Sérgio Francisco Endler
Doutor em Comunicação Social.Atualmente é Professor Adjunto da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo, Radiojornalismo, Teoria da Comunicação, Jornalismo Esportivo e Assessoria em Comunicação. Atua, principalmente, nas seguintes Disciplinas: Radiojornalismo I e II, Projeto Experimental em Rádio, Rádio e Mídia sonoraI I e II, Teoria da Comunicação, Jornalismo e História do Brasil
Informações coletadas do Lattes em 02/06/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciências da Comunicação
2001 - 2005
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Título: Radio Continental AM: história e narrativas, em POA, de 1971 a 1981
Pedro Gilberto Gomes.
Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras
1986 - 1994
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: Recordações do escrivão Isaías Caminha:ficção e jornalismo, Ano de Obtenção: 1994
Maria Luiza Ritzel Remedios.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: radiojornalismo I.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: mídia sonora.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: radiojornalismo II.
Organização de eventos
ENDLER, S. F. . Os 80 Anos da rádio no Brasil. 2002. (Outro).
ENDLER, S. F. . Mostra de Iniciação Científica 2002. 2002. (Outro).
ENDLER, S. F. . Colóquio Interdisciplinar: Futebol, Mídia e Sociedade. 2002. (Outro).
ENDLER, S. F. . O papel do Brasil na ALCA. 2002. (Outro).
ENDLER, S. F. . Encontro Regional dos Estudantes de Comunicação - ERECOM. 2002. (Outro).
Participação em eventos
Mídia Training ll.A relação entre imprensa e porta-vozes. 2017. (Encontro).
3 Encontro Regional de Jornalismo Online. 2015. (Encontro).
ll Simpósio Nacional de Rádio.Estratégias de segmentaçõ e especialização: Rádio Grenal. 2014. (Simpósio).
Foucault e educação da capacitação docente 2011/2.Práticas docentes: tradição e inovação. 2011. (Encontro).
l Encontro Regional de Jornalismo Digital: Perspectivas e tendências. 2011. (Encontro).
Trabalho de conclusão na Unisinos da capacitação docente. 2011. (Encontro).
5 Seminário de CEPOS.Digitalização e desenvolvimento. 2010. (Seminário).
XXXlll Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Divisão Temática 8-Estudos Interdisciplinares da Comunicação. 2010. (Congresso).
Jornalismo esportivo 2009- cobertura da dupl Grenal.Cobertura de treinos e jogos da dupla Grenal. 2009. (Outra).
Xlll Expocom. Luís Fernando Veríssimo. 2006. (Exposição).
3 Encontro Nacional da Rede Alfredo de Carvalho. 2005. (Encontro).
XXVlll Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Ensino e pesquisa em Comunicação. 2005. (Congresso).
4ª Semana da Imagem na Comunicação.Som e imagem na comunicação. A questão do som e a relevência deste na mídia e na cultura da contemporaneidade. 2001. (Outra).
Seminário da UAMPA sobre Futebol e cidadania: o futebol como prática de interação socialaçã.Jornalismo esportivo. 2001. (Seminário).
10 Set Universitário..Edição de jornais e revistas de laboratório. 1997. (Outra).
Participação em bancas
Fausto Neto, Antonio;ENDLER, S. F.; PIBER, Gilson. o QUE É QUE O BAHIA TEM? NÃO É SÓ FUTEBOL: AÇÃO DE COMUNICAÇÃO ENTRE CLUBE E TORCEDORES - ESTUDO DE CAMPANHAS DE COMUNICAÇÃO DESENVOLVIDAS PELO ESPORTE CLUBE BAHIA EM 2019. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
Fausto Neto, Antonio; Ferreira, Jairo G;ENDLER, S. F.. Adaptação da Justiça Eleitoral ao ambiente e aos processos midiáticos em rede. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
ENDLER, S. F.; FAGUNDES, D.; KLOCKNER, L.;ENDLER, S. F.. Narradores de futebol, dos desbravadores aos contemporâneos: estilo e técnica da locução no rádio porto-alegrense. 2015. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
ENDLER, S. F.; HAUSSEN, Doris Fagundes; KLOCKNER, L.. Narradores de futebol, dos desbravadores aos contemporâneos: estilo e técnica da locução no rádio porto-alegrense. 2015. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
ENDLER, S. F.; ORIENTADOR, R. C. H.; DEUS, S. F. B.. Fontoura. A paixão clubística no Rio Grande do Sul: um traço da identidade local presente nas linhas e nas entrelinhas das colunas de Zero Hora e Correio do Povi. 2014. Dissertação (Mestrado em Curso de pós Graduação Stricto Sensu - Doutorado - da UNISINOS) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
ENDLER, S. F.. O Comunicador de Rádio Comunitária - Estudo de caso da Rádio Ipanema Comunitária em Porto Alegre. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
ENDLER, S. F.. O processo investigativo do jornalista Nilson Mariano. 2006. Dissertação (Mestrado em Curso de pós Graduação Stricto Sensu - Doutorado - da UNISINOS) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
ENDLER, S. F.. Ética e worknet: a conduta de si e o trabalho de rede na longevidade do Nonada-Jornalismo Travessia. 2018. Tese (Doutorado em Curso de pós Graduação Stricto Sensu - Doutorado - da UNISINOS) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
ENDLER, S. F.; Fausto Neto, Antonio. da Silva. Analítica da midiatização esportiva: estratégias discursivas dos colunistas Juca Kfouri e Tostão sobre a Copa do Mundo de 2014 na Folha de São Paulo. 2016. Tese (Doutorado em Curso de pós Graduação Stricto Sensu - Doutorado - da UNISINOS) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
ENDLER, S. F.; Fausto Neto, Antonio; Ferreira, Jairo G; ROSA, Ana Paula da; DOURADO, Jaqueline. A regulação das interações através da constituição de circuitos-ambientes: o caso das pesquisas de intenção de voto nas eleições presidenciais de 2014- primeiro turno. 2016. Tese (Doutorado em Curso de pós Graduação Stricto Sensu - Doutorado - da UNISINOS) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
ENDLER, S. F.; FAGUNDES, D.; RADDATZ, V. L.; MARTINS, N. P. M.; PELLANDA, E. C.. O rádio além das ondas hertzianas:emissoras de Porto Alegre. 2015. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Comunicação Social - PUCRS) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
ENDLER, S. F.; ORIENTADOR, R. C. H.; GUARALDO, Laís; HERMES, G. A.; FURTADO, T.H.. Jornalismo de bordas: a transgressão no processo produtivo e criativo do jornalista João Antônio. 2013. Tese (Doutorado em Curso de pós Graduação Stricto Sensu - Doutorado - da UNISINOS) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
ENDLER, S. F.. Tradições e contemporaneidade na Midiatização de Identidades Culturais: As configurações Humorísticas Radiofônicas do Top Show e os Sentidos Produzidos por Ouvintes do Extremo-oeste de Santa Catarina. 2011. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
ENDLER, S. F.. Midiatização Radiofônica nas Memórias da Recepção: Marcas dos Processos de Escuta e dos Sentidos Configurados nas Trajetórias de Relações dos Ouvintes com Rádio. 2010. Tese (Doutorado em Ciência da Comunicação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
ENDLER, S. F.; ORIENTADOR, V. B.; FISCHER, L. A.. O Jabá no Rádio Fm: Atlântida, Jovem Pan e Pop Rock. 2006. Tese (Doutorado em Ciência da Comunicação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
Fausto Neto, Antonio;ENDLER, S. F.; GASTALDO, Edison. O futebol e o var em midiatização: a circulação das manifestações disruptivas entre os postulados da oferta e os modos de uso do árbitro assistente de vídeo nos primeiros anos de sua implementação no futebol brasileiro. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Comunicação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
Ferreira, Jairo G;ENDLER, S. F.; Gomes, Pedro Gilberto. Os dados estão lançados na moda: do Cool hunting à datificação, uma análise de como o comportamento social vira tendência para o mercado.. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Comunicação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
ENDLER, S. F.; SILVEIRA, Fabrício; BONI, Jiani. Borba. O rádio FM e o público jovem-As estratégias comunicativas e as transformações no processo de midiatização das emissoras da Região Metropolitana de Porto Alegre-RS. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Curso de pós Graduação Stricto Sensu - Doutorado - da UNISINOS) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
ENDLER, S. F.; Gomes, Pedro Gilberto; Ferreira, Jairo G. A comunicação institucional em crise a partir de novos movimentos da cultura midiatizada:estudo de caso de racismo envolvendo o goleiro Aranha e o Grêmio. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Curso de pós Graduação Stricto Sensu - Doutorado - da UNISINOS) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
ENDLER, S. F.. O acontecimento no Instagram: como os canais SportTV e Esporte Interativo cobriram a Copa do Mundo no aplicativo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
ENDLER, S. F.; ORIENTADOR, R. C. H.; PEDROSO, Daniel S.. Rosa.A vitória e a derrota: análise da dimensão emocional da cobertura do Jornal Nacional nos jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2018. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
ENDLER, S. F.; PEDROSO, Daniel S.; DUARTE, Luís A. F.. Guimarães.As marcas do jornalismo cívico nas reportagens produzidas por Manoel Soares, exibidas pelo Jornal do Almoço. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
ENDLER, S. F.; ESPINDOLA, P. M.; DAVILA, L. A. L.. Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e a influência das suas ações comunicacionais online no torcedor gremista. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
ENDLER, S. F.. Turcato.Os gremistas e o rádio esportivo no RS: a opinião dos torcedores do clube sobre a imprensa esportiva gaúcha hegemônica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
ENDLER, S. F.. Lorandi.Torcida mista: estudo das plataformas online dos veículos Zero Hora, Folha de São Paulo e O Globo durante o pré e pós gre-nal 404. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
ENDLER, S. F.. Garrido.A construção de sentidos sobre a ação coercitiva do ex-presidente Lula: uma análise das notícias publicadas nos sites de CUT/RS e Zero Hora. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
ENDLER, S. F.. Assessoria de imprensa no futebol: as especificidades em clubes de pequeno e grande porte. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
ENDLER, S. F.. Radiojornalismo em rede:um estudo sobre a Rádio Gaúcha Serra. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
ENDLER, S. F.. Nerdcast: um estudo sobre o podcast brasileiro. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
ENDLER, S. F.; NUNES, José. 63 PRÊMIO ASSOCIAÇÃO RIOGRANDENSE DE IMPRENSA. 2021. ASSOCIAÇÃO RIOGRANDENSE DE IMPRENSA.
Orientou
Rádio e Facebook Live: uma pesquisa de análise e registro de práticas jornalísticas no programa Gaúcha Hoje; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Sergio Francisco Endler;
Mídia, heroi e acontecimento: um estudo sobre o protagonismo do jogador Fernandão, do Internacional; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Sergio Francisco Endler;
O impeachment da Presidente Dilma nas reportagens da seção Esquina de Piauí; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Sergio Francisco Endler;
Griesang; É touchdow: os enquadramentos e o leitor imaginado da NFL no Sportscenter; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Sergio Francisco Endler;
oliveira; Podcast fronteiras da Ciência como ferramenta de comunicação segmentada; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Sergio Francisco Endler;
As produções digitais no programa Gaúcha Hoje; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Sergio Francisco Endler;
H; Mentz; Rádio Grenal: pioneirismo e inovação no radiojornalismo esportivo; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Sergio Francisco Endler;
Radiojornalismo em rede: um estudo sobre a Rádio Gaúcha Serra; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Sergio Francisco Endler;
Nerdcast: um estudo sobre o podcast brasileiro; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Sergio Francisco Endler;
Cleo Kuhn, a previsão do tempo e os ouvintes do programa Gaúcha Hoje; um estudo; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Sergio Francisco Endler;
"1968: o Ano e as Narrativas de Zuenir Ventura, do Jornal do Brasil e do Correio do Povo; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Sergio Francisco Endler;
Radio Garibaldi Am: uma Narrativa Histórica, de 1950 a 2012; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Sergio Francisco Endler;
A importância do Radialismo no Interior do Rs: um estudo de Recepção da Rádio América Am; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Sergio Francisco Endler;
Jornalismo Esportivo no Rádio Gaúcho, o Reduto Masculino; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Sergio Francisco Endler;
Julio Furst, uma História sobre Rádio, Mídias Sonoras e Tendências Musicais; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Comunicação Social) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Sergio Francisco Endler;
Profissão Repórter: A hipótese de novo modo de fazer telejornalismo; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Sergio Francisco Endler;
Os critérios de noticiabilidade e valores-notícias das reportagens do programa Balanço Geral; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Sergio Francisco Endler;
O processo de seleção da notícia na editoria de economia do jornal Zero Hora; 2002; 133 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Sergio Francisco Endler;
O personagem jornalista e o jornalismo na ficção de Machado de Assis; 2002; 64 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Sergio Francisco Endler;
A relação da Assessoria de Imprensa Parlamentar com Editorias Políticas dos Jornais de Porto Alegre; 2002; 68 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Sergio Francisco Endler;
Rádio DMC: aprendendo com a comunicação; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Sergio Francisco Endler;
Bola na rede! O plantão esportivo na Rádio Gaúcha; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Sergio Francisco Endler;
As transmissões esportivas da Rádio Guaíba; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Sergio Francisco Endler;
Os ouvintes e o Gaúcha Hoje: uma relação de amor e ódio; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Sergio Francisco Endler;
A arte da assessoria de imprensa dentro das quatro linhas; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Sergio Francisco Endler;
A objetividade da reportagem policial; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Sergio Francisco Endler;
It's the end of the world! - o rádio transmite o fim dos dias; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Sergio Francisco Endler;
A imprensa em agosto - jornalismo e jornalistas no romance de Rubem Fonseca; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Sergio Francisco Endler;
O jornalismo em Erico Verissimo; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Sergio Francisco Endler;
Reportagem em Rádio FM; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Sergio Francisco Endler;
Rádios Comunitárias na Grande Porto Alegre; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Sergio Francisco Endler;
Sintonizando nas ondas da FM: uma análise da emissora 107 Pop Rock; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Sergio Francisco Endler;
Rádio Viva, 50 anos de história; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Sergio Francisco Endler;
O caso Konrad sob os enfoques social, político-institucional e midiático; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Sergio Francisco Endler;
O jornalismo na ficção de Paulo Francis; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Sergio Francisco Endler;
O jornalismo na ficção de Fausto Wolff; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Sergio Francisco Endler;
O personagem Jornalista na obra de Nelson Rodrigues; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Sergio Francisco Endler;
Vudu FM: a história da primeira rádio de São Sebastião do Caí; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Sergio Francisco Endler;
Rádio AM na Madrugada; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Sergio Francisco Endler;
Gaúcha Atualidade: um programa nacional; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Sergio Francisco Endler;
A literatura no rádio - Análise do programa de rádio o espaço do livro - Rádio FM Cultura 107; 7; 1995; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Sergio Francisco Endler;
A história da Rádio Sucesso; 1995; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Sergio Francisco Endler;
Análise do programa Guaíba Revista rádio Guaíba AM; 1995; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Sergio Francisco Endler;
Produções bibliográficas
-
ENDLER, S. F. . O Brasil em revista. Verso & Reverso , v. 33, 2001.
-
ENDLER, S. F. ; ESPINDOLA, P. M. . Teorias da Comunicação. 1.a. ed. São Leopoldo: , 2014.
-
ENDLER, S. F. . Redação em Relações Públicas III. 1.a. ed. São Leopoldo: Unisinos, 2014.
-
ENDLER, S. F. ; ENDLER, Guilherme F. (Org.) . Comunicação, consumo e identidade no Brasil. 1. ed. São Leopoldo: Agexcom, 2010. v. 1. 79p .
-
WESCHENFELDER, Aline ; Fausto Neto, Antonio ; ENDLER, S. F. ; GASTALDO, Edison . Esporte, pandemia e produção de sentidos. In: Aline Weschenfelder;Antônio Fausto Neto;Antônio Heberlê;Inesita Soares de Araújo; Laura Guimarães Corrêa,;Pedro Russi. (Org.). PANDEMIA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS: RELATOS, DIÁLOGOS E DISCURSOS. 1ed.Campina Grande/PB: CISECO:EDUEPB, 2021, v. 1, p. 15-924.
-
ENDLER, S. F. ; PRATA, N. ; OLIVEIRA, M. ; SANTOS, R. ; BRUCK, M. S. ; ENDLER, S. F. . O desafio da pequena Rádio Sucesso, frente às poderosas Gaúcha e Guaíba, no rádio esportivo de Porto Alegre, em 1984. In: Madalena Oliveira; Nair Prata. (Org.). Rádio em Portugal e no Brasil: trajetória e cenários. 1ed.Braga: CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade Universidade do Minho, 2015, v. 1, p. 53-63.
-
ENDLER, S. F. . H. G. Wells, os marcianos e o jornal diário. In: Eduardo Meditsch. (Org.). Rádio e Pânico 2 - A Guerra dos Mundos , 75 anos depois. 1.aed.Florianópolis: Insular, 2013, v. 1, p. 1-264.
-
ENDLER, S. F. . Lauro Quadros; Ruy Carlos Ostermann. In: Nair Prata; Maria Claudia Santos. (Org.). Enciclopédia do Radio Esportivo Brasileiro. 1.aed.Florianópolis: Insular, 2012, v. 1, p. 1-356.
-
ENDLER, S. F. . Copa do Mundo de 78: Gaúcha desafia Guaíba. In: Patricia Rangel; Marcio Guerra. (Org.). O Rádio e as Copas do Mundo. 1.aed.Juiz de Fora: Juizforana Gráfica e Editora, 2012, v. 1, p. 1-272.
-
KEIL, I. M. ; GONZALEZ, R. S. ; PIRES, C. ; SCHAPER, V. G. ; XARAO, F. ; COLLING, A. M. ; ALBUQUERQUE, P. P. ; ENDLER, S. F. ; CARBONARI, P. C. ; ALBUQUERQUE, M. Z. ; VIOLA, S. E. A. ; BARREIRA, C. ; PIRES, T. V. . Teorias da Comunicação para a educação. In: Solon Eduardo Annes Viola; marina Z. de Albuquerque. (Org.). Fundamentos para educação em direitos humanos. 1ed.São leopoldo: Sinodal/EST, 2011, v. 1, p. 11-156.
-
ENDLER, S. F. ; KEIL, I. M. ; GONZALEZ, R. S. ; PIRES, C. ; SCHAPER, V. G. ; XARAO, F. ; COLLING, A. M. ; ALBUQUERQUE, P. P. ; CARBONARI, P. C. ; ALBUQUERQUE, M. Z. ; VIOLA, S. E. A. ; BARREIRA, C. ; PIRES, T. V. . Teorias da comunicação para a educação. Fundamentos para educação em direitos humanos. 1ªed.São Leopoldo: Sinodal, 2011, v. 1, p. 108-118.
-
José Eduardo Ribeiro de Paiva ; Heloísa Maria dos Santos Toledo ; PINHEIRO, A. ; PAIVA, F. ; MAIA, M. R. ; MOURA, A. ; PRATA, N. ; PESSOA, S. ; FIALHO, W. ; CAMPELO, W. ; PAULAFREITAS, A. ; SERGL, M. J. ; VICENTE, E. ; GUERRINI JR, I. ; ENDLER, S. F. ; HERSCHMANN, M. . Rádio, memória e indústria fonográfica: um estudo sobre a Continental AM, de Porto Alegre, a partir de 1971. In: Irineu Guerrini Jr; Eduardo Vicente. (Org.). Na trilha do disco: relatos sobre a indústria fonográfica no Brasil. 1.aed.Rio de janeiro: E-papers, 2010, v. 1, p. 05-184.
-
ENDLER, S. F. . Adorno: música, rádio e ubiquidade. In: Eduardo Meditsch; valci Zuculoto. (Org.). Teorias do rádio: textos e contextos. 1ed.Florianópolis: Insular, 2008, v. 2, p. 179-190.
-
ENDLER, S. F. . Rosental e seus apontamentos para o narrador radiofônico. In: Eduardo Meditsch. (Org.). Teorias do Rádio: textos e contextos. 1ed.Florianópolis: Insular, 2005, v. 1, p. 169-173.
-
ENDLER, S. F. ; ORG., E. M. ; FAGUNDES, D. ; Del Bianco, Nélia . De Wells a Welles: rádio e ficção científica. Rádio e pânico: A Guerra dos Mundos, 60 anos depois. 1ed.Florianópolis: Insular, 1998, v. 1, p. 23-26.
-
ENDLER, S. F. . O saber e a paixão do jornalismo. Tendências na Comunicação. 1ed.Porto Alegre: L&PM, 1998, v. 1, p. 46-53.
-
ENDLER, S. F. ; Moacyr Scliar ; Luis Fernando Veríssimo ; Carlos Augusto Bissón ; Ivan Pinheiro Machado ; FISCHER, L. A. ; Sergius Gonzaga . A guerra dos esportes. In: Carlos Augusto Bissón. (Org.). Sobre Porto Alegre. 1ªed.Porto Alegre: Ed. Universidade, 1993, v. , p. 104-109.
-
GÖTZ, Ciro ; ENDLER, S. F. . As vozes do gol. Florianópolis, 2020. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
ENDLER, S. F. ; ORIENTADOR, V. B. ; ENDLER, S. F. . Comunicação, consumo e identidade no Brasil, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
ENDLER, S. F. . Revista Verso & Reverso. São Leopoldo: Unisinos, 2002 (Editor).
-
ENDLER, S. F. . VII SIPEC - Simpósio de pesquisa região sul - (intercom - Unisinos) 2001 (Simpósio).
-
ENDLER, S. F. . Revista Verso & Reverso. São Leopoldo: Unisinos, 2001 (Editor).
-
ENDLER, S. F. . Caderno Vox- Volume 1. São Leopoldo: Unisinos- Centro de Ciências da Comunicação, 1999 (Editor).
-
ENDLER, S. F. . Caderno Vox - Volume 3. São Leopoldo: Unisinos - Centro de Ciências da Comunicação, 1999 (Editor).
-
ENDLER, S. F. . Caderno Vox - Volume 2. São Leopoldo: Unisinos - Centro de Ciências da Comunicação, 1999 (Editor).
-
ENDLER, S. F. . Revista Verso & Reverso. São Leopoldo: Unisinos, 1991 (Editor).
Prêmios
2015
24 Prêmio UNIRÁDIO, Fundação Piratini-.
2014
Prêmio Unirádio, Fundação Piratini - Rádio FM Cultura.
2014
23 Prêmio UNIRÁDIO, FM Cultura.
2013
Set Universitário, PUCRS.
2013
Destaque especial lugar na categoria radiorrevista, Fundação Cultural Piratini-Rádio e Televisão.
2012
Prêmio Unirádio, Fundação Piratini - Rádio FM Cultura.
2011
Prêmio Unirádio, Fundação Piratini - Rádio FM Cultura.
2010
Premio Unirádio, Fundação Piratini - Rádio FM Cultura.
2010
Prêmio Jornalismo Experimental Unisinos, Curso de Jornalismo Unisinos.
2009
Prêmio Unirádio, Fundação Piratini - Rádio FM Cultura.
2009
SetUniversitário, PUCRS.
2008
SetUniversitário, PUCRS.
2006
Prêmio Unirádio 2006 FM Cultura, FM Cultura.
1998
Menção Honrosa atribuída ao Projeto Vox, Unisinos - Feira e Mostra de Iniciação Científica.
1997
Prêmio Intercom 97 de Monografias, Intercom- Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares de Comunicação.
1994
Honra ao Mérito, Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
1992
Prêmio Intercom-92 de Monografias, Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares de Comunicação.
1982
Prêmio Habitasul, Correio do Povo, Revelação Literária em Poesia, Habitasul/ Correio do Povo.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Centro de Ciências da Comunicação. , Av. Unisinos, 950, 93022-000 - Sao Leopoldo, RS - Brasil - Caixa-postal: 275, Telefone: () 5911122, Ramal: 1306, URL da Homepage:
Experiência profissional
1992 - Atual
Universidade do Vale do Rio dos SinosVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: técnico-científico, Carga horária: 40
1986 - Atual
Universidade do Vale do Rio dos SinosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 20
1986 - Atual
Universidade do Vale do Rio dos SinosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto
Atividades
-
08/2014
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto Experimental em Rádio; Radiojornalismo e Mídia Sonora I: Radiojornalismo e Mídia Sonora II; Radiojornalismo III; Teorias da Comuicação
-
08/2010
Ensino, Curso de Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Iniciação ao Conhecimento Científico, História da Comunicação, Seminário Projeto de Pesquisa, Projeto Experimental em Rádio, Radiojornalismo II, Oficina de radioweb - Agência da Boa Notícia Guajuviras - Observatório de Comunicação Cidadã
-
01/2002
Direção e administração, Centro de Ciências da Comunicação, Vive Diretor do Centro de Ciências da Comunicação.,Cargo ou função, Vice-Diretor.
-
08/2000 - 12/2001
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Radiojornalismo I
-
02/2001 - 07/2001
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário livre de comunicação
-
08/2000 - 07/2001
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário Avançado em jornalismo
-
08/2000 - 12/2000
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Mídia e cultura
-
02/1994 - 12/2000
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução ao rádio
-
02/2000 - 07/2000
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Radiojornalismo II
-
08/1992 - 12/1999
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da Comunicação I
-
02/1992 - 12/1992
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Deontologia da Comunicação jornalística
-
02/1992 - 07/1992
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa V - Jornalismo Informativo
-
02/1988 - 07/1992
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário Livre Comunicação
-
08/1991 - 12/1991
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da Comunicação
-
08/1990 - 07/1991
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura Brasilerira
-
08/1986 - 07/1988
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da comunicação
1992 - Atual
Governo do Estado do Rio Grande do SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: tecnico-científico (Jornalista), Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Sérgio Francisco Endler e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?