Geronilson da Silva Santos
Professor da Universidade Católica de Brasília. Doutorando em Direitos Humanos e Cidadania (Linha: Democracia, Constitucionalismo, Memória e História - PPGDH) pela Universidade de Brasília. Mestre em Filosofia (Ontologias Contemporâneas - PPGm (Metafísica)) pela Universidade de Brasília - UnB. Especialista em Processo Civil e Direito Civil pela Escola Superior da Magistratura do Distrito Federal - ESMA/DF. Especialista em Direitos Humanos pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Direito Penal e Processo Penal pela Escola Superior da Magistratura do Distrito Federal - ESMA/DF. Especialista em Direito Público pela Escola Superior da Magistratura do Distrito Federal - ESMA/DF. Especialista em Mediação e Conciliação de Conflitos (Escola Nacional de Mediadores) Dupla Diplomação em Direito e Filosofia. Tem experiência na área de Teoria do Direito, Filosofia do Direito e Filosofia Política, Direito Civil, Processo Civil, Direito Constitucional, Conciliação e Mediação, Direito Afrodiaspórico, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemicídio, necropolítica, racismo, ontologias do espaço, hermenêutica jurídica, justiça espacial e direito à cidade, direitos reais, direito urbanístico. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros - ABPN. Foi membro da Comissão de Direitos Humanos e de Direito Urbanístico, Regularização Fundiária na OAB-DF (2019-2021). Membro da Associação Brasileira de Filosofia do Direito - ABRAFI. Pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Justiça, Pensamento Africano e Afro-brasileiro (CEPAIA). Atuou (2019-2020) como Assistente de Pesquisa no projeto de Desenvolvimento Urbano e Social: Diminuir os Níveis de Violência, no âmbito do Distrito Federal. Autor dos Livros: Ontologias do Espaço Habitado e Sombras Poéticas. Ex-Coordenador do GT de Povos e Comunidades Tradicionais na Comissão de Direitos Humanos da OAB/DF (2020-2021). Professor do curso de Direito da Universidade Católica de Brasília. Professor do Curso de Direito e ex-Coordenador do Núcleo de Prática Jurídicas do Centro Universitário LS. Professor e ex-Advogado do Núcleo de Práticas Jurídicas da Unibras. Professor do Centro Universitário Uniceplac. Professor da Faculdade Republicana.
Informações coletadas do Lattes em 19/04/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Direitos Humanos e Cidadania
2023 - Atual
Universidade de Brasília, UnB
Título: Segregação e fragmentação socioespacial nas Regiões Administrativas de Brasília: o enfraquecimento do exercício efetivo da cidadania
Christiane Machado Coelho. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Mestrado em METAFÍSICA
2020 - 2023
Universidade de Brasília, UnB
Título: PENSAR A CIDADE NA FILOSOFIA: DA ONTOLOGIA POLÍTICA À FÁBULA DO ESPAÇO HABITADO, Ano de Obtenção: 2023
Pedro Ergnaldo Gontijo.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Especialização em Conciliação e Mediação de Conflitos
2023 - 2025
Centro de Mediadores
Título: Mediação na Perspectiva da Filosofia Africana: Da ubuntuidade/muntuidade aos desafios da resolução de conflitos no contexto brasileiro
Especialização em Direito Público
2021 - 2022
Escola Superior da Magistratura do DF
Título: A dimensão espacial como fundamento da compreensão das relações do cidadão na cidade
Orientador: Fábio Francisco Esteves
Especialização em Direito Penal e Processo Penal
2020 - 2021
Escola Superior da Magistratura do DF
Título: O pensamento metafísico na construção da teoria crítica do delito à luz do Estado Democrático de Direito
Orientador: Fernando Brandini Barbagalo
Especialização em Direito Civil e Processo Civil
2019 - 2020
Escola Superior da Magistratura do DF
Título: Tópica e Jurisprudência: A ideia de raciocínio jurídico no Direito Civil contemporâneo
Orientador: Ricardo Rocha Leite
Especialização em Direitos Humanos e Contemporaneidade
2018 - 2020
Universidade Federal da Bahia
Título: Os Direitos Humanos como consequência dos movimentos sociais nucleados pela questão urbana
Orientador: Augusto Sérgio São Bernardo
Graduação em Filosofia
2018 - 2023
Universidade de Brasília, UnB
Título: Filosofia política sob uma nova perspectiva epistemológica da cidade: Entre o "Espaço Dividido" de Milton Santos e a "Queda do Céu" de Davi Kopenawa
Orientador: Priscila Rufinoni
Graduação em Direito
2013 - 2017
Universidade Católica de Brasília
Título: Exercício da cidadania nas Regiões Administrativas sob a ótica de Milton Santos
Orientador: Leila Bijos
Bolsista do(a): Programa Universidade para todos, PROUNI, Brasil.
Graduação interrompida em 2012 em Direito
2012 - Atual
Universidade Federal de Mato Grosso
Ano de interrupção: 2012
Formação complementar
2024 - 2024
Metodologias Ativas no Direito. (Carga horária: 20h). , Grupo Gen, GEN, Brasil.
2023 - 2024
Extensão universitária em Filosofia do Direito e Hermenêutica Jurídica Africana e Afro Brasileira. (Carga horária: 30h). , Escola Superior da Advocacia da Bahia, ESA-BA, Brasil.
2018 - 2024
Francês. (Carga horária: 540h). , Centro Interescolar de Línguas, CIL, Brasil.
2023 - 2023
Extensão universitária em Fascismo e crise do capitalismo mundial. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2023 - 2023
Extensão universitária em O marxismo e a subjetividade jurídica do presente. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2023 - 2023
FORMAÇÃO DE TUTORES. (Carga horária: 30h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2022 - 2022
Extensão universitária em Direito à Cidade. (Carga horária: 60h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2022 - 2022
Extensão universitária em Metodologia de Pesquisa. (Carga horária: 60h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2022 - 2022
Extensão universitária em Formação continuada em direito tributário. (Carga horária: 60h). , Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
2022 - 2022
Didática. (Carga horária: 60h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2022 - 2022
Tecnologia Assistiva. (Carga horária: 60h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
2022 - 2022
Educação e Tecnologia. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
2021 - 2021
Extensão universitária em Saberes Ancestrais e Práticas de Cura. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.
2021 - 2021
Cidades Antirracistas. , Instituto Pólis, PÓLIS, Brasil.
2021 - 2021
Advocacia Internacional para o Sistema Interamericano de Proteção dos DH. (Carga horária: 10h). , Escola Superior da Advocacia, ESA, Brasil.
2021 - 2021
Capacitação em Excel. (Carga horária: 50h). , Udemy, UDM, Brasil.
2021 - 2021
Eleutheria, Isonomia e Demokratia na Filosofia Política Grega. , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2021 - 2021
Escola de Inverno ? Educação em Direitos Humanos. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Law and Economics: Fundamentos e Desafios. (Carga horária: 10h). , Centro de Extensão e Pesquisa do Instituto Brasiliense de Direito Público, CEP/IDP, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Planos diretores e função socioambiental da terra. (Carga horária: 25h). , Instituto Pólis, PÓLIS, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Políticas Sociais no Brasil: Fundamentos e Perspectivas. (Carga horária: 10h). , Centro de Extensão e Pesquisa do Instituto Brasiliense de Direito Público, CEP/IDP, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Filosofia Geral e Problemas Metafísicos. , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Gestão do território: energia e meio ambiente. , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Geografia do Brasil formação territorial e padrões espaciais. , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Licenciamento Ambiental. , Escola Paulista de Direito, EPD, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Cultura e Cidade. (Carga horária: 10h). , Instituto Pólis, PÓLIS, Brasil.
2020 - 2020
Teoria Geral do Negócio Jurídico. Fato, ato e negócio jurídico. , Escola Paulista de Direito, EPD, Brasil.
2020 - 2020
Estatística Descritiva. (Carga horária: 200h). , Instituto Federal de Brasília, IFB, Brasil.
2020 - 2020
Curso Geral de Propriedade Intelectual. (Carga horária: 75h). , Organisation Mondiale de La Propriete Intellectuelle, OMPI, Suiça.
2020 - 2020
A Promoção do Acesso às Tecnologias Médicas e à Inovação. (Carga horária: 10h). , Organisation Mondiale de La Propriete Intellectuelle, OMPI, Suiça.
2019 - 2019
Extensão universitária em Estratégias de Incidência da Sociedade para mudança nas políticas penais. (Carga horária: 15h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2019 - 2019
Extensão universitária em Escola de Autos Estudos: Desigualdades Globais e Justiça Social. (Carga horária: 30h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2019 - 2019
Poesia Grega. (Carga horária: 14h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2019 - 2019
Tópicos Essenciais da Regularização Fundiária. (Carga horária: 6h). , Escola Superior da Advocacia, ESA, Brasil.
2019 - 2019
A eficiência dos precedentes judiciais no STJ. (Carga horária: 20h). , Escola Corporativa do Superior Tribunal de Justiça, ESTJ, Brasil.
2019 - 2019
Imagens para pensar o outro. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2019 - 2019
Tutoria em Educação à Distância. (Carga horária: 90h). , Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
2019 - 2019
Desconstruindo o racismo na prática. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Questión Social y Política Social. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Mercado Financeiro e de Capitais. (Carga horária: 112h). , ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA - ESAF, EAFE_FORN, Brasil.
2018 - 2018
Jurimetria com R. (Carga horária: 15h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2017 - 2017
Abordagem econômica financeira do Sistema Financeiro Nacional. (Carga horária: 20h). , Escola de Administração Fazendária, ESAF, Brasil.
2017 - 2017
Econometria de Séries temporais. (Carga horária: 40h). , ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA - ESAF, EAFE_FORN, Brasil.
2013 - 2013
Argumentação jurídica. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2013 - 2013
Argumentação Jurídica. , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2012 - 2012
Fundamentos da Integracao Regional: O Mercosul. , Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.
2012 - 2012
O Ceticismo do Sexto Empírico. (Carga horária: 4h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2010 - 2010
Formação Jurídica. (Carga horária: 40h). , Centro de Extensão e Pesquisa do Instituto Brasiliense de Direito Público, CEP/IDP, Brasil.
2007 - 2007
Educação Digital. (Carga horária: 72h). , ONG - Moradia e Cidadania, MEC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Filosofia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Direito.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História.
Organização de eventos
SANTOS, G. S. . I Semana de Prática Jurídica. 2023. (Congresso).
SANTOS, G. S. . I Jogos no parque: Raciocínio jurídico e outras epistemologias. 2023. (Outro).
SANTOS, G. S. . Processo Civil e Pensamento Estratégico. 2023. (Outro).
SANTOS, G. S. . Diálogo sobre as comunidades e povos tradicionais. 2020. (Outro).
Participação em eventos
CYBERSEGURANÇA: PERSPECTIVAS REGULATÓRIAS E ATUAÇÕES DAS AGÊNCIAS E AUTORIDADES DE CONTROLE. 2024. (Simpósio).
I Seminário Crítica do Direito e Subjetividade Jurídica: Análise Estrutural do Fascismo. 2023. (Seminário).
Marx e Engels em suas fontes IV: Crítica da Terra, Crítica do Céu. 2022. (Encontro).
Diálogos Afrodiaspóricos I: Os embates entre a existência e a continuidade das territorialidades negras no contexto urbano. 2021. (Seminário).
GEMPP: Marxismo e atualidade. 2021. (Encontro).
Gerenciamento de Precedentes: jurisdição e gestão. 2021. (Outra).
I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA AFRICANA, AFRODIASPÓRICA E PENSAMENTO NEGRO BRASILEIRO. 2021. (Seminário).
I SEMINÁRIO ONLINE DA CODEMY: DIREITO E PENSAMENTO DECOLONIAL.Reconstrução dos sentidos constitucionais de diáspora e quilombo. 2021. (Seminário).
IV CONGRESSO NACIONAL DE DIREITO À CIDADE. 2021. (Congresso).
Patrimônio Construído e Função Social da Propriedade. 2021. (Encontro).
Seminário Branquitude: Raça e Privilégio nas Cidades Brasileiras. 2021. (Seminário).
Um período, uma crise: globalização e instabilidade dos territórios. Por uma leitura crítica da conjuntura a partir de Milton Santos. 2021. (Seminário).
VIII Seminário Internacional de Direito, Tecnologia e Inovação. 2021. (Seminário).
Colóquio de Direitos Humanos e Contemporaneidade. 2020. (Outra).
Diálogo sobre Povos e Comunidades Tradicionais.Diálogo sobre Povos e Comunidades Tradicionais. 2020. (Encontro).
Repercussões Jurídicas e Sociais da Pandemia. 2020. (Congresso).
Roda de Diálogo - Salvador Territórios de Negr@s. 2020. (Encontro).
V Congresso Internacional de Direito dos Povos e Comunidades Tradicionais. Os direitos humanos como consequência dos movimentos sociais nucleados pela questão urbana. 2020. (Congresso).
Congresso de Iniciação Científica. O exercício da Cidadania nas Regiões Administrativas sob a Ótica de Milton Santos. 2018. (Congresso).
Congresso Nacional de Direito e Fraternidade. 2018. (Congresso).
Congresso Nacional de Pesquisadores Negros. Articulações funcionais entre saber, espaço, resistência e raça como efeitos de poder do racismo e da discriminação.. 2018. (Congresso).
Fórum Alternativo Mundial da Água. 2018. (Outra).
Fórum Mundial da água. 2018. (Outra).
II Simpósio Retórica, Argumentação e Juridicidades.O processo de subsunção na ontognoseologia jurídica frente ao automatismo lógico da dedução na aplicação do direito no Supremo Tribunal Federal. 2018. (Simpósio).
Negro(a), afro-religioso(a), quilombola: racismo e intolerância religiosa no Brasil e seus reflexos no mundo do trabalho. 2018. (Simpósio).
Seminário Internacional sobre a Constituição: Jurisdição, Direitos Fundamentais, Desenvolvimento e Democracia. 2018. (Seminário).
Sexto Encontro Anual do Economics and Politics Research Group. 2018. (Encontro).
Simpósio Internacional de Políticas Públicas.O exercício da Cidadania nas Regiões Administrativas sob a Perspectiva de Milton Santos. 2018. (Simpósio).
Sixth Annual Meeting of the Economics and Politics Research Group. 2018. (Encontro).
V ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA NA GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Ontologias de uma nova configuração da cidade. 2018. (Congresso).
Bases Jurídicas. 2017. (Oficina).
Bases Jurídicas. 2017. (Oficina).
III Seminário da Rede Internacional de Escolas Criativas. 2017. (Seminário).
Normas da ABNT. 2017. (Oficina).
Seminário - Tecnologia, Saúde e Envelhecimento.Direito do idoso - Responsabilidade e Compromisso Familiar. 2017. (Seminário).
3º Congresso Internacional sobre liberdades civis fundamentais. 2016. (Congresso).
I Colóquio Internacional de Sociologia Fiscal. 2016. (Outra).
A crítica do Direito Contemporâneo. 2014. (Outra).
Ciclo de Palestras STJ 25 Anos. 2014. (Outra).
I Seminário Federalismo Fiscal: Brasil - Alemanha. 2014. (Seminário).
Jurisdição, Hermenêutica e Decisão Jurídica. 2014. (Outra).
XVII Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia da USP.A insensibilidade Pós-Moderna. 2014. (Encontro).
25 Anos da Constituição Cidadã: Olhar para o Passado, Reflexão sobre o Presente e Construção do Futuro. 2013. (Seminário).
Fórum Mundial de Direitos Humanos. 2013. (Outra).
II Seminário de Extensão: Pesquisa e Produção de Conhecimento na Extensão Universitária.Projeto Ser +. 2013. (Seminário).
Movimento Fé e Política. 2013. (Congresso).
2º Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2012. (Congresso).
Congresso Brasiliense de Direito Constitucional. 2012. (Congresso).
Seminário direito e democracia.A Falsa Democracia. 2012. (Seminário).
XV Congresso Brasiliense de Direito Constitucional. 2012. (Congresso).
Seminário Internacional - Constituição e Direitos Fundamentais". 2011. (Seminário).
Congresso Brasiliense de Direito Constitucional. 2010. (Congresso).
Seminário Ensino de Filosofia. 2010. (Seminário).
Orientou
OS ENCANTOS E OS DESENCANTOS DOS DIREITOS INDÍGENAS: AS PRÁTICAS SOCIAIS ENTRE A REALIDADE E O IMAGINÁRIO; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em DIREITO) - FACULDADE UNIBRASILIA; Orientador: Geronilson da Silva Santos;
A VIOLÊNCIA NO ÂMBITO ESCOLAR: A RESPONSABILIDADE DO ESTADO E DA FAMÍLIA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em DIREITO) - FACULDADE UNIBRASILIA; Orientador: Geronilson da Silva Santos;
RECEPTAÇÃO DE VEÍCULOS COM SINAIS IDENTIFICADORES ADULTERADOS: UMA REVISÃO LEGISLATIVA À LUZ DA DOUTRINA E JURISPRUDÊNCIA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em DIREITO) - FACULDADE UNIBRASILIA; Orientador: Geronilson da Silva Santos;
POSICIONAMENTOS DOUTRINÁRIOS E JURISPRUDENCIAIS SOBRE PROTEÇÃO AO DIREITO CONSTITUCIONAL DE INVIOLABILIDADE DE DOMICÍLIO; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em DIREITO) - FACULDADE UNIBRASILIA; Orientador: Geronilson da Silva Santos;
A CONCILIAÇÃO E OS JUIZADOS ESPECIAIS COMO MEIOS DE PROMOÇÃO DA RAZOÁVEL DURAÇÃO DO PROCESSO; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em DIREITO) - FACULDADE UNIBRASILIA; Orientador: Geronilson da Silva Santos;
Autoridade Policial: análises essenciais quanto ao Princípio da Insignificância; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em DIREITO) - FACULDADE UNIBRASILIA; Orientador: Geronilson da Silva Santos;
ANÁLISE SOBRE A IMPORTÂNCIA DA TIPIFICAÇÃO DO CRIME DE PERSEGUIÇÃO (STALKING), A RELEVÂNCIA DO DEBATE NA CONTEPORANEIDADE; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em DIREITO) - FACULDADE UNIBRASILIA; Orientador: Geronilson da Silva Santos;
A GUARDA DE ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO EM FACE DO ROMPIMENTO DA RELAÇÃO CONJUGAL DOS TUTORES; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em DIREITO) - FACULDADE UNIBRASILIA; Orientador: Geronilson da Silva Santos;
A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NO TRIBUNAL DO JÚRI À LUZ DAS TEORIAS CONTEMPORÂNEAS DO DIREITO PENAL; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em DIREITO) - FACULDADE UNIBRASILIA; Orientador: Geronilson da Silva Santos;
A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em DIREITO) - FACULDADE UNIBRASILIA; Orientador: Geronilson da Silva Santos;
A ponderação no conflito de supraprincipios: os desafios entra a liberdade de expressão e a liberdade religiosa; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário LS; Orientador: Geronilson da Silva Santos;
OS DESAFIOS DA CIBERSEGURANÇA NO ÂMBITO DAS INSTITUIÇÕES FACE À IMPLANTAÇÃO DA LGPD (LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS); 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em DIREITO) - FACULDADE UNIBRASILIA; Orientador: Geronilson da Silva Santos;
Proteção e Direito Jurídico das Pessoas Portadoras de Transtorno do Espectro Autista; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em DIREITO) - FACULDADE UNIBRASILIA; Orientador: Geronilson da Silva Santos;
A DESPROTEÇÃO PREVIDENCIÁRIA DO TRABALHADOR INTERMITENTE APÓS A EMENDA CONSTITUCIONAL 103/2019; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em DIREITO) - FACULDADE UNIBRASILIA; Orientador: Geronilson da Silva Santos;
Direitos Coletivos e Grupos Minoritários: Uma Análise Doutrinária à Luz das Ontologias Políticas Contemporâneas; ; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em DIREITO) - FACULDADE UNIBRASILIA; Orientador: Geronilson da Silva Santos;
A INFLUÊNCIA MIDIÁTICA ENQUANTO JUÍZO SENTENCIANTE: A PROTEÇÃO DA DECISÃO DO TRIBUNAL DO JÚRI SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA COMUNICACIONAL; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em DIREITO) - FACULDADE UNIBRASILIA; Orientador: Geronilson da Silva Santos;
PRECEDENTES JUDICIAIS E O SISTEMA JURÍDICO DE TRADIÇÃO CIVIL LAW E COMMON LAW; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em DIREITO) - FACULDADE UNIBRASILIA; Orientador: Geronilson da Silva Santos;
A SÍNDROME DE BURNOUT E A RESPONSABILIDADE CIVIL DO EMPREGADOR; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em DIREITO) - FACULDADE UNIBRASILIA; Orientador: Geronilson da Silva Santos;
A PERÍCIA COMO MEIO DE PROVA E DE RESOLUÇÃO DE CONFLITO; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em DIREITO) - FACULDADE UNIBRASILIA; Orientador: Geronilson da Silva Santos;
JUSTIÇA FISCAL: O IGF COMO UMA FORMA DE JUSTIÇA FISCAL; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em DIREITO) - FACULDADE UNIBRASILIA; Orientador: Geronilson da Silva Santos;
OS MALEFÍCIOS DA REFORMA TRABALHISTA PARA OS TRABALHADORES E SINDICATOS DE BASE NO BRASIL; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em DIREITO) - FACULDADE UNIBRASILIA; Orientador: Geronilson da Silva Santos;
Produções bibliográficas
-
SANTOS, G. S. ; Bijos, Leila . HISTORIA Y CIUDADANÍA EN LAS REGIONES ADMINISTRATIVAS DE BRASILIA. Revista Forum , v. 1, p. 189-210, 2021.
-
SANTOS, G. S. . Articulações funcionais entre saber, espaço, resistência e raça como efeitos de poder do racismo e da discriminação. Associação Brasileira de Pesquisadores Negros , v. -, p. -, 2018.
-
SANTOS, G. S. ; Bijos, Leila . DERECHO IBEROAMERICANO EN ANÁLISIS - MOVIMENTOS SOCIAIS BRASILEIROS NUCLEADOS PELA QUESTÃO URBANA. 1. ed. Pamblona: Thomas Reuters, 2021. v. 1. p. 122-129p .
-
SANTOS, G. S. ; Bijos, Leila . Vicissitudes das fronteiras: direito civil e a decidibilidade dos conflitos em meio à pandemia de Covid-19 in: (Re)definições das fronteiras: trajetórias da crise global. 1. ed. Foz do Iguaçu: IDESF, 2021. v. 1. p. 102 - 117p .
-
SANTOS, G. S. . Sombras poéticas ? Contos, poemas, e outras histórias. 1. ed. Brasília: Independente, 2020. v. 1. 295p .
-
SANTOS, G. S. . Ontologias do espaço habitado: a reinserção do cidadão contemporâneo na cidade. 1. ed. Brasília: , 2018. v. 1. 183p .
-
SANTOS, G. S. . Educação antirracista: novos olhares à luz da Lei 10.639/2003. Correio Braziliense, Brasília, 19 out. 2024.
-
SANTOS, G. S. . O EXERCÍCIO DA CIDADANIA NAS REGIÕES ADMINISTRATIVAS DE BRASÍLIA COM BASE NA PERSPECTIVA DE MILTON SANTOS. In: INTERNACIONAL SOBRE ESTADO, SOCIEDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS, 2018, Piauí. ANAIS DO SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE ESTADO, SOCIEDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS. Piauí: Editora da UFPI (EDUFPI), 2018.
-
SANTOS, G. S. . Articulações funcionais entre saber, espaço, resistência e raça como efeitos de poder do racismo e da discriminação. In: Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros, 2018, Uberlândia. Anais do COPENE, 2018.
-
SANTOS, G. S. . OS MOVIMENTOS SOCIAIS EM BUSCA DO DIREITO À CIDADE E À TERRA ENQUANTO CONSTRUTORES DE LIBERDADE: A TEORIA CRÍTICA DO DIREITO REVISITADA. In: XIV Pensar Direitos Humanos, III Foro de Derechos Humanos e I Seminário de Pesquisa dos Programas de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos UFG-UnB, 2023, Goiânia. XIV Pensar Direitos Humanos,. Goiânia: UFG, 2023.
-
SANTOS, G. S. . Tópicos e De Interpretatione, análise da ?teoria silogística? de Aristóteles. In: Fronteiras e Intersecções da Filosofia, 2019, São Paulo. Fronteiras e Intersecções da Filosofia, 2019.
-
SANTOS, G. S. . Articulações funcionais entre saber, espaço, resistência e raça como efeitos de poder do racismo e da discriminação. In: Congresso de Pesquisadores Negros, 2018, Uberlândia. Livro de Resumos (ANAIS). Franca - SP: Ribeirão Gráfica e Editora, 2018. v. 1.
-
SANTOS, G. S. . Articulações funcionais entre saber, espaço, resistência e raça como efeitos de poder do racismo e da discriminação. In: Congresso de Pesquisadores Negros, 2018, Uberlândia. Caderno de Programação, 2018.
-
SANTOS, G. S. . Ontologias de uma nova configuração da cidade. In: V ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA NA GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, 2018, Brasília. Imagens Lacunares: um convite ao imaginário, 2018. v. 1.
-
SANTOS, G. S. . Dispositivo de racialidade; Reflexão da integração entre a ação teórica e ação prática de tipo militante sobre a questão racial no Brasil sob a perspectiva de Sueli Carneiro. In: VII Semana de Reflexões sobre a negritude, gênero e raça do Instituto Federal de Brasília, 2018, Brasília. Descolonizar o Feminismo. Brasília: Editora IFB, 2018. v. 1. p. 25-309.
-
SANTOS, G. S. . O exercício da cidadania nas Regiões Administrativas sob a ótica de Milton Santos. In: Portal de Conferências da UnB, 24º Congresso de Iniciação Científica da Unb e 15º do DF, 2018, Brasília. Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília e do DF, 2018. v. 1.
-
SANTOS, G. S. . DOGMÁTICA HERMENÊUTICA OU A CIÊNCIA DO DIREITO COMO TEORIA DA INTERPRETAÇÃO. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, G. S. . Direito Imobiliário e Direitos Reais na Prática. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, G. S. . Desafios e Paradigmas do Direito Digital. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, G. S. . Filosofia Africana como base epistêmica para o direito: Reflexões a partir dos pensadores afrodiaspóricos. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, G. S. . OS MOVIMENTOS SOCIAIS EM BUSCA DO DIREITO À CIDADE E À TERRA ENQUANTO CONSTRUTORES DE LIBERDADE: A TEORIA CRÍTICA DO DIREITO REVISITADA. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, G. S. . Reconstrução dos sentidos constitucionais de diáspora e quilombo. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTOS, G. S. . O direito à cidade antirracista: aproximações entre Sueli Carneiro e Achille Mbembe. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, G. S. . Os Direitos Humanos como consequência dos movimentos sociais nucleados pela questão urbana. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, G. S. . Relatório da Onu e Igualdade de Gênero. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, G. S. . Terras quilombolas: entraves e possibilidades de superação. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, G. S. . Exercício da Cidadania nas Regiões Administrativas de Brasília. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SANTOS, G. S. . Dispositivo de racialidade; reflexão da integração entre a ação teórica e ação prática de tipo militante sobre a questão racial no Brasil sob a perspectiva de Sueli Carneiro. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, G. S. . O processo de subsunção na ontognoseologia jurídica frente ao automatismo lógico da dedução na aplicação do direito no Supremo Tribunal Federal. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SANTOS, G. S. . Exercício da Cidadania nas Regiões Administrativas de Brasília. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, G. S. . Ontologias para uma nova configuração da cidade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, G. S. . Articulações funcionais entre saber, espaço, resistência e raça como efeitos de poder do racismo e da discriminação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, G. S. . O exercício da Cidadania nas Regiões Administrativas sob a Ótica de Milton Santos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, G. S. . Direito dos Idosos e Responsabilidade Familiar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, G. S. . Responsabilidade Familiar e Direito dos Idosos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, G. S. . Experiência na Extensão Universitária. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, G. S. . Convivência e Projetos de Extensão. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SANTOS, G. S. . A insensibilidade Pós-Moderna. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, G. S. . A falsa democracia!. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, G. S. . A Falsa Democracia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SANTOS, G. S. . Desatre Césio - 137. JurisWay, 2018 (Ensaio Jurídico).
-
SANTOS, G. S. . A Ordem Internacional e o Meio Ambiente. JurisWay, 2016 (Ensaio Jurídico).
-
SANTOS, G. S. . Da questão de fato e questão de direito, em face da aplicação da Súmula 7/STJ em recursos especiais 2016 (Ensaio Jurídico).
-
SANTOS, G. S. . Direito Administrativo Norte Americano e o Poder Regulador 2016 (Estudos e Pesquisa).
-
SANTOS, G. S. . Função social da empresa sob a ótica da lei de falência e recuperação judicial 2016 (Ensaios Jurídicos).
Outras produções
SANTOS, G. S. . Revista Justiça - As Favelas do Brasil. 2024.
SANTOS, G. S. . Início das Atividades do Grupo de Altos Estudos em Direito na Unibras Gama. 2024. (Programa de rádio ou TV/Outra).
SANTOS, G. S. . Projeto Conhecer Direito celebra 13 anos com nova turma de 100 estudantes. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SANTOS, G. S. . DPDF, Easjur e Uni LS firmam parceria com intuito de melhorar a promoção da assistência jurídica gratuita aos cidadãos em situação de vulnerabilidade socioeconômica e jurídica. 2023. (Programa de rádio ou TV/Outra).
SANTOS, G. S. . Projeto Conhecer Direito da DPDF forma mais uma turma. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SANTOS, G. S. . CNE discute as novas diretrizes do ensino médio com preparação profissional. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SANTOS, G. S. . Dis-Pensador de Pez. 2020; Tema: Análise de livros e decisões judiciais.. (Blog).
SANTOS, G. S. . Notas de Outono. 2015; Tema: Filosofia, poesia, atualidades. (Blog).
SANTOS, G. S. . O CONCEITO E VALIDADE DO DIREITO EM ROBERTY ALEXY. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SANTOS, G. S. . O PROCESSO CIVIL NA PERSPECTIVA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SANTOS, G. S. . Desenvolvimento Urbano e Social: Diminuir os Níveis de Violência. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SANTOS, G. S. . I Curso de Formação Humana Para ensino Fundamental. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SANTOS, G. S. . As Sobrecasacas - Artur de Azevedo. 2008. Teatral.
Projetos de pesquisa
-
2019 - Atual
Direito e Africanidades, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Sérgio São Bernardo em 31/10/2022., Descrição: Grupos de Estudos e Pesquisas sobre Justiça, Pensamento Africano e Afro-brasileiro. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Geronilson da Silva Santos - Integrante / Augusto Sergio dos Santos de Sao Bernardo - Coordenador.
-
2017 - 2017
O exercício da Cidadania nas Regiões Administrativas sob a ótica de Milton Santos, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Geronilson da Silva Santos - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Bolsa.
-
2015 - 2016
Insensibilidade pós-moderna e a crise no direito, Descrição: Estudo das responsabilidades éticas e civis frente ao avanço do individualismo as elaborações legislativas frente ao firmamento da sociedade de consumo. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Geronilson da Silva Santos - Coordenador.
Prêmios
2023
Honra ao Mérito ao Cargo de Docente, Unibrasília.
2018
Premiado com menção honrosa pelo projeto de iniciação científica "O exercício da cidadania nas Regiões Administrativas de Brasília sob a ótica de Milton Santos, Universidade de Brasília.
2017
Aprovado em Física pelo IFB.
2016
Aprovado em Direito pela UFRJ (SISU).
2015
1º Lugar Geral (Brasília) no Concurso de Estágio Eletrobrás/Eletronorte, Eletrobrás.
2014
1º Lugar no Concurso de Estagiário o Superior Tribunal de Justiça (Gabinetes de Ministros).
Histórico profissional
Experiência profissional
2025 - Atual
Universidade Católica de BrasíliaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
2015 - 2016
Universidade Católica de BrasíliaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 10
2014 - 2016
Universidade Católica de BrasíliaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor da Extensão, Carga horária: 4
Outras informações:
Professor voluntário no ensino de Espanhol para Idosos no Centro de Convivência do Idoso (CCI)
2014 - 2014
Universidade Católica de BrasíliaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20
Outras informações:
Monitor de Filosofia do Direito no Curso de Direito oferecido pela Universidade Católica de Brasília. Professora Supervisora Dra. Ana Maria Benavides.
2023 - Atual
Centro Universitario Do Planalto Central Apparecido Dos SantosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 29
2023 - Atual
Faculdade LSVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações:
Professor de Estágio Supervisionado e Coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas.
Atividades
-
04/2023
Conselhos, Comissões e Consultoria, NDE - Núcleo Docente Estruturante.,Cargo ou função, Membro do NDE - Núcleo Docente Estruturante.
2018 - Atual
Ordem dos Advogados do Brasil - Seção do Distrito FederalVínculo: Membro, Enquadramento Funcional: Advogado, Carga horária: 20
2019 - 2021
Ordem dos Advogados do Brasil - Seção do Distrito FederalVínculo: Membro de Comissão, Enquadramento Funcional: Membro da Comissão de Direitos Humanos
Outras informações:
Coordenador do GT "Sujeitos de Direitos e Povos Tradicionais" da Comissão de Direitos Humanos.
2019 - 2021
Ordem dos Advogados do Brasil - Seção do Distrito FederalVínculo: Membro de Comissão, Enquadramento Funcional: Membro da Comissão de Direito Urbanístico
Outras informações:
Membro da comissão de Direito Urbanístico e Regularização Fundiária
2024 - 2024
Universidade Estadual de GoiásVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 10
2022 - Atual
Faculdade UnibrasiliaVínculo: Contratual, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6
Outras informações:
Professor na Graduação em Direito.
2024 - 2024
Faculdade UnibrasiliaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor do NPJ Núcleo de Práticas Jurídicas, Carga horária: 4
Atividades
-
02/2024
Extensão universitária , Curso de Direito.,Atividade de extensão realizada, Mostra de Extensão.
-
02/2023
Ensino, DIREITO, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Digital, Ética profissional, Teoria do Jogos, Seguridade Social
-
08/2022 - 12/2022
Ensino, DIREITO, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bens, atos, fatos e negócios jurídicos, Função Jurisdicional, Relação Jurídica Coletiva do Trabalho, Sistema Tributário Nacional, Tutorias EAD
-
03/2022 - 07/2022
Ensino, DIREITO, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise histórica e filosófica do direito, Ciência Política e Teoria Geral do Estado, Cumprimento de Sentença, Direito Sucessório
2023 - 2023
Uni-AnhangueraVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações:
Professor do Curso de DireitoDisciplina: Fundamentos Históricos e Introdução ao Estudo do Direito
2021 - 2021
Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal IGESDFVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista, Carga horária: 40
2020 - 2020
Baldo Scarpellini Advogados & AssociadosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Advogado Associado, Carga horária: 30
Outras informações:
Advogado nas áreas: Cíveis; Consumidor; Previdenciário.
2015 - 2016
Superior Tribunal de JustiçaVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações:
Gabinete do Ministro Félix Fischer
2019 - 2019
Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito FederalVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa, Carga horária: 20
Outras informações:
Assistente de Pesquisa externo no projeto "Diminuição de Violência nas Escolas: Samambaia e Ceilândia"
2017 - 2017
Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito FederalVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações:
Bolsista pesquisador, vinculado à Universidade Católica de Brasília. Desenvolveu o projeto de pesquisa "O exercício da cidadania nas Regiões Administrativas de Brasília sob a ótica de Milton Santos".
2016 - 2017
Centrais Elétricas BrasileirasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações:
Estágio na gerência trabalhista da Eletrobrás/Eletronorte
2012 - 2013
Agência Nacional de TelecomunicaçõesVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30
2014 - 2014
Ministério da JustiçaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30
2019 - Atual
Universidade do Estado da BahiaVínculo: Pesquisador Voluntário Externo, Enquadramento Funcional: Membro do grupo de pesquisa
Outras informações:
Participante do grupo de estudos e pesquisa "Direito e Africanidades", sob a coordenação do professor Augusto Sergio dos Santos de São Bernardo, professor da Universidade do Estado da Bahia. Projeto esse vinculado ao CEPAIA-UNEB.
2019 - 2019
Centro de Ensino Médio 03 de ceilandiaVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2
Outras informações:
Realização de mini-curso gratuito na escola, como atividade de extensão. Associado ao Fundo de Amparo à Pesquisa do DF.
2013 - 2013
Centro de Ensino Fundamental do BosqueVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 5
Atividades
-
07/2013 - 12/2013
Extensão universitária , Centro de Ensino Fundamental do Bosque.,Atividade de extensão realizada, Projeto Operários em Construção - Formação Humana para Ensino Fundamental.
2022 - 2022
Universidade de Brasília, UnBVínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 20
Outras informações:
Monitor de Filosofia Geral e Metafísica (Disciplina Obrigatória do Curso de Filosofia da Universidade de Brasília. Professora supervisora Dra. Priscila Rossinetti Rufinoni.
2022 - 2022
Editora Saraiva - EducaçãoVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor Conteudista
Outras informações:
Professor especialista em direito na confecção de conteúdos jurídicos sob demanda.
2018 - 2022
Defensoria Publica do Distrito FederalVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Advogado, Carga horária: 20
2025 - Atual
Faculdade RepublicanaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Geronilson da Silva Santos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?