Artur Willcox dos Santos

Atualmente é colaborador da empresa Arcadis, desenvolvendo atividades relacionadas à projetos ambientais e desenvolvimento de novos negócios. Trabalhou na empresa Alupar Investimento, onde desenvolveu diversas atividades e conduziu processo de Licenciamento Ambiental na área de energia, com ênfase em linhas de transmissão e subestações. Trabalhou na empresa Concremat, em atividades relacionadas à área comercial e técnica, envolvendo a elaboração de relatórios e estudos ambientais e execução de programas ambientais. Foi aluno bolsista da Universidade Federal Fluminense e colaborador na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi estagiário do departamento de engenharia ambiental da empresa Eletrobras Furnas desde 2010, atuando no núcleo de geoprocessamento. Realizou atividades como bolsista do Instituto Virtual de Mudanças Globais da COPPE-UFRJ, vêm atuando nas áreas de meio ambiente e geoprocessamento. Trabalhou na área de fiscalização de concursos aplicados pela Fundação Cesgranrio. Têm experiência na área de Licenciamento Ambiental e Geociências, com ênfase específica em Geografia Humana, Física, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto.

Informações coletadas do Lattes em 02/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Engenharia Urbana e Ambiental

2015 - 2017

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: O licenciamento ambiental e o planejamento integrado da geração e transmissão de energia elétrica: limitações e desafios para o Brasil, Ano de Obtenção:
Orientador: Celso Romanel
Coorientador: Ricardo Abranches Felix Júnior. Palavras-chave: Licenciamento Ambiental; Meio Ambiente; Planejamento; Setor Elétrico Brasileiro.Grande área: Outros

Especialização em MBA de Gestão em Petróleo e Gás

2014 - 2015

Universidade Católica de Petrópolis
Título: AS PERSPECTIVAS, OS IMPACTOS E AÇÕES DECORRENTES DA EXPLORAÇÃO DO GÁS DE FOLHELHO (SHALE GAS) NO BRASIL, NO ÂMBITO DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL
Orientador: Marcos da Silva Andrade

Especialização em Gestão Ambiental

2013 - 2014

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: A UTILIZAÇÃO DE MECANISMOS DE AVALIAÇÃO SOCIOAMBIENTAL INDEPENDENTE PARA EMPREENDIMENTOS NA GERAÇÃO DE ENERGIA RENOVÁVEL (EÓLICA): UM ESTUDO DE CASO NO NORDESTE BRASILEIRO E ADEQUAÇÃO AOS PRINCÍPIOS DO EQUADOR
Orientador: Haroldo Mattos de Lemos

Graduação em Geografia

2008 - 2012

Universidade Federal Fluminense
Título: UTILIZAÇÃO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA PARA DIAGNÓSTICO E CARACTERIZAÇÃO DO MEIO FÍSICO (GEOSSISTEMA) DO TRECHO ABRAÃO - DOIS RIOS, ILHA GRANDE, ANGRA DOS REIS, RJ
Orientador: Gilberto Pessanha Ribeiro

Formação complementar

2010 -

Curso de Inglês. , Wizard Idiomas, WIZARD, Brasil.

2011 - 2011

ArcGIS Desktop I e ArcGIS Desktop II - versão 10. (Carga horária: 40h). , IMAGEM - Soluções de Inteligência Geográfica, IMAGEM, Brasil.

2011 - 2011

Processamento Digital de Imagens com PCI Geomatica. (Carga horária: 32h). , Threetek Soluções em Geomática, THREETEK, Brasil.

2011 - 2011

Gestão Ambiental. (Carga horária: 24h). , Associação Brasileira de Engenharia Sanitaria e Ambiental, ABES, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Autodesk AutoCAD Map 3D. (Carga horária: 32h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2009 - 2009

Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. (Carga horária: 8h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2009 - 2009

Informática. (Carga horária: 72h). , Microlins Cursos de Informática e Profissionalizantes, MICROLINS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Cartografia/Especialidade: Geoprocessamento.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Sensoriamento Remoto.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Cartografia.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geografia Física.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências.

Organização de eventos

SANTOS, A. W. . I Workshop de Aplicações das Geotecnologias na Análise Ambiental. 2012. (Outro).

Participação em eventos

Mapeamento e Monitoramento de Áreas de Risco Ambiental a partir de Imagens de Satélites de Alta Resolução da DigitalGlobe. 2011. (Palestra proferida na webinar MundoGeo).. 2011. (Outra).

XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (XV SBSR 2011). 2011. (Simpósio).

Arcgis 10: Transforme a Maneiro como Você Usa o GIS! (Mundogeo Webinar). 2010. (Seminário).

Encontro Técnico ABCE da Superintendência de Gestão Ambiental de Furnas. 2010. (Encontro).

As Estatísticas Latino-Americanas em Perspectiva Histórica. 2009. (Seminário).

Outras produções

SANTOS, A. W. . Relatório de Controle Ambiental do Gasoduto Lagoa Parda VB 10. 2020.

SANTOS, A. W. . Licenciamento Ambiental LT 500 kV Poções 3 - Padre Paraíso 2 - Governador Valadares 6. 2019.

SANTOS, A. W. . Licenciamento Ambiental LT 500 kV Fernão Dias - Terminal Rio. 2019.

SANTOS, A. W. . Elaboração de PRAD da SE Governador Valadares 6. 2019.

SANTOS, A. W. . Licenciamento Ambiental LT 500 kV Juazeiro III - Ourolândia II. 2018.

SANTOS, A. W. . Licenciamento Ambiental LT 500 kV Bom Jesus da Lapa II - Gentio do Ouro II. 2018.

SANTOS, A. W. . Licenciamento Ambiental SE João Câmara III e LTs Associadas. 2018.

SANTOS, A. W. . R3 LT 500 kV Tucuruí ? Marituba. 2017.

SANTOS, A. W. . RCA LT 500 kV Vila do Conde ? Marituba - LT 230kV Marituba - Castanhal. 2017.

SANTOS, A. W. . EIA/Rima e PBA LT 500 kV Paranaíta ? Cláudia - Paranatinga- Ribeirãozinho. 2016.

SANTOS, A. W. . RCA e PBA LT 230kV Paranatinga ? Canarana. 2016.

SANTOS, A. W. . Due Diligence Ambiental para o Porto de São Luis. 2016.

SANTOS, A. W. . Due Diligence Ambiental (Avaliação dos serviços de Engenharia do Proprietário Ambiental) dos projetos de transmissão da Abengoa. 2016.

SANTOS, A. W. . Gestão Ambiental para as Obras de Duplicação da Capacidade da BR-101/RJ. 2015.

SANTOS, A. W. . EIA/Rima LT 500 kV - Itatiba-Bateias, Araraquara II - Itatiba, Araraquara II - Fernão Dias e Subestações Associadas. 2015.

SANTOS, A. W. . Due Diligence Ambiental da AHE São Luiz do Tapajós. 2015.

SANTOS, A. W. . Inventário Florestal do Teatro Villa-Lobos. 2014.

SANTOS, A. W. . Programa de Monitoramento da Mesofauna nos Eletrodos de Terra Porto Velhor e Araraquara. 2014.

SANTOS, A. W. . Gestão ambiental para obras de implantação e pavimentação, na BR 163/PA. 2014.

SANTOS, A. W. . EIA-RIMA AHE JATOBÁ. 2013.

SANTOS, A. W. . Avaliação preliminar do cenário ambiental do processo de implantação de unidade fabril em Santa Cruz. 2013.

SANTOS, A. W. . Levantamento Geotécnico do Complexo Coqueiros. 2012.

SANTOS, A. W. . Monitoramento de Flora e Fauna do GASDUC e GASBEL. 2012.

SANTOS, A. W. . Gestão Ambiental UTE Baixada Fluminense. 2012.

SANTOS, A. W. . PETROBRAS UN-BA (Relatório Ambiental e Banco de Dados Geográfico). 2012.

RIBEIRO, G. P. ; SANTOS, A. W. . Mapas Digitais - UERJ. 2011. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2012

    Mapeamento digital e monitoramento das áreas de mangues do litoral fluminense, através de tecnologias digitais de geoprocessamento e análise espacial, Descrição: O projeto consiste em pesquisa aplicada ao planejamento e execução do mapeamento das áreas de mangues do litoral fluminense, com suporte de tecnologias digitais de geoprocessamento. Em síntese serão utilizadas imagens sensoriais e fotografias aéreas ortorretificadas como base para identificação de feições geográficas e extração de informações sobre os ambientes de manguezais na zona costeira do Estado do Rio de Janeiro. Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e Sistemas de Processamento Digital de Imagens (PDI) serão ampla e integralmente utilizados como suporte ao mapeamento proposto. As escalas de mapeamento e de análise serão 1/50.000 com base em imagens de média resolução (LANDSAT e CBERS) e 1/5.000 com imagens de alta resolução (fotografias aéreas, IKONOS, QuickBird e WorldView) e hiperespectrais. Os mapas e cartas a serem produzidos serão indicativos dos cenários da vegetação de mangue e também em que condições estão, nos dias atuais e no passado recente, em função de condicionantes físico-ambientais. Bases vetoriais do IBGE e da Fundação CIDE serão utilizadas no processo de mapeamento digital, tanto no georreferenciamento de imagens como também na validação dos mapas finais, que dependerão parcialmente de feições geográficas vetoriais já mapeadas por estas instituições governamentais, quando comparadas com aquelas extraídas das imagens... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Artur Willcox dos Santos - Integrante / Gilberto Pessanha Ribeiro - Coordenador.

  • 2009 - 2012

    Mapeamento digital do Parque Nacional da Serra dos Órgãos - PARNASO - a partir de imagens sensoriais e dados GPS, Descrição: Mapeamento digital do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO), a partir de imagens dos sistemas LANDSAT, CBERS, IKONOS e SPOT, e dados GPS provenientes de levantamentos geodésicos e topográficos. O mapeamento tem suporte na metodologia consolidada por trabalhos técnicos produzidos por alunos do curso de graduação em Engenharia Cartográfica da Faculdade de Engenharia da UERJ e encontra-se na forma de projeto de pesquisa devidamente cadastrado e autorizado pelo Ministério de Meio Ambiente (ICMBio)... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Artur Willcox dos Santos - Integrante / Gilberto Pessanha Ribeiro - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - 2017

Concremat Engenharia e Tecnologia S.A

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Analista Ambiental, Carga horária: 40

2011 - 2012

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Bolsista de Extensão, Enquadramento Funcional: Aluno Bolsista

2008 - 2010

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Aluno Colaborador de Projetos de Pesquisa

2011 - 2012

Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais (COPPE-UFRJ)

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

2010 - 2012

Centrais Elétricas - Sede

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário do D.E.A, área de Geoprocessamento, Carga horária: 20

2010 - 2011

Fundação Cesgranrio

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Área de fiscalização de provas em concursos

2009 - 2012

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Aluno Colaborador

2008 - 2009

Pré-Vestibular Comunitário Paróquia São Cosme e São Damião

Vínculo: Colaborador e Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3

Outras informações:
Professor instrutor de aulas de Geografia no Pré-Vestibular Comunitário São Cosme e São Damião.

2017 - 2020

Alupar Investimento

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista Ambiental, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2020 - Atual

Arcadis

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisor Ambiental, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.