Arno Bayer

Possui graduação em Matemática pela Faculdade Porto Alegrense (1974) e doutorado em Educação pela Universidad Pontificia de Salamanca (1997). Atualmente é professor titular da Universidade Luterana do Brasil e professor orientador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) no Mestrado e Doutorado. Avaliador de Curso de Graduação e Avaliador Institucional do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Estatística, Ensino Médio, Estatística e Educação Matemática.

Informações coletadas do Lattes em 26/05/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

1993 - 1997

Universidad Pontificia de Salamanca
Título: Causas do Baixo Rendimento em Matemática do Aluno que Ingressa na Universidade no Rio Grande do Sul
Orientador: Pedro Fernández Falagán
Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática. Setores de atividade: Educação.

Especialização em Metodologia do Ensino Superior

1979 - 1979

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduação em Matemática

1971 - 1974

Faculdade Porto Alegrense

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Organização de eventos

BAYER, ARNO . VII Congresso Internacional de Ensino de Matemática. 2017. (Congresso).

BAYER, Arno . VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática. 2013. (Congresso).

GROENWALD, Claudia Lisete Oliveira ; BAYER, Arno . Seminário Estadual de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática. 2011. (Outro).

Participação em eventos

CIAEM - Conferencia Interamericana de Educación Matemática. 2015. (Congresso).

XII Encontro de Educação Matemática - EGEM.Formação de Professores e Ensino de Probabilidade e Estatística. 2015. (Encontro).

XII Encontro Gaúcho de Educação Matemática.DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA. 2015. (Encontro).

48. Jahrestagung de Gesellschaft für Didaktik de Mathematik. Umweltbildung und Nachhaltigkeit in Mathematik-Lehrbüchern. 2014. (Congresso).

1 Encontro de Ciências em Educação para Sustentabilidade.Educação ambiental crítica e o ensino de Matemática. 2013. (Encontro).

VI CIEM - Congresso Internacional de Ensino da Matemática. As Escolas Evangélicas Luteranas no início do século XX no RS e o Ensino da Matemática. 2013. (Congresso).

XI ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática.o contexto escolar teuto brasileiro no Rio Grande do Sul e o ensino da Matemática. 2013. (Encontro).

XI EGEM - Encontro Gaúcho de Educação Matemática.A Influência Alemã no Ensino da Matemática nas escolas no início da colonização no RS. 2012. (Encontro).

XVI EBRAPEM.O Egresso do curso de licenciatura em Matemática do CESC/UEMA e e o processo de Formação Inicial. 2012. (Encontro).

X Encontro Nacional de Educação Matemática.Quadro Virtual: Um Recurso Tecnológico Importante nas Aulas de Matemática. 2010. (Encontro).

X FÓRUM DE PESQUISA, XVI SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E MOSTRA DE INOVAÇÃO.DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE UMA ESCALA DE ATITUDES EM RELAÇÃO À ESTATÍSTICA. 2010. (Outra).

9Simpósio de Educación Matemática.Director-Conferencista del Grupo Trabajo-Discusión. 2007. (Seminário).

9 Simpósio de Educación Matemática.Las interaciones en las aulas de cálculo II de ULBRA- Canoas/RS. 2007. (Simpósio).

9 Simpósio de Educación Matemática.Investigación en Educación Estadística para Enseanza Fundamental en Brasil. 2007. (Simpósio).

9 Simpósio de Educación Matemática - Universidad Nacional de Luján.Membro del Comité de Programa. 2007. (Simpósio).

Programa de Capacitação do Banco de Avaliadores do Sinaes - Avaliador de Cursos.Avaliador de Cursos. 2007. (Outra).

Programa de Capacitação do Banco de Avaliadores do Sinaes - Avaliador Institucional.Avaliador Institucional. 2007. (Outra).

V ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Coordenador do Grupo de Trabalho intitulado Pesquisa em Educação Matemática. 2005. (Encontro).

Programa de Capacitação Docente.Raio X do Ensino Superior/Sistema nacional de Avalição da Educação (SINAES). 2004. (Outra).

Programa de Capacitação Docente.A Pedagogia da autoridade a serviço da liberdade. 2004. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Greyce dos Santos Rodrigues

GODOY, Elenilton Vieira;BAYER, ArnoKaiber, Carmen Teresa. Concepções dos professores de Matemática dos anos finais do ensino fundamental do município de Canoas sobre a Base Nacional Comum Curricular. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Danielle dos Santos Rodrigues Cunha

BISOGNIN, E.; GELLER, M.;BAYER, ARNO. Contribuições de uma unidade de ensino e aprendizagem para o ensino de Geometria Espacial. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Priscila Augusta de Quadros Scott Hood

BAYER, ARNO; GELLER, M.; BISOGNIN, E.. Cálculo de diferencial e integral: Uma proposta de monitoria online no facebook. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Sheila Motta Steffen

BAYER, ARNOKaiber, Carmen Teresa; GESSINGER, R. M.. PROBLEMAS MULTIPLICATIVOS NO 4 ANODO ENSINO FUNDAMENTAL: ENSINO E ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Minéia Bortole de Machado

Nunes, Luciana Neves; DOERING, L. R.;BAYER, Arno. Modelagem Matemática como Ambiente de Aprendizagem de Estatística na Educação Básica. 2017. Dissertação (Mestrado em Pograma de Pós-graduação em Ensino de Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luciano Teles Bueno

BAYER, Arno; KAIBER, C. T.; LARA, I. C. M.. UM EXPERIMENTO COM FRAÇÕES NO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE XINGUARA ESTADO DO PARÁ. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Cristiane Stedile Dall'Alba

BAYER, Arno; GELLER, M.; KESSLER, M. C.. Possibilidade de utilização do software geogebra no desenvolvimento do pensamento geométrico de um grupo de alunos de sexto ano do Ensino Fundamental. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Diego da Silva Serra

BAYER, Arno; SANTANA, A. A.; VIALI, Lori. A Contribuição do Ensino de Probabilidade e Estatística para a Prova de Matemática do ENEM. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em ensino de matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Cristiane Stedile Dall!Alba

BAYER, Arno; KESSLER, M. C.; GELLER, Marlise. Possibilidades de utilização do sofware geogebra no desenvolvimento do pensamento geomátrico de um grupo de alunos de sexto ano do Ensino Fundamental. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Luciano Teles Bueno

BAYER, Arno; KAIBER, C. T.;JUSTO, J. C. R.. UM EXPERIMENTO COM FRAÇÕES NO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE XINGUARA ESTADO DO PARÁ. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Joelma Fátima Torrel Mattei

BAYER, Arno; GESSINGER, R. M.;Kaiber, Carmen Teresa. Formação Continuada de Professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental: reflexões sobre o ensino e a aprendizagem de Geometria. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Giovanni Gomes Lessa

Lessa G. G.; Prochnow, T. R.;BAYER, Arno; Ferreira, M.; DALFARRA, Rossano André. Historiografia do ensino dea Química no Brasil e o perfil acadêmico dos professores que lecionam na cidade de Valença-BA. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Lucas Gabriel Seibert

BAYER, ArnoGoenwald, Claudia L. O.; CURY, Helena Noronha;JUSTO, J. C. R.. Uma proposta para o desenvolvimento da competência de "observar com sentido" na formação inicial de professores de matemática. 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Magnus Cesar Ody

BAYER, Arno; VIALI, Lori; MORAES, J. F. D.. Literacia Estatística e Probabilística no Ensino Médio. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: José Augusto Ximenes

BAYER, ArnoGoenwald, Claudia L. O.Carmen Kaiber; GRASI, M. H.. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES MATEMÁTICAS NO ENSINO MÉDIO E O NOVO ENEM: ESTUDANDO AS ESCOLAS DE RORAIMA. 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Vânia Gomes da Silva Ribeiro

BAYER, ArnoJUSTO, J. C. R.; ROCHA FILHO, J. B.. Leitura, interpretação e a resolução de problemas em matemática no contexto do Exame Nacional do Ensino Médio. 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Márcia Loureiro da Cunha

BAYER, Arno; VIALI, Lori; Moares, João Feliz Duarte de. Contribuições de uma unidade de aprendizagem sobre estatística com o recurso da planilha. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Neura Maria De Rossi Giusti

BAYER, ArnoJUSTO, J. C. R.Kaiber, Carmen Teresa. Formaçãop Continuada de professores dos anos iniciais: uma experiência sobre o conteúdo de tratamento da informação. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Rossano Evaldt Steinmetz Ribeiro

SANTANA, A. A.; TREVISAN, V.; MORAES, J. F. D.;BAYER, Arno. Uma Proposta de Ensino de Probabilidade no Ensino Médio. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em ensino de matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Clarissa de Assis Olgin

BAYER, Arno; Silva, Marcio Antonio da;Kaiber, Carmen Teresa. Currículo no Ensino Médio: uma experiência com o tema criptografia. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: RAIMUNDO NONATO DA COSTA SABOIA VILARINS

MADRID;JUSTO, J. C. R.BAYER, Arno. A formação inicial do Licenciando em Matemática: Concepções teórico-práticas de professores atuantes no Ensino Mádio. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: José Itamar Soares

BAYER, ArnoCarmen KaiberGoenwald, Claudia L. O.. As Concepções dos Professores de Física do CEFET-PI Sobre Atividades Experimentais no Ensino de Física. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Ilma de Araújo Xaud

BAYER, Arno. Concepções em Ciências da Natureza existentes na Comunidade Educativa do Curso de Biologia da Universidade Estadual de Roraima. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Luísa Silva Andrade

BAYER, Arno; CURY, Helena Noronha; LINARDI. Registros de Representação Semiótica de Professores em Matemática. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: LUCIANA ARENHART MENEGAT

VIALI, Lori;BAYER, Arno; Vera Wannmacher Pereira. Relação entre compreensão leitora e aprendizagem matemática: uma investigação com licenciados de matemática. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Joél Nardi Chiele

KESSLER, M. C.;GROENWALD, Claudia Lisete OliveiraBAYER, Arno. A Geometyria no Ensino Médio: Um estudo sobre o desenvolvimento dos conceitos de comprimento, área e volume. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Marina Menna Barreto

SANTANA, Marilaine de Fraga;BAYER, Arno; GRAVINA. Matemática e educação sexual: modelagem do fenômeno da eliminação/absorção de anticoncepcionais orais diários. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em ensino de matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marijane Paese de Toni

BAYER, Arno; VIALI, Lori; PINENT, Carlos Eduardo da Cunha. A compreensão da Estatística a partir da Utilização de planilhas Eletrônicas. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Talita de Lourdes Roso de Souza

BAYER, Arno; GARCIA, Vera Clotilde Vanzetto; MARTINS, Tales Leandro Costa. Estatística e o Ensino Médio: um estudo no município de Cachoeira do Sul. 2006. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Talita de Lourdes Roso de Souza

BAYER, Arno; GARCIA, Vera Clotilde Vanzetto; MARTINS, Tales Leandro Costa. Estatística e o Ensino Médio: um estudo no município de Cachoeira do Sul. 2006. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Jacira Helena Bridi

BAYER, Arno; RAMOS, Lisiane Acosta; MARTINS, Tales Leandro Costa. O uso de atividade laboratorial de Biologia - Teste Allium Cepa - no ensino de Matemática nas séries iniciais: uma estratégia interdisciplinar. 2006. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Paulo Roberto Ribeiro Vargas

SANTANA, Marilaine de Fraga;BAYER, Arno; BARBOSA, J. C.; MARTINS, Tales Leandro Costa. Modelagem Matemática: um ambiente de ensino e aprendizagem significante na oitava série do Ensino Fundamental. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Angelita Maria Paixão

BAYER, Arno; PUTZKE, Jair; DALFARRA, Rossano André. Atividades em Campo como estratégias na aprndizagem significativa em Educação Ambiental. 2005. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Alexa Maria Balbinot

BAYER, Arno; STEFFENON, Rogério Ricardo; SANTOS, Renato Pires dos. Utilização de teste quantitativo na avaliação das Concepções de Estudantes. 2005. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Rosa Maria Tagliari Rico

BAYER, Arno. Uso do Ambiente Teleduc como ferramenta de cooperação entre estagiários do curso de Matemática. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Bruno Arno Hoernig

BAYER, Arno; PUTZKE, Jair; PEREIRA, Antonio Batista. Feira de Ciências: uma estratégia para promover a iniciação à Educação Científica. 2004. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Michele Gomes de Ávila

BAYER, Arno; SANTOS, Renato Pires dos; MENDES, Iran Abreu. A História da Matemática e a resolução de problemas: uma aliança possível. 2004. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Cláudio Kaiser

BAYER, Arno; CHOMENKO, Luíza; SCARTAZZINI, Luiz Sílvio. Formação Técnica e preservação ambiental, uma proposta curricular integradora. 2004. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Sergio Murilo Pereira Gil

BAYER, Arno; TOCHTROP, Erwin; PETTER, Carlos Otávio. Estudo Estatístico da Disposição de Resíduos Sólidos no Rio Grande do Sul e o Reflexo na Sociedade. 2003 - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Roberto Brasil da Silveira

BAYER, Arno; MORA, C. D.; SANTANA, Marilaine de Fraga; ANDRADE NETO, A. Energia Solar no Ensino da Matemática: Uma proposta do Ensino Médio. 2003. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Ana Marli Hoernig

BAYER, Arno; PUTZKE, Jair; OAIGEN, Edson Roberto; SCATAZZINI, Luiz Sílvio. A Abordagem do Ensino de Ciências Através de Atividades Práticas Possibilitando a Efetivação da Educação Ambiental.. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Vera Kern Hoffmann

BAYER, Arno; MORAES, Roque;FARIAS, Maria Eloisa; SANTOS, Flávia Maria Teixeira dos. Uma Proposta Interdisciplinar de Educação, nas primeiras quatro séries do Ensino Fundamental, na Perspectiva do Desenvolvimento Sustentável.. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Rosane Maria Jardin

BAYER, Arno; MOELLWALD, Francisco Egger; ANA, Marilaine Fraga San; SANTOS, Renato Pires dos. Educação Matemática e Educação Ambiental Educanco para o Desenvolvimento Sustentável.. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Mari Aurora Favero Reis

BAYER, Arno; VEIT, Eliane; SANTOS, Renato Pires dos; SANTOS, Flávia Maria Teixeira dos. O Uso de Simulações Computacionais no Ensino de Colisões Mecânicas.. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Beatriz Pedrella dos Santos

BAYER, Arno; CURY, Helena Noronha; SANTANA, Marilaine de Fraga;GROENWALD, Claudia Lisete Oliveira. O Ensino de Geometria Atuando como Modificador do Pensar e do Agir.. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Everaldo Fonseca Rocha

BAYER, Arno; CHOMENKO, Luiza; BORDIGNON, Sergio;FARIAS, Maria Eloisa. Ações em Educação Ambiental nâo-formal no município de Gravatai. O trabalho da APN-VG e sua Repercussão na Comunidade.. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Vitor Hugo Araujo Acunha

BAYER, ArnoGROENWALD, Claudia Lisete Oliveira; MOROSINI, Marília; LAMEIRA, Leocádio José Ribas;FARIAS, Maria Eloisa. Ensino Fundamental: Desenvolvendo Temas Geradores com Ênfase nos princípios do Desenvolvimento Sustentável.. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Valmir Ninow

BAYER, ARNOGROENWALD, C. L. O.; BISOGNIN, E.; SOARES, M. E. S.. O estudo de funções no Ensino Médio: Uma investigação sob a perspectiva do enfoque ontossemiótico do conhecimento e da instrução Matemática. 2019. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: MÁRCIA ELISA BERLIKOWSKI

VIALI, Lori;BAYER, Arno; MORAES, J. F. D.; LAHM, R. A.. As abordagens metodológicas e o perfil dos professores que lecionam estatística no Ensino Superior. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luzia Voltolini

VOLTOLINI, L.; GIONGO, I. M.;GROENWALD, C. L. O.; URIZA, R. A. C.;BAYER, Arno. O currículo de Matemática na perspectiva sociocultural: um estudo nos anos finais do Ensino Fundamental em escolas estaduais indígenas de Roraima. 2018. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Lenice Mirandola da Rocha

BAYER, ArnoKaiber, Carmen Teresa; FALKEMBACH, G. A. M.; FELICETTI, V. L.. O domínio afetivo no comprometimento do aluno com o processo de aprendizagem em Matemática no Ensino Médio: estudo em uma escola federal. 2016. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Clarissa de Assis Olgin

BAYER, Arno; PIRES, C. M. C.; SILVA, M. A.; VECCHIA, R. D.; ROSA, M.. Critérios, possibilidades e desafios para o desenvolvimento de temáticas no currículo de Matemática no Ensino Médio. 2015. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Simone Fátima Zanoello

BAYER, ArnoJUSTO, J. C. R.; KAIBER, C. T.; AGRANIONIH, N. T.; MACHADO, S. D. A.. Currículo em Matemática: indicativos para uma proposta que privilegie o desenvolvimento de competências para os anos finais do ensino fundamental na 15ª CRE. 2015. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Joseide Justin Dallemole

BAYER, Arno; KAIBER, C. T.; GELLER, M.; MORETTI, M. T.; NEHRING, C. M.. A teoria dos registros de representação semiótica em um ambiente virtual de aprendizagem: uma proposta metodológica explorando os conceitos de ponto, reta e circunferência no Ensino Médio. 2015. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Tania Elisa Seibert

BAYER, Arno; HEALY, S. V.;Carmen Kaiber; KESSLER, M. C.. Aprendizagem Matemática de um Jovem com Espinha Bífida e Sindrome de Arnold Chiardi. 2014. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Luísa Silva Andrade

BAYER, ArnoGROENWALD, C. L. O.JUSTO, J. C. R.; SILVA, M. A.. Currículo de Matemática no Ensino Médio: um olhar sob a perspectiva do enfoque ontosemiótico do conhecimento e a instrução matemática. 2014. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Valmir Ninow

BAYER, ARNO; SOARES, M. E. S.; BISOGNIN, E.;Goenwald, Claudia L. O.. O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES NO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA DO ENFOQUE ONTOSSEMIÓTICO DO CONHECIMENTO E DA INSTRUÇÃO MATEMÁTICA. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Giovanni Gomes Lessa

BAYER, ARNO; RAUPP, D. T.; DALFARRA, Rossano André; ROSA, M. P. A.. Investigando o processo de formação de professores de Química no Instituto Federal de Sergipe. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Joseide Justin Dallemole

BAYER, Arno; GELLER, M.; MORETTI, M. T.; NEHRING, C. M.. O ensino e aprendizagem da Geometria Analítica e os Registros de Representação Semiótica: Uma experiência no Ensino Médio. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Joseide Justin Dallemole

BAYER, Arno; MORETTI, M. T.; GELLER, M.; NEHRING, C. M.. O Ensino e Aprendizagem da Geometria Analítica e os Registros de Representação Semiótica: uma Experiência no Ensino Médio. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Simone Fátima Zanoello

BAYER, ArnoJUSTO, J. C. R.; KAIBER, C. T.; ALCANTARA, S. D.; AGRANIONIH, N. T.. Currículo por competências: uma proposta para as séries finais do Ensino Fundamental na área de Matemática. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Clarissa de Assis Olgin

BAYER, Arno; PIRES, C. M. C.; SILVA, M. A.; VECCHIA, R. D.; ROSA, M.. Critérios, possibilidades e desafios para o desenvolvimento de temáticas no currículo de matemática do Ensino Médio. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Lenice Mirandola da Rocha

BAYER, ArnoKaiber, Carmen Teresa; GIRAFFA, L. M. M.; FELICETTI, V.. Comprometimento com o processo de aprendizagem em matemática no ensino médio: estudo em uma escola federal. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Tania Elisa Seibert

BAYER, ArnoGoenwald, Claudia L. O.; KESSLER, M. C.;Kaiber, Carmen Teresa; HEALY, S. V.;JUSTO, J. C. R.. Aprendizagem Matemática de um sujeito com Espinha Bífida e Síndrome de Arnold Chiari. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Tatiane Lemes Martins

BAYER, ARNOGROENWALD, C. L. O.; FIGUEIREDO, F. F.. Uma engenharia didática para o desenvolvimento da temática de sistema de armotização sac e price com a utilização do emulador da calculadora HP12c no Ensino Superior. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Priscila Augusta Scott Hood

BAYER, ARNO; BISOGNIN, E.; GELLER, M.. Cálculo de diferencial e integral: Uma proposta de monitoria on line no facebook. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Cristiane Stedile Dall'Alba

BAYER, Arno; GELLER, M.; KESSLER, M. C.. Possibilidades de utilização do software geogebra no ensino de geometria no sexto ano do Ensino Fundamental. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Andrielly Viana Lemos

BAYER, ArnoKaiber, Carmen TeresaJUSTO, J. C. R.Goenwald, Claudia L. O.. Estudos de recuperação do conteúdo de Frações com o uso de tecnologias da Informação e Comunicação. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Cristian Douglas Poeta

BAYER, ArnoGoenwald, Claudia L. O.; KESSLER, M. C.; GELLER, Marlise. Concepções Metodológicas para o uso de jogos digitais educacionais nas práticas pedagógicas de matemática no ensino fundamental. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Lucas Gabriel Seibert

BAYER, ArnoGoenwald, Claudia L. O.JUSTO, J. C. R.; CURY, Helena Noronha. Uma experiência em B-learning com análise de vídeos: uma proposta para o desenvolvimento da competência de "observar com sentido". 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil.

Aluno: Stefane Layana Gaffuri

BAYER, Arno; BISOGNIN, E.. Ensino Aprendizagem de Probabilidade através da Metodologia de Resolução de Problemas. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Física e de Matemática) - Universidade Franciscana.

BAYER, ArnoKaiber, Carmen Teresa; NEHRING, C. M.. Registros de representação semiótica e geometria analítica: uma experiência com o ambiente virtual SIENA. 2011. Universidade Luterana do Brasil.

BAYER, Arno. A Estatística nas séries finais do Ensino Fundamental: discussões sobre alfabetização estatística dos alunos, em escola de Cruz Alta. 2009. Universidade de Cruz Alta.

Orientou

Alexandre Ausani Huff

; ; ; ; Início: 2018; Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Fernando Luís de Rosso

; ; ; ; Início: 2018; Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Arlei Vaz Rade

; ; ; ; Início: 2018; Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil; (Orientador);

Fernanda Schuck Sapiras

Literacia Digital: concepções e reflexões na formação de professores de matemática; Início: 2017; Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Wilson Santana Cunha

; ; ; ; Início: 2017; Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil; (Orientador);

Alexandre Ausani Huff

A HISTÓRIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE CANOAS DE 1940 A 2016; 2018; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil,; Orientador: Arno Bayer;

Fernando Luís de Rosso

UM ESTUDO A PARTIR DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA NO CURRÍCULO DE UM CURSO TÉCNICO EM NOVO HAMBURGO/RS: RELAÇÕES DE CONTEXTO HISTÓRICO NO CURRÍCULO ESCOLAR; 2018; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil,; Orientador: Arno Bayer;

Werlen Raul Pereira da Luz

AS QUESTÕES AMBIENTAIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA EM XINGUARA/PA; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil,; Orientador: Arno Bayer;

CAMILA DA SILVA NUNES

UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA (UEPS) PARA O ENSINO DE ESTATISTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA; 2015; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Arno Bayer;

Lúcia Holz Luz

Matemática Financeira no Ensino Eundamental: uma questão para o 7 ano; 2015; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Arno Bayer;

Norton Pizzi Manassi

A CALCULADORA HP17BII+ COMO APORTE TECNOLÓGICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA NO PRONATEC: POSSIBILIDADE PARA UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA; 2014; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil,; Orientador: Arno Bayer;

Francisco Flavio Nogueira da Silva

A CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ANTÔNIO CARLOS DA SILVA NATALINO DE BOA VISTA - RR; 2014; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil,; Orientador: Arno Bayer;

Lélia de Oliveira Cruz

A Formação do Professor: o licenciado e egresso do curso de licenciatura em Matemática do CESC/UEMA no exercício da Docência; 2013; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil,; Orientador: Arno Bayer;

Claudionor Araújo de Oliveira

O Cotidiano no ensino de Matemática em Instituições Públicas de Ensino Médio no Município de Porto Velho / RO; 2013; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil,; Orientador: Arno Bayer;

Cristiane Johann Evangelista

As atitudes, os conhecimentos de estaítisca e a escolha profissional dos alunos do Ensino Médio de Ji-Paraná; 2013; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil,; Orientador: Arno Bayer;

Jose Roberto da Silva Almeida

Matemática Financeira no Ensino Médio em Boa Vista - RR; 2011; 0 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil,; Orientador: Arno Bayer;

Juliana Volcanoglo Biehl

O Processo de escolha do Livro Didático de Matemática do Ensino Fundamental na 27ª CRE; 2010; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil,; Orientador: Arno Bayer;

Geraldo José de Oliveira

A disciplina Estatística nos cursos de Pedagogia e Normal Superior nas Instituições Superiores de Ensino de Teresina/PI; 2009; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil,; Orientador: Arno Bayer;

Kátia Aires Braga

O processo de ensino e aprendizagem da análise combinatória: uma visão dos professores de matemática de Floriano/PI; 2009; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil,; Orientador: Arno Bayer;

Malcus Cassiano Kuhn

As interações durante as aulas de Matemática de uma turma de 2ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Jacob Arnt de Bom Retiro do Sul/RS; 2008; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil,; Orientador: Arno Bayer;

José Nicodemos Ferreira Fernandes

As interações subjetivas e a atividade em situações de ensino e aprendizagem: um estudo de caso em álgebra; 2007; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil,; Orientador: Arno Bayer;

Beatriz Volkart Vaccari

As interações na sala de aula de Matemática; 2007; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil,; Orientador: Arno Bayer;

Silvio Luiz Martins Britto

A Contribuição dca História da Matemática para o Ensino da Matemática na 2ª CRE; 2006; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil,; Orientador: Arno Bayer;

Rita de Cássia de Souza Soares

Feira de Matemática como agente motivador do Ensino Aprendizagem de Matemática; ; 2005; 149 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Arno Bayer;

Giovana Dalmás Marques

As Concepções dos Professores de Matemática do Ensino Fundamental e Médio da 16ª CRE em relação ao ensino de Estatística; 2005; 0 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil,; Orientador: Arno Bayer;

Joice da Silva Lobo

Geometria no Ensino Fundamental nas escolas da 27 CRE; 2004; 140 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil,; Orientador: Arno Bayer;

Liliane Fardin Elesbão

A Realidade e a opinião dos professores de Matemática de 6° série da 24° CRE sobre o Ensino da Matemática e suas sugestões para melhorar a aprendizagem; ; 2004; 127 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil,; Orientador: Arno Bayer;

Beatriz Petrella dos Santos

O Ensino de Geometria atuando como modificador do pensar e do agir; ; 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil,; Orientador: Arno Bayer;

Beatriz Volkart Vaccari

A Interação em Sala de Aula de Matemática; 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil,; Orientador: Arno Bayer;

Cláudio Cristiano Liell

A Matemática e a inter-relação com a Educação Ambiental; 2017; Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil,; Orientador: Arno Bayer;

Lélia de Oliveira Cruz

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: O EGRESSO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO CESC/UEMA NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA; 2017; Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil,; Orientador: Arno Bayer;

Silvio Luiz Martins de Britto

O ENSINO DA ARITMÉTICA NAS ESCOLAS PAROQUIAIS CATÓLICAS E O GINÁSIO NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE SÃO LEOPOLDO NOS SÉCULOS XIX E XX SOB A ÓPTICA DOS JESUÍTAS; 2016; Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil,; Orientador: Arno Bayer;

Malcus Cassiano Kuhn

O Ensino da Matemática nas escolas evangélicas luteranas do Rio Grande do Sul durante a primeira metade do século XX; 2015; Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil,; Orientador: Arno Bayer;

JOSY ROCHA

Percepção e Atitude dos Alunos do Ensino Médio sobre a Estatística; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática) - Universidade Luterana do Brasil, Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Arno Bayer;

JOSY ROCHA

Formandos em Matemática X Estatística na Escola: Estamos Preparados?; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática) - Universidade Luterana do Brasil, Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Arno Bayer;

NILCE BREGALDA SCHNEIDER

Políticas Educacionais nas Universidades do Rio Grande do Sul; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática) - Universidade Luterana do Brasil, Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Arno Bayer;

NILCE BREGALDA SCHNEIDER

Docência em Situações de Risco Social; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática) - Universidade Luterana do Brasil, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Arno Bayer;

RAQUEL GLAPINSKI DE SOUZA

Docência em Situações de Risco Social; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática) - Universidade Luterana do Brasil, Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Arno Bayer;

JOSY ROCHA

Docência em Situação de Risco Social; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Arno Bayer;

Audrey Lacerda de Oliveira

Docência em Situações de Risco Social; 2001; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática) - Universidade Luterana do Brasil, Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Arno Bayer;

Produções bibliográficas

  • BRITTO, Silvio Luiz Martins ; BAYER, ARNO . O Ginásio Nª Sª da Conceição de São Leopoldo e a Produção de Livros Didáticos de Aritmética. PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA , v. 13, p. 175-194, 2020.

  • BRITTO, SILVIO LUIZ ; BAYER, ARNO . Arithmetic Textbooks of the Nª Sª da ConceiÃÃo College, SÃo Leopoldo, from 1885 to 1903. REVISTA ACTA SCIENTIAE , v. 22, p. 175-192, 2020.

  • LIELL, CLÁUDIO CRISTIANO ; BAYER, ARNO . A Pesquisa-ação na formação continuada em Educação Ambiental para professores de matemática. EDUCAR EM REVISTA , v. 35, p. 229-250, 2019.

  • LIELL, CLAUDIO CRISTIANO ; BAYER, ARNO ; PEREIRA, MAGALE . Meio ambiente e sustentabilidade em livros didáticos de matemática para os anos iniciais do ensino fundamental. Amazônia (UFPA) , v. 15, p. 22, 2019.

  • BAYER, ARNO ; KUHN, MALCUS CASSIANO . A MATEMAÂ-TICA NO PERIOÂ-DICO O PEQUENO LUTERANO NA DEÂ-CADA DE 1940. PRÁXIS EDUCACIONAL (ONLINE) , v. 15, p. 297-319, 2019.

  • KUHN, MALCUS CASSIANO ; BAYER, Arno . A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS PAROQUIAIS LUTERANAS GAÚCHAS DO SÉCULO XX. VIDYA (SANTA MARIA. ONLINE) , v. 39, p. 545-564, 2019.

  • BRITTO, Silvio Luiz Martins ; BAYER, Arno . O EDUCADOR JESUÍTA E SUAS AÇÕES PEDAGÓGICAS NO RIO GRANDE DO SUL. DEBATES EM EDUCAÇÃO , v. 11, p. 172-187, 2019.

  • BRITTO, Silvio Luiz Martins ; BAYER, ARNO ; KUHN,Malcus Cassiano . CURIOSIDADES MATEMÁTICAS NA REVISTA O ECO (1932-1969). EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA-RS , v. 2, p. 179-187, 2019.

  • LIELL, CLÁUDIO CRISTIANO ; BAYER, ARNO . O CONHECIMENTO MATEMÁTICO E A VISÃO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO QUE CURSAM PEDAGOGIA SOBRE A 1ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA-NÍVEL A. Revista Paranaense de Educação Matemática , v. 8, p. 395-413, 2019.

  • KUHN, Malcus C. ; BAYER, Arno . A construção do conceito de número e do sistema decimal nas aritméticas editadas para as escolas paroquiais luteranas do século XX no Rio Grande do Sul. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa) , v. 9, p. 1-18, 2018.

  • KUHN, Malcus C. ; BAYER, Arno . A matemática no periódico O Pequeno Luterano na década de 1950. PERSPECTIVA (UFSC) (ONLINE) , v. 36, p. 604-626, 2018.

  • KUHN, Malcus C. ; BAYER, Arno . A matemática no periódico pedagógico Unsere Schule. EDUCAÇÃO E PESQUISA , v. 44, p. 1-21, 2018.

  • KUHN, MALCUS ; BAYER, ARNO . Curiosidades e desafios matemáticos nas aritméticas da série Concórdia. ENSINO EM RE-VISTA , v. 25, p. 256-273, 2018.

  • LIELL, C. C. ; BAYER, ARNO . JOGOS MATEMÁTICOS: UMA ALTERNATIVA PARA O TRABALHO COM TEMAS AMBIENTAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA. Revista Paranaense de Educação Matemática , v. 7, p. 335-354, 2018.

  • LIELL, C. C. ; BAYER, ARNO . EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA-RS , v. 1, p. 31-44, 2018.

  • LIELL, C. C. ; BAYER, Arno ; LEDUR, J. R. . Concepções dos Professores e Gestores sobre as Avaliações Externas da Região da 2ª Coordenadoria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul. REVISTA ACTA SCIENTIAE , v. 20, p. 506-518, 2018.

  • LIELL, CLÁUDIO CRISTIANO ; BAYER, ARNO . A matemática e a inter-relação com a educação ambiental: um projeto de formação de professores. ESPAÇO PEDAGÓGICO , v. 25, p. 455-471, 2018.

  • LIELL, C. C. ; BAYER, ARNO . Despertando A Consciência Ambiental Na Escola Por Meio Da Resolução De Problemas. REVEMAT , v. 13, p. 183-201, 2018.

  • LIELL, C. C. ; BAYER, Arno . A CONTRIBUIÇÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS PARA A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL NA ESCOLA. REVISTA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E MATEMÁTICA , v. 8, p. 48-64, 2018.

  • LIELL, C. C. ; BAYER, ARNO . A Pesquisa-Ação na formação continuada em Educação Ambiental para professores de matemática. EDUCAR EM REVISTA , v. 35, p. 15, 2018.

  • KUHN, MALCUS CASSIANO ; BAYER, ARNO . Os sistemas de medidas nas aritméticas editadas para as escolas paroquiais luteranas do século xx no Rio Grande do Sul. Imagens da Educação , v. 7, p. 1-13, 2017.

  • Oliveira Cruz ; BAYER, Arno . Desencanto, abandono e escassez: o desafio da formação de professores de matemática. ALEXANDRIA (UFSC) , v. 10, p. 239-254, 2017.

  • KUHN, Malcus C. ; BAYER, Arno . O conhecimento matemático no periódico Evangelisch-Lutherisches Kinderblatt für Südamerika. EDUCAR EM REVISTA , v. 64, p. 247-265, 2017.

  • KUHN, Malcus C. ; BAYER, Arno . A trajetória educacional das escolas paroquiais luteranas do início do século XX no Rio Grande do Sul. Revista Brasileira de História da Educação , v. 17, p. 234-265, 2017.

  • KUHN, MALCUS CASSIANO ; BAYER, ARNO . OS EXERCÍCIOS DE CÁLCULO ORAL NAS ARITMÉTICAS EDITADAS PARA AS ESCOLAS PAROQUIAIS LUTERANAS DO SÉCULO XX NO RIO GRANDE DO SUL. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA , v. 3, p. 213-231, 2017.

  • KUHN, MALCUS CASSIANO ; BAYER, ARNO . O ENSINO DA MATEMÁTICA NAS ESCOLAS EVANGÉLICAS LUTERANAS DO RIO GRANDE DO SUL DURANTE A PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX. EM TEIA - REVISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLÓGICA IBEROAMERICANA , v. 8, p. 1-4, 2017.

  • KUHN, MALCUS CASSIANO ; BAYER, ARNO . Integração de conhecimentos matemáticos nas aritméticas editadas para as escolas paroquiais luteranas do século XX no RS. Educação Matemática Pesquisa , v. 19, p. 145-166, 2017.

  • KUHN, MALCUS CASSIANO ; BAYER, ARNO . A ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NUMA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA CRÍTICA. Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia , v. 6, p. 1-17, 2017.

  • KUHN, Malcus C. ; BAYER, Arno . Recursos didáticos nas aritméticas da série Ordem e Progresso e da série Concórdia. ALEXANDRIA (UFSC) , v. 10, p. 147-170, 2017.

  • KUHN,Malcus Cassiano ; BAYER, Arno . A Influência da Igreja Luterana no ensino de matemática nas escolas paroquiais do século XX no Rio Grande do Sul. Educação Matemática em Revista , v. v.1, p. 30-43, 2017.

  • KUHN,Malcus Cassiano ; BAYER, ARNO . A prática da tabuada nas escolas paroquiais luteranas gaúchas do século XX. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS) , v. v. 11, p. 753-769, 2017.

  • KUHN,Malcus Cassiano ; BAYER, ARNO . A matemática no periódico pedagógico Unsere Schule. EDUCAÇÃO E PESQUISA , v. 43, p. 1-21, 2017.

  • KUHN,Malcus Cassiano ; BAYER, ARNO . Curiosidades matemáticas nas aritméticas da série ordem e progresso. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO , v. v.12, p. 2088-2107, 2017.

  • KUHN, Malcus C. ; BAYER, ARNO . As Operações de Adição e Subtração nas Aritméticas Editadas para as Escolas Paroquiais Luteranas do Século XX no Rio Grande do Sul. JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA , v. v.10, p. 1-13, 2017.

  • Cruz, Lélia Oliveira ; BAYER, Arno . O PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DE ESTUDANTES EM MATEMÁTICA E A AÇÃO DOCENTE NA AMÉRICA. PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA , v. 10, p. 510-520, 2017.

  • BRITTO, Silvio Luiz Martins ; BAYER, Arno . THE ORDER OF JESUITS AND THE DISCUSSIONS ON THE MATHEMATCS PRESENCE IN THE RATIO STUDIORUM. REVISTA ACTA SCIENTIAE , v. 19, p. 1-16, 2017.

  • LIELL, C. C. ; BAYER, Arno . DIFERENÇAS E SIMILARIDADES NA ABORDAGEM DO TEMA TRANSVERSAL MEIO AMBIENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA UTILIZADOS NA REGIÃO SUL DO BRASIL E NO ESTADO DE BADEN-WÜRTTEMBERG DA ALEMANHA. Revemat : Revista Eletrônica de Educação Matemática , v. 10, p. 124-149, 2016.

  • KUHN,Malcus Cassiano ; BAYER, Arno . A contextualização do conhecimento matemático nas edições da Terceira Aritmética da série Ordem e Progresso e da série Concórdia. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática , v. v.9, p. 1-29, 2016.

  • KUHN,Malcus Cassiano ; BAYER, Arno . O desenvolvimento do pensamento proporcional nas escolas paroquiais luteranas do Rio Grande do Sul na primeira metade do século XX. Cadernos de Pesquisa , v. v.23, p. 89-106, 2016.

  • KUHN, MALCUS CASSIANO ; BAYER, ARNO . A geometria nas aritméticas editadas para as escolas paroquiais luteranas do século XX no Rio Grande do Sul, Brasil. Góndola, Enseanza y Aprendizaje de las Ciencias. (Bogotá, Colombia) , v. 12, p. 57, 2016.

  • LIELL, C. C. ; BAYER, Arno . Projetos interdisciplinares: uma alternativa para o trabalho com temas ambientais nas aulas de matemática. Alexandria (UFSC) , v. v.9, p. 329-347, 2016.

  • LIELL, C. C. ; BAYER, Arno . Problem Solving with Environmental Themes in Math Classes. Revista Acta Scientiae , v. 3, p. 234-253, 2016.

  • KUHN,Malcus Cassiano ; BAYER, Arno . As operações de multiplicação e de divisão nas edições da Segunda Aritmética da série Concórdia. Revemat : Revista Eletrônica de Educação Matemática , v. 11, p. 224-242, 2016.

  • KUHN, Malcus C. ; BAYER, Arno . Características das aritméticas da série Concórdia Década de 1940. Perspectivas da Educação Matemática , v. 9, p. 1131-1150, 2016.

  • KUHN, Malcus C. ; BAYER, Arno . O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO PROPORCIONAL NAS ESCOLAS PAROQUIAIS LUTERANAS DO RIO GRANDE DO SUL NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX. Cadernos de Pesquisa , v. 23, p. 89-106, 2016.

  • KUHN, Malcus C. ; BAYER, Arno . Associação do conhecimento matemático com ensinamentos bíblicos no periódico O Pequeno Luterano. Interfaces da Educação , v. 7, p. 109-130, 2016.

  • NUNES, C. S. ; BAYER, Arno . Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) no contexto do Ensino de Estatística. Educação Matemática em Revista-RS , v. 1, p. 58-69, 2015.

  • KUHN, Malcus C. ; BAYER, Arno . A matemática nas escolas evangélicas luteranas do Rio Grande do Sul durante a primeira metade do século XX. Revista Acta Scientiae , v. 17, p. 108-132, 2015.

  • KUHN, Malcus C. ; BAYER, Arno . A contextualização da Matemática com outros conhecimentos nas escolas paroquiais luteranas do Rio Grande do Sul no século XX. REMATEC. Revista de Matemática, Ensino e Cultura (UFRN) , v. 18, p. 21-35, 2015.

  • BRITTO, Silvio Luiz Martins ; BAYER, Arno . O Ginásio Nossa Senhora da Conceição de São Leopoldo e a Matemática. Revista Acta Scientiae , v. 17, p. 1-19, 2015.

  • BRITTO, Silvio Luiz Martins ; BAYER, Arno . A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA SOB A ÓPTICA DOS JESUÍTAS, NO SÉCULO XIX E XX, NO RIO GRANDE DO SUL. REMATEC. Revista de Matemática, Ensino e Cultura (UFRN) , v. 9, p. 48-70, 2014.

  • BAYER, Arno ; Oliveira Cruz . O abandono da Docência. O Curso de Matemática do CESC/UEMA segundo os egressosque não tem a docência como atividade profissional. Revista Acta Scientiae , v. 16, p. 47-60, 2014.

  • Manassi Norton ; NUNES, C. S. ; BAYER, Arno . UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA (UEPS) NO CONTEXTO DO ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA. Educação Matemática em Revista-RS , v. 2, p. 54-62, 2014.

  • BAYER, Arno ; KUHN,Malcus Cassiano . A Formação de Professores em tempos de Incertezas. Revista Acta Scientiae , v. 15, p. 226-236, 2013.

  • BAYER, Arno ; KOZACK, W. . Was Mathematikschulbücher über Mathematik hinaus auch noch zaigen - Eine Kulturstudie. Karlsruher Pädagogische Beiträge , v. 82, p. 88-112, 2013.

  • BAYER, Arno ; KOZACK, W. . Vergleich von brasilianischen und deutschen Mathematikschulbüchern in der Altersstufe. Karlsruher Pädagogische Beiträge , v. 82, p. 62-87, 2013.

  • GROENWALD, C. L. O. ; BAYER, Arno ; GROENWALD, C. L. O. . O Congresso Internacional de Ensino da Matemática na Universidade Luterana do Brasil: um pouco da sua história. Revista Acta Scientiae , v. 14, p. 76-93, 2012.

  • BAYER, Arno ; KOZACK, W. . O Sistema de Educação escola em Baden-Württemberg e no Rio Grande do Sul. Educação Matemática em Revista-RS , v. 1, p. 67, 2012.

  • BAYER, Arno ; BITTENCOURT, Hélio Radke ; ECHEVESTE, S. ; ROCHA, Josy . Considerações sobre o desempenho de alunos na disciplina de Bioestatística da ULBRA. Acta Scientiae (ULBRA) , v. 9, p. 63-73, 2007.

  • BRITTO, Silvio Luiz Martins ; BAYER, Arno . O USO DA HISTÓRIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA E A OPINIAO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO DA 2ª CRE QUANTO AO USO DESSE RECURSO. Acta Scientiae (ULBRA) , v. 9, p. 41-62, 2007.

  • BAYER, Arno ; ECHEVESTE, Simone ; BITTENCOURT, H. ; ROCHA, Josy . O ensino da Estatística na Escola na Percepção dos Formandos em Matemática. Educação Matemática em Revista (São Paulo) , v. 18/19, p. 84-89, 2006.

  • BAYER, Arno ; BITTENCOURT, Hélio Radke ; ECHEVESTE, Simone ; ROCHA, Josy . Educação Estatística: perspectivas e desafios. Acta Scientiae (ULBRA) , Canoas/RS, v. 7, n.1, p. 103-109, 2005.

  • BAYER, Arno ; ELESBÃO, Liliane Fardin . A Realidade e a opinião dos professores de Matemática de 6° série da 24°CRE sobre o ensino da Matemática e suas sugestões para melhorar a aprendizagem. Acta Scientiae (ULBRA) , Canoas/RS, v. 6, n.2, p. 61-72, 2004.

  • BAYER, Arno ; SANTOS, Beatriz Pedrella dos . A Cultura Indígena e a Geometria - Aprendendo pela Observação. Acta Scientiae (ULBRA) , Canoas, v. 5, 2003.

  • BAYER, Arno ; KUCHENBECKER, V. . A Docência em Situações de Risco Social. Papeles Salamantinos, Salamanca, v. 1, p. 1-14, 2002.

  • BAYER, Arno ; KUCHENBECKER, V. . Docência em Situação de Risco Social. Revista Acta Scientiae, Canoas, v. 1, 2002.

  • BAYER, Arno ; KUCHENBECHER, V. . Agressividade no Contexto Escolar. Acta Scientiae (ULBRA) , Canoas, v. 4, n.1, p. 47-56, 2002.

  • BAYER, Arno ; GROENWALD, Claudia Lisete Oliveira ; FARIAS, Maria Eloisa . Investigando a percepção sobre desenvolvimento sustentável dos formandos do Ensino Médio da cidade de Canoas. Revista Brasileira de Pesquisa Em Educação Em Ciências, v. 1, n.2, p. 31-39, 2001.

  • BAYER, Arno ; KUCHENBECKER, V. . Violência na Escola. Acta Scientiae (ULBRA) , Canoas, v. 3, p. 1-12, 2001.

  • BAYER, Arno . A Matemática do Ensino Médio. Boletim da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Rio Grande do Sul, v. 1, p. 47-50, 1999.

  • BAYER, Arno . O número PI. Boletim da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Rio Grande do Sul, v. 1, p. 1-1, 1998.

  • BAYER, Arno . Causas do baixo rendimento em Matemática do aluno que ingressa na Universidade no Rio Grande do Sul. Revista Caesura, Canoas, v. 1, n.1, p. 53-63, 1997.

  • BRITTO, S. L. M. ; BAYER, Arno ; KUHN, MALCUS CASSIANO . A contribuição dos Jesuítas no ensino da matemática no Rio Grande do Sul. 1. ed. São Leopoldo: Editora UNISINOS, 2020. v. 1. 150p .

  • KUHN, MALCUS CASSIANO ; BAYER, ARNO . A matemática nas escolas paroquiais luteranas gaúchas do século XX. 1. ed. CANOAS: Editora da ULBRA, 2017. v. 1. 216p .

  • KUHN, Malcus C. ; BAYER, Arno . O contexto das escolas paroquiais luteranas gaúchas do século XX. 1. ed. Canoas: Editora da ULBRA, 2017. v. 1. 256p .

  • BAYER, Arno ; FERRAZZA, A. I. ; Carmen Kaiber ; KAUTZMANN, E. . Matemática Tópicos Básicos. 2. ed. ULBRA, 2013. 216p .

  • BAYER, Arno ; FARIAS, Maria Eloisa (Org.) ; GELLER, Marlise (Org.) . A PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: ALGUNS CAMINHOS PERCORRIDOS. CANOAS: EDITORA DA ULBRA, 2011. v. 100. 239p .

  • BAYER, Arno ; SILVA, C. K. ; FERRAZZA, A. I. . Matemática Tópicos Básicos. 1. ed. Canoas: Editora da ULBRA, 1998. v. 1. 212p .

  • BAYER, Arno . Cálculo I. 1. ed. Canoas: Editora ULBRA, 1998. v. 1. 122p .

  • LIELL, C. ; BAYER, ARNO . INTERCÂMBIO BRASIL-ALEMANHA: O LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA E A PRESENÇA DE TEMAS AMBIENTAIS. In: Marli Teresinha Quartieri (org). (Org.). F O R M A Ç Ã O D E P R O F E S S O R E S E E D U C A Ç Ã O B Á S I C A : d i á l o g o s e n t r e e n s i n o e p e s q u i s a. 1ed.Porto Alegre: Editora Criação Humana / Evangraf, 2017, v. 1, p. 101-104.

  • LIELL, C. C. ; BAYER, ARNO . A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES COM TEMAS AMBIENTAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA. In: Marli Teresinha Quartieri (org). (Org.). F O R M A Ç Ã O D E P R O F E S S O R E S E E D U C A Ç Ã O B Á S I C A : d i á l o g o s e n t r e e n s i n o e p e s q u i s a Cristiane Antonia. 1ed.Porto Alegre: Editora Criação Humana / Evangraf, 2017, v. 1, p. 1-115.

  • KUHN,Malcus Cassiano ; BAYER, Arno . O ensino dos números decimais nas escolas paroquiais luteranas gaúchas na primeira metade do século XX. In: Jutta Cornelia Reuwsaat Justo; Maria Eloisa Farias. (Org.). Educação Matemática e Educação em Ciências. 1ed.Canoas: Editora da Ulbra, 2016, v. 1, p. 11-33.

  • Goenwald, Claudia L. O. ; GELLER, M. ; BAYER, Arno . Observatório da Educação: O contexto escolar das escolas envolvidas. In: Claudia Lisete Oliveira Groenwald; Marlise Geller. (Org.). Formação Continuada de Professores em Ciências e Matemática do Projeto Observatório da Educação aos resultados da pesquisa. 1ed.: ULBRA, 2015, v. , p. 17-28.

  • BAYER, Arno ; KUHN,Malcus Cassiano . O INTERACIONISMO SIMBÓLICO E O AFETO NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. In: Arno Bayer, Maaria Eloisa Farias, Marlise Geller. (Org.). A PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: ALGUNS CAMINHOS PERCORRIDOS. CANOAS: EDITORA DA ULBRA, 2011, v. 100, p. 13-42.

  • BAYER, Arno ; KUCHENBECKER, V. . Violência Contra o professor nas escolas. In: Ernâni Lampert;. (Org.). Educação Cultura e Sociedade: Abordagens Múltiplas. Porto Alegre: Sulina, 2004, v. 1, p. 95-121.

  • SAPIRAS, F. S. ; BAYER, ARNO . Scratch Junior: programação para alunos de Educação Infantil. In: XXV Encontro regional de Estudantes de Matemática do Sul, 2019, Taquara. Anais do XXV Encontro regional de Estudantes de Matemática do Sul, 2019. v. Anais.

  • HUFF, A. A. ; BAYER, ARNO . A INFLUÊNCIA DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS DE ENSINO DO SÉCULO XX SOBRE OS PROGRAMAS DE MATEMÁTICA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CANOAS/RS. In: XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2019, Cuiabá. Anais do XIII ENEM, 2019. v. Anais.

  • HUFF, A. A. ; BAYER, ARNO . A relevância dos conteúdos de Matemática ensinados nas décadas de 1940 e 1950 no município de Canoas/RS (Brasil). In: XV Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2019, Medelín. Anais do XV CIAEM, 2019. v. Anais.

  • BRITTO, Silvio Luiz Martins ; BAYER, ARNO . A economia doméstica e rural presente no capítulo XII da obra Rechenbuch Für Duetsche Schulen In Brasillien 2 Heft, de Matheus Grümm. In: XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2019, Cuiabá. Anais do XIII ENEM, 2019. v. Anais.

  • BRITTO, Silvio Luiz Martins ; BAYER, ARNO . O Ginásio Nossa Senhora da Conceição de São Leopoldo e a aritmética. In: II Conferência Nacional de Educação Matemática - I Encontro Nacional do Pibid/Residência Pedagógica/Matemática-Faccat - VII Jornada Pedagógica de Matemática do Vale do Paranhana - XXV Encontro Regional de Estudantes de Matemática do Sul, 2019, Taquara. Anais do II Conferência Nacional de Educação Matemática - I Encontro Nacional do Pibid/Residência Pedagógica/Matemática-Faccat - VII Jornada Pedagógica de Matemática do Vale do Paranhana - XXV Encontro Regional de Estudantes de Matemática do Sul, 2019. v. anais.

  • LIELL, C. C. ; BAYER, ARNO . Colaboração do Ensino da Matemática para o Desenvolvimento da Consciência Ambiental dos Estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental. In: XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2018, Santa Maria. Anais do XIII EGEM, 2018.

  • LIELL, C. C. ; BAYER, ARNO . Consumo de Energia Elétrica dos Graduandos de Engenharia Mecânica da Faculdade Anhanguera de Caxias do Sul. In: XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2018, Santa Maria. XIII EGEM, 2018.

  • ROSSO, F. L. ; BAYER, ARNO . A HERMENÊUTICA COMO POSSIBILIDADE DE MARCO METODOLÓGICO PARA PESQUISAS HISTORIOGRÁFICAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA. In: XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2018, Santa Maria. Anais do XIII EGEM, 2018.

  • HUFF, A. A. ; BAYER, ARNO . ALTERAÇÕES NOS PROGRAMAS DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CANOAS. In: XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2018, Santa Maria. Anais do XIII EGEM, 2018.

  • LIELL, C. C. ; BAYER, Arno . OS PROBLEMAS AMBIENTAIS COMO TEMA DE SITUAÇÕES-PROBLEMA EM MATEMÁTICA. In: VII Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2017, Canoas. Anais do VII Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Canoas: Editora da ULBRA, 2017. v. 1. p. 1-13.

  • KUHN,Malcus Cassiano ; BAYER, Arno . O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NAS ARITMÉTICAS EDITADAS PARA AS ESCOLAS PAROQUIAIS LUTERANAS GAÚCHAS DO SÉCULO XX. In: VII Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2017, Canaos. Anais do VII Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Canoas: Editora da ULBRA, 2017. v. 1. p. 1-10.

  • KUHN,Malcus Cassiano ; BAYER, Arno . INTEGRAÇÃO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS NAS ARITMÉTICAS EDITADAS PARA AS ESCOLAS PAROQUIAIS LUTERANAS GAÚCHAS DO SÉCULO XX. In: VII Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2017, Canoas. Anais do VII Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Canoas: Editora da Ulbra, 2017. v. 1. p. 1-12.

  • BRITTO, Silvio Luiz Martins ; BAYER, Arno . OS JESUÍTAS E O ENSINO DA ARITMÉTICA EM SEUS GINÁSIOS NO RIO GRANDE DO SUL NOS SÉCULOS XIX E XX. In: VII Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2017, Canoas. Anais do VII Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Canoas: Editora da ULBRA, 2017. v. 1. p. 1-13.

  • SAPIRAS, F. S. ; BAYER, Arno . E-BOOKS EM SALA DE AULA. In: VII Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2017, Canoas. Anais do VII Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Canoas: Editora da ULBRA, 2017. v. 1. p. 1-10.

  • Cruz, Lélia Oliveira ; BAYER, Arno . CONCEPÇÃO DOS LICENCIANDOS SOBRE O CURSO: DAS EXPECTATIVAS À SALA DE AULA. In: VII Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2017, Canoas. Anais do VII Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2017. v. 1. p. 1-11.

  • BAYER, Arno ; KUHN,Malcus Cassiano . As contas práticas em cadernos de alunos de Escolas Paroquiais Luteranas Gaúchas da primeira metade do século XX. In: XV Seminário Temático, 2017, Pelotas. Anais do XV Seminário Temático. Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2017. v. 1. p. 1-15.

  • KUHN,Malcus Cassiano ; BAYER, ARNO . A CONTEXTUALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO NAS EDIÇÕES DA SEGUNDA ARITMÉTICA DA SÉRIE CONCÓRDIA. In: VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA, 2017, Canoas. ANAIS do VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA. Canoas: Editora da Ulbra, 2017. v. 1. p. 1-12.

  • ROSSO, F. L. ; BAYER, ARNO . A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O CURSO TÉCNICO DE MECÂNICA INDUSTRIAL EM UMA ESCOLA DE TRABALHADORES EM PORTO ALEGRE - UMA ANÁLISE DOS PLANOS DE CURSO 1985 E 2016. In: VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA, 2017, Canoas. ANAIS do VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA. Canoas: Editora da Ulbra, 2017. v. 1. p. 1-15.

  • HUFF, A. A. ; BAYER, ARNO . A HISTÓRIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CANOAS: AS SABATINAS DO ANO DE 1956. In: VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA, 2017, Canoas. ANAIS do VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA. Canoas: Editora da Ulbra, 2017. v. 1. p. 1-12.

  • LIELL, C. C. ; BAYER, Arno . OS JOGOS MATEMÁTICOS E O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL. In: VII Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2017, Canoas. Anais do VII Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Canoas: Editora da ULBRA, 2017. v. 1. p. 1-10.

  • LUZ, W. R. P. ; BAYER, Arno . As questões ambientais no ensino de matemática em Xinguara/PA. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Anais do XII Encontráticao Nacional de Educação Matem, 2016. v. I. p. 14-36.

  • LIELL, C. ; BAYER, Arno . Utilizando a resolução de problemas com temas ambientais nas aulas de matemática. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Anais do XII Encontro áticaNacional de Educação Matem, 2016. v. 1. p. 52-68.

  • BRITTO, Sílvio Luiz Martins ; BAYER, Arno . O ginásio Nossa Senhora da Conceição de São Leopoldo e o ensino de matemática. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016. v. 1. p. 48-62.

  • Cruz, Lélia Oliveira ; BAYER, Arno . Professor de matemática expectativas do licenciando e o processo de formação. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016. v. 1. p. 77-91.

  • KUHN,Malcus Cassiano ; BAYER, Arno . As operações de multiplicação e de divisão na Segunda Aritmética de Otto Goerl [194-]. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016. v. 1. p. 92-109.

  • KUHN,Malcus Cassiano ; BAYER, Arno . As unidades de medida de massa nas aritméticas da série Concórdia - década de 1940. In: Quinta Escola de Inverno de Educação Matemática, 2016, Santa Maria. Anais da Quinta Escola de Inverno de Educação Matemática, 2016. v. 1. p. 21-39.

  • Borys, Thomas ; BAYER, Arno ; Hartmann, Mutfried . Interkulturelles Lehrforschungsprojek-Untersuchungen zum Mathematikunterricht in Brasilien und Deutschland. In: 49. Jahrestagung der Gesellschaft für Didaktik der Mathematik, 2015, BASEL. Beiträge zum Mathematikunterricht 2015. Basel: VTM, 2015. v. 2. p. 342-344.

  • NUNES, C. S. ; BAYER, Arno . Recursos Tecnológicos no Ensino de Estatística. In: V Jornada Pedagógica de Matemática do Vale do Paranhana (JOPEMAT) e I Encontro Nacional do PIBID/Matemática - Faccat, 2015, Taquara. Recursos Tecnológicos no Ensino de Estatística, 2015.

  • NUNES, C. S. ; MANASSI, N. P. ; BAYER, Arno . Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para o Ensino de Estatística na Educação Básica. In: Conferencia Interamericana de Educación Matemática - CIAEM, 2015, Tuxtla Gutiérrez. Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para o Ensino de Estatística na Educação Básica, 2015.

  • KUHN,Malcus Cassiano ; BAYER, Arno . Análise de livros didáticos de Matemática de escolas primárias a partir da análise de conteúdo de Bardin. In: Conferencia Interamericana de Educación Matemática - CIAEM, 2015, Tuxtla Gutiérrez. Análise de livros didáticos de Matemática de escolas primárias a partir da análise de conteúdo de Bardin, 2015.

  • BRITTO, Silvio Luiz Martins ; BAYER, Arno . A Matemática nas Escolas dos Jesuítas no Rio Grande do Sul. In: Conferencia Interamericana de Educación Matemática - CIAEM, 2015, Tuxtla Gutiérrez. A Matemática nas Escolas dos Jesuítas no Rio Grande do Sul, 2015.

  • BRITTO, Silvio Luiz Martins ; BAYER, Arno . Economizando para a reconstrução de um ambiente paisagístico em minha cidade. In: Conferencia Interamericana de Educación Matemática - CIAEM, 2015, Tuxtla Gutiérrez. Economizando para a reconstrução de um ambiente paisagístico em minha cidade, 2015.

  • NUNES, C. S. ; BAYER, Arno . O uso de tecnologias na Educação Estatística Crítica. In: XII Encontro Gaúcho de Educação MateMática - EGEM, 2015, Porto Alegre. O uso de tecnologias na Educação Estatística Crítica, 2015.

  • Cruz, Lélia Oliveira ; BAYER, Arno . Formação do Professor de Matemática: assumir ou não a profissão, no olhar dos licenciandos. In: V SHIAM, 2015, Campinas. OS SENTIDOS DO ENSINAR APRENDER MATEMÁTICA NA ESCOLA E NA FORMAÇÃO DOCENTE. Campinas, 2015. v. 4. p. 190-200.

  • NUNES, C. S. ; Prochnow, T. R. ; BAYER, Arno ; BITTENCOURT, R. R. . Percepção para promover a saúde e evitar a doença, democratizando o Sistema Único de Saúde. In: Segundo Encontro de Ciências em Educação para Sustentabilidade, 2015, Canoas. Anais do Segundo Encontro de Ciências em Educação para Sustentabilidade. Canoas, 2015. v. 1. p. 45-56.

  • BRITTO, Silvio Luiz Martins ; BAYER, Arno . OS JESUÍTAS E A MATEMÁTICA NO SUL DO BRASIL. In: XII Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2015, Porto Alegre. Anais do XII Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2015. v. 1. p. 1-10.

  • KUHN,Malcus Cassiano ; BAYER, Arno . A matemática no periódico Evangelisch-LuterischUTes Kinderblatt für Südamerika. In: XII Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2015, Porto Alegre. Anais do XII Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2015. v. 1. p. 1-10.

  • NUNES, C. S. ; BAYER, Arno . O USO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA CRÍTICA. In: XII Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2015, Porto Alegre. Anais do XII Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2015. v. 1. p. 1-9.

  • Oliveira Cruz ; BAYER, Arno . A formação inicial do professor de matemática na visão do licenciando. In: XII Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2015, Porto Alegre. Anais do XII Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2015. v. 1. p. 1-11.

  • LIELL, C. C. ; BAYER, Arno . FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. In: XII Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2015, Porto Alegre. Anais do XII Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2015. v. 1. p. 1-10.

  • KUHN, Malcus C. ; BAYER, Arno . A Matemática em periódicos da Igreja Evangélica Luterana do Brasil na primeira metade do século XX. In: III Congresso Ibero-americano de História da Educação Matemática, 2015, Belem. Anais do III Congresso Ibero-americano de História da Educação Matemática, 2015. v. 1. p. 36-51.

  • BRITTO, Silvio Luiz Martins ; BAYER, Arno . OS JESUÍTAS E A MATEMÁTICA NO SUL DO BRASIL. In: III Congresso Ibero-americano de História da Educação Matemática, 2015, Belem. Anais do III Congresso Ibero-americano de História da Educação Matemática, 2015. v. 1. p. 71-85.

  • BAYER, Arno ; LIELL, C. . 48.Jahrestagung der Gesellschaft für Didaktik der Mathematik. In: 48.Jahrestagung der Gesellschaft für Didaktik der Mathematik, 2014, Koblenz. Anais do 48.Jahrestagung der Gesellschaft für Didaktik der Mathematik. Koblenz, 2014. v. 1. p. 123-129.

  • BAYER, Arno . o contexto escolar teuto brasileiro no Rio Grande do Sul e o ensino da Matemática. In: XI ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba. Anais do XI ENEM, 2013.

  • BAYER, Arno . 2013 ano internacional da matemática do planeta Terra (MPT2013): propostas para um ensino que vincule o ensino de matemática e educação ambiental ou meio ambiente. In: XI ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba. Anais do XI ENEM, 2013.

  • BAYER, Arno . 2013 ano internacional da matemática do planeta Terra (MPT2013): as produções científicas das sociedades ligadas ao ensino de matemática no período entre 2000-2010. In: XI ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 2013, Curitiba. Anais do XI ENEM, 2013.

  • BAYER, Arno ; KUHN,Malcus Cassiano . As Escolas Evangélicas Luteranas no início do século XX no RS e o Ensino da Matemática. In: VI CIEM - Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2013, Canoas. Anais do VI CIEM, 2013.

  • BAYER, Arno ; EVANGELISTA, C. J. . Atitudes em relação à estatística: um estudo com alunos do Ensino Médio. In: VI CIEM - Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2013, Canoas. Anais do VI CIEM, 2013.

  • BAYER, Arno ; LIELL, C. C. . Questões ambientais nas aulas de Matemática. In: VI CIEM - Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2013, Canoas. Anais do VI CIEM, 2013.

  • BAYER, Arno ; BRITTO, Silvio Luiz Martins ; ALVES, L. M. M. . A etnomatemática e suas contribuições na construção do conhecimento através do processo da produção do carvão. In: VI CIEM - Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2013, Canoas. Anais do VI CIEM, 2013.

  • BAYER, Arno ; SILVA, F. F. N. . Os elementos da Natureza no Ensino de Trigonometria. In: VI CIEM - Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2013, Canoas. Anais do VI CIEM, 2013.

  • BAYER, Arno ; MANASSI, N. P. . A Matemática financeira no Ensino Médio: uma integração entre Tecnologias, Linguagem Matemática e Aplicações. In: VI CIEM - Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2013, Canoas. Anais do VI CIEM, 2013.

  • BAYER, Arno ; NUNES, C. S. . A dialética como ferramenta-objeto e o Ensino de Estatística. In: VI CIEM - Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2013, Canoas. Anais do VI CIEM, 2013.

  • BAYER, Arno ; BRITTO, Silvio Luiz Martins . A Educação Matemática nas escolas dos jesuítas no Rio Grande do Sul. In: VI CIEM - Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2013, Canoas. Anais do VI CIEM, 2013.

  • BAYER, Arno ; LUZ, L. H. . Matemática Financeira na Educação Básica. In: VI CIEM - Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2013, Canoas. Anais do VI CIEM, 2013.

  • BAYER, Arno ; NUNES, C. S. ; FARIAS, Maria Eloisa . Educação ambiental crítica e o ensino de Matemática. In: 1 Encontro de Ciências em Educação para Sustentabilidade, 2013, Canoas. Anais do I ECES, 2013.

  • BAYER, Arno ; MANASSI, N. P. . Educação Financeira no Ensino Médio: elementos para uma aprendizagem significativa. In: Primer encontro Latinoamericano de Aprendizaje Significativo, 2013, Santiago. Anais Primer encontro Latinoamericano de Aprendizaje Significativo, 2013. v. 1. p. 113-125.

  • BAYER, Arno ; KUHN,Malcus Cassiano . A Influência Alemã no Ensino da Matemática nas escolas no início da colonização no RS. In: XI EGEM - Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2012, Lajeado. Anais do XI EGEM, 2012.

  • BAYER, Arno ; Cruz, Lélia Oliveira . O Egresso do curso de licenciatura em Matemática do CESC/UEMA e e o processo de Formação Inicial. In: XVI EBRAPEM, 2012, Canoas. Anais do XVI EBRAPEM, 2012.

  • BAYER, Arno ; Cruz, Lélia Oliveira . O Egresso do curso de licenciatura em Matemática do CESC/UEMA e o exercício da Docência. In: XVI EBRAPEM, 2012, Canoas. Anais do XVI EBRAPEM, 2012.

  • BAYER, Arno ; EVANGELISTA, C. J. . Atitudes em Relação à estatística e sua influência na escola profissional dos alunos concluintes do ensino Médio. In: XVI EBRAPEM, 2012, Canoas. Anais do XVI EBRAPEM, 2012.

  • BAYER, Arno ; KUHN,Malcus Cassiano . o ensino da Matemática nas escolas Luteranas no início da colonização alemã no Rio Grande do Sul. In: XVI EBRAPEM, 2012, Canoas. Anais do XVI EBRAPEM, 2012.

  • BAYER, Arno ; BRITTO, Sílvio Luiz Martins . a Educação Matemática nas Escolas Jesuítas na Região Sul do Brasil nos Séculos XIX e XX. In: XVI EBRAPEM, 2012, Canoas. Anais do XVI EBRAPEM, 2012.

  • BAYER, Arno ; CUNHA . Os Trabalhos nos encontros nacionais de Educação Matemática da Sociedade Brasileira de Educação Matemática acerca do ensino de Matemática e Educação Ambiental no Período de 2001-2010. In: XVI EBRAPEM, 2012, Canoas. Anais do XVI EBRAPEM, 2012.

  • BAYER, Arno ; MANASSI, N. P. . A Influência da Lei da Oferta e da Procura na Carreira Docente nas Escolas de Educação Básica da Rede Pública de Ensino. In: XI EGEM - Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2012, Lajeado. Anais do XI EGEM, 2012.

  • SILVA ; BAYER, Arno . ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO: COMO TORNAR O DESENVOLVIMENTO DOS CONTEÚDOS MAIS INTERESSANTE?. In: 3 CONGRESSO URUGUAYO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 2011, MONTEVIDEO. ACTAS DEL 3 CONGRESSO URUGUAYO DE EDUCACIÓN MAATEMÁTICA, 2011. v. 1. p. 202-209.

  • Cruz, Lélia Oliveira ; BAYER, Arno . O LICENCIANDO EM MATEMÁTICA DO CESC/UEMA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO. In: 3 CONGRESSO URUGUAYO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 2011, MONTEVIDEO. ACTAS DEL 3 CONGRESSO URUGUAYO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 2011. v. 1. p. 157-165.

  • BRITTO, Sílvio Luiz Martins ; BAYER, Arno . RESGATANDO A MATEMÁTICA ATRAVÉS DE SUA HISTÓRIA, UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS. In: 3 CONGRESSO URUGUAYO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 2011, MONTEVIDEO. ACTAS DEL 3 CONGRESSO URUGUAYO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 2011. v. 1. p. 417-424.

  • ALMEIDA, José Roberto da Silva ; BAYER, Arno . MATEMÁTICA FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO: O QUE PENSAM PROFESSORES, ALUNOS E REPRESENTANTES DO COMÉRCIO DO MUNICÍPIO DE BOA VISTA ESTADO DE RORAIMA. In: 3 CONGRESSO URUGUAYO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 2011, MONTEVIDEO. ACTAS DEL 3 CONGRESSO URUGUAYO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 2011. v. 1. p. 450-456.

  • BAYER, Arno ; ECHEVESTE, Simone ; FERRAZZA, A. I. ; Honório, Bruno . PRINCIPAIS DIFICULDADES E ERROS COMETIDOS POR ALUNOS UNIVERSITÁRIOS NA INTERPRETAÇÃO E ANÁLISE DE CONCEITOS DE ESTATÍSTICA BÁSICA. In: 3 CONGRESSO URUGUAYO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 2011, MONTEVIDEO. ACTAS DEL 3 CONGRESSO URUGUAYO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 2011. v. 1. p. 654-661.

  • MACIEL, Maria Cristina Maciel Rullan ; BAYER, Arno . O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS PELOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA. In: 3 CONGRESSO URUGUAYO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 2011, MONTEVIDEO. ACTAS DEL 3 CONGRESSO URUGUAYO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 2011. v. 1. p. 224-230.

  • CUNHA ; BAYER, Arno . ENSINO DE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PERSPECTIVAS E DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DO NOVO E NECESSÁRIO PARADIGMA. In: 3 CONGRESSO URUGUAYO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 2011, MONTEVIDEO. ACTAS DEL 3 CONGRESSO URUGUAYO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 2011. v. 1. p. 348-356.

  • BAYER, Arno ; Goenwald, Claudia L. O. ; Honório, Bruno . O QUADRO INTERATIVO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. In: XIII CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2011, RECIFE. ANAIS DA XIII CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2011. v. 1. p. 79-89.

  • BRITTO, Sílvio Luiz Martins ; BAYER, Arno . Jogando com a Matemática através da História: Uma proposta n 2ª CRE no Estado do RS. In: XIII CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2011, RECIFE. ANAIS DA XIII CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2011. v. 1. p. 150-162.

  • SEIBERT ; BAYER, Arno ; SILVA, Sabrina Letícia Couto da ; Honório, Bruno . UM ESTUDO SOBRE A MENSURAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM EM ESTATÍSTICA UTILIZANDO O INSTRUMENTO LASSI (LEARNING AND STUDY STRATEGIES INVENTORY) ADAPTADO PARA O BRASIL. In: SEMINÁRIO ESTADUAL DE PESQUISA, 2011, CANOAS. ANAIS DO SEMINÁRIO ESTADUAL DE PESQUISA, 2011. v. 1. p. 51-63.

  • BAYER, Arno ; GROENWALD, Claudia Lisete Oliveira ; Honório, Bruno . O QUADRO INTERATIVO E UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA. In: SEMINÁRIO ESTADUAL DE PESQUISA, 2011, CANOAS. ANAIS DO SEMINÁRIO ESTADUAL DE PESQUISA, 2011. v. 1. p. 110-122.

  • OLIVEIRA, Claudionor Araújo de ; BAYER, Arno . O ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO COM APLICAÇÕES MATEMÁTICAS NO COTIDIANO. In: SEMINÁRIO ESTADUAL DE PESQUISA, 2011, CANOAS. ANAIS DO SEMINÁRIO ESTADUAL DE PESQUISA, 2011. v. 1. p. 162-170.

  • CUNHA ; BAYER, Arno . ENSINO DE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: AS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DA SBEM, SBM, SBMAC E PRODUÇÕES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA SOBRE ENSINO DE MATEMÁTICA E MEIO AMBIENTE NO BRASIL. In: SEMINÁRIO ESTADUAL DE PESQUISA, 2011, CANOAS. ANAIS DO SEMINÁRIO ESTADUAL DE PESQUISA, 2011. v. 1. p. 172-184.

  • Cruz, Lélia Oliveira ; BAYER, Arno . O EGRESSO DO CURSO DE MATEMÁTICA DO CESC/UEMA E O PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL.. In: SEMINÁRIO ESTADUAL DE PESQUISA, 2011, CANOAS. ANAIS DO SEMINÁRIO ESTADUAL DE PESQUISA, 2011. v. 1. p. 45-55.

  • KUHN,Malcus Cassiano ; BAYER, Arno . O ENSINO DA MATEMÁTICA NAS ESCOLAS PAROQUIAIS NOS PRIMÓRDIOS DA COLONIZAÇÃO ALEMÃ NO RIO GRANDE DO SUL. In: SEMINÁRIO ESTADUAL DE PESQUISA, 2011, CANOAS. ANAIS DO SEMINÁRIO ESTADUAL DE PESQUISA, 2011. v. 1. p. 230-242.

  • BRITTO, Sílvio Luiz Martins ; BAYER, Arno . AS ESCOLAS JESUÍTAS NA REGIÃO SUL DO BRASIL NOS SÉCULOS XIX E XX E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA. In: SEMINÁRIO ESTADUAL DE PESQUISA, 2011, CANOAS. ANAIS DO SEMINÁRIO ESTADUAL DE PESQUISA, 2011. v. 1. p. 90-98.

  • MACIEL, Maria Cristina Maciel Rullan ; BAYER, Arno . O ENSINO DOS NÚMEROS INTEIROS RELATIVOS COM MATERIAL MANIPULÁVEL E O SABER DOS ALUNOS DE UMA TURMA DE SEXTA SÉRIE DA E.E.E.M. BAIRRO DO PARQUE. In: SEMINÁRIO ESTADUAL DE PESQUISA, 2011, CANOAS. ANAIS DO SEMINÁRIO ESTADUAL DE PESQUISA, 2011. v. 1. p. 115-126.

  • CUNHA, Wilson ; BAYER, Arno . Ensino de Matemática e Educação Ambiental:As produções científicas da SBEM, SBM, SBMACe produções dos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matematica sobre Ensinode matemática e Meio Ambiente no Brasil. In: XXI - Seminário de Investigação em Educação Matemática, 2010, Aveiro - Portugal. SEMINÁRIO DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. AVEIRO, 2010. v. 1. p. 730-740.

  • BAYER, Arno ; Goenwald, Claudia L. O. . O CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA NA UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL - UM POUCO DA SUA HISTÓRIA. In: V Congressso Internacional de Ensino da Matemática, 2010, Canoas. Anais do V Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2010. v. 1. p. 10-22.

  • BAYER, Arno ; GROENWALD, Claudia Lisete Oliveira ; Honório, Bruno . O QUADRO INTERATIVO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. In: V Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2010, Canos. V Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Canoas: Ulbra, 2010. v. 1. p. 56-68.

  • BAYER, Arno ; ECHEVESTE, Simone ; SEIBERT . CLASSIFICAÇÃO DOS ERROS MAIS FREQUENTES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ESTATÍSTICOS. In: V Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2010, Canoas. Anais do V Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Canoas: Ulbra, 2010. v. 1. p. 76-89.

  • GOUVÊIA ; BAYER, Arno . Estatística no Ensino Fundamental: Uma contribuição para o Processo de Ensino e Aprendizagem. In: V Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2010, Canoas. Anais do V Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Canoas: Editora da Ulbra, 2010. v. 1. p. 58-73.

  • ALMEIDA ; BAYER, Arno . O USO DE SOFTWARE NA CONSTRUÇÃO DAS FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS. In: V Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2010, Canoas. Anais do V Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Canoas: Editora da Ulbra, 2010. v. 1. p. 187-199.

  • KUHN,Malcus Cassiano ; BAYER, Arno . A influência das interações no processo de ensino-aprendizagem da Matemática. In: V Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2010, Canoas. Anais do V Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Canoas: Editora da Ulbra, 2010. v. 1. p. 210-225.

  • SILVA ; BAYER, Arno . A ESTATÍSTICA NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM BOA VISTA/RR. In: V Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2010, Canoas. Anais do V Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Canoas: Editora da Ulbra, 2010. v. 1. p. 120-133.

  • BAYER, Arno ; ECHEVESTE, S. ; Honório, Bruno . A INFLUÊNCIA DO AUTOCONCEITO EM MATEMÁTICA NAS ATITUDES E NO DESEMPENHO EM RELAÇÃO À ESTATÍSTICA. In: V Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2010, Canoas. Anais do V Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Canoas: Editora da Ulbra, 2010. v. 1. p. 156-167.

  • Biehl ; BAYER, Arno . A Escolha do Livro Didático de Matemática. In: X Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2009, Ijuí. X Encontro Gaúcho de Educação Matemática. Ijuí, 2009. v. 1. p. 23-35.

  • BIEHL, Juliana Volcanoglo ; BAYER, Arno . O Livro didático de Matemática. In: XV Simpósio Sulbrasileiro em Ensino de Ciências, 2008, Canoas. XV SSBEC. v. 1. p. 16-27.

  • BRAGA, Kátia Aires ; BAYER, Arno . Análise Combintória: uma visão dos professores de matemática de Floriano no Piauí. In: XV Simpósio Sulbrasileiro em ensino de ciências, 2008, Canoas. XV SSBEC, 2008. v. 1. p. 35-41.

  • OLIVEIRA, Geraldo José de ; BAYER, Arno . A disciplina de Estatística nos cursos de Pedagogia e Normal Superior nas instituições superiores de ensino de teresina/Piauí. In: XV Simpósio Sulbrasileiro em ensino de Ciências, 2008, Canoas. XV SSBEC, 2008. v. 1. p. 45-58.

  • ECHEVESTE, S. ; BAYER, Arno ; JUNIOR, V. . Gráficos Estatísticos: Uma ferramenta muito utilizada pelos meios de comunicação e às vezes pouco compreendida pelos universitários. In: VIII EREM - Encontro Regional de Educação Matemática, 2008, Ijuí. Anais do VIII EREM, 2008. v. 1. p. 67-80.

  • ECHEVESTE, S. ; BAYER, Arno . A inclusão dos conteúdos de Estatística em livros didáticos de Matemática do Ensino Fundamental e Médio: uma análise histórica. In: 9 Simpósio de Educación Matemática, 2007, Chivilcoy. Memórias do 9 Simpósio de Educación Matemática, 2007. v. 1. p. 942-955.

  • BAYER, Arno ; KUHN,Malcus Cassiano ; BRINGHENTI, R. A. C. . As interações nas aulas de uma turma de Calculo II da Ulbra-Canoas/RS. In: 9 Simpósio de Educación Matemática, 2007, Chivilcoy. Memórias del 9 simpósio de educación matemática. Chivilcoy, 2007. v. 1. p. 1934-1947.

  • BAYER, Arno ; VACCARI, Beatriz Volkart . A interação professor-aluno nas aulas de matemática. In: 9 Simpósio de Educación Matemática, 2007, Chilvilcoy. Memórias del 9 Simpósio de Educación Matemática. Chivilcoy, 2007. v. 1. p. 1218-1230.

  • BAYER, Arno ; BRITTO, Sílvio Luiz Martins . A Contribuição da História da Matemática para no ensino da Matemática na 2a Cre. In: 9 Simpósio de Educación Matemática, 2007, Chivilcoy. Memorias del 9 Simpósio de Educación Matemática. Chivilcoy, 2007. v. 1. p. 1145-1165.

  • KUHN,Malcus Cassiano ; BAYER, Arno . Investigando as interações simbólicas de uma turma de 2ª série do Ensino Médio noturno do Colégio Estadual Jacob Arnt de Bom Retiro do Sul/RS. In: Anais do IV Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2007, Canoas. IV Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2007. v. 1. p. 51-61.

  • ECHEVESTE, Simone ; BAYER, Arno ; ROCHA, Josy ; SILVA, C. . A Estatística nos livros didáticos de matemática do Ensino Fundamental e Médio. In: IV Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2007, Canoas. Anais do IV Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2007. v. 1. p. 65-77.

  • VACCARI, Beatriz Volkart ; BAYER, Arno . A interação Professor-aluno nas aulas de Matemática. In: IV Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2007, Canoas. Anais do IV Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2007. v. Unico.

  • KUHN,Malcus Cassiano ; BAYER, Arno . Investigando as Interações de uma turma de segunda série do Ensino Médio noturno do Colégio Estadual Jacob Arnt de Bom Retiro do Sul/ RS. In: IV Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2007, Canoas. Anais do IV Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2007.

  • BRITTO, Sílvio Luiz Martins ; BAYER, Arno . Jogando com a história da matemática: Uma propoosta pedagógica em um núcleo do Estado do Rio Grande do Sul. In: IV Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2007, Canoas. Anais do IV Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2007.

  • ECHEVESTE, Simone ; BAYER, Arno ; ROCHA, Josy ; SILVA, C. . A Estatística nos livros didáticos de Mattemática do Ensino Fundamental e Médio. In: IV Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2007, Canoas. Anais do IV Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2007.

  • ECHEVESTE, Simone ; BAYER, Arno ; ROCHA, Josy . Metodologia de ensino de Estatística com ênfase em pesquisa científica: uma visão sobre os sentimentos e atitudes dos alunos de cursos de licenciaturas. In: IV Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2007, Canoas. Anais do IV Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2007.

  • ALMEIDA, José Roberto da Silva ; BAYER, Arno . As interações subjetivas em situações de ensino-aprendizagem nas aulas de álgebra II-Ulbra-Canoas/RS. In: IV Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2007, Canoas. Anais do Congresso Intenacional de Ensino da Matemática, 2007.

  • MARQUEZ ; BAYER, Arno . As opiniões dos professores de Matemática do Ensino Fundamental e Médio da 16 CRE em relação ao ensino de estatística. In: IV Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2007, Canoas. Anais do IV Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2007.

  • BAYER, Arno ; BRINGHENTI . As interações simbólicas nas aulasde cálculo II do Curso de Matemática da ULBRA-Canoas/RS. In: IVCongresso Internacional de Ensino da Matemática, 2007, Canoas. Anais do IV Congresso Internacional de Ensino da Maatemática, 2007.

  • BAYER, Arno ; ECHEVESTE, Simone ; BITTENCOURT, H. ; ROCHA, Josy . preparação do formando em Matemática - Licenciatura Plena para lecionar Estatística no Ensino Fundamental e Médio. In: V ENPEC Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2006, Bauru. V ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2006. v. 5.

  • ECHEVESTE, Simone ; BAYER, Arno ; BITTENCOURT, H. ; ROCHA, Josy . Conhecimento e atitude dos alunos do 3 ano do Ensino Médio sobre Estatística. In: Encontro Gaucho de Educação Matemática 2006, 2006, Caxias do Sul. Anais do EGEM 2006, 2006.

  • BAYER, Arno ; ECHEVESTE, Simone ; BITTENCOURT, Hélio Radke ; ROCHA, Josy . Um Estudo sobre o nível de conhecimento dos alunos do 3 ano do Ensino Médio sobre Estatística. In: III Semináario Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2006, Aguas de Lindóia. III Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2006, 2006.

  • BAYER, Arno ; BRITTO, Sílvio Luiz Martins . A Contribuição dca História da Matemática para o Ensino da Matemática na 2ª CRE. In: III Seminário Internacional de Persquisa em Educação Matemática 2006, 2006, Águas de Lindóia. III Seminário Internacional de Persquisa em Educação Matemática 2006, 2006.

  • BAYER, Arno ; ECHEVESTE, Simone ; ROCHA, Josy ; BITTENCOURT, Hélio Radke . Estatística fácil: desenvolvendo os conceitos de estatística através de jogos e atividades. In: XVII EREM - Encontro Regional de Educação Matemática, 2005, São Leopoldo. XVII EREM - Encontro Regional de Educação Matemática. São Leopoldo: Cultural, 2005. v. 1. p. 1-12.

  • BAYER, Arno ; ECHEVESTE, Simone ; ROCHA, Josy ; BITTENCOURT, Hélio Radke . Probabilidade na Escola. In: III Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2005, Canoas. III Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2005. v. 1. p. 1-12.

  • BAYER, Arno ; ECHEVESTE, Simone ; ROCHA, Josy ; BITTENCOURT, Hélio Radke . Estatística divertida: Trabalhando com gráficos na escola. In: III Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2005, Canoas. III Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2005. v. 1. p. 1-12.

  • BAYER, Arno ; SOARES, Rita de Cássia de Souza . Feira de Matemática e Motivação para a Aprendizagem. In: IV EREM - Encontro Regional de Ensino da Matemática, 2004, Ijuí. Anais do IV EREM - Encontro Regional de Ensino da Matemática, 2004. v. 1. p. 1-10.

  • BAYER, Arno ; BITTENCOURT, H. ; ROCHA, Josy ; ECHEVESTE, Simone . Formandos em Matemática x Estatística na Escola: Estamos Preparados?. In: XII Simpósio Sulbrasileiro de Ensino de Ciencias, 2004, Canoas. Anais do XII Simpósio Sulbrasileiro de Ensino de Ciencias, 2004. v. 1. p. 1-12.

  • BAYER, Arno ; BITTENCOURT, H. ; ROCHA, Josy ; ECHEVESTE, Simone . Estatística e a sua História. In: XII Simpósio Sulbrasileiro de Ensino de Ciencias, 2004, Canoas. Anais do XII Simpósio Sulbrasileiro de Ensino de Ciencias, 2004. v. 1. p. 1-12.

  • BAYER, Arno ; SOARES, R. C. S. . Feira de Matemática e Motivação para Aprender. In: XII Simpósio Sulbrasileiro de Ensino de Ciencias, 2004, Canoas. XII Simpósio Sulbrasileiro de Ensino de Ciencias, 2004. v. 1. p. 1-2.

  • BAYER, Arno ; ECHEVESTE, Simone ; FÉLIX, Vanderlei . Estatística no ensino fundamental e médio: como os professores de Matemática estão se preparando para este desafio. In: II Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2003, Santos - São Paulo. Estatística no ensino fundamental e médio: como os professores de Matemática estão se preparando para este desafio, 2003. v. 1. p. 1-5.

  • BAYER, Arno ; SANTOS, Beatriz Pedrella dos . Desenvolvendo o Pensamento Geométrico em Alunos de 4ª Série do Ensino Fundamental, através da Teoria de Van Hiele.. In: V Simpósio de Educação Matemática, 2003, Argentina. V Simpósio de Educação Matemática, 2003. v. 1. p. 1-12.

  • BAYER, Arno ; SILVA, C. K. ; FARIAS, Maria Eloisa . Investigando a percepção sobre desenvolvimento sustentável dos formandos do Ensino Médio da cidade de Canoas. In: III Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2001, Atibaia. Anais do III Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2001.

  • BAYER, Arno ; KUCHENBECKER, V. . Docência em Situação de Risco Social. In: II Simpósio Internacional de Educação Superior, 2001, São Leopoldo. Anais do II Simpósio Internacional de Educação Superior. São Leopoldo: UNISINOS, 2001.

  • BAYER, Arno ; GROENWALD, Claudia Lisete Oliveira ; LIBERMAN, B. . Programa Educacional em Desenvolvimento Sustentável. In: VI Congresso de Psicologia Ambiental, 1998, La Corua. Libro de Comunicaciones do VI Congresso de Psicologia Ambiental - Médio Ambiente y responsabilidade humana, aspectos sociales y ecológicos, 1998. v. 1. p. 687-690.

  • BAYER, Arno ; CUNHA . Mathematics Education and Environmental Education in the search for Sustainable Environmental Management. In: 5. Deutsch-Brasilianisches Symposium, 2011, Stuttgart. 5. Deutsch-Brasilianisches Symposium Nachhaltige Entwicklung, 2011. v. 1. p. 83-84.

  • GROENWALD, Claudia Lisete Oliveira ; BAYER, Arno ; Honório, Bruno . Quadro Virtual: um recurso tecnológico importantes nas aulas de matemática. In: X ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010, Salvador. X ENEM. Salvador, 2010. v. 1. p. 23-27.

  • KUHN, MALCUS CASSIANO ; BAYER, Arno . A regra de três simples nas aritméticas editadas para as escolas paroquiais luteranas do século XX no Rio Grande do Sul/Brasil. In: VIII Congresso Iberoamericano de Educação Matemática, 2017, Madrid. Anais do VIII Congresso Iberoamericano de Educação Matemática. Andújar: Federación Espaola de Sociedades de Profesores de Matemáticas, 2017. v. 1. p. 108-108.

  • KUHN,Malcus Cassiano ; BAYER, ARNO . A construção do significado de número nas escolas paroquiais luteranas do século XX no Rio Grande do Sul/Brasil. In: VIII CONGRESO IBEROAMERICANO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 2017, Madrid. LIBRO DE RESÚMENES. 23740 Andújar Espaa: Federación Espaola de Sociedades de Profesores de Matemáticas, 2017. v. 1. p. 108-108.

  • BRITTO, Silvio Luiz Martins ; BAYER, Arno . OS JESUÍTAS E O ENSINO DE ARITMÉTICA NO SUL DO BRASIL NOS SECULOS XIX E XXOS JESUÍTAS E O ENSINO DE ARITMÉTICA NO SUL DO BRASIL NOS SECULOS XIX E XX. In: VIII CONGRESO IBEROAMERICANO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 2017, Madrid. LIBRO DE RESÚMENES. Madrid: Federación Espaola de Sociedades de Profesores de Matemáticas, 2017. v. 1. p. 225-225.

  • BAYER, Arno ; ECHEVESTE, Simone ; BITTENCOURT, Hélio Radke ; ROCHA, Josy . Preparação do formando em Matemática - Licenciatura plena para lecionar Estatística no Ensino Fundamental e Médio. In: V ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005, Bauru. Anais do V ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005. v. 1. p. 237-237.

  • BAYER, Arno ; SOARES, Rita de Cássia de Souza . Desencantamento de alunos e ação dos professores. In: I Seminário Brasileiro de Estudos Culturais em Educação, 2004, Canoas. Anais di I Seminário Brasileiro de Estudos Culturais em Educação. Canoas: Editora da ULBRA, 2004. v. 1. p. 1-7.

  • ROCHA, Josy ; BAYER, Arno ; ECHEVESTE, Simone ; BITTENCOURT, H. . Formandos em Matemática x Estatística na Escola: Estamos Preparados?. In: X Salão de Iniciação Científica - ULBRA, 2004, Canoas. Anais do X Salão de Iniciação Científica - ULBRA, 2004. v. 1. p. 1-2.

  • BAYER, Arno ; BITTENCOURT, H. ; ROCHA, Josy ; ECHEVESTE, Simone . A Educação Estatística como ferramenta para a cidadania. In: I Fórum Nacional de Educação, 2004, Torres. I Fórum Nacional de Educação, 2004. v. 1. p. 1-2.

  • BAYER, Arno ; BITTENCOURT, Hélio Radke ; ROCHA, Josy ; ECHEVESTE, Simone . Formandos em Matemática X Estatística na Escola: Estamos Preparados?. In: V Salão de Iniciação Científica - PUCRS, 2004, Porto Alegre. V Salão de Iniciação Científica - PUCRS, 2004. v. 1. p. 1-2.

  • BAYER, Arno ; BITTENCOURT, Hélio Radke ; ROCHA, Josy ; ECHEVESTE, Simone . Formandos em Matemática X Estatística na Escola: Estamos Preparados?. In: XVI Salão de Iniciação Científica - UFRGS, 2004, Porto Alegre. XVI Salão de Iniciação Científica - UFRGS, 2004. v. 1. p. 1-2.

  • BAYER, Arno ; BITTENCOURT, Hélio Radke ; ECHEVESTE, Simone ; ROCHA, Josy . Técnicas de Inferência Estatística baseadas na distribuição Binomial. In: XXVI Congresso Nacional de matemática Aplicada e Computacional, 2004, Porto Alegre. XXVI Congresso Nacional de matemática Aplicada e Computacional, 2004. v. 1. p. 1-2.

  • BAYER, Arno ; SOARES, Rita de Cássia de Souza . Feira de Matemática como agente motivador do ensino e da aprendizagem de matemática. In: VIII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2004, Recife. VIII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2004. v. 1. p. 1-2.

  • BAYER, Arno ; KUCHENBECKER, V. . Estudo da Presença e Aplicabilidade do Princípio da Autonomia na Lei do Ensino Superior nos Países (Brasil, Chile, Uruguai, Argentina e Colômbia). In: X Salão de Iniciação Científica - ULBRA, 2004, Canoas. X Salão de Iniciação Científica - ULBRA, 2004. v. 1. p. 1-2.

  • BAYER, Arno ; TRISCH, Edilon ; SOARES, Rita de Cássia de Souza . Estimule a criatividade de seus alunos. In: XVI Encontro Regional de Educação Matemática, 2004, São leopoldo. Anais do XVI Encontro Regional de Educação Matemática, 2004. v. 1. p. 90-90.

  • BAYER, Arno ; SOARES, Rita de Cássia de Souza . Trigonometria com o Software Sintesoft. In: XV EREM - Encontro Regional de Educação Matemática, 2003, São Leopoldo. Trigonometria com o software sintesoft. São Leopoldo: Editora Saraiva, 2003. v. 1. p. 1-2.

  • BAYER, Arno ; SOARES, Rita de Cássia de Souza ; VIANA JÚNIOR, Valcir . Feira de Matemática. In: XV EREM - Encontro Regional de Educação Matemática, 2003, São Leopoldo. Feira de Matemática. São Leopoldo: Editora Saraiva, 2003. v. 1. p. 1-2.

  • BAYER, Arno ; KUCHENBECHER, V. . Estudo comparativo das leis do ensino superior nos países: Brasil, Argentina, Uruguai, Chile e Colômbia; e a aplicação das políticas educacionais nas universidades do Rio Grande do Sul.. In: II Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2003, Canoas/RS. Anais do II congresso Int. do Ens. da Matemática, 2003. v. 1. p. 1-5.

  • BAYER, Arno ; KUCHENBEKER, V. . Estudo da Presença e Aplicabilidade do Princípio da Autonomia na Lei do Ensino Superior nos Países (Brasil, Chile, Uruguai, Argentina e Colômbia). In: IV Salão de Iniciação Científica - PURGS, 2003, PORTO ALEGRE. IV Salão de Iniciação Científica - PURGS, 2003. v. 1. p. 1-2.

  • BAYER, Arno ; KUCHENBEKER, V. . Políticas Educacionais nas Grandes Universidades do Rio Grande do Sul. In: IX Salão de Pesquisa Científica e Tecnológica, 2003, Canoas. IX Salão de Pesquisa Científica e Tecnológica, 2003. v. 1. p. 1-2.

  • BAYER, Arno ; KUCHENBEKER, V. . Estudo da Presença e Aplicabilidade do Princípio da Autonomia na Lei do Ensino Superior nos Países (Brasil, Chile, Uruguai, Argentina e Colômbia). In: XV Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2003, Porto Alegre. XV Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2003. v. 1. p. 1-2.

  • BAYER, Arno ; ECHEVESTE, S. . Ensinando Estatística Através de Jogos. In: IX Salão de Pesquisa Científica e Tecnológica, 2003, Canoas. IX Salão de Pesquisa Científica e Tecnológica, 2003. v. 1. p. 1-5.

  • BAYER, Arno ; ECHEVESTE, Simone . O Desenvolvimento dos conteúdos de Estatística no Ensino Fundamental e Médio. In: II Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2003, Canoas. II Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2003. v. 1. p. 1-5.

  • BAYER, Arno ; SANTOS, B. Petrella dos . A Observação no Ensino de Geometria. In: IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2003, Bauru - São Paulo. IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2003. v. 1. p. 1-5.

  • BAYER, Arno ; ECHEVESTE, Simone ; FÉLIX, Vanderlei . Estatística no Ensino Fundamental e Médio: como os Professores de Matemática estão se preparando para este desafio.. In: II Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2003, Santos - São Paulo. II Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2003. v. 1. p. 25-30.

  • BAYER, Arno ; ECHEVESTE, Simone ; ÁVILA, M. . Estatística no Ensino Fundamental e Médio. In: VII Encontro Gaúcho de Educação Matemática, 2001, Santa Cruz do Sul. Anais do VII EGEM, 2001. v. 1. p. 74-75.

  • BAYER, Arno . A Docência em situações de risco Social. In: I Fórum Mundial de Educação, 2001, Porto Alegre. Anais do I Fórum Mundial de Educação, 2001.

  • BAYER, Arno ; GROENWALD, Claudia Lisete Oliveira ; FARIAS, Maria Eloisa . Investigando a percepção dos alunos do Ensino Médio da cidade de canoas - RS sobre a problemática ambiental. In: 52ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciencia, 2000, Brasília. Anais da 52ª Reunião Anual da SBPC, 2000. v. 1.

  • BAYER, Arno ; ECHEVESTE, Simone . Núcleo de Apoio Estatístico: o suporte que faltava para a investigação científica na ULBRA. In: I Simpósio de Educação Superior, 1999, Canoas. Anais do I Simpósio de Educação Superior. Canoas: ULBRA, 1999. v. 1. p. 87-88.

  • BAYER, Arno . Pressupostos da Metodologia de Pesquisa Quantitativa. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BAYER, Arno . Núcleo de Apoio Estatístico: o suporte que faltava para a investigação científica na ULBRA. 1999. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BAYER, Arno ; GROENWALD, Claudia Lisete Oliveira ; FARIAS, Maria Eloisa . Programa Educacional em Desenvolvimento Sustentável: investigando a percepção dos formandos do Ensino Médio da cidade de Canoas. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BAYER, Arno . A matemática e o desenvolvimento sustentável. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SFREDDO, J. ; BAYER, Arno . Formação Superior e Intercâmbios Educativos e Científicos. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BAYER, Arno ; ECHEVESTE, Simone ; ÁVILA, M. . Estatística no Ensino Fundamental e Médio. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Almeida, Larry Éfeson Alves de ; BAYER, Arno . O uso do Software Graphmatica na construção dos conceitos das funções trigonométricas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BAYER, Arno . O ensino de Ciências e Matemática frente aos desafios do século XXI. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BAYER, Arno . MC - 2013 ano internacional da matemática do planeta Terra (MPT2013): propostas para um ensino que vincule o ensino de matemática e educação ambiental ou meio ambiente. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BAYER, Arno . o contexto escolar teuto brasileiro no Rio Grande do Sul e o ensino da Matemática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BAYER, Arno . MC - 2013 ano internacional da matemática do planeta Terra (MPT2013): as produções científicas das sociedades ligadas ao ensino de matemática no período entre 2000-2010. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BAYER, Arno ; SILVA, F. F. N. . Os elementos da Natureza no Ensino de Trigonometria. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BAYER, Arno . I Simpósio de Educação Matemática. 1999. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BAYER, Arno ; VAZ, J. B. . Matemática Empresarial. Canoas: Editora da ULBRA, 2013 (Caderno Universitário).

Outras produções

BAYER, Arno . Consultor Add-Hoc Capes. 2013.

BAYER, Arno . Consultor Ad-Hoc CAPES. 2011.

BAYER, Arno . Consultor Ad-hoc CAPES. 2008.

BAYER, Arno . Consultor Ad-hoc CAPES. 2007.

BAYER, Arno . VIII Simposio de Educación Matemática. 2006.

BAYER, Arno . VII Simposio de Educación Matemática. 2005.

BAYER, Arno . Membro do Corpo de Árbitros no V ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2005.

BAYER, Arno . Mini Vocabulário de Física. 2004.

BAYER, ARNO . Membro do comitê Cientifico da VII Jornada Nacional de Educação Matemática e XX Jornada Regional de Educação Matemática. 2018.

BAYER, Arno . XII Encontro Gaúcho de Educação Matemática - XII EGEM. 2015.

BAYER, Arno . REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. 2013.

BAYER, Arno . Acta Scientiae. 2013.

BAYER, Arno . Parecerista do VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática. 2013.

BAYER, Arno . Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. 2011.

BAYER, Arno . XXI SIEM - Seminário de Investigação em Educação Matemática. 2010.

BAYER, Arno . X Encontro Nacional de Educação Matemática. 2010.

BAYER, Arno . X Encontro Nacional de Educação Matemática - X ENEM. 2010.

BAYER, Arno . x ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2010.

BAYER, Arno . Membro do Corpo de Árbitros no VI ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2007.

BAYER, Arno . Membro do Corpo de Árbitros no IV - Congresso dInternacional de Ensino da Matemática. 2007.

BAYER, Arno . Revista Ciência e Educação. 2006.

BAYER, Arno . Consultor Ad-hoc CAPES. 2006.

BAYER, Arno . Consultor Ad-hoc CAPES. 2005.

BAYER, Arno . VIII Encontro Nacional de Educação Matemática. 2004.

BAYER, Arno . VIII Encontro Nacional de Educação Matemática. 2003.

BAYER, Arno . A Estatística e a Pesquisa e Instrumento de Coleta de dados. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BAYER, Arno . Introdução ao SPSS - Versão 10.0. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BAYER, Arno . Pró-Ciências: Capacitação em metodologias, recursos e conteúdos para o ensino de Matemática no Ensino Médio - Estatística e pesquisa: uso de softwares estatísticos. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BAYER, Arno . Estatística e Pesquisa. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BAYER, Arno . Acta Scientiae. 2002. (Editoração/Periódico).

BAYER, Arno . II Simpósio de Educación Matemática. 2000. (Comitê Acadêmico).

BAYER, Arno . IV Simposio de Educación Matemática. 2002. (Comitê Acadêmico).

BAYER, Arno . V Simposio de Educacion Matemática. 2003. (Comitê Acadêmico).

BAYER, Arno . VI Simposio de Educación Matemática. 2004. (Comitê Acadêmico).

BAYER, Arno . Membro del Comité Académico do VI Simpósio de Educación Matemática. 2005. (Comitê Acadêmico).

BAYER, Arno . QUestões Epistemológicas em Debate. 2004. (Moderador de Painel).

BAYER, Arno . V Fórum de Pesquisa Científica e tecnológica - X Salão de iniciação científica. 2004. (Avaliador).

BAYER, Arno . XI Salão de Iniciação Científica da ULBRA. 2005. (Avaliador).

BAYER, Arno . Membro del Comité Académico do VI Simpósio de Educación Matemática. 2007. (Comitê Acadêmico).

BAYER, Arno . XI Salão de Iniciação Científica da ULBRA. 2007. (Avaliador).

BAYER, Arno . Avaliador Institucional INEP/MEC. 2007. (Avaliador).

BAYER, Arno . Membro do Comitê Acadêmico. 2008. (Comitê Acadêmico).

BAYER, Arno . IV SIPEM - IV Séminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. 2009. (Avaliador).

BAYER, Arno . Avaliador de Curso. 2007. (Avaliador).

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    O Ensino de Matemática no contexto contemporâneo, Descrição: O ensino e aprendizagem de matemática em geral apresentam problemas. A matemática é considerada no contexto da escola, a disciplina que mais assusta. Ela, via de regra, apresenta o maior índice de reprovação. Logo tem problemas de aprendizagem. Então investigar os problemas que envolvem este cenário é importante e necessário, para melhor conhecê-lo e assim propor soluções. O problema de pesquisa foca, o conhecer para propor e encaminhar soluções para os problemas de aprendizagem de matemática no Ensino Básico. Para alicerçar esta investigação, serão estudados autores que focam esta problemática. Serão investigados problemas de aprendizagem de matemática no Ensino Fundamental e Médio, a contribuição da História da Matemática no ensino, o ensino de Estatística, a formação de professores de Matemática e o livro didático de matemática usado e/ou adotado no Ensino Básico em nossas escolas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Arno Bayer - Coordenador.

  • 2009 - Atual

    A Influência do Autoconceito em Matemática nas Atitudes e no Desempenho em Relação à Estatística, Descrição: A Estatística possui toda a sua base teórica justificada através da Matemática, logo para a compreensão de seus conceitos é indispensável ao aluno habilidades Matemáticas. Para Souza e Brito (2008) a suposição de que o desempenho do estudante esteja relacionado apenas às suas capacidades cognitivas tem sido bastante questionadas, já que a aprendizagem também é fortemente relacionada aos fatores afetivos. Dentre os principais fatores afetivos pode-se destacar: o autoconceito, a auto-eficácia e a atitude. Neste contexto esta pesquisa tem por objetivo verificar a influência do autoconceito em Matemática nas atitudes e no desempenho em relação à Estatística. Para isso uma amostra de 400 alunos universitários de diferentes cursos de graduação será investigada através de dois principais instrumentos: uma escala de autoconceito em Matemática e uma escala de atitudes em relação à Estatística. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Arno Bayer - Coordenador / Simone Soares Echeveste - Integrante.

  • 2009 - Atual

    Desenvolvimento e Validação de uma Escala de Atitudes em Relação à Estatística, Descrição: - A presente pesquisa tem como objetivo construir e validar uma escala de atitudes em relação à Estatística a partir da tradução, adaptação e validação de quatro escalas internacionais de atitudes em relação à Estatística e da análise da adequação da única escala de língua portuguesa, no contexto brasileiro. Serão utilizadas as técnicas clássicas da Psicometria, bem como a Teoria de Resposta ao Item (TRI), em especial o Modelo Politômico de Rasch. O uso de técnicas mais avançadas na validação dessas escalas garantirá sua adequação à realidade brasileira, complementando as análises referentes às suas rotinas computacionais específicas para as análises propostas no software estatístico R (R, 2008), que é de código aberto e livre, de fácil manipulação e interpretação por usuários não estatísticos. Estas rotinas serão disponibilizadas a custo zero para a comunidade acadêmica. A pesquisa, de caráter interinstitucional e de abrangência nacional, será executada por um grupo de 14 pesquisadores, de 10 universidades, de cinco estados brasileiros, trabalhando de forma voluntária e coletiva, visando consolidar grupos de pesquisa emergentes em Educação Estatística no Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Arno Bayer - Coordenador / Simone Soares Echeveste - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Luterana do Brasil, Pós Graduação Em Ensino de Ciências e Matemática, Canoas. , Rua Miguel Tostes, 101 - Prédio 14 - Sala 218, São Luiz, 92420280 - Canoas, RS - Brasil, Telefone: (51) 4779278, Fax: (51) 4771313, URL da Homepage:

Experiência profissional

1971 - Atual

Universidade Luterana do Brasil

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

  • 03/2001

    Pesquisa e desenvolvimento, Pós Graduação Em Ensino de Ciências e Matemática, Canoas.,Linhas de pesquisa

  • 03/2001

    Ensino, Ensino de Ciências e Matemática, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática.

  • 01/2001

    Direção e administração, Pós Graduação Em Ensino de Ciências e Matemática, Canoas.,Cargo ou função, Coordenador de Programa.

  • 03/2000

    Pesquisa e desenvolvimento, Pós Graduação Em Ensino de Ciências e Matemática, Canoas.,Linhas de pesquisa

  • 03/2000

    Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo I, Matemática I, Cálculo II

  • 03/1998

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pós Graduação Em Ensino de Ciências e Matemática, Canoas.,Cargo ou função, Membro do conselho; Papeles Salamantinos.

  • 03/1997

    Extensão universitária , Centro de Ciências Naturais e Exatas, Canoas.,Atividade de extensão realizada, Coordenador do Núcleo de Apoio Estatístico.

  • 01/1971

    Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matemática Aplicada I, Matemática Empresarial

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matemática Aplicada

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Calculo I

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Mestrado Em Ensino de Ciências e Matemática, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Colóquios II

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Mestrado Em Ensino de Ciências e Matemática, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminários III

  • 02/2017 - 07/2017

    Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matematica Aplicada

  • 02/2017 - 07/2017

    Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo I

  • 02/2017 - 07/2017

    Ensino, Mestrado Em Ensino de Ciências e Matemática, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia de Pesquisa

  • 10/2003 - 01/2004

    Extensão universitária , Centro de Ciências Naturais e Exatas, Canoas.,Atividade de extensão realizada, Pró-Ciências: Capacitação em Metodologias, Recursos e Conteúdos para o Ensino de Matemática no ensino Médio.

  • 11/2003 - 11/2003

    Extensão universitária , Centro de Ciências Naturais e Exatas, Canoas.,Atividade de extensão realizada, Documentação Científica, O Desenvolvimento dos Conteúdos de Estatístística no Ensino Fundamental e Médio.

  • 03/2001 - 12/2002

    Pesquisa e desenvolvimento, Pós Graduação Em Ensino de Ciências e Matemática, Canoas.,Linhas de pesquisa

  • 07/2000 - 07/2000

    Extensão universitária , Pós Graduação Em Ciências, Canoas.,Atividade de extensão realizada, Introdução ao SPSS - Versão 10.0.

  • 03/1971 - 12/1999

    Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Matemática I, Cálculo I, Càlculo II