Maria Vanessa Batista Lima Pinheiro
Graduada em Letras-Português (FECLESC/UECE) e Mestra em Linguística Aplicada pelo PosLA-Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UECE. Também tem especialização em Literatura e Formação de Leitores (UECE). No decorrer de sua formação acadêmica sempre prezou pela pesquisa. Nesse sentido, participou de projetos de Iniciação Científica e Monitoria Acadêmica durante todo o período da graduação, assim como esteve engajada em um grupo de pesquisa também no período do mestrado. Sua mais recente experiência é como professora substituta da Universidade Estadual do Ceará - UECE, Campus de Limoeiro do Norte.
Informações coletadas do Lattes em 03/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Lingüística Aplicada
2015 - 2016
Universidade Estadual do Ceará
Título: Uma análise do gênero artigo acadêmico em manuais de orientação da escrita científica,Ano de Obtenção: 2017
Orientador: Cibele Gadelha Bernardino
Bolsista do(a): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil.
Especialização em Literatura e Formação de Leitores
2012 - 2013
Universidade Estadual do Ceará
Título: A leitura literária nos sites infantis
Orientador: Maria Valdenia da Silva
Formação complementar
2010 -
Curso de Língua Inglesa. (Carga horária: 180h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2014 - 2014
A leitura em telas. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2014 - 2014
Performances das danças renascentistas. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2014 - 2014
Formação em Aprendizagem Cooperativa. (Carga horária: 48h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2010 - 2013
Curso de Língua Espanhola. (Carga horária: 369h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2012 - 2012
A ética na pesquisa cientifica e sua mediação na f. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2011 - 2012
Extensão universitária em Monitoria Acadêmica em Literatura Brasileira: Po. (Carga horária: 480h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Monitoria Acadêmica em Literatura Brasileira: Poes. (Carga horária: 480h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2011 - 2011
Modernismo no Ceará. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2011 - 2011
Folclore e nacionalidade nas obras de Juvenal Gal. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2011 - 2011
Produção textual em língua estrangeira e língua ma. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2011 - 2011
Queres saber como fazer coisas com a linguagem? Um. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Capacitação em Rádio Web. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2010 - 2010
No bosque da oralidade de leitura, não quero ser. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Oficina básica da língua brasileira de sinais - LI. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Conhecendo Rachel de Queiroz. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2009 - 2009
Mitologia grega: trabalhando a teogonia de Hesíodo. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2009 - 2009
Virada Linguística Pragmática e contribuições para. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2009 - 2009
Análise crítica do discurso: o discurso enquanto s. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2006 - 2006
Capacitação em Turismo e Hospitalidade em convênio. (Carga horária: 400h). , Centro de Defesa da vida Herbert de Souza, CDVHS, Brasil.
2005 - 2005
Curso de Informática. (Carga horária: 120h). , Future Way Informática, FWI, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: LITERATURA E FORMAÇÃO DO LEITOR.
Organização de eventos
LIMA,M.V.B. . VII Semana de Letras da FECLESC. 2009. (Outro).
Participação em eventos
I Simpósio de Linguística Textual.Letramento acadêmico: análise sobre como manuais didáticos de metodologias abordam o ensino explícito do gênero artigo acadêmico. 2015. (Simpósio).
IV Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade-SIDIS.Letramento acadêmico: a produção de gêneros acadêmicos na universidade. 2015. (Simpósio).
XX Semana Universitária da UECE.Letramento acadêmico: um olhar sobre como manuais didáticos de metodologias abordam o ensino explícito do gênero resenha. 2015. (Outra).
Formação de Facilitadores em Aprendizagem Cooperativa.Aprendizagem Cooperativa. 2014. (Oficina).
XIX SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE.Semana Universitária. 2014. (Outra).
II SIC-Seminário Interdisciplinar das Ciências da Linguagem.A leitura do ciberespaço: contribuições para a formação de leitores infantis. 2013. (Seminário).
III CHIP: Colóquio Nacional sobre Hipertexto ? ferramentas digitais e ensino. A leitura literária no blog, no Grupo de Trabalho Interação na web, ensino e ferramentas digitais. 2012. (Congresso).
IV FIPED - FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA. A Leitura dos contos de fada no Ciberespaço: novas veredas para busca do significado da vida. 2012. (Congresso).
IX Semana de Letras da FECLESC. Ciberespaço e Literatura: contribuições dos ?livros trailers? para a formação de leitores. 2012. (Congresso).
8ª SEMANA DE HUMANIDADES UFC/UECE.AS PRÁTICAS LÚDICAS E SUA IMPORTÂNCIA PARA A LEITURA INFANTIL NO CIBERESPAÇO. 2011. (Encontro).
II SEMANA ACADÊMICA DA FECLESC RAIZES E ASSAS: INOVANDO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. Literatura e outras linguagens: estratégias do ciberespaço para divulgar leituras. 2011. (Congresso).
XVI Semana Universitária - (Inter)nacionalização da Ciência. CONTRIBUIÇÕES DO CIBERESPAÇO PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES INFANTIS. 2011. (Congresso).
II FLAEL - Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas. LENDO NA TELA: ANÁLISE DE TEXTOS LITERÁRIOS POSTADOS EM SITES. 2010. (Congresso).
III FIPED - FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA.LENDO NO CIBERESPAÇO: ANÁLISES DOS TEXTOS DE LYGIA FAGUNDES TELLES POSTADOS EM SITES. 2010. (Outra).
VII CMELP (VII COLÓQUIO NACIONAL DE PROFESSORES DE METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E DE LITERATURA).CONTRIBUIÇÕES DO CIBERESPAÇO PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES INFANTIS. 2010. (Simpósio).
XV SEMANA UNIVERSITÁRIA (CIÊNCIA PARA A HUMANIDADE).LENDO NA TELA: ANÁLISE DE TEXTOS LITERÁRIOS POSTADOS EM SITES. 2010. (Encontro).
I Encontro de Pesquisa em Assú. 2009. (Encontro).
II Fórum Internacional de Pedagogia/ Campina Grande-Paraíba. Jáder de Carvalho no Primeiro Tempo Modernista no Ceará. 2009. (Congresso).
I Semana Acadêmica da FECLESC.Jáder de Carvalho e os Manifestos Modernistas Cearenses do século XX.. 2009. (Encontro).
VII Semana de Letras da FECLESC. 2009. (Encontro).
XIV Semana Universitária da UECE.Jáder de Carvalho e o Modernismo Cearense do século XX.. 2009. (Encontro).
Produções bibliográficas
-
LIMA,M.V.B. ; SILVA, M. V. . A Leitura dos contos de fada no Ciberespaço: novas veredas para busca do significado da vida. In: IV FIPED - FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 2012, Parnaíba. Anais do IV FIPED, 2012.
-
LIMA,M.V.B. ; SILVA, M. V. . As práticas lúdicas e sua importância para a leitura infantil no ciberespaço. In: 8ª SEMANA DE HUMANIDADES UFC/UECE, 2011, Fortaleza - CE. Humanidades: entre fixos e fluxos, 2011.
-
LIMA, M. V. B. ; SILVA, M. V. ; LIMA,M.V.B. . Contribuições do Ciberespaço para a Formação de Leitores Infantis. In: XVI Semana Universitária, 2011, Fortaleza. Anais da Semana Universitária, 2011.
-
LIMA,M.V.B. ; ALBUQUERQUE, R. M. . Jáder de Carvalho no primeiro tempo modernista no Ceará.. In: II Fórum Internacional de Pedagogia/ Campina Grande-Paraíba, 2009, Campina Grande. Realize Editora, 2009.
-
LIMA,M.V.B. . Um olhar sobre como manuais de orientação da escrita científica abordam o gênero artigo acadêmico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA,M.V.B. . Breve análise da abordagem do gênero artigo acadêmico em manuais de orientação da escrita científica.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA,M.V.B. . Letramento acadêmico: um olhar sobre como manuais didáticos de metodologias abordam o ensino explícito do gênero resenha. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, M. V. B. ; LIMA,M.V.B. . Letramento acadêmico: análise sobre como manuais didáticos de metodologias abordam o ensino explícito do gênero artigo acadêmico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, M. V. B. ; LIMA,M.V.B. . Letramento acadêmico: a produção de gêneros acadêmicos na universidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA,M.V.B. . A leitura do ciberespaço: contribuições para a formação de leitores infantis.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA,M.V.B. . A Leitura dos contos de fada no Ciberespaço: novas veredas para busca do significado da vida. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, M. V. B. ; SANTOS, A. C. ; LIMA,M.V.B. . Novos caminhos para a leitura: dos 'e-books' aos 'books trailers'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA,M.V.B. ; SILVA, M. V. . A leitura de poemas no ciberespaço: uma análise dos poemas de Arnaldo Antunes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA,M.V.B. ; SILVA, M. V. . Ciberespaço e Literatura: contribuições dos ?livros trailers? para a formação de leitores. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, M. V. ; LIMA,M.V.B. . A leitura literária no blog, no Grupo de Trabalho Interação na web, ensino e ferramentas digitais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, M. V. B. ; LIMA,M.V.B. . AS PRÁTICAS LÚDICAS E SUA IMPORTÂNCIA PARA A LEITURA INFANTIL NO CIBERESPAÇO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA,M.V.B. ; SILVA, M. V. . CONTRIBUIÇÕES DO CIBERESPAÇO PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES INFANTIS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA,M.V.B. ; PEREIRA, J. A. . O Ciberespaço e a formação do leitor de poesia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA,M.V.B. . Literatura e outras linguagens: estratégias do ciberespaço para divulgar leituras. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA,M.V.B. . Poesia e Música: um dialogo pertinente para o trabalho com a poesia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA,M.V.B. . LENDO NO CIBERESPAÇO: ANÁLISES DOS TEXTOS DE LYGIA FAGUNDES TELLES POSTADOS EM SITES. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA,M.V.B. . LENDO NA TELA: ANÁLISE DE TEXTOS LITERÁRIOS POSTADOS EM SITES. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA,M.V.B. . A produção de Jáder de Carvalho nos primeiros suplementos modernistas do século XX, no Ceará. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA,M.V.B. . LENDO NA TELA: ANÁLISE DE TEXTOS LITERÁRIOS POSTADOS EM SITES. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA,M.V.B. ; MARQUES, R. A. . Jáder de Carvalho e os Manifestos Modernistas Cearenses do século XX.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA,M.V.B. ; MARQUES, R. A. . Jáder de Carvalho no Primeiro Tempo Modernista no Ceará. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA,M.V.B. . Jáder de Carvalho no primeiro tempo modernista no Ceará.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
LIMA,M.V.B. . Leitura de Poesia. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LIMA,M.V.B. . Leitura de Poemas. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LIMA,M.V.B. . Leitura literária na tela. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2010 - 2012
A FORMAÇÃO DE LEITORES NO CIBERESPAÇO, Descrição: O presente projeto de pesquisa investigava a presença da literatura no meio digital, uma vez que, esse novo canal de comunicação tem modificado as relações entre autores, textos e leitores.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Vanessa Batista Lima Pinheiro - Integrante / Maria Valdênia da Silva - Coordenador.
-
2009 - 2010
O PRIMEIRO TEMPO MODERNISTA NO CEARÁ, Descrição: O projeto de pesquisa analisava as primeiras manifestações modernistas no Ceará.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Vanessa Batista Lima Pinheiro - Integrante / Rodrigo de Albuquerque Marques - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2019 - Atual
fafidamVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 40
Outras informações:
Professora substituta da Universidade Estadual do Ceará-UECE, Campus (FAFIDAM-UECE) de Limoeiro do Norte.
2015 - 2016
Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e TecnológicoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.
2017 - 2017
Escola Municipal Professor Eduardo Pinheiro Campos.Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 200, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Distrito de Educação II, Fortaleza, CE.
2014 - 2014
CEJA-João Ricardo da SilveiraVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 100
2012 - 2012
Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão CentralVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: ministrou o minicurso Leitura de Poemas, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Ministrou o minicurso Leitura de Poemas, realizado na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central-FECLESC no período de 01 a 29 de Maio de 2012, com carga horária de 10 horas/aula. Minicurso voltado para o Programa de Monitoria Acadêmica.
2012 - 2012
Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão CentralVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: ministrou o minicurso Leitura de Poesia, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Ministrou o minicurso Leitura de Poesia, realizado na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central-FECLESC no período de 29 de Outubro a 01 de Novembro de 2012, na IX Semana de Letras da FECLESC.
2011 - 2011
Escola de Ensino Fundamental José JucáVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Ministrou a Oficina Leitura literária na tela, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Ministrou a Oficina: Leitura literária na tela, tendo como ferramenta principal o uso de computadores conectados a internet. A presente oficina teve o objetivo de observar a contribuição do ciberespaço para a formação de leitores literários. Além dos encontros presenciais a mediação tecnológica à distância foi fundamental, uma vez que, os alunos adentravam ao blog do projeto para fazer leituras disponíveis na página em questão, bem como discutiam os textos com as professoras monitoras e publicavam suas opiniões e críticas no tocante as leituras solicitadas no blog da turma de 9 ano. Essa oficina foi realizada na Escola de Ensino Fundamental José Jucá em Quixadá-Ce, no período de 26 de setembro a 07 de novembro de 2011, com carga horária de 60 horas/aula.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Maria Vanessa Batista Lima Pinheiro e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?