Edison Luiz Saturnino
Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), obtendo os títulos de Mestre em Educação (2005) e Doutor em Educação (2011) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação desta mesma Universidade. De 1991 a 2010 atuou como professor de História no Ensino Fundamental e Médio, como supervisor escolar na rede estadual de ensino e como coordenador pedagógico da Educação de Jovens e Adultos no município de Alvorada/RS. De 2006 a 2016 foi professor dos cursos de Graduação e Pós Graduação da Faculdade Cenecista de Osório. De 2010 a 2016 ocupou o cargo de Técnico em Assuntos Educacionais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Estudos Básicos da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência nas áreas de História e Educação, atuando em pesquisas com ênfase em temáticas relacionadas à história cultural, história da educação, história das práticas de leitura, história da cultura escrita, imagem, memória, educação, história oral. Além disso, seus interesses de ensino e pesquisa concentram-se também em temas relacionados à formação de professores e à teoria, metodologia e ensino de História. É membro da ASPHE (Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação).
Informações coletadas do Lattes em 09/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação
2006 - 2011
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Representações do corpo leitor na pintura artística brasileira do século XIX e início do século XX: contribuições para a história das práticas de leitura
, Ano de obtenção: 2011. Maria Stephanou. Palavras-chave: História Cultural; História da Educação; História da leitura; História das práticas de leitura; corpo leitor.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História Cultural. Setores de atividade: Educação.
Mestrado em Educação
2002 - 2005
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Imagem, memória e educação: um estudo sobre modos de ver e lembrar
, Ano de Obtenção: 2005.Maria Stephanou.Palavras-chave: Imagem; memória; Il Quarto Stato.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História Cultural. Setores de atividade: Educação.
Idiomas
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
Organização de eventos
SATURNINO, E. L. . VI Mostra Integrada de Iniciação Científica e IV Seminário Integrado de Pós-Graduação. 2015. (Outro).
SATURNINO, E. L. . XVI Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação. 2010. (Congresso).
Participação em eventos
20º Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação.As imagens como rastros: iconografia e história das práticas de leitura. 2014. (Encontro).
XII Encontro Estadual de História - ANPUH/RS.História da leitura: um estudo através da pintura artística brasileira do século XIX e início do século XX. 2014. (Encontro).
IX Congresso Luso Brasileiro de História da Educação. História das práticas de leitura no Brasil: uma análise a partir das pinturas artísticas do século XIX e início do século XX. 2012. (Congresso).
IV Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica. Il Quarto Stato e narrativas de memórias: considerações sobre as capacidades evocativas da imagem. 2010. (Congresso).
VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. As imagens como vestígios: apontamentos para a história das práticas de leitura. 2010. (Congresso).
XVI Encontro Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação.O corpo leitor na pintura artística brasileira do século XIX. 2010. (Encontro).
Estudos sobre a Cultura Escrita. 2009. (Encontro).
Raízes: XX Encontro dos Municípios Originários de Santo Antônio da Patrulha.Osório 150 Anos: História e Memória. 2009. (Encontro).
XV Encontro Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação.O corpo leitor: o que a pintura artística tem a dizer sobre ele?. 2009. (Encontro).
IX Encontro Estadual de História. 2008. (Encontro).
XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2008. (Encontro).
Curso de formação continuada: desafiando saberes para a construção de novas práticas. 2007. (Encontro).
XIII Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação. 2007. (Encontro).
VI Congresso Luso Brasileiro de História da Educação. Percursos e Desafios da Pesquisa e do Ensino de História da Educação. VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Percursos e Desafios da Pesquisa e do Ensino de História da Educação. 2006. (Congresso).
Jornada de Estudos "Todos podem aprender. Qual é a chave?".Jornada de Estudos "Todos podem aprender. Qual é a chave?". 2005. (Encontro).
Seminário Internacional de Educação "Escola Cidadã: educando para a participaçãp social".Seminário Internacional de Educação "Escola Cidadã: educando para a participação social". 2004. (Seminário).
III Congresso Internacional de Educação - Educação na América Latina nestes tempos de império. III Congresso Internacional de Educação - Educação na América Latina, nestes tempos de império. 2003. (Congresso).
IX Encontro Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação - História da Educação, Literatura e Memória.IX Encontro Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação - História da Educação, Literatura e Memória. 2003. (Encontro).
Encontro de formação "A formação: um fator de modernização(?)".Encontro de Formação "A formação: um fator de modernização(?)". 2002. (Encontro).
Encontro de formação "Competências: uma noção emblemática das transformações sociais em curso".Encontro de formação "Competências: uma noção emblemática das transformações sociais em curso". 2002. (Encontro).
IV Congresso Luso Brasileiro de História da Educação. IV Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. 2002. (Congresso).
IV seminário Regional "Construção social do conhecimento: da teoria à prática".Seminário Regional "Construção social do conhecimento: da teoria à prática". 2002. (Seminário).
Seminário "Escritas: prática social, memória e cotidiano".Seminário "Escritas: prática social, memória e cotidiano". 2002. (Seminário).
Seminário Nacional "educação e Globalização".Seminário Nacional "Educação e Globalização". 2002. (Seminário).
VIII Encontro Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação - Iconografia e pesquisa histórica.VIII Encontro Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação - Iconografia e pesquisa histórica. 2002. (Encontro).
"A educação no outro mundo possível: o papel da escola na construção da cidadania".Conferência Nacional: "A educação no outro mundo possível: o papel da escola na construção da cidadania". 2001. (Seminário).
"Currículo: do saber que se deve saber".Conferência Nacional "Currículo: do saber que se deve saber". 2001. (Seminário).
Curso de Extensão Universitária Gênero e sexualidade nas pedagogias culturais.Gênero e sexualidade nas pedagogias culturais. 2001. (Outra).
Fracasso Escolar: complexidade e possibilidade de superação.Fracasso Escolar: complexidade e possibilidades de superação. 2001. (Outra).
I Escola de verão da FACED/UFRGS - Pedagogias da cidade: cartografando as possibilidades educativas do espaço urbano.Pedagogias da cidade: cartografando as possibilidades educativas do espaço urbano. 2001. (Outra).
III Fórum de Estudos "Leituras de Paulo Freire".III Fórum de Estudos "Leituras de Paulo Freire". 2001. (Encontro).
Seminário Nacional Aprendendo/Ensinando Paulo Freire.Seminário Nacional Aprendendo/Ensinando Paulo Freire. 2001. (Seminário).
Seminário Regional "Construindo a escola democrática e popular".Seminário Regional "Construindo a escola democrática e popular". 2001. (Seminário).
"Avaliação da aprendizagem: práticas de mudança".Conferência Nacional: "Avaliação da aprendizagem: práticas de mudança". 2000. (Seminário).
"Que país é esses?" - O Brasil na virada do século.Conferência Nacional: "Que país é esse?" - O Brasil na virada do século. 2000. (Seminário).
A gestão democrática e suas implicações na construção do conhecimento.A Gestão democrática e suas implicações na construção do conhecimento. 2000. (Encontro).
Alegria de Ensinar.Conferência Nacional: "Alegria de Ensinar". 1999. (Seminário).
Todos Aprendem.Conferência Nacional: "Todos Aprendem". 1999. (Seminário).
Curso de capacitação de docentes (SEJA).Curso de Capacitação de Docentes (SEJA). 1998. (Outra).
Participação em bancas
GIL, C. Z. V.;SATURNINO, E. L.; PACIEVITCH, C.; RODRIGUES, M. C. M.. O ensino da independência do Brasil na perspectiva de grupos subalternizados: uma experiência com jovens de classe média. 2022. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
SATURNINO, E. L.; PASSANI, E.; VIRGINIO, A. S.; FACHINETTO, R. F.. A escola e a produção de subjetividades: os efeitos das normas e práticas na corporalidade discente. 2021. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
SATURNINO, E. L.; PADROS, E. S.; KOCH, A.; PACIEVITCH, C.; BARROSO, V. L. M.. A Ditadura de Segurança Nacional e a Educação: o caso do Rio Grande do Sul e do Colégio Estadual Júlio de Castilhos (1964-1985). 2021. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
SATURNINO, E. L.; POSSAMAI, Z. R.; PEIXE, R. I. P.; STEPHANOU, M.. Leituras no ateliê: crianças e práticas do ler na pintura artística brasileira (1890-1940). 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
SATURNINO, E. L.; CARVALHO, L. C.; ALMEIDA, D. B.; STEPHANOU, M.. Entre silêncios e murmúrios: a biblioteca escolar do Colégio Farroupilha (Porto Alegre/RS, 1949-1988). 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
SATURNINO, E. L.; FERNANDES, R. M. C.; SIMIONATO, M. F.; PAULY, E. L.. Educação cooperativa e as influências teóricas de John Dewey à educação. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade La Salle - Canoas.
STEPHANOU, M.;SATURNINO, E. L.; MONTEIRO, C.; SPERRHAKE, R.. Abecedários do século XIX: letras, palavras e gravuras em circulação transnacional. 2022. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
JUNG, H. S.;SATURNINO, E. L.; SOUZA, J. E.; FOSSATTI, P.; CUNHA, J. L.; RAMOS, R. C.. O Curso Normal em nível médio na rede pública e sua contribuição para a profissionalização docente. 2022. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade La Salle - Canoas.
STEPHANOU, M.;SATURNINO, E. L.; LUCHESE, T. A.; POSSAMAI, Z. R.. Instrução e circulação da palavra escrita: o caso do jornal O Exemplo (Porto Alegre, Rs, 1892-1930). 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
SILVA, D. R. Q.;SATURNINO, E. L.; ZILIOTTO, D. M.; SARMENTO, D. F.; SILVEIRA, G. E.. Educação e orientação sexual na educação básica: gênero e sexualidade na produção acadêmico-científica brasileira no período de 2006 a 2015. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade La Salle - Canoas.
SATURNINO, E. L.; RANGEL, M.; ZILIOTTO, D. M.; GIANOTTI, S. S. C.; SARMENTO, D. F.. Sustentabilidade financeira das instituições de ensino superior privadas: um modelo de gestão estratégica com base no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade La Salle - Canoas.
SATURNINO, E. L.; GIL, C. Z. V.; SALVA, S.; POSSAMAI, Z. R.; STEPHANOU, M.. Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade: jovens & fanfictions. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
STEPHANOU, M.;SATURNINO, E. L.; OLIVEIRA, M. A. M.; POSSAMAI, Z. R.. "A ciência ao alcance de todos": leituras e popularização da ciência na revista Eu Sei Tudo (Brasil, 1917-1951). 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
ZILIOTTO, D. M.;SATURNINO, E. L.; SOUZA, J. E.; CUNHA, J. L.; FOSSATTI, P.. Resistência e/ou insistência: a oferta do curso de Magistério na contemporaneidade. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade La Salle - Canoas.
STEPHANOU, M.;SATURNINO, E. L.; POSSAMAI, Z. R.; COSTA, M. O.. Narrativas memoriais sobre o holocausto nas páginas do jornal "O Globo" (Brasil, 1944-2010). 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
STEPHANOU, M.;SATURNINO, E. L.; POSSAMAI, Z. R.; LUCHESE, T. A.. O Impresso como estratégia formativa de escreventes e leitores: o caso do Jornal O EXEMPLO (1892-1930). 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
PADROS, E. S.;SATURNINO, E. L.; KOCH, A.. Dos gabinetes às salas de aula há muito caminho: educação, ideologia e conflito na Ditadura de Segurança Nacional Brasileira. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
PASSANI, E.; VIRGINIO, A. S.;SATURNINO, E. L.. A escola e a produção de subjetividades: regras, atos e corpos. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
SATURNINO, E. L.; ALMEIDA, D. B.; CARVALHO, L. C.; STEPHANOU, M.. A biblioteca Manoelito de Ornellas e seus leitores: representações das práticas de leitura no Colégio Farroupilha (Porto Alegre, 1960-1980). 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
SATURNINO, E. L.; PILAR, A. D.; STEPHANOU, M.; PEIXE, R. I. P.. Crianças e leituras: representações na pintura artística (1890-1940). 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
OLIVEIRA, M. A. M.;SATURNINO, E. L.; SOUSA, A. R. L.. Grupo Escolar Hilário Ribeiro: memória e patrimônio cultural. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós-Graduação em Educação Básica Profissional) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.
COSTA, L. B.;SATURNINO, E. L.; JUNQUEIRA, H.. A escrita de diários como prática de liberdade: por uma pedagogia da inteireza. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
HOFSTAETTER, A.; MASTROBERTI, P.;SATURNINO, E. L.. Experiências a partir das cinco peles: memória e processo criativo de alunos da educação básica nas aulas de artes visuais. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
MASTROBERTI, P.; HOFSTAETTER, A.;SATURNINO, E. L.. Evocação de memórias afetivas no processo criativo de alunos da Educação Básica nas aulas de artes visuais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
WARPECHOWSKI, M.;SATURNINO, E. L.; ZENELLA, R.. Um estudo sobre a utilização do Facebook como recurso na aprendizagem de alunos do Ensino Médio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática - Licenciatura) - Faculdade Cenecista de Osório.
ZENELLA, R.;SATURNINO, E. L.; WARPECHOWSKI, M.. Computação em Nuvem: um estudo sobre o Google Drive como ferramenta colaborativa aplicada à educação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informática - Licenciatura) - Faculdade Cenecista de Osório.
Orientou
As canções que você fez para mim: a música como evocador de memórias; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia da Arte) - Faculdade Cenecista de Osório; Orientador: Edison Luiz Saturnino;
A metamorfose do ator: a arte teatral construindo o sujeito; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia da Arte) - Faculdade Cenecista de Osório; Orientador: Edison Luiz Saturnino;
Mulheres leitoras: cenas de leitura feminina na obra de Eliseu Visconti; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia da Arte) - Faculdade Cenecista de Osório; Orientador: Edison Luiz Saturnino;
Cinema e a prática interdisciplinar; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia da Arte) - Faculdade Cenecista de Osório; Orientador: Edison Luiz Saturnino;
Aprendizagens da experiência: práticas educativas do Grupo Escoteiro Jacuí de Charqueadas; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Profissional) - Faculdade Cenecista de Osório; Orientador: Edison Luiz Saturnino;
Concepções de profissionais da Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul acerca dos cursos de Educação a Distância; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Profissional) - Faculdade Cenecista de Osório; Orientador: Edison Luiz Saturnino;
Modelo para implantação do processo 5S na Educação Profissional; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Profissional) - Faculdade Cenecista de Osório; Orientador: Edison Luiz Saturnino;
Expectativas dos professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a respeito da vida profissional de seus alunos; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Profissional) - Faculdade Cenecista de Osório; Orientador: Edison Luiz Saturnino;
Experiências pedagógicas nos cursos técnicos do IECEG - Instituto de Educação Cenecista General Canabarro; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Profissional) - Faculdade Cenecista de Osório; Orientador: Edison Luiz Saturnino;
Cidadania no IECEG - Instituto de Educação Cenecista General Canabarro: avanços e dificuldades; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Profissional) - Faculdade Cenecista de Osório; Orientador: Edison Luiz Saturnino;
O uso de termos em inglês no contexto do Ensino Técnico e Profissionalizante: os efeitos na Língua Portuguesa; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Profissional) - Faculdade Cenecista de Osório; Orientador: Edison Luiz Saturnino;
Narrativas de professores do Ensino Técnico acerca de suas primeiras experiências docentes; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Profissional) - Faculdade Cenecista de Osório; Orientador: Edison Luiz Saturnino;
Aspectos sobre a indisciplina escolar na visão jurídica; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Profissional) - Faculdade Cenecista de Osório; Orientador: Edison Luiz Saturnino;
Educação Profissional: expectativas de empregabilidade dos alunos dos cursos técnicos da Escola Técnica Cenecista Carolino Euzébio Nunes, município de Charqueadas-RS; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Profissional) - Faculdade Cenecista de Osório; Orientador: Edison Luiz Saturnino;
A atuação do supervisor educacional nos espaços escolares; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão: Supervisão Educacional) - Faculdade Cenecista de Osório; Orientador: Edison Luiz Saturnino;
A comunidade escolar e as relações com a escola; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão: Supervisão Educacional) - Faculdade Cenecista de Osório; Orientador: Edison Luiz Saturnino;
O conhecimento matemático no Ensino Médio; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão: Supervisão Educacional) - Faculdade Cenecista de Osório; Orientador: Edison Luiz Saturnino;
Concepções de alunos acerca da escola contemporânea; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão: Supervisão Educacional) - Faculdade Cenecista de Osório; Orientador: Edison Luiz Saturnino;
Brinquedotecas: o olhar do supervisor acerca do lúdico como forma de aprendizagem; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão: Supervisão Educacional) - Faculdade Cenecista de Osório; Orientador: Edison Luiz Saturnino;
Percepções de alunos e professores do Ensino Médio acerca das condições de ensino e aprendizagem em Sociologia: um estudo de caso no município de Osório/RS; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Filosofia e Sociologia no Ensino Médio) - Faculdade Cenecista de Osório; Orientador: Edison Luiz Saturnino;
Sobre livros e leitores: as práticas de leitura na obra Mãe Judia, de Moacyr Scliar; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Diálogos entre a História e a Literatura do RS) - Faculdade Cenecista de Osório; Orientador: Edison Luiz Saturnino;
As desventuras de Camila: reflexões sobre as práticas de leitura feminina a partir do romance Manhã Transfigurada; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Diálogos entre a História e a Literatura do RS) - Faculdade Cenecista de Osório; Orientador: Edison Luiz Saturnino;
O texto dramático na exposição do real: os traços do neoliberalismo em A Farsa do Panelada, de José Mapurunga; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Diálogos entre a História e a Literatura do RS) - Faculdade Cenecista de Osório; Orientador: Edison Luiz Saturnino;
Emílio, ou da Educação: as concepções de Rousseau acerca da educação e da infância; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Diálogos entre a História e a Literatura do RS) - Faculdade Cenecista de Osório; Orientador: Edison Luiz Saturnino;
A inclusão das disciplinas Filosofia e Sociologia nos currículos de Ensino Médio: um estudo de caso no município de Imbé, Litoral Norte do Rio Grande do Sul; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Filosofia e Sociologia no Ensino Médio) - Faculdade Cenecista de Osório; Orientador: Edison Luiz Saturnino;
Representações de surdez em ambientes de trabalho: a cultura instituindo sentidos e significados sobre o outro; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação de Surdos) - Faculdade Cenecista de Osório; Orientador: Edison Luiz Saturnino;
Impressos para o ensino e o aprendizado das primeiras letras (polonês/português): materialidades e indícios dos usos nas escolas étnicas polonesas no Brasil (1920-1936); 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Edison Luiz Saturnino;
Viver e ser feliz: processos identitários de sujeitos assexuais da Comunidade Assexual A2; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Faculdade Cenecista de Osório; Orientador: Edison Luiz Saturnino;
50 anos pós-ditadura: narrativas de pessoas comuns que vivenciaram esse período; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Faculdade Cenecista de Osório; Orientador: Edison Luiz Saturnino;
Desenvolvimento urbano e conservação ambiental: um estudo no município de Santo Antônio da Patrulha; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Faculdade Cenecista de Osório; Orientador: Edison Luiz Saturnino;
Políticas de preservação do patrimônio histórico e cultural no município de Santo Antônio da Patrulha, RS; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Faculdade Cenecista de Osório; Orientador: Edison Luiz Saturnino;
Narrativas de pescadores das Lagoas de Fora e do Armazém no município de Tramandaí/RS: um estudo sobre a pesca artesanal; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Faculdade Cenecista de Osório; Orientador: Edison Luiz Saturnino;
O desenvolvimento agrícola no município de Caraá: uma abordagem histórica; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Faculdade Cenecista de Osório; Orientador: Edison Luiz Saturnino;
Os princípios éticos concernentes à publicidade dos advogados e/ou escritórios de advocacia regularmente inscritos nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Faculdade Cenecista de Osório; Orientador: Edison Luiz Saturnino;
Viver, conviver, cuidar: uma análise das narrativas de cuidadores de idosos em uma instituição de longa permanência no Litoral Norte do Rio Grande do Sul; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Faculdade Cenecista de Osório; Orientador: Edison Luiz Saturnino;
Narrativas de idosos acerca das experiências do envelhecimento: um estudo em uma instituição de longa permanência do Litoral Norte do Rio Grande do Sul; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Faculdade Cenecista de Osório; Orientador: Edison Luiz Saturnino;
Inclusão escolar: um estudo sobre práticas pedagógicas para alunos autistas em turmas regulares de uma escola do Litoral Norte do Rio Grande do Sul; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Faculdade Cenecista de Osório; Orientador: Edison Luiz Saturnino;
Menino brinca de carrinho, menina brinca de boneca: um estudo acerca da ludicidade e a representação do ser homem e ser mulher; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Faculdade Cenecista de Osório; Orientador: Edison Luiz Saturnino;
Cinema na escola: a utilização de filmes no aprendizado de História; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Faculdade Cenecista de Osório; Orientador: Edison Luiz Saturnino;
Narrativas de pescadores das Lagoas de Fora e do Armazém, no município de Tramandaí: um estudo sobre a pesca artesanal; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Faculdade Cenecista de Osório; Orientador: Edison Luiz Saturnino;
Indumentárias dos anos 1960 nas imagens cinematográficas: possibilidades para o Ensino de História; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Faculdade Cenecista de Osório; Orientador: Edison Luiz Saturnino;
Retratos de casamento: álbuns de fotografias como constituintes de memórias familiares; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Faculdade Cenecista de Osório; Orientador: Edison Luiz Saturnino;
Iniciativas de preservação do patrimônio histórico e cultural no município de Santo Antônio da Patrulha - RS; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Faculdade Cenecista de Osório; Orientador: Edison Luiz Saturnino;
A utilização de jogos educativos na Educação Especial: possibilidades de desenvolver o conhecimento matemático; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática) - Faculdade Cenecista de Osório; Orientador: Edison Luiz Saturnino;
O desenvolvimento do sentimento materno em mães adotivas; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Faculdade Cenecista de Osório; Orientador: Edison Luiz Saturnino;
Cyberrelações: narrativas de pessoas que utilizam ferramentas sociovirtuais na busca de parceiros afetivos e/ou sexuais; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Faculdade Cenecista de Osório; Orientador: Edison Luiz Saturnino;
Narrativas de professores acerca das interações da Matemática com as outras disciplinas do currículo escolar do Ensino Médio; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática) - Faculdade Cenecista de Osório; Orientador: Edison Luiz Saturnino;
Desenvolvimento Econômico e Populacional do Litoral Norte do Rio Grande do Sul; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Faculdade Cenecista de Osório; Orientador: Edison Luiz Saturnino;
A arquitetura no Litoral Norte do Rio Grande do Sul na primeira metade do século XX: indícios da história da praia de Cidreira; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Faculdade Cenecista de Osório; Orientador: Edison Luiz Saturnino;
Duplicação da BR 101: um estudo a partir das narrativas dos moradores do município de Terra de Areia, Rio Grande do Sul; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Faculdade Cenecista de Osório; Orientador: Edison Luiz Saturnino;
Turismo Ecológico no município de Maquiné, Litoral Norte do Rio Grande do Sul; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Faculdade Cenecista de Osório; Orientador: Edison Luiz Saturnino;
Ponte Imperial, Palmares do Sul - RS; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Faculdade Cenecista de Osório; Orientador: Edison Luiz Saturnino;
Narrativas de memórias de um motorista profissional acerca de suas experiências pelas estradas brasileiras nas décadas de 70 e 80: um exercício de história oral; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Faculdade Cenecista de Osório; Orientador: Edison Luiz Saturnino;
Práticas culturais do Litoral Norte do Rio Grande do Sul: um estudo sobre o cobertor mostardeiro; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Faculdade Cenecista de Osório; Orientador: Edison Luiz Saturnino;
Condições de preservação da língua alemã no Vale de Três Forquilhas, Litoral Norte do Rio Grande do Sul; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Faculdade Cenecista de Osório; Orientador: Edison Luiz Saturnino;
Panorama das práticas de leitura feminina no século XIX: atos de leitura em; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Faculdade Cenecista de Osório; Orientador: Edison Luiz Saturnino;
Práticas de leitura na escola contemporânea; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Faculdade Cenecista de Osório; Orientador: Edison Luiz Saturnino;
Experiências de ensino e aprendizagem de língua inglesa no Ensino Fundamental: um estudo a partir das narrativas de alunos e professores; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Faculdade Cenecista de Osório; Orientador: Edison Luiz Saturnino;
Possibilidades e desafios na utilização das Redes Mesh como recurso de apoio à Informática Educativa: um estudo de caso no Centro Social Marista - Porto Alegre; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Computação) - Faculdade Cenecista de Osório; Orientador: Edison Luiz Saturnino;
Reflexões acerca da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação nas práticas curriculares do Instituto Riachuelo, no município de Capão da Canoa, Litoral Norte do Rio Grande do Sul; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Computação) - Faculdade Cenecista de Osório; Orientador: Edison Luiz Saturnino;
Jogos eletrônicos violentos: um estudo sobre a influência no comportamento das crianças; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Computação) - Faculdade Cenecista de Osório; Orientador: Edison Luiz Saturnino;
Juventudes e Internet: problematizações sobre uma relação fecunda; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Computação) - Faculdade Cenecista de Osório; Orientador: Edison Luiz Saturnino;
Segurança da informação em instituições de ensino: um estudo de caso na Faculdade Cenecista de Osório; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Computação) - Faculdade Cenecista de Osório; Orientador: Edison Luiz Saturnino;
Informática Educativa: uma análise sobre as interações entre os sistemas operacionais, os processos de aprendizagem e as práticas pedagógicas nas escolas do município de Imbé, Litoral Norte do Rio Grande do Sul; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Computação) - Faculdade Cenecista de Osório; Orientador: Edison Luiz Saturnino;
Jovens da Geração Net: modos de aprender na contemporaneidade a partir das Tecnologias de Informação e Comunicação; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Computação) - Faculdade Cenecista de Osório; Orientador: Edison Luiz Saturnino;
As interfaces entre práticas pedagógicas e Tecnologias de Informação e Comunicação no cotidiano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Francisco Panni, Osório-RS; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Computação) - Faculdade Cenecista de Osório; Orientador: Edison Luiz Saturnino;
Artes e terapias: reflexos no tratamento psicológico de pacientes do CAPS/Osório; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Faculdade Cenecista de Osório; Orientador: Edison Luiz Saturnino;
Produções bibliográficas
-
SATURNINO, EDISON LUIZ ; DE VARGAS GIL, CARMEM ZELI ; PACIEVITCH, CAROLINE . ¿Qué es y qué puede un material instruccional en historia?. CLIO & ASOCIADOS. LA HISTORIA ENSEÑADA , v. 39, p. e0043-27, 2024.
-
SATURNINO, E. L. . Memórias de trabalho: os trabalhadores e a cena política. HISTÓRIA ORAL , v. 23, p. 259-280, 2020.
-
SATURNINO, E. L. . Apresentação. Anais da IV Mostra Integrada de Iniciação Científica - CNEC Osório - FACOS , v. 4, p. 2-3, 2013.
-
SATURNINO, E. L. . História, pedagogia e sociedade: as singularidades do pensamento de Pestalozzi. Revista Ensiqlopédia , v. 9, p. 36-51, 2012.
-
SATURNINO, E. L. . Gestão da escola, gestão do conhecimento: desafios e possibilidades. Revista Trajetória Multicursos , v. 7, p. 110-121, 2012.
-
SATURNINO, E. L. . Apresentação. Revista e-Lato Sensu , v. 2, p. 3-4, 2012.
-
PERNIGOTTI, J. M. ; BENETTI, C. C. ; ANTUNES, M. F. ; MACHADO, M. L. S. ; SATURNINO, E. L. ; SILVA, L. S. . O espaço-tempo da EAD: caminhos de experienciação. Cadernos do Aplicação (UFRGS) , v. 24, p. 349-366, 2011.
-
SATURNINO, E. L. . Construindo cidadania: a socialização de conceitos numa atividade da vida cotidiana. Cadernos Pedagógicos - A leitura do mundo em debate, Alvorada - RS, v. 1, p. 40-43, 2003.
-
GIL, C. Z. V. ; PACIEVITCH, C. ; SATURNINO, E. L. ; SEFFNER, F. ; PEREIRA, N. M. . Questões desestruturantes no ensino de história. 01. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2022. v. 01. 136p .
-
GIL, C. Z. V. ; PACIEVITCH, C. ; SATURNINO, E. L. ; SEFFNER, F. ; PEREIRA, N. M. . Questões desestruturantes no ensino de história. 01. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2022. v. 01. 136p .
-
SATURNINO, E. L. . Percursos formativos e atuação docente do professor de estágio supervisionado em História: breves apontamentos, à guisa de memorial. In: Carmem Zeli de Vargas Gil; Marisa Raquel Massone. (Org.). Múltiplas vozes na formação de professores de História: experiências Brasil-Argentina. 1ed.Porto Alegre: EST Edições, 2018, v. , p. 135-154.
-
SATURNINO, E. L. . Narradores de Osório: memórias de si, histórias da cidade. In: SAENGER, Liane; GIL, Carmem Zeli de Vargas. (Org.). Gentes de Osório: vivências inspiradoras. Porto Alegre: Pallotti, 2007, v. 1, p. 34-62.
-
SATURNINO, E. L. . História da Educação na formação de professores: um olhar sobre as narrativas dos estudantes dos cursos de licenciatura da UFRGS. In: 27º Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação. Culturas políticas, intelectuais e História da Educação, 2022, Caxias do Sul. Anais do 27º Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação. Culturas políticas, intelectuais e História da Educação. Caxias do Sul: Educs, 2022. v. 1. p. 134-142.
-
SATURNINO, E. L. ; ALVES, K. S. G. ; SILVA, C. R. . Marcos sócio-históricos na trajetória da Associação Satélite Prontidão. In: XI Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as. Negras escrevivências, interseccionalidades e engenhosidades, 2020, Curitiba. Anais do XI Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as. Negras escrevivências, intersccionalidades e engenhosidades.. Curitiba: Editora da Universidade do Paraná, 2020. v. 1. p. 531-540.
-
SATURNINO, E. L. . Constituição e ampliação de arquivos escolares: provocações a partir do conceito de cultura escolar. In: 24º Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação, 2018, São Leopoldo. Anais do 24º Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação. História da Educação: sensibilidades, patrimônio e cultura escrita, 2018. v. 1. p. 1138-1148.
-
SATURNINO, E. L. . Narrativas de mulheres e História da Educação: a memória como produção de si. In: 23º Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação, 2017, Rio Grande - RS. Anais do 23º Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação. Gênero e Memória - mulheres na/da História da Educação, 2017. v. 1. p. 936-947.
-
SATURNINO, E. L. . História da leitura: um estudo através da pintura artística brasileira do século XIX e início do século XX. In: XII Encontro Estadual de História - ANPUH/RS, 2014, São Leopoldo/RS. História, Verdade e Ética: Anais do XII Encontro Estadual de História - ANPUH/RS, 2014. v. 1. p. 1-13.
-
SATURNINO, E. L. . As imagens como rastros: iconografia e história das práticas de leitura. In: 20º Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação, 2014, Porto Alegre/RS. Anais do 20º Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação. Imagem e História da Educação, 2014. v. 1. p. 398-412.
-
SATURNINO, E. L. . História das práticas de leitura no Brasil: uma análise a partir das pinturas artísticas do século XIX e XX. In: IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2012, Lisboa - Portugal. Rituais, Espaços e Patrimônios Escolares. IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação (Anais), 2012. v. 1. p. 5305-5318.
-
SATURNINO, E. L. . Imagens e memórias: considerações acerca de uma relação fecunda. In: V CIPA - Congresso Internacional de Pesquisa (Auto) Biográfica, 2012, Porto Alegre - Brasil. Pesquisa (auto)biográfica: lugares, trajetos e desafios. V Congresso Internacional de Pesquisa (Auto) Biográfica - CIPA. São Leopoldo - RS: Casa Leiria, 2012. v. 1.
-
SATURNINO, E. L. . Il Quarto Stato e narrativas de memórias: considerações sobre as capacidades evocativas da imagem. In: IV Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica - CIPA, 2010, São Paulo. IV Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica - Espaço (auto)biográfico: artes de viver, conhecer e formar, 2010. v. 1.
-
SATURNINO, E. L. . As imagens como vestígios: apontamentos para a história das práticas de leitura. In: VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2010, São Luís - Maranhão. VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação: infância, juventude e relações de gênero na História da Educação, 2010. v. 1.
-
SATURNINO, E. L. . O corpo leitor na pintura artística brasileira do século XIX. In: XVI Encontro Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação, 2010, Porto Alegre. ASPHE 15 Anos: Patrimônio e História da Educação, 2010. v. 1.
-
SATURNINO, E. L. . O corpo leitor: o que a pintura artística tem a dizer sobre ele?. In: XV Encontro Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação, 2009, Caxias do Sul. XV Encontro Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação: Infâncias, Cultura Escrita e História da Educação. São Leopoldo - RS: Casa Leria, 2009. v. 1.
-
SATURNINO, E. L. . Modos de ver: problematizações sobre o uso de imagens no ensino de história. In: XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2008, Porto Alegre - RS. Trajetórias e processos de ensinar e aprender: lugares, memórias e culturas (recurso eletrônico). Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. v. 1.
-
SATURNINO, E. L. . Imagem, memória e história da educação: articulações possíveis. In: XIII Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação, 2007, Porto Alegre. Guardar para mirar: acervos e história da educação, 2007. v. 1.
-
SATURNINO, E. L. . Imagens em circulação: perspectivas de pesquisa a partir do conceito de apropriação de Roger Chartier. In: III Simpósio Nacional de História Cultural, 2006, Florianópolis. III Simpósio Nacional de História Cultural - Mundos da Imagem: do texto ao visual, 2006.
-
SATURNINO, E. L. . A Primeira Missa no Brasil: Imagem e significado na obra de Victor Meirelles. In: IX Encontro Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação, 2003, Porto Alegre. Anais do IX Encontro Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação. Pelotas: ASPHE, 2003. v. 1. p. 145-157.
-
SATURNINO, E. L. . A construção do depoimento oral: problematizações teórico-metodológicas. In: III Congresso Internacional de Educação. TEMA; A educação na América Latina nestes tempos de Império, 2003, São Leopoldo. Anais do III Congresso Internacional de Educação. São Leopoldo: Editora da UNISINOS, 2003. v. 1.
-
LOPES, E. B. C. ; SATURNINO, E. L. . 50 anos pós-ditadura: narrativas de pessoas comuns que vivenciaram esse período. In: V Mostra Integrada de Iniciação Científica - FACOS/CNEC, 2014, Osório-RS. Anais da V Mostra Integrada de Iniciação Científica - FACOS/CNEC, 2014. v. 5. p. 34-35.
-
SILVA, M. L. S. ; SILVA, P. E. ; SATURNINO, E. L. . Desenvolvimento urbano e conservação ambiental: um estudo no município de Santo Antônio da Patrulha. In: V Mostra Integrada de Iniciação Científica - FACOS/CNEC, 2014, Osório-RS. Anais da V Mostra Integrada de Iniciação Científica - FACOS/CNEC, 2014. v. 5. p. 193-194.
-
JESUS, A. C. ; SATURNINO, E. L. . Inclusão escolar: um estudo sobre práticas pedagógicas para alunos autistas em turmas regulares de uma escola do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. In: V Mostra Integrada de Iniciação Científica - FACOS/CNEC, 2014, Osório-RS. Anais da V Mostra Integrada de Iniciação Científica - FACOS/CNEC. v. 5. p. 252-254.
-
SIILVA, M. A. S. ; SATURNINO, E. L. . O desenvolvimento agrícola no município de Caraá: uma abordagem histórica. In: V Mostra Integrada de Iniciação Científica - FACOS/CNEC, 2014, Osório-RS. Anais da V Mostra Integrada de Iniciação Científica - FACOS/CNEC, 2014. v. 5. p. 311-312.
-
BERNER, L. G. L. ; SILVEIRA, J. G. ; SATURNINO, E. L. . Os princípios éticos concernentes à publicidade dos advogados e/ou escritórios de advocacia regularmente inscritos nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil. In: V Mostra Integrada de Iniciação Científica - FACOS/CNEC, 2014, Osório-RS. Anais da V Mostra Integrada de Iniciação Científica - FACOS/CNEC, 2014. v. 5. p. 357-358.
-
REIS, D. G. ; BOPSIN, N. ; ROSA, P. ; SATURNINO, E. L. . Políticas de preservação do patrimônio histórico e cultural no município de Santo Antônio da Patrulha/RS. In: V Mostra Integrada de Iniciação Científica - FACOS/CNEC, 2014, Osório-RS. Anais da V Mostra Integrada de Iniciação Científica - FACOS/CNEC, 2014. v. 5. p. 377-378.
-
ROCHA, P. J. ; SATURNINO, E. L. . Viver, conviver, cuidar: uma análise das narrativas de cuidadores de idosos em uma instituição de longa permanência no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. In: V Mostra Integrada de Iniciação Científica - FACOS/CNEC, 2014, Osório-RS. Anais da V Mostra Integrada de Iniciação Científica - FACOS/CNEC, 2014. v. 5. p. 458-459.
-
LOPES, K. S. ; SANTOS, M. S. ; SATURNINO, E. L. . Cinema na escola: a utilização de filmes no aprendizado de História. In: IV Mostra Integrada de Iniciação Científica - CNEC Osório - FACOS, 2013, Osório - RS. Anais da IV Mostra Integrada de Iniciação Científica - CNEC Osório - FACOS, 2013. v. 4. p. 89-90.
-
SILVA, J. S. ; SATURNINO, E. L. . Indumentárias dos anos 1960 nas imagens cinematográficas: possibilidades para o ensino de História. In: IV Mostra Integrada de Iniciação Científica - CNEC Osório - FACOS, 2013, Osório - RS. Anais da IV Mostra Integrada de Iniciação Científica - CNEC Osório - FACOS, 2013. v. 4. p. 152-153.
-
BOLZAN, T. S. ; SATURNINO, E. L. . Retratos de casamento: álbuns de fotografias como constituintes de memórias familiares. In: IV Mostra Integrada de Iniciação Científica - CNEC Osório - FACOS, 2013, Osório - RS. Anais da IV Mostra Integrada de Iniciação Científica - CNEC Osório - FACOS, 2013. v. 4. p. 275-276.
-
SILVA, J. F. ; SILVA, P. F. ; SATURNINO, E. L. ; MACHADO, M. L. S. . A utilização de jogos educativos na educação especial: possibilidades de desenvolver o conhecimento matemático. In: IV Mostra Integrada de Iniciação Científica - CNEC Osório - FACOS, 2013, Osório - RS. Anais da IV Mostra Integrada de Iniciação Científica - CNEC Osório - FACOS, 2013. v. 4. p. 64-65.
-
CARDOSO, H. L. ; GOLDANI, S. ; SATURNINO, E. L. . Artes e terapias: reflexos no tratamento psicológico de pacientes do CAPS/Osório. In: III Mostra Integrada de Iniciação Científica - CNEC Osório, 2012, Osório - RS. Anais da III Mostra Integrada de Iniciação Científica - CNEC Osório, 2012. v. 3. p. 50-51.
-
RICKROT, R. J. ; ENS, W. ; SATURNINO, E. L. . Condições de preservação da língua alemã no Vale de Três Forquilhas, Litoral Norte do RS. In: III Mostra Integrada de Iniciação Científica CNEC Osório, 2012, Osório - RS. Anais da III Mostra Integrada de Iniciação Científica - CNEC Osório, 2012. v. 3. p. 68-69.
-
ROSA, A. O. ; SANTOS JUNIOR, J. L. A. ; SATURNINO, E. L. . Cyberrelações: narrativas de pessoas que utilizam ferramentas sociovirtuais na busca de parceiros afetivos e/ou sexuais. In: III Mostra Integrada de Iniciação Científica - CNEC Osório, 2012, Osório - RS. Anais da III Mostra Integrada de Iniciação Científica - CNEC Osório, 2012. v. 3. p. 78-79.
-
CARLOSSO, M. O. M. ; LOPES, K. S. ; NUNES, L. ; GOMES, A. F. ; SATURNINO, E. L. . Duplicação da BR 101: um estudo a partir das narrativas dos moradores do município de Terra de Areia, Rio Grande do Sul. In: III Mostra Integrada de Iniciação Científica - CNEC Osório, 2012, Osório - RS. Anais da III Mostra Integrada de Iniciação Científica - CNEC Osório, 2012. v. 3. p. 94-95.
-
PINTO, E. ; MARTINS, E. M. ; SATURNINO, E. L. . Experiências de ensino e aprendizagem de língua inglesa no ensino fundamental: um estudo a partir das narrativas de alunos e professores. In: III Mostra Integrada de Iniciação Científica - CNEC Osório, 2012, Osório - RS. Anais da III Mostra Integrada de Iniciação Científica - CNEC Osório, 2012. v. 3. p. 108-109.
-
BOLZAN, T. S. ; CONDE, T. M. ; SATURNINO, E. L. . Narrativas de memórias de um motorista profissional acerca de suas experiências pelas estradas brasileiras nas décadas de 70 e 80: um exercício de história oral. In: III Mostra Integrada de Iniciação Científica - CNEC Osório, 2012, Osório - RS. Anais da III Mostra Integrada de Iniciação Científica - CNEC Osório, 2012. v. 3. p. 136-137.
-
LOPES, N. R. A. ; STRASSBURG, M. ; SATURNINO, E. L. . Narrativas de professores acerca das interações da matemática com as outras disciplinas do currículo escolar do Ensino Médio. In: III Mostra Integrada de Iniciação Científica - CNEC Osório, 2012, Osório - RS. Anais da III Mostra Integrada de Iniciação Científica - CNEC Osório, 2012. v. 3. p. 138-139.
-
VALDUGA, K. ; RABELLO, J. A. S. ; SATURNINO, E. L. . O desenvolvimento do sentimento materno em mães adotivas. In: III Mostra Integrada da Iniciação Científica - CNEC Osório, 2012, Osório - RS. Anais da III Mostra Integrada de Iniciação Científica - CNEC Osório, 2012. v. 3. p. 140-141.
-
SOUZA, G. M. ; BRAGA, V. C. ; SATURNINO, E. L. . Práticas culturais do Litoral Norte do Rio Grande do Sul: um estudo sobre o cobertor mostardeiro. In: III Mostra Integrada da Iniciação Científica - CNEC Osório, 2012, Osório - RS. Anais da III Mostra Integrada de Iniciação Científica - CNEC Osório, 2012. v. 3. p. 161.
-
SANTOS, B. B. ; MARQUES, V. ; SATURNINO, E. L. . Práticas de leitura na escola contemporânea. In: III Mostra Integrada da Iniciação Científica - CNEC Osório, 2012, Osório - RS. Anais da III Mostra Integrada de Iniciação Científica - CNEC Osório, 2012. v. 3. p. 164-165.
-
BOPSIN, N. ; ROSA, P. ; SATURNINO, E. L. . Turismo ecológico no município de Maquiné - Litoral Norte do Rio Grande do Sul. In: III Mostra Integrada da Iniciação Científica - CNEC Osório, 2012, Osório - RS. Anais da III Mostra Integrada de Iniciação Científica - CNEC Osório, 2012. v. 3. p. 167-168.
-
SANTIAGO, A. P. R. ; CARVALHO, J. S. ; SILVA, J. S. ; SATURNINO, E. L. . Ponte Imperial. In: III Mostra Integrada da Iniciação Científica - CNEC Osório, 2012, Osório - RS. Anais da III Mostra Integrada de Iniciação Científica - CNEC Osório, 2012. v. 3. p. 158.
-
RODRIGUES, K. F. ; OLIVEIRA, J. S. ; SATURNINO, E. L. ; GONCALVES, V. L. C. . A terapia floral auxiliando na busca do autoconhecimento. In: II Mostra Integrada de Iniciação Científica - FACOS/CNEC Osório, 2011, Osório - RS. Anais da II Mostra Integrada de Iniciação Científica - FACOS/CNEC Osório, 2011. v. 2. p. 13.
-
SATURNINO, E. L. . Imagens evocadoras de memórias: pensando possibilidades para a pesquisa em História da Educação. In: VI Congrasso Luso-Brasileiro de História da Educação. Percursos e desafios da pesquisa e do ensino de História da Educação, 2006, Uberlândia/MG. Anais do VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2006. v. 1. p. 189.
-
SATURNINO, E. L. . História, pedagogia e sociedade em Pestalozzi. In: V Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. TEMA: Igreja, Estado e Sociedade - Instâncias Promotoras de Ensino, 2004, Évora. Anais do V Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2004.
-
SATURNINO, E. L. . A pesquisa na pós-graduação: o que um jovem pesquisador não pode deixar de saber?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SATURNINO, E. L. . Surpresas da pesquisa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SATURNINO, E. L. . História das práticas de leitura no Brasil: uma análise a partir das pinturas artísticas do século XIX e início do século XX. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SATURNINO, E. L. . A pesquisa na pós-graduação: contextos e perspectivas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SATURNINO, E. L. . Imagens e memórias: considerações acerca de uma relação fecunda. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SATURNINO, E. L. . Il Quarto Stato e narrativas de memórias: considerações sobre as capacidades evocativas da imagem. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SATURNINO, E. L. . As imagens como vestígios: apontamentos para a história das práticas de leitura. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SATURNINO, E. L. . O corpo leitor na pintura artística brasileira do século XIX. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SATURNINO, E. L. . O curso de História da FACOS e sua contribuição para o conhecimento do Litoral Norte do RS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SATURNINO, E. L. . A importância do ato de ler: a leitura em perspectiva histórica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SATURNINO, E. L. . A complexidade da profissão docente: desafios e perspectivas da atuação do professor na cultura escolar contemporânea. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SATURNINO, E. L. . O corpo leitor: o que a pintura artística tem a dizer sobre ele?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SATURNINO, E. L. . Osório 150 anos: História e Memória. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SATURNINO, E. L. . Modos de ver: problematizações sobre o uso de imagens no ensino de história. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SATURNINO, E. L. . Fronteiras culturais e povos indígenas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SATURNINO, E. L. . Proposta pedagógica: o que isto tem a ver com o cotidiano da escola?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SATURNINO, E. L. . Comunidade escolar: um tema, muitos caminhos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SATURNINO, E. L. . Projeto Político Pedagógico: uma construção no coletivo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SATURNINO, E. L. . Imagem, memória e história da educação: articulações possíveis. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SATURNINO, E. L. . Desafiando saberes para a construção de novas práticas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SATURNINO, E. L. . Vivências juvenis na escola contemporânea. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SATURNINO, E. L. . Gestão do conhecimento: desafios e possibilidades. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SATURNINO, E. L. . Imagens em circulação: perspectivas de pesquisa a partir do conceito de apropriação de Roger Chartier. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SATURNINO, E. L. . A construção do depoimento oral: problematizações teórico-metodológicas. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SATURNINO, E. L. . A Primeira Missa no Brasil: imagem e significado na obra de Victor Meirelles. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SATURNINO, E. L. . Planejamento participativo na educação de jovens e adultos. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
SATURNINO, E. L. . 24º Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação. 2018. (Comissão Científica).
SATURNINO, E. L. . VIII Mostra Integrada de Iniciação Científica e II Salão Jovem. 2017. (Comissão Científica).
SATURNINO, E. L. . Gestão da escola, gestão do conhecimento: desafios e possibilidades. 2012. .
SATURNINO, E. L. . Uso de imagens para o ensino de História. 2010. .
SATURNINO, E. L. . História oral, memória e narrativa: problematizações teórico-metodológicas acerca da produção de documentos e sua utilização na pesquisa e no ensino de história. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SATURNINO, E. L. . Osório 150 anos: história e memória. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2024 - Atual
RE-CRIAR: ARQUIVOS, MEMÓRIAS, CULTURAS E PATRIMÔNIOS ESCOLARES EM TEMPOS DE EMERGÊNCIA CLIMÁTICA, Descrição: O estudo tem como objetivo analisar as operações de recriação e reorganização dos acervos das escolas de Porto Alegre e Região Metropolitana atingidas pelas enchentes em 2024, levando em consideração os saberes, as práticas e os objetos mobilizados. Esse projeto nasce da necessidade social imposta pela situação de emergência climática provocada pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em 2024, num contexto em que muitas escolas tiveram parte, ou a totalidade, de seus acervos destruídos ou danificados. Nessa perspectiva, torna-se urgente o oferecimento, por parte da universidade, de ações, projetos e pesquisas que contribuam para a recriação, reconstrução e ressignificação de tais acervos. Assim, o estudo aqui proposto se configura como uma maneira de atender ao compromisso institucional da Universidade, de promover práticas e estabelecer olhares investigativos que estejam relacionados às questões e às urgências do tempo presente.Cabe destacar que esse projeto está vinculado à Ação de Extensão intitulada Re-criar: arquivos, memórias e patrimônios escolares em tempos de emergência climática, cadastrado no Sistema de Extensão da UFRGS sob n 54663, cujo objetivo é oferecer subsídios teórico-metodológicos que contribuam com a recriação e reconstrução de arquivos e acervos que possibilitem conhecer elementos da história, da memória e da cultura material e imaterial das escolas atingidas pelas enchentes que assolaram o estado do Rio Grande do Sul em 2024, especialmente em Porto Alegre e na Região Metropolitana. A relevância da investigação está relacionada à contribuição que pode oferecer para a produção documental, para as práticas memorialísticas, para a conservação de objetos da cultura material e para a valorização do patrimônio imaterial, que precisam ser olhados a partir de uma perspectiva histórica. É relevante porque chama a atenção das escolas para a importância da criação e recriação de seus acervos, considerados como importantes lugares de memória da educação sul-rio-grandense e brasileira. A pesquisa é significativa, também, porque evidencia as práticas de produção documental com foco nos procedimentos de conservação e descarte, chamando a atenção para a importância da guarda de documentos e objetos da cultura material escolar que permitam conhecer as experiências dos diferentes sujeitos que integram o universo da escola, no que diz respeito não somente aos aspectos normativos que regem a educação, mas também ao conjunto de práticas que se efetivam no espaço escolar.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Edison Luiz Saturnino - Coordenador / Carmem Zeli de Vargas Gil - Integrante.
-
2021 - Atual
CRIAÇÃO E AUTORIA: MATERIAIS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA, Descrição: Este projeto se organiza em rede envolvendo instituições públicas de educação básica (PA, Ceará, RN, SC e RS) e ensino superior (UFPA, UFRN, UniT, UFSC e UFRGS) com o objetivo de criar e analisar materiais didáticos para a aprendizagem de estudantes da Educação Básica e dos estudantes dos Cursos de Licenciatura em História e Pedagogia. Em uma primeira etapa volta-se para a criação de materiais didáticos problematizando o bicentenário da independência e, na segunda etapa, temas gerais da história escolar relacionados às linhas de pesquisa do projeto, com ênfase na resistência dos grupos subalternizados. Um dos conceitos que estrutura o projeto é o de cidadania digital enfatizando a dimensão política e econômica da educação digitalizada.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (5) . , Integrantes: Edison Luiz Saturnino - Integrante / Carmem Zeli de Vargas Gil - Coordenador / MELINA KLEINERT PERUSSATTO - Integrante / MARCELA ALBAINE FARIAS - Integrante / NATÁLIA DE LACERDA GIL - Integrante.
-
2017 - 2020
MEMÓRIAS DE LEITURA DE NORMALISTAS: UM ESTUDO SOBRE MODOS DE LER NA CIDADE DE PORTO ALEGRE NOS ANOS 1940-1950, Descrição: O projeto busca analisar memórias produzidas por mulheres que estudaram nos cursos normas da cidade de Porto Alegre, nas décadas de 1940 e 1950, acerca de suas experiências de leitura. O foco investigativo é direcionado às múltiplas apropriações e aos diferente usos dos textos que se tornaram objetos de suas leituras. Objetiva, também, identificar traços da cultura escolar presentes nas narrativas de memória das normalistas, tendo em vista o acesso, possibilitado pelas lembranças, a fragmentos das experiências do cotidiano das instituições de ensino. Além disso, procura conhecer diferentes discursos sobre leituras e leitores que circularam nas décadas de 1940 e 1950 no Brasil, buscando compreender as prescrições e as interdições que fizeram parte do universo da leitura no período em análise.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Edison Luiz Saturnino - Coordenador.
-
2007 - 2007
Gentes de Osório: vivências inspiradoras, Descrição: O projeto se insere no contexto das comemorações dos 150 anos da cidade de Osório, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. A partir dos pressupostos teórico-metodológicos da história oral, foram entrevistados nove moradores apontadas como sendo a "cara de Osório". O resultado do trabalho foi apresentado no livro intitulado Gentes de Osório, vivências inspiradoras, publicado no ano de 2007,. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Edison Luiz Saturnino - Coordenador / Liane Saenger - Integrante / Carmem Zeli de Vargas Gil - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação. , Av. Paulo Gama, s/n, Farroupilha, 90046900 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (51) 33083266, URL da Homepage:
Experiência profissional
2016 - Atual
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Nomeado por concurso público, em efetivo exercício a partir de 12 de agosto de 2016.
2010 - 2016
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico em Assuntos Educacionais, Carga horária: 40
Outras informações:
Nomeado por concurso público, em efetivo exercício a partir de 10 de fevereiro de 2010.
2003 - 2004
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Docência (estágio), Enquadramento Funcional: Atividade orientada de docência, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplina EDU02234 - Prática de Ensino em História. Atividades de docência e orientação de estágio. Coordenação do Prof. Dr. Fernando Seffner
Atividades
-
09/2024
Ensino, Licenciaturas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EDU01004 - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: HISTÓRIA DA ESCOLARIZAÇÃO BRASILEIRA E PROCESSOS PEDAGÓGICOS
-
04/2023
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação.,Cargo ou função, Coordenador da Comissão de Licenciaturas da Faculdade de Educação.
-
04/2023
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Estudos Básicos.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Departamento de Estudos Básicos.
-
10/2022
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Estudos Básicos.,Cargo ou função, Membro suplente da Comissão de Avaliação de Estágio Probatório do Departamento de Estudos Básicos.
-
03/2024 - 08/2024
Ensino, Licenciaturas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EDU01004 - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: HISTÓRIA DA ESCOLARIZAÇÃO BRASILEIRA E PROCESSOS PEDAGÓGICOS
-
10/2023 - 02/2024
Ensino, Licenciaturas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EDU01004 - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: HISTÓRIA DA ESCOLARIZAÇÃO BRASILEIRA E PROCESSOS PEDAGÓGICOS
-
05/2023 - 09/2023
Ensino, Licenciaturas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EDU01004 - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: HISTÓRIA DA ESCOLARIZAÇÃO BRASILEIRA E PROCESSOS PEDAGÓGICOS
-
11/2022 - 04/2023
Ensino, Licenciaturas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EDU01004 - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: HISTÓRIA DA ESCOLARIZAÇÃO BRASILEIRA E PROCESSOS PEDAGÓGICOS
-
03/2021 - 03/2023
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação.,Cargo ou função, Membro da Comissão da Extensão da Faculdade de Educação.
-
06/2022 - 10/2022
Ensino, Licenciaturas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EDU01004 - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: HISTÓRIA DA ESCOLARIZAÇÃO BRASILEIRA E PROCESSOS PEDAGÓGICOS
-
01/2022 - 05/2022
Ensino, Licenciaturas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EDU01004 - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: HISTÓRIA DA ESCOLARIZAÇÃO BRASILEIRA E PROCESSOS PEDAGÓGICOS
-
08/2021 - 12/2021
Ensino, Licenciaturas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EDU01004 - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: HISTÓRIA DA ESCOLARIZAÇÃO BRASILEIRA E PROCESSOS PEDAGÓGICOS
-
01/2021 - 05/2021
Ensino, Licenciaturas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EDU01004 - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: HISTÓRIA DA ESCOLARIZAÇÃO BRASILEIRA E PROCESSOS PEDAGÓGICOS
-
05/2019 - 05/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Estudos Básicos.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Departamento de Estudos básicos.
-
03/2019 - 03/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Extensão da Faculdade de Educação.
-
03/2020 - 12/2020
Ensino, Licenciaturas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EDU01004 - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: HISTÓRIA DA ESCOLARIZAÇÃO BRASILEIRA E PROCESSOS PEDAGÓGICOS
-
08/2019 - 01/2020
Ensino, Licenciaturas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EDU01004 - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO; HISTÓRIA DA ESCOLARIZAÇÃO BRASILEIRA E PROCESSOS PEDAGÓGICOS
-
03/2019 - 07/2019
Ensino, Licenciaturas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EDU01004 - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: HISTÓRIA DA ESCOLARIZAÇÃO BRASILEIRA E PROCESSOS PEDAGÓGICOS
-
05/2017 - 05/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, Departamento de Estudos Básicos.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Departamento de Estudos Básicos (DEBAS).
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, Licenciaturas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EDU01004 - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: HISTÓRIA DA ESCOLARIZAÇÃO BRASILEIRA E PROCESSOS PEDAGÓGICOS
-
03/2018 - 07/2018
Ensino, Licenciaturas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EDU01004 - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: HISTÓRIA DA ESCOLARIZAÇÃO BRASILEIRA E PROCESSOS PEDAGÓGICOS
-
08/2017 - 01/2018
Ensino, Licenciaturas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EDU01004 - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: HISTÓRIA DA ESCOLARIZAÇÃO BRASILEIRA E PROCESSOS PEDAGÓGICOS
-
03/2017 - 08/2017
Ensino, Licenciaturas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EDU01004 - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: HISTÓRIA DA ESCOLARIZAÇÃO BRASILEIRA E PROCESSOS PEDAGÓGICOS
-
08/2016 - 02/2017
Ensino, Licenciaturas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EDU01004 - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: HISTÓRIA DA ESCOLARIZAÇÃO BRASILEIRA E PROCESSOS PEDAGÓGICOS
-
09/2003 - 02/2004
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EDU 02234 - Prática de Ensino em História
2006 - 2016
Faculdade Cenecista de OsorioVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30
Atividades
-
02/2015 - 08/2016
Direção e administração, Faculdade Cenecista de Osório, Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão.,Cargo ou função, Coordenador de Pesquisa.
-
02/2015 - 08/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade Cenecista de Osório.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Ciências Biológicas.
-
04/2013 - 08/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade Cenecista de Osório.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Psiclogia.
-
03/2013 - 08/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade Cenecista de Osório.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Informática - Licenciatura.
-
02/2013 - 08/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade Cenecista de Osório.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de História.
-
03/2012 - 08/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade Cenecista de Osório.,Cargo ou função, Membro do Comitê de Ética em Pesquisa - CEP - da Faculdade Cenecista de Osório.
-
03/2011 - 08/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade Cenecista de Osório.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Pedagogia.
-
02/2016 - 07/2016
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em História - Ensino Médio, Estágio Supervisionado em História - Experiências Pedagógicas
-
02/2016 - 07/2016
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Científica
-
02/2016 - 07/2016
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Científica
-
02/2016 - 07/2016
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso I
-
02/2016 - 04/2016
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Curso II
-
11/2015 - 03/2016
Ensino, Especialização em Direito Previdenciário e do Trabalho, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Seminário de Orientação e Pesquisa para o Papper do Módulo Previdenciário
-
11/2015 - 12/2015
Ensino, Especialização em Saúde Mental, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão
-
07/2015 - 12/2015
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em História - Ensino Fundamental II, Estágio Supervisionado em História - Ensino Médio, Estágio Supervisionado em História - Experiências Pedagógicas, Teoria e Metodologia da História
-
07/2015 - 12/2015
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Científica
-
07/2015 - 12/2015
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Científica
-
07/2015 - 12/2015
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso I
-
08/2015 - 09/2015
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Curso II
-
04/2015 - 07/2015
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Curso II
-
02/2015 - 07/2015
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em História - Ensino Fundamental I, Estágio Supervisionado em História - Ensino Fundamental II, Estágio Supervisionado em História - Ensino Médio, Estágio Supervisionado em História - Experiências Pedagógicas
-
02/2015 - 07/2015
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Científica
-
02/2015 - 07/2015
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Científica
-
02/2015 - 07/2015
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos Geossocioculturais
-
02/2015 - 07/2015
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão I
-
03/2013 - 02/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade Cenecista de Osório.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Matemática.
-
10/2014 - 12/2014
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Curso II
-
08/2014 - 12/2014
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em História - Ensino Fundamental - I, Estágio Supervisionado em História - Ensino Fundamental - II, Estágio Supervisionado em História - Ensino Médio, Estágio Supervisionado em História - Experiências Pedagógicas
-
08/2014 - 12/2014
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia e Pesquisa Científica
-
07/2014 - 12/2014
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia e Pesquisa Científica
-
08/2014 - 09/2014
Ensino, Pedagogia da Arte, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Seminário de Orientação de Pesquisa
-
06/2014 - 08/2014
Ensino, Especialização em Supervisão e Orientação Educacional, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Concepção e Organização de Projetos e Pesquisa Educacional
-
02/2014 - 08/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade Cenecista de Osório.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Letras.
-
05/2014 - 07/2014
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Curso II
-
02/2014 - 07/2014
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em História - Ensino Fundamental I, Estágio Supervisionado em História - Ensino Fundamental II, Estágio Supervisionado em História - Ensino Médio, Estágio Supervisionado em História - Experiências Pedagógicas
-
02/2014 - 07/2014
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia e Pesquisa Científica
-
02/2014 - 07/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos e Metodologia da Arte
-
02/2014 - 07/2014
Ensino, Informática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso I, Trabalho de Conclusão de Curso II
-
04/2014 - 05/2014
Ensino, Pedagogia da Arte, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Pesquisa e Prática Pedagógica em Pedagogia da Arte
-
02/2014 - 05/2014
Ensino, Informática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia e Pesquisa Científica
-
08/2013 - 12/2013
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos Geossocioculturais
-
07/2013 - 12/2013
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia e Pesquisa Científica
-
07/2013 - 12/2013
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia e Pesquisa Científica
-
07/2013 - 12/2013
Ensino, Informática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso I, Trabalho de Conclusão de Curso II
-
07/2013 - 12/2013
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em História - Ensino Fundamental I, Estágio Supervisionado em História - Ensino Fundamental II, Estágio Supervisionado em História - Ensino Médio, Estágio Supervisionado em História - Experiências Pedagógicas
-
07/2013 - 10/2013
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Curso II
-
02/2013 - 07/2013
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia e Pesquisa Científica, Estágio Supervisionado em História - Ensino Fundamental I, Estágio Supervisionado em História - Ensino Fundamental II, Estágio Supervisionado em História - Ensino Médio, Estágio Supervisionado em História - Experiências Pedagógicas
-
02/2013 - 07/2013
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia e Pesquisa Científica
-
02/2013 - 07/2013
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia e Pesquisa Científica
-
02/2013 - 07/2013
Ensino, Informática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso I, Trabalho de Conclusão de Curso II
-
04/2013 - 06/2013
Ensino, Pedagogia da Arte, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Fundamentos e História da Arte
-
02/2013 - 04/2013
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Curso II
-
10/2012 - 12/2012
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguagem, Lógica e Hermenêutica Jurídica
-
07/2012 - 12/2012
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em História no Ensino Fundamental I, Estágio Supervisionado em História no Ensino Fundamental II, Estágio Supervisionado - Experiências Pedagógicas
-
07/2012 - 12/2012
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia e Pesquisa Científica
-
07/2012 - 12/2012
Ensino, Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso I, Trabalho de Conclusão de Curso II
-
07/2012 - 10/2012
Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação
-
07/2012 - 10/2012
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Iniciação à Investigação Científica
-
05/2012 - 07/2012
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia
-
04/2012 - 07/2012
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguagem, Lógica e Hermenêutica Jurídica
-
02/2012 - 07/2012
Ensino, Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso I
-
02/2012 - 07/2012
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino de História
-
02/2012 - 07/2012
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia e Pesquisa Científica
-
02/2012 - 05/2012
Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia Científica
-
03/2012 - 04/2012
Ensino, Docência na Educação Profissional: Formação Pedagó, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão
-
02/2012 - 04/2012
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Iniciação à Investigação Científica
-
10/2011 - 12/2011
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia
-
10/2011 - 12/2011
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguagem, Lógica e Hermanêutica Jurídica
-
08/2011 - 12/2011
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia e Pesquisa Científica
-
08/2011 - 12/2011
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Arte, Teoria e Metodologia da História
-
08/2011 - 12/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação I
-
09/2011 - 11/2011
Ensino, Diálogos entre a História e a Literatura do RS, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Oficina de Escrita de Artigo Científico
-
09/2011 - 11/2011
Ensino, Diálogos entre a História e a Literatura do RS, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Oficina de Escrita de Artigo Científico
-
08/2011 - 10/2011
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia
-
08/2011 - 10/2011
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Iniciação à Investigação Científica
-
09/2011 - 09/2011
Ensino, MBA Administração Estratégica e Financeira, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Ética Empresarial e Responsabilidade Social
-
07/2011 - 07/2011
Ensino, Docência na Educação Profissional: Formação Pedagó, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Concepção e Organização de Projetos de Pesquisa Educacional
-
02/2011 - 07/2011
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Científica
-
02/2011 - 07/2011
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino de História, Introdução ao Estudo de História
-
02/2011 - 07/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação II
-
02/2011 - 05/2011
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia
-
03/2011 - 04/2011
Ensino, Diálogos entre a História e a Literatura do RS, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa
-
11/2010 - 12/2010
Ensino, Ensino de Filosofia e Sociologia no Ensino Médio, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia de Pesquisa I
-
10/2010 - 12/2010
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia
-
08/2010 - 12/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Iniciação à Pesquisa, História da Educação II
-
03/2010 - 07/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação I, Iniciação à Pesquisa
-
03/2010 - 04/2010
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia
-
08/2009 - 12/2009
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura Brasileira, História do Brasil I
-
08/2009 - 12/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia, Iniciação à Pesquisa
-
09/2009 - 11/2009
Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Ciência
-
08/2009 - 10/2009
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia
-
03/2009 - 07/2009
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil II, Teoria e Metodologia da História, Introdução ao Estudo de História
-
03/2009 - 04/2009
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia
-
10/2008 - 12/2008
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia
-
08/2008 - 12/2008
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Técnica de Pesquisa em História, História do Brasil I
-
08/2008 - 12/2008
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura Brasileira
-
03/2008 - 07/2008
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil II, Teoria e Metodologia da História, Introdução ao Estudo de História
-
03/2008 - 07/2008
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia e Ética
-
08/2007 - 12/2007
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Brasil I
-
08/2007 - 12/2007
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia e Ética
-
03/2007 - 07/2007
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Metodologia da História, Introdução ao Estudo de História
-
08/2006 - 12/2006
Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura Brasileira
-
08/2006 - 12/2006
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura Brasileira, Técnica de Pesquisa em História
-
03/2006 - 07/2006
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução ao Estudo de História
1992 - 2006
E.M.E.F. Alfredo José JustoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
De 1992 a 1998 - Professor de História - Supletivo/EJA
1999 - Coordenador Pedagógico - EJA
2000 - Diretor
2001 a 2006 - Coordenador pedagógico - EJA
Atividades
-
03/2001 - 12/2006
Direção e administração, E.M.E.F. Alfredo José Justo.,Cargo ou função, COORDENADOR PEDAGÓGICO.
-
03/2000 - 12/2000
Direção e administração, .,Cargo ou função, DIRETOR.
-
03/1999 - 12/1999
Direção e administração, E.M.E.F. Alfredo José Justo.,Cargo ou função, Coordenador Pedagógico - EJA.
-
03/1992 - 12/1998
Ensino,,Disciplinas ministradas, HISTÓRIA
1995 - 2010
Colégio Estadual Antônio de Castro AlvesVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
1995/2000 - Professor de História do Ensino Fundamental e Médio
2001/2010 - Coordenador Pedagógico do Ensino Fundamental e Médio
Atividades
-
03/2001 - 08/2010
Ensino,,Disciplinas ministradas, COORDENADOR PEDAGÓGICO
-
03/1995 - 12/2000
Ensino,,Disciplinas ministradas, HISTÓRIA
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Edison Luiz Saturnino e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?