Maria Ester Menegasso

Maria Ester Menegasso concluiu o doutorado em engenharia de produção pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1998. Atualmente é professora titular da Universidade do Estado de Santa Catarina, sendo Diretora Geral do Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (CESFI) e Coordenadora do Curso de Administração Pública. Publicou 21 artigos em periódicos especializados e 55 trabalhos em anais de eventos. Possui 2 softwares e outros 97 itens de produção técnica. Participou de 59 eventos no Brasil. Entre 2000 e 2015 participou de 16 projetos de pesquisa, sendo que coordenou 7 destes. Atua nas áreas de Administração Pública e de Serviço Social. Em seu currículo lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção cientifica, tecnológica e artístico-cultural são: administração pública, organizações, gestão, terceiro setor, economia solidaria, trabalho, trabalho e renda, geração de trabalho e renda, empregabilidade, responsabilidade social , coprodução do bem público, capital social e governança pública.

Informações coletadas do Lattes em 03/02/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia de Produção

1995 - 1998

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: O Declínio do Emprego e a Ascensão da Empregabilidade: Um Protótipo para a Empregabilidade na Empresa Pública do Setor Bancário
Orientador: José Francisco Salm
Palavras-chave: Bancário - Emprego; Desemprego; Mercado de Trabalho.Grande área: Engenharias

Mestrado em Administração

2000 - 2001

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Processo de Implantação de Equipes de Trabalho: um estudo de multicasos,Ano de Obtenção: 2001
Orientador: José Francisco Salm
Palavras-chave: Trabalho em equipe.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Mestrado em Serviço Social

1985 - 1989

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: A Prática do Assistente Social no Serviço de Extensão da Pesca de Santa Catarina,Ano de Obtenção: 1989
Orientador: Seno Antonio Cornely e Co-orientador Silvino Asmann

Especialização em Metodologia Em Serviço Social

1982 - 1983

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Especialização em Desenvolvimento e Planejamento Sociais

1978 - 1978

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduação em Serviço Social

1973 - 1977

Universidade Federal de Santa Catarina

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Qualidade e Produtividade/Especialidade: Organização Em Aprendizagem.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Qualidade e Produtividade/Especialidade: Sistemas Organizacionais.

Organização de eventos

MENEGASSO, M. E. . IX Encontro Nacional de Estudantes de Administração Pública. 2010. (Congresso).

MENEGASSO, M. E. . II Semana de Administração Pública. 2008. (Outro).

MENEGASSO, M. E. . XVIII Seminário de Iniciação Científica da UDESC. 2008. (Outro).

MENEGASSO, M. E. . I Semana de Administração Pública. 2007. (Outro).

MENEGASSO, M. E. . II Encontro dos Alunos do Curso de Administração de Serviços Públicos.. 2005. (Outro).

MENEGASSO, M. E. . Encontro dos alunos do Curso de Administração de Serviços Públicos.. 2004. (Outro).

MENEGASSO, M. E. . Forum - Educação Continuada. 2003. (Concerto).

MENEGASSO, M. E. . Fórum sobre Organização e Gestão de Políticas Sociais. 2001. (Outro).

MENEGASSO, M. E. . Colóquio sobre a Gestão das Associações de Base Comunitária da cidade de Florianópolis. 2001. (Outro).

MENEGASSO, M. E. . Colóquio sobre Gestão das Associações de Base Comunitária da cidade de Florianópolis/UFSC. 2001. (Outro).

Participação em eventos

Conferência Municipal de Educação. 2013. (Outra).

Encontro Tri-regional da Ordem DeMolay - Vale do Itajaí, Foz do Rio Itajaí-Açi e Norte, Grande Florianópolis. 2013. (Encontro).

Encontro de Administração Pública e Governo. O Curso de Administração Pública em Tempos de Coprodução do Bem Público e de Governança Pública: proposição e referências. 2012. (Congresso).

IX Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral e VI Encontro da Rede APL Mineral. 2012. (Congresso).

IVXX ENANPAD. Modelos de Coprodução. 2010. (Congresso).

18º Seminário de Iniciação Científica da UDESC. 2008. (Seminário).

3ª Semana da Pesquisa da Esag. 2008. (Encontro).

Enapg 2008 - Encontro de Administração Pública e Governança. 2008. (Congresso).

IV Encontro de Monitoria da UDESC. 2008. (Encontro).

XVIII Seminário de Iniciação Científica.Capital Social e Coprodução dos Serviços Públicos no Estado de Santa Catarina. 2008. (Seminário).

Guia do Estudante (GE), da Editora Abril, publicada na edição GE Melhores Universidades 2007.GE Melhores Universidades. 2007. (Outra).

I Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade. 2007. (Encontro).

I Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade.Metodologia para Implementação do Plano de Capacitação Docente (PDCA) no Curso de Administração. 2007. (Encontro).

I Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade.A Capacitação Docente em Administração: Referenciais e Proposições. 2007. (Encontro).

I Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade.A Implantação do Curso de Administração Pública e a Formação Docente na Pespectiva do Modelo do Novo Serviço Público: Um Caso para Ensino - Oficina de práticas. 2007. (Encontro).

IV Congresso Virtual Brasileiro de Administração. Terceiro Setor e Responsabilidade Social. 2007. (Congresso).

IV Semana Esaguiana (Palestra: Pesquisa em estudos organizacionais e estratégia em organizações: estado da arte e possibilidades futuras). 2007. (Seminário).

Pesquisa em estudos organizacionais e estratégia em organizações: estado da arte e possibilidades futuras. 2007. (Outra).

VI Encontro Nacional dos Estudantes de Administração Pública.Mesa dos Coordenadores de Administração Pública: Perspectivas e Desafios no Ensino de Administração Pública no Brasil. 2007. (Encontro).

Ciclo de Palestras em Administração Pública. 2006. (Outra).

EnAPG. 2006. (Encontro).

Encontro de Administração Pública e Governança.A Publicidade e a Propaganda, Consideradas Ferramentas de Mercado da Comunicação, Contribuindo na Co-Produção do Bem Público: um Estudo de Caso no CAPC. 2006. (Encontro).

Encontro de Administração Pública e Governança.A Publicidade e a Propaganda, Consideradas Ferramentas de Mercado da Comunicação, Contribuindo na Co-Produção do Bem Público: um Estudo de Caso no CAPC. 2006. (Encontro).

Encontro de Administração Pública e Governança.Os Modelos de Administração Pública como Estratégias Complementares para a Co-produção do Bem Público. 2006. (Encontro).

Encontro de Administração Pública e Governança.A Proposta do Novo Serviço Público e a Ação Comunitária de Bairro: um Estudo de Caso. 2006. (Encontro).

Encontro de Administração Pública e Governança. 2006. (Encontro).

Encontro Nacional dos Estudantes de Administração. 2006. (Encontro).

III Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional.Capital Social e Desenvolvimento Sustentável em Joinville - SC. 2006. (Seminário).

II Seminário Ética em pesquisa envolvendo seres humanos. 2006. (Seminário).

Projeto Colóquios.Gestão Participativa. 2006. (Outra).

Reunião de Avaliação do projeto Meu Lugar.Resultados do Levantamento do Capital Social. 2006. (Outra).

Seminário de Administração Pública: "O modelo do novo serviço público". 2006. (Seminário).

Seminário de Extensão Universitária Da Região Sul.Incubadora de Administração de Serviços Públicos. 2006. (Seminário).

Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional.Capital Social e Desenvolvimento Sustentável em Joinville. 2006. (Seminário).

XXIV Seminário de Extensão Universitária da Região Sul.Metodologia de Projetos de Extensão. 2006. (Oficina).

Fórum Criteos.Os sentidos do trabalho: a voz de profissionais de uma indústria do setor metal-mecânico. 2005. (Outra).

o mesmo.XVIII Fórum de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras - ForGRAD. 2005. (Outra).

VI Semana da Gestão 2005.Pesquisa em Capital Social. 2005. (Seminário).

X Congresso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública. A profissionalização da gestão ambiental pública: bases epistemológicas. 2005. (Congresso).

XVIII Fórum de Pró-reitores de Graduação das Universidades Brasileiras. 2005. (Outra).

32ª Convenção Nacional Unimed.As demandas e os deasfios do Assistente Social. 2002. (Outra).

Encontro das Assistentes Sociais das Unimeds de SC.As demandas e os desafios profissionais do Assistente Social. 2002. (Encontro).

Responsabilidade Social e Cidadania.Encontro sobre Responsabilidade Social e Cidadania. 2002. (Encontro).

Serviço Social e Pensamento Contemporâneo.Palestra ministrada pela Profª Drª Maria Carmelita Yasbeck - Serviço Social e Pensamento Contemporâneo. 2002. (Outra).

VIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social.A emergência das organizações do terceiro setor: a gestão das associações de base comunitária de geração de trabalho e renda. 2002. (Encontro).

Conferência de Responsabilidade Social: promover os valores da vida com cidadania e responsabilidade social.Conferência de Responsabilidade Social. 2001. (Outra).

Educação e Empregabilidade.IX Seminário de Recursos Humanos. 2001. (Seminário).

XI Seminário Nacional de Formação Profissional e Movimento Estudantil em Serviço Social. 2001. (Seminário).

XI Seminário Nacional de Formação Profissional e Movimento Estudantil em Serviço Social.XI Seminário Nacional de Formação Profissional e Movimento Estudantil em Serviço Social. 2001. (Seminário).

Seminário sobre o Terceiro Setor. 1998. (Seminário).

As políticas públicas para o mundo do trabalho em Santa Catarina. O mundo informal do trabalho como um novo paradigma para o sistema pedagógico-educacional vigente: relato de experiências. Globalização e o mundo informal do trabalho: fonte de uma nova éti.A UFSC e o Mundo Informal do Trabalho. 1997. (Seminário).

Congresso Estadual de Educação Profissional. Congresso Estadual de Educação Profissional. 1996. (Congresso).

Consultores Internos - equipes dão certo.Consultores Internos - equipes dão certo. 1996. (Outra).

Curso: Teamwork - integração e cooperação.Curso: Teamwork - integração e cooperação. 1996. (Outra).

Empresa Social.Empresa Social. 1996. (Outra).

Trabalho em equipe a multiplicação do talento humano.Trabalho em equipe a multiplicação do talento humano. 1996. (Outra).

1ª Encontro Nacional de Dirigentes de Organizações de Formação, Treinamento e Desenvolvimento. 1995. (Encontro).

Conferência: Avaliação de Currículo em Serviço Social.Conferência: Avaliação de Currículo em Serviço Social. 1994. (Outra).

VII Encontro Estadual de Estudantes de Serviço Social - EEESS.VII Encontro Estadual de Estudantes de Serviço Social - EEESS. 1991. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Ariela da Silveira Antonio

ANTONIO, Ariela da Siveira; CAMELLI, M. N.; MORAES, Taiza Mara Rauen;MENEGASSO, Maria Ester; BANDEIRA, Dione da Rocha. Um estudo sobre a interculturalidade nas negociações internacionais da Fábio Perini S/A. 2012. Dissertação (Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade) - Universidade da Região de Joinville.

Aluno: Luis Fernando Cavalcante de Holanda Bezerra

FEUERSCHUTTE, S. G.;MENEGASSO, M. E.; AMBONI, N.; CARIO, S. A. F.. A Regulação dos Serviços Públicos de Telecomunicações no Brasil e o Novo Serviço. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Elaine Thais da Silva

MENEGASSO, M. E.SALM, José Francisco; DUTRA, A.. A contribuição das Organizações Sociais na Implementação de Políticas de Trabalha e Renda: Um estudo na região de Itajaí. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Junia Rosa Soares

MENEGASSO, M. E.HEIDEMANN, Francisco Gabriel; DUTRA, A.. Think Thanks: O conhecido, o desconhecido e o irreconhecível. Transpondo uma lacuna de estudo sobre Políticas Públicas no Brasil. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Leila Rosa

MENEGASSO, M. E.SALM, José Francisco; MORETTO, L.. Capital Social: um estudo em uma comunidade do meio-oeste catarinense. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Fabíola Maciel Sarubbi Marangoni

ALPERSTEDT, Graziela Dias;MENEGASSO, M. E.; FEUERSCHUTTE, S. G.; DIAS, M. G. S.. Os saberes necessários aos voluntários de organizações do terceiro setor atuantes na área da saúde - HIV/AIDS. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Fabiana Witt

MENEGASSO, M. E.SALM, Jose Francisco; CARELLI, Mariluce Neiss. Estratégias para a co-produção do bem público em rede: estudo nas organizações sociais que se dedicam ao meio-ambiente no âmbito da Secretaria Regional de Joinville/SC. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Adalto Aires Parada

ALPERSTEDT, Graziela Dias;MENEGASSO, M. E.; FEUERSCHUTTE, S. G.. Os saberes dos chefes de cartório dos juizados especiais cíveis e o Novo Serviço Público: um estudo no estado de Santa Catarina.. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Paulo Roberto Araujo Cruz Filho

SERVA, M.;MENEGASSO, M. E.; DUCLÓS, L. C.. Governança e Gestão de Redes na Esfera Pública Municipal: o caso da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente em Situação de Risco para a Violência em Curitiba. 2006. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Administração) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Amery Moisés Nadir Júnior

SALM, J. F.MENEGASSO, M. E.; CARELLI, Mariluce Neiss. ICMS Eológico: princípios e estratégias para uma implementação na co-produção do bem público. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Verusca Fernandes Orige

MENEGASSO, M. E.; NOLLI, Dario;SALM, J. F.. A Estratégia da Responsabilidade Social sob a Ótica da Avaliação das Ações nas Empresas. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Hélio César Bairros

MENEGASSO, M. E.; CAMELLI, M. N.;SALM, J. F.. Gestão Ambiental - Uma Proposta de Tomada de Decisões Conjuntas pelos Órgãos de Proteção ao Meio Ambiente de Florianópolis. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Milene Medeiros

MENEGASSO, M. E.SALM, J. F.; CARELLI, Mariluce Neiss. Proposta de Metodologia para Avaliar Programas de Educação Continuada Comunitária sob a Perspectiva da Co-produção do Bem Público. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Peterson Elizandro Gandolfi

MENEGASSO, M. E.. Uma análise da gestão das organizações do terceiro setor sob a perspectiva da eficiência, efetividade e reciprocidade. 2006. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Rodrigo Miranda

MENEGASSO, M. E.. A gestão nos cursos Pré-Vestibulares alternativos: um olhar sobre a gestão no Terceiro Setor no Município de Uberlândia.. 2005. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Eliane Ramos Miranda Mattei

SALM, José FranciscoMENEGASSO, M. E.; Sandro Murilo Santos. Indicadores necessários para a qualidade nos cursos de mestrado: uma aplicação para a SOCIESC.. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Simone de Andrade Klober

SALM, José FranciscoMENEGASSO, M. E.; NOLLI, Dário. Educação continuada corporativa.. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Amarildo Luiz Gaio

SALM, José FranciscoMENEGASSO, M. E.; CARELLI, Mariluce Neiss. As Estratégias utilizadas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional de São Joaquim para implementar o Plano de Desenvolvimento Sustentável do seu Terítório. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Rodrigo Bousfield

MENEGASSO, M. E.; BIER, Clerilei Aparecida; ALPERSTEDT, Graziela Dias;SALM, José Francisco; LEONETTI, C. A.. Proposta de modelo de parceria cidadã como estratégia de gestão da Co-produção do bem público ? estudo de caso do Programa Catarinense de Parceria Público Privada. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Alberi Chiodelli

MENEGASSO, M. E.SALM, J. F.; BIER, Clerilei Aparecida. Uma proposta para o Conglomerado Econômico de Lages. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Alberto Corrêa Salles

MENEGASSO, M. E.SALM, J. F.; CARELLI, Mariluce Neiss. Gestão de Projetos de Desenvolvimento de Produtos por Equipes Multuculturais. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Gabriela Amarilho

BIER, Clerilei Aparecida;MENEGASSO, M. E.; LIMA, A. J.. Apoio à cultura: uma estratégia de atuação competitiva dentre os valores a serem considerados na prática da responsabilidade social das empresas.. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Luiz Fernando Bublitz

SALM, José FranciscoMENEGASSO, M. E.; MAFRA, Wilson José. Capacitação tecnológica, revalorização do trabalho e identificação de competência.. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Jácomo Mutti Perrucho Filho

Heloiza Maria José de Oliveira;MENEGASSO, M. E.; PANCERI, Regina. Gestão social e políticas públicas.. 2004. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Jácomo Mutti Perrucho Filho

Heloiza Maria José de Oliveira;MENEGASSO, M. E.; PANCERI, Regina. Gestão social e políticas públicas.. 2004. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Ailton Netto Júnior

SALM, José FranciscoMENEGASSO, M. E.; FRANZONI, Ana Maria Benttiveni. Empresas familiares e o processo sucessório. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Celestino Ruchinski

SALM, José FranciscoMENEGASSO, M. E.; LAPOLLI, Édis Mafra. Retrato de uma IES de educação tecnológica por meio de indicadores da cultura organizacional. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: José Laureto

ALVES FILHO, Antônio;MENEGASSO, M. E.; CARDOSO, Olga Regina. Gestão por processo e autonomia das equipes de trabalho: o caso da EMBRAPA. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Neli Terezinha da Silva

SALM, José FranciscoMENEGASSO, M. E.; LAPOLLI, Édis Mafra. Clima organizacional: uma proposta dos fatores a serem utilizados para avaliação do clime de uma Instituição de Ensino Superior. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Rogério Valério Ribeiro

SALM, Jose FranciscoMENEGASSO, M. E.; MORAES, Mário Cesar Barreto. Associação de empresas: os aspectos motivacionais dos empregados quando a união é simultânea a projetos de educação continuada. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Maria Luiza Aquino Correa

SALM, Jose FranciscoMENEGASSO, M. E.; COSTA, Jane Iara Pereira da. O significado do trabalho para as mulheres, gestoras de agências bancárias. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Adão Ignácio Lourenço

ALVES FILHO, Antonio;MENEGASSO, M. E.; ZAVARIZE, Índio Jorge. Terceirização da segurança patrimonial no Governo do Distrito Federal: o caso do Departamento de Estradas de Rodagem. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Leandro José Suzin

COSTA, Jane Iara Pereira da; CARDOSO, Olga Regina;MENEGASSO, M. E.. Endomarketing: um estudo de caso na gerência de análise de crédito do Banco do Brasil. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Daniel Moraes Pinheiro

OLIVEIRA, Maurício Roque Serva de;MENEGASSO, M. E.; SANTANA, Ana Lucia J M. Sustentabilidade de ONG's: um estudo de caso na organização AFECE - Associação Franciscana de Educação do Cidadão Especial. 2003. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Eli Cleusa do Nascimento Percílio

SALM, José FranciscoMENEGASSO, M. E.; LAPOLLI, Édis Mafra. Equipes de trabalho na empresa Milenium de Goiênia - GO: Um estudo de caso.. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Celestino Ruchinski

SALM, Jose FranciscoMENEGASSO, M. E.; LAPOLLI, Edis Mafra. Retrato de uma instituição de ensino superior de educação tecnológica por meio de indicadores da cultura organizacional.. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Maristela Batista do Nascimento

MENEGASSO, M. E.SALM, Jose Francisco; LAPOLLI, Édis Mafra. Gestão social: o caso do Instituto Dom Fernando.. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Adriana Muller

MENEGASSO, M. E.SALM, José Francisco; DELLAGNELO, Lúcia Gomes Vieira. A utilização de indicadores de responsabilidade social corporativa e sua relação com os stakeholders.. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Carmen Silvia Herger

SALM, José FranciscoMENEGASSO, M. E.; NOLLI, Dario. Mudanças nas ocupações profissionais em decorrência das novas tendências do mercado.. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Antônio Bonanomi Neto

SALM, José FranciscoMENEGASSO, M. E.; BARROS, N. M.. Contribuições do programa Excelência Empresarial para a aprendizagem individual - estudo de caso na instituição bancária estadual Beta.. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Eni Maria de Souza Pinto

MENEGASSO, M. E.; PINTO, E. M. S.; BARBETTA, P. A.; BORNIA, A. C.. Gerenciamento de Recursos Humanos: o caso das micro empresas e pequenas indústrias de confecção de Colatina-ES. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Maria Goreti Simão Cruz

CRUZ, M. G. S.;MENEGASSO, M. E.SALM, José Francisco; LAPOLLI, Edis Mafra. Reestruturação Organizacional direcionada para a formação de equipes - bases teórico-empíricas.. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Agatha Priscila Cotrufo

MENEGASSO, M. E.SALM, José Francisco; LAPOLLI, Édis Mafra. Estudos das características de liderança dos coordenadores de setor de empresa Pax Cosméticos: um estudo de caso. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Lívia Alves Brandão

ALVES FILHO, Antonio;MENEGASSO, M. E.; DELLAGNELLO, E. H. L.. Desenvolvimento de Gestores Universitários - um estudo de caso. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Luciano da Costa Bandeira

COSTA JUNIOR, Newton Carneiro Affonso da; ALVES FILHO, Antonio;MENEGASSO, M. E.. Equipes estratégicas: administrando times para obtenção de melhores desempenhos. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Milena Aparecida Lopes da Silva

SALM, José FranciscoMENEGASSO, M. E.; MORAES, Mário César Barreto. Qualidade de vida, estresse e saúde mental de professores universitários: um estudo comparativo entre instituições pública e privadas. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Anemari Oliveira

SALM, Jose FranciscoMENEGASSO, M. E.; PEREIRA, Maurício. A Fidelização dos Clientes NR1 na Visão dos Gerentes de Relacionamento das Agências do Banco do Brasil em Curitiba: Um Estudo de Caso. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Jacson Paé Barbalho

SALM, Jose FranciscoMENEGASSO, M. E.; BARCIA, Ricardo Miranda; LAPOLLI, Edis Mafra. Gestão pela Excelência em Agências Bancárias: Um Estudo de Caso no Branco do Brasil. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Ticiana Regina Santos Maciel

GONTIJO, Leila Amaral;MENEGASSO, M. E.; SOUZA, Anete Araújo de. Fatores Interferentes na Satisfação dos Trabalhadores de uma Unidade de Alimentação e Nutrição Hospitalar. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Mônica Nicknich

MENEGASSO, M. E.SALM, Jose Francisco; BIER, Clerilei Aparecidade. Responsabilidade Social - Crimes Contas a Ordem Tributária: O Caso do ICMS. 2002. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Marcos Vinícius Calaça

ALVES FILHO, Antônio;MENEGASSO, M. E.; FONSECA, Luiz Gonzaga de Souza. Adaptação estratégica na indústria da construção civil: o caso da FGR construtora S/A.. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Rita de Cássia de Mendonça Rios

ALVES FILHO, Antônio;MENEGASSO, M. E.; MUSSI, Carlos Wolowiski. A orientação de marketing em instituições financeiras no Brasil: o caso do Banco do Brasil. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Jorge Luiz dos Santos

ABREU, Aline França de;MENEGASSO, M. E.; RADOS, Gregório Jean Varvakis; KELM, Martinho Luis. Tecnologia da informação como suporte à gestão por resultados no sistema bancário: o caso de uma instituição bancária catarinense. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Adriane de Lima Penteado

ALVES FILHO, Antônio;MENEGASSO, M. E.; PEREIRA, Maurício Fernandes. A teoria das cinco disciplinas essenciais do aprendizado continuado aplicada à terceirização de serviços. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Eliane Fernandes Pietrovski

ALVES FILHO, Antônio;MENEGASSO, M. E.; KOVALESKI, João Luiz. A gestão do conhecimento e a cooperação universidade-empresa: o caso da unidade de Ponta Grossa do CEFET-PR. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Marcos Bueno

ALVES FILHO, Antônio;MENEGASSO, M. E.; ERDMANN, Rolf Herdmann. A contribuição do comprometimento dos empregados para o gerenciamento da qualidade: o caso da Granja Planalto. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Marcos Bueno

ALVES FILHO, Antônio;MENEGASSO, M. E.; ERDMANN, R. H.. Programas de qualidade no setor avícola brasileiro: o caso da Granja Planalto.. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Adriane de Lima Penteado

ALVES FILHO, Antônio;MENEGASSO, M. E.; PEREIRA, Maurício Fernandes. As cinco disciplinas essenciais do aprendizado continuado aplicada à terceirização de serviços.. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Marcos Vinícius Calaça

ALVES FILHO, Antônio;MENEGASSO, M. E.; FONSECA, Luiz Gonzaga de Souza. Adaptação estratégica na industria da construção civil: o caso da FGR Construtora S.A.. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Ronaldo Miranda Pontes

MENEGASSO, M. E.SALM, José Francisco; BIER, Clerilei Aparecida. Responsabilidade social corporativa nos distritos industriais de Juiz de Fora/MG.. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Miriam Gomes Vieira de Andrade

MENEGASSO, M. E.SALM, José Francisco; BIER, Clerilei Aparecida;LAFFIN, Marcos. Organizações do Terceiro Setor: estratégias para a captação de recursos.. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Danielle Santos Fonseca

SALM, José FranciscoMENEGASSO, M. E.; NOLLI, Dario. Educação corporativa: o processo de avaliação.. 2002. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Mônica Nikinich

BIER, Clerilei Aparecida;MENEGASSO, M. E.SALM, José Francisco. Responsabilidade social: as organizações do setor privado do Estado de Santa Catarina incidindo nos crimes contra a ordem tributária da Lei 8.137/90 na sonegação de ICMS.. 2002. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Carlos Alberto de Faria Gaspar

PATRÍCIO, Zuleica Maria;MENEGASSO, M. E.; ABREU, J. L. C.. A qualidade de vida de trabalhadores brasileiros que participam de práticas externas de cidadania empresarial: possibilidade de transformações individuais e coletivas. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Benjamim Martins andré

MENEGASSO, M. E.SALM, José Francisco; BARROS, N. M.;LAFFIN, Marcos. Obtenção e disseminação do conhecimento numa empresa pública de informática. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Francisco Masanori Nakagawara

SALM, José FranciscoMENEGASSO, M. E.; BORESTEIN, C. R.. Formação de equipes de trabalho em cisão de empresa. O caso da Eletrosul. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Maria Cristina Hatz

HATZ, Maria Cristina;MENEGASSO, M. E.SALM, José Francisco; ERDMANN, Rolf Herdmann. Sistema de responsabilidade da empresa De Nadai Alimentação S.A.: os critéros essenciais à implantação da social accountability (SA) 8000. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Luiz Tomelin

SALM, José FranciscoMENEGASSO, M. E.; OLIVEIRA, Rubens Araújo de. Equipes de aprendizagem e satisfação pessoal no trabalho. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Márcia Luz Gago

SALM, José FranciscoMENEGASSO, M. E.; CRUZ, R. M.. Análise de um modelo de avaliação de desempenho à luz das organizações em aprendizagem. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Vladimir Arthur Fey

SALM, José FranciscoMENEGASSO, M. E.; BARROS, N. M.. Critérios para concessão de crédito em uma instituição financeira. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Cláudia Patrícia Rojas Rodrigues

MENEGASSO, M. E.. Relação entre as abordagens estratégias empresarial e aprendizado organizacional. 2001. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Luciane Secco Gruber

MENEGASSO, M. E.SALM, José Francisco; LAPOLLI, Édis Mafra;TEIXEIRA, E. B.. Liderança - Habilidades e características do líder numa organização bancária: um estudo de caso. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Maria Terezinha Vicente de Medeiros

SALM, José FranciscoMENEGASSO, M. E.; BORENSTEIN, C. R.. O gerenciamento de serviços terceirizados em agência bancária - um estudo de caso. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Ieda Frasson

SALM, J. F.MENEGASSO, M. E.HEIDEMANN, Francisco Gabriel. Critérios de eficiência, eficácia e efetividade pelos avaliadores de instiuições não-governamentais finaciadoras de projetos sociais. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Remy Goulart Júnior

MENEGASSO, M. E.SALM, José Francisco; CRUZ, João Benjamin da. O diálogo como estratégia de negócio. 2001. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Maurício Silva

SILVA, M.;MENEGASSO, M. E.SALM, José Francisco; LAPOLLI, Édis Mafra. Dimensões do tempo: a percepção dos docentes da UNEB - um estudo de caso. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Nelson Luiz dos Santos

SALM, José FranciscoMENEGASSO, M. E.; ALVES FILHO, Antonio;VALADÃO JÚNIOR, Valdir Machado. A influência da cultura organizacional na administração estratégica de um empresa estatal: um estudo de caso. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Marcos Ricardo Goebel Hepp

MENEGASSO, M. E.SALM, José Francisco; LAPOLLI, Édis Mafra. O comportamento do gerente de agência bancária frente ao portador de deficiência: um estudo de caso. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Marcelo Mattos de Souza

SALM, José FranciscoMENEGASSO, M. E.; PANCERI, Regina. Comunicação interna e mudança organizacional: um estudo de caso. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Marilise Krueger

SALM, José FranciscoMENEGASSO, M. E.; DUCLÓS, L. C.. O comprometimento com a qualidade dos sistemas de informação: um enfoque nas competências. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Wilson Roberto de Souza

SALM, José FranciscoMENEGASSO, M. E.; PANCERI, Regina;LAFFIN, Marcos. O perfil dos gerentes de hotéis voltados ao turismo de negócios: um estudo de caso. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: João Sobreira de Macedo

ALVES FILHO, Antônio;MENEGASSO, M. E.; BORESTEIN, C. R.. Mudança estratégica organizacional: estudo de caso em uma instituição universitária goiana. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Sandra Regina Fusco Fardim

SALM, José FranciscoMENEGASSO, M. E.; PANCERI, Regina;LAFFIN, Marcos. Capacitação profissional na organização Amoco do Brasil LTDA. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: José Pedro Toschi

ALVES FILHO, Antônio;MENEGASSO, M. E.; BORENSTEIN, C. R.. A adaptação organizacional estratégica na indústria farmacêutica de genéricos: o caso do laboratório teuto brasileiro. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Luiz Ramos da Silva

SALM, José FranciscoMENEGASSO, M. E.; BARBOSA, C. R. F.. Empregabilidade: o entendimento da gerência média do Banco do Brasil - um estudo de caso.. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Sebastião Demuner

SALM, José FranciscoMENEGASSO, M. E.; CARVALHO JÚNIOR, L. C.; VALADÃO, V.. O impacto da privatização sobre a cultura organizacional de um empresa de energia elétrica.. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Janete Zanchin

SALM, José FranciscoMENEGASSO, M. E.. Trabalhadores de empresas que desenvolvem tecnologias avançadas: um estudo de multicasos para as competências do trabalhador do conhecimento. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Francisco Mesanori Nakagawara

SALM, Jose FranciscoMENEGASSO, M. E.; BORESTEIN, C. R.. Alocação de pessoas em cisão de empresa do setor elétrico: Um estudo de caso.. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Marcelo Rodrigo Pezzi

BARBOSA, C. R. F.;MENEGASSO, M. E.; Flavio de Mori; BARCIA, Ricardo Miranda. A empregabilidade dos pilotos de avião: um estudo de caso.. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Paulo Afonso Meirelles

BIER, Clerilei Aparecida;MENEGASSO, M. E.SALM, José Francisco. Alternativas à resolução de conflitos: a contribuição da advogacia à gestão.. 2001. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Remi Goulart Junior

SALM, José FranciscoMENEGASSO, M. E.; CRUZ, João Benjamin da. Diálogo - Uma contribuição para a promoção da ética no espaço de produção de bens e serviços.. 2001. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Scheila da Cruz

SALM, José FranciscoMENEGASSO, M. E.; KOPITTKE, Bruno Hartmut. Fidelização e captação de investidores institucionais - um protótipo para o relacionamento do front office de instituições financeiras privadas com fundos de pensão. 2000. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Claudia Fernanda Franceschi Klement

MENEGASSO, M. E.; ERDMANN, R. H.; GUIMARÃES, V. N.; BORGET, A.. Complexidade no Sistema de Produção de Serviços: um estudo de caso no setor hoteleiro. 2000. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Silvia Maria Kabben Correa Zapelini

SALM, José FranciscoMENEGASSO, M. E.HEIDEMANN, Francisco Gabriel. Ética Organizacional e Ética Filosófica: uma análise teórica empírica a partir da empresa Macedo Koerich S.A.. 2000. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Beatriz Ribas Konrad

KONRAD, B. R.;MENEGASSO, M. E.SALM, José Francisco; AMARAL, H.. Capacitação de líderes baseados em princípios: um estudo de caso em Organização Universitária Pública. 2000. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Andrea da Silva

FIALHO, Francisco Antônio Pereira;MENEGASSO, M. E.; PATRÍCIO, Zuleica Maria. O processo de trabalho de mulheres prostitutas de rua de Florianópolis e sua qualidade de vida. 2000. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Monica Cristina Rovaris Machado

PALADINI, Edson Pacheco;MENEGASSO, M. E.; SELIG, Paulo Maurício. Uma metodologia para a avaliação de equipes da qualidade através do uso de indicadores. 2000. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Rubens de França Teixeira

MENEGASSO, M. E.. Limites de possibilidades de organizações do terceiro setor em uma sociedade centrada no mercado: um estudo comparativo em ONGs ambientalistas. 2000. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Naira Tomiello

SALM, José FranciscoMENEGASSO, M. E.; OLIVIEIRA, R. A.. O marketing social como estratégia para o Terceiro Setor: uma proposta para a SERTE.. 2000. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Ricardo Bier Troglio

MENEGASSO, M. E.. A aprendizagem em equipe: uma análise do Projeto Caixa Econômica. 1999. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: José Délio Pinheiro

SALM, José FranciscoMENEGASSO, M. E.; KOPITTKE, Bruno Hartmut. Estilo Gerenciais e suas implicações na motivação dos funcionários: um estudo de caso. 1999. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Mauro Sérgio Boppré

SALM, José FranciscoMENEGASSO, M. E.. Estratégia de ação para implementar a aprendizagem em equipe na cooperativa de trabalho em informática LTDA - COOSERVI. 1999. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Alberto Russi Junior

SALM, José FranciscoMENEGASSO, M. E.; OLIVEIRA, Rubens Araújo de. Metodologia para avaliação e seleção de projetos de empreendimentos de base tecnológica. 1999. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Maria Aparecida Tagliari

MENEGASSO, M. E.. O perfil gerencial necessário frente à implantação de novas tecnologias no setor bancário: um estudo de caso no Banco Alpha. 1999. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Dionice Furlani

SILVA FILHO, José Luiz Fonseca da;MENEGASSO, M. E.; FIALHO, Francisco Antônio Pereira; PAULO, Wilson Kraemer de; PATRÍCIO, Zuleica Maria. As necessidades humanas básica de trabalhadores noturnos permanentes de um hospital geral, frente ao não atendimento da necessidade sono. 1999. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Simone Domingues

OLIVEIRA, Roberto de;MENEGASSO, M. E.; BRAVIANO, Gilson; BRAVESCO, Angelita Silveira. A satisfação e motivação no trabalho e a relação com o atendimento prestado: um estudo de caso.. 1999. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Maria Cristina Rath Bonazina

CUNHA, Cristiano José Castro de Almeida;MENEGASSO, M. E.; PATRÍCIO, Zuleica Maria. A construção do processo de trabalho dos gerentes nas relações do cotidiano de uma organização hospitalar. 1999. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Adriana Machado Casali

MENEGASSO, M. E.; LEZANA; VALADÃO JÚNIOR, V. M.. Comunicação Organizacional em Fusões e Aquisições Internacionais. 2006. Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia de Produção & Sistemas - PPGEPS/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Luís Moretto Neto

SALM, Jose FranciscoMENEGASSO, M. E.; BORGERT, A.; ZEFERINO, A. C.; Mauricio Capobianco Lopes; Sandro da Silveira. A competividade de destinos turísticos aplicada aos espaços insulares de Gran Canária/Espanha e Florianópolis/Brasil: estudo de multi-casos.. 2005. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Enise Barth

MENEGASSO, M. E.SALM, José Francisco; BIER, Clerilei Aparecida;LAFFIN, MarcosVALADÃO JÚNIOR, Valdir Machado. Educação continuada corporativa: aprendizagem e desenvolvimento humano no setor metal-mecânico.. 2005. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Maria Julia Trevizan

SALM, José Francisco; ROLT, Carlos Roberto de; NOLLI, Dário; BIER, Clerilei Aparecida;MENEGASSO, M. E.. Competências dos gestores administrativos e de apoio em universidades comunitárias. 2004. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: MARILUCI NEIS CARELLI

MENEGASSO, M. E.SALM, José Francisco; BORENSTEIN, C. R.; NOLLI, Dario; Marileia Gastaldi Lopes. Gestão ambiental na empresa: bases epistemológicas.. 2004. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Enise Barth

MENEGASSO, M. E.LAFFIN, MarcosSALM, José Francisco; BIER, Clerilei Aparecida; MORAES, Mário Cesar Barreto. Educação Continuada nas Organizações:uma Esratégia de Continuidade e Competitividade. 2003. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Arnaldo José de Lima

SALM, Jose Francisco; MAFRA, José Francisco;MENEGASSO, M. E.; OLIVEIRA, Rubens Araújo de; BIER, Clerilei Aparecida. Base epistemológica para elaboração de metodologia de planejamento estratégico para bibliotecas univertsitárias. 2003. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Arnaldo José de Lima

SALM, José FranciscoMENEGASSO, M. E.; BIER, Clerilei Aparecida; OLIVIEIRA, R. A.. Planejamento estratégico em bibliotecas universitárias.. 2003. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Marcos Laffin

LAFFIN, MarcosMENEGASSO, M. E.SALM, José Francisco; BORGET, A.. De contador a professor: a trajetória da docência no ensino superior de contabilidade.. 2002. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Narcisa Amboni

MENEGASSO, M. E.SALM, Jose Francisco; MORAES, Mário César Barreto; NOLLI, Dario. Qualidade de Serviço em Bibliotecas Universitárias. 2002. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Peter Quadro Seiffert

SALM, José FranciscoMENEGASSO, M. E.; NOLLI, Dário; ALPERSTEDT, Graziela Dias; PEREIRA, Maurício Fernandes. Modelo de gestão humana para empresas intensivas em capital intelectual: um ensaio na EMBRAES S.A.. 2002. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Aureo dos Santos

ERDMANN, R. H.;MENEGASSO, M. E.; PILATI, J. I.; Fatima Büchele; CAETANO, J. C.; Rosemery Andrade Lentz; NASSAR, S. M.. Matriz de desempenho em vigilância sanitária para cidades: delimitação de fatores técnicos, humanos e conceituais voltados à conformação de indicadores.. 2002. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Gilberto Dias

SALM, Jose FranciscoMENEGASSO, M. E.; BIER, Clerilei Aparecida; MORAES, Mário César Barreto; OLIVIEIRA, R. A.. A gestão da produção da segurança pública e a formação do oficial militar: o caso da Polícia Militar de Santa Catarina.. 2002. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Maurício Fernandes Pereira

SALM, Jose FranciscoMENEGASSO, M. E.; BORGERT, A.; MORAES, Mário César Barreto; MAFRA, Wilson José. A construção do processod e planejamento estratégico a partir da percepção da coalizão dominante.. 2002. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Cláudia Maria Milito

MILITO, C. M.;MENEGASSO, M. E.; GONTIJO, Leila Amaral; CAMAROTO, J. A.; GRILLO, A. N.; CARDOSO, Olga Regina. Macroergonomia: em busca de um elo perdido; aproximações entre ergonomia e análise organizacional. 2001. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Regina Panceri

PANCERI, Regina;MENEGASSO, M. E.; BARROS, N. M.; BORGET, A.; PAZETO, A. E.; MALHEIROS, R. C. C.;SALM, José Francisco. Terceiro Setor: a identificação das competências essenciais dos gestores de uma organização sem fins lucrativos. 2001. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Dario Nolli

NOLLI, Dario;MENEGASSO, M. E.SALM, José Francisco; AMBONI, N.; MAFRA, Wilson José; AMARAL, H.. Eficácia Organizacional: uma proposta metodológica para os cursos de graduação. 2001. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Peter Quadros Seiffert

MENEGASSO, M. E.SALM, José Francisco; NOLLI, Dario; ALPERSTEDT, Graziela Dias; PEREIRA, Maurício Fernandes. Modelo de Gestão Humana para empresas intensivas em Capital Intelectual Humano. 2001. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Pedro Guilherme Kraus

KRAUS, P. G.;MENEGASSO, M. E.SALM, José Francisco; WILHELM, P. P. H.; KAMATH, S. J.; KOPITTKE, Bruno Hartmut. Propostas de modelo de internacionalização de empresas brasileira: o caso de cinco empresas produtoras exportadoras localizadas em Santa Catarina. 2000. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Pedro Guilherme Kraus

SALM, Jose FranciscoMENEGASSO, M. E.; KOPITTKE, Bruno Hartmut; WILHELM, P. P. H.; KAMATH, S. J.. Proposta de modelo de internacionalização de empresas brasileiras: o caso de cinco empresas produtoras exportadoras localizadas em Santa Catarina.. 2000. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: RUI OTÁVIO BERNARDES DE ANDRADE

MENEGASSO, M. E.; ANDRADE, R. O. B.. Projeto pedagógico para os cursos de graduação em administração: uma proposta metodológica.. 2000. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Cícero Ricardo França Barbosa

BARBOSA, C. R. F.;MENEGASSO, M. E.. Empregabilidade e geração de renda: estratégias de ação para a formulação e implementação das políticas públicas de trabalho e renda a partir da experiência de Santa Catarina. 1999. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Carlos Roberto De Rolt

MENEGASSO, M. E.; ROLT, Carlos Roberto de. O desenvolvimento da comunidade virtual: uma proposta para a melhoria da qualidade e da comercialização da software. 1999. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Josiane Bortoluzzi

Vera Maria Ribeiro Nogueira;MENEGASSO, M. E.; GUIMARÃES, V. N.; Ivete Semionatto. Organização coletiva de desempregados e a economia solidária em Chapecó: estratégias de sobrevivência ou resistências anti-capitalistas.. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Enise Barth

MENEGASSO, M. E.; BIER, Clerilei Aparecidade;LAFFIN, Marcos; MORAES, Mário Cesar Barreto;SALM, Jose Francisco. Educação Continuada nas Organizações: Uma Estratégia de Continuidade e Competitividade. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Maria Julia Trevizan

SALM, Jose FranciscoMENEGASSO, M. E.; ROLT, Carlos Roberto de; NOLLI, Dario; BIER, Clerilei Aparecida. Definição de competências dos gestores administrativos e de apoio em Universidades Comunitárias. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Karina de Déa Roglio

SALM, Jose Francisco; MARCON, Rosilene;HEIDEMANN, Francisco GabrielMENEGASSO, M. E.; MORAES, Mário Cesar Barreto. O desenvolvimento do administrador reflexivo. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Julibio David Ardigo

SALM, José FranciscoMENEGASSO, M. E.; ROLT, Carlos Roberto de; MORAES, Mário César Barreto; Ricardo Felipe Custódio; BIER, Clerilei Aparecida. Infra-estrutura de chaves públicas como organização virtual para processos de avaliação somativa à distância.. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: MARILUCI NEIS CARELLI

MENEGASSO, M. E.SALM, José Francisco; BORESTEIN, C. R.; NOLLI, Dário. Os fundamentos epistemológicos da gestão ambiental na empresa: uma proposta na área social.. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Arnaldo José de Lima

MENEGASSO, M. E.SALM, José Francisco; MAFRA, Wilson José; BIER, Clerilei Aparecida; OLIVEIRA, Rubens Araújo de. Planejamento Estratégico em Bibliotecas Universitárias. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Valdir Machado Valadão Junior

MENEGASSO, M. E.SALM, José Francisco; BIER, Clerilei Aparecida;HEIDEMANN, Francisco GabrielLAFFIN, Marcos. Gestão em organizações de trabalho e renda: perspectivas epistemológicas.. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Marcos Laffin

LAFFIN, MarcosMENEGASSO, M. E.SALM, José Francisco; KUENZER, A. Z.; PASOLD, B.; BORGERT, A.. A Organização do trabalho do professor de contabilidade da UFSC. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Mário César Barreto Moraes

MENEGASSO, M. E.; MORAES, Mário César Barreto; BIER, Clerilei Aparecidade;SALM, José Francisco; OLIVIEIRA, R. A.. Modelo de gestão para instituições de ensino superior públicas e privadas em ambientes competitivos - proposta de estudo de caso. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Maria terezinha da Silva do Sacramento

SACRAMENTO, M. T. S.;MENEGASSO, M. E.; GONTIJO, Leila Amaral; CRUZ, R. M.; CARDOSO, Olga Regina. A crise da autoridade e o impacto da gestão da produção. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Luíz Moretto

MENEGASSO, M. E.; MORETTO, L.;SALM, José Francisco; COLOSSI, N.; ZEFERINO, A. C.. A atividade turística na Ilha de Santa Catarina: análise das estratégias competitivas adotadas no período de 1970 a 2000 estudo comparativo com a ilha de GRAND Canária/Espanha. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Peter Quadros Seiffert

SEIFFERT, P. Q.;MENEGASSO, M. E.SALM, José Francisco; FIALHO, Francisco Antônio Pereira; SCHNEIDER, C. A.. Modelo de gestão humana para empresas intensivas em capital intelectual humano. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Dario Nolli

MENEGASSO, M. E.; NOLLI, Dario;SALM, José Francisco; MAFRA, Wilson José; AMBONI, N.; AMARAL, H.. Avaliação da eficácia dos cursos de graduação: uma proposta metodológica. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Maurício Fernandes Pereira

MENEGASSO, M. E.; PEREIRA, Maurício Fernandes;SALM, José Francisco; CARVALHO JÚNIOR, L. C.; SILVA, E. M.. O processo de costrução do planejamento estratégico através da pesquisa-ação: o caso do SESC. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Regina Panceri

BARROS, N. M.;MENEGASSO, M. E.; Neri dos Santos; MALHEIROS, R. C. C.. A determinação das competências essenciais para a gestão de uma organização do Terceiro Setor.. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: nelci moreira de barros

BARROS, N. M.;MENEGASSO, M. E.. Vigília Tecnológica e descontinuidades na criação de produtos - uma proposta de método para a prática de prospecção tecnológica. 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Áurio do Santos

MENEGASSO, M. E.; SANTOS, Á.; ERDMANN, R. H.; CAETANO, J. C.; PILATI, J. I.; NASSAR, S. M.. Indicadores de desempenho quali-quantitativos para o sistema municipal de vigilância sanitária de Florianópolis: a expressão da excelência estratégica em busca de auto-organização. 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Pedro Guilherme Kraus

SALM, Jose FranciscoMENEGASSO, M. E.; KOPITTKE, Bruno Hartmut; Neri dos Santos. O processo de internacionalização de empresas: o caso das empresas produtoras exportadoras localizadas na cidade de Blumenau/SC.. 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Luciane Ferreira Cardoso

CARDOSO, Luciane Ferreira; NETO, Luis Moretto; DELLAGNELLO, E. H. L.; GARRIDO, Pulo Otolini;MENEGASSO, Maria Ester. Análise das ações realizadas pelo Ministério da Educação no território da cidadania do Meio Oeste Contestado, à luz da gestão social. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

ROVARIS, S. C.;MENEGASSO, M. E.; ESPÍNDOLA, C.; BALTHAZAR, A.. Projeto Social - orientação no orçamento doméstico: um desafio para o Serviço Social. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Gelton Medeiros

MENEGASSO, M. E.; MEDEIROS, G.. Gerenciamento Social: um estudo de caso. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Marli Milkiewicz

MENEGASSO, M. E.; MILKIEWICZ, M.. A visão do adolescente sobre a sua formação. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Lisiane Bueno da Rosa

MENEGASSO, M. E.; ROSA, L. B.. A mulher negra no mundo do trabalho: um cenário de disseminações e desigualdades.. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Luciana Pereira da Silva

MENEGASSO, M. E.; SILVA, L. P.. As condições e o papel no processo de desenvolvimento psicossocial da criança e adolescente.. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

MENEGASSO, M. E.; ROQUE, E. D.. Amor materno: do mito à conquista. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Suzana Maria Sabetsky

MENEGASSO, M. E.; SABETSKY, S. M.. O universo institucional do Serviço Social: uma vivência prática de estágio. 1988. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Fabiola Coral Rodrigues

MENEGASSO, M. E.; RODRIGUES, F. C.. Sistematização da experiência de Serviço Social com o Projeto de Extensão Comunitária da prevenção da deficiência mental APAE. 1988. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Ivan Divanenko

MENEGASSO, M. E.; DIVANENKO, I.. Casos Financeiros. 1987. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Maurício Silva

MAFRA, José Francisco;MENEGASSO, M. E.; LAPOLLI, Edis Mafra. Serviço Social e Movimento Social Urbano: uma experiência na Associação do Morro do Horário. 1987. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Noeli Catarina Pazetto

MENEGASSO, M. E.; PAZETTO, N. C.. Sistematização da prática de estágio realizada no condomínio de jovens da comunidade da Barra da Lagoa. 1986. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Rosângela Picolli

MENEGASSO, M. E.; PICOLLI, R.. Uma experiência de Serviço Social na extensão da pesca. 1985. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Maristela Zorzo

MENEGASSO, M. E.; ZORZO, M.. Clube de mães: um espaço para reflexão sobre o cotidiano da Mulher. 1983. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Giane Bracelo Luetke

DELLAGNELO, Lúcia Gomes Vieira;MENEGASSO, M. E.; DALLABRIDA, Norberto. Análise de indicadores sociais de uma organização do Terceiro Setor. 2004. Outra participação, Universidade do Estado de Santa Catarina.

MENEGASSO, M. E.. Avaliação dos Cursos Superiores do Guia do Estudante (Editora Abril). 2007. Editora Abril S/A.

MENEGASSO, Maria Ester. Presidente da banca examinadora para professor substituto na área de Filosofia e Ética.. 2012. Universidade do Estado de Santa Catarina.

MORAES, Mário César Barreto; BIER, Clerilei Aparecidade;HEIDEMANN, Francisco Gabriel; ALPERSTEDT, Graziela Dias; COSTA, Jane Iara Pereira da; SILVA FILHO, José Luiz Fonseca da; ARDIGO, Julíbio David; FEUERSCHUTTE, S. G.;MENEGASSO, M. E.. Comissão de Seleção Mestrado Profissional em Administração. 2007. Universidade do Estado de Santa Catarina.

MENEGASSO, M. E.; VALADÃO, V.; BIER, Clerilei Aparecida; SANCHES, A. A.. Presidente de Banca Examinadora referente ao Concurso Público n°01/2006 para Professor Efetivo da Disciplina Administração Pública - Legislação do Terceiro Setor e Proteção Social, do Curso de Graduação em Administração ESAG. 2006. Universidade do Estado de Santa Catarina.

HEIDEMANN, Francisco Gabriel; CARELLI, Mariluce Neiss;MENEGASSO, M. E.; FEUERSCHUTTE, S. G.. Participação em Banca Examinadora para Professor Efetivo - Administração Pública/Desenvolvimento Comunitário e Poder Local. 2006. Universidade do Estado de Santa Catarina.

MENEGASSO, M. E.; VALADÃO, V.; BIER, Clerilei Aparecida; SANCHES, A. A.. Participação em Banca Examinadora para Professor Efetivo - Administração Pública/Legislação do Terceiro Setor e Proteção Social. 2006. Universidade do Estado de Santa Catarina.

HEIDEMANN, Francisco Gabriel; BIER, Clerilei Aparecida; ALPERSTEDT, Graziela Dias; COSTA, Jane Iara Pereira da; SILVA FILHO, José Luiz Fonseca da;MENEGASSO, M. E.. Comissão de Seleção para o processo de seleção do Mestrado Profissional em Administração. 2005. Universidade do Estado de Santa Catarina.

SALM, J. F.HEIDEMANN, Francisco Gabriel; SERVA, M.;MENEGASSO, M. E.. Participação em Banca Examinadora referente para Professor Efetivo - Administração Pública. 2005. Universidade do Estado de Santa Catarina.

MENEGASSO, M. E.HEIDEMANN, Francisco Gabriel; Asmann, Silvino;SALM, J. F.. Participação em Banca Examinadora para Professor Efetivo - Ciência Política e Oraganização do Estado. 2005. Universidade do Estado de Santa Catarina.

ALPERSTEDT, Graziela Dias; DELLAGNELLO, E. H. L.;MENEGASSO, M. E.SALM, J. F.. Participação em Banca Examinadora para Professor Efetivo - Comunicação e Negociação Nos Serviços Públicos. 2005. Universidade do Estado de Santa Catarina.

MENEGASSO, M. E.. Concurso Para Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina. 2002. Universidade Federal de Santa Catarina.

MENEGASSO, M. E.. Banca do Concurso de Artigos VI ENEAP Floripa. 2007. Universidade do Estado de Santa Catarina.

MENEGASSO, M. E.. Banca Avaliadora do Prêmio ENEAD de Iniciação Cientifica. 2006. Universidade do Estado de Santa Catarina.

MENEGASSO, M. E.. Reunião sobre o Projeto Pedagógico de Curso. 2004. Universidade do Estado de Santa Catarina.

MENEGASSO, M. E.. Avaliação de trabalhos da XXIV ENANPAD. 2010.

MENEGASSO, M. E.HEIDEMANN, Francisco Gabriel; VENDRAMINI, Patrícia. Participação em Banca Examinadora para Professor Colaborador - Administração Pública. 2009. Universidade do Estado de Santa Catarina.

MENEGASSO, M. E.. Avaliação de Trabalhos no XXXIII EnANPAD. 2009. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração.

MENEGASSO, M. E.HEIDEMANN, Francisco Gabriel; ALPERSTEDT, Graziela Dias; VENDRAMINI, Patrícia. Participação em Banca Examinadora para Professor Colaborador - Administração Pública/Gestão de Organizações do Terceiro Setor. 2007. Universidade do Estado de Santa Catarina.

HEIDEMANN, Francisco GabrielMENEGASSO, M. E.; RONCONI, L.; ALPERSTEDT, Graziela Dias. Participação em Banca Examinadora para Professor Colaborador - Desenvolvimento Sustentável e Territorialidade. 2007. Universidade do Estado de Santa Catarina.

MENEGASSO, M. E.; ZAPELINI, M. B.; BOGO, J. M.; FEUERSCHUTTE, S. G.. Participação em Banca Examinadora para Professor Colaborador - Administração Pública/Responsabilidade Social Corporativa. 2007. Universidade do Estado de Santa Catarina.

MENEGASSO, M. E.HEIDEMANN, Francisco GabrielSALM, J. F.; VENDRAMINI, Patrícia. Participação em Banca Examinadora para Professor Colaborador - Administração Municipal. 2007. Universidade do Estado de Santa Catarina.

SALM, J. F.HEIDEMANN, Francisco GabrielMENEGASSO, M. E.; VENDRAMINI, Patrícia. Participação em Banca Examinadora para Professor Colaborador - Administração Pública/Teoria e Prática de Admiistração de Serviços Públicos. 2007. Universidade do Estado de Santa Catarina.

MENEGASSO, M. E.HEIDEMANN, Francisco Gabriel; VENDRAMINI, Patrícia;SALM, J. F.. Participação em Banca Examinadora para Professor Colaborador - Gestão de Espaços Urbanos. 2007. Universidade do Estado de Santa Catarina.

ESPANIOL, E. L.;HEIDEMANN, Francisco Gabriel; RONCONI, L.;MENEGASSO, M. E.. Participação em Banca Examinadora para Professor Colaborador - Estudos Sobre a Realidade Catarinense. 2007. Universidade do Estado de Santa Catarina.

ALPERSTEDT, Graziela Dias; MORAES, Mário Cesar Barreto; LIMA, A. J.;MENEGASSO, M. E.. Participação em Banca Examinadora para Professor Colaborador - Administração Pública/Estratégia em Organizações Públicas. 2006. Universidade do Estado de Santa Catarina.

MENEGASSO, M. E.HEIDEMANN, Francisco GabrielSALM, Jose Francisco; BIER, Clerilei Aparecida. Presidente de Banca de Processo Seletivo p/ professor - Disciplina: Co-Produção de Serviços Públicos. 2005. Universidade do Estado de Santa Catarina.

MONTEIRO, L. G. M.; ALPERSTEDT, Graziela Dias; LIMA, A. J.;MENEGASSO, M. E.. Participação em Banca de Processo Seletivo p/ professor - Disciplina: Administração Pública. 2005. Universidade do Estado de Santa Catarina.

MONTEIRO, L. G. M.; ALPERSTEDT, Graziela Dias; LIMA, A. J.;MENEGASSO, M. E.. Participação da Banca Examinadora referente ao Processo Seletivo de Professor - Psicologia. 2005. Universidade do Estado de Santa Catarina.

ARDIGO, Julíbio David; ROLT, Carlos Roberto de;MENEGASSO, M. E.; LIMA, A. J.. Participação em Banca Examinadora para Professor Efetivo - Administração Pública/ Sistemas de Informações Gerenciais. 2005. Universidade do Estado de Santa Catarina.

MENEGASSO, M. E.. Participação no processo seletivo do curso de Mestrado em Serviço Social. 2002. Universidade Federal de Santa Catarina.

MENEGASSO, M. E.. Comissão dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica da UFSC - PIBIC/CNPq/UFSC. 2002. Universidade Federal de Santa Catarina.

MENEGASSO, M. E.; MEYER, Silvio Lehmkuhl; GELINSKI, Francisco; OSTROSKI, Sinésio Stefano Dubiela. Comissão Receptora e Escrutinadora de Votos na escolha do Representante dos Professores junto ao Conselho Universitário - CUn. 2002. Universidade Federal de Santa Catarina.

MENEGASSO, M. E.. Comissão dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica da UFSC - PIBIC/CNPq/UFSC. 2001. Universidade Federal de Santa Catarina.

Orientou

Fabiana Witti

Estratégias para a co-produção do bem público em rede: estudo nas organizações sociaisque se dedicam ao meio-ambiente no âmbito da Secretaria Regional de Joinville - SC; 2007; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração) - Universidade do Estado de Santa Catarina,; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Hélio César Bairros

Gestão Ambiental - Uma proposta de tomada de decisões conjuntas pelos órgãos de proteção ao meio ambiente de Florianópolis; 2007; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração) - Universidade do Estado de Santa Catarina,; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Verusca Fernandes Orige

A Estratégia da responsabilidade Social sob a ótica da Avaliação das ações sociais das empresas; 2007; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração) - Universidade do Estado de Santa Catarina,; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Fabiana Witt

Estratégias para a co-produção do bem público em rede: estudo nas organizações sociais que se dedicam ao meio-ambiente no âmbito da Secretaria Regional de Joinville/SC; 2007; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração) - Universidade do Estado de Santa Catarina,; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Elaine Thais da Silva

O papel das organizações sociais na implementação de políticas de trabalho e renda: um estudo na Região de Itajaí; 2007; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração) - Universidade do Estado de Santa Catarina,; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Leila Rosa

O impacto das ações de responsabilidade social da Celulose Irani no desenvolvimento da comunidade Vila Campina da Alegria; 2007; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração) - Universidade do Estado de Santa Catarina,; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Fabiana Witt

Estrategias para a coprodução do bem publico em rede: estudo nas organizações sociais que se dedicam ao meio ambiente no ambito da Secretaria Regional de Joinville; 2007; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração) - Universidade do Estado de Santa Catarina-Centro de Ciencias Socio-economica,; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Milene Medeiros

Proposta de Metodologia para avaliar Programas de Educação Continuada Comunitária sob a Perspectiva da Co-Produção do Bem Público; 2006; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Milene Medeiros

Proposta de metodologia para avaliar programas de educação continuada comunitaria sob a perpectiva da coprodução do bem público; 2006; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Administração) - Universidade do Estado de Santa Catarina-Centro de Ciencias Socio-economica, Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Alberi Chiodelli

Governança corporativa: uma proposta para o conglomerado econômico Lages; ; 2005; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração) - Universidade do Estado de Santa Catarina,; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Walery Luci da Silva Maciel

Estratégias adotadas por Organizações do Terceiro Setor numa perspectiva de Accountability: um estudo de caso; 2005; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração) - Universidade do Estado de Santa Catarina,; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Jácomo Mutti Perrucho Filho

Gestão social e gerenciamento na administração das políticas públicas: um estudo sobre a Agência de Desenvolvimento Social do Governo do Distrito Federal; 2004; 0 f; Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Maria Ester Menegasso;

André Arthur Dutra

A articulação das redes interorganizacionais na hotelaria de Florianópolis: Um estudo de multicasos; ; 2004; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração) - Universidade do Estado de Santa Catarina,; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Carlos Eduardo de Liz

Serra Catarinense: uma nova concepção metodológica de desenvolvimento sustentável; ; 2004; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração) - Universidade do Estado de Santa Catarina,; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Patricia Perovano Pacheco

A apresença dos princípios da administração complexa (autonomia, cooperação, agregação e auto-organização) no funcionamento do modelo organizacional de células semi_autônomas na Embraco; ; 2004; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração) - Universidade do Estado de Santa Catarina,; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Maria Helena da Silva

Os conhecimentos dos gerentes que integram a organização em aprendizagem; ; 2004; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração) - Universidade do Estado de Santa Catarina,; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Afonso Muller

Estratégias corporativas: a possibilidade de centralização das atividades meio das empresas do conglomerado Sol; ; 2004; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração) - Universidade do Estado de Santa Catarina,; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Adriana Mueller

A utilização dos indicadores de responsabilidade social corporativa e sua relação com os stakeholders; 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Luciana Ronconi

Gestão Social e economia solidária: desafios para o serviço social; 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Marineide Wieczynski

O significado da ocupação pós-aposentadoria nas organizações sociais: uma questão em debate; 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Maristela Batista do Nascimento

Gestão Social: o caso do Instituto Dom Fernando; ; 2003; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Edite Maria Barbosa Guilhon

A organização confessional e o desenvolvimento humano frente à pedagogia Montessori; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Maria Goreti Simão Cruz

Reestruturação Organizacional direcionada para a formação de equipes - bases teórico-empíricas; ; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Agatha Priscila Cotrufo

Liderança em empresa do setor de cosméticos: um estudo de caso; ; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Miriam Gomes Vieira de Andrade

Organizações do Terceiro Setor: estratégias para captação de recursos; ; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Ronaldo Miranda Pontes

Responsabilidade social corporativa nos distritos industriais de Juiz de Fora; 2002; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Maria Cristina Hatz

Critérios essenciais à implantação da social accountability (SA) 8000: um estudo de caso; ; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Cláudia Patrícia Rojas Rodrigues

Relação entre as abordagens estratégia empresarial e aprendizado organizacional; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Luciane Secco Gruber

Liderança - Habilidades e características do líder numa organização bancária: um estudo de caso; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Marcos Ricardo Goebel Hepp

O comportamento do gerente de agência bancária frente ao portador de deficiência: um estudo de caso; ; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Luiz Ramos da Silva

Empregabilidade: o entendimento da gerência média do Banco do Brasil - um estudo de caso; ; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Homero Pampolini Junior

Uma abordagem qualitativa sobre o entedimento de empresários paranaenses acerca da responsabilidade social e as respectivas repercusões em âmbito pessoal e organizacional e comunitário; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Benjamim Martins andré

Obtenção e disseminação do conhecimento numa empresa pública de informática; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Marcelo Mattos de Souza

Comunicação interna e mudança organizacional: um estudo de caso; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Sandra Regina Fusco

Capacitação Profissional na Organização Amoco do Brasil LTDA; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Patricia Vendramini

Liderança e Mudança Organizacional; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Beatriz Ribas Konrad

Capacitação de líderes baseados em princípios: um estudo de caso em Organização Universitária Pública; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração) - Universidade do Estado de Santa Catarina,; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Robrigo Canani Medeiros

Concursos públicos: uma análise do processo de seleção e recrutamento externo da Caixa Econômica Federal; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Administração) - Universidade do Estado de Santa Catarina,; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Enise Barth

Educação Continuada Corporativa: aprendizagem e desenvolvimento humano no setor metal-mecânico; ; 2005; Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Maria Ester Menegasso;

MARILUCI NEIS CARELLI

Gestão ambiental na empresa: Bases epistemologicas; ; 2004; Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Valdir Machado Valadão

Bases epistemológicas e modo de gestão em organizações de trabalho e renda; 2003; 0 f; Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Marcos Laffin

De Contador a Professor: a trajetória da docência no ensino supeior de contabilidade; 2002; Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia de Produção & Sistemas - PPGEPS/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Tatiane Nunes da Rosa

Tatiane nunes da Rosa; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Simone Aparecida Ribeiro

Associação de Recicladores Esperança: uma alternativa de geração de trabalho e renda; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Andréa Nunes Vieira

As organizações do terceiro setor e a gestão de pessoas: verso e reverso; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Mariana Machado

Responsabilidade social empresarial: uma inserção do serviço social; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Juliana Telles do Rosário

Serviço social na empresa: responsabilidade social empresarial um tema emergente; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Gelton Medeiros

Gerenciamento Social: um estudo de caso; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Ester Menegasso;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Projeto Social - orientação no orçamento doméstico: um desafio para o Serviço Social; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Marli Milkiewicz

A visão do adolescente sobre sua formação; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Angela Buhr

A necessidade de um novo agir profisisonal: um desafio ao Serviço Social do DER/SC; 2001; 60 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Simone Aparecida Passos

Formação de empreendimentos produtivos no âmbito da política pública: relato de uma experiência; 2001; 60 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Daiane Hunen Tomaz

Assessoria: uma proposta de trabalho para o grupo de aposentados da Epagri; 2001; 65 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Carla Maria Andreolla Neto

A assessoria do Serviço Social às gerências no processo de avaliação de desempenho: uma experiência no Serviço Social da industria; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Léia Mayer

O Desafio das Gerências na Gestão de Pessoas: Um Olhar do Serviço Social; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa Especial de Treinamento; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Graziela Jacques

Saúde x Trabalho; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Ester Menegasso;

ADELAIDE MARCELINO PEREIRA

O Processo de Trabalho no Projeto Abordagem de Rua; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Ester Menegasso;

CARLA DA ROSA MENEZES

Gerenciamento de Projetos sociais: Uma Prática do Serviço Social; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Lisiane Bueno da Rosa

A mulher negra no mundo do trabalho: um cenário de disseminações e desigualdades; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Carolina Hoeller da Silva

O trabalho em equipe e a interdisciplinaridade: um estudo do programa Proteger do MRSJ; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Luciana Pereira da Silva

As condições e o papel no processo de desenvolvimento psicossocial da criança e adolescente; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Ester Menegasso;

KARINE OARA ZERBATCH

PROMENOR, TRAJETÓRIA INSTITUCIONAL; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Cilene Kosmann

PROCESSO DE TRABALHO: LEITURA DO COTIDIANO; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Ester Menegasso;

ALINE CAROLINE MEDEIROS

QUALIDADE DE VIDA: UM DESAFIO PARA OS APOSENTADOS DA CELESC; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Ester Menegasso;

ADRIANA TORGA SALLES

OS DESAFIOS ATUAIS DA CAPACITAÇÃO DO TRABALHO PARA O MERCADO DE TRABALHO: UM ESTUDO SOBRE CURSOS DE CAPACITAÇÃO; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Ester Menegasso;

IRACI BATISTA DOS SANTOS

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: COMO POLÍTICA PÚBLICA E COMO REPRESENTÇÃO SOCIAL, UMA EXPERIÊNCIA NO MORRO DA MARIQUINHA; ; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Marion Aline Faccioni

VERSO E REVERSO DAS CONDIÇÕES DE VIDA DO TRABALHO NO DER/SC; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Ester Menegasso;

KARIN KEMPER

A TRAJETÓRIA DA COOPERATIVA COOPERVEST: UM DESAFIO PARA O SERVIÇO SOCIAL; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Ester Menegasso;

CLEUSA REGINA HEIDEMANN

A MULHER E O TRABALHO: UMA EXPERIÊNCIA NO CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO POPULAR; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Ester Menegasso;

[Nome removido após solicitação do usuário]

AMOR MATERNO: DO MITO À CONQUISTA; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Suzana Maria Sabetsky

O UNIVERSO INSTITUCIONAL DO SERVIÇO SOCIAL- UMA VIVÊNCIA PRÁTICA DE ESTÁGIO; 1988; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Fabiola Coral Rodrigues

SISTEMATIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA DE SERVIÇO SOCIAL COM O PROJETO DE EXTENSÃO COMUNITÁRIA DA PREVENÇÃO DA DEFICIÊNCIA MENTAL APAE; 1988; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Maurício Silva

SERVIÇO SOCIAL E MOVIMENTO SOCIAL URBANO: UMA EXPERIÊNCIA NA ASSOCIAÇÃO DO MORRO DO HORÁCIO; 1987; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Ivan Divanenko

CASOS FINANCEIROS; 1987; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Noeli Catarina Pazetto

SISTEMATIZAÇÃO DA PRÁTICA DE ESTÁGIO REALIZADA NO CONDOMÍNIO DE JOVENS DA COMUNIDADE DA BARRA DA LAGOA; 1986; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Rosângela Picolli

UMA EXPERIÊNCIA DE SERVIÇO SOCIAL NA EXTENSÃO DA PESCA; 1985; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Maristela Zorzo

CLUBE DE MÃES: UM ESPAÇO PARA REFLEXÃO SOBRE O COTIDIANO DA MULHER; 1983; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Carla de Barros Leiras

Qualidade de Vida x Estratégia de Sobrevivência; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Fernanda Ely Borba

O perfil do empreendimentos produtivos de base comunitária na região da grande Florianópolis; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Mariluce Neiss Carelli

Os fundamentos epistemológicos da gestão ambiental na empresa: uma proposta para área social; 2003; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Ester Menegasso;

MARILUCI NEIS CARELLI

Os fundamentos epistemológicos da gestão ambiental na empresa: uma proposta na área social; 2003; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Roberta da Silva

Estágio Obrigatório; 2002; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Alessandra Beatriz da Silva

Estágio Obrigatório; 2002; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Patrícia Diemer

Estágio Obrigatório; 2002; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Elizandra dos Anjos

Estágio Obrigatório; 2002; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Andreza Virgilio

Estágio não obrigatório; 2002; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Valdir Machado Valadão Junior

Gestão em organizações de trabalho e renda: perspectivas epistemológicas; ; 2002; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Roberta da Silva

Estágio Obrigatório; 2001; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Alessandra Beatriz da Silva

Estágio Obrigatório; 2001; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Patrícia Diemer

Estágio Obrigatório; 2001; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Elizandra dos Anjos

Estágio Obrigatório; 2001; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Andreza Virgilio

Rede Virtual; 2001; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Marcos Laffin

A organização do trabalho do professor de contabilidade da UFSC; ; 2001; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maria Ester Menegasso;

Produções bibliográficas

  • SALM, Jose Francisco ; MENEGASSO, Maria Ester . A Base Epistemológica da Ação Administrativa nas Organizações Substantivas e a Formação do Gestor Social. Revista de Ciências da Administração (CAD/UFSC) , v. 1, p. 63-78, 2015.

  • KLEIN JR, VITOR HUGO ; SALM, José Francisco ; HEIDEMANN, FRANCISCO G. ; MENEGASSO, Maria Ester . Participação e coprodução em política habitacional: estudo de um programa de construção de moradias em SC. Revista de Administração Pública (Impresso) , v. 46, p. 25-48, 2012.

  • GOULART, M. S. B. ; MENEGASSO, M. E. ; WEIDAUER, R. B. ; COSTA, E. A. . Controle social do orçamento regionalizado em SC: análise dos registros das reuniões deliberativas di Conselho de Desenvolvimento Regional de Itajaí no período de 2008 a 2010. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional , v. 8, p. 76-98, 2012.

  • SALM, J. F. ; SCHOMMER, P. C. ; HEIDEMANN, Francisco Gabriel ; VENDRAMINI, Patrícia ; MENEGASSO, Maria Ester . CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA: uma construção à luz da 'coprodução do bem público' e do 'Novo Serviço Público'.. Temas de Administração Pública (UNESP. Araraquara) , v. 2, p. 1-29, 2011.

  • SALM, José Francisco ; MENEGASSO, M. E. . Os modelos de Administração Publica como Estratégias Complementares para a Coprodução do Bem Público. Revista de Ciências da Administração (CAD/UFSC) , v. 11, p. 97-120, 2009.

  • SALM, J. F. ; MENEGASSO, M. E. . Os Modelos de Administração Pública como Estratégias Complementares para a Coprodução do Bem Público. Revista de Ciências da Administração , v. 11, p. 97-120, 2009.

  • MENEGASSO, M. E. ; RIBEIRO, R. M. . Co-produção do Bem Público e o Desenvolvimento da Cidadania: o caso do PROERD em Santa Catarina. Alcance (UNIVALI) , v. 14, p. 231-246, 2007.

  • NADIR JUNIOR, A. M. ; SALM, Jose Francisco ; MENEGASSO, M. E. . Estratégias e Ações para Implementação do ICMS Ecológico por meio da Co-produção do Bem Público. Revista de Negócios (Online) , v. 12, p. a-b, 2007.

  • TOMBI, W. ; SALM, J. F. ; MENEGASSO, M. E. . Responsabilidade social, voluntariado e comunidade: estratégias convergentes para um ambiente de co-produção do bem público.. O&S. Organizações & Sociedade , v. 13, p. 125-141, 2006.

  • SALM, J. F. ; MENEGASSO, M. E. ; HEIDEMANN, Francisco Gabriel . Política de Educação Continuada Corporativa: capacitação gerencial em empresas públicas. O&S. Organizações & Sociedade , v. 13, p. 131-148, 2006.

  • MENEGASSO, M. E. ; SALM, José Francisco . Tranformação organizacional: proposta de modelo para empresas públicas. Revista de Ciências da Administração (CAD/UFSC) , Floianópolis, v. 14, p. 1-20, 2005.

  • SALM, José Francisco ; HEIDEMANN, Francisco Gabriel ; MENEGASSO, M. E. . Educação Continuada Cooporativa: um estudo sobre a CELESC. Site Aneel, www.aneel.gov.br, p. 1-14, 2004.

  • MENEGASSO, M. E. . Associação de base comunitária de geração de trabalho e renda: a questão da gestão. Revista Katalysis , Florianópolis, v. 6, p. 63-70, 2003.

  • MENEGASSO, M. E. ; MAYER, Léia ; MULLER, Adriana . Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Organizações e Gestão de Políticas Sociais. Revista Katalysis , Florianópolis, v. 5, n.2, p. 103-106, 2002.

  • MENEGASSO, M. E. . Organizações e Serviço Social. Revista Katalysis , Florianópolis, v. 5, n.2, p. 107-114, 2002.

  • MENEGASSO, M. E. . Capacitação de Gestores. Revista Katalysis , Florianópolis, v. 5, n.2, p. 165-169, 2002.

  • MENEGASSO, M. E. ; SALM, José Francisco . A Educação Cotinuada e (a) capacitação gerencial: discussão de uma experiência. Revista de Ciências da Administração (CAD/UFSC) , Florianópolis, v. 1, n.5, p. 27-35, 2001.

  • MENEGASSO, M. E. . Responsabilidade social das empresas: um desafio para o Serviço Social.. Revista Katalysis, Florianópolis, v. 1, n.5, p. 63-71, 2001.

  • MENEGASSO, M. E. . O Trabalho, a Ocupação e o Emprego. Revista de Negócios , v. 5, n.1, p. 15-24, 2000.

  • MENEGASSO, M. E. . As Teorias Administrativas e a Empregabilidade Vista Sob O Enfoque da Organização Em Aprendizagem. Revista de Ciências da Administração (CAD/UFSC) , Florianópolis, v. ÚNICO, n.2, p. 49-60, 1999.

  • MENEGASSO, M. E. . O Terceiro Setor: uma visão preliminar. Portal Social, www.portalsocial.ufsc.br, 1999.

  • MENEGASSO, M. E. ; SALM, José Francisco . Planejamento Estratégico no Novo Espaço de Produção: Determinismos e Possibilidades. Revista de Negócios , Blumenau, n.4, p. 21-35, 1996.

  • MENEGASSO, M. E. ; SALM, Jose Francisco . Qualidade Total: uma Premissa para o Desenvolvimento Pessoal.. Revista de Negócios , n.1, p. 11-21, 1995.

  • CARELLI, Mariluce Neiss ; MENEGASSO, M. E. . Patrimonio ambiental: discussão de pressupostos sob a ótica da ecologia politica. In: Nadja de Carvalho Lamas; Taiza Mara Rauen. (Org.). (pro) Posições Culturais. 01ed.Joinville,SC: Editora UNIVILLE, 2010, v. 01, p. 139-165.

  • MENEGASSO, M. E. . Implantação em Balneário Camboriú. Revista Udesc 50 anos, Florianópolis, p. 63 - 63, 01 maio 2015.

  • SALM, Jose Francisco ; MENEGASSO, M. E. . Proposta de modelos para a coprodução do bem público a partir das tipologias de participação. In: XXXIV Encontro Científico de Administração da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração - EnANPAD, 2010, Rio de Janeiro. XXXIV Encontro da ANPAD. Rio de Janeiro: ANPAD, 2010. v. 24. p. 1-17.

  • Vitor Hugo Klein Junior ; SALM, José Francisco ; MENEGASSO, M. E. ; HEIDEMANN, Francisco Gabriel . Participação e Co-produção em Política Habitacional: Estudo de um Programa de Construção de Moradias em SC. In: Enapg - Encontro de Administração Pública e Governança, 2008, Salvador. Encontro de Administração Pública e Governança. Rio de Janeiro: Anpad, 2008.

  • Elaine Thais da Silva ; BOEIRA, Natália Pascoali ; SALM, J. F. ; MENEGASSO, M. E. . A Co-Produção na Implementação da Política Pública de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil: O Projeto Cata-vento. In: Enapg - Encontro Nacional de Administração Pública e Governança, 2008, Salvador. Encontro Nacional de Administração Pública e Governança. Rio de Janeiro: Anpad, 2008.

  • SALM, Jose Francisco ; MENEGASSO, M. E. ; AMBONI, N. . A Implantação do Curso de Administração Pública e a Formação Docente na Perspectiva do Modelo do Novo Serviço Público: um Caso para Ensino - Ofina de Práticas. In: I Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade, 2007, Recife. Resumo dos Trabalhos I Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade. Recife: ANPAD, 2007. v. I. p. 59-60.

  • SALM, Jose Francisco ; MENEGASSO, M. E. ; MORAES, Mário Cesar Barreto . A Capacitação Docente em Administração: referenciais e Proposições. In: I Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade, 2007, Recife. Resumo dos Trabalhos I Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade. Recife: ANPAD, 2007. v. I. p. 50-50.

  • SALM, Jose Francisco ; AMBONI, N. ; MORAES, Mário César Barreto ; MENEGASSO, M. E. . Metodologia para Implementação do Plano de Capacitação Docente (PCDA) no Curso de Administração. In: I Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade, 2007, Recife. Resumo dos Trabalhos I Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade. Recife: ANPAD, 2007. v. I. p. 59-60.

  • SALM, J. ; MENEGASSO, M. E. . Os Modelos de Adminsitração Pública como Estratégias para a Co-Produção do Bem Público. In: EnAPG - 2006, 2006, São Paulo. Modelos de Adminsitração Pública como Estratégias para a Co-Produção do Bem Público. São Paulo: ANPAD, 2006. p. 1-14.

  • SALM, J. F. ; MENEGASSO, M. E. . A Proposta do Novo Serviço Público e a Ação Comunitária de Bairro: um Estudo de Caso. In: EnAPG - 2006, 2006, São Paulo. A Proposta do Novo Serviço Público e a Ação Comunitária de Bairro: um Estudo de Caso. São Paulo: ANPAD, 2006. p. 1-14.

  • Luciana Pereira da Rocha ; MENEGASSO, M. E. ; SALM, J. F. . A Publicidade e Propaganda, Consideradas Ferramentas de Mercado da Comunicação, Contribuindo na Co-Produção do Bem Público: um estudo de caso no CAPC. In: EnAPG, 2006, São Paulo. A Publicidade e Propaganda, Consideradas Ferramentas de Mercado da Comunicação, Contribuindo na Co-Produção do Bem Público: um estudo de caso no CAPC. São Paulo: ANPAD, 2006. p. 1-14.

  • CARELLI, Mariluce Neiss ; MENEGASSO, M. E. . A profissionalização da gestão ambiental pública: bases epistemológicas. In: Centro Latinoamericano de Administracion para el Desarrollo - CLAD, 2005, Santiago - Chile. Anais do X CLAD. Santiago: CLAD, 2005. v. 1. p. 1-16.

  • TEIXEIRA, E. B. ; MENEGASSO, M. E. ; LAFFIN, Marcos . Os sentidos do trabalho: a voz de profissionais de uma indústria do setor metal-mecânico. In: Fórum CRITEOS, 2005, Porto Alegre/RS. Anais do Criteos 2005. Porto Alegre/RS: UFRGS, 2005. v. 1. p. 1-16.

  • SALM, José Francisco ; MENEGASSO, M. E. ; HEIDEMANN, Francisco Gabriel . Política de educação continuada corporativa: capacitação gerencialem empresa pública. In: IX Congreso internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 2004, Madrid. IX Congreso CLAD 2004. Madrid: CALD, 2004. v. 1. p. 1-16.

  • MENEGASSO, M. E. ; SALM, Jose Francisco . Serviços públicos e capital social. In: IX Congreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, 2004, Madrid. IX Congreso CLAD 2004. Madrid: CLAD, 2004. v. 1. p. 1-16.

  • MENEGASSO, M. E. ; VALADÃO JUNIOR, Valdir Machado . Geração de Trabalho e Renda: diversidade organizacional. In: XXVII ENANPAD, 2003, Atibaia. Anais do XXVII ENANPAD, 2003. v. 1. p. 1-16.

  • MENEGASSO, M. E. ; VALADÃO JÚNIOR, Valdir Machado . A emergência das organizações do terceiro setor: a gestão das associações de base comunitária de geração de trabalho e renda. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social, 2002, Juiz de Fora. VIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social, 2002. p. 1-8.

  • MENEGASSO, M. E. ; VALADÃO JUNIOR, Valdir Machado . Gestão em organizações de terceiro setor: um estudo comparativo em organizações de base comunitária. In: XXXVII Assembléia do Conselho Latino-Americano de Escolas de Administração, 2002, Porto Alegre. XXXVII CLADEA, 2002. p. 1-12.

  • MENEGASSO, M. E. ; VALADÃO JUNIOR, Valdir Machado . Ambiente Ecológico e Reciclagem: O Caso da ARESP. In: XXXVII Assembléia do Conselho Latino-Americado de Escolas de Administração, 2002, Porto Alegre. XXXVII CLADEA, 2002. p. 1-12.

  • MENEGASSO, M. E. ; PAMPOLINI JÚNIOR, Homero . O entendimento de empresários paranaenses sobre a responsabilidade social.. In: II Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, 2002, Florianópolis/SC. Anais da II Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC. Florianópolis/SC: UFSC, 2002. v. 1.

  • MENEGASSO, M. E. ; VALADÃO JÚNIOR, Valdir Machado . Associações de Base Comunitária: a experiência dos papeleiros de Florianópolis. In: 25º ENANPAD, 2001, São Paulo. Anais do ENANPAD. São Paulo, 2001. v. 1.

  • MENEGASSO, M. E. ; SALM, Jose Francisco . Núcleo de Estudos sobre delimitação e transformação organizacional.. In: I Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, 2000, Florianópolis. Anais da I Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC. Florianópolis/SC: Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, 2000. v. 1.

  • MENEGASSO, M. E. . A aprendizagem continuada e a empregabilidade - I. In: VII Semana da Pesquisa, 1998, Florianópolis. Anais da VII Semana da Pesquisa, 1998.

  • MENEGASSO, M. E. ; SALM, Jose Francisco . A Propedêutica como estratégia de empregabilidade. In: V Semana da Pesquisa, 1997, Florianópolis. Anais da V Semana da Pesquisa, 1997.

  • MENEGASSO, M. E. ; SALM, Jose Francisco . Desafio da empregabilidade: aprendizagem em equipe. In: VI Semana da Pesquisa, 1997, Florianópolis. Anais da VI Semana da Pesquisa, 1997.

  • MENEGASSO, M. E. . O Serviço Social nas Organizações Empresariais em Florianópolis- II. In: III Semana da Pesquisa, 1995, Florianópolis. Anais da III Semana da Pesquisa, 1995.

  • SALM, Jose Francisco ; AMBONI, N. ; MORAES, Mário César Barreto ; MENEGASSO, M. E. . Metodologia para Implementação do Plano de Capacitação Docente (PCDA) no Curso de Administração. In: Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade, 2007, Recife. Resumo dos Trabalhos I Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração, 2007. v. I. p. 63-63.

  • MENEGASSO, M. E. ; SALM, José Francisco . As organizações sociais na Região de Concórdia.. In: I Encontro dos Grupos de Pesquisa, 2004, Florianópolis. Caderno de Resumos. Florianópolis, 2004. v. 01. p. 07-08.

  • MENEGASSO, M. E. ; SALM, José Francisco . As Organizações Sociais na Região de São Joaquim. In: I Encontro dos Grupos de Pesquisa, 2004, Florianópolis. Caderno de Resumos. Florianópolis, 2004. v. 1. p. 08-10.

  • MENEGASSO, M. E. ; SALM, José Francisco . Diagnóstico do Capital Social na Região de Concórdia.. In: I Encontro dos Grupos de Pesquisa, 2004, Florianópolis. Caderno de Resumos, 2004. v. 1. p. 10-11.

  • MENEGASSO, M. E. ; SALM, José Francisco . Diagnóstico do Capital Social na Região de São Joaquim.. In: I Encontro dos Grupos de Pesquisa, 2004, Florianópolis. Caderno de Resumos, 2004. v. 1. p. 11-13.

  • SALM, Jose Francisco ; MENEGASSO, M. E. ; HEIDEMANN, Francisco Gabriel . Políticas de Educação Continuada Corporativa no Setor de Distribuição de Energia.. In: I Encontro dos Grupos de Pesquisa, 2004, Florianópolis. Caderno de Resumos, 2004. v. 1. p. 13-14.

  • MENEGASSO, M. E. ; BRASIL, Karla . Portal Social: da socialização da informação ao conhecimento, um intercâmbio com a comunidade. In: 3ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, 2003, Florianópolis/SC. Anais da 3ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC. Florianópolis/SC: UFSC, 2003. v. 1. p. 72-72.

  • MENEGASSO, M. E. ; MENEGASSO, José Francisco ; VALADÃO, Valdir Machado ; OLIVEIRA, Elaine Cristina de . Tecnologias apropriadas para geração de trabalho e renda nas associações de base comunitária. In: 3ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, 2003, Florianópolis/SC. Anais da 3ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC. Florianópolis/SC: UFSC, 2003. v. 1. p. 683-683.

  • LEIRAS, Carla de Barros ; MENEGASSO, M. E. . Qualidade de vida X estratégia de sobrevivência: um estudo sócio econômico. In: 3ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, 2003, Florianópolis/SC. Anais da 3ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC. Florianópolis/SC: UFSC, 2003. v. 1. p. 677-677.

  • BORBA, Fernanda Ely ; MENEGASSO, M. E. . O perfil das associações de base comunitária na Região da Grande Florianópolis. In: 3ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, 2003, Florianópolis. Anais da 3ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC. Florianópolis/SC: UFSC, 2003. v. 1. p. 670-670.

  • MENEGASSO, M. E. ; SALM, Jose Francisco ; BIER, Clerilei Aparecida ; VIEIRA, Carla ; STIMAMIGLIO, Josiane . A capacitação de gestores em organizações do Terceiro Setor: projeto assessoria. In: 3ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, 2003, Florianópolis/SC. Anais da 3ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC. Florianópolis/SC: UFSC, 2003. v. 1. p. 639-639.

  • MENEGASSO, M. E. ; VALADÃO JUNIOR, Valdir Machado . Gestão em Organizações de Terceiro Setor: Um Estudo Comparativo em Organizações da Base Comunitária. In: XXXVII Assembléia do Conselho Latino-Americado de Escolas de Administração, 2002, Porto Alegre. Anais da XXXVII CLADEA, 2002. p. 229-229.

  • MENEGASSO, M. E. ; VALADÃO, Valdir Machado ; MUELLER, Adriana ; MAYER, Léia ; VIRGÍLIO, Andreza . Emergência das organizações de Terceiro Setor: aprendendo a gerir. In: II Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, 2002, Florianópolis/SC. Anais da II Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC. Florianópolis/SC: UFSC, 2002. v. 1.

  • MENEGASSO, M. E. ; HEPP, Marcos Ricardo Goebel . O comportamento do gerente e agência bancária frente ao portador de deficiência: um estudo de caso. In: II Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, 2002, Florianópolis/SC. Anais da II Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC. Florianópolis/SC: UFSC, 2002. v. 1.

  • MENEGASSO, M. E. ; MUELLER, Adriana . Rede de prestação de serviços sociais da grande Florianópolis. In: II Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, 2002, Florianópolis/SC. Anais da II Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC. Florianópolis/SC: UFSC, 2002. v. 1.

  • MENEGASSO, M. E. ; GRUBER, Luciane Secco . Capacitação Profissional. In: II Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, 2002, Florianópolis/SC. Anais da II Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC. Florianópolis/SC: UFSC, 2002. v. 1.

  • MENEGASSO, M. E. ; HATZ, Maria Cristina . Critérios essenciais a implementação da SA 8000. In: II Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, 2002, Florianópolis/SC. Anais da II Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC. Florianópolis/SC: UFSC, 2002. v. 1.

  • MENEGASSO, M. E. ; SILVA, Luiz Ramos da . Empregabilidade: o entendimento da gerência de uma instituição bancária.. In: II Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, 2002, Florianópolis/SC. Anais da II Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC. Florianópolis/SC: UFSC, 2002. v. 1.

  • MENEGASSO, M. E. ; SOUZA, Marcelo Mattos de . Mudança organizacional e comunicação interna no contexto de uma instituição bancária. In: II Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, 2002, Florianópolis/SC. Anais da II Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC. Florianópolis/SC: UFSC, 2002. v. 1.

  • MENEGASSO, M. E. ; SALM, Jose Francisco ; ANDRÉ, Benjamim Martins . A obtenção e disseminação do conhecimento numa empresa de informática.. In: II Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, 2002, Florianópolis/SC. Anais da II Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC. Florianópolis/SC: UFSC, 2002. v. 1.

  • SALM, Jose Francisco ; MENEGASSO, M. E. . Processo de implantação de equipes de trabalho: um estudo de caso. In: II Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, 2002, Florianópolis/SC. Anais da II Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC. Florianópolis/SC: UFSC, 2002. v. 1.

  • MENEGASSO, M. E. ; MAYER, Léia ; MUELLER, Adriana ; VIRGÍLIO, Andreza . Portal Social. In: II Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, 2002, Florianópolis/SC. Anais da II Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC. Florianópolis/SC: UFSC, 2002. v. 1.

  • MENEGASSO, M. E. ; KOSMANN, C. . Resgate do cotidiano no processo de trabalho do assistente social. In: I Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, 2000, Florianópolis/SC. Anais I Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC. Florianópolis/SC: UFSC, 2000. v. 1. p. 391-..

  • MENEGASSO, M. E. ; JACQUES, G. . Elementos essenciais na relação saúde e trabalho. In: I Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, 2000, Florianópolis/SC. Anais da I Semana de Ensino Pesquisa e Extensão da UFSC. Florianópolis/SC: UFSC, 2000. v. 1. p. 390-..

  • MENEGASSO, M. E. ; MAYER, Léia . Gestão de pessoas: o desafio às gerências na Organização Terra. In: I Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, 2000, Florianópolis/SC. Anais I Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC. Florianópolis/SC: UFSC, 2000. v. 1. p. 386-386.

  • MENEGASSO, M. E. ; SALM, José Francisco . A gestão instituicional: o desafio da capacitação dos gestores. In: I Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, 2000, Florianópolis/SC. Anais I Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC. Florianópolis/SC: UFSC, 2000. v. 1. p. 341-..

  • MENEGASSO, M. E. . Grupo de Pesquisa: Trabalho, Organizações e Gestão Social. In: I Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, 2000, Florianópolis. Anais I Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, 2000. v. 1. p. 1-1.

  • MENEGASSO, M. E. ; KOHLER, Iliane . Educação Ambiental como Política Pública e como Representação Social: Uma Experiência no Morro da Mariquinha - Florianópolis, SC. In: I Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, 2000, Florianópolis/SC. Anais do I SEPEX. Florianópolis/SC: UFSC, 2000. v. 1. p. 387-387.

  • MENEGASSO, M. E. . Trabalho, Organizações e Gestão Social. In: I Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, 2000, Florianópolis/SC. Anais I SEPEX. Florianópolis/SC: UFSC, 2000. v. 1. p. 388-388.

  • MENEGASSO, M. E. ; SALM, Jose Francisco ; VENDRAMINI, Patrícia . O líder facilitador nas estruturas burocráticas estatais. In: I Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, 2000, Florianópolis/SC. Anais da I Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC. Florianópolis/SC: UFSC, 2000. v. 1. p. 343.

  • MENEGASSO, M. E. . Aprendizagem em equipes: desafio da empregabilidade. In: IV Semana da Pesquisa da UFSC, 1996, Florianópolis/SC. Anais da IV Semana da Pesquisa. Florianópolis/SC: UFSC, 1996. v. 1.

  • MENEGASSO, M. E. . Editorial da Revista Katalysis 2. Revista Katalysis 2 , v. 5, n.2, p. 1-1, 2002.

  • SALM, Jose Francisco ; MENEGASSO, Maria Ester . O Curso de Administração Pública em Tempos de Coprodução do Bem Público e de Governança Pública: proposição e referências. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MENEGASSO, M. E. . A Co-Produção na Implementação da Política Pública de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil: o Projeto Cata-Vento. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MENEGASSO, M. E. . Participação e Co-produção em Política Habitacional: Estudo de um Programa de Construção de Moradias em SC. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Aline Regina Santos ; SALM, J. F. ; MENEGASSO, M. E. . A Proposta do Novo Serviço Público e a Ação Comunitária de Bairro: um Estudo de Caso. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MENEGASSO, M. E. . VI Semana da Gestão. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENEGASSO, M. E. . Resultados do levantamento do Capital Social. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENEGASSO, M. E. . Pesquisa em Capital Social. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENEGASSO, M. E. . Formação e Gerenciamento de Equipes II. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MENEGASSO, M. E. . Transformação Organizacional. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MENEGASSO, M. E. . A Formação Profissional do Assistente Social: O Currículo na Relação com o Ensino da Prática - O Processo de Trabalho nas Oficinas I. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENEGASSO, M. E. . A disciplina Serviço Social: organizções e instituições. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENEGASSO, M. E. ; VALADÃO JUNIOR, Valdir Machado . Gestão em organizações de terceiro setor: um estudo comparativo em organizações de Base Comunitária. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MENEGASSO, M. E. ; VALADÃO JUNIOR, Valdir Machado . Ambiente Ecológico e Reciclagem: O caso da ARESP. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MENEGASSO, M. E. ; VALADÃO JÚNIOR, Valdir Machado . A Emergência das organizações do terceiro setor: a gestão das associações de base comunitária de geração de trabalho e renda. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENEGASSO, M. E. . As Demandas e os Desafios dos profissionais de Serviço Social. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENEGASSO, M. E. . A Gestão de Organizações da Sociedade Civil. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENEGASSO, M. E. . Elaboração e Avaliação de Projetos para Organizações do Terceiro Setor. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENEGASSO, M. E. . Colóquio Relato de Experiências - Gerenciamento de Projetos Sociais. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENEGASSO, M. E. ; VALADÃO JÚNIOR, Valdir Machado . Organizações de Base Comunitária: a experiência dos papeleiros de Florianópolis. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENEGASSO, M. E. . O mercado de trabalho para o Assistente Social. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENEGASSO, M. E. . Organização e Gestão de Politicas Sociais. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENEGASSO, M. E. . Os Desafios dos Profissionais de Serviço Social Frente aos Impactos da Reestruturação Produtiva. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENEGASSO, M. E. . As Organizações do Terceiro Setor. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENEGASSO, M. E. . As políticas sociais e a emergência do terceiro setor. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENEGASSO, M. E. . As Organizações do Terceiro Setor. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENEGASSO, M. E. . Políticas Públicas e o Terceiro Setor. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENEGASSO, M. E. . Politicas Públicas e Terceiro Setor. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENEGASSO, M. E. . A Transição Organizacional e a Proposta de Aprendizagem Organizacional: a quinta disciplina. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENEGASSO, M. E. . Aprendizagem em Equipe. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENEGASSO, M. E. . A Transição Organizacional e a Proposta de Aprendizagem Organizacional.. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENEGASSO, M. E. . A Transição Organizacional e a Proposta de Aprendizagem Organizacional.. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENEGASSO, M. E. . O desefio do emprego e da empregabilidade. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENEGASSO, M. E. . O desafio do emprego e da empregabilidade. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENEGASSO, M. E. . Organização Comunitária. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENEGASSO, M. E. . As Demandas e os Desafios Profissionais do Assistente Social. Florianópolis 2002 (Digitado).

  • MENEGASSO, M. E. . Organizações, conceitos e formas. Florianópolis: ., 2001 (Digitado).

  • MENEGASSO, M. E. ; VALADÃO JÚNIOR, Valdir Machado . Ambiente ecológico, reciclagem, terceiros setor, e ABC: o caso ARESP. Florianópolis 2001 (Digitado).

  • MENEGASSO, M. E. . Capacitação de Gestores: uma experiência. Florianópolis 2001 (Digitado).

  • MENEGASSO, M. E. . Processo de implantação de equipes de trabalho: um estudo multicasos. Florianópolis 2001 (Digitado).

  • MENEGASSO, M. E. . Os desafios profissionais frente aos impactos da restruturação produtiva. Florianópolis 2000 (Digitado).

  • MENEGASSO, M. E. . A Organização em Aprendizagem: As Cinco Disciplinas. Uma Perspectiva. 1999 (Digitado).

  • MENEGASSO, M. E. . O Terceiro Setor: uma versão preliminar. Florianópolis 1999 (Digitado).

  • MENEGASSO, M. E. . O Contexto do Trabalho e do Emprego: fragmentos da realidade. Florianópolis 1999 (Digitado).

  • MENEGASSO, M. E. . As teorias Adminsitrativas. Florianópolis 1999 (Digitado).

Outras produções

MENEGASSO, M. E. . Programa de Profissionalização Gerencial. 1999.

MENEGASSO, M. E. . Programa de Capacitação Gerencial. 1998.

MENEGASSO, M. E. . Portal Social. 2002.

MENEGASSO, M. E. . Banco de dados sobre as organizações em fins lucrativos na região da grande Florianópolis. 2000.

MENEGASSO, M. E. . Vocacionamento do Centro de Ensino Superior da Foz de Itajai. 2010.

MENEGASSO, M. E. ; HEIDEMANN, Francisco Gabriel . RELATORIO DE GESTÃO 2004/2009. 2009.

MENEGASSO, M. E. . Avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante (GE), publicada na edição GE Melhores Universidades 2008.. 2008.

MENEGASSO, M. E. ; SALM, J. F. . Diagnóstico do Capital Social. 2006.

MENEGASSO, M. E. ; SALM, Jose Francisco ; HEIDEMANN, Francisco Gabriel . Educação Continuada Corporativa: políticas e estratégias de educação continuada na CELESC. 2004.

SALM, José Francisco ; MENEGASSO, M. E. . Diagnóstico do Capital Social na Região de Concórdia. 2004.

MENEGASSO, M. E. ; SALM, José Francisco . Relatório do Capital Social - Região de São Joaquim. 2004.

MENEGASSO, M. E. ; SALM, José Francisco . Tecnologia apropriada para geração de trabalho e renda nas Associações de base comunitária. 2003.

SALM, José Francisco ; MENEGASSO, M. E. . Diagnóstico do Capital Social na Região de Concórdia. 2003.

MENEGASSO, M. E. . Rede Virtual: Da socialização da informação ao conhecimento, um intercâmbio com a comunidade. 2002.

MENEGASSO, M. E. . Projeto Piloto: assessoria e consultoria para a capacitação de gestores de organizações do Terceiro Setor. 2002.

MENEGASSO, M. E. ; SALM, Jose Francisco . Tecnologia Apropriada para Geração de Trabalho e Renda nas Associações de Base Comunitária.. 2002.

MENEGASSO, M. E. . A gestão social nas Associações de Base Comunitária para Geração de Trabalho e Renda. 2002.

MENEGASSO, M. E. . Qualidade de Vida X Estratégia Social de Sobrevivência: um estudo sócio-econômico. 2002.

MENEGASSO, M. E. . Associação de agricultores ecológicos - AGRECO: um estudo sócio-econômico. 2002.

MENEGASSO, M. E. . O perfil dos empreendimetnos produtivos de base comunitária na região da Grande Florianópolis.. 2002.

MENEGASSO, M. E. . Relatório Sócio-Econômico dos integrantes da Associação de Coletores de Materiais Recicláveis-PAPELEIROS. 2001.

MENEGASSO, M. E. . Relatório Sócio-Econômico dos integrantes da Associação de Recicladores Esperança-ARESP. 2001.

MENEGASSO, M. E. . Relatório Sócio-Econômico dos integrantes da Cooperativa Industrial e Artesanal de Costura-COPEVEST. 2001.

MENEGASSO, M. E. . Relatório Sócio-Econômico dos integrantes da Associação Nós Artesãs Unidas da Cachoeira-NAUCA. 2001.

MENEGASSO, M. E. . Emergência das organizações do terceiro setor: aprendendo a gerir. 2001.

MENEGASSO, M. E. . Mapeamento das Organizações Sociais na Região da Grande Florianópolis. 2001.

MENEGASSO, M. E. . Mapeamento das Organizações Sociais na Região da Grande Florianópolis. 2000.

MENEGASSO, M. E. . Emergência das Organizações de Terceiro Setor: aprendendo a gerir. 2000.

MENEGASSO, M. E. ; SALM, J. F. . Projeto Político Pedagógico do Curso de Administração Pública do CESFI. 2012. (Projeto).

MENEGASSO, M. E. . A descentralização politico-administrativa em Santa Catarina e a coprodução dos serviços públicos. 2010. (Relatório de pesquisa).

MENEGASSO, M. E. ; SALM, J. F. . Capital social e a coprodução dos serviços públicos em dez regiões do Estado de Santa Catarina: A questão da liderança e da motivação. 2009. (Relatório de pesquisa).

MENEGASSO, M. E. ; WITT, F. ; SILVA, E. T. . Redes de Co-produção do Bem Público. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto didático).

MENEGASSO, M. E. ; HEIDEMANN, Francisco Gabriel ; SALM, J. F. . Relatorio de Pesquisa Capital Social Região de Lages. 2006. (Relatório de pesquisa).

MENEGASSO, M. E. ; HEIDEMANN, Francisco Gabriel . Relatório de Pesquisa Capital Social Região de São Miguel d' Oeste. 2006. (Relatório de pesquisa).

MENEGASSO, M. E. ; HEIDEMANN, Francisco Gabriel ; SALM, J. F. . Relatório de Pesquisa Capital Social Região de Joinville. 2006. (Relatório de pesquisa).

MENEGASSO, M. E. ; HEIDEMANN, Francisco Gabriel . Relatório Capital Social da Região de Rio do Sul. 2006. (Relatório de pesquisa).

MENEGASSO, M. E. ; HEIDEMANN, Francisco Gabriel . Relatório de Pesquisa do Capital Social Região de Dionísio Cerqueira. 2006. (Relatório de pesquisa).

MENEGASSO, M. E. ; HEIDEMANN, Francisco Gabriel . Relatório de Pesqisa Capital Social Região de Itajaí. 2006. (Relatório de pesquisa).

MENEGASSO, M. E. ; HEIDEMANN, Francisco Gabriel . Relatorio de Pesquisa Capital Social Região de Joaçaba. 2006. (Relatório de pesquisa).

MENEGASSO, M. E. ; HEIDEMANN, Francisco Gabriel ; SALM, J. F. . Relatório de Pesquisa Capital Social Região de Araranguá. 2006. (Relatório de pesquisa).

MENEGASSO, M. E. ; HEIDEMANN, Francisco Gabriel . Relatório de Pesquisa Capital Social Região de Brusque. 2006. (Relatório de pesquisa).

MENEGASSO, M. E. ; SALM, J. F. ; HEIDEMANN, Francisco Gabriel . Relatório de Pequisa Capital Social Região de Chapecó. 2006. (Relatório de pesquisa).

MENEGASSO, M. E. ; MEDEIROS, M. . Para uma definição do conceito de co-produção. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto didático).

MENEGASSO, M. E. . Delimitação dos Sistemas Sociais. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto didático).

MENEGASSO, M. E. ; MEDEIROS, M. . O novo serviço público: servindo mais do que dirigindo. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto didático).

MENEGASSO, M. E. . Liderança baseada em princípios. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto didático).

MENEGASSO, M. E. . Responsabilidade social da empresa: alguns elementos para discussão. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto didático).

MENEGASSO, M. E. ; SALM, José Francisco . Co-produção dos serviços públicos: uma discussão preliminar. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto didático).

SALM, José Francisco ; MENEGASSO, M. E. ; HEIDEMANN, Francisco Gabriel ; TOMELIN, Luiz ; RESE, Natália . Educação Continuada Corporativa: Políticas e Estratégias de Educação Continuada nas Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A.. 2003. (Relatório de pesquisa).

SALM, José Francisco ; MENEGASSO, M. E. . Levantamento das Organizações Sociais na Região de Concórdia. 2003. (Relatório de pesquisa).

MENEGASSO, M. E. . Assessoria e consultoria para a capacitaçao de gestores de organização do terceiro setor. 2003. (Elaboração de Banner).

MENEGASSO, M. E. . Portal social: da socialização da informação ao conhecimento, um intercâmbio com a comunidade. 2003. (Elaboração de Banner).

MENEGASSO, M. E. . Tecnologias apropriadas para geração de trabalho e renda nas associações de base comunitária. 2003. (Elaboração de Banner).

MENEGASSO, M. E. . Gestão de Pessoas e Voluntariado. 2002. .

MENEGASSO, M. E. . As Demandas e os Desafios dos profissionais de Serviço Social - 32ª Convenção Nacional UNIMED. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MENEGASSO, M. E. . Coordenação Mini-Curso - Elaboração e Avaliação de projetos para organizações de Terceiro Setor. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MENEGASSO, M. E. . Capacitação de lideres baseados em princípios. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de banner para exposição das pesquisas).

MENEGASSO, M. E. . Relação entre as abordagens estratégia empresarial e aprendizado. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de banner para exposição das pesquisas).

MENEGASSO, M. E. . Uma aobrdagem qualitativa sobre o entendimento de empresários paranaenses acerca da responsabilidade social e as respectivas reprcussões em âmbito pessoal, organizacional e comunitário. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de banner para exposição das pesquisas).

MENEGASSO, M. E. . Liderança - habilidades e características do líder numa organização bancária.. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de banner para exposição das pesquisas).

MENEGASSO, M. E. . O comportamento do gerente e agência bancária frente ao portador de deficiência.. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de banner para exposição das pesquisas).

MENEGASSO, M. E. . Crítérios essenciais à implantação do Social Accountability (SA 8000). 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de banner para exposição das pesquisas).

MENEGASSO, M. E. . Rede de prestação de Serviços Sociais da Grande Florianópolis. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de banner para exposição das pesquisas).

MENEGASSO, M. E. . Capacitação profissional na organização AMOCO do Brasil.. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de banner para exposição das pesquisas).

MENEGASSO, M. E. . Obtenção e disseminação do conhecimento em uma empresa de informática. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de banner para exposição das pesquisas).

MENEGASSO, M. E. . Emergência das Organizações de Terceiro Setor: aprendendo a gerir. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de banner para exposição das pesquisas).

MENEGASSO, M. E. . Organização em aprendizagem: a proposta da 5ª disciplina. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

MENEGASSO, M. E. . O Terceiro Setor. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

MENEGASSO, M. E. . Formação de equipes e seus pressupostos. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

MENEGASSO, M. E. . Responsabilidade Social das empresas: um desafio para o Serviço Social. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

MENEGASSO, M. E. . Uma introdução ao Estudo da Gerência. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

MENEGASSO, M. E. . Teorias para o entendimento do Comportamento Gerencial. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

MENEGASSO, M. E. . A prática da gerência e seus pressupostos. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

MENEGASSO, M. E. . A organização e o comportamento gerencial. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

MENEGASSO, M. E. . Os modelos de gestão e os papéis organizacionais dos gerentes. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

MENEGASSO, M. E. . Teorias sobre liderança e a liderança baseada em princípios. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

MENEGASSO, M. E. . Diálogo e Feedback. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

MENEGASSO, M. E. . O sentido e significado do trabalho e a organização formal. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

MENEGASSO, M. E. . A perspectiva das mudanças e os valores. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

MENEGASSO, M. E. . Líder como facilitador de mudança. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

MENEGASSO, M. E. . Uma experiência digital: o Portal Social. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de banner para exposição das pesquisas).

MENEGASSO, M. E. . Revista Katalysis: Organizações e Gestão de Políticas Sociais. 2002. (Editoração/Periódico).

MENEGASSO, M. E. . Emergência das Organizações de Terceiro Setor: aprendendo a gerir. 2002. (Relatório de pesquisa).

MENEGASSO, M. E. . O perfil dos Empreendimentos Produtivos de Base Comunitária na Região da Grande Florianópolis. 2002. (Projeto).

MENEGASSO, M. E. . Qualidade de Vida X Estratégia Social de Sobrevivência: um estudo sócio-econômico. 2002. (Projeto).

MENEGASSO, M. E. . Transformação Organizacional. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MENEGASSO, M. E. . Formação e Gerenciamento de Equipes. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MENEGASSO, M. E. . Coordenação Curso de Políticas Públicas. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MENEGASSO, M. E. . Mapeamento das Organizações Sociais na Região da Grande Florianópolis. 2001. (Relatório de pesquisa).

MENEGASSO, M. E. . Formação e Gerenciamento de Equipes. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MENEGASSO, M. E. . Curso de Capacitação para Gestores de Organizações de Terceiro Setor- II. 2000. .

MENEGASSO, M. E. . A gestão institucional: o desafio da capacitação dos gestores. 2000. (Elaboração de Banner).

MENEGASSO, M. E. . Educação ambiental como política pública e como representação social: uma experiência no Morro da Mariquinha. 2000. (Elaboração de Banner).

MENEGASSO, M. E. . Elementos essenciais na relação saúde e trabalho. 2000. (Elaboração de Banner).

MENEGASSO, M. E. . Gestão de pessoas: o desafio às gerências na organização terra. 2000. (Elaboração de Banner).

MENEGASSO, M. E. . O líder facilitador nas estruturas burocráticas estatais. 2000. (Elaboração de Banner).

MENEGASSO, M. E. . O resgate do cotidiano do processo de trabalho do assistente social. 2000. (Elaboração de Banner).

MENEGASSO, M. E. . Trabalho, organizações e gestão social. 2000. (Elaboração de Banner).

MENEGASSO, M. E. ; SALM, Jose Francisco . Núcleo de estudos sobre delimitação e trasnformação organizacional. 2000. (Elaboração de Banner).

MENEGASSO, M. E. . Especialização de Organizações do Terceiro Setor. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MENEGASSO, M. E. . Transformação Organizacional I. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MENEGASSO, M. E. . Transformação Organizacional. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MENEGASSO, M. E. . Transformação Organizacional II. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MENEGASSO, M. E. . Formação e Gerenciamento de Equipes I. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MENEGASSO, M. E. . Formação e Gerenciamento de Equipes. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MENEGASSO, M. E. . Organização, Liderança e Empregabilidade no Terceiro Setor - Curso de Capacitação para Gestores de Organizações de Terceiro Setor- I. 1999. .

MENEGASSO, M. E. . Coordenação Curso de Capacitação para gestores de organizações do Terceiro Setor. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MENEGASSO, M. E. . Desenvolvimento Gerencial. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MENEGASSO, M. E. . Gestão Empresarial. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MENEGASSO, M. E. . Recursos Humanos: Tribunal de Contas do estado de Santa Catarina. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MENEGASSO, M. E. . A organização em aprendizagem: as cinco disciplinas. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MENEGASSO, M. E. . O Terceiro Setor: Uma Versão Preliminar. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MENEGASSO, M. E. . Transformação Organizacional. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MENEGASSO, M. E. . Recursos Humanos. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MENEGASSO, M. E. . A Propendêutica como Estágio de Empregabilidade. 1997. (Relatório de pesquisa).

MENEGASSO, M. E. . O Desafio da Empregabilidade - A Aprendizagem em Equipe. 1997. (Relatório de pesquisa).

MENEGASSO, M. E. . Aprendizagem em Equipe - Curso de Especialização em Recursos Humanos. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MENEGASSO, M. E. . O Serviço Social nas Organizações Empresariais em Florianópolis - I. 1996. (Relatório de pesquisa).

MENEGASSO, M. E. . Questão de Risco na Gestão dos Problemas Sociais. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MENEGASSO, M. E. ; VALADÃO JUNIOR, Valdir Machado . Emergência das Organizações de Terceiro Setor: Aprendendo a Gerir. 2002 (relatório de pesquisa) .

MENEGASSO, M. E. . O perfil do aluno do Curso de Serviço Social. 1994 (relatório de pesquisa) .

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Capital Social e Governança Pública, Descrição: A pesquisa intitulada ?Capital Social e Governança Pública? objetiva levantar o capital social contido no território da Região da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí ? AMFRI, com o propósito de entender o processo de governança pública na Região. Este estudo dá continuidade a pesquisa intitulada ?Diagnóstico do Capital Social na Região de Itajaí?, realizada sob auspícios do contrato entre UDESC e o PNUD, encerrada em 2006. A partir dos resultados da pesquisa, será possível promover estudos para verificar como se alterou o capital social desse território no período dos últimos dez anos e como essa alteração afetou a governança pública da Região. A pesquisa será de natureza quantitativa e qualitativa, com levantamento universal de dados, mediante questionário a ser aplicado aos dirigentes e usuários das organizações sociais que prestam serviços públicos. Os procedimentos metodológicos seguem os mesmos padrões que foram utilizados na pesquisa anterior. Desta forma se preservam as condições básicas necessárias para a realização de estudos comparativos sobre as alterações do capital social na Região, no decurso de dez últimos anos, e as suas consequências sobre a governança pública nesse Território. Os resultados dessa pesquisa impactam no planejamento da Região e beneficia, diretamente, os estudos realizados no curso de administração pública do CESFI que tem como foco a governança pública.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Maria Ester Menegasso - Coordenador / Victor Burigo Souza - Integrante / Danilo José Alano Melo - Integrante.

  • 2009 - 2011

    A Descentralização político-administrativa em Santa Catarina e a Coprodução dos Serviços Públicos, Descrição: Embora a dinâmica descentralizadora esteja ainda em pleno curso, observa-se que a atual política de descentralização do governo do Estado de Santa Catarina realizou a desconcentração administrativa-fiscal, transferindo para as SDR´s o poder financeiro e decisório. No entanto, o que se questiona é se houve acesso ao poder por parte da sociedade organizada no sentido de assumir o controle democrático da alocação e aplicação dos recursos públicos regionalizados. A implantação das SDR´s cria espaços institucionais para a participação das comunidades locais. Porém, a existência desses espaços institucionais não garante que a participação ocorra na intensidade e qualidade necessárias à viabilização e sustentação do processo de descentralização. Nesse sentido um dos objetivos específicos do projeto foi analisar os registros das reuniões deliberativas do Conselho de Desenvolvimento Regional CDR de Itajaí, no período compreendido entre os anos de 2008 a 2010. O foco do estudo são as decisões de alocação do orçamento regionalizado da Secretaria de Desenvolvimento Regional SDR de Itajaí. Para realização deste trabalho foram analisadas 26 atas das reuniões ordinárias e extraordinárias do CDR de Itajaí ocorridas no período do corte longitudinal estabelecido para esta pesquisa. O método de análise escolhido foi análise de conteúdo, segundo as proposições de Bardin (2002). Essa metodologia contribuiu muito para o mapeamento e compreensão do processo de alocação do orçamento público regionalizado da SDR de Itajaí, confirmando certos fatos habituais relativos ao controle social do orçamento público e revelando outros novos sobre a relação entre a alocação das verbas públicas regionais e a coprodução dos serviços públicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Ester Menegasso - Coordenador / Mauro Sérgio Boppré - Integrante / Raquel Brancher Weidauer - Integrante / Eduardo Arruda Costa - Integrante.

  • 2007 - 2009

    Capital Social e a co-produção dos serviços públicos no Estado de Santa Catarina, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Ester Menegasso - Coordenador / José Francisco Salm - Integrante.

  • 2006 - 2007

    Capital social e a co-produção dos serviços públicos em dez regiões do Estado de Santa Catarina, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maria Ester Menegasso - Coordenador / José Francisco Salm - Integrante.

  • 2006 - 2007

    Capital Social e Redes Sociais Organizacionais, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Ester Menegasso - Coordenador / Francisco Gabriel Heidemann - Integrante / Luciana Ronconi - Integrante.

  • 2005 - 2006

    Diagnóstico do Capital Social em 10 (dez) Regiões do Estado de Santa Catarina., Descrição: Elaboração de um Diagnóstico do capital Social em 10 (dez) Regiões do Estado de Santa Catarina - Joinville, Itajaí, Brusque, Rio do Sul, Lages, Joaçaba, Chapecó, São Miguel do Oeste, Araranguá e Dionísio Cerqueira - visando contribuir para o alcance do objetivo geral do Projeto BRA/03/008/PNUD - desenvolver e propiciar conhecimentos necessários aos membros dos conselhos regionais e dirigentes de organizações sociais, para promoverem no âmbito do território das secretarias regionais, o desenvolvimento sustentável, a partir dos pressupostos apregoados na concepção de um novo modelo de administração pública do Estado de Santa Catarina.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (60) . , Integrantes: Maria Ester Menegasso - Coordenador / Jose Francisco Salm - Integrante / PATRÍCIA VENDRAMINI - Integrante / Francisco Gabriel Heidemann - Integrante / Luciana Ronconi - Integrante / Mariluce Neiss Carelli - Integrante / Carlos Eduardo de Liz - Integrante / Larry Clauberg - Integrante / Luciano Emilio Hack - Integrante / Gilmar da Silva Gomes - Integrante / Arnildo Korb - Integrante / Maria Helena da Silva - Integrante., Financiador(es): Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2006

    Diagnóstico do Capital Social em dez regiões de Santa Catarina, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Ester Menegasso - Coordenador / José Francisco Salm - Integrante / PATRÍCIA VENDRAMINI - Integrante / Francisco Gabriel Heidemann - Integrante / Luciana Ronconi - Integrante.

  • 2004 - 2006

    Levantamento do Capital Social na Região de São Joaquim e Concórdia, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Ester Menegasso - Coordenador / José Francisco Salm - Integrante.

  • 2004 - 2006

    ANEEL - Capacitação de Gestores, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Ester Menegasso - Coordenador / José Francisco Salm - Integrante / Francisco Gabriel Heidemann - Integrante.

  • 2003 - 2004

    O Diagnóstico do Capital Social na Região de Concórdia, Descrição: A pesquisa objetiva propor e aplicar uma metodologia para levantar o capital social nos municípios que integram a Secretaria Regional de Concórdia. Nesta pesquisa sobre o capital social de um território, optou-se por conceituá-lo como o patrimônio resultante da articulação política e social de uma comunidade que a torna capaz de promover o autodesenvolvimento sustentável e o bem comum para todos os seus membros. Essa articulação acontece dentro de grupos e redes cujos integrantes se orientam pelas dimensões da confiança e solidariedade, ação coletiva e cooperação, comunicação e acesso a informações, empowerment e ação política, coesão e inclusão social. A metodologia de pesquisa utilizada foi de caráter quali-quantitativo, composta por uma parte descritiva, que teve como base a pesquisa documental, e uma parte exploratória, na qual foram usadas técnicas de coleta de dados a partir de questionários. A amostra selecionada foi por proporcionalidade, sendo composta por 780 pessoas, a partir do universo de 1701 organizações sociais cadastradas na região. Para a coleta de dados foram elaborados três questionários específicos - um para dirigentes das organizações sociais, um para usuários dos serviços e/ou associados das organizações e um para moradores não usuários ou associados, ou seja, a pessoas que residem nas comunidades. Os questionários foram aplicados em dezeseis municípios que compõem a Região de Concórdia. Os principais resultados mostram um primeiro diagnóstico sobre o capital social no território a partir da analise das seis dimensões: Grupos e Redes; Confiança e Solidariedade; Ação Coletiva e Cooperação; Informação e Comunicação; Coesão e Inclusão Social; Poder e Ação Política. Conclui-se que embora os estudos sobre capital social tenham avançado muito na última década, a pesquisa desse complexo fenômeno político e social ainda se ressente de maior elaboração metodológica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (18) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Maria Ester Menegasso - Coordenador / Jose Francisco Salm - Integrante / Natália Rese - Integrante / Julíbio David Ardigo - Integrante / José Francisco Salm Junior - Integrante / Adriano Perozin - Integrante / Aline Mara Bernardi - Integrante / Daniela de Paris - Integrante / Jaqueline Port Von Dentz - Integrante / Juliana Martinelo - Integrante / Nádia Rúbia Heymann - Integrante / Scheila Fátima Tessmann - Integrante / Suzana Dalla Costa - Integrante / Thiago Piela Slongo - Integrante / Fernanda Telles - Integrante / Gilberto Pedro Binsfeld - Integrante / Luiz Carlos Bergamo - Integrante., Financiador(es): Programa Para o Desenvolvimento das Nações Unidas - Cooperação.

  • 2003 - 2004

    Diagnóstico do Capital Social na Região de São Joaquim, Descrição: A partir de abordagens teóricas, e como forma a garantir o alcance dos objetivos propostos, dimensionou-se o capital social da Região a partir do mapeamento das organizações sociais formais localizadas em seus domínios. A metodologia de pesquisa utilizada foi de caráter quali-quantitativo, composta por uma parte descritiva, que teve como base a pesquisa documental, e uma parte exploratória, em que foram utilizadas técnicas de coleta de dados, a partir de questionários. A amostra selecionada foi de proporcionalidade, sendo composta por dirigentes de organizações sociais, usuários e ou associados e por não-usuários, ou seja, pessoas da comunidade local. Para a coleta de dados da pesquisa foram elaborados três questionários específicos - um para dirigentes das organizações sociais, um para usuários dos serviços e/ou associados das organizações e um para moradores não usuários ou associados, ou seja, para as pessoas que residem nas comunidades estudadas. Os questionários foram aplicados em seis municípios que compõem a Região de São Joaquim. Os principais resultados mostram um primeiro diagnóstico sobre o capital social no território, a partir da análise das seis dimensões: Grupos e Redes; Confiança e Solidariedade; Ação Coletiva e Cooperação; Informação e Comunicação; Coesão e Inclusão Social; Poder e Ação Política. Conforme se constatou, trata-se de um estudo complexo, amplo e com caráter sistêmico dessas dimensões do capital social, cada uma delas inter-relacionada com as demais; assim, quando há alguma deficiência em uma das dimensões do capital social, quase sempre ela se relaciona também, em outra dimensão,com a deficiência. Confirmou-se a aplicabilidade da metodologia proposta e, na prática, comprovaram-se as dimensões do capital social e sua utilidade como instrumento de diagnóstico do capital social de um território.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Maria Ester Menegasso - Coordenador / José Francisco Salm - Integrante / Natália Rese - Integrante / Julíbio David Ardigo - Integrante / José Francisco Salm Junior - Integrante / Camila Braga Neves - Integrante / Andresa Eulália Gonçalves - Integrante / Camila Hugen da Rosa - Integrante / Dayane Israel da Silva - Integrante / Elaine Rodrigues do Amaral - Integrante / Guilermo Antonio Campos Zapelini - Integrante / Sibele Outuki - Integrante / Alessandra Koerich de Souza - Integrante / Anderson Outuki - Integrante., Financiador(es): Programa Para o Desenvolvimento das Nações Unidas - Cooperação.

  • 2003 - 2003

    Educação Continuada Corporativa: Políticas e Estratégias de Educação Continuada nas Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A., Descrição: Tem por objetivo identificar e analisar as políticas e estratégias para a capacitação do corpo gerencial da empresa CELESC, no decorrer dos últimos cinco anos, com vista a satisfação de suas necessidades de educação continuada. Trata-se de um projeto interinstitucional, UDESC-UFSC.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Maria Ester Menegasso - Integrante / Jose Francisco Salm - Coordenador / Francisco Gabriel Heidemann - Integrante., Financiador(es): Agência Nacional de Energia Elétrica - Remuneração., Número de produções C, T & A: 1

  • 2003 - 2003

    Levantamento das Organizações Sociais da Região de Concórdia, Descrição: Tendo por base um roteiro pré-estruturado, procedeu-se ao levantamento de todas as organizações sociais formais que atuam no território que compõem a Região. O levantamento das organizações sociais foi realizado no período de dezembro a de 2003 a janeiro de 2004; os pesquisadores localizaram e identificaram as entidades tendo por base um roteiro pré-estruturado. Depois da identificação das organizações sociais domiciliadas nos municípios focalizados na pesquisa, realizou-se o cadastramento dessas organizações, em banco de dados especialmente criado para esta pesquisa. Como resultado da sistematização das informações obtidas sobre as organizações sociais na Região, elaborou-se o "Guia das Organizações Sociais da Região de Concórdia", disponível para o público em geral no site www.politeia.esag.com.br. Os principais resultados mostram 1701 organizações sociais formais na região de Concórdia, das quais 88 (oitenta e oito) encontram-se localizadas em Alto Bela Vista; 70 (setenta) em Arabutã; 41(quarenta e um) em Arvoredo; 611 (seiscentos e onze) em Concórdia; 93 (noventa e três), em Ipira; 93 (noventa e três) em Ipumirim; 78 (setenta e oito) em Irani; 91 (noventa e um) em Itá; 37 (trinta e sete) em Jaborá; 68 (sessenta e oito) em Lindóia do Sul; 53 (cinqüenta e três) em Paial; 45 (quarenta e cinco) em Peritiba; 52 (cinqüenta e dois) em Piratuba; 50 (cinqüenta) em Presidente Castelo; 171 (cento e setenta e um) em Seara e 75 (setenta e cinco) em Xavantina.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (16) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Maria Ester Menegasso - Coordenador / José Francisco Salm - Integrante / Natália Rese - Integrante / Maria Helena Silva - Integrante / Julíbio David Ardigo - Integrante / José Francisco Salm Junior - Integrante / Caroline Silva Toledano - Integrante / Camila Braga Neves - Integrante / Eduardo Sant'Ana Ricardo - Integrante / Renata Bitencourt - Integrante / Júlia Braga Neves - Integrante / Adriano Perozin - Integrante / Aline Mara Bernardi - Integrante / Daniela de Paris - Integrante / Jaqueline Port Von Dentz - Integrante / Juliana Martinelo - Integrante / Nádia Rúbia Heymann - Integrante / Scheila Fátima Tessmann - Integrante / Suzana Dalla Costa - Integrante / Thiago Piela Slongo - Integrante / Fernanda Telles - Integrante / Gilberto Pedro Binsfeld - Integrante / Luiz Carlos Bergamo - Integrante., Financiador(es): Programa Para o Desenvolvimento das Nações Unidas - Cooperação., Número de produções C, T & A: 2

  • 2003 - 2003

    Levantamento das Organizações Sociais da Região de São Joaquim, Descrição: Esta pesquisa faz parte do convênio celebrado entre a Escola Superior de Administração e Gerência-ESAG e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento-PNUD, com a participação da Secretaria de Planejamento e Orçamento e Gestão do Estado de Santa Catarina-SPOG. Objetiva identificar e cadastrar as organizações sociais localizadas no âmbito da Secretaria Regional de São Joaquim, com o propósito de subsidiar estudos sobre o capital social dessa Região. Tendo por base um roteiro pré-estruturado, procedeu-se ao levantamento de todas as organizações sociais formais que atuam nos municípios que a compõem; o levantamento das organizações sociais foi realizado no período de dezembro a de 2003 a janeiro de 2004. Neste trabalho adotou-se o entendimento de que organizações sociais são entidades públicas de direito privado, constituída por associações civis sem fins lucrativos e que desenvolvem atividades de interesse público, nas áreas de educação, saúde, cultura, meio ambiente e desenvolvimento social. Os pesquisadores localizaram e identificaram as entidades tendo por base um roteiro pré-estruturado; assim, a coleta de dados se deu por meio de visitas junto aos órgãos governamentais (federais, estaduais e municipais) que, porventura, pudessem dispor de cadastro ou de informações sobre as organizações sociais localizadas no município. Depois da identificação das organizações sociais neles domiciliadas, realizou-se o cadastramento dessas organizações, em banco de dados criado especialmente para esta pesquisa. Como resultado da sistematização das informações sobre as organizações sociais na Região, elaborou-se o "Guia das Organizações Sociais da Região de São Joaquim", disponível para o público em geral no site www.politeia.esag.com.br. Os principais resultados mostram que existem 348 organizações sociais formais atuando nos municípios que compõem a Secretaria Regional de São Joaquim.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Maria Ester Menegasso - Coordenador / José Francisco Salm - Integrante / Natália Rese - Integrante / Julíbio David Ardigo - Integrante / José Francisco Salm Junior - Integrante / Caroline Silva Toledano - Integrante / Camila Braga Neves - Integrante / Eduardo Sant'Ana Ricardo - Integrante / Renata Bitencourt - Integrante / Júlia Braga Neves - Integrante / Andresa Eulália Gonçalves - Integrante / Camila Hugen da Rosa - Integrante / Dayane Israel da Silva - Integrante / Elaine Rodrigues do Amaral - Integrante / Guilermo Antonio Campos Zapelini - Integrante / Sibele Outuki - Integrante / Alessandra Koerich de Souza - Integrante / Anderson Outuki - Integrante.

  • 2002 - 2003

    Tecnologias Apropriadas para geração de trabalho e renda, Descrição: Este projeto de pesquisa denominado ?Tecnologias Apropriadas para Geração de Trabalho e Renda nas Associações de Base Comunitária", tem por finalidade levantar quais são, como funcionam e como são usadas as tecnologias apropriadas utilizadas por um segmento da população, especialmente o formado pelas pessoas que participam de associações de base comunitária para produzir trabalho, visando à geração de renda necessária à sua sobrevivência.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Ester Menegasso - Coordenador / Jose Francisco Salm - Integrante / Luciana Ronconi - Integrante / Marineide Wieczynski - Integrante / Carla de Barros Leira - Integrante / Fernanda Ely Borba - Integrante / Valdir Machado Valadão Junior - Integrante / Elaine Cristina de Oliveira - Integrante / Francisco Cunha - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 5

  • 2000 - 2002

    Mapeamento das Organizações Sociais em Florianópolis, Descrição: O mapeamento das organizações sociais em Florianópolis é um projeto o qual visa armazenar dos dados oriundos de estudos sobre organizações na região da grande Florianópolis. A partir do segundo semestre 2000/2, iniciou-se o cadastramento de organizações que prestam serviços sociais na região de Florianópolis. O levantamento passou a denominar-se de "pesquisa: das organizações do terceiro setor". É importante ressaltar-se que o cadastramento das organizações deu-se, também, a partir do estudo das organizações visitadas pelos acadêmicos. Esse estudo é tarefa exigida na disciplina de Processo de Trabalho em Organizações, para a qual os alunos elaboram relatório de estudo, a cada semestre. Também contribuem para a realização dos cadastros alunos de graduação e pós-graduação que participam do núcleo de estudos e pesquisas sobre Organizações e Gestão de Políticas Sociais-GERASOL. Até o presente momento, já foram cadastradas 456 instituições, sendo que o cadastro de 100 organizações contém todas as informações sobre a organização. As informações contidas no cadastramento das organizações estão disponíveis aos interessados por meio de um relatório geral (lista das organizações), disponível no site: www.portalsocial.ufsc.br.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Maria Ester Menegasso - Coordenador / Léia Mayer - Integrante / Marcos Laffin - Integrante / Valdir Machado Valadão Júnior - Integrante / João Salm - Integrante / Adriana Muller - Integrante., Número de produções C, T & A: 4

  • 2000 - 2001

    Emergência das organizações de Terceiro Setor, Descrição: O projeto ?Emergência das Organizações de Terceiro Setor: aprendendo a gerir? foi desenvolvido com o apoio do FUNPESQUISA. Na concepção do projeto, partia-se do pressuposto de que a gestão das Associações de Base Comunitárias eram algo pouco pesquisado. Atualmente, elas vem constituindo-se em novos formatos organizacionais tornando-se espaços de trabalho e geração de renda para muitas pessoas que não possuem acesso ao mercado formal de trabalho. Como resultado da realização da investigação, obteve-se o conhecimento sobre o funcionamento de cinco Associações de Base Comunitárias compreendendo-se numa primeira aproximação a sua forma de organizar-se e gerir. O projeto constitui-se também em um espaço de aprendizado para alunos de graduação e pós-graduação, o que veio trazer contribuições significativas ao aprendizado daqueles, direta e indiretamente envolvidos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Maria Ester Menegasso - Coordenador / Léia Mayer - Integrante / Adriana Mueller - Integrante / Valdir Machado Valadão Júnior - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Santa Catarina - Outra / Fundo de Apoio a Pesquisa - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1

Prêmios

2016

Medalha Professor João David Ferreira Lima, Câmara Municipal de Florianóplis.

2015

Homenagem pela Reconhecida Trajetória de Pioneirismo, Competência, Dedicação, Amizade e Profissionalismo na Instituição - UDESC 50 anos, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

2013

Moção de Congratulação pelos três anos de criação do CESFI/UDESC no Município de Balneário Camboriú, Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú.

2013

Comenda do Legislativo Catarinense de 2013, Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina - ALESC.

2012

Medalha Mérito Funcional, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

2011

Moção de Congratulação pela passagem de 7 anos de fundação da Universidade do Estado de Santa Catarina em Balneário Camboriú, Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú.

2010

Cidadã Honorária de Balneário Camboriú, Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade do Estado de Santa Catarina, Escola Superior de Administração e Gerência. , Avenida Madre Benvenuta, 2007, Itacorubi, 88034-001 - Florianopolis, SC - Brasil, Telefone: (48) 2319346, Fax: (48) 3341957, URL da Homepage:

Experiência profissional

2003 - Atual

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 05/2015

    Direção e administração, Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí, .,Cargo ou função, Diretora Geral.

  • 01/2008

    Treinamentos ministrados , Escola Superior de Administração e Gerência, .,Treinamentos ministrados, Capacitação Docente: Consolidação do Ensino de Administração Pública

  • 09/2007

    Direção e administração, Escola Superior de Administração e Gerência, .,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 05/2007

    Estágios , Escola Superior de Administração e Gerência, .,Estágio realizado, Estágio Probatório Docentes.

  • 01/2007

    Pesquisa e desenvolvimento , Escola Superior de Administração e Gerência, .,Linhas de pesquisa

  • 11/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Superior de Administração e Gerência, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação strictu sensu em Administração.

  • 02/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Superior de Administração e Gerência, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Extensão - Portaria 006/05.

  • 11/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Superior de Administração e Gerência, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Pesquisa - Portaria 055/04.

  • 11/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Superior de Administração e Gerência, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Administração - Portaria 052/04.

  • 03/2004

    Direção e administração, Escola Superior de Administração e Gerência, .,Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Administração de Serviços Públicos.

  • 09/2003

    Pesquisa e desenvolvimento , Escola Superior de Administração e Gerência, Departamento de Estudos Administrativos e Gerenciais.,Linhas de pesquisa

  • 09/2003

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão de organizações sem fins lucrativos e responsabilidade social

  • 01/2003

    Ensino, Mestrado em Administração, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Alternativas para a co-produção do bem público

  • 02/2011 - 03/2015

    Direção e administração, Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí, .,Cargo ou função, Diretora Geral - designada pelo Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina, por meio da portaria 133/11..

  • 10/2012 - 12/2014

    Ensino, Engenharia de Petróleo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estado e Sociedade

  • 01/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Superior de Administração e Gerência, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Pesquisa e Pós-Graduação do Centro de Ciências da Administração e Sócio-Econômica.

  • 01/2007

    Estágios , Escola Superior de Administração e Gerência, .,Estágio realizado, Estágio Probatório Docentes.

  • 01/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Superior de Administração e Gerência, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Implantação do curso de mestrado em Administração Pública 2008.

  • 01/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Superior de Administração e Gerência, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Seleção para o processo de seleção do Mestrado Profissional em Administração.

  • 01/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Superior de Administração e Gerência, .,Cargo ou função, Integrante do Grupo de Trabalho para sistematizar a legislação e as normas relacionadas ao corpo docente e discente, visando à elaboração do guia do professor e do aluno.

  • 01/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Superior de Administração e Gerência, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Ensino de Graduação do Centro de Ciências da Administração e Sócio-econômicas.

  • 01/2005

    Extensão universitária , Escola Superior de Administração e Gerência, .,Atividade de extensão realizada, Coordenou o Programa de Extensão "Incubadora de Administração de Serviços Públicos".

  • 02/2005 - 02/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Superior de Administração e Gerência, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Extensão como representante docente do Departamento de Estudos de Administração Pública, Ciências Políticas e Sociais..

  • 01/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Superior de Administração e Gerência, .,Cargo ou função, Membro da Comissão para Reforma Curricular dos Cursos de Administração Empresarial e Administração dos Serviços Públicos.

  • 01/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Superior de Administração e Gerência, .,Cargo ou função, Membro da Comissão para implementar políticas institucionais que estimulem o aperfeiçoamento do ensino, formação docente, apoio ao estudante, a interdisciplinariedade, as inovações tecnológicas e ao uso de novas tecnologias do processo ensino-aprendi.

  • 01/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Superior de Administração e Gerência, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Seleção para o processo de seleção do Mestrado Profissional em Administração.

  • 01/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Superior de Administração e Gerência, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Seleção do Mestrado Profissional em Administração.

  • 01/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Superior de Administração e Gerência, .,Cargo ou função, Membro do Comitê de Apoio ao Ensino.

  • 01/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Superior de Administração e Gerência, .,Cargo ou função, Representante do Centro de Ciências da Administração no Comitê de Pesquisa da Universidade do Estado de Santa Catarina.

  • 01/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Superior de Administração e Gerência, .,Cargo ou função, Membro do Grupo de Trabalho para a criação do Instituto de Formação do Servidor Público de Santa Catarina na ESAG/Balneário Camboriú e para a realização do Projeto do Curso Superior de Administração Pública à Distância.

  • 01/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Superior de Administração e Gerência, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Seleção para o Processo Seletivo constante do Edital de Vagas nos Cursos de Graduação nº 04/06 e pela Resolução 014/2005-CONSEPE. Portaria 07/06.

  • 11/2005 - 12/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Superior de Administração e Gerência, Mestrado Profissional em Administração.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Seleção para o Processo de Seleção do Mestrado Profissional em Administração - Portaria n° 061/05.

  • 02/2005 - 03/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Superior de Administração e Gerência, Mestrado Profissional em Administração.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Seleção para o processo de seleção do Mestrado Profissional em Administração - ESAG/UDESC.

  • 02/2005 - 03/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Superior de Administração e Gerência, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Seleção para processo de seleção do Mestrado Profissional em Administração - Portaria n° 002/05.

  • 11/2003 - 12/2003

    Ensino, Mestrado em Administração, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Comportamento Organizacional

  • 06/2003 - 07/2003

    Ensino, Mestrado em Administração, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Comportamento Organizacional

1984 - 1987

Governo do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: COORDENADORA, Carga horária: 0

1977 - 1979

Governo do Estado de Santa Catarina

Vínculo: COORDENADORA, Enquadramento Funcional: COORDENADORA, Carga horária: 0

1974 - 1977

Governo do Estado de Santa Catarina

Vínculo: OFICIAL DE GABINETE, Enquadramento Funcional: OFICIAL DE GABINETE, Carga horária: 0

Atividades

  • 10/1984 - 07/1987

    Serviços técnicos especializados , Secretaria de Transportes E Obras, Associação de Crédito E Assistência Pesqueira.,Serviço realizado, COORDENADORA DE EXTENSÃO SOCIAL.

  • 09/1977 - 02/1979

    Serviços técnicos especializados , Secretaria de Transportes E Obras, .,Serviço realizado, COORDENADORA TÉCNICA DA REGIÃO DO PLANALTO.

  • 07/1974 - 08/1977

    Serviços técnicos especializados , Secretaria de Transportes E Obras, .,Serviço realizado, OFICIAL DE GABINETE.

1983 - 2003

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 10/2000 - 07/2003

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro Sócio-Econômico, Programa de Serviço Social.,Linhas de pesquisa

  • 04/1983 - 07/2003

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração em Serviço Social, Pesquisa em Serviço Social II, Processo de Trabalho III, Processo de Trabalho em Serviço Social III, Serviço Social: Instituições e Organizações

  • 04/2003 - 06/2003

    Ensino, Gestão Estratégica de Recursos Humanos, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Formação e Gerenciamento de Equipes

  • 03/2003 - 06/2003

    Ensino, Desenvolvimento Gerencial, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Formação e Gerenciamento de Equipes

  • 02/2003 - 04/2003

    Ensino, Gestão de Pessoas nas Organizações, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Formação e Gerenciamento de Equipes

  • 05/2002 - 07/2002

    Ensino, Desenvolvimento Gerencial, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Formação e Gerenciamento de Equipes

  • 05/2001 - 05/2002

    Serviços técnicos especializados , Centro Sócio-Econômico, Programa de Serviço Social.,Serviço realizado, Participante da Comissão de Seleção e Acompanhamento dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica da UFSC.

  • 03/2000 - 05/2002

    Direção e administração, Centro Sócio-Econômico, Programa de Serviço Social.,Cargo ou função, Comissão de avaliação PIBIC/2000-2001.

  • 02/2002 - 03/2002

    Ensino, Desenvolvimento Gerencial, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Formação e Gerenciamento de Equipes

  • 03/2000 - 03/2002

    Direção e administração, Centro Sócio-Econômico, Programa de Serviço Social.,Cargo ou função, Membro de colegiado de curso.

  • 06/2001 - 07/2001

    Ensino, Recursos Humanos, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Transformação Organizacional

  • 06/2001 - 07/2001

    Ensino, Gestão de Pessoas nas Organizações, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Formação e Gerenciamento de Equipes

  • 06/2001 - 06/2001

    Ensino, Especialização Em Gestão de Pessoas nas Orgnizaçõe, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Formação e Gerenciamento de Equipes

  • 05/2001 - 06/2001

    Serviços técnicos especializados , Centro Sócio-Econômico, Programa de Serviço Social.,Serviço realizado, Participação no processo seletivo do curso de Mestrado em Serviço Social.

  • 06/2000 - 06/2000

    Ensino, Recursos Humanos, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Formação e Gerenciamento de Equipes

  • 05/2000 - 05/2000

    Ensino, Desenvolvimento Gerencial, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Formação e Gerenciamento de Equipes

  • 04/1999 - 12/1999

    Serviços técnicos especializados , Centro Sócio-Econômico, Departamento de Ciências da Administração.,Serviço realizado, Coordenação Técnica do Curso de Pós-Graduação - Especialização em Gestores de Organizações do Terceiro Setor.

  • 03/1999 - 05/1999

    Ensino, Recursos Humanos, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Transformação Organizacional

  • 03/1999 - 04/1999

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Sistemas Organizacionais, Mudança e Organização em Aprendizagem

  • 03/1999 - 04/1999

    Ensino, Recursos Humanos, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Transformação Organizacional

  • 03/1999 - 04/1999

    Ensino, Recursos Humanos, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Transformação Organizacional

  • 03/1999 - 04/1999

    Ensino, Gestão de Pessoas nas Organizações, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Formação e Gerenciamento de Equipes

  • 03/1999 - 03/1999

    Ensino, Gestão de Pessoas nas Organizações, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Formação e Gerenciamento de Equipes

  • 03/1999 - 03/1999

    Ensino, Especialização na Moderna Gestão Empresarial, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Sistemas Organizacionais

  • 06/1998 - 06/1998

    Ensino, Recursos Humanos, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Transformação Organizacional

  • 05/1998 - 06/1998

    Ensino, Especialização Em Gestão de Recursos Humanos Ses, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Transformação Organizacional

  • 12/1989 - 12/1995

    Direção e administração, Centro Sócio-Econômico, Programa de Serviço Social.,Cargo ou função, COODENADORA DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL.

1979 - 1983

Fundação Educacional do Alto Vale do Rio do Peixe

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/1979 - 04/1983

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TEORIA DO SERVIÇO SOCIAL I, TEORIA DO SERVIÇO SOCIAL II, PRÁTICA DO SERVIÇO SOCIAL I, PRÁTICA DO SERVIÇO SOCIAL II, SERVIÇO SOCIAL DE COMUNIDADE II, PRÁTICA DE SERVIÇO SOCIAL III, SERVIÇO SOCIAL DE COMUNIDADE I, PRÁTICA DE SERVIÇO SOCIAL IV, ADMINISTRAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL I, PRÁTICA DO SERVIÇO SOCIAL V, ADMINISTRAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL II, SERVIÇO SOCIAL DE COMUNIDADE III, SERVIÇO SOCIAL DE COMUNIDADE IV

1979 - 1983

Prefeitura Municipal de Caçador

Vínculo: Funcionária, Enquadramento Funcional: Diretora Executiva, Carga horária: 0

Atividades

  • 03/1979 - 04/1983

    Serviços técnicos especializados , Comissão Municipal de Assistência Ao Menor, .,Serviço realizado, DIRETORA EXECUTIVA.

1979 - 1979

Papel e Celulose Catarinense

Vínculo: FUNCIONÁRIO, Enquadramento Funcional: FUNCIONÁRIO, Carga horária: 0

Atividades

  • 03/1979 - 05/1979

    Serviços técnicos especializados , Papel E Celulose Catarinense, .,Serviço realizado, ASSISTENTE SOCIAL.