José Pedro de Azevedo Martins
Graduação em Geologia pela Universidade Federal do Pará (1977), mestrado em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (1981) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2016). Professor da UFPA de 1978 a 2013, Atualmente é professor associado 1 da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Unifesspa, coordenador do Núcleo de Educação Ambiental da Unifesspa e do "Projeto Quelônios do Sudeste do Pará: Educação Ambiental integrada ao manejo de quelônios" . Tem experiência na área de Educação e Ambiente, com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente nos linhas educação ambiental, ensino de ciências, formação de professores, currículo e metodologia de pesquisa.
Informações coletadas do Lattes em 20/05/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação
2012 - 2016
Universidade Metodista de Piracicaba
Título: Educação Ambiental Crítica e Formação de Professoras Fundada na Investigação-Ação e na Parceria Colaborativa.
Roseli Pacheco Schnetzler. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Educação Ambiental; Formação de Professores; Investigação-Ação; Parceria Colaborativa; Análises Ambiental; Políticas Ambientais. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Outros / Área: Ciências Ambientais. Setores de atividade: Educação.
Mestrado em Geologia e Geoquímica
1978 - 1981
Universidade Federal do Pará
Título: Pegmatitos do Complexo Alcalino de Peixe, Ano de Obtenção: 1981
Orientador: José Haroldo Silva de Sá
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Alanita; Geologia; Geologia Econômica; Geologia Regional; Monazita; Pegmatitos. Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia / Especialidade: Geologia Regional. Setores de atividade: Educação Superior.
Especialização em Ensino de Geociências
1986 - 1987
Universidade de Campinas
Título: O Ensino de Geociencias no Pará
Orientador: Ivan Amorosino do Amaral
Graduação em Geologia
1974 - 1977
Universidade Federal do Pará
Título: Mapemento Geológico em Xambioá
Orientador: Francisco de Assis Matos de Abreu
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Ambiental.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Ensino de Ciências.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.
Organização de eventos
MARTINS, J. P. A. ; CUNHA, C. V. . Simpósio de Educação Ambiental do Sul e Sudeste do Pará. 2021. (Outro).
Participação em eventos
I Seminário Institucional de Formação Docente da UNIFESSPA. 2016. (Seminário).
Workshop de Tecnologias Educacionais Interativas. 2016. (Oficina).
X Encontro Nacional de esquisa em Educação em Ciências. Inserção da Educação Ambiental Crítica no Ensino Fundamental: Proposta e Análise de um Programa de Formação Continuada de Professores Fundado na Investigação-Ação e na Parceria Colaborativa. 2015. (Congresso).
VIII Forum Brasileiro de Educação Ambiental. Educação Ambiental e Formação de Professores na Região de Carajás. 2014. (Congresso).
XV Simpósio de Dissertações e Teses - UNIMEP.Formação de Professores Educadores Ambientais em Parceria Colaborativa. 2014. (Simpósio).
IV Fórum Municipal de Meio Ambiente.Educação Ambiental na Região e Sustentabilidade. 2011. (Outra).
IV Fórum Municipal de Meio Ambiente.Desafios da Educação Ambiental na Região. 2011. (Outra).
6º Encontro Regional das Agrárias.Mudanças Climáticas: Os Impactos Sociais e Econômicos no Sul e Sudeste Paraense. 2010. (Encontro).
1ª Conferência Nacional de Saúde Ambiental.Delegado. 2009. (Outra).
Oficina de Educação ambiental e Mobilização Social em Saneamento. 2008. (Oficina).
Oficina de Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento.Educação Ambiental e Mobilização em Saneamento. 2008. (Oficina).
Seminário Violações de Direitos no Sudeste do Pará: Terra, Habitação e Violência de Gênero..As Violações das Direitos dos Indígenas. 2008. (Seminário).
Violação de Direitos no Sudeste do Pará: Terra, Habitação e Violência de Genero.Os Crimes Ambientais. 2008. (Seminário).
Violações de Direitos no Sudeste do Pará: Terra, Habitação e Violência de Gênero.As Violações dos Direitos dos Indígenas. 2008. (Outra).
III Ciclo de Palestras das Ciências Sociais.Impactos das Grandes Projetos Econômicos na Região de Carajás. 2007. (Seminário).
III Ciclo de Palestras das Ciências Sociais.Impactos dos Grandes Projetos Econômicos na Região de crajás. 2007. (Encontro).
II Seminário de Desenvolvimento Sustentável - Sul e Sudeste do Pará. 2004. (Seminário).
V Forum Brasileiro de Educação Ambiental. 2004. (Congresso).
1ª Conferência Regional de Meio Ambiente do Sul e Sudeste do Pará. 2003. (Outra).
7º Encontro dos Estudantes de Pedagogia do Sul e Sudeste do Pará.Pedagogia e Práxis: As Contradições da Formação do Educador. 2003. (Encontro).
Conferência Regional de Meio Ambiente.Educação Ambiental e o Desenvolvimento Regional. 2003. (Outra).
Encontro 2003 de Interiorização da ADUFPA.Autonomia Administrativa e Acadêmica dos Campi. 2003. (Encontro).
Seminário Os Desafios Atuais para o Curso de Pedagogia. 2003. (Seminário).
Simpósio sobre Projetos Pedagógicos. 2003. (Simpósio).
Simpósio sobre Projetos Pedagógicos.Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia do CSSP/UFPA. 2003. (Simpósio).
I Mostra Acadêmica do Curso de Pedagogia do Campus.A Pesquisa como Comprensão da Realidade. 1999. (Outra).
I Seminário de Intercâmbio: Conhecendo e Estimulando o Desenvolvimento Regional.O Papel da Pesquisa no Desenvolvimento Regional. 1994. (Seminário).
I Seminário Universitário do Sul do Pará. 1993. (Seminário).
V Feira de Ciências e Matematica do Pará. 1993. (Outra).
Seminário Estadual em Defesa da LDB. 1992. (Seminário).
V Congresso Nacional de Pós Graduandos. Delegado. 1990. (Congresso).
I Congresso Norte/Nordeste de Ensino de Ciências e Matemáticas. Geociências no 1º Grau. 1986. (Congresso).
II Simpósio de Geologia da Amazônia.Ensino de Geociências. 1985. (Simpósio).
II Simpósio de Geologia da Amazônia. 1985. (Simpósio).
I Semana da Pesquisa do Centro de Ciências Exatas e Naturais da UFPA.Pesquisa Desenvolvimento na Disciplina Estágio de Campo III. 1983. (Simpósio).
Participação em bancas
MARTINS, J. P. A.; MORAES, M. C.; VIEIRA, F. M. D.. Análise das mudanças no uso e ocupação do solo dos municípios da região amazônica: um estudo em Parauapebas-PA. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) - Universidade do Estado do Pará.
MARTINS, J. P. A.; Cavalcante, T.P.; Passos, J.D.. A PERCEPÇÃO DE RISCO DE INUNDAÇÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE MARABÁ. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM DIDÁTICA E PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.
Procópio, J.O.;MARTINS, J. P. A.. A Construção da Cartografia Social da Comunidade do Carrapato: Uma Construção Coletiva. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação do Campo, Agricultura Familiar e Currículo) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará-Campus Marabá.
MARTINS, J. P. A.; BARBOSA, C.; REIS, N. F. I.. A Escola como Espaço de Direitos Humanos: a partir da perspectiva de coordenadores pedagógicos de escolas públicas de Marabá/PA. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Direitos Humanos e Diversidade) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.
MARTINS, J. P. A.; Cavalcante, T.P.. A Educação Ambiental Escolar: O Ensino De Temáticas Ambientais Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental, Em Marabá. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.
Passos, J.D.; Costa, V.E.S.;MARTINS, J. P. A.. Um Estudo sobre as dificuldades de Alfabetizar na Escola do Campo Multisseriada. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.
Alves, D.H.R.; Teixeira Jr. T.R.;MARTINS, J. P. A.. Um Olhar sobre a Costrução Integral em Ambiente não Escolar: o caso da Estação Conhecimento em Marabá-PA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.
Cavalcante, T.P.;CUNHA, C. V.MARTINS, J. P. A.. O Projeto Jovem Ambientalista: contribuições da educação ambiental crítica na formação inicial de professores ambientalista por meio da refelxão-ação. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.
Cavalcante, T.P.; BARBOSA, C.;MARTINS, J. P. A.. Educação Ambiental: desafios e dificuldades no ensino. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.
MARTINS, J. P. A.; RIBEIRO, N. B.;FERNANDES, M. A. G. A.. Concepções Docentes de uma Educação Ambiental: análise do discurso de professores de uma escola de Goianésia do Pará. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.
MARTINS, J. P. A.; ARAUJO, M. A.;FERNANDES, M. A. G. A.. O Conceito de Natureza para os professores do Ensino Fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.
MARTINS, J. P. A.; Medeiros; SILVA, L. M. S.. Educação Ambiental no Assentamento Eldorado no Sudeste do Pará. 2011 - Universidade Federal do Pará / Campus de Marabá.
MARTINS, J. P. A.; ANJOS, H. P.; BARBOSA, L. M.. As Representações da Educação Ambiental e Meio Ambiente: Discurso dos Professores de uma Ecsola Pública. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.
MARTINS, J. P. A.; MICHELOTTI, F.; OLIVEIRA, M. C. C.. Uso e Qaulidade da Água como Tema nas Escolas Públicas de Rondon do Pará. 2009.
MARTINS, J. P. A.; MICHELOTTI, F.; HENCHEN, M. J.. A Importância da Educação na Extensão Rural. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará / Campus de Marabá.
MARTINS, J. P. A.; ANJOS, H. P.; Medeiros. As Estratégias Matemáticas Adotadas por Cianças Vendedoras em Idade Escolar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará / Campus de Marabá.
MARTINS, J. P. A.; Medeiros; ANJOS, C. P.. A Importância da Informática na Educação em Ourilandia do Norte. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará / Campus de Marabá.
MARTINS, J. P. A.; Oliveira; ANJOS, C. P.. Educação Ambiental em Ourilandia do Norte: o caso da Escola Madre Tereza de Jesus. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará / Campus de Marabá.
MARTINS, J. P. A.; ANJOS, H. P.; Medeiros. Educação Ambiental Kaiapó. 2007 - Universidade Federal do Pará / Campus de Marabá.
MARTINS, J. P. A.; Oliveira; ANJOS, C. P.. Educação Ambiental e Ética Antropocêntrrica no Ensino Público em Marabá. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará / Campus de Marabá.
MARTINS, J. P. A.; ANJOS, C. P.; SILVA, M. F.. Histórias em Quadrinhos como Recursos Didatico em Educação Ambiental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará / Campus de Marabá.
MARTINS, J. P. A.; Oliveira; SILVA, M. F.. O Projeto Pedagógico da Escola Bosque - Belém. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará / Campus de Marabá.
MICHELOTTI, F.;MARTINS, J. P. A.; SILVA, L. M. S.. Resultados Econômicos do Projeto de Manejo Florestal Comunitário Desenvolvido na Localidade de Sítio Novo Município de itupiranga/PA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Pará / Campus de Marabá.
MARTINS, J. P. A.; SILVA, M. F.; CRUZ NETO, R. O.. Os Programas de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Marabá e as Políticas de Tratamento de Dejetos da Prefeitura. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará / Campus de Marabá.
MARTINS, J. P. A.; SILVA, M. F.; Oliveira. O Empregodo Jogo no Ensino de Matemática nas Escolas Públicas de Marabá. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará / Campus de Marabá.
MARTINS, J. P. A.; HENCHEN, M. J.; ANJOS, H. P.. O Papel da Escola na Formação Política dos Alunos do 1º Seguimento da EJA em Marabá. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará / Campus de Marabá.
Rabello, A.M.; Carnevali, N.H.S.;MARTINS, J. P. A.. concurso público para o cargo de Professor do Magistério Superior para a vaga de Educação Ambiental e Ecologia na Amazônia/ Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. 2022. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.
ANJOS, H. P.; Cavalcante, T.P.;MARTINS, J. P. A.. concurso público para o cargo de Professor do Magistério Superior para a vaga de Didática e Prática de Ensino - edital 129/2018. 2020. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.
MARTINS, J. P. A.; Medeiros; SILVA, M. F.. Concurso para Professor Substituto. 2005. Universidade Federal do Pará / Campus de Marabá.
MARTINS, J. P. A.; CORREA, R. R.; RIBEIRO, B. F.. Concurso Público para Professor Substituto. 2005. Universidade Federal do Pará / Campus de Marabá.
Oliveira;MARTINS, J. P. A.; ALVES, L. F. N.. Concurso Público para Professor Substituto. 2005. Universidade Federal do Pará / Campus de Marabá.
MARTINS, J. P. A.; Medeiros; Oliveira. Concurso para Professor Substituto. 2004. Universidade Federal do Pará - Campus do Sul e Sudeste do Pará.
MARTINS, J. P. A.; ANJOS, H. P.; BARBOSA, C.. Banca Avaliadora de prograssão. 2017. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.
BARBOSA, C.;MARTINS, J. P. A.; ANJOS, H. P.. Banca Avaliadora de Prograssão. 2017. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.
MARTINS, J. P. A.; BARBOSA, C.; MOREIRA, E.S.S.. Banca Avaliadora de progressão. 2017. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.
BARBOSA, C.;MARTINS, J. P. A.; MOREIRA, E.S.S.. Banca Avaliadora de progressão. 2017. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.
BARBOSA, C.; MOREIRA, E.S.S.;MARTINS, J. P. A.. Comissão Avaliadora de Prograssão Funcional de professor da UNIFESSPA. 2016. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.
BARBOSA, C.; MOREIRA, E.S.S.;MARTINS, J. P. A.. Comissão Avaliadora de Progressão Funcional de professor da UNIFESSPA. 2016. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.
SANTOS FILHO, A. S.;MARTINS, J. P. A.; SILVA, I. S.. Comissão Avaliadora de Desempenho Acadêmico para Progressão Funcional/Docente. 2011. Universidade Federal do Pará / Campus de Marabá.
MARTINS, J. P. A.; Medeiros; ARAUJO, M. M.. Comissão Avaliadora de Desempenho para Progressão Funcional/Docente. 2009. Universidade Federal do Pará / Campus de Marabá.
MARTINS, J. P. A.; BARBOSA, C.; CAVALCANTE, L. C.. Comissão para Elaboração dos Planos de Concursos para Professor Efetivo do Curso de Geografia do Campus de Marabá. 2008. Universidade Federal do Pará / Campus de Marabá.
MARTINS, J. P. A.; Medeiros; Oliveira. Comissão Avaliadora de Desempenho para Progressão Funcional/Docente. 2005. Universidade Federal do Pará / Campus de Marabá.
MARTINS, J. P. A.; SILVA, L. M. S.; OLIVEIRA, M. C. C.. Comissão de Avaliação de Desempenho para Progressão Funcional/Docente. 2004. Universidade Federal do Pará / Campus de Marabá.
MARTINS, J. P. A.; CRUZ, E. S.; VEIGA, I. P.. Comissão Avaliadora de Desempenho Acadêmico para Progressão Funcional/Docente. 2004. Universidade Federal do Pará / Campus de Marabá.
MARTINS, J. P. A.; CRUZ, E. S.; HENCHEN, M. J.. Comissão Avaliadora do Desempenho Acadêmico para Progressão Funcional/Docente. 2004. Universidade Federal do Pará / Campus de Marabá.
MARTINS, J. P. A.; CRUZ, E. S.; HENCHEN, M. J.. Comissão Avaliação de Desempenho Acadêmico para Prograssaõ Funcional/Docente. 2004. Universidade Federal do Pará / Campus de Marabá.
MARTINS, J. P. A.; CRUZ, E. S.; HENCHEN, M. J.. Comissão Avaliadora de Desempenho acadêmico para Progressão funcional/Docente. 2004. Universidade Federal do Pará / Campus de Marabá.
MARTINS, J. P. A.; GATASS FILHO, J.; BARRIGA, V. M. F.; FERREIRA, C. P.; GUERRA, R. B.; GONCALVES, T. V. O.; FARIA, M. R. M.; SANTOS, A. O. E.; SERRUYA, H.; SOUZA, M. O. S.. Comissão Interdisciplinar do Núcleo Pedagógico de Apoio so Desenvolvimento Científico. 1993. Universidade Federal do Pará / Campus do Guamá - Belém.
MARTINS, J. P. A.; GODINHO, M. G. M.; SOUZA, M. O. S.; CAMPOS, M. B.. Comissão de Seleção ao VI Curso de Especialização em Educação e Problemas Regionais. 1992. Universidade Federal do Pará / Campus do Guamá - Belém.
Orientou
Educação Ambiental Crítica e os Impactos nos rios Xingú e Fresco causados eplas atividades garimpeiras; Início: 2022; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM DIDÁTICA E PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; (Orientador);
O CUMPRIMENTO DA POLÍTICA NACIONAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS: APLICAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE ANANINDEUA (PA) E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO MUNICÍPIO; Início: 2022; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM DIDÁTICA E PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; (Orientador);
A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA A RESPEITO DO RISCO DAS INUNDAÇÕES RECORRENTES NA CIDADE DE MARABÁ; Início: 2022; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM DIDÁTICA E PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; (Orientador);
A PERCEPÇÃO DE RISCO DE INUNDAÇÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE MARABÁ; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM DIDÁTICA E PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: José Pedro de Azevedo Martins;
A Escola como Espaço de Direitos Humanos: a partir da perspectiva de coordenadores pedagógicos de escolas públicas de Marabá/PA; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação em Direitos Humanos e Diversidade) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: José Pedro de Azevedo Martins;
A Potencialidade Educacional de uma Central de Triagem: o Caso de Carajás; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental, Cidadania e Desenvolvimento Re) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Pedro de Azevedo Martins;
O Programa de Educação Ambiental da Usina Hidrelétrica de Tucuruí; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental, Cidadania e Desenvolvimento Re) - Universidade Federal do Pará / Campus de Marabá; Orientador: José Pedro de Azevedo Martins;
Educação Ambiental na Floresta Nacional de Carajás; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental, Cidadania e Desenvolvimento Re) - Universidade Federal do Pará / Campus de Marabá; Orientador: José Pedro de Azevedo Martins;
A Escola do Campo e a Educação Ambiental: por uma Política Pública Comunitária; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental, Cidadania e Desenvolvimento Re) - Universidade Federal do Pará / Campus de Marabá; Orientador: José Pedro de Azevedo Martins;
Educação Ambiental, Currículo e a Política Nacional de Educação Ambiental; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental, Cidadania e Desenvolvimento Re) - Universidade Federal do Pará / Campus de Marabá; Orientador: José Pedro de Azevedo Martins;
Educação Ambiental em Parque Zoobotânico: o Caso de Carajás; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental, Cidadania e Desenvolvimento Re) - Universidade Federal do Pará / Campus de Marabá; Orientador: José Pedro de Azevedo Martins;
As Plantas que Curam: uma Estratégia para a Educação Ambiental; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Ambiental, Cidadania e Desenvolvimento Re) - Universidade Federal do Pará / Campus de Marabá; Orientador: José Pedro de Azevedo Martins;
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR: O ENSINO DE TEMÁTICAS AMBIENTAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM MARABÁ; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: José Pedro de Azevedo Martins;
?UM ESTUDO DIGITAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: José Pedro de Azevedo Martins;
AS DIFICULDADES DO ENSINO MULTISSERIADO NA ESCOLA ANALICE ARAÚJO NO MUNICÍPIO DE PACAJÁ - PA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: José Pedro de Azevedo Martins;
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DESAFIOS E DIFICULDADES NO ENSINO; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: José Pedro de Azevedo Martins;
UM OLHAR SOBRE A CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL EM AMBIENTE NÃO ESCOLAR: O CASO DA ESTAÇÃO CONHECIMENTO EM MARABÁ/PA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: José Pedro de Azevedo Martins;
O PROJETO JOVEM AMBIENTALISTA: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES AMBIENTALISTAS POR MEIO DA REFLEXÃO-AÇÃO; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: José Pedro de Azevedo Martins;
Educação ambiental: saberes e práticas no ensino fundamental em Marabá - Pará; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: José Pedro de Azevedo Martins;
O conceito de natureza para os professores do ensino fundamental; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: José Pedro de Azevedo Martins;
Concepções docentes de Educação Ambiental: Análise do discurso de professores de uma escola pública de Goianésia do Pará; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: José Pedro de Azevedo Martins;
Representação Social de Meio Ambienta nas Escolas de Marabá; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará / Campus de Marabá; Orientador: José Pedro de Azevedo Martins;
Educação Ambiental no Assentamento Eldorado no Sudeste do Pará; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Pedro de Azevedo Martins;
A Importância das Plantas Medicinais no Espaço Escolar e Não Escolar e a Educação Ambiental no Projeto de Assentamento Alegria - Marabá; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará - Campus do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: José Pedro de Azevedo Martins;
Uso e Qualidade da Água como Tema nas Escolas Públicas de Rondon do Pará; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Pará / Campus de Marabá; Orientador: José Pedro de Azevedo Martins;
Araras - Um Povo no Meio do Caminho do Capital (ou sobre as Influências do Projeto de Construção da Hidreletrica de Marabá sobre o PA Castanhal Araras; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará - Campus do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: José Pedro de Azevedo Martins;
A Importância da Educação na Extensão Rural; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará / Campus de Marabá; Orientador: José Pedro de Azevedo Martins;
As Estratégias Matemáticas Adotadas por Crianças Vendedoras em Idade Escolar; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará / Campus de Marabá; Orientador: José Pedro de Azevedo Martins;
Educação Ambiental em Ourilandia do Norte- O caso da Escola Madre Tereza de Jasus; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará - Campus do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: José Pedro de Azevedo Martins;
Educação Ambiental Kaiapó; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará - Campus do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: José Pedro de Azevedo Martins;
A Importância da Informática na Educação em Ouriländia do Narte; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará - Campus do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: José Pedro de Azevedo Martins;
Educação Ambiental e Ética Antropocêntrica no Ensino Público em Marabá; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará - Campus do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: José Pedro de Azevedo Martins;
Histórias em Quadrinhos como Recursos Didáticos em Educação Ambiental; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará - Campus do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: José Pedro de Azevedo Martins;
O Projeto Pedagógico da Escola Bosque - Belém; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará - Campus do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: José Pedro de Azevedo Martins;
Os Programas de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Marabá e as Políticas de Tratamento de Dejetos da Prefeitura; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará - Campus do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: José Pedro de Azevedo Martins;
Educação Ambiental em Dom Eliseu: Reflexões sobre a Prática Educativa em uma Escola Pública do Ensino Fundamental; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará - Campus do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: José Pedro de Azevedo Martins;
O emprego do jogo no Ensino de Matemática nas Escolas Públicas de Marabá; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará - Campus do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: José Pedro de Azevedo Martins;
O Papel da Escola na Formação Política dos Alunos do 1º Segmento da EJA em Marabá; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará - Campus do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: José Pedro de Azevedo Martins;
Educação Ambiental e Comunicação; 2011; Orientação de outra natureza; (Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará - Campus do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: José Pedro de Azevedo Martins;
Educação Ambiental e Formação de Professores; 2011; Orientação de outra natureza; (Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará - Campus do Sul e Sudeste do Pará; Orientador: José Pedro de Azevedo Martins;
Educação Ambiental e Comunicação; 2011; Orientação de outra natureza; (Sistemas de Informação) - Universidade Federal do Pará / Campus de Marabá; Orientador: José Pedro de Azevedo Martins;
Educalçao Ambiental e o Ensino Médio - O Jovem Ambientalista; 2009; Orientação de outra natureza; (Geologia) - Universidade Federal do Pará / Campus de Marabá, UFPA/Pro-Reitoria de Extensão; Orientador: José Pedro de Azevedo Martins;
Pedagogia e Educação na Floresta Nacional de Carajás; 2008; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal do Pará / Campus de Marabá, UFPA/Pro-Reitoria de Extensão; Orientador: José Pedro de Azevedo Martins;
Educação Ambiental em Unidades de Conservação; 2008; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal do Pará / Campus de Marabá, UFPA/Pro-Reitoria de Extensão; Orientador: José Pedro de Azevedo Martins;
Produções bibliográficas
-
MARTINS, J. P. A. ; SCHNETZLER, R. P. . Formação de professores em educação ambiental crítica centrada na investigação-ação e na parceria colaborativa. Ciência e Educação (UNESP) , v. 24, p. 581-598, 2018.
-
MARTINS, J. P. A. ; MARTINS, J. P. A. . Educação Ambiental Crítica: formação de professoras educadoras ambientais pela investigação-ação em parceria colaborativa na Amazônia Oriental. 1. ed. Curitiba: Appris, 2021. v. 1. 221p .
-
MARTINS, J. P. A. ; LOPES, A. O. . SABERES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS NO 1º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Educação: Processo de Ensino e Aprendizagem. 1ed.Piracanjuba: Conhecimento Livre, 2021, v. 1, p. 198-209.
-
MARTINS, J. P. A. ; SCHNETZLER, R. P. . F o r m a ç ã o c o n t i n u a d a em educação ambiental crítica e interdisciplinaridade pela investigação-ação em parceria colaborativa. In: Danielly de Sousa Nóbrega; Lívia Fernandes dos Santos. (Org.). Ciências em Ação: perspectivas distintas para o ensino e aprendizagem de ciências. 1ed.Guarujá: Editora Científica Digital LTDA, 2021, v. 1, p. 271-288.
-
Vale, M.B. ; Neres, M.S. ; MARTINS, J. P. A. . A Importância Da Ludicidade Como Prática Pedagógica Na Educação Infantil. In: VII Congresso Nacional de Educação, 2020, Maceió. Anais do VII CONEDU. Campina Grande: Realize, 2020. v. VII.
-
MARTINS, J. P. A. ; GAMA, V. T. P. . Educação Ambiental Crítica e a educação ribeirinha no Sudeste do Pará. In: V Seminário de Iniciação Científica da Unifesspa, 2019, Marabá. V Seminário de Iniciação Científica: Talentos da Ciência e Tecnologia em Ação, 2019. v. 1. p. 323-325.
-
OLIVEIRA, A. K. S. ; MARTINS, J. P. A. . A escola da ilha: um projeto ligado a manejo de quelônios em Marabá-PA.. In: Simpósio de Produção Científica, Unifesspa, Marabá, 2019, Marabá. III Simpósio de Produção Científica, Unifesspa, Marabá. Marabá: PROPIT-uNIFESSPA, 2019. v. III. p. 82-87.
-
LOPES, A. O. ; MARTINS, J. P. A. . O Ensino de Ciências nas Séries Iniciais Do Ensino Fundamental de Uma Escola da Rede Pública do Município de Marabá - PA. In: Congresso Nacional de Educação, 2019, Campina Grande. Anais do VI CONEDU. Campina Grande: Realize, 2019. v. VI.
-
Bastos, R.P. ; Mota, E.K.S. ; MARTINS, J. P. A. . O ensino de ciências e a prática pedagógica: concepções de professores do ensino fundamental. In: IV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, Unifesspa, Marabá-PA, 2018, Marabá - PA. Anais do IV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, Unifesspa, Marabá-PA, pp. 454-469. Marabá: Unifesspa - on line, 2018. v. IV. p. 454-469.
-
WAMBERGUE, G. L. D. ; OLIVEIRA, D. P. P. ; SILVA, A. L. C. ; CUNHA, C. V. ; MARTINS, J. P. A. . A Formação de Agentes de Manejo de Quelônios no Sudeste do Pará. In: Congresso de Gestão do Conhecimento e Sociobiodiversidade das Áreas Protegidas de Carajás, 2024, Parauapebas - PA. Anais do Congresso de Gestão do Conhecimento e Sociobiodiversidade das Áreas Protegidas de Carajás. Recife: Even3, 2023.
-
CHAGAS, A. O. ; WAMBERGUE, G. L. D. ; SOUZA, J. B. ; CUNHA, C. V. ; MARTINS, J. P. A. . MANEJO REPRODUTIVO DA TARTARUGA DA AMAZÔNIA (Podocnemis expansa SCHWEIGGER, 1812) E TRACAJÁ (Podocnemis unifilis TROSCHEL, 1848) EM AMBIENTE ALTAMENTE ANTROPIZADO NO RIO TOCANTINS, PARÁ, BRASIL. In: Congresso de Gestão do Conhecimento e Sociobiodiversidade das Áreas Protegidas de Carajás ? CGBio, 2024, Parauapebas. Anais do Congresso de Gestão do Conhecimento e Sociobiodiversidade das Áreas Protegidas de Carajás ? CGBio. Recife: Even3, 2023.
-
MARTINS, J. P. A. . Educação Ambiental no Mosaico Carajás: o Programa CEAP no período 2005-2011. In: Congresso de Gestão do Conhecimento e Sociobiodiversidade das Áreas Protegidas de Carajás ? CGBio, 2024, Parauapebas - PA. Anais do Congresso de Gestão do Conhecimento e Sociobiodiversidade das Áreas Protegidas de Carajás ? CGBio. Recife: Even3, 2023.
-
MARTINS, J. P. A. . Projeto Quelônios: trajetória, realidades e expectativas futuras. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MARTINS, J. P. A. ; MARTINS, J. P. A. . XI Oficina sobre o PPEA do ICMBio - Carajás. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MARTINS, J. P. A. . A Importância da Educação Ambiental para a Mesorregião de Carajás. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MARTINS, J. P. A. . O professor universitário como pesquisador da própria prática. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MARTINS, J. P. A. ; MARTINS, J. P. A. . Educação Ambiental Crítica: formação de professoras educadoras ambientais pela investigação-ação em parceria colaborativa na Amazônia Oriental. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Bastos, R.P. ; Mota, E.K.S. ; MARTINS, J. P. A. ; MARTINS, J. P. A. . O Ensino de Ciências e a Prática Pedagógica: Concepções de Professores do Ensino Fundamental.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
OLIVEIRA, A. K. S. ; SOUZA, J. B. ; MARTINS, J. P. A. . Quelônios da Foz do Itacaiunas e a Escola da Ilha: um Projeto que Integra Educação e Conservação Ambiental. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
GAMA, V. T. P. ; DIAS, G. F. ; MARTINS, J. P. A. . Educação Ambiental: Uma Abordagem Interdisciplinar no Processo de Ensino-Aprendizagem. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MARTINS, J. P. A. . ?Morte dos rios na Amazônia em consequência do modelo de desenvolvimento'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MARTINS, J. P. A. ; SCHNETZLER, R. P. . Inserção da Educação Ambiental Crítica no Ensino Fundamental: Proposta e Análise de um Programa de Formação Continuada de Professores Fundado na Investigação-Ação e na Parceria Colaborativa.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MARTINS, J. P. A. . Formação de Professores Educadores Ambientais em Parceria Colaborativa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MARTINS, J. P. A. ; SCHNETZLER, R. P. . Educação Ambiental e Formação de Professores na Região de Carajás - PA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CARVALHO, R. M. ; MARTINS, J. P. A. . Jovem Ambientalista: um Programa de Educação Ambiental para o Ensino Médio. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CRUZ, T. M. ; MARTINS, J. P. A. . Os Impactos do Projeto de Construção da UH Marabá sobre a População do PA Castanhal Araras. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Outras produções
MARTINS, J. P. A. . Centro de Educação Ambiental de Parauapebas. 2022.
MARTINS, J. P. A. ; CUNHA, C. V. ; SOUZA, J. B. . Relatório Anual do Projeto Quelônios do rio Tocantins: Educação Ambiental e Manejo reprodutivo sustentável nos rios Tocantins e Itacaiúnas.. 2021. (Relatório de pesquisa).
MARTINS, J. P. A. ; CUNHA, C. V. . I Simpósio do Sul e Sudeste do Pará de Educação Ambiental. 2021. (Acadêmica).
MARTINS, J. P. A. ; CUNHA, C. V. ; SOUZA, J. B. . Relatório Anual do Projeto Quelônios de Marabá: Educação Ambiental e Manejo reprodutivo sustentável nos rios Tocantins e Itacaiúnas.. 2020. (Relatório de pesquisa).
MARTINS, J. P. A. ; CUNHA, C. V. ; SOUZA, J. B. . Relatório Anual do Projeto Quelônios de Marabá: Educação Ambiental e Manejo reprodutivo sustentável nos rios Tocantins e Itacaiúnas.. 2019. (Relatório de pesquisa).
MARTINS, J. P. A. ; CUNHA, C. V. ; SOUZA, J. B. . Relatório do Projeto Quelônios. 2018. (Relatório de pesquisa).
MARTINS, J. P. A. ; OLIVEIRA, J. B. . Relatório Anual do Projeto Quelônios de Marabá: Educação Ambiental e Manejo reprodutivo sustentável nos rios Tocantins e Itacaiúnas.. 2017. (Relatório de pesquisa).
MARTINS, J. P. A. ; CUNHA, C. V. . PROJETO PROMOVER: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA COMUNIDADES SOB A INFLUÊNCIA DO COMPLEXO SIDERÚRGICO ALPA NA REGIÃO A NORTE DA FÓZ DO RIO ITACAIUNAS E ADJACÊNCIAS ? MARABÁ / PA. 2013. (Relatório de pesquisa).
MARTINS, J. P. A. ; RIBEIRO, J. L. . Educação Ambiental, Cidadania e Desenvolvimento Regional. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MARTINS, J. P. A. . Educação Ambiental na Floresta Nacional de Carajás e seu Entorno. 2010. (Relatório de pesquisa).
MARTINS, J. P. A. . Educação Ambiental, Cidadania e Desenvolvimento Regional. 2009. .
MARTINS, J. P. A. . Educação Ambiental, Cidadania e Desenvolvimento Regional. 2009. .
MARTINS, J. P. A. ; RIBEIRO, J. L. ; CRUZ NETO, R. O. ; CARVALHO, A. S. . Educação Ambiental, Cidadania e Desenvolvimento Regional. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MARTINS, J. P. A. . Os Crimes Ambientais. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MARTINS, J. P. A. ; BARBOSA, C. ; CAVALCANTE, L. C. . Comissão para Implantação do Curso de geografia. 2008. (Acadêmico-Administrativa).
MARTINS, J. P. A. ; RIBEIRO, J. L. ; CRUZ NETO, R. O. ; CARVALHO, A. S. . Educação Ambiental, Cidadania e Desenvolvimento Regional. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MARTINS, J. P. A. ; RIBEIRO, J. L. ; CRUZ NETO, R. O. ; CARVALHO, A. S. . Educação Ambiental, Cidadania e Desenvolvimento Regional. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MARTINS, J. P. A. ; RIBEIRO, J. L. ; CRUZ NETO, R. O. ; CARVALHO, A. S. . Educação Ambiental, Cidadania e Desenvolvimento Regional. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2023 - Atual
PROJETO QUELÔNIOS DO SUDESTE DO PARÁ: Uma ação integrada de preservação e educação ambiental envolvendo ensino, pesquisa e extensão., Descrição: Pesquisar as relações que a comunidade escolar e a população em geral estabelecem, de forma prática, sobre a importância dos ecossistemas fluviais e sua biodiversidade, por meio de um programa de educação ambiental crítica em torno da pesquisa sobre o manejo sustentável de quelônios da bacia dos rios Itacaiúnas e Tocantins, a altura do município de Marabá, que leve à formação de professores como educadores ambientais e ao apoio didáticopedagógico à rede de ensino escolar, quanto ao ensino de temáticas ambientais, que leve à inserção da educação ambiental nos currículos escolares.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Doutorado: (3) . , Integrantes: José Pedro de Azevedo Martins - Coordenador / Jorge Luiz Ribeiro - Integrante / Cristiane Vieira da Cunha - Integrante / Dária Priscila Pereira Oliveira - Integrante / Ana lúcia da conceição silva - Integrante., Financiador(es): Fundo Municipal de Meio Ambiente/Marabá-PA - Auxílio financeiro / Centrais Elétricas do Norte do Brasil - Auxílio financeiro.
-
2013 - Atual
Educação Ambiental, Currículo e Formação de Professores, Descrição: Estudo de Formação de Professores como educadores ambientais escolares por meio da inserção da educação ambiental nas escolas das regiões sul e sudeste do Pará embasada na Investigação-Ação e na Parceria Colaborativa. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: José Pedro de Azevedo Martins - Coordenador / Cristiane Vieira da Cunha - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, ICH/Núcleo de Educação Ambiental. , Folha 31 Quadra Especial, Nova Marabá, 98501970 - Marabá, PA - Brasil - Caixa-postal: 101, Telefone: (94) 21017100, Fax: (94) 33222443, URL da Homepage:
Experiência profissional
1997 - 2013
Universidade Federal do Pará / Campus de MarabáVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2005 - 2013
Universidade Federal do Para - Campus do Sul e Sudeste do ParaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Núcleo de Estudos, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Núcleo de Educação Ambiental do Campus de Marabá criado pela Portaria n 013/2005-CSSP/SEC do, então, Campus do Sul e Sudeste do Pará.
2010 - 2012
Universidade Federal do Para - Campus do Sul e Sudeste do ParaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso de Especialização, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Curso de Especialização em Educação Ambiental, Cidadania e Desenvolvimento Regional
1997 - 2012
Universidade Federal do Para - Campus do Sul e Sudeste do ParaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Desde 2001 está vinculado à Faculdade de Educação do Campus de Marabá, ministrando as disciplinas: 1- Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Ciências; 2- Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Geografia; 3- Disciplinas do Núcleo Eletivo de Educação Ambiental - a) Teorias do Desenvolvimento e Meio Ambiente; b) Educação e Problemas Regionais; c) Ecologia e Biodiversidade; d) Tecnologias em Educação Ambiental - 4- Pesquisa Educacional
2011 - 2011
Universidade Federal do Para - Campus do Sul e Sudeste do ParaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Curso de Especialização, Carga horária: 5, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Curso de Especialização em Educação Ambiental, Cidadania e Desenvolvimento Regional, disciplina Atividades Programadas para o Estudo da Teoria e Prática da Educação Ambiental, Carga Horária 30 horas
2003 - 2004
Universidade Federal do Para - Campus do Sul e Sudeste do ParaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso de Graduação, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Coordenador do Curso de Graduação de Pedagogia do Campus de Marabá
1997 - 2001
Universidade Federal do Para - Campus do Sul e Sudeste do ParaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do Campus, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
01/2004 - 01/2013
Pesquisa e desenvolvimento, Núcleo de Estudos Ambientais - NEAm.,Linhas de pesquisa
-
01/2004 - 01/2013
Extensão universitária , Núcleo de Estudos Ambientais - NEAm.,Atividade de extensão realizada, Projetos de Extensão em Educação Ambiental.
-
08/2003 - 01/2013
Direção e administração, Núcleo de Estudos Ambientais - NEAm.,Cargo ou função, Coordenador.
-
01/2003 - 01/2013
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Ambiental
-
01/2003 - 01/2013
Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estatística Aplicada à Ciências Sociais
-
01/2003 - 01/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, CAmpus do Sul e Sudeste do Pará - CSSP.,Cargo ou função, Representante Docente no Conselho de Campus.
-
09/2001 - 06/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação Ambiental, Estatística Aplicada à Educação, Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Ciências, Fundamentos Teóricos e Metodològicos do Ensino de Geografia, Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Matemática
-
01/2003 - 01/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Pedagogia.,Cargo ou função, Membro do Colegiado de Curso.
-
01/2003 - 03/2004
Direção e administração, Curso de Pedagogia.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.
-
08/1997 - 09/2001
Direção e administração, CAmpus do Sul e Sudeste do Pará - CSSP.,Cargo ou função, Coordenador Geral.
2019 - 2021
Universidade Federal do Pará / Campus do Guamá - BelémVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor de Instituto, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Diretor do Instituto de Ciências Humanas da Unifesspa
2017 - 2019
Universidade Federal do Pará / Campus do Guamá - BelémVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor da Faculdade, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Diretor da Faculdade de Ciências da Educação da Unifesspa
2003 - 2013
Universidade Federal do Pará / Campus do Guamá - BelémVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Núcleo de Estudos, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Coordenador do Núcleo de Estudos e Educação Ambiental da FACED-ICH-Unifesspa
2010 - 2012
Universidade Federal do Pará / Campus do Guamá - BelémVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso de especialização, Carga horária: 20
2011 - 2011
Universidade Federal do Pará / Campus do Guamá - BelémVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Curso de especialização, Carga horária: 10
Outras informações:
Professor da disciplina Atividades Programadas em educação Ambiental
2004 - 2006
Universidade Federal do Pará / Campus do Guamá - BelémVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso de Pedagogia Campus Mara, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
VI Curso de Especialização em Educação e Problemas Regionais; Disciplina Pesquisa Educacional, Carga horária 45 horas. Centro de Educação da UFPA.
1997 - 2001
Universidade Federal do Pará / Campus do Guamá - BelémVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do Campus de Marabá - UFPA, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior ofertado pelo então Centro de Educação no Campus de Abaetetuba.
1997 - 1997
Universidade Federal do Pará / Campus do Guamá - BelémVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Curso de Especialização, Carga horária: 5, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, disciplina Teoria e Pratica da Educação, carga horária 60 horas
1992 - 1994
Universidade Federal do Pará / Campus do Guamá - BelémVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso de especialização, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Vinculado ao Centro de Educação da UFPA.
1992 - 1994
Universidade Federal do Pará / Campus do Guamá - BelémVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro de Colegiado de Curso, Carga horária: 2, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Curso de Formação Interdisciplinar em Meio Ambiente do Núcleo de Meio Ambiente da UFPA
1993 - 1993
Universidade Federal do Pará / Campus do Guamá - BelémVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Curso de Especialização, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
VI Curso de Especialização em Educação e Problemas Regionais; Disciplina Laboratório de Pesquisa/Docência, Carga horária 60 horas. Centro de Educação da UFPA.
1985 - 1987
Universidade Federal do Pará / Campus do Guamá - BelémVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do Colegiado do Curso de Geologia, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Portaria 1422/85
2014 - Atual
Universidade Federal do Sul e Sudeste do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
01/2014
Pesquisa e desenvolvimento, ., UNIFESSPA/ICH/FACED/Núcleo de Educação Ambiental.,Linhas de pesquisa
-
01/2013
Direção e administração, ICH/Núcleo de Educação Ambiental.,Cargo ou função, Coordenador.
-
03/2004
Extensão universitária , ICH/Núcleo de Educação Ambiental.,Atividade de extensão realizada, Formação Continuada de Professores; Educação Ambiental Escolar; EA em Unidades de Conservação.
-
03/1992
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ensino de Ciências; Metodologia de Pesquisa; Educação e Ambiente
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de José Pedro de Azevedo Martins e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?