Lizandra Brasil Estabel

Doutora em Informática na Educação - PGIE/UFRGS, possui Especialização em Informática na Educação - PGIE/UFRGS e graduação em Biblioteconomia pela Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FABICO/UFRGS). Coordenadora e Professora do Curso Técnico em Biblioteconomia, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)- Campus Porto Alegre. Professora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu do Mestrado Profissional em Informática na Educação do IFRS. Docente Permanente e orientadora de Mestrado e de Doutorado no PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFRGS (PPGEC/UFRGS). Coordenadora do GT RS/POA de Leitura Inclusiva da Rede Nacional de Leitura Inclusiva da Fundação Dorina Nowill para Cegos (FDN). Coordenadora do Programa CERLIJ: leitura, informação, acessibilidade e literatura no Curso Técnico em Biblioteconomia. Prêmio de Pesquisa Emerald/CAPES - Edição 2015 na categoria Ciência da Informação. Membro do Comitê Gaúcho de Acessibilidade: Tecnologia e Informação (CGATI). Foi Coordenadora Pedagógica e Tecnológica e Professora do Curso de Especialização em Bibliotecas Escolares e Acessibilidade (EBEA) da FABICO/UFRGS, na modalidade EAD. Coordenou os Cursos de Extensão em EAD de Bibliotecas Públicas e Escolares - BIBLIOTEC I, II e III (FABICO/UFRGS), Mediadores de Leitura na Bibliodiversidade (SECADI/MEC, UAB e SEAD/UFRGS), CAPATEC (MEC, UAB e SEAD/UFRGS), CAPADOC (PROGESP/UFRGS), Conexões de Leitura na Biblioteca Escolar, entre outros. Coordenou o primeiro curso nacional de Técnico em Biblioteconomia, na modalidade EAD, ofertado pela Rede ETEC/Brasil do MEC. Vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa LEIA (Leitura, Informação e Acessibilidade), da FABICO/UFRGS e IFRS onde desenvolve pesquisa sobre a inclusão social, informacional e digital de pessoas com deficiência e com doenças crônicas (Fibrose Cística). Coordenadora do Projeto de Pesquisa Acessibilidade e Inclusão de Adolescentes com Fibrose Cística no Uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação e na Criação de Game IV. Tem experiência nas áreas de Ciências da Informação, Informática na Educação e Educação Aberta e a Distância (EAD), atuando principalmente nos seguintes temas: Biblioteconomia, Leitura, Information Litercy, Literacia em Saúde, Mídias Sociais, Inclusão Social e Digital, Acessibilidade, Formação de professores e bibliotecários, Makerspace e EAD mediada por computador.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Informática na Educação

2003 - 2007

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: A Formação de Professores e a Qualificação de Bibliotecários com Limitação Visual através da Educação a Distância Mediada por Computador em Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Lucila Maria Costi Santarosa. Palavras-chave: Educação Especial; Informática na Educação.Grande área: Ciências Humanas

Especialização em Informática na Educação e Educação a Distância

2000 - 2002

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: A Internet Modificando a Vida dos Portadores de Limitação Visual através do uso de Listas de Discussão
Orientador: Drª Mára Lucia Fernandes Carneiro

Graduação em Biblioteconomia

1995 - 1999

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: A Biblioteca Dr Romeu Ritter dos Reis e a Organização do seu Acervo de Imagens
Orientador: Drª Helen Beatriz Frota Rozados

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2005 - 2005

Acessibilidade das Bibliotecas Públicas para DVs. (Carga horária: 24h). , Force Fundation, FORCE, Holanda.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Biblioteconomia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Informática na Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Informática na Educação/Especialidade: Informática na Educação Especial.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Informática na Educação/Especialidade: Educação a Distância.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ESTABEL, L. B. ; FLACH, A. ; SILVA, M. L. ; FONTANA, L. S. . V Biblioencontro e Aula Inaugural do Curso Técnico em Biblioteconomia 2018. 2018. (Outro).

ESTABEL, L. B. ; MORO, E. L. S. ; ASSUNCAO, P. . II Encontro Estadual de Leitura Inclusiva. 2017. (Outro).

Estabel, Lizandra Brasil ; MORO, E. L. S. ; ASSUNCAO, P. . I Encontro Estadual de Leitura Inclusiva. 2016. (Outro).

ESTABEL, L. B. ; FLACH, A. ; SILVA, M. L. ; FONTANA, L. S. . IV Biblioencontro e Aula Inaugural do Curso Técnico em Biblioteconomia 2016. 2016. (Outro).

ESTABEL, L. B. ; FLACH, A. ; SILVA, M. L. ; FONTANA, L. S. . III Biblioencontro e Aula Inaugural do Curso Técnico em Biblioteconomia 2015. 2015. (Outro).

ESTABEL, L. B. ; FLACH, A. ; SILVA, M. L. ; FONTANA, L. S. . I Biblioencontro e Aula Inaugural do Curso Técnico em Biblioteconomia 2012. 2012. (Outro).

ESTABEL, L. B. ; FLACH, A. ; SILVA, M. L. ; FONTANA, L. S. . II Biblioencontro e Aula Inaugural do Curso Técnico em Biblioteconomia 2012/2. 2012. (Outro).

ESTABEL, L. B. ; NASCIMENTO, F. . Seminário Regional Sul de EPCT Inclusiva e II Encontro Regional Sul de NAPNEs. 2010. (Outro).

ESTABEL, L. B. . Atividade Comemorativa ao Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais. 2009. (Outro).

ESTABEL, L. B. . Concurso de Criação Home Page para a Biblioteca Monteiro Lobato. 2001. (Concurso).

ESTABEL, L. B. . Feira do Livro 2001 - Ler: dialogando com vidas. 2001. (Exposição).

ESTABEL, L. B. . Feira do Livro 2000: a Cultura do Rio Grande em Nossas Mãos. 2000. (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação (CGEI) : III Consórcio Mestral e Doutoral. Idosos em ambientes digitais: o perigo das Fake News. 2019. (Congresso).

II Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação (CGEI) : III Consórcio Mestral e Doutoral. A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO ATRAVÉS DAS MOSTRAS CIENTÍFICAS NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL. 2019. (Congresso).

II Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação (CGEI) : III Consórcio Mestral e Doutoral. O INFORMATION COMMONS NAS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS BRASILEIRAS: INCENTIVO À PESQUISA E À INOVAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E SOCIAL. 2019. (Congresso).

XII ENPEC: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (.Letramento informacional e educação científica: a biblioteca como espaço de desenvolvimento da autonomia, da cidadania e do aprender a aprender. 2019. (Encontro).

XXVIII Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação. As Relações de Acesso à Informação, Mediação e Serviço de Referência em um General na Biblioteca, de Ítalo Calvino. 2019. (Congresso).

22 CIAED- Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Educação a Distância: proposta de criação de padrões para a realização da audiodescrição de imagens no AVA MOODLE para pessoas com deficiência visual. 2016. (Congresso).

I Encontro Nacional da Rede de Leitura Inclusiva. 2016. (Encontro).

XXVIII Salão de Iniciação Científica da UFRGS 2016.Acessibilidade e Inclusão de Adolescentes com Fibrose Cística no Uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação e na Criação de Game. 2016. (Seminário).

16ª Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão.Gestão do espaço físico do CERLIJ: planejamento da biblioteca laboratório. 2015. (Outra).

CIBES 2015: Congresso Ibero-Americano de Bibliotecas Escolares. Bibliotecas Escolares no Estado do Rio Grande do Sul: a trajetória de realização dos fóruns gaúchos pela melhoria das bibliotecas escolares. 2015. (Congresso).

Ciclo de Webconferências promovido pela Unidade de Telessaúde do Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes.Tecnologias Digitais Acessíveis no Ambiente Hospitalar. 2015. (Outra).

Seminário Inclusão e Acessibilidade: uma nova realidade.Informação, Acessibilidade e Inclusão Social. 2015. (Seminário).

Seminário Nacional de Informação e Acessibilidade em Biblioteca.Tecnologias Digitais Acessíveis em Bibliotecas. 2015. (Seminário).

Seminário de Acessibilidade.Tecnologias Assistivas: melhorando a vida de pessoas com deficiência. 2013. (Seminário).

XX Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação.A Educação Aberta e a Distância e a Formação de Mediadores de Leitura através das Tecnologias de Informação e de Comunicação. 2012. (Outra).

25ª Reunião do Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares.Programas de Leitura e Serviços de Qualidade na Biblioteca Escolar. 2011. (Encontro).

Biblioteca Escolar: desafios para a formação do cidadão (Conselho Federal de Biblioteconomia) no XXIV CBBD ? Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação. Biblioteca Escolar: desafios para a formação do cidadão. 2011. (Congresso).

Bibliotecas Escolares com Güinter Schlamp. 2011. (Encontro).

VII SENABRAILLE.Membro da Comissão Cientìfica. 2011. (Seminário).

Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares.Organização de Bibliotecas Escolares - aspectos técnicos e legais. 2010. (Encontro).

Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares.Proposta de Integração entre Bibliotecas Escolares, Públicas e Comunitárias para o Estímulo da Leitura. 2010. (Encontro).

Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares.WEB 2.0 em Bibliotecas Escolares. 2010. (Encontro).

Forum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares.WEB 2.0 em Bibliotecas Escolares. 2009. (Outra).

Forum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares.Diretrizes da Conferência Nacional de Educação (CONAE). 2009. (Outra).

Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica.Acessibilidade na Web 2.0 para PNES (pessoas com necessidades especiais) com limitação visual. 2009. (Outra).

II Forum Nacional de Bibliotecas Públicas e Escolares no Natal Luz em Gramado.Acessibilidade à Informação, à Leitura e à BIblioteca. 2009. (Outra).

X ERBED: Encontro Regional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Gestão da Informação e Ciência da Informação - Região Norte/Nordeste.Acessibilidade e Cidadania: barreiras arquitetônicas e exclusão social de pessoa com deficiência. 2007. (Encontro).

X ERBED: Encontro Regional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Gestão da Informação e Ciência da Informação - Região Norte/Nordeste.Tecnologias de Comunicação e Informação para a Pessoa com Deficiência. 2007. (Encontro).

13 encontro estadual de leitura: PROLER.Decodificando Quintana: o mapa. 2006. (Oficina).

Congreso Tecnoneet - CIIEE 2006. A inclusão de bibliotecários com limitação visual através da Educação a Distância mediada por computador em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. 2006. (Congresso).

5 Congreso Iberoamericano de Informática Educativa Especial. SALA CIIEE-3: Diseo Universal o para todos. 2005. (Congresso).

5 Congreso Iberoamericano de Informática Educativa Especial. O acesso às tecnologias de informação e de comunicação e a superação das limitações dos pnees com limitaçao visual incluindo-os em um ambiente de aprendizagem mediado por computador. 2005. (Congresso).

IV Seminário Nacional de Bibliotecas Braille.A Inclusão Social de Pessoas com Limitação Visual e o uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação em Ambiente de EAD mediado por Computador: uma experiência educacional, digital e profissional. 2005. (Seminário).

IV Seminário Nacional de Bibliotecas Braille.Os Mediadores de Leitura, o acesso à informação, as narrativas e a inclusão social e digital de PNEEs com limitação visual. 2005. (Seminário).

IV Seminário Nacional de Bibliotecas Braille.Eu, Tu, Eles: Nós, os Mediadores de Leitura. 2005. (Oficina).

V CICLO DE PALESTRAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO.O Acesso às Tecnologias de Informação e de Comunicação e a superação das Limitações dos PNEEs com Limitação Visual incluindo-os em um Ambiente de Aprendizagem Mediado por Computador. 2005. (Outra).

VI CICLO DE PALESTRAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO.O Acesso às Tecnologias de Informação e de Comunicação e a superação das Limitações dos PNEEs com Limitação Visual incluindo-os em um Ambiente de Aprendizagem Mediado por Computador. 2005. (Outra).

VII EREBD: VII Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia e Documentação da Regiâo Sul.A Inclusão Social e Digital das PNEEs e as Tecnologias de Informação e de Comunicação. 2005. (Encontro).

VII Simpósio Internacional de Informática Educativa.A Interação através da Informática na Educação entre Crianças com Fibrose Cística e Transplantada e a Inclusão Social e Digital através do Uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação: uma atividade com PNEEs em isolamento na Pediatria do HCPA. 2005. (Simpósio).

VII Simpósio Internacional de Informática Educativa.A Produção de Páginas para Internet por PNEEs com Limitação Visual através da Educação a Distância Mediadada por Computador: um estudo de caso. 2005. (Simpósio).

XXI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação - CBBD. Era uma Vez . . . O Encantamento da Leitura e a Magia da Biblioteca: uma relação com o mundo, transformando a vida e propiciando a cidadania e a inclusão social e digital. 2005. (Congresso).

III Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação.Estratégias de Busca Utilizando os Operadores Booleanos para a Pesquisa em Fontes de Informação Eletrônica. 2004. (Oficina).

III Ciclo de Palestras Novas Tecnologias na Educação.A Pesquisa Escolar Propiciando a Integração dos Atores - Alunos, Educadores e Bibliotecários - Irradiando o Benefício Coletivo e a Cidadania em um Ambiente de Aprendizagem Mediado por Computador. 2004. (Outra).

III Forum de Informática Aplicada a Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais.Inclusão Digital: o Acesso às Tecnologias de Informação e de Comunicação das PNEEs com Limitação Visual através das Listas de Discussão. 2004. (Outra).

III Forum de Informática Aplicada a Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais.Novas Perspectivas de Aprendizagem e Desenvolvimento de PNEEs nas Dimensões Cognitivas e Sócio-Afetivas: experienciando com PNEEs com Déficit de Atenção na Utilização e Interação em Ambientes Digitais. 2004. (Outra).

III Fórum Mundial de Educação.A Interação Através da Informática na Educação com Crianças com Fibrose Cística em Isolamentos no HCPA e a Inclusão Social e Dogital Através do Uso da Leitura e da Escrita. 2004. (Outra).

III Seminário Biblioteca Escolar Espaço de Ação Pedagógica.A Integração dos Atores - alunos, educadores e bibliotecários - na realização da pesquisa escolar através da utilização das tecnologias de informação e comunicação. 2004. (Seminário).

III Seminário Biblioteca Escolar Espaço de Ação Pedagógica.A Influência da Internet nos Hábitos de Leitura do Adolescente. 2004. (Seminário).

III Seminário Nacional de Bibliotecas Braille - SENABRAILLE.A Pesquisa Escolar e a Utilização das Tecnologias de Informação e de Comunicação: um estudo de caso com PNEEs com Limitação Visual. 2004. (Seminário).

X Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica. Biblioterapia através da Contação de Histórias para Crianças com Fibrose Cística do HCPA-RS. 2004. (Congresso).

X Congresso Brasileiro de Pneumologia Pediátrica. A Interação através da Informática na Educação com Crianças com Fibrose Cística em Isolamentos no HCPA e a Inclusão Social e Digital através do uso da Leitura e da Escrita. 2004. (Congresso).

XXII SEURS - Seminário de Extensão Universitária da Região Sul.Biblioterapia através da Contação de Histórias para Crianças com Fibrose Cística do HCPA-RS. 2004. (Seminário).

1 Seminário Nacional ABED de Educação a Distãncia.Bibliotec: Uma Experiência de Qualificação de Profissionais da Área de Bibliotecas Escolares em EAD Mediada por Computador. 2003. (Seminário).

49ª Feira do Livro de Porto Alegre.Contando e Recontando Histórias para Pessoas muito Especiais. 2003. (Oficina).

II Simpósio Internacional de Contadores de Histórias.Contação de Histórias. 2003. (Simpósio).

Palestra sobre A Hora do Conto.A Hora do Conto. 2003. (Oficina).

Semana do PNEEs na Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul.Capacitação para Professores da Rede Regular de Ensino e Educação Infantil e para Contadores de Histórias: a hora do conto para crianças deficientes visuais. 2003. (Encontro).

VII Congresso da Escola Particular Gaúcha. O Encantamento da Leitura e a Magia da Biblioteca. 2003. (Congresso).

Visita Técnica na Fundação Biblioteca Nacional. 2003. (Outra).

X Congresso Internacional de Educação a Distância. Ambiente de aprendizagem mediado por computador e os portadores de necessidades educacionais com limitação visual: abordagens de cooperação e colaboração. 2003. (Congresso).

3 Salão de Extensão.Biblioteca Escolar em EAD: Curso de Extensão. 2002. (Outra).

Encontro Estadual de Leitura - PROLER/2002.Das Bibliotecas Escolares às Bibliotecas Públicas : caminhos democráticos para a formação do leitor. 2002. (Encontro).

Estágio em Sistemas de Informação I.PHL - Personal Home Library. 2002. (Encontro).

II Fórum Estadual de Bibliotecas Escolares.Ações de Leitura na Biblioteca Escolar. 2002. (Seminário).

III Encontro de Bibliotecários e Auxiliares de Biblioteca das Escolas Particulares.Ações de Leitura na Biblioteca Monteiro Lobato do Colégio Mãe de Deus. 2002. (Encontro).

III Seminário de Educação e Comunicação - Adolescente... tá ligado!!?.A Influência da Internet nos Hábitos de Leitura dos Adolescentes. 2002. (Seminário).

III Seminário de Educação e Comunicação - Adolescente... tá ligado!!?.Experiências com Leitura no Ambiente Escolar Convencional e Fora Dele para Adolescentes. 2002. (Seminário).

VII Seminário de Educação, Tecnologia e Sociedade.Biblioteca: organização, leitura, contação de histórias e informatização. 2002. (Seminário).

VI WORKSHOP INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO.BIBLIOTEC: experiências do curso de extensão em EAD mediado por computador. 2002. (Seminário).

XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - WIE 2002 VIII Workshop de Informática na Escola. As Novas Tecnologias da Informação e Comunicação e a Pesquisa Escolar. 2002. (Congresso).

5 Encontro PROLER: promovendo Leitura.5 Encontro PROLER: promovendo Leitura. 2001. (Encontro).

Forum Mundial de Educação. Educação a Distância, Novas Ferramentas e a Biblioteconomia. 2001. (Congresso).

Forum Mundial de Educação. A influência (ou Não) do Uso da Internet na Pesquisa Escolar. 2001. (Congresso).

ITTE 2001 - Annual Conference of the Association of Information Technology for Teacher Education. Learning and Interacting with Videoconferencing: In Search of a New Pedagogy. 2001. (Congresso).

IX Seminário Nacional de Educação: uma cidade educadora para uma cultura solidária.Políticas e Práticas de Leitura. 2001. (Seminário).

XIX Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação. Informação para a Educação Fundamental e Média, Leitura e Desenvolvimento. 2000. (Congresso).

Seminário Organização de Feiras de Livros.Contação de Histórias em Feiras de Livro. 1999. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Marcia Lazzari Viana

SILVEIRA, R. C. R.; MORO, E. L. S.;ESTABEL, L. B.; TEIXEIRA, Maria do Rocio Fontoura. Salas de Atendimento Educacional Especializado: o uso de Tecnologias Assistivas no Processo de Inclusão dos Alunos nas Atividades de Ensino e Aprendizagem. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Nalin Ferreira da Silveira

MORO, E. L. S.; MORAES, M. A. C.; PERES, A.;ESTABEL, L. B.. O Information Commons nas Bibliotecas Universitárias brasileiras: suporte à pesquisa e à inovação para o desenvolvimento científico e social. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Aluno: Carolina Fauth Vassão

ESTABEL, L. B.; PASSOS, C. G.; FRISON, M. D.; SALGADO, T. D.. Elementos do Ensino Superior: o livro didático, a biblioteca e a Química Geral Teórica. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Helena Ricardo Legunes

ESTABEL, L. B.; MORAES, M. A. C.; KRAEMER, G. M.. Redes Sociais Digitais como espaço de problematização: a inclusão no IFRS Campus Porto Alegre. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Aluno: Priscila Saraiva Jacobsen

SCHMITT, M. A. R.; CAREGNATO, S. E.;ESTABEL, L. B.. Pesquisa Científica na Pós-graduação: uma proposta tecnológica para a competência informacional. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luciana Kramer Pereira Müller

LOUREIRO, C. B.; SILVA, M. L.; MORO, E. L. S.;ESTABEL, L. B.. Formação de Leitores: possibilidades de estímulo à leitura em Ambiente Virtual de Aprendizagem. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Aluno: Camila Lombard Pedrazza

RAMOS, J. C. S.; RAIZER, L.;ESTABEL, L. B.. Um Estudo de Caso sobre as Concepções, Desafios e Epistemologias do Processo de Ensino nos Cursos Técnicos a Distância (EAD) desenvolvidos no Campus Porto Alegre do IFRS. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Aluno: Denise Luzia Wolff

KAMPFF, A. J. C.; PERES, A.;ESTABEL, L. B.. Os Sistemas de Gerenciamento de Dados Acadêmicos e a Gestão Educacional: o caso do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Aluno: Cristiani de Oliveira Dias

ESTABEL, L. B.; CONFORTO, D.; RAETEGUI, E.. De olho na tela: requisitos de acessibilidades em objetos de aprendizagem para alunos cegos. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Angela Morel Nitschke

ESTABEL, L. B.; STUMPF, I. R. C.; ZEN, A. M. D.. As representações sociais dos usuários sobre o bibliotecário e suas práticas profissionais na Sociedade da Informação: um estudo em biblitecas universitárias de Porto Alegre-RS. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós- Graduação em Comunicação e Informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Brunah de Castro Brasil

ESTABEL, L. B.; SOARES, M. K.; OLIVEIRA, F.; TEIXEIRA, Maria do Rocio Fontoura. Produção Científica dos Docentes Fonoaudiólogos Brasileiros: um estudo nas Instituições Públicas de Ensino Superior. 2019. Tese (Doutorado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Roosewelt Lins Silva

AXT, M.; WILD, R.;ESTABEL, L. B.. Tecnologias Criativas em Bibliotecas: processos informacionais e modos de produção de subjetividade. 2016. Tese (Doutorado em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Roosewelt Lins Silva

MORO, E. L. S.; WILD, R.; AXT, M.;ESTABEL, L. B.. Tecnologias Criativas em Bibliotecas: um olhar transversal para as práticas informacionais de produção de subjetividade. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Arilise Moraes de Almeida Lopes

ESTABEL, L. B.; GIRAFFA, L; RAETEGUI, E.. Estratégias de Mediação para o Ensino de Matemática com a Inclusão de Alunos Deficientes Visuais. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Bruno Fortes Luce

MORO, E. L. S.; LOUREIRO, C. B.; BERTAGNOLLI, S. C.;ESTABEL, L. B.. Idosos em ambientes digitais: o perigo das Fake News. 2019.

Aluno: Anderson Dall Agnol

MILETTO, E. M.;ESTABEL, L. B.; INTROINI, G. O.; PERES, A.. Produção de um Curso MOOC Acessível sobre Introdução a Fabricação Digital: possibilidades para a fabricação de recursos de tecnologia assistiva de baixo custo. 2019.

Aluno: Nalin Ferreira da Silveira

MORO, E. L. S.; PERES, A.; MORAES, M. A. C.;ESTABEL, L. B.. O Information Commons nas Bibliotecas Universitárias Brasileiras: suporte à iniciação científica, incentivo à pesquisa e à inovação para o desenvolvimento científico e social. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Aluno: Patrícia Cavedini

PASSERINO, L. M.; MILETTO, E. M.;ESTABEL, L. B.. A Contribuição da Robótica Educacional no Processo de Desenvolvimento Cognitivo de Estudantes da Educação Infantil. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Aluno: Denise Luzia Wolff

KAMPFF, A. J. C.; PERES, A.;ESTABEL, L. B.. Os Sistemas de Gerenciamento Acadêmico e sua Influência na Gestão dos Processos Educacionais. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

BARWALDT, R.; RIBEIRO, L. O. M.;ESTABEL, L. B.. Acessibiblidade Digital em Sites de Bibliotecas: um estudo envolvendo deficientes visuais. 2017 - Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

Aluno: Eurídice Segaspini Peixoto

KLEIN, R. R.; PERES, A.;ESTABEL, L. B.. Sistema de Compartilhamento de Práticas Pedagógicas do IFRS. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Aluno: Priscila Saraiva Jacobsen

CAREGNATO, S. E.; SCHMITT, M. A. R.;ESTABEL, L. B.. Pesquisa Científica na Pós-Graduação: uma Proposta Tecnológica para a Competência Informacional. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Aluno: Débora Jardim Jardim

ESTABEL, L. B.; SIPPERT, L.; TESSELER, F.. O bibliotecário fora da biblioteca: ações culturais de incentivo à leitura e à escrita como instrumento na formação do leitor. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização: teoria e prática na formação do leitor) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marleti R

MORO, E. L. S.ESTABEL, L. B.; TEIXEIRA, Maria do Rocio Fontoura. Silva Lock. Biblioteca Escolar: Centro de Cultura e Educação da EJA. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Bibliotecas Escolares e Acessibilidade) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Gislaine Nunes dos Santos

MORO, E. L. S.ESTABEL, L. B.; NEVES, I. C. B.. A Contribuição da Biblioteca no Incentivo à Leitura e a Formação da Cidadania no Centro Social Marista Graças de Viamão. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Bibliotecas Escolares e Acessibilidade) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Simone G

MORO, E. L. S.ESTABEL, L. B.; NEVES, I. C. B.. L. Silva. Projeto sobre o Acesso e o Uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação nas Bibliotecas Escolares na Rede Municipal de Salvador- BA. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Bibliotecas Escolares e Acessibilidade) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Gislaine Terezinha G

MORO, E. L. S.ESTABEL, L. B.; NEVES, I. C. B.. Brum Martinez. Programa para Formação de Leitores e Promoção da Acessibilidade nas Bibliotecas Escolares das Cidades de Angra Dos Reis, Paraty e Rio Claro. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Bibliotecas Escolares e Acessibilidade) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Vanessa Castilhos Martins Pinheiro

MORO, E. L. S.; TEIXEIRA, Maria do Rocio Fontoura;ESTABEL, L. B.. Geloteca de Viamão-RS: interação e envolvimento com a comunidade.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: ANDRESA MARQUES DA SILVA

DIAS, M. L.; MORO, E. L. S.;ESTABEL, L. B.. Competências de Bibliotecário de Referência e Informação como Mediador e Educador na Biblioteca de Ciências Econômicas da UFRGS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Camila Alves de Melo

LIMA, J. B.; FORGEARINI, M.;ESTABEL, L. B.; MORO, E. L. S.. História e memória do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) e suas contribuições para a formação de alunos-leitores. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: LUISE COUTINHO SOARES

MORO, E. L. S.ESTABEL, L. B.; DIAS, M. L.. Biblioterapia: o prazer da leitura e seus benefícios a partir da mediação aos idosos em vulnerabilidade da Casa Lar do Cego Idoso. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: FABIANE SIMÕES DA SILVA

ESTABEL, L. B.; ALBUQUERQUE, F. C.; LIMA, J. B.. A relação entre a agenda 2030 da ONU e as bibliotecas públicas: um estudo na Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Carlos Augusto de Souza Brasil

MORO, E. L. S.ESTABEL, L. B.; TEIXEIRA, Maria do Rocio Fontoura. Biblioteca Pública, Marketing e Mediação: um estudo de caso na Biblioteca Pública Municipal Fernandes Bastos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: CARLA DA CRUZ NUNES

MORO, E. L. S.ESTABEL, L. B.; CUTY, J. A.. O Papel Social do Bibliotecário como Mediador da Informação Ambiental: um estudo de caso na Biblioteca Ecológica Infantil Maria Dinorah. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Amanda de Abreu Goularte

MORO, E. L. S.ESTABEL, L. B.; TEIXEIRA, Maria do Rocio Fontoura. A Universalização das Bibliotecas Escolares à Luz da Lei N12.244/2010 e a sua Implantação no Município de Ivoti-RS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: DEUZENISE MARIA DA SILVA

MORO, E. L. S.ESTABEL, L. B.; STUEBER, K.. A Biblioteca Pública no Contexto de Vida de Moradores em Situação de Rua e Vulnerabilidade Social: estudo de caso em Porto Alegre - RS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ana Alice da Costa

MORO, E. L. S.ESTABEL, L. B.; CUTY, J. A.. Programa Crianças e Jovens do Rio Grande Escrevendo Histórias: 25 anos de escrita e leitura, uma memória a recuperar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: ENISE CARDOSO DA COSTA

MORO, E. L. S.ESTABEL, L. B.; STUEBER, K.. A Brinquedoteca Como Estímulo à Leitura nos Espaços que Utilizam o Livro Como Brinquedo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rose Mary da Fontoura Rodrigues

MORO, E. L. S.ESTABEL, L. B.; CUTY, J. A.. Universidade na Meia-Idade: graduandas do Curso de Biblioteconomia da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS: um estudo de caso. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Graziela Silveira Silveira

STUEBER, K.;ESTABEL, L. B.; MORO, E. L. S.. Apropriação e Uso da Biblioteca Escolar: um estudo de usuários. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Joice Behenck Evaldt

MORO, E. L. S.; SILVEIRA, F. X.;ESTABEL, L. B.. Aplicação da Lei Federal 12244/2010 nas Bibliotecas das Escolas Municipais de Ensino Fundamental do Município de Cachoeirinha/RS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Debora Fabiane Poletto Porto

MORO, E. L. S.;ESTABEL, L. B.; SILVEIRA, F. X.. Tesouros de Papel: um bau de oportunidades para universitários do Curso de Biblioteconomia- UFRGS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Bruno Fortes Luce

MORO, E. L. S.; CUTY, J. A.;ESTABEL, L. B.. O bibliotecário e as Fake News: atuação do profissional da informação na era da pós-verdade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Magali Rosa da Silva

TEIXEIRA, Maria do Rocio Fontoura; MORO, E. L. S.;ESTABEL, L. B.. Marketing em Bibliotecas Universitárias: promoção de serviços por mídias digitais nas bibliotecas do SBUFRGS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Priscila dos Santos Trindade

MORO, E. L. S.; DIAS, M. L.;ESTABEL, L. B.. Atividades de Contação de Histórias, Influência e Estímulo à Leitura em Creches Comunitárias com Crianças em Vulnerabilidade Social: Projeto de Extensão Tesouros de Papel. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Sílvia Beatriz Machado Martinato

MORO, E. L. S.; TEIXEIRA, Maria do Rocio Fontoura;ESTABEL, L. B.. A Representação da Biblioteca Escolar para a Escolha do Curso de Biblioteconomia na Formação Profissional dos Alunos de Biblioteconomia da UFRGS através de suas Experiências como Usuários da Biblioteca e suas respectivas Escolas de Ensino Fundamental e de Ensino Médio: um estudo de caso. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Laura Maria Lemke

MORO, E. L. S.; TEIXEIRA, Maria do Rocio Fontoura;Estabel, Lizandra Brasil. As Necessidades, Buscas e Usos Informacionais dos Usuários Estudantes do Ensino Médio: Biblioteca Pública Municipal Darcy Azambuja de Guaíba/RS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Claudina Romero Tosi

MORO, E. L. S.; TEIXEIRA, Maria do Rocio Fontoura;Estabel, Lizandra Brasil. A Competência em Gestão no Processo de Planejamento Estratégico em Bibliotecas Públicas na Região Metropolitana de Porto Alegre. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Alex Miranda Santana

MORO, E. L. S.; CUTY, J. A.;Estabel, Lizandra Brasil. Bibliotecas Públicas de Porto Alegre: serviços acessíveis ofertados às pessoas com deficiência visual. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: CARMEN HELENA SCHILDT

MORO, E. L. S.; TEIXEIRA, Maria do Rocio Fontoura;ESTABEL, L. B.. A biblioteca escolar e o processo de incentivo à leitura: um estudo de caso na biblioteca de uma escola pública estadual em Porto Alegre/RS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Vinicius Tessis Cruz

MORO, E. L. S.; SOUZA, R. C.;ESTABEL, L. B.. A Lei Federal 12.244/2010 e sua contribuição para a qualificação da biblioteca escolar na perspectiva do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares do Rio Grande do Sul e Rede Municipal de Bibliotecas Escolares do Município de Esteio/RS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: SILVANA SILVA DA SILVA

ESTABEL, L. B.MORO, E. L. S.; TEIXEIRA, Maria do Rocio Fontoura. Sobre os ombros de gigantes, as nossas crianças crescem: a mediação da leitura no cenário da biblioteca escolar.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Carmen Lucia de Oliveira Kirst

ESTABEL, L. B.MORO, E. L. S.; BONOTTO, M. E. K. K.. O Texto e a Imagem nos Livros Infantis. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Letícia de Paula Zenker

ESTABEL, L. B.MORO, E. L. S.; TEIXEIRA, Maria do Rocio Fontoura. Gelateca: alimentando o acesso e o prazer da leitura. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Tuany Naara Schmitt

ESTABEL, L. B.; CUTY, J. A.;MORO, E. L. S.. Avaliação de acessibilidade da Biblioteca Municipal Edwin Kuwer em Sapiranga/RS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Mario Sergio Leandro

MORO, E. L. S.ESTABEL, L. B.; TEIXEIRA, Maria do Rocio Fontoura. Diagnóstico das Bibliotecas Escolares do Município de Esteio/RS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Bruna Rosa de Sant'Anna

MORO, E. L. S.; SILVEIRA, F. X.; TEIXEIRA, Maria do Rocio Fontoura;ESTABEL, L. B.. Competências informacionais: um estudo de caso com os alunos do Curso Técnico em Biblioteconomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Katiane Crescente Lourenço

MORO, E. L. S.; BONOTTO, Martha E. K.;ESTABEL, L. B.. Biblioteca escolar: reflexões e propostas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: MIRELA STREHL ZANONA

CUTY, J. A.; CLOSS, A. C.;MORO, E. L. S.ESTABEL, L. B.. Acessibilidade física no Centro Cultural Usina do Gasômetro em Porto Alegre- RS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: CLARIETE DUARTE DOS SANTOS

TEIXEIRA, Maria do Rocio Fontoura; SOUZA, R. C.;ESTABEL, L. B.. Serviço de referência e informação: um estudo de caso realizado na biblioteca da Clínica Serdil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: ELOISA DALMÁS GUERRA

BONOTTO, Martha E. K.;MORO, E. L. S.ESTABEL, L. B.. Atividades culturais como forma de incentivo à leitura: um estudo de caso da comunidade Carlos Barbosense. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Karen Machado Rodrigues

MORO, E. L. S.; TEIXEIRA, Maria do Rocio Fontoura;ESTABEL, L. B.. Bibliotecários autônomos : novas práticas de mediação para o acesso à informação e à leitura. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: AMANDA DE SOUZA VENTURA

MORO, E. L. S.ESTABEL, L. B.; TEIXEIRA, Maria do Rocio Fontoura. O suporte digital como fonte de informação : um estudo de caso sobre o uso do dicionário, com alunos participantes do projeto UCA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Aline Sanders da Silva

ESTABEL, L. B.; TEIXEIRA, Maria do Rocio Fontoura;MORO, E. L. S.. Acessibilidade Física na Biblioteca da Faculdade de Educação, Arquitetura e Central da UFRGS a pessoas com deficiência física. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Zilmar da Silva Machado

ESTABEL, L. B.; FERREIRA, G. I. S.; SOUZA, R. C.. Competências Informacionais e Educação de Usuário: um estudo com crianças da Creche Francesca Zacaro faraco (UFRGS). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Gabriela S

MORO, E. L. S.; TEIXEIRA, Maria do Rocio Fontoura;Estabel, Lizandra Brasil. Giacumuzzi.Acessibilidade Arquitetônica em Diferentes Tipologias de Bibliotecas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Verônica Flores Luz

ESTABEL, L. B.; TEIXEIRA, Maria do Rocio Fontoura;MORO, E. L. S.. A Melhoria da Qualidade de Vida de Doentes Crônicos através da Literatura Espírita. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Aline de Fraga Sulzbach

Estabel, Lizandra BrasilMORO, E. L. S.; MORIGI, V. J.. Feira do Livro de Porto Alegre: espaço de incentivo à leitura na construção da cidadania infantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Camila Schoeffen Tressino

Estabel, Lizandra BrasilMORO, E. L. S.; TEIXEIRA, Maria do Rocio Fontoura. Da Exclusão e Sofrimento à Inclusão Social e Leitura: Biblioteca de São Paulo, como referência de Biblioteca Inclusiva no Brasil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Nadia Maria Alcântara Pontes

MORO, E. L. S.ESTABEL, L. B.; SILVEIRA, F. X.. A Biblioteca Clóvis Vergara Marques, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)-Câmpus Porto Alegre e os Serviços no Atendimento aos Usuários: um estudo de caso. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Carina Pahim Teixeira

ESTABEL, L. B.; SERAFINI, Loiva T.;MORO, E. L. S.. A contribuição dos fóruns gaúchos pela melhoria das bibliotecas escolares realizados no triênio 2009-2011 : construção de novas aprendizagens dos acadêmicos de Biblioteconomia. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Daniel Jesus Vieira Magnus

Estabel, Lizandra Brasil; GIOVANAZ, M. M.;MORO, E. L. S.. Espaços de Leitura como Estratégia de (Re)Socialização de Jovens que cumprem Medidas Socioeducativas na FASE/Porto Alegre. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rosângela Fonseca Lopes

LOPES, R. F.;ESTABEL, L. B.MORO, E. L. S.; TEIXEIRA, Maria do Rocio Fontoura. As Práticas de Leitura como Estratégia de Sobrevivência e (Re)Inclusão entre Internas da Penitenciária Feminina Madre Pelletier. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Adriana Beatris D'Alcantara Monte-Mor Silva Costa

MORO, E. L. S.; FLORES, H. F.;ESTABEL, L. B.. Projeto "Café com Leitura" no processo de interação entre bibliotecários e professores: estudo de caso. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Laís Nunes da Silva

ESTABEL, L. B.; FLORES, H. F.;MORO, E. L. S.. As atividades de promoção da leitura realizadas por uma pessoa com necessidades especiais (PNEs) com limitação visual na Biblioteca Escolar do Colégio Marista São Pedro: um estudo de caso. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ramon Ely

Estabel, Lizandra BrasilMORO, E. L. S.; TEIXEIRA, Maria do Rocio Fontoura. Leitura e Terapia: Biblioterapia para os enfermos do HCPA-RS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Cyntia Silva Wessfll

Estabel, Lizandra BrasilMORO, E. L. S.; MORIGI, V. J.. Bibliotecas Comunitárias e Cidadania: uma aproximação teórica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maricélia da Silva Cezar

Estabel, Lizandra Brasil; NEVES, I. C. B.;MORO, E. L. S.. A utilização dos livros de imagem pelas Bibliotecas Escolares na promoção da leitura junto aos neoleitores. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Michele de Carvalho Mallmann

Estabel, Lizandra Brasil; FLORES, H. F.; FERREIRA, G. I. S.. A Literatura Infantil no Processo Educacional. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Carlos Eduardo Silveira de Moura

OLIVEIRA, L. D.;ESTABEL, L. B.MORO, E. L. S.. Cri-cri o Grilo Gaudério: resgate dos elementos do tradicionalismo do Rio Grande do Sul. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Tamini Farias Nicoletti

MORIGI, V. J.;MORO, E. L. S.ESTABEL, L. B.. Checklist para bibliotecas: um instrumento de acessibilidade para todos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Jorge Antonio Vargas Chaves

ESTABEL, L. B.; NEVES, I. C. B.;MORO, E. L. S.. A Biblioteca Escolar como Espaço de Práticas de Leitura: um estudo de caso em escolas públicas estaduais da periferia de POA/RS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Andrea Ines Calini

ESTABEL, L. B.; NEVES, I. C. B.;MORO, E. L. S.. A Biblioteca Escolar e o Estímulo ao Prazer nas Leituras Obrigatórias do Vestibular da UFRGS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Clarisse Olga Orend

ESTABEL, L. B.; TEIXEIRA, Maria do Rocio Fontoura;MORO, E. L. S.. A Leitura e o Adolescente: estudo de caso no Colégio Estadual Inácio Montanha em Porto Alegre-RS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Graciela Correa Travessas

ESTABEL, L. B.; TAZIMA, I.;MORO, E. L. S.. O Processo de Interação na WEB 2.0 entre os Profissionais da Informação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Leonize Verzoni Gonzalez

ESTABEL, L. B.; TEIXEIRA, Maria do Rocio Fontoura; MORIGI, V. J.. Competências Informacionais e Educação de Usuários: um estudo de jovens e adultos (EJA) do Colégio de Aplicação da UFRGS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Camila da Rosa Paes

ESTABEL, L. B.; ELY, Neiva;MORO, E. L. S.. Idosos Moradores de Instituições de Longa permanência e a influência das narrativas e atividades musicais: estudo de caso. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Carmen Lucia Silva de Galisteo

ESTABEL, L. B.; NEVES, I. C. B.;MORO, E. L. S.. Biblioteca Érico Veríssimo: o registro de sua história. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Eliane Thais Gurulian dos Santos

ELY, Neiva;ESTABEL, L. B.MORO, E. L. S.. O processo de Pesquisa Escolar com aluno do Ensino Médio do Colégio Marista São Pedro de POA-RS: um estudo de caso. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Núbia Susana Santos Da Cunha

ESTABEL, L. B.; ELY, Neiva. Projeto de Implementação do Boletim Informativo Digital da Biblioteca Central da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Gislaine Teresinha Gabarrus Brum

ESTABEL, L. B.; ELY, Neiva;MORO, E. L. S.. Viagem de Trem para o Livro: projeto de transformação social. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Fernanda Melchionna e Silva

ESTABEL, L. B.; ELY, Neiva;MORO, E. L. S.. O Processo de Leitura em Diferentes Bibliotecas Parisienses. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Caroline Matzenbacher Freitas

ESTABEL, L. B.MORO, E. L. S.; NEVES, I. C. B.. O Acesso e o Uso da Informação na Biblioteca Escolar: Pessoas com Necessidades Educativas Especiais com Limitação Visual. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Guilherme Ferreira

ESTABEL, L. B.MORO, E. L. S.. O perfil do profissional da informação nos bastidores da "Casa das Sete Mulheres". 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rosângela Broch Veiga Costa

ESTABEL, L. B.MORO, E. L. S.; FERREIRA, G. I. S.. Homem, Meio Ambiente e Informação na Nova Era: proposta de implantação de uma biblioteca flutuante no barco escola Martim Pescador. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Kátia Maria de Castro Stefani

ESTABEL, L. B.MORO, E. L. S.; PINENT, V. G.. A Informação Ultrapassando Limites: um estudo de caso na Escola de Educação Especial Nazaré. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Sabrina Clavé Eufrásio

ESTABEL, L. B.MORO, E. L. S.. A Interação Professores, Alunos e Bibliotecário: estudo de caso no Instituto Rio Branco em Porto Alegre. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maria Emilia Pecktor de Oliveira

ESTABEL, L. B.MORO, E. L. S.. A Leitura e a Formação do Leitor. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: PATRÍCIA SALDANHA

ESTABEL, L. B.MORO, E. L. S.. Biblioterapia: a relação do Contador de Histórias e a Criança Portadora de Fibrose Cística Internada no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ana Bernal Pieta

ESTABEL, L. B.; HESSEL, L.;MORO, E. L. S.. Serviço de Referência e Leis de Ranganathan: uma estreita ligação. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Patrícia Redel Nunes Teixeira

ESTABEL, L. B.MORO, E. L. S.; FORTUNA, T.. O Papel da Contação de Histórias como Biblioterapia: a experiência do Projeto Histórias na Creche do NUHC/FABICO/UFRGS. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Simone Faleiro Silveira

ESTABEL, L. B.; NARDI, L.;MORO, E. L. S.. A Pesquisa Escolar como Processo de Aprendizagem Colégio Mãe de Deus. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Paula Schoenfeldt Patta

ESTABEL, L. B.; VARGAS, L.; TAZIMA, I.. O Uso da Educação Aberta e a Distância (EAD) via Internet como Ferramenta de Ensino de Graduação em Biblioteconomia no Brasil. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Letícia Waithers Mata

ESTABEL, L. B.; SCHARNBERG, J. M. R.. Subsídios para Captação de Recursos Financeiros para Aquisição de Materiais Bibliográficos para Bibliotecas Escolares. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Helena Candido

ESTABEL, L. B.; STUMPF, I. R. C.; SCHARNBERG, J. M. R.. Avaliação da coleção de livros de Geografia da Biblioteca Valdomiro Lorenz. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Sabrina Rosa Vicari

ESTABEL, L. B.; LAN, R. H. V. D.;MORO, E. L. S.. Biblioterapia : uma aplicação na recreação do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Gabriela Pinheiro Souto

ESTABEL, L. B.MORO, E. L. S.; MORIGI, V. J.. A influência da Internet nos Hábitos de Leitura do Adolescente: um estudo com alunos da 8ª série do Colégio Mãe de Deus de Porto Alegre. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Débora Costa Oliveira

ESTABEL, L. B.; ZEN, A. M. D.;MORO, E. L. S.. Ação Cultural em Bibliotecas Escolares da Rede Pública de Porto Alegre: uma aproximação com práticas, teorias e perspectivas locais. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Michelle Wedi Vieira

ESTABEL, L. B.; STUMPF, I. R. C.;MORO, E. L. S.. O Incentivo ao Gosto pela Leitura de Autores Contemporâneos junto a Crianças e Adolescentes. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Estabel, Lizandra Brasil; SILVA, M. L.; FLACH, A.. Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Professor Substituto: Biblioteconomia. 2012. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Estabel, Lizandra Brasil. Membro da Comissão Cientìfica do XXV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação. 2013. Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários e Cientistas da Info.

Estabel, Lizandra Brasil. Membro da Comissão Científica. 2011. Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Cleuza Maria Maximino Carvalho Alonso

Estabel, Lizandra Brasil;ALONSO, C. M. M. C.; TAROUCO, L. M. R.; Nevers, Iara Bittencourt; Stumpf, Ida Regina. A formação de professor e a qualificação de bibliotecários com limitação visual através da educação a distância mediada por computador em ambiente virtual de aprendizagem. 2007. Tese (Doutorado em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Cleuza Maria Maximino Carvalho Alonso

ALONSO, C. M. M. C.; CARNEIRO, Mara;SANTAROSA, L. M. C.; Stumpf, Ida Regina; TAROUCO, L. M. R.. A Formação de Professores e Bibliotecários com Limitação Visual Através da Educação a Distancia Mediada por Computador em Ambiente Virtual de Aprendizagem. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Ida Regina Chitto Stumpf

STUMPF, I. R. C.; ALONSO, C. M. M. C.; TAROUCO, L. M. R.; NEVES, I. C. B.. A Formação de Professor e a Qualificação de Bibliotecários com Limitação Visual através da Educação à Distância Mediada por Computador em Ambiente Virtual de Aprendizagem. 2007. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Ida Regina Chitto Stumpf

STUMPF, I. R. C.; TAROUCO, L. M. R.; BENITES, M.. A Formação de Professores e Bibliotecários com Limitação Visual Através da Educação a Distância Mediada por Computador em Ambiente Virtual de Aprendizagem. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação e Informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Lucila Maria Costi Santarosa

IDA REGINA C. STUMPF; IARA BITTENCOURT NEVES;TAROUCO, LianeSANTAROSA, L. M. C.ALONSO, Cleuza Maria Maximino CarvalhoCARNEIRO, M. L.. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A QUALIFICAÇÃO DE BIBLIOTECÁRIOS COM LIMITAÇÃO VISUAL ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MEDIADA POR COMPUTADOR EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. 2007. Tese (Doutorado em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Liane Margarida Rockenbach Tarouco

Tarouco, L.M.R.; Benites, M; Stumpf, Ida. A formação de professores e bibliotecários com limitação visual através da educação ad istância mediada por computador em ambiente virtual de aprendizagem. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Mara Lúcia Fernandes Carneiro

STUMPF, I.R.;TAROUCO, L. M. R.; BENITES, M.;SANTAROSA, Lucila Maria CostiCARNEIRO, M. L. F.. A formação de professores e bibliotecários com limitação visual através da educação a distância mediada por computador em ambiente virtual de aprendizagem. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Clarice Albertina Fernandes

Inserção Sócio-digital de Adolescentes em processo de Aprendizagem Profissional: um estudo de caso com alunos do Programa Jovem Aprendiz; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Bruno Fortes Luce

Idosos em Ambientes Digitais: o perigo das fake news; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Weslei Oki de Aguiar

Acessibilidade na UAB: subsídios para institucionalização de ações voltadas à acessibilidade na EAD; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Alex Miranda Santana

A Biblioteca Como Mediadora do Processo de Pesquisa Científica nas Feiras de Ciências em Escolas de Ensino Médio; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Laura Valladares de Oliveira Soares

O Desenvolvimento e Validação de um Instrumento de Avaliação de Competência Informcional: a necessidade de padronização para avaliar habilidades dos futuros professores de Química; Início: 2019; Tese (Doutorado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Luciane Alves Santini

A Biblioteca Como Um Espaço De Aprendizagem No Desenvolvimento Do Letramento Informacional Nas Disciplinas De Ciências Biológicas No Ensino Médio Integrado Do Campus Viamão/IFRS; Início: 2018; Tese (Doutorado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Nalin Ferreira da Silveira

O INFORMATION COMMONS NAS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS BRASILEIRAS: INCENTIVO À PESQUISA E À INOVAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E SOCIAL; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul,; Orientador: Lizandra Brasil Estabel;

Luciana Kramer Pereira Müller

Adultos não leitores: possibilidades de estímulo à leitura em Ambiente Virtual de Aprendizagem; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul,; Orientador: Lizandra Brasil Estabel;

Gabriela Giacumuzzi

A Competência Informacional na Pesquisa Escolar em Ciências; 2017; Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg)) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Lizandra Brasil Estabel;

Luciane de Oliveira Machado

Contribuições para o Processo de Aprendizagem sobre as Questões Étnico-raciais, na Perspectiva da População Negra, através da Construção de Objetos de Aprendizagem; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul,; Orientador: Lizandra Brasil Estabel;

Deise do Amaral Tyska

A inclusão digital na Educação a distância para os deficientes visuais; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul,; Orientador: Lizandra Brasil Estabel;

Luciane de Oliveira Machado

Contribuições para o processo de aprendizagem sobre as questões Étnico-Raciais, na perspectiva da população negra, através da construção de Objetos de Aprendizagem; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Informática na Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul,; Orientador: Lizandra Brasil Estabel;

Cristina Possa Arruda

USO DA WEB 2; 0 NO RELACIONAMENTO BIBLIOTECA-USUÁRIO: ESTUDO DE CASO DO BLOG DA BIBLIOTECA JOSÉ DE ALENCAR; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp; em Bibliotecas Escolares e Acessibilidade) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Lizandra Brasil Estabel;

Sandra Vanoni

DIAGNÓSTICO DA BIBLIOTECA DA FEMARGS VISANDO A ACESSIBILIDADE; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp; em Bibliotecas Escolares e Acessibilidade) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Lizandra Brasil Estabel;

Silvia Maria Zilli Possa

BIBLIOTECA ESCOLAR E O DESPERTAR DO PRAZER DA LEITURA E DA COMPETÊNCIA INFORMACIONAL; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp; em Bibliotecas Escolares e Acessibilidade) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Lizandra Brasil Estabel;

Ana Paula Rodrigues Gomes Goulart

Projeto de Acessibilidade da Biblioteca Marechal Castelo Branco como instrumento de Inclusão Social: acessibilidade como paradigma da sociedade da informação; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp; em Bibliotecas Escolares e Acessibilidade) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Lizandra Brasil Estabel;

Mariana Monteiro Pessôa

A Biblioteca Escolar como Ferramenta de Inclusão Digital: capacitando usuários da informação e desenvolvendo competência informacional; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp; em Bibliotecas Escolares e Acessibilidade) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Lizandra Brasil Estabel;

Ana Lúcia Leite

A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO COM ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA O ACESSO À LEITURA NO INSTITUTO DOS CEGOS DA PARAÍBA ADALGISA CUNHA; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp; em Bibliotecas Escolares e Acessibilidade) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Lizandra Brasil Estabel;

Kátia Soares Coutinho

BLOG ?Biblioteca ETS?: Relato da Criação e Evolução desta Ferramenta da WEB 2; 0; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp; em Bibliotecas Escolares e Acessibilidade) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Lizandra Brasil Estabel;

Aline Coutinho Vicente

Hábitos, Necessidades e Interesses de Leitura dos Usuários com Limitação Visual da Biblioteca Iria Müller Poças do Instituto Santa Luzia de POA/RS; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Lizandra Brasil Estabel;

Joao Fabio Philomena dos Santos

Acessibilidade e Inclusão de Adolescentes com Fibrose Cística no Uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação e na Criação de Game IV; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Biblioteconomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Orientador: Lizandra Brasil Estabel;

Graziele de Sequeira Mendes

Acessibilidade e Inclusão de Adolescentes com Fibrose Cística no Uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação e na Criação de Game III; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Curso Técnico em Biblioteconomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Orientador: Lizandra Brasil Estabel;

Lilian Vas Leiria

Acessibilidade e Inclusão de Adolescentes com Fibrose Cística no Uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação e na Criação de Game III; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Gestão Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Orientador: Lizandra Brasil Estabel;

Renata Machado

Acessibilidade e Inclusão de Adolescentes com Fibrose Cística no Uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação e na Criação de Game II; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Biblioteconomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Orientador: Lizandra Brasil Estabel;

Osmar Weyh

Acessibilidade e Inclusão de Adolescentes com Fibrose Cística no Uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação e na Criação de Game; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Curso Técnico em Biblioteconomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Orientador: Lizandra Brasil Estabel;

Priscila Arruda

Acessibilidade e Inclusão de Adolescentes com Fibrose Cística no Uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação e na Criação de Game; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Sistemas Para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Orientador: Lizandra Brasil Estabel;

Astélio José Weber Júnior

Acessibilidade e Inclusão de Adolescentes com Fibrose Cística no Uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação e na Criação de Game; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Sistemas Para Internet) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Orientador: Lizandra Brasil Estabel;

Osmar Weyh

Adolescentes com Fibrose Cística Hospitalizados em Quartos Restritos: Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA); 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Curso Técnico em Biblioteconomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Orientador: Lizandra Brasil Estabel;

Ramon Ferreira de Oliveira Gomes

Tecnologias Acessíveis para Adolescentes com Fibrose Cística em Isolamento Hospitalar; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Curso Técnico em Biblioteconomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Orientador: Lizandra Brasil Estabel;

Lisiane Franco

Tecnologias Acessíveis para Adolescentes com Fibrose Cística em Isolamento Hospitalar; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Curso Técnico em Biblioteconomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Orientador: Lizandra Brasil Estabel;

Luciane Schweig

Leitura e Literatura no Curso Técnico em Biblioteconomia: uma proposta para o CERLIJ 2017; 2017; Orientação de outra natureza; (Técnico em Biblioteconomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Orientador: Lizandra Brasil Estabel;

Bryan Costa

Leitura e Literatura no Curso Técnico em Biblioteconomia: uma proposta para o CERLIJ 2016; 2016; Orientação de outra natureza; (Curso Técnico em Biblioteconomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Orientador: Lizandra Brasil Estabel;

Vania Batista

Leitura e Literatura no Curso Técnico em Biblioteconomia: uma proposta para o CERLIJ 2016; 2016; Orientação de outra natureza; (Curso Técnico em Biblioteconomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Orientador: Lizandra Brasil Estabel;

Sílvia Rejane Cassano Bairros

Leitura e Literatura no Curso Técnico em Biblioteconomia: uma proposta para o CERLIJ 2015; 2015; Orientação de outra natureza; (Curso Técnico em Biblioteconomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Orientador: Lizandra Brasil Estabel;

Camila Madalena Brum

Estágio Curricular Final Do Curso Técnico em Biblioteconomia; 2009; Orientação de outra natureza; (Curso Técnico em Biblioteconomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Orientador: Lizandra Brasil Estabel;

Raquel Ferreira de Castro

Estágio Curricular Final do Curso Técnico em Biblioteconomia; 2009; Orientação de outra natureza - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Orientador: Lizandra Brasil Estabel;

Roberta Pinto Medeiros

Estágio Curricular Final do Curso Técnico em Biblioteconomia; 2008; Orientação de outra natureza; (Curso Técnico em Biblioteconomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Orientador: Lizandra Brasil Estabel;

Neuceli de Campos

Estágio Curricular Final do Curso Técnico em Biblioteconomia; 2008; Orientação de outra natureza; (Curso Técnico em Biblioteconomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Orientador: Lizandra Brasil Estabel;

Natália Gastaud

Estágio Curricular Final do Curso Técnico em Biblioteconomia; 2008; Orientação de outra natureza; (Curso Técnico em Biblioteconomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Orientador: Lizandra Brasil Estabel;

Láis Moretto Costa

Estágio Curricular Final do Curso Técnico em Biblioteconomia; 2008; Orientação de outra natureza; (Curso Técnico em Biblioteconomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Orientador: Lizandra Brasil Estabel;

LAUANA CAROLINE LEMOS RITA

Estágio Curricular Final do Curso Técnico em Biblioteconomia; 2008; Orientação de outra natureza; (Curso Técnico em Biblioteconomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Orientador: Lizandra Brasil Estabel;

Karin Lorien Menoncin

Estágio Curricular Final do Curso Técnico em Biblioteconomia; 2008; Orientação de outra natureza; (Curso Técnico em Biblioteconomia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul; Orientador: Lizandra Brasil Estabel;

PATRÍCIA SALDANHA

Estágio Curricular na Biblioteca Monteiro Lobato do Colégio Mãe de Deus - Porto Alegre/RS; 2004; Orientação de outra natureza; (Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Lizandra Brasil Estabel;

Débora Costa Oliveira

Estágio Curricular na Biblioteca Monteiro Lobato do Colégio Mãe de Deus - Porto Alegre/RS; 2002; Orientação de outra natureza; (Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Lizandra Brasil Estabel;

Gabriela Pinheiro Souto

Estágio Curricular na Biblioteca Monteiro Lobato do Colégio Mãe de Deus - Porto Alegre/RS; 2002; Orientação de outra natureza; (Biblioteconomia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Lizandra Brasil Estabel;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Lucila Maria Costi Santarosa

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A QUALIFICAÇÃO DE BIBLIOTECÁRIOS COM LIMITAÇÃO VISUAL ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO A DISTANCIA EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM; 2007; Tese (Doutorado em Doutorado Em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Lucila Maria Costi Santarosa;

Mara Lúcia Fernandes Carneiro

A formação de professor e a qualificação de bibliotecários com limitaão visual através da educação a distância; 2007; Tese (Doutorado em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Coorientador: Mara Lucia Fernandes Carneiro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ESTABEL, L. B. ; LUCE, B. F. ; SANTINI, L. A. . Idosos, Fake News e Letramento Informacional. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) , v. 16, p. 1-15, 2020.

  • LUCE, B. F. ; ESTABEL, L. B. . Desinformação na Terceira Idade: como o público idoso se relaciona com as fake newsdentro das redes sociais. PESQUISA BRASILEIRA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA , v. 15, p. 16-26, 2020.

  • MORO, E. L. S. ; ESTABEL, L. B. . As tecnologias de informação e de comunicação no processo de ensino e de aprendizagem: praticando a pesquisa em ciências no contexto escolar. RBPG. REVISTA BRASILEIRA DE PÓS-GRADUAÇÃO , v. 15, p. 1-19, 2019.

  • ESTABEL, L. B. ; SILVA, M. L. ; MORAGA, N. M. M. . O Curso Técnico em Biblioteconomia e a acessibilidade através da leitura e da literatura no Encontro Estadual de Leitura Inclusiva no IFRS-Campus Porto Alegre. Viver IFRS , v. 6, p. 89-94, 2018.

  • MORO, E. L. S. ; ESTABEL, L. B. . A biblioteca escolar e as crianças pequenas. Pátio (Porto Alegre. 2002) , v. 46, p. 8-11, 2016.

  • MORO, E. L. S. ; ESTABEL, L. B. . A biblioteca escolar e as crianças pequenas. Pátio (Porto Alegre. 2002) , v. 46, p. 08-11, 2016.

  • GIACUMUZZI, G. S. ; TRESSINO, C. S. ; TIMM, C. ; MORO, E. L. S. ; ESTABEL, L. B. . Projeto de Leitura Vivendo Histórias: vivendo a inclusão por meio da leitura numa casa geriátrica. RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Online) , v. 10, p. 90-100, 2014.

  • MORO, E. L. S. ; ESTABEL, L. B. . A Educação Aberta e a Distância e a Formação de Mediadores de Leitura através das Tecnologias de Informação e de Comunicação. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação , v. 10, p. 10-20, 2012.

  • BEHR, A. ; MORO, E. L. S. ; ESTABEL, L. B. ; FREITAS, H. M. R. . Especialização em Bibliotecas Escolares e Acessibilidade: discutindo a gestão da biblioteca na modalidade EAD. Informação & informação (UEL. Online) , v. 16, p. 88-123, 2011.

  • Serafini, Loiva Teresinha ; ESTABEL, L. B. ; KAUP, Uli ; MORO, E. L. S. . Neue Tendenzen der Schulbibliotheken in Brasilien. Forum für die Verbesserung der Schulbibliotheken in Rio Grande do Sul, das Mobiliserungsprojekt und die Verabschiedung des Gesetzes über die Schulbibliotheken. Bibliothek Forschung und Praxis , v. 35, p. 240-244, 2011.

  • Estabel, Lizandra Brasil ; MORO, E. L. S. . A mediação da leitura na família, na escola e na biblioteca através das tecnologias de informação e de comunicação e a inclusão social das pessoas com necessidades especiais. Inclusão Social (Online) , v. 4, p. 67-81, 2011.

  • BEHR, A. ; MORO, E. L. S. ; ESTABEL, L. B. . Uma Proposta de Atendimento às Necessidades de Informação dos Usuários da Biblioteca Escolar por meio do Benchmarking e do Sensemaking. Informação & informação (UEL. Online) , v. 15, p. 37-54, 2010.

  • COUTINHO, K. S. ; MORO, E. L. S. ; ESTABEL, L. B. . Internet na Biblioteca Escolar: Blog Biblioteca ETS: criação e evolução desta ferramenta na WEB 2.0. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação , v. 8, p. 1-10, 2010.

  • ESTABEL, L. B. ; MORO, E. L. S. ; SANTAROSA, L. M. C. . A Formação de Professores e a Capacitação de Bibliotecários com limitação Visual através da EAD em Ambiente Virtual de Aprendizagem. Transinformação , v. 21, p. 23-32, 2009.

  • BEHR, A. ; MORO, E. L. S. ; ESTABEL, L. B. . Gestão da biblioteca escolar: metodologias, enfoques e aplicação de ferramentas de gestão e serviços de biblioteca. Ciência da Informação (Impresso) , v. 37, p. 32-42, 2008.

  • MORO, E. L. S. ; ESTABEL, L. B. ; SANTAROSA, L. M. C. . Proyecto Cor@je: Narrativas, TICs e Inclusión en el Hospital. Novedades Educativas , v. 198, p. 74-76, 2007.

  • MORO, E. L. S. ; ESTABEL, L. B. ; SANTAROSA, L. M. C. ; ABREU e SILVA, F. A. . Projeto Cor@gem: o acesso e o uso das TICs entre pacientes hospitalizados e a interação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Inclusão Social (Online) , v. 2, p. 130-141, 2007.

  • ESTABEL, L. B. ; MORO, E. L. S. . Formação Profissional e a Educação a Distância mediada por Computador: uma experiência no Curso de Biblioteconomia do DCI/FABICO/UFRGS. Informação & Sociedade. Estudos , v. 17, p. 97-107, 2007.

  • ESTABEL, L. B. ; MORO, E. L. S. ; SANTAROSA, L. M. C. . A inclusão social e digital das pessoas com limitação visual e o uso das TICs na produção de páginas para a internet. Ciência da Informação (Impresso) , v. 35, p. 94-101, 2006.

  • ESTABEL, L. B. ; MORO, E. L. S. ; SANTAROSA, L. M. C. . Ambientes Virtuais de Aprendizagem e a Formação em EAD das PNEES com Limitação Visual: Um Estudo de Caso Utilizando Ferramentas de Interação. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação , v. 4, p. 1-10, 2006.

  • ESTABEL, L. B. ; MORO, E. L. S. ; SANTAROSA, L. M. C. ; ABREU e SILVA, F. A. . O Processo de Interação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem Através de Narrativas, Produção Textual e Escrita Colaborativa de Crianças e Adolescentes com Fibrose Cística, em Isolamento Hospitalar. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação , v. 4, p. 1-10, 2006.

  • ESTABEL, L. B. ; MORO, E. L. S. ; SANTAROSA, L. M. C. . A superação das limitações na criação da página pessoal para internet: um estudo de caso. Informática na Educação (Impresso) , v. 9, p. 39-51, 2006.

  • ESTABEL, L. B. ; MORO, E. L. S. ; SANTAROSA, L. M. C. . BIBLIOTEC II: o bibliotecário como mediador propiciando a inclusão informacional, social, educacional e digital através da EAD. Informação & Sociedade (UFPB. Impresso) , v. 16, p. 127-141, 2006.

  • ESTABEL, L. B. ; MORO, E. L. S. . Capacitação de Bibliotecários com Limitação Visual pela Educação a Distância em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Ciência da Informação (Impresso) , v. 35, p. 209-217, 2006.

  • ESTABEL, L. B. ; MORO, E. L. S. ; SANTAROSA, L. M. C. . O Acesso às Tecnologias de Informação e de Comunicação e a superação das Limitações dos PNEEs com Limitação Visual incluindo-os em um Ambiente de Aprendizagem Mediado por Computador. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação , Porto Alegre/RS, v. 3, n.1, p. 1, 2005.

  • ESTABEL, L. B. ; MORO, E. L. S. ; SANTAROSA, L. M. C. ; ABREU e SILVA, F. A. . A Interação Através da Informática na Educação com Crianças com Fibrose Cística e a Inclusão Social e Digital Através do Uso da Leitura e da Escrita: Um Estudo de Caso nos Isolamentos da Pediatria do HCPA. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação , Porto Alegre/RS, v. 3, n.1, p. 1, 2005.

  • ESTABEL, L. B. ; MORO, E. L. S. ; SANTAROSA, L. M. C. ; ABREU e SILVA, F. A. . A Interação através da Informática na Educação com crianças com fibrose cística e a inclusão social e digital através do uso da leitura e da escrita: um estudo de caso nos isolamentos da pediatria do HCPA. Foro Montevideo - Diversidad 2005, Montevideo, v. 1, p. 162-175, 2005.

  • ESTABEL, L. B. ; MORO, E. L. S. . A Pesquisa Escolar Propiciando a Integração dos Atores - Alunos, Educadores e Bibliotecários - Irradiando o Benefício Coletivo e a Cidadania em um Ambiente de Aprendizagem Mediado por Computador. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação , Porto Alegre, v. 3, p. 1, 2004.

  • ESTABEL, L. B. ; MORO, E. L. S. . Biblioterapia Através da Contação de Histórias para Crianças com Fibrose Cística no HCPA-RS.. Expressa Extensão (UFPel) , Pelotas, v. 9, n.2, p. 3, 2004.

  • ESTABEL, L. B. ; MORO, E. L. S. ; SANTAROSA, L. M. C. . O Uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação na Pesquisa Escolar: um Estudo de Caso com os PNEEs com Limitação Visual. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação , Porto Alegre - RS, v. 2, n.2, p. 1, 2004.

  • ESTABEL, L. B. ; MORO, E. L. S. . A Utilização das Tecnologias de Informação e de Comunicação e a Pesquisa Escolar: um estudo de caso com os PNEEs com Limitação Visual. Em Questão (UFRGS) , Porto Alegre - RS, v. 10, n.1, p. 185-199, 2004.

  • ESTABEL, L. B. ; MORO, E. L. S. . A Interação entre os alunos, educadores, bibliotecários e a pesquisa escolar. Informática na Educação , Porto Alegre, v. 7, n.2, p. 51-61, 2004.

  • ESTABEL, L. B. ; MORO, E. L. S. ; TAROUCO, L. M. R. . O professor e os alunos como protagonistas na educação aberta e a distância mediada por computador. Educar em Revista , UFPR, v. 21, p. 29-44, 2003.

  • ESTABEL, L. B. . A Biblioteca Monteiro Lobato, do Colégio Mãe de Deus, estabelece elos com outras bibliotecas. Jornal Alarido, Porto Alegre, v. 72, p. 8, 2003.

  • ESTABEL, L. B. ; MORO, E. L. S. . O Encantamento da Leitura e a Magia da Biblioteca Escolar. Educação em Revista (Porto Alegre) , Porto Alegre, v. VII, n.40, p. 30-31, 2003.

  • ESTABEL, L. B. ; MORO, E. L. S. ; TAZIMA, I. ; VARGAS, L. ; FABRE, M. J. M. ; DAMO, A. ; SOARES, D. . Bibliotec: experiência do Curso de Extensão em EAD mediado por computador. Em Questão (UFRGS) , Porto Alegre, v. 9, p. 163-176, 2003.

  • ESTABEL, L. B. ; MORO, E. L. S. ; SANTAROSA, L. M. C. . Abordagens de Cooperação e Colaboração na Utilização de Ambiente de Aprendizagem Mediado por Computador pelos Portadores de Necessidades Educacionais Especiais com Limitação Visual. Informática na Educação , Porto Alegre, v. 6, n.1, p. 41-54, 2003.

  • ESTABEL, L. B. . Semana da Biblioteca. Jornal Alarido, Porto Alegre, n.70, p. 8-9, 2002.

  • ESTABEL, L. B. . A Feira do Livro do Mãe de Deus 2002. Ler: diversidade de gente, encontro único.. Jornal Alarido, Porto Alegre, n.71, p. 4-4, 2002.

  • ESTABEL, L. B. ; MORO, E. L. S. ; Costa, Janete ; Dias, Jaqueline ; Hughes, Malcon ; Carneiro, Mára . Learning and Interacting with Videoconferencing: In Search of a New Pedagogy. ITTE 2001 - Annual Conference of the Association of Information Technology for Teacher Education, 2001.

  • ESTABEL, L. B. . Feira do Livro 2001 - Ler: dialogando com vidas. Jornal Alarido, Porto Alegre, n.68, p. 8, 2001.

  • ESTABEL, L. B. . Eleição do Mascote da Biblioteca. Jornal Alarido, Porto Alegre, n.67, p. 8, 2001.

  • ESTABEL, L. B. . Semana da Biblioteca. Jornal Alarido, n.67, p. 6-7, 2001.

  • ESTABEL, L. B. ; MORO, E. L. S. . Educação a Distância, Novas Ferramentas e a Biblioteconomia.. Revista de Biblioteconomia e Comunicação , Porto Alegre, v. 8, p. 117-124, 2000.

  • ESTABEL, L. B. . Feira do Livro: a cultura do Rio Grande em nossas mãos. Jornal Alarido, Porto Alegre, n.65, p. 8-9, 2000.

  • ESTABEL, L. B. . A Biblioteca Dr. Romeu Ritter dos Reis e a Organização do seu Acervo de Imagens. Práxis Biblioteconômica, Porto Alegre, 1999.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ESTABEL, L. B. ; MORO, E. L. S. ; Dias, Jaqueline ; Pasqualotti, Paulo . Contos de Fadas. 2001.

ESTABEL, L. B. ; MORO, E. L. S. . Oficina de Estratégias de Busca através das TICs para auxiliar o educador e o aprendente na pesquisa escolar. 2003.

ESTABEL, L. B. . Membro do Grupo Gestor Local pelo Projeto Piloto BPC Trabalho, conforme orientações do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS). 2011.

ESTABEL, L. B. . Consultor "ad hoc" da Coordenadoria de Pesquisa da UNOPAR. 2008.

ESTABEL, L. B. ; MORO, E. L. S. ; SANTAROSA, L. M. C. ; ABREU e SILVA, F. A. . A Interação Através da Informática na Educação com Crianças com Fibrose Cística e a Inclusão Social e Digital Através do Uso da Leitura e da Escrita: um estudo de caso nos isolamentos da Pediatria do HCPA. 2005.

ESTABEL, L. B. ; NEVES, I. C. B. ; MORO, E. L. S. . UFRGS/UNISOL: Era Uma Vez...O Encantamento da Leitura e a Magia da Biblioteca. 2005.

ESTABEL, L. B. ; MORO, E. L. S. . Projeto de Contação de Histórias no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ESTABEL, L. B. . A Contação de Histórias para Crianças Hospitalizadas. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ESTABEL, L. B. ; MORO, E. L. S. . Educar é... contar histórias. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MORO, E. L. S. ; ESTABEL, L. B. . Curso de Extensão: organização de bibliotecas escolares em EAD II. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MORO, E. L. S. ; ESTABEL, L. B. . Curso Biblioteca Escolar e Biblioteca Pública: da mediação de leitura à aprendizagem - ano II. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ESTABEL, L. B. ; SOUZA, G. R. R. . Tessituras: formação de mediadores para programas de leitura. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Estabel, Lizandra Brasil . Mediadores de Leitura na Bibliodiversidade: Curso de Extensão dos Polos da UAB do Estado do Rio Grande do Sul. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ESTABEL, L. B. ; MORO, E. L. S. ; NEVES, I. C. B. . Capacitação para Acesso e Uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem MOODLE. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ESTABEL, L. B. ; MORO, E. L. S. . Curso de Extensão: organização de bibliotecas em EAD. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ESTABEL, L. B. ; MORO, E. L. S. . Curso de Extensão de Sistema de Automação de Biblioteca: Personal Home Library (PHL). 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MORO, E. L. S. ; ESTABEL, L. B. . Biblioteca Escolar: representações, conceituação, objetivos e legislação. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Pós-Graduação Latu Senso: produção científico tecnológica).

BEHR, A. ; MORO, E. L. S. ; ESTABEL, L. B. . Gestão da Biblioteca Escolar: metodologias, enfoques e aplicação de ferramentas de gestão e serviços de biblioteca. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Pós-Graduação Latu Senso: produção científico tecnológica).

ESTABEL, L. B. ; MORO, E. L. S. ; FORTUNA, T. . Curso de Formação de Brinquedista. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ESTABEL, L. B. . Oficina no Encontro Estadual de Leitura PROLER 2005: Eu, Tu, Eles: Nós, os Mediadores de Leitura. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ESTABEL, L. B. ; MORO, E. L. S. . Curso de Capacitação de Contadores de Histórias e Incentivo à Leitura. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ESTABEL, L. B. . Contando e Recontando Histórias para Pessoas muito Especiais. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ESTABEL, L. B. . Contando e Recontando Histórias para Pessoas muito Especiais. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ESTABEL, L. B. . Alinhavando Histórias. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ESTABEL, L. B. ; MORO, E. L. S. . Contação de Histórias. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ESTABEL, L. B. . Contando e Recontando Histórias. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ESTABEL, L. B. . Curso Dinamização de Biblioteca Escolar. 2002. .

ESTABEL, L. B. ; MORO, E. L. S. . Curso de Extensao Universitária: Biblioteca Escolar V. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ESTABEL, L. B. . Contando e Recontando Histórias. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ESTABEL, L. B. . Histórias para Sonhar Acordado. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ESTABEL, L. B. . Contando e Re-contando Histórias - 2002. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ESTABEL, L. B. ; MORO, E. L. S. . Curso de Extensão Universitária: Biblioteca Escolar III. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ESTABEL, L. B. ; MORO, E. L. S. . Curso de Extensão Universitária: Biblioteca Escolar IV. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ESTABEL, L. B. ; MORO, E. L. S. . Curso de Extensão Universitária: Biblioteca Escolar: cultura, leitura e informação I. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ESTABEL, L. B. ; MORO, E. L. S. . Curso de Extensão Universitária: Biblioteca Escolar II. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

ESTABEL, L. B. ; MORO, E. L. S. . Contação de Histórias. 2005 (Atividade Cultural).

SANTAROSA, L. M. C. ; TAROUCO, L. M. R. ; ESTABEL, L. B. . Curso de Formação em Serviço de Professores em Informática na Educação Especial (PROINESP/MEC). 2008 (Projeto de Extensão Universitária) .

SANTAROSA, L. M. C. ; TAROUCO, L. M. R. ; ESTABEL, L. B. . Curso de Formação em Serviço de Professores em Informática na Educação Especial (PROINESP/MEC). 2007 (Projeto de Extensão Universitária) .

SANTAROSA, L. M. C. ; TAROUCO, L. M. R. ; ESTABEL, L. B. . Curso de Formação em Serviço de Professores em Informática na Educação Especial (PROINESP/MEC). 2006 (Projeto de Extensão Universitária) .

ESTABEL, L. B. ; MORO, E. L. S. . BIBLIOTEC II: Curso de Extensão em Bibliotecas Escolares em EAD. 2006 (Projeto de Extensão Universitária) .

ESTABEL, L. B. ; MORO, E. L. S. ; NEVES, I. C. B. . Era uma Vez . . . O Encantamento da Leitura e a Magia da Biblioteca: uma relação com o mundo, transformando a vida e propiciando a cidadania e a inclusão social e digital. 2005 (Projeto de Extensão Universitária) .

ESTABEL, L. B. . Curso de Capacitação de Contadores de Histórias e Incentivo à Leitura. 2005 (Projeto de Extensão Universitária) .

SANTAROSA, L. M. C. ; TAROUCO, L. M. R. ; ESTABEL, L. B. . Curso de Formação em Serviço de Professores em Informática na Educação Especial (PROINESP/MEC). 2005 (Projeto de Extensão Universitária) .

ESTABEL, L. B. ; MORO, E. L. S. . Era uma vez... a visita da fantasia. 2004 (Projeto de Extensão Universitária) .

ESTABEL, L. B. . Sala de Leitura Tabajara Ruas. 2003 (Projeto de Extensão Universitária) .

ESTABEL, L. B. ; MORO, E. L. S. ; FABRE, M. J. M. ; VARGAS, L. ; TAZIMA, I. . Bibliotec: curso de Extensão a Distância em Bibliotecas Escolares. 2002 (Projeto de Extensão Universitária) .

ESTABEL, L. B. . III Encontro de Bibliotecários e Auxiliares de Biblioteca das Escolas Particulares. 2002 (Organização de Evento) .

ESTABEL, L. B. ; Santos, Jussara Pereira ; MORO, E. L. S. . Lazer e informação: a formação de leitores cidadãos na rede escolar de Gramado-RS. 1999 (Projeto de Extensão Universitária) .

ESTABEL, L. B. ; MORO, E. L. S. . Ilhas da Leitura. 1999 (Projeto de Extensão Universitária) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Idosos em ambientes digitais: o perigo das Fake News, Descrição: Faz-se relevante compreender o papel das notícias falsas perante a sociedade: como são criadas, como são veiculadas nas redes sociais, seus propósitos e suas consequências. Nesta pesquisa será investigado: os idosos, enquanto migrantes-digitais, possuem ou podem adquirir as competências informacionais necessárias para lidar com o fenômeno das fake news em ambientes virtuais? Os sujeitos são idosos, pessoas com 60 anos ou mais, que recebem e acessam notícias falsas no ambiente das redes sociais. São objetivos da pesquisa: objetivo primário: verificar o comportamento dos idosos, na utilização das redes sociais, perante as fake news; objetivos secundários: identificar a criação e disseminação de fake news dentro da redes sociais; observar a utilização na rede social pelos idosos; analisar os mecanismos de busca utilizados pelos idosos; avaliar as fontes de informação utilizadas pelos idosos e analisar o acesso e o compartilhamento de fake news por idosos usuários de redes sociais. Quanto à metodologia é uma pesquisa qualitativa, um estudo de caso e que, para a coleta de dados será realizada a observação, aplicada entrevista semi-estruturada e será realizada uma oficina de literacia digital para os idosos, que possibilitará a análise do comportamento dessa população diante das fake news.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Lizandra Brasil Estabel - Coordenador / Bruno Fortes Luce - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Acessibilidade e Inclusão de Adolescentes com Fibrose Cística no Uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação e na Criação de Game IV, Descrição: O Projeto aborda o uso de Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC) e a criação de game, por pacientes com fibrose cística (FC) internados no HCPA-RS. São objetivos: observar o processo de interação de adolescentes com FC, hospitalizadas em isolamentos, através do uso das TIC; observar e acompanhar a produção de imagens, vídeos e textual, dos sujeitos participantes; criar e desenvolver game, a partir de roteiro, elaborado pelos sujeitos participantes; coletar e analisar dados da pesquisa qualitativa a partir de instrumentos de pesquisa; avaliar o processo de comunicação e de interação entre os sujeitos, como vivência educativa, terapêutica e social nos ambientes de isolamento hospitalar e estabelecer parcerias entre instituições no âmbito da cidadania e da inclusão social, informacional e digital. Caracteriza-se como pesquisa qualitativa, baseada em estudo de caso, e o problema de investigação é verificar se o uso das TIC e a criação de game, possibilitam o processo de comunicação e de interação pelos sujeitos em quartos restritos, com outros na mesma condição ou não, como vivência educativa, terapêutica e social promovendo a autonomia? Os sujeitos são 5 (cinco), adolescentes com FC, entre 14 a 22 anos, hospitalizados no HCPA. A interação para a criação do game ocorre através do uso de redes sociais e de visitas realizadas periodicamente no ambiente hospitalar. A ferramenta que está sendo utilizada para a criação do game é o RPG Maker MV, pela sua facilidade na programação e de implementar o roteiro. Os pacientes testaram as fases betas do game e sugeriram melhorias. Foi realizada videoconferência entre os bolsistas e os sujeitos, através do aplicativo Skype para a criação do roteiro. Foi observado na elaboração textual que os sujeitos registraram seus medos e as limitações impostas pela doença, porém apresentaram elementos que os ajudariam a superá-los. Quando os adolescentes estão internados recebem visitas dos bolsistas, para que possam testar o game, trocar informações e falar um pouco da rotina no hospital. O game está em fase de produção e tem como foco a cooperação dos pacientes de FC que ficam por um longo tempo afastados do ambiente familiar e escolar. A idéia de criação de um game surge da necessidade de transmitir a informação através de uma forma lúdica, prazerosa e com uma linguagem que atrai o jovem e permite que este possa interagir e demonstre interesse em participar e aprender. A relevância é a oportunidade do sujeito tornar-se ativo através das TIC, e desta forma, as ações dos pacientes tornam-se significativas, pois elas oportunizam o exercício da autonomia, propiciam interações com outras pessoas, e permite a possibilidade de superação dos limites que lhes são impostos pelo meio.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Lizandra Brasil Estabel - Coordenador / Eliane Lourdes da Silva Moro - Integrante.

  • 2018 - 2019

    Acessibilidade e Inclusão de Adolescentes com Fibrose Cística no Uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação e na Criação de Game III, Descrição: O Projeto aborda o uso de Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC) e a criação de game, por pacientes com fibrose cística (FC) internados no HCPA-RS. São objetivos: observar o processo de interação de adolescentes com FC, hospitalizadas em isolamentos, através do uso das TIC; observar e acompanhar a produção de imagens, vídeos e textual, dos sujeitos participantes; criar e desenvolver game, a partir de roteiro, elaborado pelos sujeitos participantes; coletar e analisar dados da pesquisa qualitativa a partir de instrumentos de pesquisa; avaliar o processo de comunicação e de interação entre os sujeitos, como vivência educativa, terapêutica e social nos ambientes de isolamento hospitalar e estabelecer parcerias entre instituições no âmbito da cidadania e da inclusão social, informacional e digital. Caracteriza-se como pesquisa qualitativa, baseada em estudo de caso, e o problema de investigação é verificar se o uso das TIC e a criação de game, possibilitam o processo de comunicação e de interação pelos sujeitos em quartos restritos, com outros na mesma condição ou não, como vivência educativa, terapêutica e social promovendo a autonomia? Os sujeitos são 5 (cinco), adolescentes com FC, entre 14 a 22 anos, hospitalizados no HCPA. A interação para a criação do game ocorre através do uso de redes sociais e de visitas realizadas periodicamente no ambiente hospitalar. A ferramenta que está sendo utilizada para a criação do game é o RPG Maker MV, pela sua facilidade na programação e de implementar o roteiro. Os pacientes testaram as fases betas do game e sugeriram melhorias. Foi realizada videoconferência entre os bolsistas e os sujeitos, através do aplicativo Skype para a criação do roteiro. Foi observado na elaboração textual que os sujeitos registraram seus medos e as limitações impostas pela doença, porém apresentaram elementos que os ajudariam a superá-los. Quando os adolescentes estão internados recebem visitas dos bolsistas, para que possam testar o game, trocar informações e falar um pouco da rotina no hospital. O game está em fase de produção e tem como foco a cooperação dos pacientes de FC que ficam por um longo tempo afastados do ambiente familiar e escolar. A idéia de criação de um game surge da necessidade de transmitir a informação através de uma forma lúdica, prazerosa e com uma linguagem que atrai o jovem e permite que este possa interagir e demonstre interesse em participar e aprender. A relevância é a oportunidade do sujeito tornar-se ativo através das TIC, e desta forma, as ações dos pacientes tornam-se significativas, pois elas oportunizam o exercício da autonomia, propiciam interações com outras pessoas, e permite a possibilidade de superação dos limites que lhes são impostos pelo meio.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Lizandra Brasil Estabel - Coordenador / Osmar Weyh - Integrante / Eliane Lourdes da Silva Moro - Integrante.

  • 2017 - 2018

    Acessibilidade e Inclusão de Adolescentes com Fibrose Cística no Uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação e na Criação de Game II, Descrição: O Projeto aborda o uso de Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC) e a criação de game, por pacientes com fibrose cística (FC) internados no HCPA-RS. São objetivos: observar o processo de interação de adolescentes com FC, hospitalizadas em isolamentos, através do uso das TIC; observar e acompanhar a produção de imagens, vídeos e textual, dos sujeitos participantes; criar e desenvolver game, a partir de roteiro, elaborado pelos sujeitos participantes; coletar e analisar dados da pesquisa qualitativa a partir de instrumentos de pesquisa; avaliar o processo de comunicação e de interação entre os sujeitos, como vivência educativa, terapêutica e social nos ambientes de isolamento hospitalar e estabelecer parcerias entre instituições no âmbito da cidadania e da inclusão social, informacional e digital. Caracteriza-se como pesquisa qualitativa, baseada em estudo de caso, e o problema de investigação é verificar se o uso das TIC e a criação de game, possibilitam o processo de comunicação e de interação pelos sujeitos em quartos restritos, com outros na mesma condição ou não, como vivência educativa, terapêutica e social promovendo a autonomia? Os sujeitos são 5 (cinco), adolescentes com FC, entre 14 a 22 anos, hospitalizados no HCPA. A interação para a criação do game ocorre através do uso de redes sociais e de visitas realizadas periodicamente no ambiente hospitalar. A ferramenta que está sendo utilizada para a criação do game é o RPG Maker MV, pela sua facilidade na programação e de implementar o roteiro. Os pacientes testaram as fases betas do game e sugeriram melhorias. Foi realizada videoconferência entre os bolsistas e os sujeitos, através do aplicativo Skype para a criação do roteiro. Foi observado na elaboração textual que os sujeitos registraram seus medos e as limitações impostas pela doença, porém apresentaram elementos que os ajudariam a superá-los. Quando os adolescentes estão internados recebem visitas dos bolsistas, para que possam testar o game, trocar informações e falar um pouco da rotina no hospital. O game está em fase de produção e tem como foco a cooperação dos pacientes de FC que ficam por um longo tempo afastados do ambiente familiar e escolar. A idéia de criação de um game surge da necessidade de transmitir a informação através de uma forma lúdica, prazerosa e com uma linguagem que atrai o jovem e permite que este possa interagir e demonstre interesse em participar e aprender. A relevância é a oportunidade do sujeito tornar-se ativo através das TIC, e desta forma, as ações dos pacientes tornam-se significativas, pois elas oportunizam o exercício da autonomia, propiciam interações com outras pessoas, e permite a possibilidade de superação dos limites que lhes são impostos pelo meio.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Lizandra Brasil Estabel - Coordenador / Osmar Weyh - Integrante / Renata Farias Machado - Integrante / Bryan Nicollas Soares Costa - Integrante.

  • 2016 - 2017

    Acessibilidade e Inclusão de Adolescentes com Fibrose Cística no Uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação e na Criação de Game I, Descrição: Este projeto aborda o uso de Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs) e a criação de game, por pacientes com fibrose cística (FC) internados em isolamentos no HCPA-RS. Caracteriza-se como pesquisa qualitativa baseada em estudo de caso e através da investigação, pretende-se averiguar se o uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs) e a criação de game, possibilitam o processo de comunicação e de interação pelos sujeitos em quartos restritos, com outros na mesma condição ou não, como vivência educativa, terapêutica e social promovendo a acessibilidade e a inclusão social. A relevância dessa Pesquisa é a oportunidade de o sujeito se tornar ativo, participante, criativo, ao invés de ser passivo pela situação e pela condição da doença crônica e da situação de isolamento no acesso e no uso das TICs enquanto permanecer hospitalizado. Por outro lado, tornam-se significativas as ações dos sujeitos, mediada pelas TICs, que oportunizam o exercício da autonomia, propiciam interações entre os mesmos e destes com outras pessoas, permite perceberem que é possível superar os limites que lhes são impostos pelo meio, comunicar-se com o mundo e re-significar a vida. Possibilita dar continuidade às parcerias estabelecidas em projetos anteriores, de forma interinstitucional, entre o IFRS-Câmpus Porto Alegre com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), através do Grupo de Pesquisa LEIA (Leitura, Informação e Acessibilidade) da FABICO/UFRGS e com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Lizandra Brasil Estabel - Coordenador / Eliane L. da Silva Moro - Integrante / Rodrigo Prestes Machado - Integrante / Paulo José Cauduro Marostica - Integrante.

  • 2014 - 2015

    Adolescentes com Fibrose Cística Hospitalizados em Quartos Restritos: Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA), Descrição: Este projeto aborda o uso de Tecnologias Assistivas e da Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA) por pacientes com fibrose cística (FC) internados em isolamentos no HCPA-RS. Caracteriza-se como pesquisa qualitativa baseada em estudo de caso e através da investigação, pretende-se averiguar se o uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs), mediada pela CAA, possibilitam o processo de comunicação e de interação pelos sujeitos em quartos restritos, com outros na mesma condição ou não, como vivência educativa, terapêutica e social promovendo a autonomia. A relevância dessa Pesquisa é a oportunidade de o sujeito se tornar ativo, participante, criativo, ao invés de ser passivo pela situação e pela condição da doença crônica e da situação de isolamento no acesso e no uso das TICs enquanto permanecer hospitalizado. Por outro lado, tornam-se significativas as ações dos sujeitos, através da comunicação alternativa e aumentativa (CAA), mediada pelas TICs, que oportunizam o exercício da autonomia, propiciam interações entre os mesmos e destes com outras pessoas, permite perceberem que é possível superar os limites que lhes são impostos pelo meio, comunicar-se com o mundo e re-significar a vida. Possibilita dar continuidade às parcerias estabelecidas em projetos anteriores, de forma interinstitucional, entre o IFRS-Câmpus Porto Alegre com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), através do Grupo de Pesquisa LEIA (Leitura, Informação e Acessibilidade) da FABICO/UFRGS e com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Lizandra Brasil Estabel - Coordenador / Eliane L. da Silva Moro - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2011 - 2013

    Trajetória e Memória: traçando as imagens do tempo através da educação, da tecnologia e do trabalho, Descrição: A presente pesquisa, de caráter interdisciplinar, tem como problema central a reordenação da história do IFRS campus Porto Alegre com vistas a consolidar a sua importância nas transformações sócio-culturais, bem como delinear sua identidade frente às rupturas e à adoção a novos projetos, tais como a passagem da Escola Técnica da UFRGS para IFRS campus Porto Alegre. Pretende-se verificar, nas trajetórias que contemplam a história e a memória do IFRS campus Porto Alegre e dos sujeitos que dela fizeram e fazem parte, as transformações sócio-culturais, pedagógicas e tecnológicas e sua influência no mundo do trabalho. A investigação será desenvolvida através de estudo de caso de abordagem qualitativa, com seleção de oito sujeitos considerados guardiões de acervos de imagens institucionais, que serão submetidos a entrevistas semi-estruturadas. Realizar-se-á pesquisa bibliográfica e eletrônica para recuperar o acervo imagético, impresso, videográfico, fotográfico e sonoro produzido no interior das unidades institucionais. O produto esperado, além de compor um espaço cultural interativo permanente, através da produção de mídias, com acesso democrático a toda a comunidade, resultará na publicação de pelo menos um artigo científico, além da apresentação e publicação em anais em eventos científicos, sendo um deles promovido pelo IFRS.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Lizandra Brasil Estabel - Coordenador / Maria Cristina Caminha de Castilhos França - Integrante / Clarice Monteiro Escott - Integrante / Evandro Manara Miletto - Integrante / Gabriela Fernanda Cé Luft - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.

  • 2010 - 2012

    Tecnologias Acessíveis para Adolescentes com Fibrose Cística em Isolamento Hospitalar, Descrição: Projeto de Pesquisa sobre Tecnologias Acessíveis para adolescentes com Fibrose Cística (FC) em isolamento hospitalar. Aborda a importância do acesso e do uso de Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs) através do desenvolvimento de Tecnologias Assistivas (TAs) tendo como contexto de estudo o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Estabelece parcerias entre instituições públicas (IFRS, UFRGS, HCPA) no âmbito da cidadania e da inclusão social, informacional e digital na produção de TA possibilitando aos pacientes hospitalizados a construção de mídias através da WEB 2.0. Abrange a possibilidade de interação e de comunicação entre os pacientes com FC, hospitalizados em isolamento, em um processo de aprendizagem, de inclusão social e digital e de cidadania, como vivência educativa, terapêutica e social.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Lizandra Brasil Estabel - Coordenador / Eliane L. da Silva Moro - Integrante / Fernando Antonio de Abreu e Silva - Integrante., Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.

  • 2005 - Atual

    Projeto Cor@gem: Inclusão Social e Digital de Crianças e Adolescentes com Fibrose Cística no HCPA-RS, Descrição: Este Projeto apresenta como foco o uso da Informática na Educação pelas crianças e adolescentes com fibrose cística (FC) internadas em isolamentos na Pediatria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre-RS (HCPA). Seu objetivo é propiciar a interação entre sujeitos e a inclusão social e digital através do uso da leitura e da escrita em ambientes de aprendizagem mediados por computador (AAMC), como vivência educativa, terapêutica e social. A partir do projeto "Era uma vez... a visita da fantasia", de Contação de Histórias, desenvolvido há oito anos no referido hospital, está sendo realizado um estudo de caso com crianças com doença crônica (FC) em idade de 9 a 16 anos, em isolamento, sobre a utilização da informática como uma ferramenta que possibilitará a interação com outras crianças e adolescentes, hospitalizadas ou não. Como resultado pretende-se a modificação da postura de paciente tornando-se um agente participante, ativo, dinâmico, criativo e interativo. Através da Informática na Educação, é possível transformar, construir, traduzindo através de textos e imagens o imaginário, permitindo que a criança seja agente ativa da construção e aprendizagem superando as limitações do meio hospitalar, familiar e escolar.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Lizandra Brasil Estabel - Integrante / Eliane L. da Silva Moro - Integrante / Lucila Maria Costi Santarosa - Integrante / Fernando Antonio de Abreu e Silva - Integrante / Paulo José Cauduro Marostica - Coordenador., Número de produções C, T & A: 8

  • 2003 - 2007

    A Formação de Professores e Bibliotecários com Limitação Visual através da Educação a Distância Mediada por Computador em Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Descrição: Projeto de pesquisa na área de Informática na Educação Especial sobre a Formação de Professores e Bibliotecários com Limitação Visual em AVAs. Estudo de caso de 4 sujeitos com limitação visual participantes do PROINESP e do BIBLIOTEC.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Lizandra Brasil Estabel - Coordenador / Eliane L. da Silva Moro - Integrante / Lucila Maria Costi Santarosa - Integrante., Número de produções C, T & A: 23

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2019

Destaque na 20ª Mostra Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão para o Programa CERLIJ: Leitura, Informação, Acessibilidade e Literatura no Curso Técnico em Biblioteconomia., IFRS-Câmpus Porto Alegre.

2017

Destaque: Relato de Extensão na 18ª Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão: Leitura e literatura no Curso Técnico em Biblioteconomia: Uma proposta para o CERLIJ 2017, IFRS-Câmpus Porto Alegre.

2017

Professora Paraninfa do Curso Técnico em Biblioteconomia (2016/2), IFRS-Câmpus Porto Alegre.

2016

Destaque: Relato de Extensão na 17ª Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão: Leitura e literatura no Curso Técnico em Biblioteconomia: Uma proposta para o CERLIJ 2016, IFRS-Câmpus Porto Alegre.

2015

Prêmio de Pesquisa Emerald/CAPES - Edição 2015 na categoria Ciência da Informação, Emerald/CAPES.

2015

Professora Paraninfa do Curso Técnico em Biblioteconomia (2014/2), IFRS-Câmpus Porto Alegre.

2012

Professora Paraninfa do Curso Técnico em Biblioteconomia (2012/1), Instituto Federal do Rio Grande do Sul- Câmpus POA.

2012

Certificado de Honra ao Mérito pela Dedicação à Leitura e as Bibliotecas e apoio ao FGMBEP, Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB10).

2011

Diploma: Colegiado Setorial de Livro, Leitura e Literatura do Estado do Rio Grande do Sul (Gestão 2011-2013)- Titular, Secretaria de Estado da Cultura - Portaria n 32 de 03 de junho de 2011..

2011

Professora Paraninfa do Curso Técnico em Biblioteconomia (2011/1), Instituto Federal do Rio Grande do Sul- Câmpus POA.

2011

Professora Paraninfa do Curso Técnico em Biblioteconomia (2011/2), Instituto Federal do Rio Grande do Sul- Câmpus POA.

2010

Professora Homenageada na Formatura do Curso Técnico em Biblioteconomia 2009/2, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

2010

Diploma do Mérito Inclusivo pelos serviços prestados em favor da "Educação para a Convivência", Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - MEC.

2010

Professora Paraninfa do Curso Técnico em Biblioteconomia (2010/1), Instituto Federal do Rio Grande do Sul- Câmpus POA.

2010

Professora Paraninfa do Curso Técnico em Biblioteconomia (2010/2), Instituto Federal do Rio Grande do Sul- Câmpus POA.

2009

Professora Homenageada na Formatura do Curso Técnico em Biblioteconomia 2009/1, Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

2008

Concurso Teses, Dissertações e Trabalhos de Conclusão de Graduação: Tese Premiada, Sociedade Brasileira de Computação (SBC) no XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE.

2007

Melhores Artigos do TISE 2007-selecionado para publicação de Livro: Nuevas Ideas en Informática Educativa. Santiago: LOM Ediciones, 2007, Universidad de Chile - Santiago/Chile.

2006

Vice-presidente da Comissão Brasileira de Bibliotecas Braille, FEBAB.

2006

Melhores Artigos do TISE 2006-selecionado para publicação de Livro: Nuevas Ideas en Informática Educativa. Santiago: LOM Ediciones, 2006, Universidad de Chile - Santiago/Chile.

2005

Melhores Artigos do SIIEE2005-selecionado para publicação de Livro pela Editora Springer Verlag - Amsteram/Holanda, 2008, p.271-282, CONGRESSO SIIE2005., Escola Superior de Educação de Leiria - Portugal.

2002

Paraninfa da turma de 2002 do Curso de Biblioteconomia da FABICO/UFRGS, FABICO/UFRGS.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre. , Rua Cel. Vicente, 281, Centro, 90030040 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (051) 39306066, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2008 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professora do Curso Técnico em Biblioteconomia, na modalidade presencial, desde 2008. Coordenadora do Curso Técnico em Biblioteconomia, na modalidade presencial (atual). Coordenadora da Área de Ciências da Informação do IFRS-Câmpus Porto Alegre, de 2018 a 2020. Coordenadora do Ensino a Distância do IFRS-Câmpus Porto Alegre, de 2013 a 2018. Coordenadora do Curso Técnico em Biblioteconomia, na modalidade presencial, até 2018. Coordenadora do primeiro Curso Técnico em Biblioteconomia, na modalidade EAD, ofertado pela Rede ETEC/Brasil do MEC nos anos de 2014 e 2015. Membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado Profissional em Informática na Educação do IFRS.

Atividades

  • 11/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRS - Campus Porto Alegre, .,Cargo ou função, Coordenadora da Área de Ciências da Informação.

  • 08/2015

    Ensino, Mestrado Profissional em Informática na Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, MIE14- Tecnologias Digitais Acessíveis

  • 03/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Porto Alegre, .,Cargo ou função, Coordenadora de Ensino a Distância (NEAD). Portaria n 153 de 21 de março de 2013..

  • 10/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Porto Alegre, .,Cargo ou função, Representante do IFRS-Campus Porto Alegre no Grupo Gestor Local no Projeto Piloto BPC Trabalho, conforme orientações do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS)..

  • 03/2010

    Pesquisa e desenvolvimento , Campus Porto Alegre, .,Linhas de pesquisa

  • 03/2010

    Pesquisa e desenvolvimento , Campus Porto Alegre, .,Linhas de pesquisa

  • 03/2010

    Pesquisa e desenvolvimento , Campus Porto Alegre, .,Linhas de pesquisa

  • 01/2010 - 06/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Porto Alegre, .,Cargo ou função, Coordenadora do Curso Técnico em Biblioteconomia.

  • 09/2009 - 12/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, NAPNE, .,Cargo ou função, Coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE).

2015 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Docente Permanente, Enquadramento Funcional: Docente

Outras informações:
Docente Permanente no PPG Educação em Ciências e Química da Vida e Saúde da UFRGS (PPGEC/UFRGS).

2008 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora Convidada

Outras informações:
Graduação: BIB03134 - Organização de Bibliotecas Escolares em EAD Especialização: Coordenação Pedagógica e Tecnológica do Curso de Especialização em Bibliotecas Escolares e Acessibilidade (EBEA) da FABICO/UFRGS (2008-2009). Professora das Disciplinas: - EBEA003- Bibliotecas Escolares: competência informacional, acesso e uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação - EBEA 008- Acessibilidade e Inclusão Informacional, Social e Digital nas Bibliotecas Escolares - EBEA 007 - Produção de Mídias em Bibliotecas Escolares

2003 - 2004

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Atividades

  • 08/2015

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Biociências, .,Linhas de pesquisa

  • 08/2015

    Ensino, Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg), Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Orientação de Mestrado e Doutorado.

  • 08/2009

    Serviços técnicos especializados , Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Departamento de Biblioteconomia e Documentação.,Serviço realizado, Criação e Manutenção do BLOG do Grupo de Pesquisa LEIA da FABICO/UFRGS: http://leia-fabicoufrgs.blogspot.com.

  • 03/2009

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Departamento de Biblioteconomia e Documentação.,Linhas de pesquisa

  • 03/2007

    Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, BIB03134 - Organização de Bibliotecas Escolares em EAD

  • 03/2003

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, Núcleo de Informática na Educação Especial - NIEE.,Linhas de pesquisa

  • 02/2005 - 06/2012

    Extensão universitária , Faculdade de Educação, Núcleo de Informática na Educação Especial - NIEE.,Atividade de extensão realizada, PROINESP: Curso de Formação em Serviço de Informática na Educação Especial.

  • 07/2009 - 07/2010

    Extensão universitária , Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Departamento de Biblioteconomia e Documentação.,Atividade de extensão realizada, CAPATEC: Curso de Extensão de Capacitação de Auxiliares de Bibliotecas dos Pólos da UAB da Região Sul.

  • 06/2008 - 07/2008

    Extensão universitária , Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, .,Atividade de extensão realizada, Curso de Extensão: Construção de Páginas na WEB.

  • 01/1998

    Extensão universitária , Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Departamento de Biblioteconomia e Documentação.,Atividade de extensão realizada, Projeto de Extensão: Era uma vez:... a visita da fantasia - Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA)..

  • 03/2003 - 12/2004

    Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bib03011 - Geração de Documentos, Bib03016 - Fontes Gerais de Informação, Bib03034 - Bibliotecas Escolares, Bib03078 - Fundamentos das Ciências da Informação

1992 - 2009

Colégio Mãe de Deus

Vínculo: Profissional Liberal, Enquadramento Funcional: Bibliotecária, Carga horária: 16

Atividades

  • 12/1999 - 12/2009

    Direção e administração, Biblioteca Monteiro Lobato, .,Cargo ou função, Bibliotecária responsável.

  • 03/1992 - 11/1999

    Serviços técnicos especializados , Biblioteca Monteiro Lobato, .,Serviço realizado, Informatização e processamento técnico.

2001 - 2009

Instituto Santa Luzia

Vínculo: Profissional Liberal, Enquadramento Funcional: Bibliotecária, Carga horária: 4

Atividades

  • 03/2001 - 12/2009

    Direção e administração, Biblioteca Iria Müller Poças, .,Cargo ou função, Bibliotecária Chefe.

  • 03/2001 - 12/2009

    Serviços técnicos especializados , Biblioteca Iria Müller Poças, .,Serviço realizado, Organização do Acervo em Braille.

1999 - 2000

Faculdades Integradas Ritter dos Reis

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Bibliotecária

Atividades

  • 01/1999

    Estágios , Biblioteca Dr Romeu Ritter dos Reis, .,Estágio realizado, Organização do Acervo de Imagens da Biblioteca.