Tatiana Soares de Almeida
Possui graduação em Enfermagem Pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Foi coordenadora do Serviço de Cardiologia Clínica, Intervencionista e da Cirurgia Cardíaca do Hospital Geral de Caxias do Sul de 1998 até 2008. Tem experiência na área de Enfermagem Adulta, com ênfase em Intensivismo, Cardiologia Clínica, Intervencionista e Cirúrgica. Enfermeira convidada a implantar o
Centro de Telessaúde do Instituto de Cardiologia de Porto Alegre, onde atuou durante 1 ano. Em 2010, atuou como docente dlo estagio pratico da Disciplina de Administração pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atuou como Coordenadora dos Estagios curriculares da Faculdade Fatima de Caxias do Sul. Desde 2010 é enfermeira Gestora da DISQUECG- Centro de Diagnósticos SS LTDA, serviços cardiológicos e de eletrocardiograma (ECG) móvel, com atuação na Serra Gaúcha (Farroupilha, Feliz, Vale Real, Bom Princípio e São Sebastião do Caí. Há 10 anos é professora convidada pela Pró-reitoria da Terceira Idade da Universidade de Caxias do Sul, onde ministra os Cursos Cuidadores Informais de Idosos.
Informações coletadas do Lattes em 02/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em MESTRADO EM CIENCIAS CARDIOLOGICAS
2008 - Atual
Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul
Orientador: SILVIA GOLDMEYER;
Especialização em Farmacologia: Atualização e Novas Perspectivas
2009 - 2012
Universidade Federal de Lavras
Título: Aspectos farmacológicos e farmacodinâmicos do uso da warfarina em pacientes cardiopatas
Orientador: Luciano J. Pereira
Especialização em Pós-Graduação Enfermagem em Cardiologia
2005 - 2006
Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul
Título: Tempo Porta - ECG: Um indicador da eficácia no tratamento da SCA
Orientador: Karina Azzolin
Especialização em Planejamento e Estratégias Administrativas Em Gest
2000 - 2001
Especialização em Curso de Pós Graduação Lato Sensu Em Unidade de Te
1999 - 2000
Graduação em Enfermagem Pela Escola de Enfermagem
1993 - 1997
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.
Organização de eventos
ALMEIDA, T. S. . XVIII Congresso Gaúcho de Cardiologia do Rio Grande do Sul. 2008. (Congresso).
Participação em eventos
cardiologia basica.O Eletrocardiograma. 2013. (Oficina).
VI Encontro de Humanizacao do Hospital Geral de Caxias do Sul. 2013. (Encontro).
XXII SEMANA CIENTIFICA DO HOSPITAL POMPEIA - I JORNADA DE CARDIOLOGIA. 2013. (Simpósio).
XXI SEMANA CIENTÍFICA DO HOSPITAL POMPÉIA I JORNADA DE CARDIOLOGIA DO HOSPITAL POMPÉIA. 2013. (Outra).
IV Seminário de Esterilização e controle de Infecção da Santa Casa de Porto Alegre.Esterilização e Controle de Infecção Hospitalar. 2012. (Seminário).
Saúde na Escola Infantil.Primeiros Socorros na Escola Infantil. 2012. (Oficina).
VIII Simpósio Internacional de Esterilização e Controle de Infecção Hospitalar.Diagnósticos de Descarte em Cardiologia Intervencionista: Estratégiasos e justificativas para o não reu. 2012. (Simpósio).
12 Congresso Mundial de Esterilização. 12 Congresso Mundial de Esterilização. 2011. (Congresso).
II Congresso Latino-Americano de Resistência Microbiana. Curso Pré-Congresso - Processamento de Artigos para Saúde. 2011. (Congresso).
1a Semana Técnica da Escola de Educação Profissional Nossa Senhora de Fátima.Cuidados no Pós operatório de Cirurgias Cardíacas com Circulação Extra Corpórea. 2010. (Encontro).
21 Semana de Enfermagem.Compreender e construir redes de saúde. 2010. (Encontro).
7o Simpósio de Enfermagem em Cardiologia.Conferencia - Telessaúde em Cardiologia: Existem limites?. 2009. (Simpósio).
Insuficiência Cardíaca e Morte Súbita. 2009. (Outra).
Med-e-Tel 2009 - Luxembourgo - 1st-3rd April 2009. RELATO ACADÊMICO DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE TELECARDIOLOGIA MULTICÊNTRICO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL/BRASIL. 2009. (Congresso).
Semana Acadêmica da Escola de Medicina da UCS.Quando o Enfermeiro faz a diferença no Controle e Tratamento da Insuficiência Cardíaca?. 2009. (Simpósio).
Semana de Enfermagem do Hospital Fátima.Monitorização de Enfermagem em Cardiologia Intervencionista. 2009. (Outra).
Semana de Enfermagem do ICFUC.Tele-Enfermagem: Novas perspectivas em saúde. 2009. (Outra).
Simpósio de Especialidades em Cardiologia.Conferência - Telessaúde em Cardiologia: Existem Limites?. 2009. (Simpósio).
XXVII Curso de Inverno - Atualização em Cardiologia. 2009. (Outra).
XXVII Curso de Inverno Atulização em Cardiologia.XXVII Curso de Inverno atualização em Cardiologia. 2009. (Oficina).
Congresso Gaúcho de Enfermagem. Presidente do Congresso Gaúcho de Enfermagem em Cardiologia. 2008. (Congresso).
I Congresso Científico Interdisciplinar na Área da Saúde. Protocolos em Unidade de Emergência. 2008. (Congresso).
I Congresso Científico Interdisciplinar na Área da Saúde. Avaliação do Paciente Cardiopata. 2008. (Congresso).
I Congresso Científico Interdisciplinar na Área da Saúde. Introdução à Pesquisa Científica em Enfermagem. 2008. (Congresso).
I Congresso Científico Interdisciplinar na Área da Saúde do Hospital Geral de Caxias do Sul. 2008. (Congresso).
I Simpósio de Intervenção Extracardíaca para Enfermeiros. 2008. (Simpósio).
I Simpósio de Intervenção Extracardíaca para Enfermeiros.Intervenção Percutânea da Artéria Renal - Atualização para o enfermeiro. 2008. (Simpósio).
IV Jornada de Enfermagem do Hospital São Carlos.Tempo é Miocárdio: A importância do fator tempo no atendimento e manejo do cliente com dor torácica - como Encurtá-lo. 2008. (Outra).
Primer Congreso Internacional de Telemedicina. 2008. (Congresso).
VI Simpósio de Enfermagem em Cardiologia.Avaliação do paciente cardiopata na Sala de Emergência. 2008. (Seminário).
VI Simpósio de Enfermagem em Cardiologia.Avaliação do Paciente Cardiopata na Sala de Emergência. 2008. (Simpósio).
VI Simpósio de Enfermagem em Cardiologia, XVIII Congresso de Cardiologia do Rio Grande do Sul e XI Congresso Sulbrasileiro de Cardiologia. 2008. (Congresso).
VI Simpósio de Enfermagem em Cardiologia, XVIII Congresso de Cardiologia do Rio Grande do Sul e XI Congresso Sulbrasileiro de Cardiologia.Avaliação de pacientes cardiopatas na sala de emergência. 2008. (Simpósio).
World Congress of Cardiology 2008. 2008. (Congresso).
X Encontro Gaúcho de Hemodinâmica. 2008. (Encontro).
XVI Congresso Mundial de Cardiologia. 2008. (Congresso).
XXX Congresso da SBHCI 2008 e XIII Jornada Brasileira de Enfermagem em Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista. Relato de Caso. 2008. (Congresso).
XXX Congresso da SBHCI 2008 e XIII Jornada Brasileira de Enfermagem em Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista. 2008. (Outra).
XXX Congresso da SBHCI 2008 - XIII Jornada Brasileira de Enfermagem em Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista. Rastreabilidade de Materiais Reprocessados. 2008. (Congresso).
62º Congresso Brasileiro de Cardiologia. Tempo Porta ECG: Um indicador de Eficácia no Tratamento do Infarto Agudo do Miocárdio. 2007. (Congresso).
62º Congresso Brasileiro de Cardiologia. 2007. (Congresso).
IX Encontro Gaúcho de Hemodinãmica. 2007. (Encontro).
XVII Congresso de Cardiologia do Rio Grande do Sul. XVII Congresso de Cardiologia do Rio Grande do Sul. 2007. (Congresso).
XVII Congresso de Cardiologia do Rio Grande do Sul. Atuação da Enfermagem nas Emergências Cardiovasculares. 2007. (Congresso).
XXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista. 2007. (Congresso).
IV Simpósio do Processo e Diagnóstico de Enfermagem. 2006. (Simpósio).
Programa de Educação Permanente do Hospital Geral de Caxias do Sul. 2006. (Outra).
Semana Científica do Serviço de Infectologia. 2006. (Outra).
Semana de Enfermagem em Cardiologia.Angioplastia x Trombólise Química. 2006. (Outra).
Semana de Enfermagem em Cardiologia. 2006. (Outra).
Semana de Estudo em Terapia Intensiva.Semana de Estudo em Terapia Intensiva. 2006. (Outra).
Semana de Estudo em Terapia Intensiva.Interpretando o ECG Básico. 2006. (Outra).
60º Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Doença Coronariana: da prevenção à reabilitação- Trombolíticos. 2005. (Congresso).
60º Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia. 2005. (Congresso).
II Jornada do Atendimento Integrado do Hospital Tachini. 2005. (Outra).
IV Semana Acadêmica do Centro de Ciências da Saúde.Uso do Trombolíticos no IAM. 2005. (Outra).
Jornada de Estudos da UNTI: O Envelhecimento Humano. 2005. (Outra).
Programa de Educação Permanente. 2005. (Outra).
Orientou
Cuidados Oculares em UTI Neonatal e o conhecimento dos profissionais da saúde; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Nossa Senhora de Fátima; Orientador: Tatiana Soares de Almeida;
Satisfação do Idoso com o cuidado em instituição de longa permanência; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharelado em Enfermagem) - Faculdade Nossa Senhora Fátima; Orientador: Tatiana Soares de Almeida;
Produções bibliográficas
-
ALMEIDA, T. S. ; ZART, R. P. P. ; SANTOS, C. S. . Fundamentos em Terapia Intensiva. 1ª. ed. Rio de Janeiro: EPUB- Editora de Publicações Biomédicas, 2005. v. 1000. 300p .
-
ALMEIDA, T. S. . Manual de Rotinas em Terapia Intensiva. 1ª. ed. Rio de Janeiro: EPUB- Editora de Publicações Biomédicas, 2002. v. 1000. 110p .
-
ALMEIDA, T. S. . ESTABLISHMENT OF A MULTICENTRE TELECARDIOLOGY PROJECT IN STATE OF RIO GRANDE DO SUL /BRAZIL:. In: Med-e-Tel 2009 - Luxembourgo - 1st-3rd April 2009, 2009, Rússia. ESTABLISHMENT OF A MULTICENTRE TELECARDIOLOGY PROJECT IN STATE OF RIO GRANDE DO SUL /BRAZIL:, 2009.
-
ALMEIDA, T. S. . Interpretação do ECG Básico. In: Semana de Estudo em Terapia Intensiva, 2006, Caxias do Sul. Interpretação do ECG Básico, 2006.
-
ALMEIDA, T. S. ; Karina Azzolin . Tempo Porta ECG: Um Indicador de Eficácia no Tratamento da Síndrome Coronariana Aguda. Enfermagem Atual (Rio de Janeiro) , 2008.
-
Tatiana Soares ; ALMEIDA, T. S. ; ALMEIDA, T. S. . Gerenciamento de Risco e erro de medicação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALMEIDA, T. S. . Avaliação de pacientes cardiopatas na sala de emergência. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ALMEIDA, T. S. . Tempo é Miocárdio: A importância do fator tempo no atendimento e manejo do cliente com dor torácica - como Encurtá-lo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALMEIDA, T. S. . Rastreabilidade de Materiais Reprocessados. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALMEIDA, T. S. . Primeiros Socorros, Noções de mobilidade e Proteção, Noções de Atendimento domiciliar. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALMEIDA, T. S. . Curso de Urgência e Emergências Adulto e Pediátrico. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALMEIDA, T. S. ; Karina Azzolin ; Maria Antonieta P. de Moraes ; Emiliane Nogueira de Souza . 872 - Tempo porta ECG: um indicador de eficácia no tratamento do infarto agudo do miocárdio. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
ALMEIDA, T. S. . Manual de Rotinas em Terapia Intensiva. 2002.
ALMEIDA, T. S. . Cuidadores Informais de Idosos. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ALMEIDA, T. S. . Curso de Formacao de Cuidadores Informais de Idosos. 2013. .
ALMEIDA, T. S. . Manual de Estágio Curricular Sociedade Educacional Santa Rita Ltda - FSG. 2013. (Projeto Pedagógico de Enfermagem).
ALMEIDA, T. S. . Curso de Formação: Cuidadores Informais de Idosos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ALMEIDA, T. S. . Curso de Urgência e Emergências Adulto e Pediátrico. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ALMEIDA, T. S. . Curso de Hemodinâmica para Enfermagem. 2007. .
ALMEIDA, T. S. . Curso em Hemodinâmica para Enfermagem. 2007. .
ALMEIDA, T. S. . Curso de Formação de Cuidadores Informais de Idosos. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
CENTRO DE DIAG CARDIOLÓGICOS. , Avenida Itália, São Pelegrino, 95010040 - Caxias do Sul, RS - Brasil, Telefone: (54) 32217518
Experiência profissional
2010 - 2011
Instituto de CardiologiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor substituto, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
2008 - 2010
Instituto de CardiologiaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador
1998 - 2008
Hospital Geral de Caxias do SulVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 42
Atividades
-
06/1998 - 08/2008
Serviços técnicos especializados , Hospital Geral de Caxias do Sul, Hospital Geral de Caxias do Sul.,Serviço realizado, Enfermeira Coordenadora da Clínica Médica Adulta do HG.
-
06/1998 - 08/2008
Serviços técnicos especializados , Hospital Geral de Caxias do Sul, Hospital Geral de Caxias do Sul.,Serviço realizado, Membro da Equipe Intra-Hospitalar de Captação de Órgãos.
-
06/1998 - 03/2008
Serviços técnicos especializados , Hospital Geral de Caxias do Sul, Hospital Geral de Caxias do Sul.,Serviço realizado, Membro da Comissão de Parada Cardiorrespiratória Adulto do HG.
-
06/1998 - 09/2006
Serviços técnicos especializados , Hospital Geral de Caxias do Sul, Hospital Geral de Caxias do Sul.,Serviço realizado, Enfermeira Coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva Adulto do HG.
-
06/1998 - 01/2004
Serviços técnicos especializados , Hospital Geral de Caxias do Sul, Hospital Geral de Caxias do Sul.,Serviço realizado, Enfermeira Coordenadora da Unidade de Dor Torácica.
1997 - 1998
INSTITUTO DE VITA LTDAVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0
Atividades
-
11/1997 - 05/1998
Serviços técnicos especializados , Instituto de Vita Ltda, Instituto de Vita Ltda.,Serviço realizado, Enfermeira.
1997 - 1998
Hospital Dr Del Mese LtdaVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0
Atividades
-
07/1997 - 08/1998
Serviços técnicos especializados , Hospital Dr Del Mese Ltda, Terapia Intensiva.,Serviço realizado, Supervisora de Enfermagem Noturna.
2010 - Atual
Centro de Diagnosticos CardiológicosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 20
2013 - 2014
Faculdade da Serra GaúchaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8
2010 - 2011
Faculdade Nossa Senhora De FátimaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenacao de Estagios, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2009 - 2011
Pettenatti Indústria TêxtilVínculo: funcionária de empresa privada, Enquadramento Funcional: Enfermeira Responsável Técnica, Carga horária: 20
2010 - 2011
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: , Enquadramento Funcional: Docência, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora da Disciplina de Administração em Enfermagem
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Tatiana Soares de Almeida e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?