Sissa Aneleh Batista de Assis

Coordenadora de Cursos e Professora Doutora com experiência em universidades particulares e públicas ministrando disciplinas das Artes, Marketing e Comunicação (Publicidade e Propaganda). Experiência docente e profissional em Comunicação, Arte-educação, História da Arte, Artes Plásticas e Visuais, TV, Cinema e Audiovisual. Atua na Universidade Católica de Brasília como Coordenadora de Cursos de Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas. Também ministra disciplinas na graduação e na pós-graduação, a saber: Administração de Marketing, Marketing de Varejo e E-commerce com Marketing Digital, Introdução ao Marketing, Pesquisa de Mercado, Direito do Consumidor, Gestão de Produtos, Gestão de Negócios, Gestão de Pessoas, Gestão por Competência, Relações multiculturais e Negociação Internacional. E no MBA: Gestão e Marketing Educacional. Atuou na Universidade Projeção (Brasília) ministrando as disciplinas: Metodologia Científica e Criatividade em Publicidade e Propaganda. Foi professora substituta em Artes Visuais e História da Arte da Universidade de Brasília (UnB) nas disciplinas: História da Arte (todos os períodos), Artes Plásticas, Artes Visuais, História da Arte Brasileira, Artes Moderna e Contemporânea Brasileiras, Teorias da Arte Moderna, Vanguardas Históricas Artísticas, Artes Moderna e Contemporânea Internacionais, Curadoria, Arte Antiga internacional e brasileira. Atuou como Professora Orientadora de TCC e Professora-tutora nas disciplinas: Fundamentos do Curso Introdução à História da Arte, Arte e Tecnologia, Teorias da Arte na Licenciatura em Artes Visuais no Ensino à distância da UnB (EAD). Doutora em Artes na linha Teoria, Crítica e História da Arte na Universidade de Brasília (2014-2018) com o projeto de pesquisa sobre Fotógrafas Artistas da Amazônia Brasileira. Mestra em Artes pela Universidade Federal do Pará com o projeto de pesquisa sobre História da Arte Contemporânea no Norte do Brasil. Integra os grupos de pesquisa, Transviações: Visualidade e Educação (Instituto de Artes da UnB) e História da arte - modos de ver, exibir e compreender (Unicamp, UFRJ, UFBA, UFRGS e UnB). Possui artigos científicos publicados nos principais congressos nacionais da área em que atua, como CBHA, ANPAP, CONFAEB, Fazendo Gênero e outros. Além de publicar internacionalmente em revistas, periódicos e anais de congressos disponíveis on line pelo Congresso Internacional da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Congresso Internacional da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Conferência Internacional de Cinema, Arte, Tecnologia e Comunicação em Portugal (Avanca 2017 e 2019), Universidade do Chile e 13th Women's Worlds (WW) Congress. Participou em grupo de pesquisa no 8° Encontro Internacional da Universidade de Nova York pelo Instituto Hemisférico de Performance e Política da Universidade. Realizou Estágios em Docência na Universidade Federal do Pára nas disciplinas: Teoria das Artes no curso de Museologia da UFPA e no curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual, História da Arte, Cinema e Audiovisual II, Estética e História do Cinema II. Estudou Teatro pela Escola Profissionalizante Leonardo Alves no Rio de Janeiro (MEC. DRT Nº 38.348/RJ) e Direção em Cinema e Televisão pela Academia Internacional de Cinema de São Paulo. Atuou por mais dez anos na área de Comunicação (TV) e Artes, possui trabalhos em Cinema e Audiovisual (diretora, roteirista, professora de roteiro, produtora executiva e elaboradora de projetos). No Teatro atuou como atriz, apresentadora de TV e preparadora de elenco para audiovisual. Seu principal trabalho para o cinema foi como Assistente de Direção no Longa-metragem ?O Gerente? do diretor Paulo César Saraceni, uma produção da Mapa Filmes. No audiovisual ainda dirigiu, roteirizou e produziu em co-produção com a TV Brasil, os curtas paraenses ?O mundo de Célia? e ?Alegria sem Fronteiras?. Dirigiu o curta ?Zeca e as Pernas", produzido em São Paulo.

Informações coletadas do Lattes em 13/11/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Artes

2014 - 2018

Universidade de Brasília, UnB
Título: Vertentes e Vetores da Fotografia Artística Feminina no Pará: 1980-2010
Marcelo Mari. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Arte de Mulheres; Arte Contemporânea; artes visuais; Fotografia Experimental; Fotografia Documental.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: História das Mulheres Artistas. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia. Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Mestrado em Artes

2010 - 2012

Universidade Federal do Pará
Título: Mulheres Artistas: discursos, poéticas, subversões e protestos do feminino na arte contemporânea paraense.,Ano de Obtenção: 2012
Prof. Dr. José Afonso Medeiros.Coorientador: Prof. Dr. Luizan Pinheiro da Costa. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: artes visuais; Arte Contemporânea; Feminino; Gênero; História da Arte.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Artes, cultura, esporte e recreação; Educação; Pesquisa e desenvolvimento científico.

Especialização interrompida em 2009 em Gestão e Produção Cultural

2008 - Interrompido

Universidade Estácio de Sá
Título: Produção do Cinema Brasileiro
Orientador: Betse de Paula
Ano de interrupção: 2009

Graduação em Administração com Habilitação em Marketing

2001 - 2004

Universidade da Amazônia

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Laboratório de Crítica. (Carga horária: 4h). , Centro Cultural Banco do Brasil, CCBB, Brasil.

2011 - 2011

Software Livre aplicado às aulas de artes visuais. (Carga horária: 16h). , Federação Nacional de Arte Educadores do Brasil, FAEB, Brasil.

2008 - 2009

Extensão universitária em Gestão e Produção Cultural. (Carga horária: 360h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Direção para Cinema e Televisão. (Carga horária: 200h). , Academia Internacional de Cinema de São Paulo, AIC, Brasil.

2006 - 2006

Produção Cultural e Gerenciamento de Projetos. (Carga horária: 16h). , Biblioteca Pública Estadual do Rio de Janeiro, BPERJ, Brasil.

2005 - 2006

Extensão universitária em Curso Técnico de Teatro. (Carga horária: 360h). , Escola de Teatro Leonardo Alves, ETLA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes/Especialidade: História da Arte.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teoria e Crítica da Arte.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Mulheres Artistas.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Visuais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ASSIS, S. A. B. ; LARA, A. M. V. ; ANELEH, Sissa . 1 Encontro Rede de Mulheres nas Artes Visuais do DF. 2018. (Outro).

DIAS, Belidson ; FERNANDEZ, Tatiana ; ASSIS, S. A. B. . Seminário Métodos Visuais & Culturas das Imagens. 2017. (Outro).

ANELEH, Sissa . VI COMA Limiares (Coletivo de Pós-graduação em Arte). 2015. (Outro).

DIAS, Belidson ; FERNANDEZ, Tatiana ; ANELEH, Sissa . Seminário Métodos Visuais & Culturas das Imagens. 2015. (Outro).

Gomes, Ana Lúcia de Abreu. ; OLIVEIRA, E. D. G. ; ANELEH, Sissa . II Seminário de História da Arte e Museus: Arquivos de Museus. 2014. (Outro).

Afonso Medeiros ; HAMOY, Idanise ; Orlando Maneschy ; ASSIS, S. A. B. . 22º ANPAP - Encontro Nacional da Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas: ECOSSISTEMAS ESTÉTICOS. 2013. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

1 Encontro Rede de Mulheres nas Artes Visuais do DF.Feminismos na fotografia artística feminina na/da Amazônia Brasileira. 2018. (Encontro).

IV Colóquio de Teoria, Crítica e História da Arte da Universidade de Brasília.Otras historias: mujeres artistas en el arte argentino (1890- 1940),. 2018. (Seminário).

Seminário ?A arte contemporânea na América Latina: a questão da territorialidade e da mulher na atualidade".Territórios afetivos e imagéticos da fotografia artística da Amazônica Feminina. 2018. (Seminário).

Festival M.A.N.A.Gerações históricas de mulheres artistas do Norte do Brasil. 2017. (Outra).

III Colóquio de Teoria, Crítica e Historia da Arte: A Crítica de Arte como História da Arte. 2016. (Seminário).

20 Anos de Carreira de Lúcia Gomes. Pesquisas sobre a produção da artista paraense Lúcia Gomes. 2014. (Exposição).

V COMA: Territórios Expressivos. Pesquisa e Criação.. Poéticas Contemporâneas. 2014. (Congresso).

1º Encontro Matéria da Arte.Quando a arte não cala.. 2013. (Encontro).

9º Colóquio de Fotografia e Imagem: Autografias.. 2013. (Outra).

Fórum Estadual de Educação em Artes Visuais.Mulheres Artistas nas aulas de arte-educação.. 2013. (Outra).

I Colóquio Internacional Mídia e Discurso na Amazônia. Fotografia e Ativismo. 2013. (Congresso).

II Matéria da Arte.Reflexôes sobre a fotografia contemporânea paraense. 2013. (Encontro).

II Salão de Arte Digital Xumucuís.- Poéticas da Experimentação: vídeo-arte como potencial de linguagem artística e crítica.. 2013. (Outra).

I Matéria da Arte.Quando a arte não cala. 2013. (Encontro).

Universidade de Nova York. Encontro Internacional Cidade / Corpo / Ação - A Política das Paixões nas Américas.Arte Feminina Amazônica: performances subversivas, protestos e poéticas.. 2013. (Encontro).

X Mostra do Curso de Artes Visuais e Tecnologia da Imagem da Universidade da Amazônia - UNAMA. Artivismo. 2013. (Exposição).

Arte e o pensar de uma Estética da Existência. 2012. (Seminário).

CONFAEB XXII ARTE/EDUCAÇÃO: CORPOS EM TRÂNSICO. Por uma arte-educação contra a neutralidade e o vazio do ser. 2012. (Congresso).

I Colóquio Internacional de Pesquisa em Educação, Cultura e Sociedade.. 2012. (Outra).

II Encontro Internacional sobre Educação Artística (2EI_EA).Discursos e poéticas femininas no currículo da arte-educação contemporânea.. 2012. (Encontro).

II Encontro Internacional sobre Educação Artística (2EI_EA).Discursos e poéticas femininas no currículo da arte-educação contemporânea.. 2012. (Encontro).

III Congresso Internacional CSO'2012. A simbiose visual de Roberta Carvalho: a árvore humana na arte contemporânea da Amazônia brasileira.. 2012. (Congresso).

III Congresso Internacional CSO'2012. Criadores Sobre outras Obras. A mulher e a arte urbana amazônica: O grafite feminino de Drika Chagas.. 2012. (Congresso).

3º Colóquio InterArtes "Pesquisas em Estudos Culturais na Amazônia"..Mulheres Artistas do Pará e sua Arte Feminina. 2011. (Outra).

II Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia..Oficina Diálogos Fotográficos. 2011. (Oficina).

Mostra de Cinema ?Independência e Revolução?.O audiovisual como registro histórico e político na América Latina. 2011. (Encontro).

VII CLBHA - Colóquio Luso-Brasileiro de História da Arte.Mini-curso Arte Sacra Mineira. 2011. (Oficina).

XXI Congresso Nacional da Federação de ArteEducadores do Brasil. A Arte Feminina no Pará. 2011. (Congresso).

8º Colóquio de Fotografia e Imagens. Filosofia das Imagens: Poéticas da Caixa Preta.. 2010. (Outra).

Arte Contemporânea Paraense. Projeto Rios de Terras e Águas..Arte Contemporânea Paraense. 2010. (Oficina).

Direção para Cinema. Ministrante: Camilo Cavalcante. Instituto de Artes do Pará - IAP..Direção Cinematográfica: técnicas e estéticas.. 2010. (Oficina).

Fórum Bienal de Pesquisa em Artes. 2010. (Outra).

Oficinas da Fundação Joaquim Nabuco. Recife..Oficina de Assistência de Fotografia para 35mm.. 2010. (Oficina).

Seminários Fundação Getúlio Vargas: Cinema Documentário na América Latina.. 2008. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Letícia Souza

OLIVEIRA, E. D. G.; LYRA, Gabriel;ANELEH, Sissa. A VIABILIDADE DO USO DO CELULAR NAS AULAS DE ARTES. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade de Brasília.

Aluno: Luciana Maria Marques de Oliveira

OLIVEIRA, E. D. G.;ANELEH, Sissa; LYRA, Gabriel. O ENSINO DA ARTE COM TECNOLOGIAS DIGITAIS: UM DESAFIO NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR GIUSEPPE CARNIMEO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade de Brasília.

Aluno: Juliana Lima de Paulo Figueiredo

ASSIS, S. A. B.; PANITZ, Marília.. A CULTURA VISUAL COMO MÉTODO DE ANÁLISE E PRODUÇÃO DE IMAGEM PARA ALUNOS DO 5º ANO DA ESCOLA SESC. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade de Brasília.

Aluno: ADRIANA MOREIRA DOS SANTOS

ANELEH, Sissa; OLIVEIRA, E. D. G.. A Arte Abstrata no Ensino Fundamental: uma ação coletiva. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade de Brasília.

Aluno: Ana Raquel da Silva

OLIVEIRA, E. D. G.;ANELEH, Sissa. O uso da Fotografia como Instrumento Didático-Pedagógico na Arte-Educação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Plásticas) - Universidade de Brasília.

Aluno: Aureni Rodrigues de Sousa

OLIVEIRA, E. D. G.; Günther, L.;ANELEH, Sissa. Oficina de Pintura em Tela: Percepções dos Alunos do 9º ano Sobre a Pintura de Tarsila do Amaral. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Plásticas) - Universidade de Brasília.

Aluno: Juscilene Teixeira de Araújo

ANELEH, Sissa. Patrimônio Artístico-Cultural com ênfase na Arte Popular. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Plásticas) - Universidade de Brasília.

Aluno: Letícia de Souza

ANELEH, Sissa. Vídeo-Arte. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Plásticas) - Universidade de Brasília.

Aluno: Daniele de Almeida Teixeira

ASSIS, S. A. B.; PANITZ, Marília.. A PINTURA APLICADA NA SALA DE AULA NA ESCOLA DOM JÚLIO MATTIOLI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade de Brasília.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Benedita Afonso Martins

MARTINS, Bene. Mulhres artistas: discursos, poéticas, subversões e protestos do feminino na arte contemporânea paraense. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Pará.

Luisa Günther Rosa

OLIVEIRA, E. D. G.; MEDEIROS, M. B.; Günther, L.. Mulheres Artísticas do Norte do Brasil. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Artes) - Universidade de Brasília.

Cristina Antonioevna Dunaeva

MARI, Marcelo;DUNAEVA, C. A.; ARAUJO, N. A.; SOUZA, J. A. M.. Vertentes e Vetores da Fotografia Feminina no Pará: 1980-2010. 2018. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de Brasília.

Cristina Antonioevna Dunaeva

DUNAEVA, C. A.; MARI, Marcelo; REGIANI, A. R.. Vertentes e Vetores da Fotografia Feminina do Pará: 1980-2010. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Artes) - Universidade de Brasília.

José Afonso Medeiros Souza

MARI, Marcelo;MEDEIROS, Afonso; DUNAEVA, Cristina A.; ARAÚJO, Nivalda A. de. Vertentes e vetores da fotografia artística feminina no Pará: 1980-2010. 2018. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de Brasília.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Cleonice Araújo do Nascimento

Trabalhando Arte Contemporânea com os Alunos do 3º Ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Meira Matos; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Artes Plásticas) - Universidade de Brasília; Orientador: Sissa Aneleh Batista de Assis;

Sheyla Maria de Amorim Andrade Mata

Manufatura de Pigmentos Naturais na Turma do Eja de Santana do Paraíso; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Artes Plásticas) - Universidade de Brasília; Orientador: Sissa Aneleh Batista de Assis;

Vanuza Santos de Oliveira Souza

Fotografia documental de Sebastião Salgado nas aulas de Artes Visuais do segundo ano do ensino médio; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Artes Plásticas) - Universidade de Brasília; Orientador: Sissa Aneleh Batista de Assis;

Silvia Maria Gomes

Educação Patrimonial: um olhar sobre a Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Mestra Bela da Cidade de Monte do Carmo/To; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Artes Plásticas) - Universidade de Brasília; Orientador: Sissa Aneleh Batista de Assis;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Benedita Afonso Martins

Mulheres artistas paraenses, o universo feminino dentro do unvierso artístico; Início: 2010; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);

José Afonso Medeiros Souza

Mulheres artistas: narrativas, poéticas, subversões e protestos do feminino na arte contemporânea paraense; ; 2012; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Afonso Medeiros Souza;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ASSIS, S. A. B. ; ANELEH, Sissa . A artemídia amazônica na obra-processo: Água em seu fluir na maré. Revista Estúdio 1 , v. 27, p. 35-42, 2019.

  • ASSIS, S. A. B. . A natureza é a obra de arte: projeto para Salvaguardar Pedras. REVISTA CROMA , v. 7, p. 81-88, 2019.

  • ASSIS, S. A. B. . A arte contemporânea que navega entre rios de terras e águas. Colóquio de Teoria Crítica e História da Arte , v. 1, p. 371-380, 2015.

  • ASSIS, S. A. B. . Quando a arte não cala. REVISTA GAMA , v. 1, p. 150-155, 2013.

  • ASSIS, S. A. B. . O humano primevo, mutante e híbridro na arte fotográfica.. REVISTA CROMA , v. 1, p. 99-104, 2013.

  • ASSIS, S. A. B. . A simbiose visual de Roberta Carvalho: a árvore humana na arte contemporânea da Amazônia brasileira.. Revista Estúdio 1 , v. 3, p. 100-105, 2012.

  • ASSIS, S. A. B. . A mulher e a arte urbana amazônica: o grafite feminino de Drika Chagas.. Revista :ESTÚDIO, artistas sobre outras obras , v. 3, p. 86-90, 2012.

  • ASSIS, S. A. B. . A responsabilidade da arte-educação com o outro, o mesmo e o diferente. In: Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva; Isabela Frade; Federico Buján; Maricel Gómez de la Errechea Cohas. (Org.). Investigación y Formación Docente en Artes Miradas desde América Latina. 1ed.Santiago do Chile: Universidad de Santiago do Chile e Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, 2018, v. 1, p. 156-167.

  • ASSIS, S. A. B. . Acervos do Norte Contemporâneo: experiências de exibição e constituição de acervo artístico em Belém do Pará. In: Paulo Knauss; Marize Malta. (Org.). Outros objetos do olhar: história e arte. 1ed.Niterói: LABHOI/UFF, 2016, v. 1, p. 88-101.

  • ASSIS, S. A. B. . Discursos, Poéticas e Identidades femininas nas aulas de arte-educação contemporânea.. In: Universidade do Porto (Portugal). (Org.). CULTURA VISUAL, SUJEITO E EDUCAÇÃO. 1ed.Porto, Portugal: i2ADS - Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade., 2013, v. 1, p. 19-24.

  • ASSIS, S. A. B. . O prazer feminino na obra de Clarice Gonçalves. In: XXXVIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte: arte & erotismo: prazer e transgressão na história da arte., 2019, Florianópolis. XXXVIII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte: arte & erotismo: prazer e transgressão na história da arte.. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2019. v. 1. p. 15-25.

  • ASSIS, S. A. B. . As Formas de Resistência Feminina na Arte do Protesto da Amazônia Brasileira. In: 13º Congresso Mundos de Mulheres (MM) ? um encontro internacional e interdisciplinar de e sobre mulheres & Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 (FG), 2018, Florianópolis. Seminário Internacional Fazendo Gênero (11.: 2017 : Florianópolis, SC). Anais do XI Seminário Internacional Fazendo Gênero [recurso eletrônico] : 13th. Women?s Worlds. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2018. v. 11. p. 1-12.

  • ASSIS, S. A. B. . A diversidade e o direito à cidadania no cinema documental da Amazônia brasileira. In: VII Conferência Internacional de Cinema, Arte, Tecnologia e Comunicação (Avanca, Portugal), 2017, Avanca. Avança / Cinema 2017. Avanca: Cine-Clube de Avanca, 2017. v. 8. p. 398-403.

  • ASSIS, S. A. B. . As marcas existenciais do corpo íntimo em fotografias de mulheres artistas. In: XXV Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas; Compartilhamentos na arte: redes e conexões., 2016, Porto Alegre. Anais do XXV Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Arte: Seus Espaços e/em nosso tempo.. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2016. v. 1. p. 3181-3195.

  • ASSIS, S. A. B. . Africanidade, arte feminina e ritualidade na Amazônia brasileira. In: XXXVI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte: Arte em Ação., 2016, Rio de Janeiro/Campinas. Anais XXXVI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte: Arte em Ação.. Campinas: Universidade de Campinas, 2016. v. 1. p. 238-246.

  • ASSIS, S. A. B. . O corpo do protesto. In: VIII Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual, 2015, Goiânia. Anais do VIII Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual: arquivos, memorias, afetos.. Goiânia: Editora UFG, 2015. v. 1. p. 912-923.

  • ASSIS, S. A. B. . A arte contemporânea que navega entre rios de terras e águas. In: II Colóquio de Teoria Crítica e História da Arte, 2015, Brasília. Anais II Colóquio de Teoria Crítica e História da Arte. Brasília: Universidade de Brasília, 2015. v. 1. p. 371-380.

  • ASSIS, S. A. B. . O exercício experimental da arte comprometida. In: 13° Encontro Internacional de Arte e Tecnologia (#13.ART): arte, política e singularidade, 2014, Brasília. 13° Encontro Internacional de Arte e Tecnologia (#13.ART): arte, política e singularidade. Goiás: MEDIA LAB/UFG, 2014. v. 1. p. 1-9.

  • ASSIS, S. A. B. . Coleção Amazoniana de Arte. In: XXXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte: Territórios da História da Arte, 2014, Uberlândia. XXXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte: Territórios da História da Arte.. Uberlândia: CBHA, 2014. v. 2. p. 1059-1068.

  • ASSIS, S. A. B. . As Filhas da Chiquita: a expressão de corpos resistentes e dissidentes no cinema paraense.. In: VI Fórum Bienal de Pesquisa em Artes, 2013, Belém. Corpos entre artes / Artes entre corpos. Belém: Universidade Federal do Pará, 2013. v. 1. p. 851-860.

  • ASSIS, S. A. B. . Fotografia e Ativismo. In: I Colóquio Internacional Mídia e Discurso na Amazônia. Desafios contemporâneos: apropriações e regimes de visualidades., 2013, Belém. I Colóquio Internacional Mídia e Discurso na Amazônia. Desafios contemporâneos: apropriações e regimes de visualidades.. Belém: Universidade Federal do Pará, 2013. v. 1. p. 1-12.

  • ASSIS, S. A. B. . Quando a arte não cala. In: IV Congresso Internacional Artistas sobre outras Obras - CSO, 2013, Lisboa. Emergências. Lisboa: CIEBA e Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2013. v. 4. p. 753-758.

  • ASSIS, S. A. B. . O humano primevo, mutante e híbrido na arte fotográfica. In: IV Congresso Internacional Artistas sobre outras Obras - CSO, 2013, Lisboa. Emergências. Lisboa: CIEBA e Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2013. v. 4. p. 747-752.

  • ASSIS, S. A. B. . Por uma arte-educação ativista contra a neutralidade e o vazio do ser. In: XXII CONFAEB - Arte/Educação: Corpos em Trânsito., 2012, São Paulo. XXII CONFAEB - Arte/Educação Corpos em Trânsito. São Paulo: UNESP - INSTITUTO DE ARTES, 2012. v. CDD707. p. 1-12.

  • ASSIS, S. A. B. . A simbiose visual de Roberta Carvalho: a árvore humana na arte contemporânea da Amazônia brasileira.. In: III Criadores Sobre outras Obras - CSO 2012, 2012, Lisboa. Artes em Torno do Atlântico. Lisboa: Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, 2012. v. 3. p. 678-683.

  • ASSIS, S. A. B. . A mulher e a arte urbana amazônica: o grafite feminino de Drika Chagas. In: III Criadores Sobre outras Obras. CSO 2012., 2012, Lisboa. Artes em torno do Atlântico. Lisboa: Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, 2012. v. 3. p. 672-677.

  • ASSIS, S. A. B. . Mulheres Artistas do Pará e sua Arte Feminina. In: 3º Colóquio InterArtes, 2011, Belém. Pesquisa em Estudos Culturais na Amazônia. Belém: Publicação Digital, 2011.

  • ASSIS, S. A. B. . A Arte Feminina no Pará. In: XXI Congresso Nacional da Federação de Arte Educadores do Brasil / CONFAEB, 2011, São Luís. Culturas da Pesquisa ? Arte, Educação e Tecnologia. São Luís (Maranhão): Editora da UFMA, 2011. v. 21. p. 1-15.

  • ASSIS, S. A. B. . A responsabilidade da arte-educação com o mesmo, o outro e o diferente. In: IV Congreso Internacional Ciencias, Tecnologia y Culturas. Diálogo entre las disciplinas del conocimiento hacia una internacional del conocimiento, 2015, Santiago do Chile. IV Congreso Internacional Ciencias, Tecnologia y Culturas. Diálogo entre las disciplinas del conocimiento hacia una internacional del conocimiento. Santiago do Chile: Universidad de Santiago do Chile, 2015.

  • ASSIS, S. A. B. . Acervos do Norte Contemporâneo: experiências de exibição e constituição de acervo artístico em Belém do Pará. In: VII Colóquio História e Arte: Objetos do Olhar., 2014, Niterói. VII Colóquio História e Arte: Objetos do Olhar., 2014.

  • ASSIS, S. A. B. . Feminismos na fotografia artística feminina na/da Amazônia Brasileira. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ASSIS, S. A. B. . O prazer da mulher nas pinturas de Clarice Gonçalves. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ASSIS, S. A. B. . Territórios afetivos e imagéticos da fotografia artística da Amazônica Feminina. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ASSIS, S. A. B. . A diversidade e o direito à cidadania no cinema documental da Amazônia brasileira. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ASSIS, S. A. B. . As formas de resistência feminina na arte do protesto da Amazônia brasileira. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ASSIS, S. A. B. . Gerações históricas de mulheres artistas do Norte do Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ASSIS, S. A. B. . Africanidade, Arte Feminina e Ritualidade na Amazônia Brasileira. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANELEH, Sissa . As marcas existenciais do corpo íntimo em fotografias de mulheres artistas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANELEH, Sissa . A diversidade sexual e o direito à cidadania no cinema documental da Amazônia brasileira. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANELEH, Sissa . O corpo do protesto. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANELEH, Sissa . A responsabilidade da arte-educação com o mesmo, o outro e o diferente. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANELEH, Sissa . Coleção Amazoniana de Arte. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANELEH, Sissa . Acervos do Norte Contemporâneo: experiências de exibição e constituição de acervo artístico em Belém do Pará. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ANELEH, Sissa . A arte contemporânea que navega entre rios de terras e águas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANELEH, Sissa . O exercício experimental da arte comprometida. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANELEH, Sissa . Arte Feminina Amazônica: performances subversivas, protestos e poéticas.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANELEH, Sissa . As Filhas da Chiquita: a expressão de corpos resistentes e dissidentes no cinema paraense. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANELEH, Sissa . Quando a arte não cala. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANELEH, Sissa . O humano primevo, mutante e híbrido na arte fotográfica.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANELEH, Sissa . Fotografia e Ativismo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ASSIS, S. A. B. . Mulheres Artistas nas aulas de arte-educação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ASSIS, S. A. B. . A simbiose visual de Roberta Carvalho: a árvore humana na arte contemporânea da Amazônia brasileira.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ANELEH, Sissa . A mulher e a arte urbana amazônica: O grafite feminino de Drika Chagas.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ASSIS, S. A. B. . Discursos e poéticas femininas no currículo da arte-educação contemporânea.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ASSIS, S. A. B. . Por uma arte-educação ativista contra a neutralidade e o vazio do ser. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ASSIS, S. A. B. . Mulheres Artistas do Pará e sua Arte Feminina. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ASSIS, S. A. B. . A Arte Feminina no Pará. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ASSIS, S. A. B. . Consultoria do projeto MÃOS QUE PINTAM, MÃOS QUE TECEM: O CERRADO NA OBRA DE MÁRIO SALLUZ E JUÃO DE FIBRA. 2016.

ASSIS, S. A. B. . As duas gerações históricas de mulheres artistas do Norte do Brasil. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

ASSIS, S. A. B. ; LEAO, Cláudia ; CARVALHO, Roberta . Mulheres nas Artes Visuais. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

ASSIS, S. A. B. . A mulher nas artes visuais da Amazônia.. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

ASSIS, S. A. B. ; Jorane Castro ; Afonso Gallindo ; Mateus Moura . Festival Artístico Grito do Rock. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

ASSIS, S. A. B. . A mulher artista na Amazônia Contemporânea e o processo de criação artistíca. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

ASSIS, S. A. B. ; Ana Lobato (mediadora) ; Afonso Galindo . Mostra de Cinema INDEPENDÊNCIA E REVOLUÇÃO - ELEMENTOS PARA (RE)PENSAR O CINEMA LATINO. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

ASSIS, S. A. B. . Repórter 47. 2011. (Programa de rádio ou TV/Outra).

ASSIS, S. A. B. . Carimbó da Sorte. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ASSIS, S. A. B. . Carnaval no Sal. 2002. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ASSIS, S. A. B. . Deu Praia. 2001. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ASSIS, S. A. B. . Matéria da Arte. 2013; Tema: Arte Contemporânea, pesquisa e produção artística.. (Site).

ASSIS, S. A. B. . Matéria da Arte. 2013; Tema: Sobre arte contemporânea, postagens divididas por temáticas que envolvem pensamentos e pesquisas sobre a arte.. (Rede social).

ASSIS, S. A. B. ; AULER, Lívia ; GRIGOLIN, F. . Pesquisadoras em Artes Visuais: Vamos nos (re) conhecer?. 2018. (Acadêmica).

OLIVEIRA, E. D. G. ; ASSIS, S. A. B. . Arte Brasileira. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Acadêmica).

OLIVEIRA, E. D. G. ; ASSIS, S. A. B. . Cultura Popular. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Acadêmica).

OLIVEIRA, E. D. G. ; ASSIS, S. A. B. . História da Arte Brasileira. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Acadêmica).

OLIVEIRA, E. D. G. ; ASSIS, S. A. B. . Arte e Cultura Popular. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Acadêmica).

ASSIS, S. A. B. . Poéticas da Experimentação: a videoarte como potencial de linguagem artística e crítica.. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ASSIS, S. A. B. . Combate aos Crimes contra a Infância e a Juventude. 2010. (Vídeo Informativo e Educativo contra a Exploração Sexual Infanto-juvenil).

ASSIS, S. A. B. . Roteiro Para Cinema. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ASSIS, S. A. B. . O Mundo de Célia. 2011. Composição (estréia).

ASSIS, S. A. B. . O Mundo de Célia. 2010. Composição (estréia).

ASSIS, S. A. B. . O Mundo de Célia. 2010. Filme.

ASSIS, S. A. B. . ALEGRIA SEM FRONTEIRAS. 2009. Filme.

ASSIS, S. A. B. . Miguel Miguel. 2009. Filme.

ASSIS, S. A. B. . Zeca e as Pernas. 2007. Filme.

ASSIS, S. A. B. . Miguel, Miguel. 2010 (Obra Cinematográfica) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Transviações: Visualidade e Educação, Descrição: O grupo examina influentes textos relacionados ao estudo do gênero e sexualidade examinando em detalhes como a representação visual destas modalidades impactam a construção de identidades. Os textos estudados expõem os participantes a uma variedade de aproximações teóricas e críticas usadas para interpretar textos da cultura visual e da arte/educação contemporânea. Se o grupo oferece o conhecimento básico de estudos feministas e teoria queer, o seu objetivo final é o de ampliar os estudos de representação queer na cultura visual repensando as estruturas convencionais utilizadas para analisar o sexo, gênero e sexualidade e em construir novos questionamentos sobre estes vários fenômenos e seus relacionamentos. Espera-se que os participantes sejam capazes de compreender e valorar as diferentes leituras possíveis do corpo transgênero/sexual presentes na cultura visual contemporânea. Assim como compreenderem como as relações do olhar produzidas pelas representações de transgêneros e sexualidades pela pintura, fotografia, filme, animação, publicidade, vídeo e outras medias refletem e formam o modo como definimos identidade e interagimos com elas socialmente. Ao mesmo tempo, analisamos os afetos e efeitos destas definições e representações para uma Educação da Cultura Visual.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (5) . , Integrantes: Sissa Aneleh Batista de Assis - Integrante / Belidson Dias Bezerra Júnior - Coordenador / Luisa Günther Rosa - Integrante / Anna Amélia de Faria - Integrante / Irene Maria Fernandez Silva Tourinho - Integrante / Carla Luzia de Abreu - Integrante / Tatiana Férnandez - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - Atual

    Universidade Católica de Brasília

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Cursos e Professora, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Atualmente, Coordenadora de Cursos nas áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Ministra disciplinas na graduação e na pós-graduação, a saber: Graduação: Administração de Marketing, Marketing de Varejo e E-commerce com Marketing Digital, Introdução ao Marketing, Pesquisa do Consumidor, Direito do Consumidor, Gestão de Negócios, Gestão de Pessoas, Gestão por Competência, Relações multiculturais e Negociação Internacional. MBA: Gestão e Marketing Educacional.

    Atividades

    • 02/2019

      Pesquisa e desenvolvimento , UCB MBA, .,Linhas de pesquisa

    • 02/2019

      Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Planejamento e Marketing Educacional

  • 2016 - 2016

    Universidade de Brasília, UnB

    Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Professora Universitária, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professora na graduação de História da Arte da faculdade de Artes Visuais (Vis) da Universidade de Brasília.

  • 2016 - 2016

    Universidade de Brasília, UnB

    Vínculo: Professora Tutora, Enquadramento Funcional: Professora Universitária, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professora tutora na graduação do ensino à distância da UnB. Disciplina: Arte e Tecnologia.

  • 2015 - 2016

    Universidade de Brasília, UnB

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professora da graduação em Artes Visuais e História da Arte da Universidade de Brasília nas disciplinas: História da Arte, Arte Brasileira, Teorias da Arte Moderna, Vanguardas Históricas Artísticas, Arte Moderna, Arte Contemporânea, Curadoria e Arte Antiga.

  • 2015 - 2016

    Universidade de Brasília, UnB

    Vínculo: Professora Orientadora, Enquadramento Funcional: Professora Orientadora, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professora Orientadora de Trabalho de Conclusão de Curso na Licenciatura de Artes Visuais na Universidade Aberta de Brasília da UnB.

  • 2015 - 2015

    Universidade de Brasília, UnB

    Vínculo: Estágio em docência, Enquadramento Funcional: Professora da prática docente do Doutorado, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Estágio em docência nas disciplinas: Vanguardas Históricas Artísticas, Arte Moderna e Curadoria.

  • 2014 - 2014

    Universidade de Brasília, UnB

    Vínculo: Professora Tutora, Enquadramento Funcional: Professora Universitária, Carga horária: 20

    Atividades

    • 03/2014

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Artes - Ida/Unb. Campus Darcy Ribeiro., .,Linhas de pesquisa

  • 2011 - 2011

    Universidade Federal do Pará

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária Docência em Teoria das Artes, Carga horária: 8

  • 2011 - 2011

    Universidade Federal do Pará

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária Docência em História da Arte, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Estágio em Docência na graduação de cinema e audiovisual, curso ministrado integralmente por períodos de quatro meses por duas vezes anualmente (junho e julho, dezembro e janeiro)..

  • 2011 - 2011

    Universidade Federal do Pará

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária Docência em Estética, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Estágio em Docência na graduação de cinema e audiovisual, curso ministrado integralmente por períodos de quatro meses por duas vezes anualmente (junho e julho, dezembro e janeiro)..

    Atividades

    • 07/2012 - 09/2013

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências da Arte - ICA, .,Linhas de pesquisa

  • 2017 - 2017

    Centro Universitário Projeção, UniPROJEÇÃO

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Universitária, Carga horária: 36

    Outras informações:
    Professora Universitária no curso de Comunicação Social, Publicidade e Propaganda e em outras graduações em Metodologia Científica

  • 2001 - 2001

    Sistema Brasileiro de Televisão

    Vínculo: Estágio área de projetos, Enquadramento Funcional: Criação de Projetos Artísticos para TV., Carga horária: 40

    Outras informações:
    Elaboração de projetos, direção de arte, criação e produção de programas para a televisçao.

  • 2010 - 2011

    Rede de Televisão Brasileira

    Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Direção de Projeto Artístico, Carga horária: 36

    Outras informações:
    Elaboração de projetos, direção de arte, criação e produção de documentários e programas televisivos.