Edileuza Virginio Leão Mazza
Doutora em Ciência da Computação na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestra em Modelagem Computacional de Conhecimento pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Possui MBA em Gerencia de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL). Professora Adjunta da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas e Coordenadora de Desenvolvimento e Negócios de TI na Unimed Maceió.
Informações coletadas do Lattes em 27/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciências da Computação
2014 - 2019
Universidade Federal de Pernambuco
Título: Detecção do Ceratocone Através das Imagens do Corvis ST
Orientador: Tsang Ing Ren
com
Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento
2011 - 2013
Universidade Federal de Alagoas
Título: Modelos computacionais baseados em aprendizagem de máquina para classificação do ceratocone por meio dos sinais biomecânicos fornecidos pelo Ocular Responser Analyser, Ano de Obtenção: 2013
Aydano Pamponet Machado.Coorientador: Joao Marcelo de Almeida Gusmao Lyra. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Análise de sinal; Córnea; Aprendizagem de Máquina.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Cirurgia / Especialidade: Cirurgia Oftalmológica.
Especialização em Gerêcia de Projetos
2009 - 2011
Fundação Getúlio Vargas
Título: Análise do gerenciamento das comunicações nos projetos desenvolvidos pelo setor de manutenção e obras da área compartilhada do Sistema FIEA
Orientador: Cláudio de Souza Pereira
Aperfeiçoamento em Aperfeiçoamento em Gestão de Cooperativas de Créditp
2010 - 2011
Fundação Unicred
Título: Análise Financeira do Balanço Patrimonial: Análise Vertical/ Estrutural Unicred Alagoas (Período - 2007 a 2010). Ano de finalização: 2011
Orientador: Marcelo Martinovich
Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas em Saúde
2007 - 2009
Formação complementar
2013 - 2014
Bota pra Fazer. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2008 - 2008
Programa Students To Business - S2B. (Carga horária: 104h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2006 - 2006
Análise e Planejamento Financeiro. (Carga horária: 15h). , Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE, Brasil.
2004 - 2006
Integrado Ambiente Windows. (Carga horária: 214h). , Microcamp Internacinal, MI, Brasil.
2005 - 2005
Espanhol Complementar. (Carga horária: 24h). , Microcamp Internacinal, MI, Brasil.
2005 - 2005
Hardware Complementar. (Carga horária: 24h). , Microcamp Internacinal, MI, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Inteligência Artificial.
Organização de eventos
LEÃO, E. V. . Pint of Science Brasil - Maceió. 2020. (Festival).
Participação em eventos
30ª Conferência Anprotec de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação. 2020. (Outra).
Capacitação para Utilização da Plataforma Moodle. 2020. (Outra).
DoWhile2020. 2020. (Outra).
Oficina para docentes: Aspectos éticos na elaboração e submissão de projetos de pesquisa. 2020. (Oficina).
VII Semana Pedagógica UNCISAL.Conheça o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e Entenda Mais Sobre Propriedade Intelectual, Patente e Registro de Software. 2020. (Outra).
Oficina de Aprendizagem Baseada em Problemas ? PBL na VI Semana Pedagógica UNCISAL. 2019. (Oficina).
Oficina de Curricularização de Atividades Extensionistas na VI Semana Pedagógica UNCISAL. 2019. (Oficina).
Conferência de abertura intitulada Demandas Conteporâneas do Ensino Superior em Saúde e as Interfaces com o fazer Pedagógico V Semana Pedagógica da UNCISAL. 2018. (Outra).
Oficina de Metodologias Ativas aplicadas ao ensino na Saúde mediadas pela pelas tecnologias da Informação e Comunicação na V Semana Pedagógica da UNCISAL. 2018. (Oficina).
Oficina de Team-based Learning (TBL) na V Semana Pedagógica da UNCISAL. 2018. (Oficina).
Talk Tecnologia & Oportunidades - 1ª Edição. 2018. (Outra).
V Seminário Café Empreendedor: Estratégias e desafios na Ciência, Tecnologia e Inovação. 2018. (Seminário).
IV Café Empreendedor: O capital intelectual como eixo da inovação e empreendedorismo no âmbito acadêmico. 2017. (Outra).
VII Congresso Acadêmico da Uncisal - Cacun,. Avaliador de trabalhos. 2017. (Congresso).
Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia - Caiite. Acompanhamento Projeto Tecnova Fapeal. 2015. (Congresso).
Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia - Caiite. MODELOS COMPUTACIONAIS BASEADOS EM APRENDIZAGEM DE MÁQUINA PARA ANÁLISE DO MOVIMENTO INDEPENDENTE DA CÓRNEA NOS DADOS FORNECIDOS PELO OCULAR RESPONSER ANALYSER. 2015. (Congresso).
V Congresso Acadêmico da Uncisal - CACUN 2015. Interdisciplinaridade: Informática e Saúde. 2015. (Congresso).
COALTI - Congresso de Tecnologia da Informação. 2014. (Congresso).
Semana de Acolhimento dos Feras 2014 da Uncisal.Minha formação Superior x Inclusão no Mercado de Trabalho. 2014. (Outra).
Workshop One Day Coaching. 2013. (Outra).
II Congresso Acadêmico UNCISAL. A Ética dos Hackers e o Espirito da Era da Informação. 2012. (Congresso).
I Oficina da Projetos em Alagoas. 2012. (Oficina).
I Congresso Acadêmico da UNCISAL. 2011. (Congresso).
Primeira Jornada Alagoana em Inteligência Computacional, Processamento de Sinais e Recuperação da Informação. 2011. (Outra).
1º Reunião com as Unimeds Pilotos. 2010. (Encontro).
2ª. Reunião do Grupo Regional de Padronização.Mapeamento dos Processos de Intercambio da Unimed Maceió. 2010. (Encontro).
2º Reunião com as Unimeds Pilotos. 2010. (Encontro).
3º Reunião com as Unimeds Pilotos. 2010. (Encontro).
Alagoas Digital. 2010. (Seminário).
VII Jornada de Iniciação Científica.Detectação de Câncer de Mama em Mamogramas Digitalizados Através de Software. 2010. (Outra).
Debian Festival. 2007. (Seminário).
Participação em bancas
LEÃO, E. V.LYRA, J. M. A. G.MACHADO, A. P.. Intraocular-lens Design With Sinusoidal Pattern And Focal-range Classification Algorithm. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Minas Gerais.
LEÃO, E. V.LYRA, J. M. A. G.. Análise das patentes de lentes intraoculares voltadas para cirurgia de catarta depositadas no Instituto Nacional de Propriedade Insdustrial. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas.
LEÃO, E. V.LYRA, J. M. A. G.. Acurácia das fórmulas biométricas na facectomia com implante de lentes intraocular em uma população latino-americana. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) - Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas.
LEÃO, E. V.. Seleção de novos projetos a serem inseridos na Uncisal Incubadora Empresarial, tradicional e tecnológica - UNITEC. 2015. Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas.
Orientou
MODELOS COMPUTACIONAIS BASEADOS EM APRENDIZAGEM DE MÁQUINA PARA DESCOBERTA DA SUCEPTIBILIDADE DO CERATOCONE POR MEIO DOS SINAIS BIOMECÂNICOS FORNECIDOS PELO OCULAR RESPONSER ANALYSER; Início: 2014; Iniciação científica (Graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas; (Orientador);
BUSCA DE UM MEIO TECNOLÓGICO DE INTEGRAÇÃO EFETIVA QUE PROMOVA PESQUISAS INTERDISCIPLINARES ENTRE OS CURSOS BACHARELADOS E TECNOLÓGICOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas; Orientador: Edileuza Virginio Leão Mazza;
MODELOS COMPUTACIONAIS BASEADOS EM APRENDIZAGEM DE MÁQUINA PARA ANÁLISE DO MOVIMENTO INDEPENDENTE DA CÓRNEA NOS DADOS FORNECIDOS PELO OCULAR RESPONSER ANALYSER; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas; Orientador: Edileuza Virginio Leão Mazza;
SEGMENTAÇÃO DAS IMAGENS DA CÓRNEA GERADAS PELO CORVIS ST; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas; Orientador: Edileuza Virginio Leão Mazza;
SEGMENTAÇÃO DAS IMAGENS DA CÓRNEA GERADAS PELO CORVIS ST; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas; Orientador: Edileuza Virginio Leão Mazza;
ESTUDO SOBRE A OTIMIZAÇÂO DO ACESSO AO PRONTUARIO ELETRÔNICO PARA MÉDICOS E ENFERMEIROS NO ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM UM HOSPITAL DE MACEIÓ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas; Orientador: Edileuza Virginio Leão Mazza;
USO DE APLICATIVOS MOBILE NA PLATAFORMA ANDROID NO AUXILIO A SAÚDE FISÍCA: LEVANTAMENTO DE OPINIÃO NO MUNICÍPIO DE JEQUIÁ DA PRAIA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas; Orientador: Edileuza Virginio Leão Mazza;
UM ESTUDO DE CASO SOBRE BUSINESS INTELLIGENCE E A UTILIZAÇÃO DE SUA FERRAMENTA DE PROCESSO ANALÍTICO NO AMBIENTE HOSPITALAR; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas; Orientador: Edileuza Virginio Leão Mazza;
Produções bibliográficas
-
AMBRÓSIO, RENATO ; MACHADO, AYDANO P. ; LEÃO, EDILEUZA ; LYRA, JOÃO MARCELO G. ; SALOMÃO, MARCELLA Q. ; ESPORCATTE, LOUISE G. PELLEGRINO ; FILHO, JOÃO B. R. DA FONSECA ; FERREIRA-MENESES, ERICA ; SENA, NELSON B. ; HADDAD, JORGE S. ; NETO, ALEXANDRE COSTA ; CASTELO DE ALMEIDA, GILDASIO ; ROBERTS, CYNTHIA J. ; ELSHEIKH, AHMED ; VINCIGUERRA, RICCARDO ; VINCIGUERRA, PAOLO ; BÜHREN, JENS ; KOHNEN, THOMAS ; KEZIRIAN, GUY M. ; HAFEZI, FARHAD ; et.al . Optimized artificial intelligence for enhanced ectasia detection using Scheimpflug-based corneal tomography and biomechanical data. AMERICAN JOURNAL OF OPHTHALMOLOGY , v. 251, p. 126-142, 2022.
-
LEÃO, EDILEUZA ; REN, TSANG ING ; LYRA, JOÃO M. ; MACHADO, AYDANO ; KOPROWSKI, ROBERT ; LOPES, BERNADO ; VINCIGUERRA, RICCARDO ; VINCIGUERRA, PAOLO ; ROBERTS, CYNTHIA J. ; ELSHEIKH, AHMED ; KRYSIK, KATARZYNA ; AMBRÓSIO, RENATO . Corneal deformation amplitude analysis for keratoconus detection through compensation for intraocular pressure and integration with horizontal thickness profile. COMPUTERS IN BIOLOGY AND MEDICINE , v. 109, p. 263-271, 2019.
-
LYRA, J. M. A. G. ; LEÃO, EDILEUZA ; MACHADO, A. P. . Artificial Intelligence in Keratoconus Diagnosis. In: Almodin, E.; Nassaralla, B.A.; Sandes. (Org.). Keratoconus. 1ed.: , 2022, v. , p. 215-228.
-
LEÃO, E. V. . Detectação de Câncer de Mama em Mamogramas Digitalizados Através de Software. In: VII Jornada de Iniciação Científica, 2010, Maceió. Anais da VII Jornada de Iniciação Científica - Aprovado para Publicação, 2010.
-
LEÃO, E. V. ; BESSA, B. . Essência build UP. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LEÃO, E. V. . MODELOS COMPUTACIONAIS BASEADOS EM APRENDIZAGEM DE MÁQUINA PARA ANÁLISE DO MOVIMENTO INDEPENDENTE DA CÓRNEA NOS DADOS FORNECIDOS PELO OCULAR RESPONSER ANALYSER. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LEÃO, E. V. . Minha formação Superior x Inclusão no Mercado de Trabalho. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LEÃO, E. V. . A Ética dos Hackers e o Espirito da Era da Informação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LEÃO, E. V. . Mapeamento dos Processos de Intercambio da Unimed Maceió. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
LEÃO, E. V. . Mapeamento e Otimização dos Processos de Custo da Unimed Maceió. 2010.
LEÃO, E. V. ; ATAIDE, W. A. . Mini Curso Introdução de Blender Aplicado a Saúde. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LEÃO, E. V. . Passo a Passo de Sistema de Movimentação de Beneficiário(SMB). 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Passo a Passo de Sistema).
Projetos de pesquisa
-
2014 - 2016
Sistema de análise de risco de ectasia para candidatos à cirurgia refrativa, Descrição: A presente proposta visa desenvolver um sistema integrado, e inovador, de apoio a decisão médica. Sistema este que vai dar mais segurança ao cirurgião durante a triagem do candidato a cirurgia refrativa, diminuindo significativamente a possibilidade do surgimento de uma das mais temidas complicações do pós-operatório da cirurgia refrativa: a ectasia corneal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Edileuza Virginio Leão Mazza - Integrante / João Marcelo de Almeida Gusmão Lyra - Coordenador / Aydano Pamponet Machado - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Auxílio financeiro / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2009
Detectação de Câncer de Mama em Mamogramas Digitalizados Através de Software, Descrição: Em uma mamografia nem sempre é possível definir com precisão exata a presença de um câncer de mama por vários motivos inerentes ao processo de diagnóstico em si. A proposta desse projeto é desenvolver um software de auxílio ao diagnóstico que permita a tomada de decisão nesses casos, para se definir com mais certeza a ocorrência de nódulos malignos a partir da analise de um mamograma digitalizado. Entre as técnicas usadas no desenvolvimento de ferramentas de apoio a decisão existentes foi escolhida a Rede Neural Artificial, composta de vários neurônios que farão a análise parte por parte da imagem tentando identificar a possível existência de um nódulo maligno. Se alguma das partes da imagem se aproximar do que foi ensinado para a rede como câncer ela ao término da analise apresenta o resultado que será comparado com o diagnóstico real para fins de verificação da sua eficiência. Infelizmente após várias tentativas não foi possível obter um resultado concreto da rede criada. Palavras-chave: Mamografia. Redes Neurais. Câncer de Mama.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Edileuza Virginio Leão Mazza - Coordenador / Túlio César Soares dos Santos André - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1
Prêmios
2017
Scientific Film Festival Runner-up, American Society of Cataract and Refractive Surgery.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. , Rua Doutor Jorge de Lima, 113, Trapiche da Barra, 57010382 - Maceió, AL - Brasil, Telefone: (82) 33156703, URL da Homepage:
Experiência profissional
2016 - Atual
Universidade Estadual de Ciencias da Saúde de AlagoasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 20
2011 - 2015
Universidade Estadual de Ciencias da Saúde de AlagoasVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Temporário, Carga horária: 20
2008 - 2009
Universidade Estadual de Ciencias da Saúde de AlagoasVínculo: Iniciação Cientifica, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 6
Atividades
-
06/2017
Ensino, Sistemas para Internet, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Inteligência Artificial, Metodologia Científica
-
06/2011 - 12/2018
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas em Saúde, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Empreendedorismo, Gerenciamento de Projetos, Inteligência Artificial, Métodologia científica, Sistemas de Informação, Legislação em Informática, Ética e bioética
2014 - 2016
Clínica Dr. João Marcelo Lyra micro cirurgia ocular LTDAVínculo: CTPS, Enquadramento Funcional: Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), Carga horária: 40
Atividades
-
08/2014 - 01/2016
Pesquisa e desenvolvimento, Setor de P&D.Linhas de pesquisa
2024 - Atual
UNIMED MACEIO - Cooperativa de Trabalho MédicoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Tecnologia, Carga horária: 40
2009 - 2013
UNIMED MACEIO - Cooperativa de Trabalho MédicoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Negócio, Carga horária: 45
Atividades
-
03/2010 - 06/2010
Serviços técnicos especializados , Sede Administrativa.Serviço realizado, Projeto Mapeamento e Otimização dos Processos de Custo.
-
03/2008 - 04/2009
Estágios , Sede Administrativa.Estágio realizado, Desenvolvimento de Sistemas.
2014 - 2019
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Grupo de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Participante de Grupo de Pesquisa BrAIn, Carga horária: 2
Atividades
-
03/2014 - 02/2019
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Informática.Linhas de pesquisa
2010 - Atual
Universidade Federal de AlagoasVínculo: Grupo de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Participante de Grupo de Pesquisa, Carga horária: 2
Outras informações:
Participante de Grupo de Pesquisa BrAIn
Atividades
-
01/2011
Pesquisa e desenvolvimento, Reitoria, Campus A. C. Simões.Linhas de pesquisa
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Edileuza Virginio Leão Mazza e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?