Fernanda Siqueira Souza

Possui graduação em Engenharia Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008), sendo premiada como a aluna de melhor desempenho do curso. Mestre em Engenharia de Produção com ênfase em Sistemas da Qualidade pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Doutora em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016) - área de concentração 'Fenômenos de Transporte e Operações Unitárias'. Realizou doutorado sanduíche (6 meses) na University of Bath, Bath, Reino Unido. Pós-doutorado no Laboratório de Operações Unitárias (LOPE/PUCRS) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais (PUCRS). Professora e pesquisadora do Grupo de Engenharia e Tecnologias Avançadas (GPETA) na Faculdade Estácio do Rio Grande do Sul no ano de 2017. Atualmente é Coordenadora e Professora dos Cursos Superiores de Engenharia Química e Química da Universidade La Salle; professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Impactos Ambientais (PPGAIA); e representante da Universidade La Salle no Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio do Sinos (COMITESINOS - gestão 2018/2020). Seus principais interesses estão relacionados à gestão ambiental, projeto de experimentos, tecnologias para tratamento de efluentes, operações unitárias, processos oxidativos avançados, adsorção e poluentes emergentes.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia Química

2012 - 2016

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Degradação de poluentes emergentes por processos oxidativos avançados (O3, O3/UV, O3/Fe2+, O3/UV/Fe2+) visando o tratamento de efluentes hospitalares
Orientador: em University of Bath ( Jannis Wenk e Barbara Kasprzyk-Hordern)
com Liliana Amaral Féris. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Engenharia de Produção

2009 - 2010

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Índices de Capacidade para Gráficos de Controle baseados em Modelos de Regressão,Ano de Obtenção: 2010
Carla Schwengber ten Caten.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Engenharia Química

2004 - 2008

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: Quebra da Emulsão Água/Petróleo no Tratamento de Dessalgação
Orientador: Gerti Weber Brun

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2016 - 2017

Pós-Doutorado. , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Engenharias

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 -

Curso de inglês. , ID Personal English, ID, Brasil.

2018 - 2018

Google for Education - Level 1. (Carga horária: 15h). , Google Brasil Internet, GOOGLE BRASIL, Brasil.

2018 - 2018

Curso de Capacitação sobre o Enade para Coordenadores de curso. (Carga horária: 20h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.

2018 - 2018

Google for Education - Level 2. (Carga horária: 15h). , Google Brasil Internet, GOOGLE BRASIL, Brasil.

2009 - 2009

Curso de inglês. (Carga horária: 160h). , Minds English School, MINDS, Brasil.

2007 - 2007

Treinamento de segurança, saúde e meio ambiente. (Carga horária: 8h). , Amilpp, AMILPP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Pesquisa.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Operações Unitárias na Engenharia Química.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Ciências Ambientais.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Estudos e Caracterização de Efluentes Industriais.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Processos Oxidativos Avançados.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Cromatografia líquida e gasosa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SOUZA, F. S. . Short-Term Program: Canada Edition. 2018. (Outro).

SOUZA, F. S. . Comissão Organizadora do Oktoberfórum 2014 - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ). 2014. (Outro).

SOUZA, F. S. . Comissão Organizadora do Oktoberfórum 2013 - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ). 2013. (Outro).

SOUZA, F. S. . Comissão técnica no processo de seleção dos trabalhos técnicos do 25º Congresso Brasileiro de Manutenção. 2010. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Aula inaugural da área de Inovação e Tecnologia da Universidade La Salle.Aula inaugural da área de Inovação e Tecnologia da Universidade La Salle. 2019. (Outra).

IDEALAB Social - Empreendedorismo de impacto positivo.Mentoria no Idealab Social realizado no dia 19 de outubro de 2019.. 2019. (Encontro).

Treinamento de configuração operação e manutenção sobre Basic IC Plus - Cromatografia iônica - Metrohm. 2019. (Outra).

XV Semana Científica da Universidade La Salle.Avaliação da adsorção do fármaco atenolol em sedimentos de amostras coletadas no arroio Esteio. 2019. (Encontro).

11 Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental.REMOÇÃO DO CORANTE VIOLETA CRISTAL UTILIZANDO ZEÓLITA PRODUZIDA A PARTIR DE CINZA DE CARVÃO COMO ADSORVENTE. 2018. (Simpósio).

6 Congresso Internacional de Tecnologias para o Meio Ambiente. Remoção do corante Acid Black 210 por processos oxidativos avançados: Reagente Fenton. 2018. (Congresso).

Encontro Temático: Saneamento Ambiental Desafios e Soluções. 2018. (Encontro).

VI Congresso Ibero-Americano de Investigação em Governança Universitária e I Encontro Regional de Gestão Educacional nos diferentes contextos. 2018. (Congresso).

XIV Semana Científica da Unilasalle - SEFIC 2018. Recuperação e purificação do níquel presente em efluentes galvânicos através de tratamentos convencionais e avançados. 2018. (Exposição).

XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Química. APLICAÇÃO DE ZEÓLITAS SINTETIZADAS A PARTIR DE CINZAS DE CARVÃO COMO ADSORVENTES. 2018. (Congresso).

XXIII Congresso Regional de Estudantes de Engenharia Química Sul/Sudeste/Centro-Oeste. 2018. (Congresso).

8 Simpósio Brasil - Alemanha Desenvolvimento Sustentável. 2017. (Simpósio).

Fórum Anual de Docentes Estácio 2017. 2017. (Encontro).

24 Semana de Engenharia da PUCRS.Poluentes emergentes no meio ambiente e alternativas de tratamento (Processos oxidativos avançados). 2016. (Seminário).

Young Water Professionals Annual Conference. Treatment of a Brazilian hospital wastewater by advanced oxidation processes (AOPs). 2016. (Congresso).

10th European Congress of Chemical Engineering. Comparison of different advanced oxidation treatments for the removal of caffeine in aqueous solution. 2015. (Congresso).

4 Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente. Proposta de tratamento para degradação de fenol por ozonização. 2014. (Congresso).

IX Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental.Adsorção do corante amarelo tartrazina utilizando carvao ativado e casca de arroz. 2014. (Simpósio).

XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química. Degradação de Fenol por Processos Oxidativos Avançados. 2014. (Congresso).

VI International Symposium on Residue Management in Universities.Hospital effluent and emerging pollutants: a source of environmental contamination. 2013. (Simpósio).

3 Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente. Adequação e uso de cascas de resíduos agroindustriais e florestais para tratamento de efluentes industriais. 2012. (Congresso).

4 Congresso Internacional de Inovação. 2011. (Congresso).

8 Congresso Brasileiro de Gestão do Desenvolvimento de Produto. Aplicação da Ferramenta CEP: uma Abordagem Crítica sobre a Redução Sistemática da Variabilidade Dimensional em um Processo Produtivo do Ramo Metal Mecânico. 2011. (Congresso).

17 Semana Interamericana e 10 Semana Estadual da Água - Ciclo de palestras: A Otimização no uso dos Recursos Hídricos em Setores Produtivos e Serviços. 2010. (Encontro).

42 Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional.Índices de capacidade do processo: Proposta baseada em modelos de regressão e um fluxograma orientativo.. 2010. (Simpósio).

XII Congresso de Estudantes de Ciências e Engenharia de Materiais do MERCOSUL. Mini curso de Ferramentas de Produtividade. 2010. (Congresso).

VII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Cientifica. Extração de Óleo Essencial de Hortelã-Pimenta por Arraste a Vapor. 2007. (Congresso).

15 Semana da Engenharia e Mostra de Ciência e Tecnologia. 2006. (Encontro).

VII Salão de Iniciação Científica da PUCRS. Extração de Óleo Essencial de Lavanda por Arraste a Vapor. 2006. (Exposição).

XIV Semana da Engenharia e Mostra de Ciência e Tecnologia. 2005. (Encontro).

13 Semana da Engenharia e 10 Feira de Engenharia. 2004. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Marina Avena Maia

SOUZA, F. S.; AGUSTINI, C. B.; BRUM, I. A. S.. ADSORÇÃO DE ÂNIONS DE SOLUÇÕES AQUOSAS UTILIZANDO HIDROXICARBONATOS DE Mg-Al, Zn-Al e Ca-Al. .. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Paola Del Vecchio

SOUZA, F. S.; CARISSIMI, E.; CASSINI, A. S.. DEGRADAÇÃO DE CONTAMINANTES DE DIFERENTES CLASSES POR PROCESSOS OXIDATIVOS AVANÇADOS: O3, O3/UV e O3/Al2O3. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Lucas Pisoni da Silva

SOUZA, F. S.; TAFFAREL, S. R.; SILVA, F. R.;FERIS, L. A.. Tratamento de efluente têxtil sintético via processos oxidativos avançados e o uso do zebrafish para avaliação ecotoxicológica. 2019. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais em Mineração) - Universidade La Salle - Canoas.

Aluno: Patrícia Luísa Cardoso

SOUZA, FERNANDA S.; KAUTZMANN, R. M.; BERNARDES, J. A.; SABEDOT, S.. Avaliação do programa de ações do plano da bacia hidrográfica do rio dos sinos por meio de indicadores de acompanhamento. 2019. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais em Mineração) - Universidade La Salle - Canoas.

Aluno: Regina Froener

SOUZA, FERNANDA S.; HAMM, J. B. S.; PRIEBE, G. P. S.; SABEDOT, S.. Avaliação da carga poluidora industrial lançada nos recursos hídricos da bacia hidrográfica do Rio dos Sinos. 2019. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais em Mineração) - Universidade La Salle - Canoas.

Aluno: Daniel Assis Barroso

SILVEIRA, A. B.; SABEDOT, S.;SOUZA, FERNANDA SIQUEIRA; FERREIRA, R. H. S.; JOSE, J. F. B. S.. DIAGNÓSTICO DA BALNEABILIDADE DO LITORAL NORTE DO RIO GRANDE DO SUL NO PERÍODO DE 2007 A 2017. 2019. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais em Mineração) - Universidade La Salle - Canoas.

Aluno: Silvio Cesar Gomes da Rosa

SOUZA, FERNANDA S.; KNOP, A.; BERNARDES, J. A.. Gestão de resíduos na construção civil de pequeno porte: uma proposta de sustentabilidade e estratégia empresarial. 2019. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais em Mineração) - Universidade La Salle - Canoas.

Aluno: Luciano Pazinato Martins

SILVA, F. R.;SOUZA, F. S.; MENEZES, A. P. S.; VARGAS, L. K.. Avaliação da Qualidade Ambiental do Arroio Demétrio através de critérios Físico-Químicos, Microbiológicos e Toxicológicos. 2018. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais em Mineração) - Universidade La Salle - Canoas.

Aluno: Bruno Matheus Favero

SOUZA, F. S.; KAUTZMANN, R. M.; MANCILHA, F. S.. Tratamento de efluente galvânico de cromo através de eletrocoagulação e reuso do lodo como pigmento inorgânico. 2018. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais em Mineração) - Universidade La Salle - Canoas.

Aluno: Lorís El-Kek da Silva

VARGAS, R. M. F.;SOUZA, F. S.; CASSEL, E.. Abordagem ambiental aliada ao estudo da extração do óleo essencial de Pentacalia desiderabilis (velloso) cuatrec. por arraste a vapor.. 2018. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Tecnologia de Materiais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Macos Geppert

SOUZA, F. S.; KAUTZMANN, R. M.; MORAES, B. S.. Avaliação da eficiência de degradação de azo corante amido black 10B em solução aquosa por ozonização. 2018. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais em Mineração) - Universidade La Salle - Canoas.

Aluno: Débora Regina Strossi Pedrolo

PIRES, M. J. R.; FONTOURA, L. A. M.;SOUZA, F. S.; CARDOSO, J. H.. Obtenção de zeólitas a partir de cinzas de carvão mineral visando a aplicação em adsorção de SO2. 2017.

Aluno: Dafne Lanfermann Barbosa

AZEVEDO, C. M. N.; MARCILIO, N. R.;SOUZA, FERNANDA SIQUEIRA. Aplicação do rejeito do beneficiamento do carvão de Moatize (Moçambique) como sólido sorvente na remoção de Cromo VI. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Júlia Carolina Illi

SOUZA, F. S.; SCHNEIDER, I. H.; RODRIGUES, M. A. S.. Utilização de rejeito do beneficiamento do carvão como sólido sorvente no tratamento de águas contaminadas com íons nitrato. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: UBIRATÃ SILVA DE MOURA

SOUZA, FERNANDA S.; SABEDOT, S.; SILVA FILHO, P. J. S.; BORGES, R. A. X.. Educação ambiental e uso da água: percepção e conscientização na escola estadual Marechal Rondon no município de Canoas/RS. 2019.

Aluno: Cristina Pigozzo

FERIS, L. A.SOUZA, F. S.; HARO, N. K.. Caracterização do efluente hospitalar produzido em dois hospitais da cidade de Porto Alegre/RS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Victor Hugo Silva Rodrigues

SOUZA, F. S.; VARGAS, R. M. F.; CASSEL, E.. Análise cromatográfica/olfatométrica de compostos voláteis de gel adesivo para vasos sanitários extraídos por SPME. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Louidi Lauer Albornoz

SOUZA, F. S.; CASSINI, A. S.. Estudo de Caso: Avaliação da Eficiência de uma Estação de Efluentes de um Campus Universitário. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Juliane Pastorello Rubbo

SOUZA, F. S.; FERNANDES, P. R.. Remoção do herbicida 2,4-D por adsorção em carvão ativado em pó. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

SOUZA, FERNANDA S.. Avaliador na 34 Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (MOSTRATEC). 2019. Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha.

SOUZA, F. S.. Membro da Comissão Científica na Qualidade de Avaliadora de Trabalhos de Mestrado na XIV Semana Científica da Unilasalle - SEFIC 2018. 2018. Universidade La Salle - Canoas.

SOUZA, F. S.. Banca do trabalho "Síntese de catalisadores à base de Bismuto e sua aplicação na fotodegradação de Rodamina B sob radiação visível". 2015. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

SOUZA, F. S.; SILVA, M. C.. Banca do trabalho "Descoloração de Rodamina B em solução aquosa via Processos Oxidativos Avançados" apresentado por Morgana Rafaela Secco no XIII OKTOBERFÓRUM. 2014. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

SOUZA, F. S.; ENGLERT, A. H.. Banca do trabalho "Aplicação do Processo Foto-Fenton para Remoção de Cafeína" apresentado por Yáskara Matielli Posser no XIII OKTOBERFÓRUM. 2014. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Teresa Monica Raya Rodriguez

RAYA-RODRIGUEZ, M. T. M. Quebra de emulsão petróleo/água no tratamento de dessalgação. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Pontificia Universidade Católica RS.

Martha Fogliato Santos Lima Richter

Lima, M.F.S.; Carissimi, E.; AZEVEDO, C. M. N.. Degradação de compostos farmacêuticos por processos oxidativos avançados (O3, O3/UV, O3/Fe2+, O3/UV/Fe2+) visando o tratamento de efluentes hospitalares. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química ( PPGEQ / UFRGS )) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Flavio Sanson Fogliatto

MARCONDES FILHO, DaniloWERNER, LianeFOGLIATTO, F. S.. Indices de capacidade para gráficos de controle baseados em modelos de regressão. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Danilo Marcondes Filho

MARCONDES FILHO, D.; Werner, L.;FOGLIATTO, F. S.. Índices de Capacidade para Gráficos de Controle Baseados em Modelos de Regressão. 2010. Dissertação (Mestrado em PPGEP) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Carla Maria Nunes Azevedo

AZEVEDO, C. M. N.; CARISSIMI, E.; CASSINI, A. S.. Degradação de poluentes emergentes por processos oxidativos avançados (O3, O3/UV,O3/Fe2+, O3/UVFe2+) visando o tratamento de efluentes hospitalares. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química ( PPGEQ / UFRGS )) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Carla Maria Nunes Azevedo

AZEVEDO, C. M. N.; CARISSIMI, E.; RICHTER, M. F. L.. Degradação de Compostos Farmacêuticos por Processos Oxidativos Avançados (O3, O3/UV, O3/Fe2+, O3/UV/Fe2+) Visando o Tratamento de Eflluentes Hospitalares. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química ( PPGEQ / UFRGS )) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Elvis Carissimi

CARISSIMI, E.; CASSINI, A. S.; SIRTORI, C.; FÉRIS, L. A.. Degradação de Poluentes Emergentes por Processos Oxidativos Avançados (O3, O3/UV, O3/Fe2+, O3/UV/Fe2+) visando o Tratamento de Efluentes Hospitalares. 2016. Tese (Doutorado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Elvis Carissimi

FÉRIS, L. A.;CARISSIMI, E.; AZEVEDO, C. M. N.; RICHTER, M. F. L.. Degradação de Compostos Farmacêuticos por Processos Oxidativos Avançados (O3, O3/UV, O3/Fe2+, O3/UV/Fe2+) visando o Tratamento de Efluentes Hospitalares. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química ( PPGEQ / UFRGS )) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Douglas Vitorassi

Mapeamento do consumo de agrotóxicos nos municípios que compõem a Bacia Hidrográfica do Camaquã; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais em Mineração) - Universidade La Salle - Canoas; (Orientador);

Evandro Silva dos Santos

Oxidação de compostos de enxofre em efluentes llíquidos industriais por meio do reagente fenton; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais em Mineração) - Universidade La Salle - Canoas; (Orientador);

Ênio Sebastião Vicente de Jesus

QUALIDADE DA ÁGUA E DO SOLO DE CULTIVO CONVENCIONAL E ORGÂNICO DE ARROZ PRÉ-GERMINADO; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais em Mineração) - Universidade La Salle - Canoas; (Coorientador);

ANDRESSA LEHDERMANN

Calcinação da casca do ovo para obtenção de um catalisador heterogêneo visando sua utilização na síntese do biodiesel; ; Início: 2020; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade La Salle - Canoas; (Orientador);

KELLEN BARROS DE MELO

Diagnóstico e mapeamento das composições químicas dos óleos essenciais de diferentes regiões do Brasil; Início: 2020; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade La Salle - Canoas; (Orientador);

FRANCINE DORNELLES RANGEL

Análise Físico-Química de vinhos da serra gaúcha; Início: 2020; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade La Salle - Canoas; (Orientador);

BARBARA CESAR DIAS

Estudo da adsorção de um nanomaterial produzido a partir de resíduo agroindustrial; Início: 2020; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade La Salle - Canoas; (Orientador);

Mayra Ferreira dos Santos

Diagnóstico ambiental de áreas de postos de combustíveis com processo de remediação ativos em Porto Alegre e posterior projeto de remediação; Início: 2020; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade La Salle - Canoas; (Orientador);

Renata Ivankio

NANOMATERIAIS APLICADOS EM TECNOLOGIAS AMBIENTAIS AVANÇADAS VISANDO A REMOÇÃO DE POLUENTES EMERGENTES; Início: 2020; Iniciação científica (Graduando em Química) - Universidade La Salle - Canoas; (Orientador);

Carine Vianna Garcia

NANOMATERIAIS APLICADOS EM TECNOLOGIAS AMBIENTAIS AVANÇADAS VISANDO A REMOÇÃO DE POLUENTES EMERGENTES; Início: 2020; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Química) - Universidade La Salle - Canoas; (Orientador);

Caroline Annes Troglio Ibanez

NANOMATERIAIS APLICADOS EM TECNOLOGIAS AMBIENTAIS AVANÇADAS VISANDO A REMOÇÃO DE POLUENTES EMERGENTES; Início: 2020; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Química) - Universidade La Salle - Canoas; (Orientador);

Mayra Ferreira dos Santos

NANOMATERIAIS APLICADOS EM TECNOLOGIAS AMBIENTAIS AVANÇADAS VISANDO A REMOÇÃO DE POLUENTES EMERGENTES; Início: 2020; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Química) - Universidade La Salle - Canoas; (Orientador);

Bruna Daniela Silva dos Passos

NANOMATERIAIS APLICADOS EM TECNOLOGIAS AMBIENTAIS AVANÇADAS VISANDO A REMOÇÃO DE POLUENTES EMERGENTES; Início: 2020; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Química) - Universidade La Salle - Canoas; (Orientador);

Thays Pinheiro Machado

Estudo de tratamentos avançados de efluentes visando a remoção de poluentes emergentes; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Química) - Universidade La Salle - Canoas; (Orientador);

Ana Carolina Favero

Tratamento de efluente galvânico através de processo combinado de precipitação química e ozonização: recuperação, purificação e reaproveitamento de níquel; 2020; Dissertação (Mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais em Mineração) - Universidade La Salle - Canoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fernanda Siqueira Souza;

Bruno Matheus Favero

REMOÇÃO DE CROMO DE EFLUENTE GALVÂNICO ATRAVÉS DE ELETROCOAGULAÇÃO E REUSO DO LODO COMO PIGMENTO INORGÂNICO; 2020; Dissertação (Mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais em Mineração) - Universidade La Salle - Canoas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fernanda Siqueira Souza;

GABRIELLE LARISSA DE OLIVEIRA KUHL

Avaliação da adsorção do fármaco Atenolol em sedimentos de amostras coletadas no arroio Esteio; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Fernanda Siqueira Souza;

Bárbara Adriane da Silva Colpo

Modelagem e Simulação de um Reator do tipo CSTR não isotérmico no Software EMSO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Fernanda Siqueira Souza;

Julio Finkler

ESTUDO DA DEGRADAÇÃO DE COMPOSTOS ORGÂNICOS DERIVADOS DO PETRÓLEO POR PROCESSO OXIDATIVO AVANÇADO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Fernanda Siqueira Souza;

JULIANO ZONTA MARASCA

Simulação e otimização de uma planta industrial; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Fernanda Siqueira Souza;

STEFFANY PICAZ HOFFMANN

Produção de biodiesel a partir de catalisadores heterogêneos; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Fernanda Siqueira Souza;

Gislaine da Silva Machado Alves

CARACTERIZAÇÃO DE RESÍDUO SÓLIDO INDUSTRIAL DE PANELA DE ACIARIA E ALTERNATIVAS DE REAPROVEITAMENTO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Fernanda Siqueira Souza;

Ábia Rodrigues

ANÁLISE DO TEOR DE FORMALDEÍDO LIVRE EM ALISANTES CAPILARES; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Fernanda Siqueira Souza;

Lisiane Teresinha Flores dos Santos Euzebio

DIAGNÓSTICO DO GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DOS SERVIÇOS DE SAÚDE; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Fernanda Siqueira Souza;

Beatriz Aguiar Eufrázio

Comparação de métodos analíticos para a determinação de ácido fosfórico em amostras de bebidas de cola; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Fernanda Siqueira Souza;

Cristiane Cândido

Comparação dos métodos de cozimento a vácuo e pressão de vapor no processo de produção de geleia de morango; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Fernanda Siqueira Souza;

Fernanda Rosa da Silveira

PROPOSTA DE SISTEMA DE TRATAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO ATRAVÉS DE ETAPAS CONVENCIONAIS E AVANÇADAS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Fernanda Siqueira Souza;

Renata Ritter de Fraga

QUÍMICA FORENSE: teste de métodos; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Fernanda Siqueira Souza;

Guilherme Huff

Comparação dos compostos majoritários do óleo essencial de Mentha pipperita e Mentha spicata através da cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Fernanda Siqueira Souza;

Alexandre Gonchoroski de Góis

DETERMINAÇÃO DA CINÉTICA DE FORMAÇÃO DE AMÔNIA BIOCATALISADA ATRAVÉS DA HIDRÓLISE DE UREIA PRESENTE EM URINA HUMANA/ANIMAL; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Fernanda Siqueira Souza;

Milane Wolfarth

Estudo da remoção do fármaco atenolol através do processo de adsorção em carvão ativado; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Fernanda Siqueira Souza;

TAÍS SOCOLOSKI

ANÁLISE DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA DE GESTÃO PÚBLICA NO MONITORAMENTO DE EFLUENTES DAS INDÚSTRIAS COSMÉTICAS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Fernanda Siqueira Souza;

Neuri Rempel

REMOÇÃO DE Fe3+ PRESENTE EM LODO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÀGUA ATRAVÉS DO PROCESSO DE ADSORÇÃO UTILIZANDO DIFERENTES ADSORVENTES; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Fernanda Siqueira Souza;

Cassandra Bonfante de Carvalho

Degradação e Mineralização do corante Acid Black 210 por Processos Oxidativos Avançados; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fernanda Siqueira Souza;

Vanessa Vargas da Silva

Degradação de amoxicilina por Fenton e foto-Fenton; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fernanda Siqueira Souza;

Luciane Luiza François

Remoção de Cafeína por Adsorção em Carvão Ativado Visando Tratamento de Efluentes Hospitalares e Domiciliares; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fernanda Siqueira Souza;

Louise Potrich

Degradação de Cafeína por Processos Oxidativos Avançados; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Fernanda Siqueira Souza;

Fernanda Rosa da Silveira

Comparação dos processos de adsorção e membranas para a remoção de compostos recalcitrantes; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Fernanda Siqueira Souza;

Bárbara Adriane da Silva Colpo

Utilização de rejeitos do beneficiamento do carvão mineral em tratamentos avançados de efluentes visando a remoção de poluentes emergentes; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Fernanda Siqueira Souza;

Vitoria Romera Cuenca

Utilização de rejeitos do beneficiamento do carvão mineral em tratamentos avançados de efluentes visando a remoção de poluentes emergentes; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Fernanda Siqueira Souza;

Eduardo Garcia Flores

Utilização de rejeitos do beneficiamento do carvão mineral em tratamentos avançados de efluentes visando a remoção de poluentes emergentes; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Fernanda Siqueira Souza;

Fernanda Cauduro

Estudo de tratamentos avançados de efluentes visando a remoção de poluentes emergentes; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Fernanda Siqueira Souza;

GABRIELLE LARISSA DE OLIVEIRA KUHL

Avaliação da adsorção/dessorção de poluentes emergentes em sedimentos; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Fernanda Siqueira Souza;

Renata Garcia Mateus

Iniciação científica no Laboratório de Química; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Fernanda Siqueira Souza;

Amanda Batista de Souza

Avaliação de resíduos visando a reutilização: uma abordagem sustentável; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Universidade La Salle - Canoas; Orientador: Fernanda Siqueira Souza;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Gerti Weber Brun

Quebra de Emulsão Petróleo/água no Tratamento de Dessalgação; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Gerti Weber Brun;

Carla Schwengber ten Caten

Índices de capacidade para gráficos de controle baseados em modelos de regressão; 2010; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Carla Schwengber ten Caten;

Rubem Mário figueiró Vargas

Estudo dos Modelos de Transferência de Massa de Óleo Essencial por Arraste a Vapor; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em ENGENHARIA QUIMICA) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Orientador: Rubem Mário Figueiró Vargas;

Eduardo Cassel

2017; Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Eduardo Cassel;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • COLPO, B. A. S. ; SOUZA, F. S. ; HAMM, J. B. S. . MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE UM REATOR DO TIPO CSTR NÃO ISOTÉRMICO NO SOFTWARE EMSO. REVISTA DE ENGENHARIA E TECNOLOGIA , v. 12, p. 162-172, 2020.

  • DEL VECCHIO, PAOLA ; HARO, NATHALIA K. ; SOUZA, FERNANDA SIQUEIRA ; MARCÍLIO, NILSON ROMEU ; FÉRIS, LILIANA A. . Ampicillin removal by adsorption onto activated carbon: kinetics, equilibrium and thermodynamics. WATER SCIENCE AND TECHNOLOGY , v. 79, p. 2013-2021, 2019.

  • SILVA, F. F. D. ; SOUZA, F. S. ; HAMM, J. B. S. . Simulação e otimização do processo de separação de uma mistura de metilciclohexano e tolueno em uma coluna de destilação extrativa. REVISTA DE QUÍMICA INDUSTRIAL , v. 1, p. 70-76, 2019.

  • FAVERO, ANA CAROLINA ; FAVERO, BRUNO MATHEUS ; SOUZA, FERNANDA SIQUEIRA ; TAFFAREL, SILVIO ROBERTO . Treatment of re-refining effluent from lubricating oils by combining electrocoagulation and coagulation-flocculation processes. JOURNAL OF ENVIRONMENTAL SCIENCE AND HEALTH PART A-TOXIC/HAZARDOUS SUBSTANCES & ENVIRONMENTAL ENGINEERING , v. xx, p. 1-9, 2019.

  • BONFANTE DE CARVALHO, CASSANDRA ; ESPINA DE FRANCO, MARCELA ; SOUZA, FERNANDA SIQUEIRA ; FÉRIS, LILIANA AMARAL . Degradation of Acid Black 210 by advanced oxidative processes: O 3 and O 3 /UV. OZONE-SCIENCE & ENGINEERING , v. -, p. 1-5, 2018.

  • FAVERO, BRUNO MATHEUS ; FAVERO, ANA CAROLINA ; TAFFAREL, SILVIO ROBERTO ; SOUZA, FERNANDA SIQUEIRA . Evaluation of the efficiency of coagulation/flocculation and Fenton process in reduction of colour, turbidity and COD of a textile effluent. ENVIRONMENTAL TECHNOLOGY , v. xx, p. 1-38, 2018.

  • SOUZA, FERNANDA SIQUEIRA ; DA SILVA, VANESSA VARGAS ; ROSIN, CATIUSA KUCHAK ; HAINZENREDER, LUANA ; ARENZON, ALEXANDRE ; FÉRIS, LILIANA AMARAL . Comparison of different advanced oxidation processes for the removal of amoxicillin in aqueous solution. ENVIRONMENTAL TECHNOLOGY , v. 13, p. 1-23, 2017.

  • SOUZA, FERNANDA S. ; DA SILVA, VANESSA V. ; ROSIN, CATIUSA K. ; HAINZENREDER, LUANA ; ARENZON, ALEXANDRE ; PIZZOLATO, TANIA ; JANK, LOUISE ; FÉRIS, LILIANA A. . Determination of pharmaceutical compounds in hospital wastewater and their elimination by advanced oxidation processes. JOURNAL OF ENVIRONMENTAL SCIENCE AND HEALTH PART A-TOXIC/HAZARDOUS SUBSTANCES & ENVIRONMENTAL ENGINEERING , v. -, p. 1-9, 2017.

  • SOUZA, FERNANDA SIQUEIRA ; FÉRIS, LILIANA AMARAL . Hospital and Municipal Wastewater: Identification of Relevant Pharmaceutical Compounds. WATER ENVIRONMENT RESEARCH , v. 88, p. 871-877, 2016.

  • SOUZA, FERNANDA SIQUEIRA ; FÉRIS, LILIANA AMARAL . Consumption-based approach for pharmaceutical compounds in a large hospital. ENVIRONMENTAL TECHNOLOGY , v. 1, p. 1-7, 2016.

  • LUIZA FRANÇOIS, LUCIANE ; KRUMMENAUER HARO, NATHALIA ; SIQUEIRA SOUZA, FERNANDA ; AMARAL FÉRIS, LILIANA . Remoção de Cafeína por Adsorção em Carvão Ativado. Scientia cum Industria , v. 4, p. 64-68, 2016.

  • SOUZA, FERNANDA SIQUEIRA ; FÉRIS, LILIANA AMARAL . Degradation of Caffeine by Advanced Oxidative Processes: O 3 and O 3 /UV. Ozone: Science & Engineering , v. 37, p. 150429131256006-384, 2015.

  • SOUZA, FERNANDA SIQUEIRA ; PEDRINI, DANILO CUZZUOL ; TEN CATEN, CARLA SCHWENGBER . CAPABILITY INDICES FOR CONTROL CHARTS BASED ON REGRESSION MODELS. Brazilian Journal of Operations and Production Management , v. 12, p. 234, 2015.

  • SOUZA, FERNANDA SIQUEIRA ; PEDRINI, DANILO CUZZUOL ; CATEN, CARLA SCHWENGBER TEN . Proposta de fluxograma orientativo para aplicação de índices de capacidade. Gestão & Produção (UFSCAR. Impresso) , v. 21, p. 882-894, 2014.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    NANOMATERIAIS APLICADOS EM TECNOLOGIAS AMBIENTAIS AVANÇADAS VISANDO A REMOÇÃO DE POLUENTES EMERGENTES, Descrição: A presença de resíduos farmacêuticos e agrotóxicos e seus metabólitos em diferentes matrizes ambientais tem sido reportada pela literatura, assim como os riscos que estes podem causar ao meio ambiente e para a saúde humana. No Brasil, a principal fonte de contaminação ambiental das águas ocorre através de efluentes domésticos não tratados, uma vez que a grande maioria não passa por um processo de tratamento terciário eficiente para desinfecção e remoção de poluentes recalcitrantes. Para melhorar a compreensão de seus impactos ambientais e toxicológicos e sua ocorrência e comportamento em diferentes impactos ambientais, diversos estudos de monitoramento estão considerados, no entanto, a lista destes poluentes cresce continuamente. Neste sentido, processos avançados de tratamento são tecnologias promissoras na remoção de poluentes emergentes presentes em matrizes complexas. Dentre eles, cabe destacar os processos oxidativos avançados, membranas e adsorção. Neste contexto, o presente projeto visa estudar a degradação/separação de diferentes poluentes emergentes (drogas de abuso lícitas, antibióticos, hormônios sintéticos e agrotóxicos) através do desenvolvimento de novos nanomateriais integrados às tecnologias ambientais mencionadas, com o intuito de entender melhor sua interação com o meio aquático. Ainda, se propõe avaliar os tratamentos combinados visando aumentar a eficiência de remoção. O projeto será desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Impactos Ambientais da Universidade La Salle. Por meio de uma infraestrutura de laboratório já estabelecida, a instituição propõe a otimização das condições operacionais destes processos, o qual deverá conduzir a uma tecnologia ambientalmente mais sustentável. Mediante recursos humanos qualificados e do orçamento solicitado neste Projeto, a proposta inclui uma abordagem detalhada das condições operacionais dos referidos processos. Além disso, inclui a investigação quanto a possibilidade de empregar novos materiais para a produção de membranas nanocompósitas, assim como, novos adsorventes que possam ser utilizados também como catalisadores. Além das atividades de laboratório, o Projeto envolverá etapas relacionadas à análise do estado da arte, de confecção de artigos científicos, comunicações orais e, possivelmente, a solicitação de patente. A presente proposta deverá contribuir para o avanço no desenvolvimento de tecnologias para tratamento avançado, levando em conta as características e similaridades de cada poluente emergente e cada matriz ambiental. As inovações obtidas serão analisadas criticamente quanto à pertinência de sua aplicação em projetos de estações de tratamento reais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Fernanda Siqueira Souza - Coordenador / Janice Botelho Souza Hamm - Integrante.

  • 2018 - 2020

    Utilização de rejeitos do beneficiamento do carvão mineral em tratamentos avançados de efluentes visando a remoção de poluentes emergentes, Descrição: As atividades de extração e beneficiamento do carvão geram quantidades extremamente elevadas de resíduos sólidos que causam uma série de impactos ambientais negativos. Reaproveitar estes resíduos torna-se vantajoso, principalmente pela melhoria da qualidade ambiental dos recursos hídricos, pelo aproveitamento econômico de materiais e pela redução do volume de rejeitos de carvão dispostos no meio ambiente. Uma alternativa é agregar valor comercial ao rejeito, reaproveitando-o em processos de tratamento de água e efluentes como catalisador nos processos oxidativos avançados ou como adsorvente em processos de adsorção. Assim, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo avaliar o rejeito do beneficamento do carvão em tratamentos avançados de efluentes visando a remoção de poluentes emergentes (como compostos farmacêuticos e pesticidas). Estes compostos não são completamente removidos durante o tratamento convencional aplicado nas estações de tratamento, sendo assim, detectados em diversas matrizes ambientais, causando efeitos negativos aos recursos hídricos, animais e ao ser humano.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Fernanda Siqueira Souza - Coordenador., Número de orientações: 11

  • 2013 - 2015

    Diagnóstico ambiental e estudo de alternativas para tratamento de efluentes provenientes de entidades hospitalares, Descrição: A presença de resíduos farmacêuticos e seus metabólitos em efluentes de estações de tratamento de esgotos tem sido reportada pela literatura, assim como os riscos que estes podem causar ao meio ambiente. Vários estudos indicam que determinados fármacos possuem a capacidade de exercer efeitos tóxicos aos organismos aquáticos em concentrações na faixa de g.L-1 e ng.L-1, chamados de poluentes emergentes. No Brasil, a principal fonte de contaminação ambiental das águas ocorre através de esgotos domésticos não tratados, uma vez que a grande maioria dos efluentes urbanos não passa pelo processo de tratamento terciário para remoção de nutrientes e desinfecção. No que se refere aos hospitais, muitos não realizam o tratamento de seus efluentes. Estes, contêm altas concentrações de poluentes emergentes, impactando seriamente no sistema de tratamento de esgotos urbanos. Entre as técnicas conhecidas, os chamados processos oxidativos avançados têm-se mostrado como tecnologias promissoras na remoção de poluentes emergentes presentes em matrizes complexas, como efluentes hospitalares, uma vez que utilizam fortes agentes oxidantes. Neste contexto, o presente projeto tem como objetivo propor uma alternativa de tratamento para efluentes hospitalares visando a degradação e eliminação da toxicidade para lançamento no meio ambiente de forma segura e ambientalmente correta, estabelecendo uma base de apoio na gestão ambiental para as instituições, meio científico e administrações públicas, minimizando os impactos na saúde e no ambiente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Fernanda Siqueira Souza - Integrante / Liliana Amaral Féris - Coordenador / Odivan Zanella - Integrante / Isabel Cristina Tessaro - Integrante / Yáskara Matielli Posser - Integrante / Morgana Secco - Integrante / Élvis Carissimi - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    Mini Estação de Tratamento UV para degradação de fármacos, Descrição: O objetivo geral da presente proposta de projeto é desenvolver uma solução eficiente para degradação dos fármacos vencidos por meio de um Processo Oxidativo Avançado (POA) utilizando radiação ultravioleta, intitulada de Mini Estação de Tratamento UV. O projeto foi aprovado de acordo com o edital "Programa Inova Pequena Empresa RS (INOVAPERS)" - SEBRAE-RS.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernanda Siqueira Souza - Integrante / Pierre Weinmann da Silva - Integrante / Guilherme Segatt Ractz - Coordenador., Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    Mistura de cascas: uma alternativa para tratamento de efluentes, Descrição: Pesquisa e desenvolvimento de um novo meio filtrante para efluentes industriais constituído de uma mistura de cascas (biomassa) com propriedades adsortivas diversas. Este projeto foi o ganhador do edital FAPERGS 003/2010 - Programa de Interação Universidade/Empresa - IUE.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Fernanda Siqueira Souza - Integrante / Pierre Weinmann da Silva - Integrante / Guilherme Segatt Ractz - Integrante / Marlize Cantelli - Coordenador / Fernanda A. dos Santos - Integrante / Francine Querol - Integrante., Financiador(es): BPA PUCRS - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2007

    Modelagem da Transferência de Massa no Óleo Essencial de Hortelã-Pimenta, Descrição: O projeto consiste na estimação de um modelo de transferência de massa a partir de dados coletados em experimentos de acompanhamento da extração do óleo essencial de Hortelã-Pimenta.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernanda Siqueira Souza - Integrante / Eduardo Cassel - Integrante / Rubem Mário Figueiró Vargas - Coordenador / Bernardo Brenner - Integrante., Financiador(es): BPA/PUCRS - Bolsa.

  • 2006 - 2006

    Estudo dos Modelos de Transferência de Massa na Extração de Óleo Essencial da Lavanda por Arraste a Vapor, Descrição: Estimação do modelo de tranferência de massa (via Lei de Fick) a partir de dados coletados por arraste a vapor do óleo essencial de Lavanda. Variáveis controlladas: espessura da folha de Lavanda, tempo e volume de óleo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Fernanda Siqueira Souza - Integrante / Rubem Mário Figueiró Vargas - Coordenador., Financiador(es): BPA/PUCRS - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2019

Professora Paraninfa, Formandos do Curso de Engenharia Química da Universidade La Salle 2019/1, Universidade La Salle.

2019

Orientadora de aluna destaque (Gabrielle Larissa de Olievira Kuhl - aluna Engenharia Química) de Sessão na XV Semana Científica da Universidade La Salle - SEFIC., Diretoria de Extensão, Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade La Salle.

2019

Co-Orientadora de aluna destaque (Thays Pinheiro Machado - aluna Química) de Sessão na XV Semana Científica da Universidade La Salle - SEFIC., Diretoria de Extensão, Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade La Salle.

2019

Professora Paraninfa, Formandos do Curso de Química da Universidade La Salle 2019/2, Universidade La Salle.

2019

Professora Homenageada, Formandos do Curso de Engenharia Química da Universidade La Salle 2018/2, Universidade La Salle.

2018

Orientadora de aluna destaque (Ana Carolina Favero - Mestrado PPGAIA) de Sessão na XIV Semana Científica da Universidade La Salle - SEFIC., Diretoria de Extensão , Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade La Salle.

2018

Professora Homenageada, Formandos do Curso de Química Bacharelado da Universidade La Salle 2018/2, Universidade La Salle.

2018

Professora Paraninfa, Formandos do Curso de Engenharia Química da Universidade La Salle 2018/2, Universidade La Salle.

2018

Professora Paraninfa, Formandos do Curso de Engenharia Química da Universidade La Salle 2018/1, Universidade La Salle.

2008

Melhor aluna de Engenharia Química, Braskem e ABEQ ? Associação Brasileira de Engenharia Química.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade La Salle - Canoas, Universidade La Salle - Canoas. , Avenida Victor Barreto 2288, Centro, 92010000 - Canoas, RS - Brasil, Telefone: (051) 34768471

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - Atual

Universidade La Salle - Canoas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador/Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenadora dos Cursos Superiores de Engenharia Química, Química Bacharelado e Química Licenciatura.

Atividades

  • 01/2020

    Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ANÁLISE E SIMULAÇÃO DE PROCESSOS (SOFTWARE), FÍSICO-QUÍMICA II , FÍSICO-QUÍMICA III, PROJETO E OPERAÇÃO DE ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE EFLUENTES LÍQUIDOS, QUÍMICA GERAL, TRATAMENTO FÍSICO E FÍSICO-QUÍMICO DE EFLUENTES

  • 01/2020

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade La Salle - Canoas, .,Cargo ou função, Membro do CONSELHO CIENTÍFICO DE PESQUISA E EXTENSÃO (CCPE) da Universidade La Salle.

  • 05/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade La Salle - Canoas, .,Cargo ou função, Representante da Universidade La Salle no Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos ? COMITESINOS.

  • 03/2018

    Pesquisa e desenvolvimento , Universidade La Salle - Canoas, .,Linhas de pesquisa

  • 02/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade La Salle - Canoas, .,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Ciências Biológicas.

  • 01/2018

    Pesquisa e desenvolvimento , Universidade La Salle - Canoas, .,Linhas de pesquisa

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise e Simulação de Processos (Software), Físico-Química III, Operações Unitárias I, Planejamento e Projeto Químico

  • 01/2019 - 08/2019

    Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo de Reatores II, Estágio Supervisionado, Introdução aos Processos Químicos Industriais, Operações Unitárias II, Operações Unitárias III, Química Analítica Instrumental

  • 01/2019 - 08/2019

    Ensino, Avaliação de Impactos Ambientais em Mineração, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminários Ambientais

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado, Introdução aos Processos Químicos Industriais, Química Analítica Instrumental, Seminários Ambientais

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Avaliação de Impactos Ambientais em Mineração, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Química Ambiental, Seminários Ambientais

  • 01/2018 - 08/2018

    Ensino, Avaliação de Impactos Ambientais em Mineração, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminários Ambientais

  • 03/2018 - 07/2018

    Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise e Simulação de Processos (Softwares), Estágio Supervisionado, Planejamento e Projeto Químico

2017 - 2017

Faculdade Estácio do Rio Grande do Sul

Vínculo: Professora horista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10

2017 - 2017

Faculdade Estácio do Rio Grande do Sul

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Membro do Núcleo Docente Estruturante, Carga horária: 2

Outras informações:
Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Engenharia de Produção.

2017 - 2017

Faculdade Estácio do Rio Grande do Sul

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador-Doutor, Carga horária: 2

Outras informações:
Participação em pesquisa e desenvolvimento no Grupo de Pesquisa em Engenharia e Tecnologias Avançadas (GPETA).

2017 - 2017

Faculdade Estácio do Rio Grande do Sul

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Comitê Institucional de Iniciação Científica, Carga horária: 5

Outras informações:
Membro do Comitê Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica da Faculdade Estácio.

Atividades

  • 03/2017

    Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bases Matemáticas para a Engenharia, Cálculo Vetorial e Geometria Analítica, Fenômenos de Transportes, Química Geral

  • 03/2017

    Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bases Matemáticas para Engenharia, Cálculo Vetorial e Geometria Analítica, Fenômenos de Transportes, Química Geral

2016 - 2017

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de pós-doutorado, Carga horária: 40

Outras informações:
Pós-Doutorado no Laboratório de Operações Unitárias (LOPE/PUCRS) do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia dos Materiais (PGETEMA).

2004 - 2008

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Vínculo: Estudante de graduação, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 40

Outras informações:
Bolsa de iniciação científica no ano de 2006 no Laboratório de Operações Unitárias (LOPE) da PUCRS.

Atividades

  • 10/2016 - 09/2017

    Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Engenharia, Faculdade de Engenharia.,Atividade realizada, Análises cromatográficas (CG/MS), identificação de compostos, espectrometria de massas.

  • 03/2006 - 03/2007

    Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Engenharia, Departamento de Engenharia Química, .,Linhas de pesquisa

  • 09/2006 - 09/2006

    Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Engenharia, Departamento de Engenharia Química, Faculdade de Engenharia, Departamento de Engenharia Química.,Atividade realizada, Monitora da 15 Semana de Engenharia e Mostra de Ciência e Tecnologia.

2012 - 2016

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutoranda, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Realização de estágio docente durante o doutorado-principais atividades: Ministrar aulas para o curso de graduação em Engenharia Química em substituição da professora titular; aplicação de provas; correção de trabalhos; avaliação dos alunos em relação a apresentações de trabalhos técnicos.

2009 - 2010

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Realização de estágio docente-principais atividades: correção de trabalhos, auxílio na preparação do trabalho de conclusão de curso dos alunos de graduação em Engenharia de Produção.

Atividades

  • 03/2015 - 10/2016

    Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gerenciamento de efluentes líquidos industriais - carga horária ministrada:16h, Engenharia Ambiental - carga horária ministrada:16h

  • 03/2015 - 10/2016

    Ensino, Engenharia Química, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tratamento terciário de efluentes e gestão de resíduos sólidos - carga horária ministrada:12h

  • 01/2014 - 12/2015

    Pesquisa e desenvolvimento , FAPERGS/RS, .,Linhas de pesquisa

  • 03/2014 - 03/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Engenharia, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Pós-Graduação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química como Representante Discente.

2010 - 2012

Química Limpa Soluções Ambientais Ltda.

Vínculo: Sócia Diretora, Enquadramento Funcional: Sócia Diretora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Trabalhos de consultoria ambiental, gestão de resíduos, projetos de estação de tratamento de efluentes, licenciamento ambiental, contato com fornecedores, prospecção de clientes e elaboração de propostas técnico-comerciais.

Atividades

  • 03/2011 - 09/2012

    Pesquisa e desenvolvimento , SEBRAE RS, .,Linhas de pesquisa

2007 - 2008

Refinaria Alberto Pasqualini

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 40

Outras informações:
Estagiária do setor de Destilação da Refinaria, auxiliando no controle de produtos químicos da unidade, otimização de parâmetros e controle de processos.

Atividades

  • 09/2007 - 08/2008

    Estágios , Setor de Processos, REFAP S/A, .,Estágio realizado, Petroquímica Alberto Pasqualini REFAP S/A, localizada em Esteio - RS.