Lucenilda Sueli Mendes Cavalcante Abreu
Doutora em Educação na Linha de Formação de Professores, Trabalho Docente, Teorias e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Ciências da Educação (ICED) da Universidade Federal do Pará (2019). Mestra em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016). Graduada em Letras- Língua Portuguesa e Inglesa pela Uema (2012). Graduada em Pedagogia pela Uema (2002). Professora Efetiva Adjunta do Departamento de Letras e Pedagogia, do Campus de Santa Inês da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Pesquisadora no Grupo de Estudo e Pesquisa de Política Educacional, Formação e Trabalho Docente (Gestrado/UFPA). Integrante do Eixo II -Configurações da educação superior na atualidade e tendências em construção- da Rede Universitas/ Br. Atua nas seguintes temáticas: influências dos organismos internacionais nas políticas de formação de professores, agenda Educação Unesco 2030, ODS 4, diretrizes nacionais de formação de professores, avaliação educacional e escolar, didática e fundamentos teóricos-metodológicos da docência.
Informações coletadas do Lattes em 19/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação
2019 - 2023
Universidade Federal do Pará
Título: A UNESCO E A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
Olgaíses Cabral Maués. Palavras-chave: Educação de Qualidade; Formação Docente; Racionalidade Neoliberal.
Mestrado em Literatura e Crítica Literária
2014 - 2016
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: O PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA NA ESCOLA (PNBE): PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA, Ano de Obtenção: 2016
Leila Cristina de Mello Darin.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Especialização em DOCÊNCIA PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
2012 - 2013
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial
Título: AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: A ação docente na definição de instrumentos
Orientador: Silvia Fernanda Martins Dias Ribeiro
Especialização em LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA
2011 - 2012
Faculdade Evangêlica do Meio Norte
Título: RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE
Orientador: GEDITE FONTES TAVARES
Especialização em PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL
2009 - 2010
Faculdade de Tecnologia da Amazônia
Título: A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM REATIVO: um estudo de caso
Orientador: Isauber Maria Pinto
Graduação em LETRAS - Lingua Portuguesa, Inglesa
2006 - 2012
Universidade Estadual do Maranhão
Título: ESTÁGIO SUPERVISIONADO: a relação teoria e prática na formação dos acadêmicos de Letras no Centro de Estudos Superiores de Santa Inês-MA
Orientador: Ana Patrícia Sá Martins
Graduação em Pedagogia
1999 - 2002
Universidade Estadual do Maranhão
Título: Educação de Valores
Orientador: Edson José da Silva
Formação complementar
2020 - 2020
Nova gestão pública e governança: concepções e implicações.... (Carga horária: 10h). , Associação Nacional de Política e Administração da Educação - Sede, ANPAE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação de qualidade.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Organismos Internacionais.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Políticas Educacionais.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Prática de Ensino.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Estágios Curriculares.
Organização de eventos
ABREU, L.S.M.C . Seminário Políticas, Internacionalização e Direito à Educação Superior: Novos modos de regulação. 2019. (Outro).
ABREU, L.S.M.C . XIV Seminário de Políticas Públicas e Currículo, e III Seminário Internacional de Politicas Publicas Educacionais, cultura e formação de professores.. 2019. (Outro).
CAVALCANTI, L. S. M. . I JORNADA ESTADUAL DE PEDAGOGIA - JOESP: TEORIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO PROCESSO EDUCACIONAL. 2018. (Outro).
CAVALCANTI, L. S. M. . I JORNADA ESTADUAL DE PEDAGOGIA. 2018. (Outro).
Participação em eventos
XXXI Seminário da Rede UNIVERSITAS/BR. 2024. (Seminário).
3ª Reunião Científica Regional- ANPED Norte Online. 2021. (Outra).
3ª Reunião Científica Regional- ANPED Norte Online."EDUCAÇÃO DE QUALIDADE NA PERSPECTIVA DA UNESCO: A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES EM FOCO". 2021. (Outra).
40ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd."ORGANISMOS INTERNACIONAIS E A AGENDA GLOBAL PARA A EDUCAÇÃO". 2021. (Outra).
40ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd. 2021. (Outra).
Organismos internacionais e a BNCC: implicações para a formação docente e o trabalho docente. 2021. (Outra).
XXVIII Seminário Nacional Universitas/BR: POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS.AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL NA PERSPECTIVA DA UNESCO: DESAFIOS À EDUCAÇÃO DE QUALIDADE. 2021. (Seminário).
Ciclo de Diálogos "Pandemia e Universidade em Diálogo Internacional". 2020. (Outra).
Festival do Conhecimento UFRJ -. 2020. (Outra).
III Colóquio da Linha de Formação de professores, trabalho docente, teorias e práticas educacionais.A UNESCO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE. 2020. (Outra).
II Seminário de Educação Infantil e Anos Iniciais da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará ? SEIFEA. 2020. (Seminário).
IX COLÓQUIO DA LINHA DE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS com o tema ?POLÍTICAS EDUCACIONAIS RESTRITIVAS EM TEMPOS DE PANDEMIA?,. 2020. (Outra).
Políticas de avaliação e regulação da educação básica, no VI Seminário da Anpae Sul. 2020. (Seminário).
V Colóquio da Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Sociedade ? EDUCAÇÃO, CULTURA E HISTÓRIA: a resistência das/os oprimidas/os na Amazônia ameaçada. 2020. (Outra).
Conferência Intermunicipal de Educação.EIXO IV PLANOS DECENAIS, SNE A DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: ACESSO, PERMANÊNCIA E GESTÃO.. 2018. (Outra).
Conferência Maranhense de Educação - COMAE. 2018. (Outra).
Conferência Municipal de Educação. 2018. (Outra).
I JORNADA ESTADUAL DE PEDAGOGIA -JOESP: Teorias e Práticas Pedagógicas no Processo Educacional.COORDENADORA DO EIXO TEMÁTICO: PRÁTICAS CURRICULARES. 2018. (Outra).
I JORNADA ESTADUAL DE PEDAGOGIA - JOESP: Teorias e Práticas Pedagógicas no processo Educacional.MESA REDONDA: A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO FRENTES ÀS DEMANDAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO ATUAL. 2018. (Outra).
XXX SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DA UEMA.PROJETO DE PESQUISA PIBIC /UEMA: LEITURA LITERÁRIA: O PNBE NA ESCOLA - CIRCULAÇÃO E PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA. 2018. (Seminário).
I JORNADA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS.LETRAMENTOS - LEITURA E ESCRITA. 2017. (Outra).
Jornada de Estudos Linguísticos e Literários.Letramento: Leitura e escrita. 2017. (Outra).
SIMPÓSIO INSTITUCIONAL.SIMPÓSIO INSTITUCIONAL. 2015. (Simpósio).
Participação em bancas
CAVALCANTI, L. S. M.. LÍNGUA PORTUGUESA;a importancia do ensino reflexivo da língua materna na Educação de Jovens e Adulltos. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação de Jovens, Adultos e I) - Universidade Estadual do Maranhão.
CAVALCANTI, L. S. M.. A DISCRIMINAÇÃO RACIAL NO ÂMBITO ESCOLAR. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.
CAVALCANTI, L. S. M.. ACONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA NEGRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.
CAVALCANTI, L. S. M.. A FIGURA DO NEGRO NA OBRA CAÇADAS DE PEDRINHO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.
CAVALCANTI, L. S. M.. OS IMPACTOS DO BULLYNG NO AMBIENTE ESCOLAR: uma intervenção pedagógica no 6º ano da Escola Municipal Papa João Paulo II em Santa Inês. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.
CAVALCANTI, L. S. M.. O ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL SOB A ÓTICA DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: uma intervenção na turam do pré II da Pré -Escola Municipal Mãe Preta- Santa Inês -MA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.
CAVALCANTI, L. S. M.. FAMÍLIA E ESCOLA: a influência dessa relação no desempenho dos alunos do 4º ano do ensino fundamental na Escola Municipal Darcy Ribeiro em Santa Inês - MA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.
CAVALCANTI, L. S. M.. RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: uma parceria no processo de aprendizagem dos alunos do 2º ano da Escola Municipal Benedito Sabbak Thomé em Santa Inês -MA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.
CAVALCANTI, L. S. M.. MOTIVAÇÃO ESCOLAR: diversificando estratégias de ensino e aprendizagem com alunos do 1º ao 5º ano da Escola São Sebastião em Santa Inês -MA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.
CAVALCANTI, L. S. M.. LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: oficinas de leitura com os acervos do PNBE na formação de leitores do 4º ano da Escola Municipal Ferdnan Gutman em Santa Inês - MA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.
CAVALCANTI, L. S. M.. CONSTRUINDO VALORES NA ESCOLA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO DE VALORES NA ESCOLA MUNICIPAL SÃO MIGUEL ? SANTA INÊS- MA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Maranhão.
CAVALCANTI, L. S. M.. GÊNERO DRAMÁTICO EM FOCO:O TEATRO COMO ALTERNATIVA PARA O INCENTIVO À LEITURA NA ESCOLA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade Estadual do Maranhão.
CAVALCANTI, L. S. M.. GÊNERO DRAMÁTICO EM FOCO:O TEATRO COMO ALTERNATIVA PARA O INCENTIVO À LEITURA NA ESCOLA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS - Lingua Portuguesa, Inglesa e respectivas) - Universidade Estadual do Maranhão.
CAVALCANTI, L. S. M.. TRAÇOS IDENTITÁRIOS DE HOMOAFETIVIDADE DA PERSONAGEM ALEIXO NA OBRA BOM CRIOLO DE AFONSO CAMINHA.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS - Lingua Portuguesa, Inglesa e respectivas) - Universidade Estadual do Maranhão.
CAVALCANTI, L. S. M.; NUNES, D. F.; NUNES, R. C. C.. O Ensino da História e Cultura Afro -Brasileira no Contexto da Escola Pública. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.
COSTA, M. L. P.;CAVALCANTI, L. S. M.; NUNES, F. A.. O ESTAGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA NO CESSIN: O estagio supervisionado no Município de Santa Inês, como aquisição da pratica docente. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Maranhão.
CAVALCANTI, L. S. M.. DESPERTANDO O PRAZER PELA LEITURA ATRAVÉS D EOBRAS LITERÁRIAS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade Estadual do Maranhão.
CAVALCANTI, L. S. M.. AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL; como pensam e como agem os educadores da Creche Municipal Helena Sousa em Governador Newton Belo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Maranhão.
CAVALCANTI, L. S. M.. A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DO ÂMBITO ESCOLAR: O Ensino do Direito Constitucional no Ensino Médio em Santa Inês- MA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Maranhão.
CAVALCANTI, L. S. M.. EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A horta ecológica e os cuidados com o ambiente nas escolas de ensino fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Maranhão.
CAVALCANTI, L. S. M.; Araujo, A.C.P; ABREU, N. J. V.. CAZUZA: Um Retrato do Cotidiano Escolar, do Ideario e das Praticas Pedagogicas no Final do Seculo XX. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Maranhão.
Mourão, M.H.V; OLIVEIRA, I. M.;CAVALCANTI, L. S. M.. ABORTO ESPONTÂNEO: A importancia dos procedimentos de enfermagem junto a Gestantes assistidas no Hospital Thomas Martins. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual do Maranhão.
CAVALCANTI, L. S. M.. AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: a importância da avaliação no jardim de infância pingo de gente - Trizidela do Vale. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.
SOARES, I. S.;CAVALCANTI, L. S. M.; RODRIGUES, E. M.. A Historia da Inclusão na Escola Isabel Aquino Aragão. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão.
CAVALCANTI, L. S. M.. PARTICIPAÇÃO EM BANCAS DE PROCESSO SELETIVO EDITAL 88/2017 -GR /UEMA. 2017. Universidade Estadual do Maranhão.
ABREU, L.S.M.C. PARTIICPAÇÃO EM BANCA EXAMINADORA DE PROCESSO SELETIVO UEMA CAMPUS ZE DOCA PORTARIA 23/2024. 2025. Universidade Estadual do Maranhão.
ABREU, L.S.M.C. COMISSSÃO EXAMINADORA DE ANÁLISE DE ISENÇAÕ E INSCRIÇÃO PROCESSO SELETIVO UEMA /CAMPUS SANTA INÊS PORTARIA01 /2025. 2025. Universidade Estadual do Maranhão.
ABREU, L.S.M.C. PARTIICPAÇÃO EM BANCA EXAMINADORA DE PROCESSO SELETIVO UEMA CAMPUS SANTA INÊS PORTARIA 03/2025. 2025.
ABREU, L.S.M.C. PARTICIPAÇÃO EM BANCA EXAMINADORA PROCESSO SELEITVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO/UEMA CAMPUS ZÉ DOCA. 2024. Universidade Estadual do Maranhão.
ABREU, L.S.M.C. PARTICIPAÇÃO EM BANCA EXAMINADORA ROCESSO SELETIVO PORTA RIA 17 /2024 CAMPUS ZÉ DOCA. 2024.
ABREU, L.S.M.C. PARTICIPAÇÃO EM BANCA EXAMNIMADORA PROCESSO SELETIVO CAMPUS ZÉ DOCA PORTARIA 07/2024. 2024. Universidade Estadual do Maranhão.
ABREU, L.S.M.C. PARTIICPAÇÃO EM BANCA EXAMINADORA DE PROCESSO SELETIVO UEMA CAMPUS SANTA INÊS PORTARIA 14/2024. 2024. Universidade Estadual da Região Tocantina do MA.
CAVALCANTI, L. S. M.. Comissão Examinadora do Processo Seletivo Edital 112/2018 - GR/UEMA. 2018. Universidade Estadual do Maranhão.
CAVALCANTI, L. S. M.. Letramento: Leitura e escrita. 2017. Universidade Estadual do Maranhão.
CAVALCANTI, L. S. M.. Processo Seletivo Simplificado. 2016. Universidade Estadual do Maranhão.
GATINHO, J. B. M.;CAVALCANTI, L. S. M.; LIMA, L. S.. Processo Seletivo Simplificado. 2014. Universidade Estadual do Maranhão.
CAVALCANTI, L. S. M.. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO. 2013. Universidade Estadual do Maranhão.
CHAGAS .M.S;CAVALCANTI, L. S. M.; SILVA, G. C.. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO. 2013. Universidade Estadual do Maranhão.
Orientou
RECURSOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: uma proposta de formação continuada para professores dos anos iniciais do ensino fundamental; ; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
MULTILETRAMENTOS NO CONTEXTO ESCOLAR: uma proposta pedagógica para promover a leitura a partir de textos multissemióticos; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
MEDIAÇÃO DE SABERES INTERDISCIPLINARES: práticas pedagógicas em espaços não escolares; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; (Orientador);
A PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS,ADULTOS E IDOSOS NA UNIDADE INTEGRADA ABDON BRAIDE, SANTA LUZIA MA: Possiblidades de superação do da fragmentação do saber; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação de Jovens, Adultos e I) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Lucenilda Sueli Mendes Cavalcante Abreu;
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E ESCOLAR SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES: o plano de aula no processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental; ; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Lucenilda Sueli Mendes Cavalcante Abreu;
A ATUAÇÃO DOCENTE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: uma proposta sobre estratégias de ensino para a educação do campo na escola municipal Francisco de Assis Miranda em Monção /MA; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Lucenilda Sueli Mendes Cavalcante Abreu;
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: uma proposta pedagógica sobre a inter-relação desses processos a partir do texto como eixo da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Lucenilda Sueli Mendes Cavalcante Abreu;
A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: contribuições para potencializar as aprendizagens e desenvolvimento das crianças; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Lucenilda Sueli Mendes Cavalcante Abreu;
LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: oficinas de leitura com os acervos do PNBE na formação de leitores do 4º ano da Escola Ferdnan Gutman no Municipio de Santa Inês -MA; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Lucenilda Sueli Mendes Cavalcante Abreu;
MOTIVAÇÃO ESCOLAR: diversificando estratégias de ensino e aprendizagem com alunos do 1º ao 5º ano da Escola São Sebastião em Santa Inês -MA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Lucenilda Sueli Mendes Cavalcante Abreu;
RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: uma parceria no processo de aprendizagem dos alunos do 2º ano da Escola Municipal Benedito Sabbak Thomé em Santa Inês -MA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Lucenilda Sueli Mendes Cavalcante Abreu;
FAMÍLIA E ESCOLA: a influência dessa relação no desempenho dos alunos do 4º ano do ensino fundamental na Escola Municipal Darcy Ribeiro em Santa Inês - MA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Lucenilda Sueli Mendes Cavalcante Abreu;
O ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL SOB A ÓTICA DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: uma intervenção na turam do pré II da Pré -Escola Municipal Mãe Preta- Santa Inês -MA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Lucenilda Sueli Mendes Cavalcante Abreu;
OS IMPACTOS DO BULLYNG NO AMBIENTE ESCOLAR: uma intervenção pedagógica no 6º ano na Escola Municipal Papa João Paulo II em Santa Inês - MA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Lucenilda Sueli Mendes Cavalcante Abreu;
A EVASÃO ESCOLAR NA EJAI NO N´´IVEL I E II DO ENSINO FUNDAMENTAL NO PERIODO ELTIVO DE 2016 NA ESCOLA MUNICIPAL ELIAS HAICKEL EM MONÇÃO - MA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Lucenilda Sueli Mendes Cavalcante Abreu;
CONSTRUINDO VALORES NA ESCOLA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO DE VALORES NA ESCOLA SÃO MIGUEL - SANTA INES /MA; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Lucenilda Sueli Mendes Cavalcante Abreu;
MOTIVAÇÃO ESCOLAR: oficinas didáticas como instrumento de aprendizagem com alunos do 4° e 5° ano da Escola São Sebastião; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Lucenilda Sueli Mendes Cavalcante Abreu;
RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA DE AMBAS NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO DOS ALUNOS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Lucenilda Sueli Mendes Cavalcante Abreu;
GESTÃO ESCOLAR: Concepçoes e Praticas nas Escolas de Redes municipal de Santa Ines-MA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Lucenilda Sueli Mendes Cavalcante Abreu;
Monografia: NEUROCIÊNCIAS CAMINHOS PARA APRENDIZAGEM: Uma Abordagem Teórico - Prática no Ensino Fundamental; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Lucenilda Sueli Mendes Cavalcante Abreu;
A construção Coletiva do Projeto Político Pedagógico; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Lucenilda Sueli Mendes Cavalcante Abreu;
CAZUZA: um retrato do cotidiano escolar, do ideário e das práticas pedagógicas no final do século XIXe início do séculoXX; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Lucenilda Sueli Mendes Cavalcante Abreu;
AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A BNC ? FORMAÇÃO: uma análise sobre as implicações à formação docente na perspectiva da práxis; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Lucenilda Sueli Mendes Cavalcante Abreu;
A CIRCULAÇÃO DOS ACERVOS DO PNBE E AS PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS: ANTÔNIO SANTOS VELOSO, TOMAZ DE AQUINO, ANTÔNIO BOEING E PEDRO LIMA; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão, Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Lucenilda Sueli Mendes Cavalcante Abreu;
A CIRCULAÇÃO DOS ACERVOS DO PNBE E AS PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS: TEREZINHA LOPES, DARCY RIBEIRO, EDMILSON GONÇALVES E HUMBERTO DE CAMPOS; ; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Lucenilda Sueli Mendes Cavalcante Abreu;
A CIRCULAÇÃO DOS ACERVOS DO PNBE E AS PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS: FERDNAN GUTMAN, SIMONE MACIEIRA, THALES RIBEIRO E VITORINO FREIRE; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão, Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Lucenilda Sueli Mendes Cavalcante Abreu;
A CIRCULAÇÃO DOS ACERVOS DO PNBE E AS PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS: JÚLIA SABBAK, PEDRO FILHO E MARIA MARTINS BRINGEL; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Lucenilda Sueli Mendes Cavalcante Abreu;
A CIRCULAÇÃO DOS ACERVOS DO PNBE E AS PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS: CATARINO PINHEIRO, SÃO SEBASTIÃO E BENEDITO SABBAK; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Lucenilda Sueli Mendes Cavalcante Abreu;
O ACESSO AOS ACERVOS DO PNBE E A FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS NA ESCOLA; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão, Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Lucenilda Sueli Mendes Cavalcante Abreu;
LITERATURA NA ESCOLA: OFICINAS DE LEITURA LITERÁRIA COM OS ACERVOS DO PNBE NAS ESCOLAS MUNICIPAIS - JOÃO ALÍPIO E EDMILSON GONÇALVES; ; 2018; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão, Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Lucenilda Sueli Mendes Cavalcante Abreu;
Produções bibliográficas
-
ABREU, L.S.M.C ; SILVA JUNIOR, C. A. S. ; MORAES, M. E. C. . A internacionalização das políticas educacionais na formação docente: abordagens na produção da Pós-Graduação em Educação na Amazônia Legal. LINHAS (FLORIANÓPOLIS. ONLINE) , v. 25, p. 164-189, 2024.
-
ABREU, L.S.M.C ; SOUZA, M. B. ; SILVA, N. F. . Os organismos internacionais e a formação inicial de professores na Educação Superior no Brasil. REVISTA COCAR (ONLINE) , v. 29, p. 1, 2024.
-
ABREU, L.S.M.C . Diretrizes da Unesco para a formação continuada de professores na América Latina e Caribe: padrões e aprendizagem colaborativa. REVISTA EDUCAÇÃO & EMANCIPAÇÃO , v. 15, p. 118-141, 2022.
-
ABREU, L.S.M.C . a internacionalização da educação : os organismos internacionais e a formação docente. 1. ed. CAMPINAS SP: MERCADO DAS LETRAS, 2024. v. 1. 318p .
-
ABREU, L.S.M.C . CONFERÊNCIA MUNDIAL SOBRE EDUCAÇÃO PARA TODOS. In: Olgaíses Cabral Maués; Arlete Maria Monte de Camargo; Lucenilda Sueli Mendes Cavalcante; Michele Borges de Souza Mary Jose Almeida Pereira; Maria da Conceição Rosa Cabral; Maria da Conceição dos Santos Costa; Abreu;. (Org.). G L O S S Á R I O: A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO, OS ORGANISMOS INTERNACIONAIS E A FORMAÇÃO DOCENTE. 1ed.: Mercado de letras, 2024, v. 1, p. 158-161.
-
ABREU, L.S.M.C . GLOBALIZAÇÃO. G L O S S Á R I O: A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO, OS ORGANISMOS INTERNACIONAIS E A FORMAÇÃO DOCENTE. 1ed.: , 2024, v. 1, p. 71-.
-
ABREU, L.S.M.C . FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO EM DAKAR. G L O S S Á R I O A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO, OS ORGANISMOS INTERNACIONAIS E A FORMAÇÃO DOCENTE. 1ed.: , 2024, v. 1, p. 192-.
-
ABREU, L.S.M.C ; BASTOS, R. S. . UNESCO ? ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. G L O S S Á R I O A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO, OS ORGANISMOS INTERNACIONAIS E A FORMAÇÃO DOCENTE. 1ed.: , 2024, v. 1, p. 254-.
-
ABREU, L.S.M.C . EDUCAÇÃO DE QUALIDADE. G L O S S Á R I O: A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO, OS ORGANISMOS INTERNACIONAIS E A FORMAÇÃO DOCENTE. 1ed.: , 2024, v. 1, p. 166-169.
-
ROSA, A. C. F. ; RODRIGUES, G. C. M. C. ; ABREU, L.S.M.C . O Protagonismo dos Organismos Internacionais na definição de forma e conteúdo do currículo da formação docente. In: Olgaíses Cabral Maués; Arlete Maria Monte Camargo; Maria da Conceição Rosa Cabral. (Org.). Políticas educacionais no contexto da internacionalização. 01ed.Belo Horizonte: Fino Traço, 2022, v. 01, p. 07-270.
-
SILVA JUNIOR, C. A. S. ; ABREU, L.S.M.C . Organismos Internacionais e a Políticas de Formação de Professores na Produção Acadêmica da Pós-Graduação em Educação na Região Norte do Brasil. In: Arlete Maria Monte de Camargo; Antonia Costa Andrade; Leila Maria Camargo. (Org.). A constituição do campo científico sobre formação de professores no contexto amazônico. 01ed.Curitiba: CRV, 2022, v. 01, p. 12-226.
-
ABREU, L.S.M.C ; MAUES, O. C. . Formação docente sob a ótica do Banco Mundial: o foco nos professores. In: Lúcia Isabel da Conceição Silva; Sônia Maria da Silva Araújo. (Org.). Diversidade cultural e formação. 01ed.Curitiba: Appris, 2021, v. , p. 07-243.
-
ABREU, L.S.M.C . ORGANISMOS INTERNACIONAIS E A AGENDA GLOBAL PARA A EDUCAÇÃO. In: 40ª Reunião Nacional da ANPEd, 2021, Belém-PA. Educação como prática da liberdade- Cartas da Amazônia para o mundo, 2021.
-
CAVALCANTI, L. S. M. . As políticas de formação docente no Brasil na perspectiva da UNESCO: Desafios à educação de qualidade. In: XXVIII Seminário Nacional Universitas-BR, 2021, Virtual. Política de Educação Superior- Financiamento, configurações e práticas de avaliação. Anápolis-GO: UEG, 2021. v. 01. p. 15-210.
-
ABREU, L.S.M.C . EDUCAÇÃO DE QUALIDADE NA PERSPECTIVA DA UNESCO: A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES EM FOCO. In: 3ª Reunião Científica da ANPEd-Norte, 2020, Palmas. ANAIS DAS REUNIÕES DA ANPED, 2021.
-
ABREU, L.S.M.C ; ROSA, A. C. F. . A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO CONTEXTO DA BNC- FORMAÇÃO: A CENTRALIDADE DA PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE. In: XX ENDIPE -RIO 2020 : ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 2020, RIO DE JANEIRO. Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas, 2020.
-
CAVALCANTI, L. S. M. ; FERREIRA, G. V. M. . O ACESSO AOS ACERVOS DO PNBE E A FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS NA ESCOLA. In: XXX SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2018, SÃO LUÍS. LIVRO DE RESUMOS - XXX SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ? SEMIC. São Luís -MA: EDITORA UEMA, 2018. v. 1. p. 7-1506.
-
CAVALCANTI, L. S. M. ; RAMOS, I. A. ; OLIVEIRA, D. S. ; MARTINS, D. S. S. ; MARQUES, R. F. ; NUNES, D. F. ; SILVA, M. S. L. . LITERATURA NA ESCOLA: OFICINAS DE LEITURA LITERÁRIA COM OS ACERVOS DO PNBE EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE SANTA INÊS- MA. In: 11º JORNADA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 2018, São Luís. CADERNO DE RESUMO JORNADA DE EXTENSÃO 2018. SÃO LUÍS: EDITORA UEMA, 2018. v. 1. p. 15-755.
-
ABREU, L.S.M.C . DIRETRIZES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM NÍVEL SUPERIOR: Qual o lugar da Pedagogia como Ciência da Educação?. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CAVALCANTI, L. S. M. . A UNESCO e a educação de qualidade. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CAVALCANTI, L. S. M. . A formação da/o pedagoga/o e a relação da garantia da educação de qualidade. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ABREU, L.S.M.C ; ROSA, A. C. F. . A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO CONTEXTO DA BNC- FORMAÇÃO: A CENTRALIDADE DA PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ABREU, L.S.M.C ; ROSA, A. C. F. ; VILLARREAL, G. M. A. . POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O CURRÍCULO TECIDO PELO AVESSO. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ABREU, L.S.M.C . A UNESCO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CAVALCANTI, L. S. M. . Plano de Ações educativas em Saúde: Uma Abordagem didática. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CAVALCANTI, L. S. M. ; RAMOS, I. A. . LITERATURA NA ESCOLA: OFICINAS DE LEITURA LITERÁRIA COM OS ACERVOS DO PNBE EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE SANTA INÊS- MA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CAVALCANTI, L. S. M. . Minicurso Literatura Infantil e Juvenil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CAVALCANTI, L. S. M. . A Leitura Literária na Escola. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CAVALCANTI, L. S. M. . I seminário sobre Trabalho de Conclusão de Curso. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CAVALCANTI, L. S. M. . II SEMINÁRIO SOBRE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
CAVALCANTI, L. S. M. . (Pedagogia) Pesquisa e escrita acadêmicas: a produção do conhecimento científico no contexto da inovação. 2024. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ABREU, L.S.M.C ; ALVES, E. C. M. S. . RELATÓRIO DE PROJETO DE PESQUISA. 2024. (Relatório de pesquisa).
CAVALCANTI, L. S. M. . A metodologia Estado do Conhecimento: fundamentos e contribuições para a pesquisa acadêmica. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FERREIRA, G. V. M. ; ABREU, L.S.M.C . O ACESSO AOS ACERVOS DO PNBE E A FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS NA ESCOLA. 2018. (Relatório de pesquisa).
CAVALCANTI, L. S. M. . I SEMINÁRIO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. 2015. (ORGANIZAÇÃO DE EVENTO ACADÊMICO).
CAVALCANTI, L. S. M. . II SEMINÁRIO SOBRE TRABALHO DE CONCLUSÃO. 2015. (ORGANIZAÇÃO DE EVENTO ACADÊMICO).
CAVALCANTI, L. S. M. . VIII SEMANA ACADÊMICA. 2015. (ORGANIZAÇÃO DE EVENTO ACADÊMICO).
CAVALCANTI, L. S. M. ; GOMES, M. M. ; SILVA, N. B. ; VIEIRA, S. J. L. . ?ESTRATÉGIAS METODOLOGIAS PARA A INSERÇÃO DA LEITURA EM SALA DE AULA?. 2015. (ORIENTAÇÃO DE TRABALHO APRESENTADO EM CONGRESSO NACIONAL).
CAVALCANTI, L. S. M. ; FREITAS, A. R. T. ; MATOS, M. C. F. . ESTRATÉGIAS METODOLOGICAS PARA A INSERÇÃO DA LEITURA EM SALA DE AULA. 2015. (ORIENTAÇÃO DE TRABALHO APRESENTADO EM CONGRESSO NACIONAL).
Projetos de pesquisa
-
2023 - 2024
AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E A BNC- FORMAÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE AS IMPLICAÇÕES À FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA PRÁXIS, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Lucenilda Sueli Mendes Cavalcante Abreu - Integrante / LUCENILDA SUELI MENDES CAVALCANTE ABREU - Coordenador / Ennily Cristine Moura dos Santos Alves - Integrante.
-
2019 - 2024
A Internacionalização da Educação Superior, os Organismos Internacionais e os Impactos nos Programas de Formação de Professores, Descrição: 1.1. Introdução e Justificativa O final do século XX passou a considerar a educação e o conhecimento como forças produtivas na sociedade capitalista. Como tal, a valorização que esses fatores passaram a receber tem sido proporcional à importância que lhes é conferida em uma sociedade que se autodenomina de ?sociedade do conhecimento?. Nessa compreensão, a ciência e a tecnologia, produzidas na sua maioria nas academias, passaram a representar um trunfo para quem as detém, possibilitando não apenas a capacidade de ampliação das receitas, como também o domínio e monopólio dos recursos que possam ser convertidos em produtos que representem lucro. O processo de mundialização do capital é um fenômeno que, apesar de não ser recente, continua tendo uma grande repercussão na vida econômica, política e social das diferentes sociedades. Chesnais chama a atenção para o fato, lembrando que a ?mundialização deve ser pensada como uma fase específica do processo de internacionalização do capital e de sua valorização? (1996, p. 32). O cenário que se tem na atualidade em um ?sistema mundo?, no qual se deve analisar a mudança social na sua totalidade, como salienta Wallerstein (s/d), tem colocado a educação superior em um patamar de referência para o desenvolvimento econômico. Os organismos internacionais vêm desempenhando um papel fundamental nesse processo de mundialização do capital e vêm estimulando o ensino superior para ser a ferramenta privilegiada para a realização do objetivo da produção do conhecimento, da preparação de recursos humanos que possam atender à demanda do mercado, estimulando o processo de internacionalização da educação superior, a partir da globalização e da mundialização da economia. Percebe-se que, nesse contexto de internacionalização, determinados organismos internacionais vêm exercendo um papel decisivo na elaboração de políticas educacionais em alguns países em desenvolvimento. Dentre essas políticas destacam-se àquelas referentes à formação de professores. A formação de professores, no Brasil e em outros países, continua sendo uma preocupação dos governantes. As políticas estabelecidas em relação à temática podem estar em consonância com as recomendações emanadas de organismos internacionais, que veem nesse tipo de formação um caminho seguro para alinhar a educação aos ditames dos interesses do capitalismo transnacional, na medida em que pode formar sujeitos dentro de uma ideologia que reforce esse modelo de modo de produção vigente. A conjuntura atual indica a importância de se analisar de forma crítica o processo de internacionalização da educação superior e a relação dos organismos internacionais com as políticas de formação de professores no Brasil. Para tanto é preciso levar em consideração algumas referências, tais como: o papel da Organização Mundial do Comércio (OMC) que arrola a educação enquanto um serviço; a visão da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), do Banco Mundial (BM) e da UNESCO em relação ao assunto; as políticas estabelecidas pelo governo brasileiro como o Plano Nacional de Educação, as Diretrizes Curriculares para a Formação de Professores e outras ações desenvolvidas por órgãos nacionais. A presente pesquisa buscará, por meio de documentos dos organismos internacionais e nacionais, analisar o conteúdo das propostas que são feitas em relação à pertinência e à importância da internacionalização da educação superior, procurando explicitar como esse processo vem ocorrendo no Brasil e buscando identificar os impactos que podem estar ocorrendo em relação à formação de professores. 1.2. Base Teórico-Conceitual A internacionalização é um processo inerente à mundialização financeira, ou seja, é uma forma de expansão dos mercados para possibilitar maiores lucros, na lógica já indicada por Marx e Engels (1999), de desenvolvimento capitalista. Natureza: Pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Lucenilda Sueli Mendes Cavalcante Abreu - Integrante / Olgaíses Cabral Maués - Coordenador / Ana Cláudia Ferreira Rosa - Integrante / Gabriela Milenka Arraya Villarreal - Integrante / Arlete Maria Monte Camargo - Integrante / Mariza Felippe Assunção - Integrante / Luciene Miranda Medeiros - Integrante / Antonia Vanessa Freitas - Integrante / Lilian Rodrigues - Integrante / Michele Borges de Souza - Integrante / Antonia Costa Andrade - Integrante / Maria da Conceição Rosa Cabral - Integrante / Mary Ellen Costa Moraes - Integrante / Mary Jose Almeida Pereira - Integrante / MARIA CONCEIÇÃO DOS SANTOS COSTA - Integrante / ANDRÉA CRISTINA CUNHA MATOS - Integrante / Carlos Alberto Saldanha da Silva Junior - Integrante / Helio Loiola dos Santos Junior - Integrante / Eduarda de Assunção Pacheco - Integrante / Maria José Santos Rabelo - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2018 - 2019
LEITURA LITERÁRIA: O PNBE na escola- circulação e práticas de leitura, Descrição: PROJETO DE PESQUISA VINCULADO AO PROGRAMA DE BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DA UEMA /PIBIC. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Lucenilda Sueli Mendes Cavalcante Abreu - Coordenador / Glória Valéria Miranda Ferreira - Integrante / Amalia Denize de Castro Sá - Integrante / Cristina Texeira do Nascimento - Integrante / BEATRIZ FERREIRA - Integrante / MARILENE PEREIRA DA SILVA - Integrante.
-
2017 - 2018
LEITURA LITERÁRIA: O PNBE na escola- circulação e práticas de leitura, Descrição: Este projeto de pesquisa, intitulado LEITURA LITERÁRIA: O PNBE na escola- circulação e práticas de leitura visa identificar a circulação dos livros e as práticas de leitura literária no âmbito escolar com uso do acervo do PNBE destinado aos anos iniciais do Ensino Fundamental.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Lucenilda Sueli Mendes Cavalcante Abreu - Coordenador / Glória Valéria Miranda Ferreira - Integrante / Erisnete da Conceição - Integrante / Amalia Denize de Castro Sá - Integrante / Cristina Texeira do Nascimento - Integrante / Maria Elenice Nascimento Marinho - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2019 - Atual
Universidade Federal do ParáVínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora em projeto de pesquisa, Carga horária: 20
Outras informações:
Projeto: A internacionalização da Educação Superior, os Organismos Internacionais e os Impactos nos Programas de Formação de Professores. Coordenado pela Professora Dr. Olgaíses Cabral Maués.
2019 - Atual
Universidade Federal do ParáVínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora no Grupo de Pesquisa GESTRADO, Carga horária: 20
Outras informações:
Coordenado pela Professora Dr. Olgaíses Cabral Maués. O GESTRADO vem desenvolvendo uma pesquisa sobre Trabalho Docente na Educação Básica no Pará, como parte integrante de uma pesquisa nacional intitulada Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil, tendo financiamento da SEB/MEC, envolvendo as Universidade Federal de Minas Gerais (coordenação nacional); Universidade Federal do Espírito Santo; Universidade Federal de Goiás; Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Universidade Federal de Santa Catarina; Universidade Estadual de Maringá; Universidade Federal do Pará. Além desse projeto o GESTRADO/UFPA vem desenvolvendo pesquisa sobre a Precarização do Trabalho Docente na UEPA; Avaliação da Pós-Graduação e o Trabalho Docente; A valorização, o plano de carreira e o trabalho docente; A saúde do profissional da educação. O GESTRADO continua atuando nos seus objetivos tendo desenvolvido. A partir de 2014 o GESTRADO vem realizando pesquisas, de forma mais sistemática, tendo como objeto a Internacionalização da Educação Superior.
2013 - Atual
Universidade Estadual do MaranhãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Assistente Nível I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2015 - 2016
Universidade Estadual do MaranhãoVínculo: Direção de curso, Enquadramento Funcional: Diretora dos Cursos de Letras e Pedagogia, Carga horária: 20
2011 - 2013
Universidade Estadual do MaranhãoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA SUBSTITUTA, Carga horária: 40
2011 - 2013
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial-MAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ASSESSORA TÉCNICA PEDAGÓGICA, Carga horária: 40
1998 - 2018
Rede Municipal de Ensino de Santa InêsVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora dos Anos Iniciais do Fundamental, Carga horária: 20
2001 - 2006
Escola Criança AlegriaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Lucenilda Sueli Mendes Cavalcante Abreu e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?