Adriana Miranda Pimentel

Doutora em Saúde Pública, com ênfase em Ciências Sociais em Saúde, pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia, e graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade de São Paulo, USP. Professora do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos da Universidade Federal da Bahia (IHAC/UFBA). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade (EISU/UFBA) onde desenvolve pesquisas sobre itinerários formativos de estudantes indígenas e quilombolas no ensino superior. No Programa, orienta estudos sobre formação no ensino superior, formação em saúde e vida estudantil. Também integra o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação como docente permanente. Iniciou trajetória acadêmica na área de Terapia Ocupacional Social e na Atenção Básica, especialmente nos estudos com populações em situação de vulnerabilidade e atenção à saúde. Revisora de periódicos em Terapia Ocupacional, Saúde Coletiva e na área Interdisciplinar, atuando também como Editora Associada da Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional. Dedica-se aos estudos sobre juventudes e práticas cotidianas em diferentes contextos sociais - áreas urbanas e comunidades tradicionais, precisamente sobre os usos e as diferentes formas de criação que se originam do modo como os jovens constroem seus itinerários e experiências de vida.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Saúde Coletiva

2005 - 2009

Universidade Federal da Bahia
Título: Práticas culturais de jovens: um novo olhar sobre os jovens no campo da saúde
Ordep José Trindade Serra. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Práticas Culturais; Etnografia; Bairro; Contingência; Jovens.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Urbana. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva. Setores de atividade: Cuidado À Saúde das Populações Humanas; Saúde e Serviços Sociais.

Mestrado em Saúde Coletiva

1999 - 2001

Universidade Federal da Bahia
Título: Um olhar sobre os olhares: uma etnografia do Centro de Referência do Adolescente em Salvador, Bahia,Ano de Obtenção: 2001
Orientador: Jorge Alberto Bernstein Iriart
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Programa Saúde do Adolescente; Etnografia dos serviços de saúde; Adolescência e aspectos sócio-culturais.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Cuidado À Saúde das Populações Humanas; Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde.

Especialização - Residência médica

1996 - 1997

Servizio Sanitario Nazionale
Residência médica em: Abilitazione Psicossociale di Trieste - ItáliaNúmero do registro: RIAB 540-8/96.

Graduação em Curso de Terapia Ocupacional

1990 - 1994

Universidade de São Paulo
Título: A reabilitação como forma de resgate da cidadania a partir da comunidade: duas propostas de intervenção buscando a inserção social
Orientador: Marta Carvalho de Almeida

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

English Language. (Carga horária: 70h). , Nab Cottage English Language in the Lakes, NAB, Inglaterra.

2014 - 2014

Métodos Qualitativos de Investigação em Ciências S. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2006 - 2006

Treinamento no uso da CIF. (Carga horária: 16h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2006 - 2006

Reabilitação com ênfase no Território: promovendo. (Carga horária: 4h). , Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, EBMSP, Brasil.

2005 - 2005

A Terapia Ocupacional no Campo Social: políticas -. (Carga horária: 8h). , Associação de Terapeutas Ocupacionais de Pernambuco, ATOPE, Brasil.

2001 - 2001

Todo Mundo Faz Teatro. (Carga horária: 52h). , Todo Mundo Faz Teatro, TMFT, Brasil.

1998 - 1998

Aprender a Aprender. (Carga horária: 23h). , Centro Interdisciplinar de Estudos Grupais Enrique Pichon Rivière, CIEG, Brasil.

1997 - 1997

Extensão universitária em Terapia Ocupacional. (Carga horária: 30h). , Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, EBMSP, Brasil.

1996 - 1996

Corso Di Formazione Per Volontari. (Carga horária: 32h). , Dipartimento Salute Mentale Di Trieste, DSM, Itália.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Interdisciplinar.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação no Ensino Superior.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Terapia Ocupacional Social.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública/Especialidade: Ciências Sociais Em Saúde.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Especial.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

URIARTE, U. M. ; CARVALHO FILHO, M. J. ; PIMENTEL, Adriana Miranda . II Seminário Gey Espinheira. 2012. (Outro).

FERREIRA, R. ; CASULARI, M. C. ; PIMENTEL, Adriana Miranda ; BULCÃO, T. . I Oficina do Fórum Nacional de Educação das Profissões na Área da Saúde. 2008. (Outro).

PIMENTEL, Adriana Miranda . VII Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional. 2000. (Outro).

PIMENTEL, Adriana Miranda . Elaboração da Prova para Concurso Público para seleção de terapeutas ocupacionais para a Prefeitura Municipal de Guarulhos, SP. 2000. (Concurso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

9. Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa. Experiências biográficas: uso de narrativas na pesquisa com estudantes de comunidades tradicionais no ensino superior. 2019. (Congresso).

VIII Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades. Estudantes quilombolas no ensino superior: histórias de formação e de resistência. 2019. (Congresso).

Fórum Social Mundial.Estudantes indígenas na Universidade Federal da Bahia: itinerários formativos e articulação de saberes. 2018. (Outra).

Fórum Social Mundial.Narrativas dos estudantes quilombolas sobre seus itinerários formativos na Universidade Federal da Bahia. 2018. (Outra).

I Fórum Baiano de Pesquisa em Juventudes.Um fazer para alimentar a alma: uma etnografia das práticas juvenis em um bairro da cidade de Salvador. 2017. (Encontro).

30. Reunião Brasileira de Antropologia. Um fazer para alimentar a alma: uma etnografia das práticas juvenis em um bairro da cidade de Salvador. 2016. (Congresso).

30. Reunião Brasileira de Antropologia. Práticas artístico-culturais e os modos de fazer dos/as jovens da comunidade de Santiago do Iguape. 2016. (Congresso).

Congreso Iberoamericano de Investigación Cualitativa en Salud. Desenvolvimento sustentável e qualidade de vida na Reserva Extrativista do Iguape: experiência de formação em pesquisa interdisciplinar FORMAÇÃO EM PESQUISA INTERDISCIPLINAR. 2016. (Congresso).

Congreso Iberoamericano de Investigación Cualitativa en Salud. Um fazer para alimentar a alma: uma etnografia das práticas juvenis em um bairro da cidade de Salvador. 2016. (Congresso).

Semana Kirimurê.Juventudes e sustentabilidade na Reserva Extrativista do Iguape: apresentação de resultados da pesquisa. 2014. (Simpósio).

Seminário de Extensão Universitária da UFBA: extensão na UFBA: uma política em construção coletiva.Práticas juvenis e sustentabilidade na Resex do Iguape. 2014. (Seminário).

Seminário de Pesquisa Universitária da UFBA.Os jovens de São Francisco do Paraguaçu: práticas culturais e uso dos recursos naturais. 2014. (Seminário).

Seminário de Pesquisa Universitária da UFBA.Os jovens de Santiago do Iguape: práticas culturais e uso dos recursos naturais. 2014. (Seminário).

Seminário de Pesquisa Universitária da UFBA.As repercussões na vida de mães que perderam filhos assassinados. 2014. (Seminário).

Seminário de Pesquisa Universitária da UFBA.As práticas culturais das jovens que vivem nas comunidades extrativistas do Iguape. 2014. (Seminário).

Seminário de Pesquisa Universitária da UFBA.Mães que perderam seus filhos assassinados: histórias de vida, histórias de abandono. 2014. (Seminário).

Seminários de Extensão e Pesquisa do IHAC.Juventude e sustentabilidade na Resex do Iguape: uma pesquisa interdisciplinar. 2014. (Seminário).

III Congresso Nordestino de Extensão Universitária. Espaços de práticas juvenis em um bairro da cidade de Salvador. 2012. (Congresso).

IV Seminário de Pesquisa e Extensão do IHAC.Dimensões Identitárias: um espaço de criação e diálogo em Cosme de Farias. 2012. (Seminário).

IV Seminário de Pesquisa e Extensão do IHAC.Narrativas biográficas de mães que perderam filhos jovens em circunstâncias violentas: o processo de construção da pesquisa. 2012. (Seminário).

Seminário A quem cabe a culpa? Combate aos Homicídios e à Impunidade. 2012. (Seminário).

II Encontro de São Lázaro.Cosme de Farias: entre vicissitudes e possibilidades. 2011. (Encontro).

III Seminário de Pesquisa e Extensão do IHAC.A construção de uma agenda cultural em Cosme de Farias: uma experiência da Atividade Curricular em Comunidade. 2011. (Seminário).

XI Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional e IX Congresso Latinoamericano de Terapia Ocupacional. A formação do terapeuta ocupacional para a Atenção Básica em Saúde. 2011. (Congresso).

Seminário Biografia, Narrativa e Autobiografia: contribuições da pesquisa qualitativa. 2010. (Seminário).

Seminario Conhecendo a população em situação de rua: a realidade de Recife e Jaboatão dos Guararapes. 2010. (Seminário).

Fórum Nacional de Educação das Profissões na Área da Saúde FNEPAS / XI Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional.Trabalho em equipe no contexto dos novos cenários e projetos assistenciais no SUS: desafios e construção de novas profissionalidades. 2009. (Oficina).

I Seminário de Política de Saúde e o SUS: Avanços, Desafios e Determinantes do Processo Saúde-Doença, com Integração Ensino-Serviço.Coordenação de Grupo de Trabalho. 2009. (Seminário).

IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Os saberes dos jovens sobre as situações que os afetam em um bairro pobre da cidade de Salvador. 2009. (Congresso).

IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Terapia Ocupacional na Atenção Básica: uma experiência de ensino, pesquisa e extensão na Bahia. 2009. (Congresso).

Seminário Nacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional. 2009. (Seminário).

Seminario Nacional sobre Avaliação da Perspectiva do Usuário: contribuições para estudos sobre práticas avaliativas amistosas à integralidade em saúde. 2009. (Seminário).

XI Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional. A atenção às pessoas com deficiência na atenção básica: uma experiência de estágio curricular. 2009. (Congresso).

XI Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional. A estratégia do mapeamento territorial como subsídio para orientação de práticas de atenção às pessoas com deficiência. 2009. (Congresso).

I Seminário de Ética em Pesquisa nos Seres Humanos. 2008. (Seminário).

XI Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional.Desafios e estratégias para manutenção dos periódicos de terapia ocupacional no país. 2008. (Encontro).

7. Congresso Argentino de Terapia Ocupacional e 7. Congresso Latinoamericano de Terapia Ocupacional. Conociendo a las personas con deficiencia en un barrio de Salvador, Bahia, Brasil.. 2007. (Congresso).

I Oficina Estadual "Sobre Diretrizes Curriculares: sensibilização para implementação de processos de mudança na formação superior de profissionais de saúde do estado da Bahia".Sobre Diretrizes Curriculares: sensibilização para implementação de processos de mudança na formação superior de profissionais de saúde do estado da Bahia". 2007. (Oficina).

X Congreso Latinoamericano de Medicina Social, IV Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, XIV congress of the International Association of Health Policy.Equidade, Ética e Direito à Saúde: Formação e Ação da Terapia Ocupacional. 2007. (Oficina).

25. Reunião Brasileira de Antropologia. Conhecendo jovens, identificando lugares. 2006. (Congresso).

III Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Desvendando territórios: um registro etnográfico nas ruas do Salvador. 2005. (Congresso).

IX Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional - Terapia Ocupacional Narrativas Contemporâneas. Nucleo de Pesquisas em Terapia Ocupacional Arupemba. 2005. (Congresso).

V Mostra Científica da FBDC.A situação das pessoas com deficiência: um levantamento documental. 2005. (Seminário).

XII Semana de Terapia Ocupacional, VI Mostra de Saúde Mental e V Fórum de Saúde do Trabalhador. 2005. (Simpósio).

VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Re-significando um serviço: uma etnografia do Centro de Referência do Adolescente na Bahia. 2003. (Congresso).

VII Congresso Internacional de Adolescência e VIII Congresso Brasileiro de Adolescência. Projeto Brincando e Aprendendo. 2001. (Congresso).

I Encontro Estadual do Programa de Atenção à Saúde do Adolescente/PROSAD.I Encontro Estadual do Programa de Atenção à Saúde do Adolescente/PROSAD. 2000. (Encontro).

VI Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. VI Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2000. (Congresso).

VII Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional.VII Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional, Comissão Organizadora e participante. 2000. (Encontro).

II Encontro Bahiano de Adolescentes.Coordenação de Grupo de Trabalho - Oficina de Brinquedo. 1999. (Oficina).

VI Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional. VI Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional. 1999. (Congresso).

XVI Congresso Brasileiro de Medicina Física e de Reabilitação e XIV Jornada Paulista de Fisiatria. XVI Congresso Brasileiro de Medicina Física e de Reabilitação e XIV Jornada Paulista de Fisiatria. 1999. (Congresso).

Formação de Recursos Humanos para a estratégia de atenção à Saúde da Família.Formação de Recursos Humanos para a estratégia de atenção à Saúde da Família. 1998. (Seminário).

Cidadãos com Impedimentos Motores: aspectos jurídicos, educacionais e tecnológicos.Cidadãos com Impedimentos Motores: aspectos jurídicos, educacionais e tecnológicos. 1995. (Encontro).

IV Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional. IV Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional. 1995. (Congresso).

VIII Semana de Estudos de Terapia Ocupacional.VIII Semana de Estudos de Terapia Ocupacional. 1994. (Encontro).

III Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional.III Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional. 1993. (Encontro).

III Jornada de Reabilitação do Hospital das Clínicas/II Simpósio Internacional sobre Resistência Isocinética. 1993. (Simpósio).

III Jornada deTerapia Ocupacional do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.III Jornada deTerapia Ocupacional do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. 1993. (Simpósio).

VII Semana de Estudos de Terapia Ocupacional.VII Semana de Estudos de Terapia Ocupacional. 1990. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Alexsandro Rabaioli Nunes Ribeiro

PIMENTEL, Adriana Miranda; MOREIRA, A. J.; COZZANI, M. V.. Espelho, espelho meu: um estudo sobre a (des)construção da imagem corporal em estudantes universitários. 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: CRISTIANO DE SOUZA OLIVEIRA

PIMENTEL, Adriana Miranda; GUERRA, D.; FONSECA, M. G.. Universidade Promotora da Saúde. 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Talita Nunes Costa

CARVALHO FILHO, M. J.; TAVARES, F. R. G.;PIMENTEL, Adriana Miranda. Uma etnografia do cuidado: a atenção ao usuário de crack na rotina de Agentes Comunitários de Saúde. 2016. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Waldiselia dos Santos Passos

CAVALCANTE, M. M.; GOMES NETO, M.;PIMENTEL, A.M.. Política de reestruturação e expansão da universidade pública: um estudo sobre a implantação do curso de graduação em fisioterapia da UFBA na percepção dos estudantes. 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Maria Tereza Baraúna da Costa

PIMENTEL, Adriana Miranda; FERNANDES, A. C. S.; SALES, M. A.. Serviço público de reabilitação e sua sustentabilidade na universidade pública: um estudo sobre Clínica-Escola na UNEB. 2015. Dissertação (Mestrado em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Gustavo Marques Porto Cardoso

PIRES, R. G.; SOUZA, C. M.;PIMENTEL, Adriana Miranda. Vida universitária, atividade física e promoção da saúde entre estudantes da Universidade Federal da Bahia. 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Verônica Vidal

MOTA, E. L. A.; PINHO, I. C. M.; COELHO, M.T.A.D.;PIMENTEL, Adriana Miranda. A percepção dos graduados em Bacharelado Interdisciplinar em Saúde da UFBA sobre a vivência no curso (2009-2011). 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Francisco Leal de Andrade

PIMENTEL, Adriana Miranda; GOMES, M. Q. C.; TAVARES, M. S.; FERREIRA, S. L.; FAGUNDES, T. C. P. C.. Formação de Terapeutas Ocupacionais no Brasil: um estudo de gênero. 2019. Tese (Doutorado em Estudos Interdisciplinares Sobre Mulheres, Gênero e Feminism) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Cristina Bressaglia Lucon

GROSSI, G.; SANTOS, J. B.;PIMENTEL, A.M.. Representações docentes: o olhar para o aluno com mucopolissacaridose tipo VI do município de Monte Santo - Bahia. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Alexsandro Rabaioli Nunes Ribeiro

PIMENTEL, Adriana Miranda; COZZANI, M. V.. Espelho, espelho meu: construção social da imagem corporal e sua implicação na universidade. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Talita Nunes Costa

PIMENTEL, Adriana Miranda; TAVARES, F.; CARVALHO FILHO, M. J.. Uma etnografia do cuidado: a atenção em saúde dirigida a homens usuários de crack por agentes comunitários de saúde. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Antropologia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Pablo Henrique Lacerda dos Santos

PIMENTEL, Adriana Miranda; CARVALHO, M. A.. A expansão e interiorização do ensino superior na Bahia: o caso da UFOB. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Waldiselia dos Santos Passos

PIMENTEL, Adriana Miranda; GOMES NETO, M.. Estado da arte das pesquisas sobre formação acadêmica e Fisioterapia: um levantamento a partir de artigos publicados entre 1999 e 2012. 2013.

Aluno: Ilana Aparecida Araújo dos Santos

BATISTA, M.A.PIMENTEL, Adriana Miranda; SANTOS, M. S. S.. Manejo de Attalea funifera pela comunidade extrativista de São Francisco do Paraguaçu (Cachoeira, Bahia, Brasil). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Israel Marques Campos

CARVALHO FILHO, M. J.;PIMENTEL, Adriana Miranda. As músicas da cidade: estudos de casos sobre o cenário musical juvenil na periferia da cidade de Salvador. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades) - Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos.

Aluno: Marília Porto Magalhães Tanajura

CAMPOS, Sofia; OLIVEIRA, Maíra Cerqueira de;PIMENTEL, Adriana Miranda. Um estudo sobre a casa de atendimento sócio-educativo semiliberdade - Brotas: atuação, programas e finalidade da Unidade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: Elciana Roque de Souza

CAMPOS, Sofia; OLIVEIRA, Maíra Cerqueira de;PIMENTEL, Adriana Miranda. Uma radio comunitária num bairro popular de Salvador: sob o olhar da comunidade ouvinte. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: Adelly Rosa Orselli Moraes Sodré

CAMPOS, Sofia; BALAGUER, A.;PIMENTEL, Adriana Miranda. Jovens com deficiência: lazer e relações sociais. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: Anna Carolina Freitas da Rocha

BALAGUER, A.; CAMPOS, Sofia;PIMENTEL, Adriana Miranda. O perfil das gestantes de risco atendidas pela terapia ocupacional que referiram ter sido vítimas de violência. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: Cintia Schwab de Castro

CAMPOS, Sofia;PIMENTEL, Adriana Miranda; RODRIGUES, L. B.. O fazer do adolescente no âmbito do protestantismo da Reta Doutrina. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: LUCIANA PRÍNCIPE DE OLIVEIRA GALHEIGO

CAMPOS, Sofia;PIMENTEL, Adriana Miranda; BALAGUER, A.. Perfil do idoso vítima de violência doméstica em Salvador. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: Rafaela Leal Moreira

BALAGUER, A.; CAMPOS, Sofia;PIMENTEL, Adriana Miranda. Medidas sócio-educativas em meio aberto relacionado ao adolescente em conflito com a lei em Salvador: política e processo de implementação da assistência. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: Fernanda Gonçalves de Moura

COSTA, M. T. B.;PIMENTEL, Adriana Miranda; COUTINHO, I. J.. As implicações nas atividades da vida diária de pacientes com úlceras decorrentes do diabetes. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: Vera Lúcia Bispo Cavalcanti

PIMENTEL, Adriana Miranda; CAMPOS, Sofia; OLIVEIRA, Maíra Cerqueira de. Adolescente vítima de violência sexual em Salvador e Região Metropolitana. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências.

Aluno: Luciana Silva Rodrigues

PIMENTEL, Adriana Miranda; OLIVEIRA, Maíra Cerqueira de; CAMPOS, Sofia. Perfil das mulheres vítimas de violência sexual conjugal. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências.

Aluno: Thais Cerqueira Costa

PIMENTEL, Adriana Miranda; OLIVEIRA, Maíra Cerqueira de; CAMPOS, Sofia. Redes sociais: conhecendo contextos, conceitos e possíveis ações. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências.

Aluno: Camila Sousa Nascimento

PIMENTEL, Adriana Miranda; COSTA, Maria Teresa Barauna da; SOLEDADE, Marcos Rodrigo Reis. Representação social da doença infecto contagiosa. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Terapia Ocupacional) - Fundação Bahiana Para o Desenvolvimento das Ciëncias.

Aluno: Carla Silva Andrade

PIMENTEL, Adriana Miranda; SANTOS, Sofia Campos; SOLEDADE, Marcos Rodrigo Reis. Arte-educação no processo da construção de vida do adolescente em situação de risco pessoal e social. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Terapia Ocupacional) - Fundação Bahiana Para o Desenvolvimento das Ciëncias.

Aluno: Cristiane Luz Ledo

PIMENTEL, Adriana Miranda; SANTOS, Sofia Campos; SOLEDADE, Marcos Rodrigo Reis. Adolescência: um olhar através da história. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Terapia Ocupacional) - Fundação Bahiana Para o Desenvolvimento das Ciëncias.

Aluno: Elanya Kelline Antas Farias

PIMENTEL, Adriana Miranda; SANTOS, Sofia Campos; SOLEDADE, Marcos Rodrigo Reis. O papel da figura paterna no desenvolvimento da criança. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Terapia Ocupacional) - Fundação Bahiana Para o Desenvolvimento das Ciëncias.

Aluno: Gabriela Ventura de Araújo

PIMENTEL, Adriana Miranda; SANTOS, Sofia Campos; SOLEDADE, Marcos Rodrigo Reis. Instituições para crianças e adolescentes: desvendando uma história. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Terapia Ocupacional) - Fundação Bahiana Para o Desenvolvimento das Ciëncias.

Aluno: Vania Oliveira Ribeiro

PIMENTEL, Adriana Miranda; SANTOS, Sofia Campos; LIMA, Andréa Correa. As repercussões do nescimento de uma criança com deficiência no cotidiano da família. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Terapia Ocupacional) - Fundação Bahiana Para o Desenvolvimento das Ciëncias.

Aluno: Bartira Gomes Portinho

PIMENTEL, Adriana Miranda; OLIVEIRA, Ana Joaquina; SANTOS, Sofia Campos. Uma reflexão sobre as transformações ocorridas na trajetória da Terapia Ocupacional no Brasil. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Terapia Ocupacional) - Fundação Bahiana Para o Desenvolvimento das Ciëncias.

Aluno: Camila Sousa Nascimento

COSTA, M. T. B.;PIMENTEL, Adriana Miranda; Gomes. Representação social da doença infecto-contagiosa. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: Noêmia de Aragão Casais

PIMENTEL, Adriana Miranda; SANTOS, Sofia Campos; SOLEDADE, Marcos Rodrigo Reis. O Programa de Saúde da Família no Distrito de Santo Estevão Velho. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Terapia Ocupacional) - Fundação Bahiana Para o Desenvolvimento das Ciëncias.

Aluno: Cecília Eulina Dias dos Santos Correia e Márcia O

PIMENTEL, Adriana Miranda; JESUS, Mônica Lima de; JUCÁ, Vladia. Vieira.A reabilitação psicossocial de usuários inseridos em um novo modelo de assistência a saúde mental - CAPS. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade Salvador.

Aluno: Deyse Nascimento Cabral

PIMENTEL, Adriana Miranda; TACHY, Georgina; CAMPOS, Sofia. Atividades e a formação da identidade profissional em Terapia Ocupacional. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Terapia Ocupacional) - Fundação Bahiana Para o Desenvolvimento das Ciëncias.

Aluno: Inaiê Miranda e Lívia Lemos

PIMENTEL, Adriana Miranda; JESUS, Mônica Lima de; JUCÁ, Vladia. Hospital de Custódia e Tratamento: o (des) tratamento do portador de transtorno mental que comete delito. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Psicologia) - Universidade Salvador.

Aluno: Moniere Caroso Coelho

PIMENTEL, Adriana Miranda; MALTEZ, Tânia; CAMPOS, Sofia. A importância do engajamento de adolescentes nos movimentos sociais. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Terapia Ocupacional) - Fundação Bahiana Para o Desenvolvimento das Ciëncias.

Aluno: Ângela Santiago Lima

PIMENTEL, Adriana Miranda; MALTEZ, Tânia; CAMPOS, Sofia. A intervenção do terapeuta ocupacional com mulheres que sofreram violência doméstica. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Terapia Ocupacional) - Fundação Bahiana Para o Desenvolvimento das Ciëncias.

Aluno: Denise Nascimento Cabral

PIMENTEL, Adriana Miranda; MALTEZ, Tânia; CAMPOS, Sofia. O impacto da interdisciplinaridade na participação comunitária em assuntos pertinentes à saúde. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Terapia Ocupacional) - Fundação Bahiana Para o Desenvolvimento das Ciëncias.

Aluno: Tiza Trípodi Marchi Mendes

PIMENTEL, Adriana Miranda; MALTEZ, Tânia; CAMPOS, Sofia. Adolescentes infratores: uma realidade para ser discutida. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Terapia Ocupacional) - Fundação Bahiana Para o Desenvolvimento das Ciëncias.

Aluno: Aline Maciel

PIMENTEL, Adriana Miranda; MALTEZ, Tânia; CAMPOS, Sofia. O papel do terapeuta ocupacional enquanto educador social no trabalho com crianças em situação de risco. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Terapia Ocupacional) - Fundação Bahiana Para o Desenvolvimento das Ciëncias.

Aluno: Marcos Rodrigo Reis Soledade

PIMENTEL, Adriana Miranda; MALTEZ, Tânia; CAMPOS, Sofia. Estratégias de comunicação voltadas para a prevenção da AIDS no Brasil. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Terapia Ocupacional) - Fundação Bahiana Para o Desenvolvimento das Ciëncias.

Aluno: Francisco Leal

PIMENTEL, Adriana Miranda; MALTEZ, Tânia; CAMPOS, Sofia. Gravidez de risco. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Terapia Ocupacional) - Fundação Bahiana Para o Desenvolvimento das Ciëncias.

Aluno: Daniele Guedes de Mello

PIMENTEL, Adriana Miranda; MALTEZ, Tânia; BARRETO, Suely Galvão. Crianças portadoras de HIV e a intervenção da Terapia Ocupacional: uma abordagem educativa. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Terapia Ocupacional) - Fundação Bahiana Para o Desenvolvimento das Ciëncias.

Aluno: Marcella Raquel Spath Molina

PIMENTEL, Adriana Miranda; MALTEZ, Tânia; BARRETO, Suely Galvão. A educação ambiental no universo da Terapia Ocupacional. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Terapia Ocupacional) - Fundação Bahiana Para o Desenvolvimento das Ciëncias.

Aluno: Maíra Cerqueira de Oliveira

PIMENTEL, Adriana Miranda; MALTEZ, Tânia; BARRETO, Suely Galvão. Perspectiva de atuação do terapeuta ocupacional sob o eixo: educação-trabalho-cidadania em organizações não-governamentais. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Terapia Ocupacional) - Fundação Bahiana Para o Desenvolvimento das Ciëncias.

Aluno: Carina Brandão Araújo

PIMENTEL, Adriana Miranda; MATOS, Rita; BARRETO, Suely Galvão. O uso da atividade no campo da Terapia Ocupacional: um recurso de reconstituição da qualidade comunicacional. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Terapia Ocupacional) - Fundação Bahiana Para o Desenvolvimento das Ciëncias.

Aluno: Carina Vasques dos Santos

PIMENTEL, Adriana Miranda; MALTEZ, Tânia; BARRETO, Suely Galvão. Alcoolismo: intervenção da Terapia Ocupacional uma abordagem de educação para saúde. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Terapia Ocupacional) - Fundação Bahiana Para o Desenvolvimento das Ciëncias.

Aluno: Mayta Carvalho Trajano Leite

PIMENTEL, Adriana Miranda; MALTEZ, Tânia; BARRETO, Suely Galvão. A viabilidade da terapia ocupacional em centro de saúde via educação em saúde. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Terapia Ocupacional) - Fundação Bahiana Para o Desenvolvimento das Ciëncias.

Aluno: Ana Letícia Espínola Cordeiro

PIMENTEL, Adriana Miranda; MATOS, Rita; BARRETO, Suely Galvão. O jovem infrator institucionalizado e a Terapia Ocupacional. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Terapia Ocupacional) - Fundação Bahiana Para o Desenvolvimento das Ciëncias.

Aluno: Alessandra T

PIMENTEL, Adriana Miranda; BARRETO, Suely Galvão; MATOS, Rita. Ramos Drumond.A intervenção da terapia ocupacional frente a indivíduos em sofrimento psíquico em um centro de atenção psicossocial da cidade de Salvador. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Terapia Ocupacional) - Fundação Bahiana Para o Desenvolvimento das Ciëncias.

Aluno: Maria Ruth M

PIMENTEL, Adriana Miranda; BARRETO, Suely Galvão; MATOS, Rita. Cerqueira.A atuação da terapia ocupacional frente a desinstitucionalização. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Terapia Ocupacional) - Fundação Bahiana Para o Desenvolvimento das Ciëncias.

Aluno: Itatyane Bispo de Nascimento

PIMENTEL, Adriana Miranda; QUEIROZ, Marcia; BARRETO, Suely Galvão. De adaptador a articulador social. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Terapia Ocupacional) - Fundação Bahiana Para o Desenvolvimento das Ciëncias.

Aluno: Fabiana Brandão Souza

PIMENTEL, Adriana Miranda; BARRETO, Suely Galvão; MATOS, Rita. O papel do terapeuta ocupacional nos projetos sócio-educativos que atendem meninos em situação de risco. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Terapia Ocupacional) - Fundação Bahiana Para o Desenvolvimento das Ciëncias.

Aluno: Patrícia Silva de Oliveira

PIMENTEL, Adriana Miranda; BARRETO, Suely Galvão; QUEIROZ, Marcia. Terapia Ocupacional e educação para saúde: uma experiência em sala de espera. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Aluno: Carla Araújo de S

PIMENTEL, Adriana Miranda; BARRETO, Suely Galvão; CORREA, S. A.. Ribeiro.Terapia Ocupacional e a educação inclusiva: reflexões e questões. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Terapia Ocupacional) - Fundação Bahiana Para o Desenvolvimento das Ciëncias.

Aluno: Georgina Tachy

PIMENTEL, Adriana Miranda; MOREIRA, Patrícia; BARRETO, Suely Galvão. Atividades expressivas e toxicomania: relato de experiência. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Terapia Ocupacional) - Fundação Bahiana Para o Desenvolvimento das Ciëncias.

Aluno: Paula Regina de Souza Cardoso

PIMENTEL, Adriana Miranda; BARRETO, Suely Galvão; MATOS, Rita. A Terapia Ocupacional na área social: uma reflexão sobre crianças e adolescentes em situação de risco. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Terapia Ocupacional) - Fundação Bahiana Para o Desenvolvimento das Ciëncias.

Aluno: Eduarda Motta Santos

PIMENTEL, Adriana Miranda; MOREIRA, Patrícia; BARRETO, Suely Galvão. Considerações sobre a trajetória da assistência ao doente mental. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Terapia Ocupacional) - Fundação Bahiana Para o Desenvolvimento das Ciëncias.

Aluno: Andréa de Lemos da Rocha

PIMENTEL, Adriana Miranda; MOREIRA, Patrícia; BARRETO, Suely Galvão. O Fenômeno da transferência e o processo de Terapia Ocupacional. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Terapia Ocupacional) - Fundação Bahiana Para o Desenvolvimento das Ciëncias.

Aluno: Adriane Nunes Kramm

PIMENTEL, Adriana Miranda; QUEIROZ, Marcia; BARRETO, Suely Galvão. A prática do terapeuta ocupacional face a diversidade cultural. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Gomes;PIMENTEL, A.M.; FACUNDES, V. L. D.. Concurso Magistério Superior em Terapia Ocupacional Social e Educação. 2015. Universidade Federal da Paraíba.

PIMENTEL, Adriana Miranda; TEIXEIRA, C.F.; SANTOS, V.P.. Concurso Professor Substituto Saúde e Contemporaneidade. 2012. Universidade Federal da Bahia.

PIMENTEL, Adriana Miranda; NICOLAU, S. M.; Gomes. Concurso Magistério Superior em Terapia Ocupacional e Saúde Pública. 2012. Universidade Federal da Paraíba.

PIMENTEL, Adriana Miranda; Gomes; NICOLAU, S. M.. Concurso Magistério Superior em Terapia Ocupacional Social e na Saúde Mental. 2012. Universidade Federal da Paraíba.

PIMENTEL, Adriana Miranda; LOPES, R.E.; ANDRADE, P.R.. Concurso Professor Terapia Ocupacional em Saúde Mental e Social. 2009. Universidade Federal da Paraíba.

PIMENTEL, Adriana Miranda; SANTOS, Sofia Campos; RODRIGUES, Lázaro. Concurso Supervisor de Estágio Curricular na área de Educação em Saúde. 2004. Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Leny Alves Bomfim Trad

SERRA, Ordep José Andrade;TRAD, L. A. B.; Carlos Geraldo DAndréa Espinheira. Práticas culturais como possibilidades de enfrentamento à vulnerabilidade dos jovens em um bairro na cidade de Salvador. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Saúde coletiva) - Instituto de Saúde coletiva.

José Ricardo de Carvalho Mesquita Ayres

PIMENTEL, A. M.;AYRES, J.R.. UM OLHAR SOBRE OS OLHARES: UMA ETNOGRAFIA DO CENTRO DE REFERÊNCIA DO ADOLESCENTE. 2001. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Ana Cecília de Sousa Bittencourt Bastos

IRIART, J.;BASTOS, A. C. S. B.; AYRES, R.. Um olhar sobre os olhares: uma etnografia do centro de referência do adolescente. 2001. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Ana Cecília de Sousa Bittencourt Bastos

SERRA, O.; ADORNO, R. C. F.; Almeida, M.C.;BASTOS, A. C. S. B.; TRAD, L. A. B.. Práticas Culturais dos Jovens: um novo olhar sobre os jovens no campo da saúde. 2009. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Jorge Alberto Bernstein Iriart

IRIART, J. A. B.; BASTOS, A. C.; AYRES, José Ricardo. Um olhar sobre os olhares: uma etnografia do Centro de Referência do Adolescente da Bahia.. 2001. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Rubens de Camargo Ferreira Adorno

ADORNO, R. C. F.; Ordep Jose Trindade Serra; Leny Alves Bomfim Trad; Marta Carvalho de Almeida; Ana Cecilia de Souza Bastos. Praticas Culturais : um novo olhar sobre os jovens no campo de Saude. 2009. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Instituto de Saude Coletiva / UFBA.

Marta Carvalho de Almeida

SERRA, O. J. T.; TRAD L. A. B.; ADORNO, R. C. F.;ALMEIDA, M. C.; BASTOS, A.C.S.. Práticas Culturais dos Jovens: um novo olhar sobre os jovens no campo da saúde. 2009. Tese (Doutorado em doutorado em saúde coletiva) - Universidade Federal da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Paulo Alberto Sobral de Moraes

Estudantes quilombolas na Universidade Federal da Bahia: políticas afirmativas e identidade narrativa quilombola; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Jaqueline de Lima Braz Santos

Acolhimento e cuidado com a saúde mental do estudante: as iniciativas da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil da UFBA; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; (Orientador);

Denys do Livramento Damasceno

Estratégias de promoção da saúde nas universidades da rede brasileira de universidades promotoras de saúde: ações, programas e processos de transição; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Andressa Thaiany de Carvalho

Práticas em formação: experiências desenvolvidas pelos estudantes indígenas da Universidade Federal da Bahia; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Fonoaudiologia) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; (Orientador);

Jonathan Cleber de Souza Santana

?Práticas em formação?: experiências desenvolvidas pelos estudantes quilombolas na Universidade Federal da Bahia; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Ariadila Santos de Queiroz Silva

Percursos acadêmicos e profissionais de indígenas egressos da Universidade Federal da Bahia; 2020; Dissertação (Mestrado em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Adriana Miranda Pimentel;

Edlene Araujo do Nascimento

Perspectivas da formação docente no contexto da inclusão de pessoas com deficiência no ensino regular; 2019; Dissertação (Mestrado em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Adriana Miranda Pimentel;

Jailma Cruz da Silva

A pessoa com deficiência visual e os desafios de acesso e permanência no ensino superior; 2019; Dissertação (Mestrado em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Adriana Miranda Pimentel;

Edinoglede Nery dos Santos

A temática ambiental na formação em saúde: o Bacharelado Interdisciplinar em Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; 2019; Dissertação (Mestrado em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Adriana Miranda Pimentel;

Manuela Vanesca Cerqueira

Moradias estudantis no Brasil: a luta pela permanência na universidade; 2018; Dissertação (Mestrado em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Adriana Miranda Pimentel;

Elvira Rodrigues de Santana

A experiência do adoecimento e a busca por cuidados na Universidade Federal da Bahia:narrativas de estudantes do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde; 2018; Dissertação (Mestrado em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Adriana Miranda Pimentel;

Ludmylla de Souza Valverde

Educação superior em saúde: a contribuição do Bacharelado Interdisicplinar para a formação em Nutrição; 2017; Dissertação (Mestrado em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Adriana Miranda Pimentel;

Edinoglede Nery dos Santos

O desenvolvimento da temática ambiental na formação em saúde: um estudo na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; 2017; Dissertação (Mestrado em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Adriana Miranda Pimentel;

Fernanda Gonçalves de Moura

As implicações nas atividades de vida diária de pacientes com úlceras decorrentes do diabetes; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Orientador: Adriana Miranda Pimentel;

Bartira Gomes Portinho

Uma reflexão sobre as transformações ocorridas na trajetória da Terapia Ocupacional no Brasil; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Terapia Ocupacional) - Fundação Bahiana Para o Desenvolvimento das Ciëncias; Orientador: Adriana Miranda Pimentel;

Vania Oliveira Ribeiro

As repercussões do nascimento de uma criança com deficiência no cotidiano da família; 2004; 44 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Terapia Ocupacional) - Fundação Bahiana Para o Desenvolvimento das Ciëncias; Orientador: Adriana Miranda Pimentel;

Gabriela Ventura de Araújo

Instituições para crianças e adolescentes: desvendando uma história; 2004; 26 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Terapia Ocupacional) - Fundação Bahiana Para o Desenvolvimento das Ciëncias; Orientador: Adriana Miranda Pimentel;

Elanya Kelline Antas Farias

O papel da figura paterna no desenvolvimento da criança; 2004; 25 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Terapia Ocupacional) - Fundação Bahiana Para o Desenvolvimento das Ciëncias; Orientador: Adriana Miranda Pimentel;

Deyse Nascimento Cabral

Atividades e a formação da identidade profissional em Terapia Ocupacional; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Orientador: Adriana Miranda Pimentel;

Denise Nascimento

O impacto da interdisciplinaridade na participação comunitária em assuntos pertinentes à saúde; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Terapia Ocupacional) - Fundação Bahiana Para o Desenvolvimento das Ciëncias; Orientador: Adriana Miranda Pimentel;

Moniere Coelho Caroso

A importância do engajamento de adolescentes nos movimentos sociais; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Terapia Ocupacional) - Fundação Bahiana Para o Desenvolvimento das Ciëncias; Orientador: Adriana Miranda Pimentel;

Marcos Rodrigo Soledade

Estratégias de comunicação voltadas para a prevenção da AIDS no Brasil; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Terapia Ocupacional) - Fundação Bahiana Para o Desenvolvimento das Ciëncias; Orientador: Adriana Miranda Pimentel;

Tiza Trípodi Marchi Mendes

Adolescentes infratores: uma realidade para ser discutida; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Terapia Ocupacional) - Fundação Bahiana Para o Desenvolvimento das Ciëncias; Orientador: Adriana Miranda Pimentel;

Maíra Cerqueira de Oliveira

Perspectivas de atuação do terapeuta ocupacional sob o eixo: educação - trabalho - cidadania, em organizações não governamentais (ONGs); 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Terapia Ocupacional) - Fundação Bahiana Para o Desenvolvimento das Ciëncias; Orientador: Adriana Miranda Pimentel;

Marcella Raquel Spath Molina

A educação ambiental no universo da Terapia Ocupacional; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Terapia Ocupacional) - Fundação Bahiana Para o Desenvolvimento das Ciëncias; Orientador: Adriana Miranda Pimentel;

Fabiana Brandão Souza

O papel do terapeuta ocupacional nos projetos sócio-educativos que atendem meninos em situação de risco; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Terapia Ocupacional) - Fundação Bahiana Para o Desenvolvimento das Ciëncias; Orientador: Adriana Miranda Pimentel;

Ana Letícia Espínola Cordeiro

O jovem infrator institucionalizado e a Terapia Ocupacional; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Terapia Ocupacional) - Fundação Bahiana Para o Desenvolvimento das Ciëncias; Orientador: Adriana Miranda Pimentel;

Alessandra T

Ramos Drumond; A intervenção da Teapia Ocupacional frente a indivíduos em sofrimento psíquico em um Centro de Atenção Psicossocial da Cidade de Salvador; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências; Orientador: Adriana Miranda Pimentel;

Paula Regina de Souza Cardoso

A Terapia Ocupacional na área social: uma reflexão sobre crianças e adolescentes em situação de risco; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Terapia Ocupacional) - Fundação Bahiana Para o Desenvolvimento das Ciëncias; Orientador: Adriana Miranda Pimentel;

Eduarda Motta Santos

Considerações sobre a trajetória da assistência ao doente mental; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Terapia Ocupacional) - Fundação Bahiana Para o Desenvolvimento das Ciëncias; Orientador: Adriana Miranda Pimentel;

Andressa Thaiany de Carvalho

?Práticas em formação?: experiências desenvolvidas pelos estudantes indígenas na Universidade Federal da Bahia; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Fonoaudiologia) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Adriana Miranda Pimentel;

Jonathan Cleber de Souza Santana

Saberes e práticas de estudantes quilombolas na Universidade Federal da Bahia; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adriana Miranda Pimentel;

Andressa Thaiany de Carvalho

Saberes e práticas de estudantes indígenas na Universidade Federal da Bahia; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Fonoaudiologia) - Universidade Federal da Bahia, Cota UFBA; Orientador: Adriana Miranda Pimentel;

Desirée Idaliete Oliveira de Jesus

Saberes e práticas de estudantes quilombolas na Universidade Federal da Bahia; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adriana Miranda Pimentel;

Paulo Alberto Sobral de Moraes

Narrativas de estudantes quilombolas sobre seus itinerários formativos na Universidade Federal da Bahia; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Filosofia) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adriana Miranda Pimentel;

Estevita Queiroz da Silva

Narrativas de estudantes indígenas sobre seus itinerários formativos na Universidade Federal da Bahia; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal da Bahia, Cota UFBA; Orientador: Adriana Miranda Pimentel;

Tiago Henrique Lara Zanetti

O cotidiano dos jovens de São Francisco do Paraguaçu: trabalho, sociabilidade e ambientes de vida; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adriana Miranda Pimentel;

Gabriel Almeida do Valle

Histórias de vida dos jovens e uso dos recursos naturais nas práticas artístico-culturais desenvolvidas na comunidade de Santiago do Iguape; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Adriana Miranda Pimentel;

Paulo Alberto Sobral de Moraes

Itinerários de estudantes quilombolas na Universidade Federal da Bahia; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades) - Universidade Federal da Bahia, Proufba; Orientador: Adriana Miranda Pimentel;

Estevita Queiroz da Silva

Itinerários de estudantes indígenas na Universidade Federal da Bahia; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal da Bahia, Proufba; Orientador: Adriana Miranda Pimentel;

Gabriel Almeida do Valle

Os jovens de São Francisco do Paraguaçu: trajetórias e práticas de uso dos recursos naturais; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Adriana Miranda Pimentel;

Alana Cunha Pereira

Práticas culturais de mulheres jovens de Santiago do Iguape; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adriana Miranda Pimentel;

Tiago Henrique Lara Zanette

Os jovens de São Francisco do Paraguaçu: histórias de vida e práticas de usos dos recursos naturais; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adriana Miranda Pimentel;

Tamires Santos de Jesus Silva

As práticas das mulheres jovens em comunidades tradicionais; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Adriana Miranda Pimentel;

Ednusia Simões da Silva

Mães que perderam filhos assassinados: histórias de vida, histórias de abandono; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adriana Miranda Pimentel;

Cleziane Santos de Jesus

As repercussões na vida de mães que perderam filhos assassinados; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adriana Miranda Pimentel;

Aissa Siqueira de Morais

Os jovens de Sao Francisco do Paraguaçu: praticas culturais e uso dos recursos naturais; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Interdisciplinar em Saúde) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adriana Miranda Pimentel;

Elainne Thais Oliveira Ladeira

Os jovens de Santiago do Iguape: praticas culturais e uso dos recursos naturais; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Adriana Miranda Pimentel;

Vanessa Coêlho Moraes

Práticas culturais de mulheres jovens de Santiago do Iguape; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adriana Miranda Pimentel;

Maria Clara da Cunha

Saberes e práticas que estudantes de comunidades tradicionais e extrativistas desenvolvem na UFBA; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Interdisciplinar em Saúde) - Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal da Bahia; Orientador: Adriana Miranda Pimentel;

Sofia Muritiba Teixeira

Trajetórias estudantis de jovens de comunidades tradicionais e extrativistas que ingressaram na UFBA entre 2012 e 2014; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Interdisciplinar em Saúde) - Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal da Bahia; Orientador: Adriana Miranda Pimentel;

Rebeca Ayres Ferreira Gusmão de Souza

Espaços institucionais e a relação com mães que perderam filhos jovens em circunstâncias violentas na cidade de Salvador, Bahia; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelados Interdisciplinares) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adriana Miranda Pimentel;

Rainan Ricardo da Costa Santana

As praticas culturais das jovens que vivem nas comunidades extrativistas do Iguape; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adriana Miranda Pimentel;

Fábio Santana dos Santos

Os jovens de Sao Francisco do Paraguaçu: praticas culturais e uso dos recursos naturais; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adriana Miranda Pimentel;

Liliane Bonfim de Almeida

Os jovens de Santiago do Iguape: praticas culturais e uso dos recursos naturais; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Interdisciplinar em Ciência & Tecnolog) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Adriana Miranda Pimentel;

Marcos Pinto Souza

Espaços institucionais e a relação com mães que perderam filhos jovens em circunstâncias violentas na cidade de Salvador, Bahia; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelados Interdisciplinares) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adriana Miranda Pimentel;

Cristina Araripe Fernandes

Espaços institucionais e a situação de mães que perderam filhos em circunstâncias violentas; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades) - Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos; Orientador: Adriana Miranda Pimentel;

Íngride Ohana de Queiroz Lima

O cotidiano das mães após a perda de um filho em circunstâncias violentas no bairro de Cosme de Farias; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades) - Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adriana Miranda Pimentel;

Claudia Gonçalves Marinho Fernandes Rolim

Cotidiano de mães que perderam filhos jovens em circunstâncias violentas na cidade de Salvador; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adriana Miranda Pimentel;

Flora da Silva Oliveira

Mapeando territórios: a situação de vida e saúde das pessoas com deficiência; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Terapia Ocupacional) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Orientador: Adriana Miranda Pimentel;

Flora Oliveira Borges

Mapeando territorios: a situação de vida e saúde das pessoas com deficiência; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Terapia Ocupacional) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Orientador: Adriana Miranda Pimentel;

Mariana Viana de Moura

Mapeando territorios: a situação de vida e saúde das pessoas com deficiência; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Terapia Ocupacional) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Orientador: Adriana Miranda Pimentel;

Fernanda dos Reis Souza

Saúde da pessoa com deficiência: um diálogo entre necessidades e atenção básica; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Terapia Ocupacional) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Orientador: Adriana Miranda Pimentel;

Tássia Silva B

Moreira; O lugar da reabilitação:uma análise a partir do ponto de vistados acadêmicos do Curso de Terapia Ocupacional da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Terapia Ocupacional) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Orientador: Adriana Miranda Pimentel;

Ana Paula Marinho

Estudo comparativo do desempenho funcional de crianças com Paralisia Cerebral diplégicas e hemiplégicas; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Fisioterapia) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Adriana Miranda Pimentel;

Daniela Ribeiro Astolpho

Mapeando territórios: a situação de vida e saúde das pessoas com deficiência; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Terapia Ocupacional) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Orientador: Adriana Miranda Pimentel;

Adelly Rosa Orselli Moraes Sodré

Jovens com deficiência: lazer e relações sociais; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Terapia Ocupacional) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Orientador: Adriana Miranda Pimentel;

Carolina Andrade Dórea

Mapeando territorios: a situação de vida e saúde das pessoas com deficiência; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Terapia Ocupacional) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Orientador: Adriana Miranda Pimentel;

Carol Silva Andrade

Mapeando territorios: a situação de vida e saúde das pessoas com deficiência; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Terapia Ocupacional) - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; Orientador: Adriana Miranda Pimentel;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ordep José Trindade Serra

As contingências na vida dos jovens: uma etnografia sobre o mundo de práticas possíveis; 2009; Tese (Doutorado em doutorado em saúde coletiva) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Ordep Jose Trindade Serra;

Jorge Alberto Bernstein Iriart

Um olhar sobre os olhares: uma etnografia do Centro de Referência em Saúde do Adolescente da Bahia; ; 2001; 137 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jorge Alberto Bernstein Iriart;

Marta Carvalho de Almeida

A reabilitação como forma de resgate da cidadania a partir da comunidade: duas propostas de intervenção social; 1994; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade de São Paulo; Orientador: Marta Carvalho de Almeida;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SANTANA, E. R. ; PIMENTEL, Adriana Miranda ; VERAS, R. M. . A experiência do adoecimento na universidade: narrativas de estudantes do campo da saúde. Interface (Botucatu. Online) , v. 24, p. 1-15, 2020.

  • PIMENTEL, Adriana Miranda . Editorial. Revista de Terapia Ocupacional da Bahiana (EBMSP) , v. 2, p. 1-2, 2014.

  • Souza, Fernanda dos Reis ; PIMENTEL, Adriana Miranda . Pessoas com deficiência: entre necessidades e atenção à saúde. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar , v. 20, p. 229-237, 2012.

  • PIMENTEL, Adriana Miranda . Sentidos e significados de práticas juvenis em um bairro da cidade de Salvador, Bahia, Brasil. Etnográfica (Lisboa , v. 16, p. 31, 2012.

  • PIMENTEL, A.M. . Entre vicissitudes e possibilidades: o ponto de vista dos jovens sobre situações que os afetam em um bairro da cidade de Salvador, na Bahia. Revista de Terapia Ocupacional da Bahiana (EBMSP) , v. v.1, p. 25-41, 2012.

  • OLIVER, FÁTIMA CORRÊA ; PIMENTEL, Adriana ; UCHÔA-FIGUEIREDO, LÚCIA DA ROCHA ; NICOLAU, STELLA MARIS . Formação do terapeuta ocupacional para o trabalho na Atenção Primária à Saúde (APS): contribuições para o debate. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar , v. 20, p. 327-340, 2012.

  • PIMENTEL, Adriana Miranda ; COSTA, M. T. B. ; SOUZA, F. R. . Terapia Ocupacional na Atenção Básica: a construção de uma prática. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo , v. 22, p. 110-116, 2011.

  • PIMENTEL, Adriana Miranda . Meanings and significance of the cultural practices of young people in a neighbourhood of Salvador, in Bahia, Brazil. Etnográfica (Lisboa , v. 16, p. 31-51, 2011.

  • MARINHO, A. P. ; SOUZA, M. B. ; PIMENTEL, Adriana Miranda . Desempenho funcional de crianças com paralisia cerebral diparéticas e hemiparéticas. Revista de Ciências Médicas e Biológicas , v. 7, p. 57-66, 2008.

  • PIMENTEL, Adriana Miranda . Novos rumos para a Terapia Ocupacional na Bahia. Revista de Terapia Ocupacional da Bahiana (EBMSP) , v. 3, p. 3-4, 2007.

  • RIBEIRO, Vania Oliveira ; PIMENTEL, Adriana Miranda . As mudanças no cotidiano de famílias que possuem filhos com deficiência. Revista de Terapia Ocupacional da Bahiana (EBMSP) , SAlvador, v. 2, p. 11-16, 2005.

  • PIMENTEL, Adriana Miranda . Um campo de práticas para o terapeuta ocupacional: notas sobre o estágio em educação com adolescentes e jovens em Salvador. Revista de Terapia Ocupacional da Bahiana (EBMSP) , Salvador, v. 2, p. 23-30, 2005.

  • PIMENTEL, Adriana Miranda . A Revista de Terapia Ocupacional da Bahiana produzindo mudanças. Revista de Terapia Ocupacional da Bahiana (EBMSP) , v. 2, p. 3, 2005.

  • PIMENTEL, Adriana Miranda . O Trabalho de Conclusão de Curso: uma via de reflexão sobre a formação do terapeuta ocupacional na Bahiana. Revista de Terapia Ocupacional da Bahiana (EBMSP) , Salvador, Bahia, v. 1, p. 3-10, 2004.

  • PIMENTEL, Adriana Miranda . Uma proposta de atuação do terapeuta ocupacional na atenção à criança e ao adolescente nas unidades da fundação cidade mãe. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo , Sào Paulo, v. 11, n.2/3, p. 95-100, 2000.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PIMENTEL, Adriana Miranda ; MASSON, M. L. V. ; FERRAZ, D. D. ; ARCE, V. A. R. . Mestrado em Ciências da Reabilitação. 2019.

PIMENTEL, Adriana Miranda ; Nascimento ; SOUZA, F. R. ; CORREA, S. A. ; BARRETO, Suely Galvão ; PIMENTEL, C. . Projeto Pedagógico do Curso de Terapia Ocupacional. 2019.

PIMENTEL, Adriana Miranda . O Programa de Saúde do Adolescente no Município de Salvador. 2003.

PIMENTEL, Adriana Miranda ; SANTIAGO, C. . Luminosidades Repercurssivas. 2012. (Programa de rádio ou TV/Outra).

PIMENTEL, Adriana Miranda . Oficina de Textos Técnicos e Acadêmicos em Saúde - Curso em Teoria Analítica de Carl Gustav Jung. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PIMENTEL, Adriana Miranda ; MALFITANO, A. P. ; CRUZ, D. M. C. ; LOPES, R. E. . Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional. 2018. (Editoração/Periódico).

PIMENTEL, Adriana Miranda . Pesquisa Qualitativa. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PIMENTEL, Adriana Miranda . Revista de Terapia Ocupacional da Bahiana. 2007. (Editoração/Periódico).

PIMENTEL, Adriana Miranda . Revista de Terapia Ocupacional da Bahiana. 2005. (Editoração/Periódico).

PIMENTEL, Adriana Miranda . Revista de Terapia Ocupacional da Bahiana. 2004. (Editoração/Periódico).

PIMENTEL, Adriana Miranda . Todo mundo faz teatro. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PIMENTEL, Adriana Miranda ; SANTIAGO, C. . Luminosidades Repercurssivas. 2012.

PIMENTEL, Adriana Miranda . Grupo de Troca de Conhecimentos do CRADIS. 2001 (Poster) .

PIMENTEL, Adriana Miranda . Brincando e Aprendendo.. 2001 (Poster) .

PIMENTEL, Adriana Miranda ; MARTINS, Crislene Ayazian . Por uma sociedade sem manicômios. 1994 (Filme Documentário) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Diferenças e exclusão: saberes e práticas de jovens em situação de desigualdade, Descrição: Estudos orientados para as juventudes no Brasil e em outros países que vivenciam situações adversas provocadas pela desigualdade. Dentre estas situações, pobreza, violências, preconceito, precariedade estrutural nos diferentes contextos de vida em que se encontram os jovens, situações essas que provocam ou intensificam problemáticas, tais como a deficiência, o sofrimento psíquico, as diferentes formas de exclusão e que podem comprometer sua condição de existência. Além de investigações sobre os aspectos que originam e potencializam estas situações, também interessa conhecer os diferentes contextos onde se situam, bem como as saberes, práticas, tecnologias e/ou recursos (naturais, culturais, relacionais etc) de que fazem uso para lidar com estas situações. Proposta de estudo interdisciplinar em torno de novas epistemologias, e que se interessam por saberes e práticas oriundos de diferentes grupos e contextos socioculturais. Neste sentido, há interesse por diálogos entre a saúde, antropologia, sociologia, filosofias, autores de referências que convergem para uma compreensão do mundo mais plural. Este projeto mais amplo de interesses da pesquisadora integra a pesquisa "Itinerâncias Universitárias: trajetórias de estudantes oriundos de comunidades tradicionais e extrativistas no ensino superior", estudo destinado à compreender como se estabelece o diálogo entre estudantes oriundos de comunidades tradicionais e o saber que reside no modelo universitário hegemônico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Adriana Miranda Pimentel - Coordenador / Jailma Cruz da Silva - Integrante / Edlene Araujo do Nascimento - Integrante.

  • 2016 - 2018

    A rede ao redor: cartografia de iniciativas juvenis em arte, cultura e comunicação em Salvador, Descrição: Trata-se de um mapeamento de iniciativas em arte, cultura e comunicação em diferentes bairros da cidade de Salvador. O objetivo é criar um banco de dados com informações atualizadas sobre as diversas organizações, os diversos coletivos que vêm atuando na cidade nas áreas mencionadas no título deste projeto (a saber, arte, cultura e comunicação). O recorte previsto incide prioritariamente sobre iniciativas idealizadas, lideradas e/ou realizadas por e para jovens de bairros periféricos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (14) . , Integrantes: Adriana Miranda Pimentel - Integrante / Carlos Bonfim - Coordenador.

  • 2014 - Atual

    Itinerâncias universitárias: trajetórias de estudantes de comunidades tradicionais e extrativistas na vida universitária, Descrição: Pesquisa que objetiva conhecer os diferentes percursos e práticas que estudantes oriundos de comunidades tradicionais e extrativistas desenvolvem quando ingressam na Universidade Federal da Bahia. As experiência de ensino, pesquisa e extensão nos Bacharelados Interdisciplinares tem possibilitado reflexões sobre os diferentes modos de viver e construir a formação na universidade atualmente, em particular para estudantes provenientes de realidades distintas, tais como os de comunidades tradicionais. É crescente o número de pessoas de baixa renda, afrodescendentes e indígenas, oriundos de comunidades tradicionais que tem adentrado o mundo universitário nos últimos anos e isto requer um estudo que favoreça conhecer como ocorre o diálogo entre esses diferentes saberes e as práticas desenvolvidas. A pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho etnográfico, busca acompanhar os itinerários desses estudantes, suas práticas cotidianas ? de sociabilidade, de ensino, de organização social, através da observação nos diferentes espaços onde se desenvolvem, e de entrevistas narrativas com os estudantes interlocutores da pesquisa. A primeira parte da pesquisa se deteve sobre a história de formação dos estudantes, da escola básica ao ingresso na Universidade , bem como sobre o diálogo entre saberes. As entrevistas narrativas foram a estratégia predominante nesta parte. A partir de 2019, outra parte da pesquisa se desenvolverá no intuito de analisar as práticas/ações/realizações que estudantes indígenas e quilombolas desenvolvem na Universidade através do acompanhamento e registro nos diferentes espaços, fóruns e organizações existentes. Espera-se, com o estudo, conhecer o modo como estes estudantes tem construído a formação no ensino superior e compreender diferentes formas de estar e de fazer universidade no momento atual de mudanças por que passa a Instituição em questão, a partir das políticas sociais que tem contribuído para mudanças significativas no ensino superior.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Adriana Miranda Pimentel - Coordenador / Jeilson Barreto Andrade - Integrante / Maria Clara da Cunha - Integrante / Sofia Muritiba Teixeira - Integrante / Paulo Alberto Sobral de Moraes - Integrante / Estevita Queiroz da Silva - Integrante / Manuela Vanesca da Silva Cerqueira - Integrante / Ariádila Santos de Queiroz Silva - Integrante / Desirée Idailette Oliveira de Jesus - Integrante / Andressa Thaiany de Carvalho - Integrante / Jonathan Cleber de Souza Santana - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal da Bahia - PROUFBA 2013 - Auxílio financeiro.Número de orientações: 6

  • 2013 - 2018

    Juventudes e sustentabilidade na Reserva Extrativista do Iguape, Descrição: A Reserva Extrativista do Iguape compõe com a Área de Proteção Ambiental da Baía de Todos os Santos um mosaico de Unidades de Conservação (UC) que se caracterizam pelo uso sustentável dos recursos naturais renováveis. Essas comunidades são, majoritariamente, compostas por afro-descendentes que têm uma relação histórica com o uso dos recursos naturais e conservam técnicas e processos centenários na utilização destes recursos. Este projeto de caráter interdisciplinar busca analisar a Reserva Extrativista do Iguape na perspectiva dos jovens locais, visando compreender quem são estes sujeitos, quais os seus projetos de vida, como atuam e percebem a realidade local, e desenvolver, em parceria com estes atores, propostas de ação que possam contribuir com o uso sustentável dos recursos naturais renováveis e a melhoria da qualidade de vida.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Adriana Miranda Pimentel - Coordenador / Sílvio César Oliveira Benevides - Integrante / Mauro Ramalho - Integrante / Luís Augusto Vasconcelos da Silva - Integrante / Milson dos Anjos Batista - Integrante / Rainan Ricardo Costa dos Santos - Integrante / Aissa Siqueira de Morais - Integrante / Elainne Thais Oliveira Ladeia - Integrante / Gabriel Almeida do Valle - Integrante / Tiago Henrique Lara Zanette - Integrante / Tamires Santos de Jesus Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 3

  • 2012 - 2014

    Sociabilidades de jovens vivendo com HIV/AIDS: repercussões e efeitos da soroidentidade, Descrição: Este projeto decorre de uma trajetória de pesquisa sobre a relação entre risco e prazer, considerando as novas práticas sexuais, significados e formas de interação no contexto atual da epidemia da AIDS. No decorrer desta trajetória, algumas discussões importantes têm sido produzidas. Aqui, pontua-se a questão da soroidentidade (ser identificado/a como soropositivo/a ou soronegativo/a para HIV) como uma questão complexa que tanto pode demarcar formas de sociabilidades através de um atributo biológico (a sorologia), como também produzir formas de resistência, apoio, proteção, vínculo e prazer. Nesse sentido, ao serem focalizadas as sociabilidades de jovens que vivem com HIV/AIDS, abre-se uma diversidade de aspectos e questões que merecem e justificam novas investigações. Por exemplo, em se tratando das novas práticas e sentidos do risco na contemporaneidade, como é o caso dos esportes radicais, do sexo desprotegido de forma intencional (barebacking), torna-se importante discutir o impacto desses novos contextos na vida de jovens que vivem com HIV/AIDS, como também a forma como estes mesmos atores passam a lidar com o HIV e a AIDS. Este projeto, portanto, tem como objetivo geral compreender as formas e modos de sociabilidade de jovens vivendo com HIV, bem como os sentidos e implicações da soropositividade para suas práticas e interações cotidianas. Condizente com uma proposta de pesquisa qualitativa, exploratória, de base etnográfica, buscando produzir trajetórias narrativas, serão utilizadas diferentes estratégias (observação participante, entrevistas semi-estruturadas e autobiográficas), em contextos diversos de interação - online e offline. Espera-se que este projeto possa ampliar a produção de informação e conhecimento sobre modos de vida, práticas cotidianas, redes interativas, perspectivas e novos significados em relação ao HIV/AIDS, especificamente entre jovens vivendo com HIV/AIDS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Adriana Miranda Pimentel - Integrante / Luis Augusto Vasconcelos da Silva - Coordenador / José Carlos Oliveira Chaves - Integrante / Melquisedec Ferreira da Silva Santos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2014

    Bacharelado Interdisciplinar em Saúde: concepções e práticas de saúde e doença, Descrição: Pesquisa que investiga a experiência de educação superior em saúde, na UFBA, concretizada através de um Bacharelado Interdisciplinar, na perspectiva de suas concepções e práticas de saúde e doença. Dentre os objetivos específicos encontram-se a investigação de: 1) concepções e práticas interdisciplinares de saúde; 2) desafios e dificuldades do processo ensino-aprendizagem; 3) atividades de extensão interdisciplinares em saúde; 4) projetos de pesquisa interdisciplinares em saúde; 5) auto-percepção quanto ao estado de saúde e/ou doença; 6) buscas terapêuticas profissionais e complementares; 7) ações de prevenção da doença e de promoção da saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Adriana Miranda Pimentel - Integrante / Maria Thereza Avila Dantas Coelho - Coordenador / Vanessa Prado dos Santos - Integrante / Carmem Fontes Teixeira - Integrante / Ludmylla Valverde - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal da Bahia - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3

  • 2011 - 2016

    Narrativas biográficas de mães que perderam filhos jovens em circunstancias violentas na cidade de Salvador, Bahiae de Salvador, Descrição: Pesquisa que busca conhecer as trajetórias biográficas de mães que perderam seus filhos jovens assassinados, na perspectiva de compreender os sentidos e significados atribuídos à experiência de maternidade, à perda do filho jovem em circunstância violenta e aos desdobramentos e repercussões deste acontecimento na vida dessas mulheres. A pesquisa de cunho etnográfico se baseia na realização de entrevistas narrativas e na observação dos espaços institucionais e comunitários onde as mães são assistidas ou vivem. Esta pesquisa é oriunda de outro estudo realizado com jovens de uma bairro pobre da cidade de Salvador. Neste estudo, as mães se destacam na trajetória de vida dos jovens, bem como nas suas produções cotidianas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) . , Integrantes: Adriana Miranda Pimentel - Coordenador / Cristina Araripe Fernandes - Integrante / Íngride Ohana de Queiroz Lima - Integrante / Marcos Pinto Souza - Integrante / Claudia Gonçalves Marinho Fernandes Rolim - Integrante / Ednusia Simões da Silva - Integrante / Cleziane Santos de Jesus - Integrante., Número de produções C, T & A: 4

  • 2005 - 2009

    Práticas culturais dos jovens como possibilidades de enfrentamento às vicissitudes urbanas, Descrição: A pesquisa objetiva conhecer as práticas culturais dos jovens de um bairro pobre da cidade de Salvador, Bahia. Estudo etnográfico de um bairro da cidade de Salvador onde jovens realizam atividades artísticas, políticas e religiosas. Estas atividades surgem das trajetórias de vida destes jovens, bem como dos recursos e possibilidades que surgem do espaço urbano onde se situam.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adriana Miranda Pimentel - Coordenador / SERRA, Ordep José Trindade - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 7

  • 2005 - 2008

    Mapeando Territórios: a situação das pessoas com deficiência em uma área do bairro de Cosme de Farias, Distrito Sanitário de Brotas, Salvador, Bahia, Brasil, Descrição: O projeto pretende conhecer a situação de vida e saúde das pessoas com deficiência em uma determinada área do bairro de Cosme de Farias, em Salvador, bem como mapear as entidades e instituições existentes na área. A pesquisa pretende subsidiar projetos de intervenção a partir da estratégia de Reabilitação Baseada na Comunidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (11) . , Integrantes: Adriana Miranda Pimentel - Coordenador / Maria Tereza Baraúna da Costa - Integrante / Adelly Rosa Orselli Moraes - Integrante / Carolina de Andrade Dórea - Integrante / Carol Silva Andrade - Integrante / Ana Paula Marinho - Integrante / Fernanda dos Reis Souza - Integrante / Daniela Maria Ribeiro Astolpho - Integrante / Tássia Silva Barbosa Moreira - Integrante / Fernanda Gonçalves de Moura - Integrante / Flora Oliveira Borges - Integrante / Mariana Viana de Moura - Integrante / Flora da Silva Oliveira - Integrante., Financiador(es): Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências - Bolsa., Número de produções C, T & A: 27 / Número de orientações: 5

  • 1999 - 2001

    Concepções e práticas dos técnicos de um serviço de referência na saúde dos adolescentes e jovens da Bahia, Descrição: Etnografia de um serviço de referência para adolescentes e jovens da Bahia. Objetiva compreender as concepções e práticas dos técnicos sobre adolescência e os adolescentes usuários do serviço, bem como o modo como se desenvolvem as práticas de saúde com estes usuários.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adriana Miranda Pimentel - Coordenador / Jorge Alberto Bernstein Iriart - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 9

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2012

Professora Homenageada em Destaque nos 40 anos do Curso de Terapia Ocupacional, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

2009

Menção Honrosa, IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva / Abrasco.

2008

Aprovação no Concurso Público do Magistério Superior para Professor Assistente, Universidade Federal de Pernambuco.

2006

Professora Homenageada pelos formados do Curso de Terapia Ocupacional, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

2001

Aprovação em Concurso Público, Prefeitura Municipal de Salvador/Secretaria Municipal de Saúde.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal da Bahia, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos. , Rua Barão de Jeremoabo, s/n, PAF III, Campus Universitário de Ondina, 40170-115 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 32836790, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2011 - Atual

Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Projeto, Regime: Dedicação exclusiva.

2010 - Atual

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Associada I, Regime: Dedicação exclusiva.

1999 - 2009

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Atividades

  • 03/2020

    Ensino, Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos sobre a Universidade: uma abordagem descolonial

  • 12/2019

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências da Saúde, .,Linhas de pesquisa

  • 12/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências da Saúde, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação.

  • 05/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Medicina da Bahia, .,Cargo ou função, Comissão de Abertura do Curso de Terapia Ocupacional.

  • 04/2018

    Ensino, Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Oficina de Textos Técnicos e Acadêmicos em Saúde

  • 04/2018

    Ensino, Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Saúde II:: Populações em situação de vulnerabilidade e atenção à saúde em diferentes contextos sociais

  • 01/2016

    Ensino, Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde e Cidade

  • 01/2016

    Ensino, Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde, Educação e Trabalho

  • 03/2015

    Ensino, Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Oficina de Textos Técnicos e Acadêmicos em Saúde

  • 03/2014

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, .,Linhas de pesquisa

  • 03/2014

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, .,Linhas de pesquisa

  • 12/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, .,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde.

  • 12/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, .,Cargo ou função, Coordenadora do núcleo Docente Estruturante do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde.

  • 10/2010

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, .,Linhas de pesquisa

  • 09/2010

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, .,Linhas de pesquisa

  • 09/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde.

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário Promoção da Saúde e Qualidade de Vida na Universidade

  • 03/2018 - 12/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências da Saúde, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Criação do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação.

  • 03/2016 - 09/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade.

  • 08/2016 - 12/2018

    Ensino, Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Estudos sobre a Universidade: Construção de Projetos de Pesquisa sobre a Universidade

  • 09/2017 - 09/2018

    Direção e administração, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, .,Cargo ou função, Vice Coordenadora do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde.

  • 05/2016 - 05/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, .,Cargo ou função, Representante Suplente no Conselho Acadêmico de Pesquisa e Extensão.

  • 10/2017 - 02/2018

    Ensino, Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde, Educação e Trabalho

  • 10/2017 - 02/2018

    Ensino, Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde, Educação e Trabalho

  • 05/2017 - 09/2017

    Ensino, Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Oficina de Textos Técnicos e Acadêmicos em Saúde

  • 05/2017 - 09/2017

    Ensino, Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde e Cidade

  • 05/2017 - 09/2017

    Ensino, Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Saúde I: Itinerários terapêuticos e narrativas em saúde

  • 03/2015 - 07/2017

    Ensino, Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa

  • 11/2016 - 04/2017

    Ensino, Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde e Cidade

  • 11/2016 - 04/2017

    Ensino, Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde, Educação e Trabalho

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde, Educação e Trabalho

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Iniciação Científica em Saúde

  • 09/2013 - 09/2014

    Direção e administração, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, .,Cargo ou função, Coordenadora do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde.

  • 03/2014 - 08/2014

    Ensino, Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa

  • 10/2013 - 02/2014

    Ensino, Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais sobre Universidade II: saberes e práticas no cotidiano universitário

  • 09/2013 - 09/2013

    Extensão universitária , Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, .,Atividade de extensão realizada, Coordenação do Curso Sustentabilidade e Reservas Extrativistas.

  • 05/2013 - 09/2013

    Ensino, Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Oficina de Textos Técnicos e Acadêmicos em Saúde

  • 05/2013 - 09/2013

    Ensino, Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Oficina de Textos Técnicos e Acadêmicos em Saúde

  • 03/2012 - 08/2013

    Direção e administração, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, .,Cargo ou função, Vice-Coordenador do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde.

  • 08/2011 - 08/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, .,Cargo ou função, Representante dos Docentes na Congregação do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências.

  • 07/2011 - 07/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, .,Cargo ou função, Representante dos Docentes na Congregação do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos.

  • 11/2012 - 04/2013

    Ensino, Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Iniciação Científica em Saúde

  • 11/2012 - 04/2013

    Ensino, Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Campo da Saúde: saberes e práticas

  • 03/2012 - 07/2012

    Ensino, Bacharelados Interdisciplinares, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde e Cidade

  • 03/2012 - 07/2012

    Ensino, Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Oficina de Textos Técnicos e Acadêmicos em Saúde

  • 03/2012 - 07/2012

    Ensino, Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais sobre a Universidade IV

  • 03/2012 - 07/2012

    Extensão universitária , Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, .,Atividade de extensão realizada, Espaços de práticas, sociabilidades e produção de sentidos em Cosme de Farias - Atividade Curricular em Comunidade.

  • 03/2011 - 03/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, .,Cargo ou função, Coordenação de Orientação Acadêmica e Profissional.

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino, Bacharelados Interdisciplinares, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Estudos da Cidade: Juventude e Cidade

  • 08/2011 - 12/2011

    Extensão universitária , Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, .,Atividade de extensão realizada, Atividade Curricular em Campo (ACC):.

  • 03/2011 - 12/2011

    Ensino, Bacharelados Interdisciplinares, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde e Cidade

  • 09/2010 - 12/2010

    Ensino, Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Oficina de Textos Acadêmicos e Técnicos em Saúde

  • 09/2010 - 12/2010

    Ensino, Bacharelados Interdisciplinares, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos sobre a Contemporaneidade II

  • 09/2010 - 12/2010

    Extensão universitária , Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, .,Atividade de extensão realizada, Informação, Exclusão e Direitos na Contemporaneidade.

2009 - 2010

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta I, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2010 - 09/2010

    Ensino, Terapia Ocupacional, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Terapia Ocupacional Social

  • 10/2009 - 09/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Saúde, .,Cargo ou função, Comissão para elaboração do Projeto Pedagógico do Curso de Terapia Ocupacional.

  • 09/2009 - 09/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Saúde, .,Cargo ou função, Comissão de Elaboração do Plano Diretor do Departamento de Terapia Ocupacional.

  • 08/2009 - 09/2010

    Ensino, Terapia Ocupacional, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Terapia Ocupacional Dinâmica II

  • 08/2009 - 09/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Saúde, .,Cargo ou função, Suplente da Comissão Especial de Avaliação para Progressão Funcional dos Professores Assistentes do Departamento de Terapia Ocupacional.

  • 02/2009 - 09/2010

    Ensino, Terapia Ocupacional, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Orientação de Estagio

  • 02/2009 - 09/2010

    Ensino, Terapia Ocupacional, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Terapia Ocupacional Preventiva

  • 02/2009 - 07/2009

    Ensino, Terapia Ocupacional, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Terapia Ocupacional Dinâmica I

1998 - 2008

Fundação Bahiana para o Desenvolvimento das Ciências

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 40

Atividades

  • 01/2008 - 12/2008

    Estágios , Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, .,Estágio realizado, Estágio Curricular de Terapia Ocupacional na Atenção Básica.

  • 08/2007 - 12/2008

    Outras atividades técnico-científicas , Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.,Atividade realizada, Chefe do Núcleo de Pesquisas em Terapia Ocupacional.

  • 11/2006 - 12/2008

    Extensão universitária , Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, .,Atividade de extensão realizada, Projeto de Extensão Desvendando Territórios.

  • 02/2005 - 12/2008

    Outras atividades técnico-científicas , Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.,Atividade realizada, Editora Chefe da Revista de Terapia Ocupacional da Bahiana.

  • 09/2004 - 12/2008

    Outras atividades técnico-científicas , Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.,Atividade realizada, Membro do Conselho Editoral da Revista de Terapia Ocupacional da Bahiana.

  • 09/2002 - 12/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, .,Cargo ou função, Conselheira do Comitê de Ética.

  • 02/1998 - 12/2008

    Ensino, Terapia Ocupacional, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Científica, Metodologia do Trabalho Científico I, Prática Curricular III, Saúde Coletiva

  • 02/2005 - 06/2007

    Outras atividades técnico-científicas , Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.,Atividade realizada, Vice-Chefe do Núcleo Curricular de Pesquisas em Terapia Ocupacional.

  • 01/2001 - 03/2005

    Outras atividades técnico-científicas , Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.,Atividade realizada, Chefe do Núcleo Curricular de Orientação Metodológica.

  • 02/2002 - 02/2005

    Outras atividades técnico-científicas , Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.,Atividade realizada, Orientadora Metodológica dos Trabalhos de Conclusão do Curso de Terapia Ocupacional.

  • 02/2001 - 12/2002

    Estágios , Curso de Terapia Ocupacional, Centro de Referência do Adolescente Isabel Souto.,Estágio realizado, Supervisora de estágio curricular em educação em saúde.

  • 02/1998 - 12/2000

    Estágios , Curso de Terapia Ocupacional, Fundação Cidade Mãe.,Estágio realizado, Supervisora de estágio curricular em educação - crianças e adolescentes em situação de risco social.

1996 - 1997

Servizio de Abilitazioni Psicossociale di Trieste, Itália

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

2003 - 2003

Prefeitura Municipal de Salvador

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnica do Programa de Saúde do Adolescente, Carga horária: 30

2001 - 2003

Prefeitura Municipal de Salvador

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Terapeuta Ocupacional, Carga horária: 30

Atividades

  • 02/2003 - 07/2003

    Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Saúde, Coordenação de Atenção à Promoção da Saúde.,Serviço realizado, Técnica responsável pelo Programa de Saúde do Adolescente.

  • 08/2001 - 01/2003

    Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Saúde, Centro de Saúde Mental Aristides Novis.,Serviço realizado, Coordenação de oficinas.

1998 - 1999

Hospital Colonia Lopes Rodrigues

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Terapeuta Ocupacional, Carga horária: 30

Atividades

  • 08/1998 - 04/1999

    Serviços técnicos especializados , Secretaria Estadual de Saúde da Bahia, Ambulatório de Saúde Mental.,Serviço realizado, Terapeuta Ocupacional - elaboração do serviço de terapia ocupacional do Ambulatório de Saúde Mental.

1997 - 1998

CASA DE SAÚDE ANA NERY

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Terapeuta Ocupacional, Carga horária: 30

Atividades

  • 07/1997 - 07/1998

    Serviços técnicos especializados , Casa de Saúde Ana Nery, Serviço de Terapia Ocupacional.,Serviço realizado, Oficinas e grupos terapêuticos com pacientes com transtornos mentais e usuários de drogas e álcool.

1995 - 1996

Prefeitura Municipal de Itapevi

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Terapeuta Ocupacional, Carga horária: 30

Atividades

  • 08/1995 - 01/1996

    Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Saúde de Itapevi, Centro de Reabilitação.,Serviço realizado, Terapeuta Ocupacional do Ambulatório de Saúde Mental - criação do serviço.

1995 - 1995

Casa de Saúde Santana

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Terapeuta Ocupacional, Carga horária: 40

Atividades

  • 02/1995 - 08/1995

    Serviços técnicos especializados , Casa de Saúde Santana, Serviço de Terapia Ocupacional.,Serviço realizado, Oficinas e grupos terapêuticos.

1994 - 1994

Núcleo de Atenção Psicossocial

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de Terapia Ocupacional, Carga horária: 40

Atividades

  • 08/1994 - 12/1994

    Estágios , Prefeitura Municipal de Santos, Coordenação Municipal de Saúde Mental.,Estágio realizado, Acompanhamento de usuários portadores de transtornos mentais e desenvolvimento de oficinas e grupos terapêuticos.

1994 - 1994

Unidade Básica de Saúde Vila Dalva

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/1994 - 06/1994

    Estágios , Terapia Ocupacional, .,Estágio realizado, Atenção a pessoas com deficiência em Unidade Básica de Saúde na perspectiva da Reabilitação com enfoque no Território.

1994 - 1994

Centro de Convivencia E Cooperativa da Freguesia do O

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário de Terapia Ocupacional, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/1994 - 06/1994

    Estágios , Secretaria de Saúde do Município de São Paulo, Centro de Convivência e Cooperativa da Freguesia do Ó.,Estágio realizado, Oficinas terapêuticas e sócio-educativas.

1992 - 1992

Casa de Santa Marta

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário de Terapia Ocupacional, Carga horária: 15

Atividades

  • 03/1992 - 06/1992

    Estágios , Clinica de Santa Marta, Setor de Terapia Ocupacional.,Estágio realizado, Oficinas e grupos terapêuticos com usuários de drogas e álcool.

1991 - 1992

Fundação para o Bem Estar do Menor

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária - voluntária, Carga horária: 10

Atividades

  • 01/1991 - 12/1992

    Estágios , Unidade de 0 a 2 Anos Pacaembu, Mais.,Estágio realizado, Estágio voluntário em estimulação precoce com bebês de 0 a 2 anos.

1992 - 1992

Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 128