Pedro Süssekind Viveiros de Castro

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Fez pesquisa de doutorado no Instituto de Literatura Comparada da Freie Universität, em Berlim. Trabalhou de 2006 a 2009 como Professor Adjunto na Universidade Federal de Ouro Preto e desde 2009 é Professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal Fluminense. Em 2019, realizou pós-doutorado na Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Estética e Filosofia da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: estética, poética, teoria da arte e literatura comparada.

Informações coletadas do Lattes em 26/01/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Filosofia

2001 - 2005

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Helenismo e Classicismo na Estética alemã
Roberto Cabral de Melo Machado. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Estética; poética; Helenismo; Classicismo; teatro; arte. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Mestrado em Filosofia

1998 - 2000

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Caminho Pincipal e Caminhos Secundários - sobre o pensamento estético de Benjamin, Ano de Obtenção: 2000
Katia Muricy.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Graduação em Filosofia

1992 - 1997

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Orientador: Roberto Cabral de Melo Machado
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Pós-doutorado

2019 - 2020

Pós-Doutorado. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas

Formação complementar

2020 - 2021

Hum3.1x: Shakespeare's Hamlet: The Ghost (online course). (Carga horária: 30h). , Harvard University, HARVARD, Estados Unidos.

2003 - 2003

Extensão universitária em Literatura Comparada. , Freie Universität Berlin, FUB, Alemanha.

1996 - 1996

Curso Intensivo de Inverno do Daad. (Carga horária: 80h). , Universität Freiburg, UNI FREIBURG, Alemanha.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Estética.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia.

Organização de eventos

SÜSSEKIND, Pedro ; PESSOA, Patrick ; VIEIRA, V. ; OLIVEIRA, B. B. . I Colóquio de Filosofia da Arte do CEFA. 2016. (Congresso).

GAGNEBIN, J. M. ; SÜSSEKIND, Pedro . Mincurso de Jeanne Marie Gagnebin intitulado "Em busca do tempo perdido: ou como a escrita de Proust interroga os filósofos". 2013. (Outro).

LOPES, A. O. D. ; SÜSSEKIND, Pedro . Minicurso de Antonio Orlando Lopes intitulado "A Odisseia". 2013. (Outro).

SÜSSEKIND, Pedro . VI Encontro do GT de Estética da ANPOF. 2012. (Congresso).

SÜSSEKIND, Pedro ; VIEIRA, V. . Minicurso de Marcus Coelen intitulado "Para uma leitura do 'reconhecimento': um percurso a partir da autoconsciência na Fenomenologia do Espírito de Hegel". 2012. (Outro).

LAVELLE, P. ; SÜSSEKIND, Pedro . Minicurso de Patricia Lavelle intitulado "Arte, modernidade e enigma. Sobre Infância em Berlim por volta de 1900". 2012. (Outro).

SÜSSEKIND, Pedro ; PESSOA, Patrick ; MUNIZ, F. ; VIEIRA, V. . Controvérsias. 2009. (Outro).

SÜSSEKIND, Pedro . O cômico e o trágico. 2006. (Congresso).

Participação em eventos

Oitavo Encontro do GT de Estética da ANPOF.A arte como espelho. 2016. (Encontro).

I Jornada de Filosofia e Literatira (DELET/DEFIL da UFOP).O narrador Ulisses. 2014. (Outra).

11o Congresso Internacional de Estética - Gosto, interpretação e crítica. O herói errante e o tempo. 2013. (Congresso).

VI Congresso Internacional Questões Fundamentais da Hermenêutica Filosófica: A Hermenêutica da Oba e Arte. As sereias e o sublime. 2013. (Congresso).

Teoria Crítica Revisitada. Autonomia e historicidade da arte. 2012. (Congresso).

VI Encontro do GT de Estética da ANPOF.Comentário sobre "Arte e modernidade". 2012. (Encontro).

XV Encontro Nacional da ANPOF.A historicidade da arte. 2012. (Encontro).

Congresso Internacional Imagem, Imaginação, Fantasia. A imagem no sublime abstrato. 2011. (Congresso).

Oitava Jornada da Pós-Graduação em Estudos de Literatura.A filosofia de Hamlet. 2010. (Encontro).

Participação no XV Congreso Nacional de Filosofia da AFRA. Lyotard y la teoría moderna de lo sublime. 2010. (Congresso).

V Encontro do GT de Estética da Anpof.A caracterização do sublime na Estética moderna. 2010. (Encontro).

XIV Encontro Nacional de Pós-Graduação em Filosofia. O sublime na estética schilleriana. 2010. (Congresso).

Deslocamentos na Arte. A teoria da escrita filosófica em Schiller e Benjamin. 2009. (Congresso).

Gênio, criação, autoria.A teoria filosófica do gênio. 2009. (Outra).

II Colóquio de Literatura Brasileira. O sublime e o trágico em Schiller. 2009. (Congresso).

II Fórum Arte e Filosofia.Uma reflexão filosófica sobre Shakespeare. 2009. (Outra).

Seminário Educação Estética.A poesia sentimental e o desafio de pensar a modernidade. 2009. (Seminário).

Seminário Walter Benjamin: arte e experiência.Filosofia da história da tragédia. 2009. (Seminário).

III Colóquio de História da Filosofia da Unesp. Símbolo e alegoria. 2008. (Congresso).

II Seminário de Pesquisa do Mestrado de Estética.O conceito de historicidade e a crítica da literatura. 2008. (Seminário).

Seminário de estudos clássicos do Pragma.A imitação dos antigos na modernidade. 2008. (Seminário).

Simpósio Internacional de Tradução Literária do Alemão para o Português: A tarefa do tradutor.Mesa-redonda. 2008. (Simpósio).

XIII Encontro Nacional de Filsofia da ANPOF. Clássico e romântico.. 2008. (Congresso).

Estéticas do deslocamento. Poesia em tempos de indigência. 2007. (Congresso).

XII Encontro da ANPOF.Shakespeare e a questão do gênio. 2006. (Encontro).

Peter Szondi em três dimensões: filosofia, teatro e literatura.Mesa de debate em torno de Peter Szondi. 2005. (Encontro).

Schiller 200 anos.Palestra sobre Goethe e Schiller no evento Schiller 200 anos. 2005. (Outra).

Refletindo o teatro contemporâneo.Teoria e criação no teatro (palestra). 2004. (Seminário).

Seminário dos alunos de pós-graduação em filosofia da UFRJ.Goethe e Shakespeare. 2004. (Seminário).

XI Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF. 2004. (Encontro).

O presente e o futuro das artes.Símbolo e superfície (palestra). 2003. (Seminário).

XI Seminário dos Alunos da Pós-Graduação em Filosofia.A estética do classicismo alemão. 2003. (Seminário).

IX Seminário dos alunos de pós-graduação em filosofia.Estética e liberdade. 2002. (Seminário).

Seminário de estética e filosofia da arte.Arte e filosofia. 2002. (Seminário).

X encontro nacional de filosofia.A apresentação artística da liberdade. 2002. (Encontro).

Jornada de Iniciação Científica.Jornada de Iniciação Científica. 1996. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Júnior Luiz Ferreira da Cunha

DIAS, J. F. A.; MERTENS, R. S. K.;SÜSSEKIND, Pedro. Shakespeare: a quebra da ordem político-social e a relação entre governantes e governados. 2022. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Giana Cláudia de Castro Araújo

VIEIRA, V.; FRANCESCHINI, Pedro;SÜSSEKIND, Pedro. Sublime e Arte em Kant. 2022. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Gustavo de Azevedo Torrecilha

Werle, M.; TOLLE, O.; KLOTZ, H. C.;SÜSSEKIND, Pedro. O sistema das artes na estética de Hegel. 2021. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Bruna Rodrigues Dias Testi

GATTI, L.; PESSOA, Patrick;SÜSSEKIND, Pedro. O Teatro Épico e a Desconstrução Estética em Bertolt Brecht: Um experimento dialético a partir de Um homem é um homem. 2020. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Felipe Tuller Moreira Machado

VIEIRA, V.; Werle, M.;SÜSSEKIND, Pedro. A teoria da tragédia de Schiller e sua relação com a educação. 2019. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Thiago dos Santos Selem

SÜSSEKIND, Pedro; OLIVEIRA, B. C.; DUARTE, P.. A TAREFA DA CRÍTICA: WALTER BENJAMIN E AS AFINIDADES ELETIVAS DE GOETHE. 2019. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Maíra Protasio Dias de Oliveira

SÜSSEKIND, Pedro; VIEIRA, V.; GALE, P. F.. Experiência estética em Hegel. 2018. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: José Maurício Franklin Azevedo de Castro

SÜSSEKIND, Pedro; OLIVEIRA, B. B.; LAVELLE, P.. Os contos de Walter Benjamin: espanto e reflexão. 2018. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Jessica Di Chiara Salgado

SÜSSEKIND, Pedro; PESSOA, Patrick; DUARTE, P.. Formas do ensaio, formas da filosofia. Uma leitura de "O ensaio como forma", de Theodor Adorno. 2018. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rogério Arantes Luiz

VIEIRA, V.; VACCARI, U.;SÜSSEKIND, Pedro. A beleza entre o sensível e o suprassensível. 2017. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Bianca Da Cunha Madruga

PESSOA, Patrick; CAMPOS, M. G. L.;SÜSSEKIND, Pedro. O partido das coisas na arte. 2017. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Laura Santos Vaz

SÜSSEKIND, Pedro; DUARTE, P.; VIEIRA, V.. Liberdade e autonomia da arte nos Cursos de Estética de Hegel. 2017. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Yasmin Nigri

SÜSSEKIND, Pedro; OLIVEIRA, B. B.; GUIMARAES, B. A.. O CONCEITO DE AUFKLÄRUNG E SUA RELAÇÃO COM A ARTE CONTEMPORÂNEA: SAÍDAS PARA O DISCURSO PREDOMINANTE NO CAPITALISMO TARDIO. 2017. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Alan Barbosa Buchard

SÜSSEKIND, Pedro; AZAR, C.; SANTORO, F.. O sujeito etopoético nos ensaios de Montaigne: ética da imanência e estética da existência mediadas pela escrita ensaística. 2016. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rafael Moreira Alt

SÜSSEKIND, Pedro; OLIVEIRA, B. C.; RIVERA, T.. A reflexão na arte moderna como práxis do conceito de crítica benjamininano. 2016. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Bianka Teixeira de Andrade Silva

OTTE, G.; SCARPELLI, M. O. F.;SÜSSEKIND, Pedro. Literatura para brincar: Último round, de Julio Cortázar. 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Mariana de Campos Bardelli

FAVARETTO, C. F.;SÜSSEKIND, Pedro; FABBRINI, R.. Lyotard: entre o pensamento e a arte. 2015. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Nathan Menezes Amarante Teixeira

SÜSSEKIND, Pedro; VIEIRA, V.; RODRIGUES JUNIOR, R. C.. DO LIVRE JOGO COGNITIVO AO MODO DE CONSIDERAÇÃO GENIAL: A EPERIÊNCIA ESTÉTICA EM KANT E O CONHECIMENTO ESTÉTICO EM SCHOPENHAUER. 2015. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ana Carolina Silva Martins

SÜSSEKIND, Pedro; FRANCALANCI, C. C. P.; CARNEIRO, D.. Uma experiência da linguagem ou Infância: língua, história e arte em Giorgio Agamben. 2015. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ísis Lopes D'Oliveira Zisels

SÜSSEKIND, Pedro; PIMENTA, Olímpio; PATRIOTA, R. C.. O fortalecimento do amálgama homem-natureza no coro ditirâmbico em O nascimento da tragédia. 2015. Dissertação (Mestrado em Estética e Filosofia da Arte) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Jorge de Freitas Benedito Teodoro

KANGUSSU, Imaculada; FREITAS, R.;SÜSSEKIND, Pedro. As imagens da modernidade no projeto das Passagens de Walter Benjamin. 2014. Dissertação (Mestrado em Estética e Filosofia da Arte) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Alexandra Virgínia da Mota Pinto

SÜSSEKIND, Pedro; OLIVEIRA, B. C.; OSORIO, L.C.. Aura e vestígio: vivência da arte em Walter Benjamin. 2014. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Gabriel Lago de Sousa Barroso

HORTA, J. L. B.; SALGADO, K.; CECCHINATO, G.;SÜSSEKIND, Pedro. Arte e política no romantismo alemão. 2014. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Franceila de Souza Rodrigues

SÜSSEKIND, Pedro; GATTI, L.; MACHADO, F. A. P.. Mimese e jogo: o cinema e o potencial emancipatório da técnica em Walter Benjamin. 2014. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Gabriela Nascimento

SÜSSEKIND, Pedro; CHEVITARESE, L.; DIAS, Rosa; VIEIRA, V.. A poesia trágica como uma manifestação do sublime dinâmico em Schopenhauer. 2014. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: THIAGO SEBBEN DE SOUZA

HOLANDA, L. S. B.; KANGUSSU, Imaculada; SÜSSEKIND, P.;SÜSSEKIND, Pedro. Mimesis e Phantasia na Poética de Aristóteles. 2012. Dissertação (Mestrado em Estética e Filosofia da Arte) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Paula Pinheiro Guimarães Padilha

OSORIO, L.C.; LOBO, R. H.;SÜSSEKIND, Pedro. Sob o signo da amizade. A filosofia nas cartas de Walter Benjamin. 2010. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Luciano Nascimento Figueiredo

SÜSSEKIND, Pedro; PIMENTA, Olímpio; Werle, M.. Estilo e ideal: a apropriação do legado clássico na estética de Goethe. 2010. Dissertação (Mestrado em Estética e Filosofia da Arte) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Guilherme Fóscolo de Moura

SÜSSEKIND, Pedro; Otte, Georg; SILVA, Eduardo Soares.. Filosofia e Poesia: da unidade entre estética e gnosiologia em F. Schlegel. 2010. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Miriam Costa Cordeiro

OLIVEIRA, B. C.; ALVES JUNIOR, D. G.;SÜSSEKIND, Pedro. A tessitura da crítica benjamininana. 2010. Dissertação (Mestrado em Estética e Filosofia da Arte) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Carolina Ferreira Zocolli

Werle, M.;SÜSSEKIND, Pedro; KNOLL, V.. Observações sobre a estética do jovem Goethe. 2010. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Ricardo de Oliveira Toledo

DIAS, Rosa; PIMENTA, Olímpio;SÜSSEKIND, Pedro. Arte em humano demasiado humano. 2009. Dissertação (Mestrado em Estética e Filosofia da Arte) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Pedro Fernandes Galé

Mazzari, M.; Werle, M.;SÜSSEKIND, Pedro. Em torno do olhar. A formação do método morfológico de Goethe. 2009. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Rizzia Soares Rocha

SÜSSEKIND, Pedro. O pensamento temporal de Proust e Walter Benjamin. 2006. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Nertan Dias Silva Maia

VIEIRA, V.; BARBOSA, R. J. C.; FRANCESCHINI, Pedro; LEMOS, F.;SÜSSEKIND, Pedro. Sobre o conceito de educação estética em Friedrich Schiller: uma análise comparativa entre as Cartas a Augustenburg e Sobre a educação estética do homem. 2021. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Danielton Campos Melonio

VIEIRA, V.; BARBOSA, R. J. C.; LEMOS, F.; FRANCESCHINI, Pedro;SÜSSEKIND, Pedro. A Crítica do gosto e o Esclarecimento: afinidades entre o estético e o político em Kant e Schiller. 2021. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Gustavo Henrique dos Santos Guimarães

Werle, M.; TOLLE, O.; GUIMARAES, B. A.;SÜSSEKIND, Pedro. Após o fim da arte: a narrativa pluralista de Arthur Danto. 2020. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Pedro Augusto da Costa Franceschini

SÜSSEKIND, Pedro; Werle, M.; TOLLE, O.; VACCARI, U.; GRANADOS, Z. V. O.. Estética e mitologia na filosofia clássica alemã. 2019. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Pedro Fernandes Galé

SÜSSEKIND, Pedro; Werle, M.; TOLLE, O.; SUZUKI, M.; NASCIMENTO, L. F. S.. Winckelmann: uma história da arte entre a norma e a forma. 2016. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Alice de Carvalho Lino

FABBRINI, R.; Werle, M.; FIGUEIREDO, V. A.; FAVARETTO, C. F.;SÜSSEKIND, Pedro. Kant e a crítica de arte. 2015. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marcela Figueiredo Cibella de Oliveira

MURICY, K.; GATTI, L.; JARDIM, E.;SÜSSEKIND, Pedro; MARTINS, H. F.. Do sentido da tragédia à tragédia do sentido: a filosofia e a ruína do drama. 2014. Tese (Doutorado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Marlon Tomazella Baptista

SÜSSEKIND, Pedro; DIAS, Rosa; CABRAL, A. M.; WEBER, J. F.; ARALDI, C. L.. Liberdade e responsabilidade: estudo sobre a possibilidade de uma filosofia prática em Nietzsche. 2014. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Davidson de Oliveira Diniz

AVILA, M. C. A.; BORGES, M. E. M. O.; VIEIRA, E. M. A.; WERKEMA, A. S.;SÜSSEKIND, Pedro. A conceitualidade do livro em literatura. 2014. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Débora Pazetto Ferreira

SÜSSEKIND, Pedro; DUARTE, R.; FIGUEIREDO, V. A.; GUIMARAES, B. A.; FREITAS, V.. Investigações acerca do conceito de arte. 2014. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Fabiano de Lemos Britto

SÜSSEKIND, Pedro; BARBOSA, R. J. C.. Nietzsche, ensaio de uma pedagogia messiânica. 2009. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Vladimir Menezes Vieira

SÜSSEKIND, Pedro; MACHADO, Roberto; RODRIGUES, Fernando; DIAS, Rosa; CALDAS, P.. Entre razão e sensibilidade - a Estética pós-kantiana. 2009. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Pedro Duarte de Andrade

SÜSSEKIND, Pedro; MURICY, K.; OLIVEIRA, B. C.; JARDIM, E.; PESSOA, Patrick. Estio do tempo: o amor entre arte e filosofia na origem do romantismo alemão. 2009. Tese (Doutorado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Raissa Teixeira Almeida de Souza

SÜSSEKIND, Pedro. Ulisses ou mito e esclarecimento: a negação do feminino na construção da racionalidade ocidental. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Paulo Roberto Silvero Martins

FRANCESCHINI, Pedro;SÜSSEKIND, PEDRO; VIEIRA, V.. Schiller e a tragédia: do comovente ao sublime. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Matheus Fernandes Pinto

OLIVEIRA, B. B.; OLIVEIRA, M.;SÜSSEKIND, PEDRO. História e Crítica em Walter Benjamin. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Marlon Tomazella Baptista

MENDONCA, A.; DIAS, Rosa; ARALDI, C.;SÜSSEKIND, Pedro. A noção de responsabilidade moral no pensamento de Nietzsche. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Yuri de Moura Ferro

SÜSSEKIND, PEDRO; VIEIRA, V.. NIETZSCHE E WAGNER CONTRA A MODERNIDADE: UMA REVOLUÇÃO ARTÍSTICA?,. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Giana Cláudia de Castro Araújo

SÜSSEKIND, Pedro; VIEIRA, V.. A retirada da arte no sublime em Kant. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Gustavo de Azevedo Torrecilha

SÜSSEKIND, Pedro; Werle, M.; TOLLE, O.. O sistema das artes. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Matheus de Aquino Kaliffi Lima

MARCONDES, D.; FONSECA, R.;SÜSSEKIND, PEDRO. "Ceticismo e Estoicismo em Montaigne: Os caminhos para uma Ética autônoma e experimental. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Victor Gomes Damazio

SÜSSEKIND, Pedro; VIEIRA, V.. A estética do trágico: o sublime kantiano sob a perspectiva artística de Schiller. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rosilea Pimentel Barros

VIEIRA, V.; OLIVEIRA, B. B.;SÜSSEKIND, Pedro. Uma nova concepção acerca do homem em Nietzsche. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Felipe Tuller Moreira Machado

VIEIRA, V.; OLIVEIRA, B. B.;SÜSSEKIND, Pedro. O papel da arte nas duas versões de A educação estética do homem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Thiago Santos Selem

OLIVEIRA, B. B.; PESSOA, Patrick;SÜSSEKIND, Pedro. Modernidade e crise da experiência: Walter Benjamin, um leitor de Baudelaire. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Matheus Fernandes Pinto

OLIVEIRA, B. B.; PESSOA, Patrick;SÜSSEKIND, Pedro. A teoria da narrativa de Walter Benjamin. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Sandro Mira Toledo

VIEIRA, V.;SÜSSEKIND, Pedro; Cardoso Caron. A metafísica schopenhaueriana: o paralelismo entre as ideias e a música. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: José Maurício Franklin de Azevedo Castro

SÜSSEKIND, Pedro; PESSOA, Patrick; OLIVEIRA, B. C.. Narrativa e experiência na obra de Walter Benjamin. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Louise Silva Oliveira

SÜSSEKIND, Pedro; OLIVEIRA, B. C.; GURGEL, D.. As três mimeses ricoeurianas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Laura Santos Vaz

SÜSSEKIND, Pedro; OLIVEIRA, B. C.; OLIVEIRA, Cláudio. Liberdade e autonomia da arte nos Cursos de Estética de Hegel. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Bianca da Cunha Madruga Gomes

SÜSSEKIND, Pedro; OLIVEIRA, B. C.; ARRUDA, J. M.. Hegel, Danto e a obra de arte como um fim em si mesmo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Nathan Menezes Amarante Teixeira

OLIVEIRA, B. C.; VIEIRA, V.;SÜSSEKIND, Pedro. Natureza e liberdade nas criações do gênio artístico em Kant. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Yasmin Campos Nigri

SÜSSEKIND, Pedro; OLIVEIRA, B. C.; VIEIRA, V.. O conceito de esclarecimento na modernidade e sua análise crítica na Dialética do esclarecimento. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Maíra Protásio

SÜSSEKIND, Pedro; OLIVEIRA, Cláudio; VIEIRA, V.. Experiência estética em Hegel. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Nayara Barrozo

PESSOA, Patrick;SÜSSEKIND, Pedro; OLIVEIRA, B. C.. A crítica de arte como explosão da história. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Fábio Antonio da Costa

SÜSSEKIND, Pedro; BARBOSA, R. J. C.; GONÇALVES, M. C. F.. Schiller e Hölderlin. Críticos da modernidade e formadores do homem moderno. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Rommel Luiz Figueira Barbosa

SÜSSEKIND, Pedro; BARBOSA, R. J. C.; GONÇALVES, M. C. F.. Beleza e liberdade. A humanidade como tarefa do Esclarecimento em Schiller e Fichte. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

SÜSSEKIND, Pedro; KAMITA, J. M.; PEREIRA, S. G.; OLIVEIRA, M. A. R.; CARVALHO, A. M. F. M.. Da Antiguidade ao século XVIII. 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

DRUCKER, C.; SANTOS, L. R.;SÜSSEKIND, Pedro. Filosofia/Estética. 2014. Universidade Federal de Santa Catarina.

AZAR, C.; OLIVEIRA, Cláudio;SÜSSEKIND, Pedro. Banca de seleção para o mestrado da UFF. 2013.

LOPES, R.; ARRUDA, J. M.; LOBO, R. H.; Moutinho, L.D.S.;SÜSSEKIND, Pedro. Filosofia Contemporânea. 2013. Universidade Federal Fluminense.

SÜSSEKIND, Pedro; LEVY, Lia; VALENTIM, Marco Antonio; DANOWSKI, Deborah; RIBEIRO, Luís Antônio. Metafísica e Conhecimento de Descartes a Kant. 2010. Universidade Federal Fluminense.

SÜSSEKIND, Pedro. Prêmio Filósofas de Distinção Acadêmica. 2022. Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia.

SÜSSEKIND, Pedro. Banca de seleção do curso de Mestrado da UFF. 2011. Universidade Federal Fluminense.

SÜSSEKIND, Pedro. Comissão de Avaliação do Prêmio ANPOF 2009. 2010. Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia.

SÜSSEKIND, Pedro; PIMENTA, Olímpio; LOPES, Hélio. Presidente da banca de Seleção de Mestrado. 2006. Universidade Federal de Ouro Preto.

Comissão julgadora das bancas

Roberto Cabral de Melo Machado

MACHADO, R. C. M.. Helenismo e classicismo na estética alemã. 2005. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ricardo José Corrêa Barbosa

BARBOSA, R. J. C.; MACHADO, Roberto; RODRIGUES, Fernando Augusto Rocha; REGO, Pedro Costa; SAADI, Fátima; SANTORO, Fernando. Helenismo e classicismo. Sobre a estética da época de Goethe. 2005. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ricardo José Corrêa Barbosa

BARBOSA, R. J. C.; MACHADO, Roberto; REGO, Pedro Costa; RODRIGUES, Fernando Augusto Rocha; SAADI, Fátima. Helenismo e classicismo. Sobre a estética da época de Goethe. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Karl Erik Schollhammer

SCHOLLHAMMER, K. E.. Caminho principal e caminhos secundários: sobre o pensamento estético de Benjamin. 2000. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Pedro Costa Rego

REGO, P. C.; BARBOSA, Ricardo; MACHADO, Roberto; RODRIGUES, Fernando; SANTORO, Fernando. Helenismo e Classicismo na Estética Alemã. 2005. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Pedro Costa Rego

REGO, P. C.; MACHADO, Roberto; RODRIGUES, Fernando; BARBOSA, Ricardo. Helenismo e Classicismo na Estética Alemã. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Fernando José de Santoro Moreira

MACHADO, Roberto;MOREIRA, Fernando José de Santoro; BARBOSA, Ricardo; REGO, Pedro Costa;RODRIGUES, Fernando da Rocha. Helenismo e Classicismo. Sobre a estética da época de Goethe. 2005. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Orientou

Raissa Teixeira Almeida de Souza

ULISSES OU MITO E ESCLARECIMENTO: A NEGAÇÃO DO FEMININO NA CONSTRUÇÃO DA RACIONALIDADE OCIDENTAL; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Paulo Roberto Silvero Martins

Schiller, o prazer estético e a eticidade, em 4 ensaios sobre a arte trágica e o sublime; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Júnior Luiz Ferreira da Cunha

POLÍTICA E SUBJETIVIDADE NAS TRAGÉDIAS DE SHAKESPEARE; Início: 2022; Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; (Coorientador);

Felipe Tuller Moreira Machado

O teatro de Shakespeare: entre natureza e representação; Início: 2021; Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Pedro Henrique Araújo Santiago

O DESVELAMENTO DA SERVIDÃO VOLUNTÁRIA EM O DESCOBRIMENTO DO BRASIL À LUZ DO PENSAMENTO DE LA BOÉTIE; Início: 2020; Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Selena Sales Dias

O PACTO DEMONÍACO EM ?O RETRATO DE DORIAN GRAY?, ?GRANDE SERTÃO: VEREDAS? E ?DOUTOR FAUSTO?: UM PARALELO ENTRE VARIAÇÕES DO MITO FÁUSTICO; Início: 2022; Iniciação científica (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; (Orientador);

SOPHIA BISSOLI MARTINS GOMES

Caliban ou canibal?; Início: 2022; Iniciação científica (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Thiago dos Santos Selem

A TAREFA DA CRÍTICA: WALTER BENJAMIN E AS AFINIDADES ELETIVAS DE GOETHE; 2019; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Pedro Süssekind Viveiros de Castro;

Jessica Di Chiara Salgado

Formas do ensaio, formas da filosofia; Uma leitura de "O ensaio como forma", de Theodor Adorno; 2018; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Pedro Süssekind Viveiros de Castro;

Bianca da Cunha Madruga Gomes

O partido das coisas na arte; 2017; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Pedro Süssekind Viveiros de Castro;

Laura Santos Vaz

Liberdade e autonomia da arte nos Cursos de Estética de Hegel; 2017; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Pedro Süssekind Viveiros de Castro;

Yasmin Campos Nigri

O CONCEITO DE AUFKLÄRUNG E SUA RELAÇÃO COM A ARTE CONTEMPORÂNEA: SAÍDAS PARA O DISCURSO PREDOMINANTE NO CAPITALISMO TARDIO; 2017; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Pedro Süssekind Viveiros de Castro;

Ana Carolina Silva Martins

Um percurso entre Giorgio Agamben e Walter Benjamin; 2015; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Pedro Süssekind Viveiros de Castro;

Gabriela Nascimento

A poesia trágica como uma manifestação do sublime dinâmico em Schopenhauer; 2014; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Pedro Süssekind Viveiros de Castro;

Alexandra Virgínia da Mota Pinto

Aura e vestígio: vivência da arte em Walter Benjamin; 2014; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Pedro Süssekind Viveiros de Castro;

THIAGO SEBBEN DE SOUZA

Thiago Sebben de Souza; 2012; Dissertação (Mestrado em Estética e Filosofia da Arte) - Universidade Federal de Ouro Preto, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Pedro Süssekind Viveiros de Castro;

Samon Noyama

A tarefa infinita: Schiller e o problema da escrita; 2009; Dissertação (Mestrado em Estética e Filosofia da Arte) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Pedro Süssekind Viveiros de Castro;

Rafael Azzi

A arte e a educação em Platão e Schiller: um estudo comparativo; 2009; Dissertação (Mestrado em Estética e Filosofia da Arte) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Pedro Süssekind Viveiros de Castro;

Miriam Costa Cordeiro

RESSONÂNCIAS DA IDÉIA ROMÂNTICA DE CRÍTICA DE ARTE NO PENSAMENTO DE WALTER BENJAMIN; 2008; Dissertação (Mestrado em Estética e Filosofia da Arte) - Universidade Federal de Ouro Preto, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Pedro Süssekind Viveiros de Castro;

Luciano Nascimento Figueiredo

O ideal de arte em Goethe; 2007; Dissertação (Mestrado em Estética e Filosofia da Arte) - Universidade Federal de Ouro Preto, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Pedro Süssekind Viveiros de Castro;

Mariana de Toledo Barbosa

A prudência: estudo genealógico de um conceito da ética; 2013; Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Pedro Süssekind Viveiros de Castro;

Patricia Gissoni de Santiago Lavelle

2013; Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Pedro Süssekind Viveiros de Castro;

Joana Pinheiro Gomes Arêas

Ambivalências da modernidade: uma leitura de Charles Baudelaire; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Pedro Süssekind Viveiros de Castro;

José Alberto Gomes Saraiva

POESIA E TECNOLOGIA: AUGUSTO DE CAMPOS E POEMIXBR; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte e Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Pedro Süssekind Viveiros de Castro;

Alerson de Souza Godoy

?O Príncipe cético - uma análise do ceticismo filosófico de Hamlet à luz dos ensaios: ?Costume da Ilha de Céos? e ?Apologia de Raymond Sebond? de Michel de Montaigne?,; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Pedro Süssekind Viveiros de Castro;

Juan Jorge Santos Oliveira Pinto

Modernidade Estética: Experiência e Memória em Walter Benjamin; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Pedro Süssekind Viveiros de Castro;

Jessica Di Chiara Salgado

O pensamento sob a égide do medo: notas sobre a dominação na Dialética do esclarecimento; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Filosofia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Pedro Süssekind Viveiros de Castro;

Bianca da Cunha Madruga Gomes

Hegel, Danto e a obra de arte como um fim em si mesmo; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Pedro Süssekind Viveiros de Castro;

Yasmin Campos Nigri

O conceito de esclarecimento na modernidade e sua análise crítica na Dialética do esclarecimento; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Pedro Süssekind Viveiros de Castro;

Maíra Protásio

Experiência estética em Hegel; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Pedro Süssekind Viveiros de Castro;

Ana Catarina Marques da Cunha Martins Portugal

Como explicar quadros a uma lebre morta; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Pedro Süssekind Viveiros de Castro;

Fernanda Novarino Bezerra

A poesia universal de Friedrich Schlegel; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Pedro Süssekind Viveiros de Castro;

JOSE ROBERTO SICURO DE ALMEIDA

A ARTE NA ERA DE SUA REPRODUTIBILIDADE DIGITAL; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Süssekind Viveiros de Castro;

Alerson de Souza Godoy

Shakespeare e Montaigne; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Filosofia) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Süssekind Viveiros de Castro;

Daniela Seda Raposo

Neoconcretismo; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Pedro Süssekind Viveiros de Castro;

Laura Santos Vaz

A relação entre arte e liberdade em Hegel; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Süssekind Viveiros de Castro;

Maíra Protásio

Estética e modernidade: sobre a experiência estética em Hegel; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Filosofia) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Pedro Süssekind Viveiros de Castro;

Yasmin Campos Nigri

O SUBLIME TRÁGICO E A INDÚSTRIA CULTURAL; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Pedro Süssekind Viveiros de Castro;

Bianca da Cunha Madruga Gomes

Mímesis e prazer no Górgias de Platão; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Süssekind Viveiros de Castro;

Rebeca Magozzo Paschoal

ESCLARECIMENTO E FILOSOFIA DA HISTÓRIA; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Süssekind Viveiros de Castro;

Juliana de Moraes Monteiro

SCHILLER E A TEORIA DA ESCRITA FILOSÓFICA; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Süssekind Viveiros de Castro;

Carla Albano Piovezan

O TRÁGICO E O SUBLIME EM SCHILLER; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Ouro Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Süssekind Viveiros de Castro;

Matheus Martins Silva

LÓGICA E CONVERSAÇÃO: A RESPOSTA DE PAUL GRICE AOS PARADOXOS DA IMPLICAÇÃO MATERIAL; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Ouro Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Süssekind Viveiros de Castro;

Foi orientado por

Katia Rodrigues Muricy

Caminho Principal e caminhos secundários: sobre o pensamento estético de Walter Benjamin; 2000; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Katia Rodrigues Muricy;

Roberto Cabral de Melo Machado

Helenismo e classicismo na estética alemã; 2005; Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Roberto Cabral de Melo Machado;

Produções bibliográficas

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  • SÜSSEKIND, PEDRO . Leituras alemãs de 'Hamlet', de Goethe a Hegel. DISCURSO , v. 50, p. 93-114, 2020.

  • SÜSSEKIND, Pedro . O CORPO EM CENA:CONSIDERAÇÕES SOBRE HAMLET E JÚLIO CÉSAR. ARTEFILOSOFIA (UFOP) , v. 15, p. 57-68, 2020.

  • SÜSSEKIND, Pedro . Arte e natureza: sobre a viagem de Goethe à Itália. TRANS/FORM/AÇÃO (UNESP. MARÍLIA. ON LINE) , v. 42, p. 73-90, 2019.

  • SÜSSEKIND, PEDRO . A sociabilidade eletrônica e a tela total. VISO : CADERNOS DE ESTÉTICA APLICADA , v. 23, p. 266-274, 2018.

  • SÜSSEKIND, Pedro . Arte como espelho. Viso : Cadernos de Estética Aplicada , v. X, p. 134-152, 2016.

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  • SÜSSEKIND, Pedro . As metamorfoses de Proteu. Viso : Cadernos de Estética Aplicada , v. IX, p. 70-87, 2015.

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  • SÜSSEKIND, Pedro . L'historicité de l'ouvre d'art. Essai sur l'affinité entre Peter Szondi et Antonio Candido. Revue Germanique Internationale , v. 17, p. 103-114, 2013.

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  • SÜSSEKIND, Pedro . Hamlet e a filosofia. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SÜSSEKIND, Pedro . Verdade e ficção: sobre a relação entre literatura e filosofia. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SÜSSEKIND, Pedro . Lucidez diante da barbárie (mesa 'Primo Levi: razão, narração, lacunas'. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SÜSSEKIND, PEDRO ; BARBOSA, M. T. ; ABREU, O. ; MARINHO, L. . Sobre 'Proust e as artes'. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SÜSSEKIND, Pedro . Ler Proust. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SÜSSEKIND, Pedro . Sobre a colaboração entre Goethe e Schiller. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SÜSSEKIND, Pedro . Seminários Hamlet e a filosofia. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SÜSSEKIND, Pedro . O que podem as formas artísticas hoje. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SÜSSEKIND, PEDRO . Hamlet e Coéforas, tragédias de vingança. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SÜSSEKIND, Pedro . O corpo em cena. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SÜSSEKIND, Pedro . Arte e crítica de arte. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SÜSSEKIND, Pedro . Leituras de Hamlet na filosofia contemporânea. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SÜSSEKIND, Pedro . Hamlet e o ceticismo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SÜSSEKIND, Pedro . O tempo fora do eixo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SÜSSEKIND, Pedro . O filósofo Hamlet. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SÜSSEKIND, Pedro . A morte da Arte segundo Argan. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SÜSSEKIND, Pedro . Danto e Belting: o enquadramento da teoria e o exercício da crítica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SÜSSEKIND, Pedro . DANTO E BELTING: O ENQUADRAMENTO DA TEORIA E O EXERCÍCIO DA CRÍTICA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SÜSSEKIND, Pedro . Vanguarda e antivanguarda. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SÜSSEKIND, Pedro . A arte como espelho 1. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SÜSSEKIND, Pedro . Hamlet e o espelho: sobre a teoria da representação em Arthur Danto. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SÜSSEKIND, Pedro . A arte como espelho 2 - Manet e Zola. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SÜSSEKIND, Pedro . Entra Hamlet lendo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SÜSSEKIND, Pedro . Minicurso Literatura e Política. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SÜSSEKIND, Pedro . Hamlet e o espelho. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SÜSSEKIND, Pedro . Hamlet et la philosophie. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SÜSSEKIND, Pedro . O narrador Ulisses. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SÜSSEKIND, Pedro . Goethe, leitor de Shakespeare. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SÜSSEKIND, Pedro . Filosofia e Literatura. Uma leitura da Odisseia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DESAN, P. ; AZAR FILHO, C. M. ; SÜSSEKIND, Pedro ; VIANA, A. M. . Hamlet leitor de Montaigne. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SÜSSEKIND, Pedro . O herói errante e o tempo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SÜSSEKIND, Pedro . A filosofia em Hamlet. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SÜSSEKIND, Pedro . As sereias e o sublime. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SÜSSEKIND, Pedro . Autonomia e historicidade da arte. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SÜSSEKIND, Pedro . Comentário sobre 'Arte e modernidade'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SÜSSEKIND, Pedro . A historicidade da arte. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SÜSSEKIND, Pedro . Tradução e ficção. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SÜSSEKIND, Pedro . A imagem no sublime abstrato. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SÜSSEKIND, Pedro . O sublime na estética schilleriana. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SÜSSEKIND, Pedro . Lyotard y la teoría moderna de lo sublime. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SÜSSEKIND, Pedro . A caracterização do sublime na Estética moderna. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SÜSSEKIND, Pedro . Shakespeare e Montaigne. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SÜSSEKIND, Pedro . A poesia sentimental e o desafio de pensar a modernidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SÜSSEKIND, Pedro . A teoria da escrita filosófica em Schiller e Benjamin. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SÜSSEKIND, Pedro . Filosofia da história da tragédia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SÜSSEKIND, Pedro . Clássico e romântico. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SÜSSEKIND, Pedro . Símbolo e alegoria. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SÜSSEKIND, Pedro . Poesia em tempos de indigência. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SÜSSEKIND, Pedro . Shakespeare e a questão do gênio. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SÜSSEKIND, Pedro ; VIEIRA, V. . Apresentação. Belo Horizonte, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • SÜSSEKIND, Pedro . Mantendo um olho aberto - Ensaios sobre arte. Rio de Janeiro: Rocco, 2017. (Tradução/Livro).

  • SÜSSEKIND, Pedro . O abuso da beleza. São Paulo: Martins Fontes, 2015. (Tradução/Livro).

  • SÜSSEKIND, Pedro ; VIEIRA, V. . Sobre o sublime. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. (Tradução/Artigo).

  • SÜSSEKIND, Pedro . Ateliê filosófico. São Paulo: Discurso editorial, 2009 (Resenha).

  • SÜSSEKIND, Pedro . A lição aristotélica de Poe. Rio de Janeiro, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • SÜSSEKIND, Pedro . Prefácio da 2a edição. Rio de Janeiro, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • SÜSSEKIND, Pedro ; MACHADO, Roberto . Observações sobre Édipo e Observações sobre Antígona. Rio de Janeiro: Zahar, 2008. (Tradução/Livro).

  • SÜSSEKIND, Pedro ; LUFT, Lia . Medo e outras histórias. Porto Alegre: L&PM, 2007. (Tradução/Livro).

  • SÜSSEKIND, Pedro . Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007. (Tradução/Livro).

  • SÜSSEKIND, Pedro . Sobre a literatura em seus vários aspectos. Porto Alegre, 2006. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • SÜSSEKIND, Pedro . A arte de escrever. Porto Alegre: L&PM, 2006. (Tradução/Livro).

  • SÜSSEKIND, Pedro . Escritos de artistas, 2006. (Tradução/Livro).

  • SÜSSEKIND, Pedro . Cartas a um jovem poeta. Porto Alegre: L&PM, 2006. (Tradução/Livro).

  • SÜSSEKIND, Pedro . Nietzsche e a polêmica sobre o Nascimento da tragédia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005. (Tradução/Livro).

  • SÜSSEKIND, Pedro . O livro, o método, o autor. Prefácio ao Ensaio sobre o trágico. Rio de Janeiro, 2004. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • SÜSSEKIND, Pedro . Arte e natureza. Posfácio à Novela, de Goethe. Rio de Janeiro, 2004. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

  • SÜSSEKIND, Pedro . Novela. Rio de Janeiro: 7Letras, 2004. (Tradução/Livro).

  • SÜSSEKIND, Pedro . Ensaio sobre o trágico. Rio de Janeiro: Zahar, 2004. (Tradução/Livro).

  • SÜSSEKIND, Pedro . A Sociedade de Corte. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. (Tradução/Livro).

  • SÜSSEKIND, Pedro . Sobre a arte moderna. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. (Tradução/Livro).

  • SÜSSEKIND, Pedro . A história mais bela do mundo. Rio de Janeiro: Dantes, 2000. (Tradução/Livro).

  • SÜSSEKIND, Pedro . Escritos sobre literatura. Rio de Janeiro: 7letras, 2000. (Tradução/Livro).

  • SÜSSEKIND, Pedro . Histórias do bom Deus. Rio de Janeiro: 7letras, 1998. (Tradução/Livro).

  • SÜSSEKIND, Pedro . O leitor. Nova Fronteira, 1998. (Tradução/Livro).

  • SÜSSEKIND, Pedro ; SÜSSEKIND, P. ; Hans Staden - a verdadeira história. Rio de Janeiro: Dantes, 1998. (Tradução/Livro).

  • SÜSSEKIND, Pedro . A pintura nos olhos do poeta. Prefácio de Cartas sobre Cézanne, de Rilke. Rio de Janeiro, 1996. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • SÜSSEKIND, Pedro . Prefácio para prefácios. Prefácio de Cinco prefácios para cinco livros não escritos, de Nietzsche. Rio de Janeiro, 1996. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • SÜSSEKIND, Pedro . Cartas sobre Cézanne. Rio de Janeiro: 7letras, 1996. (Tradução/Livro).

  • SÜSSEKIND, Pedro . Cinco prefácios para cinco livros não escritos. Rio de Janeiro: 7letras, 1996. (Tradução/Livro).

Outras produções

SÜSSEKIND, Pedro . Parecer para o CNPQ - Bolsas no País. 2022.

SÜSSEKIND, Pedro . Parecer para o CNPQ - Bolsas no País. 2022.

SÜSSEKIND, PEDRO . Parecer para periódico na revista Cadernos de Filosofia Alemã. 2022.

SÜSSEKIND, PEDRO . Parecer para o CNPQ - Chamada Universal 2. 2021.

SÜSSEKIND, Pedro . Parecer para o CNPQ - Chamada Universal. 2021.

SÜSSEKIND, Pedro . Parecer para o CNPQ 2 - Bolsas no País. 2021.

SÜSSEKIND, Pedro . Parecer para o CNPQ - Bolsas no País. 2021.

SÜSSEKIND, Pedro . Parecer para o CNPQ 3 - Bolsas no País. 2021.

SÜSSEKIND, Pedro . Parecer para a revista Viso: Cadernos de Estética Aplicada. 2021.

SÜSSEKIND, Pedro . Parecer para a revista Kriterion. 2020.

SÜSSEKIND, Pedro . Emissão de Parecer Ad Hoc - Chamada 11/2020 - PQ Senior. 2020.

SÜSSEKIND, Pedro . Parecer para a revista Viso. 2019.

SÜSSEKIND, Pedro . Parecer Ad Hoc para o CNPQ. 2017.

SÜSSEKIND, Pedro . Parecer para a revista O que nos faz pensar. 2017.

SÜSSEKIND, Pedro . Parecer para a revista Kriterion. 2016.

SÜSSEKIND, Pedro . Parecer Ad-hoc para a Capes. 2016.

SÜSSEKIND, Pedro . Parecer Ad-hoc - Edital Estágio Sênio no Exterior. 2016.

SÜSSEKIND, Pedro . Parecer ad-hoc para o CNPQ. 2015.

SÜSSEKIND, Pedro . Parecer ad-hoc para o CNPQ. 2015.

SÜSSEKIND, Pedro . Parecer ad-hoc para o CNPQ - PQ 2015. 2015.

SÜSSEKIND, Pedro . Parecer ad-hoc para o CNPQ. 2015.

SÜSSEKIND, Pedro . Parecer ad-hoc para o CNPQ. 2015.

SÜSSEKIND, Pedro . Parecer ad-hoc para o CNPQ. 2014.

SÜSSEKIND, Pedro . Parecer ad-hoc para a CAPES: Programa Estágio Sênior 2014 - chamada II. 2014.

SÜSSEKIND, Pedro . Parecer ad-hoc para o CNPQ. 2014.

SÜSSEKIND, Pedro . Parecer ad-hoc para o CNPQ. 2013.

SÜSSEKIND, Pedro . Parecer ad-hoc para a CAPES. 2013.

SÜSSEKIND, Pedro . Parecer na modalidade blind review para a revista Unisinos. 2013.

SÜSSEKIND, Pedro . Parecer ad-hoc para o CNPQ. 2012.

SÜSSEKIND, Pedro . Parecer ad-hoc para o CNPQ. 2012.

SÜSSEKIND, Pedro . Parecer ad-hoc para o CNPQ. 2011.

SÜSSEKIND, Pedro . Parecer ad-hoc para o CNPQ. 2010.

SÜSSEKIND, PEDRO . Entrevista sobre o livro Anistia na TV 247. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SÜSSEKIND, Pedro . Três leituras filosóficas de Hamlet. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SÜSSEKIND, Pedro . Relatório da pesquisa O sublime na estética contemporânea. 2015. (Relatório de pesquisa).

SÜSSEKIND, Pedro . Relatório da pesquisa Sublime, estética e modernidade. 2012. (Relatório de pesquisa).

SÜSSEKIND, Pedro . A teoria estética do sublime. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SÜSSEKIND, Pedro . O trágico em Shakespeare. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SÜSSEKIND, Pedro . Poética e Estética na modernidade. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SÜSSEKIND, Pedro . Filosofia. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SÜSSEKIND, Pedro . Maria Stuart de Schiller: A tragédia na modernidade. 2009 (Programa de peça de teatro).

SÜSSEKIND, Pedro . Werther. 2006 (Programa de peça de teatro).

Projetos de pesquisa

  • 2021 - Atual

    SHAKESPEARE, MONTAIGNE E O CETICISMO MODERNO, Descrição: Projeto de pesquisa desenvolvido com Bolsa de Produtividade do CNPQ - Modalidade PQ2. O presente projeto constitui um desdobramento da minha pesquisa anterior, que resultou em um livro e uma série de artigos sobre a relação do Hamlet de Shakespeare com a filosofia, tanto no que diz respeito às influências filosóficas do dramaturgo (o estoicismo, o maquiavelismo, o ceticismo montaigniano), quanto no que se refere à recepção da peça por filósofos (Hegel, Nietzsche, Deleuze, Danto, entre outros). Pretende aprofundar um dos temas abordados nessa pesquisa anterior: especificamente a relação entre Shakespeare e Montaigne, tendo em vista a posição dos dois autores no desenvolvimento inicial do ceticismo moderno. Para a pesquisa sobre esse tema, tomarei como ponto de partida, em uma primeira etapa, uma análise do ensaio ?Apologia de Raymond Sebond?, a mais elaborada e decisiva apresentação e retomada do ceticismo antigo no conjunto de escritos de Montaigne. Analisarei também outros ensaios, como ?Dos canibais?, ?Costume da Ilha de Céos?, ?Que nosso desejo aumenta com a dificuldade? e ?Dos coches?, a fim de discutir as especificidades dessa retomada moderna, tendo em vista seu contexto histórico ligado aos conflitos religiosos em torno da Reforma e da Contra-reforma, à Revolução científica em curso no século XVI e, sobretudo, à descoberta do Novo Mundo, que considero um fator decisivo para as argumentações céticas de Montaigne. Na segunda etapa da pesquisa, procurarei mostrar que Shakespeare, escrevendo aproximadamente duas décadas após a publicação dos Ensaios, foi profundamente influenciado pela formulação do ceticismo elaborada por Montaigne. Comentarei para isso as peças Hamlet, Rei Lear e A tempestade, mostrando não só os traços diretos e indiretos dessa influência, mas também as reformulações dos argumentos céticos desenvolvidas por Shakespeare.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Pedro Süssekind Viveiros de Castro - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.Número de orientações: 3

  • 2018 - 2021

    Hamlet e a filosofia, Descrição: A relação de Hamlet com a filosofia pode ser elaborada segundo duas abordagens distintas. A primeira segue uma visada histórica, baseada na pesquisa das referências que Shakespeare de fato integrou à peça; a segunda diz respeito à recepção da peça, com ênfase nas diversas leituras da tragédia feita por filósofos posteriores a Shakespeare. Na primeira etapa, ligada aos Estudos Renascentistas, privilegiarei a análise das referências da Antiguidade e do período inicial da modernidade usadas na concepção da tragédia. Três correntes filosóficas se destacam nessa análise: o estoicismo de Sêneca, o pensamento político de Maquiavel e o ceticismo de Montaigne. Já a abordagem da recepção da peça passará por comentários de Hegel, Schopenhauer, Nietzsche, Danto, entre outros autores que escreveram sobre Hamlet.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Pedro Süssekind Viveiros de Castro - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 1

  • 2015 - Atual

    A estética e o fim da arte - Sobre a dimensão histórica da tese de Arthur Danto, Descrição: Uma importante retomada contemporânea da tese hegeliana sobre o ?fim da arte? foi elaborada pelo filósofo americano Arthur Danto, em diversos escritos, a começar pelo famoso artigo ?O mundo da arte?, publicado em 1964. A princípio, trata-se de uma apropriação bastante inusitada de uma tese formulada no início do século XIX, pois Danto está interessado em pensar fenômenos artísticos da década de 1960 em diante, especialmente o advento da pop art nos EUA. Portanto, ele retoma a tese para refletir não sobre o período a que esta originalmente se referia, mas sobre uma situação cultural e artística completamente diferente daquela em relação à qual a tese fora proposta. Ou seja, se o diagnóstico hegeliano tinha como referência a arte de uma época marcada pelo movimento romântico, por exemplo, ou pelo advento e pela expansão dos primeiros museus, planejados para a apreciação da obras artísticas, Danto procura mostrar que o mesmo diagnóstico descreve perfeitamente bem uma outra situação histórica, ligada ao advento da arte contemporânea e, direta ou indiretamente, ao questionamento do modelo de contemplação da arte consolidado nos museus do século de Hegel.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Pedro Süssekind Viveiros de Castro - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 10

  • 2014 - Atual

    Hamlet e a filosofia do renascimento, Descrição: A investigação proposta aqui constitui um desdobramento de minhas pesquisas que resultaram no livro Shakespeare, o gênio original (Zahar, 2008), sobre a recepção da obra do dramaturgo inglês na Alemanha da época de Goethe. Pretendo, em 2014, a partir de uma pesquisa aprofundada sobre as diversas abordagens a respeito da peça Hamlet ao longo da tradição moderna de recepção, elaborar o material que já redigi a respeito do tema ?Hamlet e a filosofia?. As pesquisas a serem desenvolvidas neste projeto são planejadas em função da minha hipótese de que o estudo pode ser feito segundo duas abordagens distintas. Seguindo essa hipótese, dividi o projeto em duas etapas, que investigarão: (1) a filosofia em Hamlet segundo uma abordagem histórica, baseada na pesquisa das referências que Shakespeare de fato integrou à peça; (2) a recepção da peça, com ênfase nas diversas leituras da tragédia Hamlet por filósofos alemães posteriores a Shakespeare. Na primeira etapa, ligada aos Estudos Renascentistas, pretendo privilegiar a análise das referências da Antiguidade e do período inicial da modernidade usadas na concepção da tragédia. Já na segunda etapa, considero que a valorização de Shakespeare como ?gênio original?, no século XVIII, com base nas ideias de pensadores como Lessing, Herder e Goethe, influenciou a leitura posterior das peças pelos filósofos alemães do século XIX e do início do século XX.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pedro Süssekind Viveiros de Castro - Coordenador., Financiador(es): FAPERJ - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5

  • 2012 - 2015

    O sublime na estética contemporânea, Descrição: A pesquisa será dividida em três etapas, nas quais estudarei a elaboração do conceito de sublime por três autores diferentes. A 1ª etapa se intitula "A arte sublime e o tempo em Lyotard". Nela, pretendo estudar a teoria do sublime de Lyotard a partir dos livros O pós-moderno apresentado às crianças e O inumano, a fim de desenvolver os seguintes tópicos: - a discussão da teoria burkiana do sublime no contexto contemporâneo: a questão do tempo; - a relação entre o sublime a vanguarda; - a expressão do sublime na arte moderna e na contemporânea; - o sublime e a pós-modernidade. Na 2ª etapa, "O sublime, o trágico e a indústria cultural", minha intenção é fazer um estudo comparativo das reflexões sobre o sublime elaboradas por Adorno nos livros Dialética do Esclarecimento e Teoria Estética. Esse estudo desenvolverá os seguintes tópicos: - a discussão da teoria kantiana do sublime no contexto contemporâneo; - a relação entre o sublime o trágico; - a possibilidade e o sentido de manifestações artísticas sublimes, a partir da crítica à indústria cultural; - O conceito de ?abalo? (Erschütterung) e as potencialidades libertadoras da arte contemporânea. A 3ª etapa, "O sublime e o fim da arte", consistirá em um estudo da teoria do fim da arte de Danto, a partir dos livros Transfiguração do lugar-comum e Após o fim da arte. Esse estudo desenvolverá os seguintes tópicos: - a apropriação da teoria hegeliana do fim da arte no contexto contemporâneo; - as teorias do sublime e as bases da noção de ?transfiguração do lugar-comum?; - a relação filosófica entre o sublime e o fim da arte; - a crítica de arte pós-histórica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Pedro Süssekind Viveiros de Castro - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 13

  • 2012 - Atual

    Estética e modernidade, Descrição: A criação do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal Fluminense (UFF) foi aprovada pela CAPES em 2010. Uma das linhas de pesquisa do Programa é a de Estética e Filosofia da Arte, planejada para permitir o desenvolvimento das pesquisas já em curso no Departamento de Filosofia da UFF, sob a responsabilidade de professores que, desde 2009, colaboram no Grupo de Pesquisa de Estética e Filosofia da Arte. Visando à convergência entre os projetos na área de Filosofia da Arte a serem desenvolvidos, em 2011 decidimos criar o Centro de Estudos em Filosofia da Arte (CEFA), que funciona como um laboratório para os pesquisadores participantes. Assim, o presente projeto de pesquisa tem o objetivo de colaborar para o desenvolvimento desse novo centro, integrando-se à linha de pesquisa do recém-criado Programa de Pós-Graduação. O objeto da pesquisa proposta aqui é a relação entre a estética filosófica e o debate acerca da modernidade. A hipótese geral a respeito dessa relação é que o campo da filosofia da arte possibilitou, e ainda possibilita, uma perspectiva privilegiada para a crítica da cultura moderna. Esse tema de pesquisa se desdobra em duas linhas gerais: (1) O estudo crítico dos conceitos de modernidade e pós-modernidade, com a avaliação das continuidades ou descontinuidades do momento atual em relação à cultura moderna. (2) A investigação das teorias críticas que, a partir de uma perspectiva ligada à reflexão sobre a cultura e sobre a arte, avaliam o período moderno para oferecer um diagnóstico de época.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Pedro Süssekind Viveiros de Castro - Coordenador / Bernardo Coelho de Oliveira - Integrante / Patrick Pessoa - Integrante / Vladimir Vieira - Integrante., Número de produções C, T & A: 11

  • 2009 - 2012

    Sublime, estética e modernidade, Descrição: Como pretendo mostrar neste estudo, a teoria da tragédia baseada na noção de ?sublime? é o primeiro passo que atesta o caráter original do pensamento de Schiller, desenvolvido em seus ensaios filosóficos. Posteriormente, nas cartas Sobre a educação estética do homem, livro publicado em 1795, o autor elabora uma reflexão mais geral, com o propósito de, em suas palavras, ?solucionar o problema deixado pela estética kantiana?. Então, baseado em uma teoria sobre o ?fenômeno da beleza?, ele visa a determinar o papel que a arte exerce na existência humana, estabelecendo uma ligação entre as esferas da moral, da política e da natureza, ?...pois é pela beleza que se vai à liberdade?. Schiller também foi um dos primeiros autores a elaborar uma poética dos gêneros de caráter histórico, especialmente em Poesia ingênua e sentimental (1796), livro que retoma a questão dos antigos e dos modernos, abordada nas cartas, e aprofunda a discussão sobre as características culturais da modernidade e sobre o papel da arte nesse contexto histórico. Tanto as conclusões de Schiller a respeito da cultura moderna, em sua relação com a tradição, quanto sua avaliação histórica e filosófica da criação artística tiveram uma influência decisiva no desenvolvimento posterior da Filosofia da Arte. As repercussões do pensamento de Schiller se evidenciam não só na Estética elaborada pelos idealistas e no desenvolvimento da crítica de arte pelos autores ligados ao Romantismo alemão, mas também nas investigações filosóficas que, desde o século XIX, pensaram a cultura moderna ou o próprio conceito de modernidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Pedro Süssekind Viveiros de Castro - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 22

Prêmios

2001

Prêmio no IV Festival Universitário de Litaratura. Categoria Ensaio, Xerox-Livro aberto.

2000

Prêmio Malba Tahan - O melhor livro informativo, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

1992

Jovem Pesquisador (bolsa concedida ao primeiro lugar no vestibular), UFRJ.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal Fluminense, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. , Campus do Gragoatá, Bloco O, Sala 520, Gragoatá, 24210-350 - Niteroi, RJ - Brasil, Telefone: (21) 26292917, URL da Homepage:

Experiência profissional

2015 - Atual

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.

2013 - Atual

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do Programa de Pós-graduação, Carga horária: 40

2009 - Atual

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 08/2011

    Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estética e crítica de arte, Questões fundamentais da Estética, História da Estética, Filosofia da Arte

  • 08/2009

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estética, Estética III, Estética IV, Filosofia da História, História da Filosofia, Introdução à Filosofia

  • 06/2009

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.,Linhas de pesquisa

2009 - Atual

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador

2009 - Atual

Universidade Federal de Ouro Preto

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-graduação

2006 - 2009

Universidade Federal de Ouro Preto

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2006

    Ensino, Estética e Filosofia da Arte, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da arte, Poética e Estética I, Poética e Estética II

  • 01/2006

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Filosofia Artes e Cultura.,Linhas de pesquisa

  • 03/2010 - 06/2010

    Ensino, Estética e Filosofia da Arte, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, A teoria estética do sublime (Mini-curso de 30 horas)

  • 01/2006 - 07/2009

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia filosófica, Estética Geral, Estética I, II e III, Filosofia da Arte, Filosofia da História, Filsofia Geral, História da Filosofia V, Seminário de filosofia da arte

  • 01/2006 - 07/2009

    Ensino, Especialização em Filosofia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Estética, Tópicos especiais de Filosofia II

2005 - 2005

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional:

Atividades

  • 04/2005 - 11/2005

    Ensino, Arte e Filosofia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Tópicos especiais V

2000 - 2000

Baukurs

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor de alemão, Carga horária: 4

Atividades

  • 03/2000 - 11/2000

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Curso básico de alemão