Sabrina Esmeris
Mestra em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale. Licenciada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Bacharela em Artes Visuais pela Universidade Feevale. Foi servidora do Município de Porto Alegre, atuando como professora na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Foi, também, educadora de Artes Visuais na Prefeitura Municipal de São Leopoldo. Atualmente é doutoranda em Processos e Manifestações Culturais (Feevale) na Linha de Pesquisa Linguagens e Processos Comunicacionais com bolsa do CNPq.Contato:sabrinaesmeris@gmail.com
Informações coletadas do Lattes em 18/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em PROCESSOS E MANIFESTAÇÕES CULTURAIS
2023 - Atual
Universidade Feevale
Laura Ribero Rueda. Coorientador: Ernani Mügge. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Mestrado em PROCESSOS E MANIFESTAÇÕES CULTURAIS
2019 - 2021
Universidade Feevale
Título: O belo na disciplina de arte, para quê? Sobre cultura, arte e educação
, Ano de Obtenção: 2021.Ernani Mügge.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Graduação em Licenciatura em Artes Visuais
2016 - 2018
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Correr o risco: o desenho em campo expandido a partir de um projeto educativo do PIBID Artes Visuais
Orientador: Paula Mastroberti
Graduação em Bacharelado em Artes Visuais
2008 - 2015
Universidade Feevale
Título: Imagens-haikais: um desdobramento poético em fotografia e vídeo
Orientador: Lurdi Blauth
Formação complementar
2021 - 2021
Extensão universitária em Projeto de Extensão do Programa de Educação Continuada (PEC). (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2019 - 2019
Escritas de Ouvido. (Carga horária: 8h). , Universidade Feevale, FEEVALE, Brasil.
2018 - 2018
Fazer a ponte no Brasil. (Carga horária: 30h). , Aquifolium Educacional, AQE, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em A cor na educação: cor e tinta. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em OS CONTOS DE FADAS NA CULTURA MIDIÁTICA: ÉTICA, ESTÉTICA E POÉTICA. (Carga horária: 48h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2017 - 2017
Formação para Atelierista. (Carga horária: 90h). , Ser Humano, SER HUMANO, Brasil.
2014 - 2014
Inglês. (Carga horária: 95h). , Fisk, FISK, Brasil.
2013 - 2013
Programa Redes de Formação. (Carga horária: 87h). , Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, FBAVM, Brasil.
2010 - 2013
Inglês. (Carga horária: 200h). , Centro Cultural Euro Americano, CCEM, Brasil.
2011 - 2011
1° Curso de Verão. (Carga horária: 34h). , Museu do Trem, MUSEU DO TREM, Brasil.
2008 - 2008
Inglês. (Carga horária: 95h). , SKILL, SKILL, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Organização de eventos
ESMERIS, SABRINA . III Seminário Discente. 2020. (Outro).
ESMERIS, S. . VI Mostra Cultural Manifeste-se. 2019. (Outro).
ESMERIS, S. . II Seminário Discente. 2019. (Outro).
ESMERIS, S. . Forapalavradentro. 2013. (Exposição).
ESMERIS, S. . Silêncios e Ruídos. 2013. (Exposição).
ESMERIS, S. . 9° Semana Nacional de Museus. 2011. (Outro).
Participação em eventos
6º Congresso Internacional e 9º Congresso Nacional de Educação do Instituto Ivoti. 2023. (Congresso).
INOVAMUNDI 2023.Monitora do Inovamundi 2023. 2023. (Seminário).
IV CIDI - Congresso Internacional de Diálogos Interdisciplinares: Territórios, Territorialidades e Identidades Contemporâneas. Monitora de sessão. 2023. (Congresso).
Viagens a lugares de onde todos querem sair. 2023. (Outra).
VI FAPICC. Orientação do trabalho: O racismo pode estar em qualquer lugar. 2023. (Feira).
1 Salão de Iniciação Científica da Rede Municipal de Ensino de POA. Seres Híbridos: experimentações poéticas em sala de aula. 2022. (Feira).
ARTESTÁGIOS - 10º FÓRUM DE PROJETOS DE ENSINO EM ARTES VISUAIS.Quais as reverberações da formação inicial na atuação profissional?. 2022. (Seminário).
30º Encontro Nacional da ANPAP - (RE)EXISTÊNCIAS. 2021. (Encontro).
IV Simpósio Espaços da mediação ? Desenho como prática da memória. 2021. (Simpósio).
Muito além de Tarsila do Amaral | Processos de criação: desmistificando a artista. 2021. (Outra).
6 SIMPÓSIO ELETRÔNICO INTERNACIONAL DE ENSINO DE HISTÓRIA.A CULTURA BRASILEIRA NO MODERNISMO: UMA ANÁLISE DA OBRA DE CÂNDIDO PORTINARI. 2020. (Simpósio).
6 SIMPÓSIO ELETRÔNICO INTERNACIONAL DE ENSINO DE HISTÓRIA. 2020. (Simpósio).
Defesa de Dissertação de Mestrado "Bordar, transbordar, integrar: estudo etnográfico sobre os impactos da prática do bordado na vida das mulheres que integram a Associação das Bordadeiras Tecendo Memórias", da aluna Silvane Inês Heck. 2020. (Outra).
Defesa de Dissertação de Mestrado "Narrativas cênicas: o teatro escolar e o processo de criação", da aluna Rita de Cássia Schell Réus. 2020. (Outra).
Defesa de Dissertação de Mestrado "Picada Café: a trajetória da educação e sua relação com os indicadores IDEB e IDESE", do aluno Marcelo Marin. 2020. (Outra).
DIVERSIDADE NA ESCOLA: PRÁTICAS EDUCATIVAS EMANCIPATÓRIAS. 2020. (Outra).
EDUCAÇÃO E ARTE EM TEMPOS DE PANDEMIA. 2020. (Outra).
GENEALOGIAS CÊNICAS AFRO-GAÚCHAS. 2020. (Outra).
Gênero, sexualidade e diversidade. 2020. (Outra).
História em Quadrinhos, pesquisa e sociedade. 2020. (Outra).
III Seminário Discente.A SUBSISTÊNCIA DO BELO NA DISCIPLINA DE ARTE. 2020. (Seminário).
O direito à leitura e à literatura para quem habita os espaços de crise. 2020. (Outra).
A Arte em seus Diversos Modos de Manifestação. 2019. (Outra).
A experiência dos projetos de Ensino em Arte nos Estágios Curriculares.Arriscando Projetos e Correndo Riscos nos Estágios Curriculares. 2019. (Outra).
Artestágios - VIII Fórum de Projetos de Ensino em Artes Visuais.O conceito de desenho e suas ampliações: uma experiência na Educação Básica. 2019. (Outra).
Artestágios - VIII Fórum de Projetos de Ensino em Artes Visuais. 2019. (Outra).
Aula da disciplina de Laboratório de Projetos de Ensino em Artes Visuais.Experiências na docência e na pesquisa em Artes Visuais. 2019. (Encontro).
Da balbúrdia a orquestra. 2019. (Oficina).
Desafios Jurídicos-Antropológicos da demarcação de terras quilombolas no Brasil. 2019. (Oficina).
II Seminário Discente.O Belo e o Feio na Arte e no Ensino. 2019. (Seminário).
IV Congresso Internacional de Educação e VII Congresso Nacional de Educação. Correr o risco II: o desenho em campo expandido no estágio obrigatório da Licenciatura em Artes Visuais. 2019. (Congresso).
Mídias Digitais para o Mercado das Artes. 2019. (Oficina).
O universo da arte pelo viés da pesquisa e do trabalho. 2019. (Outra).
Seminário de Pós-graduação (SPG) - Inovamundi 2019. 2019. (Seminário).
Seminário de Pós-graduação (SPG) - Inovamundi 2019.Problematizações sobre o Belo e o Feio na Arte e na Educação Básica. 2019. (Seminário).
Sobre narizes e narradores: Retórica e mentira no conto 'O segredo do bonzo'. 2019. (Outra).
Artestágios - VII Fórum de Projetos de Ensino em Artes Visuais. 2018. (Outra).
A Cor na Educação - Oficina Teórico-Prática de Artes Visuais. 2017. (Oficina).
Os Contos De Fadas Na Cultura Midiática: Ética, Estética E Poética. 2017. (Oficina).
VI Artestágios - Fórum De Projetos Educativos Em Artes Visuais. 2017. (Seminário).
VII Seminário De Verão: A Construção Da (re) Existência. 2017. (Seminário).
XIV Seminário Institucional do PIBID/UFRGS.Mapas Afetivos: Inter-Relação Arte e Jogo em Proposições Poéticas. 2017. (Seminário).
25º Encontro da ANPAP. 2016. (Encontro).
Além do corpo e Asfixiando um búfalo. 2016. (Outra).
Eu gosto de escrever para quem gosta de ler. 2016. (Encontro).
Projeto De Apoio Extra-disciplinar Na Licenciatura Em Artes Visuais. 2016. (Oficina).
VI Encontro Nacional das Licenciaturas, V Seminário Nacional do PIBID, V Encontro Nacional de Coordenadores do PIBID e X Seminário Institucional PIBID\PUCPR..Do Mapeamento às Intervenções Poéticas: Trânsitos entre a arte e o Jogo em Propostas Educacionais.. 2016. (Seminário).
VI Encontro Nacional das Licenciaturas, V Seminário Nacional do PIBID, V Encontro Nacional de Coordenadores do PIBID e X Seminário Institucional PIBID\PUCPR.. 2016. (Encontro).
Diálogo com Artistas.Travessias: o mesmo e o outro. 2015. (Encontro).
Feira de Iniciação Científica 2015 - Inovamundi. Imagens-haikais: um desdobramento poético em fotografia e vídeo. 2015. (Feira).
Formando Artes Visuais.Palestra de abertura da exposição Formando Artes Visuais. 2015. (Encontro).
Inovamundi - 2015. Monitora no Inovamundi - 2015. 2015. (Feira).
Feira de Iniciação Científica 2014 - Inovamundi. Arte Contemporânea: Proposições Híbridas entre Imagem e texto.. 2014. (Feira).
Oficina de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos. 2014. (Oficina).
Oficina de Haicais. 2014. (Oficina).
X Salão de Extensão da Feevale. Exposição Forapalavradentro: uma inter-relação entre ensino, pesquisa e extensão. 2014. (Feira).
XXVI Salão de Iniciação Científica da UFRGS. Forapalavradentro: entrecruzamentos entre imagem e palavra em produções artísticas. 2014. (Feira).
Feira de Iniciação Científica 2013 - Inovamundi. Imagens e poemas entre silêncios e ruídos. 2013. (Feira).
Forapalavradentro.Formação pedagógica da exposição Forapalavradentro. 2013. (Oficina).
Lançamento do Programa Redes de Formação. 2013. (Encontro).
XXV Salão de Iniciação Científica da UFRGS. Silêncios e ruídos: interfaces entre linguagens poéticas. 2013. (Feira).
Aula Magna do ICHLA. 2012. (Encontro).
Encontro de Arteterapia e Psicologia. 2012. (Encontro).
Feira de Iniciação Científica 2012 - Inovamundi.Imagens e palavras: entrecruzamentos em produções artísticas.. 2012. (Outra).
Julio Plaza Construções Poéticas. 2012. (Outra).
Semana Acadêmica ICHLA 2012. 2012. (Outra).
XXIV Salão de Iniciação Científica da UFRGS.Imagens e palavras: entrecruzamentos em produções artísticas.. 2012. (Outra).
"Mostra de Profissões/ Mundo Feevale".Guia na "Mostra de Profissões/ Mundo Feevale". 2011. (Outra).
1° Curso de Verão de Formação do Museu do Trem. 2011. (Encontro).
3° Semana de Museus de São Leopoldo e 9° Semana Nacional de Museus. 2011. (Encontro).
Implantação de Museu Escolar. 2011. (Encontro).
Semana Acadêmica ICHLA. 2011. (Outra).
VIII Seminário Nacional de Artes Visuais. 2011. (Seminário).
Processo de trabalho para exposição em arte. 2010. (Encontro).
Semana Acadêmica de Artes Visuais. 2010. (Encontro).
VII Seminário Nacional de Artes Visuais. 2009. (Seminário).
Participação em bancas
Esmeris, S.; SILVA, B. D.; NASCIMENTO, L. M.; NUNES, C. M. C.. Banca Avaliadora nas Provas de Desempenho Didático, aplicadas para o cargo de Artes, no Concurso Público nº 01/2023, do IFRS. 2024. Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciência.
Esmeris, S.. Banca elaboradora da prova teórico-objetiva de conhecimentos específicos da área de Artes para a Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e Instituto de Previdência de Balneário Barra do Sul/SC. Concurso Público Nº 01/2024... 2024. Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciência.
Esmeris, S.. Banca elaboradora da prova teórico-objetiva de conhecimentos específicos da área de Artes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC. EDITAL N° 06 /2024. 2024. Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciência.
ESMERIS, SABRINA. Banca elaboradora da prova teórico-objetiva de conhecimentos específicos da área de Artes do Instituto Federal Catarinense. EDITAL Nº 10/2023.. 2023. Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciência.
ESMERIS, SABRINA. Banca elaboradora da prova teórico-objetiva de conhecimentos específicos da área de Artes da Prefeitura Municipal de Sapucaia do Sul, EDITAL Nº 02/2023. 2023. Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciência.
ESMERIS, SABRINA. Banca elaboradora da prova teórico-objetiva de conhecimentos específicos para o cargo de Professor Especialista - Educação Infantil e Ensino Fundamental (Artes) da Prefeitura Municipal de Limeira/SP. Concurso Público Nº 01/2023.. 2023. Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciência.
ESMERIS, SABRINA. Banca elaboradora da prova teórico-objetiva de conhecimentos específicos para o cargo de Professor de Teatro da Prefeitura Municipal de Limeira/SP. Concurso Público Nº 01/2023.. 2023. Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciência.
ESMERIS, SABRINA. Banca elaboradora da prova teórico-objetiva de conhecimentos específicos para o cargo de Professor de Arte da Prefeitura Municipal de Venâncio Aires/RS. Concurso Público Nº 01/2023.. 2023. Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciência.
ESMERIS, SABRINA. Banca elaboradora da prova teórico-objetiva de conhecimentos específicos da área de Artes para o Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS. Concurso Público Nº 01/2023.. 2023. Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciência.
ESMERIS, SABRINA. Banca elaboradora da prova teórico-objetiva de conhecimentos específicos da área de Artes para a Prefeitura Municipal de São Francisco de Paula/RS. Concurso Público Nº 01/2023.. 2023. Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciência.
ESMERIS, SABRINA. Banca elaboradora da prova teórico-objetiva de conhecimentos específicos da área de Artes para a Prefeitura Municipal de São Martinho da Serra/RS. Concurso Público Nº 01/2023.. 2023. Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciência.
Orientou
; O racismo pode estar em qualquer lugar; 2023; Iniciação Científica - EMEF Francisco Cândido Xavier; Orientador: Sabrina Esmeris;
Seres Híbridos: experimentações poéticas em sala de aula; 2022; Iniciação Científica - Prefeitura Municipal de Porto Alegre; Orientador: Sabrina Esmeris;
Produções bibliográficas
-
ESMERIS, SABRINA . Reconsiderações sobre o belo na disciplina de Arte. REVISTA ACADÊMICA LICENCIA&ACTURAS , v. 12, p. 45-59, 2024.
-
ESMERIS, SABRINA . Transformações culturais e arte no currículo escolar. OUVIROUVER (ONLINE) , v. 20, p. 1-20, 2024.
-
ESMERIS, SABRINA . IMAGEM, IMAGINÁRIO E EDUCAÇÃO EM ARTE. REVISTA DA FUNDARTE , v. 56, p. 1-13, 2023.
-
ESMERIS, SABRINA ; MUGGE, E. ; RUEDA, L. R. . OLHAR O OUTRO: POSSIBILIDADES DA ARTE CONTEMPORÂNEA. ART&SENSORIUM , v. 8, p. 117-130, 2021.
-
ESMERIS, SABRINA ; MÜGGE, ERNANI . Riscos e rabiscos na iniciação à docência em arte. Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais ? UFSM/RS , v. 13, p. 069-094, 2020.
-
ESMERIS, S. ; MUGGE, E. . DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES: MEMÓRIA, FICÇÃO E IDEOLOGIA EM OLGA, DE FERNANDO MORAIS. Fólio - Revista de Letras , v. 12, p. 1407-1418, 2020.
-
ESMERIS, SABRINA ; MUGGE, ERNANI . ARTE NA ESCOLA: PARA ALÉM DO BELO E DO FEIO. REVISTA CONHECIMENTO ONLINE , v. 3, p. 124-144, 2020.
-
ALEXIUS, A. (Org.) ; GALZER, F. (Org.) ; WELTER, M. R. (Org.) ; PRASS, R. (Org.) ; ESMERIS, SABRINA (Org.) . Manifeste-se [recurso eletrônico] : VI Mostra Cultural. 1. ed. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2020. v. 1. 88p .
-
ESMERIS, SABRINA . O BELO E O FEIO NA ARTE E NO ENSINO. In: Átila Alexius; Fernanda Gälzer; Márcia Rohr Welter; Rochele Prass; Sabrina Esmeris. (Org.). Manifeste-se [recurso eletrônico]: VI Mostra Cultural. 1ed.Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2020, v. 1, p. 53-54.
-
ESMERIS, S. ; BLAUTH, L. . Arte contemporânea: proposições híbridas entre imagem e texto. In: Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação - PROPP. (Org.). Livro de Destaques - Feira de Iniciação Científica 2014. 1ed.Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2015, v. 1, p. 682-694.
-
ESMERIS, S. ; BLAUTH, L. . Imagens e poemas entre silêncios e ruídos. In: Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação - PROPI. (Org.). Livro de Destaques - Feira de Iniciação Científica 2013. 1ed.Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2014, v. , p. 291-304.
-
ESMERIS, SABRINA . Imagens-haikais. Jornal VS.
-
ESMERIS, S. . A CULTURA BRASILEIRA NO MODERNISMO: UMA ANÁLISE DA OBRA DE CÂNDIDO PORTINARI. In: 6 SIMPÓSIO ELETRÔNICO INTERNACIONAL DE ENSINO DE HISTÓRIA, 2020. ENSINO DE HISTÓRIA E DIÁLOGOS TRANSVERSAIS, 2020.
-
ESMERIS, S. ; MUGGE, E. . Correr o risco II: o desenho em campo expandido no estágio obrigatório da Licenciatura em Artes Visuais. In: VII Congresso Nacional de Educação e IV Congresso Internacional de Educação, 2019, Ivoti. Anais Congresso 2019, 2019.
-
ESMERIS, S. ; MUGGE, E. . Problematizações sobre o Belo e o Feio na Arte e na Educação Básica. In: Seminário de Pós-graduação (SPG) - Inovamundi 2019, 2019, Novo Hamburgo. Anais do Seminário de Pós-Graduação - 2019. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2019. v. 12.
-
ESMERIS, SABRINA . RECONSIDERAÇÕES SOBRE O BELO NA DISCIPLINA DE ARTE. In: 6º Congresso Internacional e 9º Congresso Internacional de Educação do Instituto Ivoti: Educação de Uma Vez por Todos!, 2023, Ivoti. Anais do 6º Congresso Internacional e 9º Congresso Internacional de Educação do Instituto Ivoti: Educação de Uma Vez por Todos, 2023.
-
Esmeris, S. . O DESVENDAR DOS BASTIDORES DA PESQUISA: NUANCES DO BELO NA EDUAÇÃO EM ARTE. In: INOVAMUNDI 2024 - SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 2024, Novo Hamburgo. INOVAMUNDI 2024 - SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2024. v. 17. p. 28-28.
-
ESMERIS, SABRINA . AS FACETAS DO BELO NA DISCIPLINA DE ARTE. In: Seminário de Pós-Graduação, 2023, Novo Hamburgo. INOVAMUNDI 2023 - SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2023. v. 16. p. 36-36.
-
ESMERIS, S. ; MUGGE, E. . Correr o risco II: o desenho em campo expandido no estágio obrigatório da Licenciatura em Artes Visuais. In: IV Congresso Internacional de Educação e VII Congresso Nacional de Educação, 2019, Ivoti. (Des)encaixe: travessias para uma educação inovadora, 2019.
-
ESMERIS, S. ; MASTROBERTI, P. . Do Mapeamento às Intervenções Poéticas: Trânsitos entre a Arte e o Jogo em Propostas Educacionais. In: ENALIC, 2016, Curitiba. VI Encontro Nacional das Licenciaturas. Cascavel: Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, 2016. v. 1.
-
ESMERIS, S. ; BLAUTH, L. . Imagens-haikais: um desdobramento poético em fotografia e vídeo. In: Feira de iniciação Científica 2015 - Inovamundi, 2015, Novo Hamburgo. Anais da FIC Feevale, 2015.
-
ESMERIS, S. ; BLAUTH, L. . Arte Contemporânea: Proposições Híbridas entre Imagem e texto.. In: Feira de iniciação Científica 2014 - Inovamundi, 2014, Novo Hamburgo. Anais da FIC Feevale, 2014.
-
ESMERIS, S. ; BLAUTH, L. . Forapalavradentro: entrecruzamentos entre imagem e palavra em produções artísticas. In: XXVI Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2014, Porto Alegre. Lume, 2014.
-
ESMERIS, S. ; BLAUTH, L. . Imagens e poemas entre silêncios e ruídos. In: Feira de iniciação Científica 2013 - Inovamundi, 2013, Novo Hamburgo. Anais da FIC Feevale, 2013.
-
ESMERIS, S. ; BLAUTH, L. . Silêncios e ruídos: interfaces entre linguagens poéticas. In: XXV Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2013, Porto Alegre. Lume, 2013.
-
ESMERIS, S. ; BLAUTH, L. . Imagens e palavras: entrecruzamentos em produções artísticas. In: Feira de iniciação Científica 2012 - Inovamundi, 2012, Novo Hamburgo. Anais da FIC Feevale, 2012.
-
ESMERIS, S. ; BLAUTH, L. . Imagens e palavras: entrecruzamentos em produções artísticas. In: XXIV Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2012, Porto Alegre. Lume, 2012.
-
Esmeris, S. . Me formei, o que faço agora? Caminhos para uma Pós-graduação. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ESMERIS, SABRINA . Reconsiderações sobre o belo na Disciplina de Arte. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Esmeris, S. . AS FACETAS DO BELO NA DISCIPLINA DE ARTE. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ESMERIS, SABRINA . Quais as reverberações da formação inicial na atuação profissional?. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ESMERIS, SABRINA . Seres Híbridos: experimentações poéticas em sala de aula. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ESMERIS, SABRINA . Experiências na docência e na pesquisa em Ensino de Artes Visuais. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ESMERIS, S. . A CULTURA BRASILEIRA NO MODERNISMO: UMA ANÁLISE DA OBRA DE CÂNDIDO PORTINARI. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ESMERIS, SABRINA . A SUBSISTÊNCIA DO BELO NA DISCIPLINA DE ARTE. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ESMERIS, S. . Arriscando Projetos e Correndo Riscos nos Estágios Curriculares. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ESMERIS, S. . Correr o risco II: o desenho em campo expandido no estágio obrigatório da Licenciatura em Artes Visuais. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ESMERIS, S. . O conceito de desenho e suas ampliações: uma experiência na Educação Básica. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ESMERIS, S. . Experiências na docência e na pesquisa em Artes Visuais. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ESMERIS, S. ; MUGGE, E. . Problematizações sobre o Belo e o Feio na Arte e na Educação Básica. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ESMERIS, S. . O Belo e o Feio na Arte e no Ensino. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ESMERIS, S. . Mapas Afetivos: Inter-Relação Arte e Jogo em Proposições Poéticas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ESMERIS, S. ; MASTROBERTI, P. . Do Mapeamento às Intervenções Poéticas: Trânsitos entre a arte e o Jogo em Propostas Educacionais.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ESMERIS, S. . Imagens-Haikais III. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ESMERIS, S. ; BLAUTH, L. . Imagens-haikais: um desdobramento poético em fotografia e vídeo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ESMERIS, S. . Série Imagens-haikais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ESMERIS, S. ; BLAUTH, L. . Exposição Forapalavradentro: uma inter-relação entre ensino, pesquisa e extensão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ESMERIS, S. ; BLAUTH, L. . Forapalavradentro: entrecruzamentos entre imagem e palavra em produções artísticas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ESMERIS, S. ; BLAUTH, L. . Arte Contemporânea: Proposições Híbridas entre Imagem e texto. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ESMERIS, S. ; BLAUTH, L. . Silêncios e ruídos: interfaces entre linguagens poéticas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ESMERIS, S. ; BLAUTH, L. . Imagens e poemas entre silêncios e ruídos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ESMERIS, S. ; BLAUTH, L. . Imagens e palavras: entrecruzamentos em produções artísticas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ESMERIS, S. ; BLAUTH, L. . Imagens e palavras: entrecruzamentos em produções artísticas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ESMERIS, S. . Visor 6 2017 (Catálogo).
-
ESMERIS, S. . 3 Salão de Artes Plásticas São Leopoldo 2016 (Catálogo).
-
ESMERIS, S. . Formando Artes Visuais 2015 (Catálogo).
-
ESMERIS, S. . 5 Salão Internacional de Arte em Pequeno Formato 2015 (Catálogo).
-
ESMERIS, S. . Travessias: o mesmo e o outro. São Leopoldo: Lurdi Blauth, 2015 (Catálogo).
-
ESMERIS, S. . XVI Salão de Artes Visuais 2014 (Catálogo).
-
ESMERIS, S. . XVII Salão de Artes Visuais 2014 (Catálogo).
Outras produções
ESMERIS, SABRINA . Arte na Quarentena 2021. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
ESMERIS, S. ; PRASS, R. . O belo e o feio na disciplina de arte. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
ESMERIS, S. . TV Feevale Notícias - Exposição Pinacoteca Feevale. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
ESMERIS, S. . Mediação de sessão de Estudos de Linguística Aplicada no 7º Sul Letras e VII Encontro Nacional de Língua e Literatura. 2019. (Mediação de sessão de apresentação de trabalho).
ESMERIS, S. . O Desenho como Registro e como Representação de um Ideal Estético de Beleza. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ESMERIS, S. . Mapa-Jogo. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Didático-pedagógico).
ESMERIS, S. . Sussurros do cotidiano. 2024. Vídeo.
ESMERIS, SABRINA . O que cabe numa 3×4?. 2021. Fotografia.
ESMERIS, SABRINA . Objetos que aproximam dentro de casa. 2020. Fotografia.
ESMERIS, S. . Passagens e Paisagens. 2017. Fotografia.
ESMERIS, S. . Visor 6 Mostra de Videoarte. 2017. Vídeo.
ESMERIS, S. . Frestas do Cotidiano. 2016. Instalação.
ESMERIS, S. . Travessias: o mesmo e o outro. 2015. Livro de Artista.
ESMERIS, S. . Exposição Narrativas: Palavra/imagem. 2015. Fotografia.
ESMERIS, S. . 5th International Exhibition of Small Format 20x20 cm. 2015. Fotografia.
ESMERIS, S. . Formando Artes Visuais. 2015. Instalação.
ESMERIS, S. . XVI Salão de Artes Visuais. 2014. Outra.
ESMERIS, S. . XVII Salão de Artes Visuais. 2014. Fotografia.
ESMERIS, S. . Temporubato. 2013. Vídeo.
ESMERIS, S. . Através da Trama. 2013. Vídeo.
ESMERIS, S. . Silêncios e Ruídos. 2013. Gravura.
ESMERIS, S. . REarte. 2013. Pintura.
ESMERIS, S. . 1ª Convocatória Internacional de Arte Postal Projeto Circular. 2013. Gravura.
ESMERIS, S. . XV Salão de Estudantes. 2013. Gravura.
ESMERIS, S. . II Mostra de vídeo. 2013. Vídeo.
ESMERIS, S. . V Convocatória Giro na Arte. 2012. Fotografia.
ESMERIS, S. . Ópera Sinestésica. 2012. Fotografia.
ESMERIS, S. . Alma Gaúcha. 2012. Gravura.
ESMERIS, S. . Visor VI. 2012. Vídeo.
ESMERIS, S. . XV Salão de Estudantes. 2012. Vídeo.
ESMERIS, S. . Mostra (Re)Interpretações. 2012. Vídeo.
ESMERIS, S. . Projeto Video-arte. 2012. Vídeo.
ESMERIS, S. . Mostra de Vídeos. 2012. Vídeo.
ESMERIS, S. . Intervenção em Desenho Tridimensional com Linhas no Espaço Escolar da EE Monsenhor Leopoldo Hoff. 2017 (Artístico-cultural).
Projetos de pesquisa
-
2023 - Atual
Território nômade: migrações, transições e deslocamentos na fotografia contemporânea, Descrição: A pesquisa propõe refletir sobre a experiência do que significa ser migrante, estrangeiro, o Outro, através do encontro com comunidades migrantes da cidade de Novo Hamburgo, sul do Brasil. A partir do estudo do fenômeno a nível local, refletir sobre as migrações a nível mundial, tendo como resultado textos teóricos e criação de obras de arte e fotografia contemporânea. O projeto constitui-se como um espaço de criação e de reflexão no âmbito da arte contemporânea e visa a produção artística por parte dos pesquisadores participantes, tendo como foco principal os desdobramentos estéticos a partir da imagem fotográfica. Este projeto de pesquisa têm parceria com a Universidade de Murcia, na Espanha: com o grupo de pesquisa Arte y Políticas de Identidad, e com MOVE. Grupo de Innovação Docente sobre Arte y Desplazamiento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sabrina Esmeris - Integrante / Laura Marcela Ribero Rueda - Coordenador.
-
2011 - 2014
Imagem e Texto: Inscrições e grafias em produções poéticas, Descrição: A pesquisa Imagem e Texto: Inscrições e grafias em produções poéticas investiga a inter-relação entre imagem e palavra em produções poéticas, para verificar de que modo ambos os códigos se articulam, produzindo significados. A inserção da escrita em imagens visuais envolve conceitos de tempo e espaço, que ora se aproximam, ora se diferenciam nos entrecruzamentos da linguagem visual. Esta pesquisa consiste em estudos teóricos e na produção poética em atelier, a fim de analisar o modo como o código verbal e os elementos visuais se articulam, o que envolve concepções espaciais e temporais. Estudam-se, assim, as origens teóricas e conceituais da imagem e da escrita que foram discutidas ao longo da história da arte, buscando ampliar a compreensão das interfaces articuladas nos interstícios da imagem e da palavra na produção artística contemporânea. A pesquisa é desenvolvida em três etapas: a primeira etapa compreende a revisão bibliográfica sobre os diferentes conceitos acerca do hibridismo em produções que articulam a imagem e a palavra; na segunda etapa, além de revisão bibliográfica, são analisadas produções poéticas de artistas gaúchos que trabalham com a palavra e a imagem, bem como a produção de poéticas visuais com alunos voluntários dos cursos da área de Arte e de Letras, a fim de estudar os processos e procedimentos que resultam na interface entre imagem e a palavra com diferentes meios técnicos: a terceira etapa é compreendida pela sistematização e análise qualitativa dos dados coletados, articulando a teoria e a produção prática em artigos científicos, além da realização de exposição e palestra sobre a temática abordada na pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Sabrina Esmeris - Integrante / Lurdi Blauth - Coordenador.
Prêmios
2023
Aprovação em 1º lugar no processo seletivo do Doutorado em Processos e Manifestações Culturais, Universidade Feevale.
2022
Aprovada em 1º lugar no concurso para Professora de Artes do Município de São Leopoldo, Prefeitura Municipal de São Leopoldo..
2022
Aprovação em Concurso Público para professora de Educação Artística no edital Nº 01/2021 pela Prefeitura Municipal de Ivoti/RS, Prefeitura Municipal de Ivoti/RS.
2021
Aprovada em 7º lugar no concurso para Professora de Artes do Município de Porto Alegre, Prefeitura Municipal de Porto Alegre..
2021
Aprovação em processo seletivo para professora substituta de Artes no edital Nº 056/2021 do IFRS Sapucaia do Sul, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Rio Grandense - Câmpus Sapucaia do Sul.
2021
Aprovação em processo seletivo para professora substituta de Artes no edital nº 29/2021 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Vacaria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Vacaria.
2019
Destaque na área temática Interdisciplinar no evento Seminário de Pós-Graduação 2019 - Inovamundi, Universidade Feevale.
2019
1º lugar entre os 20 formandos na classificação final do curso, com média final 10, Licenciatura em Artes Visuais - UFRGS.
2018
Aprovação em 1º lugar no Mestrado em Processos e Manifestações Culturais, Feevale.
2018
Aprovada no Concurso para Professora de Artes do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) - Campus Novo Hamburgo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul).
2016
Premiada com o 2º lugar no 3º Salão de Artes Plásticas de São Leopoldo., Prefeitura Municipal de São Leopoldo.
2014
Destaque na área do ICHLA - Artes Visuais durante a Feira de Iniciação Científica de 2014, Universidade Feevale.
2013
Destaque na área do ICHLA - Artes Visuais durante a Feira de Iniciação Científica de 2013, Universidade Feevale.
2012
Premiada no XV Salão de Estudantes, Pinacoteca da Universidade Feevale.
Histórico profissional
Experiência profissional
2018 - 2018
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 20
2013 - 2013
Fundação Bienal de Artes Visuais do MercosulVínculo: contratada, Enquadramento Funcional: mediadora, Carga horária: 30
2010 - 2011
Museu do TremVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Professor Orientador, Carga horária: 30
2011 - 2014
Universidade FeevaleVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista IC Feevale, Carga horária: 16
2011 - 2011
Universidade FeevaleVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Acadêmico de extensão não remunerado, Carga horária: 4
2012 - 2012
Escola Municipal Borges de MedeirosVínculo: Oficineiro, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 6
2014 - 2015
Um CulturalVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Auxiliar na elaboração de projetos culturais, Carga horária: 30
2019 - 2021
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PROSUC/CAPES, Regime: Dedicação exclusiva.
2016 - 2018
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBID, Regime: Dedicação exclusiva.
2018 - 2018
Secretaria Municipal de EducaçãoVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Auxiliar de inclusão
Outras informações:
Executar atividades de orientação e recreação sob a coordenação do professor/assessoria SMED, dando suporte ao desenvolvimento de projetos culturais e educativos conjuntos, onde a linguagem artística articula o ensino, a extensão e a pesquisa; acompanhamento e auxílio aos que apresentam necessidades especiais; orientando-lhes nas diferentes etapas da sua rotina escolar; em passeios, visitas e festividades; auxiliar e orientar na alimentação e higiene pessoal; cientificar a chefia sobre quaisquer ocorrências com o aluno; trabalhar em sintonia com a proposta pedagógica da instituição.
2022 - 2023
Prefeitura Municipal de Porto AlegreVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Artes Visuais
2023 - 2023
Prefeitura Municipal de São LeopoldoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Artes Visuais
2023 - Atual
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPqVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq.
Outras informações:
Doutorado em Processos e Manifestações Culturais. Linha de Pesquisa: Linguagens e Processos Comunicacionais.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Sabrina Esmeris e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?