Kelvin Walker Bossolani

Graduado em Letras pelo Centro Universitário Unifafibe (licenciatura) (2012); realizou iniciação científica (2010-2011) durante a graduação, pós-graduado pelo Centro Universitário Barão de Mauá em nível Lato Sensu em Literatura Brasileira (2014) e em Literatura Contemporânea (2014), graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário de Jales (licenciatura) (2016), Mestrado em andamento em Letras (CAPES 6) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Ibilce). Atualmente é titular de cargo PEB II de Língua Portuguesa na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Se interessa por Estudos Literários com ênfase em Literatura Brasileira e Teoria Literária, assim como por Educação relacionada ao ensino de Língua e Literatura.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Letras

2018 - Atual

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Mise en abyme: o procedimento narrativo em Bolero de Rave, de Menalton Braff.,Orientador:
Arnaldo Franco Junior.

Especialização em andamento em Gestão Escolar

2019 - Atual

FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

Especialização em Literatura Brasileira

2013 - 2014

Centro Universitário Barão de Mauá
Título: Saída discreta pela porta dos fundos: não relação com o mundo e morte em Macabéa e Margarida Flores, personagens de Clarice Lispector
Orientador: Rosemary Conceição dos Santos

Especialização em Literatura Contemporânea

2013 - 2014

Centro Universitário Barão de Mauá
Título: Impressões Poéticas: a narrativa poético-impressionista em Bolero de Ravel de Menalton Braff
Orientador: Carolina Donega Bernardes

Graduação em Pedagogia

2015 - 2016

Centro Universitário de Jales
Título: Educação e informática: uma maneira dinâmica de ensinar a leitura e a escrita
Orientador: Eduardo Silva Pedroso

Graduação em Letras

2010 - 2012

Centro Universitário Unifafibe
Título: Um Cabelo na Sopa do Elefante de Circo: Aspectos Grotescos e Cômicos em Macabéa e Almira, personagens de Clarice Lispector
Orientador: Mariângela Alonso

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 2012

Por uma poética da feminilidade em Ana M. Machado. (Carga horária: 3h). , Centro Universitário UNIFAFIBE, UNIFAFIBE, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Gramática Normativa:. (Carga horária: 20h). , Centro Universitário UNIFAFIBE, UNIFAFIBE, Brasil.

2011 - 2011

Tropicalismo: Vanguarda, poesia e anarquia. (Carga horária: 4h). , Centro Universitário UNIFAFIBE, UNIFAFIBE, Brasil.

2011 - 2011

Impressões poéticas e borrões impressionistas:. (Carga horária: 2h). , Centro Universitário UNIFAFIBE, UNIFAFIBE, Brasil.

2011 - 2011

Memória e metáfora na poesia de Manoel de Barros. (Carga horária: 2h). , Centro Universitário UNIFAFIBE, UNIFAFIBE, Brasil.

2011 - 2011

A poética do non sense em Alice no país.... (Carga horária: 4h). , Faculdades Integradas Fafibe, FAFIBE, Brasil.

2010 - 2010

Por uma poética do espaço imaginário:. (Carga horária: 4h). , Faculdades Integradas Fafibe, FAFIBE, Brasil.

2010 - 2010

Desacertos Gramaticais em Redações de Vestibular. (Carga horária: 6h). , Faculdades Integradas Fafibe, FAFIBE, Brasil.

2010 - 2010

Trajetória do Novo Acordo Ortográfico da L. Port:. (Carga horária: 4h). , Faculdades Integradas Fafibe, FAFIBE, Brasil.

2010 - 2010

Processo de Comunicação e as Funções da Linguagem. (Carga horária: 2h). , Faculdades Integradas Fafibe, FAFIBE, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BOSSOLANI, K. W. . Coordenador de sessão de comunicação no VII Congresso Nacional do Programa de Pós-Graduação em Letras: "Políticas da literatura - 40 anos do PPG-Letras" e XX Seminário de Estudos Literários. 2019. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

31 Semana de Letras da UNESP/IBILCE.O narrador outsider em Bolero de Ravel, de Menalton Braff. 2019. (Outra).

VII Congresso Nacional do Programa de Pós-Graduação em Letras:. 2019. (Congresso).

VII Congresso Nacional do Programa de Pós-Graduação em Letras: "Políticas da Literatura - 40 anos do PPG-Letras" e XX Seminário de Estudos Literários. A fragmentação do sujeito e sua representação na narrativa: a mise en abyme. 2019. (Congresso).

30ª Semana de Letras.Luto e melancolia: os percursos da memória em Bolero de Ravel de Menalton Braff. 2018. (Outra).

V Congresso Internacional do PPG-Letras e XIX Seminário de Estudos Literários. 2018. (Congresso).

V Congresso Internacional do PPG-Letras e XIX Seminário de Estudos Literários. Onde as narrativas se confundem: a mise en abyme em Moça com chapéu de palha, de Menalton Braff. 2018. (Congresso).

V Congresso Internacional do PPG-Letras e XIX Seminário de Estudos Literários. A mise en abyme no romance Bolero de Ravel, de Menalton Braff. 2018. (Congresso).

IV EPEQ (encontro de pesquisa) e IV mostra de Inicianção Científica.A solução para a estrela: diálogos clariceanos. 2012. (Encontro).

59º GEL (Gupo de estudos linguísticos do estado de São Paulo).A carnavalização e seus efeitos em A hora da estrela de Clarice Lispector. 2011. (Seminário).

III EPEQ (encontro de pesquisa) e III mostra de Inicianção Científica.Macabéa e Almira: grotescas datilógrafas de Clarice Lispector. 2011. (Encontro).

II EPEQ (Encontro de Pesquisa) e II Mostra de Iniciação Científica.A carnavalização e seus efeitos de sentido em A hora da estrela, de Clarice Lispector. 2010. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Mariângela Alonso

ALONSO, M.; FRANCO-JUNIOR, A.; ALVES, M. C. R.. Mise en abyme e memória em Bolero de Ravel, de Menalton Braff. 2020 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Lígia Maria Pereira de Pádua

PÁDUA, L. M. P.; ALONSO, M.. Um cabelo na sopa do elefante de circo: aspectos grotescos e cômicos em Macabéa e Almira, personagens de Clarice Lispector. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Universitário Unifafibe.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Mariângela Alonso

Um cabelo na sopa do elefante de circo:aspectos grotescos e cômicos em Macabéa e Almira, personagens de Clarice Lispector; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário UNIFAFIBE; Orientador: Mariângela Alonso;

Mariângela Alonso

Máscaras excêntricas e cosmovisões carnavalescas: um estudo de A hora da estrela, de Clarice Lispector; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Centro Universitário UNIFAFIBE; Orientador: Mariângela Alonso;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BOSSOLANI, K. W. . Saída discreta pela porta dos fundos: não relação com o mundo e morte em Macabéa e Margarida Flores, personagens de Clarice Lispector. Revista FAFIBE On Line (Online) , v. 7, p. 118-128, 2014.

  • ALONSO, M. ; BOSSOLANI, K. W. . Máscaras e risos: aspectos da carnavalização em A hora da estrela, de Clarice Lispector. Revista Letras Fafibe , v. 02, p. e1-7, 2011.

  • ALONSO, M. ; BOSSOLANI, K. W. . Máscaras e risos: aspectos da carnavalização em A hora da estrela, de Clarice Lispector. Revista FAFIBE On Line (Online) , v. 4, p. e1-7, 2011.

  • BOSSOLANI, K. W. . A fragmentação do sujeito e sua representação na narrativa: a mise en abyme. In: V Congresso Nacional do Programa de Pós-Graduação em Letras: 'Políticas da Literatura - 40 anos do PPG-Letras' e XX seminário de Estudos Literários, 2019, São José do Rio Preto. Políticas da Literatura. São José do Rio Preto: UNESP, 2019. p. 1-90.

  • BOSSOLANI, K. W. . O narrador outsider em Bolero de Ravel, de Menalton Braff. In: 31 Semana de Letras da UNESP/IBILCE, 2019, São José do Rio Preto. Caderno de Resumos, 2019. p. 1-24.

  • BOSSOLANI, K. W. . Onde as narrativas se confundem: a mise en abyme em Moça com chapéu de palha, de Menalton Braff. In: V Congresso Internacional do PPG-Letras e XIX Seminário de Estudos Literários, 2018, São José do Rio Preto. Caderno de resumos [do] 5. Congresso Internacional do PPG-Letras e 19. Seminário de Estudos Literários, 2018. p. 17-17.

  • BOSSOLANI, K. W. . Luto e Melancolia: os percursos da memória em Bolero de Ravel, de Menalton Braff. In: 30ª Semana de Letras 'Preconceito, Rexistência, Transformação', 2018, São José do Rio Preto. Caderno de Resumos. São José do Rio preto: Ibilce/Unesp, 2018.

  • BOSSOLANI, K. W. ; ALONSO, M. . A solução para a estrela: diálogos clariceanos. In: IV Epeq Unifafibe/2012: IV Encontro De Pesquisa E IV Mostra De Iniciação Científica, 2012, Bebedouro. EPeQ Fafibe, 2012. v. 1. p. 7-7.

  • BOSSOLANI, K. W. ; ALONSO, M. . Macabéa e Almira: grotescas datilógrafas de Clarice Lispecto. In: III Epeq Unifafibe/2011: III Encontro De Pesquisa e III Mostra De Iniciação Científica, 2011, Bebedouro. Revista Epeq Unifafibe. Bebedouro: UNIFAFIBE, 2011. p. 43-43.

  • BOSSOLANI, K. W. ; ALONSO, M. . A carnavalização e seus efeitos de sentido em A hora da estrela de Clarice Lispector. In: II Epeq Unifafibe/2010: II Encontro De Pesquisa E II Mostra De Iniciação Científica, 2010, Bebedouro. Revista Epeq Unifafibe. BEBEDOURO: FAFIBE, 2010. p. 90-90.

  • BOSSOLANI, K. W. . A fragmentação do sujeito e a sua representação na narrativa: a mise en abyme. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BOSSOLANI, K. W. . O narrador outsider em Bolero de Ravel, de Menalton Braff. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BOSSOLANI, K. W. . A mise en abyme no romance Bolero de Ravel, de Menalton Braff. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BOSSOLANI, K. W. . Onde as narrativas se confundem: a mise en abyme em Moça com chapéu de palha, de Menalton Braff. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BOSSOLANI, K. W. . Luto e melancolia: os percursos da memória em Bolero de Ravel, de Menalton Braff. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BOSSOLANI, K. W. . Um cabelo na sopa do elefante de circo: aspectos grotesco e cômicos em Macabeá e Almira, personagens de Clarice Lispector. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BOSSOLANI, K. W. ; ALONSO, M. . A solução para a estrela: diálogos clariceanos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BOSSOLANI, K. W. . A carnavalização e seus efeitos em A hora da estrela de Clarice Lispector. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BOSSOLANI, K. W. ; ALONSO, M. . Macabéa e Almira: grotescas datilógrafas de Clarice Lispector. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BOSSOLANI, K. W. ; ALONSO, M. . A carnavalização e seus efeitos de sentido em A hora da estrela, de Clarice Lispector. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BOSSOLANI, K. W. . Um cabelo na sopa do elefante de circo: aspectos grotesco e cômicos em Macabeá e Almira, personagens de Clarice Lispector. Bebedouro: Unifafibe, 2013 (Trabalho de conclusão de curso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BOSSOLANI, K. W. . Máscaras excêntricas e cosmovisões carnavalescas: um estudo de A hora da estrela, de Clarice Lispector. 2011. (Relatório de pesquisa).

BOSSOLANI, K. W. . A carnavalização e seus efeitos de sentido em A hora da estrela, de Clarice Lispector. 2010. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2012

Certificado de honra ao mérito Profº Octávio Guimarães de Toledo, Rotery Club Bebedouro Solidariedade.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2019 - 2019

Instituto Superior de Educação de Barretos

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Outras informações:
Disciplina ministrada no curso de Segunda Licenciatura em Pedagogia Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa

2014 - Atual

Governo do Estado de São Paulo

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Titular de Cargo, Carga horária: 40

Outras informações:
Professor Educação Básica II - Titular de Cargo - Categoria A - Efetivo. Cargo criado por Lei Complementar nº: 1094 de 17/07/2009. - Professor de Língua Portuguesa do Quadro do Magistério da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Unidade Escolar: E. E. Prof. João Domingos Madeira - Bebedouro - SP

2014 - 2014

Governo do Estado de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Contratado por tempo determinado, Carga horária: 18

Outras informações:
Professor Educação Básica II - Contratado Lei Complementar nº 1.093, de 16 de julho de 2009. Categoria O - Professor de Língua Portuguesa em caráter de substituição. Unidade Escolar: E E Oswaldo Schiavon - Bebedouro - SP

2013 - 2013

Governo do Estado de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Contratado por tempo determinado, Carga horária: 40

Outras informações:
Professor Educação Básica II - Contratado Lei Complementar nº 1.093, de 16 de julho de 2009 Categoria O - Professor Auxiliar de Língua Portuguesa. Unidade Escolar: E E Abílio Manoel - Bebedouro - SP.

2013 - 2013

Colegio IA Objetivo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa, Carga horária: 5