Lia Beatriz Andrade Pires da Costa

Gradução pelo Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação (IBMR) e especialização em Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Estácio de Sá. Minha principal atuação profissional é em escolas, com a execução de um projeto (ECONUTRIX) em que sou sócio-proprietária e co-idealizadora, que consiste em realização de oficinas culinárias com foco em Educação Alimentar e Nutricional, que objetiva resgatar hábitos alimentares saudáveis que respeitem o regionalismo, a cultura e o incentivo ao aproveitamento integral dos alimentos, adquirindo os alimentos da agricultura familiar local, tendo como público alvo crianças em idade pré-escolar.

Informações coletadas do Lattes em 02/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em Obesidade e Emagrecimento

2017 - 2018

Universidade Estácio de Sá
Título: Vegetarianismo: benefícios de uma mudança no hábito alimentar
Orientador: Renata Gomes Navarro Kachvartanian

Graduação em Nutrição

2011 - 2016

Centro Universitário Hermínio da Silveira
Título: Nutrição Comportamelntal na Escolha Alimentar
Orientador: Zoraia Moura da Silva

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 2012

Extensão universitária em · Boas Práticas nos Serviços de Alimentação. (Carga horária: 40h). , Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em · Nutrição Pediátrica e Fórmulas Infantis. (Carga horária: 16h). , Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Brasil.

2011 - 2011

Monitoria de Equipe. (Carga horária: 8h). , Projeto Rondon, RONDON, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

LIMA, E. C. S. ; COSTA, L. B. A. P. . Ação Social na Igreja de Santa Paulina. 2013. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

1º Congresso de Nutrição Clínica, Gastronomia e Empreendedorismo da NutriNew. 2017. (Congresso).

Course Everyday Eating: A Healthy Balance. 2017. (Outra).

Course Knife Skills: Fruit, Vegetables and Herbs. 2017. (Outra).

Curso Caminho das Pedras - Seguindo a Carreira Acadêmica. 2017. (Outra).

Curso Rotulagem de Alimentos. 2017. (Outra).

Curso Trabalhando em Consultoria de Alimentos. 2017. (Outra).

Curso INOVE Empreendedorismo Inovador. 2015. (Outra).

Primeiro Seminário de prevenção e Enfretamento da Obesidade no Município do Rio de Janeiro. 2014. (Seminário).

VII Jornada Científica dos Acadêmicos Bolsistas da Secretaria Municipal de Saúde.Avaliação do Consumo Alimentar em Escolas Municipais do Rio de Janeiro. 2014. (Outra).

Combate e prevenção contra a diabete.Combate e prevenção contra a diabete. 2013. (Encontro).

III Congresso Brasileiro de Processamento de Frutas e Hortaliças. Desenvolvimento de Bombom com Biomassa de Banana Verde. 2013. (Congresso).

III Congresso Brasileiro de Processamento de Frutas e Hortaliças. Desenvolvimento de Pão de Brioche de Açaí sem Lactose. 2013. (Congresso).

Primeira Feira do Bem Estar e Alimentação Saudável. Educação Alimentar e Nutricional. 2013. (Feira).

Produção de Alimentos para Geração de Renda Familiar.Oficina de Preparações Inovadoras de Pães e Biscoitos. 2013. (Oficina).

Operação Regional Coronel Fonseca - Projeto Rondon/Cruz Vermelha Brasileira - RJ.Educação Alimentar e Nutricional. 2011. (Outra).

Operação Regional Coronel Fonseca - Projeto Rondon/Cruz Vermelha Brasileira - RJ.Educação Alimentar e Nutricional. 2011. (Outra).

XIII Encontro de Nutrição do Hospital Central do Exército. 2011. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

OMARA MACHADO ARAÚJO DE OLIVEIRA

OLIVEIRA, Omara Machado Araujo. Nutrição comportamental na escolha alimentar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário IBMR.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • COSTA, L. B. A. P. ; PINTO, T. B. R. . Lição dentro da cozinha. Jornal Extra/O Globo, Rio de Janeiro, p. 6 - 8, 11 jul. 2015.

  • RIOS, L. F. ; COSTA, L. B. A. P. ; LIMA, E. C. S. ; SRUR, A. U. O. . Desenvolvimento de Pão de Brioche de Açaí sem Lactose. Revista Magistra , 2013.

  • COSTA, L. B. A. P. ; RIOS, L. F. ; LIMA, E. C. S. ; SRUR, A. U. O. . Desenvolvimento de Bombom com Biomassa de Banana Verde. Revista Magistra , 2013.

  • COSTA, L. B. A. P. . Avaliação do consumo alimentar em escolas municipais do Rio de Janeiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COSTA, L. B. A. P. ; RIOS, L. F. ; LIMA, E. C. S. ; SRUR, A. U. O. . Desenvolvimento de Bombom com Biomassa de Banana Verde. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RIOS, L. F. ; COSTA, L. B. A. P. ; LIMA, E. C. S. ; SRUR, A. U. O. . Desenvolvimento de Pão de Brioche de Açaí sem Lactose. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2014

    Efetividade de uma intervenção educativa em alimentação complementar sobre o conhecimento dos profissionais de saúde da Estratégia de Saúde da família e sobre as práticas alimentares de crianças menores de um ano, Descrição: Pesquisadora de campo do projeto "Efetividade de uma intervenção educativa em alimentação complementar sobre o conhecimento dos profissionais de saúde da Estratégia de Saúde da família e sobre as práticas alimentares de crianças menores de um ano". Entrevista com mães de crianças de até 1 ano nascidas no bairro de Cosmos - RJ no ano de 2013. Colaboradora para tese de Doutorado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) . , Integrantes: Lia Beatriz Andrade Pires da Costa - Integrante / Gabriela Bioni e Silva - Integrante / Inês Rugani Ribeiro de Castro - Coordenador.

  • 2013 - 2013

    Desenvolvimento de Bombom com Biomassa de Banana Verde, Descrição: A bananeira (Musa spp.) fornece dois produtos alimentares essenciais: o palmito e as frutas, a partir dos quais são comercializados. O foco deste é a utilização da biomassa de banana verde em alimentos, pois desponta como uma excelente opção de insumo à indústria alimentícia de vários segmentos: pode ser utilizada para enriquecer vários produtos, como pães, massas em geral, sorvetes e alimentos que contêm amido em sua composição (FRUTHOTEC,2007), pode ser utilizada em substituição à farinha de trigo, como espessante e também como emulsificante, além de agir como um ?fermento natural?. Visto que não altera o sabor nem o odor dos alimentos (ARRUDA, 2002). Seu principal nutriente é o amido resistente, mas outros nutrientes importantes também estão presentes em concentrações consideráveis como potássio, fibras, sais minerais, vitamina B (B1 e B6), β-caroteno (pró-vitamina A) e vitamina C. Justifica-se o desenvolvimento do bombom devido à grande busca por alimentos com propriedades funcionais e mais saudáveis, por conter fibras, auxiliando no trato gastrintestinal do consumidor, além de o bombom ser um produto recorrente na população brasileira; assim podemos associar um produto saboroso à melhora da saúde. O objetivo desse trabalho foi elaborar um produto com nutrientes funcionais, com alto teor de amido resistente e flavonoides.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Lia Beatriz Andrade Pires da Costa - Integrante / Luciana de Freitas Rios - Integrante / Elaine Cristina de Souza Lima - Integrante / Armando Ubirajara Oliveira Srur - Coordenador.

  • 2013 - 2013

    Desenvolvimento de Pão de Brioche de Açaí sem Lactose, Descrição: Desenvolver um pão de brioche utilizando a polpa de açaí, sem lactose que tenha características sensoriais semelhantes as do pão brioche tradicional, foi o objetivo desse trabalho. O pão de brioche é caracterizado por ser uma massa macia e leve, obtendo a crosta mais escura. Foram elaboradas duas formulações diferentes tendo variação da quantidade da polpa de açaí (de 15% na formulação 1 - F1 e 30% na formulação 2- F2). Para a avaliação sensorial foram recrutados 90 provadores não treinados, estudantes universitários, que utilizaram uma escala hedônica estruturada com 9 pontos. A utilização da polpa de açaí contribui para a maciez e doçura dos pães. Os resultados obtidos demonstraram que a F2 foi considerada com mais sabor de açaí e melhor sabor global a F1. Em contrapartida, a F1 tem a melhor aceitação de cor e doçura. O pão de brioche com a polpa de açaí apresentou boa aceitação e interesse no consumo de açaí devido ao grande potencial nutricional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Lia Beatriz Andrade Pires da Costa - Integrante / Luciana de Freitas Rios - Integrante / Elaine Cristina de Souza Lima - Integrante / Armando Ubirajara Oliveira Srur - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2013

Desenvolvimento de Bombom com Biomassa de Banana Verde, Faculdade Bezerra de Araújo.

2013

Desenvolvimento de Pão de Brioche de Açaí sem Lactose, Faculdade Bezerra de Araújo.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - 2019

    Club Med Brasil S/A

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Responsável pelos restaurantes do Resort e setores da cozinha, atuando no controle higiênico-sanitário e segurança alimentar de acordo com as normas e padrões de qualidade da empresa e legislação brasileira regulamentada pela ANVISA. Rotina de treinamentos periódicos de toda a equipe de alimentos e bebidas envolvida no recebimento, preparo e distribuição de alimentos. Realização de inspeções e relatórios para avaliar as condições higiênico-sanitárias e estruturais dos setores para que possam ser tomadas medidas preventivas e corretivas. Acompanhamento das auditorias de fiscalização e certificação, buscando medidas para solução das não conformidades observadas. Supervisão da execução e qualidade do cardápio para clientes, colaboradores e terceirizados. Orientação e supervisão de equipe, capacitando-os e aperfeiçoando suas aptidões nos procedimentos de rotina e controles diários. Inspeção de validades, coleta de amostras e inspeções de equipamentos. Coordenação/treinamento de equipe de limpeza e solicitação de produtos para a execução do cronograma de limpeza. Curso de Higiene Alimentar pela Cristal International Standards.

  • 2017 - 2017

    Residencial Home Care

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Planejamento e preparação de cardápio de acordo com preferências e sazonalidade, levando em consideração o estado nutricional dos clientes. Organização da cozinha, armazenagem de alimentos, utilização de utensílios, higienização dos alimentos, orientação nas compras, aproveitamento de ingredientes, entre outras atividades da rotina. Cursos de culinária na LEITHS COOKERY SCHOOL - LONDRES.

  • 2016 - 2016

    Gran Sapore BR Brasil

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente, Carga horária: 44

    Outras informações:
    Responsável pela Padaria e Halal (recebimento, estoque, pré-preparo, preparo e distribuição) do restaurante de refeição dos Atletas (Main Dining). Rotina de treinamento, fiscalização e coleta de amostras e preenchimento de planilhas para garantir a qualidade da alimentação na Vila Olímpica.

  • 2019 - 2019

    Refettorio Gastromotiva

    Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Voluntária, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Voluntária nas atividades da cozinha aplicando conhecimentos nutricionais e orientando de acordo com a legislação vigente.

  • 2014 - 2014

    Instituto de Nutrição Annes Dias

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Acadêmico Bolsista, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Participação de atividades de planejamento, implementação e avaliação de estratégias para promoção de saúde, no âmbito da alimentação da prefeitura do Rio de Janeiro. Trabalho de Conclusão de Estágio ?Avaliação do Consumo Alimentar em Escolas Municipais do Rio de Janeiro? apresentado na VII Jornada de Acadêmicos Bolsistas da Secretaria de Saúde.

  • 2019 - 2019

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Colaboradora, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Colaboradora no projeto de doutorado ?Pais e Profissionais pela Alimentação Saudável do Hospital Universitário Pedro Ernesto?. As atividades desenvolvidas no projeto foram: a) realização de oficinas culinárias educativas; b) avaliação antropométrica; c) aplicação do recordatório 24h; de crianças obesas atendidas no Ambulatório de Pediatria do Hospital Universitário Pedro Ernesto. Tese de Doutorado da nutricionista Joana Maia Brandão.

  • 2013 - 2014

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora de campo, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Pesquisadora de campo no projeto ?Efetividade de uma intervenção educativa em alimentação complementar sobre o conhecimento dos profissionais de saúde da Estratégia de Saúde da família e sobre as práticas alimentares de crianças menores de um ano?. Entrevista com mães de crianças de até 1 ano nascidas no bairro de Cosmos - RJ no ano de 2013-2014, para tese de Doutorado da nutricionista Gabriela Bioni e Silva.

  • 2013 - 2014

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Voluntária, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Iniciação científica voluntária dos projetos de pesquisa: ?Desenvolvimento de Bombom com Biomassa de Banana Verde? e ?Desenvolvimento de Pão de Brioche da Açaí sem Lactose? (co-autoria), pelo Laboratório de Processamento de Frutas e Hortaliças com carga horária de 20 horas semanais. Os projetos de pesquisas foram apresentados no III Congresso Brasileiro De Processamento De Frutas E Hortaliças (CBPFH) e publicados na Revista Magistra (Qualis B5).

  • 2015 - Atual

    ECONUTRIX

    Vínculo: Sócio-proprietária, Enquadramento Funcional: Sócio-proprietária, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Sócio-proprietária e co-idealizadora do projeto, com o intuito de resgatar hábitos alimentares saudáveis nas crianças através de oficinas culinárias,os pequenos se transformam em mini chefs e colocam a mão na massa no preparo de receitas simples e nutritivas; favorecendo o aprendizado sobre o assunto de forma lúdica.

  • 2013 - 2013

    Faculdades Bezerra de Araújo

    Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Monitora voluntária de graduação da Faculdade Bezerra de Araújo (FABA), tendo exercido atividades na disciplina de Gastronomia Aplicada à Nutrição, com carga horária de 8 (oito) horas semanais..

  • 2013 - 2013

    Faculdades Bezerra de Araújo

    Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Monitora voluntária de graduação da Faculdade Bezerra de Araújo (FABA), tendo exercido atividades na disciplina de Tecnologia dos Alimentos, com carga horária de 8 (oito) horas semanais.