BÁRBARA EUSÉBIO DA SILVA

Formada em pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (2012). Especialista em Agricultura Familiar e Educação do Campo pela Universidade Federal da Paraíba (2015). Licenciada em letras/libras pela UFPB (2021).Especialista em Novas alternativas de Educação pela UFRPR (2022) Cursou uma disciplina no Mestrado de Educação da UFPB, como aluna especial. na disciplina: Tópicos em processo de ensino aprendizagem , inteligência, inteligências e capacidade de aprendizagem em 2020. Atua principalmente nos seguintes temas: Alfabetização, Educação, Ensino aprendizagem, Formação de professores, Educação infantil, direitos humanos, Educação de Jovens e Adultos, Agricultura familiar, Educação do campo, Educação bilíngue Libras-Português.Contatos: email: barbara28.msn@hotmail.com. Pedagoga Concursada na Prefeitura Municipal de Pilões, PB.

Informações coletadas do Lattes em 19/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Educação do campo

2013 - 2015

Universidade Federal da Paraíba
Título: Motivação/desmotivação dos Jovens do Assentamento São Francisco III, Localizado no Município de Solânea-PB
Orientador: Geralda Macedo

Aperfeiçoamento em andamento em Libras

2016 - Atual

Fadire

Graduação em Letras Libras

2018 - 2021

Universidade Federal da Paraíba

Graduação em pedagogia

2008 - 2012

Universidade Federal da Paraíba
Título: PRÁTICAS DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO ENSINO INFANTIL DA ESCOLA NOSSA SENHORA DO CARMO: VIVÊNCIA NO COTIDIANO DA SALA DE AULA
Orientador: Maria Aparecida Valentim Afonso

Curso técnico/profissionalizante em INTRODUÇÃO À INTERPRETAÇÃO EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

2018 - 2018

Instituto Tecnológico Brasileiro

Ensino Médio (2º grau)

2001 - 2005

ESCOLA NORMAL ESTADUAL PEDRO AUGUSTO DE ALMEIDA

Formação complementar

2020 - 2021

Curso Básico de Libras. (Carga horária: 240h). , Escola Municipal Paulino Siqueira, EMPS, Brasil.

2018 - 2021

Curso Básico de Libras. (Carga horária: 240h). , Prefeitura Municipal de Cabedelo, PMDC, Brasil.

2020 - 2020

Extensão universitária em XIII Simpósio de Pedagogia da PUC Minas. , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.

2020 - 2020

Roda de Conversa- Como trabalhar com o audiovisual em tempos de transforman. (Carga horária: 2h). , Grupo Semente cinematográfica, SEMENTE, Brasil.

2020 - 2020

Formação Continuada em práticas de Alfabetização. (Carga horária: 30h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2020 - 2020

Discente Digital: Introdução ao Moodle classes. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

2020 - 2020

O textos e seus aspectos. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

2018 - 2019

Curso de Formação em Educação Audio visual. (Carga horária: 56h). , Grupo Semente cinematográfica, SEMENTE, Brasil.

2018 - 2018

Princípio Aprender Fazendo. (Carga horária: 80h). , Escola Superior do Parlamento Cearense, ESP, Brasil.

2018 - 2018

Introdução à interpretação em língua Brasileira de sinais (Libras). (Carga horária: 170h). , Instituto Tecnológico Barsileiro, ITB, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Sarau literário com múltiplas Linguagens. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.

2009 - 2009

Educação Alimentar. (Carga horária: 10h). , Serviço Social da Indústria - SESI, SESI-BA, Brasil.

2006 - 2008

Programa de Desenvolvimento Profissional. (Carga horária: 265h). , Prefeitura Municipal de Borborema, PMDB, Brasil.

2006 - 2008

Programa de Desenvolvimento Profissional. (Carga horária: 172h). , Prefeitua Municipal de Borborema, PMDB, Brasil.

2007 - 2007

Curso de informática Operacional. (Carga horária: 150h). , Acess Informática, ACESS, Brasil.

2005 - 2005

Interpretação de textos com Recursos teatrais. (Carga horária: 42h). , Prefeitura Municipal de Borborema, PMDB, Brasil.

2001 - 2005

Magistério. (Carga horária: 4680h). , Escola Normal Estadual Pedro augusto de Almeida, EN, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Organização de eventos

Silva, Eusébio Bárbara. . 3ª Jornada Pedagógica do PEADS- Programa Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável.. 2020. (Outro).

Silva, Eusébio Bárbara. . II ENCONTRO DE EDUCAÇÃO DA ENSC/I ENCONTRO DE EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA DO BREJO PARAIBANO. 2018. (Outro).

Silva, Eusébio Bárbara. . IV Encontro de Pedagogia. 2011. (Outro).

Silva, Eusébio Bárbara. . III Encontro de Pedagogia. 2010. (Outro).

Participação em eventos

IX Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares.A Ludicidade nas Práticas de Ensino e Aprendizagem no Currículo Da Educação infantil da Escola Nossa Senhora do Carmo, Bananeiras-PB, Por meio da Pedagogia de Projetos e Roteiros de Aprendizagem no Ensino Remoto. 2020. (Seminário).

Programa de apoio em Educação audiovisual.Relatos docentes: experiências com a linguagemaudiovisual na perspectiva interdisciplinar. 2020. (Outra).

Programa de Formação Continuada para Educadores da rede Municipal de ensino de Bananeiras-PB.Trilha Cultural de Desenvolvimento. 2020. (Outra).

Sarau literário com múltiplas linguagens- Diálogos e experiêcias com Educação Básica.Sarau literário como recurso didático pedagógico. 2018. (Oficina).

Semiário Nacional de Educação. 2018. (Seminário).

15º Seminário Nacional de Educação pelo Esporte. 2017. (Seminário).

Intereducation- III Congresso Mundial sobre Educação global,inteligências humanas e Construção da cidadania. 2017. (Congresso).

14º Seminário Nacional de Educação pelo Esporte. 2016. (Seminário).

13º Seminário Nacional de Educação pelo Esporte. 2015. (Seminário).

V ENCONTRO REGIONAL DE PEDAGOGIA.DOCÊNCIA E PRÁTICAS PEDOGÓGICAS. 2014. (Encontro).

Encontro de educação da Escola do Carmelo "Por uma educação mais humana e humanizada ada.outras formas. 2012. (Encontro).

Colóquio Transdisciplinar de Educação do Campo. 2011. (Outra).

II Seminário Agroecologia, Resistência e Educação do Campopo. 2011. (Seminário).

IV Encontro de Pedagogia. 2011. (Encontro).

62ª Reunião Anual da SBPC. 2010. (Congresso).

62ª Reunião Anual da SBPC. 2010. (Oficina).

II colóquio sobre Gestão Educacional. 2010. (Outra).

II Congresso Nordestino de Extensão Universitária. 2010. (Congresso).

II Seminário da Inclusão. 2010. (Seminário).

I seminário Temático em Educação do campo e Agroecologia. 2010. (Seminário).

Seminário Arte Contemporânea Paraibana. 2010. (Seminário).

I colóquio sobre Gestão Escolar. 2009. (Outra).

I fórum de Extensão e II seminário de intervivência Universitáriaaria. 2009. (Outra).

II Encontro de Pedagogia. 2009. (Oficina).

II Encontro de Pedagogia. 2009. (Encontro).

II Fórum Internacional de Pedagogia. 2009. (Congresso).

II Fórum Internacional de Pedagogia. 2009. (Oficina).

Ciclo de Estudos e Debates sobre Educação em Direitos Humanosnos. 2008. (Outra).

I Encontrro de Pedagogia. 2008. (Oficina).

I Encontrro de Pedagogia. 2008. (Encontro).

I Fórum Internacional de Pedagogia. 2008. (Congresso).

I Fórum Internacional de Pedagogia. 2008. (Congresso).

II Congresso Municipal de Educação. 2008. (Congresso).

II Congresso Municipal de Educação. 2008. (Oficina).

Workshop De Educação. 2007. (Outra).

I Congresso municipal de Educação. 2005. (Oficina).

I Congresso municipal de Educação. 2005. (Oficina).

Participação em bancas

Aluno: Jocimário Alves Pereira

JESUS, J. F. V.; COSTA, N. S.;Silva, Eusébio Bárbara.. Avaliação do programa Ensino Médio inovador na Escola Estadual padre Manoel Otaviano,Ibiara. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Enoque José Ferreira

Silva, Eusébio Bárbara.; COSTA, N. S.. Estudo das práticas de Educação Ambiental na Escola João Carlos Tourinho no município de itapicuru- BA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias) - Universidade Federal da Paraíba.

Orientou

Djalma dos Santos

A educação de jovens e Adultos: desafios e dificuldades enfrentados pelos Jovenns e adultos da Escola municipal Paulo VI no município de Canas- BH; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Agrárias) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Barbara Eusébio da Silva;

Valmir Felipe da Silva

alimentos orgânicos: Por que o seu consumo?; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Agrárias) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Barbara Eusébio da Silva;

Josiel Pereira de Oliveira

Aspectos socioeconômicos e formação técnica dos agricultores do assentamento Dona Antônia; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Agrárias) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Barbara Eusébio da Silva;

Produções bibliográficas

  • Silva, Eusébio Bárbara. . PRÁTICAS DE LETRAMENTO POR MEIO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS:RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: RITA CRISTIANA BARBOSA;FÁBIO SOUSA DANTAS. (Org.). PRÁTICAS EDUCATIVAS CULTURAS E DIVERSIDADES. 013ed.JOAO PESSOA: CCTA, 2014, v. 1, p. 5-246.

  • Silva, Eusébio Bárbara. . A Ludicidade nas Práticas de ensino e aprendizagem no currículo da Educação Infantil da Escola Nossa Senhora do Carmo, Bananeiras-PB, por meio da Pedagogia de Projetos e Roteiros de Aprendizagem no ensino Remoto. In: IX Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares, 2021, Joao Pessoa. IX Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares, 2021.

  • Silva, Eusébio Bárbara. . Práticas de ensino Aprendizagem acerca da cultura Afro,desenvolvida em uma escola do campo. Uma experiência vivenciada na Escola Nossa Senhora do Carmo. Bananeiras. PB. In: VII Seminário Internacional de Práticas educativas, 2020, Mamanguape. Secampo, 2020.

  • Silva, Eusébio Bárbara. ; Nunes. Samara Bruna ; S.Lidiane Oliveira ; Medeiros.Guilherme, Marcela . Refletindo sobre as práticas de Avaliação Mediadora em Escolas Públicas do Município de Bananeiras/PB Do Ensino Infantil ao Ensino Superior. In: 62° Reunião Anual da SBPC, 2010, Natal. Refletindo sobre as práticas de Avaliação Mediadora em Escolas Públicas do Município de Bananeiras/PB Do Ensino Infantil ao Ensino Superior, 2010.

  • Silva, Eusébio Bárbara. ; Paulino,Cristina jandimara. ; Afonso, Valentim.Aparecida . CONTAR HISTÓRIAS:A ARTE DE ENCANTAR CRIANÇAS UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO NO MUNICÍPIO DE BANANEIRAS. In: XII ENCONTRO DE ESTENÇÃO, 2010, João Pessoa. CONTAR HISTÓRIAS:A ARTE DE ENCANTAR CRIANÇAS UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO NO MUNICÍPIO DE BANANEIRAS, 2010.

  • Nunes. Samara Bruna ; Silva, Eusébio Bárbara. ; S.Lidiane Oliveira ; Afonso, Valentim.Aparecida . O cursinho pré- vestibular do CCHSA/UFPB um ferramenta para iniciação a docência. In: III Encontro de Pedagogia, 2010, Bananeiras. O cursinho pré- vestibular do CCHSA/UFPB um ferramenta para iniciação a docência, 2010.

  • Silva, Eusébio Bárbara. ; Nunes. Samara Bruna ; Afonso, Valentim.Aparecida . A contação de histórias como um canal de aprendizagem ou como um recurso didático n processo ensino- aprendizagem. In: A contação de histórias como um canal de aprendizagem ou como um recurso didático n processo ensino- aprendizagem, 2010, Bananeiras. A contação de histórias como um canal de aprendizagem ou como um recurso didático n processo ensino- aprendizagem, 2010.

  • Silva, Eusébio Bárbara. ; S.Lidiane Oliveira . Contar histórias: arte de encantar crianças. In: Congresso de extensão, 2009, João Pessoa. XI encontro de Extensão, 2009.

  • Silva, Eusébio Bárbara. . 'Incentivo a Prática da Leitura Leterária Através do Lúdico'. In: III FIPED- FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA- FECLESC, 2010, QUIXADÁ. "Incentivo a Prática da Leitura Leterária Através do Lúdico", 2010.

  • Silva, Eusébio Bárbara. . Docência, Pedagogia e Direitos Humanos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Silva, Eusébio Bárbara. . O Gênero conto utilizado como recurso de desenvolvimento da leitura e escrita no primeiro ano da Escola Nossa Senhora do Carmo.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Silva, Eusébio Bárbara. ; Afonso, Valentim.Aparecida . A contribuição da contação de histórias para a formação de leitores na Educação Infantil: Mediação e Reflexão.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Silva, Eusébio Bárbara. ; Afonso, Valentim.Aparecida . Descobrindo o mundo encantado através das palavras. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Silva, Eusébio Bárbara. ; Nunes. Samara Bruna . Incentivo a leitura e a produção de poemas no cursinho pré vestibular do CCHSA-UFPB. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Silva, Eusébio Bárbara. ; Afonso, Valentim.Aparecida . Contar histórias: A arte de encantar crianças. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Silva, Eusébio Bárbara. . Implicações da gestão democrática e participativa para a qualiddae do ensino Aprendizagem. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Silva, Eusébio Bárbara. . 'FORMAÇÃO DE PROFESSORES:APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS DA PRÁTICA'. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Silva, Eusébio Bárbara. . Contador de História. 2015. .

  • Silva, Eusébio Bárbara. . Contação de Histórias numa perspectiva de letramento. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • Silva, Eusébio Bárbara. . A contação de história como interação de linguagem na educação infantil. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Prêmios

2010

Prêmio Elo cidadão, Universidade Federal da Paraíba.

2009

Prêmio Elo cidadão, Universidade Federal da Paraíba.

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - 2016

Universidade Federal da Paraíba

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 12

2010 - Atual

Escola Nossa Senhora do Carmo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora/ Instrutora, Carga horária: 20

2004 - 2009

ESCOLA IDEAL

Vínculo: Professora dos anos iniciais, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

2019 - 2019

Escola Municipal josé Amancio Ramalho

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Facilitador na área de língua portuguesa, Carga horária: 20

2018 - 2018

Escola Municipal josé Amancio Ramalho

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor do Programa Mais educaçãp, Carga horária: 20

2018 - 2018

Escola José Amãcio Ramalho

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Facilitador na área de Língua Portuguesa, Carga horária: 20

Outras informações:
Ministrei oficina como facilitador na área de Língua Portuguesa