Rafaela Westphal
Mestre em sociologia (UFPR), participa do grupo de pesquisa do Núcleo de Estudos de Gênero, no qual concentra sua pesquisa e estudos sobre masculinidades e violência.
Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Na qual atuou como bolsista de iniciação cientifica desde 2010. Desenvolveu estágio obrigatório no Programa de Extensão Assistência Sóciojuridica, no qual desenvolveu projeto interventivo sobre discussões acerca da violência.
Trabalha como assistente social desde 2014, trabalhou no PAIF e também PAEFI. Em janeiro de 2017 assumiu a função de coordenação de CRAS a qual encerrou em março de 2018. Atualmente trabalha na Gerencia de Apoio aos Conselhos em Blumenau, como assessoria técnica do Conselho Municipal de Assistência Social.
Informações coletadas do Lattes em 05/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Sociologia
2014 - 2016
Universidade Federal do Paraná
Título: Homens que mataram mulheres. A experiencia que narram de si.,Ano de Obtenção: 2016
Marlene Tamanini.Grande área: Ciências Humanas
Graduação em Serviço Social
2010 - 2014
Fundação Universidade Regional de Blumenau
Título: Os Sentidos de Violência Produzidos pela Unidade Escolar E.E. Jonas Rosário Coelho Neves
Orientador: Maria Salete da Silva
Bolsista do(a): Fundo de Apoio á manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior, FUMDES, Brasil.
Formação complementar
2018 - 2018
Gestão de CRAS e CREAS-O Papel dos Coordenadores na Execução dos Serviços T. (Carga horária: 8h). , Instituto de Capacitação em Administração Pública, ICAP, Brasil.
2017 - 2017
Serviço de Proteção e Atendimento Especializado á Famílias e Indivíduos. (Carga horária: 40h). , Assessoria e Consultoria em Políticas Públicas LTDA, CEDEPS, Brasil.
2017 - 2017
ASSISTENTE ADMINISTRATIVO. (Carga horária: 270h). , INSTITUTO TECNOLÓGICO BRASILEIRO, ITB, Brasil.
2017 - 2017
Introdução ao Provimento dos Serviços e Benefícios Socioassistenciais do SU. (Carga horária: 40h). , Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, MDS, Brasil.
2017 - 2017
EMPRESÁRIO DE MICRO EMPRESAS. (Carga horária: 190h). , INSTITUTO TECNOLÓGICO BRASILEIRO, ITB, Brasil.
2017 - 2017
ASSISTENTE FINANCEIRO. (Carga horária: 230h). , INSTITUTO TECNOLÓGICO BRASILEIRO, ITB, Brasil.
2016 - 2016
Formação Medidas Socioeducativas. (Carga horária: 40h). , GC Formações LTDA ME, CEK8, Brasil.
2016 - 2016
Assessoria para Serviços da Proteção Básica. (Carga horária: 16h). , Escola de Gestão Pública Municipal, EGEM, Brasil.
2014 - 2014
V Seminário Nacional Sociologia & Política: Desenvolvimento e Mudanças. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2014 - 2014
Formação no Atendimento da Criança e do Adolescente com Deficiencia. (Carga horária: 5h). , Escola de Administração Pública Municipal, EGEM, Brasil.
2014 - 2014
Seminário Regional dos Centros de Referencia de Assistência Social. , Escola de Gestão Pública Municipal, EGEM, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social.
Organização de eventos
WESTPHAL, R. . V Seminário Nacional Sociologia e Politica: Desenvolvimento e mudanças Sociais no contexto de Crise. 2014. (Outro).
WESTPHAL, R. ; PEREIRA, E. C. . Seminário Regional de Formação Profissional e Movimento Estudantil de Serviço Social - SRFPMESS. 2012. (Congresso).
Participação em eventos
Gestão do CRAS e CREAS- O papel dos Coordenadores na execução dos Serviços Tifificados. 2018. (Seminário).
Introdução ao Provimento dos Serviços e Benefícios Socioassistenciais do SUAS e Implementação de Ações do Plano Brasil sem Miséria.Capacita SUAS. 2017. (Seminário).
|Formação para Conselheiros Tutelares. 2016. (Seminário).
Assessoria para Serviços de Proteção Social Básica. 2016. (Seminário).
I Jornada Mulher Viver sem Violência.Homens que matam mulheres: fatos e versões. 2015. (Outra).
I Seminário Regional Dos Centros de Referencia de Assistência Social-CRAS. 2015. (Seminário).
IV Conferencia Municipal dos Direitos da criança e Adolescente. 2015. (Outra).
V Conferencia Municipal de Assistência Social. 2015. (Outra).
VI Seminário estadual de Gestores e Trabalhadores da Politica de Assistência Social. 2015. (Seminário).
XXVIII Simpósio Nacional de História.Pensando a Violência de gênero, o que sustenta a relação com o homicídio de Mulheres. 2015. (Simpósio).
Curso de Formação no Atendimento da Criança e do Adolescente com Deficiencia e suas Famílias. 2014. (Seminário).
V Seminário Nacional de Sociologia e Política: Desenvolvimento e Mudanças Sociais em contexto de Crise..Os sentidos de Violência para professores de uma escola pública de Blumenau. 2014. (Seminário).
Congresso Catarinense de Asistêntes Sociais. DISCUSSÕES SOBRE VIOLÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA JONAS ROSÁRIO COELHO NEVES EM BLUMENAU/SC.. 2013. (Congresso).
Mostra Integrada de Ensino Pesquisa e Extensão.Os sentidos de violência produzidos por estudantes da Escola de Educação Básica Jonas Rosário Coelho Neves ? Blumenau. 2013. (Seminário).
Mostra Integrada de Ensino Pesquisa e Extensão..O Processo de Trabalho e a Integralidade do Cuidado nas ESF`s do Município de Blumenau.. 2012. (Outra).
Mostra Integrada de Ensino Pesquisa e Extensão..Prevenindo a Violência contra a mulher: Ações do Programa Assistência SocioJurídica da FURB. 2012. (Outra).
Seminário do Trabalho. Trabalho, Educação e Políticas Sociais no Século XXI.O PROCESSO DE TRABALHO E A INTEGRALIDADE DO CUIDADO NAS ESFs DO MUNICÍPIO DE BLUMENAU. 2012. (Seminário).
Seminário Regional de Formação Profissional e Movimento Estudantil de Serviço Social. 2012. (Seminário).
XVII Semana acadêmica de Serviço Social- Em defesa da seguridade social e combatendo a desigualdade. 2012. (Seminário).
Enfrentando a Violência Contra Crianças e Adolescentes: Percepção e Conceitos do Fenômeno.. 2011. (Seminário).
Fortalecendo Vínculos. 2011. (Seminário).
Gestão do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes de 06 a 15 anos,na perspectiva do SUAS.. 2011. (Seminário).
Jornada da Sociologia da Saúde.A Condição Humana do Adolescente Blumenauense morador do bairro da Fortaleza. 2011. (Seminário).
Mostra Integrada de Ensino Pesquisa e Extensão.A CONDIÇÃO HUMANA DO ADOLESCENTE BLUMENAUENSE MORADOR DO BAIRRO DA FORTALEZA?. 2011. (Seminário).
VIII Conferência Municipal de Assistência Social. 2011. (Outra).
XVI Semana acadêmica de Serviço social- Participação e Juventude. 2011. (Seminário).
XV Semana acadêmica de Serviço Social. 2010. (Seminário).
Participação em bancas
OLIVEIRA, M. L. C.; SILVA, M.S;WESTPHAL, R.; BORTOLLI, R.. "Comitê Permanente de Implantação e Monitoramento da rede de Atenção às Pessoas Expostas á Viol~encia Sexual, Doméstica, Familiar ou Institucional de Blumenau:possibilidades e desafios no enfrentamento da violência contra as mulheres". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.
Produções bibliográficas
-
WESTPHAL, R. . POLÍTICAS SOCIAIS EM EDUCAÇÃO. 1. ed. INDAIAL: NIASSELVI, 2016. 169p .
-
WESTPHAL, R. . NOTAS SOBRE A EDUCAÇÃO E O SERVIÇO SOCIAL. Informativo ENADE- Serviço Social_ Uniasselvi, BRASIL.
-
WESTPHAL, R. ; TAMANINI, M. . Pensando a Violência de gênero, o que sustenta a relação com o homicídio de Mulheres. In: XXVIII Simposio Nacional de História, 2015, Florianópolis. XXVIII Simposio Nacional de História Lugares dos historiadores: Velhos e novos Desafios, 2015.
-
SILVA, M.S ; WESTPHAL, R. . A Violência para Estudantes e Professores: Estudo de Caso em uma Escola Estadual de Blumenau ? SC.. In: V Seminário Nacional Sociologia & Política, 2015, curitiba. Anais do ! V Seminário Nacional Sociologia & Política.
-
SIMÃO, V.M. ; WESTPHAL, R. . O IMPACTO DAS TRANSFORMAÇÕES PRODUTIVAS NAS FACÇÕES EM BLUMENAU. In: Congresso Catarinense de Assistentes Sociais, 2013. Congresso Catarinense de Assistentes Sociais, 2013.
-
WESTPHAL, R. ; SIMÃO, V.M. ; SILVA, C. R. L. D. ; RIBEIRO, J. C. . A CONDIÇÃO HUMANA E A SAÚDE DO ADOLESCENTE BLUMENAUSE. In: II Congresso Online de Gestão, Educação e Promoção da Saúde, 2013, Brasília. Anais Convibra 2013, 2013.
-
SILVA, M.S ; WESTPHAL, R. . DISCUSSÕES SOBRE VIOLÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA JONAS ROSÁRIO COELHO NEVES EM BLUMENAU/SC.. In: Congresso Catarinense de Assistentes Sociais, 2013, Florianópolis. Congresso Catarinense de Assistentes Sociais, 2013.
-
SIMÃO, V.M. ; WESTPHAL, R. . O PROCESSO DE TRABALHO E A INTEGRALIDADE DO CUIDADO NAS ESFs DO MUNICÍPIO DE BLUMENAU. In: VIII Seminário do Trabalho, Trabalho, Educação, e Políticas Sociais no Século XXI, 2012, Marília. VIII Seminário do Trabalho- Trabalho, Educação e Politicas Sociais no Século XXI. Marilia: UNESP, 2012.
-
SIMÃO, V.M. ; WESTPHAL, R. . O PROCESSO DE TRABALHO E A INTEGRALIDADE DO CUIDADO NAS ESF DO MUNICÍPIO DE BLUMENAU. In: 6ª Mostra Integrada de Ensino Pesquisa e Extenção, 2012, Blumenau. 6ª MIPE, 2012.
-
SILVA, M.S ; WESTPHAL, R. ; ROCHA, N. S. ; MORAES, K . PREVENINDO A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: AÇÕES DO PROGRAMA ASSISTÊNCIA SOCIOJURÍDICA DA FURB. In: 6ª Mostra Integrada de Ensino Pesquisa e Extenção, 2012, Blumenau. 6ª MIPE, 2012.
-
SIMÃO, V.M. ; WESTPHAL, R. . A CONDIÇÃO HUMANA DO ADOLESCENTE BLUMENAUENSE MORADOR DO BAIRRO DA FORTALEZA?. In: 5ª Mostra Integrada de Ensino Pesquisa e Extensão, 2011, Blumenau. 5ª MIPE, 2011.
-
WESTPHAL, R. ; SIMÃO, V.M. . A CONDIÇÃO HUMANA DO ADOLESCENTE BLUMENAUENSE MORADOR DO BAIRRO DA FORTALEZA?. In: V Jornada de Sociologia da Saúde. Saúde, Cultura e Polirtica, 2011, Curitiba. V Jornada de Sociologia da Saúde, 2011.
-
WESTPHAL, R. . Pensando a Violência de gênero, o que sustenta a relação com o homicídio de Mulheres. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
WESTPHAL, R. . Homens, Masculinidades e Homicídios Contra (Ex) Companheiras Ocorridos em Santa Catarina. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
WESTPHAL, R. . Homens que matam mulheres: fatos e versões. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, M.S ; WESTPHAL, R. . Os sentidos de Violência para professores de uma escola pública de Blumenau. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, M.S ; WESTPHAL, R. . Discussões sobre Violência: relato de experiencia com estudantes da Escola de Educação Básica Jonas Rosário Coelho Neves. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
WESTPHAL, R. ; SILVA, M.S . Os sentidos de violência produzidos por estudantes da Escola de Educação Básica Jonas Rosário Coelho Neves ? Blumenau. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
WESTPHAL, R. ; SIMÃO, V.M. . Trabalho Precarizado, um olhar para a terceirização. A realidade das facções no município de Blumenau. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SIMÃO, V.M. ; WESTPHAL, R. . O impacto das Transformações produtivas nas facções de Blumenau.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SIMÃO, V.M. ; WESTPHAL, R. . A Condição Humana do Adolescente Blumenauense morador do bairro da Fortaleza. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, M.S ; WESTPHAL, R. ; MORAES, K ; ROCHA, N. S. . Prevenindo a Violência contra a mulher: Ações do Programa Assistência SocioJurídica da FURB. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SIMÃO, V.M. ; WESTPHAL, R. . O Processo de Trabalho e a Integralidade do Cuidado nas ESF`s do Município de Blumenau.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SIMÃO, V.M. ; WESTPHAL, R. . O Processo de Trabalho e a Integralidade do Cuidado nas ESF`s do Município de Blumenau.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SIMÃO, V.M. ; WESTPHAL, R. . A Condição Humana do Adolescente Blumenauense morador do bairro da Fortaleza. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Projetos de pesquisa
-
2012 - 2012
O impacto das transformações produtivas nas condições de manutenção das necessidades humanas e de saúde de trabalhadores de facções das regiões Norte e Sul da cidade de Blumenau, Descrição: O presente projeto de pesquisa visa conhecer o cotidiano das facções no ramo têxtil e vestuário do município de Blumenau. Objetiva-se desvelar se há indícios da acumulação primitiva nas relações de trabalho e como este interfere na saúde do trabalhador.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rafaela Westphal - Integrante / SIMÃO, Vilma Margarete - Coordenador., Financiador(es): Fundo de Apoio á manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior - Bolsa.
-
2011 - 2012
O Processo de Trabalho e a integralidade do cuidado da equipe da saúde da família da ESF Marco Francisco Barth, Descrição: Trata-se de um estudo de caso da referida unidade de saúde na qual procurou-se desvelar se os profissionais desenvolviam a integralidade do cuidado no atendimento a população adstrita, bem como conhecer a processo de trabalho da ESF.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rafaela Westphal - Integrante / SIMÃO, Vilma Margarete - Coordenador., Financiador(es): Fundação Universidade Regional de Blumenau - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3
-
2010 - 2011
A CONDIÇÃO HUMANA DO ADOLESCENTE BLUMENAUENSE, MORADOR DO BAIRRO DA FORTALEZA, Descrição: Este projeto visou desvelar a vida ativa e cotidiana dos adolescentes Blumenauenses moradores do bairro da Fortaleza, especificamente nas condições de trabalho, labor e lazer. Os sujeitos da pesquisa foram compostos por estudantes de sexta a oitava série no ensino fundamental e médio, estudantes de escolas públicas do respectivo bairro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rafaela Westphal - Integrante / SIMÃO, Vilma Margarete - Coordenador., Financiador(es): Fundação Universidade Regional de Blumenau - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1
Histórico profissional
Experiência profissional
2018 - Atual
Centro Universitário Leonardo da VinciVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 8
Outras informações:
Leciono as disciplinas de Questão Social e Serviço Social e Políticas Sociais em Educação.
2016 - 2016
Centro Universitário Leonardo da VinciVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 12
2018 - Atual
Prefeitura Municipal de Blumenau, PM/BlumenauVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 30
Outras informações:
Atuando como Assessoria Técnica do CMAS
2010 - 2013
Fundação Universidade Regional de BlumenauVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 20
2014 - 2018
Prefeitura Municipal de PomerodeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 40
Outras informações:
EM JANEIRO DE 2017 ASSUMIU A FUNÇÃO DE COORDENAÇÃO DE CRAS ATÉ MARÇO DE 2018.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Rafaela Westphal e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?