Flávia do Canto Pereira
Pós Doutora em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul -PUCRS (2020) é mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente é professora do curso de graduação da Escola de Direito da PUCRS, professora na pós graduação em Direito Empresarial e Processo Civil da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), professora convidada da pós graduação em Direito do Consumidor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi Diretora do Procon Municipal de Porto Alegre (PROCONPOA - 2012 a 2015) e Diretora do Procon Estadual do Rio Grande do Sul (PROCONRS- 2016 e 2017). Visiting Scholar na Syracuse University (USA/NY). Advogada.
Informações coletadas do Lattes em 19/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Direito
2016 - 2020
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: A dosimetria das multas por infração às normas de defesa do consumidor: uma proposta em busca de efetividade
, Ano de obtenção: 2020. Adalberto de Souza Pasqualotto.
Mestrado em Direito
2006 - 2008
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: Impugnação do Executado
, Ano de Obtenção: 2008.Araken de Assis.Palavras-chave: Cumprimento da Sentença; Defesa do Executado; Execução.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Especialização em Especialização em Direito Processual Civil
2004 - 2006
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: Exceção de pré-executividade
Orientador: Letícia Loureiro
Pós-doutorado
2020
Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Formação complementar
2013 - 2013
Capacitação Docente. (Carga horária: 6h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Processual Civil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Privado/Especialidade: Direito do Consumidor.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Privado/Especialidade: Direito Civil.
Organização de eventos
MARQUES, C. L. ; PEREIRA, F. C. ; RANGEL, A. F. A. ; MARTINS, M. T. . Evento Preparatório Da I Jornada De Pesquisa Cdea: Superendividamento E Proteção Do Consumidor. 2021. (Exposição).
MARQUES, C. L. ; PEREIRA, F. C. ; RANGEL, A. F. A. ; MARTINS, M. T. . I Jornada de Pesquisa CDEA: Superendividamento e Proteção do Consumidor. 2021. .
MARQUES, C. L. ; PEREIRA, F. C. ; MARTINS, M. T. . Viii Conferência Cdea: Proteção Administrativa Do Consumidor. 2021. (Congresso).
MARQUES, C. L. ; PEREIRA, F. C. . O sistema nacional de defesa do consumidor. 2021. (Exposição).
MARQUES, C. L. ; PEREIRA, F. C. . O Novo Direito Do Consumidor. 2021. (Exposição).
MARQUES, C. L. ; PEREIRA, F. C. . Ii Conferência Cdea: El Contrato Lucrativo. 2021. (Exposição).
PEREIRA, F. C. . Seminário sobre Publicìdade dirigida às crianças e educação para o consumo. 2013. (Congresso).
Participação em eventos
Seminário PROCONS Brasil.Proteção Administrativa do Consumidor. 2021. (Seminário).
ESA e a advocacia.Compliance na defesa do consumidor. 2018. (Seminário).
XIV Congresso Brasilcon. Compliance em direito do consumidor: tendências. 2018. (Congresso).
3ª Feira de Empregabilidade e Empreendedorismo. Procon e o Balcão do Consumidor. 2016. (Feira).
Fronteiras Jurídicas: Limitação de Acesso à Internet e o Direito do Consumidor.Fronteiras Jurídicas: Limitação de Acesso à Internet e o Direito do Consumidor. 2016. (Outra).
III Seminário de Segurança Aliemntar - Competências e Responsabilidades.A atuação do Procon RS na Segurança Alimentar. 2016. (Seminário).
IX Seminário Nacional de Defesa do Consumidor e V Seminário Internacional de Defesa do Consumidor.Direito do Consumidor e Tutela Administrativa. 2016. (Seminário).
IV Conferência Estadual e I Conferência Municipal de Direito do Consumidor. Princípios, órgãos e sistema de defesa do consumidor: a imperiosidade de uma articulação operacional. 2015. (Congresso).
Telefonia Móvel no RS: Progessos e desafios.Telefonia Móvel no RS: Progessos e desafios. 2015. (Outra).
V Simpósio Jurídico.25 anos do Código de Defesa do Consumidor e a tutela administrativa do consumidor. 2015. (Simpósio).
Jornada Brasilcon de Estudos de Direito do Consumidor: Publicidade e proteção da infância.Publicidade e proteção da infância. 2014. (Outra).
XII Congresso Brasileiro de Direito do Consumidor. Avaliação. 2014. (Congresso).
Seminário sobre Publicìdade dirigida às crianças e educação para o consumo.Abertura. 2013. (Seminário).
Participação em bancas
Schmidt Neto, A.;PEREIRA, F. C.; Schmitt, C. H.. Responsabilidade civil dos bancos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Schmidt Neto, A.;PEREIRA, F. C.; Schmitt, C. H.. A responsabilidade civil do comerciante pelo fato do produto. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Schmidt Neto, A.;PEREIRA, F. C.; Schmitt, C. H.. Conceito legal de consumidor. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Schmidt Neto, A.;PEREIRA, F. C.; Schmitt, C. H.. A posição estratégica da publicidade nas relações de consumo e os aspectos de sua ilicitude. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Schmidt Neto, A.;PEREIRA, F. C.; Schmitt, C. H.. A consolidação da propriedade fiduciária mediante serviço de registro de imóveis. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Schmidt Neto, A.;PEREIRA, F. C.; Schmitt, C. H.. A Responsabilidade civil das indústrias tabagistas em relação ao Código de Defesa do Consumidor. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Schmidt Neto, A.;PEREIRA, F. C.; Schmitt, C. H.. Hipervulnerabilidade do consumidor idoso. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Schmitt, C. H.;PEREIRA, F. C.; Schmidt Neto, A.. Revisão e resolução judicial dos contratos com base nas teorias adotadas pelo código civil de 2002 e pelo código de defesa do consumidor. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Schmitt, C. H.;PEREIRA, F. C.; Schmidt Neto, A.. Análise da vulnerabilidade e caracterização do consumidor segundo a teoria finalista aprofundada. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Schmitt, C. H.;PEREIRA, F. C.; Schmidt Neto, A.. da R. Noschang.Cláusulas abusivas nos planos de saúde e as limitações de cobertura. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Schmitt, C. H.;PEREIRA, F. C.; Schmidt Neto, A.. A inversão do ônus da prova como direito básico do consumidor. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Schmitt, C. H.;PEREIRA, F. C.; Schmidt Neto, A.. Os limites da responsabilidade civil aplicável aos fornecedores de produtos e serviço no âmbito do CDC. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Pasqualotto, A. S.;PEREIRA, F. C.; Melgaré, P. S.. A inversão do ônus da prova no direito do consumidor. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Fabris, F. S.; Schmidt Neto, A.;PEREIRA, F. C.. Responsabilidade civil dos órgãos de proteção ao crédito. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Schmidt Neto, A.; Schmitt, C. H.;PEREIRA, F. C.. Os contratos de adesão no direito do consumidor. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Schmidt Neto, A.; Schmitt, C. H.;PEREIRA, F. C.. Wodtke.O suprperendividamento do consumidor: as possíveis previsões legais para seu tratamento. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Schmidt Neto, A.; Schmitt, C. H.;PEREIRA, F. C.. Publicidade enganosa e abusiva à luz do Código de Defesa do Consumidor. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Schmidt Neto, A.; Schmitt, C. H.;PEREIRA, F. C.. Abreu.O direito a informação como decorrência da boa-fé objetiva nas relações de consumo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Schmidt Neto, A.; Schmitt, C. H.;PEREIRA, F. C.. A aplicação do princípio da vulnerabilidade para a caracterização da pessoa jurídica como consumidora. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
ANDRADE, F. S.;PEREIRA, F. C.. A desconsideração da personalidade jurídica no direito privado. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Garcia, R. L.;PEREIRA, F. C.; Lucas, ´L. M.. A incidência do Código de Defesa do Consumidor nas relações interempresariais a partir da análise crítica da posição do STJ. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Dresch, R. F. V; Estevez, A. F;PEREIRA, F. C.. O risco do desenvolvimento como excludentes da responsabilidade do fornecedor. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Dresch, R. F. V; Estevez, A. F;PEREIRA, F. C.. A função social da propriedade intelectual e a quebra de patentes. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Dresch, R. F. V; Estevez, A. F;PEREIRA, F. C.. O futuro da indústria musical na era da internet à luz do direito. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Dresch, R. F. V; Estevez, A. F;PEREIRA, F. C.. A responsabilidade civil do construtor r do empreiteiro. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Dresch, R. F. V; Estevez, A. F;PEREIRA, F. C.. A penhora do único bem de família do fiador nos contratos de locação e a dignidade da pessoa humana. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Dresch, R. F. V; Estevez, A. F;PEREIRA, F. C.. Contrato de seguro: as excludentes de cobertura securitária. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
PEREIRA, F. C.; Bortoluzzi, R.G; JARDIM, A. T.. O reexame necessário previsto no artigo 475 do CPC versus o princípio da igualdade. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Sociedade Educacional do Rio Grande do Sul.
PEREIRA, F. C.; JARDIM, A. T.; Bortoluzzi, R.G. Denunciação à lide no âmbito condominial. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Sociedade Educacional do Rio Grande do Sul.
PEREIRA, F. C.; JARDIM, A. T.; Bortoluzzi, R.G. Penhora on-line. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Sociedade Educacional do Rio Grande do Sul.
PEREIRA, F. C.; Bortoluzzi, R.G. A antecipação de tutela à luz do processo civil brasileiro. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Sociedade Educacional do Rio Grande do Sul.
PEREIRA, F. C.; SITTONI, M.. Da reforma no processo de execução civil e sua aplicação no direito do trabalho. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Sociedade Educacional do Rio Grande do Sul.
PEREIRA, F. C.; Bortoluzzi, R.G; JARDIM, A. T.. A responsabilidade civil nas relações de consumo via internet. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Sociedade Educacional do Rio Grande do Sul.
PEREIRA, F. C.. Uma aplicação da lei seca nas vias marítimas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Sociedade Educacional do Rio Grande do Sul.
PEREIRA, F. C.; Bortoluzzi, R.G; MACHADO, Y.M. Direitos reais em garantia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Sociedade Educacional do Rio Grande do Sul.
PEREIRA, F. C.. Concurso para Juiz no Tribunal de Justiça. 2015. Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul.
Orientou
COMÉRCIO ELETRÔNICO E A PROTEÇÃO DE DADOS DO CONSUMIDOR; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito do Consumidor e Direitos Fundamentais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Flávia do Canto Pereira;
A hipervulnerabilidade do consumidor idoso no direito brasileiro; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito do Consumidor e Direitos Fundamentais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Flávia do Canto Pereira;
Dos vícios do produto e do serviço no direito do consumidor; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Flávia do Canto Pereira;
A responsabilidade civil do fornecedor na relação de consumo; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Flávia do Canto Pereira;
A preservação das astreintes na fase de execução; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Flávia do Canto Pereira;
Oliveira; Relação de consumo na compra e venda de passagens; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Flávia do Canto Pereira;
Das sanções administrativas dos órgãos vinculados ao sistema nacional de defesa do consumidor; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Flávia do Canto Pereira;
O estatuto do torcedor e a relação com direito do consumidor; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Flávia do Canto Pereira;
Da oferta e publicidade no mercado de consumo voltadas ao público infantojuvenil; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Flávia do Canto Pereira;
Aplicação do Código de Defesa do Consumidor aos contratos bancários; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Flávia do Canto Pereira;
Responsabilidade civil pelo fato do produto e serviços nos acidentes de consumo; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Flávia do Canto Pereira;
Vulnerabilidade do consumidor na esfera bancária; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Flávia do Canto Pereira;
Publicidade enganosa; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Flávia do Canto Pereira;
O direito de arrependimento nas compras coletivas; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Flávia do Canto Pereira;
A responsabilidade civil nos estádios de futebol no Brasil; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Flávia do Canto Pereira;
Publicidade enganosa e o dever de informar; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Flávia do Canto Pereira;
A teoria da qualidade no codigo de defesa do consumidor; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Flávia do Canto Pereira;
A execução de alimentos após a lei 11; 232/2005; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Flávia do Canto Pereira;
O comercio eletronico sob a otica da tutela do consumidor; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Flávia do Canto Pereira;
Prescrição Intercorrente na execução fiscal; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Flávia do Canto Pereira;
Da penhora online no processo de execução; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Flávia do Canto Pereira;
Do nao cumprimento do diposto na lei do call center e seus efeitos para o consumidor; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Flávia do Canto Pereira;
O superendividamento do consumidor e o projeto de lei 283/2012; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Flávia do Canto Pereira;
A ilicitude da venda casada frente aos contratos bancarios; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Flávia do Canto Pereira;
Da publicidade: publicidade enganosa ou abusiva; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Flávia do Canto Pereira;
A Figura da lesao dos contratos de natureza bancária a luz do codigo de defesa do consumidor; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Flávia do Canto Pereira;
Da Responsabilidade pelo Fato do Produto e do serviço; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Flávia do Canto Pereira;
Belmonte da Silveira; Da Responsabilidade dos Profissionais Liberais na Relação de Consumo; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Flávia do Canto Pereira;
O Superendividamento de acordo com projeto de lei de reforma do código de defesa do consumidor; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Flávia do Canto Pereira;
A Responsabilidade Civil do Corretor de Seguros; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Flávia do Canto Pereira;
Da Competencia e atribuições de procon municipal de Porto Alegre; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Flávia do Canto Pereira;
Comércio On line (e commerce) e direito de arrependimento; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Flávia do Canto Pereira;
As mudanças nos atos processuais civis em face da implementação do procedimento eletrônico em conformidade com a Lei 11419/2006; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Sociedade Educacional do Rio Grande do Sul; Orientador: Flávia do Canto Pereira;
Exceção de pré-executividade; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Sociedade Educacional do Rio Grande do Sul; Orientador: Flávia do Canto Pereira;
Alterações introduzidas pela lei 11; 232/2005; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Sociedade Educacional do Rio Grande do Sul; Orientador: Flávia do Canto Pereira;
A tutela específica das obrigações de fazer e não fazer e entrega de coisa de acordo com o artigo 461-A do CPC; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Sociedade Educacional do Rio Grande do Sul; Orientador: Flávia do Canto Pereira;
A relação de amparo ao estatuto de defesa do torcedor pelo Código de Defesa do Consumidor; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Sociedade Educacional do Rio Grande do Sul; Orientador: Flávia do Canto Pereira;
Teoria da qualidade no direito brasileiro; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Sociedade Educacional do Rio Grande do Sul; Orientador: Flávia do Canto Pereira;
Da obrigação alimentar avoenga; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Sociedade Educacional do Rio Grande do Sul; Orientador: Flávia do Canto Pereira;
A coisa julgada e o princípio do non bis in idem no processo cautelar; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Sociedade Educacional do Rio Grande do Sul; Orientador: Flávia do Canto Pereira;
A sistemática de admissibilidade do recurso especial e recurso extraordinário frente a garantia constitucional do acesso a justiça; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais) - Sociedade Educacional do Rio Grande do Sul; Orientador: Flávia do Canto Pereira;
Produções bibliográficas
-
PEREIRA, F. C. ; CAYE, A. . Formas alternativas de resolução de conflito como compliance consumerista. CONSULTOR JURÍDICO (SÃO PAULO. ONLINE) , v. 1, p. 1, 2021.
-
PEREIRA, F. C. ; SQUEFF, T. C. . As limitações do uso da arbitragem nas relações de consumo. CONSULTOR JURÍDICO (SÃO PAULO. ONLINE) , v. 1, p. 1, 2020.
-
PEREIRA, F. C. ; Schmidt Neto, A. . Aumento do endividamento do consumidor torna urgente aprovação do PL 3.515/2015. CONSULTOR JURÍDICO (SÃO PAULO. ONLINE) , v. 1, p. 1, 2020.
-
PEREIRA, F. C. . Proteção Administrativa do Consumidor. 1. ed. Porto Alegre: Revista dos Tribunais, 2021. 241p .
-
PEREIRA, F. C. . A Intervenção do Estado como garantia da efetividade da Defesa do Consumidor. In: Cláudia Lima Marques; Luis Alberto Reichelt. (Org.). Diálogos entre o direito do consumidor e o novo CPC. 1ed.São Paulo: Revista dos Tribunais, 2017, v. 1, p. 161-172.
-
PEREIRA, F. C. . Da Efetividade dos Órgãos de Defesa do Consumidor. In: Plínio Melgaré. (Org.). o direito das obrigações na contemporaneidade. 1ed.Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2014, v. , p. 9-413.
-
PEREIRA, F. C. . Da efetividade dos órgãos de defesa do consumidor. In: Plínio Melgaré. (Org.). O direito das obrigações na contemporaneidade. 1ed.Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2014, v. , p. 275-280.
-
PEREIRA, F. C. . O direito à saúde e a reserva do possível. In: Araken de Assis. (Org.). Aspectos polêmicos e atuais dos limites da jurisdição e do direito à saúde. 1ed.Porto Alegre: Nota Dez, 2007, v. 1, p. 1-230.
-
PEREIRA, F. C. . O registro civil e o apelido de casada. In: Rolf Madaleno. (Org.). Ações de Direito de Família. 1ed.Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2006, v. 1, p. 7-295.
-
PEREIRA, F. C. . Educação para o Consumo. Zero Hora, Porto Alegre, p. 13 - 13, 08 set. 2012.
-
PEREIRA, F. C. . Os novos modelos de contratos de consumo: Uber e Fintechs e a proteção de dados do consumidor sob a égide do princípio da confiança. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PEREIRA, F. C. . Lothar Michael - Freedom of expression and anonymity on the internet. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PEREIRA, F. C. . Licenciamento ambiental. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PEREIRA, F. C. . A Estabilização da Tutela Antecipada Antecedente. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PEREIRA, F. C. . Relacionamento com o Consumidor e Lei de Precificação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, F. C. . Princípio, órgãos e sistemas de defesa do consumidor. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, F. C. . O consumo em tempos de virtualização. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, F. C. . Redes Sociais: impactos e responsabiliddes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, F. C. . Ações do RS : restrospectiva e aplicação da legislação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, F. C. . 25 anos do Código de Defesa do Consumidor e a tutela administrativa do consumidor. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, F. C. . Direito do consumidor. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PEREIRA, F. C. . Consumidor. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, F. C. . Relacionamento com o consumidor. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, F. C. . Abertura. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, F. C. . A legislação, o princípio da precaução e o nosso direito à informação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, F. C. . Fiscalização. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, F. C. . Da competência e atuação do PROCON de Porto Alegre. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PEREIRA, F. C. ; SQUEFF, T. C. . As limitações do uso da arbitragem nas relações de consumo 2020 (Artigo).
-
PEREIRA, F. C. . Bom para o consumidor, bom para a empresa 2017 (Artigo).
-
PEREIRA, F. C. . Dialogos do direito do consumidor e o novo CPC. Revista dos Tribunais, 2017 (Resenha).
-
PEREIRA, F. C. . Exceção de Pré-Executividade 2006 (Artigo).
-
PEREIRA, F. C. . Litisconsórcio 2006 (Artigo).
-
PEREIRA, F. C. . Questões Controversas no Juizado Especial Criminal 2005 (Artigo).
-
PEREIRA, F. C. . Direito do Consumidor. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
PEREIRA, F. C. . Curso de Extensão Intensivo de Revisão para o Exama da OAB -8ª Edição à Distância. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
PEREIRA, F. C. . Curso de Extensão Intensivo de Revisão para o Exama da OAB -9ª Edição à Distância. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
PEREIRA, F. C. . Curso de Extensão Intensivo de Revisão para o Exama da OAB -5ª Edição à Distância. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
PEREIRA, F. C. . Curso de Extensão Intensivo de Revisão para o Exama da OAB -4ª Edição à Distância. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
PEREIRA, F. C. . Curso de Extensão Intensivo de Revisão para o Exama da OAB -3ª Edição à Distância. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
PEREIRA, F. C. . Curso de Extensão Intensivo de Revisão para o Exama da OAB -2ª Edição à Distância. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2019 - Atual
EFETIVIDADE DO DIREITO DO CONSUMIDOR, Descrição: Relativamente pouca atenção tem sido dada aos desafios que esses desenvolvimentos representam para os consumidores. A sociologia alerta que o modo como os consumidores se relacionam com bens e serviços mudou e que a sociedade global de consumo criou uma nova divisão de inclusão/exclusão. A economia também alerta que mais opções e mais complexidade no consumo tornaram cada vez mais difícil para os consumidores comparar e avaliar o valor e a qualidade dos produtos e serviços nos mercados nacional e global. A lei deve se concentrar na proteção da parte mais fraca. A lei também deve concluir que noções legais tradicionais, instrumentos e sanções do século XX não são mais eficazes. A informação e a educação do consumidor, considerando as diferentes situações, por exemplo, do Brasil e da Alemanha, também podem não ser os únicos instrumentos para lidar com esses sérios desafios. O direito do consumidor deve desenvolver concepções, instrumentos e sanções inovadoras e entrar no "Zeitgeist" do século XXI. Nossa pergunta agora é o que é "Direito do Consumidor Efetivo"? Esta efetividade é assegurada pelo desenho (desenho legal ou regulatório do regime nacional de direito do consumidor) ou somente pela execução que assegure eficácia (mecanismos de execução e poderes: pelas Autoridades Administrativas, pelos Tribunais, serviços para Resolução de Conflitos, Resolução Alternativa de Conflitos ou Resolução de disputa on-line etc.)? O projeto visa investigar a eficácia do direito do consumidor. Seu escopo abrange a perspectiva de disposições substantivas de direito privado que são designadas para proteger os consumidores, bem como o ângulo de direito processual de resolução de disputas nos assuntos do consumidor e a aplicação dos direitos do consumidor. Deve-se examinar em que condições legais e de fato os conceitos e instrumentos de proteção do consumidor funcionam efetivamente ou não funcionam adequadamente como se pretende e por que não. A hipótese da presente pesquisa, sobretudo, é de que o direito do consumidor, diante dos novos desafios do mercado de consumo de massa - em que cada vez mais conectados os consumidores celebram contratos a uma velocidade surpreendente -, carece de efetividade, sem que se garanta a devida proteção da parte vulnerável.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Flávia do Canto Pereira - Coordenador / Claudia Lima Marques - Integrante / Vitor Hugo do Amaral Ferreira - Integrante / Camila Rosa da Mata - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Flavia do Canto Advogadas Associadas. , Avenida Lageado, Petrópolis, 90460110 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (51) 32767585
Experiência profissional
2014 - Atual
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Pós-Graduação em Direito Empresarial
2012 - Atual
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Titular, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplinas de Direito do Consumidor
2015 - Atual
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5
2014 - 2014
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5
2015 - 2017
Governo do Estado do Rio Grande do SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora Executiva Procon RS, Regime: Dedicação exclusiva.
2012 - 2015
Prefeitura Municipal de Porto AlegreVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretora Executiva Procon Poa, Regime: Dedicação exclusiva.
2009 - Atual
Sociedade Educacional do Rio Grande do SulVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Titular, Carga horária: 8
Outras informações:
Professora nos cursos de graduação em Administração Análise de Sistemas e Administração com ênfase em Comércio EXterior.
2007 - Atual
Sociedade Educacional do Rio Grande do SulVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Titular, Carga horária: 8
Atividades
-
07/2008
Ensino, Ciências Jurídicas e Sociais, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Processo Civil III - Execução
-
02/2008
Ensino, Ciências Jurídicas e Sociais, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Prática Jurídica, Direito do Consumidor
-
07/2007
Ensino, Ciências Jurídicas e Sociais, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Direito Processual Civil - preparatório para OAB, Direito do Consumidor-preparatório para OAB
-
06/2007
Ensino, Ciências Jurídicas e Sociais, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Processo Civil - Procedimentos Especiais e Cautelares
2008 - 2009
Tribunal de JustiçaVínculo: Estágio não remunerado, Enquadramento Funcional: Assessor Jurídico, Carga horária: 8
Outras informações:
Contribuiu na elaboração de votos junto a Câmara de Direito Público - Des. Araken de Assis
2006 - 2007
Centro de Estudos do DireitoVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora curso preparatório OAB
2006 - 2008
Retorno Jurídico - Curso Preparatório para Exame de OrdemVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora
2007 - 2008
Silveira, Clemente e Rojas Advogados AssociadosVínculo: Advogada, Enquadramento Funcional: Coordenadora
Outras informações:
Coordenadora de equipe de 12 advogados.
2006 - 2007
Trench, Rossi e Watanabe AdvogadosVínculo: Advogada, Enquadramento Funcional: Advogada
Outras informações:
Contencioso cível
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Flávia do Canto Pereira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?