Alexandro Cagliari

Possui Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade do Contestado Campus de Concórdia (2006), Mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009) e Doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Realizou Doutorado sanduíche (2012-2013) na Universidade da Califórnia-Davis sob orientação do Dr. John Jiro Harada. Tem experiência na área de Biologia Molecular, com ênfase em Genômica Funcional e Bioinformática, atuando principalmente nos seguintes temas: biossíntese de triglicerídeos, fatores de transcrição envolvidos no processo de síntese de lipídeos, morte celular programada e apoptose em resposta a condições de estresse biótipo e abiótico. Atualmente é Professor Adjunto em Biotecnologia na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). É membro da comissão de Pesquisa e Pós-graduação e vice-coordenador do curso de Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática na Unidade da Uergs em Santa Cruz do Sul. Atua como co-orientador de alunos mestrado e doutorado no Programa de Pós-graduação em Genética e Biologia Molecular da UFRGS e do Programa de Pós Graduação em Biologia Celular e Molecular da UFRGS. É docente permanente do Programa de Mestrado Profissionalizante em Ambiente e Sustentabilidade da Uergs.Foi coordenador do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia (UERGS-Santa Cuz do Sul) (2014-2016), membro do Conselho Consultivo Regional (Região V) (2014-2016) e representante docente da região V (2014-2016) no Conselho Superior da Universidade (CONSUN). Atualmente exerce função na Reitoria da Uergs, como Coordenador da Área das Ciências da Vida e do Meio Ambiente, sendo responsável pela supervisão dos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas, Gestão Ambiental, Ciências Agrárias, Ciência e Tecnologia de Alimentos oferecidos na Uergs.

Informações coletadas do Lattes em 21/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Genética e Biologia Molecular

2009 - 2013

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Estudo do fator de transcrição CCAAT em plantas oleagionosas
Orientador: em University of California Davis ( John Jiro harada)
com Marcia Maria Auxiliadora Naschenveng Pinheiro Margis. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: GENÉTICA VEGETAL; GENÔMICA FUNCIONAL DE PLANTAS.

Mestrado em Genética e Biologia Molecular

2008 - 2009

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Identificação e análise do padrão de expressão de genes codificantes de enzimas responsáveis pela biossíntese de triacilgliceróis em sementes de mamona (Ricinus communis).,Ano de Obtenção: 2009
Marcia Maria Auxiliadora Naschenveng Pinheiro Margis.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Grande área: Ciências Biológicas

Graduação em Ciências Biológicas

2003 - 2006

Universidade do Contestado Campus de Concórdia
Título: PALINOLOGIA, MORFOMETRIA E NERVAÇÃO FOLIAR EM PROCEDÊNCIAS DE ERVA-MATE (Ilex paraguariensis A. St. Hill.) (Aquifoliaceae)
Orientador: VANIA HELENA TECHIO
Bolsista do(a): GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA - ARTIGO 170, ART. 170, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Bioinformática em Estudos Transcritômicos. (Carga horária: 80h). , Laboratório Nacional de Computação Científica, LNCC, Brasil.

2011 - 2011

MICROSCOPIA CONFOCAL EM CÉLULAS VIVAS. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2009 - 2009

PCR em tempo real: metodologias analíticas e quant. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2008 - 2008

NOÇÕES E APLICAÇÕES EM BIOINFORMÁTICA. (Carga horária: 40h). , EmPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA - TRIGO, EMBRAPA TRIGO, Brasil.

2005 - 2007

Língua Inglesa. (Carga horária: 200h). , Escola de Idiomas Athus, ATHUS, Brasil.

2006 - 2006

BIOINDICADORES. (Carga horária: 4h). , Universidade do Contestado Campus de Concórdia, UNC/CONCORDIA, Brasil.

2006 - 2006

INFLUENZA AVIÁRIA. (Carga horária: 4h). , Universidade do Contestado Campus de Concórdia, UNC/CONCORDIA, Brasil.

2006 - 2006

Estágio Profissionalizante (bacharelado). (Carga horária: 150h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2005 - 2005

Comportamento Animal. (Carga horária: 4h). , Universidade do Contestado Campus de Concórdia, UNC/CONCORDIA, Brasil.

2003 - 2003

Da Proliferação à Morte Celular. (Carga horária: 4h). , Universidade do Contestado Campus de Concórdia, UNC/CONCORDIA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Biologia Molecular.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Bioinformática.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genômica Funcional.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IV Simpósio Brasileiro de Genética Molecular de Plantas.Evolution of LEC-1 type genes in vascular plants: insights from castor bean (Ricinus communes) genome. 2013. (Simpósio).

III Simpósio Brasileiro de Genética Molecular de Plantas.Comparative study of the fatty acid biosynthesis and triacylglycerol (TAG) accumulation in plants and algae. 2011. (Simpósio).

II SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GENÉTICA MOLECULAR DE PLANTAS.CHARACTERIZATION OF THE TRIACYLGLYCEROL BIOSYNTHESIS ENZYMES ENCODING GENES IN CASTOR BEAN (Ricinus communis). 2009. (Simpósio).

52º CONGRESSO BRASILEIRO DE GENÉTICA E 12º CONGRESO DE LA ASOCIACIÓN LATINOAMERICANA DE GENÉTICA. ESTUDOS CARIOTÍPICOS EM PENNISETUM SP.. 2006. (Congresso).

57º CONGRESSO NACIONAL DE BOTÂNICA. Estudo do Pólen, Morfometria e Nervação Foliar em Procedências de Eerva-mate (Ilex paraguariensis A. St. Hill.). 2006. (Congresso).

I CONGRESSO SUL BRASILEIRO DE MEIO AMBIENTE. Estudo comparativo de dois corantes na estimativa da viabilidade de pólen em procedências de erva-mate ( Ilex paraguariensis A. St. Hill.). 2006. (Congresso).

II JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - MEIO AMBIENTE - FUNDAÇÃO ZOOBOTÂNICA DO RIO GRANDE DO SUL - FUNDAÇÃO ESTADUAL DE PROTEÇÃO AMBIENTAL.Meiose em Acessos de Azevém Anual ( Lolium Multiflorum L.). 2006. (Simpósio).

X SEMINÁRIO DE DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA - SEDEPE (DOCENTE E DISCENTE).Viabilidade de pólen em procedências de erva-mate (Ilex paraguariensis A. St. Hill.). 2006. (Seminário).

51º CONGRESSO BRASILEIRO DE GENÉTICA. Meiose em Acesso de Azevém Anual (Lolium multiflorum L.). 2005. (Congresso).

VI Seminário de Educação Ambiental e XVIII Semana de Biologia - Meio Ambiente, comunicação e sociedade. 2004. (Seminário).

III Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde Humana. 2003. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Leonardo Bastos Moraes

MULLER, M. V. G.; SCHNEIDER, R. C. S.;CAGLIARI, A. Aproveitamento de resíduo agroindustrial da produção de biodiesel para a obtenção de polihidroxialcanoato. 2017. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Aluno: Patrícia Inês Schwantz

CAGLIARI, A; SCHIMITZ, J.; ROTH, J. G.. AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE ABSORÇÃO DE AZUL DE METILENO PELO EMPREGO DE Aspergillus niger USP 898. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Ayub, D.; COSTA, E.;CAGLIARI, A. Concurso IFRS - Professor Adjunto em Biologia: botânica. 2017. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Cátia Silene Klein

KLEIN, C. S.. Palinologia, morfologia e nervação foliar em procedências de Erva-mate "Ilex Paraguaiensis St. Hill". 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Contestado Campus de Concórdia.

Elisete Ana Barp

BARP, E. A.; Araldi, C. T.. Palinologia, morfometria e nervação foliar em procedências de erva-mate Ilex paraguariensis St. Hill. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Contestado - Concórdia.

Marilene Henning Vainstein

Vainstein, Marilene H; Kátia Castanho; Loreta Brandão de Freitas. História evolutiva do fator de transcrição NF-Y (Nuclear Factor of Y Box) em plantas e seu papel na regulação do desenvolvimento e acúmulo de lipídeos em oleaginosas.. 2013. Tese (Doutorado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Maria Helena Bodanese Zanettini

SILVA, J.A.G.; PASQUALI, G.;BODANESE-ZANETTINI, M. H.. Identificação e análise do padrão de expressão de genes codificantes de enzimas envolvidas na biossíntese de triacilglicerídios em mamona (Ricinus communis L.). 2009. Dissertação (Mestrado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Giancarlo PAsquali

PASQUALI, G.Bodanese-Zanettini, M.H.; Silva, J.A.G.; Margis-Pinheiro, M.M.A.N.. Identificação e Análise do Padrão de Expressão de Genes Codificantes de Enzimas Envolvidas na Biossíntese de Triacilglicerídeos em Mamona (Ricinus communis L.). 2009. Dissertação (Mestrado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Celi Teresinha Araldi-Favassa

ARALDI-FAVASSA, Celi Teresinha. Palinologia morfometria e nervação foliar em procedências de Erva mate Ilex Paraguariensis St. Hill. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Contestado Campus de Concórdia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Fernanda Valandro

Caracterização funcional de mutantes para genes envolvidos com morte celular programada em plantas; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Coorientador);

Stefany de Mesquita Lopo

Identificação e caraterização de genes pertencentes à família EDS1, componente essencial das respostas de resistência relacionadas a genes R (plant disease resistance gene) em soja (Glycine max); Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Nathalia de Cassia Dias

Análise in silico do padrão de expressão de genes pertencentes à família EDS1 em soja (Glycine max); Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Gabriel Passos

Identificação e caraterização de genes pertencentes à família PAD4, componente essencial das respostas de resistência relacionadas a genes R (plant disease resistance gene) em soja (Glycine max); Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Fernanda Fleig Zenkner

Estudo evolutivo dos genes envolvidos na conversão de nor-nicotina no gênero Nicotiana; 2015; Dissertação (Mestrado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Coorientador: Alexandro Cagliari;

Caroline Cabreira

Identificação e análise funcional de genes envolvidos com morte celular em plantas; 2012; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Alexandro Cagliari;

Bianca Bohn

Identificação e análise filogenética de genes codificastes de enzimas envolvidas com o metabolismo de lipídeos em microalgas com genoma sequenciado; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alexandro Cagliari;

Nathalia de Cassia Dias

Análise do padrão de expressão in silico de genes envolvidos com morte celular programada na resposta a condições de estresse em eucaliptos; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alexandro Cagliari;

Carolina Pulga

Identificação e análise filogenética da enzima Ácido Fosfatídico Fostase e seu papel na formação de Triacilglicerois (TAGs) em algas; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alexandro Cagliari;

Rafaela Altoé Macorin

Identificação da enzima G3PAT no processo de catalisação da incorporação de ácidos ? graxos na produção de lipídeos; ; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Alexandro Cagliari;

Yvna Martins de Oliveira

Identificação e análise filogenética dos genes codificantes da enzima fosfolipídio diacilglicerol aciltransferase (PDAT) em algas e seu papel no metabolismo de lipídios; ; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Alexandro Cagliari;

Bianca Bohn

O papel da família de fatores de transcrição NF -Y (Nuclear Factor of Y Box) na resposta das plantas à condições de estresse biótico e abiótico; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Alexandro Cagliari;

Nathália Ferreira Dias

Identificação e caracterização de genes pertencentes à família PLAC8 e seu potencial papel frente a condições de estresse biótico e abiótico em plantas; ; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Alexandro Cagliari;

Bianca Bohn

O papel da família de fatores de transcrição NF-Y (Nuclear Factor of Y Box) na resposta das plantas a estresse biótico e abiótico; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS - ProPPG; Orientador: Alexandro Cagliari;

David Fagundes

Identificação e caracterização dos genes codificantes da enzima Diacilglicerol Aciltransferase (DGAT) durante o metabolismo lipídico em algas; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Alexandro Cagliari;

Fabio Ricardo Leipelt

Identificação e caracterização de genes envolvidos na resposta da planta frente a condições de estresse biótico e abiótico; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Alexandro Cagliari;

Bianca Bohn

Identificação e caracterização de genes envolvidos na resposta da planta frente a condições de estresse biótico e abiótico; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Alexandro Cagliari;

David Fagundes

Identificação e caracterização de genes envolvidos na resposta da planta frente a condições de estresse biótico e abiótico; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Orientador: Alexandro Cagliari;

Nathália Ferreira Dias

Identificaçãoe análise funcional de metacaspases em soja; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Alexandro Cagliari;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Marcia Maria Auxiliadora Naschenveng Pinheiro Margis

IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DO PADRÃO DE EXPRESSÃO DE GENES CODIFICANTES DE ENZIMAS ENVOLVIDAS NA BIOSSÍNTESE DE TRIACILGLICERÍDIOS EM MAMONA (Ricinus communis L; ); 2009; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação de Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcia Maria Auxiliadora Naschenveng Pinheiro Margis;

Marcia Maria Auxiliadora Naschenveng Pinheiro Margis

CARACTERIZAÇÃO DE GENES DA ROTA BIOSSINTÉTICA DE LIPÍDIOS EM MAMONA (Ricinus communis L); 2013; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcia Maria Auxiliadora Naschenveng Pinheiro Margis;

Felipe dos Santos Maraschin

Fatores de transcrição CBF de Ricinus communis; 2010; Tese (Doutorado em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Felipe dos Santos Maraschin;

Eliane Kaltchuk dos Santos

Cultura in vitro; 2006; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade do Contestado Campus de Concórdia; Orientador: Eliane Kaltchuk dos Santos;

Vânia Helena Techio

PALINOLOGIA, MORFOMETRIA E NERVAÇÃO FOLIAR EM PROCEDÊNCIAS DE ERVA-MATE (Ilex paraguariensis St; Hill; ); 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Unc Concórdia; Orientador: Vânia Helena Techio;

ROGERIO MARGIS

Estudo da expressão de genes da biossíntese lipídica em sementes de mamona; ; 2009; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação de Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Rogerio Margis;

ROGERIO MARGIS

Caracterização de genes da rota biossintética de lipídios em mamona (Ricinus communis L); 2013; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Rogerio Margis;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • VOGT, G. H. ; CAGLIARI, A . CONHECIMENTOS E PRÁTICAS INCLUSIVAS ACERCA DOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGENS MAIS FREQUENTES NO MUNICÍPIO DE VENÂNCIO AIRES-RS. Psicopedagogia. Associação Brasileira de Psicopedagogia , v. 36, p. 10-23, 2019.

  • Cagliari, Alexandro . Lei de Acesso ao Patrimônio Genético e seu impacto na pesquisa científica brasileira. Revista Eletrônica Científica da UERGS , v. 5, p. 4-5, 2019.

  • ZENKNER, F. F. ; MARGIS-PINHEIRO, MÁRCIA M. A. N. ; CAGLIARI, A . Nicotine Biosynthesis in Nicotiana: A Metabolic Overview. Tobacco Science , v. 56, p. 1-9, 2019.

  • CABREIRA-CAGLIARI, CAROLINE ; DIAS, NATHALIA DE CASSIA ; BOHN, BIANCA ; FAGUNDES, DAVID GABRIEL DOS SANTOS ; Margis-Pinheiro, Marcia ; BODANESE ZANETTINI, MARIA HELENA ; Cagliari, Alexandro . Revising the PLAC8 Gene Family: From a Central Role in Differentiation, Proliferation, and Apoptosis in Mammals to a Multifunctional Role in Plants. GENOME (OTTAWA. ONLINE) , v. x, p. x, 2018.

  • CABREIRA-CAGLIARI, C. ; BOHN, BIANCA ; FAGUNDES, DAVID GABRIEL DOS SANTOS ; PINHEIRO-MARGIS, M. ; BODANESE ZANETTINI, MARIA HELENA ; CAGLIARI, A . Soybean (Glycine max) NF-Y (Nuclear Factor of Y Box) gene family and its potential role under stress conditions and nodulation. Journal of Plant Biology and Crop Research , v. 2, p. 1009, 2018.

  • CAGLIARI, A . Genome Editing (GE) and its Biotechnological Application in Crop Breeding Programs. Journal of Biotechnology & Bioresearch , v. 1, p. 1-2, 2018.

  • PELLETIER, JULIE M. ; KWONG, RAYMOND W. ; PARK, SOOMIN ; LE, BRANDON H. ; BADEN, RUSSELL ; Cagliari, Alexandro ; HASHIMOTO, MERYL ; MUNOZ, MATTHEW D. ; FISCHER, ROBERT L. ; GOLDBERG, ROBERT B. ; HARADA, JOHN J. . LEC1 sequentially regulates the transcription of genes involved in diverse developmental processes during seed development. PROCEEDINGS OF THE NATIONAL ACADEMY OF SCIENCES OF THE UNITED STATES OF AMERICA , v. 114, p. 201707957-E6719, 2017.

  • CABREIRA-CAGLIARI, C. ; FAGUNDES, D. G. S. ; DIAS, N. C. F. ; BOHN, B. ; MARGIS-PINHEIRO, M. ; BODANESE-ZANETTINI, M. H. ; Cagliari, Alexandro . GILP family: a stress-responsive group of plant proteins containing a LITAF motif. Functional & Integrative Genomics , v. 18, p. 55-66, 2017.

  • CABREIRA, CAROLINE ; CAGLIARI, A ; Bücker-Neto, Lauro ; MARGIS-PINHEIRO, Márcia ; DE FREITAS, LORETA B. ; Bodanese-Zanettini, Maria Helena . The phylogeny and evolutionary history of the Lesion Simulating Disease (LSD) gene family in Viridiplantae. Molecular Genetics and Genomics (Print) , v. 1, p. 1, 2015.

  • FAGUNDES, DAVID ; BOHN, BIANCA ; CABREIRA, CAROLINE ; LEIPELT, FÁBIO ; DIAS, NATHALIA ; BODANESE-ZANETTINI, MARIA H. ; Cagliari, Alexandro . Caspases in plants: metacaspase gene family in plant stress responses. FUNCTIONAL & INTEGRATIVE GENOMICS , v. 15, p. 639-649, 2015.

  • CAGLIARI, A ; Turchetto-Zolet, Andreia Carina ; KORBERS, ANA PAULA ; DOS SANTOS MARASCHIN, FELIPE ; MARGIS, Rogerio ; MARGIS-PINHEIRO, Márcia ; Margis-Pinheiro, Marcia . New insights on the evolution of Leafy cotyledon1 (LEC1) type genes in vascular plants. Genomics (San Diego, Calif.) , v. 1, p. 1-24, 2014.

  • LOSS-MORAIS, GUILHERME ; Turchetto-Zolet, Andreia Carina ; ETGES, MATHEUS ; Cagliari, Alexandro ; KÖRBES, ANA PAULA ; MARASCHIN, FELIPE DOS SANTOS ; Margis-Pinheiro, Márcia ; Margis, Rogério . Analysis of castor bean ribosome-inactivating proteins and their gene expression during seed development. Genetics and Molecular Biology (Impresso) , v. 999, p. 9, 2013.

  • CABREIRA, CAROLINE ; CAGLIARI, A ; Bücker-Neto, Lauro ; Wiebke-Strohm, Beatriz ; FREITAS, LORETA B. ; MARCELINO-GUIMARÃES, FRANCISMAR C. ; NEPOMUCENO, ALEXANDRE L. ; MARGIS-PINHEIRO, Márcia ; MARGIS-PINHEIRO, MÁRCIA M. A. N. ; BODANESE-ZANETTINI, MARIA H. . The Lesion Simulating Disease (LSD) gene family as a variable in soybean response to Phakopsora pachyrhizi infection and dehydration. Functional & Integrative Genomics (Print) , v. 1, p. 1, 2013.

  • KÖRBES, ANA PAULA ; MACHADO, RONEI DORNELES ; GUZMAN, FRANK ; ALMERÃO, MAURICIO PEREIRA ; DE OLIVEIRA, LUIZ FELIPE VALTER ; LOSS-MORAIS, GUILHERME ; Turchetto-Zolet, Andreia Carina ; CAGLIARI, A ; DOS SANTOS MARASCHIN, FELIPE ; MARGIS-PINHEIRO, Márcia ; Margis-Pinheiro, Marcia ; MARGIS, Rogerio . Identifying Conserved and Novel MicroRNAs in Developing Seeds of Brassica napus Using Deep Sequencing. Plos One , v. 7, p. e50663, 2012.

  • Turchetto-Zolet, Andreia C ; Maraschin, Felipe S ; de Morais, Guilherme L ; Cagliari, Alexandro ; Andrade, Claudia MB ; Margis-Pinheiro, Marcia ; Margis, Rogerio . Evolutionary view of acyl-CoA diacylglycerol acyltransferase (DGAT), a key enzyme in neutral lipid biosynthesis. BMC Evolutionary Biology (Online) , v. 11, p. 263, 2011.

  • Cagliari, Alexandro ; Margis, Rogerio ; Dos Santos Maraschin, Felipe ; Turchetto-Zolet, Andreia Carina ; Loss, Guilherme ; Margis-Pinheiro, Marcia . Biosynthesis of Triacylglycerols (TAGs) in plants and algae. INTERNATIONAL JOURNAL OF PLANT BIOLOGY , v. 2, p. 40-52, 2011.

  • Techio, Vânia Helena ; Davide, Lisete Chamma ; Cagliari, Alexandro ; Barbosa, Sandro ; Pereira, Antônio Vander . Karyotipic asymmetry of both wild and cultivated species of Pennisetum. Bragantia (São Paulo, SP. Impresso) , v. 69, p. 273-279, 2010.

  • CAGLIARI, A ; Margis-Pinheiro, Márcia ; Loss, Guilherme ; Mastroberti, Alexandra Antunes ; de Araujo Mariath, Jorge Ernesto ; Margis, Rogério . Identification and expression analysis of castor bean (Ricinus communis) genes encoding enzymes from the triacylglycerol biosynthesis pathway. Plant Science (Limerick) , p. 1-11, 2010.

  • Techio, Vânia Helena ; Cagliari, Alexandro ; Floss, Paulo Alfonso ; Croce, Dorli Mário da . Morfometria e nervação foliar em procedências de erva-mate (Ilex paraguariensis A. St. Hill.) (Aquifoliaceae). Acta Scientiarum. Biological Sciences (Online) , v. 31, p. 433-437, 2009.

  • CAGLIARI, A ; TECHIO, V. H. ; FLOSS, Paulo Afonso ; CROCE, Dorli Mário da . Estudo do pólen, morfometria e nervação foliar em porcedências de erva-mate (Ilex paraguariensis St. Hill. - Aquifoliaceae). Revista Brasileira de Biociências (Impresso) , v. 5, p. 435-437, 2007.

  • CAGLIARI, A ; TURCHETTO-ZOLET, A. ; MARASCHIN, ; LOSS, G. ; MARGIS, R. ; Margis-Pinheiro, Márcia . The Evolutionary History of CBF Transcription Factors: Gene Duplication of CCAAT ? Binding Factors NF-Y in Plants. Gene Duplication. : Intech, 2011, v. 2, p. -.

  • CAGLIARI, A . O papel das Universidades Públicas no desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil. Rio Vale Jornal, 28 maio 2019.

  • CAGLIARI, A ; TECHIO, V.H. ; FLOSS, P.A. ; DA CROCE, D. . VIABILIDADE DE PÓLEN EM PROCEDÊNCIAS DE ERVA-MATE (Ilex paraguariensis). In: X SEMINÁRIO DE DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA - SEDEPE (DOCENTE E DISCENTE), 2006, CURITIBANOS-SC. X SEMINÁRIO DE DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA - SEDEPE (DOCENTE E DISCENTE), 2006.

  • FAGUNDES, DAVID GABRIEL DOS SANTOS ; CABREIRA-CAGLIARI, CAROLINE ; BOHN, BIANCA ; DIAS, N. C. F. ; MARGIS-PINHEIRO, MÁRCIA M. A. N. ; BODANESE-ZANETTINI, M. H. ; CAGLIARI, A . IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA FAMÍLIA DE PROTEÍNAS GILP EM PLANTAS. In: 6 Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão - UERGS, 2016, Bagé, RS. 6 Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão - UERGS, 2016.

  • BOHN, B. ; CABREIRA-CAGLIARI, CAROLINE ; DIAS, N. C. F. ; FAGUNDES, D. G. S. ; MARGIS-PINHEIRO, Márcia ; BODANESE-ZANETTINI, M. H. ; CAGLIARI, A . SOYBEAN (GLYCINE MAX) NF-Y GENE EVOLUTION AND THEIR POTENTIAL ROLE IN PLANT DEFENSE RESPONSES. In: 6 Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão - Uergs, 2016, Bagé, RS. 6 Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão - Uergs, 2016.

  • DIAS, N. C. F. ; CABREIRA-CAGLIARI, CAROLINE ; BOHN, BIANCA ; DIAS, NATHALIA ; MARGIS-PINHEIRO, Márcia ; BODANESE-ZANETTINI, M. H. ; CAGLIARI, A . PLAC8 GENE FAMILY AND THEIR ROLE IN PLANTS AND MAMMALS. In: 6 Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão - UERGS, 2016, Bagé, RS. 6 Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão - UERGS, 2016.

  • CAGLIARI, A ; TECHIO, V.H. ; FLOSS, P.A. ; DA CROCE, D. . ESTUDO DO PÓLEN, MORFOMETRIA E NERVAÇÃO FOLIAR EM PROCEDÊNCIAS DE ERVA-MATE (Ilex paraguariensis ST HILL.) (AQUIFOLIACEAE).. In: 57º CONGRESSO NACIONAL DE BOTÂNICA, 2006, GRAMADO-RS. 57º CONGRESSO NACIONAL DE BOTÂNICA, 2006.

  • CAGLIARI, A ; MARCIO, S. ; FLOSS, P.A. ; DA CROCE, D. . VIABILIDADE DE PÓLEN EM PROCEDÊNCIAS DE ERVA-MATE (Ilex paraguariensis St. Hill.).. In: II JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - MEIO AMBIENTE - FUNDAÇÃO ZOOBOTÂNICA DO RIO GRANDE DO SUL - FUNDAÇÃO ESTADUAL DE PROTEÇÃO AMBIENTAL, 2006, PORTO ALEGRE-RS. II JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - MEIO AMBIENTE - FUNDAÇÃO ZOOBOTÂNICA DO RIO GRANDE DO SUL - FUNDAÇÃO ESTADUAL DE PROTEÇÃO AMBIENTAL, 2006.

  • CAGLIARI, A ; TECHIO, V.H. ; FLOSS, P.A. ; DA CROCE, D. . ESTUDO COMPARATIVO DE DOIS CORANTES NA ESTIMATICA DA VIABILIDADE DE PÓLEN EM PROCEDÊNCIAS DE ERVA-MATE (Ilex paraguariensis St. Hill.).. In: I CONGRESSO SUL BRASILEIRO DE MEIO AMBIENTE, 2006, CONCÓRDIA-SC. I CONGRESSO SUL BRASILEIRO DE MEIO AMBIENTE, 2006.

  • CAGLIARI, A . CARACTERIZAÇÃO CITOGENÉTICA DO GERMOPLASMA DE AZEVÉM (Lolium multiflorum L.).. In: I CONGRESSO SUL BRASILEIRO DE MEIO AMBIENTE, 2006, CONCÓRDIA-SC. I CONGRESSO SUL BRASILEIRO DE MEIO AMBIENTE, 2006.

  • VOGT, G. H. ; CAGLIARI, A . CONHECIMENTOS E PRÁTICAS INCLUSIVAS DOS PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE VENÂNCIO AIRES ACERCA DOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGENS MAIS FREQUENTES NO MUNICÍPIO. In: 8 Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão - UERGS, 2018, Cachoeira do Sul -RS. 8 Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão - UERGS, 2018.

  • BATISTA, J. L. ; TOSTES, S. ; RIEGER, A. ; CAGLIARI, A . Avaliação de diferentes condições de cultivo para a otimização da produção de lipídeos na microalga Parachlorella Kessleri. In: 8 Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão - UERGS, 2018, Cachoeira do Sul-RS. 8 Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão - UERGS, 2018.

  • LOPES, G. S. ; DIAS, N. C. F. ; LOPO, S. M. ; CAGLIARI, A . Identificação e análise evolutiva de proteínas com domínio lipase_3 envolvidas no processo de morte celular programada em soja (Glycine max). In: 8 Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão - UERGS, 2018, Cachoeira do Sul-RS. 8 Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão - UERGS, 2018.

  • LOPO, S. M. ; BOHN, BIANCA ; CAGLIARI, A . IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DOS GENES CODIFICANTES DE ENZIMAS DA ROTA DE BIOSSÍNTESE DE TRIACILGLICERÍDEOS NA MICROALGA Chlamydomonas reinhardtii. In: 7 Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão - UERGS, 2017. 7 Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão - UERGS, 2017.

  • LOPES, G. S. ; BATISTA, J. L. ; CAGLIARI, A . ANÁLISE DE EXPRESSÃO GÊNICA E FILOGENÉTICA DE GENES CODIFICANTES DE ENZIMAS ENVOLVIDAS COM A DEGRADAÇÃO DE LIPÍDEOS EM MICROALGAS COM GENOMA SEQUENCIADO.. In: 7 Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão - UERGS, 2017, Tapes. RS. 7 Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão - UERGS, 2017.

  • DIAS, N. C. F. ; BOHN, BIANCA ; FAGUNDES, D. G. S. ; CAGLIARI, A . IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE FILOGENÉTICA DE GENES PERTENCENTES À FAMÍLIA GÊNICA PLAC8 (PLACENTA ESPECÍFICA 8) EM EUCARIOTOS.. In: 7 Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão - UERGS, 2017, Tapes, RS. 7 Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão - UERGS, 2017.

  • BOHN, B. ; DIAS, N. C. F. ; FAGUNDES, D. G. S. ; CAGLIARI, A . IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO FUNCIONAL DE GENES CODIFICANTES DE LIPASES EM MICROALGAS COM GENOMA SEQUENCIADO. In: 6 Salão Intergrado de Ensino Pesquisa e Extensão - UERGS, 2016, Bagé, RS. 6 Salão Intergrado de Ensino Pesquisa e Extensão - UERGS, 2016.

  • BOHN, B. ; FAGUNDES, D. G. S. ; DIAS, N. ; CAGLIARI, A . IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE FILOGENÉTICA DOS GENES CODIFICANTES DE ENZIMAS DA ROTA DE BIOSSÍNTESE DE TRIACILGLICERÍDEOS EM MICROALGAS. In: 6 Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão - UERGS, 2016, Bagé, RS. 6 Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão - UERGS, 2016.

  • BOHN, B. ; DIAS, N. C. F. ; FAGUNDES, D. G. S. ; CAGLIARI, A . CASPASES EM PLANTAS: O PAPEL DA FAMÍLIA GÊNICA METACASPASE EM RESPOSTA À CONDIÇÕES DE ESTRESSE BIÓTICO E ABIÓTICO. In: 5 Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão - UERGS, 2015, Frederico Westphalen - RS. 5 Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão - UERGS, 2015.

  • CABREIRA, C. ; CAGLIARI, A ; BUCKER-NETO, L. ; WIEBKE-STROHM, B. ; FREITAS, L. B. ; PINHEIRO-MARGIS, M. ; BODANESE-ZANETTINI, M. H. . Identification of lesion simulating disease (LSD) gene family in viridiplantae and evidences of soybean LSD genes role in plant response to Phakopsora pachyrhizi. In: IV Simpósio Brasileiro de Genética Molecular de Plantas, 2013, Bento Gonçalves-RS. IV Simpósio Brasileiro de Genética Molecular de Plantas, 2013.

  • CAGLIARI, A ; KÖRBES, ANA PAULA ; TURCHETTO-ZOLET, A. ; MARASCHIN, F. ; MARGIS, R. ; PINHEIRO-MARGIS, M. . Evolution of LEC-1 type genes in vascular plants: insights from castor bean (Ricinus communes) genome. In: IV Simpósio Brasileiro de Genética Molecular de Plantas, 2013, Bento Gonçalves-RS. IV Simpósio Brasileiro de Genética Molecular de Plantas, 2013.

  • TURCHETTO-ZOLET, A. ; CHRISTOFF, A. P. ; LOSS, G. ; KÖRBES, ANA PAULA ; CAGLIARI, A ; MARASCHIN, F. ; MARGIS-PINHEIRO, Márcia ; MARGIS, R. . PHYLOGENETIC ANALYSIS AND GENE STRUCTURE COMPARISON OF PLANT DIACYLGLYCEROL ACYLTRANSFERASE (DGAT) GENES. In: IV Simpósio Brasileiro de Genética Molecular de Plantas, 2013, Bento Gonçalves-RS. IV Simpósio Brasileiro de Genética Molecular de Plantas, 2013.

  • FONINI, L. ; KÖRBES, ANA PAULA ; CAGLIARI, A ; MARGIS, R. ; PINHEIRO-MARGIS, M. . ANALYSIS OF THE INTERACTION BETWEEN TRANSCRIPTION FACTORS NF-YA AND LEC1-TYPE OF CASTOR BEAN (RICINUS COMMUNIS L.). In: IV Simpósio Brasileiro de Genética Molecular de Plantas, 2013, Bento Gonçalves-RS. IV Simpósio Brasileiro de Genética Molecular de Plantas, 2013.

  • KÖRBES, ANA PAULA ; MACHADO, R. D. ; GUZMAN, F. ; ALMERAO, M. ; OLIVEIRA, L. F. ; LOSS, G. ; TURCHETTO-ZOLET, A. ; CAGLIARI, A ; DOS SANTOS MARASCHIN, FELIPE ; MARGIS-PINHEIRO, Márcia ; MARGIS, R. . IDENTIFICATION OF MIRNAOME AND PREDICTION OF MIRNA TARGETS INVOLVED IN LIPID METABOLISM OF DEVELOPING BRASSICA NAPUS SEEDS. In: IV Simpósio Brasileiro de Genética Molecular de Plantas, 2013, Bento Gonçalves-RS. IV Simpósio Brasileiro de Genética Molecular de Plantas, 2013.

  • CABREIRA, C. ; CAGLIARI, A ; BUCKER-NETO, L. ; MARGIS-PINHEIRO, Márcia ; BODANESE-ZANETTINI, M. H. . Identification of Lesion Mimic Mutants type C2C2 in Soybean. In: 6 th International Crop Science Congress, 2012, Bento Gonçalves-RS. 6 th International Crop Science Congress, 2012.

  • TURCHETTO-ZOLET, A. ; CHRISTOFF, A. P. ; LOSS, G. ; KÖRBES, ANA PAULA ; CAGLIARI, A ; MARASCHIN, F. ; PINHEIRO-MARGIS,M. ; MARGIS, R. . Diacylglycerol acetyltransferase (DGAT) enzymes: a phylogenetics analysis and comparative gene expression in soybean. In: 6 th International Crop Science Congress, 2012, Bento Gonçalves-RS. 6 th International Crop Science Congress, 2012.

  • CAGLIARI, A ; MARASCHIN, F. ; LOSS, G. ; TURCHETTO-ZOLET, A. ; MARGIS, R. ; PINHEIRO-MARGIS, M. . Comparative study of the fatty acid biosynthesis and triacylglycerol (TAG) accumulation in plants and algae. In: III Simpósio Brasileiro de Genética Molecular de Plantas, 2011, Ilhéus-BA. III Simpósio Brasileiro de Genética Molecular de Plantas, 2011.

  • TURCHETTO-ZOLET, A. ; CAGLIARI, A ; LOSS, G. ; MARASCHIN, FELIPE DOS SANTOS ; PINHEIRO-MARGIS, M. ; MARGIS, R. . Aspectos evolutivo das diacilglicerol aciltransferase (DGAT): enzima chave na rota de síntese de lipídios neutros. In: 56 Congresso Brasileiro de Genética, 2010, Guarujá-SP. 56 Congresso Brasileiro de Genética, 2010.

  • TECHIO, V.H. ; DAVIDE, L.C. ; CAGLIARI, A ; BARBOSA, S. ; PEREIRA, A.V. . Assimetria cariotípica de espécies selvagens e cultivadas de Pennisetum.. In: 1ª Reunião Brasileira de Citogenética., 2009, Águas de Lindóia-SP. 1ª Reunião Brasileira de Citogenética, 2009, Águas de Lindóia.. Ribeirão Preto-SP: SBG, 2009.

  • LOSS, G. ; ETGES, M. ; CAGLIARI, A ; PINHEIRO-MARGIS, M. ; MARGIS, R. . phylogenetic and comparative analisys of castor bean type I and II rips. In: II Simpósio Brasileiro de Genética Molecular de Plantas, 2009, Búzios - RJ. II Simpósio Brasileiro de Genética Molecular de Plantas, 2009.

  • CAGLIARI, A ; LOSS, G. ; ETGES, M. ; MARGIS, R. ; PINHEIRO-MARGIS,M. . Identification and characterization of the triacylglycerol biosynthesis enzymes encoding genes in Castor Bean (Ricinus communis). In: II Simpósio Brasileiro de Genética Molecular de Plantas, 2009, Búzios-RJ. II Simpósio Brasileiro de Genética Molecular de Plantas, 2009.

  • CAGLIARI, A ; TECHIO, V.H. ; MARCIO, S. ; FLOSS, P.A. ; DA CROCE, D. . VIABILIDADE E DIÂMETRO DE PÓLEN EM PROCEDÊNCIAS DE ERVA-MATE (Ilex paraguariensis St. Hill.).. In: 52º CONGRESSO BRASILEIRO DE GENÉTICA E 12º CONGRESO DE LA ASOCIACIÓN LATINOAMERICANA DE GENÉTICA, 2006, FOZ DO IGUAÇU-PR. 52º CONGRESSO BRASILEIRO DE GENÉTICA E 12º CONGRESO DE LA ASOCIACIÓN LATINOAMERICANA DE GENÉTICA, 2006.

  • MARCIO, S. ; TECHIO, V.H. ; CAGLIARI, A ; MITELMANN, A. . ANORMALIDADES MEIÓTICAS EM PROCEDÊNCIAS DE AZEVÉM ANUAL (Lolium multiflorum L.). In: 52º CONGRESSO BRASILEIRO DE GENÉTICA E 12º CONGRESO DE LA ASOCIACIÓN LATINOAMERICANA DE GENÉTICA, 2006, FOZ DO IGUAÇU- PR. 52º CONGRESSO BRASILEIRO DE GENÉTICA E 12º CONGRESO DE LA ASOCIACIÓN LATINOAMERICANA DE GENÉTICA, 2006.

  • MARCIO, S. ; TECHIO, V.H. ; CAGLIARI, A ; MITELMANN, A. . MEIOSE EM ACESSOS DE AZEVÉM ANUAL (Lolium multiflorum L.).. In: II JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - MEIO AMBIENTE - FUNDAÇÃO ZOOBOTÂNICA DO RIO GRANDE DO SUL - FUNDAÇÃO ESTADUAL DE PROTEÇÃO AMBIENTAL, 2006, PORTO ALEGRE-RS. II JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - MEIO AMBIENTE - FUNDAÇÃO ZOOBOTÂNICA DO RIO GRANDE DO SUL - FUNDAÇÃO ESTADUAL DE PROTEÇÃO AMBIENTAL, 2006.

  • TECHIO, V.H. ; CAGLIARI, A ; DAVIDE, L.C. . ESTUDOS CARIOTÍPICOS EM PENNISETUM. In: 52º CONGRESSO BRASILEIRO DE GENÉTICA E 12º CONGRESO DE LA ASOCIACIÓN LATINOAMERICANA DE GENÉTICA, 2006. 52º CONGRESSO BRASILEIRO DE GENÉTICA E 12º CONGRESO DE LA ASOCIACIÓN LATINOAMERICANA DE GENÉTICA, 2006.

  • TECHIO, V.H. ; MARCIO, S. ; CAGLIARI, A ; MITELMANN, A. ; PEREIRA, A.V. . MEIOSE EM ACESSOS DE AZEVÉM ANUAL (Lolium multiflorum L.).. In: 51º CONGRESSO BRASILEIRO DE GENÉTICA, 2005, Aguas de Lindóia - SP. 51 CONGRESSO BRASILEIRO DE GENÉTICA, 2005.

  • CABREIRA, C. ; Cagliari, Alexandro ; BUCKER-NETO, L. ; PINHEIRO-MARGIS, M. ; BODANESE-ZANETTINI, M. H. . Identification of Lesion Mimic Mutants type C2C2 in Soybean. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Cagliari, Alexandro ; DOS SANTOS MARASCHIN, FELIPE ; LOSS, G. ; Margis, Rogerio ; Margis-Pinheiro, Márcia . Comparative study of the fatty acid biosynthesis and triacylglycerol (TAG) accumulation in plants and algae. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ANDREIA, AC ; CAGLIARI, A ; LOSS, G. ; MARASCHIN, ; PINHEIRO-MARGIS, M. ; MARGIS, R. . ASPECTOS EVOLUTIVOS DAS DIACILGLICEROL ACILTRANSFERASES (DGAT): ENZIMA CHAVE NA ROTA DE SÍNTESE DE LIPÍDIOS NEUTROS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CAGLIARI, A ; LOSS, G. ; ETGES, M. ; MARGIS, R. ; PINHEIRO-MARGIS,M. . IDENTIFICATION AND CHARACTERIZATION OF THE TRIACYLGLYCEROLS BIOSYNTHESIS ENZYMES ENCODING GENES IN CASTOR BEAN (Ricinus communis). 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CAGLIARI, A ; MARGIS, R. ; LOSS, G. ; ETGES, M. ; PINHEIRO-MARGIS, M. . Expression profile of castor bean (Ricinus communis) triacylglycerol biosynthesis genes. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAGLIARI, A ; TECHIO, V.H. ; FLOSS, P.A. ; DA CROCE, D. . VIABILIDADE DE PÓLEN EM PROCEDÊNCIAS DE ERVA-MATE (Ilex paraguariensis).. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARCIO, S. ; TECHIO, V.H. ; CAGLIARI, A ; MITELMANN, A. . MEIOSE EM ACESSOS DE AZEVÉM ANUAL (Lolium multiflorum L.).. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CAGLIARI, A ; TECHIO, V.H. ; MARCIO, S. ; FLOSS, P.A. ; DA CROCE, D. . VIABILIDADE DE PÓLEN EM PROCEDÊNCIAS DE ERVA-MATE (Ilex paraguariensis St. Hill.). 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CAGLIARI, A ; TECHIO, V.H. . ESTUDO COMPARATIVO DE DOIS CORANTES NA ESTIMATICA DA VIABILIDADE DE PÓLEN EM PROCEDÊNCIAS DE ERVA-MATE (Ilex paraguariensis St. Hill.).. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CAGLIARI, A . CARACTERIZAÇÃO CITOGENÉTICA DO GERMOPLASMA DE AZEVÉM (Lolium multiflorum L.)... 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CAGLIARI, A . Guia do Estudante 2018. 2018.

CAGLIARI, A . Guia do Estudante 2017. 2017.

CAGLIARI, A . Guia do Estudante 2016. 2016.

LOPO, S. M. ; BOHN, B. ; CABREIRA-CAGLIARI, C. ; FAGUNDES, D. G. S. ; DIAS, NATHALIA ; LOPES, G. S. ; CAGLIARI, A . Identificação e análise dos genes CYP82E4 em Nicotiana tabacum L. e seu papel na conversão de nicotina em precursores de nitrosaminas com potencial cancerígeno. 2016. (Relatório de pesquisa).

BOHN, B. ; CABREIRA-CAGLIARI, C. ; FAGUNDES, D. G. S. ; DIAS, NATHALIA ; LOPES, G. S. ; LOPO, S. M. ; CAGLIARI, A . Análise do padrão de expressão in silico de genes envolvidos com morte celular programada na resposta a condições de estresse em soja (Glycine max). 2016. (Relatório de pesquisa).

CAGLIARI, A . ORGANISMOS GENETICAMENTE MODIFICADOS. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CAGLIARI, A . BIOPIRATARIA E TRÁFICO DE ANIMAIS. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2018

    Identificação e caraterização de genes pertencentes à família SAG101 em soja (Glycine max), e o seu papel na intrínseca rede de sinalização frente a condições de estresse., Descrição: Muitos fatores podem ocasionar perdas na lavoura, podendo-se citar os estresses bióticos ocasionados por vírus, nematoides, insetos, fungos, bactérias, ervas daninhas e os estresses abióticos como seca ou alagamento, salinidade, alta/baixa temperatura e toxicidade por minerais no solo. Além das perdas em produção, que afetam diretamente o potencial alimentício da cultura, os danos ambientais ocasionados pela aplicação de agrotóxicos também são expressivos. Um dos mecanismos de defesa de plantas mais estudados envolve a implantação de proteínas de resistência (R), que protegem principalmente de patógenos portadores de genes de avirulência (Avr). A indução de respostas é muitas vezes acompanhada pela formação de uma resposta hipersensível (HR), o que leva a uma rápida indução de morte da célula hospedeira no sítio de invasão do patógeno. Esse fenômeno é de extrema importância para o início da resposta da planta ao dano, de maneira que ajuda a conter a lesão em uma área delimitada. Embora a HR seja considerada uma das primeiras manifestações visíveis da defesa do hospedeiro induzido por patógenos, paralelamente à resposta mediada por R, são desencadeadas várias reações de defesa nas partes locais e distantes da planta. Estes incluem um aumento local e sistêmico nos níveis endógenos de ácido salicílico e a regulação positiva de um grande conjunto de genes de defesa. Dentre esses genes de defesa, está a família de lipases SAG101 (SENESCENCE-ASSOCIATED GENE101), que agem juntamente com outros genes, formando redes de interações e respostas frente a condições atípicas. Porém, essas respostas são pouco compreendidas, resultando na oportunidade de novas pesquisas em busca de esclarecimento da intrincada rede de sinalização ativada em condições de estresses, permitindo, inclusive, o delineamento de estratégias de melhoramento genético eu visem o aumento da produtividade dessa importante cultura. Nesse sentido, o objetivo geral deste projeto é combinar estratégias de bioinformática, valendo-se de ferramentas para análises in silico, a fim de caracterizar e analisar genes pertencentes a família SAG101em soja.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Alexandro Cagliari - Coordenador / Nathalia Cassia Ferreira Dias - Integrante / Stefany Mesquita Lôpo - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Análise in silico do padrão de expressão de genes pertencentes à família EDS1 em soja (Glycine max), Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Alexandro Cagliari - Coordenador / Caroline Cabreira - Integrante / Bianca Bohn - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Identificação e caraterização de genes pertencentes à família EDS1, componente essencial das respostas de resistência relacionadas a genes R (plant disease resistance gene) em soja (Glycine max), Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Alexandro Cagliari - Coordenador / Jessica Leal Batista - Integrante / Gabriel Schimmelpfennig Lopes - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Identificação e caraterização de genes pertencentes à família PAD4, componente essencial das respostas de resistência relacionadas a genes R (plant disease resistance gene) em soja (Glycine max), Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alexandro Cagliari - Coordenador / David Gabriel dos Santos Fagundes - Integrante / Nathalia Cassia Ferreira Dias - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Análise do padrão de expressão in silico de genes envolvidos com morte celular programada na resposta a condições de estresse em eucariotos, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alexandro Cagliari - Coordenador / CABREIRA, CAROLINE - Integrante / David Gabriel dos Santos Fagundes - Integrante / Bianca Bohn - Integrante / BODANESE-ZANETTINI, MARIA HELENA - Integrante / Nathalia Dias - Integrante.

  • 2015 - 2017

    O papel da subfamília CYP82E na conversão de nicotina no gênero Nicotiana, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Alexandro Cagliari - Coordenador / Fernanda Zenkner - Integrante / Marcia Margis - Integrante., Financiador(es): Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.

  • 2015 - Atual

    Identificação e caracterização dos genes codificantes da família Diacilglicerol Aciltransferase (DGAT) e seu papel no acúmulo de lipídios em algas, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Alexandro Cagliari - Coordenador / Bianca Bohn - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Identificação e análise evolutiva dos genes codificantes da família Ácido Lisofosfatídico Aciltransferase em algas com genoma sequenciado, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alexandro Cagliari - Coordenador / DIAS, NATHALIA - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Identificação e análise evolutiva dos genes codificantes da família Fosfolipídio Diacilglicerol Aciltransferase e seu papel no acúmulo de lipídios em algas, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Alexandro Cagliari - Coordenador / Bianca Bohn - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Identificação e análise evolutiva dos genes codificantes da família Glicerol-3-Fostato Aciltransferase em algas com genoma sequenciado, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Alexandro Cagliari - Coordenador / David Gabriel dos Santos Fagundes - Integrante / Bianca Bohn - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Identificação e Caracterização de genes envolvidos com o metabolismo de triacilglicerois em algas, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Alexandro Cagliari - Coordenador / David Gabriel dos Santos Fagundes - Integrante / Bianca Bohn - Integrante / Nathalia Cassia Ferreira Dias - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Identificação e análise evolutiva dos genes codificantes da família Ácido Fosfatídico Fosfatase e seu papel no acúmulo de lipídios em algas com genoma sequenciado, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Alexandro Cagliari - Coordenador / David Gabriel dos Santos Fagundes - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Identificação e caracterização dos genes codificantes da família Colina Fosfotransferase e seu papel no acúmulo de lipídios em algas, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Alexandro Cagliari - Coordenador / Nathalia Cassia Ferreira Dias - Integrante.

  • 2014 - Atual

    O papel da família de fatores de transcrição NF -Y (Nuclear Factor of Y Box) na resposta das plantas à condições de estresse biótico e abiótico, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Alexandro Cagliari - Coordenador / Bianca Bohn - Integrante / Henrique Nakano - Integrante / Stefany Mesquita Lôpo - Integrante / Jessica Leal Batista - Integrante / Gabriel Schimmelpfennig Lopes - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Identificação e caracterização de genes envolvidos em morte celular programada em resposta a condições de estresse biótico e abiótico em plantas, Descrição: Identificação e caracterização de genes envolvidos na resposta da planta frente a condições de estresse biótico e abiótico em plantas., com ênfase a genes envolvidos com morte celular programada.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Alexandro Cagliari - Coordenador / Caroline Cabreira - Integrante / Maria Helena Bodanese-Zanettini - Integrante / David Gabriel dos Santos Fagundes - Integrante / Fábio Ricardo Leipelt - Integrante / Bianca Bohn - Integrante / Nathalia Cassia Ferreira Dias - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2014 - Atual

    Família gênica PLAC8 e seu papel em morte celular programada em eucariotos, Descrição: O projeto tem como objetivo associar ferramentas de biologia molecular e bioinformática visando a identificação, caracterização funcional e análise evolutiva dos genes pertencentes à familia PLAC8, e seu papel no controle da morte celular programa em diferentes organismos. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Alexandro Cagliari - Coordenador / CABREIRA, CAROLINE - Integrante / David Gabriel dos Santos Fagundes - Integrante / Bianca Bohn - Integrante / Nathalia Cassia Ferreira Dias - Integrante / Henrique Nakano - Integrante / Jessica Leal Batista - Integrante / Gabriel Schimmelpfennig Lopes - Integrante.

  • 2014 - Atual

    O papel da família GILP em morte celular programada em eucariotos, Descrição: O projeto tem como objetivo associar ferramentas de biologia molecular e bioinformática visando a identificação, caracterização funcional e análise evolutiva dos genes pertencentes à familia GILP, e seu papel no controle da morte celular programa em diferentes organismos. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Alexandro Cagliari - Coordenador / CABREIRA, CAROLINE - Integrante / David Gabriel dos Santos Fagundes - Integrante / Bianca Bohn - Integrante / DIAS, NATHALIA - Integrante / Nathalia Dias - Integrante / Henrique Nakano - Integrante / Stefany Mesquita Lôpo - Integrante / Jessica Leal Batista - Integrante / Gabriel Schimmelpfennig Lopes - Integrante.

  • 2008 - 2014

    Projeto Estruturande de Agroenergia do Rio Grande do Sul - Área Biotecnológica, Descrição: As metas previstas para a área de biotecnologia do projeto estão descritas abaixo: Determinação de seqüências expressas em semente, fruto e flor de Ricinus comunis 1- Construir 10 bibliotecas de cDNA a partir de diferentes estádios de formação de flores, frutos e sementes de R. comunis 2- Seqüenciar e depositar um total de 20.000 ESTs com parâmetros de qualidade estabelecidos, buscando cobrir todos os possíveis genes expressos 3- Organizar e manter um estoque de clones individuais de cDNA que represente a totalidade dos genes expressos em flores, frutos e sementes de R. comunis Desenvolvimento tecnológico para a cultura de mamona no Rio Grande do Sul 1- Induzir variabilidade genética através de mutagênicos físicos e químicos 2- Induzir variabilidade via variação somaclonal 3- Obter duplo-haploides via cultura de anteras 4- Quantificar o conteúdo de ricina e ricinina em genótipos de mamona 5- Fazer análise citogenética de genótipos de mamona 6- Fazer a caracterização fenotípica e molecular de genótipos de mamona . Alunos envolvidos: Graduação ( 1) / Mestrado acadêmico ( 2) . Integrantes: Marcia Pinheiro Margis - Integrante / Giancarlo Pasquali - Integrante / Guilherme Loss de Morais - Integrante / Alexandro Cagliari - Integrante / Sérgio Delmar dos Anjos - Integrante / Vera Lucia Bobrowski - Integrante / Luciano do Amarante - Integrante / Rogerio Margis - Coordenador. Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Alexandro Cagliari - Integrante / MARCIA PINHEIRO MARGIS - Integrante / ROGERIO MARGIS - Coordenador / GUILHERME LOSS - Integrante / MATHEUS ETGES - Integrante.

  • 2005 - 2007

    Análise citogenética e morfológica de espécies de Ilex, Descrição: Apesar de compor um dos sistemas agroflorestais mais antigos e característicos da região Sul do Brasil e assumir significativa importância ambiental e sócio-econômica, os estudos sobre a biologia, a fisiologia e o melhoramento das espécies de Ilex são escassos (Floss, 1997; Winge e Tarasconi, 1999). No gênero Ilex, de modo geral, grande parte do germoplasma jamais foi avaliado ou utilizado, tendo em vista que os programas de melhoramento da erva-mate iniciaram-se recentemente (no Brasil, em 1990 e na Argentina, em 1970, segundo Resende, Sturion e Simeão, 1997) e que grande parte da exploração econômica baseia-se no extrativismo. A perda acelerada dos ervais nativos, tanto pela superexploração, como pelo avanço das áreas de outras culturas, evidenciam a importância e urgência de um maior esforço para a realização de estudos que visem conhecer a biologia da erva-mate e seus parentes silvestres, uma vez que essas informações são essenciais para a conservação e aproveitamento do germoplasma, tanto pelo seu valor ecológico como para sua sustentabilidade econômica. Além disso, em função da diversidade morfológica, a taxonomia de Ilex tem se apresentado controvertida na literatura. Existem divergências quanto à categorias infraespecíficas e quanto ao estabelecimento de novas espécies (Grondona, 1954; Mattos, 1985). O esclarecimento do significado taxonômico e biológico dos genótipos baseado em critérios científicos é fundamental para conservação genética, intercâmbio, seleção de genótipos usados pela indústria ervateira. Assim, um estudo amplo envolvendo avaliação citogenética associada ao exame de características morfológicas das plantas e avaliações morfofisiológicas das sementes, é absolutamente indispensável para programas de monitoramento e conservação do germoplasma e melhoramento e, sobretudo, para conhecer cientificamente as espécies e utilizá-las sustentavelmente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alexandro Cagliari - Integrante / VANIA HELENA TECHIO - Coordenador / SIMONE MARCIÓ - Integrante / PAULO ALFONSO FLOSS - Integrante / DA CROCE, D. - Integrante., Financiador(es): Não informado / Universidade do Contestado Campus de Concórdia - Auxílio financeiro / Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - Cooperação / Universidade Federal de Lavras - Cooperação.

  • 2005 - 2007

    Análise meiótica e mitótica em Pennisetum, Descrição: Os estudos de citogenética relativos ao capim-elefante (Pennisetum purpureum Schumach.) têm sido realizados em parceria entre o laboratório de Citogenética da UFLA e a Embrapa Gado de Leite de Juiz de Fora/MG, onde o programa de melhoramento desta forrageira é conduzido. O capim-elefante, além da elevada produção de matéria seca, apresenta boa palatabilidade, alto valor nutritivo e perenidade, quando comparado com outras espécies (PEREIRA et al, 2001). No entanto, uma das grandes limitações à expansão da área cultivada com capim-elefante é a necessidade do uso da propagação vegetativa, visto que a maioria das cultivares produz sementes minúsculas e de baixo vigor (PEREIRA et al, 2001 e PEREIRA et al, 2003). Uma das soluções é o desenvolvimento de cultivares superiores propagadas via sementes e adaptadas às diferentes condições edafoclimáticas. A obtenção de cultivares propagadas por sementes, melhor adaptadas ao sistema de pastejo e com resistência às cigarrinhas das pastagens tem sido o principal objetivo do melhoramento do capim-elefante (PEREIRA et al, 2003). A principal estratégia adotada pelo melhoramento dessa espécie tem sido a hibridação intra- e interespecífica. Na hibridação interespecífica aproveita-se a facilidade de cruzamento entre o capim-elefante e o milheto (P. glaucum) para a obtenção de híbridos com melhor qualidade forrageira. O híbrido de capim-elefante (2n=4x=28 e genoma A A BB) e milheto (2n=2x=14 e genomas AA) é um triplóide estéril com 2n=3x=21 cromossomas e genoma AA B, o que torna-se uma barreira para os programas de melhoramento do capim-elefante. Como a identificação correta de espécies e cultivares é um dos desafios dos bancos de germoplasma, iniciamos com a caracterização citogenética de vários acessos de espécies de Pennisetum e de híbridos do Banco Ativo de Germoplasma de Capim-elefante da Embrapa Gado de Leite. Para alguns acessos foram utilizados inclusive caracteres morfológicos reprodutivos para a classificação taxonômica. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alexandro Cagliari - Coordenador., Financiador(es): Universidade do Contestado Campus de Concórdia - Cooperação / Universidade Federal de Lavras - Auxílio financeiro / Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Cooperação.

  • 2005 - 2006

    Caracterização molecular, Citogenética e Morfológica de populações de azevém (Lolium multiflorum L.) e efeito da duplicação cromossômica sobre o comportamento forrageiro, Descrição: O processo de intensificação da produção de leite a pasto constitui um importante objetivo do setor leiteiro que visa tornar a atividade competitiva e economicamente rentável. Contudo, o uso de forrageiras de má qualidade e baixo potencial produtivo, acrescido ao elevado custo dos alimentos concentrados, têm sido fatores apontados como os principais responsáveis pela baixa produtividade leiteira. Nas principais bacias leiteiras do país localizadas nas regiões Sul e Sudeste, o problema mais sério encontrado pelos pecuaristas é a falta ou escassez de forragem durante os meses de inverno, ocasionada pelas baixas temperaturas e fortes geadas ou ainda, os períodos prolongados de estiagem que determinam uma parada no crescimento das pastagens e refletem em perdas significativas de peso nos animais. Uma das alternativas mais econômicas de melhorar a nutrição do rebanho leiteiro é utilizando forrageiras mais produtivas e de melhor qualidade, que se adaptem as diferentes condições edafoclimáticas do país. Entre as forrageiras que apresentam potencial para intensificação da produção de leite nessas regiões, destaca-se o azevém (Lolium multiflorum), considerada a principal espécie forrageira de clima temperado e por estar completamente adaptada às áreas de campo, típicas do Sul do Brasil. Embora apresente potencial forrageiro e variabilidade intra e interpopulacional, os programas de melhoramento genético da espécie no Brasil estão em fase inicial, período caracterizado pela introdução de germoplasma e avaliação do comportamento dos genótipos no ambiente. Entre as características do azevém a serem melhoradas, além da produtividade, está a distribuição estacional da produção de forragem, com ajustes para atender aos períodos de maior necessidade e aos diferentes sistemas de produção. A maioria desses problemas pode ser resolvido explorando melhor o germoplasma do azevém, bem como a possibilidade de cruzamento com espécies de Festuca ou a produção de genótipos poliplóides.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Alexandro Cagliari - Integrante / VANIA HELENA TECHIO - Integrante / SIMONE MARCIÓ - Integrante / MITELMANN, A. - Coordenador / SANDRO BARBOSA - Integrante., Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Cooperação / Universidade do Contestado Campus de Concórdia - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2016

Destaque de Sessão XXVIII São de Iniciação Científica da UFRGS, UFRGS.

2016

Indicação ao Prêmio Jovem Cientista - XXVIII São de Iniciação Científica da UFRGS, UFRGS.

2015

Prêmio Destaque Melhor Pôster - V Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão, UERGS.

2015

Menção Honrosa Apresentação Oral - V Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão, UERGS.

2013

Menção Honrosa Melhor Pôster Simpósio Brasileiro de Genética Molecular de Plantas, Sociedade Brasileira de Genética Molecular de Plantas.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS-Santa Cruz do Sul-RS, UERGS. , Avenida Independência - de 2711 ao fim - lado ímpar, Renascença, 96816501 - Santa Cruz do Sul, RS - Brasil, Telefone: (51) 37156926, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - Atual

    Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto em Biotecnologia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 04/2016

      Direção e administração, UERGS-Santa Cruz do Sul-RS, .,Cargo ou função, Coordenador da Área das Ciências da Vida e do Meio Ambiente Uergs.

    • 01/2016

      Direção e administração, UERGS-Santa Cruz do Sul-RS, .,Cargo ou função, Vice-coordenador do Curso de Especialização em Ensino e Práticas de Ciências da Natureza e Matemática.

    • 10/2015

      Direção e administração, UERGS-Santa Cruz do Sul-RS, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Pesquisa e Pós-Graduação da Unidade da Uergs em Santa Cruz do Sul.

    • 02/2015

      Pesquisa e desenvolvimento , UERGS-Santa Cruz do Sul-RS, .,Linhas de pesquisa

    • 06/2014

      Pesquisa e desenvolvimento , UERGS-Santa Cruz do Sul-RS, .,Linhas de pesquisa

    • 02/2014

      Pesquisa e desenvolvimento , UERGS-Santa Cruz do Sul-RS, .,Linhas de pesquisa

    • 10/2013

      Conselhos, Comissões e Consultoria, UERGS-Santa Cruz do Sul-RS, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Horticultura-UERGS-Santa Cruz do Sul.

    • 10/2013

      Conselhos, Comissões e Consultoria, UERGS-Santa Cruz do Sul-RS, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia-UERGS-Santa Cruz do Sul.

    • 08/2016 - 12/2016

      Ensino, Ensino e Práticas de Ciências da Natureza e Matemática, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Seminários de Orientação de Monografia

    • 04/2016 - 12/2016

      Extensão universitária , UERGS-Santa Cruz do Sul-RS, .,Atividade de extensão realizada, Oficinas científicas para alunos da Educação Básica em uma escola pública de Santa Cruz do Sul, RS.

    • 07/2015 - 12/2016

      Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Genética Geral

    • 07/2015 - 12/2016

      Ensino, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biotecnologia Vegetal I, Ciências do Ambiente, Recuperação e Purificação de Bioprodutos

    • 07/2015 - 12/2016

      Ensino, Horticultura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Recursos Genéticos e agrobiodiversidade em horticultura

    • 02/2016 - 07/2016

      Ensino, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Genética Geral

    • 02/2016 - 07/2016

      Ensino, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia

    • 02/2016 - 07/2016

      Ensino, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado

    • 02/2016 - 07/2016

      Ensino, Ensino e Práticas de Ciências da Natureza e Matemática, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Tópicos atuais em Biologia

    • 06/2014 - 06/2016

      Direção e administração, UERGS-Santa Cruz do Sul-RS, .,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia.

    • 06/2014 - 06/2016

      Direção e administração, UERGS-Santa Cruz do Sul-RS, .,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia.

    • 06/2014 - 06/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, UERGS-Santa Cruz do Sul-RS, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Consultivo Regional (região V) da UERGS.

    • 06/2014 - 06/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, UERGS-Santa Cruz do Sul-RS, .,Cargo ou função, Representante Docente da Região V no Conselho Superior da Universidade (CONSUN) - UERGS.

    • 08/2015 - 12/2015

      Extensão universitária , UERGS-Santa Cruz do Sul-RS, .,Atividade de extensão realizada, Oficinas científicas para alunos da Educação Básica em uma escola pública de Santa Cruz do Sul, RS.

    • 02/2015 - 06/2015

      Ensino, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioinformática, Bioquímica II, Genética de Microrganismos, Introdução à Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia

    • 07/2014 - 12/2014

      Ensino, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Genética Geral, Biologia Molecular, Genética de Microrganismos

    • 02/2014 - 07/2014

      Ensino, Horticultura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Melhoramento Genético Vegetal

    • 02/2014 - 06/2014

      Ensino, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biologia Celular, Biologia Molecular, Genética

    • 01/2014 - 03/2014

      Ensino, Agroindústria, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia Geral

    • 12/2013 - 02/2014

      Ensino, Agroindústria, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia Aplicada

    • 10/2013 - 12/2013

      Ensino, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biologia Celular, Fundamentos de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia

    • 10/2013 - 12/2013

      Ensino, Horticultura, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Genética Aplicada `a Horticultura

  • 2009 - 2013

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorando, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2008 - 2009

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsita CNPQ - Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2005 - 2007

    Universidade do Contestado Campus de Concórdia

    Vínculo: Bolsista Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: BOLSISTA INICIAÇÃO CIENTÍFICA

    Outras informações:
    Bolsista do Artigo 170 da Constituição do Estado de Santa Catarina na modalidade Pesquisa sob o título Viabilidade de Pólen em Procedências de Erva-mate (Ilex paraguariensis A. St. Hill) coletadas na Região Sul do Brasil e Argentina.

    Atividades

    • 02/2005 - 12/2006

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Pesquisa da UnC, .,Linhas de pesquisa

  • 2005 - 2008

    Prefeitura Municipal de Ponte Serrada

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: AGENTE DE INFORMÁTICA, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Agente de Informática lotado 40 horas semanais na Escola Básica Municipal Antonio Paglia exercendo atividades de docência na área de informática com alunos de pré-escolar à 8ª série.

    Atividades

    • 02/2005 - 03/2008

      Ensino,,Disciplinas ministradas, INFORMATICA

    • 01/2004 - 12/2004

      Ensino,,Disciplinas ministradas, AGENTE EDUCACIONAL I (PROFESSOR DE MÚSICA)

    • 06/2003 - 12/2003

      Ensino,,Disciplinas ministradas, AGENTE EDUCACIONAL ( PROFESSOR DE MUSICA)

    • 06/2000 - 12/2000

      Ensino,,Disciplinas ministradas, AGENTE EDUCACIONAL I

    • 06/2000 - 12/2000

      Ensino,,Disciplinas ministradas, AGENTE EDUCACIONAL I

  • 2002 - 2002

    EEB DOM VITAL

    Vínculo: Bolsista Govrno Estadual de SC, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

  • 2001 - 2001

    EEB DOM VITAL

    Vínculo: Bolsista do Governo Estadual, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

    Atividades

    • 02/2005

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Noções de Informática ( Pré à 8 series)

    • 01/2004 - 11/2004

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Banda Municipal de Instrumentos de Sopro - Ponte Serrada-SC, Teoria e Prática Musical

    • 08/2003 - 12/2003

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Banda Municipal de Instrumentos de Sopro - Ponte Serrada-SC, Teoria e Prática Musical

    • 03/2002 - 12/2002

      Estágios , EEEDV, .,Estágio realizado, estagio realizado em atividadesoperacionais e administrativas.

    • 04/2001 - 12/2001

      Estágios , EEEDV, .,Estágio realizado, estagio realizado em atividades administrativas (bibliotecário).

    • 06/2000 - 12/2000

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Agente Educacional