Flavia Santana Santos

Mestre em História pela (UFRB) - Universidade Federal do Recôncavo (2016), defendendo o material paradidático para estudantes do 6º ao 9º ano com o título: "Um Quilombo Urbano Chamado Rua Nova". No mestrado foi contemplada com a bolsa de pesquisa "Mestrado Profissional" concedida pela (FAPESB) - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia. É Especialista em Libras pela (UNIASSELVI) - Universidade Leonardo da Vinci (2016) e Licenciada em Letras com Língua Francesa pela (UEFS) - Universidade Estadual de Feira de Santana (2009). Na graduação atuou como bolsista (FAPESB) no projeto de pesquisa-extensão "Diálogo Intergeracional e Promoção da Paz: Pedagogia Griô e protagonismo Juvenil como Tecnologias Sociais para Prevenção da Violência em Feira de Santana." Defendeu a monografia com o seguinte tema: "Um pé lá e outro cá: os contos de Amadu Kumba e a literatura afro-brasileira. Em 2013, atuou como professora voluntária do Pré-Vestibular Quilombo Educacional da Recuada, organizado pelo AKOFENA - coletivos de estudantes negros do (CAHL/UFRB). Professor do PARFOR (Programa de Formação de Professores) - UEFS, ministrando a disciplina Educação Inclusiva, Gestora e Produtora Cultura pelo Projeto Ori. Discute os seguintes temas: memória, história local, literatura oral, produção paradidática e território e processos educativos.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em História da África da Diáspora e dos P. Indígenas

2014 - 2016

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Título: Um Quilombo Urbano Chamado Rua Nova,Ano de Obtenção: 2016
Emanoel Luís Roque Soares.Coorientador: Antônio Liberac Cardoso Simões Pires. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil.

Especialização em Libras - Língua Brasileira de Sinais

2015 - 2016

Faculdade do Grupo UNIASSELVI
Título: Estudos Surdos e Educação Ètnico-Racial: Um Diálogo na Diferença
Orientador: Maria do Socorro Pires do Nascimento

Graduação em Letras - Francês

2009 - 2013

Universidade Estadual de Feira de Santana
Título: Um pé lá e outro cá: os contos de Amadou Koumba e a literatura oral afro-brasileira
Orientador: Ady Sá Teles Santana
Bolsista do(a): Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Gestão e Produção Cultural e Empreendedorismo. (Carga horária: 300h). , Instituto Iris, II, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas/Especialidade: Desenho.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História Regional do Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SANTOS, F. S. . I Ciclo de Palestra do Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas. 2014. (Outro).

SANTOS, F. S. ; OLIVEIRA, R. ; PIRES, A. L. C. S. ; SOARES, E. L. R. . Sacralização da Ruas. 2014. (Exposição).

SANTOS, F. S. . II Cilco de Palestras do Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas.. 2014. (Outro).

SANTOS, F. S. . I Seminário de Línguas Africanas. 2014. (Outro).

SANTOS, F. S. . Seminário Diálogo Intergeracional e Protagonismo Juvenil.. 2012. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Santo Amaro Afro.Coordenação do GT " Descolonização do Saber". 2017. (Encontro).

IV Ciclo de Palestras do Mestrado Profissional em História da África, da Dáspora e dos Povos Indígenas.Produção de Material Didático na Perspectiva da Educação Inclusiva. 2017. (Oficina).

IV Cultura e Negritude.Coodernação de GT " Educação, Cultura, Negritude: experiências e práticas.". 2017. (Encontro).

Literatura do Recôncavo. 2017. (Oficina).

Novembro Negro.Identidade Negra através das bonecas abayomy. 2017. (Oficina).

Ousmane Sembène: cinema e literatura da Àfrica.. 2013. (Oficina).

X Seminário da Francofonia, X Seminário Brasil-Canadá de Estudos Comparados e do II Colóquio Internacional de Literatura Comparada: terras de exílios, terras de acolhida: identidades.sss.RÊS CANTORES-COMPOSITORES: EXPLORAÇÕES COMPARADAS ENTRE CHICO BUARQUE, LEONARD COHEN E SUZANNE JACOB. 2013. (Oficina).

1º Simpósio Acadêmico de Anemia Falciforme. 2012. (Simpósio).

3º Congresso Nordestino de Extensão Universitária. PEDAGOGIA GRIÔ E DIÁLOGO INTERGERACIONAL NOS BAIRROS RUA NOVA E QUEIMADINHA. 2012. (Congresso).

3º Congresso Nordestino de Extensão Universitária. 2012. (Congresso).

Encontro: "Roda da Vida e das Idades".Roda de Conversa. 2012. (Encontro).

II Encontro da Rede de Pesquisadores em Saúde da Popullação Quilombola/ Seminário "Protagonismo Juvenil e Sustentabilidade: Repensando a Saúde em Comunidades Quilombolas"". 2012. (Encontro).

XVI SEMIC.Protagonismo Juvenil: uma estratégia de enfrentamento a violência nos bairros Rua Nova e Queimadinha em Feira de Santana - BA. 2012. (Seminário).

XVI SEMIC.Diálogo Intergeracional Construindo Trilhas para o Protagonismo Juvenil e para o Enfrentamento a Violência. 2012. (Seminário).

Capacitação Griô. 2011. (Oficina).

CBPN (congresso Baiano de Pesquisadores Negros ). 2011. (Congresso).

Conferêcia Interterritorial de Políticas para as Mulheres. 2011. (Outra).

Conferência Municipal de Polítias para Mulheres. 2011. (Outra).

II Seminário Internacional sobre Saúde da População Negra/Seminário Avançado da Pós Graduação em Saúde Coletiva. Oficina Pet-Saúde da Família.. 2011. (Seminário).

Seminário Municipal de Protagonismo Juvenil e I Festival de Arte e Cultural da Paz nas Escolas Públicas de Feira de Santana: Jovens de atitude brilhando na construção de uma sociedade de paz.. 2011. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

SANTOS, F. S.. Projetos Culturais da Secretaria de Educação do Estado da Bahia - NTE 09. 2017. Secretaria de Educação do Estado da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Josivaldo Pires de Oliveira

OLIVEIRA, Josivaldo Pires de; SOARES, E. L. R.; ALMEIDA, L. A.. Um quilombo urbano chamado Rua Nova. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em História da África) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Josivaldo Pires de Oliveira

OLIVEIRA, Josivaldo Pires de; SOARES, E. L. R.; ALMEIDA, L. A.. A rua que nasce...que se desenha na cidade: uma história sobre a formação do bairro de Rua Nova. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em História da África) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Leandro Antonio de almeida

SOARES, E. L. R.;ALMEIDA, L. A.; OLIVEIRA, J. P.. Um quilombo chamado rua nova. 2016. Dissertação (Mestrado em História da África, Diáspora e Povos Indígenas) - Centro de Artes, Humanidades e Letras / UFRB.

Leandro Antonio de almeida

SOARES, E. L. R.;ALMEIDA, L. A.. A rua que nasce... que se desenha na cidade: uma história sobre a formação do bairro de Rua Nova. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em História da África, Diáspora e Povos Indígenas) - Centro de Artes, Humanidades e Letras / UFRB.

Emanoel Luis Roque Soares

SOARES, Emanoel Luis Roque; ALMEIDA, L. A.; OLIVEIRA, J. P.. A rua que nasce... que se desenha na cidade: uma historia sobre a formação do bairro de Rua Nova. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Proficional em historia da África, da diá) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Emanoel Luis Roque Soares

ALMEIDA, L. A.; OLIVEIRA, J. P.;SOARES, Emanoel Luis Roque. A rua que nasce... que se desnha na cidade: uma historia sobre a formação do bairro de Rua Nova. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Proficional em historia da África, da diá) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Edna Maria de Araújo

Diálogo Intergeracional e Pedagogia Griô: Tecnologias Sociais de estimulo ao Protagonismo Juvenil; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Edna Maria de Araújo;

Jackson Santos dos Reis

A importancia das políticas públicas para os adolescentes em saúde mental; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Mental com Ênfase Em Dependência Química e Neuropsicologia; ) - Faculdade Ateneu; Orientador: Jackson Santos dos Reis;

Emanoel Luis Roque Soares

Material Didático Interdisciplinarsobre a história do barrio Rua Nova - Feira de Santana; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado Proficional em historia da África, da diá) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Emanoel Luis Roque Soares;

Ady Sá Teles Santana

O cinto de Amadou Koumba em diálogo com a literatura oral africana; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Francês) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Ady Sá Teles Santana;

Ernesto Acosta Martínez

Efeito do extrato de trigo e do lúpulo na fermentação de hidromel; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Ernesto Acosta Martínez;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SANTOS, F. S. . Ipelê Ilú Irin: a palavra na cultura africana. Caminhos para Efetivação da Lei nº11.645/2008. 1ºed.Cruz das Almas/Belo Horizonte: EDUFRB/Fino Traço, 2016, v. 21, p. 143-150.

  • SANTOS, F. S. ; SOARES, E. L. R. . O Cotidiano de Trabalhadoras Negras do Bairro Rua Nova. In: V Seminário Nacional Gênero e Práticas Culturais, 2015, Fortaleza. V Seminário Nacional Gênero e Práticas Culturais. Fortaleza: EDUECE, 2015.

  • SANTOS, F. S. ; SOARES, E. L. R. . Rezas e Benzeduras no Cotidiano Afro-religioso do Bairro Rua Nova.. In: XIV ECHE ? Encontro Cearense de História da Educação, 2015, Fortaleza. XIV ECHE ? Encontro Cearense de História da Educação. Fortaleza: EDUECE, 2015.

  • SANTOS, F. S. ; SOARES, E. L. R. . A Rua que Nasce que se Desenha na cidade: uma produção paradidática sobre história local.. In: V Congresso Baiano de Pesquisadores Negros, 2015, Jequié. V Congresso Baiano de Pesquisadores Negros, 2015.

  • SANTOS, F. S. . Porque Produzir um Material Didático sobre História Loca: Desafios, Propostas e Perspectivas. In: III Encontro Estadual de Ensino de História, 2015, Feira de Santana. A História na Escola, 2015.

  • SANTOS, F. S. ; ARAUJO, E. M. ; OLIVEIRA, F. P. ; VASCONCELOS, T. R. S. . Pedagogia Griô e Diálogo Intergeracional nos Bairros Rua Nova e Queimadinha. In: 3º Congresso Nordestino de Extensão Universitária, 2012, Feira de Santana. Cultura, Identidade e Diversidade: o papel da extensão.

  • SANTOS, F. S. ; Soares, Emanoel Luís Roque . Memórias de um Omorisà: o bairro Rua Nova como o espaço mítico de Afonso de Queiroz. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, F. S. . Caminos da Etnopesquisa: A Busca por Territórios Educativos da População Negra em Feira de Santana. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, F. S. . Empoderamento pra quê?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, F. S. . Roda de Conversa: Percursos de Formação na Prática Profissional. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, F. S. . Porque Produzir um Paradidático sobe História local: desafios, propostas e perspectivas.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, F. S. ; Soares, Emanoel Luís Roque . Rezas e Benzeduras no Cotidiano Afro-religioso do Bairro Rua Nova.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, F. S. ; Soares, Emanoel Luís Roque . O cotidiano de Trabalhadoras Negras do Bairro Rua Nova.(1960-1970). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, F. S. ; Soares, Emanoel Luís Roque . A Rua que Nasce que se Desenha na cidade: uma produção paradidática sobre história local.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, F. S. . Pedagogia Griô e Diálogo Intergeracional nos Bairros Rua Nova e Queimadinha. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, F. S. . Seminário Diálogo Intergeracional e Protagonismo Juvenil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, F. S. ; ARAUJO, E. M. ; Soglia, R. M ; Jesus, S. D. . Diálogo Intergeracional Construindo Trilhas para o Protagonismo Juvenil e para o Enfrentamento a Violência.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, F. P. ; ARAUJO, E. M. ; SANTOS, F. S. . Protagonismo Juvenil: uma estratégia de enfrentamento a violência nos bairros Rua Nova e Queimadinha em Feira de Santana-BA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SANTOS, F. S. . Empodaramento o que é?. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SANTOS, F. S. . Turbantes e Trançados de cabelo. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANTOS, F. S. . Um Quilombo Urbano Chamado Rua Nova. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Paradidático).

SANTOS, F. S. . Relatório de Técnico/Final - Bolsa. 2016. (Relatório de pesquisa).

SANTOS, F. S. . Relatório de Técnico/Parcial - Bolsa. 2015. (Relatório de pesquisa).

SANTOS, F. S. . Relatório Técnico Final - Bolsa. 2012. (Relatório de pesquisa).

SANTOS, F. S. . Relatório Técnico Parcial / Semestral Bolsa Vinculada a Projeto. 2011. (Relatório de pesquisa).

SANTOS, F. S. . Identidade Visual do Sarau Negrito. 2017. Desenho.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2017 - 2017

Universidade Estadual de Feira de Santana

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador - PARFOR, Carga horária: 45

2013 - 2013

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Professora do Pré-Vestibular Quil. da Recuada, Carga horária: 8

2018 - Atual

Escola Anchieta

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Fundamental, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuo como ministrante das disciplinas: Literatura, Artes e Redação do 6º ao 9º Ano do Fundamental II e apenas Artes para o Fundamental I do 2º ao 5º Ano.