André Luíz de Brandão Damasceno

Possui graduação e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Maranhão. Atualmente é doutorando em Informática pela PUC-Rio, pesquisador do laboratório TeleMídia/PUC-Rio e colaborador do laboratório LAWS/UFMA. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em sistemas multimídia.

Informações coletadas do Lattes em 14/01/2018

Acadêmico

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Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Informática

2016 - Atual

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Simone Diniz Junqueira Barbosa. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Ciência da Computação

2013 - 2015

Universidade Federal do Maranhão
Título: Cacuriá: Uma Ferramenta de Autoria para Criação de Objetos de Aprendizagem,Ano de Obtenção: 2015
Carlos de Salles Soares Neto.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA, FAPEMA, Brasil. Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Hipermídia. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Autoria Multimídia. Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Graduação em Ciência da Computação

2008 - 2012

Universidade Federal do Maranhão
Título: Accessibility TV: Ferramenta para Autoria de Aplicações iDTV com Recursos de Acessibilidade
Orientador: Carlos de Salles Soares Neto

Ensino Médio (2º grau)

2005 - 2007

Colégio Santa Teresa

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Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

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Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Arquitetura de Sistemas de Computação.

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Comissão julgadora das bancas

Rodrigo Costa Mesquita Santos

Soares Neto, C. S.; VALE, S. B.; DE CASTRO, C. E. P. S.;SANTOS, R. C. M.. Accessibility TV: Ferramenta para Autoria de Aplicações iDTV com Recursos de Acessibilidade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Maranhão.

Alexandre César Muniz de Oliveira

OLIVEIRA, A. C. M.; SOARES NETO, C. S.. CACURIA: UMA FERRAMENTA DE AUTORIA PARA CRIACAO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Maranhão.

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Foi orientado por

Carlos de Salles Soares Neto

Cacuriá: Uma Ferramenta de Autoria para Criação de Objetos de Aprendizagem; 2015; Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Carlos de Salles Soares Neto;

Carlos de Salles Soares Neto

Accessibility TV: Ferramenta para Autoria de Aplicações iDTV com Recursos de Acessibilidade; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Carlos de Salles Soares Neto;

Simone Diniz Junqueira Barbosa

a definir; Início: 2016; Tese (Doutorado em Informática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; (Orientador);

Antonio José Grandson Busson

PLATAFORMA MESTRAR: SERVIÇO DE ARMAZENAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM SOB DEMANDA PARA WEB E TV DIGITAL; Início: 2016; Orientação de outra natureza; MESTRAR LABS BBG TECNOLOGIA LTDA - ME; Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; (Orientador);

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Produções bibliográficas

  • DAMASCENO, A. L. B. ; DRUMOND, R. R. ; SOARES NETO, C. S. ; MARINS, A. ; VALLE, R. . GT-VoA: Videos On Demand as Learning Objects. Proceedings and report of the 7th UbuntuNet Alliance annual conference , v. 7, p. 99-110, 2014.

  • de Brandão Damasceno, André Luiz ; de Salles Soares Neto, Carlos ; Barbosa, Simone Diniz Junqueira . Integrating Participatory and Interaction Design of an Authoring Tool for Learning Objects Involving a Multidisciplinary Team. Lecture Notes in Computer Science. 17ed.Cham: Springer International Publishing, 2017, v. 10288, p. 554-569.

  • SOARES NETO, C. S. ; LIMA, T. S. ; DAMASCENO, ANDRÉ LUIZ DE B. ; BUSSON, ANTONIO JOSÉ G. . Creating Multimedia Learning Objects. In: Eduardo Barrére; Leandro Krug Wives; Valter Roesler; José Valdeni de Lima; Roberto Willrich. (Org.). Anais do XXIII Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web: Minicursos. 1ed.: Sociedade Brasileira de Computação (SBC), 2017, v. , p. 1-31.

  • de Brand?o Damasceno, Andr? Luiz ; de Salles Soares Neto, Carlos ; Barbosa, Simone Diniz Junqueira . Lessons Learned from Evaluating an Authoring Tool for Learning Objects. Lecture Notes in Computer Science. 17ed.Cham: Springer International Publishing, 2017, v. 10295, p. 77-89.

  • BUSSON, ANTONIO JOS? G. ; Damasceno, Andr? Luiz de B. ; AZEVEDO, ROBERTO G. DE A. ; NETO, CARLOS DE SALLES SOARES ; LIMA, THACYLA DE SOUSA ; COLCHER, S?RGIO . A Hypervideo Model for Learning Objects. In: the 28th ACM Conference, 2017, Prague. Proceedings of the 28th ACM Conference on Hypertext and Social Media - HT '17. New York: ACM Press, 2017. p. 245.

  • BUSSON, ANTONIO JOSÉ G. ; DAMASCENO, ANDRÉ LUIZ DE B. ; LIMA, THACYLA DE S. ; SOARES NETO, CARLOS DE SALLES . SceneSync. In: the 22nd Brazilian Symposium, 2016, Teresina. Proceedings of the 22nd Brazilian Symposium on Multimedia and the Web - Webmedia '16, 2016. p. 175.

  • DAMASCENO, A. L. B. ; BUSSON, A. J. G. ; FARIAS JUNIOR, A. P. ; PINHEIRO, A. E. P. ; ROCHA, A. R. A. ; RIBEIRO, D. S. ; MELO, S. A. ; RODRIGUES, P. P. B. . Andanças: Plataforma Gamificada Para Apoio ao Turismo Cultural no Centro Histórico de São Luis do Maranhão. In: 2016 Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment (SBGAMES), 2016, São Paulo. 2016 Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment. p. 1226-1229.

  • MORAES, DANIEL DE SOUSA ; DAMASCENO, ANDRÉ LUIZ DE B. ; BUSSON, ANTONIO JOSÉ G. ; SOARES NETO, CARLOS DE SALLES . Lua2NCL. In: the 22nd Brazilian Symposium, 2016, Teresina. Proceedings of the 22nd Brazilian Symposium on Multimedia and the Web - Webmedia '16, 2016. p. 47.

  • DAMASCENO, ANDRÉ LUIZ ; GALABO, ROSENDY JESS ; SOARES NETO, CARLOS SALLES . Cacuriá. In: the 20th Brazilian Symposium, 2014, João Pessoa. Proceedings of the 20th Brazilian Symposium on Multimedia and the Web - WebMedia '14, 2014. p. 59-66.

  • DAMASCENO, ANDRÉ LUIZ DE B. ; LIMA, THACYLA DE SOUSA ; BUSSON, NTÔNIO JOSÉ GRANDSON ; SOARES NETO, CARLOS DE SALLES . Cacuriá: Uma Ferramenta de Autoria Multimídia para Objetos de Aprendizagem. In: Mostra de Práticas de Informática na Educação, 2014, Dourados. v. 7. p. 76-110.

  • DRUMOND, RAFAEL REGO ; DAMASCENO, ANDRE LUIZ BRANDAO DE ; NETO, CARLOS DE SALLES SOARES . Wanda: A Framework to Develop Card Based Games to Help Motivate Programming Students. In: 2014 Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment (SBGAMES), 2014, Porto Alegre. 2014 Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment. p. 158.

  • NETO, CARLOS DE SALLES SOARES ; LIMA, THACYLA DE SOUSA ; DAMASCENO, ANDRÉ LUIZ DE B. ; BUSSON, ANTONIO JOSÉ G. . Creating Multimedia Learning Objects. In: the 23rd Brazillian Symposium, 2017, Gramado. Proceedings of the 23rd Brazillian Symposium on Multimedia and the Web - WebMedia '17. New York: ACM Press, 2017. p. 19.

  • DAMASCENO, A. L. B. ; Drumond, R. R. ; SOARES NETO, C. S. ; ANDRÉ MARINS ; Rafael Valle . Cacuriá Multimedia Tool: teachers creating multimedia educational contents. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

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Outras produções

DAMASCENO, A. L. B. ; SOARES NETO, CARLOS DE SALLES . Cacuriá - curso básico para criar Objetos de Aprendizagem. 2016. .

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Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2017

    Plataforma Mestrar: Serviço de armazenamento e distribuição de Objetos de Aprendizagem sob demanda para Web e TV Digital., Descrição: A utilização de recursos tecnológicos tem se tornado cada vez mais indispensável em diversos meios, principalmente na educação. Visando melhorar o processo de ensino e aprendizagem e tornar as aulas mais interessantes para o aluno, criou-se o conceito de objetos de aprendizagem (OAs), como sendo recursos que podem ser utilizados, reutilizados ou referenciados durante o aprendizado com suporte tecnológico. Contudo, a criação de OAs gera a necessidade de armazenamento, distribuição e execução em múltiplas plataformas. Geralmente os OAs estão presos ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) onde foram criados, o que compromete sua reusabilidade. Diante desse cenário, este projeto propõe o desenvolvimento de uma plataforma educacional chamada Mestrar, que possui o objetivo de solucionar e oferecer um serviço que contemple o armazenamento, a distribuição e o gerenciamento dos OAs. O produto resultante visa aprimorar e complementar a educação presencial e a distância das instituições de ensino que compõem as redes de ensino público do Maranhão por facilitar o compartilhamento e desenvolvimento do conhecimento... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: André Luíz de Brandão Damasceno - Integrante / Antônio José Grandson Busson - Coordenador / LIMA, THACYLA DE SOUSA - Integrante / Daniel de Sousa Moraes - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Bolsa.

  • 2015 - 2016

    Inovação do ensino utilizando objetos de aprendizagem criados pela ferramenta de autoria Cacuriá, Descrição: O projeto tem como objetivo capacitar professores do município de Urbano Santos - MA para a criação vídeos enriquecidos com conteúdo multimídia e realizar levantamento das necessidades dos usuários com a ferramenta do Cacuriá. E com isso, permitir que tais professores possam agir como multiplicadores, ensinando sobre a ferramenta e criação de conteúdo educacional em vídeo para outros professores e mesmo alunos da região... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: André Luíz de Brandão Damasceno - Integrante / Carlos de Salles Soares Neto - Coordenador / Antônio José Grandson Busson - Integrante / GALABO, ROSENDY JESS - Integrante / Thacyla de Sousa Lima - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Bolsa.

  • 2015 - 2015

    Serviço de Vídeo como Objetos de Aprendizagem (VoA), Descrição: O projeto GT-VoA visa permitir a criação e exibição de objetos de aprendizagem (OAs), que são utilizados para o ensino à distância (EaD) como conteúdo multimídia interativo, e armazenados e distribuídos utilizando serviços do repositório de vídeos do serviço de vídeo sob demanda da RNP (Vídeo@RNP). Durante a primeira fase do projeto, a ferramenta de autoria Cacuriá foi implementada. O foco da ferramenta Cacuriá é permitir que profissionais da área de educação possam criar objetos de aprendizagem através de um processo pouco complexo. O serviço iVoD também foi especificado, de forma a permitir o armazenamento e distribuição desses objetos de aprendizagem integrados ao serviço Vídeo@RNP.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: André Luíz de Brandão Damasceno - Integrante / Carlos de Salles Soares Neto - Coordenador / Antônio José Grandson Busson - Integrante / Thacyla de Sousa Lima - Integrante., Financiador(es): Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - Bolsa.

  • 2012 - 2014

    Grupo de Trabalho de Videos como Objetos de Aprendizagem (GT-VoA), Descrição: O projeto GT-VoA visa permitir a criação e exibição de objetos de aprendizagem (OAs), que são utilizados para o ensino à distância (EaD) como conteúdo multimídia interativo, e armazenados e distribuídos utilizando serviços do repositório de vídeos do serviço de vídeo sob demanda da RNP (Vídeo@RNP). Durante a primeira fase do projeto, a ferramenta de autoria Cacuriá foi implementada. O foco da ferramenta Cacuriá é permitir que profissionais da área de educação possam criar objetos de aprendizagem através de um processo pouco complexo. O serviço iVoD também foi especificado, de forma a permitir o armazenamento e distribuição desses objetos de aprendizagem integrados ao serviço Vídeo@RNP.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: André Luíz de Brandão Damasceno - Integrante / Carlos de Salles Soares Neto - Coordenador / Mario Meireles Antonio Teixeira - Integrante / Alana de Araújo Oliveira Meireles Teixeira - Integrante / Carlos Eduardo Coelho Freire Batista - Integrante / Antônio José Grandson Busson - Integrante / Hedvan Fernandes Pinto - Integrante / Márcia Ramos dos Santos - Integrante / Maurício César Pinto Pessoa - Integrante / Ricardo Jasmim Meirino - Integrante / Thacyla de Sousa Lima - Integrante., Financiador(es): Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - Bolsa.

  • 2009 - 2011

    Programa de Educação Tutorial de Ciência da Computação, Descrição: Visa fomentar a excelência acadêmica de alunos da graduação através da efetiva participação destes no processo de formação técnico-profissional e científica, não apenas como agente passivo, mas também como crítico, gestor de seu próprio aprendizado e gerador de valores éticos e sociopolíticos que venham a aprimorar a atividade universitária, e sua futura atividade profissional, acadêmica ou não... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: André Luíz de Brandão Damasceno - Integrante / Alexandre César Muniz de Oliveira - Coordenador.

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Projetos de desenvolvimento

  • 2016 - 2016

    Festa Culturi, Descrição: O objetivo geral do projeto Festa Culturi é oferecer uma plataforma de apoio para ajudar o usuário (turista) a encontrar, por meio de geolocalização, pontos de eventos espontâneos formados por grupos de usuários de diferentes nacionalidades durante as Olimpíadas e Paralimpíadas de 2016. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: André Luíz de Brandão Damasceno - Integrante / Carlos de Salles Soares Neto - Coordenador / BUSSON, ANTONIO JOSÉ G. - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Ginga Middleware, Descrição: Ginga é o Middleware Aberto do Sistema Nipo-Brasileiro de TV Digital (ISDB-TB) e Recomendação ITU-T para serviços IPTV. Ginga é constituído por um conjunto de tecnologias padronizadas e inovações brasileiras que o tornam a especificação de middleware mais avançada. O ambiente de apresentação Ginga-NCL é o subsistema lógico obrigatório do Ginga, responsável pela execução de aplicações declarativas NCL. As aplicações são entregues para o Ginga-NCL pelo subsistema ?Núcleo Comum Ginga? (Ginga-CC). A arquitetura Ginga permite a adição de extensões opcionais. Por exemplo, o ambiente de execução Ginga-J, responsável pela execução de aplicativos Java. TVs Conectadas, ou Broadband TVs, também podem definir extensões para implementação de seus serviços. Serviços IPTV específicos, tais como VoD, etc., são exemplos de outras extensões possíveis. Ginga NCL oferece serviços NCL para todas as extensões por meio de uma API bem definida. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: André Luíz de Brandão Damasceno - Integrante / Antônio José Grandson Busson - Integrante / AZEVEDO, ROBERTO G. DE A. - Integrante / COLCHER, S?RGIO - Coordenador / Guilherme Augusto Ferreira Lima - Integrante / Álan Lívio Vasconcelos Guedes - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Andanças: Plataforma Gamificada para Apoio ao Turismo no Centro Histórico de São Luis, Descrição: Projeto que visa o desenvolvimento de uma plataforma gamificada móvel de apoio ao turismo, utilizada para engajar o turista e incentivá-lo a buscar um melhor desempenho e interesse em conhecer a história e a cultura do centro histórico de São Luís. A plataforma compreende um aplicativo gamificado que utiliza as coordenadas de GPS dos dispositivos móveis em sua mecânica de interação em conjunto com os locais do centro histórico.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: André Luíz de Brandão Damasceno - Integrante / Antônio José Grandson Busson - Integrante / Antônio Pires Farias Júnior - Integrante / Adriano Erick P. Pinheiro - Coordenador / Antonio Romildo A. Rocha - Integrante / Pedro Paulo Bezerra Rodrigues - Integrante.

Histórico profissional

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Endereço profissional

  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. , Pontifícia Universidade Católica - PUC, Gávea, 22451900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 35271500, Ramal: 3503, URL da Homepage:

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Experiência profissional

  • 2016 - Atual

    Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2015 - 2016

    MediaBox Technologies

    Vínculo: Diretor Executivo, Enquadramento Funcional: Diretor Executivo, Carga horária: 40

  • 2015 - 2017

    MESTRAR LABS BBG TECNOLOGIA LTDA - ME

    Vínculo: Sócio Proprietário, Enquadramento Funcional: Diretor Executivo, Carga horária: 40

  • 2012 - 2013

    BR Ativos

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Desenvolvedor de Sistema, Carga horária: 20

    Atividades

    • 03/2012 - 02/2013

      Serviços técnicos especializados , TI, .,Serviço realizado, Manutenção e evolução do sistema de gestão tributário SCAMNET..

  • 2011 - 2012

    HCG Engenharia de Sistemas

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

    Atividades

    • 06/2011 - 02/2012

      Estágios , HCG Engenharia de Sistemas, .,Estágio realizado, Desenvolvimento de dois sistemas de gestão financeira..

  • 2009 - 2011

    Universidade Federal do Maranhão

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno, Carga horária: 20