Gustavo Brasil de Souza

Oficial Substituto do Cartório do 1º Ofício de Registro de Santo Antônio do Monte. Pós-Graduado em Direito Notarial Registral pela Faculdade de Direito Milton Campos. Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Unidade Coração Eucarístico. Pesquisador Extencionista do Núcleo Jurídico de Políticas Públicas (NUJUP), vinculado à Faculdade Mineira de Direito e Programa Pós-Graduação em Direito da PUC MINAS, participante do Grupo de Trabalho Função Social da Propriedade. Pesquisador bolsista do programa PROBIC/FAPEMIG PUC Minas, projetos de pesquisa: Função Social da Propriedade e Usucapião de Bens Públicos Dominias: uma proposta alternativa para a aplicação dos art. 183 e 191 da Constituição Federal de 1988 (Premiado: melhor trabalho - Direito no 22° Seminário de Iniciação Científica da PUC Minas Pró-reitoria de Pesquisa e de Pós-graduação).

Informações coletadas do Lattes em 02/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Pós-Graduação em Direito Notarial e Registral

2015 - 2017

Faculdades Milton Campos
Título: O PROCEDIMENTO DE EXECUÇÃO EXTRAJUDICIAL NO CASO DE INADIMPLEMENTO DA OBRIGAÇÃO ASSUMIDA PELO FIDUCIANTE E SUAS IMPLICAÇÕES NO SERVIÇO REGISTRAL DE IMÓVEIS
Orientador: Wânia do Carmo de Carvalho Triginelli

Graduação em Direito

2010 - 2014

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: O PAPEL DO SERVIÇO REGISTRAL DE IMÓVEIS NA CONCRETIZAÇÃO DO PRINCIPIO DA FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE
Orientador: Cristiano Tolentino Pires

Ensino Médio (2º grau)

2006 - 2009

Instituto Maria Angélica de Castro

Formação complementar

2017 - 2017

PCC - Professional Coach Certification. (Carga horária: 120h). , Sociedade Latino Americana de Coaching, SLAC, Brasil.

2017 - 2017

PDC - Professional DISC Certification. (Carga horária: 8h). , Sociedade Latino Americana de Coaching, SLAC, Brasil.

2017 - 2017

Integralização de Capital. (Carga horária: 2h). , JPM Treinamento Cartorário, JPM-TC, Brasil.

2016 - 2016

Contratos Imobiliários e Cédulas. (Carga horária: 5h). , JPM Treinamento Cartorário, JPM-TC, Brasil.

2016 - 2016

Certidões, Instituição e Convenção de Condomínio Edilício. (Carga horária: 5h). , JPM Treinamento Cartorário, JPM-TC, Brasil.

2016 - 2016

Atualização em Direito de Família e Sucessões. (Carga horária: 9h). , Escola Superior de Notários e Registradores, SERJUS/MG, Brasil.

2016 - 2016

Incorporação de Edifícios - 23ª Turma. (Carga horária: 24h). , Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais, SINDUSCON-MG, Brasil.

2016 - 2016

Retificação Administrativa e Usucaião Extrajudicial. (Carga horária: 5h). , JPM Treinamento Cartorário, JPM-TC, Brasil.

2016 - 2016

Novo Código de Processo Civil. , OAB 187ª Subseção - Santo Antônio do Monte, OAB 187ª SUBSEÇÃ, Brasil.

2016 - 2016

Prática em Registro de Imóveis. (Carga horária: 8h). , JPM Treinamento Cartorário, JPM-TC, Brasil.

2016 - 2016

Treinamento e Atualização sobre a NBR 12.721:2006 - 9ª Turma. (Carga horária: 15h). , Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais, SINDUSCON-MG, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Direito Registral Imobiliário. (Carga horária: 32h). , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.

2015 - 2015

CONDOMÍNIO Estudo Teórico, Jurisprudencial e Práti. (Carga horária: 14h). , Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais, SINDUSCON-MG, Brasil.

2014 - 2014

D. Imobiliário e sua Prática no Reg. de Imóves. (Carga horária: 8h). , Registrando Assessoria, RA, Brasil.

2013 - 2013

Argumentação Jurídica. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2013 - 2013

Capacitação para pesquisadores/extencionistas. (Carga horária: 4h). , Núcleo Jurídico de Políticas Públicas, NUJUP, Brasil.

2013 - 2013

Curso de introdução ao Direito Imobiliário. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2012 - 2012

Curso de Qualificação Profissional nas Atividades. (Carga horária: 54h). , Escola Superior de Notários e Registradores, SERJUS/MG, Brasil.

2012 - 2012

Capacitação para pesquisadores/extencionistas. (Carga horária: 4h). , Núcleo Jurídico de Políticas Públicas, NUJUP, Brasil.

2012 - 2012

Curso de tiro esportivo. (Carga horária: 5h). , Grupo Protect, GRUPO PROTECT, Brasil.

2012 - 2012

Curso de Português instrumental - modolo I. (Carga horária: 120h). , Aprendendo a Aprender, AAA, Brasil.

2011 - 2011

conciliador voluntario do juizado de conciliaçao. (Carga horária: 9h). , Tribunal de justiça de Minas Gerais, TJMG, Brasil.

2011 - 2011

oratória. (Carga horária: 15h). , Rodrigo Moreira falarmelhor, RMFM, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Registral Imobiliário.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: ..

Organização de eventos

BRASIL, G.S . I Semana Jurídica: 25 anos de democracia. 2013. (Congresso).

Participação em eventos

II Seminário Usucapião Extrajudicial. 2017. (Seminário).

Como Lidar com Clientes Difíceis! A Loja II. 2016. (Seminário).

Georreferenciamento de Imóveis Rurais / Urbanos e Registros Públicos - Retificação de Registro e Usucapião Administrativa. 2016. (Seminário).

Gestão em Tempos de hipercompetitividade: Desafios e Tendências. 2016. (Seminário).

II Encontro Estadual - CORI-MG. 2016. (Encontro).

I Seminário Usucapião Extrajudicial Inovações do NCPC. 2016. (Seminário).

O Novo Código de Processo Civil nas Atividades Notariais e Registrais. 2016. (Seminário).

XXV Congresso Estadual dos Notários e Registradores do Estado de Minas Gerais. 2016. (Congresso).

Debate sobre a PEC 471/05. 2015. (Oficina).

Maratona de Palestras Direito Notarial e Registral. 2015. (Seminário).

NUJUP Debate: Direitos Humanos e Ordem Econômica na União Européia.. 2015. (Encontro).

O Novo Código de Processo Civil e as Atividades Notarial e Registral. 2015. (Encontro).

O Novo Código de Processo Civil e o Direito Notarial e Registral. 2015. (Encontro).

XXII Encontro de Direito Imobiliário da OAB-MG. 2015. (Encontro).

XXIV Congresso Estadual de Notários e Registradores do Estado de Minas Gerais. 2015. (Congresso).

II Seminário de Direito Tributário da Comissão de Direito Tributário da OAB/MG. 2014. (Seminário).

IV Congresso Internacional Constitucionalismo e Democracia. FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE E USUCAPIÃO DE BENS PÚBLICOS DOMINIAIS: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA PARA A APLICAÇÃO DOS ART. 183 E 191 DA CONSTITUIÇÃO DE 1988. 2014. (Congresso).

Palestra sobre Tribunais Internacionais. 2014. (Seminário).

Devido Processo Legal e o Estado de Direito. 2013. (Outra).

Encontro Mineiro de Estudantes de Direito. 2013. (Encontro).

Cidade Direito Urbano e Ambiental. 2012. (Seminário).

II Congresso Internacional Constitucionalismo e democracia: o. 2012. (Congresso).

Legislação sobre armamento. 2012. (Seminário).

Colóquio de direitos Humanos, Argumentação e Normatividade. 2011. (Congresso).

Encontro de ciências Penais. 2011. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • BRASIL, Gustavo de Souza ; LIMA, B. F. M. P. ; ARAUJO, Marinella Machado . FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE E USUCAPIÃO DE BENS PÚBLICOS DOMINIAIS: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA PARA A APLICAÇÃO DOS ART. 183 E 191 DA CONSTITUIÇÃO DE 1988. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRASIL, Gustavo de Souza ; LIMA, B. F. M. P. . Função Social da Propriedade e Usucapião de Bens Públicos Dominiais: uma proposta alternativa para a aplicação dos art. 183 e 191 da Constituição de 1988. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

BRASIL, Gustavo de Souza ; LIMA, B. F. M. P. . Função Social da Propriedade e Usucapião de Bens Públicos Dominiais: uma proposta alternativa para a aplicação dos art. 183 e 191 da Constituição de 1988. 2014. (Resumo Publicado).

BRASIL, G.S ; ARAUJO, Marinella Machado ; LIMA, B. F. M. P. ; PIRES, C. T. ; BRANDÃO, V. J. R. ; MELO, A. P. C. . Relatório de Pesquisa Usucapião de Bens Públicos GT Função Social da Propriedade. 2013. (Relatório de pesquisa).

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    Função Social da Propriedade e Usucapião de Bens Públicos Dominiais: uma proposta alternativa para a aplicação dos artigos 183 e 191 da CF/88, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marinella Machado Araujo em 07/01/2015., Descrição: A pesquisa objetiva discutir a interpretação dos artigos 183, §3º, e 191, parágrafo único, da Constituição Federal de 1988, sedimentada pela doutrina administrativista brasileira, e registrada pelo Supremo Tribunal de Federal na Súmula n. 340, desde 1963, segundo a qual não é possível adquirir bens públicos por usucapião. Partindo da premissa que tal interpretação reduz a efetividade (eficácia material) da função social da propriedade e torna seu caráter configurador do direito de propriedade presente nos artigos constitucionais 5º, XXIII (direitos fundamentais), 170, III (ordem econômica), e 182, caput (ordem urbanística), legislação simbólica à luz da Constitucionalização Simbólica de Marcelo Neves, a pesquisa sustenta que: (1) conflitos fundiários, como o ocorrido atualmente na Granja Werneck, um dos maiores focos de tensão política e econômica na sociedade brasileira, poderiam ser minimizados se a reserva de fundiária do Estado, composta por terras públicas sem destinação, pudesse ser adquirida por usucapião, não como modo de aquisição propriedade, mas como instrumento de política urbana; (2) essa restrição não é exclusiva do ordenamento brasileiro, posto que presente nos demais países da América Latina, inclusive naqueles orientados pelo novo constitucionalismo latino-americano. Para tanto, foram levantados dados secundários junto ao Núcleo Jurídico de Políticas Públicas da Faculdade Mineira de Direito da PUC Minas sobre a utilização de imóveis públicos rurais do Estado de Minas Gerais (terras devolutas); e analisados e comparados as constituições e os códigos civis de dez países da América Latina.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Gustavo Brasil de Souza - Integrante / Marinella Machado Araújo - Coordenador / Bruno Fernandes M. Pinheiro de Lima - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.

Prêmios

2014

MENÇÃO HONROSA, PROBIC/FAPEMIG.

2014

DESTAQUE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - MELHOR TRABALHO - DIREITO, PROBIC/FAPEMIG.

2013

MENÇÃO HONROSA EM INICIAÇÃO CIENTÍFICA, Núcleo Jurídico de Políticas Públicas ? NUJUP.

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - 2014

BH Cartório do 3º Ofício de Registro de Imóveis, BH 3º CRI

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Cartório, Carga horária: 45

Outras informações:
- experiência no Sistema de informatização Plus Informática; - Intimação de Devedor Fiduciante: Atendimento as partes, exame e calculo, busca, qualificação, expedição da intimação e certidão - Qualificação dos títulos judiciais: verificação da legalidade e da validade do titulo, procedendo o registro, se o mesmo estiver em conformidade com a lei; - Indicador pessoal: inscrição, organização, manutenção e busca no livro nº 5 indicador pessoal, dividindo alfabeticamente, os nomes de todos as pessoas que, individual ou coletivamente, ativa ou passivamente, direta ou indiretamente, figurarem nos outros livros, indicando nome da pessoa por extenso e referencia aos demais livros e anotações; - Análise aos processos de usucapião, em atendimento ao termo de cooperação técnica nº 01/2014 com a Vara de Registros Públicos da Comarca de Belo Horizonte, promovendo a correta identificação do imóvel, dos proprietários, titulares de direito real e confrontantes.

2008 - 2010

cartório de registro de imoveis - S.A.MONTE

Vínculo: Auxiliar de Cartório, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Cartório, Carga horária: 30

Outras informações:
Auxiliar de cartório: Atendimento a parte; Análise, confecção, emissão e selagem de certidões.

2012 - 2013

Juizado Especial Criminal

Vínculo: Estagiário 2º secretaria, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Estagiário na 2ª secretaria criminal; expedição de mandados de intimação e de cartas precatórias de audiência, expedição de ofício, movimentação e análise processual, juntada de documentos, atendimento ao público externo.

2011 - 2012

Juizado Especial Criminal

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Conciliador voluntário, Carga horária: 10

Outras informações:
Conciliador voluntário e Conciliador Voluntario Ambiental, Conduzir o ato processual, explicar o procedimento, provocar o diálogo, a fim de se obter a solução do litígio.

2012 - Atual

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Pesquisador Extensionista, Carga horária: 10

Outras informações:
Participante do Grupo de Trabalho Função Social da Propriedade do Núcleo Jurídico de Políticas Públicas.

Atividades

  • 08/2012

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade Mineira de Direito da PUC Minas, PUC Minas - Campus Coração Eucarístico.,Linhas de pesquisa

2015 - Atual

Faculdades Milton Campos

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 12

Atividades

  • 03/2015

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Direito Milton Campos, .,Linhas de pesquisa

2016 - Atual

Serviço Registral de Imoveis de Santo Antônio do Monte

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Oficial Substituto, Carga horária: 40