Maria Heloisa Lenz

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1973), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980) e doutorado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é Professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais e do Departamento de Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em História Econômica, História Comparada, História do Pensamento Econômico e Economia da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: história econômica argentina, história da América Latina, economia e sociedade da América Latina,fronteiras e estradas de ferro.

Informações coletadas do Lattes em 18/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em História

1997 - 2001

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Crescimento Econômico e Crise na Argentina de 1870 a 1930: a Belle Époque.
Orientador: Pedro Cesar Dutra Fonseca
Palavras-chave: História Econômica; História Econômica Argentina.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Teoria Econômica / Especialidade: História Econômica.

Mestrado em Economia

1974 - 1980

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Roberto Camps Moraes.Palavras-chave: Renda da terra; David Ricardo; Economia Clássica.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Teoria Econômica / Especialidade: História do Pensamento Econômico.

Graduação em Economia

1970 - 1973

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Teoria Econômica.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Teoria Econômica/Especialidade: História Econômica.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Teoria Econômica/Especialidade: História do Pensamento Econômico.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Histórica Econômica Argentina.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia da Cultura.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XVIII Encontro Nacional de Economia Política.Der Methodenstreit - A Batalha dos Métodos: principais pontos do debate. 2013. (Encontro).

XVII Encontro Nacional de Economia Política. O DESENVOLVIMENTISMO EM NOVO ESTILO NA AMÉRICA LATINA: KUBITSCHEK E FRONDIZI. 2012. (Congresso).

40 ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA ANPEC. The New-Style of Developmentalism in Latin America: Kubitschek and Frondizi. 2012. (Congresso).

IX Congresso Brasileiro de História Econômica e 10 Conferência Internacional de História de Empresas ABPHE. CRESCIMENTO E CRISE NA ARGENTINA NOS SÉCULOS XIX E XX: ANÁLISE DO PERÍODO FRONDIZI. 2011. (Congresso).

JORNADAS LATINO AMERICANAS.FORMAÇÃO ECONOMICA DA AMÉRICA LATINA. 2011. (Simpósio).

XVI Encontro Nacional de Economia Política - SEP.Crescimento e crise na argentina nos séculos XIX e XX: análise do período de Frondizi. 2011. (Encontro).

XXII Jornadas História Económicas. O Gás natural na Argentina na década de noventa: discussâo de alguns pontos. 2010. (Congresso).

VIII Congresso Brasileiro de História Econômica. Regulação e privatização: o caso do gás natural na Argentina na década de 1990. 2009. (Congresso).

XIV Encontro Nacional de Economia Política.Investimento estrangeiro e fluxo imigratório: duas âncoras do crescimento da economia argentina no século XIX. 2009. (Encontro).

VI Encontro Ibérico de História do Pensamento Económico.Der Methodenstreit - A Batalha dos Métodos: principais pontos do debate. 2009. (Encontro).

37 ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA DA ANPEC.HISTÓRIA ECONÔMICA E DESENVOLVIMENTO NO BRASIL: COLÔNIA E IMPÉRIO. 2009. (Encontro).

Mini Curso Latin American Development in Historical Perspective. 2009. (Outra).

XXI Jornadas de Historia Económica. A Buenos Aires do Final do Século XIX: a Metrópole da Belle Époque Argentina. 2008. (Congresso).

Congresso Internacional de Estudos Ibero-Americanos -PUC. O papel dos investimentos em infra-estrutura na formação do processo de industrialização argentina. 2008. (Congresso).

XIII Encontro Nacional de Economia Política - SEP.A Evolução do Conceito de Renda da Terra no Pensamento Econômico: Ricardo, Malthus, Adam Smith e Marx. 2008. (Encontro).

XI Encontro de Economia da Região ANPEC SUL.A evolução do conceito de renda da terra no pensamento econômico: Ricardo, Malthus, Adam Smith e Marx. 2008. (Encontro).

XIII ENESUL - Encontro de Economistas da Região Sul. 2008. (Encontro).

XVII Congresso Brasileiro: Trajetórias de continuidade ou de transformação?. 2007. (Congresso).

VII Congresso Brasileiro de História Econômica. A evolução do conceito de renda da terra no pensamento econômico: Ricardo, Malthus, Adam Smith e Marx. 2007. (Congresso).

Fórum Internacional Economia Criativa. 2007. (Seminário).

XII Encontro Nacional da ANPUR.A Buenos Aires do Final do Século XIX: a Metrópole da Belle Époque Argentina. 2007. (Encontro).

V Encuentro Ibérico Historia del Pensamiento Econnómico.La evolución del concepto de la renta de la tierra en el pensamiento económico: Ricardo, Malthus, Adam Smith y Marx. 2007. (Encontro).

VI Congresso Internacional de Estudos Ibero- americanos. A Transformação da Estrutura Produtiva da Argentina no Final do Século XIX: o Surgimento da Indústria. 2006. (Congresso).

XX JORNADAS DE HISTORIA ECONÓMICA. El rol de La Conquista del Desierto en la formación de la Nación Argentina el en siglo XIX. 2006. (Congresso).

III Simpósio Nacional de História Cultural.A Buenos Aires do Final do Século XIX: a Metrópole da Belle Époque Argentina. 2006. (Simpósio).

XI ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA POLÍTICA- SEP.A construção das estradas de ferro na Argentina no final do século XIX: a influência das companhias inglesas - A crise argentina de 1890: dívida instabilidade externa . 2006. (Encontro).

XI ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA POLÍTICA.A crise argentina de 1890: dívida e instabilidade externa. 2006. (Encontro).

Economic History Society Annual Conference. The Construction of Railroads in Argentina in the Late 19 Century: The Major Role of the English Companies. 2005. (Congresso).

VI Congresso de História Econômica. A ligação especial da Argentina com a Grã-Bretanha no final do século XIX. 2005. (Congresso).

XII Congreso de la Federación Internacional de Estudios sobre América Latina y el Caribe. Guerra, frontera y expansión del territorio: el espacio como uno de los elementos del imaginario en la formación de la identidad Argentina en el siglo XIX. 2005. (Congresso).

X Encontro Nacional de Economia Política.O Papel da Incorporação de Terras na Construção do Estado Argentino no Final do Século XIX. 2005. (Encontro).

IV Congreso Europeo de Latino- Americanistas. A Buenos Aires do Final do Século XIX: A Metrópole da Belle Époque Argentina. 2004. (Congresso).

XIX Jornadas de Historia Económica. A formação do capital argentino no final do século XIX: as primeiras instituições bancárias e a presença do investimento estrangeiro. 2004. (Congresso).

III Coloquio de Economistas Políticos de Amperica Latina. Crise e negociações externas na Argentina no final do século XIX: o início da insustentabilidade do modelo aberto. 2003. (Congresso).

VII Jornadas de Historia de las Relaciones Internacionales. A ligação especial da Argentina com a Grã-Bretanha no final do século XIX: tratados e investimentos. 2003. (Congresso).

51 Congreso Internacional de Americanistas. A Particular Expansão da Fronteira Argentina no Período de Intenso Crescimento do Final do Século XIX. 2003. (Congresso).

VIII Encontro Nacional de Economia Política.Crise e negociações externas na Argentina no final do século XIX: o início da insustentabilidade do modelo aberto. 2003. (Encontro).

V Encontro de Economistas de Língua Portuguesa.Crise e Negociações Externas na Argentina no Final do Século XIX: o Início da Insustentabilidade do Modelo Aberto. 2003. (Encontro).

XIII Economic History Congress. Similaridades e Divergências nas Histórias Econômicas da Argentina e do Brasil de 1870 a 1930: Elementos para Uma Discussão. 2002. (Congresso).

Primeiro Simpósio Nacional de História Cultural.A Identidade Argentina: Elementos Formadores. 2002. (Simpósio).

V Jornada de Economia Política do Capitalismo Contemporâneo. O período recorde de crescimento econômico argentino de 1870-1930: uma discussão. 2001. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro de História Econômica. A Evolução dos Bancos Argentinos no Último Quartel do Século XIX: a Influência dos Bancos Estrangeiros e a Crise dos Anos Noventa. 2001. (Congresso).

VI Encontro Nacional de Economia Política.A evolução dos bancos argentinos no último quartel do século XIX: a influência dos bancos argentinos e a crise dos anos 90. 2001. (Encontro).

Workshop- Rede de Ensino e pesquisa sobre Economia da América Latina e o Caribe. 2000. (Simpósio).

III Congresso Brasileiro de História Econômica. Economia Argentina: Da Belle Époque a Primeira Guerra Mundial. 1999. (Congresso).

I Encontro Nacional de Economia Política.A Teoria da Renda da Terra no Obra de Henry George. 1996. (Encontro).

III Encontro Nacional de Economia Política.Auge e Declínio da Economia Argentina. 1988. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Igoe Isquierdo Celestre

LENZ, M. H.. Argentina e Brasil nos primeiros 20 anos de Mercosul: políticas macroeconômicas e comércio bilateral. 2012. Dissertação (Mestrado em PPGEEI) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ivan Colangelo Salomão

LENZ, M. H.. Arroubos econômicos, legitimização política: uma análise da moratória da dívida externa de 1987. 2010. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Stefano Jose Caetano da Silveira

LENZ, M. H.. O Impacto das Tecnologias de Informações e Comunicações, Implantadas a partir de 2003, Sobre a Estrutura de Custos no Governo do Rio Grande do Sul. 2010. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Guilherme Cezere Celi

LENZ, M. H.. Renda da terra e o desenvolvimento econômico: uma crítica smithiana á teoria dos rendimentos decrescentes ricardiana. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Leandro Valiati

LENZ, M. H.. Valor, Espaço e Cultura: a Dimensão Não-Quantitativa da Valorização Econômica na Reabilitação dos Centros Urbanos. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Lucas Silva da Silva

LENZ, M. H.; FAY, C. M.. Porto Alegre e a Segunda Guerra Mundial (1939-1945): impactos do cotidiano da capital gaúcha. 2009. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: María Lorena Allende García

LENZ, M. H.. Reforma do Estado e Privatizações na Argentina dos anos 1990: O caso do setor de Telecomunicações. 2007. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Felipe Amin Filomeno

LENZ, M. H.. Brasil e Argentina nos Quadros da Economia-Mundo Capitalista: dívida externa e política econômica (1870-1930). 2006. Dissertação (Mestrado em Curso de Pós-Graduação em Economia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Augusto Alves

LENZ, M. H.. A Construção do Porto de Porto Alegre 1895-1930- Modernidade Urbanística como Suporte de um Projeto de Estado. 2005. Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ana Lúcia Trevisan

LENZ, M. H.; UFRGS. A Política Cambial Brasileira durante a Vigência do Acordo de Bretton Woods:1945-1973. 2004. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Paulo Fernando Eiras dos Santos

LENZ, M. H.. A Hidrovia e o Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul. 2004. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Leonardo Sales Cordeiro

LENZ, M. H.. Estado, capital privado nacional e internacional no mercado de energia elétrica e suas repercussões sobre o desenvolvimento industrial: o caso de Belo Horizonte. 2003. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Claudio Preza Júnior

LENZ, M. H.. Uma política externa órfã: a crise do desenvolvimentismo e os reflexos na política externa brasileira no Governo Collor (1900-1992). 2003. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Gildo Rogerio dos Santos Martins

LENZ, M. H.. Mercado de trabalho, Economia Informal e Políticas Públicas: Brasil-anos 90- Um Estudo de Caso. 2003. Dissertação (Mestrado em Curso de Pós-Graduação em Economia) - Pós-Graduação em Economia.

Aluno: Alvaro Louzada Garcia

LENZ, M. H.. Agricultura e Desenvolvimento Econômico no Brasil: o Debate do Período 1950-70. 1991 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Christian Velloso Kuhn

LENZ, M. H.. Ajuste recessivo em contexto de abertura: ciclo político e impasses da política econômica do governo Figueiredo (1979-1985). 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Andrés Ernesto Ferrari Haines

LENZ, M. H.. El Peronismo: um Fenômeno Argentino. Una Interpretación de la Política Económica Argentina. 2008. Tese (Doutorado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Hernán Ramiro Ramírez

LENZ, M. H.. Os Institutos de estudos Econômicos de Organizações Empresariais e sua Relação com o Estado em Perspectiva Comparada:Argentina e Brasil, 1961-1966. 2005. Tese (Doutorado em Curso de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Alfredo Meneghetti Neto

LENZ, M. H.. Redes de cidades: Cooperação, estratégias de desenvolvimento, limitações constitucionais e divergências- O caso de rede mercocidades. 2002. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ivan Corangelo Salomão

LENZ, M. H.. A construção de uma doutrina: ensaios sobre as origens do desenvolvimentismo brasileiro. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Fernando Dall Onder Sebben

LENZ, M. H.. Infraestrutura, instituições e governança: América do Sul em perspectiva comparada. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em PPGEEI) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Stella del Pilar Venegas Calle

LENZ, M. H.. La visión del desarrollo en la obra del economista colombiano Antonio Garcia Nossa. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Andrés Ferrari Haines

LENZ, M. H.. El peronismo: un fenómeno argentino. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Lucas Brasil Cury

LENZ, M. H.. Pensadores desenvolvimentistas e a importância da industrialização. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Leonardo Staevie Ayres

LENZ, M. H.. Governo Dutra: Ortodoxia versus desenvolvimentimo no Brasil do Pós-Guerra. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Lucas Ferri Raymundi

LENZ, M. H.. Euro e a crise fiscal-financeira dos países periféricos da UE. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rhaissa Becker Scarduelli

LENZ, M. H.. A Análise da pauta expertadora do RS no período de 2000-2010. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Mateus Peruzzo

LENZ, M. H.. A evolução do índice de desenvolvimento socioeconômico ( IDESE) no RS entre 2000 e 2009. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Douglas Romano de Oliveira

LENZ, M. H.. A crise calçadista e seus impactos econômicos e sociais no Município de Parobé. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Vítor Hoher Nunes

LENZ, M. H.. Desendustrialização brasileira: causas e consequências dessa possível ameaça. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Carolina Palma Walter

LENZ, M. H.. O socialismo utópico e a crítica á razão utilitarista. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Lucas Castro Silveira

LENZ, M. H.. Transformaçôes na economia brasileira a partir da década de 90 e suas consequências no número de fusões e aquisições no país. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Germano Ribeiro Fernandes da Silva

LENZ, M. H.. Agenda de segurança do Paraguai: desafios para a integração na América do Sul. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Evelyn Witt Haddad

LENZ, M. H.. Tipos de inovação tecnológica observadas em Shumpeter na ótica neo-schumpeteriana. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Denise Rejane Mello da Silva

LENZ, M. H.. Economia da cultura e cidades criativas: uma abordagem do centro histórico de Porto Alegre. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rafael dos santos Guterres

LENZ, M. H.. Comércio bilateral entre Brasil/EUA no período 1996 a 2009: uma ótica cepalina. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Gisele Zimnoch

LENZ, M. H.. Microcrédito: instrumentos de acesso ao crédito pela população de baixa renda. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: José Roberto Trindade de Almeida

LENZ, M. H.. Fatores do Desenvolvimento Econômico e Social do Brasil: segunda metade do século XIX. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Regiel Charles da Silveira

LENZ, M. H.. Desenvolvimento Industrial no Brasil no Início do século XX: uma visão brasilianista. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Guilherme Machado Guimarães

LENZ, M. H.. A contribuição do Ciclo do Café e Ciclo da Borracha na Formação da Indústria Brasileira. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rafael Silva Lucchesi

LENZ, M. H.. Economia da Cultura e Marketing Promocional: Ferramentas para a geração de valor e desenvolvimento no Brasil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Keyla Renata da Rosa Menine

LENZ, M. H.. A Economia da Educação com Enfoque em Planejamento para o Estado do RS (1991-2006). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: TABITA CECILIA FORTES MARTINS

LENZ, M. H.. A Evolução da Distribuição da Renda no Brasil, durante os Governos da FHC e Lula: 1995 e 2006. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: TIAGO WURTH LAGRANHA

LENZ, M. H.. Análise Teórica do Processo de Desenvolvimento Econômico Shumpeteriano: Críticas e contribuições. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: MARCOS VINICIOS WINK JR

LENZ, M. H.. Economia do Audiovisual: Uma Análise Teórica e Empírica da Demanda por Cinema Nacional. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Carla A

LENZ, M. H.. R. Holand.Inserção Internacional dos Biocombustíveis Brasileiros: Uma análise Comercial e Estratégica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: FERNANDO GUTHEIL

LENZ, M. H.. Oportunidades e desafios da indústria calçadista do Vale dos Sinos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: MAURICIO MEDEIROS DE OLIVEIRA

LENZ, M. H.. Políticas publicas de incentivo à cultura - o caso da retomada do cinema nacional. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Paula Weinstein Nestrovski

LENZ, M. H.. Teorias acerca da reforma financeira chinesa:uma análise introdutória. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Fernando Maya Mattoso

LENZ, M. H.. A Integração Econômica Latino-americana: uma Comparação entre a Concepção Cepalina, a ALBA, a ALCA e o MERCOSUL. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: André de Oliveira Lopes

LENZ, M. H.. O Mercado e o Investimento em Arte: análise Histórica e Comportamental dos Bens de Arte nas Esferas Nacional e Internacional. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Felipe Salgueiro Lermen

LENZ, M. H.. O Tabuleiro Mediterrâneo: Projeção brasileira sobre a Bolívia e Paraguai da Guerra do Chaco aos dias atuais. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Cesar Foletto

LENZ, M. H.. Biodisel: Perspectiva Econômica para a Implementação no Brasil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Fernando Henrique Pisa

LENZ, M. H.. A Regulamentação Econômica e o Caso das Rodovias Gaúchas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Augusto Pinho de Bem

LENZ, M. H.. Acumulação de Capital e Concorrência em Marx. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Leandro Valiati

LENZ, M. H.. Economia da Cultura. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Felipe Starosta de Waldemar

LENZ, M. H.. Economia da Cultura- Análise do caso brasileiro em comparação com outros países à luz da literatura contemporânea. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Cristiane Fumegalli

LENZ, M. H.. A evolução histórica e a representatividade dos países no comércio internacional: comparação com a situação brasileira. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Daniele Espinosa da Silveira

LENZ, M. H.. Regulação do setor de saneamento no Brasil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Pedro Lutz Ramos

LENZ, M. H.. O progresso tecnológico e os complexos agroindustriais. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Felipe Garcia Ribeiro

LENZ, M. H.. Educação, crescimento econômico, distribuição de renda e a estrutura do ensino no Brasil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Diego Gusmão Brandão

LENZ, M. H.. Governos Quadros e Goulart: uma análise institucional. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marcelo Mallet Siqueira Campos

LENZ, M. H.. As Teorias sobre a Inflação Brasileira no Início da Década de 1960. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Leonardo Gonçalves Pedroso de Albuquerque

LENZ, M. H.. O Processo de Industrialização Brasileiro como Condicionante da Crise dos Anos 80. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Aline Ruaro Teixeira

LENZ, M. H.. Investimento Direto Estrangeiro e Desenvolvimento Tecnológico: Uma Análise Introdutória da Experiência dos Países de Industrialização Recente na`Ásia. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Frederico Hartmann de Souza

LENZ, M. H.. A Reforma de Previdência no Brasil e no Chile: uma Comparação. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Tatiana de Campos Aranovich

LENZ, M. H.. A "Teoria da Dependência": Estudo Comparativo de Duas Abordagens Teórico-Metodológicas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Roberto Pereira da Rocha

LENZ, M. H.. Limitações de ciência Econômica Tradicional e as Contribuições Institucionalistas e Evolucionárias. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Fernando Mancuso Garbi

LENZ, M. H.. O Mercado de Bens de Luxo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Tatiana de Campos Aranovich

LENZ, M. H.. A "Teoria da Dependência": Estudo Comparativo de Duas Abordagens Teórico-Metodológicas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Mathias Kisslinger Rodriges

LENZ, M. H.. O Impacto na Geração de Empregos e no Desenvolvimento Econômico de Investimentos no Setor Terciário:um estudo de caso na Região Metropolitana de Porto Alegre utilizando o Modelo de Geração de Emprego de Najberg e Ikeda. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Eduardo Augusto Bender

LENZ, M. H.. Crescimento do Gasto Público. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Daiane Devit

LENZ, M. H.. Relação entre pobreza e subnutição no Brasil: aspectos econõmicos e sociais. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Tiago da Luz

LENZ, M. H.. O Processo de Substituição de Importações Brasileiro e a Produtividade da Indústria Nacional nos Anos 90- Uma Análise Introdutória. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Júlio César Kerpp Fraga

LENZ, M. H.. A Economia e a Cultura: Uma Breve Abordagem Teórica e Empírica Acerca da Questões Alçocativas e de Geração de Rendas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ariane Soraia Gempka

LENZ, M. H.. Capital Humano e capital Social: Teoria e Evolução sob a Ótica do pensamento Econômico. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luciano Bauermann Cezar

LENZ, M. H.. Desemprêgo e Precarização das Relações do Mercado de Trabalho Brasileiro a Partir dos Anos 80. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Kellen Fraga da Silva

LENZ, M. H.. Ataques Especulativos e Crises Cambiais na Argentina e no Brasil: uma Análise Comparativa. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Fabio Pesavento

LENZ, M. H.. Da caça ao excursionismo: o ambiente institucional como fator determinante para a preservação da baleia. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Carlos Augusto Vargas

LENZ, M. H.. Um estudo sobre a estrutura de mercados e formação de preços do mescado brasileiro de bebidas. 2002.

Aluno: Elcina da Rocha Rosa

LENZ, M. H.. A contribuição dos alemães no RS. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Debora Rabuske

LENZ, M. H.. O Cooperativismo e o exemplo da Cooperativa de Crédito- UNICRED- Porto Alegre. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: LIVIA REIS

LENZ, M. H.. A Formação Econômica da Argentina. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: ALEXANDRE YOSHIDA

LENZ, M. H.. Políticas Salariais Brasileiras: o caso do Salário Mínimo Brasileiro entre 1984 e 1994. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Eduardo Monteiro

LENZ, M. H.. Fim do Tráfico Escravo e Transformações na Economia Charqueadora. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rogerio Tavares

LENZ, M. H.. Metade Sul do RS. Causas Históricas de seu Atraso. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Hirã Passos

LENZ, M. H.. Privatização e Déficit Público. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Silvana Soares

LENZ, M. H.. Renda da Terra, Progresso Técnico e Emprego. O Caso do Arroz Irrigado. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Jorge Lisandro Ussan

LENZ, M. H.. Qualificação, Escolaridade e Mercado de Trabalho. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Mário Paganin

LENZ, M. H.. O Plano Marshall e o Capitalismo Ocidental. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luciane C

LENZ, M. H.. Roy.O Ajuste do Sistema Bancário Privado após o Plano Real. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Milton Desegna

LENZ, M. H.. A Intervenção Estatal e o Novo Papel do Estado na Economia. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Cristiane Dorneles Difini

LENZ, M. H.. A Oferta de Alimentos no Brasil e no Rio Grande do Sul. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

LENZ, M. H.; SILVA, F.; COSTA, A. D.. Membro da Comissão Científica Área de História Econômica do 37 Encontro Nacional da ANPEC. 2009. Associação Nacional de Centros de Pós-Graduação em Economia.

LENZ, M. H.. Comissão Prêmio Monografias. 2008. Departamento de Economia.

LENZ, M. H.. Salão de Iniciação Científica. 2006. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

LENZ, M. H.; BASTOS, P. P. Z.. Membro da Comissão Científica do IX Encontro Nacional de Economia Política - Área II- História Econômica e Social Brasileira; História Econômica Geral; Economia Brasileira Contemporânea. 2004. Sociedade de Economia Política.

LENZ, M. H.. Comissão de Seleção do Prêmio Economista do Ano. 2003. Conselho Regional de Economia.

LENZ, M. H.; CUNHA, A.; DUARTE, J. A.. XII Prêmio Corecon Monografias. 1998. Conselho Regional de Economia-RS.

LENZ, M. H.; GARCIA, A.; MAIA NETO, A.; ALIVIERI, R.. VIII Premio Corecon de Monografias. 1994. Conselho Regional de Economia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Sandra Jatahy Pesavento

LENZ, M. H.;PESAVENTO, S. J.. Argentina e Brasil: estudo comparado dos processos de desenvolvimento econômico no período 1870-1970. 1998. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Roberto Camps de Moraes

MORAES, R. C.. Maria Heloisa Lenz : A Categoria Econômica Renda da Terra. Presidente. 30/9/1980. Mestrado em Economia, UFRGS.. 1980. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Susana Bleil de Souza

LENZ, M. H.;SOUZA, S. B.. Crescimento Econômico e creise na Argentina (1870-1930): belle epoqué. 1989. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Paulo Gilberto Fagundes Vizentini

VIZENTINI, P. G. F.. Crescimento Econômico e crise na Argentina de 1870 a 1930. 2001. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Fernando Dall Onder Sebben

Infraestrutura, instituições e governança: América do Sul em perspectiva comparada; Início: 2012; Tese (Doutorado em PPGEEI) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Aline Delamare

A formação e o desenvolvimento da indústria: uma análise comparada entre Brasil e Argentina; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Heloisa Lenz;

Gabriel Micheleto Rangel Villela

Estudo Comparativo entre as Economias Cubanas e Haitianas: de 1990 a 2010; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Heloisa Lenz;

Luis Fernando Irisarri Gutierrez

A Economia Mexicana de 1994 a 2010: Impactos Econômicos do Nafta; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Heloisa Lenz;

Diego Pessin

O impacto provocado pelo Mercosul no padrão de comércio da Argentina; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Heloisa Lenz;

Roberto Limia Fernandes

O Império Inca e a Economia da América Pré-Colombiana; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Heloisa Lenz;

Filipe Piccoli Biazus

Desmpenho e políticas do novo paradigma na América Latina a partir dos anos noventa: um estudo comparativo entre o Brasil e o Chile; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Heloisa Lenz;

ÉMERSON ZANONI

A INFLUÊNCIA DA COLONIZAÇÃO ALEMÃ NA MUDANÇA DO EIXO DO RS; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Heloisa Lenz;

Guilherme Pinheiro

INTEGRAÇÃO REGIONAL:-MOEDA ÚNICA NO MERCOSUL; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Heloisa Lenz;

ALINE JUCHEM BERMÚDEZ

O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO ARGENTINO E O IMPACTO DA GRANDE DEPRESSÃO NO PAÍS; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Heloisa Lenz;

VINICIUS DIAS FANTINEL

ARGENTINA NO SÉCULO XX: DE PERÓN A FRONDIZI 1946-1962; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Heloisa Lenz;

FRANCINE LIMA DAL SOTO

UM ESTUDO HISTÓRICO DA ECON; BOLIVIANA:INÍCIO PRIMÁRIO EXPORTADORA A REVOLUÇÃO DE 1952 E A ABERTURA DE MERCADOS NOS ANOS 80; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Heloisa Lenz;

DANIELA DE OLIVEIRA SA SILVA

O Mercado de Gás Natural na Argentina após a Nova Regulamentação de Mercado da Década de 1990; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Heloisa Lenz;

DÉBORA AYALA LOW

Der Methodenstreit A Batalha dos Métodos; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Heloisa Lenz;

NICOLAS GERARDO G

ALVES; A Indústria temprana uruguaia: Um estudo da Industrialização Anterior a 1930; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Heloisa Lenz;

Viviane Silva Rosa

O papel do setor público no plano de conversabilidade da Argentina em 2001 e seus efeitos no Brasil; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Heloisa Lenz;

Alexandre Homero Ferreira Antunes

A Guerra do Paraguai e seus Aspectos Econômicos; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Heloisa Lenz;

Rafael Santos Carapeto

História Econômica da Roma Antiga; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Heloisa Lenz;

Rodrigo Bertoglio Cardoso

Brasil e Argentina: Política Externa e Relações Bilaterais (1985-2004); 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Heloisa Lenz;

Pablo Arnold Alfonso

Os Processos de Industrialização Brasileiro e Argentino: Análise sobre as suas Disparidades; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Heloisa Lenz;

Aline Aparecida Reis da Rosa

A Evolução do Pensamento de Kalecki a partir de sua crítica á Lei de Say; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Heloisa Lenz;

Rafael de Lima Fernandes

O Processo de Substituição de Importações na Argentina: de 30 a 70; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Heloisa Lenz;

Anastácia Pretto

Brasil e Argentina na Década de 1990: Uma Análise Baseada nas Políticas Públicas; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Heloisa Lenz;

Guilherme Bosquetti de Oliveira

A Teoria do Valor em Smith, Ricardo, Marx e Menger Ascensão e Queda do Valor Trabalho; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Heloisa Lenz;

Júlia Ritter de Abreu

O processo de integração latino-americana: os desafios do Mercosul frente á Alca; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Heloisa Lenz;

Cintia Rubem Pedro

Ricardo, Malthus e Keynes: Uma Discussão sobre a Insuficiência da Demanda Agregada; 1997; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Heloisa Lenz;

Claudio Pitta Pinheiro

o Processo de Desenvolvimento da Agricultura; 1996; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Heloisa Lenz;

Álvaro Montadom

A Importância do Fator Mão-de-Obra na Agricultura; 1995; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Heloisa Lenz;

Milton Fattore Filho

A Teoria de Ricardo; 1994; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Heloisa Lenz;

Roberto G

de Souza; A Teoria da População Malthusiana; 1993; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Heloisa Lenz;

Marcia Fernandes

A Teoria de Malthus e Keynes; 1992; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Heloisa Lenz;

Tania Caleffi

A Indústra de Cimento; 1990; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Heloisa Lenz;

Cyntia Sandes de Oliveira

O Paradigma da Questão do Acre para a Diplomacia Brasileira na América Latina; 2006; Iniciação Científica - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Maria Heloisa Lenz;

Cyntia Sandes Oliveira

O Paradigma da Questão do Acre para a Diplomacia Brasileira na América Latina; 2006; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Heloisa Lenz;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Roberto Camps de Moraes

A Categoria Econômica Renda da Terra; 1980; Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Roberto Camps de Moraes;

Pedro Cezar Dutra Fonseca

Crescimento Econômico e Crise na Argentina de 1870 a 1930: A Belle Époque; 2001; 406 f; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Pedro Cezar Dutra Fonseca;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • LENZ, M. H. . A BUENOS AIRES DO FINAL DO SÉCULO XIX: A METRÓPOLE DA BELLE EPOQUE ARGENTINA. FêniX (UFU. Online) , v. 9, p. 1-19, 2012.

  • LENZ, M. H. . Investimento estrangeiro e fluxo imigratório: duas âncoras do crescimento da economia argentina no século XIX. Revista de Economia Política e História Econômica , v. 7, p. 116-142, 2010.

  • LENZ, M. H. . A Crise Argentina de 1890: dívida e instabilidade externa. Análise Econômica (UFRGS) , v. 28, p. 225-248, 2010.

  • LENZ, M. H. . The Construction of Railroads in Argentina in the Late 19th Century: The Major Role of the English Companies. História e economia , v. 6, p. 67-85, 2010.

  • LENZ, M. H. . As intensas e conflituosas relações econômicas e financeiras entre a Grã-Bretanha e a Argentina: do final do século XIX até a Primeira Guerra Mundial. Econômica (Niterói) , v. 10, p. 55-78, 2008.

  • LENZ, M. H. . O papel de la Conquista del Desierto na construção do Estado argentino no século XIX. Ensaios FEE , v. 27, p. 543-559, 2006.

  • LENZ, M. H. . Crise e negociações externas na Argentina no final do século XIX: o início da insustentabilidade do modelo aberto. Economia e Sociedade (UNICAMP. Impresso) , v. 15, p. 375-399, 2006.

  • LENZ, M. H. . A incorporação de novos territórios na Argentina no final do século XIX: a Campanha do Deserto e as estradas de ferro. Ensaios FEE , Porto Alegre, v. 25, n.2, p. 561-587, 2004.

  • LENZ, M. H. . A questão da formação da mão-de-obra no período da Belle èpoque argentina: o papel relevante da imigração. Pesquisa & Debate , São Paulo, v. 14, n.1, p. 5-35, 2003.

  • LENZ, M. H. . O período de intenso crescimento econômico argentino de 1870 a 1930: uma discussão. História Econômica e História de Empresas , Belo Horizonte- Minas Gerais, v. VI.2, p. 125-151, 2003.

  • LENZ, M. H. . A Evolução dos Bancos Argentinos no Último Quartel do Século XIX: a Influência dos Bancos Estrangeiros e a Crise dos Anos Noventa. Ensaios FEE , Porto Alegre, v. 22, n.2, p. 225-247, 2001.

  • LENZ, M. H. . Economia Argentina: da Belle Époque à Primeira Guerra Mundial. Cadernos Regionais do Instituto Teotônio Vilela, Brasília, v. 1, p. 26-43, 2001.

  • LENZ, M. H. . Auge e Início do Declínio da Economia Argentina. Análise Econômica (UFRGS) , Porto Alegre, v. 33, p. 121-141, 2000.

  • LENZ, M. H. . Tristão e Isolda: O Imaginário Medieval Através da Literatura. Estudos de História , São Paulo, v. v.6, n.n.1, p. 173-194, 1999.

  • LENZ, M. H. . A Teoria da Renda da Terra na Obra de Henry George. Ensaios FEE , Porto Alegre, RS, v. 17, n.2, p. 431-444, 1996.

  • LENZ, M. H. . A Teoria da Renda da Terra no Limiar do Pensamento Neoclássico. Ensaios FEE , Porto Alegre, v. 16, 1995.

  • LENZ, M. H. . A Teoria da Renda da Terra em Adam Smith. Ensaios FEE , Porto Alegre, RS, v. 10, n.1, 1993.

  • LENZ, M. H. . Análise da Indústria de Máquinas e Implementos Agrícolas do Rio Grande do Sul. Ensaios FEE , Porto Alegre, RS, 1985.

  • LENZ, M. H. . A Teoria da Renda da Terra: Ricardo e Matlhus. Ensaios FEE , Porto Alegre, RS, v. 6, n.1, p. 81-104, 1985.

  • LENZ, M. H. . Elementos de uma análise da agricultura do Rio Grande do Sul. Ensaios FEE , Porto Alegre, v. 4, 1984.

  • LENZ, M. H. . A Experiência de planejamento Global do Estado do Rio Grande do Sul. Perspectiva Econômica, São Leopoldo, RS, v. 10, 1980.

  • LENZ, M. H. . Crescimento Econômico e Crise na Argentina de 1870 a 1930: a Belle Époque. 1. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004. v. 1. 327p .

  • LENZ, M. H. . A categoria econômica da renda da terra. FEE, 1981.

  • LENZ, M. H. ; ENILOFT, C. ; TARGA, L. P. ; SOUZA, E. C. . A agricultura do Rio grande do Sul- Série 25 Anos de Economia Gaúcha. Porto Alegre: FEE, 1978.

  • LENZ, M. H. ; ENILOFT, C. ; LIMA, R. S. ; PASSOS, C. . A Indústria do Rio Grande do Sul- Série 25 Anos de Economia Gaúcha. Porto Alegre: FEE, 1976.

  • LENZ, M. H. ; LOW, D. A. . Der Methodenstreit - A Batalha dos Métodos: principais pontos do debate. In: XVIII Encontro Nacional de Economia Política, 2013, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: SEP, 2013., 2013. v. 1. p. 1-25.

  • PEDRO CEZAR DUTRA FONSECA ; LENZ, M. H. . The New-Style of Developmentalism in Latin America: Kubitschek and Frondizi. In: CONFERENCIA ESHET MÉXICO 2011, 2011, Cidade do México. ANAIS CONFERENCIA ESHET 2011, 2011.

  • LENZ, M. H. . Investimento estrangeiro e fluxo imigratório: duas âncoras do crescimento da economia argentina no século XIX. In: XIV Encontro Nacional de Economia Política, 2009, São Paulo. Anais do XIV Encontro nacional de Economia Política. São Paulo: Tec Arte Editora, 2009.

  • LENZ, M. H. . A evolução do conceito de renda da terra no pensamento econômico: Ricardo, Malthus, Adam Smith e Marx. In: XIII Encontro Nacional de Economia Política - SEP, 2008, João Pessoa. Anais do XIII Encontro Nacional de Economia Política, 2008.

  • LENZ, M. H. . A Buenos Aires do Final do Século XIX: a Metrópole da Belle Époque Argentina. In: XII Encontro Nacional da ANPUR, 2007, Belém-Pará. Anais do XII Encontro Nacional da ANPUR. Belém: Universidade do Pará, 2007.

  • LENZ, M. H. . A evolução do conceito de renda da terra no pensamento econômico:Ricardo, Malthus, Adam Smith e Marx. In: VII Congresso Brasileiro de História Econômica, 2007, Aracajú. Anais do VII Congresso Brasileiro de História Econômica, 2007.

  • LENZ, M. H. . La evolución del concepto de renta de la tierra en el pensamiento económico: Ricardo, Malthus, Adam Smith e Marx. In: V Encuentro Ibérico HPE, 2007, Madrid. Anais do V Encuentro Ibérico de Historia do Pensamento Económico. Madrid: Ecobbok - Libreria del Economista, 2007.

  • LENZ, M. H. . La evolución del concepto de renta de la tierra en el pensamiento económico: Ricardo,Malthus, Adam Smith y Marx. In: V Encuentro Ibérico Historia del Pensamiento Econnómico, 2007, Madrid. Anais do V Encuentro Ibérico HPE. Madrid: Ecobook- Libreria del Economista, 2007.

  • LENZ, M. H. . A crise argentina de 1890: dívida e instabilidade externa. In: X Jornada de Economia Crítica, 2006, Barcelona. Anais X Jornada de Economia Crítica, 2006.

  • LENZ, M. H. . A crise argentina de 1890: dívida instabilidade externa. In: XI ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA POLÍTICA, 2006, Vitória - Espírito Santo. Anais do XI Encontro Nacional de Economia Política, 2006.

  • LENZ, M. H. . A construção das estradas de ferro na Argentina no final do século XIX: a influência das companhias inglesas . In: XI ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA POLÍTICA, 2006, Vitória- Espírito Santo. Anais do XI Encontro Nacional de Economia Política, 2006.

  • LENZ, M. H. . A Buenos Aires do final do século XIX: a Metrópole da Belle Époque Argentina. In: III Simpósio Nacional de História Cultural, 2006, Florianópolis. Anais do III Simpósio Nacional de História Cultural- Mundos da Imagem do Texto ao Visual, 2006.

  • LENZ, M. H. . A Transformação da Estrutura Produtiva da Argentina no Final do século XIX: o Surgimento da Indústria. In: VI Congresso Internacional de Estudos Ibero Americanos, 2006, Porto Alegre. Anais do VI Congresso Internacional de Estudos Ibero Americanos, 2006.

  • LENZ, M. H. . El rol de La Conquista del Desierto en la formación de la Nación Argentina el en siglo XIX. In: XX JORNADAS DE HISTORIA ECONÓMICA, 2006, Mar del Plata. Anias das XX Jornadas de historia Económica, 2006.

  • LENZ, M. H. . A construção das estradas de ferro na Argentina no final do século XIX: a influências das companhias inglesas. In: XI ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA POLÍTICA- SEP, 2006, Vitória Espírito Santo. Anais do XI Encontro Nacional de Economia Política, 2006.

  • LENZ, M. H. . A Transformação da Estrutura Produtiva da Argentina no Final do Século XIX: o Surgimento da Indústria. In: VI Congresso Internacional de Estudos Ibero- americanos, 2006, Porto Alegre. Anais Vi Congresso Internacional de Estudos Ibero-americanos. Porto Alegre: PUCRS, 2006. v. 1.

  • LENZ, M. H. . O Papel da Incorporação de Terras na Construção do Estado Argentino no Final do Século XIX. In: X Encontro Nacional de Economia Política, 2005, Campinas. Anais Do X Encontro Nacional de Economia Política, 2005.

  • LENZ, M. H. . The Construction of Railroads in Argentina in the Late 19 Century: The Major Role of the English Companies. In: Economic History Society's Conference, 2005, Leicester. Annual Conference Proceedings, 2005.

  • LENZ, M. H. . A ligação especial da Argentina com a Grã-Bretanha no final do século XIX. In: VI Congresso de História Econômica, 2005, Conservatória- Rio de Janeiro. Anais do VI Congresso de História Econômica, 2005.

  • LENZ, M. H. . Expansão territorrial e fronteira: elementos da formação do Estado argentino. In: Segundas Jornadas de História Regional Comparada, 2005, Porto Alegre. Anais das Jornadas de História Regional Comparada, 2005.

  • LENZ, M. H. . A Buenos Aires do Final do Século XIX: A Metrópole da Belle Époque Argentina. In: IV Congreso Europeo CEISAL de Latino-Americanistas, 2004, Bratislava. Anais IV Congreso Europeo CEISAL Lationo-Americanistas, 2004.

  • LENZ, M. H. . A formação do capital argentino no final do seculo XIX : as primeiras instituições bancarias e a presença do capital estrangeiro. In: XIX Jornadas de Historia Económica, 2004, San Martín de los Andes. Anais do XIX Jornadas de Historia Economica. San Martin de los Andes: Univerdidad Nnacional del Cumahue, 2004.

  • LENZ, M. H. . El rol de la Conquista del desierto en la Construcción el estado Argentino en el Siglo XIX. In: Segvndo Congreso de Historia Economica, 2004, Cidade do México. Anais do Segvno Congreso de Historia Economica, 2004.

  • LENZ, M. H. . A Buenos Aires do Final do Século XIX: A Metrópole da Belle Époque Argentina. In: IV Congreso Europeo de Latino- Americanistas, 2004, Bratislava. IV Congreso Europeo de Latino- Americanistas, 2004.

  • LENZ, M. H. . Crises e negociações externas na Argentina no final do século XIX: o início da insustentabilidade do modelo aberto. In: VIII Encontro da Sociedade de Economia Política, 2003, Florianópolis. Anais do VIII Encontro de Economia Política, 2003.

  • LENZ, M. H. . A particular expansão da fronteira argentina no período de intenso crescimento do final do século XIX. In: 51 Congreso Internacional de Americanistas, 2003, Santiago. 51 Congreso Internacional de Americanistas, 2003.

  • LENZ, M. H. . A Incorporação de Novos Territórios na Argentina no Final do Século XIX: a Campanha do Deserto e as Estradas de Ferro. In: VI Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica, 2003, caxambu. Anais do VI Congresso Brasileiro de Pessquisadores em História Econômica, 2003.

  • LENZ, M. H. . Crise e negociações externas na Argentina no final do século XIX: o início da insustentabilidade do modelo aberto. In: III Coloquio de Economistas Políticos da América Latina, 2003, Buenos Aires. Anais do III coloquio de Economistas Políticos de América Latina, 2003.

  • LENZ, M. H. . A ligação especial da Argentina com a Grã-Bretanha no final do Século XIX: tratados e investimentos. In: VII Jornadas de Historia de las Relaciones Internacionales, 2003, Buenos Aires. Anais VII Jornada de Historia de las Relaciones Internacionales, 2003.

  • LENZ, M. H. . Crises e Negociações Externas na Argentina no Final do Século XIX: o Início da Insustentabilidade do Modelo Aberto. In: V Encontro de Economistas de Língua Portuguesa, 2003, Recife. Anais do V Encontro de Economistas de Língua Portuguesa, 2003.

  • LENZ, M. H. . Crise e negociações externas na Argentina no final do século XIX: o início da insustentabilidade do modelo aberto. In: III Coloquio de Economistas Políticos de Amperica Latina, 2003, Buenos Aires. III Coloquio de Economistas Políticos de America Latina, 2003.

  • LENZ, M. H. . Crise e negociações externas na Argentina no final do século XIX: o início da insustentabilidade do modelo aberto. In: VIII Encontro Nacional de Economia Política, 2003. VIII Encontro Nacional de Economia Política, 2003.

  • LENZ, M. H. . A identidade argentina: elementos formadores. In: Primeiro Simpósio Nacional de História Cultural, 2002, Porto Alegre. Anais- Primeiro Simpósio Nacional de História Cultural, 2002. p. 140-151.

  • LENZ, M. H. . A Evolução dos Bancos Argentinos no Último Quartel do Século XIX: a Influência dos Bancos Estrangeiros e a Crise dos Anos Noventa.. In: IV Congresso Brasileiro de História Econômica e 5 Conferência Internacional de História de Empresas, 2001, São Paulo. Anais do IV Congresso Brasileiro de História Econômica., 2001.

  • LENZ, M. H. . O Período Recorde de Crescimento Econômico Argentino de 1870 a 1930: Uma Discussão. In: IV Jornada de Economia Política do Capitalismo Contemporâneo (SEP) no XXIX Encontro Nacional de Economia (ANPEC)- ANPEC, 2001, Salvador-Bahia. Anais XXIX Encontro Nacional de Economia- ANPEC, 2001.

  • LENZ, M. H. . A Evolução dos Bancos Argentinos no Último Quartel do Século XIX: a Influência dos Bancos Estrangeiros e a Crise dos Anos Noventa. In: VI Encontro Nacional de Economia Política-SEP, 2001, São Paulo. Anais- VI Encontro Nacional de Economia Política, 2001.

  • LENZ, M. H. . A evolução dos bancos argentinos no último quartel do século XIX: a influência dos bancos argentinos e a crise dos anos 90. In: VI Encontro Nacional de Economia Política, 2001, São Paulo. VI Encontro Nacional de Economia Política, 2001.

  • LENZ, M. H. . O período recorde de crescimento econômico argentino de 1870-1930: uma discussão. In: V Jornada de Economia Política do Capitalismo Contemporâneo, 2001, Salvador. V Jornada de Economia Política do Capitalismo Contemporâneo, 2001.

  • LENZ, M. H. . A Evolução dos Bancos Argentinos no Último Quartel do Século XIX: a Influência dos Bancos Estrangeiros e a Crise dos Anos Noventa. In: IV Congresso Brasileiro de História Econômica, 2001, São Paulo. Anais do IV Congresso Brasileiro de História Econômica, 2001.

  • LENZ, M. H. . A Evolução dos Bancos Argentinos no Último Quartel do Século XIX: a Influência dos Bancos Estrangeiros e a Crise dos Anos Noventa. In: XVII Jornada de Historia Económica, 2000, Tucumán- Argentina. Anais da XVII Jornada de Historia Económica, 2000.

  • LENZ, M. H. . A Economia Argentina: da Belle Époque a Primeira Guerra Mundial. In: III Congresso Brasileiro de História Econômica, 1999, Curitiba -PR. Anais do III Congresso Brasileiro de História Econômica, 1999.

  • LENZ, M. H. . Auge e Declínio da Economia Argentina. In: III Encontro Nacional de Economia Política, 1998, Niterói - RJ. III Encontro Nacional de Economia Política. Niterói, RJ: Editora da Universidade Federal Fluminense, 1988. v. II. p. 453-466.

  • LENZ, M. H. . A Renda da Terra e a Moderna Formulação do Imposto Único na Obra de Henry George. In: I Encontro Nacional de Economia Política, 1996, Niterói. I Encontro Nacional de Economia Política. Niterói, 1996. v. 1.

  • LENZ, M. H. . Auge e Declínio da Economia Argentina. In: III Encontro Nacional de Economia Política, 1988, Niteói - Rio de Janeiro. Anais do III Encontro Nacional de Economia Política, 1988.

  • LENZ, M. H. . The Construction of Railroads in Argentina in the Late 19 Century: The Major Role of the English Companies. In: Economic History Society Annual Conference, 2005, Leicester. Economic History Society Annual Conference, 2005.

  • LENZ, M. H. . Guerra, frontera y expansión del territorio: el espacio como uno de los elementos del imaginario en la formación de la identidad Argentin en el siglo XIX. In: XII Congreso de la Federación Internacional de Estudios sobre América Latina y el Caribe, 2005, Roma. Anais do XII Congresso - FIEAL, 2005.

  • LENZ, M. H. . Similaridades e divergências nas histórias econômicas da Argentina e do Brasil de 1870 a 1930; elementos para uma discussão. In: XIII Economic History Congress, 2002, Buenos Aires. XIII Economic History Congress Anais- Session n. 61- Argentina and Brazil, a comparative analysis of their internal processes aand external conditioning in their economic histories, 2002.

  • PEDRO CEZAR DUTRA FONSECA ; LENZ, M. H. . O DESENVOLVIMENTISMO EM NOVO ESTILO NA AMÉRICA LATINA: KUBITSCHEK E FRONDIZI. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LENZ, M. H. ; Vinícius Dias Fantinel . Crescimento e crise na argentina nos séculos XIX e XX: análise do período de Frondizi. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LENZ, M. H. . CRESCIMENTO E CRISE NA ARGENTINA NOS SÉCULOS XIX E XX: ANÁLISE DO PERÍODO FRONDIZI. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LENZ, M. H. ; Silva, Daniela de Oliveira . O Gás natural na Argentina na década de noventa: discussão de alguns pontos do seu processo de privatização. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Silva, Daniela de Oliveira ; LENZ, M. H. . Regulação e privatização: o caso do gás natural na Argentina na década de 1990. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LENZ, M. H. ; Débora Ayala Löw . Der Methodenstreit - A Batalha dos Métodos: principais pontos do debate. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LENZ, M. H. . A evolução do conceito de renda da terra no pensamento econômico: Ricardo, Malthus, Adam Smith e Marx. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LENZ, M. H. . A Buenos Aires do Final do Século XIX: a Metrópole da Belle Époque Argentina. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LENZ, M. H. . O papel dos investimentos em infra-estrutura na formação do processo de industrialização argentina. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LENZ, M. H. . Piero Sraffa: Obra e Contribuições ao Pensamento Econômico. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LENZ, M. H. . Piero Sraffa: Obra e Contribuições ao Pensamento Econômico. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LENZ, M. H. . A crise argentina de 1890: dívida e instabilidade externa. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LENZ, M. H. . O Liberalismo Clássico: Adam Smith e David Ricardo, Locke, Whigs e Radicais.. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LENZ, M. H. . A Contribuição de J. Schumpeter ao Pensamento Econômico Contemporâneo. 1991. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LENZ, M. H. . Análise do período de Frondizi na condução da economia argentina 2010 (em elaboração).

  • LENZ, M. H. . Argentina and the Banking Crises: The Choice of Exchange Rate Regimes in two cases, 1890 e 1991 2010 (em elaboração).

  • LENZ, M. H. . A evolução do conceito de renda da terra no pensamento econômico: Ricardo, Malthus, Adam Smith e Marx 2010 (em elaboração).

  • LENZ, M. H. . Regulação e privatização: o caso do gás natural na Argentina na década de 1990 2010 (em elaboração).

  • LENZ, M. H. . Der Methodenstreit - A Batalha dos Métodos: principais pontos do debate 2010 (em elaboração).

  • LENZ, M. H. . A ligação especial da Argentina com a Grã-Bretanha no final do século XIX: tratados e investimentos. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2005 (Texto para Discussão DECON N. 14/2005).

  • LENZ, M. H. . A particular expansão da fronteira argentina no período de intenso crescimento do final do século XIX. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2005 (Texto para Discussão DECON n. 15/2005).

  • LENZ, M. H. . A Incorporação de Novos Territórios na Argentina no Final do século XIX: a Campanha do Deserto e as Estradas de Ferro. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004 (Texto para Discussão DECON UFRGS N.03/2004).

  • LENZ, M. H. . A questão da formação da mão-de-obra no período da Belle Époque argentina: o papel relevante da imigração. Porto Alegre: Universidade Federal do RS, 2002 (Texto para Discussão DECON UFRGS N.04/2004).

  • LENZ, M. H. . Crescimento Econômico e Crise na Argentina. Porto Alegre: CORECON, 2001 (Jornal Contexto Econômico/CORECON/RS).

  • LENZ, M. H. . Crescimento Econômico e Crise Na Argentina de 1870 a 1930: A Belle Époque (mimeo) 2001 (Tese).

  • LENZ, M. H. . As empresas estatais e a execução do Plano Real. Porto Alegre: FEE, 1996 (Editorial Carta de Conjuntura FEE).

  • LENZ, M. H. . Os bancos versus a execução do Plano Real. Porto Alegre: FEE, 1996 (Editorial Carta de Conjuntura FEE).

  • LENZ, M. H. . O processo de globalização e a reestruturação do sistema financeiro no terceiro ano do Real. Porto Alegre: FEE, 1996 (Editorial Carta de Conjuntura FEE).

  • LENZ, M. H. . Privatização: solução viável para as contas públicas?. Porto Alegre: FEE, 1995 (Editorial Carta de Conjuntura FEE).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

LENZ, M. H. . Efeitos da economia Argentina na economia do RS, sob o Abrigo do Mercosul: Estudo Empírico de Criação e Desvio de Comércio. 2006.

LENZ, M. H. . A Tendência declinante da taxa de lucro em Ricardo. 2006.

LENZ, M. H. . Industrialização e Substituição de Importações no Brasil e na Argentina: Uma Análise Histórica Comparada. 2005.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2005 - 2007

    Brasil e Argentina: Crescimento e Crise no Período 1870-1970, Descrição: O principal objetivo deste trabalho é realizar um estudo comparativo entre a economia argentina e a brasileira para o período 1870-1970. A pergunta que norteará o desenvolvimento da pesquisa é procurar saber as condicionantes que levaram a Argentina a experimentar no final do século XIX as maiores taxas de crescimento mundial e depois entrar em declínio. Este comportamento será comparado com o do Brasil no mesmo período, quando apresentou um crescimento modesto no século XIX, mas atravessou o século XX com um comportamento mais estável e ascendente, embora também sujeito a crises.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2009

Primeira Menção Honrosa como orientadora da monografia "Der Methodenstreit" Débora Ayala Low, Conselho Regiona de economia/ RS.

1981

Quarto Lugar no Prêmio BNDES - Teses de Mestrado, BNDES.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Ciências Econômicas. , Rua João Pessoa n. 52, Centro, 90010-283 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (051) 33085210, Fax: (051) 33083324, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 1989 - Atual

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado II, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 12/2010

      Ensino, Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internaciona, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Inserção Econômica da América Latina II sem 2012

    • 02/2005

      Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências Econômicas, .,Linhas de pesquisa

    • 12/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Comunicação Social, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Editorial do Jornal da UFRGS.

    • 03/2004

      Direção e administração, Faculdade de Ciências Econômicas, .,Cargo ou função, Membro Eleito do Colegiado do Departamento de Ciências Econômicas na Categoria Adjunto.

    • 05/2002

      Direção e administração, Faculdade de Ciências Econômicas, .,Cargo ou função, Vice- Chefe do Departamento.

    • 03/2002

      Direção e administração, Faculdade de Ciências Econômicas, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Departamento- Categoria Professor Adjunto.

    • 12/1989

      Ensino,,Disciplinas ministradas, História Econômica da América Latina, Agricultura e Desenvolvimento, História do Pensamento Econômico I, História do Pensamento Econômico II, Política e Planejamento Econômico, Política e Programação Econômica

    • 06/2007 - 12/2010

      Ensino, Economia da cultura, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Economia e Sociedade da América Latina

    • 12/2005 - 10/2010

      Ensino, Programa de Pós Graduação em Economia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, História do Pensamento Econômico

    • 01/1997 - 03/2001

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Editora da Universidade- UFRGS, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Editorial.

    • 03/1994 - 03/1998

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Econômicas, .,Cargo ou função, Representante do Departamento de Ciências Econômicas junto a Comissão de Carreira do Curso de Ciências Contábeis.

    • 03/1993 - 03/1996

      Direção e administração, Faculdade de Ciências Econômicas, .,Cargo ou função, Membro Eleito do Colegiado do departamento-Categoria Professor Assistente.

    • 12/1991 - 12/1993

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Econômicas, .,Cargo ou função, Membro Eleito da Congregação da Faculdade de Ciências Econômicas.

  • 2000 - 2000

    Universidad de Buenos Aires

    Vínculo: Bolsista CAPES -Doutorado, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 40

    Atividades

    • 03/2000 - 08/2000

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Investigaciones de Historia Económica y Social, .,Linhas de pesquisa

    • 03/2000 - 08/2000

      Ensino, Doutorado Sanduíche- IIHES/UBA, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Professor Visitante

  • 1975 - 2008

    Fundação de Economia e Estatística

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Economista-pesquisador, Carga horária: 40

    Atividades

    • 09/2001 - 08/2008

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Concurso Público, .,Cargo ou função, Comissão para Concurso Público.

    • 03/1997 - 06/2001

      Pesquisa e desenvolvimento , Diretoria Técnica, .,Linhas de pesquisa

    • 03/1995 - 03/1997

      Pesquisa e desenvolvimento , Carta de Conjuntura, Editor Adjunto da Carta de Conjuntura FEE.,Linhas de pesquisa

    • 05/1990 - 07/1995

      Pesquisa e desenvolvimento , Nucleo de Estudos do Estado e Setor Financeiro, .,Linhas de pesquisa

    • 07/1986 - 08/1992

      Pesquisa e desenvolvimento , Revista Ensaios FEE, Editor da Revista Ensaios FEE.,Linhas de pesquisa

    • 06/1987 - 07/1989

      Direção e administração, Diretoria Técnica, .,Cargo ou função, Diretora Técnica.

    • 07/1987 - 09/1987

      Direção e administração, Presidência, .,Cargo ou função, Assessor da Presidência.

    • 05/1981 - 09/1987

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Editorial Revista Ensaios FEE, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Editorial.

    • 01/1986 - 06/1987

      Direção e administração, Centro de estudos em Economia e Desenvolvimento, .,Cargo ou função, Gerente.

    • 04/1985 - 05/1986

      Direção e administração, Setor Secundário, .,Cargo ou função, Cooedenador.

    • 03/1983 - 12/1985

      Pesquisa e desenvolvimento , Unidade do Setor Secundário, .,Linhas de pesquisa

    • 01/1981 - 06/1983

      Direção e administração, Setor Primário, .,Cargo ou função, Coordenador.

    • 03/1980 - 11/1982

      Pesquisa e desenvolvimento , Unidade do Setor Primário, .,Linhas de pesquisa

    • 02/1975 - 12/1977

      Pesquisa e desenvolvimento , Equipe Indicadores Econômicos-FEE, .,Linhas de pesquisa

  • 1988 - 1988

    Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos/RS

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

    Atividades

    • 06/1988 - 12/1988

      Ensino, IX Curso de Pós-Graduação em Agroindústria, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Política e Programação Agrícola