Messias Gonzalez Freitas
Mestre em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Licenciado em Educação Artística - habilitação artes cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Licenciado em Letras - habiltação em português e literaturas de língua portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993). Leciona teatro na Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e na Escola Municipal de Ensino Médio Emílio Meyer; leciona literatura brasileira e língua portuguesa no Instituto Estadual de Educação Paulo da Gama. Além de experiência como educador nas áreas de Artes cênicas e de Letras, tanto na educação básica, quanto no ensino superior, desenvolve trabalhos no teatro e no cinema.
Informações coletadas do Lattes em 04/11/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Letras
1998 - 2002
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Ana Lisboa de Mello.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Palavras-chave: Oralidade; Literatura; Folclore; Causos; Teatro.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira / Especialidade: Teatro. Setores de atividade: Educação; Artes, cultura, esporte e recreação.
Graduação em Licenciatura Em Educação Artística Artes Cênicas
1995 - 2003
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Orientador: Flávio Mainieri
Graduação em Licenciado Em Letras Habiltação Em Português e Lit
1989 - 1993
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Orientador: Alice Moreira
Formação complementar
1999 - 1999
Curso de formação teatral. (Carga horária: 60h). , Centro de Teatro do Oprimido.
1998 - 1998
Curso integrado de cinema (módulo roteiro cinema). (Carga horária: 80h). , Serviço Social do Comércio Rio Grande do Sul.
1995 - 1995
Curso de qualificação de fotógrafo. (Carga horária: 85h). , Serviço nacional de aprendizagem comercial departamento regional no RS.
Idiomas
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira/Especialidade: Teatro.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira/Especialidade: Educação.
Participação em eventos
Formação Regional da Cultura Indígena e Educação Ambiental Flores e Frutos da Terra. 2010. (Encontro).
Curso de Verão 2010. 2010. (Outra).
Capacitação docente 2009: a docência e os desafios da aprendizagem. 2009. (Outra).
Capacitação docente na PUCRS - o aluno no cenário contemporâneo: implicações na docência. 2008. (Outra).
Cine-fórum: uma verdade inconveniente. 2008. (Outra).
Oficina de paisagismo sustentável e paisagismo produtivo. 2007. (Oficina).
Qualificando o processo seletivo de correção das redações do vestibular. 2007. (Oficina).
A magia das letras no cinema.Linguagem e cinema. 2007. (Outra).
O saber em construção.Oficina de produção textual. 2006. (Oficina).
Universidade e compromisso com o desenvolvimento regional. 2006. (Outra).
Universidade inovadora. 2006. (Outra).
IV seminário nacional e VIII seminário municipal de educação de Morro Reuter/RS.Narrativas verbais e visuais: a literatura gaúcha em questão. 2005. (Seminário).
XXIII seminário regional de educação: a tecnologia a serviço do desenvolvimento..Intervenções de artes cênicas na literatura.. 2005. (Seminário).
Desafios da indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão.. 2005. (Outra).
Universidade Feevale - ensino, pesquisa, extensão e gestão.. 2005. (Outra).
Universidade comunitária. 2005. (Outra).
V jornada de Psicopedagogia: as interfaces da arte nos processos psicopedagógicos e terapêuticos..As artes cênicas nos processos psicopedagógicos. 2004. (Oficina).
II congresso internacional das linguagens, VI seminário Nacional do ensino de língua portuguesa, V seminário internacional do ensino de língua estrangeira - espanhol e inglês e II seminário interdisciplinar das licenciaturas..O teatro na sala de aula. 2004. (Oficina).
II escola de verão: oficina uso da câmera de vídeo na sala de aula.. 2004. (Oficina).
II escola de verão: oficina várias possibilidades do uso do retroprojetor no ensino.. 2004. (Oficina).
Encontro nacional de língua e literatura. 2004. (Encontro).
Feira de iniciação científica e salão de extensão.Avaliador da feira de iniciação científica e do salão de extensão da Feevale - 2004. 2004. (Outra).
Módulo de capacitação: recursos tecnológicos na ação docente. 2004. (Outra).
O sistema nacional de avaliação na educação superior: concepções, possibilidades e responsabilidades.. 2004. (Outra).
IX encontro estadual de redação e II seminário de redação de vestibular. 2003. (Seminário).
III seminário: ressignificando a prática do ensino de línguas - a construção do saber e o desenvolvimento da cidadania..Oficina de Teatro. 2003. (Oficina).
Construindo a escola democrática. 2001. (Seminário).
Seminário regional Construindo a Escola Democrática. 2001. (Seminário).
Curso aprendizes de clown. 2001. (Oficina).
Oficina de produção. 2001. (Oficina).
Oficina de Produção. 2001. (Oficina).
14 Encontro latinoamericano de teatro popular.Participação como ator do espetáculo. 2000. (Encontro).
Teatro brasileiro: o que fazer amanhã?. 1999. (Seminário).
Oficina do texto dramático. 1999. (Oficina).
Improvisação, jogo - princípios básicos. 1999. (Oficina).
Reunião-Oficina de língua portuguesa 1, 2, 3 e 4. 1998. (Oficina).
Oficina de expressão corporal, voz e movimento. 1998. (Oficina).
Colóquio internacional discurso, memória, identidade: 25 anos PPG-Letras. 1997. (Simpósio).
7a. jornada nacional de literatura. 1997. (Encontro).
Artepensamento. 1995. (Seminário).
VII encontro gaúcho dos estudantes de letras. 1994. (Encontro).
Encontro nacional de estudantes de letras. 1993. (Encontro).
Encontros com a imagem - Haroldo de Campos e Júlio Bressane. 1993. (Encontro).
1a. Jornada de Edição de Textos. 1993. (Outra).
X seminário brasileiro de crítica literária e IX seminário de crítica do RS. 1992. (Seminário).
IV encontro gaúcho de estudantes de letras "repensando o ensino e o curso de letras". 1990. (Encontro).
XI encontro nacional dos estudantes de letras. 1990. (Encontro).
Participação em bancas
FREITAS; Richard Belchior Burgdurff; MARTINS, R. P.. Feijoada no Paraíso: Identidade Nacional e Mitos Populares em Besouro, o Capoeira. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História, Comunicação e Memória) - Universidade Feevale.
FREITAS; Richard Belchior Burgdurff; MARTINS, R. P.. Abertura Política ao Som do Rock: a Trajetória e Influência das Bandas de Brasília (1976-1986). 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História, Comunicação e Memória) - Universidade Feevale.
FREITAS; Richard Belchior Burgdurff. Orixás da literatura: a representação da mitologia africana e da religião afro-brasileira nos romances de Jorge Amado.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Feevale.
FREITAS; Richard Belchior Burgdurff; PINHEIRO, Luciana Boose. Lar e a Rua: a dicotomia das personagens femininas na dramaturgia de Nélson Rodrigues. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Feevale.
FREITAS. Banca de corretores das redações dos processos seletivos vestibulares. 2008. Universidade Feevale.
FREITAS. Feira de Iniciação Científica e Salão de Extensão. 2004. Universidade Feevale.
FREITAS. Corretor de redação do concurso vestibular da UFRGS. 2002. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Orientou
Lar e a Rua: a dicotomia das personagens femininas na dramaturgia de Nélson Rodrigues; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Feevale; Orientador: Messias Gonzalez Freitas;
Orixás da literatura: a representação da mitologia africana e da religião afro-brasileira nos romances de Jorge Amado; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade Feevale; Orientador: Messias Gonzalez Freitas;
Outras produções
FREITAS . Oficina de produção textual. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FREITAS . Projeto Ler é Saber. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FREITAS . Intervenções de Artes Cênicas na Literatura. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
FREITAS . Projeto Ler é Saber. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FREITAS . V jornada de Psicopedagogia: as interfaces da arte nos processos psicopedagógicos e terapêuticos. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FREITAS . O Teatro em sala de aula. 2004. .
FREITAS . Projeto Ler é Saber. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FREITAS . III seminário: ressignificando a prática do ensino de línguas - a construção do saber e o desenvolvimento da cidadania. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FREITAS . Curso de capacitação de alfabetizadores de jovens e adultos. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
PENINHA, Lordsir ; FREITAS ; LOPES NETO, Simões . Melancia - Coco verde. 2002. Audiovisual.
OLIVEIRA, Jessé ; FREITAS . A guarda cuidadosa. 2001. Teatral.
OLIVEIRA, R. ; FREITAS . O Barão nas Árvores. 1998. Teatral.
OLIVEIRA, Jessé ; FREITAS . Os fuzis da senhora Carrar. 1998. Teatral.
FREITAS . Amigo Frank. 2008. Vídeo.
SILVA, S. ; FREITAS . Anahy de las missiones. 1997. Filme.
FREITAS . Causos gauchescos. 2005 (Contação de Histórias).
FREITAS . Poemas de Cecília Meireles. 2003 (Recital de poesias.).
FREITAS . Contação de "causos". 2003 (Contação de histórias).
FREITAS . Visita Surreal. 2001 (Performance).
FREITAS ; ANDRADE, C. D. . Encontro com Drummond. 1997 (Direção cênica e atuação em recital de poesias).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Departamento de Pós-Graduação em Métodos e Técnicas de Ensino. , Ipiranga, 6681, Partenon, 90619-900 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (51) 33203527, URL da Homepage:
Experiência profissional
2009 - Atual
E.M.E.M. Emílio MeyerVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Teatro, Carga horária: 20
2008 - 2009
SENAC EADVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Tutor do curso de pós-graduação artes visuais, Carga horária: 10
2002 - 2008
Universidade FeevaleVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de literatura e de português, Carga horária: 20
2002 - 2002
Colégio Marista São PedroVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Teatro, Carga horária: 4
2001 - Atual
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de teatro, Carga horária: 10
1997 - Atual
Instituto Estadual de Educação Paulo da GamaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de literatura e de português, Carga horária: 20
1992 - 1992
Curso supletivo Inácio de Quadros LtdaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de literatura e de português, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Messias Gonzalez Freitas e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?