelo Branco, G.; Baêta Neves, L. F.. (Org.). Michel Foucault: da arqueologia do saber à estética da existência. 1ed.Londrina/Rio de Janeiro: Nau, 1998, v. , p. 183-1939.

  • PINHO, L. C. . A psicologia no tribunal da verdade. Mente, Cérebro e Filosofia - Foucault (2a. ed. rev. ISBN: 978-85-7902-122-0), São Paulo, p. 22 - 29, 01 maio 2011.

  • PINHO, L. C. . Foucault e a morte do homem - a psicologia no tribunal da verdade (ISBN: 978-85-99535-29-5). Revista Mente e Cérebro - Filosofia (Ediouro, segmento Duetto Editorial), no. 6, São Paulo, p. 14 - 19, 07 ago. 2007.

  • COUBE, R. J. ; PINHO, L. C. . O corpo do trabalhador: da disciplina à mercadoria. In: V Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade ? SITRE, CEFET-UFMG, 2014, Belo Horizonte. Anais do V Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade, 2014. v. 1. p. 334-348.

  • PINHO, L. C. . Foucault: uma problematização da verdade. In: VI Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 1997, Rio de Janeiro. Anais do VI Seminário, 1997. p. 238-242.

  • PINHO, L. C. . Michel Foucault e a coragem de falar a verdade. In: III Colóquio Nacional Michel Foucault: Política - Pensamento e Ação, 2013, Uberlândia. Caderno de Resumos. RESENDE, H. (Org.).. Uberlândia: UFU/FACED, 2013. p. 92-92.

  • PINHO, L. C. . Foucault, Nietzsche e a busca de uma existência artística. In: XIV Encontro Nacional da ANPOF, 2010, Águas de Lindóia / SP. Livro de Atas (Edgar Marques, Editor). Águas de Lindóia: Editora da ANPOF, 2010. p. 341-342.

  • PINHO, L. C. . Foucault leitor de Sócrates. In: VI Colóquio Internacional Michel Foucault - Filosofia e Política, 2009, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos, 2009. p. 21-22.

  • PINHO, L. C. . O desafio de falar francamente: ética e verdade em Foucault. In: XIII Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF, 2008, Canela/RS. Ata do XIII Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF. São Leopoldo: Unisinos, 2008. p. 428-429.

  • PINHO, L. C. . Foucault, Nietzsche e a genealogia. In: XII Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF, 2006, Salvador-BA. Livro de Atas. Salvador-BA: Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia, 2006. p. 345-345.

  • PINHO, L. C. . Foucault et Nietzsche: un débat philosophique. In: I Encontro GT ANPOF de Filosofia Contemporânea de Expressão Francesa, 2005, Rio de Janeiro. BRITTO, M. B. L.; POULIQUEN, Jean Luc (Orgs.). Actes. Hyères: Les Cahiers de Garlaban, 2005. v. I. p. 25-26.

  • PINHO, L. C. . Linguagem, história, "super-homem" e crítica da razão: os quatro alicerces nietzschianos de As palavras e as coisas. In: XI Encontro Nacional de Filosofia da Anpof, 2004, Salvador-BA. Livro de Atas, 2004. p. 280-281.

  • PINHO, L. C. . A verdade como ela é: de preconceito moral a dispositivo político. In: XI Seminário dos alunos de pós-graduação em Filosofia da UFRJ, 2003, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos, 2003. p. 17-17.

  • PINHO, L. C. . A soberania da linguagem em Foucault: uma análise de Raymond Roussel. In: VIII Encontro Nacional de Filosofia da Anpof, 1998, Caxambu-MG. Livro de Resumos, 1998. p. 151-151.

  • PINHO, L. C. . Foucault: uma problematização da verdade. In: VI Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 1997, Rio de Janeiro. Caderno de resumos, 1997. p. 36-37.

  • PINHO, L. C. . A crítica arqueológica da racionalidade: um retorno a Nietzsche. In: VII Encontro Nacional de Filosofia da Anpof, 1996, Águas de Lindóia-SP. Livro de resumos, 1996. p. 82-82.

  • PINHO, L. C. . A crítica do humanismo na arqueologia de Michel Foucault. In: III Seminário dos Alunos da Pós-Graduação em Filosofia da Ufrj, 1995, Rio de Janeiro. Resumos. p. 10-10.

  • PINHO, L. C. . Sobre a utilização da crítica nietzschiana da racionalidade na arqueologia de Michel Foucault. In: I Jornada de Pesquisadores em Ciências Humanas, 1994, Rio de Janeiro. Anais, 1994. p. 50-50.

  • PINHO, L. C. . A 'morte do homem' na filosofia. In: II Seminário dos Alunos da Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ, 1994, Rio de Janeiro. Resumos, 1994. p. 9-9.

  • GAMA, G. O. ; GAMA, C. O. ; PINHO, L. C. . Diagnóstico de um poder inovador: estimular x reprimir, em Foucault (1514-3465). Buenos Aires 2010 (Lecturas, Educación Física y Deportes (Interdisciplinar, on line), Ano 14, n. 140, jan. de 2010).

  • CARNEIRO, P. R. ; PINHO, L. C. . Educação Física no Brasil: um retrato da docilização dos corpos. Seropédica: EDUR, 2010 (Anais da XX Jornada de Iniciação Científica da UFRRJ).

  • ROCHA, N. do C. ; PINHO, L. C. . Da palmatória à palmada pedagógica: incursões foucaultianas. Seropédica: EDUR, 2010 (Anais da XX Jornada de Iniciação Científica da UFRRJ).

  • GAMA, G. O. ; GAMA, C. O. ; PINHO, L. C. . A escola ?disciplinar? moderna: uma noção foucaultiana (1514-3465). Buenos Aires 2009 (Lecturas, Educación Física y Deportes (Interdisciplinar, on line), Ano 14, n.135, ago de 2009).

  • GAMA, G. O. ; GAMA, C. O. ; PINHO, L. C. . Foucault, o corpo e o poder disciplinar (1514-3465). Buenos Aires 2009 (Lecturas, Educación Física y Deportes (Interdisciplinar, on line), Ano 14, n. 136, set de 2009).

  • ROCHA, N. do C. ; PINHO, L. C. . A escola e a disciplina: uma leitura foucaultiana. Seropédica 2009 (Anais da XIX Jornada de Iniciação Científica da UFRRJ).

  • COUBE, R. J. ; PINHO, L. C. . Painel "O homem-máquina na modernidade: da utopia à realidade". Seropédica: Dos Autores, 2009 (Painel).

  • GAMA, G. O. ; GAMA, C. O. ; PINHO, L. C. . Michel Foucault e a estética da existência/resistência (1514-3465). Buenos Aires 2009 (Lecturas, Educación Física y Deportes (Interdisciplinar, on line), Ano 14, n. 138, nov. de 2009).

  • GAMA, C. O. ; GAMA, G. O. ; REIS, D. da S dos. ; PINHO, L. C. . A construção dos corpos na modernidade - saúde ou doença. Seropédica 2009 (Anais da XIX Jornada de Iniciação Científica da UFRRJ).

  • GAMA, G. O. ; GAMA, C. O. ; GOMES JR., R. ; PINHO, L. C. . A escola e a produção de sujeitos - Foucault e os dispositivos disciplinares. Seropédica 2009 (Anais da XIX Jornada de Iniciação Científica da UFRRJ).

  • GAMA, G. O. ; GAMA, C. O. ; PINHO, L. C. . A noção de disciplina nas análises genealógicas de Michel Foucault (1514-3465). Buenos Aires 2009 (Lecturas, Educación Física y Deportes (Interdisciplinar, on line), Ano 14, n. 139, dez. de 2009).

  • GAMA, G. O. ; GAMA, C. O. ; PINHO, L. C. . Ética e cuidado de si: uma possibilidade de resistência em Foucault (1514-3465). Buenos Aires 2009 (Lecturas, Educación Física y Deportes (Interdisciplinar, on line), Ano 14, n. 139, dez de 2009).

  • COUBE, R. J. ; PINHO, L. C. . O homem-máquina na modernidade - da utopia à realidade. Seropédica 2009 (Anais da XIX Jornada de Iniciação Científica da UFRRJ).

  • PINHO, L. C. . O homem, a ciência e a verdade (Editorial do Boletim Interfaces da Psicologia da UFRuralRJ, no. 03), 2009. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • COSTA, B. O. ; PINHO, L. C. . O poder da ordem nas relações sociais. Seropédica 2008 (Anais da XVIII Jornada de Iniciação Científica da UFRRJ).

  • PINHO, L. C. . Apresentação do Dossiê Temático Filosofia. Seropédica, 2006. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

Outras produções

PINHO, L. C. . Elaboração de parecer técnico para o periódico científico Síntese: Revista de Filosofia (FAJE, Qualis A2). 2020.

PINHO, L. C. . Elaboração de parecer técnico para o periódico científico Revista Ipseitas (UFSCar, Qualis B2).. 2020.

PINHO, L. C. . Elaboração de parecer técnico para o periódico científico Revista Educação e Filosofia (UFU, Qualis B1).. 2020.

PINHO, L. C. . Revista Psicologia: Ciência e Profissão, ISSN 1414-9893, Qualis A2. 2014.

PINHO, L. C. . Assessoria ?ad-hoc? para a EDUEL (Editora da Universidade Estadual de Londrina). 2012.

PINHO, L. C. . Parecerista "ad hoc" da FAPERJ. PDS - Bolsa de Pós-Doutorado Sênior (Edição 2009/02). 2009.

PINHO, L. C. . Consultor "ad hoc" para o v.28, n.1-2, jan-dez, 2006, da Revista Universidade Rural - Série Ciências Humanas (ISSN: 0104-9259). 2006.

PINHO, L. C. . Parecer de artigo para o Volume 10 Número 23 (2018), da Kínesis - Revista de estudos dos pós-graduandos em Filosofia. 2018.

PINHO, L. C. . Parecer de artigo para o Volume 10 Número 22 (2018), da Kínesis - Revista de estudos dos pós-graduandos em Filosofia. 2018.

PINHO, L. C. . Parecerista "ad hoc" da FAPERJ. Bolsa de Iniciação Científica (Edição 2010/1). 2010.

PINHO, L. C. . Parecerista "ad hoc" da FAPERJ. Bolsa de Iniciação Científica (Edição 2010/1). 2010.

PINHO, L. C. . Parecerista "ad hoc" de artigo submetido à Revista Mnemosine. Departamento de Psicologia Social e Institucional do Instituto de Psicologia da UERJ. ISSN: 1809-8894 (versão online). 2010.

PINHO, L. C. . Parecerista "ad hoc" da FAPERJ. PVE - Bolsa para Pesquisador Visitante Emérito (Edição 2010/1). 2010.

PINHO, L. C. . Parecerista "ad hoc" da FAPERJ. APQ1 Auxílio à Pesquisa Básica (Edição 2008/2). 2009.

PINHO, L. C. . Parecerista "ad hoc" de artigo submetido ao Boletim Interfaces da Psicologia da UFRuralRJ. ISBN: 1983-5507. 2009.

PINHO, L. C. . Parecerista "ad hoc" da FAPERJ. APQ2 Apoio à Organização de Eventos (Edição 2009/01). 2009.

PINHO, L. C. . Parecerista "ad hoc" da FAPERJ. Bolsa de Iniciação Científica (Edição 2009/1). 2009.

PINHO, L. C. . Parecerista "ad hoc" de artigo submetido à Revista de Sociologia e Política da UFPR. ISSN: 0104-4478 (versão impressa) e 1678-9873 (versão online). 2009.

PINHO, L. C. . Parecerista "ad hoc" da FAPERJ. Bolsa de Iniciação Científica (Edição 2009/1). 2009.

PINHO, L. C. . Parecerista "ad hoc" da FAPERJ. Bolsa de Iniciação Científica (Edição 2009/2). 2009.

PINHO, L. C. . Consultor "ad hoc" no processo de seleção da FUNADESP (Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular) para bolsa de Produtividade em Pesquisa para Doutor.. 2008.

PINHO, L. C. . Parecerista "ad hoc" da FAPERJ. APQ2 Apoio à Organização de Eventos (Edição 2008/03). 2008.

PINHO, L. C. . Consultor "ad hoc" do Programa de Apoio aos Grupos Emergentes na Pesquisa (PAGE) do Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação (DPPG) da UFRRJ. 2007.

PINHO, L. C. . Bolsista da FAPERJ para o desenvolvimento de Projeto de Pesquisa no Departamento de Filosofia da UERJ como Pesquisador Associado no biênio 2003-2005. 2003.

PINHO, L. C. . A reconstituição histórica dos saberes em Michel Foucault (Iniciação Científica/FAPERJ/novembro de 1990 a março de 1992/orientador: Prof. Dr. Roberto Cabral de Melo Machado). 1990.

PINHO, L. C. . Os aspectos éticos no desenvolvimento tecno-científico (Iniciação Científica/CEPG/UFRJ/maio de 1990 a novembro de 1990/orientadora: Profa. Dra. Elena Moraes Garcia). 1990.

PINHO, L. C. . O status científico de enunciados psicológicos à luz da teoria da ciência de K. Popper (Iniciação Científica/CEPG/UFRJ/maio de 1989 a fevereiro de 1990/orientador: Prof. Dr. Alberto Oliva. 1989.

PINHO, L. C. . Psicologia do Desenvolvimento (Monitoria/UERJ/CETREINA/SR-1/junho de 1989 a dezembro de 1989). 1989.

PINHO, L. C. . Filosofia Francesa Contemporânea (PUC-PR). 2012. (Integrante de Grupo de Pesquisa).

PINHO, L. C. . Líder do Laboratório de Investigações Histórico-Filosóficas Michel Foucault (LAIMF), cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. 2011. (Integrante de Grupo de Pesquisa).

PINHO, L. C. . Integrante do "Laboratório de Filosofia Contemporânea da UFRJ", coordenado pelo Prof. Dr. Guilherme Castelo Branco. 2010. (Integrante de Grupo de Pesquisa).

PINHO, L. C. . Integrante do GT da ANPOF "Filosofia Contemporânea de Expressão Francesa", coordenado pela Profa. Dra. Dirce Solis (UERJ). 2006. (Integrante de Grupo de Pesquisa).

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    Michel Foucault e o conceito de parresia, Descrição: Ao longo de seus três últimos anos de vida, Michel Foucault se interessou progressivamente pelo conceito grego de parresia []. Os primeiros esboços se verificam no curso A hermenêutica do sujeito (1982), quando, dentre as doze aulas proferidas, apenas na décima, ocorrida no começo de março, se detém exclusivamente em situações parresiásticas. Aproximadamente um mês depois, realiza uma única palestra na Universidade de Grenoble em que não apenas dá continuidade à referida aula como também esboça novas hipóteses de trabalho, sendo que algumas ou serão aprofundadas, ou modificadas, ou mesmo deixadas de lado. No ano seguinte, excetuando a aula inaugural, as nove restantes apresentações do curso O governo de si e dos outros, como de praxe se estendendo no período de janeiro a março, abordam o exercício público e, consequentemente, político dos discursos de cunho parresiástico. Nos meses de outubro e novembro profere seis conferências na Universidade de Berkeley (EUA). Delas obtemos uma síntese das aulas do primeiro trimestre do ano. Mas já permitem vislumbrar alguns aspectos éticos que serão desenvolvidos mais adiante. Finalmente, em 1984, no derradeiro curso no Colégio de França ? A coragem da verdade ?, que, pela primeira vez, tem início em fevereiro, ocorrem nove aulas dedicadas ao estudo da atitude parresiasta a partir de sua dimensão ética (embora a última delas acabe a situando no campo religioso). Apesar da brevidade dessa trajetória, que foi subitamente interrompida com a morte de Foucault; do caráter acentuadamente exploratório de suas aulas-conferências, onde nem todas as hipóteses apresentadas permanecem inalteradas (algumas serão inclusive descartadas); e do fato de que todos os registros acima mencionados resultam da transcrição de gravações realizadas de forma independente pelos ouvintes (ou seja, não chegaram a passar pelo crivo de Foucault, apesar de reproduzirem quase fielmente suas palavras, exceto pela ocorrência de lacunas esporádicas), é possível extrair um aparato teórico consistente no qual destacam-se alguns elementos-chave. Mais do que simples pistas ou um amontoado de questões que permaneceram inconclusivas, a problematização da parresia se faz a partir de núcleos bem delimitados: partindo do amplo campo das relações filososófico-pedagógicas entre Mestre e Discípulo, as análises foucaultianas se desdobrarão em pelo menos quatro direções básicas nas quais o funcionamento do discurso parresiástico será elucidado no âmbito da Filosofia (em contraposição à Retórica), da Política (enquanto condição de possibilidade do regime democrático), da Ética (dentro de uma leitura norteada pelo imperativo da Arte de Viver) e da Religão (transparência da alma em relação a Deus).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Luiz Celso Pinho - Coordenador / Hebio Ribeiro Lopes Junior - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2012

    O método genealógico de Foucault e o diagnóstico filosófico da modernidade, Descrição: Investigar de que modo o método genealógico concebido por Foucault o permite realizar um diagnóstico do estado atual das ciências humanas a partir de três eixos: o da "invenção" do sujeito na cultura ocidental, o da elaboração de um modelo de escrita da história de base não-metafísica e o de uma política da verdade, na qual saber e poder encontram-se mutuamente relacionados. Desde 30 de novembro de 2009, este Projeto de Pesquisa recebe recursos financeiros da FAPERJ (modalidade APQ1).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Luiz Celso Pinho - Coordenador / Roberta Jardim Coube - Integrante / Fernanda da Silva Ferreira - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3

  • 2003 - 2005

    O nascimento das ciências do homem: uma análise da incidência de Nietzsche nas pesquisas arqueo-genealógicas de Foucault, Descrição: O objetivo deste projeto consiste em elucidar como Foucault incorpora o diagnóstico nietzschiano da cultura nas suas pesquisas sobre a formação do conceito de homem tanto na fase arqueológica, através de História da loucura na época clássica (1961), O nascimento da clínica (1963) e As palavras e as coisas (1966), quanto na fase genealógica, ou seja, em Vigiar e punir (1975) e A vontade de saber (1976). O projeto foi supervisionado pela Profa. Dra. Marly Bulcão Lassance Britto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luiz Celso Pinho - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.

Prêmios

2010

Menção Honrosa ao Painel "Educação Física no Brasil: um retrato da docilização dos corpos", de Priscila Rangel Carneiro, realizado sob a minha supervisão e orientação, XX Jornada de Iniciação Científica da UFRRJ.

2010

XIII Prêmio de Iniciação Científica conferido a Natália do Carmo Rocha pela apresentação de "Da palmatória à palmada pedagógica: incursões foucaultianas", sob a minha supervisão e orientação, XX Jornada de Iniciação Científica da UFRRJ.

2009

Menção Honrosa ao Painel "O homem-máquina na modernidade: da utopia à realidade", de Roberta Jardim Coube, realizado sob a minha supervisão e orientação, XIX Jornada de Iniciação Científica da UFRRJ.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Filosofia. , BR 465, Km 7, 23890-000 - Seropedica, RJ - Brasil, Telefone: (21) 26821701, Ramal: 3258, URL da Homepage:

Experiência profissional

2013 - 2015

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 0

Outras informações:
Auxílio financeiro para o desenvolvimento da pesquisa "Michel Foucault e o conceito de parresia".

2006 - Atual

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 09/2010

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Instituto de Ciências Humanas e Sociais.,Atividade realizada, Coordenação Laboratório Filosofia Contemporânea UFRRJ (LAIMF). Linhas: 1. Genealogia Ciências Humanas e Soci; 2. Ética, política, verdade; 3. Aspectos programáticos, conceituais e metodológicos do Biopoder; 4. Diálogos com a modernidade: de Deleuze a Kant.

  • 09/2021 - 12/2021

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Filosofia Contemporânea - IH930

  • 09/2021 - 12/2021

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia e Ética das Organizações - IH453

  • 06/2021 - 08/2021

    Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia e Metodologia da Ciência - TH801

  • 06/2021 - 08/2021

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Filosofia - IH458

  • 02/2021 - 05/2021

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Filosofia - IH458

  • 02/2021 - 05/2021

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia e Ética das Organizações - IH453

  • 09/2020 - 12/2020

    Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Psicologia - TH802

  • 09/2020 - 12/2020

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia das Ciências Humanas - TH970

  • 09/2020 - 12/2020

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, NEPE de Filosofia Contemporânea - AA304

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Filosofia ? IH458

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Filosofia ? IH458

  • 03/2019 - 07/2019

    Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia e Ética das Organizações - IH453

  • 03/2019 - 07/2019

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Ética Antiga - IH935

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia e Metodologia da Ciência - TH801

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Filosofia - IH458

  • 03/2018 - 07/2018

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia e Ética das Organizações - IH453

  • 03/2018 - 07/2018

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Ética Contemporânea - IH938

  • 03/2014 - 01/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação (DPPG).,Cargo ou função, Integrante do Comitê Institucional da área de Ciências Humanas do Programa de Bolsas de Iniciação Científica da UFRRJ (PIBIC e PROIC). Portaria GR n. 014 de 19 de março de 2014.

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Filosofia ? IH458

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Filosofia ? IH458

  • 03/2017 - 07/2017

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Ética Contemporânea - IH938

  • 03/2017 - 07/2017

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia e Ética das Organizações - IH453

  • 08/2016 - 02/2017

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Ética Contemporânea - IH938

  • 08/2016 - 02/2017

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Filosofia - IH458

  • 02/2016 - 06/2016

    Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia e Ética das Organizações - IH453

  • 02/2016 - 06/2016

    Ensino, Belas Artes, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Arte - IH988

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Filosofia - IH458

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Filosofia Política Contemporânea - IH934

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Nepe (Núcleo de Ensino e Pesquisa) de Filosofia Contemporânea - AA304

  • 03/2015 - 06/2015

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Ética Contemporânea - IH938

  • 03/2015 - 06/2015

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia Política II - IH986

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Filosofia - IH458

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia das Ciências Humanas - IH970

  • 03/2014 - 07/2014

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia e Ética das Organizações - IH453

  • 03/2014 - 07/2014

    Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Filosofia - IH458

  • 10/2013 - 02/2014

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia e Ética das Organizações - IH453

  • 10/2013 - 02/2014

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia das Ciências Humanas - IH970

  • 12/2013 - 01/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Filosofia.,Cargo ou função, Integrante da Comissão de Avaliação de Progressão Funcional de Docente. Portaria no. 157/ICHS, de 22 de novembro de 2013..

  • 06/2013 - 09/2013

    Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Filosofia - IH458

  • 06/2013 - 09/2013

    Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia e Ética das Organizações - IH453

  • 01/2013 - 05/2013

    Ensino, Licenciatura em Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia das Ciências Humanas - IH970

  • 01/2013 - 05/2013

    Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Filosofia - IH458

  • 10/2012 - 04/2013

    Ensino, Segunda Licenciatura em Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética II - IH976

  • 10/2012 - 12/2012

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia e Ética das Organizações - IH453

  • 10/2012 - 12/2012

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da História - IH482

  • 09/2012 - 10/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas e Sociais.,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Avaliação de Progressão Funcional de Docente. Portaria no. 126/ICHS, de 30 de julho de 2012.

  • 06/2010 - 06/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Decanato de Ensino de Graduação.,Cargo ou função, Integrante da Comissão de Estágio Supervisionado do Curso de Filosofia da UFRRJ (com vigência de dois anos). Portaria no. 060, de 14 de junho de 2010..

  • 07/2006 - 01/2012

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Ciências Humanas e Sociais.,Linhas de pesquisa

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Filosofia - IH458

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino, Licenciatura em Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia das Ciências Humanas - IH970

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino, Segunda Licenciatura em Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética I - IH975

  • 08/2011 - 12/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas e Sociais.,Cargo ou função, Integrante da Comissão de Avaliação de Progressão Funcional de Docente. Portaria no. 081/ICHS, de 17 de agosto de 2011..

  • 03/2011 - 07/2011

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Filosofia - IH458

  • 03/2011 - 07/2011

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia e Ética das Organizações - IH453

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Graduação em Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Psicologia - TH802

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Graduação em Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Filosofia - IH458

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Segunda Licenciatura em Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia Política I - IH985

  • 03/2010 - 07/2010

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Filosofia - IH458

  • 03/2010 - 07/2010

    Ensino, Licenciatura em Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Ética Contemporânea - IH938 (Tema: "Felicidade e Virtude no Zaratustra de Nietzsche").

  • 03/2008 - 06/2010

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Educação.,Linhas de pesquisa

  • 08/2009 - 01/2010

    Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Ciência - IH427

  • 08/2009 - 01/2010

    Ensino, Engenharia Florestal, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Filosofia das Ciências Biológicas - IH439

  • 08/2009 - 01/2010

    Ensino, Licenciatura em História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais VI - IH496 (Tema: "A história genealógica de Michel Foucault")

  • 03/2009 - 07/2009

    Ensino, Especialização em Psicologia Educacional, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Disciplina Optativa do Curso de Especialização em Psicologia Educacional: "Sujeito, Verdade e Poder".

  • 03/2009 - 07/2009

    Ensino, Licenciatura em Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Ciência - IH427

  • 03/2009 - 07/2009

    Ensino, Engenharia Florestal, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Filosofia das Ciências Biológicas - IH439

  • 05/2007 - 04/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas e Sociais.,Cargo ou função, Representante Titular do Departamento de Letras e Ciências Sociais no Colegiado do curso de graduação em Engenharia Agrícola.

  • 08/2008 - 12/2008

    Ensino, Licenc. Educação Física e Economia Doméstica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Ciência - IH427

  • 08/2008 - 12/2008

    Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Ciência - IH427

  • 12/2006 - 10/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas e Sociais.,Cargo ou função, Representante Suplente no Colegiado de 1o. Ciclo, Área de Humanidades (Graduação), junto ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE e à Câmara de Graduação (Portarias GR no. 1023, de 28 de dezembro de 2006 e no. 895, de 31 de outubro de 2008)..

  • 10/2006 - 10/2008

    Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas e Sociais.,Cargo ou função, Subchefe do Departamento de Letras e Ciências Sociais.

  • 03/2008 - 07/2008

    Ensino, Economia Doméstica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Ciência - IH427

  • 03/2008 - 07/2008

    Ensino, Licenciatura em Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Ciência - IH427

  • 09/2007 - 02/2008

    Ensino, Licenciatura em Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Ciência - IH427

  • 09/2007 - 02/2008

    Ensino, Economia Doméstica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Ciência - IH427

  • 11/2007 - 12/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas e Sociais.,Cargo ou função, Presidente da Comissão Examinadora do Processo Seletivo de Monitoria na disciplina Metodologia da Ciência..

  • 09/2007 - 10/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação (DPPG).,Cargo ou função, Consultor "ad hoc" do Programa de Apoio aos Grupos Emergentes na Pesquisa (PAGE) do Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação (DPPG).

  • 04/2007 - 08/2007

    Ensino, Licenciatura em Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Ciência - IH427

  • 04/2007 - 08/2007

    Ensino, Economia Doméstica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Ciência - IH427

  • 02/2007 - 03/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas e Sociais.,Cargo ou função, Integrante da Comissão de Avaliação de Professor Substituto na Área de Ciências Sociais.

  • 10/2006 - 03/2007

    Ensino, Licenciatura em Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Ciência - IH427

  • 10/2006 - 03/2007

    Ensino, Economia Doméstica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Ciência - IH427

  • 06/2006 - 09/2006

    Ensino, Economia Doméstica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Ciência - IH427

  • 06/2006 - 09/2006

    Ensino, Licenciatura em Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Ciência - IH427

  • 07/2006 - 08/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas e Sociais.,Cargo ou função, Presidente da Comissão Examinadora do Processo Seletivo de Monitoria na disciplina Metodologia da Ciência.

  • 02/2006 - 05/2006

    Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Ciência - IH427

  • 02/2006 - 05/2006

    Ensino, Licenciatura em Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Ciência - IH427

2012 - 2012

Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Estágio Pós-Doutoral, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Realização de Estágio Pós-Doutoral em Filosofia, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR, Campus Curitiba), no período de 02/01/2012 a 22/11/2012. Título do Projeto: ?Foucault e o conceito de parresia: uma problematização ético-filosófica?. Área de Concentração: Ética. Supervisor: Prof. Dr. Cesar Candiotto. Os resultados finais da Pesquisa de Pós-Doutorado foram apresentados publicamente e aprovados pela seguinte Banca Avaliadora: Prof. Dr. Cesar Candiotto (Presidente), Profa. Dra. Vera Maria Portocarrero (UERJ) e Prof. Dr. Antonio Edmilson Paschoal (PUC-PR).

2009 - 2011

Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 0

Outras informações:
Recebi recursos financeiros, através do programa APQ1, para desenvolver a pesquisa "O método genealógico de Foucault e o diagnóstico filosófico da modernidade" na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Áreas de conhecimento: Genealogia das Ciências Humanas, Filosofia da HistórIa, Processos de Subjetivação, Filosofia Política e Ética.

2008 - 2010

Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Parecerista, Carga horária: 0

Outras informações:
Parecerista "ad hoc" (a partir do final do segundo semestre de 2008).

2010 - 2015

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Vínculo: Formador, Enquadramento Funcional: Professor-pesquisador I, Carga horária: 0

Outras informações:
Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR. Ação conjunta FNDE/CAPES/MEC (Resolução n 48, de 04/09/2009, do FNDE). Atividades: ensino, pesquisa e orientação.

2003 - 2005

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista da FAPERJ, Enquadramento Funcional: Pesquisador Associado, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 08/2005 - 12/2005

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da História III (IFCH03-02686)

  • 03/2005 - 07/2005

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Filosofia Moderna I (IFCH03-04865)

  • 04/2004 - 08/2004

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Ciência I (IFCH03-01822), Filosofia da Ciência II (IFCH03-06549), Filosofia da História I (IFCH03-02322)

  • 10/2003 - 02/2004

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Filosofia Contemporânea IV (IFCH03-05228)

1995 - 1996

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 4

Outras informações:
Obtive em duas ocasiões, no final do Mestrado e no início do Doutorado, a Bolsa Complementar do Programa Tutorial de Capacitação Didática da UFRJ (Resolução CEG/CEPG no. 01/94). A atividade docente foi supervisionada pelo Prof. Dr. Roberto Cabral de Melo Machado. Carga horária (por semestre): 60 horas.

Atividades

  • 04/2016 - 07/2016

    Ensino, Doutorado em Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ética, Política e Direito ? FCF853

  • 03/2012 - 06/2012

    Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, A convite do Laboratório de Filosofia Contemporânea (UFRJ), ministrei a disciplina Tópicos da História da Filosofia Contemporânea V (FCF-837) no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ. Tema do curso: Michel Foucault e a parresia política.

  • 08/1996 - 12/1996

    Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia II (FCF 111)

  • 08/1995 - 12/1995

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia I (FCF 110)